xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/10/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 outubro 2011

Poluição Sonora no Crato está Fora de Controle !!!


Nota do Editor
- Carros passando a todo instante com som altíssimo pelos bairros ( especialmente na Vilalta ) impunemente. Se as polícias vêem isso, faz de conta que não vêem. As pessoas cada vez mais mal-educadas, ligam som alto, não estão nem aí para o Respeito às outras pessoas. CADEIA NELES !!! - Isso é um descontrole. Cadê os órgãos de fiscalização, cadê o Ronda do Quarteirão, porque não multam esses desgraçados ? ( Dihelson Mendonça ).

Comerciantes Cratenses estão indo atender telefonemas no banheiro dos estabelecimentos porque as motos com reboque estão empesteando a cidade com Poluição Sonora e nada se faz. É o que alerta a nossa leitora Cibele Gomes de Araújo em seu comentário ao Blog do Crato.

Poluição Sonora

"Está provado que a poluição sonora em crato, está sem controle principalmente em relação aos carros e as infernais motos com reboque irregulares e que o código de trânsito não permite estão infernizando a vida e prejudicando a saúde das pessoas que vivem diariamente no comércio do crato (centro). Pode ficar sentado, Dihelson, na Rua Monsenhor Esmeraldo que você vai contabilizar no minimo um espaço de menos de 5 minutos de uma moto para outra mal desapareçe uma, já vem a outra em seguida, deixando os comerciantes irritados de maneira de não puder nem se quer atender um telefonema a negócio.

Temos que ir muitas vezes atender o telefone dentro do banheiro porque não pudemos conseguir ouvir as ligações isso tem que se achar uma solução pelo o que eu sei o demutran tem puder e o dever de intevir ESSE ABUSO E ATENTADO A SAÚDE DOS Cratenses e em especial de nós comerciantes peço que os orgãos competentes vejam esse absurdo, já fiz um levantamento e estão todas irregulares e em desacordo com a legislação ambiental do ceará.só se ver essas pocarias a qui no cariri. tenho comécio no crato vendo muito bem e nunca presizei anunciar nessas merdas."

Cibele Gomes de Araújo
Rua Nelson Alencar
Cidade: Crato ce

Carta de um Professor a um Policial - Por Francisco Duarte


Olá colega de serviço público! Podemos,em alguns momentos, estarmos em trincheiras diferentes, no entanto, as nossas realidades são bastante parecidas. Somos desrespeitados em nossa dignidade, por percebermos salários tão aviltantes. Não somos incentivados a nos qualificar, pois só os superiores têm esse direito. Não temos a liberdade de escolha quanto ao desenvolvimento das nossas atividades cotidianas. Direito ao lazer? Esporadicamente temos as condições e o tempo necessários para esquecermos um pouco das agruras que nos acometem, engendradas pelo perverso capitalismo. Em geral, convivemos no mesmo espaço social e geográfico , pois as nossas condições sócio-econômicas são assemelhadas, nos restando os grotões para edificarmos os nossos lares. São tantas as semelhanças que não caberiam nessa despretensiosa missiva.

Porém, prezado amigo , pretendo te fazer alguns questionamentos, mas fiques à vontade para respondê-los! O senhor está lembrado de quantos professores e professoras o ajudaram a ter um nível de instrução e, principalmente, a ter a sua educação consolidada? Eles e elas realmente fizeram a diferença em sua vida? Ou eles e elas são prescindíveis? Lembra-se que os seus filhos e filhas passam um bom tempo com os (as) professores(as) nas escolas públicas?

Considero o vosso mister muito delicado e importante ao mesmo tempo. Delicado em função da militarização que os impõem uma disciplina muito rígida e até, em alguns casos,chega a ser humilhante! Entanto, o papel de nos salvaguardar dos malfeitores configura-se como um dos mais nobres da atividade estatal. Só não tem o devido reconhecimento pelos gestores públicos.
Mas, Sinceramente, me permita dizer- lhe que não consigo entender porque alguns de seus pares agem com tanta violência, com tanta força contra os movimentos sociais, compostos de pessoas da nossa mesma estirpe! Há algum retorno financeiro ou promoção funcional a quem mais espanca? Você viu seus colegas hoje(29/092011), torturarem e humilharem os professores em greve na Assembléia Legislativa do Ceará? Isso te causa algum constrangimento? Por acaso, você já torturou alguma pessoa? Se sim, conseguiste dormir tranqüilo? Se porventura o nobre amigo tiver que enfrentar gente poderosa, teria a coragem de agir com a mesma truculência? Ou se acovardaria? Está lembrado de que o poder é do Estado e não da pessoa? Você acredita que os detentores do poder te reconhecerão pelos seus atos de “bravura”?

Me desculpe se te constrangi! Só quero entender um pouco como pensa e age um policial. Espero continuar gozando da sua amizade Ilustríssimo amigo! Juntos, e somente assim, poderemos derrotar o nosso inimigo comum- a exploração dos pobres pelos poderosos.

