xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/09/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 setembro 2011

Hoje é aniversário do Historiador Armando Rafael - Nossos Parabéns !


"Hoje é o aniversário de um dos maiores escritores do Blog do Crato. Temos a honra de ter o Armando Rafael desde o primeiro momento do Blog, e foi o primeiríssimo a cumprimentar e apoiar o nosso trabalho mesmo quando eu não o conhecia. Certa vez me parou na rua e veio de longe dizendo: "Olha, parabéns por esse excelente trabalho que você está fazendo em favor do Crato". Foi assim que eu o conheci, já com o seu característico sentimento de solidariedade às causas e aos ideais das pessoas. Armando é um grande altruista, idealista, sempre disposto a ajudar quem o procure, e tem devotado a sua vida às causas nobres do Cariri, e a elevar a sua terra e a sua gente.

O aniversário do Armando Rafael, num certo sentido, coincide com um aniversário do Crato, do Cariri. Tenho uma profunda admiração por pessoas como o Armando, que escreve, que pesquisa, que não fica de braços cruzados, mas que usa o seu conhecimento e as suas forças para trazer algo de bom para a humanidade. Por isso, eu digo com toda propriedade: Não basta ser inteligente nem ter conhecimentos; É preciso usá-los em favor de uma causa, e assim o fez durante toda a sua vida. Este aniversário não é apenas de uma pessoa comum. O Armando é patrimônio do Crato, assim como o Huberto Cabral, e vai na trilha dos outros grandes tais como J. de Figueiredo Filho, Irineu Pinheiro e tantos outros. Será no futuro mais um desses imortais, e alguma rua ou praça soerguerá em sua homenagem. Enquanto isso, caro amigo, receba os nossos calorosos parabéns! Tanto pelo aniversário, como pela sua vida dedicada a fazer o bem."

Por: Dihelson Mendonça

"Ainda hoje eu me lembro como se assistisse a um filme que passasse à minha frente. Vivíamos no dia 6 de março de 1961, uma segunda-feira, primeiro dia de aula no velho e tradicional Colégio Diocesano do Crato. Recém saído do seminário, onde durante dois intermináveis anos, eu repetira pela terceira vez a 1a série do antigo curso ginasial, sentia-me como um estranho no meio daqueles novos colegas, quase todos, dois anos mais novos do que eu. Era a segunda vez que eu voltava a estudar naquela casa, que norteou a vida de tantos jovens, fazendo com que nossas esperanças se tornassem realidade nos dias atuais.

Ao escolher uma carteira na primeira fila da classe, sentou-se ao meu lado, um rapazinho esguio, muito calmo e educado, que me cumprimentou perguntando meu nome e se apresentando. Chamava-se Armando Rafael. A partir daquele dia, dividi por mais de dois anos com ele, aquela antiga carteira preta, cuja parte do assento era móvel e fixado na carteira de trás. E a partir daquele momento, formou-se entre nós uma grande amizade, que mantém-se firme através dos anos.

À noite, eu encontrava Armando na Praça Siqueira Campos e sentávamos num dos bancos para conversarmos. Com o exemplo de Armando, criei gosto pela leitura e com ele muito aprendi, pois ele discutia sobre diversos assuntos: religião, política, geografia, e sabia de coisas sobre países, muito dos quais eu nunca ouvira falar. Àquela época, Armando já era um admirador da monarquia e um crítico dos sistemas de governos comunistas, para todos nós daqueles anos já distantes, tão ameaçadores. Um perigo iminente de por o mundo todo ao chão. Ele permanece fiel às suas idéias, há sessenta anos. Entretanto sabe como ninguém, respeitar as opiniões contrárias às suas. Já era então, um projeto quase que pronto do ser humano exemplar; intelectual, historiador e um grande pesquisador de nossa história que, muito honra nossa cidade.

Hoje Armando está aniversariando e, através desta breve mensagem, externo meu desejo e votos de muitas felicidades para o amigo e toda sua família, tão bem estruturada. Que você, meu amigo, viva cada dia renovado, como se fosse o primeiro dia, quando tudo é novidade e nosso ímpeto por realizações encontra-se no mais alto dos níveis. Que Deus o abençoe e continue sendo este homem exemplar que você sempre foi, desde criança. Um grande abraço para você e toda sua família."

Por: Carlos Eduardo Esmeraldo

Coluna Armando Rafael - As Notícias do Cariri



Segunda-Feira, 19 de Setembro de 2011

Nem mais, nem menos

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística–IBGE, a população de Juazeiro do Norte que em julho de 2010 era de 249.939 mil habitantes, subiu em julho de 2011 para 252.841 habitantes. Ou seja, um aumento – em um ano – de 2.905 novos moradores. Juazeiro é a terceira maior cidade do Ceará, perdendo apenas para Caucaia que tem 330.854 pessoas, e para Fortaleza com 2.476.589 habitantes. Em onze anos – de 2000 para 2011 – a população juazeirense foi acrescida de 40.708 novos habitantes, segundo o IBGE.

