xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/09/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 setembro 2011

Barro se prepara para o Cariri Cangaço 2011.


http://3.bp.blogspot.com/-6F9_AqyMYCA/Tm7Bp9Cb5hI/AAAAAAAAAZ4/ChPbhtewu1E/s1600/DSC04061.JPG

Manoel Severo, prefeito Marquinélio e Sousa Neto

O município do Barro, terra do poderoso major José Inácio de Sousa, um dos mais novos anfitriões do Cariri Cangaço 2011, se prepara para acolher a terceira edição deste grande evento no próximo dia 21 de setembro, segundo dia de realização do Cariri Cangaço. Barro não poderia ficar fora do Cariri Cangaço, pois é berço de uma das mais significativas sagas desse fenômeno que é o Cangaço, com a ação do major Zé Inácio, além de Luiz Padre e Sinhô Pereira., em Barro tudo começou.

A lendária Fazenda Baixa Grande, do não menos lendário e emblemático "Major Zé Inácio do Barro", para nós que estudamos a temática cangaço, é no mínimo emocionante. Foi aqui que tudo começou, foram dessas terras que ainda em 1918 saíram os primeiros homens de Sebastião Pereira e Luiz Padre, foi nessas terras que tres dos filhos do almocreve do Pajeú, Zé Ferreira, vieram morar, entre eles Virgulino Lampião; ali formariam ao lado de muitos outros, os cabras de Sinhô Pereira; foi dessas terras e dessa casa que partiram os celerados, e daí, nasceria o Mito.

Famosa Casa da Fazenda Baixa Grande, de Zé Inácio

http://4.bp.blogspot.com/-565yG56ZGcQ/Tm7Bk4PEs7I/AAAAAAAAAZw/lqXo7N7o__Y/s1600/DSC03998.JPG

Aqui vamos encontrar a Casa das André; a primeira edificação da cidade, mantendo sua arquitetura original e com as testemunhas mudas dos balaços de um dos mais famosos episódios do lugar; à frente, a Praça da Matriz e sob o monumento repousa os restos mortais de Dona Chiquinha Pereira. Seja Bem Vindo a Barro, terra de história, de memória, terra de Cariri Cangaço!

Quarta-Feira, Dia 21 de Setembro de 2011
Clube Recreativo - Barro - CE
13:00 H - Conferência
MAJOR JOSÉ INÁCIO DO BARRO
Jornalista Sousa Neto
Para saber tudo sobre o Cariri Cangaço 2011, visite: www.cariricangaco.com

ESTRELISMO DEMAIS ! - Daniela Mercury recusa entrevista e bate-boca com repórter - Veja Vídeo


U
m vídeo que está bombando na internet hoje traz um barraco de uma cantora de axé. Depois de um show em Serra Talhada, um repórter da Pájeu Web TV quis falar com Daniela Mercury, mas não foi tão bem recebido pela cantora, que rodou a 'baiana'!

A cantora disse que deu todas as entrevistas antes do show e que já estava toda suada (ecati). E não para por aí: quando o repórter vai gravar o 'mimimi' dele, Daniela aparece e olha só o que acontece:

Atenção: Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, na parte superior direita do Blog do Crato:



Yahoo Notícias

URCA decreta luto de três dias pelo falecimento do Professor Maurílio Peixoto


Nota do Editor:
O mistério continua: O nome dele é Maurílio ou Maurilo ? Recebemos várias publicações, em algumas escrevem Maurílio e noutras Maurilo Peixoto.

A Reitora da Universidade Regional do Cariri - URCA, Professora Otonite de Oliveira Cortez, assinou Portaria em que decretou luto de três dias pelo falecimento do Professor da Instituição, Maurílio Oliveira Peixoto, no último sábado. O sepultamento do Professor do Curso de Direito se deu na manhã de ontem, no Cemitério do Crato. Maurílio Peixoto morreu vítima de câncer.

Na Portaria, a Reitora considera a inestimável contribuição do docente para a formação dos alunos Curso de Direito da Instituição de Ensino Superior. Também destaca os relevantes serviços acadêmico-administrativos prestados pelo Professor Maurílio, nas funções de Diretor da Faculdade de Direito do Crato, então pertencente à Universidade Estadual do Ceará e, como Coordenador do Curso de Direito, incorporado à URCA.

As bandeiras da Universidade foram hasteadas a meio mastro, e foi enviada mensagem de condolências aos familiares do Professor.

Universade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 12 de setembro de 2011



Resoluçaõ do CONTRAN estabelece novas regras para mototáxi


O artigo 139-A do CTB fixa que as motocicletas e motonetas destinadas ao transportes remunerado de mercadorias (motofrete) somente poderão circular com autorização emitida pelo órgão ou entidade executiva de trânsito dos Estados e do Distrito Federal (DETRAN)motor "mata-cachorro", aparador de linha antena "corta-pipa" e que a instalação de dispositivo para transpor e, para que esta autorização seja emitida, deverá o veículo ser registrado na categoria de aluguel, ter instalado protetor de te de carga seja aquele regulamentado pelo CONTRAN, submetendo-se o veículo a vistorias semestrais.

O DENATRAN esclarece que a partir do dia 04 de agosto de 2011 entrou em vigor a RESOLUÇÃO CONTRAN n.º 356, que estabelece os requisitos mínimos de segurança para mototaxi e motofrete (motoboy). Desta forma, nos termos do artigo 8º da Lei n.º 12.009/2009, inicia-se a partir dessa data a contagem do prazo de 365 dias para que o condutor de motofrete e o veículo usado para este fim, possam se adequar às exigências previstas no artigo 139-A do Código Brasileiro de Trânsito (Lei n.º 9.503 de 1.997) e do artigo 2º da Lei 12.009/2009.

