xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/09/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 setembro 2011

Festivais: Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional 2011 serão realizados em outubro e novembro.


Faça já sua inscrição!

A Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude está realizando as inscrições dos Festivais: Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional. Os festivais acontecerão em outubro (Estudantil: dias 20, 21 e 22 de outubro e Nacional: dias 27, 28 e 29 de outubro) e irão abranger a região metropolitana do Cariri- o Estudantil e todo o país, com o Nacional. As fichas de inscrições e o Edital estão disponíveis no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br. e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude a rua Teopisto Abath no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA. Mais informações 88 3523.23.65.

As inscrições deverão ser enviadas para a Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude do Crato, até o dia 03/10/11.

Participem!

Fonte: Secretaria de Cultura do Crato


Dupla assalta R$ 9 mil do Bradesco em Juazeiro do Norte

Um posto avançado do Bradesco foi assaltado na tarde desta segunda-feira, 13, em Juazeiro do Norte, bairro Tiradentes, região do Cariri. Segundo informações do Ciops, dois homens armados e usando capacetes, chegaram em uma motocicleta de cor verde e anunciaram o assalto. O assalto ocorreu por volta de 16 horas. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), a dupla levou do posto R$ 9.600, além de dois celulares de clientes. Após a ação, os suspeitos fugiram em direção a uma emissora de rádio, no mesmo bairro, conforme o Ciops. A Polícia Militar realizou diligências para tentar encontrar os assaltantes, mas ninguém ainda foi localizado.

Fonte: O Povo

Professores do Cariri realizaram protesto em frente à TV Verdes Mares Cariri


A GREVE DOS PROFESSORES NO CEARÁ ESTÁ CADA VEZ MAIS FORTE!

http://3.bp.blogspot.com/-9J8KQWgGCPY/Tm-Q-9deOBI/AAAAAAAAZNE/0N-xKafOGGE/s1600/greve600.jpg

Ontem ( 13 ) pela manhã, professores e simpatizantes da greve realizaram uma grande manifestação em frente à TV Verdes Mares Cariri, na Avenida Padre Cícero, na divisa Crato/Juazeiro. Segundo estimativas, haviam quase 200 professores. Segundo o comando de greve, isso é mais um protesto contra o "descaso e a insensatez do Governo Cid Gomes (PSB)", que insiste em descumprir determinação do STF obrigando-o a implantar o Piso Nacional dos Professores. Segundo o professor Cacá Araújo, em relação à Cid Gomes, "Seu desamor pela educação e pelos educadores se verifica também quando se nega implantar o Plano de Cargos e Salários".

Por: Dihelson Mendonça ( Com informações de Cacá Araújo )

Leitor pede a Cabeça de Vereadores a favor do Lixão "de Bandeja"...


Um leitor nos enviou o seguinte comentário nesta manhã:

Wilson Santiago em 13/09/2011

"Dihelson, Milhares de Cratenses querem saber os nomes dos vereadores que são a favor da vinda do Lixão pro Crato! Por favor, nos mostre, para que nos Cratenses possamos saber onde estamos pisando. "

Abraço, Wilson Santiago - B. Lameiro.

Uma resposta:

"Prezado Wilson Santiago, nenhum vereador HOJE em sã consciência vai te dizer ou dizer em público que é a favor de que o Lixão venha para terras cratenses. Até ontem eles poderiam dizer. Mas depois da reunião de hoje em Ponta da Serra, com todo aquele povo revoltado, eles tem mais é que se preocuparem com suas carreiras políticas daqui pra frente, e se você acochar qualquer um deles, fatalmente irão dizer que são contra o Lixão, até mesmo aqueles vereadores que têm seus patrões políticos. Quer ver uma coisa ? vou depois fazer uma entrevista e perguntar a cada um se é a favor ou contra a vinda do Lixão, e aposto contigo que até os da base aliada do Governo Cid irão se posicionar contra, a não ser que queiram cometer HARAKIRI ( * ) antes de 03 de outubro, rs rs rs"

Abraços,

Dihelson Mendonça

* HARAKIRI - ( ritual suicida, geralmente praticado por orientais )

Vítimas de pedofilia denunciam Bento 16


A Igreja no Banco dos Réus ?

