xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/10/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 outubro 2011

Criação de municípios AL renova pedido ao TRE cearense


I
ntegrantes do TRE e deputados estaduais, ontem, discutindo a realização de plebiscitos no Ceará - RODRIGO CARVALHO. Os deputados saíram do encontro de ontem, com integrantes do Tribunal, otimistas quanto aos plebiscitos.

Ontem, na Assembleia Legislativa cearense, um café da manhã com os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) tratou da realização de plebiscitos para a emancipação de 30 distritos cearenses que lutam para se tornar municípios já há algum tempo. Deputados ressaltaram as últimas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os plebiscitos. Desde a legislatura passada a Assembleia aguarda um posicionamento do TRE para que sejam realizadas consultas plebiscitárias em 30 distritos cearenses. O ex-presidente da Casa e agora vice-governador do Estado, Domingos Filho (PMDB), autor da Lei Complementar estadual que trata sobre as emancipações, vem tentando viabilizar a realização desses plebiscitos.

No mês de setembro o vice-governador chegou a se reunir com o presidente do TSE e o presidente do TRE do Ceará, desembargador Ademar Mendes Bezerra para debater o assunto. A reunião de ontem, conforme o presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio (PSB), foi provocada pelo Legislativo cearense com o intuito de esclarecer alguns pontos questionados e ainda desconhecidos pelos juízes do TRE.

Mesma posição

Ainda não era do conhecimento do TRE do Ceará, conforme admitiu o desembargador Ademar Mendes, as últimas resoluções do TSE autorizando a realização de plebiscitos em alguns estados do País como em Roraima e Rio Grande do Sul. Na avaliação do presidente do Tribunal se o TSE já decidiu pela realização das consultas plebiscitárias em outros estados, deverá ter a mesma posição em relação ao Ceará, entendendo que para uma mesma situação não pode haver "dois pesos e duas medias". Em 2010, a perspectiva era de que esses plebiscitos poderiam ser realizados juntamente com as eleições estaduais, mas não foi possível, principalmente em razão da falta de uma Lei Complementar Federal. Além disso, o TRE apontou, na época, outros entraves para a realização das consultas, como a falta de dotação orçamentária.

Agora, Ademar Mendes disse que a situação está mais fácil, pois as urnas eletrônicas já estão preparadas para realizar os plebiscitos, acreditando que não haverá custos extras caso as consultas sejam realizadas juntas ao pleito do próximo ano.

Reformando

Domingos Filho e Roberto Cláudio se mostram otimistas quanto a decisão do TRE cearense sobre os plebiscitos. Para Domingos Filho o Tribunal irá autorizar as consultas até porque, conforme o vice-governador, o TSE está reformando as decisões dos TREs que não autorizaram os plebiscitos, como ocorreu em Rondônia. Domingos Filho ressalta que não há necessidade de legislação federal para que se emancipem distritos no País. Ele argumenta que o Supremo Tribunal Federal (STF) já declarou a inconstitucionalidade da Emenda 15/96, por omissão do Congresso Nacional que não a regulamentou. A Emenda devolve às Assembleias a competência de legislar sobre emancipação. O desembargador Ademar Mendes pediu a Assembleia que envie ao TRE uma nova solicitação para os plebiscitos. O presidente da Casa, Roberto Cláudio, prometeu entregar até o fim da semana, um pedido para a realização das consultas plebiscitárias ao TRE.

Fonte: Diário do Nordeste
Postado por Antonio Correia Lima

Comissão da Verdade investigará crimes da ditadura militar

[O relator do projeto da Comissão da Verdade, senador Aloysio Nunes Ferreira (E), comemora a aprovação da matéria com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, e o relator da Câmara,  Edinho Araújo.]

Em votação simbólica nesta quarta-feira (26), por unanimidade, o Plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 88/2011, que cria a Comissão Nacional da Verdade. De acordo com a proposta, a comissão deverá examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período de 1946 até a data da promulgação da Constituição de 1988, com o objetivo de "garantir o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional". A matéria vai à sanção presidencial.

O relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), proferiu em Plenário parecer também em nome da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A votação nessas duas comissões foi prejudicada pela aprovação, no dia anterior, de requerimento de urgência para votação da matéria diretamente em Plenário. A proposição foi aprovada na CCJ, também por unanimidade, no último dia 19.

