xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/10/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 outubro 2011

O Crato em Fotos - Dihelson Mendonça


Olhaí, o novo "calçadão do Crato" já começa a aparecer. As obras já chegam à esquina da R. Dr. João Pessoa com a Bárbara de Alencar. Todo o trecho deste ponto até a Praça S. Vicente já está quase pronto. Mas ainda há muito por fazer.

Img_3646

Bagunça só presta muita, não é verdade ? Então, que seja! Se é para o bem do Crato... este trecho aí fica entre a Bárbara de Alencar e a Praça Siqueira Campos.

Img_3605

O Crato é belo, mesmo com a greve dos bancários, como aí se vê na agência do ITAÚ...

Img_3621

Na agência do Banco do Brasil...

Img_3635

E na calçada do BB, o famosíssimo "Quebra-Queixo" ( Cícero ) sorri feliz da vida. Afinal, estamos no Crato, em plena tarde de setembro, quente, muita gente passando, feliz por estarmos aqui.

Img_3677

Texto e Fotos: Dihelson Mendonça


Lançamento de livro infantil de Zé Flávio Vieira no CCBNB Juazeiro do Norte





Ótima oportunidade para quem ainda não viu o sensacional show que conta com a presença de grandes nomes da música caririense:

Abidoral Jamacaru, Luiz Carlos Salatiel, Lifanco, Pachelly Jamacaru, Amélia Coelho, Ulisses Germano, Leninha Linard, João Nicodemos, André Saraiva, Luiz Fidelis, Elisa Moura, Fatinha Gomes, Zé Newton Figueiredo, Ibbertson Nobre, João Neto, Rodrigo, e o Coral Mensageiros de Cristo.

Além da intervenção cênica dos atores Cacá Araújo, Orleyna Moura e Maria Isaura Araújo, integrantes da Cia. Cearense de Teatro Brincante (Crato-CE).
____

Espetáculo de lançamento do livro:
O mistério das treze portas no castelo encantado da ponte fantástica
De J. Flávio Vieira, com ilustrações de Reginaldo Farias
(vencedor do I Prêmio Rachel de Queiroz - SECULT)
Quarta-feira, dia 12 de outubro de 2011 (dia das crianças), às 15h30
No Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (Juazeiro do Norte-CE)


Deputado propõe redução de idade penal para 14 anos


O deputado Manoel Duca (PRB) defendeu, durante sessão desta quarta-feira (05) na Assembleia Legislativa, a necessidade de se reduzir a idade penal. O parlamentar disse que vai “lutar” para garantir a redução da faixa penal para 14 anos.

De 18 para 14

Manuel Duca sugeriu que as Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores de todo o País se unam para fazer mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Acho um absurdo essa proteção que dão ao menor que pratica toda série de crimes, arriscando a vida da gente todo dia. Vou lutar para que seja reduzida a idade penal para 14 anos”, afirmou Duca. O parlamentar acredita que a redução da idade penal é a melhor forma para dificultar o envolvimento do menor com o crime ao citar exemplos de ações cometidas por adolescentes com com armas brancas ou de fogo. Manuel Duca ainda sugeriu que o Estado abrace a causa. “Podemos começar isso no Ceará”, observou.

Casos

O debate é polêmico e voltou ao centro das discussões depois que a Polícia apreendeu três adolescentes – um de 14, outro de 15 e um de 16 anos – e prendeu um homem na manhã de quinta-feira (25/09), suspeitos de participação na morte do taxista Francisco Guedes Junior, 30, durante o último dia 23, no bairro Bom Jardim.

Fonte: Jangadeiro Online


IGNEZ FIUZA:Quem é Dama Nunca Perde a Majestade-Wilson Bernardo.


