xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/10/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 outubro 2011

Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri



http://4.bp.blogspot.com/-92a_PvEX_A4/To6pNS9qDpI/AAAAAAAAaAg/2Bf-zmSDBTE/s1600/Coluna_Armando_Rafael.gif

Dia 10 de Outubro de 2011


Tudo muda

Se for para ajudar a sua reeleição, o prefeito Manoel Santana (PT), de Juazeiro do Norte, faz qualquer coisa. Ele substituiu até a antipática logomarca da sua administração. Saíram as figuras humanas com bandeiras vermelhas e a frase: “Governo da Revolução Democrática” (que mais lembrava as propagandas de Hugo Chávez e Evo Morales) e entrou a nova logomarca (ver ao lado). Esta, bem melhor e mais apropriada, diga-se de passagem! Como bem escreveu o escritor Daniel Walker: "Se a fitinha da logomarca tivesse as cores da bandeira de Juazeiro (azul e amarela) poderia ficar para sempre como a logomarca oficial do município, pois com as cores oficiais da bandeira acabaria com essa besteira de logomarcas partidárias que só trazem desperdício de dinheiro público".

Pujança à vista

Não tem como negar. Saltam aos olhos a transformação que vem experimentando – para melhor – a região do Cariri. E não é só a conurbação Crajubar que vem experimentando um aquecimento na sua economia. Quem visita Brejo Santo, Missão Velha e Mauriti observa também um progresso sem precedentes naquelas cidades. Investimentos de empresas privadas e do governo estadual, (sem falar nos projetos de construção da ferrovia Transnordestina e da transposição do Rio São Francisco, que se arrastam há mais de oito anos) estão movimentando algo em torno de R$ 500 milhões na economia caririense.

Projeto Cidades do Ceará

Levando em conta o que foi dito acima, o atual governo do Ceará criou o Projeto Cidades do Ceará–Cariri Central. Trata-se de uma experiência-piloto, a qual, se aprovada, será estendida às demais regiões do Estado. Operacionalizada pela Secretaria das Cidades, o projeto tem como finalidade dotar a Região do Cariri de uma infraestrutura de bens e serviços, evitando que a população procure a capital do Estado, hoje centralizadora do desenvolvimento econômico do Ceará. O Projeto Cidades do Ceará–Cariri Central contempla os municípios de Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Pedro Cabeção

O cratense – gozador por natureza – já denominou o Projeto Cidades do Ceará–Cariri Central de “Pedro Cabeção”. Isso por conta da expressiva centralização das obras previstas para Juazeiro do Norte. Na verdade, a maior parte dos investimentos públicos – estadual e federal – como Hospital e Aeroporto Regional, Universidade Federal, Avenida do Contorno, Roteiro da Fé, Centro Multifuncional de Serviços, dentre outros, vêm sendo canalizados para a pujante Terra do Padre Cícero. No tocante aos investimentos privados, eles, praticamente, são direcionados 100% a Juazeiro do Norte.

Só lembrando

E para quem não sabe quem foi “Pedro Cabeção”, eis aí a informação, da lavra do presidente do Instituto Cultural do Cariri, Manoel Patrício de Aquino: “Há alguns anos viveu em Crato um tipo popular chamado Pedro Cabeção. Este possuía, além da macrocefalia (o crâneo mais desenvolvido do que o corpo) outras bem visíveis deformações anatômicas, as quais, no entanto, não despertava a mínima curiosidade de ninguém, pois o importante mesmo era a sua enorme cabeça, que lhe valera a alcunha. Pois bem, meu caro leitor, o Ceará de hoje, mais do que nunca, lembra-me o miserável Pedro Cabeção. Estado pobre. Paupérrimo. Com sua enorme e disforme cabeça (Fortaleza e a Região Metropolitana) e aleijões pelo resto do sofrido corpo”... Qualquer semelhança com a Região Metropolitana do Cariri não é mera coincidência!