Uma associação americana de vítimas de padres pedófilos anunciou nesta terça-feira ter apresentado uma queixa ante o Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o Papa Bento 16 e outros dirigentes da Igreja católica por crimes contra a humanidade. Os dirigentes da associação SNAP, orientados pelos advogados da ONG americana "Centro para Direitos Constitucionais", entraram com uma ação para que o Papa seja julgado por "responsabilidade direta e superior por crimes contra a humanidade por estupro e outras violências sexuais cometidas em todo o mundo".

A organização acusa o chefe da Igreja católica de "ter tolerado e ocultado sistematicamente os crimes sexuais contra crianças em todo o mundo". À queixa acrescentaram 10.000 páginas de documentação de casos de pedofilia.

A SNAP possui membros nos Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Bélgica, quatro países muito afetados pelo grande escândalo de pedofilia que envolve a Igreja. "Crimes contra a dezenas de milhares de vítimas, a maioria crianças, foram escondidos pelos líderes nos mais altos níveis do Vaticano. Neste caso, todos os caminhos levam a Roma", declarou a advogada Pamela Spees.

Os bispos e, em alguns casos, o próprio Vaticano rejeitou ou ignorou muitas das queixas das vítimas de padres pedófilos. O escândalo desacreditou a Igreja em vários países na Europa.

O Papa Bento 16 expressou sua vergonha e pediu desculpas, apelando para a tolerância zero contra os pedófilos. Ele também pediu aos bispos do mundo, que têm a responsabilidade primária sobre seus sacerdotes, a plena cooperação com os tribunais criminais. A SNAP não acredita nesse desejo de transparência e justiça, e não moderou suas acusações.

Fonte: AFP ( France presse )

Comitiva de vereadores que são contrários ao LIXÃO na cidade do Crato se reune em Ponta da Serra


PONTA DA SERRA - TODOS CONTRA O LIXÃO !


Uma comissão de vereadores tendo à frente George Macário e mais 7 vereadores se reunirá com várias comunidades no distrito da Ponta da Serra hoje, dia 13, a partir das 08:00 a fim de discutir e mostrar à população local os perigos da tentativa de implantação do Lixão do Cariri ( Apelidado de Aterro Sanitário ) em Ponta da Serra.

Hoje ( terça ) é dia de sessão normal na câmara de vereadores do Crato, mas o veredor George Macário na sessão de ontem garantiu que seu compromisso nesse exato momento é de evitar uma catástrofe ambiental que poderá se abater sobre a localidade de Ponta da Serra e do Rio carás, caso o lixão venha para aquela localidade.

Num tom desafiador na manhã de ontem, o vereador George Macário convocou todos os vereadores que são contrários ao projeto, que sigam hoje para o distrito de Ponta da Serra, onde será apresentado o projeto em datashow e os perigos deste. Lá estarão também presentes o Prefeito Samuel Araripe e diversos secretários de governo, dentre os quais, Dr. Nivaldo Soares, que o apresentrá em palestra. Ao que parece, o encontro deverá movimentar Ponta da Serra no dia de hoje.

O vereador George Macário também estará hoje pela manhã no programa do Vicelmo, na Rádio Educadora do Cariri, onde convocará a população cratense para se posicionar contrária ao projeto do lixão na nossa cidade, e convocar os vereadores e demais homens públicos para se posicionarem sobre o assunto. Segundo George Macário:

"Neste assunto do lixão, nós iremos saber quem são os vereadores que estão a favor do Crato e os que estão contra o Crato. Da nossa parte, estamos cumprindo com nossas obrigações, e levando uma turma de vereadores que não apóia a vinda do lixão. Quanto aos que não comparecerem hoje a este encontro, é bom que a população procure saber de que lado eles estão..."

Por: Dihelson Mendonça


Madre Feitosa comemora hoje 90 anos de idade - Parabéns !


Hoje, dia 13 de Setembro, aniversário de Maria Carmelina Feitosa, "Madre Feitosa". O Blog do Crato parabeniza a Madre Feitosa por uma vida dedicada à educação. Madre Feitosa nasceu na cidade de Tauá-CE, aos 13-09-1921. É filha de Crispim Morais e de Maria Josina Feitosa, "Josa". Receba os nossos parabéns!