Um grande abraço!
Prof. Francisco Duarte
Crato-CE


URCA - Convênio dos museus de Paleontologia e do Desierto é destaque na imprensa mexicana


A Universidade Regional do Cariri (URCA), Museu de Paleontologia de Santana do Cariri e o Geopark Araripe foram destaques na imprensa mexicana, esta semana. É que foi firmado convênio entre o Museo del Desierto e o Museu de Santana do Cariri, para intercâmbio entre essas instituições. A importância do Museu de Paleontologia, com a diversidade de fósseis do período Cretáceo, além do primeiro Geopark das Américas, foi enfatizada pelos diretores do museu mexicano. Estiveram presentes durante a celebração do convênio, o coordenador executivo do Geopark, Álamo Feitosa, o geólogo, Idalécio Freitas, o historiador Titus Riedl e a representante do governo do Estado do Ceará, Lívia Fernandes.

O convênio garantirá a reciprocidade de elementos para pesquisa, conforme destaca o jornal El Diário, da localidade de Coahuila, além do intercâmbio de estudantes para especialidades nas áreas de geologia, paleontologia, biologia e educação ambiental. O Geopark Araripe foi apontado como um importante projeto, voltado para o desenvolvimento e inclusão das comunidades de abrangência de sua área, além da preservação dos recursos naturais desde a sua criação, em 2006.

As primeiras viagens dos estudantes e pesquisadores mexicanos à região do Cariri começam em 2012, sendo o início de uma troca por meio de interação institucional de seis anos.

Fonte: URCA
Na foto: Museu de Paleontologia em Santana do Cariri ( por Elizângela Santos )

1º de outubro, dia de Santa Teresinha



Foto original de Santa Teresinha

Neste sábado, 1º de outubro, a comunidade católica do Cariri comemora a data consagrada a Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. A devoção à santinha aumentou muito,desde 1998, ano que as relíquias de Santa Teresinha visitaram algumas cidades da Região Metropolitana do Cariri. Em Crato haverá, pelo menos, duas missas eduas procissões conduzindo a imagem de Santa Teresinha.

Na Catedral as solenidades começam às 16h30minh e terminará com a procissão saindo da Praça da Sé, em direção à Vila Bacurau. Na Vilalta, às 17 horas, haverá missa campal eprocissão saindo em direção ao Conjunto Habitacional Dr. Antenor. Tanto a Vila Bacurau, como o Conjunto Dr. Antenor têm Santa Teresinha como padroeira. São milhares de devotos de Santa Teresinha em Crato.

Santa Teresinha recebeu de Deus a sensibilidade para entender o que ela chamou de “Pequena Viada Santificação”. A própria santa explica nos seus escritos em que consiste asua “pequena via”:

“Sempre desejei ser santa, mas – pobre de mim! – sempre constatei, ao me comparar comos santos, que entre eles e eu existe a mesma diferença que há entre uma montanha cujo cume se perde nos céus e o grão de areia obscuro pisado pelos transeuntes. Longe de desanimar disse a mim mesma; “O bom Deus não pode inspirar desejos irrealizáveis. Logo, apesar da minha pequenez, posso aspirar à santidade.Tornar-me grande, é impossível; devo, pois, me suportar tal como sou, com todas as minhas imperfeições, mas quero procurar um meio de ir ao Céu por uma pequena via bem direita, bem curta, uma pequena via inteiramente nova”.


Naquela época, fazia enorme sucesso o elevador, que havia sido inventado há pouco tempo. Santa Teresinha sentiu um grande desejo de “encontrar um elevador que a erguesse até Jesus, porque se julgava pequena demais para subir a rude escada que levava à perfeição”. Ela então começou a procurar na Sagrada Escritura um caminho. Até que um dia encontrou este pensamento de Jesus:

“Se alguém é pequenino, que venha a Mim” (Pr 9, 4). Continuando sua pesquisa encontrou no livro de Isaias (66,12-13) esta frase: “Como uma mãe acaricia seu filho, assim eu vos consolarei, vos carregarei no peito”. E ela concluiu com muita alegria: “Ah! O elevador que deve me erguer até o Céu são os vossos braços, ó Jesus!”

E descobriu uma frase dita pelo próprio Jesus, no Evangelho de São Mateus (18,13): “Se não vos tornardes criancinhas, não entrareis no Reino dos Céus” e ainda “ Deixai vir a Mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham” (MC 10,14). Estava encontrada a “Pequena Via” da Santificação! Ou seja, o caminho da infância espiritual.

Nessa via, o importante não é fazer grandes mortificações corporais, mas aceitar com humildade a própria pequenez, as próprias limitações, até mesmo as próprias imperfeições, e ter um amor e uma confiança sem limites na bondade deDeus; e, como fruto desse amor ter imensos desejos de fazer com perfeição os atos da vida diária. Com isso Santa Teresinha mostrou ao mundo que a sua vocação, o seu meio de santificação é acessível a qualquer pessoa, por maisi mperfeita que esta seja. Santa Teresinha foi canonizada em 14 de agosto de1921, pelo Papa Bento XV (o mesmo que criou a Diocese de Crato). Este, no seu discurso disse:

“No caminho da infância espiritual (a “Pequena Via”) está o segredo de santidade para os fiéis do mundo inteiro”. E a bula de canonização assinala que por meio de Santa Teresinha, Deus propunha aos homens um novo modelo de santidade, ao alcance não só dos padres e freiras, mas também dos leigos de todas as idades e de todas as condições sociais.