Centenário da Diocese de Crato 1

São várias as sugestões para compor a programação comemorativa do centenário de criação da Diocese de Crato, a ocorrer entre outrubro-2013 a outubro–2014. Uma delas é a implantação do Centro de Cultura Frei Carlos Maria de Ferrara, projeto já aprovado pelo Conselho Presbiteral da Diocese de Crato. O centro será constituído pelo Departamento Histórico Diocesano Padre Gomes (já em funcionamento) e pelo futuro Museu de Arte Sacra Dom Francisco de Assis Pires. Outra ideia que ganha corpo é a realização de um evento sobre o cinquentenário do Concílio Ecumênico Vaticano II. Este evento teria como palestrantes os professores Virgílio Arraes, Oscar Beozzo, João Batista Libânio e monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo, atual reitor do Santuário Eucarístico Diocesano, que foi estudante em Roma, à época da realização do Concílio (1962-1964), e do qual acompanhou de perto.

Centenário da Diocese de Crato 2

Dentro da programação do Centenário da Diocese, dois eventos já estão garantidos para nela constar. Um é a realização – entre 7 a 11 de janeiro de 2014 – em Crato, do 13º Encontro Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). O outro evento será a solenidade consagração da igreja-matriz de Nossa Senhora da Penha como Catedral da Diocese. O que ocorreu é que a nossa catedral, em cem anos utilizando esta denominação, nunca foi consagrada – dentro da liturgia católica – como Igreja-Mãe da Diocese de Crato. Dom Fernando Panico deverá, em 2014, preencher essa lacuna...

Lá de nós

Ainda não tive oportunidade de ler (nem ver) um livro, editado em Fortaleza, sobre as origens da Família Bezerra de Menezes do Cariri. Mas li um comentário sobre uma interessante revelação nele publicada. Compartilho com os leitores: alguns ancestrais do Padre Cícero pertenciam à Família Bezerra de Menezes. As suas tetravó e trisavó paternas, respectivamente, Petronila Bezerra de Menezes e Ana Maria Bezerra de Menezes, filha de Petronila, foram relacionadas por genealogistas como oriundas da contribuição étnica da família, dos troncos existentes entre velhos povoadores da Bahia, de Pernambuco e de Sergipe, especialmente. Por conseguinte, o Padre Cícero Romão Baptista é um legítimo Bezerra de Menezes.

Chamem o Meirelles de volta

No fim de setembro o governo brasileiro já tinha ultrapassado o limite fixado para suas metas para a área econômica para 2011. Incluindo a previsão da inflação. A continuar com a atual política de juros baixos, em 2012 a inflação vai estourar. Semana passada, até o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, reconheceu: o PIB brasileiro está em baixa e a inflação em alta. Grande Tombini: e isso é novidade? Como se ninguém tivesse reparado ou deixado de sentir no bolso... Vade retro!

No mais

A arrecadação cresce e a carga tributária deve bater novo recorde! Pois é, e com toda essa fartura nos cofres do erário – que vem acontecendo há quase nove anos de governos dos “cumpanhêro” – o caos na saúde, na educação e na infraestrutura (assim como as denúncias de corrupção) só fizeram foi aumentar. E a presidente Dilma ainda chegou a afirmar – em recente entrevista na TV Record – que é o próprio povo brasileiro quem vai pedir novo imposto para resolver o problema da saúde...

A taça do mundo é nossa

O deputado Cleber Verde (PRB–MA) – da “base de sustentação” do governo, é claro! – apresentou um “brilhante” projeto na Câmara Federal! Dito projeto estabelece que em 2014 as férias escolares devam coincidir com a abertura e o encerramento da Copa do Mundo de Futebol. É pouco deputado! Que tal incluir no seu projeto outras medidas? Tipo assim: que durante a copa ocorra um recesso parlamentar. Ou então, umas férias coletivas para os juízes. Ou, ainda, feriados bancários no dia que o Brasil entrar em campo...

Pense numa conquista!

A ditadura cubana, há 52 anos implantada, liberou o comércio de carros novos para a população da ilha-prisão. Em Cuba era proibido negociar veículos fabricados após 1959. A partir de agora, a população cubana alimenta nova esperança: que daqui a mais 50 anos – lá por volta de 2061 – no cinquentenário da morte de Steve Jobs, também possa ser liberado, naquele paraíso socialista, o comércio para notebooks, iPads, tablets, iPhones e outras modernas tecnologias da decadente sociedade capitalista.