Apesar do prazo elástico, o relator afirmou, na tribuna, que "a Comissão só vai se legitimar se mantiver seu foco nos crimes contra os direitos humanos cometidos durante período da ditadura de 1964", quando "a ação experimental de um grupo de energúmenos violentos acabou assumindo uma escalada, até se transformar em uma política de Estado de extermínio de adversários". O foco temporal, acrescentou, deverá ser o da vigência do Ato Institucional nº 5, entre 1968 e 1979, quando este foi revogado pela Lei da Anistia.

[senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) - Foto: Waldemir Rodrigues / Agência Senado]

_ A comissão não vai produzir a verdade oficial. Há de trabalhar formulando as boas questões, exercendo o senso crítico, cotejando fontes, numa investigação isenta, objetiva, e não na interpretação, que é sempre sujeita ao anacronismo de quem olha o passado a luz de suas convicções presentes - afirmou Aloysio Nunes.

De acordo com o relator, além de mostrar a autoria de torturas, assassinatos, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres, ainda que tenham sido cometidos no exterior, a comissão terá "uma tarefa mais ampla: identificar e tornar público o funcionamento da estrutura repressiva montada no tempo da ditadura". Mas ele avisou que a comissão irá explorar "uma ferida que não vai se fechar nunca, qualquer que seja o resultado".

_ Ela não dará a última palavra sobre os fatos, porque muitos deles continuarão encobertos, não nos iludamos - afirmou.

Para o senador, o projeto "é ousado, corajoso", pois "cria um instrumento hábil para atingir sua finalidade, de examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos cometidas de 1946.

Fonte: Agência Senado

Escolas do Crato devem ganhar novas quadras poliesportivas


Além de oferecer educação de qualidade, a maioria das instituições de ensino prima hoje pelo lazer das crianças e dos jovens. No Crato, tanto a Escola de Ensino Médio - Liceu do Crato, quanto o Centro de Educação de Jovens e Adultos – Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira, já cumprem com seu papel quando o assunto é educação. Para incentivar as práticas esportivas nas escolas, o deputado estadual Sineval Roque (PSB), encaminhou ofício à secretária de Educação do Estado, Izolda Cela, solicitando a construção de duas (02) quadras poliesportivas no município. Uma delas seria instalada no Liceu e a outra no C.E.J.A.

O parlamentar defende que o investimento no esporte é uma maneira de atrair e até mesmo, de manter o aluno em sala de aula. “Ao ter a oportunidade de praticar um esporte na própria escola, o aluno vai passar mais tempo na instituição e longe das ruas”. Sineval Roque disse ainda estar confiante na aprovação do pedido. “O governo estadual, por meio da secretaria de Educação, tem investido fortemente no setor e não tenho dúvidas que a nossa solicitação será atendida”.

Saiba mais

Fundado em 1982 pelo Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira, o Centro de Educação de Jovens e Adultos atende hoje mais de dois mil alunos entre jovens e adultos. São estudantes que não conseguiram concluir os estudos no período escolar correspondente ou que por algum motivo, abandonaram as salas de aula. No C.E.J. A, o estudante pode escolher entre duas modalidades de ensino: semipresencial ou presencial.

Já o Liceu do Crato Prefeito Raimundo Coelho Bezerra de Farias, dispõe de espaços que facilitam a aprendizagem do aluno. São três laboratórios: biologia, quimica e física; dois laboratórios de informática, ampla biblioteca e auditório, todos esses espaços climatizados, professores e funcionários capacitados e com compromisso com a educação.

Fonte: Karol Martins
Assessoria de Imprensa do Dep. Sineval Roque

Pesquisadora e Graduada em História pela URCA questiona não existir vagas para Professor de História no Edital de Concurso em Crato


É questionavél não existirem "vagas" para professor de história no edital do concurso público do município do Crato, haja vista o vereador George Macário juntamente com os demais representantes do Poder Legislativo aprovaram recetemente a obrigatoriedade do ensino de História Regional, particularmente da História do Crato no ensino básico e/ou fundamental I e II. Não obstante, fica a indagação quem ensinará essa disciplina,senão os graduados em história?!

Ora, pelo que consta no tão esperado edital não terão vez os vários jovens que concluiram o curso de licenciatura em história. Afinal, é insignificante o número existente de cinco vagas para uma disputa entre os graduados em história, geografia e pasmem educação física e, isso para lecionarem uma tal disciplina (não sei se assim posso me referir), a qual é denominada no edital de sociedade e cultura.

