xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/10/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 outubro 2011

Sindicato dos Bancários do Cariri convoca categoria para deliberar sobre proposta de acordo dos bancos


O Sindicato dos Bancários do Cariri convoca todos os bancários para a Assembleia Geral Extraordinária com fins de avaliar a proposta de Acordo apresentada pela FENABAN, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal, a ser realizada hoje, segunda-feira, dia 17 de outubro, as 19:30h, na sede do Sindicato, situada na Rua Glicério Benicio Pinheiro, 141, Bairro Pimenta - Crato-CE.

Cinzas do vulcão Puyehue afetam voos no Brasil e em outros países da América Latina


Em nota divulgada no domingo, a Gol informou que, devido ao novo avanço da nuvem de cinzas do vulcão, seus voos programados com origem e destino em Buenos Aires (aeroportos internacionais Ministro Pistarini e Aeroparque Jorge Newbery) e Montevidéu precisaram ser cancelados.

A companhia já começou a contatar os clientes que tiveram a programação alterada, via telefone, SMS e e-mail. A GOL destaca que os passageiros podem ajudar a agilizar esse processo, telefonando para a Central de Relacionamento, nos números 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina) e 598-2403-8002 (Uruguai). A empresa providenciará reacomodações sem cobrança das taxas previstas e, se os clientes preferirem cancelar a viagem, receberão o reembolso no valor integral dos bilhetes.

Para clientes de outras localidades que viajariam aos destinos mencionados, a orientação é permanecer em suas cidades de origem e verificar a situação dos voos com a empresa antes de se dirigir ao aeroporto. Passageiros que já estejam nos terminais à espera de seus voos serão atendidos pelas equipes de terra.

Também em nota, a TAM informou que no domingo teve problemas com dez voos no Rio, São Paulo e Porto Alegre. A Aerolíneas também registrou interferências em voos em São Paulo, enquanto que a LAN registrou cancelamentos em Porto Alegre.

Na Argentina, as autoridades decidiram suspender no domingo todas as operações no aeroporto metropolitano Jorge Newbery e cancelou partidas e chegadas no terminal internacional de Ezeiza, na capital. As autoridades argentina também lançaram um alerta devido à baixa visibilidade provocada pela nuvem vulcânica e recomendaram que os motoristas tomassem precauções para evitar acidentes.

As cinzas do Puyehue também impediram o pouso e a decolagem de voos no aeroporto internacional de Montevidéu, no Uruguai.

O vulcão, localizado no sul do Chile, próximo à fronteira com a Argentina, entrou em erupção em junho e vem provocando alterações intermitentes no tráfego aéreo no sul da América Latina em função dos ventos que espalham as cinzas por toda a região.

Agência O Globo - Por O Globo, com Agências Internacionais

SERVIÇOS PÉSSIMOS - Anatel recebeu 1,87 milhão de reclamações sobre serviços de telefonia, internet e TV em um ano




Brasília - No período de um ano, entre agosto de 2010 e agosto de 2011, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu 1.877.048 reclamações de usuários dos serviços de telefonia móvel e fixa, de internet e de TV por assinatura contra as empresas prestadoras desses serviços. Os dados são da Assessoria de Relações com o Usuário (ARU) da Anatel.

Para tentar diminuir os problemas, a agência promove hoje (14), em Brasília, o 1º Encontro Nacional dos Conselhos de Usuários do Serviço Telefônico Fixo Comutado. Esses conselhos foram criados como instrumentos de participação da sociedade no processo regulatório da Anatel.

De acordo com o regulamento instituído pela agência reguladora, os conselhos são integrados por usuários e associações ou entidades que tenham características de defesa dos interesses do consumidor. Os representantes são eleitos na área de atuação de cada concessionária.
As conclusões do encontro farão parte de um relatório a ser entregue à diretoria da Anatel.

As principais reclamações dos usuários contra as concessionárias de telefonia fixa são relativas a reparos nas linhas, que totalizaram, em agosto deste ano, 11.088, entre as 48.438 registradas nesse segmento pela ARU. Os outros motivos são cobrança, instalação de acessos individuais, atendimento, mudança de endereço, cancelamento, bloqueio, código de acesso, planos de serviço, e serviços adicionais.

