xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/09/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 setembro 2011

PUBLICIDADE - Mercadinho Matos - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO


O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e Produtos


Variedade de Produtos



E você ainda conta com Banco Popular para pagar suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

Cobertura Fotográfica - Desfile de 7 de Setembro em Crato - Por: Dihelson Mendonça



Devido ao tamanho da postagem original ( quase 30 fotos ), estou mudando o ensaio para um local especial, a fim de que possamos continuar com as notícias "normais" aqui no Blog do Crato, mas quem quiser ver o ensaio, clique no link abaixo:

Clique no Link abaixo para ver todas as Fotos:



Img_2420

Um desfile diferente, que reuniu gente bonita, criatividade, novidade, sem esquecer-se do louvor e do amor à Pátria...

Image4

Os festejos começaram com o hasteamento das bandeiras

Img_1804

Lindas balizas...

Img_2553


E assim, quem sabe um dia, a nossa pátria possa percorrer o caminho certo, nas mãos das novs gerações ?

Image6

Texto e Fotos: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução sem Autorização do Autor

Outras fotos do desfile podem ser vistas no seguinte endereço:

Juazeiro do Norte fará encerramento do Cariri Cangaço 2011


Chefe de Gabinete Gabriel Santana e Assessora Renata Luciano recebem Cariri Cangaço


A Prefeitura de Juazeiro do Norte é um dos parceiros da III Edição do Cariri Cangaço, que este ano terá como tema: “da Insurreição a Sedição” e será realizado de 20 a 25 de setembro. O apoio do prefeito Dr. Santana foi confirmado durante reunião do idealizador e realizador do projeto Manoel Severo Gurgel Barbosa com assessores do gabinete Gabriel Santana e Renata Luciano. Também participaram do encontro a Secretária de Cultura de Crato, Danielle Esmeraldo e o jornalista Heldemar Garcia.

Gabriel disse que o prefeito Dr. Santana havia orientado no sentido de apoiar, mais uma vez, o Cariri Cangaço, “pela importância do resgate histórico de um evento que promove um novo debate e um olhar sobre homens e mulheres que no século passado exerceram papel papéis interpretados por historiadores e memorialistas com considerações que vão de heróis a bandidos”. Para Gabriel, “o Cariri Cangaço é uma referência de evento histórico e cultural em pleno Cariri Cearense”.

Manoel Severo, por sua vez, externou seu agradecimento ao prefeito juazeirense pelo apoio. “Dr. Santana, mais uma vez, mostra sua visão apoiando o maior evento do gênero em todo o Brasil e que reunirá 128 pesquisadores de 17 estados, ou seja, as maiores personalidades que estudam a temática do Nordeste”, reconheceu. Severo explicou também que na programação haverá um debate especial sobre a Sedição de Juazeiro. “Esse foi um grande momento vivido pela nossa ‘Meca Nordestina’ em que as figuras do Padre Cícero e de Floro Bartolomeu se consolidaram de uma vez por todas como grandes lideres desta parte aqui do Nordeste”, afirmou.

O Cariri Cangaço será aberto em Crato, no Teatro Municipal Salviano Arraes com conferencia da professora Salete Libório sobre Bárbara Pereira de Alencar e a Insurreição tendo na mesa de debate Carlos Rafael, José Flávio Teixeira, George Macário , Alessandra Bandeira e Alexandre Lucas.

Também, em Crato, no dia 22, haverá o lançamento da Minissérie e debate sobre a Sedição de Juazeiro, tendo como conferencista o roteirista e jornalista Jonasluís de Sousa, de Icapuí e na mesa de debates - Renato Casimiro, Daniel Abreu, Renato Dantas e Humberto Cabral. No dia 24, será a vez de O Cariri Cangaço ter palco em Juazeiro, mais especificamente no auditório da Fundação memorial Padre Cícero Romão Batista a partir de 19h00. Inácio Loiola Damasceno e José Humberto Dias serão os conferencistas dos temas “Lampião, as Volantes e o Mito” e “Dadá e Corisco”. Na mesa dos debates Aderbal Nogueira, Ângelo Osmiro, Renato Casimiro e Alcino Alves da Costa.

Para saber tudo sobre o Seminário Cariri Cangaço 2011 – 3ª Edição , visitar: www.cariricangaco.com


Fonte: SECULT - Secretaria de Cultura

Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Colaboração: Beto Fernandes

Em rádio síria, Kadhafi diz que notícia sobre sua fuga é 'guerra psicológica'


Coronel líbio reforçou pedido de luta contra os rebeldes. 'A terra líbia é vossa e tendes que defendê-la contra estes traidores', disse. O coronel líbio Muammar Kadhafi qualificou nesta quinta-feira (8), em mensagem de áudio divulgada pela rede de televisão síria 'Al Rai', de 'guerra psicológica' e 'mentiras' as informações sobre sua possível fuga ao Níger.

Em sua declaração, Kadhafi incitou os líbios a levantarem suas armas contra os rebeldes e acusou o Conselho Nacional de Transição (CNT) de ser uma frente dos poderes ocidentais. "A todos meus amados líbios, a terra líbia é vossa e tendes que defendê-la contra estes traidores, os cachorros, aqueles que estiveram na Líbia e que tentam apoderar-se da terra", acrescentou Kadhafi.