Curtas

– A greve dos professores municipais de Barbalha chegou hoje ao 38º dia. E o prefeito José Leite (PT) não apresentou nenhuma contraproposta para encerramento do movimento grevista.

– O Regional CNBB-Nordeste 1 vai se reunir em Crato no período de 11 a 15 de novembro próximo. Dezessete bispos diocesanos deverão se encontrar no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, localizado no bairro Grangeiro.

– O Governo do Brasil financia nova estrada de 420 milhões de dólares... Na Bolívia, do “cocaleiro” Evo Morales. Enquanto isso o trecho Farias Brito-Várzea Alegre (que inexplicavelmente continua sendo de responsabilidade federal) continua sem receber, sequer, uma meia sola da “operação tapa-buracos”.

– Comentário ouvido em Crato, em plena Praça da Sé: “A crise na Grécia tá feia. A população de lá amanheceu hoje com greve nos bancos, correios e até nas escolas”... Deve ser horrível viver num país desse!

Dr. Raimundo Bezerra e o Primeiro Site do Crato na Internet - Por: Dihelson Mendonça


Memórias...


E
m 1993 eu comecei a acessar a internet. Fui das primeiras pessoas do Brasil a usar a grande rede, com os primeiros provedores que existiram em São Paulo. No mesmo ano, implantei no Crato um sistema que fornecia E-mail para os usuários, o primeiro serviço de internet do Cariri, chamado MEGA-STAR BBS. Os BBS, também conhecidos por "Boletim Board Systems", foram os precursores dos atuais serviços de internet. Era uma época primitiva, mas já tínhamos comunicação em tempo real com o resto do mundo, e eu cheguei a ter mais de 120 clientes cadastrados nesse sistema. Anos depois é que surgiu outra BBS aqui no Crato, e 4 anos depois surgia a BaydeJBC em Juazeiro. Em 1996 os sistemas se aperfeiçoaram e fizemos planos para um grande provedor para o Crato em reuniões com Nezim Patrício e outros, a fim de calcular os custos e o material necessário. Crato sempre marcando pioneirismo...

Ainda em 1996 me tornei webdesigner, trabalhava também com programas gráficos como o photoshop ( que era novidade ), retoques de fotos antigas, etc, e me associei a outras pessoas, como Josane Garcia, Sérgio Bastos e Haoni Caiena, que na época, era um garotinho inteligente.

Um dos nossos primeiros trabalhos além do design de um site para uma indústria de Mel da região, foi a criação do site da cidade do Crato. Levamos a idéia ao Dr. Raimundo Bezerra ( então prefeito ), que ficou muito empolgado para que o Crato fosse pioneiro ( Vejam que essa história de "O Crato na Internet" que o Blog do Crato utiliza, vem desde aquela época ). Dr. Raimundo foi um homem visionário, tinha grande noção das potencialidades que a internet traria ao futuro. Assim é que com a equipe acima mencionada, e com revisões de Huberto Cabral, surgia em meados de 1997, o primeiro "Crato na Internet", que foi o site Crato Virtual.

Numa época em que ele foi criticado por alguns retrógrados da cidade, que achavam que "esse negócio de internet não ia dar em nada", e investia numa "coisa sem futuro", ele, que sempre me tratou carinhosamente de "O professor", escreveu a seguinte mensagem de abertura para nosso o site há 14 anos atrás:

