xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/09/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 setembro 2011



Sábado, 03 de setembro de 2011



“Nunca antes na história” (de Crato)...


Foram vistas tantas pessoas numa procissão de encerramento da festa de Nossa Senhora da Penha. Na última 5ª feira, dia 1º, cerca de 50 mil pessoas – seguiram – por quilômetros – o carro andor com a imagem da Mãe da Penha, cantando, rezando, pedindo e agradecendo benefícios divinos. Muitos tiveram que ir para suas casas ao final da procissão, uma vez que a Praça da Sé – totalmente lotada – não comportava mais os que chegavam por último. Dom Fernando Panico (foto acima) afirmou no sermão: "Apesar da propaganda contrária que se faz à Igreja Católica, aumenta, a cada ano, o fervor do povo devoto de Nossa Senhora".


Eduardo Campos vem aí


Espera-se – desta vez – que não ocorra nenhuma tragédia para adiar a viagem! Na próxima 5ª feira, dia 9, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (foto ao lado), estará em Crato para receber o título de Cidadão Cratense que lhe foi outorgado pela Câmara de vereadores. “Ser homenageado na terra que é berço de minha família produz em mim uma grande emoção”, declarou o governador. Na verdade, embora tenha nascido no Recife e passado toda a sua vida em Pernambuco, Eduardo Campos tem atenção especial pela região do Cariri cearense, onde já esteve algumas vezes. Lembro-me de quando ele era ministro de Ciências e Tecnologia passeando anonimamente na ExpoCrato, com a mulher e os filhos. Quase ninguém o reconheceu naquela ocasião.

Juazeiro no topo do ranking
Juazeiro do Norte deverá sediar a 50ª paróquia da diocese de Crato. Já está em estudos a criação de uma paróquia na Palmeirinha, tendo como padroeiro o Sagrado Coração de Jesus. A Terra do Padre Cícero passaria, assim, a contar com nove paróquias, galgando o primeiro lugar no ranking da diocese. Em segundo lugar vem o Crato, com oito paróquias. Outras áreas urbanas juazeirenses – cujos habitantes são enquadradas com como classe média ou pobre – também pleiteiam suas paróquias. É o caso dos moradores do bairro Aeroporto, João Cabral, Frei Damião e o imenso bairro que se formou nas proximidades da capela de São Domingos Sávio, localizada na Avenida Padre Cícero.

No mais
Embora Juazeiro do Norte ainda possua o maior número de católicos no Cariri, seu bairro mais importante – Lagoa Seca – não possui sua paróquia. Pior. Não existe sequer uma igreja católica de médio porte em meio a centenas de mansardas e os vários espigões de apartamentos que proliferam na área mais rica e de maior poder aquisitivo daquela cidade. Por que isso, companheiro? Mudaram os tempos! Parte da população residente na Lagoa Seca aderiu às diversas igrejas evangélicas. Outra, migrou para o espiritismo.

Pense numa eficiência
Para comprovar o tempo médio de entrega de uma carta, o jornal Diário do Nordeste resolveu fazer um teste. Enviou – no dia 16 de agosto – uma carta simples para seus correspondentes em Crateús, Crato, Juazeiro do Norte, Quixadá e Limoeiro do Norte. Em Crateús e Crato as cartas chegaram dentro do tempo previsto pelos Correios, ou seja, dois dias.

Já nas outras cidades...
As outras três cartas, porém, foram entregues até sete dias depois de expedidas na capital do Estado. Foi o caso da carta destinada a Quixadá – distante 167 km de Fortaleza – onde a correspondência demorou nove dias para chegar. Se o jornal tivesse mandado a carta por um portador e este fizesse o trajeto a pé, a carta teria chegado mais rápido, pois o percurso Fortaleza-Quixadá – feito a pé – levaria um dia e 10 horas. Transportada por carro a carta chegaria em duas horas e 22 minutos. Já a carta destinada a Juazeiro do Norte chegou no dia 23 de agosto, ou seja, após cinco dias do previsto. Se a carta tivesse sido levada a pé de Fortaleza a Juazeiro, chegaria em quatro dias e quatro horas. De carro levaria seis horas e 46 minutos para chegar ao destino. Juazeiro do Norte fica a 11 km de Crato, aonde a carta chegou no prazo previsto.

Cutucada
Certa vez recebi uma correspondência (na verdade um livreto), proveniente de Barbalha, oito dias após sua expedição na vizinha cidade. Como Barbalha fica a apenas 22 km de Crato, fui ao balcão, mostrei (a um terceirizado, penso eu), o envelope com o carimbo contendo a data da expedição e perguntei a razão de tanta demora. Ele calmamente justificou: “é que todas as cartas postadas no interior vão primeiro para Fortaleza e de lá são reexpedidas ao destino”. Depois, com ar de superioridade, perguntou: “O Sr. não tem telefone nem e-mail”?

Tá feia a coisa
Lula afirmou, ad nauseam, ter recebido de FHC uma “herança maldita”. Na verdade, o que “O Cara” herdou de FHC foi o Plano Real, a estabilidade econômica, a Lei de Responsabilidade Fiscal, os programas sociais (unificados por ele com o nome de “Bolsa Família”). E a “herança bendita” deixada por Lula? Escândalos sem punição dos réus (mensalão, dólares na cueca, etc.); Uma “base de sustentação” liderada por Sarney, Collor, Renan Calheiros, Romero Jucá, Valdemar da Costa Neto, Maluf, dentre outros do mesmo naipe. Sem falar no “poderoso chefão” José Dirceu – lépido e fagueiro – com um (des)governo paralelo montado para conspirar contra o governo Dilma. Lula ainda conseguir manter – no novo governo – alguns de seus ministros atolados até o gogó em denúncias de corrupção. Alguns deles já foram, felizmente, demitidos. E para piorar o atual quadro, a oposição está totalmente desarticulada, sem bandeira, sem lideranças, sem voz e sem saber como enfrentar o quadro de corrupção "nunca antes visto na história deste país".