O Caldeirão, além da romaria

Neste domingo, dia 18, ocorre a 12ª Romaria do Caldeirão, evento patrocinado pela Diocese de Crato. Pouca gente sabe, mas o Sítio Caldeirão, (localizado a cerca de 20 km de Crato) já foi tombado como patrimônio histórico do Ceará, através da lei nº 13.465, de 05 de maio de 2004, (governo Lúcio Alcântara). Ele justificou o tombamento pelo fato de aquele sítio ter sido o cenário – entre os anos de 1928 e 1937 – de uma experiência comunitária baseada na autogestão e na religiosidade popular, cujo líder foi José Lourenço Gomes da Silva, o famoso Beato José Lourenço. Infelizmente, das construções, lá edificadas, naquele período, para abrigar os camponeses participantes do movimento, restam a pequena capela de Santo Inácio de Loyola (relativamente conservada) e algumas casas (em ruínas). Quanto à árida paisagem do entorno, esta permanece praticamente inalterada. Aguardam-se, até o momento, os investimentos prometidos pelo Governo do Ceará para aquela localidade.

velho “new look” da Rua João Pessoa

Prosseguem, em Crato, as obras de estreitamento da Rua João Pessoa, que ficará com apenas seis metros de largura. Já as calçadas serão aumentadas, retornando ao tamanho que possuíam na década 40 do século passado. Será proibido o estacionamento de veículos naquela artéria urbana. Tudo dentro do projeto de transformar o centro de Crato num grande shopping a céu aberto, priorizando o pedestre e dando à cidade um aspecto de cidade civilizada. A grande dúvida é se essa iniciativa será mantida pelos futuros gestores...
(A primeira foto – as obras em execução – é de Dihelson Mendonça. Já foto da Rua João Pessoa na década 40 é de domínio público. Vale observar que o cidadão de terno branco, que acompanha o desfile é o ex-prefeito de Crato, Alexandre Arraes de Alencar). Pesquisa de campo

Os estudantes do curso de Agronomia – do Campus da UFC-Crato – estiveram na comunidade rural Chico Gomes, município de Crato. Esta comunidade possui um grupo de arte chamado "Urucongo", destinado ao resgate das tradições locais, cujo evento principal é a “Balada Coco”, realizada em 10 de setembro último, já na sua quarta edição. A comunidade de Chico Gomes possui uma rádio comunitária, que em 2009 ganhou o Prêmio de Iniciativa Cultural, concedido pelo Ministério da Cultura. Os estudantes curso de Agronomia, ao lado do resgate cultural, pesquisam também sobre a ocupação do Cariri, cujo processo deixou sequelas nas comunidades rurais do sul-cearense.

Cena Caririense

A bonita festa feita para entrega do título de Cidadão Cratense ao governador Eduardo Campos, foi vista – pela mídia brasileira – como mais um momento de exposição, a nível nacional, do atual governador pernambucano. Nos bastidores, comenta-se que ele é um dos prováveis candidatos a Presidente da República em 2014. Foi por isso que nove deputados federais e três deputados estaduais cearenses, além de dois deputados federais e dois estaduais de Pernambuco prestigiaram o evento. Cauteloso, o governador pernambucano, no entanto, fez questão de interpretar as homenagens pelo lado afetivo e familiar. “Esse é um momento de emoção para mim, voltar ao Crato e receber essa homenagem da Câmara de Vereadores, é um momento de muitas recordações dos bons tempos que vivi aqui. Se eu pudesse desenhar um quadro para dizer o que é o Cariri para mim, eu diria que é a casa da minha bisavó (foto ao lado, a residência de dona Benigna Arraes). Não só eu, mas toda a minha família é grata a tudo que o povo do Crato fez por nós”, testemunhou Eduardo em seu discurso de agradecimento.

Cena brasileira

A queda do ministro do Turismo, Pedro Novais, cuja empregada doméstica era paga com dinheiro do contribuinte, inspirou esta manchete do jornal Correio da Bahia: “Faxina é isso: ministro é varrido por empregada”. Já foi tarde! Aliás, não foi este terceiro governo (consecutivo) do PT que perdeu o 5º ministro. Foi a imprensa que obteve a 5ª vitória na batalha contra a corrupção que tomou conta do Brasil. Que venha o hexa! Candidato não falta...

Que país é este?

O reajuste de 2012 para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo será a continuidade da tragédia de perda do valor aquisitivo dessas pessoas. Se esses salários fossem, pelo menos, corrigidos pela inflação, a despesa orçamentária aumentaria cerca de R$ 4 bilhões, mas beneficiaria milhões de brasileiros. Agora, o outro lado da moeda: para menos de 200 mil servidores judiciários, o governo vai dar um aumento, em 2012, de 14,79%, aumentando a despesa em mais de R$ 8 bilhões. Dois pesos, duas medidas...

Vade retro...

A ex-primeira ministra da Inglaterra, Margaret Thatcher, estava coberta de razão quando dizia: "O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros". Sabem quantos países da União Europeia são governados hoje pelo Partido Socialista? Apenas 3: Grécia, Portugal e Espanha. Todos, aliás, endividados até o gogó. E ainda existe quem acredite que o socialismo é a solução para o mundo...