"Temos a responsabilidade de criar condições favoráveis para nossa gente, garantindo a todos o pleno direito de exercício da cidadania, buscando o objetivo maior, que é a vida tranquila, de boa qualidade. A plenitude desse direito é revigorada no acesso do homem aos meios da saúde, a educação e ao mercado de trabalho. Crato por tradição histórica, política, social e cultural, sempre se destacou por seu potencial natural e sua exuberante paisagem que encanta quantos o visitam. É nosso dever como poder público manter acesa a chama da história deste município que sempre se destacou como geo-centro do Nordeste do Brasil com suas particularidades e seu forte potencial produtivo. O reconhecimento do cidadão nas ações públicas está na segurança de poder nascer, crescer e construir uma família com a certeza de demonstrar, que lhe foi permitido garantias reais a esse mister, e, finalmente justificar seu dever como cidadão participativo que contribui para o engrandecimento da sociedade. Cabe a todos esse direito de participar, para que o futuro seja o resultado do nosso presente. O Crato, no seu histórico pioneirismo, não poderia ficar de fora dos modernos avanços da tecnologia das comunicações eletrônicas e do já existente aldeamento global. Com o advento da Internet, podemos projetar ao mundo de maneira rápida, realista, e moderna, o legado dos nossos antepassados gloriosos de suas causas nobres, que tornam o Crato um ponto referencial único dentro da história sócio - política do nordeste brasileiro, e as suas projeções altivas para a cultura e a CyberCultura do próximo milênio. Sejam bem vindos, "nesta terra há lugar para todas as pessoas de boa vontade. "

Aqui está uma imagem da página de abertura do nosso primeiro site do Crato, o "Crato Virtual":
http://3.bp.blogspot.com/-O-2AuskgcfE/TpNGNMu5PUI/AAAAAAAAaGc/Q4vGufOHpxo/s1600/crato_virtual.jpg

Aproveito aqui para saudar esta grande figura da sociedade cratense, Dr. Raimundo Bezerra, um homem de muita visão, que sempre teve por mim, um tratamento e aprêço especiais, sempre que nos encontrávamos. Nos deixou saudades.

Por: Dihelson Mendonça

Prefeitura de Iguatu se prepara para lançar edital do concurso público



A Prefeitura de Iguatu se prepara para lançar edital do concurso público, que poderá oferecer mais de 850 vagas para preenchimento de cargos nas funções que vão desde auxiliar de serviços gerais até funções de níveis mais elevados como médico.

Os valores de salários variam de acordo com a função que o candidato exercerá podendo ser a partir de 1 salário, para os cargos com menor nível de escolaridade até os mais altos, destinados aos cargos que exigem nível superior, como exemplo, a função de médico veterinário, cujo salário base fica em torno de R$ 1.800,00.

O concurso ainda não tem uma data marcada para ser realizado, mas todas as previsões sugerem que o mesmo será realizado entre os meses de novembro e dezembro. O projeto base inicial já foi todo elaborado através de uma comissão mista, envolvendo membros da sociedade civil, vereadores, funcionários municipais, sindicatos e clubes de serviço, e a expectativa agora é pela escolha da instituição responsável pela realização do concurso público. A partir desse procedimento, o edital será publicado.

De acordo com a secretária de Administração e Finanças, Francigleuba Aragão, as pessoas interessadas em participar desse processo deverão se preparar porque o concurso será realizado o mais breve possível. “A gente orienta que as pessoas aproveitem para estudar e participem do concurso porque é uma oportunidade para que possam se efetivar e assim terem uma estabilidade com um futuro melhor para todos”, afirmou.

Redação
Luiz Vasconcelos/com informações do blog Iguatudiário

Temos dia e hora pra morrer ? - Policial pula do carro e escapa vivo

Câmeras de segurança captaram o momento exato em que um carro e uma van da polícia, na Bielorússia, se chocaram. Os dois veículos bateram em um cruzamento e a van acabou capotando. O policial conseguiu sair e, por pouco, não foi atingido na cabeça. Depois da queda, ele se levantou e, ainda meio tonto, foi para a calçada. Olha só:





Bancários marcam assembleia para avaliar ampliação da greve



Brasília – O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), reúne-se amanhã (11) às 10h, em São Paulo, para avaliar a greve e ampliar o movimento. Segundo a confederação, a ampliação da greve é uma resposta ao “silêncio” da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), braço da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) dedicado a negociações trabalhistas.

A greve começou no dia 27 de setembro e completa 14 dias hoje (10), paralisando cerca de 9 mil agências de bancos públicos e privados. Segundo a Contraf, a paralisação começou após as assembleias dos sindicatos rejeitarem a proposta de reajuste salarial de 8%, que representa 0,56% de aumento real. Desde o início da greve, nenhuma nova proposta foi feita pela Fenaban.

