xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/10/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 outubro 2011

Prefeito faz reconhecimento por serviços prestados ao município


O Prefeito do Crato, Samuel Araripe, recebeu, no final da tarde de ontem, em seu gabinete, uma comissão de diretores e representantes da empresa de Hidracor. Na ocasião, o chefe do executivo prestou homenagens aos empresários Marco Correia, gerente nacional da Hidracor; Tadeu Belfort, gerente regional; e Joel Barbosa, representante da empresa, além do empresário cratense, Raimundinho Aquino.

O objetivo foi prestar uma homenagem aos empresários com a entrega da Placa de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao município, Crato Esporte Clube e Mirandão. A empresa Hidracor tem sido importante parceiro para o desenvolvimento e fortalecimento do desporto na cidade. Em mais um ano, a empresa se compromete de renovar a pintura do estádio Mirandão.

O empresário Marco Correia destacou a satisfação de poder colaborar com o esporte cratense, e ressaltou a importância da parceria com a administração, além de poder levar o seu produto para um local, onde há acesso de uma parcela significativa da população. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, destacou a importância das parcerias para fortalecer o time do Crato. O presidente do Crato Esporte Clube, José Demóstenes de Oliveira (Deoda), disse que o Crato Esporte Clube necessita de apoio nesse momento, principalmente para se manter na primeira divisão. Os jogos para o Campeonato Cearense já começam no dia 10 de dezembro.

Fonte: PMC

Anuncie Aonde todo mundo Lê !!! - Blog do Crato - 180.000 Acessos por mês - A Maior visibilidade do Interior do Estado.


Anuncie Aonde Todo Mundo Lê - BLOG DO CRATO !


Motivos para você divulgar a sua empresa conosco:

- Anuncie no maior veículo de internet do Interior do Estado.
- Mais de 180.000 acessos de páginas por mês
- 6 Anos no mercado.
- Mais de 4 milhões de páginas acessadas em 6 anos de existência
- Solidez e Experiência em Internet
- Planejamento da Publicidade, direcionado ao tipo de Anúncio.
- Planos Semestrais e Anuais
- Anúncios intercalados entre as postagens
- Matérias intercaladas com Fotos e Vídeos sobre o Anunciante
- Publicação de anúncios em horários e posições estratégicas para o anunciante
- Excelentes Preços - Planos Básico, Médio e Premium
- Sua publicidade automaticamente vai para o Facebook, onde atinge potenciais clientes da sua região.
- Novidade: Agora quem anuncia no Blog do Crato, ganha de brinde, publicidade na Rádio Chapada do Araripe Internet, ouvida em mais de 50 Blogs do Ceará e milhares de ouvintes.

Não perca seu dinheiro! - Esqueça os Jornais de papel. A mídia hoje é a Internet. Divulgue a sua empresa para o mundo. Faça como: Amilton Som, Mercadinho Matos, Aço Cariri, Top Móveis, Crajubatur, Dr. Jonas Mangueira, Azul de Fome Self-Service, Shopping Residence..Venha para o Blog do Crato. Chega de sites mesquinhos onde você fica confinado a um pequeno Banner. No Blog do Crato publicamos reportagens com fotos ( e Vídeos em Breve ) da sua empresa. No Blog do Crato sua empresa é tratada com o respeito que ela merece!

Contato pelo E-mail: blogdocrato@hotmail.com ( todos os e-mails recebidos referentes a publicidade, são respondidos. Agendamos dia e horário para conversar pessoalmente com o cliente e realizar sessão fotográfica. Se desejar, entre em contato pelo telefone de recados: (088) - 3523-2272

Blog do Crato - Mais de 4 milhões de Acessos de Páginas em 6 Anos



Por: Dihelson Mendonça
Administrador

CRATO - Outras Notícias


Projeto Cinturão das Águas apresentado durante audiência pública, em Crato

Depois de passar pelos municípios de Jati e Missão Velha, dessa vez a discussão sobre o ‘Cinturão das Águas’ aconteceu na cidade do Crato. O evento foi ontem, em audiência com representantes de diversos órgãos. O Projeto do Cinturão das Águas do Ceará foi apresentado para os participantes, onde se teve uma oportunidade de tirar dúvidas e propor melhorias para o projeto. O evento em Crato aconteceu no auditório da RFFSA, no Centro Cultural do Araripe.

Segundo Moacir de Lima, da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, setor que coordena o projeto, os municípios que centralizaram as discussões estão em pontos estratégicos. O canal irá deslocar as águas do São Francisco para as localidades mais carentes de água, e possibilitar a produtividade e o desenvolvimento das pessoas. Em Jati será construída barragem e um canal irá captar água e distribuir para as diversas localidades. Essa será a primeira etapa do canal.

O principal objetivo do projeto é readequar a distribuição da água. Com o canal, segundo ele, serão evitados os transtornos da falta d’água e haverá o fortalecimento no desenvolvimento agrícola e das comunidades.


Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento é tema de Ação Mobilizadora, que acontece hoje em Crato


O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, convida a população cratense para participar, hoje, quinta-feira, e no dia de amanhã, sexta-feira, 21, de uma ação mobilizadora com a temática "Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento". A Ação acontecerá na Praça da Sé no horário de 9 da manha às 2 da tarde.

O evento contará com a presença do Grupo do Sub-registro da STDS (Secretária do Trabalho de Desenvolvimento Social do Estado) para emissão de 1ª e 2ª via de Certidões de Nascimento, bem como serão oferecidas oficinas de brinquedo reciclado e verificação de pressão arterial, por uma equipe designada pela Secretaria Municipal de Saúde. Participem!

Projovem Adolescente do Crato convida jovens para participar de curso gratuito de Informática

A Secretaria Municipal de Assistência Social, junto com a Coordenação do Projovem Adolescente comunicam a população que encontram-se abertas inscrições nos Centros de Referência de Assistência Social-CRAS, dos bairros Vila Alta, Seminário,Alto da Penha, Batateira e Muriti, para o curso de Inclusão Digital (Informática), para adolescentes de 15 a 17 anos.

As inscrições são gratuitas. Interessados procurem o CRAS mais próximo da sua residência munidos dos seguintes documentos:

Originais e xerox:

*RG,CPF e Titulo de eleitor
*Certidão de nascimento
*Cartão do Bolsa Família
*Comprovante de Residência
*01 foto 3x4(recente)
É importante que o adolescente vá acompanhado pelo responsável legal

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

CRATO PODERÁ TER O MAIOR NUMERO DE PARTIDOS DA HISTORIA NUMA ELEIÇÃO MUNICIPAL. - Por: Wilson Rodrigues


E
m Crato existem hoje 25 partidos políticos registrados no cartório eleitoral da 27ª zona, aptos a concorrerem as eleições municipais de 2012. Este numero poderá crescer ainda mais e assim o município ter o maior numero de agremiações partidárias de sua historia disputando uma eleição. DEM, PCdoB, PDT, PHS, PMDB, PMN, PP, PPS, PR, PRB, PRP, PRTB, PSB, PSC, PSD, PSDB, PSDC, PSL, PSTU, PT, PTB, PTC, PTdoB, PTN e PV. São 6 diretórios municipais e 19 agremiações ainda instituídas em comissões provisórias. No ultimo dia 7 encerrou-se o prazo para que essas legendas obtivessem registro dos estatutos no Tribunal Superior Eleitoral como também os cidadãos que queiram disputar cargos eletivos registrar o domicilio eleitoral na circunscrição na qual pretendem concorrer ao pleito.