Qualquer semelhança não é mera coincidência
Dias atrás, esta coluna publicou uma frase de Ayn Rand – filósofa judia–russo-americana, fugitiva da revolução comunista de 1917 – que viveu seus últimos anos nos EUA. Pediram-me para divulgar o período completo. Aí vai: "Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui, para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de vocês; quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em autossacrifício; então poderá afirmar, sem medo de errar, que sua sociedade está condenada".

Antro
A frase da semana foi dita pelo arquiteto Oscar Niemeyer, do alto dos seus 104 anos de idade. A conferir: "Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá foi como criar um lindo vaso de flores para vocês usarem como pinico. Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, e sim de camburão". Brasília – diferente do que foi o Rio de Janeiro até 1959 – não é chamada como “A Capital dos brasileiros”, e sim “A Capital da República”. Faz jus ao título!

Curtas

Dr. Ebert Fernandes Teles, veterano e conhecido e médico cratense, acaba de escrever seu livro de reminiscências, com o título “Pessoas e lugares (memórias)”. O projeto editorial e gráfico do livro – a cargo do escritor Emerson Monteiro – está na fase final.

O reitor da Universidade Federal do Ceará–UFC, o ufanista juazeirense Jesualdo Farias, já foi uma vez à Brasília para uma reunião – no Ministério da Educação – visando às providências iniciais para implantação da recém-criada Universidade Federal Regional do Cariri-UFRC. Pelo andar da carruagem, a nova universidade federal será implantada mais rápido do que muitos imaginam.

Setembro chegou. E com ele o início da construção de um módulo no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes destinado ao embarque de passageiros. O material a ser utilizado é pré-moldado e, por isso, as obras deverão ficar prontas em 90 dias. Concluído esse módulo, o Aeroporto Regional do Cariri terá sua área ampliada em 1.050 m2.

Anotem esse nome: Ricardo Ness. Ele obteve consagradora maioria dos votos na consulta feita – em 30 de agosto último – para a escolha da nova diretoria do Campus da UFC-Cariri. Há quem aposte que ele poderá ser o primeiro reitor da futura Universidade Regional Federal do Cariri–UFRC.

Já está funcionando no Campus de Ciências Agrárias, em Crato, o curso de Agronomia. Os prédios foram construídos no terreno de 161.040,86 m2, doado à UFC pelo prefeito Samuel Araripe. O Campus da futura Universidade Federal Regional do Cariri-UFRC em Crato deverá receber o nome de Governador Miguel Arraes de Alencar, tão logo a Câmara Federal aprove projeto nesse sentido.


-- O prefeito Manoel Santana está coberto de razão. Dilma Rousseff é a "Mãezona de Juazeiro". A Construtora Raimundo Coelho já está erguendo 1.200 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, num bairro periférico de Juazeiro do Norte. E o deputado José Nobre Guimarães promete conseguir mais unidades habitacionais para a Terra do Padre Cícero.



UM ENSAIO NO CALÇADÃO:Abidoral Jamacaru Versus Osmar da Banda M.Azul-Wilson Bernardo.

Só no Crato mesmo e o que é típico e digno da terra de Dona Barbara,em encontros musicais inusitados.Nos reunimos todos os sábados no calçadão do Crato,e nesse sábado agora de um Setembro fosco,Abidoral sentou em nossa mesa e começou a dedilhar como por encanto Alceu Valçença e Osmar da Banda Municipal,com seu afinadíssimo Chico,Massafeira do Ceará e tantas outras pérolas da música não audível em nossas emissoras falidas.Aquele abraço galera!
A música nos encanta a goles de cachaça e o desfocado vira arte
Abidoral observa Osmar e sua magia simples de cantar a alma de quem bebe sem parar
Só no Crato mesmo...Em outras paragens o impossível é o previsível olhares de Setembro e cajus
Um cigarro e o dedilhar de Osmar da banda do mestre Azul,fazedor de talentos cratenses.
Abidoral e os detalhes das notas KARIRI´S a magia da Chapada e suas flores secas
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Universidade Viva e o Cariri Cangaço


Ângelo Osmiro, Aderbal Nogueira, Jonasluis de Icapuí e Manoel Severo

O Universidade Viva; um dos programas de maior credibilidade da Tv cearense; recebeu na tarde do último dia 30, representantes do Cariri Cangaço para um programa especial sobre a realização da terceira edição do maior evento do gênero, do Brasil, Cariri Cangaço 2011. Nos estúdios da FGF Tv, sob o comando do jornalista âncora, Jonasluis da Silva de Icapuí, Manoel Severo, Ângelo Osmiro e Aderbal Nogueira, puderam por uma hora e meia mostrar tudo o que de melhor vai acontecerá no Cariri Cangaço a partir do dia 20 de setembro.

Jonasluis de Icapuí
Manoel Severo
Aderbal Nogueira
Ângelo Osmiro

O programa especial Universidade Viva da FGF Tv sobre o Cariri Cangaço será veiculado pela Rede Cearense de Televisão a partir da próxima semana, com divulgação por esse site do cariricangaco.com, todas as novidades, o que vai acontecer, os convidados, os temas, enfim; quer saber um pouco mais sobre o Cariri Cangaço 2011 antes do dia 20 de setembro ? Acompanhe pela Rede Cearense de Televisão, pelas emissoras da FGF Tv, Tv Ceará , Tv assembléia, Tv Fortaleza e TV O Povo, o programa especial Universidade Viva trazendo o Cariri Cangaço 2011.

Universidade Viva da FGF Tv, para a Rede Cearense de Televisão,
com o Cariri Cangaço 2011

Agora é com você...
Cariri Cangaço 2011,
só faltam 17 dias !