A categoria reivindica reajuste de 12,8% (5% de aumento real mais a inflação do período), valorização do piso, aumento da participação nos lucros e resultados (PLR), mais contratações, fim da rotatividade, combate ao assédio moral, fim das metas consideradas abusivas, mais segurança nas agências, igualdade de oportunidades e melhoria do atendimento aos clientes.

Na última sexta-feira (7), a Fenaban disse, por meio de nota, que “fez duas propostas completas visando a acordo com os bancários e colocou-se à disposição do movimento sindical para tratar de eventuais acertos que fossem necessários. Portanto, não há razão para que a federação apresente nova contraproposta como querem os sindicalistas. O que se espera, agora, é que sejam discutidos os ajustes que levem ao acordo”.

Edição: Lana Cristina
Agência Brasil
Foto: Agência do Banco do Brasil de Crato em Greve ( Dihelson Mendonça )


Grevistas dos Correios fazem assembleias hoje para decidir se voltam ao trabalho


Brasília – Os empregados dos Correios devem fazer assembleias nos 35 sindicatos da categoria, na tarde de hoje (10), para decidir se mantêm a greve iniciada há 27 dias. Eles vão colocar em pauta a proposta apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) na sexta-feira (7), que foi aceita pela empresa, mas rejeitada pelos representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect).

Se os trabalhadores não aceitarem o acordo com a empresa, o dissídio coletivo da categoria será julgado amanhã (11) pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do TST. O secretário-geral da Fentect, José Rivaldo da Silva, acha que os sindicatos não vão entrar em acordo com a empresa e a decisão deverá ser dada pelo TST.

Na última reunião entre a direção e os trabalhadores, o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, apresentou uma proposta que prevê abono de R$ 800, a ser pago imediatamente, e aumento real de R$ 60 a partir de janeiro de 2012, além de reajuste linear de 6,87% do salário e dos benefícios. Os grevistas querem repôr os dias parados com trabalho extra e também reivindicam aumento real de R$ 80 retroativo a agosto.

Para tentar regularizar a entrega de correspondências, os Correios fizeram mais um mutirão no último fim de semana. Foram entregues 22 milhões de correspondências e feita triagem em mais 27 milhões em todo o país. Desde o início da paralisação, os mutirões foram responsáveis pela entrega de cerca de 47 milhões de cartas e encomendas e pela triagem de mais 96 milhões.

Edição: João Carlos Rodrigues
Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil


Fortaleza -CE: Vinte carros da Polícia destruídos em incêndio


Um incêndio, no começo da tarde deste domingo, no prédio da antiga Academia de Polícia Civil, na avenida Aguanambi, deixou 20 veículos completamente destruídos e mais 12 avariados. Equipes de policiais e bombeiros estiveram no local para debelar o fogo. As causas do incêndio ainda não foram descobertas. A fumaça tomou contra do cenário e dificultou até a contagem do prejuízo .

Oito equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para a avenida Aguanambi e ficaram boa parte da tarde para controlar o fogo, dentro do pátio onde os carros estavam estacionados e no matagal, em uma comunidade situada próximo ao prédio.

Os 32 carros atingidos pelas chamas estavam com outros 173 veículos. Quase todos apreendidos, segundo o delegado-geral de Polícia Civil, Luís Carlos Dantas, que acompanhou os trabalhos das equipes dos bombeiros e dos policiais pessoalmente.

“Os carros que estão aqui foram descobertos com traficantes de drogas”, contou ele. O prédio da antiga Academia de Polícia serve hoje para acomodar o grupo provisório de Investigação de Homicídios e também cede espaço para o treinamento de tiro, além do depósito onde ficam parados os automóveis apreendidos pelas equipes.

Apesar da destruição dos carros ontem, não ficou ninguém ferido e não houve destruições no prédio. As chamas atacaram somente os automóveis. A Polícia e os bombeiros não têm uma resposta para os motivos do fogo. Os bombeiros suspeitam de que o fogo tenha sido espontâneo. “Nesta época, com ausência de chuva, vegetação alta, calor, seca.