Até o dia 9 de maio de 2012 o eleitor poderá requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicilio. Na mesma data terminará o prazo para o eleitor que mudou de residência dentro do município pedir alteração no seu titulo eleitoral. Para aqueles eleitores com deficiência física ou mobilidade reduzida e que queiram solicitar sua transferência para Seção Eleitoral Especial, terão também até o dia 9 de maio do próximo ano para tal procedimento. De acordo com o artigo 8º da lei 9.504/97, que regerá o pleito municipal, as convenções destinadas a deliberação de coligações e a escolha de candidatos a prefeito, vice prefeito e vereador só serão permitidas a partir do dia 5 de junho.

Os cartórios eleitorais e as secretarias dos Tribunais Eleitorais ficarão abertos aos sábados, domingos e feriados, em regime de plantão, a partir do dia 5 de julho. Nesta data, as 19 horas, se encerrará o prazo para que os partidos políticos apresentem no cartório eleitoral competente o requerimento de registro de candidatos a prefeito, vice prefeito e vereadores. No dia seguinte, 6 de julho, já será permitida a propaganda eleitoral, de 8 horas as 22 horas, em alto-falantes ou amplificadores de som, nas sedes dos partidos ou em veículos volantes e realização de comícios. E também a partir do dia 6 de julho será permitida propaganda eleitoral na internet, sendo vedada a veiculação paga. As 19 horas do dia 10 de julho ficará encerrado o prazo para os candidatos, escolhidos em convenções, requererem seus registros perante o Juízo Eleitoral competente, caso os partidos políticos ou as coligações não os tenham requerido.

O município do Crato tem 105 locais de votação, 313 secções e 82.981 eleitores aptos a votar. Dos quais, 4.145 são, em regra, eleitores que não votaram nas ultimas três eleições, nem justificaram e nem pagaram multa. Esses deverão comparecer ao cartório eleitoral, caso queiram regularizar a situação. Também no município do Crato existem 449 eleitores que tiveram suspensos os seus direitos políticos por meio de decisão judicial, eles não poderão votar e nem serem votados.

Por: Wilson Rodrigues - Repórter


Pifes, zabumbas e um som de duzentos anos


NE - Duzentos anos fazendo o mesmo som! - Isso é que é tradição.




Fundada em 1835, a banda cabaçal dos Irmãos Aniceto viaja pelo país com show de música, dança e rituais seculares que mantêm viva a tradicional cultura nordestina. Originária dos terreiros, pés de serra e da periferia de Crato, a banda dos Irmãos Aniceto é formada por músicos agricultores com mais de 80 anos e por amigos, filhos e netos, que se destacam também como atores.

Com shows gratuitos neste mês de outubro em Santos (21), São Paulo (23), Rio de Janeiro (28), e Niteroi (29), a banda cabaçal dos Irmãos Aniceto traz a rara oportunidade de aplaudir uma história de resistência de mais de 200 anos. Programa ideal para os apreciadores das genuínas manifestações tradicionais populares, a trupe vem do Crato, cidade do Cariri cearense, para animar o público com seus pifes, zabumbas, pratos e caixas de guerra. As apresentações, gratuitas, buscam também perpetuar a tradição musical e cultural e tem patrocínio da Petrobras, através da Lei Rouanet.

Banda cabaçal

Uma banda cabaçal é um conjunto de musical instrumental constituído de instrumentos de percussão e sopro: dois pifes (pífanos, flautas rústicas de madeira), um zabumba e uma “caixa”. Sua origem vem do fato de que, no século 19, os tambores (zabumbas, caixas ou taróis) eram confeccionados com pele de bode ou carneiro estiradas sobre cabaças secas. Já em 1838, o botânico inglês George Gardner registra a presença de bandas cabaçais nesta região do interior do Ceará.

O lendário grupo também existe desde o século 19, quando foi fundado em 10 de maio de 1835 por José Lourenço da Silva, o José Aniceto. A família descende dos índios Cariris - que teimavam em ficar por ali, ao pé da Chapada do Araripe, antes da colonização, no sul de um território ao qual viriam a dar o nome de Ceará, mais especificamente, Crato.



Originária dos terreiros, pés de serra e da periferia da cidade, a banda cabaçal dos Irmãos Aniceto é formada por músicos agricultores com mais de 80 anos e por amigos, filhos e netos, que se destacam também como atores. Segundo o jornalista Pablo Assumpção, em seu livro “Anicete - quando os índios dançam” a banda cabaçal reúne “atores que desempenham uma performance única e que mescla o passo matreiro e intuitivo de cada um do grupo com modos ancestrais de dançar e imitar animais, aprendidos com as gerações indígenas da família. É essa performance que evolui em danças e trejeitos bem particulares que os diferencia de qualquer outra banda. Uma espécie de ritual secular que apresenta a força das coisas inéditas”.

Acrobacias e dança marcial

É também colocada em evidência, nas suas apresentações repletas de pantomimas e acrobacias, a habilidade no manejo de instrumentos cortantes (facão) manipulados vertiginosamente e que provocam no espectador um estado de tensão comum em espetáculos circenses. No caso, dois músicos se digladiam interpretando galos de briga e os facões fazem o papel de esporões em uma coreografia intitulada pelos músicos como “Briga de galo”.
O grupo já alcançou considerável projeção regional, nacional e européia, inclusive brilhando ao lado de Hermeto Pascoal e do Quinteto Violado.

Em 1998, participou de uma temporada de um mês e quatro dias no espetáculo “Ciranda dos Homens, Carnaval dos Animais”, do coreógrafo Ivaldo Bertazzo, no Teatro do SESC Pompéia (SP). Também ficaram conhecidos do grande público quando participaram do filme "O homem que engarrafava sonhos", do cineasta Lirio Ferreira (Baile Perfumado, Cartola, Arido Movie).

A obra dos Irmãos Aniceto ganhou três registros fonográficos: um disco compacto pelo Ministério da Educação e Cultura (1978), um CD lançado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do Projeto Memória do Povo Cearense, produzido pela Equatorial Produções e Cariri Discos (1999) e “Forró no Cariri” (2004), novamente pela Equatorial Produções e Cariri Discos.

A mais popular banda cabaçal cearense também participou de filmes e documentários para TV. Desde 2004, o Mestre Raimundo Aniceto foi reconhecido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará como Mestre da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará, recebendo diploma concedido pelo Governador do Estado. Participaram das duas edições do Encontro dos Mestres do Mundo, promovidas pela Secult em Limoeiro do Norte e Russas, em junho de 2005 e 2006.

fonte: www.vermelho.org.br ( Via Cultura no Cariri - Janinha )


Chuvas banham cidades do Cariri


As chuvas em Juazeiro do Norte causaram transtornos no início da manhã, prejudicando o fluxo do trânsito. Os "resquícios" da frente fria do extremo sul do continente americano devem demorar cerca de cinco dias na região.