(Por: Armando Lopes Rafael)

Governo do Crato realizará na próxima semana a 2ª Conferência Municipal da Juventude


O
Governo do Crato, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, realizará no próximo dia 6, próxima quinta-feira, a 2ª Conferência Municipal da Juventude. Com a temática Conquistar direitos, desenvolver o Brasil! A Conferência acontecerá das 8 às 17 horas no Auditório do Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA.

Segundo Danielle Esmeraldo, Secretária da Cultura, Esporte e Juventude e Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Municipal da Juventude este evento é realizado para os jovens cratenses e tem como propósito promover um debate saudável de idéias para a conquista e ampliação dos direitos da juventude e de toda a sociedade, sempre respeitando as diferenças e a pluralidade brasileira.

Tendo em vista esse debate saudável o Governo do Crato convida aos jovens para se inscreverem na 2ª Conferência Municipal da Juventude para que assim possam participar ativamente deste momento de construção coletiva, edificando assim um espaço de formação humana, social, cultural e de experimentação de instrumentos da democracia participativa.

Mais informações na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, pelo telefone 3523- 2365

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Cid Gomes pode deixar a política no final do mandato


Mesmo com a pretensão do ex-deputado federal Ciro Gomes de ver seu irmão, o governador do Ceará, Cid Gomes no Senado Federal onde chegou a afirmar publicamente essa intenção, poderá essa vontade de Ciro não se concretizar, em virtude de outras pretensões de Cid. Segundo o jornal Valor Econômico, em matéria publicada nesta quinta-feira (29), o governador cearense anunciou que deixará a política e voltará ao Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O atual governador do Ceará, Cid Gomes exerceu a função de consultor do BID em 2005. O retorno do governador à Washington D.C, ao final de seu segundo mandato como chefe do Executivo estadual, justificaria sua insistência em levar Ciro para Brasília como senador.

Fonte: Jornal Valor Econômico

Dep. Arnon Bezerra desmente vereador Fernando Brasil sobre rompimento com Prefeito do Crato


O vereador Fernando Brasil PSB, bancada de oposição na Câmara Municipal do Crato e aliado de Sineval Roque, fez pronunciamento no plenário dizendo que o deputado federal, Arnon Bezerra (PTB) havia lhe dito que teria rompido com o prefeito Samuel Araripe (PSDB) e que estava disposto a apoiar a possível candidatura do deputado estadual, Sineval Roque (PSB) a prefeito do município em 2012. O deputado federal, Arnon Bezerra, disse que achou ridícula a declaração do vereador Fernando Brasil e que realmente conversou com ele sobre política, porém nunca sobre rompimento com o prefeito do Crato, e nem tampouco sobre apoiar candidaturas no município.

O parlamentar do PTB lamentou a declaração dada pelo vereador que, segundo Arnon, deveria ter outras preocupações na construção de laços e pontes em nome da democracia e do desenvolvimento do município, mesmo estando em campos opostos.

Ao contestar o vereador Fernando Brasil, Arnon Bezerra reforçou dizendo a sociedade e ao povo do Crato seu apreço e uma grande dívida de gratidão pela população cratense. “Vou continuar trabalhando sempre dentro da aliança com o prefeito Samuel Araripe, mesmo ainda sem eu ter conversado com ele sobre compromissos futuros, mas existe entre nós uma afinidade administrativa profunda de trabalharmos pelo Crato e para os cratenses. Portanto, rompimento não existe. Nunca discutimos, nunca brigamos e já estou aqui anunciando liberação de recursos federais para recuperação das estradas e pontes do município, com a finalidade de dar mais conforto, segurança e comodidade a população, tanto na zona rural como urbana. A afinidade entre eu e o prefeito Samuel vai permanecer e não quero mais falar no assunto”, concluiu o deputado federal Arnon Bezerra.

A entrevista do deputado Arnon Bezerra foi concedida quinta-feira, 29 de setembro, no gabinete do prefeito Samuel Araripe. O parlamentar veio fazer uma visita de cortesia ao chefe do executivo cratense e na ocasião anunciou a liberação de verbas para mais obras estruturantes para o município do Crato.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato ( PMC ).
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato

www.crato.ce.gov.br

http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Foto: Autor desconhecido


ENTREVISTA - Valdemir Correia fala sobre os rumos do Crato e a Política


Confira logo mais aqui no Blog do Crato!

Comentários dos leitores dos últimos 5 dias


Bom Dia, Crato!

Céu azul e muito calor é o que a previsão aponta para hoje, dia 01 de Outubro de 2011. O ano está quase no fim. E vem aí 2012, o último ano do calendário Maia. Vocês acreditam nas profecias ? Sei não, hein ? A coisa tá feia. Finalmente publicamos os últimos comentários. Como sempre, peço minhas desculpas pela demora, é que aqui no Blog e nos outros sites da Rede Blogs do Ceará, eu faço quase tudo ( diagramação e matérias ), e ainda preciso trabalhar e ter uma vida normal, é claro!