Passa-se a vedar o motofrete para transporte de combustíveis, produtos inflamáveis ou tóxicos, com exceção de gás de cozinha e de galões de água mineral, desde que com o auxilio de “sidecar” (dispositivo anexado a moto, especial para este tipo de transporte), nos termos regulamentados pelo CONTRAN.

Com a regulamentação das profissões de mototaxista motofretista (motoboy) pela Lei 12.009/2009, para o exercício destas atividades, o cidadão deverá realizar curso especializado de formação, aprovado pelo DETRAN e ter, no mínimo 21 anos completos, ser habilitado há pelo menos 2 anos na carteira de habilitação tipo “A”, e, quando em serviço, estar vestido com colete de segurança próprio aprovado pelo CONTRAN.Com a entrada em vigor RESOLUÇÃO CONTRAN n.º 356, todo o profissional de mototáxi e motofrete deve se adequar às exigências ali contidas, até 04 de agosto de 2012, sob pena de multa e apreensão do veículo.

Contran

Brasil dá sinais claros de desaceleração econômica, diz OCDE


Poupar é a melhor solução ?

O Brasil é o país que dá sinais mais claros de desaceleração econômica entre as principais economias do planeta, informou a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). De acordo com o relatório mensal da organização, divulgado nesta segunda-feira (12), o indicador que antecipa a atividade econômica nos próximos seis a nove meses ficou menor, em julho, no Brasil do que nos principais países emergentes ou industrializados.

O chamado indicador composto avançado (CLI, na sigla em inglês) tem como base o valor 100, que representa a intensidade da atividade econômica no longo prazo.

Depois de se recuperar dos efeitos da crise de 2008, o Brasil vinha conseguindo manter um indicador levemente acima da tendência. Neste ano, porém, o CLI caiu abaixo dos 100 pontos, até chegar a 95 em julho. Em relação ao mês anterior, houve uma queda de 1,7%.

"É um indicativo forte de que o Brasil terá uma desaceleração nos próximos seis a nove meses", disse o porta-voz da OCDE, Nadim Ahmad. "Mas a intensidade dessa desaceleração não é algo que possamos medir por meio do CLI. Não podemos dizer que a desaceleração no Brasil será mais intensa do que em outros países, apenas que temos mais certeza de que ela ocorrerá."

O CLI é um indicador qualitativo criado para antecipar em cerca de um semestre as tendências da atividade econômica nos países avaliados. A medição considera diferentes indicadores econômicos de curto prazo ligados ao Produto Interno Bruto (PIB), como a produção industrial.

Em julho, a organização detectou sinais de desaceleração em praticamente todos os países, embora na maioria das nações desenvolvidas a atividade tenha permanecido acima de 100, o que os coloca na categoria de em "leve desaceleração", pelos critérios da OCDE. Nessa classificação, ficaram a zona do euro e os Estados Unidos.

No Japão, onde nos últimos dois meses os sinais de atividade econômica permaneceram estáveis, a OCDE acredita que a economia já esteja chegando próximo do ponto de inflexão. Entre os emergentes, o indicador na China caiu 0,2% em julho, mas continua em 100,3, o que indica uma leve desaceleração. A Índia é o segundo país onde os especialistas mais veem sinais de queda no ritmo do crescimento da economia. O CLI indiano em julho ficou em 95,7.

Fonte: Agência Estado

Querem transformar o Crato na PRIVADA DO CARIRI


Quando é benefício, levam pra Juazeiro. E agora, querem transformar o Crato na PRIVADA DO CARIRI. 500 toneladas de lixo todo dia. E tem vereador Cratense que é a favor disto, você acredita ?

Minha gente, 500 Toneladas de lixo do cariri poderão vir parar todo santo dia na cidade do Crato, se os cratenses não reagirem LOGO. São cerca de 50 caminhões trafegando todos os dias trazendo o que há de mais podre para a cidade do Crato. Juazeiro do Norte produz 60% do Lixo. Quando é um benefício como o Hospital Regional do Cariri e outros levam para Juazeiro. Agora querem transformar o Crato na PRIVADA DO CARIRI ?

Dihelson Mendonça

Requerimento do Vereador George Macário para instalação de sessão para debater o assunto:

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Crato. Vereador Florisval Sobreira Coriolano. O Vereador George Macário de Brito – PSDB, Líder do Governo Municipal, usando de suas atribuições legais, vem à presença de Vossa Excelência, após consulta ao Plenário desta Casa do Povo, para REQUERER A INSTALAÇÃO DE UMA SESSÃO LEGISLATIVA, NO DISTRITO DE PONTA DA SERRA, PARA O PRÓXIMO DIA 13 DE SETEMBRO.

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a polêmica do DESTINO DO LIXÃO DO CARIRI, vários cidadão do Distrito de Ponta da Serra e do Dom Quintino, encontram-se deveras preocupados, uma vez que, existem fortes indícios de que todo o lixo produzido nos principais municípios da Região do Cariri, tenha como destino o Crato, mais precisamente, o Distrito de Ponta da Serra.

