xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/10/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 outubro 2011

Em entrevista exclusiva ao Blog do Crato, Dep. Sérgio Novais revela as causas da briga interna no PSB


( Reprise )

Exclusiva com o homem que "peita" os Ferreira Gomes dentro do próprio PSB

Nota do Editor - O Blog do Crato realizou uma entrevista exclusiva com o deputado cearense Sérgio Novais, que faz revelações interessantes sobre os bastidores do PSB cearense, além da disputa pelo poder com o clã dos Ferreira Gomes dentro do partido. Confira:

BC - Você tem uma trajetória política muito ligada ao movimento sindical. Como avalia a condução da greve dos professores e o confronto ocorrido na Assembleia Legislativa?

SN - Lamentável que o governo não saiba conduzir as negociações e deixe a situação chegar a esse ponto, com batalhão de choque agredindo violentamente os professores. Os fatos ocorridos na Assembleia são fruto de uma série de erros do governador, que culminaram com o envio de uma mensagem absurda que não agradou a categoria e que foi aprovada em regime de urgência pelos deputados governistas, sem o mínimo de discussão. A manifestação dos professores é legítima e justa. Mas, mesmo assim, o governador insiste em querer de todas as formas aniquilar a única forma de resistência da categoria que é a greve, o que revela uma face autoritária e antidemocrática do governo. Tenho acompanhado a mobilização dos professores. São manifestações como há muito tempo não se via no Ceará. A gestão do governador Cid está fazendo ressurgir a força dos movimentos sindicais e populares.

BC - Quais são as reais causas da briga interna do PSB e como ela deve terminar?

SN - Sempre tivemos divergências com os Ferreira Gomes. Isso é fato e de conhecimento público. Em 2005, quando eles ingressaram no partido, nós atendemos a uma solicitação do então presidente nacional do PSB, saudoso Miguel Arraes, e aceitamos ficar na legenda buscando uma convivência minimamente harmônica e o respeito mútuo. Houve algumas crises menores ao longo do tempo, como em relação à construção do estaleiro em Fortaleza – que divergimos publicamente, mas apesar de tudo estávamos conseguindo manter o nível de diálogo. No entanto, essas divergências se afloraram. O governador lançou, sem conversar com ninguém dentro do PSB, um candidato de outro partido para a prefeitura de Fortaleza (Camilo Santana do PT e secretário das cidades do governo). Uma atitude que desrespeita até a direção nacional que havia definido a candidatura própria em cidades com mais de 500 mil habitantes. Isso causou um desconforto interno e culminou no lançamento da pré-candidatura da deputada estadual Eliane Novais. Além dela, defendíamos que o partido apresentasse outros nomes da legenda. No entanto, o que se viu foi um incômodo dos cidistas com o nome da Eliane e, em seguida, uma forte retaliação, tendo em vista que ela tem feito sérias críticas ao governo do estado na Assembléia, votando contra o governo em várias matérias. Há ainda o claro interesse em assumir o comando do partido e das discussões da sucessão municipal. Sofri a tentativa de golpe da presidência do PSB arquitetada por 20 dirigentes (cidistas e dissidentes do grupo histórico). No entanto, como fui eleito em um congresso, é inconcebível que 20 pessoas queiram me destituir da presidência do PSB. Somente os filiados podem escolher quem deve ser seu representante no partido. Por isso fizemos um novo congresso municipal no último dia 17, na Casa José de Alencar, com quase mil filiados que elegeram um novo diretório do partido em Fortaleza e me reelegeram presidente do PSB de Fortaleza. Já entregamos os resultados do congresso para direção nacional que vai se pronunciar em até 30 dias.

BC - Quais são as principais divergências com o grupo dos Ferreira Gomes?

SN - São muitas. O PSB apóia o piso nacional dos professores. No entanto Cid foi o único governador do partido a pedir a inconstitucionalidade da lei. O PSB não quer um novo imposto da saúde. Mas Cid fez campanha pró-CPMF. Não concordamos com a obra do aquário enquanto as praias estiverem poluídas por falta de saneamento. Mesmo assim o governador defende esse projeto de alto custo sem dialogar com o pensamento do partido e da sociedade. Também discordamos em relação ao tratamento dado aos servidores, às terceirizações ostensivas e com a forma que estão sendo conduzidas as desapropriações das famílias nas comunidades por onde vai passar a obra do VLT. Por fim, queremos transparência no governo e o que se vê é uma completa omissão na apuração dos escândalos dos banheiros e dos créditos consignados por parte do governo e da Assembleia.

BC - Em relação às denúncias feitas pelo ex-vereador Rogério Pinheiro sobre a movimentação financeira do partido, você chegou a mandar uma nota para o blog explicando sua versão dos fatos. Há algo mais a falar sobre mais esse episódio da briga interna do PSB?

SN - Só lamentar a atitude irresponsável de quem faz denúncias graves ao vento sem ter qualquer tipo de prova ou certeza sobre o assunto. Entendo que é mais uma tentativa infeliz de desestabilizar o partido, especialmente partindo de quem está em dívida com as obrigações financeiras do PSB.

BC - E sobre o salário de R$ 22 mil que Ciro recebe do partido?

SN - O presidente do PSB-Ceará, Cid Gomes, comunicou em julho à direção estadual do partido que o Sr. Ciro Gomes seria consultor político do PSB no Estado, com o intuito de organizar o partido nos municípios. O salário é de R$22.170,00 líquido (superior ao de presidente da república) para poucas horas trabalhadas por mês.


Edição: Dihelson Mendonça
Blog do Crato - O Crato na Internet - 6 Anos no Ar.
www.blogdocrato.com
- originalmente 01/10/2011


Bancários decidem ampliar a greve


A greve dos bancários manteve fechadas, nesta segunda-feira (03), 7,9 mil agências e centros administrativos em todo o País, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). O balanço foi divulgado após reunião do Comando Nacional dos Bancários, quando foi aprovada a orientação para que os sindicatos regionais se mobilizem para ampliar o movimento.