Dihelson Mendonça

Dilma sanciona lei que impõe cota nacional na TV paga


Brasília, 12 set (EFE).- A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, sancionou nesta segunda-feira a nova lei de televisão por assinatura que impõe cotas à transmissão de conteúdo nacional e elimina as restrições às distribuidoras de origem estrangeira, informaram fontes oficiais.

As empresas estrangeiras, que até agora não podiam controlar as distribuidoras de televisão por assinatura, poderão ser donas de todo o capital social destas companhias, sem restrições.

Também foram eliminadas as restrições às companhias telefônicas, nacionais e estrangeiras, que em virtude da nova legislação poderão estabelecer livremente suas plataformas de televisão por satélite ou a cabo.

A nova norma introduz restrições de nacionalidade aos donos dos canais e às produtoras de conteúdo, empresas que devem ser controladas por brasileiros e ter, no máximo, 30% de participação estrangeira. As produtoras de conteúdo não poderão ter participação no ramo da distribuição superior a 50% do capital, segundo o texto da lei. Com relação ao conteúdo, torna-se obrigatório a todos os canais emitir, por semana, três horas e meia de produções brasileiras em horário de máxima audiência.

Metade desse tempo deve ser elaborado por produtores independentes e caberá à Agência Nacional de Cinema (Ancine) fiscalizar o cumprimento destas normas. Na oferta de pacotes de canais, um terço das emissoras deve ser brasileiro, um terço de produção independente e pelo menos dois canais devem transmitir 12 horas diárias de conteúdo nacional independente. A obrigação de transmitir conteúdo nacional é aplicável a todas as emissoras de televisão por assinatura, tanto às de capital brasileiro como às estrangeiras.

Fonte: EFE ( Via Agestado )


Ciro Gomes mandou ontem duro recado a setores do seu partido, o PSB, e em particular ao presidente municipal Sérgio Novais


Ciro Gomes mandou ontem duro recado a setores do seu partido, o PSB, e em particular ao presidente municipal Sérgio Novais. “O partido hoje não pode ser mais uma sigla em que você resolve as coisas com a namorada na cama”, disparou, ao comentar a briga instaurada entre o grupo que passou a ser maioria no PSB de Fortaleza e a ala qualificada por Ciro com a “burocracia antiga” da legenda.

Ciro comentava sobre o crescimento do partido, afirmando que a sigla é hoje dona da maior bancada da Assembleia Legislativa do Ceará e possui uma das bancadas mais robustas na Câmara dos Deputados, além do governar o Ceará com avaliação positiva da gestão, segundo ele.
O irmão do governador Cid Gomes disse ainda que a tal “burocracia antiga” do PSB não consegue enxergar tais mudanças e se acostumou a achar que o partido não existe, “entregando” a sigla em troca de qualquer coisa pequena – como a eleição de um vereador, por exemplo, nas palavras de Ciro.

"Hoje, o PSB é um partido de responsabilidades graves. Tem de ter debate profundo e nossa atenção agora é com a cidade de Fortaleza”, argumentou o ex-governador, após palestra dentro da 52ª Convenção Nacional do Congresso Lojista, realizado ontem na Capital. Ciro evitou citar nomes em suas críticas. Questionado sobre posições adotadas pelo presidente do PSB de Fortaleza, Sérgio Novais, e por sua irmã, deputada estadual Eliane Novais, Ciro disse que não falaria sobre “companheiros de partido” por meio da imprensa. “Eu não vou comentar as declarações do senhor Sérgio. Se eu tiver alguma coisa para dizer à Eliane eu vou falar pessoalmente com ela, sem que você esteja presente”, afirmou, dirigindo-se ao repórter do O POVO.

Fonte: O POVO


Meu Cunhado Maurilo por João marni

Meu Cunhado Maurílo


A “menina dos olhos” de papai, como a considerava, encontrava-se numa tristeza de fazer dó! Vovó Olga, devagar e cuidadosa como quem caça onça, sussurrou muito próximo às lágrimas da neta Lôra: _ Chore não, minha filha, o namoro acabou, mas acho que você tem é sorte, pois êle, não lhe merece; parece um pirata velho, tal qual o Barba Azul! Depois de alguns meses o namoro reatou. E vovó: _ É isso! Não sei como você não notou direito nesse rapaz maravilhoso, maduro, já feito na vida! Voltou Maurílo para ficar. Casou-se por amor, até porque à época, o sogro não era mais da moda na gangorra social, a ponto do futuro casal relacionar os convidados à luz de velas, na casa da noiva. Poucos dias depois, veio a cerimônia, e ouvi, num breve discurso, nosso pai dizer: _ Maurílo, cuida bem de Lôra, pois ela é a “menina dos meus olhos”!