QUEM É QUE MANDA NO PEDAÇO. Por: Percival Puggina

Professores, diretores de escola, bons alunos e bons pais sabem, todos, que o Estatuto da Criança e do Adolescente, ainda que concebido sob as melhores intenções, muito contribuiu para a irresponsabilidade dos menores num sentido geral e dos estudantes num sentido muito particular. Digam o que disserem quantos desejem canonizar o ECA pela santidade de seus objetivos, o fato é que na ausência de autoridade, normas e sanções as condutas se desregram. E foi exatamente isso que passou a acontecer nas escolas a partir do momento em que foi fragilizada a autoridade de professores e diretores e consagrada a supremacia infanto-juvenil. Não bastasse isso, no Rio Grande do Sul ao menos, quem quiser ser diretor de escola pública tem que fazer campanha e angariar votos entre os alunos... Depois, quando o colégio vira um sanatório, todos dizem - "Oh, que horror!".

As reiteradas agressões a que os mestres estão sujeitos por parte de crianças e adolescentes são a face mais visível e violenta de um problema que se expressa por infinitos modos no cotidiano das escolas. Em número crescente, mediante palavras, gestos e atitudes, os escolares tratam de deixar claro aos professores quem é que manda no pedaço. São reflexos de uma visão desnorteada sobre o que seja a proteção às crianças e aos adolescentes. É uma perspectiva deformada, que inibe os professores, entre outras coisas, de conter um pirralho que esteja a fim de lhe dar alguns pontapés.

Há bem poucos dias, um desses decidiu sair porta fora da sala de aula e da escola. A professora tentou impedi-lo e passou a receber chutes. Como o braço da professora, por sorte, era mais longo do que a perna do agressor, ela segurou o menino pelo braço, mantendo-o longe de si. Tudo sob os olhos de dezenas de testemunhas infantis. Resultado? A criança deve estar brincando no seu videogame enquanto a professora é convocada a dar explicações às autoridades educacionais. Afinal, ela havia cometido a brutalidade de segurar o braço de um aluno que a agredia. Sobre essas coisas, o aguerrido sindicato dos professores não dá um pio. A instituição só pensa em grana, plano de carreira e política. Nessa ordem.

Eis que para nos salvar do sanatório, a deputada Cida Borghetti (PP/PR) apresentou à Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL Nº 267/11) restabelecendo algum bom senso na situação. A essência da proposta, que modifica o ECA, está neste artigo: "É dever da criança e do adolescente observar os códigos de ética e de conduta da instituição de ensino a que estiver vinculado, assim como respeitar a autoridade intelectual e moral de seus docentes". E neste parágrafo: "O descumprimento do disposto no caput sujeitará a criança ou adolescente à suspensão por prazo determinado pela instituição de ensino e na hipótese de reincidência grave, ao seu encaminhamento à autoridade judiciária competente".

Quem estiver preocupado com a degradação dos valores e das condutas na sociedade brasileira, com a ruptura da ordem e a má qualidade da educação deve se manifestar em apoio a essa iniciativa, seja divulgando-a, seja junto à autora e ao Congresso Nacional, pelos muitos modos possíveis. É certo que haverá reação dos setores comprometidos com ideologias totalitárias, sempre interessados em conceder facilidades à subversão da ordem e em gerar decepção com as instituições democráticas.

______________
* Percival Puggina (66) é titular do blog www.puggina.org, articulista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões.

Cerca de 2500 produtores do Crato são beneficiados para o garantia Safra 2012



A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Ematerce está trabalhando em parceria com sindicatos rurais, secretarias municipais de agricultura e os conselhos municipais de desenvolvimento rural dos 28 municípios que compõem o Cariri, na seleção dos produtores rurais com perfil de se enquadrarem no programa Garantia Safra para 2012. A região foi contemplada com 46 mil e 22 vagas de um total de 300 mil vagas para o Ceará, destinadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Para participar do programa o produtor rural terá que pagar uma taxa de adesão no valor de R$ 6,80.

O número de vagas para cada município leva em consideração a quantidade de produtores rurais existente na zona rural. Para o Crato foram contemplados 2.500 produtores; Juazeiro do Norte 1.200, e para Barbalha, 1.600. Os dois municípios com maior número de vagas no Cariri foram Mauriti, com 3.520 e Várzea Alegre 3.822 vagas e para os 28 municípios 40.022 vagas, o que corresponde a 15,3 % das trezentas mil vagas ofertadas para o Ceará. O secretário de Agricultura do Crato, Francisco Erasmo Ferreira comunica aos produtores rurais do município devem procurar os conselhos de base do Sindicato Rural e as Associações Comunitárias de suas respectivas comunidades.

O município participa com R$ 20,40 e o Estado entra com R$ 40,80. O programa, que visa beneficiar os produtores rurais que forem vítimas de frustrações de safra, em decorrência de precipitações pluviométricas inadequadas ou frustrações nas culturas de arroz, milho e feijão acima de 50 % do que é esperado, disponibilizará beneficio de R$ 680,00, pagos em 5 parcelas de R$136,00, como reparo de prejuízos.

A previsão, segundo o gerente regional da Ematerce, no Cariri, Adonias Sobreira, é a de que, se essas irregularidades forem registradas, o montante de recursos a serem investidos supera os R$ 30 milhões, no Cariri.

Fonte: PMC


Prefeito do Crato ministra palestra sobre potencialidades e desafios nesta Terça-Feira no Teatro Municipal


Amanhã, dia 06, terça-feira, às 9 horas, no Teatro Municipal Salviano Arrais, o prefeito do Crato, Samuel Araripe, estará assinado portaria para efetivação de professores da rede pública municipal de ensino e entregará também equipamentos para a Guarda Municipal. Na ocasião, o prefeito proferirá palestra abordando o tema “Potencialidades e Desafios do Município”, que consistirá numa retrospectiva sobre o crescimento planejado da cidade, graças aos desafios enfrentados por sua administração, com o eficiente plano diretor, Plano de Requalificação Urbana (PRU) e a reforma administrativa condizente com a realidade do município. Samuel Araripe também mostrará, estatisticamente, quantas empresas se instalaram no Crato nos últimos sete anos e os postos de trabalho gerados por elas. Falará sobre a evolução da saúde pública que teve o número dobrado de equipes do Programa Saúde da Família - PSF, do sistema educacional do município, Meio Ambiente, no qual a cidade foi contemplada, mais uma vez, ano passado, com o Selo Verde, além dos avanços na infraestrutura.