Juazeiro do Norte. As chuvas atípicas de outubro estão surpreendendo os moradores da região do Cariri. Ontem choveu praticamente em todos os Municípios da região, desde a madrugada, gerando transtornos em algumas cidades. Por volta das 3 horas começou a chover na maior parte das cidades até cerca de 10 horas. Segundo dados da Funceme, a maior chuva aconteceu em Milagres, com 104 milímetros. Em Missão Velha, houve o registro de 99mm.

Na chuva da madrugada do último domingo, Barbalha chegou a registrar pelo menos 155mm e Missão Velha 121mm. Os "resquícios" da frente fria que se desloca do extremo sul do continente americano, segundo técnicos da Funceme, devem demorar cerca de cinco dias na região. A cidade barbalhense tem registrado os maiores índices de chuvas. Mais uma vez uma tromba d´água assusta a população. O Riacho do Ouro por pouco não transbordou.

Em Juazeiro do Norte, com registro de 55mm, não houve registros de ocorrências graves no Corpo de Bombeiros e nem na Defesa Civil. Na Avenida Padre Cícero, duas árvores caíram, ocupando parte da via, que conta com um tráfego intenso, principalmente nas primeiras horas da manhã. Em algumas áreas de maior fluxo de veículos pela manhã, houve transtornos por conta de ruas alagadas e tomadas por lixo e pedras, arrastados pelas águas. As avenidas Castelo Branco, Padre Cícero, que corta Crato e Juazeiro do Norte, e também no Bairro Timbaúbas e na Avenida Virgílio Távora, houve dificuldades para atravessar nos veículos.

Canal do Rio Grangeiro

A chuva no Crato, desde a madrugada de ontem até por volta das 10h30, foi de 60mm. Mas houve áreas de maior registro, na cidade, como na Ponta da Serra, de 140mm, e também no Sítio Lameiro, de 70mm, segundo registros feitos por moradores dessas localidades. A preocupação maior em relação às chuvas no Município diz respeito às obras do canal do Rio Granjeiro, que foi destruído parcialmente este ano e ainda não teve as obras concluídas. Ontem, houve uma pequena cheia do canal, e as máquinas pararam os serviços em virtude da continuidade das chuvas durante o dia.

Mesmo com a chuva ininterrupta que ocorreu na noite de ontem e o risco de enxurradas e novos desabamentos das paredes do canal do Rio Granjeiro, a população que reside próximo à área não registrou nenhum chamado ao Corpo de Bombeiros. Apesar da chuva ter sido constante, o fluxo de escoamento das águas não causaram danos à população. O Corpo de Bombeiros assegura que ainda não há motivos para pânico.

Em Barbalha, algumas ruas estão necessitando de drenagem. Em áreas mais baixas, de acordo com moradores, houve alagamentos e casas chegaram a ser invadidas por água e lama. O integrante da Defesa Civil de Juazeiro, Cícero Amorim, alerta população quanto ao destino do lixo. Segundo ele, é necessário as pessoas terem consciência maior em relação à questão, que preocupa e acaba gerando maiores transtornos no Município.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Melquíades Pinto Paiva - Por: Emerson Monteiro


Neste dia 21 de outubro de 2011, sexta-feira, às 20h, será a vez do agrônomo cearense Melquíades Pinto Paiva preencher uma das cadeiras do Instituto Cultural do Cariri, em sessão solene que ocorrerá na sede da agremiação em Crato, de portas abertas ao público.

Natural de Lavras da Mangabeira, filho de José Rodrigues Tavares Paiva e Creusa Pinto Paiva, Melquíades nasceu em 06 de março de 1930. Pertence ao clã dos Augustos, núcleo familiar originário da matriarca sertaneja Fideralina Augusto Lima.

Nos anos 1957 e 1958, ele estagiou no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, especializando-se em Ictiologia. Cientista respeitado, obteve o título de doutor em Ciências, através do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Na Universidade Federal do Ceará, foi o diretor-fundador do atual Instituto de Ciências do Mar (1961 a 1976) - Labomar, e o primeiro chefe do Departamento de Engenharia de Pesca (1973 a 1976), havendo contribuído para a implantação do curso de Engenharia de Pesca da UFC. Agora, é diretor-emérito do Instituto de Ciências do Mar (desde 2003).

Outros títulos de sua vida acadêmica: Professor visitante na Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotado no Departamento de Biologia Marinha (1992 a 1998); pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (1993 a 2003); e coordenador da equipe responsável pelo levantamento dos dados pretéritos referentes a recursos pesqueiros, estuarinos e marinhos do Brasil, junto ao Programa de Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva, conduzido pelo Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal (1996). Permanece desenvolvendo atividades de natureza científica e técnica.

No ano de 1944, Melquíades Paiva estudou no Cariri, sendo aluno do então Ginásio Diocesano do Crato.

Intelectual e escritor de largo prestígio, são de sua autoria centenas de artigos científicos e obras quais: Nordeste do Brasil, Terra e Gente; Ecologia do Cangaço; Conservação da Fauna Brasileira; Administração Pesqueira do Brasil; Represas e os Peixes Nativos do Rio Grande; As Bacias do Paraná – Brasil; Breves Memórias do Espaço e do Tempo; A Contribuição Portuguesa para o Estudo das Ciências Naturais do Brasil Colonial; Fauna do Nordeste do Brasil; Grandes Represas do Brasil; Os Naturalistas e o Ceará; e Trabalhos Esparsos, Agora Reunidos; isto para citar apenas algumas das publicações desse autor destacado, que representou o País em 19 missões científicas internacionais e desempenhou importantes delegações junto a órgãos da comunidade mundial em nome da Ciência brasileira.

Melquíades Pinto Paiva ocupa cadeira também no Instituto do Ceará e na Academia Lavrense de Letras, dentre outras instituições culturais.


Ditador Kadafi está morto - TV "Al Jazeera" mostra imagens do corpo de Kadafi


http://4.bp.blogspot.com/-Kbk1F-Yfogw/TqBxVb0oGEI/AAAAAAAAaj8/6dXuzOiQs_4/s1600/kadafi-morto-al-jazeera_142314.jpg


Al Jazeera divulgou vídeo que mostraria Kadafi mortos sendo chutado por rebeldes (Foto: Reprodução ) Cairo, 20 out (EFE).- O canal de TV do Catar "Al Jazeera" mostrou imagens que seriam do suposto corpo do ex-líder líbio Muammar Kadafi pouco depois de ser morto pelas forças do Conselho Nacional de Transição em Sirte.

As imagens, feitas a partir de um celular, exibem o corpo inerte de um homem parecido com Kadafi sem camisa e bastante ensanguentado na cabeça. Ao redor do corpo um grupo de pessoas gritam palavras de ordem.

Rebeldes líbios confirmaram nesta quinta a morte de Kadafi durante a tomada de sua cidade natal, Sirte. O vice-presidente do Conselho Nacional Transitório, Abdel Hafiz Ghoga, confirmou nesta quinta-feira em entrevista coletiva transmitida pela TV a partir de Benghazi, no leste da Líbia, a morte do coronel.De acordo com o canal Al Jazeera, o corpo dele está sendo levado para um necrotério para ser examinado.