Pensando bem

Se a Associação Comercial de São Paulo criou um Impostômetro (para informar quanto se arrecada no país, o qual registrou – esta semana – que a máquina voraz e ineficiente já superou a casa de R$ 1 trilhão em 8 meses de 2011), por que não cria também um Corruptômetro, para medir os valores jogados no ralo pela corrupção?

Curtas

Enquanto a construção da Escola Profissionalizante de Crato se arrasta em “ritmo de PAC”, o governador Cid Gomes (à coté Camilo Santana) veio a Terra do Padre Cícero inaugurar a Escola Profissionalizante Raimundo Saraiva Coelho (Tenente Coelho), construída na Avenida Paulo Maia, bairro São José, lado de Juazeiro do Norte. Sorry, periferia!

Já o deputado federal José Nobre Guimarães não deixa por menos. Depois de conseguir 1.400 casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” (que já estão sendo construídas em Juazeiro do Norte), o petista anunciou que trará mais duas mil casas populares para aquela cidade. O nobre deputado – seguindo a tendência do seu partido – defende a centralização de todo investimento do governo federal no Cariri na cidade de Juazeiro do Norte.


Aliás, José Nobre Guimarães faz questão de esnobar seu prestígio junto ao governo Dilma. Dias atrás, em mais uma rotineira visita a Juazeiro do Norte, ele anunciou a vinda do ministro de Aviação Civil, Wagner Bittencourt ao Cariri, para assinar a ordem de serviço de construção de dois módulos operacionais provisórios no aeroporto de Juazeiro do Norte. E disse, com a contundência que lhe é peculiar: “O próximo passo é elevar o Aeroporto do Cariri de Regional à Internacional”... É. Pode ser.

Nunca antes na história... Os motoristas estão gastando 2 horas para percorrer os 50 km da buraqueira do que um dia foi a estrada entre Farias Brito-Várzea Alegre. Já uma pesquisa realizada pelo Guia Estradas 2012 aponta um trecho da BR- 116, que atravessa o Ceará, como a terceira pior estrada brasileira. Haja rali para sensibilizar dona Dilma!


As Comissões Preparatórias das festividades do centenário de criação da Diocese de Crato – a ocorrer em 20 de outubro de 2014 – têm reunião marcada para o próximo dia 23, no auditório localizado atrás da Catedral de Nossa Senhora da Penha.

A Escola de Samba Unidos da Tijuca trará parte dos seus integrantes à vizinha cidade de Exu, onde fará um show apresentando o seu enredo para o carnaval de 2012. O tema desse enredo homenageia Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, o mais conhecido filho de Exu.


Os vereadores de Barbalha receberão R$ 800,00 por mês, para colocar combustível em seus veículos e participarem das reuniões na Câmara Municipal daquela cidade. Como os vereadores só se reúnem uma vez por semana, eles receberão R$ 200,00 da “Bolsa-Combustível” por cada reunião. Já o cidadão comum, utilizando transporte coletivo, paga R$ 1,50 por uma passagem no percurso Barbalha-Juazeiro do Norte...

A Pastoral de Comunicação (Pascom), da Diocese de Crato, está debruçada no projeto de reativação do jornal “A Ação”, que deixou de circular há mais de trinta anos. Nesta nova fase o jornal da diocese circularia uma vez por mês – como formativo e informativo – tendo como prioridade comunicar os valores do evangelho e interagir com os setores da igreja diocesana e da sociedade caririense.


Para tanto, algumas pessoas já foram sondadas para compor a futura equipe de “A Ação”, que terá como diretor o padre Luciano Brito (pároco em Brejo Santo) e como colaboradores: Huberto Cabral, Weslley Barros, Armando Rafael, Geraldo Barbosa Braga, dentre outros.

O brasileiro é mesmo um povo tolo e acredita em tudo que o governo diz. Como pano de fundo nas propagandas das últimas eleições presidenciais o petróleo do "pré-sal" era apresentado como panaceia e solução para todos os problemas. A massa ignara acreditou. Agora, com o agravamento da crise na saúde pública, foi sugerido que parte desses recursos do "pré-sal” fossem direcionados àquela área. Mais do que depressa, setores do governo informaram que esses recursos mágicos só estarão disponíveis daqui a sete anos, ou seja, lá para 2018. Se estiverem, é claro. Como sempre, a propaganda que o povo engoliu é bem diferente da realidade...


UMA DICA - Leiam outras Notícias na Página 2,3,4... etc


P
essoal, leiam as notícias da semana nas outras páginas do Blog. A maioria das pessoas tem muita preguiça e lê apenas a página principal. Acontece que na página principal, mal cabe o conteúdo de um só dia aqui no Blog do Crato. Excelentes matérias são postadas todos os dias. Peço aos nossos queridos leitores que se habituem a clicar lá na parte de baixo do Blog, na figurinha amarela aonde está escrito: "Clique aqui para continuar com outras notícias". Assim, você ficará informado de outras matérias dos dias anteriores. Habituem-se a ler as outras páginas do Blog. Repito: Clique na figura, lá em baixo, no final do Blog.