Na palestra do prefeito Samuel Araripe também será abordado o destino da Expocrato, se fica onde está, requalificada, ou se vai para outro local; melhoria das praças centrais da cidade; projeto de revitalização da encosta do seminário e construção do aterro sanitário. O prefeito Samuel Araripe considera este último como um dos assuntos mais polêmicos e que a sociedade não pode ficar de fora dos debates, pois se trata de um equipamento bastante polêmico. O aterro sanitário, segundo o prefeito, vai atrair para cá o lixo de dez municípios do Cariri, o equivalente a dez toneladas de lixo/dia transportado por 50 caminhões. Na opinião de Samuel Araripe este assunto deverá ser exaustivamente bem discutido pela sociedade e os poderes públicos do Estado e do Município.

Sobre as potencialidades do município estão a agricultura familiar, indústria calçadista e sua expansão com os mais de três mil empregos na Grendene e a instalação, em breve, de mais oito pequenas empresas do ramo que vão se instalar no Sítio São Bento. O evento contará com a participação de empresários locais, representantes de entidades e clubes de serviços e da sociedade civil organizada.

Fonte: PMC

Programação da Semana da Pátria já definida no Crato


Aberta, oficialmente, pelo prefeito do Crato, Samuel Araripe, ontem, dia 02, a semana da pátria. A solenidade ocorreu pela manhã, na praça da Sé. Numa promoção da administração municipal, o evento tem à frente a Secretaria Municipal de Educação e o Tiro de Guerra 10.004. Após o hasteamento das bandeiras, houve descerramento da placa comemorativa. Na oportunidade, foi comemorado o Dia do Cariri, que transcorreu neste 1º de setembro, quinta-feira. Entre as atrações, houve uma corrida de fogo simbólico, realizada pelos atiradores do TG local. A programação reserva homenagens ao Banco do Brasil, pelos 75 anos de instalação de sua agência, em Crato. Participaram da solenidade a administradora de empresa e gerente da agência do Banco do Brasil, em Crato, Elionara Pereira Costa, e o superintendente regional da instituição, João Henrique Lemos Costa.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


CRAS da Batateira oferece diversas atividades para as famílias do bairro


O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, informam ao público a programação semanal do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS do bairro Gizélia Pinheiro - Batateira.

Segunda -feira - Oficina com o Grupo Viver Bem (Idosos) - Manhã
- Reunião com o Grupo Sócio-educativo das Gestantes - Tarde
Terça - feira - Reunião do Grupo Viver Bem (Idosos) - Manhã - Reunião do Grupo Sócio-educativo Casulo (Adolescentes de 12 à 14 anos) - Tarde
Quarta feira - Reunião do Grupo Sócio-educativo Cine CRAS (Crianças de 8 a 11 anos) - Manhã
Reunião do Grupo Sócio-educativo Cine CRAS (Crianças de 8 a 11 anos) - Tarde
Quinta feira - Reunião do Grupo Sócio-educativo Casulo (Adolescentes de 12 a 14 anos) – Manhã

Sexta- feira - A cada quinze dias - reuniões e planejamentos com Orientadores Sociais, Instrutores de Esportes e Cultura que fazem parte do Programa Projovem Adolescente deste município ministrada por Técnicas Referenciais do referido programa.

É importante ressaltar que além de todas essas atividades, o CRAS da Batateiras está disponibilizando cursos profissionalizantes. No último dia 29 de agosto foi iniciado o Curso de Panificação e Confeitaria e estão abertas as inscrições para o Curso de Pintor, atendendo aos seguintes critérios para se inscreverem: Idade mínima acima de 18 anos; Ser cadastrado no Bolsa Família; Ser alfabetizado.

Os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS têm o papel de fornecer à prestação de serviços e programas sócio-assistenciais de proteção social básica às famílias.

Fonte: PMC

'Política do medo' perpetua trauma do 11 de Setembro



Confusão, ansiedade e uma certa fadiga são os resultados principais de dez anos de políticas que cultivaram o medo, uma das consequências mais visíveis dos atentados de 11 de Setembro na sociedade americana. Visto como maior preocupação de quase metade dos americanos após os atentados, em 2001, o risco de um ataque terrorista não é prioridade hoje nem para 1% deles, indicam pesquisas.

Mas, embora o movimento seja natural, dado o distanciamento histórico e a ascensão de problemas mais urgentes como a crise econômica, ele abriu cicatrizes resistentes: 36% temem ser vítimas de um futuro ataque. Para especialistas, esse clima de medo constante, mesmo subjacente, pode ser lido como trunfo do terrorismo.

"Os americanos se tornaram mais passivos por conta de promessas irrealistas do governo", disse à Folha Brian Michael Jensen, historiador e veterano do Vietnã, que serviu no governo Bill Clinton (1993-2001) e que hoje atua na consultoria de segurança Rand. "Tentamos abolir o risco de nossa sociedade por completo", diz o especialista, que costuma ser consultado pelo Congresso americano. "Isso é impossível." Do final de 2001 a 2006 -quando foi desmantelado um plano envolvendo aviões vindos de Londres pros EUA-, os americanos viveram mergulhados em um estado constante de alerta.

Nos três primeiros anos, notícias de que um novo plano havia sido desmantelado pelo governo inundavam a mídia semanalmente. "O maior problema da cultura do medo é que as pessoas ficam com níveis mais altos de ansiedade, que atrapalham seu sono, seu raciocínio ou mesmo seu envolvimento na comunidade", afirmou à Folha o sociólogo Barry Glassner, autor de "Cultura do Medo" (1999, com edição revista agora).