Segundo a Contraf, desde o início da greve, na terça-feira da semana passada, a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) não apresentou nova proposta além da que prevê reajuste salarial de 8%, rejeitada pela categoria. Os bancários argumentam que o porcentual é baixo e significa apenas 0,56% de aumento real. Os trabalhadores reivindicam reajuste de 12,8%, um aumento de 5% sobre a inflação.

A categoria também quer maior participação nos lucros e resultados e elevação do piso salarial. "O salário inicial dos bancários brasileiros é menor que o piso dos trabalhadores argentinos e uruguaios. Isso é um absurdo, uma vez que os bancos brasileiros estão entre os maiores e mais lucrativos do continente", reclamou o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro.

Fonte: Agência Estado


Projeto da Universidade Federal do Cariri será discutido na Região do Cariri

Relator do projeto que cria a Universidade Federal do Cariri (UFCA) na Comissão de Trabalho e Seguridade Social, o deputado federal Eudes Xavier fala sobre a tramitação da matéria. Eudes adianta que, antes de entregar seu parecer, vai realizar audiência pública sobre a nova universidade na Região do Cariri.

Via Eliomar de Lima

TRE cassa mandatos de prefeito e vice de Antonina do Norte


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou, na noite desta segunda-feira, o mandato do prefeito de Antonina do Norte, Edison Afonso de Carvalho (PSB). O vice-prefeito Expedito Pacífer, também, teve o mandato cassado. O pleno do Tribunal Regional Eleitoral tomou a decisão com base em denúncias e documentos que comprovam o abuso do poder econômico nas eleições de 2008.

De acordo com as provas, os candidatos receberam, em quatro ônibus, passageiros-eleitores oriundos do Estado do Rio de Janeiro. Antonio Roseno Filho (PDT) assume o comando da administração municipal de Antonina do Norte. O município poderá ter novas eleições. A decisão sobre as eleições ainda será adotada pelo Tribunal Regional Eleitoral. A dúvida é se as eleições serão diretas ou indiretas (escolha pelos vereadores).

Com Informações/ Ceará Agora

Um Absurdo! - A Nova Fábrica de Miséria do Governo - Bolsa Gestante


A Fábrica de Miséria incentivada pelo Governo !




O Ivan Lins é que tava certo:

"Quando acaba o batuque, aparece outro TRUQUE, aparece outro MILAGRE do jeito que a gente sabe..." - "Avisa ao formigueiro, vem aí Tamanduá" - Ivan Lins, letra escrita nos anos 80.

O Governo Federal inventa novos mecanismos para embalar o sonho da miséria ( parodiando aqui o poeta Augusto dos Anjos ), que a exemplo dos nossos primitivos habitantes, os índios, se deixavam vender por quinquilharias como sabonetes, broches, botões, em troca de Esmeraldas e Ouro. ( Dihelson Mendonça )

O Governo Federal, ao invés de criar o controle da natalidade no país para conter o avanço da pobreza ( já que os que têm mais acesso à educação tem mais consciência da importância de botar um filho no mundo e educar ), resolveu INCENTIVAR ( de uma certa forma ), a que os pobres possam dar a luz e amamentar cada vez mais pobres. Ao invés de promover uma campanha de esclarecimento sobre a real necessidade de usar preservativos, estabelecer medidas de controle populacional e sobretudo uma conscientização para se evitar a explosão demográfica, o governo resolveu instituir o "Bolsa Gestante". Se as grávidas, inconscientes, já nem ligavam mais para ter as suas ninhadas, imagine agora sendo incentivadas pelo governo. Isso é mais um absurdo, neste país que é todo absurdo. Acompanhe a notícia advinda do próprio site do Governo Federal ( Agência Brasil ).

Benefícios para gestantes e mães que amamentam começam a ser pagos este ano

Brasília – A partir de novembro, mulheres em situação de extrema pobreza que tenham bebês de até 6 meses de idade vão passar a receber o Bolsa Nutriz, como parte do Programa Bolsa Família. O benefício será concedido com o objetivo de estimular a amamentação.

Já a partir de dezembro, grávidas de baixa renda vão poder receber, durante o período de nove meses, o Bolsa Gestante. O benefício também integra o Bolsa Família e é voltado para o estímulo à realização do pré-natal.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, ambos terão o valor de R$ 32 – o mesmo do chamado benefício variável, pago para cada criança menor de 15 anos.

A pasta informou ainda que o Bolsa Nutriz e o Bolsa Gestante terão que seguir os mesmos critérios atualmente usados para a concessão do Bolsa Família. Isso significa que cada família poderá receber benefícios correspondentes a, no máximo, cinco crianças – incluindo bebês em fase de gestação e aqueles que estão sendo amamentados.

Ainda não foram definidos critérios para o controle da concessão dos novos benefícios. Uma das possibilidades, de acordo com o MDS, é uma parceria com o Ministério da Saúde para que a base de dados do Programa Rede Cegonha seja utilizada.

Na última segunda-feira (19), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, anunciou que 1,2 milhão de crianças serão beneficiadas pelo Bolsa Família apenas este mês. Entre junho a setembro deste ano, 180 mil novas famílias foram cadastradas no programa. A meta do governo é incluir 800 mil até dezembro de 2013. Para receber o benefício, a renda per capita familiar deve corresponder a, no máximo, R$ 140.

Edição: Juliana Andrade
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil


"BRASIL, UM PAÍS ONDE A POBREZA É FINANCIADA, A FIM DE MANTER A ESTRUTURA DE PODER"


Devamberto Soares sai vitorioso em Altaneira


Mais de 5 mil eleitores participaram do pleito suplementar para escolha do novo gestor de Altaneira.

Novo prefeito Devamberto abriu vantagem sobre a concorrente já na abertura das primeiras urnas. Multidão foi comemorar nas ruas antes mesmo do resultado final - FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS.

