xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/10/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 outubro 2011

CRATO - Galeria do Artista George Macário é destaque no Jornal Diário do Nordeste


A primeira galeria de artes contemporânea do Cariri está aberta.

A primeira galeria de artes contemporânea do Cariri está aberta a receber exposições. Este local já é observado como ferramenta de mudança cultural Já se consolidando como uma área de domínio público, desponta a Galeria George Macário.

Crato A primeira galeria de arte contemporânea do Cariri, aberta desde o último mês de julho, está expondo 32 obras do artista plástico George Macário. O espaço que foi dedicado à disseminação da cultura regional, principalmente das artes visuais, tem 48 metros quadrados, climatização ambiente e iluminação adequada. O novo espaço de arte contemporânea já se consolida como uma área de domínio público, onde artistas de todas as cidades do Cariri terão a oportunidade de expor seus trabalhos.

Sob a atmosfera cultural que paira na cidade e ainda sem a visitação esperada, a galeria que foi projetada pelo próprio George Macário, permanece aberta das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira. Apesar de não ter nenhuma exposição agendada, a galeria irá programar uma agenda de eventos de mostras e exposições de outros produtores culturais. Algumas propostas já estão sendo analisadas. Na exposição inicial estão quadros e esculturas de parede, feitas em madeira MDF. Para produzi-los, Macário utilizou uma técnica própria, o gesso acrílico. O artista imprime um estilo peculiar aos quadros que mostram imagens abstratas que ele considera uma evolução de seu trabalho.

Macário iniciou sua vida de artista plástico aos 23 anos, com desenhos em bico de pena. Hoje, aos 46 anos, se considera o mais estruturado do Município. Diz que ter uma galeria de arte é o sonho de todos os seus colegas de profissão. A produção do artista já percorreu várias cidades do Ceará e outros Estados. A primeira exposição da qual participou aconteceu em 1993, na residência do médico cratense, Marcos Cunha, evento que para ele foi de fundamental importância, devido ao reconhecimento obtido pelas telas apresentadas que traziam, sem temática estabelecida, desenhos em bico de pena e pastel seco.

Logo depois, em 2005, já na fase do gesso acrílico, onde ele produzia desenhos figurativos em placas, surgiu à exposição “A arte no gesso e o gesso na arte”, que foi realizada na Universidade Regional do Cariri (Urca).

Após a visitação de um grupo de alunos com deficiência visual, a exibição que trazia várias obras em alto relevo foi aberta ao toque e conduziu o artista a participar da VII Mostra Cariri das Artes. Já no ano de 2006, a cidade de Fortaleza recebeu a exposição “Olhos e visão do mundo”, que permaneceu por 30 dias no Espaço Cultural do Shopping Aldeota. Turistas estrangeiros se interessaram se pela maioria das obras. Macário conta que voltou para casa com apenas duas delas. Na inauguração do Centro Cultural do Araripe, ele fez apanhado de obras e reuniu todas as fases em uma única exposição. Logo depois, recebeu homenagem no VI Salão de Outubro, concurso de artes visuais no Crato.

Marco

Um dos marcos divisórios de sua carreia é a criação de um ateliê, no ponto mais alto da Chapada do Araripe, local onde busca inspiração para criar obras de artes nos mais diferentes temas. Uma das preocupações retratadas na obra do artista é a natureza e seus fenômenos. Tsunamis, terremotos, e outras grandes catástrofes já serviram de ponto de partida para a sua imaginação. Para ele, o maior desafio dos artistas não se resume a ter locais para expor e comercializar as obras. Além disso, é preciso manter a evolução do próprio trabalho. “Eu me considero um eterno experimentista. Busco sempre estar renovando as experiências com novos materiais, e acho que é assim que se faz arte. Meu trabalho tem um traço particular, mas não tenho obras parecidas. Isso pode ser conferido nos quadros que estão sendo expostos”.