A sensação perene de insegurança foi reforçada por atentados espetaculosos em Madri (2004) e Londres (2005). Mas não por um ataque nos EUA, que, segundo os analistas, vivem seu mais longo período de calmaria em quase cinco décadas. Analistas políticos, na época, atribuíram a essa manipulação do temor popular a reeleição do republicano George W. Bush, amparado pelo então cultuado "establishment neoconservador".

"O medo do terrorismo já existia [nos EUA] antes de Bush. Mas Bill Clinton não o usou nas eleições como Bush o usou em 2002 e 2004", escreveu à Folha John Judis, editor da revista "New Republic" e pesquisador no centro de estudos Carnegie Endowment for Peace.

"Philip Roth, em 'A Marca Humana', que se passa nos anos 90, já falava do terrorismo como o grande medo a substituir a União Soviética." A política, contudo, foi equivocada, na avaliação dos entrevistados. "Os alertas deveriam levar em conta a probabilidade de o risco se concretizar, e a chance de um americano morrer ou ser gravemente ferido em um ataque terrorista é muito baixa", diz Glassner. "Protegeríamos melhor as pessoas se focássemos em perigos mais prováveis."

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON - Folha.com


Cariri Shopping terá maior complexo de cinema do interior do Nordeste



A rede Orient Filmes, líder no mercado de exibição da Bahia, está confirmada na expansão do Cariri Shopping. A operação que já atua no empreendimento desde sua inauguração acaba de fechar novo contrato com a Tenco Shopping Centers, empresa responsável pela administração do empreendimento. A partir de abril de 2012, o shopping ganhará um novo complexo de cinema, com seis salas stadium, tecnologia 3D e mais de 1200 assentos.

Para o diretor comercial da Tenco Shopping Centers, Roger Tonidandel, com o complexo a população terá ainda mais opções de lazer no Cariri Shopping. “As salas vão preencher uma demanda da região por um cinema ainda mais moderno e confortável. Além de triplicar o número de salas, ampliando as alternativas de títulos e, consequentemente, atendendo também um maior número de clientes”, explica Roger.

Segundo o diretor esta operação deverá gerar ainda mais fluxo para o shopping e vendas. Segundo a Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centes o segmento de lazer é responsável por 13,86% da receita dos shopping centers do país, sendo que até 10% dos que freqüentam os malls vão exclusivamente para ir ao cinema.

A expansão do Cariri Shopping será entregue em etapas, com toda a duplicação pronta até abril de 2012. Com a expansão, o shopping passa a ser o maior do interior do Nordeste, passando de 74 para 193 lojas, com 5 âncoras, 11 megalojas, 1 hipermercado e Parque Infantil. Já a área total construída será chegará a 42 mil metros quadrados, com ABL de 24.236 m².

FECHAMENTO - Devido às obras para construção do novo complexo, a partir deste mês de setembro o cinema estará fechado. “Ressaltamos que o desconforto é temporário, mas o benefício será permanente uma vez que teremos um shopping duas vezes maior para toda a população da região. E um cinema ainda mais completo, gerando ainda mais conforto e praticidade para os clientes Cariri Shopping”, explica Paulo Teixeira, superintendente do empreendimento.

Figurando entre as cinco maiores empresas de exibição do Brasil, a Orient Cinemas será parceria da Tenco Shopping Centers em outro empreendimento: o Amapá Garden Shopping, em Macapá. Com inauguração prevista para 2012, o complexo deste shopping terá oito salas de cinema e 1800 assentos.

Além de Juazeiro do Norte/CE, a Orient Cinemas tem salas espalhados pelas cidades de Salvador/BA, Feira de Santana/BA e Petrolina/PE. É também a única empresa de cinemas brasileira a atuar também no exterior, sendo o maior exibidor em Angola, na África e prepara lá também sua expansão.

Fonte: Diário do Nordeste


Série D Brasileiro: Guarani de Juazeiro perde, mas ainda tem chance de ir à 2ª fase



O Leão do Mercado fica mais distante da classificação para a 2ª fase da Série D do Brasileiro. Apesar de jogar bem postado na partida, o Guarani de Juazeiro não conseguiu somar pontos fora de casa e foi derrotado para o Alecrim-RN (1x0), o mesmo placar no jogo de ida do Grupo A3.

O resultado negativo fez a equipe caririense cair para a 4ª colocação, mas ainda com chances de classificação. Por ter mais dois jogos a realizar e com times que lutam para passar de fase, o GuaraJu precisa apenas fazer a sua parte, somando os seis pontos possíveis.

A próxima rodada será realizada no domingo (11), e o Guarani enfrenta o líder Santa Cruz-PE, no Estádio Almeidão, em João Pessoa (PB), precisando vencer para manter-se vivo na competição. No mesmo dia, Porto-PE x Santa Cruz-RN se enfrentarão.


___CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA_-



::: PRÓXIMOS JOGOS - 11 setembro

: PORTO-PE x SANTA CRUZ-RN___Estádio Bezerrão, Belo Jardim (PE) - 16hs

: GUARANI DE JUAZEIRO x SANTA CRUZ-PE___Estádio Almeidão, João Pessoa (PB) - 16hs

Via Yuri Guedes

Mais um Ônibus Juazeiro-Fortaleza é Assaltado - Viaje de Avião...