Assunto: Saudades do Crato

"Nasci ai em Crato, vim para São Paulo há mas de 30 anos, quando era muito criança. Mas me lembro de como era bom viver no Crato, mato minhas saudades entrando no Blog. Minha mãe lembrou hoje; com a homenagem a Dr. Ossian, que nas épocas de eleições eram servidas refeições na residência dele, minha mãe conta qua a senhora Maria do Ceu era uma pessoa muito boa. Enfim parece que sinto o calor do sol dai quando entro no blog, entro sempre para ver as novidades. Sinto saudades dessa terra maravilhosa com praças que cheiram a flor...noites frescas; águas cristalinas. Não esqueço minha terra natal."

Maria do Socorro Silva Gomes
Endereço Completo: Rua Gingadinho
Cidade: São Paulo

Representatividade do Crato

"VEJO QUE QUANDO É PARA INDICAÇÃO DE NOMES DOS PARTIDOS PARA PREFEITO DO CRATO, VEM GENTE DE TODO CANTO, NUMA FORMA CLARA DO INTERESSE PELO PODE, ONDE MUITOS DESSES DEPUTADOS NUNCA FIZARAM NADA PELO MUNICÍPIO, AGORA VENDO OS CANDIDTOS QUE AI ESTÃO DEVERIAM É SE UNIREM ANTES DE SEREM CANDIDATOS E DEMONSTRAREM A POPULAÇÃO O AMOR QUE TEM PELA TERRA, QUANDO A POUCO TEMPO TEMPO NOS LEVARAM O SESI, OBRA DO CANAL QUASE PARANDO,ESCOLA PROFISSIONALIZANTE TAMBÉM DEVAGAR, CENTRO DE CONVENÇÕES PARADA E PARA VERGONHA NUMA TERRA SEM DONO CHEGARAM E FECHARAM OS RETORNOS DO CRATO A CIDADE VIZINHA. ACORDA CRATO!"

Jose Meneses
Rua Sargento george teles sampaio
Cidade: crato

O relógio da Cristo Rei vai voltar a badalar ( Oh saudade de Luis sarmento)

"Há mais de 20 anos o relógio da praça Cristo Rei está com o coração sem bater ( sem dar corda). Um relógio secular e de uma precisão fantástica. Vem então o Prefeito Samuel Araripe, faz uma reforma na praça, mas cadê o relógio? E ele com sua vontade de rever as coisas boas e antigas do Crato manda consetar o antigo relógio. Um artesão do Juazeiro, só tem ele no Nordeste que entende deste tipo de relógio, então eu e Sr. Reginaldo Norões com a vontade de Luis Sarmento em vê-lo badalar fomos atrá do Sr. Geraldo, uma figura carismática que tambem gosta de antiguidades, adora o Big Ben de Londres, que segundo ele tambem leva corda. O relógio já está com o coração batendo e nestes dias lá da praça Cristo Rei vamos ouvir suas badaladas, muito bem."

Joao Leite Neto
R. Carolino sucupira 560 pimenta
Cidade: crato

Uma Resposta:

"Oh, rapaz, se tinha um consertador desse tipo de relógio bem ali em Juazeiro, o melhor do Nordeste, porque esse relógio passou 20 anos parado ???"

Dihelson Mendonça
Vilalta
Crato -CE

SAAEC - Diheson boa tarde!

"Mais uma vez recorro a esse importante meio de comunicação para tentar sensibilizar a SAAEC a pelo menos nos atender e nos esclarecer o porque da falta d'agua na Rua Escultor José Rangel e adjacências. O que mais nos preocupa é que não vemos nenhum interesse por parte da SAAEC em tentar solucionar esse grave problema, inclusive na terça feira, devido a tanta falta de informação por parte da SAAEC com o caso, fiz um apelo ao Dr. Procópio por telefone, o qual ficou de averiguar o problema, mas o fato é que já estamos há quase duas semanas sem agua, e o pior sem nenhuma pespectiva."

Nacélio Nobre
Rua Escultor José Rangel 620
Cidade: Crato

ABSURDO! Prefessores são tratados a "pauladas" em plena assembléia legislativa

"É lamentável saber que os professores tenham que sair das escolas para arriscarem suas vidas por um direito deles, é sem sombra de dúvidas intrigante e revoltante. Gostaria de expor essa canção feita por alguém que tinha extrema consciência dos assuntos políticos, porem nunca foi um cúmplice desses poderosos que interferem diretamente e indiretamente na vida do brasileiro. Não apenas paras os professores, mas para todo aquele que é brasileiro e que anseia por um Brasil justo com cada indivíduo nascido nessa terra. Reflita bem na verdade posta com precisão nos versos escritos por um poeta brasileiro."

Burguesia
Cazuza ( e segue a letra... )

Betice Sousa
R. Rua Vicente Leite
Cidade: Crato

Corrupção do Brasil

"Todo país sofre desse câncer que é a corrupção.Porém, o problema brasileiro é histórico e cultural .Em uma sociedade existem vários tipos de criminosos, mas nenhum se compara ao mal que o corrupto e o corruptor causam em uma sociedade,a condenação de pessoas a miséria física e intelectual,a condenação a morte de pessoas em porta de hospitais por falta de atendimento são apenas alguns dos exemplos!Manifestações foram organizadas,mas infelizmente o brasileiro ainda não tem o amadurecimento político para entender a destruição que a corrupção causa na sua vida,por isso houve um número muito baixo de participantes.Precisamos nos unirmos para combater esse mal que coloca em risco o maior bem conquistado pelo os brasileiro que é a democracia. Nunca podemos perde o dom da indignação,de nos revoltarmos contra as injustiça !!!"