ASSISTA AO VÍDEO



Sirte era o último foco de resistência das tropas ainda leais ao ditador. As ruas de Trípoli e Sirte foram ocupadas rapidamente pela população que comemorava a notícia. A OTAN, aliada dos rebeldes, não confirma a informação da morte ou da captura do ditador. Em outros momentos da luta contra Kadafi já foram divulgadas informações, como a captura dos filhos do ex-ditador, que depois foram desmentidas.

Fonte: Com Agências Internacionais

Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo diz que o Centro Cultural do Araripe já está revitalizado.


Nota do Editor: Matéria Editada, devido a alguns estarem se aproveitando da nossa reivindicação para fazer politicagem barata.

Há poucos dias publicamos uma matéria, solicitando que a administração municipal e principalmente a secretaria de cultura do município, que gerencia o Centro Cultural do Araripe, visse com mais carinho a idéia de se revitalizar o Largo da RFFSA, que na nossa opinião é um excelente espaço aberto, que poderia estar sendo utilizado de diversas maneiras positivas, com vendas de artesanato do Crato, logo o Crato que é um celeiro do Cariri, uma referência em termos de Arte e Cultura no Nordeste, coisa pra turista ver mesmo, além de elaborar um calendário anual de eventos, convocar os artistas da cidade e do Cariri para reuniões e promover shows e eventos com esses artistas o ano inteiro...

Pelo Contrário, ao invés de encampar esta idéia, que é suportada por grande parte da população, a Secretária Danielle Esmeraldo infelizmente, vem pela contramão, e lançou nota dizendo que o Largo da RFFSA já está revitalizado. Fica o nosso questionamento: Como revitalizado ?, se ali se tornou, segundo muitos, um ponto de venda de drogas, de prostituição, de namoros desenfreados à noite, sem segurança, sem uma vida noturna decente ?

Concordamos que o espaço foi revitalizado FISICAMENTE, a estrutura foi revitalizada ( Aliás, Parabenizamos a administração Samuel Araripe por isso ), mas a bem da verdade, todo aquele espaço é muito sub-utilizado. Que tal fecharmos uns convênios com BNB, SESC, SEBRAE, etc, e fazer o intercâmbio cultural entre os artistas do Cariri e do Sul do país ? Conheço centenas de artistas que teriam prazer em vir fazer seus shows aqui no Crato por preços ótimos. São artistas de renome, que tem seus trabalhos publicados. Que tal criarmos o nosso próprio Festival de Jazz ? E que tal darmos oportunidades aos artistas locais, já que eles não tem mais, sequer um palco local na Exposição do Crato para se apresentarem ? Como eu disse antes, idéias não faltam. Não é o artista que deve fazer fila na secretaria de cultura procurando trabalho, talvez lançando um edital seria o modo mais correto para preencher uma agenda ANUAL.

Agora, se a nossa querida secretária ( E aqui faço questão de separar a pessoa do Cargo, pois Danielle é uma grande amiga ), vem a público dizer que ali, que hoje se tornou ( segundo muita gente ), um ponto de venda de drogas, já está revitalizado, a conversa já deve parar por aqui, porque talvez estejamos jogando palavras ao vento. Quem sabe um dia, quando exergarmos as imensas potencialidades que um Largo do tamanho daquele ali poderia trazer em Exposições, em Arte, em Cultura! - Garanto que nas menores cidades de São Paulo teríamos mais dedicação. Mesmo aqui no Ceará, na cidade de Guaramiranga, as coisas acontecem.

Mas se tudo já está bom do jeito que está, então, que viva os Marginais que ocupam o espaço à noite, que morra o gramado amarelo sem cuidados, que continuem com os vândalos a depredarem o patrimônio público, segundo um trabalho imenso de fotografias e provas coletadas por nosso amigo Chiquinho.

Aliás, porque falar de coisas ruins da nossa cidade, não é verdade ? É para falar apenas do que é bom. Ô povo pra falar de coisa ruim, parecemos até oposição desmedida, nós que reivindicamos, certamente, é que estamos errados. Devemos ficar mudos, fiquemos calados, falemos apenas no amor e na paz, das nascentes e do Grangeiro, com belas fotos, e deixemos que os problemas do Crato o destruam, e fiquemos nós cidadãos, artistas, sem trabalho, sem guarida, porém rindo como Nero, quando viu Roma incendiar-se sem nada fazer!

O.B.S

Agora, também faço uma ressalva: Considero essa reivindicação justa, mas detestaria vê-la transformada em motivo para politicagem e brigas entre situação e oposição. Vai haver uma sessão na câmara, na Terça-Feira sobre o assunto, e espero que possamos tratar deste assunto com sobriedade, visando construir, visando o aperfeiçoamento. Quero também reconhecer o muito que já fez a Secretária Danielle Esmeraldo e a Primeira Dama Mônica Araripe no sentido da revitalização do espaço através de muitos projetos. Sò precisamos melhorar o que tem dado certo, inserindo uma agenda cultural programada, mais segurança, mais cuidados com o ambiente. Não quero ser motivo nenhum de embates e brigas entre situação e oposição do Crato. Procuremos discutir com celeridade, com objtividade, no sentido de trazr o bem à nossa cidade. Com picuinhas políticas não se chega a parte alguma.

Dihelson Mendonça

NOTA: Secretária diz que Centro Cultural já está revitalizado:

"A secretária de cultura, esporte e juventude do Crato, Danielle Esmeraldo discorda das informações dando conta que o Centro Cultural do Araripe (Lago da RFFESA) esteja abandonado e precisando de revitalização. Ela esclarece que aquele patrimônio foi restaurado recentemente e é o maior espaço cultural do interior do Ceará onde são desfrutados diversos serviços ao mesmo tempo, como por exemplo, o centro de internet que oportuniza aos jovens e famílias inteiras a se conectarem com o mundo, fazendo suas pesquisas, treinamentos para cursos e outras atividades. Uma biblioteca em boas instalações, totalmente climatizada e recentemente modernizada. Aberta diariamente, inclusive aos sábados.

No Centro Cultural da RFFSA, disse ela, existe uma galeria aberta aos artistas plásticos locais, um auditório disponível para lançamento de livros, debates, exibição de filmes e outras atividades culturais. Para os próximos dias, segundo Danielle, vai ser reaberto o espaço do café que se constituirá em mais um atrativo para as famílias que poderão levar seus filhos para brincarem. Explicou também que existe um calendário anual com datas das festas mais tradicionais como o carnaval, são João, abril pra juventude, cariri da canção, doce natal e outras.

No Centro Cultural do Araripe, continua a secretária, são oferecidas oportunidades para os grupos de hip-hop, capoeira, danças diversas e até o final de 2011 estará sendo instalada uma academia popular com aulas nos finais de tarde para as pessoas que passam no local. E em parceria com a secretaria municipal de saúde vai ser implantado um projeto que objetiva realizar acompanhamento de saúde aos desportistas e praticantes de atividades esportivas. A secretária informou que o Centro Cultural do Araripe está inteiramente a disposição para receber os artistas e suas produções culturais, basta procurar a secretaria de cultura que está de braços abertos para apoiá-los no esforço de que as suas criações e suas artes possam ser vistas e reconhecidas. Danielle explicou, no entanto que, está prevista a realização de um fórum com os artistas cratenses para discutir o edital de ocupação dos espaços existentes. Ressaltou que a secretaria está esperando o artista procurá-la, pois ele, o artista, sempre foi e será a principal prioridade. Desta forma, disse a secretária, o espaço sempre esteve e estará aberto a população e aos que fazem a cultura."