Ignez Fiuza a dama das artes no Ceará é a homenageada na edição 2011 pela Casa Cor, justificando assim a grande capacidade da galerista,que proporcionou inúmeros eventos artísticos em Fortaleza.Eu tive um prazer e uma honra em meados de Fevereiro deste ano,em plena Chapada do Cariri,no coração da floresta de ter fotografado a grande dama das artes.Visita essa em virtude do laureado cidadão cratense Bruno Pedrosa. Manhã e tarde memorável,ao gosto de Baião de dois com pequi, uma deliciosa cachaça chapadiana,aos cuidados do nosso vereador George Macário.
A senhora das artes e de fina sensibilidade
Elegância Inconfundível
No saborear dos afrodisíacos
Beleza e leveza no retocar do belo
O tempo será sempre um aliado no que se renova...
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Apesar de decepção com 4S, iPhone deve continuar líder


O mais recente celular inteligente da Apple chegou com baixo impacto na terça-feira, incomodando os fãs que aguardavam um novo design revolucionário após uma espera superior a 15 meses. Mas analistas de Wall Street continuam prevendo que as melhorias no software --e alguns dos novos recursos-- do novo aparelho permitirão que a Apple mantenha a liderança diante do crescente número de concorrentes.

Na quarta-feira, com a morte de Jobs, os fãs imediatamente deixaram de se queixar da Apple na internet e passaram a celebrar a vida e o trabalho do ex-executivo-chefe da empresa. A Apple passou a ocupar os holofotes um dia antes da data oficial para o início das encomendas do novo aparelho --que ocorre hoje-- e poucas semanas antes da sua mais importante temporada de festas nos últimos anos. As circunstâncias podem resultar em aumento de vendas, mas é difícil prever a dimensão desse ganho.

"O tráfego nas lojas crescerá, e haverá compras por motivos sentimentais", disse Bill Choi, analista da Janney Montgomery. Esse avanço nas vendas pode ser comparado às vendas de música que surgem quando da morte de um superastro do entretenimento, a exemplo de Michael Jackson, acrescentou. Para Bill Kreher, da Edward Jones, a posição de Jobs na cultura pop resultará em alta das vendas. "Mas, em longo prazo, o sucesso dos produtos dependerá de seus méritos", disse ele. O iPhone, visto como referência no mercado, é o produto com maior margem de lucro da empresa e responde por 40% de sua receita anual. Também é o celular inteligente mais vendido no mundo, com pequena vantagem ante o Galaxy, da Samsung, com 18,4% contra 17,8% do mercado.

Folha.com

CRATO - Lei do Resgate Histórico do Crato é destaque no Site da Globo


Câmara aprova ensino de história do Crato nas escolas municipais. Projeto de lei obriga ensino da história do Crato para o Ensino Fundamental II. Após aprovação dos vereadores, projeto aguarda sanção do prefeito.

A Câmara Municipal do Crato, município a 506 km de Fortaleza, aprovou por unanimidade o projeto de lei do vereador George Macário (PV) [ Foto ] que torna obrigatório o ensino de história da cidade nas escolas públicas municipais. De acordo com o projeto, a matéria deve ser integrada no programa do Ensino Fundamental II. O projeto de lei ainda precisa ser sancionado pelo prefeito do Crato, Samuel Araripe.

“O Crato tem 247 anos e momentos importantes, inclusive, para a história do Brasil. Durante décadas e décadas, nunca foi passada a história do próprio município para os alunos. Quando era repassado, era de maneira superficial”, diz o vereador. Depois que foi aprovado pela Câmara, no último dia 8 de agosto, o projeto de lei tem o prazo de um ano para entrar em vigor nas escolas, de acordo com o parlamentar. “Nas escolas estaduais e particulares, o ensino da história do Crato será facultativo”, esclarece.

O vereador informa que as instituições de educação, cultura e história se reunirão para produzir o material do livro didático que deverá ser custeado pela Prefeitura do Crato. “Nós temos que envolver as instituições para que seja elaborado um material didático bom e, obedecendo o tempo que a lei faculta para que exista a preparação, seja feito efetivamente o ensino do Crato aos cratenses”, destaca o vereador.