Como tudo que é sensato, providencial e bonito vem mesmo é de Deus, ganhamos, a partir de então, mais um luzeiro em nossas vidas. Embora parecesse irascível, Maurílo foi um apaixonado, dedicado à esposa e aos filhos. Homem livre, bem sucedido, mostrava-se genuinamente irreverente, às vezes contundente; dono de humor fino, inteligente, com tiradas incomuns, hilariantes. Simpático, sempre verdadeiro, amealhou amigos, raros não simpatizantes, mas nenhum inimigo. Foi doce e brincalhão tal uma criança e, enquanto adulto, nos fez desejar sempre a sua presença, pois era estimulante, justo e, sobretudo, fiel às suas paixões: família e amigos. Acho que posso transcrever um aforismo do poeta escocês David Hume que cai como uma premonição antiga sobre o homem Maurílo: “Nós somos livres quando não estamos impedidos de fazer o que queremos, e quando não somos compelidos a fazer algo que não desejamos”.

Agora, na velhice jovem da terceira idade, voltou à doçura da infância, brincando muito com a sobrinha neta Maria Alice e passou a buscar a companhia de Jesus, sem saber-se doente, retornando a frequentar seus altares, inclusive convencendo e estimulando a seus amigos mais próximos que assim também procedessem, semanalmente fazendo passear entre suas mãos as pérolas de Nossa Senhora, no Terço dos Homens. Corajoso, amante da vida, bagunçou a sequencia da reação humana diante da inexorabilidade do fim da carne ante o veredicto médico, não negando sua condição de doente, não barganhando histericamente, aceitando este peso com uma serenidade admirável e entregando-se ao Criador, cheio de confiança!

Atitudes que desmoralizam a muitos de nós, afeitos que somos a coisas do chão! Não é bom o apego a sonhos e projetos difíceis de execução. Todos são escritos na praia e a maré sempre vem... A dor é mesmo um território santo, onde pisam apenas os que amam de verdade. Creiam, Lôra, Maria Fernanda, Rodrigo e Maria Teresa, que todos nós do círculo familiar e demais amigos à nossa volta, comungamos do sofrimento da perda, mas nos encontramos unidos na fé, o que nos alegra muito. Não é que a vida seja breve. Maurílo viveu o suficiente, o seu momento, e marcou a todos nós de forma positiva. É que Deus ora espera, espera, e outras vezes revela-Se apressado em recolher o que é D’êle.

João Marni de Figueiredo
Crato, 10.09.2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - URCA realiza aula inaugural de primeiro Doutorado público do interior do Estado


A Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou, na noite de ontem, em solenidade no Salão da Terra, no campus do Pimenta, em Crato, aula inaugural do primeiro Doutorado público do interior do Estado, com sede na própria Instituição. O Doutorado Interinstitucional em Bioquímica Toxicológica será desenvolvido por meio da URCA e Universidade Federal de Santa Maria (DINTER – URCA/UFSM).

A primeira turma conta com 12 doutorandos da região, que passaram por seleção e terão até quatro anos para concluir o curso. Participaram da abertura da aula, a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, que destacou esse como um dos momentos mais importantes da história da Universidade e que reflete o amadurecimento institucional da URCA. A Reitora também ressaltou os últimos dois anos de luta pela implantação do curso, até sua conquista.

O coordenador operacional, Álamo Feitosa, enfatizou a importância do desenvolvimento da pesquisa na área, para o combate da biopirataria. Outro ponto que ele frisou foi o processo de encaminhamento, a partir dos primeiros doutorandos, para a efetivação de curso de doutorado na URCA. O coordenador Pedagógico, João Batista, disse que essa é uma oportunidade de descobrir novas propriedades, por meio das plantas da própria região, para o progresso da farmacologia. A solenidade foi acompanhada pelos novos alunos do curso, além da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Arlene Pessoa; a Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário, Cileide Araújo; diretores de centro e docentes da URCA.