Alessandro meirelles
Rua nelson alencar
Cidade: crato-ce

FACULDADE PEQUENO PRÍNCIPE

"Olá meu Caro amigo Dihelson,gostaria em meu comentário de fazer uma sugestão à direção do tão renomado e respeitado Colégio Pequeno Príncipe. a sugestão seria a seguinte: o citado colégio tem e faz parte de uma história do ensino na região do Cariri,ao longo de sua trajetória por a lí passaram pessoas(alunos) que hoje fazem parte da sociedade seja no cenário político,econômico,empresarial, profissional,etc... então porque não aproveitar toda essa credibilidade, somar toda à mega estrutura existente, e criar uma super FACULDADE PARTICULAR? ??? no meu entender seria viável, pois temos faculdades na região que já estão segundo informações com dezenas de cursos, faculdades recém criadas talvez com estrutura física e operacional menor que a nossa e estão aí crescendo cada vez mais.eu acho que estamos perdendo espaço para instituições "caçulas" com relação ao tempo de existência Pequeno Príncipe e as demais. a mesma coisa acontece com a gigantesca estrutura do colégio Objetivo,que também poderia tomar como exemplo.seria bom pensar bem direitinho nessa sugestão, pois já tem faculdades na região que com o andar da carruagem jajá passará de faculdade para UNIVERSIDADE. fica aqui minha sugestão, e que sirva de incentivo para os dirigentes dessas respeitadas casa de ensino que eu tenho certeza que vão pensar na idéia, e tão logo nos trará essa GRANDE NOVIDADE. OBRIGADO"

Carlos Henrique p.Sampaio Henrique
Endereço Completo: Rua Monsenhor Esmeraldo, xxx
Cidade: Crato - CE

Dom Newton

"Gostaria de Parabenizar pela excelente materia sobre nosso bispo, D. Newto. Sem dúvida nenhuma, dos ministros de Deus que conheci ele é de longe mais culto, mais inteligente e suas palavras retratam pura e simplesmente aquilo que de mais importante buscamos; o entendimento e a capacidade de enxergar a verdade atraves de cada leitura do evangelho. Parabens Dom Newton!"

jose airton bento de sousa
Rua dr joão pessoa
Cidade: crato

Elogios

"Crato cidade a qual nasci a qual eu amo muito cidade que me faz reviver bons e grandes momentos da minha vida.Quero Parabenizalo meu grande amigo e fiel prefeito Samuel pelo seu desempenho em lutar por esta cidade que sosinho como ele vive sem apoio de adversário luta por sua cidade e pelo seu povo Você Samuel me deixa feliz pelo que você faz.Vamos a luta se Deus quizer você elegerá seu sucessor.Sua amiga Valdenia"

Valdenia Correia
Rua Dr José Louranço ---- aldeota
Cidade: Fortaleza

lixao / politicos

"necessariamente agora e hora e a vez do povo cratence dar a resposta aos candidatos a vereadores e prefeitos do crato principalmente aos que sao contra o crato e afavor de muitos contra do crato,pois nao havera crato amado com muitos desses que estam postulando vagas ,pois vejo que muitos sao pobres de espirito mal educados ,os muitos candidatos a prefeito sao por vaidades e nao compromisso,,,o lixao o crato nao precisa , pois nossos politicos levaram boas coisas e querem nos presentear com lixos ,,sao muito engraçados ,, meus agradecimentos ao editor chefe do blog do crato..."

Danilo Ricardo do Nascimento ricardo
R. lavras da mangabeira
Cidade: crato

Engana que eu gosto

"Considero uma enganação esta estória ou história que André Barreto foi prá o Psb para melhorar a imagem do Dep. Roque na sociedade. Ora mais nem o próprio André tem sua imagem boa , digo isso por ser uma pessoa de cara dura e alheio aos interesses do Crato. Agora mesmo vimos sua ausencia em defender o Crato em relação ao lixão, tanto ele como Roque estão do lado governo Cid, a favor do lixão vir para o Crato e contra os professores, além do mais ele é igual ao Dr. Marcos Cunha, depois que perderam a eleição abandonaram o Crato, então me engana que gosto."

Marcia boaventura goncalves
Endereço Completo: av. são sebastião 42x - bairro ossean araripe
Cidade: crato
Telefone de Contato: (88) 352318xx
( informações do leitor ( x ) preservadas, mas disponíveis )

Leitora é contra a revitalização da REFFSA e quer votar contra

"Uma revitalização na RFFSA seria muito bom, a questão é que tem outras praças precisando muito de uma reforma, enquanto a RFFSA está em perfeitas condições, sofreu recentemente uma reforma. Veja o exemplo dado por uma leitora que citou uma possível reforma na Praça Pitias Peixoto, essa sim precisa ser revitalizada, pois há anos é deixada de lado por essa e outras gestões, sendo ela um ponto muito popular entre os cidadãos cratenses que ali aguardam e comtempla uma vista horrível enquanto espera um transporte que os levem para suas casas."