Por: Dihelson Mendonça, com informações da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato.


Revitalização do Largo da RFFSA será debatido na Câmara Municipal na próxima Terça-Feira


O Blog do Crato há cerca de hum mês começou uma campanha em favor da revitalização do Largo da RFFSA em Crato, inclusive com abaixo-assinado, que já ultrapassa 450 votos ( há que se considerar um computador para uma família média, o que representaria aí por alto umas 2.000 pessoas, sem contar os que não acessam internet nem o Blog.

No nosso entendimento, aquele espaço, que já está revitalizado fisicamente pelo Sr. prefeito Samuel Araripe nesta gestão ( e aqui, diga-se de passagem, receba os nossos parabéns! ), contendo Biblioteca, Espaços diversos destinados à expressão artística, precisa também ser ocupado com estas atividades. De nada adianta existir o espaço material se são poucos os eventos que lá acontecem. Ali poderiam funcionar barracas para venda de artesanato para turistas, talvez um restaurante, ou pizzaria ou cafeteria como existia antigamente e que promovia shows e diversas atividades que movimentavam o Crato. Ali era pra ser o ponto de encontro da sociedade cratense nos fins de tarde e noites da cidade. Infelizmente, há inúmeras denúncias de que ao invés de uma revitalização, está se tornando o contrário: Um ponto de prostituição, venda de drogas e depredação do espaço. Triste!

Que triste saber que um local tão belo, que poderia ser um cartão postal da cidade haja se tornado o inverso, um ponto de drogas, com pouca guarda municipal disponível, pouca segurança, o espaço necessita urgentemente ser revitalizado.

Tendo isso em mente, o vereador Pedro Alagoano ( foto ) resolveu "encampar" a idéia e convoca a população cratense a se fazer presente à câmara de vereadores nesta terça-feira para debater o assunto. Queremos reunir idéias, propostas, e formas de como o poder público e a própria sociedade poderia dispor melhor desse espaço que pela magnitude, já deveria ter sido contemplado pela secretaria de cultura do município com um calendário anual de eventos de shows artísticos ao modelo do Centro Cultural Banco do Nordeste que tem todo mês uma agenda vastíssima de eventos maravilhosos, inclusive com uma cartilha, quem sabe até firmar parcerias com o próprio BNB, com o SESC, SEBRAE, Governo do Estado, Ministério da Cultura, olha...idéias é que não faltam!, afinal de contas, a matéria-prima para isso, os artistas existem às dezenas na cidade e na região, em qualquer área: Fotografia, Pintura, Escultura, Desenho, Música, Dança, Literatura... falta apenas ORGANIZAR, Articular as coisas para que funcione. Falta dar o primeiro passo!

Não adianta um espaço morto. Ali precisa começar a ser usado. Temos como exemplo uma cidadela pacata e bela, como Guaramiranga, que é menor que o Crato cerca de 100 vezes, e lá as coisas funcionam. Por quê ? Porque existe vontade de fazer. E nada é maior que a vontade. Não há desculpas quando existe uma vontade tão forte capaz de sacrificar a própria vida pela realização. E assim deve ser muitas coisas na vida: Com uma grande força de vontade.

Com boas atividades estaremos livrando nossos jovens do vício das drogas e também repensar maneiras de preservar o próprio espaço, que já começa a ficar depredado, com jovens jogando futebol, amassando e a matando a grama ( que por sinal é mais sêca do que nunca pela pobre manutenção ), o piso, que era todo plano, já começa a afundar, devido ao peso de caminhões e outros veículos que subiram o calçadão para descarregar equipamentos, etc.

Todas essas questões serão debatidas na Terça-Feira. Pedimos a presença da população.
A sessão será transmitida ao Vivo pelo Blog do Crato e Rádio Chapada do Araripe Internet.

Quanto tempo nós já perdemos, e quantas atividades poderiam ter existido no Largo da RFFSA todos os dias ? Mas não devemos chorar pelo leite derramado. Não devemos é deixar derramar mais leite. A população precisa acordar para a necessidade da revitalização do largo da RFFSA.

Por: Dihelson Mendonça


UMA SOLICITAÇÃO AO DEMUTRAN - Por: Dihelson Mendonça


Um Semáforo para o cruzamento da Ponte do Tabajara. Aquilo está Horrível !


"Ajude-nos a ajudar a População"

Foi mais ou menos assim que eu ouvi do próprio Joatan, chefe do Demutran, numa sincera demonstração de boa-vontade e de que está disposto a resolver os problemas da cidade.

Pois bem, vamos deixar de "leriado" e vamos passar para os "finalmente" como diria Odorico Paraguaçu.

Joatan, o trânsito daquele cruzamento ali que pega do Posto de Antonio Almino para a Ponte do Hotel Tabajara está uma VERGONHA, meu amigo! - O condutor que vai pela margem do canal do rio grangeiro vindo da Vilalta, pára na frente do Hotel Tabajara, numa rampa subindo, e fica um tempão sem poder atravessar e sem ver nada, porque da Rua Almirante Alexandrino vem centenas de motos numa velocidade absurda, porque não tem ali nenhum redutor de velocidade, nenhum quebra-molas. E pra acabar de completar, tem logo um POSTE do lado esquerdo de quem pára, que não dá pra ver nada, a gente tem que parar com a tromba do carro já no meio da transversal, correndo o risco de acidentes. Ali tem rua pra todo lado e sinalização PÉSSIMA. Ali já era pra ter um Semáforo ( OU DOIS ), meu caro amigo. E se não tiver um semáforo, pelo menos coloque umas tartarugas por enquanto, uns quebra-molas pra reduzir a velocidade dos motoqueiros.

Aliás, falando em motoqueiros, o Crato está se enchendo de motos. São milhares trafegando de forma totalmente desordenada. Quem dirige automóvel está quase impossibilitado, tamanha a quantidade de motos, que só dirigem a toda velocidade, parece que estão dando carteira de habilitação a qualquer jumento, e é isso que acontece: Muitos acidentes, e problemas diversos.

O Demutran precisa ficar mais atento aos mototaxistas, aos motoqueiros em geral, eles não respeitam sinalização, não respeitam nem a via, ultrapassam pelo lado direito, qualquer dia desses, sem querer, eu vou acabar fazendo um SUCO DE MOTOTAXISTA espremendo um deles contra o paredão do meu lado direito, e não vai ser culpa minha, quem manda vir pela direita ?

Pois é, Joatan, essa prosa é muito boa, mas espero que não fique só na prosa. Faça alguma coisa, porque aquele local ali que eu falei está MUITO perigoso. Muito mesmo e a população está cobrando também. Aliás, aquilo ali está queimando a sua reputação. Se eu fosse você, resolveria imediatamente.

