xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/09/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 setembro 2011

Ponta da Serra rejeita LIXÃO do Cariri em suas terras


Quadra lotada, Líderes comunitários falaram contra os vereadores faltosos à importante reunião

Img_2780

Aconteceu ontem ( 13 ) pela manhã uma importante reunião no distrito de Ponta da Serra promovida pelos vereadores que rejeitam a idéia do lixão em terras Cratenses.

Logo cedo, o vereador George Macário de Brito foi até a Rádio Educadora do Cariri para conceder entrevista ao radialista Antonio Vicelmo ( temos toda a gravação ), quando foi surpreendido por uma declaração emitida pelo Pres. da câmara Florisval Sobreira Coriolano anunciando à população de Ponta da Serra, que a reunião marcada para hoje não seria mais realizada. Na sessão ocorrida na câmara no dia de ontem, havia sido acertado que os vereadores estariam livres para decidir ir ou não a reunião de hoje. Florisval alegou razões regimentais e disse ao radialista Antonio Vicelmo por telefone que na câmara haveria sessão normal. Isso irritou bastante o vereador George Macário que declarou que neste momento, o principal assunto a ser debatido no Crato é a vinda de 500 toneladas de lixo diários para a cidade, e que isso seria importante debater com a população de Ponta da Serra.

"Acochado" por Antonio Vicelmo se seria a favor ou contra a vinda do Lixo para o Crato, o vereador Florisval Coriolano se declarou contrário, mas disse que ainda havia o que se discutir.

Uma comitiva formada pelo prefeito Samuel Araripe, vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho, vereadores e secretários de governo foram até o distrito de Ponta da Serra realizar a reunião como já estava programado. O secretário Nivaldo Soares explanou em telões o impacto ambiental que a vinda do lixo pode trazer ao Rio Carás e as regiões próximas. Ao final, a população apludiu entusiasticamente, e diversas lideranças locais cobraram a presença dos vereadores faltosos, muitos deles usando palavras fortes, como "omissos" e outras coisas mais fortes.

O certo é que nem o Crato nem a Ponta da Serra apóiam qualquer iniciativa de se levar o lixo do Cariri para lá, afinal de contas, segundo o discurso dos presentes, "porquê nos melhores projetos, o Crato fica de fora, e agora somente o Lixo querem mandar pra cá ?" Segundo o prefeito Samuel Araripe: "Se o Lixão, ou Aterro Sanitário é uma coisa tão boa, porquê nenhuma cidade quer em seu solo ? E porquê nós deveríamos aceitar isso em terras cratenses também?"

Segundo ainda o vereador George Macário: "Os vereadores que faltaram a essa reunião estão provando de que lado estão. Eu e mais alguns preferimos estar do lado do povo, e se o presidente da câmara quiser botar falta no meu nome pode botar, mas nesse momento, eu acho mais importante é servir à população que votou em nós e conta conosco."

George Macário fez um discurso duro e foi muito aplaudido

Img_2787

A parte Técnica: Secretário Nivaldo Soares explica o projeto e os impactos ambientais por cerca de 1 hora e meia.

Image2

Este garoto fez um discurso fantástico e convocou toda a população de Ponta da Serra a "fincar pé" contra a idéia dos que querem trazer o lixo para Ponta da Serra. Foi muitíssimo aplaudido.

Img_2922

Na reunião estavam presentes inúmeros líderes, dentre os quais o famoso "Toinho de Ponta da Serra".
Image4

Pref. Samuel Araripe e Vice Raimundo Bezerra Filho

Img_2855

Parte dos vereadores que estiveram no encontro e que são contra a vinda do lixão em terras cratenses: Apolinário, Guer, Jales Veloso, George Macário. Na foto falta o vereador Luiz Cory que também esteve lá e é contra o lixão. Dárcio Luiz não pôde comparecer, mas também é contra. Na verdade, só faltaram ao encontro ( preferiram ficar na câmara ): Florisval Coriolano, Pedro Alagoano, MARA GUEDES, Ailton Esmeraldo, Fernando Brasil. Isso não quer dizer que os faltosos sejam a favor da vinda do lixo. A essa altura do campeonato, é uma temeridade para qualquer homem público se declarar a favor da vinda do lixo para o Crato, sobretudo porque a população já está pedindo a cabeça deles numa bandeja. Vejam os comentários na aba direita do Blog do Crato...

Img_2957

População cobra do Secretário Camilo Santana, que defende a vinda do lixão para o Crato

Image3

Reportagem: Dihelson Mendonça

Rádio Chapada do Araripe Internet agora pode ser ouvida em alguns Telefones Celulares - IPHONEs/IPADs e outros


Pioneirismo em escala Nacional


Alguns dispositivos móveis, tais como celulares e Ipads já podem acompanhar a programação da Rádio Chapada do Araripe Internet ( 7 Anos no ar ), que se configura como uma das primeiras estações de webradio a transmitirem segundo o protocolo do iPHONE e iPAD, dentre outros. Se você possui um Iphone ou Ipad, use o link abaixo:

rtsp://ss-flash-15.streamsolutions.co.uk/araripe/araripe

O link acima pode ser usado em qualquer dispositivo móvel que suporte o formato da nossa transmissão, que é Flash Media em AAC+. Se o formato não for suportado pelo dispositivo, a transmissão irá falhar, mas como os smartphones estão se desenvolvendo rapidamente, isso será muito comum, concretizando aquilo que já dizíamos 5 anos atrás de que o rádio vai migrar para a internet e cada telefone celular será seu rádio de bolso.

http://ss-flash-15.streamsolutions.co.uk/araripe/araripe/playlist.m3u8

Instruções:

Já o link acima pode ser usado por qualquer dispositivo iOS que suporte o formato de transmissão. O formato deveria AAC+ para áudio, caso contrário, não irá funcionar.

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato e Rádio Chapada do Araripe Internet

Dep. Eliane Novais reage à crítica de Ciro Gomes ao PSB de Fortaleza


NE - Conforme o Blog do Crato divulgou há 2 dias, Ciro Gomes havia feito duras críticas ao Sérgio Novais, agora, a Dep. Eliane devolve...