Dihelson Mendonça

O Comentário do Dia - Certos Artistas do Crato e o Lixão... Gente que torce contra a nossa cidade...


E o primeiro Oscar vai para...

Me admira muito certos "artistas do Crato" defenderem o Lixão ou na linguagem bonita dos que querem enganar "Aterro Sanitário Consorciado" ( que coisa linnnnda ), uma coisa que nenhuma cidade do Cariri quer, porquê os Cratenses tem que engolir ?

O Hospital Regional veio pra Juazeiro porque era pra vir pra cidade de maior porte; Quando veio a Universidade Federal do Ceará usaram o argumento de que tinha que vir pra cidade de maior Porte. Quando veio agora a Universidade Federal do Cariri disseram que tinha que vir pra cidade de maior porte, e porque que o LIXÃO não é pra vir também pra cidade de maior porte ? Porque os Cratenses tem que amargar somente o de PODRE que as cidades rejeitam ?

Dihelson Mendonça

Estados deixaram de aplicar R$ 2 bi na saúde, diz governo


Levantamento do Ministério da Saúde que acaba de ficar pronto mostra que, em 2009, dez Estados não investiram o mínimo de 12% de suas receitas na saúde. O percentual é determinado pela emenda 29 – que obriga União, Estados e municípios a aplicar parte de suas receitas no sistema de saúde-, cuja regulamentação deve ser votada nesta quarta. Os dados, obtidos pela Folha, mostram que esses dez Estados, juntos, deixaram de aplicar cerca de R$ 2 bilhões no setor, segundo as contas do Ministério da Saúde.

O pior nesse ranking foi o Rio Grande do Sul, que destinou para a área apenas 5% de sua receita. Goiás, que vem em seguida, aplicou 10,25%. São Paulo também aparece no levantamento entre os Estados que não cumpriram o mínimo fixado pela emenda 29. Segundo o ministério, destinou 11,57% de sua receita para a saúde. Embora tenha chegado perto do percentual mínimo obrigatório, São Paulo responde por R$ 317 milhões do desfalque total, por causa do tamanho de sua arrecadação.”

Folha de São Paulo

Governo anuncia nesta segunda-feira (19) ampliação do Bolsa Família

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, anuncia às 11h a ampliação no número de pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família. A finalidade é aumentar de três para cinco o limite de filhos beneficiados por família, que fazem parte do principal programa de transferência de renda lançado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O objetivo do aumento é adequar o programa às ações do Plano Brasil sem Miséria, linha mestra da proposta social do governo da presidenta Dilma Rousseff. Além do aumento no número de beneficiários, as novas medidas devem promover mais atenção a crianças e adolescentes.

O impacto da medida ainda não foi anunciado. A meta, de acordo com o governo, é que, até o final de 2013, o Bolsa Família possa beneficiar 1,2 milhão a mais de crianças e adolescentes.

Para receber o benefício, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único, com os dados atualizados, além de cumprir uma série de contrapartidas nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Agência Brasil


O CRATO HOJE - URCA promove Coletiva à Imprensa hoje às 16 horas


Anúncio oficial da conquista da certificação verde pelo Geopark Araripe acontece às 16 horas de hoje, pela Reitora da URCA.

A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, convida a imprensa caririense às 16 horas de hoje, para anunciar oficialmente a conquista do Selo Verde, a certificação maior da Unesco para geoparks, na sede do projeto, à Rua Carolino Sucupira, em Crato, no campus do Pimenta. A divulgação aconteceu na Conferência Europeia de Geoparks, neste dia 18.

Anunciada a certificação verde, melhor escala de avaliação, para o projeto Geopark Araripe, na Conferência Europeia de Geoparks, na Noruega, na tarde de ontem. O evento será encerrado no próximo dia 21 e reúne representantes da rede internacional de geoparks do planeta. Com isso, o projeto, que em 2006 recebeu a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o selo da Rede Global de Geoparks, passa por uma avaliação positiva. A informação foi repassada pelo vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Patrício Melo, ex-coordenador executivo do projeto. Ele se encontra na Noruega, participando do evento, juntamente com uma equipe do estado, incluindo representantes das secretarias das Cidades e Ciência, Tecnologia e Educação Superior, do Estado, além de técnicos do próprio Geopark.

De acordo com Patrício, o Geopark continuará sendo o único das Américas, e do Brasil, até o próximo ano, quando novas candidaturas podem ser submetidas. As candidaturas propostas até aqui foram recusadas. Uma das previstas de ser anunciadas este ano poderia ser para o Estado de Minas Gerais, na área do Quadrilátero Ferrífero, já que era considerado um dos projetos mais avançados. O geopark tem sido o principal incentivador desse processo e chegou a realizar encontros nacionais e internacionais com o propósito de incentivar novas candidaturas no Brasil. O Geopark Araripe passou por recente avaliação com a certificação verde, o que indica, segundo o membro da Global Geopark Network (GGN ), Patrick Mckeever, ser o exemplo a ser seguido pelos demais interessados na América Latina. "O Geopark Araripe deve assumir uma posição de liderança quanto a construção de novos geoparks no Brasil e América Latina", disse a coordenadora da GGN Margarete Patzak, em Langsund, cidade sede da conferência, na tarde de ontem, ao anunciar a certificação. A comissão avaliadora da Unesco visitou o Geopark Araripe na segunda quinzena de novembro de 2010, durante o 1º Workshop Latino-americano e Caribenho de Geoparks, realizado na região do Cariri. Os pesquisadores visitaram a Floresta Petrificada do Cariri, localizada no Sítio Olho D´água Comprido, há 7Km de Missão Velha.