Um grande Abraço,

Dihelson Mendonça

´Chuva do caju´ banha Municípios do Cariri


Os moradores do cariri terão mais tempo nublado nos próximos dias. Os Município de Barbalha e Missão Velha foram os que registraram as maiores precipitações - ELIZÂNGELA SANTOS - Segundo a previsão da Funceme, mais chuvas poderão vir nos próximos quatro dias na região Sul do Estado do Ceará

Juazeiro do Norte. Do calor intenso de outubro à repentina fase chuvosa. O Cariri, desde o último fim de semana, que registra chuvas em quase todos os Municípios. As maiores precipitações aconteceram nas cidades de Barbalha, com cerca de 100 milímetros, e em Missão Velha, de 121mm. Segundo a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mais chuvas poderão vir nos próximos quatro dias, mas precipitações isoladas nas próximas 24 horas e nebulosidade variável.

Moradores de Barbalha se assustaram com a quantidade de água. A "chuva do caju" como é conhecida nesta época, vem com bem menos intensidade. Normalmente a quadra de pré-estação se apresenta na segunda quinzena de dezembro. Algumas casas chegaram a ser invadidas por água e lama, principalmente nas áreas mais baixas da cidade. Segundo o morador Gilberto Temóteo, sua casa chegou a ser invadida pela água no último fim de semana, mas em virtude de ter folhas nos telhados. E foi o que aconteceu com muitas ruas onde há lixo acumulado, impedindo a passagem das águas nos bueiros. O morador afirma que só não chegou a ter inundação porque estava muito seco. Em outros pontos onde havia deficiência de drenagem também houve inundações. Em Crato e Juazeiro do Norte, alguns pontos, por conta da quantidade de lixo e lama, incomodaram os moradores.

A média de chuvas na região, segundo a Funceme, será de 70mm. O meteorologista do órgão, José Maria Bravo, explica que a massa de ar frio é arrastada do Sudeste para o Nordeste, vinda do extremo sul do continente, principalmente para Piauí, Maranhão e Bahia, não sendo muito comum chegar até o Ceará, mas as áreas mais atingidas no Estado são o Sul do Ceará e a Serra da Ibiapaba, com maiores precipitações no Cariri. "Não é comum acontecer chuvas mais intensas na região, mas é possível", diz ele. Isso não acontece em anos seguidos, mas nesses casos a frentes frias chegam mais rápido.

Elizângela santos
Repórter


Dia 20 de Outubro - Dia do Poeta...Viva a Poesia do Kariri - Wilson Bernardo

Wilson Bernardo(Fotografia e Poesia)

A Cultura do Brasileiro "Normal" só chega até aqui...

http://4.bp.blogspot.com/-7rbzTY1-THw/Tp-fvX5hw6I/AAAAAAAAafQ/-q0qEaopg2w/s1600/besteira_apple700.jpg


E ainda tem o Big Brother pra completar o BESTEIROL !!!

Visitantes estão subindo até o Grangeiro pensando que estão indo para o Lameiro por falta de sinalização na Praça do Pimenta - Por: J. A Pinheiro


O Crato passa por sérios problemas de sinalização de Ruas, tanto as Ruas já identificadas formalmente como as Ruas que ainda não possuem nomes. O resultado é, pessoas que sequer sabem o nome da própria Rua e nem o seu CEP, entregas que nunca chegam, e quando chegam é com atraso, turistas que vêm visitar a nossa cidade acabam se perdendo, ou passam horas e horas para localizar um endereço.

Muitos dos nossos visitantes sobem até o Grangeiro pensando que estão indo para o Lameiro, como também, indo para o Lameiro pensando que estão indo para o Grangeiro, sempre por falta de uma sinalização na praça do Pimenta, este tipo de problema ocorre em vários pontos da cidade, por falta de uma placa de indicação. Em muitos bairros a situação é ainda mais preocupante, pois podemos encontrar todo um quarteirão sem sequer uma placa, moradores que não sabem se a Rua se chama Rua E, Rua 05 ou Rua Fortaleza.

Se quisermos ser uma cidade turística, se quisermos que venham mais e mais pessoas para a nossa Expocrato, teremos que ter estrutura, e o mínimo que uma Rua deve ter é um nome, e se tiver, que seja legível e visível. São essas pequenas coisas, que podem facilitar muito a vida de entregadores, de moradores e de turistas.

Jefferson Alves Pinheiro

Ao menos 15 estão envolvidos em desvios no Esporte, diz policial

João Dias Ferreira disse ter gravação que será 'nocaute' no Ministro Orlando Silva.


João Dias Ferreira disse ter gravação que será 'nocaute' em Orlando Silva. Após depoimento de mais de 7 horas, PM pediu proteção especial da PF.

O policial militar João Dias Ferreira, que acusa o ministro do Esporte, Orlando Silva, de comandar um esquema de corrupção na pasta, afirmou que "entre 15 e 20 pessoas estão envolvidas" em desvios de recursos públicos da pasta repassados a ONGs.

Ele diz que apresentou os nomes aos delegados da Polícia Federal durante seu depoimento nesta quarta-feira (19), que durou mais de sete horas e meia na Superintendência da corporação no Distrito Federal.

Ao sair, por volta das 22h50 desta noite, ele não apresentou em público as supostas provas. "Eu não posso detalhar o que nós trouxemos de novidade hoje, sob pena da lei. Mas continuo confirmando tudo que eu disse até agora sobre o sistema operacionado [sic] pelo PC do B".

Em depoimento no Senado nesta quarta, Orlando Silva repetiu que "não houve, não há e nem haverá" provas de seu suposto envolvimento (leia abaixo). João Dias diz que os supostos envolvidos são integrantes do primeiro e segundo escalões do Ministério dos Esportes, além de membros de ONGs. Todos, segundo ele, deverão ser convidados para prestar esclarecimentos na próxima semana. A PF não se manifestou.

Ainda de acordo com Dias, foram apresentadas à PF trechos de gravações de áudio que mostram a participação de quatro pessoas da alta cúpula, cujos nomes também não revelou. Na próxima segunda-feira (24), João Dias disse que irá apresentar à PF o conteúdo completo da gravação. O policial disse que a peça será o "nocaute final" no ministro. "Eu afirmo e reafirmo: existe um esquema de corrupção dentro do ministério", enfatizou. João Dias disse que pediu proteção especial da Polícia Federal, oferecida na terça (18) pelo Ministério da Justiça a pedido do PSDB.

Denúncias

João Dias Ferreira é o pivô das denúncias contra Orlando Silva, publicadas em reportagem da revista "Veja" do último fim de semana. Em entrevista, ele disse que o ministro teria recebido um pacote com notas de R$ 50 e R$ 100 na garagem do ministério. O policial foi preso no ano passado na Operação Shaolin, deflagrada pela Polícia Civil do DF para investigar fraudes no programa Segundo Tempo, destinado a promover o esporte em comunidades carentes. As ONGs de João Dias, relacionadas ao kung-fu, são suspeitas de desviar R$ 2 milhões de convênios assinados em 2006 com o Ministério do Esporte.