Em seu pronunciamento durante o segundo expediente da sessão plenária desta terça-feira (13/09), a deputada Eliane Novais (PSB) comentou matéria veiculada na edição de hoje do jornal O Povo, na qual Ciro Gomes critica a atual situação do PSB em Fortaleza. De acordo com a matéria, Ciro fez uma observação particular ao presidente municipal do partido, Sérgio Novais, ao dizer que “o partido não é mais uma sigla em que se resolve as coisas com a namorada na cama”.

A parlamentar disse que tal comportamento “não condiz com a boa política, independente da figura pública para qual o comentário seja direcionado”. De acordo com Eliane, tais palavras “ferem o pensamento de igualdade social e reforçam a cultura do machismo e da intolerância”.

Ela disse que tal agressão é um desrespeito às mulheres, “justo num momento em que o Brasil vive avanços importantes na luta pela afirmação dos direitos humanos e das mulheres”. “As declarações de Ciro não estão em sintonia com o que pensa nem com o que reivindica a sociedade”, defendeu.

Eliane explicou que o PSB é um partido progressista, “antenado com o pensamento democrático”. Segundo ela, “ações desta natureza não têm precedentes na história do partido”. A deputada culpou os irmãos Cid, Ivo e Ciro Gomes pela “mancha lastimosa do PSB”. “Eles quebram acordos, ferem as bandeiras do partido e agridem a classe trabalhadora e o povo pobre do Estado”, afirmou.

PE/JU - Assembléia Legislativa do Estado

Números especulativos - Emerson Monteiro


Vimos outro dia, em comentário circunstancial, que os atuais países gastaram só durante o ano de 2010 a bagatela de trilhão e meio de dólares nos gastos de armamentos. E que dita quantia corresponde a 16 vezes todo o meio circulante da moeda do Brasil, esbanjamento de não ter tamanho daquilo que a natureza forneceu para alimentar o ecossistema do planeta Terra, jogado fora assim à toa, prática por demais escandalosa, imbecil, para custear a fome da cólera dos que comandam a farra do poder ao preço da brutal violência.

Pois bem, cresce nos mercados mundiais, desde o ano de 2008, das piores crises econômicas que há notícia, ameaçando, inclusive, as nações ricas da Europa, motivo de apreensão dos que querem enxergar na história solução de curto prazo.

Contudo, ato contínuo, os líderes ocidentais notaram detalhe que lhes chamou a atenção... A China conseguiu, nesses tempos depois da Revolução de Mao-tsé-tung, amealhar reservas monetárias em torno de três trilhões de dólares, o suficiente para cobrir a fome ocidental pelo período de dois longos anos das suas guerras de conquista.

Chineses, no entanto, parecem avaliar se querem mesmo investir capitais longe de seu território, pois sabem o risco que correrão nos braços incertos dos estrangeiros prepotentes. Estudam calados o sacrifício, hora crítica de muitos interessados naquilo que obtiveram ao correr do trabalho de tantos.

O prejuízo acumulado de italianos, por exemplo, chega além de um trilhão de dólares, a imaginar os outros envolvidos na situação coletiva; Espanha, Portugal, Grécia, economias antes seguras, também cruzam tempos difíceis. Quanta fortuna e sucesso desapareceram através dos números vazios das ilusões perdidas...

Os chineses que se cuidem, pois, diante da pressa de quem subira na riqueza destruindo a paz com políticas armadas e destruidoras. Ao bom senso caberá, o quanto jamais aconteceu, lugar das atitudes coerentes, no nome da continuação da existência e da fraternidade entre as pessoas... Que alimentem, senhores chefões, a boa vontade à luz da razão, em benefício de todos nós seres humanos.


Câmara Municipal de Juazeiro do Norte concede Título de Cidadão ao Deputado Inacio de Loiola dentro do Cariri Cangaço 2011


Deputado Inacio de Loiola, de Alagoas.

Um dos momentos mais esperados dentro da Programação do Cariri Cangaço 2011 será sem dúvidas a noite do dia 24 de setembro, sábado, quando teremos a cidade de Juazeiro do Norte, recebendo o evento. Dentro da noite teremos seu ponto alto a partir da concessão através da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, através do seu Presidente José de Amélia Junior, do Título de Cidadão Juazeirense ao deputado estadual Inácio de Loiola Damasceno Freitas, primeiro secretário da Assembléia Legislativa do estado de Alagoas. Inácio de Loiola é um dos mais destacados pesquisadores da temática cangaço, devoto e pesquisador da vida e obra de Padre Cícero, será o palestrante da noite. A solenidade contará com a presença do prefeito de Juazeiro, Dr. Manoel Santana, autoridades municipais e da região e ainda prefeitos e deputados de Alagoas, convidados do homenageado.

Cariri Cangaço 2011
Noite do dia 24 de setembro

19 h Memorial Padre Cícero
Juazeiro do Norte - Ceara
Região Metropolitana do Cariri

Para saber mais e conhecer a Programação completa, acessar: www.cariricangaco.com

Blog do Crato atinge 172.764 visitas de páginas em Agosto


Não é recorde, mas é um valor acima da média para o Blog do Crato. No mês de Agosto atingimos 172.764 visitas de páginas do Blog, o que está bem acima da projeção que fazemos de 150.000 acessos. O nosso recorde é o mês de Maio de 2011, com 187.661, e o menor, o mês de Julho, com 161.259 páginas. Este é o nosso compromisso com a transparência e a verdade, divulgando periodicamente as estatísticas de acesso para os nossos leitores, e sobretudo para nossos ANUNCIANTES, que vale a pena ser patrocinador do Blog do Crato, que ao longo de 6 anos de existência, está crescendo cada vez mais e ampliando o seu leque de atuação.

Parabéns para todos que fazem o Blog do Crato: Escritores, Leitores e Comentaristas.

Dihelson Mendonça
ANUNCIE SUA EMPRESA NO BLOG DO CRATO
O Maior Website do Interior do Ceará - 6 Anos de Existência, mais de 4 milhões de Acessos no total. www.blogdocrato.com

MADRE FEITOSA: Uma Vida Religiosa Comemora 90 Anos-Wilson Bernardo.


Madre Feitosa 70 anos de fé e dedicação aos pobres, completa 90 anos de idade, cercada de amigos e alunos e professores da Diocese. Mulher lúcida e abnegada às causas sociais da cidade do Crato e do Cariri.