“É preciso que haja essa preparação. Porque nós conhecemos, mas é preciso um estudo maior”, ressalta a professora Palmira de Oliveira Rodrigues. Segundo o projeto de lei, além do ensino da história do Crato, as escolas também devem hastear as bandeiras do Município, do Ceará e do Brasil e os hinos cantados no 1º dia letivo de cada mês. “Na nossa concepção, uma nação que quer entrar no Primeiro Mundo tem de ser nacionalista, ter amor à bandeira”, defende o vereador.

FONTE: G1 - http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/10/camara-aprova-ensino-de-historia-do-crato-nas-escolas-municipais.html

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares Cariri

Centro de Zoonose de Fortaleza já eutanasiou mais de seis mil animais de rua em 2011



NE - Pra dizer assim: MATARAM OS ANIMAIS !!! - Porque não "Eutanasiam" gente também ?


Mais de seis mil animais de rua já foram eutanasiados em 2011 em Fortaleza. De acordo com o coordenador da leishmaniose do Centro de Zoonose de Fortaleza, Sérgio Franco, o número de total de animais é 6.276. Desses, 3.279 animais foram eutanasiados após diagnóstico de calazar.

Sérgio Franco explica que o controle de zoonose somente pode eutanasiar animais comprovadamente irrecuperáveis - com laudo veterinário que comprove a situação do animal - conforme exige uma liminar de 2009. "Os animais que são sacrificados são animais com calazar, que não tem cura, ou animais em doença terminal, como cinomose", explica.

De acordo com sérgio Franco, a zoonose recolhe da rua animais que estejam visivelmente debilitados. "A zoonose pode trazer qualquer animal de rua, mas se trouxer um animal saudável, ele vai ficar aqui até ser adotado ou morrer de velho", diz Sérgio. Por isso, o centro de Zoonose somente recolhe animais visivelmente doentes, prática que é chamada de captura seletiva, diz Sérgio Franco.

Fonte: Portal Verdes Mares

Sindicato lamenta que o Governo do PT que sempre defendeu os trabalhadores não participa das negociações






A greve dos bancários. O Comando Nacionalde Greve da categoria fez reunião em São Paulo e decidiu manter a paralisação. Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará e membros do comando nacional da greve, fala sobre o movimento e lamenta que o Governo do PT, que sempre defendeu os trabalhadores, esteja isolado das negociações.

Via Eliomar de Lima

Professores do CE não serão punidos se greve terminar nesta sexta (7)


Categoria se reuniu com governo por seis horas nesta quinta-feira (6). Professores decidem futuro da greve em assembleia nesta sexta-feira (7).

Depois de seis horas reunidos nesta quinta-feira (6) no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, com parlamentares e a secretária de educação do Ceará, Izolda Cela, professores estaduais em greve disseram que receberam a proposta de ficar insentos de punição se a greve terminar nesta sexta-feira (7). Com isso, uma nova retomada das negociações já aconteceria em uma reunião na próxima segunda-feira (10).

Segundo o professor Joatan Freitas, representantes do sindicato dos professores (Apeoc), a reunião desta quinta-feira mostrou que o Governo está aberto a negociar os seguintes pontos reinvidicados pela categoria: concurso público para 2012, um terço da carga horária voltada para atividades extra classes, descompressão do plano de cargos e carreiras e valorização da pós-graduação.

A decisão da continuidade ou não da greve será tomada em assembleia geral da categoria nesta sexta-feira (7). Os professores estão em greve há 63 dias e reivindicam repercussão do piso base, pago a professores com ensino médio com carga de 40 horas semanais, aos professores graduados com nível superior. O Tribunal de Justiça do Ceará manteve no dia 19 de setembro a liminar que determina a suspensão da greve e o retorno das atividades com multa diária de R$ 10.000,00.