Betice.

Betice Sousa
Rua Vicente Leite
Cidade: Crato

O.B.S - Comentários enviados através do formulário de comentários. Todos os comentaristas são cadastrados no Blog, com nome completo, endereço completo, telefones de contato. A responsabilidade sobre os comentários é de cada autor. O Blog do Crato não se responsabiliza por quaisquer opiniões aqui emitidas.


Professores marcam passeata até o Palácio da Abolição; PT pede mais negociações


Além dos 200 metros do Palácio da Abolição ?



NE - Será que os professores vão ultrapassar a linha dos 200 metros que o governador quer manter de distância para a sua segurança ?

"Os professores da rede estadual do Ceará devem realizar na próxima segunda-feira (3) uma passeata entre a Assembleia Legislativa e o Palácio da Abolição, em Fortaleza. Depois de um confronto com policiais militares na Assembleia, na quinta-feira (29), os docentes deixaram a Casa nesta sexta-feira (30), mas mantém a greve iniciada ainda em agosto. O Governo do Estado, por sua vez, reluta em pedir execução de multa contra professores grevistas.

A passeata faz parte da série de atos que a categoria vem fazendo ao longo da greve. A concentração deve ser feita na própria Assembleia Legislativa, a partir das 14 horas, de onde os grevistas pretendem sair em direção ao Palácio da Abolição, na avenida Barão de Studart.

O vice-presidente do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), Reginaldo Pinheiro, confirmou ao Diário do Nordeste Online na noite desta sexta que uma reunião geral será realizada na próxima terça-feira (4), no Ginásio Paulo Sarasate, para avaliar se a classe continua ou não o movimento paredista.

O encontro no Paulo Sarasate está previsto para 15 horas e, em caso de continuidade, uma nova programação de atos para o restante da semana será discutida. "

DN Online
Foto meramente ilustrativa

Altaneira – Eleitores vão às urnas domingo

Depois de uma campanha eleitoral marcada por momentos tensos, Altaneira, distante de Fortaleza 556,4 km, realiza no próximo domingo, 2 de outubro, as eleições suplementares determinadas pela justiça eleitoral. Desde março do ano passado que o município é administrado pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Raimundo Rodrigues Mota (PRB). O prefeito eleito Antônio Dorival de Oliveira e seu vice Francisco Fenelon Pereira (ambos do PSDB) tiveram seus mandatos cassados em fevereiro de 2010 por uso ilegal da máquina administrativa. A disputa de domingo será entre as candidaturas de Andréia Carla Davi (DEM), numa aliança com o PSDB, que indicou o vice da chapa, Jackson Feitosa (PSDB), e Delvamberto Soares, do PSB, legenda à qual também pertence o vice Dedé Pio.

Em disputa

No momento mais tenso da campanha, até agora, a Justiça decretou a busca e apreensão de 30 cestas básicas a partir de uma representação apresentada pela candidata do DEM. A coligação adversária foi acusada de doar essas cestas básicas da Secretaria de Trabalho e Ação Social do Município – órgão que oficialmente repassa doações à famílias carentes – em troca de votos.

A Procuradoria do Município de Altaneira pediu a restituição das cestas, alegando que não há provas de que seriam doadas em troca de votos. Um total de 5.684 eleitores irá às urnas em 24 sessões eleitorais.”

Fonte: "O POVO"

Dr. Pablo Jonas Mangueira Soares - Cirurgião-Dentista especializado em Ortodontia

http://4.bp.blogspot.com/-c8Sw5WWOlyU/TlTwfzTSdUI/AAAAAAAAY3o/5aAaiFP7X3U/s1600/Dr.Pablo.jpg


Um bom tratamento ortodôntico pode trazer grande benefício para a sua vida.

A Ortodontia é uma especialidade que visa a harmonia entre os dentes e a face, proporcionando o equilíbrio estético e funcional. Veja alguns benefícios: Resolver problemas de dicção, mastigação, respiração e alguns tipos de dores faciais. Além da correção estética que garante um belo sorriso. Conferimos a você um tratamento ortodôntico personalizado. Com responsabilidade e profissionalismo apoiados em conhecimento científico.

Oferecemos Tratamento:

Preventivo: realizado um acompanhamento na infância à partir dos 5 anos de idade;
Corretivo: Para qualquer idade, quando alterações já se instalaram interferindo na estética ( beleza do sorriso ) e/ou função. Faça-nos uma visita ou agende uma consulta por telefone Queremos ajudá-lo a descobrir o seu melhor sorriso.