Ocorre de fato um descaso para com os professores de história, sobretudo, há uma falta de sensibilidade da parte da administração para com as crianças e jovens cratenses. Quem as ensinará história? É correto colocar outros profissionais lecionando essa disciplina? Agindo dessa maneira o governo municipal está em consonância com as leis educacionais vigentes em nosso país? Estranho não haver vagas para professores de história quando sabemos que há enorme quadro de temporários na cidade do Crato. Lamentavelmente, o clientelismo prática vergonhosa ainda impera com bastante intesidade naquela que foi um dia considera "Cidade da Cultura", da intelectualidade.

Em pleno século XXI é imoral a utilização de práticas que fizeram parte da história da chamada República Velha ou Dos Governadores. O professor de história particularmente têm a responsabilidade de fazer com seus alunos pensem criticamente, tornem-se cidadãos participativos e, isso não é bom para os políticos neoliberais que governam o município do Crato, pois estes preferem massa de homens e mulheres iletrados, para dessa maneira continuarem o processo de alienação para com o povo.

Ana Paula Monteiro Martins
Graduada em História Urca
Especialista em História do Brasil / URCA
Pesquisadora da república velha em
Crato e Juazeiro do Norte

A denúncia de corrupção, a bravata e a carroça vazia -- por Armando Lopes Rafael

   Neste recentíssimo episódio da denúncia de corrupção no Ministério do Esporte, tanto   o denunciado, como o senador Inácio Arruda (PCdoB–CE)  e o presidente da sigla comunista, Renato Rebelo, foram à imprensa para  arrotar  a surrada frase:

– “Iremos às últimas consequências para provar a inocência do ministro”.
Bravata fingida!
Sempre que lia (ou ouvia) a frase orquestrada, pensava com meus botões: querem fazer o povo  de idiota (ora, todo mundo sabia ser verdade as denúncias). E lembrava de um conto da tradição popular conhecido como “A carroça vazia”...
O que é essa Carroça Vazia?

Reproduzo abaixo, resumidamente  essa tradição popular.
“Certa manhã o meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque.  Deteve-se ele, subitamente, numa clareira e perguntou-me:
– Além dos pássaros, ouves mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos e respondi:
– Estou a ouvir o barulho de uma carroça.
– Isso mesmo, disse o meu pai, de uma carroça vazia.
Perguntei-lhe:
– Como sabe que está vazia, se ainda a não vimos?
– Ora, é fácil! Quanto mais vazia está a carroça, maior é o barulho que faz.
Cresci e hoje, já adulto, quando vejo uma pessoa a falar demais, aos gritos, tratando o próximo com absoluta falta de respeito, prepotente, interrompendo toda a gente, a querer demonstrar que só ele é dono da verdade, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai a dizer:
– Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz!

Marcelo Silva, Pres. da comissão estadual do Partivo Verde é condenado pelo TCM



O presidente da comissão estadual do Partido Verde no Ceará, Marcelo Silva, terá que devolver aos cofres da Prefeitura de Fortaleza R$ 477.094,00 entre multas e débitos aplicados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ao julgar, ontem, sua prestação de contas como gestor da Secretaria Regional III de Fortaleza, em 2007. A decisão, tomada pela 1ª Câmara de julgamentos, inclui nota de improbidade administrativa. Ele pode recorrer da condenação.

De conformidade com o julgamento R$ 131.948,00 referem-se a multas e R$ 345.146,00 dizem respeito ao débito imposto por várias irregularidades constatadas na prestação de contas apresentada, sendo as principais referentes ao incremento de terceirizações. Marcelo Silva, por meio de advogado, apresentou justificativas, mas a documentação não foi suficiente para suprir todas as falhas.

Em instrução complementar a 1ª inspetoria concluiu que "parte do incremento de despesa foi justificada, haja vista que restou comprovado que ocorreram aumentos quantitativos de profissionais contratados e aumentos salariais que ensejaram o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato.

Contudo, do incremento de R$ 1.708.208,50 (um milhão, setecentos e oito mil, duzentos e oito reais e cinquenta centavos), verificado inicialmente, apenas foi justificado com documentos o valor de R$ 809.757,57 (oitocentos e nove mil, setecentos e cinquenta e sete reais e cinquenta e sete centavos), restando à importância de R$ 898.450,93 (oitocentos e noventa e oito mil, quatrocentos e cinquenta reais e noventa e três centavos), sem a devida justificativa, devido a ausência de elementos comprobatórios".