Altaneira. O reforço policial garantiu um clima de tranquilidade ontem, durante as eleições suplementares para prefeito desta cidade. O candidato Joaquim Soares Neto, conhecido por Devamberto Soares (PSB), e o vice-prefeito, José Eles de Oliveira, o Dedé Pio, foram eleitos no pleito suplementar, para permanecerem no cargo pouco mais de um ano. Devamberto obteve uma vantagem de 803 votos em relação a sua adversária, Andréia Carla de Figueiredo Davi, que obteve 1.890 votos, contra os 2.693 do seu opositor. O prefeito eleito tomará posse do cargo no próximo dia 17, na Câmara Municipal.

O aparato policial contou com mais de 100 homens. Antes de concluir a votação, já se comemorava a vitória dos novos gestores. Uma multidão começou a se formar na Rua Martins Sobrinho, no Centro da cidade, para comemorar o resultado de cada urna. O candidato do PSB começou a abrir vantagem desde a primeira urna apurada. O prefeito eleito é empresário e garante lutar pela geração de emprego e renda nos próximos meses que terá pela frente para exercer o seu mandato. A apuração dos votos, concluída por volta das 18 horas, aconteceu na 53ª Zona Eleitoral no Município de Nova Olinda, a 13Km de Altaneira, onde ocorrerá a diplomação dia 16.

Nos últimos dias, Altaneira viveu um clima de tensão e acirramento. Ontem foram efetuadas várias denúncias relacionadas à compra de votos, mas nenhuma foi concretizada. Mais de 5 mil eleitores votaram, em 24 urnas distribuídas em 9 locais de votação. Grande parte votou pela manhã.

A cidade estava sendo administrada pelo prefeito interino, Raimundo Rodrigues da Mota, que permaneceu por oito meses na Prefeitura, após a cassação do então prefeito, Antônio Dorival de Oliveira (PSDB), e o vice-prefeito, Francisco Fenelon Pereira, por uso irregular da máquina administrativa. A acusação foi de distribuição de vales-combustíveis.

Devamberto afirma que terá muito pouco tempo para desenvolver um trabalho na cidade, de forma a resolver os problemas mais graves, como a saúde e a educação. Para o candidato, neste momento, Altaneira tem a necessidade de investir na geração de emprego e renda, já que detém uma das maiores minas de calcário da região do Cariri. O prefeito eleito garantiu dar apoio ao setor de calcário, por ser o que mais possibilita a empregabilidade.

Desde a última segunda-feira que Altaneira, por determinação do juiz Rômulo Veras Holanda, da 53ª Zona Eleitoral, em Nova Olinda, foi imposto o toque recolher na cidade, a partir das 22 horas e, no sábado, às 21 horas, passou a vigorar a lei Seca, por 24 horas. O juiz afirma que, nos últimos dias, teve que tomar algumas medidas para garantir a tranquilidade do pleito. Algumas motos chegaram a ser apreendidas esta semana. Já havia denúncias de que motoqueiros estavam perseguindo candidatos. Alguns deles sequer tinham habilitação.

Também está sendo apurado o processo de transferências de domicílios eleitorais.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet

E aí, pessoal, vocês gostaram da transmissão ao vivo hoje da Sessão da Câmara ?

Olá, gente, fiz todo o possível para cumprir à risca o prometido, e trasmitimos a sessão de hoje da câmara municipal do Crato. Espero que tenham apreciado.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Falsos Ídolos. Por: Antonio Sávio


Entre as várias mudanças ocorridas no Brasil nos últimos cinqüenta anos, uma que merece uma atenção maior é o declínio do nível de educação da população. Isso antes de tudo é curioso ser observado, pois esse é justamente o período de maiores promessas para a democratização do ensino, para a democracia das massas etc. O declive notável do senso crítico do brasileiro acontece em dois pólos que outrora foram paralelos, mas que por hora tornaram-se uma só linha – por hora é demasiadamente otimista, uma vez que supõe que a coisa mude para melhor, o que de fato não vai acontecer- que seriam a “massa” e dita “classe intelectual”.
A falta de uma classe efetiva que possa ocupar os postos que supostamente seriam destinados a uma elite pensante, como tinham antes em todas as áreas veio a nos causar essa celeuma que atualmente se encontra o país. Antes tínhamos um Nelson Rodrigues que denunciava sem dó as idiotices do dia, assim como um Paulo Francis, um Roberto Campos entre tantos outros. Tínhamos de certa forma uma democracia no debate, uma vez que dávamos a opção ao leitor duas frentes de ideias das quais ele poderia sabiamente (ou não) escolher algumas delas. Com o passar do tempo, cada membro ativo dessa geração foi nos deixando e não foi sendo substituído a altura. No lugar de um Mário Ferreira temos um Luís Felipe Pondé, de um Nelson Rodrigues temos um Arnaldo Jabor e de “troca” em “troca”, ou melhor, de queda em queda o país foi perdendo o vigor na mesma proporção que crescia o discurso politicamente chato e hipócrita.

Onde outrora tínhamos intelectuais de fato, circulando livremente pelo país e deixando as ideias mais rasteiras para os subúrbios das almas mais medíocres. O próprio Nelson já em seu tempo denunciava: “Nas minhas notas de anteontem, escrevi que o idiota sempre se comportara como idiota. Era de uma modéstia exemplar, de uma humildade total. Não em nossa época. De repente, em nossa época, o idiota explode. Na minha infância, não passava do curso primário e já se dava por muito satisfeito. Nascia, crescia, namorava e morria sem jamais pensar por conta própria. Podiam pichar-lhe o túmulo com a seguinte inscrição: “Nunca pensou”. O idiota era quase um santo.
O trágico da nossa época ou, melhor dizendo, do Brasil atual, é que o idiota mudou até fisicamente. Não faz apenas o curso primário, como no passado. Estuda, forma-se, lê, sabe. Põe os melhores ternos, as melhores gravatas, os sapatos mais impecáveis. Nas recepções do Itamaraty, as casacas vestem os idiotas. E mais: — eles têm as melhores mulheres e usam mais condecorações do que um arquiduque austríaco”.