Governo Municipal representado pelo Pref.Samuel Araripe, Raimundo Bezerra Filho e respectivas esposas

Dom Panico celebra emocionado reverenciado todo um trabalho social de Madre Feitosa


A devoção de mulher matriarca da fé no Cariri


Madre Feitosa emocionada é abraçada pelo Bispo Crato


Alunos do colégio Pequeno Príncipe prestam homenagens a Madre Feitosa


O corpo de Deus é reverenciado na homilia da comungação


Madre Feitosa:90 anos de comungação com a fé em Deus


Primeira Damas: Mônica Araripe e Daniele Bezerra


No final uma salva de de fogos de artifícios em comemoração dos 9o anos de vida de Madre Feitosa


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

O COMENTÁRIO DO DIA - A cabeça sempre provinciana dos Comerciantes do Crato - Agora reclamam das obras no Centro da cidade...


Bom Dia, Crato ! - Quarta-Feira, 14 de Setembro de 2011

"Não é possível fazer saneamento sem quebrar o asfalto"

Segundo reportagem do Jornal Diário do Nordeste, o comércio do Crato se sente prejudicado com as obras realizadas no Centro da cidade, mais precisamente com as obras de requalificação das praças e ruas que está sendo empreendido pelo Governo do Estado do Ceará em parceria com a Prefeitura do Crato, em que calçadões serão construídos, praças modificadas, etc.

É preciso que os comerciantes entendam pelo menos UMA VEZ NA VIDA que a cidade está acima dos seus lucros imediatos, e que os benefícios advindos dessas mudanças serão muito compensadores no futuro, pois um centro do Crato bonito, limpo, requalificado atrairá mais compras, mais pessoas, mais movimentação e ficará até melhor para o comércio. O que falta aos comerciantes neste momento, é discernimento, é compreensão, é um pouco de paciência e eu diria até de INTELIGÊNCIA mesmo, em compreender a dimensão dos trabalhos que estão sendo feitos no sentido de melhorar o centro do Crato. Aparentemente, os comerciantes que reclamam, não enxergam 1 palmo à frente do nariz, e como sempre, só possuem aquela visão restrita de comerciante do interior de 50 anos atrás. São esses mesmos comerciantes cratenses que ainda jogam a publicidade das suas empresas na conta de DESPESAS, quando todo o resto do mundo já aprendeu que publicidade é investimento. Nisso eu posso dizer com toda a propriedade, pois o Blog do Crato sempre está à procura de anunciantes, e pela resposta que recebemos de certos comerciantes do Crato, a gente sabe logo como é que funciona a cabeça pequena e provinciana de muitos deles.

É preciso que os comerciantes entendam pelo menos duas coisas: Que o Crato está acima dos lucros imediatos, e que os transtornos advindos das obras são temporários, porém os benefícios serão permanentes.

Por: Dihelson Mendonça


Lua cheia de setembro - Por Heládio Teles Duarte


http://3.bp.blogspot.com/-lJJkNovyUIA/TnBoOp4SxtI/AAAAAAAAZNw/7gXHKKRVT28/s1600/LuaAgosto.jpg

Foto: Heládio Teles Duarte

BlogHumor - Misturando as bolas - Por Marcos Carvalho


"Se professor da rede pública do Ceará é tratado como lixo, significa dizer que iremos todos para a Ponta da Serra ???"

Marcos Carvalho

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - PMDB contraria PT e é contra regulação da mídia


Duas semanas depois da realização do Congresso Nacional do PT – no qual foi aprovada resolução defendendo o debate sobre a regulação da mídia -, o segundo maior partido da base do governo, o PMDB, realiza quinta-feira seu fórum nacional em que o tema será debatido. Porém, há posição será contrária à dos petistas: haverá a defesa intransigente da liberdade de imprensa e contra qualquer regulação. O partido vai reafirmar também sua posição contra a criação de um novo imposto para financiar a Saúde. Segundo o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, deputado Eliseu Padilha (RS), que cuida da parte programática, o PMDB vai condenar a criação de qualquer imposto ou aumento de carga tributária para custear a Saúde na votação da Emenda 29, e também contra qualquer regulação da mídia:

- O documento, certamente, trará uma manifestação clara sobre mídia, a favor da liberdade de imprensa e contra qualquer restrição, constrangimento ou o que leve a mídia a ser submetida a prévia avaliação. Regulação de mídia não se incorpora às práticas das modernas democracias – disse Padilha.”

O Globo

Justiça do CE condena igreja evangélica a pagar R$ 100 mil a fiel chamada de adúltera


P
astor e igreja foram condenados em primeira instância. Advogado de defesa diz que vai pedir embargo da decisão.

Um pastor cearense e uma igreja evangélica foram condenados pela Justiça a indenizar em R$ 100 mil uma fiel chamada de 'adúltera' durante culto religioso. A igreja terá de pagar R$ 50 mil e o pastor, a outra metade. "A injúria ocorreu dentro da igreja, perante fiéis, por isso o pastor e instituição foram condenados", explica o advogado da mulher, Odécio Sousa Marques. A decisão, em primeira instância, foi publicada no Diário da Justiça no dia 9 de agosto e é passível de recurso. De acordo com os autos, o pastor teria cometido o crime de injúria em 2001 durante culto. Além de chamá-la de adúltera, o pastor afirmou que a mulher havia mantido relacionamento sexual com o próprio filho. A fiel entrou com uma ação na Justiça alegando que teve a “vida exposta à execração pública”, o que teria gerado danos morais.

O advogado do pastor, Enísio Gurgel, nega as acusações. “Meu cliente não declarou nada, isso é fruto de uma briga interna da igreja”, diz Gurgel. O advogado destaca ainda que a suposta acusação foi “criada” por um grupo de pastores da mesma igreja com o objetivo de denegrir seu cliente. Gurgel afirma que tem provas de que as acusações foram “inventadas” e vai pedir o embargo da decisão. “Ela (a vencedora da causa em primeira instância) nem sequer ouviu nada do pastor, foi só um 'disse que me disse'”, defende o advogado.

Na decisão, o juiz Carlos Alberto Sá da Silveira, da 6ª Vara Cível de Fortaleza, considerou que há provas dos crimes de injúria e difamação coletadas a partir de testemunhos de pessoas que teriam presenciado o fato. O juiz entendeu também que as provas produzidas em defesa do pastor são insuficientes para contrariar o argumento da fiel que se sentiu injuriada.