Influência

A Galeria George Macário de Arte Contemporânea surgiu da influência de artistas renomados, como o mundialmente conhecido, Bruno Pedrosa, que já é considerado um dos maiores artistas plásticos cearenses da atualidade, escultor, pintor, desenhista e joalheiro esteve, esta semana, frequentando as instalações. Bruno afirma que a primeira galeria de arte contemporânea do Cariri representa uma importante ferramenta para a educação cultural dos jovens e adultos da região. Segundo ele, a pouca visitação é universal.

“Admiro o trabalho do artista George Macário, pelo interesse em fazer por conta própria um espaço de formação cultural e ampliação do interesse de crianças e adultos pela arte. Quanto mais se trabalha, mais se aprende e essa coisa vai ser assim até o fim da vida dele”, revela.

MAIS INFORMAÇÕES

Galeria George Macário de Arte Contemporânea, Rua Carolino Sucupira, 200, Bairro Pimenta, Crato-CE. Telefone: (88) 3521.1807

YAÇANÃ NEPONUCENA
Reportagem e Foto

Oposição aprova convite para PM delator de desvio de verba no Ministério do Esporte depor em comissão na Câmara


BRASÍLIA - Em um cochilo do governo, o líder do DEM na Câmara, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto, apresentou pedido e conseguiu aprovar convite para que o policial militar João Dias Ferreira,delator de suposto esquema de corrupção no Ministério do Esporte, deponha da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara. O DEM conseguiu aprovar ainda o convite para que o motorista Célio Pereira Soares compareça à comissão. Célio disse em reportagem da revista "Veja" que entregava pessoalmente dinheiro do esquema a Orlando Silva na garagem do ministério. A estratégia da oposição foi pedir inversão de pauta da comissão e votar imediatamente os convites de depoimento.

Em entrevista ao GLOBO, João Dias afirmou que uma central de cobrança de propina foi instalada num escritório dentro do Ministério do Esporte. Ele contou que o escritório era chefiado pelo advogado Júlio Vinha, que despachava ao lado de Ralcilene Santiago, ex-coordenadora-geral de um dos programas do ministério e antiga militante do PCdoB, partido que controla a pasta. O ministério e o ministro Orlando Silva negam as irregularidades.

ÁUDIO: Ouça trecho da entrevista com o soldado da PM

VÍDEO: Orlando Silva demonstra impaciência durante depoimento

O escritório funcionava numa sala do segundo andar do prédio do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) cedida à Secretaria de Esporte e Educação, do Ministério do Esporte. Segundo João Dias, Ralcilene atraía as ONGs para projetos financiados pelo programa Segundo Tempo e, depois, oferecia serviços de assessoria, consultoria e advocacia.

A partir de então, segundo o denunciante, Vinha se encarregava de "arredondar" o projeto a ser financiado com recursos do ministério e, em contrapartida, cobrava comissão de 10% a 20%. João Dias, que já foi candidato a deputado pelo PCdoB de Brasília, disse que essa era a regra geral para as ONGs interessadas em dinheiro do Ministério do Esporte.

Na terça-feira, enquanto o ministro dos Esportes prestava depoimento na câmara, João Dias, que já foi filiado ao PCdoB, reiterava suas acusações em audiência informal com os principais líderes da oposição. Mesmo não tendo apresentado qualquer prova, os parlamentares de oposição admitiram ter ficado impressionados com o esquema de corrução detalhado pelo policial.

Fonte: Agência O Globo


Mais chuvas hoje em Crato - Por: Dihelson Mendonça


Bom Dia,

A madrugada desta quarta-feira, 19 de Outubro, foi novamente de chuva na cidade do Crato que durou aproximadamente, das 03:00 às 10:00. Em alguns momentos foi de grande intensidade aqui na Vilalta. O tempo está fechado, mas a previsão é de sol no período da tarde. Temperatura local, 28 graus, e Umidade Relativa do Ar, 63%.