Nota do Editor: Com o preço das passagens aéreas caindo, talvez seja melhor os leitores pensarem 4 vezes antes de viajar para Fortaleza a partir do Cariri. Já que o poder público não garante a sua parte: A SEGURANÇA DO CIDADÃO, a população precisa se virar de alguma forma. E a coisa só tende a piorar. Em meu tempo de vida, eu nunca vi violência e assaltos diminuirem, você já viu ? Portanto, se preparem para o pior. Em menos de uma década, talvez seja comum você estar em sua casa, olhar pela janela e ver os bandidos passando de um lado para o outro. Sair de casa só se for blindado e com guarda-costas. Vejam só mais essa notícia:

"Um ônibus que viajava de Juazeiro do Norte com destino a Fortaleza foi assaltado na madrugada deste domingo, 4, na BR-230, na localidade de Ladeira da Vaca Morta, em Várzea Alegre, Cariri cearense. Durante a ação, houve troca de tiros e perseguição policial.

Segundo informações do soldado Rolim, do destacamento de Polícia Militar do município, o coletivo, que transportava 48 passageiros, foi interceptado por quatro homens, que trafegavam em um veículo modelo Palio. Os criminosos, armados com pistolas, invadiram o ônibus e tomaram dinheiro e pertences das vítimas.

Enquanto acontecia a ação, um dos passageiros acionou a Polícia, que conseguiu chegar a tempo de iniciar troca de tiros e perseguição ao bando. “Eles acabaram entrando em um matagal, dificultando a captura pela Polícia”.

De acordo com o policial, os criminosos fugiram levando R$ 30 mil, além de celulares e joias dos passageiros. Os ocupantes do ônibus viriam a Fortaleza para fazer compra de roupas que seriam vendidas em uma feira de Juazeiro do Norte."

FONTE: Site Miséria via www.blogfariasbrito.com

PT anuncia “campanha forte” para criar marco regulatório das comunicações


Controle da Mídia ? Que é Isso ?

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputado estadual Rui Falcão (SP), anunciou que os delegados do partido aprovaram neste domingo (4), último dia do 4º Congresso Nacional da legenda, em Brasília, uma “campanha forte” no Parlamento para que seja votado o marco regulatório das comunicações, com o estabelecimento de regras para a mídia. O marco regulatório é um projeto elaborado no governo Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ex-ministro Franklin Martins, mas que está sendo revisado pelo atual ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

De acordo com Falcão, o objetivo é garantir “liberdade de imprensa, direito à opinião, nenhum tipo de censura de conteúdo, mas que democratize a comunicação no país, [..] que se possa regulamentar os artigos da Constituição que falam sobre a propriedade cruzada de meios [de comunicação]. Enfim, houve unanimidade em torno dessa bandeira”. A expressão “propriedade cruzada” é usada para definir a posse por grupos de mídia de mais um tipo de meio de comunicação – rádio, TV ou jornal. A proposta do PT é limitar a propriedade cruzada, mas o partido afirma não querer interferir no conteúdo dos veículos de comunicação. De acordo com Falcão, o partido defende também o veto à propriedade de empresas de comunicações por parlamentares. O texto do marco regulatório prevê que a proibição a parlamentares valerá a partir da aprovação da proposta, ou seja, não terá caráter retroativo. “Ninguém vai cancelar a propriedade deles. É daqui para a frente”, afirmou Falcão.

” Imagino que, quando estiver concluído, o projeto [do marco regulatório] irá para o Congresso Nacional. [..] O partido entende que é necessário ter esse marco regulatório e imagino que o governo vá mandar o projeto para o Congresso”, disse o presidente do PT. Ele rejeitou a tese de que o marco regulatório represente “controle social” da mídia. “Queremos que haja regulamentação do artigo que trata da propriedade cruzada de meios, mais espaço para os veículos comunitários, que não haja censura na internet”, afirmou o presidente petista.

Moção

Os delegados do congresso petista aprovaram neste domingo uma moção específica sobre o setor das comunicações. Proposto pela corrente Movimento PT e assinado pelo dirigente Valter Pomar, o documento faz um histórico das posições do PT sobre o tema.

Distribuído neste domingo no congresso, o texto cita a proposta apresentada pelo partido em 2009 sobre o marco regulatório, quando o PT defendeu “criação de instrumentos de controle público e social”, tese rejeitada em 2010 e neste ano. Na moção deste ano, o partido defende o fortalecimento do papel regulador do Estado no setor de telecomunicações; a consolidação de um sistema público de rádio e televisão; a elaboração das políticas de comunicações por meio da criação de conselhos de comunicação em todos os estados da federação e no Distrito Federal; e o “fortalecimento” do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

José Dirceu

Ao final do congresso, o partido não levou adiante a idéia de aprovar uma moção de apoio ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu porque na sexta-feira, na abertura do encontro, segundo Rui Falcão, houve “uma grande saudação” a Dirceu, feita em discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na semana passada, Dirceu foi objeto de reportagem na revista “Veja”, que aponta a existência de um suposto gabinete paralelo do ex-ministro em um hotel, em Brasília, onde ele receberia ministros e parlamentares.

Fonte: Agências de Notícias

PMDB elege novo prefeito da cidade de Jardim, interior do Ceará


Prefeito eleito em 2008 foi cassado e cidade foi às urnas neste domingo (4). Antonio Roriz Neves venceu com 252 votos de diferença.

Com 252 votos de vantagem, Antonio Roriz Neves (PMDB-CE) foi eleito neste domingo (4) novo prefeito da cidade de Jardim, a 542 quilômetros de Fortaleza, de acordo com a juíza eleitoral Alexsandra Lacerda Batista Brito. O vencedor obteve 50,82% dos votos (7.853), enquanto a candidata Cremilda Bringel (PSDB-CE), segundo lugar, conseguiu 7.601 votos.

Ele ocupará o cargo até 31 de dezembro de 2012. A posse está prevista para 19 de setembro, na Câmara Municipal da cidade. Antonio Roriz Neves tem 22 anos e cursa Administração de Empresas. O total de votantes nas eleições suplementares de Jardim foi de 16.151, em em 32 locais de votação e 77 seções.