A floresta faz parte de 12 sítios fossilíferos da região com as mesmas ocorrências e características. E estiveram, ainda, no Sítio Pinheiro, em Barbalha, e geossítios dos Municípios de Nova Olinda e Santana do Cariri. O Geopark Araripe está localizado ao sul do Ceará, na porção cearense da Bacia Sedimentar do Araripe e abrange área aproximada de 3,5 mil km².

Universade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 19 de setembro de 2011

Automóvel colidiu com o metrô do Cariri, no último sábado


Ninguém saiu ferido; passageiros foram levados em van aos seus destinos. Condutor do veículo não prestou atenção, segundo agente de trânsito.

VLT ficou danificado e foi rebocado por outro para permitir que as linhas continuem. (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)VLT ficou danificado e foi rebocado por outro.
(Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Um carro colidiu no início da tarde do último sábado (17) com o metrô Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no município do Crato, no Cariri, região sul do Ceará. Segundo Francisco Dalmir da Silva, a agente de trânsito do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) do Crato, que atendeu a ocorrêcia, o proprietário do veículo Fiat Palio, reconheceu que havia se descuidado. "Ele afirmou que estava errado. Ele passou com os vidros levantados e no ar-condicionado e não prestou atenção", diz o agente de trânsito.

De acordo com Silva, havia 16 passageiros no VLT, mas ninguém, inclusive o condutor do automóvel, ficou ferido. O acidente ocorreu por volta das 13h e, segundo Silva, os passageiros foram levados aos seus destinos por uma van encaminhada pela gerência do Metrô do Cariri. O metrô, segundo o agente de trânsito foi rebocado por volta das 15 h, para que as linhas continuem funcionando. Segundo a gerência do Metrô do Cariri, o veículo avançou na cancela, apesar dos avisos do sinal sonoro e luminoso.

Do G1 CE com informações da TV Verdes Mares

A pornificação da imagem da mulher na mídia de massa. Por: Jeremy Kryn

Um estudo feito por sociólogos da Universidade de Buffalo revelou um aumento em imagens “pornificadas” de mulheres nos meios de comunicação populares. Os pesquisadores estão alertando que essas descobertas são motivo para preocupação porque uma pesquisa anterior revelou que tais imagens de mulheres têm consequências negativas para homens e mulheres.

Erin Hatton e Mary Nell Trautner, professores assistentes no Departamento de Sociologia da Universidade de Buffalo (UB), são os autores do estudo “Equal Opportunity Objectification? The Sexualization of Men and Women on the Cover of Rolling Stone” (Objetificação de Oportunidade Igual? A Sexualização de Homens e Mulheres na Capa da Revista Rolling Stone), que será publicado na edição de setembro da revista “Sexuality & Culture” (Sexualidade e Cultura).

Hatton e Trautner examinaram mais de 1.000 imagens de homens e mulheres na revista “Rolling Stone” de 1967 a 2009. Eles escolheram “Rolling Stone”, de acordo com Hatton, porque “ela é um veículo de comunicação bem estabelecido da cultura popular. Não é explicitamente sobre sexo ou relacionamentos… e assim oferece uma janela útil para vermos como as mulheres e os homens são geralmente retratados na cultura popular”.

Os autores mediram a intensidade das representações sexualizadas desenvolvendo uma “escala de sexualização”. A escala dá pontos de imagens por sexualização se os lábios da pessoa focada estão abertos ou a língua estava aparecendo, se a pessoa focada está parcialmente vestida ou nua, ou se o texto que descreve a pessoa focada usou linguagem sexualmente explícita.

Hatton e Trautner revelaram que na década de 1960, 11% dos homens e 44% das mulheres na capa da “Rolling Stone” eram sexualizadas. Na década de 2000, a percentagem de homens que eram sexualizados havia aumentado para 17% e a percentagem de mulheres para 83%.

“Na década de 2000, havia 10 vezes mais imagens hipersexualizadas de mulheres do que de homens, e 11 vezes mais imagens não sexualizadas de homens do que de mulheres”, disse Hatton.

“Constatou-se que representações sexualizadas de mulheres legitimavam ou agravavam a violência contra as mulheres e meninas, bem como assédio sexual e atitudes anti-mulheres entre homens e meninos”, diz Hatton. “Tais imagens também demonstram aumentar os índices de descontentamento físico e/ou desordens nos hábitos de comer entre homens, mulheres e meninas; e eles também demonstram diminuir a satisfação sexual entre homens e mulheres”.