Do G1 CE

Agiota é preso em Barbalha com mais de R$ 100 mil em cheques


Um agiota foi preso em flagrante na cidade de Barbalha, na manhã desta terça-feira (13), acusado de praticar crimes financeiros. De acordo com a Delegacia Municipal de Barbalha, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de Francisco Erivan da Silva, conhecido como Erivan Agiota.

No local, foram encontrados vários cheques de vítimas de agiotagem, totalizando um valor de mais de R$ 100 mil reais. Além dos cheques, foram encontrados também mais de R$ 3 mil em dinheiro e documentos e procurações de terrenos.

De acordo com o escrivão da Delegacia de Barbalha, Pedro Jorge, o homem chegou a esconder parte do dinheiro dentro de uma lixeira, com o intuito de esconder o valor da polícia. A quantidade total apreendida ainda não foi apurada. "Como o montante é muito grande, tivemos que conferir um por um, por isso demorou para definirmos o valor total", explica o escrivão.

Além do dinheiro, também foi encontrado na residência da mãe do acusado um revólver calibre 38 e uma espingarda artesanal. "Além dos crimes financeiros, ele também vai responder por porte de armas", esclarece o escrivão.

O mandado de busca e apreensão foi expedido pelo Juiz Péricles Victor, da 2ª Vara Criminal de Barbalha. O homem já respondia por crimes financeiros e prestou depoimento na delegacia às 12 horas.

DN Online

Deputado Heitor Férrer requer presença de indiciados em desvios de recursos públicos


Na ocasião da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), o deputado Heitor Férrer (PDT) informou que nesta terça-feira (13) apresentou requerimento à Comissão de Fiscalização e Controle, solicitando convite aos ex-servidores Fábio Castelo Branco, Irapuam Sales e João Paulo Pitombeira para explicações sobre desvios de recursos públicos. Os três foram afastados de suas funções na Secretaria das Cidades, apontados em sindicância interna como responsáveis pelo caso dos kits sanitários.

O parlamentar explicou que a Assembleia tem obrigação constitucional de fiscalizar o Executivo. Mas o Poder, segundo ele, omitiu-se dessa função ao não aceitar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, para investigar os desvios de recursos que chegariam a R$ 2 milhões em cinco convênios firmados entre a Secretaria das Cidades e associações.

Heitor Férrer considerou insatisfatória a sindicância da Secretaria das Cidades, que apontou apenas três servidores, dois terceirizados e um ocupante de cargo de confiança como responsáveis pelos desvios. Ele salientou que é o secretário titular o responsável por todas as políticas públicas de sua pasta, sendo ele quem recebe as devidas homenagens pelos êxitos alcançados. Portanto, é o secretário também, conforme afirmou Heitor, o principal responsável pelos desvios.

“É o secretário quem autoriza ou desautoriza a liberação de recursos. Se três servidores subalternos são os responsáveis pelos desvios, é porque a Secretaria não tem comando”, acentuou Heitor Férrer. Ele afirmou que não confia nos relatórios sobre os desvios produzidos pela Secretaria das Cidades e nem nas investigações do Tribunal de Contas do Estado. “No TCE, os trabalhos estão paralisados pelo corregedor Pedro Timbó”, observou.

Áudio do parlamentar

Heitor Férrer avisou que o grande número de cargos comissionados preenchidos a cada Governo é facilitador dos desvios que estão se registrando. Ele esclareceu que o primeiro ministro inglês nomeia 200 servidores, para atender todo o Governo. Na França, são 500. Enquanto no Ceará o prefeito da Capital nomeia quatro mil, o Governador oito mil, e a União 23 mil. “A personalidade pública é frágil. Se uma empresa mudasse todos os quadros a cada quatro anos, seria um prejuízo muito grande”, disse.

Heitor considerou ainda que os servidores exonerados eram apadrinhado por alguém. “Isso demonstra que os cargos comissionados são como vírus em computadores; 8 mil servidores comissionados são uma temeridade para a máquina pública”. Para Heitor, os que estão em cargos comissionados apenas contemplam os interesses de quem os indicou para essas funções. “A secretaria abriu procedimento e vai cobrar restituição do dinheiro desviado dos presidentes de associações”, pontuou.

AL - Assembleia Legislativa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Servidores dos Correios no Ceará entram em greve nesta quarta (14)


O
s carteiros, motoristas e trabalhadores internos dos Correios do Ceará decretaram nesta terça-feira (13) greve geral por tempo indeterminado. A decisão segue a paralisação de vários Estados brasileiros. De acordo com o Sindicado dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos e Similiares do Estado do Ceará (SINTECT-CE), representantes da categoria recusaram a contraproposta da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e decidiram entrar greve a partir desta quarta-feira (14).

REIVINDICAÇÕES - Os grevistas reivindicam a implantação de piso salarial de R$ 1.635,00. O piso médio da categoria é R$807,29. Além do aumento pretendido, os trabalhadores exigem uma edução da carga horária de atendente para 6 horas; pagamento das perdas de 1994/2010 (equivalente a 24%); aumento real de R$ 400,00 (sobre o piso); reposição da inflação nos últimos 12 meses; vale-alimentação de R$ 30,00 e cesta básica de R$ 300,00 e contratação imediata dos aprovados no concurso.

SENTEC

CRATO - De Princesa do Cariri para Privada do Cariri - O Pensamento do Dia - Dihelson Mendonça


500 Toneladas de Lixo todos os dias poderão vir parar no Crato !

Ora, se os Cratenses não ganharam a Sede da Universidade Federal do Cariri, nem a Universidade; Se Perdemos o SESI, e dezenas de empreendimentos que foram levados para a "metrópole" Juazeiro do Norte, porque razão os Cratenses agora teriam que ENGOLIR que venham todo dia 500 toneladas de lixo para se depositarem em terras Cratenses, sendo que 60% desse lixo é do Juazeiro ?

Quem são os Políticos "Filhos da Mãe" ( para não dizer o principal ) inimigos do Crato, que estão querendo trazer o lixão para nossa cidade ? Vocês sabem ? Anotem o nome deles, para nunca mais votarem.