Ainda estamos trabalhando na recuperação do nosso computador principal da redação do Blog do Crato, de modo que muitas notícias e comentários ainda não foram postados. Várias técnicas de recuperação de dados estão sendo tentadas desde o dia de ontem, no sentido de salvar o conteúdo do HD, ao invés de ter que instalar todos os programas novamente. Espero que em breve tenhamos boas notícias.

Bom Dia.

Dihelson Mendonça

Festival Cariri da Canção 2011 começa nesta quinta-feira, com a etapa estudantil



Começa nesta quinta-feira, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, o Festival Cariri da Canção, etapa estudantil. Com a 4ª edição do festival, que inclui a etapa Nacional, o evento se consolida como incentivo à produção musical, novos talentos da música e o turismo na cidade do Crato. Este ano, o grupo Nós Quatro, de renome nacional, estará participando da etapa de encerramento do grande evento, que reúne músicos de vários estados do Brasil.

Segundo a Secretária de Cultura, Esporte e Juventude, Danielle Esmeraldo, foram 60 inscrições para a etapa estudantil, de várias cidades da região, e 200 em nível profissionais com músicos de todo o Brasil. É um festival que hoje mobiliza grande número de pessoas envolvidas com sua organização e produção. São mais de cem profissionais que entram na cena musical. A etapa nacional acontece na RFFSA e todas as apresentações com as músicas selecionadas serão gravadas. As 10 canções classificadas serão inseridas em CD gravado em estúdio.

As apresentações da etapa estudantil acontecem do dia 20 até o dia 22, sempre a partir das 19 horas, no Teatro. A Secretária Danielle Esmeraldo convida a sociedade cratense para participar da mostra de talentos. A entrada é franca. Junte sua turma e venha torcer por sua música preferida.

Fonte: PMC


Prefeitura do Crato comemora os 158 anos de elevação do Crato à Categoria de cidade


N
o próximo dia 20, a Prefeitura Municipal do Crato realizará solenidade, no Paço Municipal, pelos 158 anos de elevação do Crato à Categoria de Cidade. a solenidade acontecerá às 8 horas.

O Prefeito Samuel Araripe e todo o seu secretariado parabeniza a cidade do Crato pelos seus 158 anos da elevação a condição de município, enfatizando que muitas ações ainda serão desenvolvidas para que o progresso e a qualidade de vida sejam sempre uma constante na vida de toda a comunidade cratense.

Parabéns Crato!


DIA DO MÉDICO - Mensagem do Secretário de Saúde do Crato


M É D I C O

Um profissional abençoado, de grande conhecimento e capacidade. Pessoa importante que merece homenagens não só no seu dia, mas, em todos os dias do ano. Porque com carinho, atenção e amizade, faz dos seus pacientes, indivíduos felizes. Que os raios da luz divina, iluminem a todos os médicos e tenha certeza de que a natureza se alegra de você pelo amor que doa, o sorriso e o olhar
fraterno que salva vidas.

Parabéns!
Cícero França
Secretário da Saúde do Crato.

Semana de Teatro SESC - De 17 a 22 de Outubro


http://3.bp.blogspot.com/-C1oQEC9dJPw/Tp42ZspwCwI/AAAAAAAAadM/sfbklTHv5_E/s1600/semana_de_teatro_SESC400.jpg

Dia 18: Dramaturgia: Leituras em Cena.
Autor: João Ubaldo Ribeiro
Grupos: Nós 6 de Teatro, Armadilhas Cênicas, Cia Wancillos.

Dia 19: Silvestres
Grupo 3X4 de Teatro
Sinopse:

O que está em questão é o desejo de viver, independente de quem somos e onde estamos, é a liberdade em sentir e realizar. Entretanto, nem tudo é permitido na sociedade em que vivemos.