Fonte: URCA

Corte do TRE aprova contratação da CESPE/UNB para realização de Concurso Público


A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará ratificou o ponto de vista esposado pela Presidência do TRE-CE, e aprovou, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (12/9), a contratação do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE/UNB) para realizar o concurso público para preenchimento de cargos vagos na Secretaria do TRE e nos Cartórios Eleitorais do Estado do Ceará.

A decisão do presidente do TRE do Ceará, desembargador Ademar Mendes Bezerra, pela contratação direta, por dispensa de licitação, foi baseada no art. 24, XIII, da Lei nº 8.666/93. Duas empresas – a Fundação Carlos Chagas e a CESPE/UNB – apresentaram propostas de preços. A ESAF declinou de participar da cotação de preços.

Após criteriosa análise das propostas apresentadas, a Comissão Organizadora do Concurso, constituída por meio da Portaria nº 302/2011 e presidida pelo juiz da Corte do TRE-CE, Francisco Luciano Lima Rodrigues, concluiu pela viabilidade da contratação de qualquer uma das proponentes. A vencedora foi a proposta de menor preço, da CESPE/UNB. No concurso autorizado pelo TRE-CE, serão oferecidas 45 vagas (17 de analista judiciário e 28 de técnico judiciário). Veja, em anexo, a distribuição dos cargos.


TRE-CE
ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO SOCIAL

Crato poderá ganhar Policlínica

NE - Faz tempo que a gente escuta falar nessa Policlínica...

Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura, o Crato viria a ganhar uma policlínica regional no valor de 10 milhões de reais e seria a maior e mais moderna de todas já construídas no Cariri. O município vai entrar com a doação do terreno. Cid Gomes disse que esse equipamento de saúde vai ser no Crato por ser o município estratégico para atendimento abrangente a consultas de toda região e é mais uma obra que a serviço da saúde publica do Cariri. O secretário municipal da saúde, Cícero França, disse que o município está pronto para dar todo o apoio necessário e ver a policlínica como um instrumento de grande valia ao atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde - SUS. O prefeito Samuel Araripe esclareceu que a prefeitura já está tomando as providências cabíveis para que a obra seja iniciada o mais rápido possível.

Com informações da ASCOM - PMC

Miss Universo promete trabalhar pela África e diz não temer racismo


A nova Miss Universo, a angolana Leila Lopes, afirmou já na madrugada desta terça-feira em São Paulo que quer trabalhar pelos necessitados da África e assegura que não teme ser vítima do racismo pelo fato de ser negra. "Penso em trabalhar pelo meu continente. Como Miss Angola trabalhava com programas em favor das crianças desamparadas, de pessoas com aids e idosos", manifestou Leila na primeira entrevista coletiva que deu como soberana.

Leila, de 25 anos e 1,79 m de altura, foi eleita Miss Universo na noite desta segunda-feira, em cerimônia realizada em São Paulo. Leila, que se definiu como uma pessoa "muito tímida", chorou ao lembrar as mensagens de apoio que recebeu através do Facebook nos últimos dias e contou que desde menina sempre lhe disseram que tinha porte de rainha. Leila agradeceu a todas as pessoas que acreditaram nela, em especial à primeira-dama de seu país, Ana Paula Lemos dos Santos, e disse que o reinado que acaba de ganhar dará a ela "a oportunidade de mostrar ao mundo o que Angola faz". A jovem expressou sua admiração pelo Brasil, anfitrião da 60ª edição do Miss Universo, e disse que desde menina esteve em "contato" com o país "através das telenovelas".

DA EFE


Caso DNIT – Propina bancava carros e até presentes para amantes


Os carros eram um agrado. Estavam sempre à disposição, de vários modelos e para qualquer fim. Tinham tanque cheio e reabastecimento garantido. Nos hotéis, bancados por fins de semana seguidos, hospedagens com a respectiva esposa ou alguma acompanhante, com a devida discrição. Passagens aéreas? Quando precisaram, foram dadas também. Almoços? Descobriram dois, mas talvez tenham sido mais.