O fenômeno que naquela época já mostrava suas garras hoje já nos dominou totalmente. Eles chegaram ao poder em todas as instâncias. Com paciência e muita “educação” o processo, pode-se dizer, foi conquistado com algum mérito. A promessa de um mundo melhor, de um país com “todos pela educação”, “de olho na imprensa”, com a bondade de um “fórum mundial social”, com “leitura para todos”, cheio de ONG’s com gente que deixaria Cristo constrangido por sua falta de bondade, com gente consciente como um Frei Betto (aquele mesmo que deu sumiço a cinco mandamentos e nos disse que não precisaríamos ter fé em Cristo, mas ter a fé de Cristo nos movimentos sociais) que calariam um Chesterton, uma imprensa movida a Folha de São Paulo e ao Estadão. Não se pode ver a arte senão pelos olhos de uma Ana Mae, nem ver a realidade social com uma visão contrária ao Emir Sader. A pasteurização das consciências caminha a passos largos para o irreversível.

Há talvez inocência em achar que a atual situação tenha sido um “acidente”, no sentido aristotélico do termo, porém, é duvidoso. Talvez esse seja mesmo o coroamento, a sensação de liberdade talvez seja justamente essa. De escravizar por meio da ignorância quem paga pela educação. Esta por sua vez, jamais será possível ser feita para um indivíduo, mas apenas para as “massas”, para a “liberdade do povo por meio da educação”. A educação já não é um meio de liberdade, de auto-consciência, mas agora, fazendo o aluno como pião de uma peça de xadrez, ela vem a ser, como diria Freire, “um ato político”. Neste sentido, toda a filosofia medieval está errada, alguns grandes nomes da filosofia moderna e contemporânea como Voegelin, Girard, Xavier Zubire, Mises, Spengler, Jacob Burkhard entre tantos outros são completos idiotas, e, portanto, nada mais do que justo esquecê-los, desprezá-los, ocultá-los.

Mas se temos uma elite tão politicamente correta, tão hábil, qual o resultado? O que temos depois de anos de contracultura no poder (e, por favor, não venham aqui me dizer que FHC era um direitista por causa das privatizações) é um país que foi promessa, que tinha vida, que tinha notáveis pensadores virar uma máquina de fotocópias, uma escravidão mental ignóbil que atingiu não só a elite, mas que, como se já não bastasse, foi sendo repassada para as massas sob uma falsa promessa de educação. Depois de anos de pseudo-educação o estudante brasileiro não só está entre os piores do mundo como também, faz de seu objetivo de vida perder sua dignidade, se vulgariza e, ao contrário do barroco que em seu refinamento subiu em círculos concêntricos em direção para o céu, ele desce em linha reta para o inferno existencial.

O seu resultado é onipresente. Depois de anos de escola conseguimos fazer com que nossos filhos se encantem com os textos depressivos de novelas (a literatura vista na escola não adiantou de nada), que eles se ergam ao ápice da musicalidade de um pagode, funk, forró, etc., que argumentem contra o respeito a suas opiniões justamente quando deveriam saber diferenciar entre conceitos e palpites. De fato conseguimos por meio da covardia castrar todos os sonhos e esperanças por um país melhor. Enquanto os patetas ainda estiverem nas universidades, nos governos, nas gerências, ou melhor, no alto da montanha traçando destinos como quem rabisca em um mapa, vamos vivendo a pão e água, culturalmente falando. Mais uma vez, como diria Chesterton, eu não acredito nessa democracia, essa que as pessoas simplesmente estão “andando por aí”.


Blog do Crato realizou mais uma transmissão ao vivo da Sessão da Câmara de Vereadores


O Blog do Crato realiza experiência pioneira com a Câmara Municipal do Crato e transmitiu mais uma vez ao vivo através da internet, a sessão desta terça-Feira, dia 04/10/2011, e disponibiliza os programas já gravados para posterior consulta pública. Pretendemos que isso se torne rotina, para que a população possa participar mais ativamente da vida político/administrativa da nossa cidade. Agora, você poderá acompanhar todos os detalhes e também AO VIVO, o debate entre os vereadores e os temas relacionados. Os programas serão transmitidos toda Segunda e Terça-Feira através de mais de 40 sites de Internet, liderados pelo Blog do Crato e Rádio Chapada do Araripe - Eventos.

O Endereço do Blog do Crato é: www.blogdocrato.com

Em caráter experimental, e como demonstração, o Blog do Crato transmitiu nesta terça-feira a sessão da Câmara de Vereadores do Crato. Agora você que está longe da sede do município poderá se atualizar sobre os assuntos de interesse do seu município, nas sessões que acontecem todas as segundas e terças-feiras à partir das 08:00. Ao entrar no Blog do Crato depois das 08:00 da manhã, a Rádio Chapada do Araripe já começa automaticamente. Basta deixar o site carregar por completo, ou dar um "Atualizar" no seu navegador, se o áudio parar.

AGRADECIMENTO:

Quero agradecer a grande gentileza, o apoio e a dedicação do Presidente da Câmara Florisval Sobreira Coriolano, ( no caso de hoje, ao Dr. Ailton Esmeraldo e Apolinário ) e todos os outros vereadores que apoiam essa idéia, que me expressaram pessoalmente que apoiam: George Macário, Guer, Luis Cori, Jales Veloso, Dárcio Luiz, Florisval Coriolano, Apolinário e Pedro Alagoano. Recebam os nossos agradecimentos.

Blog do Crato - O Crato Cada Vez Mais na Internet - Há 6 Anos.
150.000 visitas mensais.

Plano para salvar o Soldadinho-do-Araripe

Considerado pássaro de rara beleza, o Soldadinho indica em seu habitat a existência de fontes naturais - FOTO: CID BARBOSA - Ambientalistas estão em festa pela aprovação do plano de conservação de ave endêmica da região do Cariri.