É tempo dos Cratenses acordarem, pegar um lápis e papel e tomar nota de quem propôs este projeto, quem está por trás disso, e aqui dentro da sede, os nomes dos vereadores e outros homens públicos que concordarem com essa atrocidade, para que o povão NUNCA MAIS VOTE NESSES. Quero criar uma tabela de Vereadores e Deputados, com o nome de cada um e seu posicionamento, se a favor ou contra que venha o Lixão para o Crato, aí nós vamos ver quem é pelo Crato e quem são traidores do nosso voto em defêsa da nossa cidade.

Isso é um Absurdo!

Dihelson Mendonça

Comentários do Dia 14 de Setembro de 2011


O Silêncio de André Barreto e Sineval Roque em relação aos problemas do Crato

adelisse amaro em 13/09/2011
Alem do grupo dos 5 vereadores que ficaram calados pro lixão vir para o Crato, tem o Roque e o André Barreto que agora é candidato do Governo, que tambem estão calados, será que não mudar sua postura pelo o bem do Crato?

edivania sobreira em 13/09/2011
Com certeza o Dep. Roque é a favor do lixão vir para o crato, pois não quer ser contra o gov. Cid, o Rei . realmente uma nojenteza a gente receber 500 toneladas de lixo todo dia no Crato.

marta alexandrina em 31/08/2011
Enquanto vários deputados dão o seu apoio aos professores em greve, o dep. Roque silencia para não ser contra o poderoso chefão. E´o dep. mais calado do ceará.

marcos alenxabdrino em 09/09/2011
Muitos deputados se pronunciaram a favor dos professroes mas o dep. Roque ficou caladinho, por que será?

edivania sobreira em 30/08/2011
Realmente a desativação dos retornos no Crato está gerando transtornos aquem ali reside, tem que ir lá no Juazeiro prá chegar em casa. Com a palavra o gerente do Der, que é indicação do Dep. Roque.

O Dever de Ely Aguiar como Cratense

Sheila Sousa em 12/09/2011
O deputado Ely Aguiar se oferecer para intermediar a volta dos retornos na Av. Pe Cícero é um absurdo! É dever dele como representante cratense, ele não está fazendo favor nenhum. O pior é muitas pessoas não perceberem isso. LAMENTÁVEL !

Greve dos Professores

MARCOS CARVALHO em 13/09/2011
FICA A PERGUNTA: SE PROFESSOR DA REDE PÚBLICA DO CEARÁ É TRATADO COMO LIXO, SIGNIFICA DIZER QUE IREMOS TODOS PARA A PONTA DA SERRA???

Lixão no Crato

João Leite Neto:
"Mais um absurdo estão preparando contra o Crato. A vinda do Aterro, ou melhor dizendo LIXÃO é uma temeridade contra nossa gente e contra nossa cidade. Aqui nós temos fontes cristalinas, riachos com suas àguas doces, acudes que dão sustento a nossa agropecuária, mas a insanidade mental do governo estadual não pensa nos cratenses. Já levaram tudo para outras plagas, só o lixo foi nos presenteado, que afetará em muito o nosso solo e o nosso tão rico aquífero.É mister que se diga que, o nome destes incaustos, que são a favor que o Crato fique fedendo, sejam revelados em praça pública, eo povo do Crato saiba julgalos com justiça e um bom caráter, coisa que nos é peculiar.

Campanha

NÃO DÊ SEU VOTO, DOE SEU LIXO . Escolha:doe seu lixo a um vereador, um deputado medíocre ou ao secretário dos banheiros.

Maurilo Peixoto e João Marni

Durval em 13/09/2011
Belíssimas as palavras de João Marni sobre Maurilo Peixoto. São um gesto de grandeza digno das pessoas sábias e de espírito superior que engrandecem a hmanidade e nos fazem sentir-se mais gente.

Eleições 2012

Sheila Sousa em 12/09/2011
Todos atentos as eleições 2012! Vamos analizar bem os candidatos. E depois de analizá-los a gente analiza de novo pois são muito poucos os que realmente se compromentem com os cidadãos. Vamos pensar bem, para não penar!!! Cabe a nós escolhermos os nossos representantes. O atraso que vivemos politicamente é responsabilidade nossa pois, como vc sabe Dihelson, nós os elegemos cabe a nós esse papel e cabe aos eleitos nos representar dignamente.

claudioaldo em 10/09/2011
Os politicos so aparecem no Crato para aparecer.E nao fazem nada pela nossa cidade.Parabens ao povo que nao sabem votar.

Transmissão ao Vivo da Sessão Legislativa

Jair Rolim em 12/09/2011
Caro Dihelson, parabéns pela transmissão diretamente da camara dos vereadores! Deu pra notar que uns 2 vereadores são a favor da vinda do Lixão pro Crato, mas nao deu pra saber os nomes deles! se possivel, favor postar no blog quem são!

Piso Salarial dos Professores

adelisse amaro em 11/09/2011
Gostaria dedizer que o Prefeito Crato Dr. Samuel já paga o piso aos professores há muito tempo viu sr Roberto Cangaia e Da mara, que não sabem se ou não do PT, partido dos traidores do povo. A Mara só abre a boca prá dizer ....

Pres. da Câmara pisa na Bola...

edvania sobreira em 11/09/2011
O presidente da câmara do CRato Florisval pisou na bola ao chamar Roque prá entregar o titulo de cidaão a Eduardo Campos. O anfitirão era Justo Junior e mentor da ideia do titulo, errou feio.

Saudades do Crato

francisco de melo em 10/09/2011
boa tarde um abraço e um beijo enorme a todos de crato sinto muita saudades q deus abençoe a tds q a minha familia em crato e juazeiro estejao felizessssssssssssssssabraçooooooooooo

ANA MARIA ANDRADE MADEIRA BARROS
Tenho muitas saudades da minha terra natal vim embora pra ca com 17 anos hoje estou com 51 e pouco vou ai pois não tenho cause ferias.

Teresa Melo Santos
"Embora distante há anos, não me desvinculei do Crato, minha terra natal. Tenho lido e ouvido comentários sobre perdas (de investimentos/instituições) que a cidade vem sofrendo ao longo dos anos. Torço para que essa situação se reverta e o Crato recupere a posição de destaque que já desfrutou. Esta é uma tarefa urgente. A cidade necessita e merece. Vamos acreditar! "

Concurso Público Municipal

eliana vieira em 10/09/2011
BOM DIA, PODERIAM ME INFORMAR PORQUE AS VAGAS DO CONCURSO PARA PROFESSOR É TAO POUCA SE A CARÊNCIA É MUITO GRANDE,MESMO COM A EFETIVAÇÃO DE QUASE 100 DOCENTES?