Já em relação à telefonia celular, a Anatel registrou 81.497 reclamações em agosto, sendo o problema mais frequente a cobrança, que totalizou 34.013 queixas de usuários. Esse motivo também é o mais frequente entre as reclamações dos assinantes de TV paga, que somaram 7.753 no período. Desse total, 3.151 se referem a problemas com a conta enviada pela operadora.

Quanto à internet, ou serviço de comunicação multimídia (SCM), lideraram a lista de reclamações dirigidas à Anatel em agosto os reparos que não foram devidamente efetuados, com 9.270 registros. Em seguida, vem a cobrança (4.105), de um total de 19.166 reclamações relacionadas ao serviço de internet.

De acordo com a chefe da Assessoria de Relações com os Usuários, Letícia Seabra Mello Fernandes, “a ARU registra um índice de efetividade de 98,72% no tratamento de todas as reclamações recebidas, tendo resolvido um total de 1,853 milhão de solicitações”. Durante os 12 meses considerados no balanço feito pela assessoria, o índice de reabertura de reclamações foi 8,453% (156.636).

Um dos participantes do encontro, Carlos Zapata, membro do Conselho de Usuários da concessionária Sercomtel, de Londrina, considera importante essa participação. “Os conselheiros são eleitos pela comunidade, assegurando assim a independência na sua atuação. É uma pena que as entidades que deveriam participar dos conselhos não demonstrem interesse nesse trabalho e acho que a participação delas deveria ser obrigatória.”

O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, disse que os conselhos fazem parte das ações da Anatel para tornar a participação do usuário mais efetiva na fiscalização do sistema de telefonia. “Nós consideramos que a questão central é a questão do usuário e a única maneira de tratá-la é conversar com ele, como estamos fazendo hoje”, destacou.

Edição: Juliana Andrade
Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil


III Seminário Banco do Nordeste de Políticas Culturais


O Ambiente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste, a Universidade Corporativa Banco do Nordeste e o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio do Grupo de Pesquisa em Políticas de Cultura e de Comunicação (CULT.COM), realizam em conjunto o III Seminário Banco do Nordeste de Políticas Culturais, no período de 26 a 29 deste mês, nos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza (26 e 27), Cariri (28) e Sousa (29).

Segundo a coordenadora do Seminário, Viviane Queiroz, a terceira edição do evento diferencia-se das duas anteriores "por estender o seminário até Juazeiro do Norte, no CCBNB-Cariri, e até o CCBNB-Sousa, no alto sertão paraibano, não ficando apenas em Fortaleza". De acordo com o curador do seminário, professor Alexandre Barbalho, o objetivo do seminário é "discutir a política cultural na contemporaneidade em suas mais diversas expressões, a partir de amplas perspectivas analíticas".

Com o tema específico "Fomento cultural e seus agentes", a terceira edição do evento tem a finalidade de aprofundar a discussão em torno das diferentes modalidades de apoio estatal e não-estatal para a formação, a difusão, a fruição e a profissionalização no meio cultural.
Podem participar do seminário os seguintes públicos: gestores públicos municipais, estaduais e federais; militantes dos movimentos sociais; pesquisadores, professores e alunos de cursos de Ciências Humanas; profissionais do campo cultural; e outros interessados na temática.

Fonte: Centro Cultural Banco do Nordeste

Greve dos bancários deve terminar na 3ª feira


O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo no último dia 14, no segundo dia de negociações, na capital paulista, sobre reivindicações da categoria que está em greve há 18 dias.

Segundo Lourenço Ferreira do Prado, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), a Fenaban propôs um reajuste de 9% nos salários e na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além de aumento de 12% no piso da categoria.

Os bancários, que reivindicavam 12,8% de reajuste, aceitaram a proposta feita no dia 15, na reunião no hotel Maksoud Plaza, e, com isso, obtiveram 1,2% de aumento real nos salários.

Prado declarou que o Comando Nacional recomendará aos sindicatos de todo o país o retorno ao trabalho. A proposta pelo fim da greve será votada, segundo ele, em assembleias que ocorrerão entre segunda e quarta-feira. “A maioria dos sindicatos deve fazer as assembleias na segunda-feira e a volta ao trabalho deve ocorrer na terça-feira”, declarou Prado.”