Cassação
Eleitores de duas cidades do Ceará, Jardim e Umirim, realizam eleições suplementares neste domingo (4) por conta da cassação dos prefeitos, eleitos em 2008, por corrupção eleitoral e abuso de poder econômico. Os candidatos eleitos ocuparão o cargo até dezembro de 2012, conforme prevê a Lei Eleitoral em caso de cassação.

Fonte: G1.
www.blogfariasbrito.com


Caiu a máscara: PT agora defende abertamente censura à imprensa (postado por Armando Rafael)


O que esperar de um partido político que resolve travar uma guerra contra a imprensa do País? Ora, os veículos de comunicação têm o dever de informar à população sobre irregularidades e denúncias de corrupção. No Congresso do PT, acusou-se a oposição de liderar uma "conspiração midiática" de apoio à presidente Dilma e sua "faxina" com o único propósito de dissolver a base parlamentar do governo. No evento foi defendido o controle da mídia. Controle ou censura?

O texto-base da resolução política que o PT aprovou na etapa extraordinária do 4º Congresso Nacional do partido, que aconteceu entre sexta-feira última e domingo, dia 4, em Brasília, e defendeu a extinção do Senado Federal e a adoção do sistema unicameral no âmbito da reforma política. Além disso, o documento preliminar sugeriu 13 leis de iniciativa popular em temas polêmicos como reforma agrária e controle da mídia.

O documento com 108 itens divididos em 24 páginas, ao qual o iG teve acesso, é fruto de contribuições das principais tendências do partido, além de setores da intelectualidade petista, e teve redação final do presidente nacional do PT, Rui Falcão.

No último capítulo, intitulado “Um novo Estado, uma nova civilização”, o PT propõe uma campanha pública para aprovar uma série de 13 “leis cidadãs”, todas de iniciativa popular. O redator chegou a usar o termo “autogoverno”, substituído por soberania popular.

Segundo a coluna Cláudio Humberto, desta 2ª feira, dia 5: “O Partido dos Trabalhadores (PT) contrariou a presidenta Dilma Rousseff e prevê uma "campanha forte" para a regulamentação da mídia no país, projeto interno da legenda tocado discretamente mas, agora, escancarado em documento oficial na conclusão do 4º Congresso Nacional, neste domingo (4), em Brasília. O marco regulatório é um projeto elaborado no governo Lula, pelo então ministro Franklin Martins, a pedido do próprio presidente, e agora nas mãos do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. O debate será levado ao Congresso Nacional, em forma de projetos ainda a serem apresentados.


Outra proposta foi a de limitação de propriedade de veículos de mídia por parte de um só grupo, o que os petistas classificaram de propriedade cruzada - uma só empresa ser dona de emissoras de rádio e TV, através de concessão, mais portal de internet, jornais e veículos afins. O PT quer barrar conglomerados. O que vai de encontro ao projeto dos grandes grupos de mídia no país. O partido também quer vetar parlamentares à frente de jornais, rádios e TVs ".

(fonte: iG Notícias)

Comunicado aos nossos Leitores - 05 de Setembro de 2011


Comunicamos que nesta manhã estamos com problemas técnicos em um de nossos HDs de 1.5Tb, o que tomou parte da noite de ontem e a madrugada de hoje para fazer backups e restaurações de todos os programas na tentativa de restaurar o nosso computador principal de edição de notícias, fotos e reportagens. Nesse momento, os backups continuam. O Blog do Crato nem nenhum outro site pertencente à Rede Blogs do Ceará será afetado por isso, apenas a manutenção à partir da redação será mais lenta que o de costume, até que tudo volte à normalidade. Ao longo do dia as notícias de hoje estarão sendo postadas. Estou acessando através de um dos terminais auxiliares. Pedimos desculpas pelos transtornos. Computadores são máquinas muito falíveis e não tem hora para dar defeito.

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato.


CRATO:O Que nos Resta de Sua Arquitetura e o Tempo do Vento-Wilson Bernardo.


Wilson Bernardo(Fotografia)

Diário da Corrupção - Aeroporto no Piauí gastou R$ 25 milhões e ainda não existe


A ideia é que no futuro pesquisadores, estudantes, turistas e curiosos de todo tipo que quiserem conhecer o passado do primeiro homem a habitar as Américas descerão de modernos jatos num aeroporto com pista de 2,5 mil metros, no meio da caatinga, em São Raimundo Nonato, no sul do Piauí, a 503 quilômetros de Teresina. O confortável terminal mescla a arquitetura futurista com um símbolo do passado, que poderá ser visto dos céus pelos que chegam - o desenho de uma capivara prenhe, a primeira mostra dos tesouros arqueológicos do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Por enquanto, no entanto, em vez do terminal em forma da capivara que espera um filhote, quem chega ao aeroporto vê uma carcaça de ferros retorcidos, concreto aos pedaços, tijolos amontoados, tocos de madeira e pregos enferrujados. Isso porque as verbas públicas para a construção do Aeroporto Serra da Capivara seguiram o rumo de tantas outras destinadas a projetos tão ou mais importantes: sumiram. Como sumiu o dinheiro para a edificação de nove quiosques na cidade vizinha de Coronel José Dias, a 30 quilômetros dali.

O enredo em São Raimundo Nonato tem o perfil das irregularidades detectadas pelas auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) e investigações da Polícia Federal nas verbas do Turismo: dinheiro do orçamento público que começou a ser liberado no fim de um governo e vai pingando com critério eleitoral, empreiteira de político contratada e zero de comprometimento administrativo com o projeto de incentivar o turismo.

O Aeroporto Serra da Capivara deveria ter um custo total de R$ 20 milhões, mas a obra já consumiu R$ 25 milhões e vai precisar de mais R$ 8 milhões para ser concluída - e não se sabe quando. A empreiteira Sucesso, que deverá tocar a obra até o fim, informou que não sabe quando recomeçará a trabalhar na construção do terminal. Por enquanto, mantém lá apenas um funcionário, que faz a vigilância da área. A Sucesso pertence ao senador João Claudino (PTB-PI).