Mototaxistas

francisco albeerto em 09/09/2011
sou contra a galega que se diz representante dos mototaxistas, ela disse na radio que não confia seus filhos num mototaxista, nós é que não confiamos nele.

Asfaltamento

Rogerio Vilar em 09/09/2011
Por Favor, Senhor Prefeito Samuel Araripe, estamos aguardando o asfaltamento da avenida que passa em frente a UFC-Cariri, no bairro Muriti. Centenas de casas estão sendo construidas lá, e o acesso está horrivel! abraços, obrigado.

Wilson em 05/09/2011
Sr Prefeito, cadê o calçamento ou asfaltao que o senhor prometeu para aquela avenida que passa em frente a UFC-Campus Ciências Agrárias, próximo ao Centro de convenções?? Será que iremos entrar em 2012 e nao será feito nada ali?

Cadê os Postes de Ferro da Praça Siqueira Campos ?

Jacques Bloc Boris em 07/09/2011
POR FAVOR:GOSTARIA DE SABER A ONDE SE ENCONTRAM OS POSTES DE FERRO DA PRAÇA SIQUEIRA CAMPOS. JÁ QUE FIZERAM AQUELA DROGA DE GASTOS PARA NADA,ESPERAMOS QUE ELES VOLTEM,NESSA NOVA REFORMA. NOSSOS PAIS SÃO VELHOS MAS NÃO JOGAMOS FORA.

Cinema no Crato

Cinema em 05/09/2011
As salas de cinema do Cariri Shoping ja estão fechadas por conta da reforma, o Crato deveria fazer uma parceria com a Oriente Filmes para que os mesmos utilizem o Cine Teatro do Crato neste periodo, o sucesso seria tanto que permaneceriam.

Secretaria de Saúde do Crato

lima em 05/09/2011
Sr. Prefeito e Sec. de Saude do Crato parabenizo pelo Plantoes dA Saude,NO ENTANTO,SE PACIENTES PRECISAREM DE UM SORO FISIOLOGICO NAO TEM NA FARMACIA DA SEC. DE SAUDE, falo e é verdade MEU PAI PRECISOU E NAO RECEBI, CADE A VERBA DO MES.......

COELCE - Troca de Lâmpadas

Maria Otilia em 01/09/2011
Solicitamos a COELCE a troca de lãmpadas queimadas na Rua Tristão Gonçalves e Bárbara de Alencar .Afinal para que serve a taxa de iluminação pública que pagamos mensalmente ?

Comentários publicados por nossos leitores no Mural da aba direita do Blog do Crato.

Uma ode para os cratenses! - Por Carlos Eduardo Esmeraldo


Hoje eu acordei com versos fervilhando em minha cabeça. Um poema que o russo Vladimir Maiakovski bem poderia ter escrito especialmente para nós cratenses. Mas em muita boa hora, Eduardo Alves Costa, um poeta fluminense radicado em São Paulo foi o autor dos versos que muitos erroneamente atribuem a Maiakovski, mas que provavelmente foram escritos diretamente para nós, simples mortais cratenses. Um povo escondido nessa mais que perdida cidadezinha envolvida pelas fraldas da bela Chapada do Araripe, único bem que nos resta e que talvez os donos do poder não poderão jamais nos subtrair.

"Na primeira noite eles se aproximam.
Roubam uma flor do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
Pisam as flores, matam nosso cão,
E não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles
Entra sozinho em nossa casa,
Rouba-nos a luz,
E conhecendo o nosso medo
Arranca-nos a voz da garganta.
E porque não dissemos nada!
Já não poderemos dizer mais nada!"

Todas as flores dos nossos jardins foram despetaladas ao longo dos anos em que nossas lideranças foram sepultadas pelo voto que destinamos a candidatos de outras terras. De que adiantou aos cratense ajudar a eleger tantos deputados sem nenhuma preocupação com o Crato?
Somente sabemos choramingar quando perdemos melhorias ou entidades que poderiam vir para o Crato. Mas precisamos reconhecer que existe em cada um de nós cratenses, um comodismo sem igual. Ou uma alienação geral. Como que, esperamos que os benefícios caiam do céu como a chuva que molha toda uma região, indistintamente. Se nada vem para o Crato, nada também pleiteamos porque não escolhemos pessoas comprometidas com a terra, que nos representem e lutem pelo Crato junto aos governos federal e estadual.
Choramos porque os benefícios vão para o Juazeiro. Mas lá não há acomodação, o povo trabalha. Há mais de dez anos que ouvíamos notícias de que os deputados federais daquela terra lutavam para conseguirem uma Universidade Federal.
Quando prestei meus serviços ao governo estadual, fui testemunha de um fato que poderia servir de exemplo aos cratenses. Vi uma comitiva de lideranças juazeirenses: todos os deputados federais e estaduais daquela terra, lideres comerciais e representantes da sociedade nas pessoas dos dirigentes de clubes de serviços, todos juntos saindo do gabinete do Secretário de Estado para reverterem para cidade do Juazeiro a sede regional do DETRAN que estava prometida ao Crato.
Se não houver uma conscientização do eleitor cratense, principalmente daqueles que trocam seu voto por favores, continuaremos sendo fim de linha. Dentro de breve tempo, nem quem tem negócios a fazer com o Crato, porá os pés nessa cidade, pois os retornos já se encontram fechados.
Por Carlos Eduardo Esmeraldo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Professores do Crato participam de curso de Educação Digital


A
Secretaria de Educação do Município do Crato, através do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE, e em parceria com o PROINFO/ MEC estão realizando o curso de introdução à educação digital. Nesta primeira etapa participam mais de 120 professores da rede municipal do Crato. O projeto no município tem a coordenação de Moisés Otávio e do formador Edivan Moreira. Ao término da primeira etapa, os educadores já iniciarão a segunda que tem como temática ensinando e aprendendo com a Tecnologia da Informação e Comunicação TICS.

O Proinfo é um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.