As consequências desta decisão são nefastas, tornando o tráfego intenso e perigoso, prejudicando o acesso à sede do Distrito, que pretende ser Cidade. Ademais, comunidades terão comprometidos todo o lençol freático daquela região, além de depurados parte importante do Vale do Rio dos Carás, que receberá as águas de afluentes que atravessam a região onde se pretende instalar o Lixão.

Resta fácil compreender a ansiedade e a indignação de toda a população do Crato, principalmente, a do Distrito de Ponta da Serra e de Dom Quintino, motivo pelo qual se valem do Poder Legislativo Municipal do Crato, para terem o direito de INFORMAÇÕES TÉCNICAS e saberem do POSICIONAMENTO POLÍTICO dos seus representantes, bem como, terem o DIREITO À PALAVRA, no sentido de exporem as suas reivindicações e protestos.

Nada seria mais oportuno e salutar para a imagem de Poder Legislativo do Crato ir de encontro ao Povo. Será, sem a menor sombra de dúvida, um ato Democrático e necessário A INSTALAÇÃO DESTA SESSÃO PLENÁRIA, de iniciativa desta Casa do Povo, que deverá convidar as principais autoridades do Município, sobretudo, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, representante da SEMACE, IBAMA, ICM-BIO, da Secretaria Estadual das Cidades entre outros, para discutir um assunto de crucial relevância para o nossa Município.

Crato, 25 de agosto de 2011

GEORGE MACÁRIO DE BRITO
vereador


Novo método descobre planeta `invisível`

São Paulo - Os astrônomos nunca o viram – mas têm certeza deque ele está lá. A cerca de 650 mil anos-luz da Terra, na constelação de Lira,orbitando uma estrela parecida com o Sol.
Chamado de Kepler 19c, o planeta invisível foi descobertograças a um método novo de detecção, que mede sua influência em outros planetasde seu sistema.

Astrônomos do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics,nos Estados Unidos, utilizam o telescópio Kepler, da Nasa, para buscar exoplanetas –qualquer planeta que orbite uma estrela que não o Sol.

O método habitual consiste em observar a estrelas e medirpequenas alterações em seu brilho- que indicam a passagem de um corpo orbitandoo seu redor. O primeiro planeta descoberto ao redor da Kepler 19 foi batizadode Kepler-19b. Eles transita a estrela a cada 9 dias e 7 horas – mas, pro algummotivo, sempre estava 5 minutos atrasado ou adiantado.

Esse atraso indicava que a gravidade de outro planeta oestava afetando – e, pela primeira vez, cientistas conseguiram medir essavariação e provar a existência de um planeta, o Kepler 19c. Por ser muitopequeno, os métodos tradicionais de detecção não o achariam.

Por enquanto, além de saber que ele existe, não há maismuita informação a respeito dele, que tanto pode ser um planeta rochoso com umorbita de 5 dias, ou um gigante gasoso com uma orbita de 100 dias.

Fonte: Veja - Abril

Homem é encontrado com olhos arrancados e sem a pele da face no Crato-Ce

O corpo de um homem aparentado 36 anos, foi encontrado no início da manhã deste Domingo (11/09), entre a cidade do Crato e Farias Brito, 6 km após o distrito de Dom Quintino. O corpo foi encontrado sem os olhos, sem a face e com um tiro na testa. A vítima estava vestindo uma calça e jaqueta jeans com uma camisa vermelha por baixo da jaqueta.

Uma viatura policial do destacamento de Farias Brito, tendo a frente o Sargento Paulo, foi ao local para esperar a chegada do rabecão do IML de Juazeiro do Norte, que até o horário do meio-dia não chegou ao local.

Um fato que chamou a atenção foi que em um mato próximo ao corpo foi encontrado um saco contendo o couro da face da vítima. No Sítio Lagoinha, há poucos km do local do achado, também foi encontrada uma moto Bros na qual a vítima estava viajando. Junto com o veículo foram encontrado alguns documentos, alguns cartões de cobrança e outros pertences da vítima.

O homem morto foi identificado e se trata de Hugnelson Marcio Saraiva Paula, conhecido como "Nelson", de 36 anos, que trabalhava como crediarista e residia no povoado Barreira Vermelha na cidade de Mossoró-RN.

Ele trabalhava como cobrador da empresa Crediário Amorim, pertecente ao comerciante Zenildo Duarte Filho. Segundo um colega de trabalho e irmão do dono da empresa, Paulo Ricardo Duarte de Amorim, a vítima passava 15 dias fazendo cobranças nos estados do Ceará e Pernambuco.

Via Lindomar Rodrigues

Série D Brasileiro: Guarani de Juazeiro vence de virada e mantém chance de classificação

Uma vitória heróica e de virada em um campo distante. Mesmo com mando de campo, o Guarani de Juazeiro se deslocou até João Pessoa (PB), no estádio Ameidão, pela proximidade com os torcedores do adversário pernambucano Santa Cruz e necessidade de renda, e conseguiu vencer.

Saindo atrás no placar, o "Leão do Mercado" conseguiu reverter um resultado que encerraria a competiação para os cearenses. O 2º tempo mudou este prognóstico e, em uma emocionante luta em busca da vitória, o GuaraJu empatou e conseguiu virar o placar, concretizando a primeira derrota da "Cobra Coral".

QUEM SOBE? - Os três pontos somados pelos caririenses, além do resultado da outra partida do Grupo A3 [Porto 1x2 Santa Cruz-RN] produziram um fato interessante. Restando apenas uma rodada, nenhum time está classificado para a fase seguinte, visto que quatro equipes ainda duelam por uma das duas vagas.