Juazeiro do Norte. O Soldadinho-do-Araripe obtém mais uma vitória em prol da sua preservação. Foi lançado o Plano de Ação Nacional para a Conservação desta espécie, um pássaro endêmico da Região do Cariri. Com isso, a ave passa a ser a primeira no Brasil a ter um plano de revisão, em cinco anos, o que significa um grande avanço dentro do plano anterior que já vinha sendo trabalhado. Motivo de grande comemoração para os ambientalistas, mesmo a ave ainda estando na categoria de criticamente em perigo de extinção. O objetivo de todo esse esforço é evitar a extinção do Antilophia bokermanni, nome científico da espécie.

Ave endêmica da área da Chapada do Araripe, principalmente as mais densas e com maiores reservas de fontes de água, hoje são contabilizadas 800 espécimes, incluindo jovens, animais isolados e 177 casais em reprodução. O Soldadinho-do-Araripe é uma das seis espécies no Brasil a contar com plano específico. No Nordeste, são apenas duas, o Soldadinho-do-Araripe e, em Canudos, na Bahia, a Arara-Azul-de-Lear.

Cobertura

Os planos de ação que vêm sendo desenvolvidos no Brasil têm a finalidade de cobrir a fauna brasileira. São mais de 1.800 espécies de aves no Brasil e, naturalmente, muitas dessas espécies estão sendo tratadas em blocos, segundo o biólogo Weber Silva Girão, da Aquasis, ONG responsável pelo projeto de preservação da ave, em parceria com órgãos ambientais e também o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

O plano é recente. Foi lançado paralelamente em Crato, no Instituto Cultural do Cariri, (ICC), no final de agosto, onde funciona a sede do projeto na região, e em Brasília, na comemoração dos quatro anos do ICMbio, no País. O Soldadinho é considerado um pássaro de rara beleza. No seu habitat há indicativo de fontes naturais. A ave mais ameaçada de extinção do Ceará foi descoberta há 15 anos. A luta para a sobrevivência da espécie rara depende agora de conservar o seu habitat, que se traduz, consequentemente, em preservar as fontes naturais e o único trecho de mata atlântica da região do Cariri, nas áreas de encosta da Chapada do Araripe entre os municípios de Crato, Barbalha e Missão Velha.

A conquista do plano, de acordo com Weber, é um ponto positivo, por ser a espécie que tem mais esforço dedicado no planejamento de como salvá-la. O primeiro documento lançado em 2006, foi o Plano de Conservação da espécie, uma das primeiras a ter um documento do gênero no País, e é a primeira que tem um novo plano, dentro dessa série no Instituo Chico Mendes. O primeiro foi lançado com 34 páginas e o segundo, com mais de 70 páginas. " Então é um documento que evoluiu em cima de outro. O primeiro contava com 21 metas, e as mais emblemáticas", diz o biólogo. E foi nesse primeiro momento que foi proposta a criação de uma Unidade de Conservação Integral, que será um dos maiores êxitos dentro do plano, numa área ainda a ser delimitada, na área onde está a espécie.

Segundo Weber Girão, todos os encaminhamentos já foram realizados. A documentação depende de avaliação no próprio Instituto e encaminhamentos no Ministério do Meio Ambiente e sanção governamental. Ele classifica avanços consideráveis nos últimos cinco anos, como a recuperação do habitat da ave, pesquisas, cuidados de conservação. O item que menos avançou está relacionado às políticas públicas.

Mas o biólogo comemora a popularização da espécie na região. A população acabou incorporando a imagem do Soldadinho nas escolas em trabalhos artísticos. "E isso auxilia nesse processo de conscientização".

De acordo com a pesquisadora da Aquasis, Karina Linhares, esse é um documento que vai nortear as ações junto à sociedade para tirar esse animal da extinção. Entre as metas previstas estão a proteção das nascentes de mata úmida de encostas nos Municípios de Crato, Barbalha e Missão Velha, lugares onde ocorrem o pássaro, proteção do habitat e a sensibilização das comunidades em prol da ação.

Weber afirma que, se 10 nascentes forem totalmente recuperadas e as outras preservadas, há a possibilidade do animal sair da categoria de "criticamente em perigo de extinção", para "perigo de extinção". E a Chapada do Araripe agradece, já que a vegetação do entorno estará preservada. O Plano de Ação Nacional para a Conservação do Soldadinho-do-Araripe está disponível na íntegra no site do ICMBio, no endereço eletrônico http://www.icmbio.gov.br/biodiversidade/fauna-brasileira/lista-planos-de-acao-nacionais.

Uma ave simbólica no Estado, o Soldadinho-do-Araripe é o pássaro mais ameaçado de extinção, sendo a única ave exclusiva do Estado. O pássaro foi descoberto em 1996 por Galileu Coelho e Weber Silva, sendo incluída em 2000 na lista global de espécies ameaçadas da ONG BirdLife International, que a mantém classificada como "Criticamente em Perigo" de extinção - o nível mais grave antes da extinção na natureza. Em 2003, passou a constar na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.

Florestas úmidas

Segundo Weber, que se encontra residindo na região para tocar o projeto mais de perto e realizar pesquisas sobre o pássaro, dentro do trabalho de preservação, o Soldadinho-do-Araripe encontra-se ameaçado por habitar as raras florestas úmidas nas encostas da Chapada, que somam apenas cerca de 28 quilômetros quadrados.

O pássaro se reproduz sobre a água, onde se concentram os frutos dos quais depende para sobreviver. Os ainda fartos recursos hídricos fazem da região do Cariri cearense um tipo de oásis em meio ao sertão, sendo a principal riqueza natural que permite esta região ser considerada o celeiro do Ceará. A relação íntima da ave com as águas torna esta espécie um símbolo para a conservação na natureza, promovendo o envolvimento da sociedade local na gestão e proteção dos recursos naturais tão vitais para todos.