Do G1 CE


Candidatos às eleições de 2012 têm até hoje para se filiar a partido político



Brasília – Termina hoje (7) o prazo de filiação a um partido político para os que pretendem disputar um cargo eletivo nas eleições municipais do ano que vem. De acordo com a Lei 9.504 de1997, que rege o processo eleitoral, para disputar uma vaga eletiva o candidato tem que ser filiado a um partido político e apenas por intermédio dele poderá requerer o registro de sua candidatura, o que deve ser feito com até um ano de antecedência das eleições.

Em caso de fusão ou incorporação de partidos após o prazo estipulado, será considerada, para efeito de filiação partidária, a data de filiação do candidato ao partido de origem.

Nos dias 10 e 30 de junho de 2012, serão realizadas as convenções partidárias que escolherão os candidatos aos cargos em disputa. Os registros dos candidatos poderão ser solicitados à Justiça Eleitoral até o dia 5 de julho do próximo ano, pelos partidos, e, até o dia 10 de julho, pelos próprios candidatos escolhidos em convenção que não tiverem os registros requeridos por sua legenda. Nas eleições municipais de 2008, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 814 recursos questionando a filiação partidária de candidatos. Nas eleições gerais de 2010, foram 332 recursos questionando esse requisito, segundo informações da área de estatística do TSE.

O partido político pode estabelecer, em seu estatuto, prazo de filiação superior a um ano para a candidatura a cargo eletivo. No entanto, esse prazo não pode ser alterado no ano da eleição, tendo por base o princípio da segurança jurídica. A filiação partidária é o vínculo formal que se estabelece entre um partido político e o eleitor e é uma das condições de elegibilidade conforme estabelece o Artigo 14 da Constituição Federal.

Edição: Lana Cristina
Agência Brasil


Greve dos Bancos chega ao 10º dia com 298 agências fechadas no Ceará


A greve nacional dos bancários está ultrapassando 10 dias sem uma expectativa de solução. De acordo com o Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb), a Federação Nacional dos Bancos (Fenabran) não tornou a negociar com a categoria desde o início da paralisação, no último dia 27, e o movimento paredista vai continuar.

Nesta quinta-feira (6) a greve chega ao décimo dia com 298 agências paradas em todo o Ceará, de um total de 447 unidades, segundo o Sindicato dos Bancários. De acordo com o diretor sindical Gustavo Tabatinga, o número de agências afetadas não é maior porque o Bradesco conseguiu na Justiça um interdito proibitório estabelecendo que não sejam feitos piquetes em suas unidades em Fortaleza.

No pico da greve o Ceará teve 306 agências fechadas, conforme ainda o sindicato.

Também nesta quinta os bancários tornaram a fazer um cortejo fúnebre simbólico por agências bancárias, assim como fez na quarta-feira (5), levando um caixão e 'viúvas' chorando'. A peregrinação foi feita no bairro Aldeota. Gustavo aponta que, com a proibição de fazer piquetes em parte da rede bancária de Fortaleza, o Sindicato dos Bancários estuda medidas para conseguir uma adesão ainda maior no número de bancários no período de greve. Nesta quinta, à noite, a categoria se reunia em assembleia.

Fonte: Portal Verdes Mares
Foto da agência do ITAÚ em Crato ( Por Dihelson Mendonça )

Jovem que teve cinco filhos com o pai reencontra família em Várzea Alegre

Família passou a receber acompanhamento psicológico.

Nesta quinta-feira (6), completa uma semana que a jovem de 25 anos que teve 5 filhos com o pai passou a morar com as crianças na casa da mãe no município de Várzea Alegre, no Sul do Ceará. “Minha filha e meus netos estão sendo cuidados agora”, conta a mãe de 55 anos. Depois que soube da prisão do agricultor cearense de 56 anos suspeito de abusar sexualmente da própria filha, a mãe disse que foi até o município de Inhuma, no Piauí, para reencontrar a filha após 10 anos sem vê-la. A mulher agora conta com a ajuda da família que reside no Ceará.