O secretário de Educação do Crato, Valentim Dantas, ressalta a importância de formação continuada para os professores municipais e enaltece o compromisso que o Governo de Samuel Araripe tem em articular parcerias que viabilizem capacitações e aprendizado constante.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Faça como Amilton SOM - Anuncie no Maior Site de Internet do Cariri e Seja Feliz ! - BLOG DO CRATO


CDs e DVDs é com Amilton SOM


ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Madre Feitosa receberá título de ‘Doutor Honoris Causa’ da URCA



Um dos maiores títulos concedidos por uma instituição de ensino superior foi decidido, por unanimidade, pelo Conselho Universitário (CONSUNI), para uma das maiores personalidades do Cariri. A Universidade Regional do Cariri (URCA) irá conceder o título de ‘Doutor Honoris Causa’ à Maria Carmelina Feitosa, Madre Feitosa. A aprovação aconteceu na primeira reunião do ano do Consuni, no último dia 9, em que também foi definido o título de Professor Emérito para o ex-reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens.

Hoje a URCA faz essa homenagem, nos 90 anos de uma das maiores educadoras da história do Cariri. O título de ‘Doutor Honoris Causa’ é atribuído à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou melhor entendimento entre os povos. Essa não é a primeira homenagem feita pela Universidade à Madre Feitosa. Em 2007, ela foi agraciada com a Medalha Reitor Antônio Martins Filho.

Madre Feitosa nasceu em Tauá, em 13 de setembro de 1921..Cursou o ensino secundário e o Curso Normal no Colégio Santa Teresa, ingressando depois na Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, onde iniciou a prática do magistério, sempre voltada para os princípios cristãos, com destaque para a fé e a caridade. Foi diretora do Colégio Santa Teresa de Jesus, Secretária Geral da Congregação, sendo eleita Vice-Supervisora Geral da Ordem em três mandatos consecutivos, num total de dezoito anos.

Em 1961, assumiu a direção da Casa de Caridade de Crato, do Ginásio Madre Ana Couto e do Patronato Padre Ibiapina, três instituições da Fundação Padre Ibiapina, pertencente à Diocese de Crato. Graduou-se em Pedagogia pela antiga Faculdade de Filosofia de Crato, tendo ainda lecionado nessa instituição de ensino superior. Em 1969, fundou o Colégio Pequeno Príncipe, nascido da sua vocação de educadora e que cresceu sob sua orientação.

Universade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 13 de setembro de 2011


Moacir Siqueira também faz reflexão sobre as obras no Centro do Crato



"Não entendo, é para fazer ou não melhorias em nossa cidade? Será se tem como fazer saneamento abrindo o chão de baixo para cima sem ter que quebrar o asfalto?"

"Peço encarecidamente algum esclarecimento de algum arquiteto, engenheiro ou até mesmo mestre de obras me dê alguma solução ou explicação para poder entender melhor. Ou será melhor termos as vias de esgotos sem suportar os serviços que a população tem que fazer por motivos óbvios ocasionados pelo aumento da pupulação e toda chuva que der ficar saindo água pelos vasos sanitários e inundando as ruas da cidade. Solução? E desculpem minha "ignorância" é porque não entendo nada de saneamento. Ok? "

Moacir Siqueira - Colaborador do Blog do Crato

ATENÇÃO - Concurso Público do Crato - Empresa de Fortaleza vence licitação de concurso para 360 vagas no Crato


360 Vagas nas secretarias de Educação, Saúde e pastas pertinentes

Finalizado o certame para escolha da empresa responsável pela realização de concurso público, para ingresso de novos servidores na Prefeitura Municipal do Crato. O tão esperando concurso deverá acontecer em breve. A empresa vencedora é Certitan, de Fortaleza. Aproxima etapa agora será a publicação, por meio de edital, da empresa vencedora, o que deverá acontecer até o próximo dia 21 e mais 30 dias para realização das inscrições e posteriormente a organização das provas.

O concurso no Crato estará destinando 360 vagas nas secretarias de Educação, Saúde e as pastas pertencentes ao fundo geral, que, segundo o secretário de Administração e Planejamento, Christiano Siebra, as quais fazem parte todas secretarias municipais. O maior número de vagas deverá ser absorvido pela Secretaria de Educação, para onde estarão sendo destinados 130 cargos.

O próximo concurso público é o quarto a ser realizado na gestão de Samuel Araripe e é o de número sete desde a promulgação da constituição federal de 1988, que determina que todo o cidadão para ingressar no serviço público deverá ser concursado. Mas entre 1989 e 1992, na administração do prefeito José Aldegundes Muniz Gomes de Matos ( Zé Adega ) e 1993, na gestão do ex prefeito Antonio Brito de Brito, o município não realizou concurso público num verdadeiro descumprimento a carta magna do País.

O ex-prefeito Antonio Primo de Brito só veio realizar o primeiro concurso no município em 1994, seis anos após a promulgação da constituição. O segundo concurso no município aconteceu três anos depois, em 1997, pelo então prefeito Raimundo Bezerra de saudosa memória. Cinco anos depois, em 2002, o ex-prefeito Walter Peixoto. Isto significa dizer que, em seis anos de administração, entre 2005 e 2011, Samuel Araripe vai realizar sozinho, o maior número de concursos no município do que os quatro ex- prefeitos anteriores que administraram o Crato por 16 anos.

Fonte: PMC


Obras causam prejuízo para lojistas do Crato - Reportagem de Flávio Pinto


No cruzamento das ruas João Pessoa e Senador Pompeu, obras interrompem trânsito de carros e prejudicam fluxo de consumidores. Empresários reclamam dos transtornos - FLÁVIO PINTO - Segundo comerciantes, as obras têm acarreta prejuízos superiores a R$ 40 mil por semana

Crato. Avaliada em mais de R$ 6 milhões, a obra de requalificação de parte do Centro do Crato tem causado transtornos e prejuízos para comerciantes do trecho compreendido entre a Avenida João Pessoa e Rua Senador Pompeu, considerado o principal corredor comercial da cidade. Segundo lojistas, o projeto foi discutido com representantes da Prefeitura e da Secretaria das Cidades, órgão responsável pela obra, mas alguns aspectos não estão sendo respeitados, acarretando em alguns casos prejuízos superiores a R$ 40 mil por semana.

A obra é da Secretaria das Cidade, do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura do Crato. Na licitação consta que serão requalificadas quatro praças e aproximadamente um quilômetro de extensão no trajeto compreendido entre a Avenida João Pessoa e a Rua Senador Pompeu. O prazo estipulado é de seis meses e as obras já começaram há 25 dias.