A primeira liberação do dinheiro para o aeroporto de São Raimundo Nonato foi feita em 30 de dezembro de 2002. No penúltimo dia da gestão de Fernando Henrique Cardoso, o governo federal destinou R$ 5 milhões para o futuro aeroporto. Em fevereiro de 2003, já no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, foram anunciados outros R$ 7,43 milhões, provenientes do recém-criado Ministério do Turismo. O então ministro Walfrido Mares Guia foi pessoalmente ao Piauí anunciar o dinheiro, de um programa chamado Prodetur Nordeste 2. As obras tiveram início em 2004.

Mais à frente, o governo Lula anunciou a liberação de outros R$ 8,33 milhões e o governo do Piauí comprometeu-se com outros R$ 5 milhões de contrapartida. Só a pista ficou pronta. Isso em 2009. Mas, como foi feita com 1.650 metros e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) só homologa pistas para grandes jatos a partir de 2,5 mil metros, a do Aeroporto Serra da Capivara terá de receber mais 850 metros. Por enquanto, a Anac liberou a pista como aeródromo, sem permissão para operações comerciais. Aviões pequenos fazem pousos e decolagens de lá, aproveitando a pista existente.

Emenda nova

Em 2009 foi realizado no Parque Nacional da Serra da Capivara o Congresso Internacional de Arte Rupestre (Global Art), com a participação de mais de 30 países. No entusiasmo da chegada de tanta gente, o governo do Piauí chegou a importar do Recife um orientador de estacionamento de aeronaves. Desde essa época, com ou sem função, Marcos Madeira vai para o aeroporto, onde passa o dia aguardando a chegada de algum avião. Aparecem poucos. Nos últimos oito meses ele parou de receber o salário. Agora, fez um acordo com o governo do Estado, que prometeu pagar o que lhe deve. “Graças a Deus, começaram a pagar”, disse Madeira.

Nessa novela de sumiço de verbas, atrasos, início de obras, paralisação, reinício, paralisação, foram feitos novos cálculos para que o Aeroporto Serra da Capivara enfim possa entrar em operação. Precisará de mais R$ 8 milhões. O dinheiro já está previsto numa emenda parlamentar do deputado Paes Landim (PTB-PI), originária de restos a pagar dos Orçamentos de 2009 e 2010.

O ex-governador Wellington Dias (PT), que prometeu por diversas vezes inaugurar a obra, disse que os atrasos ocorreram porque as licitações foram feitas em etapas, para a pista e para o terminal. “Isso atrapalhou demais”, disse. Da licitação participou também a Norberto Odebrecht, notória construtora de aeroportos pelo mundo. Mas ela foi desqualificada. Venceu uma pequena construtora, do Piauí, chamada Getel, que desistiu logo depois do início das obras. Finalmente, os trabalhos foram entregues à empresa do senador João Claudino.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Medalha Bárbara de Alencar vai para quem merece! - Por: George Macário


A DEPUTADA FEDERAL PERNAMBUCANA, ANA ARRAES RECEBERÁ A MEDALHA BÁRBARA DE ALENCAR

Em reconhecimento ao Projeto de Lei 522, que eleva Bárbara Pereira de Alencar ao Panteão dos Heróis da Pátria, a Deputada Federal Ana Arraes, será homenageada pelo Município do Crato, onde deverá receber a MEDALHA BÁRBARA DE ALENCAR, no próximo dia 09 de setembro, em solenidade que será realizada no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva.

No mesmo evento, o Governador Eduardo Campos, filho de Ana Arraes, receberá o Título de Cidadania Cratense, concedido pela Câmara Municipal do Crato, além da posse no ICC- Instituto Cultural do Cariri, juntamente com o Dr. Tadeu Alencar.


SIBA MAIS SOBRE ANA ARRAES:
Biografia

Nascida no Recife no dia 28 de julho, Ana Lúcia Arraes de Alencar é filha do ex-governador Miguel Arraes e de Célia de Souza Leão Arraes de Alencar. Advogada, ela é mãe do economista e governador do Estado, Eduardo Campos, e do advogado e escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras, Antônio Campos. Ao longo de sua vida, Ana Arraes participou, ao lado do pai, de diversas lutas políticas, tendo sido eleita, em 2006, deputada federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Foi a segunda mulher na história de Pernambuco a conquistar um mandato na Câmara dos Deputados, sendo a primeira eleita no século XXI. A parlamentar entrou na vida pública com a terceira maior votação do Estado, contabilizando mais de 178 mil votos.

A deputada Ana Arraes tem se destacado pela luta em prol do desenvolvimento econômico de Pernambuco e de melhores condições de vida para a população. Foi indicada por unanimidade para assumir a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal, função que exerceu até o dia 3 de março. Atualmente, atua como membro titular da mesma comissão e suplente da Comissão de Ciência e Tecnologia. Da mesma forma é a primeira representante do sexo feminino a presidir a Comissão de Defesa do Consumidor. Além disso, é a primeira mulher a participar de uma Comissão de Reforma Tributária, tendo, recentemente, aprovado projeto que retira os impostos cobrados sobre os produtos que compõem a cesta básica.

Tem trabalhado arduamente para viabilizar leis que venham a contribuir para a concretização da justiça social. Neste sentido, apresentou projetos com vistas à universalização da telefonia celular e à implantação do seguro desemprego para os agricultores que só dispõem de trabalho no período da safra, ficando sem condições de sobrevivência durante os meses de entressafra, como é o caso dos canavieiros. Ana Arraes também tem focado suas atividades na defesa dos direitos das mulheres, na melhoria das condições de saúde da população, viabilizando recursos para a construção do Hospital Miguel Arraes, em Paulista.

Informações: FONTE:http://www.anaarraes.org.br/index.php/content/view/296.html
GEORGE MACÁRIO - EDITOR do Blog O Democrato



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30