Fonte: Agência Brasil

Bom Dia! - Hoje os comentários serão publicados!


Bom Dia, Crato! Hoje é o dia 17 de Outubro de 2011. O Fim do ano vem aí, hein ? Já pensou no que você vai gastar de presentes para o pessoal ? rs rs rs

Chega já 2012 e as profecias Maias pra acabar de completar o quadro. E vai ser logo num ano eleitoral hein ? Agora, parodiando o matuto, o mundo só acaba pra quem perder a eleição do próximo ano. Temos aí uns 10 candidatos que vão gastar um dinheiro "amuado". Depois quero ver como é que vão pagar as dívidas...

Os Comentários do Blog

Pessoal, ontem eu iria publicar os comentários conforme prometi, mas o E-mail do Yahoo passou o dia com defeito, veio normalizar 01:00 da manhã de hoje. E ontem também foi Domingo, né gente, dia de descansar também. Portanto, peço desculpas pelos atrasos, e aviso que os comentários não estão perdidos não. Aliás, quem escreve através do formulário de comentarista, geralmente eu respondo e fico batendo um papo com a pessoa via e-mail. Está dada a dica pra quem quiser me encontrar de forma fácil.

Abraços a todos, e mais uma vez:
BOM DIA!

P.S - Ah! e hoje tem sessão na câmara de vereadores. vou TENTAR ransmitir a sessão via Rádio Chapada do Araripe.

Dihelson Mendonça

EEF DOM QUINTINO RECEBE O PROJETO " AMIGOS DO SORRISO"- Por Maria Otilia




Foto: Equipe Amigos do Sorriso


Foto: Aluna no escovódromo

Por ocasião da Semana da Criança, a EEF Dom Quintino em parceria com a Secretaria de Saúde, através da Coordenadora Dra. Verônica, realizou oficinas e palestras sobre a higiene bucal .Como também aplicação de fluor para os alunos da Educação Especial e fundamental II. Lembrando que a Escola vem desenvolvendo o Projeto SPE(Saúde Preventiva na Escola) que tem como objetivo fomentar a cultura da qualidade de vida dos seus alunos. Vale ressaltar que o Projeto Amigos do Sorriso é de fundamental importância, principalmente porque realiza de forma lúdica, prazeirosa, de forma festiva a cultura da prevenção da saúde bucal.

O Núcleo Gestor da Escola parabeniza a Secretaria de Saúde do Município do Crato, em especial a Dra. Verônica, pelo brilhante projeto. Agradece a toda equipe(dentistas, atendentes, equipe administrativa) que prestaram este serviço de atenção básica, com qualidade, para os alunos desta escola.


Foto: Banda de Música Municipal recepcionando os alunos.

Mais um Ministro de Dilma acusado de Corrupção - Esse é o Sexto !!! - Cai ou não Cai Também ?


NE - Será mais um Ministro que vai cair por Corrupção ? Mais um ? Até agora já caíram 5

O ministro do Esporte, Orlando Silva, interrompeu sua agenda de trabalho em Guadalajara, cidade mexicana em que são realizados os Jogos Pan-Americanos, para falar durante quase 40 minutos sobre as denúncias publicadas pela revista Veja. O político afirmou que vai processar por calúnia José Dias Ferreira e Célio Soares Pereira, que o acusaram de receber verbas desviadas do programa Segundo Tempo, e que acionou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para que as denúncias sejam investigadas pela Polícia Federal (PF). Também afirmou estar disposto a ir ao Congresso para dar explicações sobre o assunto.

"Tem gente na política que acaba banalizando acusações, mas eu não. Estou sereno, diante de tamanha agressividade, e também confiante, porque sei que rapidamente, até mais do que as pessoas imaginam, a verdade virá à tona", disse Silva. "São acusações gravíssimas e vou reagir à altura".

O ministro afirmou que se encontrou com José Dias Ferreira, ex-militante do PC do B, apenas uma vez. "O único momento que encontrei este caluniador foi em uma audiência, no ano de 2004 ou de 2005, por recomendação do então ministro Agnelo Queiroz", explicou. "Ele era presidente de uma entidade relativa ao kung fu em Brasília e queria estabelecer um convênio com o Ministério. Foi a única vez que encontrei essa pessoa. Sobre a segunda pessoa (Célio), o que posso dizer é que não faço a mínima ideia de quem seja. Nunca o encontrei na vida".