Durante o tempo que ainda ficou em Inhuma após a prisão do pai, a mãe de 55 anos conta que a jovem recebeu assistência e apoio do Conselho Tutelar do município e da Justiça. “Ela não tinha nada em casa”, ressalta. Com a autorização para a mudança, o Conselho Tutelar de Várzea Alegre trouxe a mulher e as crianças para a casa da mãe no Ceará. “Quando minha filha chegou, eu disse a ela que seria vida nova, que agora não ia ter mais sofrimento e dor. Disse que ela terá um final feliz”, conta.

Abuso sexual

Desde o fim do mês de agosto, o agricultor que morava há 10 anos com a filha em Inhuma está preso. De acordo com a Polícia Civil, o homem e a jovem confirmaram a relação incestuosa que gerou cinco filhos, mas que um deles morreu ao nascer. Ainda de acordo com a polícia, a história vazou na vizinhança que informou ao Conselho Tutelar e, após investigação, denunciou ao Ministério Público local. Ao consultar a rede de informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública, o MP constatou que já havia um mandado de prisão por estupro à filha contra o agricultor.

A mãe da jovem conta que a filha era abusada sexualmente pelo pai desde os 13 anos de idade, mas que não sabia do que acontecia. Quando a filha engravidou da primeira criança, ainda morava com ela em Várzea Alegre e as desconfianças aumentaram. “Quando eu perguntava, ele (o ex-marido) dizia que era de um rapaz e mandava eu parar de falar besteira”. A agricultora conta que também era agredida fisicamente constantemente pelo ex-marido.

Vida nova

Na casa da mãe, a jovem de 25 anos e as quatro crianças estão recebendo acompanhamento psicológico e médico, passando por exames e tratamento. “Todo mundo está ajudando. Ela (a filha) e as crianças me contaram que sofreram muito. Ela disse que ainda sente de vez em quando um aperto no peito, mas quer ter uma vida nova com os filhos”, conta a mãe. Segundo a mulher, o Conselho Tutelar de Várzea Alegre também está cuidando de matricular as crianças na escola.

A mãe que mora com um companheiro há oito meses diz que não pode trabalhar por conta de problemas de saúde e que, somente a aposentadoria do parceiro, sustenta a casa. Apesar da ajuda da comunidade, a mulher diz que a única coisa que a filha precisa é de uma casa própria para cuidar dos filhos e ficar perto dela e dos irmãos em Várzea Alegre. “Não faltará mais nada”, ressalta.

Gabriela Alves e Giselle Dutra Do G1 CE

TRE marca novas eleições para Icapuí, Antonina do Norte e Ararendá para dia 13 de Novembro

Mais três municípios, que tiveram seus prefeitos cassados pelo TRE do Ceará, vão poder escolher seus novos prefeitos, no próximo dia 13 de novembro. As eleições suplementares serão realizadas nos municípios de Icapuí, Ararendá e Antonina do Norte.

A decisão dos juízes da Corte do TRE-CE aconteceu na sessão de hoje (6/10). As Resoluções, que definirão o calendário das eleições, estão sendo elaboradas pelos assessores dos juízes Raimundo Nonato Silva Santos e Cid Marconi Gurge de Souza, e deverão ser publicadas no Diário da Justiça do TRE-CE desta sexta-feira (7/10).

Fonte: TRE - CE

Câmara Federal aprova o Estatuto da Juventude


O Plenário aprovou, nesta quarta-feira, o Projeto de Lei 4529/04, que institui o Estatuto da Juventude, com princípios e diretrizes para o Poder Público criar e organizar políticas para essa idade, considerada pelo texto como a faixa de 15 a 29 anos. A matéria, aprovada na forma de um substitutivo, em votação simbólica, será enviada para análise do Senado.

A autoria do projeto é da comissão especial de políticas públicas para a juventude. No acordo feito antes da votação, a relatora Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) ajustou o texto sobre a inclusão de temas relacionados à sexualidade nos currículos escolares. A relatora manteve o combate a todas as formas de discriminação, assim como o respeito às crenças. “Pela primeira vez, produzimos um acordo que garante os direitos para a comunidade LGBT e também a liberdade de credo tão aclamada e exigida pelos evangélicos. Agradeço a todos os deputados que participaram da construção desse acordo”, disse a relatora.