Coincidentemente, os dois jogos serão com os interessados em continuar a luta pela ascensão, no próximo domingo (18). O Guarani terá pela frente o Santa Cruz-RN, no estádio Iberezão, na cidade potinguar que dá nome ao time.


___CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA__-




:::: PRÓXIMOS JOGOS - Última Rodada [18 setembro]

: SANTA CRUZ-RN x GUARANI DE JUAZEIRO___Estádio Iberezão, Santa Cruz (RN) - 16hs

: SANTA CRUZ-PE x ALECRIM-RN___Estádio do Arruda, Recife (PE) - 16hs
Via Yuri Guedes - Icó é Notícia

Realizada hoje - Transmissão ao Vivo da Sessão da Câmara de Vereadores


E Aconteceu... Várias pessoas acompanharam a sessão de hoje ( segunda ) da câmara de vereadores pelo Blog do Crato! - Amanhã, terça estaremos em Ponta da Serra, transmitindo um importante debate sobre a vinda do Lixão das cidades do cariri para o Crato, mais precisamente, para Ponta da Serra, coisa que 99,99999 % da população da nossa cidade não deseja que isso aconteça.

Agradeço a colaboração de todos.

As sessões da câmara ( quando ao vivo ) pelo Link:


O Blog do Crato realizou experiência pioneira com a Câmara Municipal do Crato e transmitiu ao vivo através da internet, a sessão realizada, e irá disponibilizar os programas já gravados para posterior consulta pública. Pretendemos que isso se torne rotina, para que a população possa participar mais ativamente da vida político/administrativa da nossa cidade. Agora, você poderá acompanhar todos os detalhes e AO VIVO, o debate entre os vereadores e os temas relacionados. Os programas serão transmitidos toda Segunda e Terça-Feira através de mais de 40 sites de Internet, liderados pelo Blog do Crato e Rádio Chapada do Araripe - Eventos.

O Endereço do Blog do Crato é: www.blogdocrato.com
O Endereço do novo Blog experimental é: www.camaracrato.blogspot.com

Em caráter experimental, e como demonstração, o Blog do Crato começa no dia de hoje a retransmitir as sessões da Câmara de Vereadores do Crato. Agora você que está longe da sede do município poderá se atualizar sobre os assuntos de interesse do seu município, nas sessões que acontecem todas as segundas e terças-feiras à partir das 08:00.

AGRADECIMENTO:

Quero agradecer a grande gentileza, o apoio e a dedicação do Presidente da Câmara Florisval Sobreira Coriolano, que como sempre, nos recebeu lá muitíssimo bem, e todos os outros vereadores que apoiam essa idéia, em especial, George Macário, Guer e Pedro Alagoano. Recebam os nossos agradecimentos.

Blog do Crato - O Crato Cada Vez Mais na Internet - Há 6 Anos.
150.000 visitas mensais.



Leitos da UTI já estão lotados no Hospital Regional do Cariri


ALTA DEMANDA de pacientes. São cerca de 250 procedimentos de emergência por dia, de Municípios do Cariri - ELIZÂNGELA SANTOS - Em quinze dias de funcionamento, o setor de emergência e urgência do HRC já registra alto número de pacientes.

Juazeiro do Norte. O Hospital Regional do Cariri (HRC) atinge a marca de mais de três mil atendimentos no setor de urgência e emergência, desde que foi aberto no dia 22 de agosto. A média é de 250 procedimentos por dia, com uma equipe de 12 médicos que se revezam a cada 8 horas, com quatro especialistas. O setor tem funcionado com os atendimentos por Classificação de Risco, o Protocolo Manchester, introduzido pela primeira vez na região. Os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), direcionados ao pronto atendimento, já funcionam com todos os leitos ocupados.

A população ainda vem se adaptando ao novo método, conforme a direção do hospital. Mesmo não tendo um grande impacto em hospitais da Capital, com o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto Dr. José Frota (IJF), tem sido grande a demanda regional direcionada ao novo equipamento de saúde no Cariri.

A diretora do Hospital, Demostênia Coelho, define o perfil do paciente do Cariri como aberto, já que tem recebido toas as pessoas, na área de pronto-atendimento, principalmente no que diz respeito ao encaminhamentos que antes eram feitos para a capital, e que agora são atendidos na região.

O diretor do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Henrique Javi, responsável pela gestão do HRC, diz que o sistema tem a finalidade de suprir a demanda da Capital, a partir do momento que toda a rede de saúde planejada esteja realmente toda montada no Estado, e que Fortaleza começará a sentir o reflexo disso. O Cariri é a macrorregional mais distante da Capital, e mesmo assim o serviço de saúde da região já cobria muitos atendimentos, por conta dos hospitais de referência já existentes em Barbalha, em Crato, e também em Juazeiro do Norte. "Por essa distância, a própria Capital sente menos essa ação, principalmente de pacientes graves, porque a região continua suprindo essa necessidade", explica ele.

O gestor diz que na medida em que o hospital for se consolidando, vai dar suporte aos atendimentos eletivos, principalmente de traumas. Atualmente, segundo ele, a atenção está muito focada na urgência e emergência, mas na medida em que esses procedimentos forem todos implementados, haverá uma melhoria significativa para o paciente que precisa de uma cirurgia eletiva. Um dos serviços será na área de traumato-ortopedia de alta complexidade, que ainda não foi concretizado. Alguns equipamentos do setor ainda estão sendo montados.