Yahoo Notícias

Campanha contra o Forró Eletrônico: "Eu quero meu sertão de volta". - Por: José Cícero


Nos últimos dez anos tenho viajado freqüentemente pelo sertão de Pernambuco, e assistido, não sem revolta, a um processo cruel de desconstrução da cultura sertaneja com a conivência da maioria das prefeituras e rádios do interior. Em todos os espaços de convivência, praças, bares, e na quase maioria dos shows, o que se escuta é música de péssima qualidade que, não raro, desqualifica e coisifica a mulher e embrutece o homem.

O que adianta as campanhas bem intencionadas do governo federal contra o alcoolismo e a prostituição infantil, quando a população canta “beber, cair e levantar”, ou “dinheiro na mão e calcinha no chão” ? O que adianta o governo estadual criar novas delegacias da mulher se elas próprias também cantam e rebolam ao som de letras que incitam à violência sexual? O que dizer de homens que se divertem cantando “vou soltar uma bomba no cabaré e vai ser pedaço de puta pra todo lado” ? Será que são esses trogloditas que chegam em casa, depois de beber, cair e levantar, e surram suas mulheres e abusam de suas filhas e enteadas? Por onde andam as mulheres que fizeram o movimento feminista, tão atuante nos anos 70 e 80, que não reagem contra essa onda musical grosseira e violenta? Se fazem alguma coisa, tem sido de forma muito discreta, pois leio os três jornais de maior circulação no estado todos os dias, e nada encontro que questione tamanha barbárie.

E boa parte dos meios de comunicação são coniventes, pois existe muito dinheiro e interesses envolvidos na disseminação dessas músicas de baixa qualidade.

E não pensem que essa avalanche de mediocridade atinge apenas os menos favorecidos da base de nossa pirâmide social, e com menor grau de instrução escolar. Cansei de ver (e ouvir) jovens que estacionam onde bem entendem, escancaram a mala de seus carros exibindo, como pavões emplumados, seus moderníssimos equipamentos de som e vídeo na execução exageradamente alta dos cds e dvds dessas bandas que se dizem de forró eletrônico. O que fazem os promotores de justiça, juízes, delegados que não coíbem, dentro de suas áreas de atuação, esses abusos?

Quando Luiz Gonzaga e seus grandes parceiros, Humberto Teixeira e Zé Dantas criaram o forró, não imaginavam que depois de suas mortes essas bandas que hoje se multiplicam pelo Brasil praticassem um estelionato poético ao usarem o nome forró para a música que fazem. O que esses conjuntos musicais praticam não é forro! O forró é inspirado na matriz poética do sertanejo; eles se inspiram numa matriz sexual chula! O forró é uma dança alegre e sensual; eles exibem uma coreografia explicitamente sexual! O forró é um gênero musical que agrega vários ritmos como o xote, o baião, o xaxado; eles criaram uma única pancada musical que, em absoluto, não corresponde aos ritmos do forró! E se apresentam como bandas de “forró eletrônico”! Na verdade, Elba Ramalho e o próprio Gonzaga já faziam o verdadeiro forró eletrônico, de qualidade, nos anos 80.

Em contrapartida, o movimento do forró pé-de-serra deixa a desejar na produção de um forró de qualidade. Na maioria das vezes as letras são pouco criativas; tornaram-se reféns de uma mesma temática! Os arranjos executados são parecidos! Pouco se pesquisa no valioso e grande arquivo gonzaguiano. A qualidade técnica e visual da maioria dos cds e dvds também deixa a desejar, e falta uma produção mais cuidadosa para as apresentações em geral.

Da dança da garrafa de Carla Perez até os dias de hoje formou-se uma geração que se acostumou com o lixo musical! Não, meus amigos: não é conservadorismo, nem saudosismo! Mas não é possível o novo sem os alicerces do velho! Que o digam Chico Science e o Cordel do Fogo Encantado que, inspirados nas nossas matrizes musicais, criaram um novo som para o mundo! Não é possível qualidade de vida plena com mediocridade cultural, intolerância, incitamento à violência sexual e ao alcoolismo! Mas, felizmente, há exemplos que podem ser seguidos.