Uma mulher solitária e mal-amada desconfia que seu esposo esteja tendo um caso com outra mulher e a partir desse acontecimento inesperado, mergulha fundo em uma história de paranóia, solidão, depressão e insegurança. Durante uma terça-feira de carnaval dois homens se encontram em pleno folião, se atraem, esquecem seus corpos para viver o desejo. Na semana santa uma mulher, sufocada pela relação com o amante, pretende viver cada segundo de sua vida para não cair em desgraça.

ERRATA:

Dia 19, o espetáculo Silvestres será às 21h. Indicação: 18 anos

Dia 20: O mistério da cascata
Grupo Parque de Teatro
Sinopse:

Espetáculo de humor negro livremente inspirado na obra de Caio Fernando Abreu. Uma sátira com todos os elementos de um conto de fadas com direito a princesa, príncipe, bruxas e muita diversão. Este trabalho foi cosntruido na linha de pesquisa do Grupo sobre encenação a partir da relação entre cinema e teatro.

Dia 21: Os cactos
Grupo Expressões Humanas

Sinopse:

Os Cactos, texto de Emmanuel Nogueira, conta a história de uma mãe que confina sua vida no quarto do filho que desapareceu nos porões da ditadura militar brasileira. Pedro, jovem revolucionário, é preso, torturado e desaparece sem deixar notícias. A trama se desenvolve em quadros que retratam através dos tempos, 1968 aos dias de hoje, o legado da ditadura militar nas relações humanas.

Entre dores, esperanças e barbáries o clima de crise política e de tensões sociais de um tempo vão sendo mostrados numa alternância de sentimentos que se personificam entre o anseio de viver e morrer por um sonho. O espetáculo procura criar uma relação com o presente cobrando uma dívida do país e reforçando a luta dos familiares pelo direito de encontrar e enterrar os corpos dos seus entes queridos que ainda somam mais de 140 desaparecidos políticos no Brasil.

É neste estado árido de sentimentos e esperanças que a história transcorre. O espetáculo se insere no presente para que não se esqueça. Para que nunca mais aconteça.

Dia 22: Ensaio para um silêncio
Livremente Inspirado na Obra “A Hora da Estrela” de Clarice Lispector
Grupo Expressões Humanas

Sinopse:

O espetáculo é uma tentativa de captar a essência do silêncio que penetra o vazio do ato da criação. Livremente inspirado na última obra lançada em vida por Clarice Lispector o espetáculo se desenvolve através do jogo entre criador e criatura e dos diversos eus que duelam na criação dos personagens. Diante de fatos reais o criador dilata o micro para chegar ao macro e vice e versa, se perdendo em meio a inúmeras divagações de cunho existencial e social no intuito de captar a vida de uma retirante nordestina perdida na cidade grande.

O espetáculo tece as artimanhas da própria narrativa para explicar a criação, montagem e apresentação da própria obra. Por meio dos personagens os atores vão seduzindo o público com a sensibilidade de quem percebe a complexidade do ser na simplicidade da alma humana.

A idéia de visitar a obra e traduzi-la para o teatro nasceu de nossa inquietação pelo “absurdo” da condição humana e dessa relação do eu com o mundo que como diz Camus: é experienciado como um divórcio entre o homem e a sua vida, entre o ator e o seu cenário. O absurdo nasce deste confronto entre o chamamento humano e o desrazoável silêncio do mundo”.

RELEASE

O espetáculo é uma tentativa de captar a essência do silêncio que penetra o vazio do ato da criação. Livremente inspirado na última obra lançada em vida por Clarice Lispector o espetáculo se desenvolve através do jogo entre criador e criatura e dos diversos eus que duelam na criação dos personagens. Diante de fatos reais o criador dilata o micro para chegar ao macro e vice e versa, se perdendo em meio a inúmeras divagações de cunho existencial e social no intuito de captar a vida de uma retirante nordestina perdida na cidade grande.