"Foram espiões para os italianos e agora são espiões para a França. Todos estes vermes e ratos... Capturai todos os que trabalham com a Otan e o Reino Unido para bombardear nosso país e matar os líbios e as nossas crianças", disse.

Suposta fuga para o Níger

O ministro das Relações Exteriores do Níger, Mohamed Bazoum, insistiu nesta quarta-feira (7) em Argel que Muammar Kadafi não está em seu país. "Desminto categoricamente a informação que circula sobre a presença de Kadafi ou de algum de seus filhos no Níger', disse Bazoum em declarações recolhidas pela agência nacional de notícias argelina 'APS' durante sua participação em uma conferência internacional sobre o terrorismo na região do Sael.

Além disso, ressaltou que se Kadafi se encontrasse no Níger, as autoridades estudariam a possibilidade de entregá-lo ao Conselho Nacional de Transição (CNT), máxima autoridade rebelde líbia. Os novos líderes da Líbia enviaram representantes para seu vizinho Niger nesta quarta, a fim de evitar que o ex-líder líbio Muammar Kadhafi e sua trupe escapem da Justiça fugindo pelo deserto que separa os dois países.

"O conselho enviou uma delegação para o Niger para discutir a possível chegada de Kadhafi", disse à Reuters Fathi Baja, chefe de assuntos políticos do Conselho Nacional de Transição, em Benghazi.

Do G1, com agências internacionais


Casos de câncer crescem 20% em uma década, diz ONG

Por ano, são registrados 12,6 milhões novos casos da doença. A incidência de câncer no mundo cresceu 20% na última década.

A incidência de câncer no mundo cresceu 20% na última década, segundo alertou nesta quarta-feira a ONG World Cancer Research Fund. As informações foram coletadas a partir do banco de dados da Organização Mundial da Saúde. Por ano, segundo o levantamento, são registrados 12,6 milhões de novos casos de câncer. Nos últimos dez anos, a população mundial passou de 6,2 bilhões de pessoas para 6,9 bilhões – um aumento de 11%, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a ONG, 2,8 milhões dos casos anuais de câncer estão relacionados à alimentação, atividades físicas e ao peso da população. Os dados foram divulgados para chamar a atenção da população antes da reunião da ONU.

A organização tratará, durante Assembleia Geral que acontece nos dias 19 e 20 setembro, em Nova York, de um tema de saúde pública: as doenças não transmissíveis, o grupo de enfermidades que engloba câncer, diabetes, problemas cardiovasculares e respiratórios. Esta é a segunda vez que saúde torna-se questão principal no órgão.

Fonte: Revista Veja

O CRATO HOJE - Um público de 5 mil pessoas participa dos desfiles cívico-militares, em Crato

O desfile cívico-militar de 7 de setembro, em Crato, em comemoração aos 119 anos de Independência do Brasil, foi prestigiado por milhares de pessoas. A solenidade de abertura do evento aconteceu na praça da Sé com a presença de autoridades políticas, judiciárias e eclesiásticas. Após os discursos começou o desfile das escolas e instituições para mais de cinco mil pessoas que lotaram as ruas João Pessoa, Miguel Limaverde e Praça da Sé.

A Banda de Música Municipal Maestro Azul abriu os desfiles, seguidos pelo Tiro de Guerra 10.004, da 5ª Companhia de Polícia Militar, com sua cavalaria, Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD -, e Ronda do Quarteirão. Depois veio a Guarda Municipal, em seguida o Corpo de Bombeiros com o seu projeto Saúde e Brigadistas, posteriormente os 1º e 3º grupos de Escoteiros Baden Powell.

Também estiveram presentes o Instituto Brasileiro do Direito à Vida dos Animais e do Meio Ambiente (IBDVAMA) e IBAMA, Maçonaria, Casa Harmônica, Educandário Paraíso da Cultura, Escola Governador Gonzaga Mota, Educandário Fonte da Sabedoria, Externato 5 de Julho, Colégio Municipal Pedro Felício, Escolas José do Vale Arrais Feitosa, Antonio Antuerpio Gonzaga de Melo e Aldegundes Gomes de Matos, com a banda do Liceu do Crato, Colégio Eldorado, CAIC Professora Maria Yara de Brito Gonçalves, Escolas Governador Virgilio Távora, Presidente Vargas, Melvin Jones e Teodorico Teles de Quental também desfilaram pelas ruas.

Protestos de professores da rede estadual durante desfile

Durante o desfile dois momentos chamaram a atenção do grande público presente, que aplaudiu efusivamente. Foi quando dezenas de professores da rede estadual de ensino que estão há mais de mês em greve desfilaram com dois carros de som protestando contra a política salarial do governo Cid Gomes. E o outro momento foi o desfile de homens a cavalo, conduzindo duas rezes, simbolizando rebanhos bovinos, protestando contra a idéia da retirada do Parque da Expo-Crato do local onde está. A multidão também aplaudiu o protesto.