Para tudo isso, que a Polícia Federal e os próprios relatórios da Controladoria Geral da União (CGU) chamaram de propina, houve o valor detalhado e onde foi obtida a prova do crime. É um mapa minucioso de todo o trajeto da corrupção estabelecida entre servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e as empreiteiras que realizavam obras nas BRs cearenses. Ontem, O POVO revelou, com exclusividade, que o rombo no Dnit-CE chegou a R$ 27,8 milhões, segundo a CGU. Valores contabilizados a partir de contratos fraudados ou mantidos sob irregularidades e em propinas que eram repassadas a quem ajudava no esquema.

A PF apreendeu muito mais desse propinoduto entre as agendas e bilhetes das secretárias das construtoras, nos pendrives, notebooks, HDs, CDs e DVDs e nas residências dos envolvidos com o escândalo. Um ano depois do caso descoberto, através da Operação Mão Dupla, todo esse material integra dois processos que tramitam na Justiça Federal: uma ação cível de improbidade administrativa, na 1ª Vara Federal, com 18 pessoas e nove empresas como denunciados; e uma ação penal, que corre na 11ª Vara Federal, com cinco réus.

Dinheiro vivo

Em relatórios da CGU, assinados pelo controlador regional (substituto) Alexandre Landim Fialho em fevereiro passado, é dito que as cinco construtoras investigadas praticavam o “pagamento de propinas em dinheiro e sob a forma de custeio de despesas diversas para os engenheiros do Dnit-CE”. Eram cédulas e benesses a quem fosse relevante no órgão. Oito servidores são citados, mas nem todos ainda estão incluídos como réus na ação penal. Por isso, nesse trecho da apuração, os nomes não serão revelados pelo O POVO para não atrapalhar as investigações.

Nos pagamentos indevidos em cash, dinheiro vivo, valores rastreados que variavam de pouco mais de R$ 500 até R$ 12 mil. Denúncia confirmada pelas anotações nas agendas das secretárias das empreiteiras. Numa delas, datada de setembro de 2004: “Emergência BR-020 R$ 10.100,00” e o nome do engenheiro responsável (ou agraciado). Nesses papéis apreendidos, a polícia conseguiu comprovar pouco acima de R$ 34 mil repassados. Só de uma construtora.

Na lista das “despesas com combustível” – igualmente nominadas de propinas pela CGU e PF -, 56 pagamentos que somaram R$ 25.262,52. Somente no intervalo entre 20 de janeiro e 20 de fevereiro de 2010, uma picape Hilux usada por um dos servidores chegou a ter um abastecimento bancado de R$ 1.421,85. O mesmo veículo (placa repetida 14 vezes no relatório) somou mais R$ 10.139,65 de combustível no período entre abril/2009 e junho/2010. Coisa para queimar muita quilometragem.

A investigação dá descrições de que a propina era mesmo parte da rotina dos acusados. Nos veículos que ficavam à disposição dos servidores assediados, foram descobertos pelo menos 33 contratos de locação de uma construtora. Nas faturas que puderam ser juntadas à documentação probatória, o valor totaliza R$ 177.278,09. Mas há várias locações sem valor apontado. A filha de um deles teve um veículo disponibilizado – por pelo menos duas semanas, em 2009.

A CGU relata que 43 hospedagens foram “oferecidas” para os servidores do Dnit-CE investigados. No saguão, chegavam sós, com familiares ou com “sua acompanhante” (termo usado no relatório). Numa estada de 4 a 6 de julho de 2010, o hóspede teve despesa de R$ 1.517,00. Só ele teve 25 dessas hospedagens cobertas pela construtora. Com e sem acompanhante. A maior delas durou cinco dias.

Reforma e pneus

Para outro servidor, as passagens aéreas pagas também para a esposa, ida e volta a Recife, estão na mesma data da entrada e saída no hotel da capital pernambucana, de 5 a 6 de junho de 2010. Outro achado nas agendas apreendidas. Um dos servidores denunciados, casado, chegou a ser rastreado em gastos indevidos com mais de uma amante – uma delas também seria funcionária da construtora. Uma reforma na casa da mãe de uma delas teve material de construção doado por uma das empreiteiras. E a namorada ganhou até pneus novos para o carro dados pela construtora.

Fonte: O Povo



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30