O espetáculo tece as artimanhas da própria narrativa para explicar a criação, montagem e apresentação da própria obra. Por meio dos personagens os atores vão seduzindo o público com a sensibilidade de quem percebe a complexidade do ser na simplicidade da alma humana. A idéia de visitar a obra e traduzi-la para o teatro nasceu de nossa inquietação pelo “absurdo” da condição humana e dessa relação do eu com o mundo que como diz Camus: é experienciado como um divórcio entre o homem e a sua vida, entre o ator e o seu cenário. O absurdo nasce deste confronto entre o chamamento humano e o desrazoável silêncio do mundo”.

ENTRADA FRANCA

Programa Cultura SESC Cariri
(88) 3587 1065 (SESC Juazeiro)
(88) 3523 4444 (SESC Crato)


Ação Mobilizadora da Secretaria da Assistência Social do Crato acontece essa semana

O Governo do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social comunica a população Cratense que nos próximos dias 20 e 21 estará sendo promovida uma ação mobilizadora com a temática "Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento". A Ação acontecerá na Praça da Sé no horário de 9 da manha às 2 da tarde.

O evento contará com a presença do Grupo do Sub-registro da STDS (Secretaria do Trabalho de Desenvolvimento Social do Estado) para emissão de 1ª e 2ª vias de Certidões de Nascimento.

Participem!

Fonte: PMC

CONFIRA OS PRONUNCIAMNETOS DOS VEREADORES NA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DO CRATO DESTA TERÇA-FEIRA, DIA 18 DE OUTUBRO DE 2011


SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DO CRATO
TERÇA – FEIRA – DIA 18 DE OUTUBRO DE 2011

VEREADOR FERNANDO BRASIL (PSB)

Fernando Brasil abriu sua fala externando a sua preocupação com o Canal do Rio Grangeiro, tendo em vista o inverno que se aproxima e a obra de recuperação da área continua em ritmo lento. Solicitou a união de todos, independente de partido, para resolver o problema. Fernando Brasil informou, ainda, que na próxima quinta-feira, uma equipe do Detran estará juntamento com o Deputado Estadual Sineval Roque (PSB) para analisar uma forma de abrir os retornos da Avenida Padre Cícero, no município do Crato. Fernando Brasil cobrou a construção de um alpendre no posto de saúde de Dom Quintino para abrigar a população que procura os serviços de saúde na unidade.

VEREADORA MARA GUEDES (PT)

Mara cobrou a resolução das questões de responsabilidade do Município, inclusive solicitou a participação do secretário de Infraestrutura – José Muniz, na sessão da Câmara, para explicar em que etapa estão as obras de calçamento e recuperação das praças, anunciadas pelo Poder Executivo. A vereadora petista também cobrou do secretário de Saúde do Município – Cícero França o relatório com a produção das equipes do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde das Famílias e explicações sobre o concurso público ao secretário de Administração – Cristiano Felício.

VEREADOR GEORGE MACÁRIO (PSDB)

O vereador tucano cobrou do Governo do Estado, mais precisamente ao DER, explicações sobre os serviços das obras de recuperação do Canal do Rio Grangeiro, que para ele estão lentas e preocupando a população do Crato, principalmente aos moradores das margens. Solicitou aos companheiros vereadores solidariedade ao seu requerimento que solicita ao CREA – Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos um diagnóstico sobre as obras do canal.

Em relação ao Projeto de Lei 45/2011 que trata sobre a introdução da disciplina da História do Crato, nas escolas públicas, o vereador George informou que apenas a Rede Municipal de Ensino terá a obrigação de colocar em sua programação o conteúdo. Para as demais a medida será facultativa.