Defesa

Em audiência no Senado nesta quarta, Orlando Silva reiterou que "não houve, não há e não haverá provas" de seu suposto envolvimento. "Desafio que sejam apresentadas provas", disse. Afirmou ainda que a denúncias sobre recebimento de propina é uma tentativa de tirá-lo à força do ministério. "O que se pretende é tirar um ministro de Estado, do governo, no grito", declarou.

Orlando negou a existência do esquema e disse que, nos casos em que foram detectados irregularidades, o ministério solicitou a devolução da verba. Ele afirmou ainda que o programa Segundo Tempo possui regras, critérios técnicos, acompanhamento e fiscalização de contas. O ministro também falou sobre o processo na Justiça Federal contra João Dias, acusado de desvios de recursos do Ministério do Esporte repassados por meio do programa Segundo Tempo a duas ONGs pelas quais ele é responsável.

"Vamos exigir a devolução de cada centavo que esse delinquente desviou", disse o ministro ao se referir ao policial. Silva voltou a dizer que se encontrou com João Dias "somente uma vez a pedido de Agnelo Queiroz [governador do Distrito Federal]". Ele disse considerar o governador

"uma pessoa honrada".

Fonte: G1


O que seria dos Espertos se não fossem os "Trouxas ? - 'Fim do mundo' deve ocorrer nesta sexta-feira, diz pregador americano


O pregador evangélico Harold Camping, que ficou mundialmente famoso ao "prever" o fim do mundo para 21 de maio passado, afirmou que o "Dia do Julgamento" deve ocorrer nesta sexta-feira, 21 de outubro.

A confirmação da previsão, já feita anteriormente, está no site do Family Radio, programa de rádio de Camping, de 80 anos.

O pregador Harold Camping durante entrevista em 23 de maio -dois dias após a data em que havia marcado o 'fim do mundo'- em Oakland, no estado americano da Califórnia (Foto: AP)

Fonte: G1

Assaré tem chuva de 102 milímetros - Enquanto isso, Canal do Crato segue a passo de Tartaruga...


http://4.bp.blogspot.com/-t3TkVhYt0WI/Tp-mojqExMI/AAAAAAAAagw/m45UsVkGl3k/s1600/CHEIA_NO_CRATO_280111_064.jpg

NE - E o Canal do Rio Grangeiro em Crato, que o Governo do Estado mal começou a fazer, será que vai terminar antes do inverno de 2015 ?

U
ma chuva fora de época está deixando os cearense surpresos. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nesta quarta-feira (19) foram registradas precipitações de 104 milímetros em Milagres, na região do Cariri e 102 mm em Assaré, a 501 km da Capital. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), choveu 2 mm.

De acordo com o meteorologista Paulo José dos Santos, as chuvas estão sendo causadas por um frente fria que se desloca a partir do sul da Bahia. "Esssa frente está indo até o norte da Bahia em direção ao Oceano Atlântico e tem um efeito indireto no Ceará, causando instabilidade", afirma.

O meteorologista explica ainda que nessa época do ano é comum também o aparecimento de uma banda de nebulosidade. "A banda, que atravessa quase todo o País, se junta à frente fria e contrubui para as chuvas dos últimos dias", ressalta Paulo José.

As precipitações devem durar até dez dias, segundo o especialista.

Fonte: Portal Verdes Mares


BNB realiza 79 oficinas para divulgar seu programa cultural 2012



O Banco do Nordeste realizará um elenco de oficina de elaboração de projetos culturais em 79 cidades dos 11 estados da sua área de atuação (Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo), no período de 21 de outubro a 02 de dezembro. O objetivo das oficinas é oferecer maiores oportunidades de acesso aos recursos financeiros do Programa Banco do Nordeste de Cultura – Edição 2012 – Parceria BNDES, inclusive com o fornecimento detalhado de informações sobre preenchimento de formulários de inscrição. O ingresso nas oficinas é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia.

O Programa Banco do Nordeste de Cultura – Parceria BNDES é uma linha de patrocínio direto do Banco do Nordeste, com a parceria do BNDES, para apoio à produção e difusão da cultura nordestina, mediante seleção pública de projetos. A primeira oficina será realizada na próxima sexta-feira, 21, às 13h30, em Fortaleza, no seguinte endereço: Centro Cultural Banco do Nordeste – rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108).

Nos onze estados, as oficinas acontecerão nas seguintes cidades e datas:

* Maranhão (São Luís, 31/10; Açailândia, 01/11; Alcântara, 08/11; Barreirinhas, 11/11; Balsas, 17/11; e Carolina, 18/11).

* Piauí (Teresina, 03/11; São Raimundo Nonato, 07/11; Guaribas, 08/11; Bom Jesus, 09/11; Parnaíba, 14/11; Pedro II, 16/11; Campo Maior, 21/11; e Piripiri, 22/11).

* Ceará (Fortaleza, 21/10; Iguatu, 25/10; Juazeiro do Norte, 26/10; Quixeramobim, 28/10; Aracati, 03/11; Salitre, 03/11; Tamboril, 04/11; e Viçosa do Ceará, 08/11).

* Rio Grande do Norte (Natal, 24/10; Touros, 26/10; Nova Cruz, 28/10; Angicos, 03/11; Mossoró, 04/11; Parelhas, 11/11; e Pau dos Ferros, 23/11).

* Paraíba (João Pessoa, 24/10; Sousa, 26/10; Barra de Santa Rosa, 28/10; Mamanguape, 31/10; Gurinhém, 04/11; São José de Piranhas, 09/11; Princesa Isabel, 10/11; Cajazeiras, 16/11; Campina Grande, 16/11; e Sumé, 17/11).

* Pernambuco (Recife 16/11; Garanhuns, 17/11; Petrolina, 18/11; Caruaru, 18/11; Limoeiro, 19/11; Ouricuri, 24/11; Serra Talhada, 25/11; Palmares, 29/11; Itamaracá, 01/12; e Porto de Galinhas (Ipojuca), 02/12).

* Bahia (Salvador, 28/10; Ilhéus, 07/11; Paulo Afonso, 08/11; Feira de Santana, 09/11; Vitória da Conquista, 10/11; Irecê, 10/11; Lençóis, 11/11; Amargosa, 11/11; Poções, 11/11; Cachoeira, 12/11; Rio de Contas, 12/11; e Barreiras, 17/11).

* Alagoas (Maceió, 17/11; Penedo, 21/11; Piranhas, 22/11; Marechal Deodoro, 23/11; e Arapiraca, 24/11).

* Sergipe (Aracaju, 03/11; Laranjeiras, 04/11; São Cristóvão, 07/11; Itabaiana, 08/11; e Estância, 09/11).

* Minas Gerais (Montes Claros, 28/10; São Francisco, 31/10; Serro, 31/10; Diamantina, 01/11; e Rio Pardo de Minas, 04/11).

* Espírito Santo (Colatina, 08/11; Ecoporanga, 09/11; e Pinheiros, 10/11).

Banco do Nordeste do Brasil - Centro Cultural


Senado aprova substitutivo que trata da partilha dos royalties do petróleo


O Senado aprovou nesta quarta-feira [19] o substitutivo do senador Vital do Rêgo [PMDB-PB] sobre o projeto de redivisão dos royalties do petróleo. Além do texto-base apresentado pelo relator, também foram aprovadas duas emendas que suprimiam artigos colocados por ele.