Dr. Pablo Jonas Mangueira Soares
Cirurgião - Dentista
Especialista em Ortodontia
CRO-CE 6770

Av. Duque de Caxias, 714.
Ed. Cícero Araripe, sala 105.
CEP 63101-310 - Crato-CE
(88) 8116-8037

Anuncie no Blog do Crato - Entre em Contato pelo E-mail blogdocrato@hotmail.com

POR UMA LUTA DE PAZ ! - Por Maria Otilia


Vimos nesta quinta -feira ( 29 de setembro), uma terrível cena de agressão física, ou seja abuso de poder de alguns policiais, sem o menor respeito aos seus colegas também funcionários públicos( professores), que queriam entrar na Assembléia (Casa do povo). Os policiais não hesitaram em obdecer as ordens dos representantes da Assembléia e usaram a sua mais absurda forma de poder : repressão armada. Enquanto as escolas trabalham a cultura da geração da paz, momentos como este trazem para nossos alunos a cultura da violência. Acredito que policiais como estes não tem preparo profissioanal e nem controle emocional necessários para lidar com pessoas. Para nós, policia deveria significar segurança, tranquilidade, parceria, pacificação. Não podemos e não devemos deixar que atos como este seja rotineiro. Aconteceu isto com os professores da USP, Corpo de bombeiros, etc. O nosso Ceará agora também virou notícia como esta de Alexandre Garcia:

"Greve é um dos sintomas do descaso com educação"

'As autoridades não sentem os prejuízos disso. Os prejuízos são das crianças e jovens. Os prejuízos são do país', afirma. Teve uma confusão daquelas na quinta-feira (29) no Ceará. A Polícia Militar impediu que professores em greve entrassem no plenário da Assembleia. A briga acabou, mas o impasse continua. Os professores dormiram na assembleia.

Não é só no Ceará. Na capital do país, na quinta-feira (29) não houve aula nas escolas públicas do Fundamental e Médio, porque os professores fizeram protesto diante do palácio do governo. A Universidade de Brasília (UnB) está frequentemente em greve; e o Instituto Federal, com cursos técnicos e superiores, está em greve há 45 dias.

As autoridades não sentem os prejuízos disso. Os prejuízos são das crianças e jovens. Os prejuízos são do país. Protestos, manifestações e greves são alguns dos sintomas sérios do descaso que sofre a educação no Brasil, incluindo aí a desvalorização dos professores.

Há 50 anos, uma das principais brincadeiras das menininhas em casa era de professora. A professora era um ícone. A vocação brotava cedo. Hoje o professor está desestimulado e mal formado, e a qualidade de ensino é medíocre. E pensar que é uma das mais nobres profissões, porque forma o futuro. Mas isso não se traduz na formação do educador nem na sua remuneração.

No Ceará, por exemplo, um deputado estadual ganha mais que uma dúzia de professores do Ensino Médio. Que justiça há nessa desproporção? Como a educação está medíocre, o futuro do Brasil – e já se sente isso no presente – pode ser também medíocre. As empresas que precisam de profissionais sentem essa falta de ensino. Os cursos superiores se deterioram, da medicina ao direito. E não poderia ser diferente, porque a base é fraca. A educação, que é a prioridade das prioridades, talvez seja temida pelos que estabelecem as prioridades, porque educação liberta.

Fonte: Bom Dia Brasil - G1

Caravana da Anistia julga processos no Recife. Na lista o músico Geraldo Azevedo – Postado por J.Tavares.


“Vinte e um pedidos de anistia de pernambucanos, entre eles o do músico Geraldo Azevedo, estão sendo julgados, na sexta-feira. É a realização da 51ª Caravana da Anistia, realizada pelo Ministério da Justiça em parceria com a Prefeitura do Recife, Governo do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil/PE, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o Movimento Tortura Nunca Mais, além de diversas organizações sociais. A sessão de apreciação dos pedidos de anistia acontece, na Assembléia Legislativa de Pernambuco. No estado, em outras duas Caravanas, foram julgados 54 processos, como os de Paulo Freire, Dom Hélder Câmara e de Miguel Arraes.

Geraldo Azevedo teve a música “Canção da despedida”, composta em parceria com Geraldo Vandré, censurada em 1968. Foi preso em outubro de 1969 pela Marinha do Brasil e permaneceu detido até dezembro do mesmo ano. Foi preso novamente em 7 setembro de 1975 sendo levado ao DOI-CODI e libertado no dia 18 do mesmo mês. Relata que sofreu torturas nas duas vezes em que foi preso.

Além do pedido de anistia de Azevedo, outros dois processos se destacam: o de Francisco Julião e o de Theodomiro Romeiro dos Santos. Julião é advogado e jornalista, além de ter sido um dos fundadores das Ligas Camponesas, organização que lutava pela reforma agrária. Foi eleito deputado federal e teve seu mandato cassado por conta do Ato Institucional nº 1, em 1964. Foi preso no mesmo ano e após 18 meses teve o habeas corpus concedido pelo STF. Exilou-se no México e só retornou ao Brasil após 15 anos em virtude da Lei de Anistia 6.683/79.

Santos, hoje juiz do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco, foi preso em 27 de outubro de 1970 e condenado à morte pela Justiça Militar. Sua pena foi posteriormente convertida à prisão perpétua em 1971 e posteriormente para 18 anos. Em agosto de 1979, fugiu da penitenciária da Bahia e conseguiu asilo na Nunciatura Apostólica, onde obteve salvo-conduto para o exterior. Theodomiro Romeiro dos Antos regressou ao Brasil somente em 1985.