VEREADOR PEDRO EUGÊNIO MAIA MOREIRA “PEDRO ALAGOANO” (PSB)

Pedro Alagoano afirmou estar solidário a preocupação do seu colega George Macário a situação do Canal do Rio Grangeiro e disse acreditar que só com união se chegará ao objetivo. No entanto, Pedro aproveitou a oportunidade para, mais uma vez, solicitar informações sobre a construção e recuperação das pontes do município do Crato. Pedro afirmou que a comunidade da Vila São Bento está cobrando a construção de uma nova ponte e perguntou sobre a verba que o Deputado Federal José Arnon Bezerra anunciou ter conseguido para aquela obra.

Pedro Alagoano trouxe a público o problema da majoração do valor das contas d’água, em cem por cento, de várias residências do Bairro Grangeiro. O vereador ressaltou que a Saaec precisa explicar à população, qual o motivo do aumento exagerado, se a Câmara Municipal não foi consultada. Também informou que as casas não dospõe de hidrômetro.

Pedro Alagoano solicitou do líder do prefeito na Câmara, explicações sobre a falta de medicamento no posto de saúde da Vila Novo Horizonte, já que o vereador foi procurado por vários moradores da área para falar sobre o assunto.

VEREADOR DÁRCIO LUÍS DE SOUSA (PSDB)

O vereador comunicou que esteve em Fortaleza no gabinete da Deputada Estadual Mirian Sobreira quando solicitou da mesma a disponibilização de recursos de sua verba parlamentar, para construção de uma praça, calçadão e dez passagens molhadas, no Distrito de Dom Quintino. O vereador afirmou que suas reivindicações foram acatadas.

VEREADOR FRANSCISCO EUDER OLIVEIRA FRANÇA “GUER” (PSDB)

Solicitou à secretaria da Câmara que envie uma moção de pezar à família de Raul de Sá Coelho, pelo seu falecimento, ocorrido na última segunda-feira, em Crato.

Fonte: CMC


Utilidade Pública - DESAPARECIMENTO - José Rodrigues da Silva


Blog do Crato - Utilidade Pública

Está desaparecido desde o último sábado, dia 15, o Sr. José Rodrigues da Silva, residente à Av. Raimundo Pires Maia, número 6, na Vila Novo Horizonte, em Crato.

Descrição:

O Sr. José Rodrigues da Silva é magro - alto - 1.74m - pele clara - cabelos claros, lisos e tem 42 anos de idade. Foi visto pela última vez trajando uma blusa verde claro e bermuda marrom e branco, no Bairro Vila Nova ( Conhecida como Vila Pau em Pé ) na tarde de sábado, ( por volta das 15:30 ) e também à noite.

Ontem ( Segunda-Feira ) foram encontrados os seus documentos de identidade, porém o seu telefone celular chegou a atender, mas a pessoa no outro lado da linha não falava, apesar dos insistentes clamores da família.

Quem souber do seu paradeiro, ou de alguma informação, por gentileza avisar à família, que está aflita, e principalmente à sua esposa, a Sra. Rosa Maria da Silva Rodrigues, pelos telefones:

9604-8574
9239-7404
ou ainda ligar para o 190

O Sr. José Rodrigues da Silva é casado e pai de 3 filhos.

Por: Dihelson Mendonça

SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À CIDADE DO CRATO RECONHECE TRABALHO DE DESPORTISTAS DO MUNICÍPIO DO CRATO


Uma Sessão Solene marcou os trabalhos desta segunda-feira, dia 17 de outubro, na Câmara Municipal do Crato. No primeiro momento, o cerimonialista Huberto Cabral destacou a passagem dos 158 anos de elevação do Crato à categoria de cidade. Em seguida, foi entregue a comenda Frei Carlos Maria de Ferrara a seis desportistas do Município.