Transporte

Outro ponto alterado se refere ao transporte de estudantes. Em vez de prever o direito ao transporte gratuito, o texto aprovado diz que os programas suplementares de transporte escolar serão progressivamente estendidos aos jovens estudantes de todos os níveis educacionais, no campo e na cidade.

Já o desconto de 50% nas passagens intermunicipais e interestaduais deverá obedecer às legislações federal, estaduais e municipais. Nos dois casos, os recursos para o subsídio deverão ser suportados, preferencialmente, com dotações orçamentárias específicas. Para melhorar o ensino, Manuela d´Ávila incluiu como prioridade do Poder Público a universalização da educação em tempo integral. O presidente da Câmara, Marco Maia, elogiou a aprovação do estatuto, que já tramita há mais de sete anos na Casa. Para ele, haverá um avanço no tratamento que o Brasil deve dar à juventude nos próximos anos. Ele ressaltou que a proposta estabelece políticas claras e concretas de atuação das entidades públicas.

O deputado Domingos Neto (PSB-CE), que é presidente da Frente Parlamentar da Juventude, destacou o acordo feito com a Frente Parlamentar Evangélica que permitiu a aprovação do projeto. "Tivemos a oportunidade de, depois de sete anos tramitando nesta Casa, ver o extraordinário trabalho da deputada Manuela d'Ávila que, em conjunto com a Frente Parlamentar da Juventude, conseguiu uma vitória histórica para o País", afirmou.

Bebidas

Em seu substitutivo, Manuela d´Ávila também atendeu a apelo do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) para manter no texto a proibição de propagandas de bebidas com qualquer teor alcoólico quando esta tiver a participação de jovem menor de 18 anos. Esse tópico faz parte dos direitos de atenção à saúde, cuja política deverá ter como uma das diretrizes a garantia de inclusão do tema no currículo escolar. Entre os assuntos que deverão ser tratados pelos professores, destacam-se os relativos ao consumo de álcool, drogas, às doenças sexualmente transmissíveis, ao planejamento familiar e ao impacto da gravidez, seja planejada ou não.

Quanto ao desporto, o texto determina que as escolas com mais de 200 alunos, ou conjunto de escolas que agreguem esse número, deverão buscar um local apropriado para a prática de atividades poliesportivas. A deputada Manuela, na época do debate na comissão especial, abriu uma comunidade virtual no e-Democracia para receber contribuições da sociedade. Algumas delas foram acatadas e acrescentadas ao texto do substitutivo aprovado no Plenário.

Fonte: Agência Câmara


Conferência Municipal de Juventude propicia protagonismo juvenil

Realizada na manhã de ontem, em Crato, a Conferência Municipal de Juventude do Crato, no Teatro Municipal Salviano Arraes – Calçadão. As Conferências têm como objetivo discutir e propor políticas públicas para a Juventude no âmbito municipal, estadual e nacional. Para a Secretária da Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo, esse é um momento importante para perceber os anseios da juventude Cratense.

O estudante Davio Batista, representante da União da Juventude Socialista – UJS, diz que os jovens devem desempenhar papel político de protagonistas. Para a presidente da Associação de Skate do Crato – ASC, Roberta Rocha, a conferência propicia o direito da juventude ter voz nas discussões das políticas públicas.

A Conferência foi encerrada às 17 horas.

Fonte: PMC

A DESVALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO - Por: Maria Otilia


Estamos vivendo nestes últimos meses, uma das maiores crises dentro do cenário educacional do Ceará. A greve dos professores há mais de dois meses faz com que reflitamos como está a valorização do magistério, como vem sendo desenvolvidas as políticas públicas de melhoria da qualidade da educação em todo o Brasil .