A Prefeitura do Recife tem conseguindo realizar um São João e outras festas de nosso calendário cultural com uma boa curadoria musical e retorno excelente de público. A Fundarpe tem demonstrado a mesma boa vontade ao priorizar projetos de qualidade e relevância cultural.

Escrevendo essas linhas, recordo minha infância em Serra Talhada, ouvindo o maestro Moacir Santos e meu querido tio Edésio em seus encontros musicais, cada um com o seu sax, em verdadeiros diálogos poéticos! Hoje são estrelas no céu do Pajeú das Flores! Eu quero o meu sertão de volta!

Autor: Anselmo Alves
Agradecimento: Ao amigo Fábio Passa Disco

Dedicado a Dihelson Mendonça

Agradecimento:

Que presente legal esse que eu acabei de receber do meu amigo José Cícero!

Acabar com o Forró Eletrônico é meu sonho de consumo, a luta de uma vida, porque essa coisa ( que não é forró e não é nada ) está destruindo a verdadeira cultura nordesrtina. Estamos perdendo as nossas raízes, e um povo sem cultura está fadado ao Fracasso e ao esquecimento.

Eu já falei tanto em minhas crônicas sobre essa coisa, que se tornou meu objetivo de vida. Um dia nós conseguiremos abrir bem mais espaços para que outros estilos possam fluir também.

É preciso acabar com o Monopólio imposto pelo cartel da mídia. Isso é um crime, privar as pessoas de conhecerem outras coisas apenas pelo poderio econômico, para vender apenas o produto que eles produzem, sem se importar com a opinião pública. Isso é a mais nefasta manipulação das massas, porque faz parte de todo um conjunto de coisas. O Forró é a música que embala um sem-fim de outras perversões, descaso, ignorância e manipulação do nosso povo.

Lutemos contra isso!
Abração, José Cícero.
MUITO OBRIGADO.

Dihelson Mendonça


Alimentação - Por José de Arimatéa dos Santos


Foto: José de Arimatéa dos Santos

No dia Mundial da Alimentação

O combustível de qualquer ser humano é a alimentação, a comida. Parte da população mundial não tem esse sagrado direito de comer. A grande concentração de renda de poucos faz com que muita gente passe fome.
Oportunidades e emprego são direitos de todo cidadão e aqui no Brasil a luta dos trabalhadores deve ser pela justiça em que todos possam ter seu trabalho e salários justos. Acredito que todo cidadão quer trabalhar e ganhar o "pão de cada dia" com o suor do trabalho.

Tomar café, almoçar e jantar, além do lanche são direitos. Eu disse direitos de todo nós. E isso é possível através do emprego para todos e uma melhor distribuição de renda para todos, indistintamente. Quanto a comida o Brasil é um dos maiores celeiros mundiais na produção de alimentos. E terra o país tem muita pronta para a agricultura e pecuária. Falta uma melhor organização dos espaços para o plantio e apoio para quem vive e produz no campo.

Acredito que há espaço para a agricultura de exportação e a agricultura familiar. Para a economia do Brasil as duas tem sua importância. Com uma melhor organização é possível a produção de alimentos para todos os brasileiros, mas vale destacar com o devido respeito ao meio ambiente. Uma reforma agrária de verdade é posível e que contemple todos os que queiram produzir e viver do campo. Espaço para se fazer a reforma agrária existe. Falta somente a implementação da lei e consequentemente a produção de mais alimento.


DIA DO PROFESSOR É TODO DIA! - Por: Cacá Araújo

Mediar, transmitir, proporcionar, alimentar, desenvolver, construir o conhecimento é uma atividade nobre e imprescindível à cidadania. E o professor é a figura central.

Imaginemos os diversos momentos da vida humana, as descobertas, os costumes, a história. Cada tempo alicerçando o período seguinte, tendo o professor e a professora, o mestre e a mestra, de eras primevas à atualidade, atuando na combustão da verdadeira humanidade...