Foram retirados do projeto que seguirá para a Câmara dos Deputados o trecho que permitia parcerias público-privadas na exploração do petróleo e o trecho que definia as áreas de cada estado no mar. Os senadores também aprovaram emenda que suprimiu do texto artigo que vinculava 3% dos royalties da União para as Forças Armadas. Também foi aprovado o destaque que retirou 2 pontos percentuais da parte que caberia aos estados e municípios não produtores para repassar à União, que assim receberá 22% do total dos royalties do petróleo que for extraído sob o regime de partilha. Estados e municípios não produtores receberão 49% e os estados e municípios chamados "confrontantes" ficarão com 29%.

Os senadores do Espírito Santo e Rio de Janeiro, que desejavam a mudança do texto, saíram derrotados. Alegando prejuízos aos seus estados – que produzem a maior parte do petróleo extraído hoje e onde estão os campos do pré-sal – os senadores propuseram a criação de um novo imposto de exportação, de mais cobrança sobre as petroleiras e a transferência de parte dos recursos da União para os chamados “produtores”. Nenhuma das emendas relacionadas a essas propostas, contudo, foi aprovada. “Temos que respeitar. Perdemos uma batalha, mas não a guerra. Ainda há recursos para reverter, recursos ao Supremo Tribunal Federal [STF]”, disse o senador Marcelo Crivella [PRB-RJ]. “Ainda haveremos de construir um consenso que não prejudicará os estados produtores”, completou.

Foram apresentadas 54 emendas ao substitutivo, das quais 51 foram rejeitadas. O projeto seguirá para a Câmara dos Deputados onde a expectativa de votação rápida não deverá ser atendida. O líder do governo na Casa, deputado Cândido Vaccarezza [PT-SP], anunciou hoje que o projeto deverá seguir o trâmite normal, levando pelo menos 30 dias para ser votado definitivamente no plenário da Câmara. Ele atendeu à solicitação de deputados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, que reclamaram a falta de tempo para que possam apresentar contribuições ao texto.

Agência Brasil


Concurso de Fotografia da URCA

Até 11 de novembro deste ano, estão abertas inscrições para o concurso de fotografia realizado pelo Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (Urca). O concurso faz parte da programação de arte do I Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento, que ocorre de 21 a 25 de novembro de 2011, no Campus do Pimenta/Urca, Crato.

Aberto a fotógrafos amadores, o concurso está dividido em duas categorias: comunidade acadêmica da Urca e público em geral. Serão premiadas três fotografias em cada categoria, totalizando R$ 2 mil em prêmios. Serão selecionadas, ainda, de 20 a 30 fotografias por categoria, que comporão uma exposição realizada no período de realização do colóquio.

Avaliação

As fotografias serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por três profissionais vinculados ao Centro de Artes Reitora Violeta Arraes, da Universidade Regional do Cariri; do Curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Ceará (Campus Cariri); e do Centro Cultural Banco do Nordeste (Juazeiro do Norte). Os participantes do concurso e da oficina de fotografia digital serão certificados pelo Centro Cultural Banco do Nordeste. Mais informações do regulamento do concurso no site: www.urca.br.

fonte:Diário do Nordeste

Nota do Editor: E quem serão estes tais três profissionais vinculados ao Centro de Artes Reitora Violeta Arraes ???

HOJE - Cantinho do Pimenta apresenta: Marcelo Randemarck



Músico experiente, Marcelo Randemarck se apresenta hoje, quinta feira, 20 de outubro no Cantinho do Pimenta, à partir das 21:00h, tocando o melhor da Mpb, Bossa Nova, Samba. O Cantinho do Pimenta é o novo espaço Caririense que resgata a música ao vivo na noite, ótimos petiscos, atendimento, cerveja gelada e bom gosto!

Compareçam!


158 anos de elevação do Crato à categoria de cidade serão comemorados hoje


Uma homenagem especial aos 158 anos de elevação do Crato à categoria de cidade será prestada a partir das 8 horas desta quinta-feira, na Prefeitura Municipal do Crato. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, parabeniza a cidade neste momento histórico, enfatizando que muitas ações ainda serão desenvolvidas para que o progresso e a qualidade de vida sejam sempre uma constante na vida de toda a comunidade cratense.

As comemorações foram iniciadas na cidade no último dia 10, com a confraternização da Guarda Municipal pelo Dia Nacional da Classe, e pelos 56 anos de sua criação. O encerramento será marcado por uma concentração cívico-militar em frente à prefeitura municipal, com hasteamento das bandeiras, seguido pela apresentação do histórico da data de 17 de outubro de 1853, cuja resolução elevou o Crato à categoria de cidade. O prefeito do Crato fará pronunciamento alusivo ao aniversário da cidade e uma homenagem à primeira prefeitura interina da cidade, a ex-secretária de Administração Municipal do Crato, Professora Ana Pinheiro Esmeraldo (Anete Esmeraldo).

A solenidade será encerrada com aposição do retrato da primeira prefeita interina, na galeria de honra dos ex-prefeitos municipais da cidade. A solenidade contará com a presença das autoridades dos poderes executivo, legislativo e eclesiástico, Tiro de Guerra, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Escolas e da população.

Fonte: PMC


Festival Cariri da Canção 2011 começa hoje em Crato


HOJE, NO TEATRO MUNICIPAL SALVIANO SARAIVA



Uma grande festa para a juventude e os novos talentos da música. Começa hoje, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, em Crato, a 4ª edição do Festival Cariri da Canção, que inclui a etapa Nacional. O evento se consolida com a produção musical e revelação de novos talentos da música e possibilita uma dinâmica maior ao turismo na cidade do Crato. Este ano, o grupo Nós 4, de renome nacional, estará participando da etapa de encerramento do grande evento.

Foram mais de 60 estudantes inscritos e cerca de 200 profissionais, de vários estados do Brasil, o que se comprova o sucesso do festival em poucos anos de sua realização. O festival mobiliza grande número de pessoas envolvidas com sua organização e produção. São mais de cem profissionais que entram na cena musical. A etapa nacional acontece na RFFSA e todas as apresentações com as músicas selecionadas serão gravadas. As 10 canções classificadas serão inseridas em CD gravado em estúdio.

As apresentações da etapa estudantil acontecem do dia 20 até o dia 22, sempre a partir das 19 horas, no Teatro.

É importante lembrar que após as apresentações dos candidatos serão realizados shows artísticos conforme a programação a seguir:

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA:

Dia 22. Ligalize it | Dia 27. Suzane e Lucas + Dudé Casado | Dia 28. De Repente Blues + Traduções Cariris | Dia 29. Na Estrada + Nós 4
Importante: A Etapa ESTUDANTIL (20 a 22) acontecerá no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, a NACIONAL (27 a 29) no Centro Cultural do Araripe.

Participem dessa mostra de talentos e muita diversão, a entrada é franca.
Junte sua turma e venha torcer por sua música preferida.
A lista dos classificados está no site da Prefeitura do Crato www.crato.ce.gov.br



Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31