DN Online


CRATO - Começa hoje etapa Nacional do Festival Cariri da Canção





Começa hoje a etapa nacional do Festival Cariri da Canção, em Crato, com a presença de artistas de vários estados do Brasil. O evento é promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Município. Foram 200 inscritos para a seleção de 20 artistas, que se apresentam hoje e amanhã. Os finalistas estarão no palco no sábado, para a fase final de seleção dos ganhadores. O Festival Cariri da Canção, iniciado no final se semana passado com a etapa de estudantil, oportunizou aos novos talentos da música do Cariri um espaço para apresentar os seus trabalhos.

As 10 canções escolhidas pelo corpo de jurados qualificado para o festival vão integrar um CD gravado em estúdio, além de premiação. O evento será iniciado às 19h30, e terá as atrações Susane Lucas e Dudé Casado, em sua abertura. Amanhã, se apresentam os grupos Traduções Cariris e De Repente Blues e, no dia 29, na grande final, Na Estrada e o grupo Nós 4.

Fonte: PMC


Senador José Pimentel parabeniza o Crato pelos seus 158 anos de elevação à categoria de cidade



NE - Olha o Pimentel aí...

O senador José Pimentel, do Partido dos Trabalhadores do Ceará, enviou oficio ao gabinete do prefeito, Samuel Araripe, parabenizando o Crato pelos seus 158 anos de elevação de Vila a categoria de cidade, completados no último dia 17 de outubro 2011 e solicitando que seus cumprimentos sejam extensivos a toda a população cratense.

Aproveitou a oportunidade para elogiar Samuel Araripe PSDB pela iniciativa de criar o Plano de Requalificação Urbana – PRU, com o intuito de planejar a cidade cratense para os próximos 20 anos, incluindo importantes questões como preservação do meio ambiente, ampliação do sistema viário, habitação, integração regional e saneamento ambiental.

O prefeito Samuel Araripe disse que o reconhecimento do senador José Pimentel na execução do projeto de Requalificação Urbana do Crato, elaborado e implantado na sua gestão, é uma prova inconteste de que sua administração está de acordo com os anseios populares. “A minha gestão, desde 2005 quando assumi para o primeiro mandato, sempre esteve voltada para o bem-estar social, independentemente de sigla partidária. O meu alvo principal sempre foi beneficiar o Crato e aos cratenses com obras duradouras e de longo alcance social, ao ponto de serem reconhecidas por políticos de outras agremiações.

Fonte: PMC

Crato é beneficiado com novas creches, através do PAC 2


NE - Taí, com uma manchete dessas vinda da assessoria de imprensa da Prefeitura, Crato não pode reclamar que o Governo Federal não manda recursos para cá. Vejam que o ministério da Educação beneficia a nossa cidade.

O município do Crato foi contemplado pelo Ministério da Educação com três creches e cinco construções de quadras escolares. O projeto é do prefeito Samuel Araripe junto ao Plano de Aceleração do Crescimento - PAC 2. Ao receber a confirmação da aprovação de seu projeto, Samuel Araripe está inscrevendo o Crato no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle - SIMEC e a partir daí passar acompanhar os trâmites do processo.

Para os secretários de Cultura, Esporte e Juventude e da Educação do Crato, Danielle Esmeraldo e José Valentim Dantas, respectivamente, as creches e as quadras escolares são equipamentos importantes no desenvolvimento intelectual, social e educacional para nossas crianças e a população em geral. Os empreendimentos, disseram eles, são frutos do empenho da administração na consignação de obras que venham favorecer o dia-a-dia de nossa gente.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

ANTEPROJETO CINTURÃO DAS AGUAS DISCUTIDO EM CRATO COM AS COMUNIDADES - Por: Wilson Rodrigues


O governo do Ceará vai investir 7 bilhões de reais na construção de um canal de 543 quilômetros de extensão para levar água do Rio São Francisco até o açude do castanhão e conseqüentemente garantir definitivamente o sistema de abastecimento da capital, Fortaleza e acabar de vez com a escassez de água no Estado. É o chamado “Cinturão das Águas” que garantirá segurança hídrica para mais de 90 % da população cearense.

O canal, composto por sifões e adutoras, terá condições de receber quase 50 mil metros cúbicos de água por segundo. A sua primeira etapa começará no município de Jati até o Rio Carius, numa extensão de 153 quilômetros e investimento de Hum bilhão e meio de reais, que, segundo o governador Cid Gomes, 50% desses recursos já estão garantidos, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC ).