Cacá Araújo

Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri


http://3.bp.blogspot.com/-DjI2OKQw0LA/Tpeq6oMLexI/AAAAAAAAaRk/3sY9A65thmQ/s1600/Coluna_Armando_Rafael.gif

Edição de 16 de outubro de 2011

Diocese de Crato chega a 51 paróquias

Com a criação da paróquia da cidade de Tarrafas (tendo como padroeira Nossa Senhora das Angústias) e da paróquia do bairro Parque Antônio Vieira, em Juazeiro do Norte (que tem como padroeira Nossa Senhora Auxiliadora) a diocese do Crato passou a contar com 51 paróquias. Depois da arquidiocese de Fortaleza, a diocese de Crato é a que tem o maior número de paróquias no Ceará. Já Juazeiro do Norte passa a ter 9 paróquias, sendo a cidade com o maior número delas na diocese de Crato.

Centenário de Luiz Gonzaga

No próximo ano o Brasil vai comemorar o centenário de nascimento do cantor Luiz Gonzaga, o Embaixador do Nordeste brasileiro e um dos maiores divulgadores da genuína expressão musical do sertão nordestino. Em Pernambuco, o governo estadual fará vários eventos – durante o ano todo – para comemorar o centenário, que terá como ponto alto o dia 13 de dezembro de 2012, aniversário natalício de Gonzagão. O governador Eduardo Campos prometeu asfaltar 5,5 km das ruas de Exu e o estado vai arcar com os custos de vários shows de artistas naquela cidade. A Assembleia Legislativa vai promover, no próximo ano, o Concurso de Redação "Luiz Gonzaga: 100 Anos de Vida e Obra do Pernambucano do século". O Concurso de Redação será direcionado aos alunos do ensino médio das escolas públicas daquele Estado.

E no Crato?

Luiz Gonzaga tinha Crato como a sua segunda cidade natal. Foi isso o que ele afirmou em várias oportunidades. No entanto a única homenagem até agora feita, em Crato, depois da morte do cantor foi a colocação de um busto de Gonzagão no Parque de Exposição. (foto ao lado) Busto que só é visto durante a Semana da ExpoCrato, realizada uma vez por ano. Cidade pobre em monumentos, bom seria que a Prefeitura de Crato transferisse esse busto para os jardins do Centro Cultural do Araripe (antiga Estação Ferroviária), onde ele seria colocado em estética base revestida de granito, com uma placa comemorativa aos cem anos de nascimento do cantor. Só assim a população veria – nos 365 dias do ano – a homenagem dos cratenses a Luiz Gonzaga.

Pegando o gancho

Aliás, depois da recuperação que o prefeito Samuel Araripe fez nas diversas praças centrais de Crato, bem que ele poderia mandar recuperar também os jardins do Centro Cultural do Araripe (antiga Estação Ferroviária). Por ali transitam, diariamente, milhares de pessoas (não só de Crato, mas de todas as cidades que circundam a conurbação Crajubar, haja vista o número de vans que fazem ponto naquelas imediações). Além da retirada de capins que nasceram no piso, novas plantas ornamentais poderiam ser ali implantadas, embelezando o visual da cidade.
Vôte...

Sequer foi colocado o piso nas novas calçadas na Rua João Pessoa, mas os ambulantes já tomaram conta do espaço. (foto ao lado ) De mala e cuia! ou seja, com suas improvisadas e feias bancas de venda de bombons, pipocas, CDs piratas, dentre outras, como vimos na última 2ª feira. Ficou difícil transitar no quarteirão em frente à Praça de São Vicente. Se as autoridades municipais não tomarem logo as providências, o “shopping a céu aberto” – planejado para aquela área central de Crato – vai virar mesmo é um imundo mercado persa. Em 1998, os ambulantes se apossaram do trecho entre o Externato 5 de julho e agência do BNB e foi um luta para removê-los de lá. Por fim os camelôs foram para o “camelódromo”. E agora, para onde vão?

Que é isso companheiro?