Principalmente por parte dos nossos representantes, tanto nas câmaras de vereadores, assembléias legislativas e senado federal. Quantas e quais são as políticas educacionais efetivadas de fato e de direito ? Como tem sido a postura dos deputados, eleitos por nós para nos representar, ou seja qual a sua verdadeira função política, pública ? Quais projetos importantes são elaborados para atender a comunidade, que não sejam as propostas de aumentos exorbitantes dos seus proprios salários ? E que na maioria das vezes são aprovadas em tempo récorde ? Qual o verdadeiro valor do trabalho do deputado que é pago por nós, cidadãos, através dos pagamentos de impostos mil ? Será que faz jus os altos salários daqueles que dizem ser nossos representantes, para trabalhar duas vezes por semana ?E que na maioria das vezes não sabem se quer redigir um memorando ? Falar corretamente porque não frequentaram a escola. Por isso não se preocupam em legislar para uma educação de qualidade que atenda aos menos favorecidos. Talvez , por isso não consigam compreender a grandeza de quem ensina para que outros aprendam.

Acredito que se fosse exigido no mínino a escolarização básica( ensino médio) para se candidatar a uma vaga na câmara de vereadores, assembléia legislativa e senado,não teríamos tantos representantes sem visão de mundo, sem a mínima consciencia política. Com certeza seriam mais respeitosos para com aqueles que são a ponte para qualquer outra profissão.Não chegariam a convocar tropas de choque para bater, agredir,intimidar, desmoralizar.

Como diz a música da propaganda elaborada pelo movimento TODOS PELA EDUCAÇÃO, "Todo bom começo, tem um bom professor". Por isso vamos dizer não a esta violência, estendendo a bandeira da paz, trazendo para as salas de aulas a cultura do respeito, da não violência.Vamos fazer valer uma das maiores armas contra a corrupção, fixa suja, desvio de verbas, mensalão,troca de favores... São estas as armas: saber, conhecimento, informação, aprendizado, diálogo,etc. Postamos aqui uma música que retrata bem a valorização dos nossos profesores:

Anjos da Guarda

Leci Brandão

Professores
Protetores das crianças do meu país
Eu queria, gostaria
De um discurso bem mais feliz
Porque tudo é educação
É matéria de todo o tempo
Ensinem a quem sabe tudo
A entregar o conhecimento
Na sala de aula
É que se forma um cidadão
Na sala de aula
Que se muda uma nação
Na sala de aula
Não há idade, nem cor
Por isso aceite e respeite
O meu professor
Batam palmas pra ele

HOMENAGEM AO REVERENDÍSSIMO PE JOSÉ CORINGA - Por: Cicero Menezes



Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. 2 Timóteo 4:7-8

Revestidos do espírito do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo gostaríamos de, com sentimentos profundos de consternação e gratidão, apresentar a trajetória religiosa do servo de Deus Padre José Coringa, condutor do rebanho de Nossa Senhora da Conceição por 23 anos, 9 meses, 05 dias e 3 horas. Qual vela consumida sob o altar, no silêncio de seu lar e no contato com os mais humildes, perseverou até o fim. Homem do trabalho, marco de seu profícuo paroquiato, do início ao último dia de sua vida.

Nascido no dia 29 de dezembro de 1940, da Paraíba nos veio este servo de Deus. Batizado na Igreja Matriz de Itaporanga, no dia 18 de abril de 1941, pelo Cônego Manoel Firmino Pinheiro. Crismado com idade de 13 anos na Matriz de Senhora Santana por Dom Zacarias Rolim de Moura, em Santana dos Garrotes, sua terra natal.

Pela Ribeira do Icó chegou ao Ceará, no ano de 1960, em companhia do Padre Chagas Barros. Morou na Paróquia de Mombaça, depois se mudou para o Crato. Trabalhou no Seminário São José e no Hospital São Francisco, quando iniciou o curso primário no Grupo Escolar Alexandre Arrais. Em seguida, passou a residir em Campos Sales, cursou o Exame de Admissão ao Ginásio quando sacristão do Padre Newton Holanda Gurgel, hoje Bispo emérito da Diocese do Crato.