Fique por dentro
Parcerias

A Aquasis atua desde 2003 na região do Cariri, com parceiros nos Municípios em defesa do Soldadinho-do-Araripe. Publicou em 2006 o seu primeiro Plano de Conservação. A entidade envolve o trabalho com órgãos ambientais da região. O Projeto tem como uma de suas metas desenvolver grupos de observadores de aves com a população local. O Projeto Soldadinho-do-Araripe é mantido com recursos do programa de prevenção de extinções da entidade britânica BirdLife International.

MAIS INFORMAÇÕES

Instituto Cultural do Cariri (ICC), Pça. Filemon Teles, S/N
Centro - Crato - CE
Telefone: (88) 9999.8457

Bichos de estimação

Para saber sobre animais de estimação ver blog Bem-Estar Pet
http://blogs.diariodonordeste.com.br/bemestarpet - Facebook Valeria Feitosa

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet



Reitora da URCA participa de solenidade de entrega do título de ‘Doutor Honoris Causa’ a Ralph Della Cava


A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, participou da homenagem prestada ao pesquisador e historiador norte-americano, Ralph Della Cava, que recebeu da Universidade Federal do Ceará (UFC), com aprovação do Conselho Universitário, o título de ‘Doutor Honoris Causa’. A solenidade de entrega, com a presença de intelectuais, autoridades políticas e amigos do autor de uma das mais importantes obras sobre Juazeiro e o Padre Cícero, o livro ‘Milagre em Joaseiro”, foi realizada na sede da UFC – Campus Cariri, em Juazeiro do Norte, e presidida pelo Reitor da UFC, Professor Jesualdo Farias, no último dia 30 de setembro.

Após a solenidade, Ralph Della Cava, junto com o Reitor da Instituição, descerrou a placa no campus da UFC, em sua homenagem. Um dos critérios para a concessão do título foi a grande contribuição que o pesquisador da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, deu a história da cidade e da região. Ralph Della Cava também recebeu o título de Professor Emérito de História da URCA, há sete anos, quando esteve na região, para participar de simpósio internacional sobre o Padre Cícero. Nesta terça-feira, data dos cem anos de instalação do município de Juazeiro, o escritor receberá mais uma homenagem com Medalha do Mérito Centenário, concedida pela Câmara Municipal.

Fonte: URCA


Trabalhadores e Correios se reúnem hoje; greve pode acabar


R
epresentantes dos trabalhadores dos Correios preparam para esta terça-feira uma grande manifestação em Brasília. O ato vai acontecer no mesmo dia em que uma audiência de conciliação entre as partes no Tribunal Superior do Trabalho vai tentar encerrar a greve, que está completando 20 dias.

A greve pode ser encerrada ainda nesta terça-feira, caso haja avanço nas negociações durante a audiência. Isso porque os sindicatos da categoria vão realizar assembleias no fim da tarde para analisar possíveis propostas. Pela manhã, a Fentect (Federação dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares) espera reunir mil trabalhadores de diversas regiões do país, em frente ao prédio sede da empresa. A concentração para o ato com chegada das caravanas de outros estados está marcada para cerca de 9h.

No último protesto em frente ao prédio dos Correios, a entrada foi bloqueada para evitar que os trabalhadores que não aderiram ao movimento entrassem. Os trabalhadores devem em seguida se encaminhar ao TST para acompanhar a audiência. Segundo a Fentect, o principal entrave atual nas negociações é a data em que vai vigorar o aumento real.

"Nós queremos o ganho real a partir de agosto e não a partir de janeiro do ano que vem. Se houver propostas, nós vamos levar para a assembleia, mas por enquanto a greve continua", disse o secretário-geral da Fentect, José Rivaldo da Silva.


Folha.com

OLHAÍ - Bandidos assaltam ônibus e matam passageiro na BR-116



Um assalto a um ônibus intermunicipal terminou com um passageiro morto à bala, por volta das 6h da manhã desta segunda-feira (3), na BR-116, próximo a Beberibe, Litoral Leste do Estado.

Segundo informações da delegacia do Município, três bandidos se passaram por passageiros do ônibus, que fazia a linha Jaguaruana-Fortaleza. Eles anunciaram o assalto à altura do quilômetro 90 da rodovia e atiraram contra Francisco Moreno da Silva, 54 anos. O disparo acertou o rosto da vítima. O passageiro foi socorrido e morreu no Hospital de Chorozinho, a 40 quilômetros de Fortaleza.

Ninguém foi preso

De acordo com testemunhas, Francisco Moreno não reagiu ao assalto. Os bandidos ainda levaram pertences dos passageiros, informa a polícia. Até o início da tarde desta segunda, ninguém havia sido preso pelo crime, de acordo com a polícia de Beberibe. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), diligências estão sendo realizadas na área para encontrar suspeitos.

Com informações do Portal Verdes Mares


Cid Gomes recebe comando de greve dos professores nesta terça-feira


Novo encontro é confirmado através de representantes do Sindicato Apeoc.

A grande manifestação dos professores na tarde desta segunda-feira (3) surtiu efeito. O governador do Ceará, Cid Gomes, deve receber uma comissão de oito pessoas em uma reunião nesta terça-feira (4), às 11h, no Palácio Abolição. O Sindicato dos Professores do Ceará (Apeoc) quer pressionar o chefe do Executivo estadual a não sancionar a lei do piso nacional, aprovada pela Assembleia Legislativa.

A audiência com o governador foi confirmada pelo próprio presidente da Apeoc, Anízio Melo, durante manifestação em frente ao Palácio Abolição. A categoria quer reabrir a negociação com Cid Gomes.

Fonte: Ceará Agora

Sarney cobra de Dinho Ouro Preto a promoção que deu ao pai dele - QUE PAÍS É ESTE?