Henrique Javi destaca a forma de atendimento que vem sendo feita com a classificação de risco, com as prioridades de atenção. "Esse é um efeito que acaba percebendo, onde os pacientes mais graves entram e os menos graves aguardam", explica. O hospital atende as microrregionais das cidades de Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu e Icó.

Outros Estados

Ainda são poucos os atendimentos de outros Estados. De acordo com Demostênia, ocorreu apenas um caso isolado de um paciente que estava em casa de familiares no Juazeiro. O usuário chegou a ser atendido no local, mas diferente da demanda que se esperava do maior número de pacientes de Estados como Paraíba, Piauí e até Pernambuco. "O que tem vindo de fato são os pacientes da nossa referência, incluindo as cinco micros", afirma. Nos finais de semana, a maior parte dos atendimentos tem sido de acidentados de motos.

A diretora afirma que tem solicitado dos prefeitos e secretários que os atendimentos que podem ser feitos nos Municípios não sejam direcionados ao hospital. Henrique Javi avalia que a média de atendimento tem sido muito boa, e esse é um bom começo, depois de duas semanas de funcionamento desses setores. Ontem, familiares aguardavam notícias de pacientes na entrada da emergência do hospital e criticavam o que eles chamavam de descaso, pela falta de informação. Uma delas era a esteticista Ivoneide Maria de Medeiros. Ele afirma que o seu irmão sofreu um acidente em uma cidade próxima, mas os procedimentos demoraram muito para acontecer, para realmente saber a situação do seu irmão.

A usuária Soraia Helena Silvino elogia o atendimento no HRC, já que por duas vezes teve que levar seu irmão ao local, vítima de convulsões. "Não tenho o que dizer, porque houve uma atendimento rápido e agora ele se encontra internado e foi bem tratado", diz.

Outros procedimentos relacionados a casos voltados para a neurocirurgia são encaminhados para o Hospital Santo Antônio, em Barbalha, que é referenciado na região.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet


Centro de Convenções de Iguatu movimentará economia da região



Continua em plena execução a obra do Centro de Convenções e Negócios de Iguatu, iniciada no mês de julho, após assinatura do convênio entre o município de Iguatu e o Governo do Estado. O prédio está sendo construído numa área estratégica da cidade, na Avenida Perimetral com Avenida Martins Soares Moreno, em terreno doado pelo Município. A perspectiva é que este conjunto seja entregue em oito meses, de acordo com o prazo estipulado pelo cronograma da obra.


Segundo o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, o investimento no local é de pelo menos R$ 7,5 milhões de reais, sendo R$ 6,9 milhões do Governo do Estado e R$ 600 mil de contrapartida da Prefeitura. O equipamento, segundo ele, trará um incremento importante inclusive para o turismo, gerando divisas para o município iguatuense e auxiliando na divulgação de suas potencialidades.

Operários trabalham a todo vapor na obra


O Centro de Convenções vem atender uma demanda de cidades do Centro Sul, sediando os eventos regionais de grande porte, contemplando diversas atividades culturais e sociais, como seminários, cursos profissionalizantes, exposições, feiras, teatro, entre outras.

Iguatu Notícias via Lindomar Rodrigues

Centro Cultural do Banco do Nordeste-V Mostra da Canção Brasileira Independente


V Mostra Banco do Nordeste
da Canção Brasileira Independente

Homenagem ao Artista Independente


A V Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente, programada para o período de 14 de setembro até 1º de outubro, contará com workshop, exposição, oficinas, e reunirá um elenco de 50 atrações musicais, apresentadas nos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, na região sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano), além dos shows previstos para o Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento presta uma justa homenagem ao Artista Independente. Eles propagam em suas localidades as experiências vivenciadas a partir de duas vertentes: diversidade e identidade.

Alheios às adversidades, participam de todas as etapas da produção de seus respectivos trabalhos, indo desde o processo de composição, passando pelo registro, assinatura de contratos, até a elaboração da apresentação junto ao publico consumidor, primando pela fusão de elementos culturais locais, regionais e planetários. Tudo isso interagindo em perfeita sintonia, no espaço aberto pelo Banco do Nordeste, principal instituição financeira do Governo Federal dedicada às questões de desenvolvimento sustentável da Região Nordeste, para agregar e promover novos e veteranos talentos da música independente brasileira.

CCBNB - Cariri

Dia 16, sexta-feira
19h30 Álisson Menezes e a Catrupia (BA)

Dia 17, sábado
19h30 Riccelly Guimarães (CE)

Dia 21, quarta-feira
19h30 Moreira Paz (CE)

Dia 22, quinta-feira
19h30 Lucas Santtana (BA)

Dia 23, sexta-feira
19h30 Batuque Elétrico (PI)

Dia 24, sábado
19h30 Wado (AL)

Dia 28, quarta-feira
19h30 Leo Cavalcanti (SP)

Dia 29, quinta-feira
19h30 Flávia Wenceslau (PB)

Dia 30, sexta-feira
19h30 Érika Machado (MG)

fonte:http://musicadoceara.blogspot.com/

Caririenses são "Assaltados" até quando viajam de avião...


Você escolhe ser assaltado na ida, na volta ou nos dois...


Vejam só que coisa:

Passagem Aérea - Juazeiro- Fortaleza = 120 reais ( pela passaredo )
Corrida de Taxi Crato -Juazeiro = 50 a 70 reais

Meus amigos, a roubalheira nesse país é muito grande. Como se já não bastassem as pessoas serem assaltadas nas estradas do Ceará, principalmente no trajeto Cariri-Fortaleza quando viajam de ônibus, de avião também não saem sem deixar o troco.