O anteprojeto do trecho 1, de Jati ao Rio Carius, já ganhou três audiências publicas no Cariri, a primeira em Jati e a segunda em Missão Velha e o Crato foi sede da terceira onde participaram ambientalistas, poder publico municipal, comunidades, representantes da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos ( SRH ) e da VBA Tecnologia e Engenharia, empresa responsável pela sua elaboração. Maria Alice Guedes Marques, da SRH esclareceu que o projeto está em estudo para evitar complicações ambientais e depois será feito o levantamento cadastral para definir o traçado da linha do canal. Antonio Araujo, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Salgado, entidade composta por 50 membros de diversas instituições, acredita na obra e disse que o projeto vai garantir o desenvolvimento do Ceará porque vem beneficiar a expansão do parque industrial e comercial em todo o Estado.

O secretário municipal do meio ambiente do Crato, Nivaldo Soares de Almeida, reconhece a importância do projeto mas alguns pontos, segundo ele, precisam ser discutidos com mais profundidade para evitar danos nas unidades de conservação ambiental do Cariri, prejudicar as comunidades e algumas empresas, principalmente aquelas que ficam nas periferias da cidade, como por exemplo as nossas cerâmicas, por onde o canal passará.

Nivaldo disse ainda que o canal terá inclinação de 5 centímetros a cada quilometro e isto exige que ele passe por determinados pontos sendo preciso fazer pequenos deslocamentos para evitar maior comprometimento às populações, industrias ou comercio. O engenheiro da VBA Tecnologia e Engenharia, João Marques, esclareceu que será possível alterar o traçado da linha do canal caso o estudo topográfico apresente possíveis impactos ambientais ou danos a empresas.

Por: Wilson Rodrigues
Repórter e Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
Foto Ilustrativa - Governo do Estado do Ceará

PRAÇA FRANCISCO SÁ E SEUS MONUMENTOS SERÃO REFORMADOS PELA PREFEITURA - Por: Wilson Rodrigues


O Cristo Redentor é o principal destaque da Praça Francisco Sá, em Crato, que em dezembro próximo vai completar 73 anos que foi construído. Baseado no selo do centenário da cidade do Crato, emitido pela Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos, em outubro de 1953, o prefeito Samuel Araripe reconheceu o monumento como ícone oficial do município e que passará a ser usado, obrigatoriamente em todas as publicações e marketing do município, a exemplo do brasão da bandeira municipal. O Cristo Redentor, erigido sob a coluna da hora é uma obra do arquiteto italiano, Agostinho Balmes Odisio e simboliza a fé cristã do povo cratense. No imaginário do artista, a estatua do Cristo de braços abertos tem a idéia de abraçar a todos os visitantes. Na base de seu pedestal tem afixada uma placa em bronze onde está escrita uma frase do Frei Carlos Maria de Ferrara, fundador da cidade do Crato “Aqui há sempre um lugar para as pessoas de boa vontade”.

O prefeito Samuel Araripe disse que o reconhecimento do Cristo Redentor como Ícone foi apenas um ato complementar de uma ação de seu pai, Ossian Alencar Araripe, quando também prefeito do Crato, que instituiu o brasão da bandeira do município. Explicou que o monumento foi totalmente restaurado, mantendo sua arquitetura original e em breve será reinstalada a coluna da hora, cujo equipamento está sendo recuperado em fase conclusiva e vai possibilitar aos cratenses ouvirem novamente o som do relógio, uma tradição de muitos anos e que faz parte do dia-a-dia da população. “A estatua do Cristo Redentor, pela sua imponência e estética, desperta admiração de todos pelo seu valor histórico e cultural, alem do mais, está erguida em uma das principais praças da cidade”, concluiu o prefeito.

A Praça Francisco Sá é a segunda maior do Crato. Localizada em frente a antiga estação ferroviária onde hoje é o Centro Cultural do Araripe. Mede mais de 5 mil e 300 metros quadrados e é a principal porta de entrada da cidade. Tradicional logradouro publico construído pelo então prefeito, Alexandre Arraes em 1938. Por ter sido excluída do projeto do Banco Mundial de reforma das demais praças da cidade, a Francisco Sá será revitalizada e modernizada com recursos próprios da prefeitura. A fonte luminosa será reconstruída,como também a samaritana que é outro monumento histórico construído em 1952 pelo arquiteto, Raimundo Marques da Silva.