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi vaiado por 100 mil pessoas no Rock in Rio, no dia 24, quando o cantor Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, lhe dedicou a canção “Que país é esse?”. Na quinta-feira, Sarney enviou uma carta ao artista reclamando do tratamento. Começou o texto dizendo que “entrou no Rock in Rio aos 80 anos”, que o festival se beneficiou dos incentivos à cultura criados por seu governo, arvora-se de defensor da liberdade de expressão e conclui com uma lembrança: foi ele quem promoveu o diplomata Afonso Ouro Preto, pai de Dinho, a embaixador.

Felipe Patury - Revista Época

VEREADOR REIVINDICA SINALIZAÇÃO EM AVENIDAS E RODOVIAS

O Vereador Luís Cori (PSC) solicitou ao gerente local do DER - Luís Salviano a colocação de redutores de velocidade e placas de sinalização de proibição de estacionamento de veículos no acostamento da rodovia CE - 292, localizado em frente ao Posto de Abastecimento Palmeiral, na saída da principal rua de acesso ao bairro.

Fonte: CMC

VEREADOR AILTON ESMERALDO (PP) ASSUME NESTA TERÇA PRESIDÊNCIA DO PODER LEGISLATIVO


O
Presidente da Câmara Municipal do Crato - Vereador Florisval Coriolano se ausentará do Município, durante 17 dias. A partir desta terça-feira, dia 04 de outubro, o Vereador Ailton Esmeraldo (PP) - vice-presidente do Legislativo cratense assumirá a presidência da Casa.

Fonte: CMC

Esclarecimentos ao Sr. Fernando Brasil

Excelentíssimo Sr. Presidente da Câmara Municipal do Crato, Florisval Sobreira Coriolano. Excelentíssimos Senhores vereadores. Ilustríssimo público aqui hoje presente nesta sessão.

Meu nome é Dihelson Mendonça, músico, Jornalista, Fotógrafo, dentre outras atividades. Sou administrador de um dos mais importantes veículos de imprensa do Cariri, o site Blog do Crato, que possui a maior audiência do interior do Estado na Internet, atingindo em média 150 a 180 mil vistas mensais. Nosso principal objetivo em 6 anos de existência tem sido a divulgação da boa imagem da cidade do Crato na Internet, além das notícias de todas as fontes que nos chegam e que contribuem para melhor informar os cidadãos Cratenses que residem na sede, nos distritos e em qualquer parte do planeta.

Pela receptividade de mais de 4 milhões de acessos em 6 anos, soubemos com muito trabalho, fazer por merecer as inúmeras demonstrações de carinho e de respeito dos nossos leitores que nos lêm diariamente elevando ainda mais o já conceituado veículo de imprensa chamado Blog do Crato.

Pois bem, meus senhores. Fui informado através do vereador George Macário que na sessão ocorrida neste mesmo plenário na data de ontem ( 03 de Outubro de 2011 ), que o vereador Fernando Brasil de forma arrogante e sem saber por onde a banda passa, ameaçou processar o nosso veículo de imprensa, o Blog do Crato, por havermos divulgado a notícia de que o Deputado Arnon Bezerra havia desmentido o vereador Fernando Brasil sobre um rompimento que Arnon teria com o prefeito do Crato Samuel Araripe, e que como provou em declaração do próprio Arnon Bezerra, a informação não tem o menor cabimento.

Quero informar ao Sr. vereador Fernando Brasil e a todos os presentes que o Blog do Crato não inventa matérias. O autor da matéria em questão é a Assessoria de Imprensa da Prefeitura do Crato, conforme documento que repassarei em poucos minutos ao Sr, Presidente e ao próprio vereador. A Assessoria de Imprensa foi quem redigiu a matéria sobre o Arnon e sobre o Sr. Fernando e a enviou de próprio punho para cerca de 130 jornalistas que dirigem seus próprios meios de comunicação. Nós somos apenas mais um a publicar, assim como todos os outros veículos de comunicação que receberam. Se ela procede ou não, que o vereador reclame a quem escreveu a matéria, ou seja, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

Mas saiba que ela está publicada em dezenas de sites na Internet, dentre eles o Site Miséria, o Site CaririNoticia, o Site Cranotícias, o site da Rádio Cultura do Crato, e até um site da cidade de Sobral também publicou, o "Sobral portal de notícias".

Quero dizer que se o Sr. Fernando Brasil deseja processar o autor da matéria e quem a veiculou, deverá processar primeiro a Assessoria de Imprensa da PMC, o Site Miséria, o Site CaririNotícia e todos os outros que veicularam a notícia.

Senhoras e Senhores,

O grande problema de algumas pessoas é culpar o jornal quando a notícia lhes é desagradável. Eu até compreendo que neste exemplo citado, o vereador, talvez desinformado, ele que provavelmente não acessa a internet, não lê o nosso Blog diariamente, só sabe das coisas de lá pela boca de terceiros, esteja recebendo informações erradas, passadas por gente que não merece a mínima credibilidade e que guardam um profundo ranço por haverem pleiteado cargos na administração atual e não conseguiram, como já me foi confessado por um deles, e hoje se voltam contra nós do Blog do Crato, procurando espalhar a mentira e a desinformação por entre os vereadores, como outro dia eu soube que a poucos metros de mim, um desses informantes estava lá pelo Calçadão da nossa cidade, totalmente embriagado e falando mal do Blog do Crato. Mas tudo tem um sentido. Basta usar a inteligência.

O Blog do Crato não tem qualquer intenção em prejudicar a imagem de quem quer que seja. Nossa função é divulgar notícias. Agora, quem se candidata a um cargo público, deve estar ciente de que sempre será alvo de críticas. As pessoas que não são capazes de aceitar críticas e querem apenas serem elogiados, jamais deveriam pleitear cargos públicos. O cargo público exige serenidade, controle emocional, gentileza, educação e sobretudo tato, uma qualidade essencial para saber lidar com as idéias opostas. Não é com ameaças de processos judiciais por qualquer notícia ainda que desinformados, que deve agir o bom político.