Sabem quanto custa em média uma passagem de avião Cariri-Fortaleza ? Agora, em torno de 120 reais pela empresa Passaredo ( até bem pouco tempo, 160 reais pela empresa Avianca ). E vocês sabem quanto custa para ir ou vir do Aeroporto para Crato ? entre 50 a 70 reais.

Um Roubo! Um Assalto ! Metade do preço de uma passagem aérea e praticamente o mesmo preço de uma passagem de ônibus até Fortaleza. Distância Crato-Fortaleza: 550Km . Distância Crato-Juazeiro = 10Km. Como se explica isso ? No cariri então, nos dias de hoje, você escolhe se deseja viajar de ônibus para Fortaleza e correr risco de ser assaltado nas estradas, ou viajar de avião e ter a certeza de que vai pagar além da passagem, mais metade do preço desta até chegar em casa. Você escolhe. E não podemos dizer que somente os Cratenses "levam fumo" nessa história, até os juazeirenses entram pelo cano. O preço do mesmo taxi do aeroporto até o Shopping Cariri, em Juazeiro custa de 30 a 40 reais. Como se explica então custar 50 para vir ao Crato ?

Coisas do meu Brasil, meus queridos. Terra se samba, corrupção e ladroagem!

Dihelson Mendonça

Professor Samuel Siebra faz apelo aos parlamentares para solução do problema dos retornos da Av. Pe. Cícero

"Sr parlamentares estaduais de crato,

Sabemos quão grande é importante agilizarmos o retorno da av.pe.cíero no trecho de crato,porém ir a tribuna, bradar em defesa dos educadores do estado que estão de greve a mais de trinta dias, merece com certeza o mesmo empenho e determinação, façamos de vossos mandatos um instrumento leal de luta em em defesa de problemas que estão na periferia, mas principalmente daqueles que estão no cerne e insistem em ser despercebidos por vossa excelências, estamos atentos Srs. dep estaduais.!!! Defenda a educação de seu estado e quem opera nela com muito amor, mas que são profissionais como qualquer outro.

atenciosamente,
Samuel Siebra - professor

Coluna Armando Rafael da Semana


http://3.bp.blogspot.com/-sOUx7HiH5ww/TmrmpgI0EtI/AAAAAAAAZGw/jMdGCm26LcE/s1600/Coluna_Armando_Rafael.gif

Edição de 10 de setembro de 2011

Renato Casimiro


Do escritor, pesquisador, historiador, memorialista e cronista Renato Casimiro (foto ao lado) recebi este e-mail, em resposta a um que lhe havia endereçado: “Chegando de viagem (Escandinávia) encontrei, vindo pelo correio, o exemplar de Os Dois Leandros. Quero agradecer-lhe muito pela gentileza. Pela Europa, continuei a leitura prazerosa de sua coluna no Blog do Crato. Um esforço notável e de grande qualidade, que ninguém está conseguindo superar no Cariri. Todos – você e Dihelson em particular – estão de parabéns”.

Pelo andar da carruagem...

As diversas obras públicas – ora em construção em Crato – podem ser divididas em três categorias: 1ª) as que estão totalmente paradas; 2ª) as que andam em ritmo de PAC (ou seja, a passo de tartaruga, ou ainda, concorrendo com a transposição do Rio São Francisco para ver quem termina por último) e 3ª) as que estão sendo tocadas em ritmo normal. Na primeira categoria (das obras totalmente paradas) podem ser citadas: o Centro de Convenções do Cariri, Ginásio Poliesportivo da Urca, Cadeia Pública e Parque Ecológico do Fundão, todas de iniciativas do governo do Estado.


Um parêntese

Merece uma referência especial o Parque Ecológico do Fundão – a “crème de la crème” – das obras públicas paralisadas em Crato. Seu projeto inicial previa: a restauração das ruínas de um engenho-de-pau de cana de açúcar, construído no século XIX (foto à direita); a recuperação do que sobrou de uma barragem de pedra construída por escravos, em 1877 e a construção da sede da Polícia Ambiental. Nenhuma dessas saiu, até agora, do papel. No Parque Ecológico, somente a casa-de-taipa foi recuperada. E isso, porque o Ministério Público interferiu no caso, dando um prazo para a restauração do imóvel. Atualmente, até a placa indicativa da entrada do Parque Ecológico foi destruída. Também as cercas do terreno estão sendo derrubadas por vândalos. Informação final: só existe um vigilante para proteger os 97 hectares do Sítio Fundão. Precisa dizer mais?

E as outras categorias?

Vamos lá. Na segunda, (as obras que caminham em ritmo de PAC), o destaque é para a Escola Profissionalizante da Rua Teodorico Teles, cuja conclusão deveria ter acontecido há mais de um ano. Já na terceira categoria – as obras que seguem em ritmo normal – citemos os serviços de instalação da rede de drenagem na Rua João Pessoa (financiada pelo Banco Mundial) e integrante do projeto de reformas das praças Alexandre Arraes, da Sé, Siqueira Campos e São Vicente. Os dois primeiros quarteirões da João Pessoa já estão em obras, bem como as reformas das praças Siqueira Campos (ver projeto à esquerda) e São Vicente (Maquete do projeto à direita). Nesta categoria, merece ser incluída a recuperação parcial do canal do Rio Granjeiro (obra tocada pelo Governo do Estado com verba do Governo Federal). E por fim, mencionemos que a Prefeitura Municipal de Crato concluiu os serviços de recuperação de quatro praças: a do Jambo, a do Pimenta, a de Cristo Rei e a pracinha Teodorico Teles.