“Embora na superfície essas descobertas não sejam de surpreender, fiquei realmente surpreso com a intensidade da sexualização das mulheres relativa aos homens”, Hatton disse para LifeSiteNews (LSN).

“Tais imagens foram muito criticadas na década de 1970, mas desde então nós como cultura não pensamos que elas sejam particularmente problemáticas”, ela disse. “As pessoas dizem, ‘Pois bem, o que esperar? O sexo ajuda a vender!’ Ou, ‘Somos uma sociedade sexual’. Mas se esse fosse o caso, teríamos imagens hipersexualizadas de mulheres, mas não homens, ao longo do tempo”.

“Acho que é hora de abrirmos um novo e acalorado debate público sobre o uso generalizado de tais imagens e o problema que provocam, e penso que haveria acordo geral de ambos os lados do espectro político de que essas imagens são problemáticas”, disse Hatton.

Tradução: Julio Severo
Fonte: http://noticiasprofamilia.blogspot.com

Nota: É interessante observar que mesmo com a liberdade que vemos em países desenvolvidos ainda há um número notável de pessoas na comunidade científica bem com em tantas outras a observar de modo atento mudanças importantes na sociedade que possam mostrar a destuição de pilares fundamentais para o meio social tais como a família, a ética, a honestidade etc. Aqui no Ceará a pornografia está sendo dada como referência, a inversão de valores sobre este e vários outros aspectos é questão nula. Entra ano e sai ano e escolas sequer mencionam um fator tão importante, ao passo que na mesma medida do desleixo vem as consequências. Enquanto uma medida séria não for tomada em todas as instâncias da educação, enquanto a sociedade não se mobilizar em relação a destruição dos seus valores morais (se é que ainda restam) a esperança se transformará em utopia. A pergunta seria: Por onde começar essa transformação? Quem se habilita a remar contra a maré de pornografia, de mediocridade, de vulgaridade e picaretagem que assola o país e de modo mais grave, o Ceará?

Ciência da alimentação ideal - Emerson Monteiro


Em face dos excessos gerados pela indústria, que só prioriza os lucros em detrimento da qualidade de vida e da saúde, mais que antes o cidadão médio precisa desenvolver o conhecimento daquilo que utiliza para se alimentar. Isto, quando bem respeitado, possibilitará tipo saudável e maior aproveitamento da existência. Caso contrário, viver se transforma em um calvário constante à medida que passa o tempo e os resultados, no corpo, do que utilizamos de alimento mostra os seus reais efeitos.

Um tanto dos produtos vendidos em lojas e supermercados não estão próprios para o consumo humano, apesar dos órgãos oficiais assim atestarem. Na verdade, essa propriedade para consumo é relativa ao que a febre do lucro ditar, pois esses cuidados para com os valores da saúde andam afastados de qualquer conceito ideal de alimentação adequada.

Primeiro de tudo, os conceitos alimentares do Ocidente guardam pouca ou nenhuma identificação com a natureza original da vida. Vender sempre foi a lei da tradição alimentar ocidental. Tudo começou quando traziam das Índias as famosas especiarias para comerciar nos mercados europeus, dentro das leis da oferta e da procura do Mercantilismo dominante. A regra básica, pois, seria lucrar a todo custo.

Mudadas as rotas do Caminho das Índias, os impérios chegaram às Américas, e o que trataram de desenvolver, as usinas de açúcar, elaborando substância hoje considerada o principal agente cancerígeno utilizado pelas pessoas humanas, o açúcar refinado, destruidor do equilíbrio orgânico. Enquanto dizimaram as populações nativas, incorporando poucos ou nenhum dos conceitos de uma culinária trazidos no correr dos tempos de uma tradição do uso correto dos elementos naturais, acumulada pelos séculos.

Por isso, os orientais vivem em mais harmonia com a saúde. Buscaram aprender dos antigos o bom uso dos alimentos. Melancólico se entregar aos braços dos industriais e comerciantes sem usar a consciência da boa alimentação, o que evitaria milhares dos males físicos que enchem hospitais e destroem vidas desde o nascedouro.

PMDB reúne 3 mil convidados em evento no Cariri


Raupp entre Eunício e Raimundão.

O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), participou, ao lado do presidente regional do partido no Ceará, senador Eunício Oliveira, do encontro estadual peemedebista realizado no Hotel Verdes Vales, em Juazeiro do Norte (Região do Cariri). Na ocasião, cerca de três mil pessoas, segundo a organização, prestigiaram o encontro.

“Este é um momento de unidade. E o PMDB há 45 anos vem ajudando na construção deste País. Estivemos com o ex-presidente Lula e hoje estamos com a presidenta Dilma Rousseff, na luta por um Brasil cada vez melhor. Somos parte deste governo com nosso vice-presidente, Michel Temer”, disse em discurso o senador Eunício Oliveira.

Participaram do encontro, além dos senadores Eunício e Valdir Raupp, o vice-governador Domingos Filho, os deputados federais Genecias Noronha e Raimundo Macêdo, os deputados estaduais, Carlomano Marques, Silvana Oliveira, Neto Nunes e Danniel Oliveira, os secretários de estado João Melo (Controladoria e Ouvidoria) e César Pinheiro (Recursos Hídricos), além de prefeitos dos municípios de Lavras da Mangabeira, Milagres, Ipaumirim, Várzea Alegre.