O Blog do Crato como um site de internet que tem por objetivo primordial propagar o pensamento e as notícias do Crato não pode por sua vez, ser subjugado por qualquer intimidação provinda da parte de vereadores, com ameaças, com tentativas de querer calar a voz da imprensa.

O povo é soberano também em seus questionamentos.
Ao invés de ameaçar os veículos de imprensa, os políticos de uma maneira geral, deveriam estar mais preocupados em dar respostas à população que cobra posicionamentos em relação às questões essenciais da vida pública cratense, como por exemplo:

A posição de certos políticos em relação à vinda de 500 toneladas de lixo diariamente para a nossa cidade.

A posição de certos políticos que não lutaram para a vinda da sede da Universidade Federal do Cariri para o Crato

O Ficar em Cima do Muro em relação à greve dos professores para não entrar em conflito com seus patronos lá em Fortaleza

O Ficar mudo quando retiraram do Crato os nossos órgãos, o SESI, o SENAI e tantos outros que por falta de uma força política atuante foram para a cidade vizinha.

É cobrar a lentidão com que estão sendo executadas as obras de reforma do canal do Rio Grangeiro.

É com esse tipo de coisa que muitos dos nossos políticos deveriam se preocupar. Eu falo muito, não todos os políticos. Há muitos políticos realmente engajados no desenvolvimento do Crato.

Portanto, Senhores, falando de uma maneira mais geral,

Os políticos precisam entender que não foi o povo que pediu que eles se tornassem políticos. Foram eles mesmos que SE OFERECERAM como advogados das causas populares, para resolver os problemas que afligem a população. Eles precisam entender que não estão lá por mérito próprio, mas por um voto de confiança que o povo concedeu a eles por um breve período de tempo, para que batalhem pelas causas e as resoluções dos problemas populares.

Não convém atacar o jornal pela notícia publicada, e muito menos querer calar a boca do povo que reivindica e cobra respostas. Nunca foi inteligente a nenhum político tentar calar a voz da imprensa nem se colocar contra os que fazem críticas aos seus governos.

Vivemos numa democracia, e a democracia pressupõe que aqueles que elegeram os seus representantes tenham o SAGRADO direito de questionar e cobrar posicionamentos em defêsa da sua cidade e do seu país. Portanto, vejo com extrema suspeita quando um político vem cobrar dos seus "súditos" os elogios e exorcisar as críticas. Porque quem quer ser elogiado, faz por merecer, e com certeza, a população que critica, também saberá elogiar na hora mais apropriada.

Falando em nome do Blog do Crato, não temos culpa também se alguns políticos, são arredios e não têm consideração nem com a nossa pessoa nem para com o nosso espaço. O Blog do Crato não vai ficar adulando políticos para dar entrevista, pelo contrário, somos procurados por eles. Mas somos abertos a todas as correntes de pensamento.

E aqui para finalizar, deixo um conselho a todos os que amam a democracia: "Que saibam aceitar as críticas, pois a crítica e a reivindicação fazem parte das grandes democracias! E outra coisa, acima de tudo: Não nos deixamos intimidar por ameaças de quem quer que deseje calar a voz da imprensa, as reclamações e os questionamentos legítimos do nosso povo do Crato.

Dihelson Mendonça

Cultura Popular é tema de mais uma roda de conversa na URCA

O Projeto “No Terreiro dos Brincantes” realizará no dia 11 de outubro, a partir das 19 horas, no Salão de Atos da URCA – Campus Pimenta, mais uma roda de conversa tendo como temática a cultura popular. A Roda de Conversa desta vez será com o presidente da Fundação do Folclore Mestre Eloi, Catulo Teles e a Mestre do Coco das Mulheres da Batateira, Edite Dias.

A intenção é propiciar a troca do conhecimento científico e popular. Além das rodas de conversa, o projeto desenvolve vivências nos terreiros das manifestações culturais e artísticas da região e documentários sobre os mestres e os grupos. O projeto “No Terreiro dos Brincantes” é desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC e o Coletivo Camaradas.

Fonte: URCA

Governo do Crato realiza próxima quinta-feira a 2ª Conferência Municipal da Juventude

O Governo do Crato, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, realizará na próxima quinta-feira, dia 6, a 2ª Conferência Municipal da Juventude.

Abordando o tema: Conquistar direitos, desenvolver o Brasil! A Conferência acontecerá das 8 às 17 horas no Auditório do Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA. A secretária da Cultura, Esporte e Juventude, Danielle Esmeraldo, Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Municipal da Juventude, explica que este evento é realizado para os jovens cratenses e tem como propósito promover um debate saudável de idéias para a conquista e ampliação dos direitos da juventude e de toda a sociedade, sempre respeitando as diferenças e a pluralidade brasileira.

Diante disso, o Governo do Crato convida aos jovens para se inscreverem na 2ª Conferência Municipal da Juventude, um momento de construção coletiva, edificando um espaço de formação humana, social, cultural e de experimentação de instrumentos da democracia participativa.

A ficha de inscrição está disponível no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce,gov.br .Mais informações na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, pelo telefone 3523- 2365.

Fonte: PMC

Educação do Crato investe na formação continuada de professores

A Secretaria de Educação do Município do Crato, através do núcleo de tecnologia educacional - NTE realizou no período de junho a setembro de 2011, o Curso de Introdução à Educação Digital, em parceria com o PROINFO/MEC, Seduc e Crede 18.

O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais, oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais. De acordo com Francisco Edivan Moreira dos Santos, Formador da Secretaria Municipal de Educação, o curso ofertado foi Introdução à Educação Digital, com 40 horas aula, sob a coordenação de Moisés Otávio e com a participação de 80 professores.

O Curso básico foi destinado a professores que não tinham o domínio mínimo no manejo de computadores/internet. O objetivo foi possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web, para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).

O Secretário de Educação Valentim Dantas explica que esse curso visou também a formação continuada de professores da rede municipal de ensino, para o uso das TICs, peça de fundamental importância na educação atual.

Fonte: PMC

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30