Uma novidade: a prioridade agora é o pedestre

As obras em andamento no centro citadino (as financiadas pelo Banco Mundial) incluem ainda a troca da pavimentação, substituindo o asfalto por blocos intertravados de concreto. Quando concluídas teremos uma característica das cidades do Primeiro Mundo. Consta que será proibido o estacionamento de veículos ao longo das ruas João Pessoa, Miguel Limaverde e Dom Quintino. Essas ruas terão suas calçadas aumentadas, priorizando o pedestre em detrimento dos carros. Exatamente o oposto do que fez o ex-prefeito Walter Peixoto, o qual (supina ignorância!) destruiu todo o patrimônio arquitetônico do casario de azulejos que existia na Rua Miguel Limaverde para (acreditem) ampliar o estacionamento de carros...

Elevador do Seminário

Por conta das reformas, em andamento nas praças centrais de Crato, voltou-se a falar do antigo projeto de um elevador ligando o bairro do Seminário (e adjacências) à parte baixa da cidade. Trata-se de antiga ideia de Júlio Saraiva, um cratense que muito fez pelo embelezamento da área citadina de sua cidade natal. Deve-se a ele o desenho arquitetônico das antigas praças da cidade e do desaparecido Parque Municipal. Autodidata, dotado de fina sensibilidade, Júlio Saraiva, foi arquiteto, mestre de obras, paisagista e jardineiro. Antes de morrer – em 1971 – ele deixou o projeto de um elevador para transportar pessoas do bairro mais populoso de Crato para o centro da cidade. Hoje, diariamente, milhares de pessoas sobem e descem a íngreme ladeira que dá acesso ao bairro do Seminário e adjacências. Com um elevador (semelhante ao existente na capital da Bahia) esse acesso ficaria bem mais fácil. Se um dia o elevador do Seminário for construído, deverá ser denominado – por dever de justiça – de Elevador Júlio Saraiva.

Ainda o Centenário de Juazeiro

Foi unânime o reconhecimento de que o lançamento de dezenove livros – dentro do projeto editorial do Centenário de Juazeiro do Norte – se constituiu no ponto alto dos festejos pelos cem anos de emancipação da Terra do Padre Cícero. Os títulos publicados foram escolhidos pelos membros da Comissão do Centenário (foto ao lado). Já a impressão desses livros teve decisivo apoio do Banco do Nordeste. Reconheça-se, ainda, o esforço hercúleo e a competência do escritor Renato Casimiro para viabilizar esse projeto editorial. Mas os livros publicados não ficarão só nos dezenove títulos já lançados. No próximo dia 04 de outubro ocorrerá o lançamento de mais nove livros, concluindo o projeto original. Entre os que serão lançados em outubro está uma coletânea dos opúsculos do Padre Neri Feitosa, um livro de fotos de Raimundo Araújo, uma obra de Irineu Pinheiro (“ Juazeiro do Padre Cícero e a Revolução de 1914”), e o clássico, “O Patriarca de Juazeiro”, do monsenhor Azarias Sobreira.

7 de Setembro, uma reflexão


Passadas as comemorações do Dia da Pátria em Crato restou uma reflexão. Segundo matéria publicada neste blog, cerca de 5 mil pessoas foram às ruas, na última quarta-feira, ver o desfile cívico. Isso representa apenas um décimo das 50 mil pessoas que participaram da procissão a Nossa Senhora da Penha – Rainha e Padroeira de Crato – ocorrida no último dia 1º. Conclusão óbvia: o povo continua acreditando na religião, mas perdeu o civismo. Outra coisa que chamou a atenção foi a manifestação dos professores conduzindo cartazes com a foto do governador do Ceará, nos quais Cid Gomes recebe a pecha de “Traidor”. Na minha infância e juventude, o cratense tinha imenso apreço por seus governantes e todos eram aplaudidos quando apareciam em público. Já hoje...

Ressureição da Censura

Concluído no último domingo, o 4º Congresso do Partido dos Trabalhadores aprovou uma resolução pedindo o “controle” sobre os meios de comunicação no Brasil. Com o pomposo e vazio título de "Conspiração Midiática", os “cumpanhêro” tentam agora – pela segunda vez – amordaçar a imprensa brasileira, a fim de impedir que as falcatruas na administração pública cheguem ao conhecimento da população. Na prática, trata-se de nova tentativa para impor a censura à imprensa no Brasil, sob o patrocínio e farisaísmo do PT. O mesmo partido que – quando era oposição – clamava por uma imprensa livre para garantir a ética na política. Hoje, enquanto o PT teme a mídia, o povo a aplaude de pé!

Maribondos de fogo

Nos últimos oito anos, a imprensa foi a única guardiã da moralidade no Brasil! Por isso ela incomoda tanto aos políticos corruptos. Bom lembrar o discurso de posse da presidente Dilma Rousseff, no qual ela proferiu esta frase emblemática: "Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras". Teria a presidente – nos dias atuais – o apoio necessário para enfrentar essas “forças do atraso” (e da hipocrisia) que dominam o seu partido? Esta a esperança do que ainda resta de dignidade no Brasil. Até mesmo porque o Brasil não é uma Cuba, uma Bolívia, uma Venezuela ou uma Nicarágua da vida.