O primeiro trecho mal começou e já há atraso. É o que diz o comerciante Ramirez Guedes, dono de uma loja de som automotivo e autopeças na Avenida João Pessoa. "Eles (empresa responsável pela licitação) deram 15 dias para entrar a rua limpa e calçada. Já se foram 25 dias e durante esse período nenhum cliente entrou na minha loja", reclamou, acrescentando que já acumula um prejuízo de R$ 10 mil por semana.

Além dos buracos nas ruas interditando fluxo de veículo, os esgotos estão se acumulando devido às constantes perfurações das máquinas e tratores que retiram a todo instante a camada de asfalto para reposição de tijolos de cimento. As Praças Juarez Távora, também conhecida por Praça São Vicente, Murilo Borges e Bicentenária serão restauradas.

O engenheiro Mateus Rodrigues, da Construtora Borges Carneiro, empresa que ganhou a licitação, explicou que todo o trecho seja revitalizado até o fim de janeiro de 2012. "Pode ser que toda obra seja concluída bem antes. No momento, reconhecemos que há transtornos, mas no final será entregue uma obra que beneficiará a todos".

Entre as reclamações dos comerciantes está a falta de espaço para o tráfego de pedestres (consumidores), uma vez que, as calçadas também estão sendo destruídas para dar vez a um modelo único ao longo de todo trecho em obra. "Penso até em fechar as portas enquanto dure essa obra. Na minha porta tem esgoto aberto e as pessoas têm de passar sujando os pés pra entrar aqui. Quase não vem ninguém. É só prejuízo", disse Marden Gama, dono de loja de utensílios domésticos.

A Câmara dos Dirigentes Lojistas do Crato já acionou o representante da cidade na CDL de Fortaleza. Geraldo Pinheiro, vice-presidente da entidade, confirmou que irá acionar a Secretaria das Cidades e a Prefeitura do Crato para tentar acelerar as obras de forma que até dezembro o trecho da Rua Senador Pompeu e da Avenida João Pessoa seja concluído. Para ele, as praças poderiam ficar para uma segunda etapa do projeto. "É necessário que se dê urgência nos trabalhos das ruas, liberando o trânsito de veículos e de pessoas. O comércio não pode acumular tantos prejuízos".

Se entre os comerciantes, a obra de requalificação é só problema, para os transeuntes as opiniões estão dividas. Para alguns, a obra se faz necessária para evitar alagamentos na chuva. Para outros, é desnecessária. "Passo todos os dia por aqui. Até reconheço que no momento é muito ruim. Tem lama, lixo, entulho se acumulando. Mas imagino que depois de pronta não tenhamos mais de conviver com as enchentes como a do início deste ano", disse a bancária Rosalba Duarte.

Paciência

O secretário de infraestrutura do Crato, José Muniz pediu paciência à população, pois o que está sendo feito é em benefício da cidade e lembrou que há mais de duas décadas o Centro não passava por uma reforma ampla como está ocorrendo agora. Já o secretário de Cidades, Camilo Santana, não retornou as ligações da reportagem, mas a Assessoria de Imprensa do órgão estimou que o prazo para o término da requalificação pode ser reduzido, pois os seis meses previstos fazem parte de uma estimativa.

MAIS INFORMAÇÕES
Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do Crato
Rua Teopisto Abath, 488, Centro
Telefone: (88) 3586.9000

Flávio Pinto
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

A dor e o menestrel - Emerson Monteiro


Lemos em algum lugar a história de um palhaço que perdeu a esposa e viu-se na condição de comparecer, no mesmo dia, ao picadeiro do circo e fazer rir a platéia que lotava o espetáculo onde tantas outras apresentações ali levara a efeito em condições satisfatórias.

No momento em que todos gargalhavam com desempenho magistral nunca antes presenciado pelo distinto público, dentro dele fervilhava a mais pungente amargura e desciam lavas amargas de dor, disfarçadas com maestria pela máscara que lhe cobria o rosto banhado de lágrimas.

Naquela hora, enquanto alegria sem igual contagiava os espectadores, no peito do homem ardia crise sem precedentes, propósito de quem conduz a vida aonde quase nada pode exprimir da veraz realidade que na alma impera, por força de produzir emoções nos outros humanos universos lá de fora.

A situação descrita, mudando o que merece ser mudado, caberia feita luva numa circunstância que se verificou em Crato, na madrugada de 28 de abril de 2001, quando, no Espaço Navegarte, assistíamos a uma apresentação musical.

No palco, o cantor pernambucano Geraldo Azevedo, voz e violão, que oferecia à numerosa platéia a bela música do seu repertório, boa parte de própria autoria. Aplausos efusivos animavam o clima ameno do lugar, evidenciado nos flashs constantes dos fotógrafos que registravam o acontecimento, entremeados de relâmpagos insistentes que clareavam o céu escuro, à distância, cenário detrás do palco para as bandas da Ponta da Serra.

Isso se manteve ao ritmo das letras e cordas afiadas do instrumento bem praticado daquele artista popular, nas sombras chuvosas da noite caririense.

Duas ou três canções antes do término da cena, porém, numa das falas com que ilustrava os intervalos das canções, o músico comunicou aos presentes que, na véspera daquela data, ocorrera a passagem de sua genitora desta vida para a outra, pondo-se, logo depois, a interpretar uma composição de autoria dela, refletindo na voz o sentimento que se pode imaginar de um filho em situação semelhante.

Ao lembrar os detalhes disso que contamos, vemo-nos também emocionado, a refletir quanto à condição de vida dos artistas e sua proximidade com as multidões, vínculos que se estabelecem no decorrer da existência do trabalho. Enquanto dentro de si lhes sacodem o peito um coração quantas vezes macerado pelas guantes imprevistas do destino, repassam, igualmente, a imagem de quem habita os condomínios da mais pura felicidade.

Missão semelhante, o exemplo do palhaço de que falamos no início. Uns dançam, riem, se divertem. Outros padecem, representam, dissimulam. De íntimo transtornado pelos ardores do sofrimento de perder a mãe querida, o músico prosseguiu com a função até o fim, desfolhando versos e notas, solitário, ausente das convenções deste mundo; isso tudo em nome do amor ao sonho da arte, herói sobranceiro da magna inspiração, porquanto o show haverá sempre, de manter seu curso ininterrupto para o centro dos corações em festa.

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30