Tudo isso provoca a combustão espontânea”, esclareceu o capitão dos Bombeiros, Edir Paixão. “Agora, vamos umedecer a vegetação aqui para evitar outros fatos”, acrescentou o capitão dos Bombeiros.

“Somente o laudo da Perícia vai direcionar uma resposta sobre as causas do que aconteceu. Vamos esperar o que dirão os peritos. E também estaremos com inquérito para investigar”, completou o delegado Luís Carlos Dantas.

Blog do Macário


" Histórias e Estórias do Crato " - Dr. Raimundo, o Homem Bom - Por: Ivens Roberto de Araújo Mourão


Trabalha na Ceasa/CE, na função de motorista, o José Pedro de Sousa. É oriundo de Exu/PE e, como todos daquela cidade, inclusive o mais famoso deles – Luiz Gonzaga – considera-se cratense, tal a forte ligação existente entre as duas cidades, separadas apenas pela Serra do Araripe. Andar num carro dirigido por ele é ter a certeza de ouvir um CD do Rei do Baião, cujas músicas as conhece de cor. Durante alguns anos, na década de 70, trabalhou para o Dr.Raimundo Bezerra de Farias, em Crato. Não perde oportunidade de elogiar o antigo patrão, como um homem, acima de tudo, humano. De um coração sem tamanho.

Numa época de campanha política, o Zé Pedro – como é conhecido - era o motorista de um caminhão em cima do qual o Dr. Raimundo fazia seus comícios, pelos bairros do Crato, em campanhas para a Prefeitura. Relatou, então, o seguinte:

Em um determinado dia, o comício foi no Alto da Penha, próximo tanto da Igreja de São Francisco como do terreno no qual o Dr. Raimundo tinha a sua cerâmica. Vários políticos discursaram, inclusive o Dr. Eudoro Santana vítima, como ele, das arbitrárias prisões da Ditadura da década anterior.

Abriu-se espaço para as pessoas de destaque do bairro. Tomou a palavra o Dr. Lingüiça – cujo nome verdadeiro o Zé Pedro não lembra. Passou, então a pedir o apoio à candidatura do postulante a Prefeito:

"Meus amigos, todos vocês sabem que eu não sou político. Mas, não poderia deixar de pedir o voto para o Dr. Raimundo. Um homem muito bom. É um bom filho, é um bom esposo, é um bom pai. Amigo de todos. De uma simplicidade, pois trata a todos como igual, não importando se é pobre, se é rico. Como médico, então, nem se fala. É muito competente. Não tem um cardiologista igual por essas bandas. Extremamente caridoso, pois atende essa pobreza do Crato sem cobrar um tostão pela consulta."

E o Dr. Lingüiça continuou a desfiar elogios e mais elogios que estavam deixando o Dr. Raimundo encabulado. Arrematou a sua fala provocando uma gargalhada geral, quando disse:

"Para vocês saberem como o Dr. Raimundo é um homem bom, vou contar um fato que aconteceu comigo. A minha esposa esteve hospitalizada por quinze dias na Casa de Saúde do Dr. Raimundo. Vocês me acreditem que durante esses quinze dias ele não saiu de cima dela!!!!"

Por: Ivens Roberto de Araújo Mourão

CRATO - Um Tesouro que nunca poderão tirar de nós !


Pensamento do Dia

http://1.bp.blogspot.com/-fLvLtrbWARE/TpFDW8GWIpI/AAAAAAAAaFk/Z2Zi1BXWETc/s1600/chapada_do_araripe_Crato400.jpg


"O Crato tem belezas naturais, tem a linda Chapada do Araripe, tem verde, tem fontes, balneários... Coisas que cidade nenhuma pode tirar de nós. Eles podem até levar o SESI, podem levar o SENAI, podem levar as nossas Universidades. Os governos podem negar verbas para que nossa cidade possa crescer como deveria, mas eles jamais poderão tirar os nossos maiores tesouros: Primeiro, a nossa dignidade, e a nossa querida Chapada do Araripe. Hoje é Domingo: Nós Cratenses, como fazemos há mais de 200 anos, vamos para nossos pés de Serra tomar Banho nas Nascentes, nessa agradável temperatura que o Crato possui. Enquanto isso, certas cidades gananciosas, que não tem sequer qualidade de vida, num belo dia de Domingo como esse vão amargar no calor, e tomar banho só se for de AREIA ou numa poça de lama. Salve a nossa Chapada do Araripe, um patrimônio que cidade nenhuma pode tirar dos Cratenses!"