Curtas

De mal a pior! O Detran-Ceará colocou 12 semáforos e fechou os retornos na Avenida Padre Cícero – que liga Crato a Juazeiro – alegando que a iniciativa iria diminuir os acidentes de transito naquela via. Pois sim! Na manhã desta 6ª feira, dia 9, ocorreram 3 acidentes e o trânsito ficou parado por cerca de 1 hora.

Segundo o Governo do Ceará, faltam apenas 1 milhão e trezentos mil reais para concluir o Centro de Convenções do Cariri, edificado em Crato. Será? Esse dinheiro serviria para aquisição de toda a mobília (incluindo a dos três auditórios) pavimentação externa, revestimento, estruturas metálicas, sistema de ar condicionado, instalações elétricas (iluminação externa), sonoras, alarmes e paisagismo. Interessante é que o Governo do Ceará liberou a mesma importância para iluminar a Avenida do Contorno em Missão Velha e para uma estrada rural em Barbalha.

A historiadora de Jardim (CE), Nélcia Turbano de Santana, teve seu livro (“Pinto Madeira: nem herói, nem vilão”), selecionado, pelo Governo de Pernambuco, para ser divulgado na 7ª Bienal Internacional do Livro, que será realizada em Recife de 23 de setembro a 02 de outubro deste ano. Além do livro de Nélcia, somente outros sete foram selecionados – pela Secretaria de Educação do vizinho Estado – para serem adotados como paradidático nas bibliotecas da Rede Pública Estadual de Pernambuco.

Renato Casimiro está às voltas com o projeto do livro “Os Factos do Joaseiro”, dois volumes que serão editados, fruto de parceria entre a Diocese de Crato/Prefeitura de Juazeiro do Norte/Sesc/Senac/Fundação Padre Ibiapina. Provavelmente teremos este lançamento ainda este ano.

Desde o último dia 6, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes está funcionando initerruptamente em regime de 24 horas. Tudo por conta da expansão e crescimento do tráfego aéreo no Aeroporto Regional do Cariri.

Uma frase dita pelo jornalista Juan Arias, correspondente no Brasil do jornal espanhol "El País" (“Que país é este que junta milhões numa marcha gay, outros milhões numa marcha evangélica, muitas centenas numa marcha a favor da maconha, mas que não se mobiliza contra a corrupção?” ) voltou a ser lembrada esta semana. É que os “cara-pintadas” retornaram às ruas – no dia 7 de Setembro – em protestos com a corrupção que tomou conta do Brasil. Menos mal.


Dep. Ely Aguiar se oferece para intermediar solução dos Retornos da Av. Pe. Cícero com o Governaor Cid Gomes


NE - Essa postagem merece voltar ao topo para discussão pública:

"Camarada Dihelson, minhas saudações e você e aos meus conterrâneos do Crato.

Em casa, me recuperando de uma complicada cirurgia no joelho, tenho acompanhado com atenção o drama e a revolta do povo cratense com relação as mudanças introduzidas pelo governo no Estado na Rodovia Pa. Cícero, que liga Crato ao Município de Juazeiro. Pelo visto foi um ato sem uma consulta prévia e sem um estudo adequado que pudesse proporcionar as melhorias almejadas, muito pelo contrário, complicou e dificultor a vida das pessoas. Pelo que tenho acompanhado a revolta é geral, chegando a prejudicar milhares de pessoas. Assim sendo, gostaria de maiores informações para interceder junto ao Governador Cid Gomes, fazendo vê-lo que ali se cometeu um grande equivoco. Se houver boa vontade por parte do Governador, nada que não possa ser corrigido. Vamos tentar e, se for preciso, faremos tantos pronunciamentos quantos necessários, requerimentos, audiência pública e tudo que estiver ao meu alcance. Manda informações suficientes para que possamos agir."

Ely Aguiar
Dep. Estadual

Uma Resposta:

Prezado Ely Aguiar,

Realmente, a revolta da população caririense, e em especial, Cratense neste tema do fechamento dos retornos da Av. Pe. Cícero é grande. Acho até que você, como um exímio defensor das causas cratenses, já deveria ter se posicionado há mais tempo em relação ao assunto, já que em casa, deitado e se recuperando do joelho, deve ter lido atentamente tudo o que foi publicado nos inúmeros veículos de comunicação sobre o assunto. Mas entendo também que pela delicadeza da sua cirurgia, você também não possa fazer muitas coisas, mas o telefone está à altura da mão. De modo que ou cêdo ou tarde, foi muito bom que você chegasse junto a este tema. O OUTRO ( Dep. Sineval Roque ) sequer tocou no assunto. Quem sabe, agora que você se pronunciou à respeito, o Dep. Roque também emita algum comunicado pela sua assessoria, não é verdade ? Logo ele que tem todo acesso ao governador, ou pelo menos, diz que tem.

Os cratenses aguardam alguma ação de vocês no sentido de solucionar o problema, e eu aconselho você a ligar para o Samuel Araripe ou para o Joatan ( Chefe do Demutran ), que poderá te passar maiores informações, pois como se sabe, recentemente, o prefeito Samuel se pronunciou à respeito e fez uma solicitação ao governador para reabrir os retornos que tanto prejudicam a população. Da minha parte, estou aqui, como sempre, aberto a publicar qualquer coisa que seja em benefício do Crato.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça



Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30