Fonte -Jornal do Comércio Online


Cordel para ao Aldemar - Rádio Araripe - 60 Anos - Por: Wilson Rodrigues

http://4.bp.blogspot.com/-SlD1ISxepzY/ToZptF3n1II/AAAAAAAAZzY/3FhGTAsNfJQ/s1600/radio_araripe400.jpg

Gostaria de parabenizar o poeta cordelista Aldemar, pelo seu cordel homenageando a Radio Araripe AM na passagem de seus 60 anos de radiofonia. Digo isto porque me sinto orgulhoso em ter pertencido aos quadros funcionais desta emissora a quem eu devo muito e foi nela onde aprendi o que sei no radio. Mas o poeta esqueceu de mim em suas rimas o que muito me surpreendeu. Ai fiz esses pequenos versos, embora eu não seja igualmente poeta.

Aldemar no seu cordel
Sobre a Radio Araripe
Esqueceu de um locutor
Que também foi da equipe
Que na sua trajetória
Está escrito na historia
Seu Aldemar, acredite.

Comecei varrendo a Radio
Em seguida controlista
E ano e meio depois
Já fazia entrevista
Fiz programa de Sucesso
Fiz também noticiário
E por mais de quinze anos
Fui da Radio funcionário.

Ao lado de Alexandre
De Robledo locutor
De Bandeira e Seu Eloia
E outros de bom valor
Trabalhei sem me cansar
Mesmo assim fui esquecido
Ignorado e excluído
Do cordel de Aldemar.

Eu não vou falar meu nome
Pois não adianta mais
A homenagem já foi feita
De uma forma bem aceita
Pelos que tinham mais cartaz
Mas no final eu lhe digo
Eu não vou me afobar
Só não vou ficar esquecido
Do cordel de Aldemar.

Wilson Rodrigues
Jornalista - Radialista

Bovespa perde 7,4% em setembro e cai 16,2% no 3o tri


SÃO PAULO (Reuters) - A crise de dívida soberana na Europa e as incertezas sobre o crescimento econômico global fizeram a bolsa paulista recuar 2 por cento nesta sexta-feira, acumulando baixa de 7,4 por cento em setembro.

De julho a setembro, a desvalorização do Ibovespa --principal índice de ações brasileiras-- foi de 16,2 por cento. É o pior desempenho trimestral desde o final de 2008, quando o mercado ressentia a quebra do banco norte-americano Lehman Brothers. No exterior não foi diferente. Os principais índices acionários de Nova York e na Europa também amargaram no trimestre as piores perdas em três anos. Nesta sessão, o Ibovespa caiu 1,99 por cento, a 52.324 pontos. O giro financeiro foi de 6,43 bilhões de reais. Depois de cair nos seis últimos meses, o mercado local pode subir em outubro e até dezembro, segundo profissionais ouvidos pela Reuters. A cautela, contudo, ainda é palavra de ordem.

"Esse último trimestre deve ser mais positivo para a bolsa. Os governos e os bancos centrais do mundo vão ter que agir mais do que fizeram até agora, e o mercado pode melhorar", afirmou o diretor da Ativa Corretora, Álvaro Bandeira. Uma pesquisa da Reuters, com 17 analistas, indicou que a expectativa é de que o Ibovespa atinja os 62 mil pontos no fim do ano, o que representa um ganho de 18,5 por cento em relação ao nível atual. As projeções variaram de 50 mil a 71 mil pontos. Em junho, uma pesquisa da Reuters previa fechamento no ano a 71.650 pontos.

Com informações do Yahoo Notícias/Reuters


ÁUDIO - Entrevista completa com o Prefeito Samuel Araripe sobre a Reforma do Centro da Cidade e outros temas importantes


N
essa entrevista são tratados assuntos de interesses gerais da população cratense, como o Aterro Sanitário ( Lixão ), as obras de reforma das praças centrais, requalificação do Largo da RFFSA, e vários outros assuntos. vale a pena conferir. O programa será também transmitido à partid o Meio-Dia pela Rádio Chapada do Araripe Internet.

CLIQUE NO PLAYER ABAIXO PARA OUVIR A ENTREVISTA:


Atenção: Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, desative primeiro a Rádio Chapada do Araripe, no canto superior direito do Blog do Crato.



Gestão dos Resíduos sólidos em debate no Crato



A VI Oficina da Regionalização da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos no Estado foi realizada durante o dia de ontem, em Crato. O evento foi promovido pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM, órgão responsável pelo planejamento e implementação da Política Ambiental no Estado do Ceará, no sentido de debater a gestão integrada dos resíduos sólidos.

O evento envolveu técnicos das Instituições públicas, entidades e organizações sociais envolvidas com o tema dos resíduos sólidos, em nível estadual e municipal. A Secretaria de Meio Ambiente do Crato foi representada. Segundo a responsável pelo Núcleo de Educação, da Secretaria, Lúcia Wanda, durante os debates foram observadas as especificidades de cada município, principalmente da forma como pode ser desenvolvido o gerenciamento integrado.

Em Crato, ela ressalta que diversos avanços foram dados nesse sentido, a exemplo da inserção de trabalho de coleta seletiva, por exemplo. Um dos assuntos em foco, novamente, foi quanto ao local de implantação do aterro sanitário.

Fonte: PMC



Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31