Por: Dihelson Mendonça

Eu Vou Pro Crato
( Luiz Gonzaga
, com letra de cratense José Jataí )

Eu vou pro Crato
Vou matar minha saudade
Ver minha morena
Reviver nossa amizade

Eu vou pro Crato
Tomar banho na nascente
Na subida do Lameiro
Tomo uns trago de aguardente

Eu vou pro Crato
Comer arroz com pequi
Feijão com rapadura
Farinha do Cariri

Eu vou pro Crato
Vou matar minha saudade
Ver minha morena
Reviver nossa amizade

Eu vou pro Crato
Pois a coisa melhorou
A luz de Paulo Afonso
O Cariri valorizou

Eu vou pro Crato
Já não fico mais aqui
Cratinho de açucar
Coração do Cariri

Eu vou pro Crato
Vou matar minha saudade
Ver minha morena
Reviver nossa amizade

Eu vou pro Crato
Vou pra casa de seu Pedro
Seu Felício é velho macho
Tô com Pedro, tô sem medo

Eu vou pro Crato
Vou viver no Cariri
Cratinho de açucar
Tijolo de buriti

Notícias do Crato - 10-09-2011


Programa Saúde na Escola de Crato realiza reunião amanhã


Os representantes das Secretarias de Educação, Saúde, Cultura e Ação Social, juntamente com as coordenadoras do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal - GTIM do Programa Saúde na Escola – PSE de Crato, Suzamélia Brito e Ana Hirlene Correia, estarão realizando reunião no próximo dia 11, terça-feira, às 9 horas, na sala da BiblioSUS, da Secretaria Municipal de Saúde do Crato. O foco da reunião é o repasse de informações para o melhor andamento do Programa, visando avanços nas questões de saúde nas escolas cratenses.

Projeto “Crato na luta contra a hanseníase” continua

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Setor do Núcleo de Educação em Mobilização Social em parceria com as equipes do Programa de Saúde da Família- PSF continua realizando busca ativa de hanseníase pelo Projeto “Crato na luta contra a hanseníase”. Na próxima terça-feira, dia 11 na Escola Sonia Callou, no Sítio Bela Vista, o atendimento acontecerá a partir das 8 horas e, no período da tarde, iniciando às 14 horas. Segundo Luciana Callou, coordenadora do Núcleo de Educação em Mobilização Social, os alunos avaliados serão encaminhados para consulta médica marcada para o dia 28, no Posto de Saúde.

A hanseníase é uma doença endêmica no Brasil e deve-se fazer o diagnóstico e iniciar tratamento o mais precocemente possível, evitando-se aspectos como evolução da doença, aparecimento de possíveis seqüelas e diminuindo-se o tempo de exposição e contágio. Por esses motivos, a Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Secretário Cícero França, tem a preocupação da busca de casos, visando a interrupção da cadeia de transmissão.

Jogadores da Seleção Brasileira de Cegos participam de jogo hoje, na cidade

Jogadores da seleção brasileira de cegos estarão em Crato para participarem de uma partida de futebol. A apresentação dos jogadores será na quadra Bicentenário, hoje à noite, a partir das 19 horas. Jogarão os times A e B. A equipe de jogadores está hospedada no Clube Recreativo Grangeiro. A partida de futebol terá o apoio de diversas instituições como a Secretaria de Saúde do Crato, Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, Ponto de Cultura, Professor Cacá Araújo e a Universidade Regional do Cariri (URCA). A entrada para participar do jogo será 1 quilo de alimento não perecível. O trabalho vem sendo realizado por meio do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS).

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30