Por: Wilson Rodrigues
Repórter - Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
Foto: Wilson Bernardo

O CARIRI SEDIARÁ O 3º ENCONTRO NACIONAL INTERECLESIAL DE BASE NO CENTENÁRIO DA DIOCESE - Por: Wilson Rodrigues


A Diocese de Crato completou no ultimo dia 20 de outubro, 97 anos de instalação pelo Papa Bento XV em 1914. O bispo, Fernando Panico e vários sacerdotes, celebraram missa na Sé Catedral em comemoração a data. Na oportunidade Dom Fernando fez o lançamento de uma carta oficial convocando o povo católico do Cariri para o inicio dos trabalhos em preparação ao centenário da instituição que será celebrado no dia 20 de outubro de 2014. Após a santa missa, o bispo e os demais celebrantes se dirigiram até a sacristia da catedral para a aposição do retrato do Papa Bento XV na galeria dos Papas e dos Bispos no interior da Sé Catedral.

Dom Fernando Pânico quer toda a nação católica do Cariri participando dos festejos dos cem anos de instalação da Diocese de Crato e disse que por isto se faz necessário começar os preparativos com três anos de antecedência. Para os festejos do centenário, Dom Fernando anunciou como uma das principais atrações do evento a realização do terceiro Encontro Nacional Inter-eclesial de Base que pela primeira vez vai ser sediado no Cariri com estimativa de publico em torno de 5 mil pessoas de varias regiões do País, das quais, três mil delegados do Brasil e de outros Países da America Latina. O Inter-eclesial de Base é um encontro que reúne as comunidades cristãs para celebrar a unidade e ao mesmo tempo lançar pistas de direcionamento para a presença da igreja Católica, enquanto comunidade, nas diversas esferas da sociedade, disse o Bispo Fernando Pânico.

A Diocese de Crato possui 46 paróquias em 32 municípios do Cariri. Sua sede administrativa é a Igreja de Nossa Senhora da Penha, padroeira do município. Nos seus 97 anos de fundação foi administrada por 5 Bispos. Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, de 10 de março de 1915 a 29 de dezembro de 1929, Dom Francisco de Assis Pires, de 11 de agosto de 1931 a 11 de julho de 1959, Dom Vicente de Paulo Araujo Matos, de 28 de janeiro de 1961 a 1º de junho de 1992, Dom Newton Holanda Gurgel, de 24 de novembro de 1993 a 2 de maio de 2001 e finalmente, Dom Fernando Panico, que assumiu o cargo em 2 de maio de 2001.

A criação da Diocese de Crato se deu através da bula papal “Catholicae Ecllesiae”, sendo desmembrada da Diocese do Ceará, hoje ( Arquidiocese de Fortaleza ) e em 1961 cedeu parte de seu território para a criação da Diocese de Iguatu. A criação da Diocese de Crato em 1914 foi um dos primeiros atos do pontificado do Papa Bento XV. Ele foi o 258º Papa da historia da igreja católica e esteve no cargo de 1914 a 1922. Chefiou a instituição nos anos negros da I guerra mundial e teve a missão árdua de unir os católicos durante todo o período do conflito.

Por: Wilson Rodrigues
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
Na foto: Jornalista Wilson Rodrigues ( Por: Dihelson Mendonça )


Retrospectiva das quedas dos ministros -- postado por Armando Lopes Rafael

Fonte: Folha de S.Paulo

O Pensamento do Dia - Armando Rafael - Postado por Dihelson Mendonça





“O ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB), agora é a bola da vez. Tudo acontecerá igualzinho aos casos anteriores: a imprensa denuncia o ilícito. O acusado nega (ou alguém pensa que um infrator passa recibo do crime cometido?). O acusado finge indignação. Ameaça processar o acusador por “calúnia, injúria e difamação”. Seus companheiros hipotecam solidariedade. O Congresso convoca o acusado para dar explicações e dá-se por satisfeito com a defesa do denunciado. Passam-se alguns dias e... o ministro “renuncia”. Mas sai livre e fagueiro, e não sofre nenhuma punição. Nem o dinheiro roubado é devolvido aos cofres da nação...”

Escrito por Armando Rafael no dia 20 deste mês, aqui no Blog do Crato, profetizando como seria a queda do Ministro do Esporte, Orlando Silva ( PCdoB ).