O prefeito de Barbalha, Zé Leite (PT), ainda não se recuperou da decepção! Foi anunciado na última 2ª feira, dia 10, que o governo federal vai liberar R$ 17 milhões de reais – dentro do Programa PAC Cidades Históricas – para restauro de propriedades particulares nas cidades de Aracati, Icó, Sobral e Viçosa do Ceará – que têm sítios históricos oficializados pelo Iphan – além de Fortaleza, é claro. A decepção do anúncio ficou por conta da exclusão de Barbalha, a única cidade do Cariri pré-selecionada para ser beneficiada com o programa. A Prefeitura de Barbalha chegou a fazer um diagnóstico do seu sítio histórico, no qual constou: 15 prédios tombados pelo governo municipal, 2 pelo governo estadual e 42 inventariados para preservação. Pois é. O que Barbalha ganhou de bom – nos últimos nove anos – só veio do Governo do Ceará.


Estão subestimando Barbalha...

A Terra de Santo Antônio conserva o seu sítio histórico com importantes edificações construídas no século 19. Todas merecem ser tombadas. No entanto, só duas edificações foram até contempladas. Graças ao setor do Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Cultura de Ceará. Uma foi a Casa de Câmara e Cadeia Pública (também conhecido por Palácio 3 de Outubro) prédio construído durante a grande seca de 1877, por ordem do imperador dom Pedro II. O edifício sofreu apenas ligeiras descaracterizações. Uma delas: durante a ditadura de Getúlio Vargas, foi retirado o brasão do Império – que existia na fachada – o qual foi substituído pela insossa estrela das armas republicanas. A outra edificação tombada, em Barbalha, foi um sobrado da Rua da Matriz, construído pelo comerciante Antônio Manoel Sampaio, protótipo da aristocracia barbalhense no século 19. (foto acima)

E o Engenho Tupinambá?

Agora, os olhos dos barbalhenses estão voltados para Camilo Santana, secretário das Cidades do Ceará, a cuja pasta está afeta o projeto de recuperação das instalações do Engenho Tupinambá. Esse projeto – a ser financiado pelo Banco Mundial – prevê que, após a restauração do engenho, será instalado no local o Museu da Rapadura do Cariri. Quando for implantando, o museu, além de preservar memória, condições históricas e culturais dos engenhos de cana-de-açúcar do Cariri, vai dispor de outro prédio anexo, onde serão construídos um restaurante, auditório, salas de reuniões, sala de exposição, anfiteatro e um mirante. Representará, sem dúvida, um incremento nas atividades turísticas na conurbação Crajubar.

40 anos de padre

O próximo 31 de outubro é dia de parabenizar dom Fernando Panico. Naquela data ele comemora os 40 anos de sua ordenação sacerdotal, fato acontecido em Roma em 1971. Três anos depois ele deixou a Europa para ser missionário no atrasado Nordeste brasileiro. Mais precisamente no Maranhão. Lá ele viveu e prestou serviços até que foi nomeado bispo de Oeiras-Floriano (Piauí), em 1993. Em 2001, dom Fernando foi transferido para a diocese de Crato. As comemorações pelos 40 anos de sacerdócio de dom Fernando acontecerão na Praça do Romeiro, em Juazeiro do Norte. Romarias das 49 paróquias da diocese de Crato se encontrarão lá. Juazeiro prometer fazer um grande evento para o bispo diocesano.

Farofeiro

Vá lá. Dizer que recebeu 1 milhão de dólares por uma “palestra” feita no exterior é mais uma pabulagem de Lula. Teve até gente que acreditou. Essa jactância do “Cara” decorre do incurável complexo de inferioridade que ele carrega em relação a FHC. No entanto, é razoável um cachê médio de 300 mil dólares recebidos por cada uma das quinze palestras feitas – até agosto último – pelo ex-presidente da República. Por conta disso foi divulgado que Lula já deve à Receita Federal mais de R$ 1 milhão e 900 mil reais de Imposto de Renda. E essa dívida vai ultrapassar os R$ 2 milhões, com as palestras confirmadas até dezembro próximo. O promissor faturamento do “palestrante internacional” já beira os R$ 7,1 milhões. Perguntinha ingênua: precisava Lula utilizar jatinhos de empreiteiros amigos nos seus deslocamentos ao exterior?