Via Eliomar de Lima

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 19 de Setembro de 2011


Aulas das Unidades Descentralizadas de Iguatu e Campos Sales serão iniciadas dia 26


As aulas das unidades descentralizadas de Iguatu e Campos Sales, da Universidade Regional do Cariri (URCA), serão iniciadas no próximo dia 26 de setembro. O calendário acadêmico dessas unidades estava sendo ajustado e não houve paralisação das aulas nessas unidades, conforme foi divulgado por alguns meios de comunicação. As unidades entraram em recesso de aulas, como todos os cursos da instituição, e apenas não chegou a ser iniciado no mesmo período. Na última sexta-feira, o Pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Kléber Oliveira, esteve participando, juntamente com o Chefe de Gabinete, Jorge Emicles Pinheiro, de reunião, na UD de Iguatu, efetuando os ajustes finais para início do calendário letivo.

Reitora da URCA recebe ex-secretária Adjunta SECITECE

A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, recebeu em seu gabinete, na última sexta-feira, a ex-secretária Adjunta da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), do Estado, Professora Teresa Mota. A docente veio à região para supervisionar projetos de bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Nacional (CNPq), do curso de pós-graduação em Arranjos Produtivos Locais, nas áreas de geoprodutos, turismo e arranjos produtivos minerais. Ela esteve juntamente com a Professora Mônica Amorim, Professora do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Arranjos.

Museu de Paleontologia

URCA terá convênio firmado esta semana com o Museu do Deserto do México

Integrantes da coordenação do Geopark Araripe estarão durante esta semana no México para firmar convênio de Cooperação Técnica entre o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, da Universidade Regional do Cariri (URCA), e o Museu do Deserto do México. Os professores e paleontólogos da Instituição, Álamo Feitosa (Coordenador Executivo do Geopark) e Idalécio Freitas (Coordenador Científico), iniciam também a primeira atividade por meio do convênio, com uma escavação em Tijuana. A equipe do Cariri vai ao país, referenciada com o reconhecimento do trabalho de escavação controlada, que vem sendo desenvolvido na região. Sob a coordenação do Professor Álamo, foi iniciada em agosto, com duração de três anos, a maior escavação controlada do Nordeste no Cariri. O trabalho está sendo realizado na parte oeste da Chapada do Araripe, área menos pesquisada. Nos primeiros 15 dias, foram encontrados mais de 3 mil peças fósseis e o achado revelador foi a asa de um pterossauro. O diferencial é que o material apresenta uma membrana 'alar', que poderá elucidar como eram os voos dos pterosssauros da família Tapejiaridae, aqueles das cristas grandes e coloridas. O material está sendo estudando na própria região, no Laboratório de Paleontologia da URCA.

Setembro na URCA dinamiza Extensão da Universidade

Será realizado até o dia 23 de setembro, o I Setembro na Universidade Regional do Cariri (URCA), que visa ampliar o acesso da comunidade a cursos oferecidos pela Instituição. Cursos em diferentes áreas são oferecidos como Condutas de Enfermagem em Cardiologia, de 40 horas; metodologia de Pesquisa Científica: Como fazer projetos, artigos, monografias e apresentações, de 40 horas; Básico de Análise de Dados Estatísticos Utilizando o SPSS, de 20 horas; Prospecção, Proteção e Transparência de Tecnologia: Teoria e Prática da Propriedade Intelectual, 50 horas; e De Mãos Dadas: Saúde Mental e Trabalho.

Universade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 19 de setembro de 2011

Sérgio Novais continua presidente do PSB em Fortaleza, decide Assembléia


Sérgio Novais é reconduzido à Presidência do PSB, "peitando" o Clã dos Ferreira Gomes

Sérgio distribuiu ataques a membros da ala dos Ferreira Gomes (Marcus Campos) Sérgio distribuiu ataques a membros da ala dos Ferreira Gomes (Marcus Campos).

Destituído da Presidência do PSB Municipal na noite da última quinta-feira, Sérgio Novais está de volta à direção da legenda. Pelo menos foi essa a decisão de uma ala do partido ligada a ele, em votação na manhã deste sábado, na Casa José de Alencar. "A decisão de quinta-feira foi de um grupelho de vinte pessoas", afirmou Sérgio, para algumas dezenas de apoiadores que compareceram ao local.

Durante o discurso, Sérgio bateu duro nos adversários internos. "Malandro", "mau-caráter" e "picareta" foram algumas das expressões usadas por ele. A "eleição" aconteceu dentro do 6º Congresso Municipal do PSB. Convocado antes da reunião que o afastou da direção do partido, há dois dias, o encontro é mais um capítulo na tensa novela que dividiu a legenda em dois grandes grupos. Uma das alas é ligada ao governador Cid Gomes, que também preside o PSB no Estado. A outra é liderada por Sérgio - o chamado grupo histórico, que vem sofrendo dissidências para o grupo adversário.