Por: Dihelson Mendonça


Crato promove Festival Cariri da Canção hoje


Após 16 anos, a maior festa da música no Cariri foi repaginada e hoje, em sua IV edição, apresenta novidades. Entre os participantes do Festival Estudantil, Maxuel Rodrigues - Foto: WILSON BERNARDO - Para quem quer conhecer novas músicas, uma boa opção é o festival que começa hoje na cidade do Crato.

Crato.
Começa hoje etapa nacional do Festival Cariri da Canção. Ao todo, serão 24 concorrentes que irão disputar a classificação. Apenas 12 deverão participar da finalíssima que acontecerá no próximo sábado. O Festival reunirá, a partir de uma programação diversificada e dinâmica, artistas e personalidades do mundo da música em nível nacional. 17 dos musicistas e compositores que participam da programação vieram de outros Estados.

A meta é gerar um intercâmbio e ações culturais nas principais cidades da macrorregião Cariri/Centro-Sul. Este ano, o Festival surgiu da iniciativa de fortalecer o turismo cultural e de conhecimento do Nordeste. Mesmo acontecendo em um período de baixa estação turística, a festa já se configura como o maior evento da música no Cariri. Consegue reunir, por noite, mais de duas mil pessoas.

Vitrine

O Cariri da Canção serve de vitrine para divulgar os músicos da região. Incentiva a produção local em maior escala, cria ideias de novos arranjos e resgata a essência da música regional. Considerando a abrangência do festival, a edição de 2011, recebeu mais de 250 inscrições de músicos de todo o País.

Além das apresentações artísticas, o Festival se propõe a desenvolver uma série de eventos paralelos, como oficinas de capacitação nos diversos seguimentos da música, palestras e vivências que possam dar suporte à continuidade e a evolução do movimento musical na Região do Cariri. A história do festival começou na década de 80, quando era realizando, no Crato, o Festival Chapada Musical do Araripe (Chama). Este evento consagrou músicos como João do Crato, Luiz Carlos Salatiel e Cátia de França. Após 16 anos, a maior festa da música da região foi repaginada e hoje, em sua IV edição, que é promovida pela Prefeitura do Crato, com realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Sociedade Cariri das Artes, apresenta uma nova roupagem.

Para a secretária municipal de Cultura, Danielle Esmeraldo, a cena da música local se transformou. "Desde que esse festival vem acontecendo, a gente percebe que o mercado da música regional está despontando pelo Brasil afora e isso é fundamental para o crescimento dos nossos artistas", afirma. O diferencial do Festival Cariri da Canção é a mistura de estilos envolventes. As canções classificadas são cantadas nos ritmos da música popular brasileira, pop rock, forró, jazz que se fundem com a tradicional música regional.

Os artistas tentam concorrer e se sobressair do movimento musical de massa. Durante os três dias da etapa nacional, todos os músicos serão analisados por um júri técnico, formado por profissionais da música de renome regional ou nacional, que avalia o potencial de cada artista. Após as eliminatórias, haverá shows de artistas locais, como Suzane Lucas, Dudé Casado, Tradução Cariris, entre outros nomes.

Incentivo

Segundo o jurado Antônio Queiroz, o festival é uma das ferramentas culturais de incentivo aos novos e já consagrados nomes da música regional.

"Vemos nesse espaço, a ampliação de novos horizontes para os músicos que enfrentam a falta de espaço no mercado por não fazer parte dos seguimentos massificados. Quem faz esse tipo de trabalho autoral merece mais que reconhecimento", considera ele. Na etapa estudantil que aconteceu entre os últimos dias 20 e 22, com a participação de 20 músicos, o grande vencedor foi Hermano Morais, de Juazeiro. Na categoria compositor e como melhor intérprete, Ana Paula Nogueira levou a melhor. Entre os dez finalistas, estavam crianças, adolescentes e adultos inscritos nas instituições escolares do Cariri.

Participação

250 Músicos de todo o País se inscreveram no Festival Cariri da Canção, edição 2011. Ao todo, serão 24 concorrentes que irão disputar a classificação. Apenas 12 participarão da final dia 29

MAIS INFORMAÇÕES
centro Cultural do Araripe (Reffsa), Rua Teopisto Abath, S/N
Crato - Região do Cariri
Telefone: (88) 3523.2365

Yaçanã Neponucena
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Foto: Wilson Bernardo

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30