Voltou ao Crato, para trabalhar como auxiliar de limpeza no Seminário, onde cuidou de gados, ovelhas e porcos. Daí passou a trabalhar como atendente de enfermagem na Casa de Saúde Santa Tereza. Foi atendente de inúmeros sacerdotes, cuidando da saúde e do bem estar destes, na época, revestido do espírito vicentino.

A pedido de Dom Vicente, então bispo do Crato, ingressa no Seminário da Prainha em Fortaleza, no ano de 1977, vindo a ser ordenado sacerdote no dia 26 de julho de 1983 na Matriz de Senhora Santana, na Paraíba, pelas mãos do Senhor Bispo Diocesano do Crato, D. Vicente de Paulo Araújo Matos.

Iniciando os seus trabalhos pastorais como padre, serviu às comunidades de Assaré, Araripe, Ipaumirim e Umari. No dia 31 de janeiro de 1988, às 12:00h, chegou em Farias Brito, sendo recebido com muita expectativa pelo povo . Encontrou a Matriz Antiga fechada e a nova em construção.

Duas grandes missões: reerguer o templo físico e alimentar com o pão da palavra e da eucaristia a fé do povo. E foi sob a proteção divina e a confiança no manto maternal da virgem santa, que trilhou os caminhos por todas as comunidades. Foram momentos fortes de evangelização entre eles as Santas Missões Populares em 1989 e a visita de Frei Damião no ano de 1990.

A visita da Imagem da Padroeira e de Nossa Senhora da Penha do Crato, em todos os sítios e distritos marcaram a devoção e a fé do povo simples, com a finalidade de levar todos para o amor de Cristo e a pregação de seu santo evangelho.

O trabalho de catequese também foi marcante, numa época em que somente a Professora Telina Jorge, dedicava-se a esta nobre missão. Em sua autobiografia o vigário a compara “às santas mulheres exaltadas nas sagradas escrituras”. Fruto do seu apostolado e de seu ardor missionário a Paróquia passou a contar com a Pastoral do Dízimo, Crisma e Batismo, Matrimônio, Apostolado da Oração, Terço dos Homens, Catequese, Missionários, ECC, Coroinhas, entre outras.

Pelos mais longínquos lugares desta Paróquia ficará a marca intransferível do inesquecível e saudoso vigário de Farias Brito, Padre José Coringa, construtor do templo terreno e espiritual.

Como pai amoroso e presente na vida de seus filhos, nos disciplinou muitas vezes na lei de Deus. Homem de personalidade forte, de conselhos sérios e decisões precisas. Tinha muitas vezes a bravura de um leão e a tranqüilidade de uma criança.

Na vida aqui na terra foi um servidor humilde para os tímidos e fracos, e não se rebaixou diante dos poderosos, mas se curvou sim, diante dos pobres. Portador de inúmeros dons, um homem no campo de batalha, coração materno no conforto aos mais necessitados, um inimigo da preguiça, uma pessoa que se manteve sempre fiel.

O 14º Vigário Paroquial termina hoje a sua missão e terá a sua sepultura no nosso meio, a exemplo dos Reverendíssimos Monsenhor Joaquim Sóther de Alencar, falecido no dia 25 de janeiro de 1914 e do Cônego Manoel de Araújo Feitosa, falecido no dia 28 de dezembro de 1945. Ambos estão sepultados no interior da Antiga Matriz.

Ficam os seus ensinamentos, para a posteridade e registramos na crônica histórica, o dia de hoje como marco indelével nas páginas da memória religiosa de nossa terra e de nossa gente.

É com saudades, lágrimas e esperança que o homenageamos e que desejamos que seja bem recebido na corte celestial, onde está a tua Paróquia Eterna, onde Deus é o sumo juiz.

Farias Brito- Ceará, 05 de outubro de 2011.
Por: Cícero Menezes

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30