PiG– Partido da Imprensa Golpista

Pois é, o PiG chegou à Europa! Os trogloditas ficaram tiririca com o jornal “Financial Times” quando este publicou que as dicas sobre economia – dadas pela presidente Dilma Rousseff aos líderes europeus – são "conselhos malucos, além de hipócritas” (sic). No seu último périplo internacional, dona Dilma – prosseguindo com a megalomania do seu antecessor – teve um momento de supervaloração julgando que o Brasil era o centro do universo. Ou que os outros povos do planeta são bestas iguais ao que ele governa.

Carga Pesada

A mídia ainda lembrou a dona Dilma que o aumento da carga tributária no Brasil de 33,14% para 33,56% do PIB significou mais R$ 4,2 bilhões na arrecadação. Somando isso com o aumento do IOF (em vigor desde que a CPMF foi derrubada no Senado) há dinheiro suficiente para o Brasil resolver seus problemas na falida saúde pública. Sem necessidade de se criar mais um imposto novo. Ô imprenssinha golpista!

Torpedos

– O deputado Aldo Rabelo (PCdoB–SP), ex-presidente da Câmara Federal e redator do novo e recém-aprovado Código Florestal Brasileiro estará em Crato no próximo dia 17 de novembro. Ele vem proferir palestra no antigo Colégio Agrícola (hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia–Campus Crato). A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) também estará presente ao evento.

– Nem tudo é progresso em Juazeiro do Norte. Depois de mais de quarenta anos de existência, o Hospital Santo Inácio encerrou suas atividades, esta semana, por falta de condições de funcionamento. 104 pessoas ficaram desempregadas. O Hospital Santo Inácio era autorizado pelo Ministério da Educação para funcionar como Hospital Escola, para os alunos da Faculdade de Medicina de Juazeiro (FMJ). Agora os futuros médicos passaram a ter aulas no Hospital Geral da cidade de Brejo Santo, distante 80 km de Juazeiro.

– Deverão ser licitadas no próximo mês as obras do primeiro canal do projeto Cinturão das Águas do Ceará–CAC. Com cerca de 150 km, o canal ligará os municípios de Jati e Nova Olinda – a um custo de 1 bilhão e 500 milhões de reais – destinado a levar água do rio São Francisco para cidades do Cariri. O governo federal deverá entrar com R$ 1 bilhão e 100 milhões de reais, e o governo estadual fará a contrapartida de 400 milhões de reais.

– Um grande prédio em construção – localizado na Praça José Ilânio, na Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte – pode ser visto de longe, pois já desponta o 2º andar. Trata-se do mais novo empreendimento hoteleiro da vizinha cidade. Agora o nome do hotel é este: “Lu-á”. Isto mesmo, Hotel Lu-á. Falta de imaginação ou se trata de uma palavra chinesa?

– Enquanto os Estados brasileiros brigam pelos futuros royalties do “pré-sal” (cuja previsão de exploração é lá por volta de 2016), o preço das ações da Petrobras caiu abaixo da média do Ibovespa. A ação ordinária da Petrobrás está equiparada hoje ao preço da ação da Telemar. Quem te viu, quem te vê!

– Me engana que eu gosto! O governo federal se recusa a admitir que a inflação da cesta básica, em um ano, atingiu 10,25%, passando, assim, para dois dígitos. A área econômica do governo, quando muito, admite que a inflação anual, medida pelo IPCA, chegou a 7,33%, a maior dos últimos cinco anos.


Como eu poderia deixar de falar da Chuva que caiu sobre o Crato hoje ? Uma bênção dos Céus !

http://farm3.static.flickr.com/2694/4306651302_7723ec1410_o.jpg

E finalmente aconteceu. Há uns 3 dias, calor infernal aqui em Crato. Anteontem, vimos relâmpagos e trovões do lado leste e oeste, mas nada de chuva. Hoje foi diferente. Durante a madrugada, muitos trovões e relâmpagos, e a chuva caiu pela madrugada invadindo a manhã. O dia amanheceu lindo, nublado, frio, os pássaros, a natureza em festa...Neste momento ( 12:25 ) tempo nublado e vai permanecer assim por grande parte do dia. Temperatura local na Vilalta, 28 graus. Umidade Relativa do Ar, 62% ( aumentou significativamente, claro ).

Tenham um Bom Dia!
Foto de outro dia, mas a visão daqui é essa mesmo...

Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31