São Eles: Walter Leite – presidente do antigo Votoran – equipe de futebol de salão, que fez bastante sucesso há decadas atrás. Serrano Atlético Cratense, representado pelo seu presidente – Sr Edmilson, Desportista Berga (técnico, árbitro e preparador físico) José de Paula Bantin – ex - presidente da extinta Liga Cratense de Desporto (LCD), Nilton Moreira – professor de judô, Antõnio Primo de Brito – ex- Prefeito do Crato, fundador do antigo Shell e da Fundação Minicipal de Desporto e Lazer (Fumdel) e Francisco Mouzinho de Queiroz – idealizador da comenda e que também atua nos meios desportistas de nossa cidade. A Sessão Solene foi presidida pelo Vereador Ailton Esmeraldo (PP) vie – presidente e, no momento, Presidente em exercício.

Fonte: CMC


PENSANDO _ Por M. Gabriella Federico

O passado passou, o futuro é misterio, o presente é uma dádiva.

CRATO 158 DE CIDADE‏ - Por: Wilson Rodrigues e Huberto Cabral


O Deus pai todo poderoso abençoou os Cratenses com uma chuva refrescante nesta segunda feira dia 17, data da comemoração dos 158 anos de elevação do Crato da condição de Vila à categoria de cidade, por força do artigo único da lei 628, sancionada pelo presidente do Ceará, Joaquim Vilela de Castro Tavares, em 17 de outubro de 1853. O Crato foi criado pelo capuchinho Frei Carlos Maria de Ferrara no ano de 1740 e em 1763 passou a ser município, cuja instalação se deu em 21 de junho do ano de 1764, ou seja, 84 anos após ter sido proclamada sua emancipação política, desmembrando-se do município de Icó. Entre sua criação e sua emancipação, suas principais atividades econômicas eram a agropecuária, agrícola, frutas e legumes. Mas com a sua elevação a categoria de cidade, foi na educação que o Crato encontrou o desenvolvimento e em 1875 foi instalado o Seminário São José, passando a liderar todo o movimento educacional, cultural e universitário com reflexos positivos nos demais setores econômicos, políticos e sociais, tendo a igreja católica como forte parceira no processo de crescimento.

A igreja católica foi a responsável pelo crescimento material e social do Crato que, como cidade, começou a criar os serviços necessários a sua vida coletiva. A chegada do Padre Ibiapina em 1864 muito contribuiu no processo evolutivo educacional do Crato e do Cariri com a criação das casas de caridades e outros empreendimentos. O sacerdote também foi um forte parceiro pela instalação do Seminário São José, em 7 de março de 1875, por Dom Antonio Luiz dos Santos, primeiro bispo do Ceará. O Seminário São José influenciou a implantação de outras instituições educacionais subseqüentes. A instalação da Diocese do Crato em 20 de outubro de 1914 pelo papa Bento XV, impulsionou a expansão educacional na cidade criando em 1923 o Colégio Santa Teresa de Jesus, em 1927 o Colégio Diocesano, o Patronato Padre Ibiapina em 1947, o Colégio Madre Ana Couto em 1958 e em 1969 o Colégio Pequeno Príncipe. Estas instituições solidificaram o Crato como o maior pólo educacional do interior do Nordeste.

Com a sua emancipação em 21 de junho de 1764 e a eleição de seu primeiro prefeito, Francisco Gomes de Melo, a historia política do município reserva momentos conflitantes, vitorias e conquistas de repercussão nacional. No inicio do século XIX, o diácono José Martiniano de Alencar, filho da heroína Barbara de Alencar, deflagrou o movimento republicano no Vale do Cariri e o Crato foi o palco principal com a culminância do grito pela independência do Brasil, dado por ele direto do púlpito da igreja matriz de Nossa Senhora da Penha em 3 de maio de 1817. Outra passagem memorável da historia política do Crato foi o enforcamento de Joaquim Pinto Madeira em 1834.

Pela ordem cronológica, o Crato é o V município do Estado do Ceará, vindo em seguida, Fortaleza em 17 de março de 1823, Sobral em 12 de janeiro de 1841, Icó e Aracati em 25 de outubro de 1842.

Wilson Rodrigues e Huberto Cabral

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30