Também foi reforçado que a deputada estadual Eliane Novais (PSB), irmã de Sérgio, é pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza, no ano que vem. Eliane disse que a votação de anteontem, realizada na calçada da sede do PSB em Fortaleza, não tem valor legal. Avaliação semelhante tem os cidistas em relação aos desdobramentos do grupo do Sérgio. Ou seja, as duas alas não reconhecem legitimidade uma do outra.

Pivô do racha no PSB, a sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT) será comandada, do ponto de vista do PSB Municipal, pelo grupo que levar a melhor na queda de braço entre os dois grupos.

Redação O POVO Onlne


A Arrogância e Prepotência de Ciro Gomes tem limites ?


Ciro Gomes - Prepotência e deselegância para com o eleitorado


Nota do Editor: Amigos Cratenses, não deixei de observar um comentário muito pertinente, escrito ontem ( 17 ) no site do Eliomar de Lima, quando o autor Moacir Tavares faz uma espécie de retrospectiva da trajetória do político cearense Ciro Ferreira Gomes, que demonstra não ter qualquer afeição por seu eleitorado, vive a trocar de partidos, arrumando confusão com deus e o mundo apenas pela insaciável sede de poder. Aqui no Crato, para exemplificar este descaso para com o eleitor, esse "rapazinho" obteve 11.000 votos e como dizemos na gíria caririense, nunca trouxe "Um Pequi Podre" para a cidade do Crato. Portanto, achei esse comentário muito feliz quando trata de equilíbrio emocional ao homem público e transcrevo para a sua apreciação:

Título original: Equlíbrio emocional essencial ao homem público.

"Caros leitores, julgo que na política o respeito deva ser pilastra da ação de forma ainda mais eloquente que na vida privada. Penso assim pela complexidade de pensamentos e pessoas que a ciência política e sua prática envolvem. O ex-governador, ex-prefeito, ex-deputado federal, ex-ministro Ciro Gomes recebe de mim o maior respeito no acerto e no erro.Mas como cidadão e ser político não posso furtar-me de elencar críticas quando assim julgar necessário. O senhor Ciro Gomes é a meu juízo, aliás expressão que ele mesmo gosta de usar, um ser político extraordidário. Como político experiente e eloquente usa do sofisma como ninguém para e através de verborragia anunciar suas verdades como se fossem verdades de todos.Nesse mister encobre fragilidades que são incovenientes a ele.

Autoritarismo: quem durante uma greve da saúde chama os profissionais médicos de “pacote de sal”, refere-se a cidade de Fortaleza como sendo “um prostíbulo a céu aberto”, refere-se à própria esposa como natural apoiadora pois “dorme comigo”.. de fato o senhor Ciro Gomes entende de autoritarismo.

Julgo que debater a cidade é um dever de todos nós. O senhor Ciro Gomes obteve votação espetacular para o congresso nacional na condição de deputado federal. Cabe uma pergunta: lá não seria um espaço interessante de debater a cidade? Por que não o fez? Aliás qual foi a produção de vulto do mandato, eleito de forma recorde pelo nosso povo? parece-me que mais uma vez o respeitável senhor saiu atirando dizendo que aquilo é um lugar sem debate ou sem consecução do debate, enfim julgou um lugar pouco producente na política. Outra pergunta, desculpe-me a ignorância,o ex-governador era assim tal alheio ao cotidiano da câmara federal? com tantos anos de janela? Se já sabia que era assim tão inócuo porque candidatou-se? Quando eleito porque não produziu muita coisa para pelo menos tentar mudar a natureza das coisas? A mim me parece que essa tática de criar fatos políticos à partir de declarações deselegantes é um meio de colocar o debate. será o melhor? o mais educado? o mais ético?.

Um homem que já transitou em partidos de expressão como, corrijam-me se estiver errado, ARENA, PSDB, PDT, PPS e agora PSB, ou seja mostra uma versatilidade de posições ideológicas e pensamento político, não poderia expressar igualmente uma verve equilibrada e gentil contribuindo assim para o processo pedagógico de ensinar e aprender na política, sempre elencando o respeito e o bom tratamento como fiel da balança.

Penso de forma humilde e desarmada que insinuações de alcova, baixo calão e outras expressões não devam compor o elenco do político. Julgo assim que o equilíbrio deva ser uma das características fundamentais para os que se dedicam à vida pública.Nesse ponto o irmão governador que é mais jovem entre os dois, tem muito a ensinar ao irmão mais velho, pois prima pelo equilíbrio e economia de palavras de modo geral."

Moacir Tavares

O Pensamento do Dia - Como dominar um Idiota !


"A mulher mais idiota pode dominar um sábio. Mas é preciso uma mulher extremamente sábia para dominar um idiota."

Rudyard Kipling

O CRATO HOJE - Abertura do Cariri Cangaço 2011 - Nesta Terça-Feira


Cariri Cangaço 2011
Abertura oficial Hoje, terça-feira,
dia 20 às 19 horas no
Teatro Municipal de Crato
Você é nosso Convidado.

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30