Desfile mobiliza sociedade do Crato e emociona público

O desfile de 7 de setembro é um evento tradicional no Crato em que o povo, de todas as idades e classes sociais, demonstra que está vivo o sentimento patriótico. É uma ocasião também onde as pessoas se emocionam, principalmente os pais ao verem seus filhos desfilando na sua escola, no Tiro de Guerra ou em outra instituição.

Estiveram presentes o pároco da Sé Catedral, Edmilson Ferreira Neves, o prefeito Samuel Araripe, a primeira dama Mônica Araripe, secretários municipais, o vice- prefeito, Raimundo Bezerra, o juiz de direito da Comarca do Rio de Janeiro, Antonio Araújo Ribeiro, ilustre filho do Crato, a professora Eliane Estrela, coordenadora do CRED 18, capitã Solange, subcomandante da 5ª Companhia militar, coronel Raimundo Geraldo Silva, comandante regional do Corpo de Bombeiros, e o subtenente Antonio Carlos Araújo, instrutor chefe do Tiro de Guerra 10.004, instituição que está comemorando hoje 101 anos de sua fundação no Crato.

Prefeito do Crato saúda a multidão durante desfile de 7 de setembro

O prefeito Samuel Araripe saudou a multidão dizendo que todos devem, como ele, sentir orgulho do Crato, por sua história, conquistas, superações, sofrimentos e alegrias. Segundo ele, o povo do Crato é digno e livre para confiar que a defesa de nossos valores constrói um futuro justo. O prefeito ainda lembrou que um dos maiores patrimônios do homem é a sua liberdade que, sem ela, nunca conseguiremos construir a nossa história. Samuel Araripe disse também que, desde o primeiro dia que assumiu a gestão municipal, garantiu em ser um prefeito livre, trabalhando com independência para que todos, até mesmo a aqueles que desejam o atraso do Crato, sejam ouvidos e respeitados em suas opiniões. Samuel ressaltou que os cratenses de boa vontade são, por natureza, otimistas e esses têm sido seus parceiros na luta pelo engrandecimento do município, concluiu o prefeito do Crato.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com



Beleza, Protestos e Violência marcaram o desfile de 7 de Setembro em Crato - Por: Dihelson Mendonça


E logo mais as fotos do desfile cívico de 7 de Setembro

O tradicional desfile cívico em comemoração ao dia da pátria aconteceu ontem ( 7 ) em Crato. Às 08:00 houve solenidade de hasteamento de bandeiras, em seguida o discurso do prefeito Samuel Araripe, que destacou os avanços recentes na cidade do Crato; EM seguida o palanque de autoridades e o desfile propriamente dito, desde o Tiro de Guerra, escolas municipais, estaduais, etc.

As festividades foram marcadas por fatos inusitados: Os protestos dos professores da rede estadual de ensino, que levaram um carro volante e gritaram palavras de órdem em apoio à greve no estado e contra o governador Cid Gomes. Quase no final do evento, apresentado magnificamente pelo memorialista Huberto Cabral, durante o desfile da escola Melvin Jones, houve um incidente, uma briga entre jovens aparentemente embriagados causou pânico nos presentes, e para completar a tristeza da cena, dois guardas municipais, completamente despreparados, ao invés de conduzir um dos rapazes da briga, ( já ensanguentado por haver tomado uma garrafada na cabeça por outro rapaz ), para um local distante, a fim de resolverem o problema, resolveram passar com ele como se fora um troféu na frente do palanque das autoridades ( não sei que idéia infeliz foi essa ), o que causou outro pânico no público e indignação em muita gente, inclusive das autoridades presentes. O vice-prefeito Raimundo Bezerra filho comentou depois indignado que aquela cena era um "absurdo". Pessoas choravam, corriam e gritavam. Teve gente que pensou até que se tratasse de alguma encenação sobre violência, mas era a própria violência acontecendo ao vivo e a cores.

Essas coisas não são novidade. Os jovens de hoje estão cada vez mais delinquentes, e quem estava na praça viu gente circulando com garrafas de bebida e latas de cerveja, não se pode controlar, a não ser que a educação começasse em casa, coisa que não existe. O que existem são gangs armadas de facas, revólveres povoando nossas escolas. Eu mesmo vi depois do desfile, alguns jovens com litros de bebida no Parque municipal, o que é um absurdo! Ah! é bom lembrar que havia pelo menos uma banca vendendo bebida ( na verdade, uma pessoa com várias garrafas no chão da praça, que foi fotografado por Samuk ).

Uma pergunta fica no ar: Aonde estava a polícia que não interveio nesse momento ? Sobrou para a Guarda Municipal, mas isso é um assunto de polícia, não de guarda municipal.

Não fosse por esse infeliz incidente, o evento teria sido NOTA 10, porque estava mesmo muito bonito o desfile, organizado, alegre e diversificado.

O Blog do Crato esteve realizando a cobertura fotográfica. Tanto Eu quanto Wilson Bernardo., além e vários fotógrafos como Samuk, Henrique Maia e Gessy. Muita coisa bonita foi registrada por nossas lentes.

Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30