xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/09/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 setembro 2011

Meu Ceará - Ensaio Fotográfico - Dihelson Mendonça



Meu Ceará é lindo

Por do Sol - Fortaleza - Dihelson Mendonça

Do litoral ao sertão...

Chapada do Araripe - Crato

Meu Ceará tem belezas

IMG_0967b

Que um povo feliz guarda no coração

Image12

Meu Ceará tem magia

Image27

Tem amor e tem Poesia

Image39

Nas noites do meu sertão...

ninha por do sol 700

Meu Ceará tem arte

Img_0387

Tem cultura em toda parte

Caminhando sobre as ondas

Fruto de uma grandeza

Crato - Praça da Sé - Por Dihelson Mendonça - original

Que um dia a natureza maravilhosa, criou.


TEXTO E FOTOS: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução sem autorização do autor


FACEBOOK - Dihelson Mendonça


Quem quiser, pode me adicionar no Facebook, a fim de que possamos bater um papo...

Em jogo cheio de polêmica, Icasa cede empate ao Vitória em Salvador


Icasa e Vitória empataram em 1 a 1 na tarde deste sábado (3), em Salvador. Os gols da partida foram de João Sales, para o Icasa, e de Neto Baiano, para o Vitória. O jogo foi marcado pela polêmica, pois o Verdão do Cariri terminou a partida com 2 jogadores a menos, e reclamando muito do pênalti que resultou no gol de empate dos baianos. Com o empate, o Icasa fica na 13ª posição da Série B, com 27 pontos, enquanto o Vitória/BA fica na quinta posição, com 31 pontos. Na próxima rodada, o Icasa enfrentará a Ponte Preta, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte.





1º Tempo

No começo do jogo, foi o Vitória que começou partindo para o ataque. Com um minuto de partida, Neto Coruja tentava pela direita, porém, Guto, defensor do Icasa, afastava tudo o que era possível. Com o passar do tempo, o jogo ficava mais tenso. Primeiro foi Marcelo Pitol que se estranhou com o meia Ueliton, do Vitória/BA. O árbitro separou a confusão. Após o lance de confusão, o Icasa acordou. Aos 13, depois de um chute de longa distância e o vacilo do goleiro Fernando Leal, João Sales colocou a bola pro fundo da rede, abrindo o placar do jogo. Após o gol, o Vitória/BA ainda colocou pressão em cima do Verdão do Cariri, mas sem sucesso. Aos 20, o jogo foi paralisado. Neto Coruja subiu para cabecear, mas atingiu o jogador João Sales, e a confusão começou de novo. Dessa vez o árbitro não passou em branco e deu cartão amarelo para Guto, que foi discutir com Neto Coruja, e para Ueliton, que empurrou o volante Marino. Depois da confusão, o jogo continuou movimentado, porém ambas as equipes não criaram muitas oportunidades de gol.

2º Tempo

Diferente do primeiro tempo, o Icasa começou partindo para o ataque. Aos 4 minutos, Marciano recebe a bola em diagonal, e na hora do chute a defesa do Vitória tira e coloca a bola para escanteio. Um minuto depois, foi a vez de Ramon, que debaixo da trave perdeu um gol incrível. Após os lances de perigo, o time do Icasa começou a sofrer a pressão que já havia sofrido no primeiro tempo. O primeiro que sofreu com a pressão do adversário, foi o volante Marinho, do Icasa, que recebeu cartão amarelo. Diante da pressão do rubro-negro baiano, o Icasa afastava todas as bolas que poderiam resultar em gol para o time da casa. Aos 16 minutos, Guto foi expulso e um minuto depois foi a vez de Diego Palhinha tomar cartão amarelo.

O Icasa ficava nervoso com as investidas perigosas do Vitória/BA. Aos 20 minutos, o tempo fechou e Marcelo Pitol levou cartão amarelo. O Verdão tentava de todas as formas de escapar da pressão do time baiano, trocou Marciano por Alex Afonso e João Sales por Eliélton, porém sem sucesso. Minutos depois, penalti para o Vitória. Neto Baiano cobrou num canto, Marcelo Pitol caiu no outro e o leão empatou o jogo. Após o gol de penalti do Vitória, Janilson foi expulso por ter ameaçado o árbitro. Ao final da partida, o técnico Márcio Bittencourt teve que ser contido, pois estava bastante exaltado com a arbitragem.

Fonte: Portal Verdes Mares

Comentários dos Leitores - Dia 04 de Setembro de 2011


E agora, passamos a publicar os comentários enviados pelos leitores durante os dias em que estive viajando. Peço desculpas pela demora na publicação, mas asseguro que todos os que recebi estão agora publicados. ( Dihelson Mendonça )

Terreno do SESI

MARCOS CARVALHO em 25/08/2011
É preciso saber se o terreno do sesi e senai foi doado pelo município, desta forma pode ou não ser vendido ???

Iluminação na Rua da UFC

Flavio S em 24/08/2011
Se o senhor prefeito ( do Crato ) reestruturar aquela rua de onde será a UFC-Agronomia, colocando iluminação, calçamento entre outras coisas, pode ter certeza que sua popularidade aumentará!

Reclamação à COELCE:

Maria Otilia em 01/09/2011
Solicitamos a COELCE a troca de lãmpadas queimadas na Rua Tristão Gonçalves e Bárbara de Alencar. Afinal para que serve a taxa de iluminação pública que pagamos mensalmente ?

Praças Centrais do Crato

Maria Otilia em 01/09/2011
Gostaria de saber dos responsáveis pela reforma das praças, onde encontrar as maquetes das mesmas. Isto é bom para que não tenhamos surpresas como a última reforma da Praça Siqueira Campos.

Silêncio do Dep. Sineval Roque

Marta alexandrina em 31/08/2011
Enquanto vários deputados dão o sei apoio aos professores em greve o dep. Roque silencia para não ser contra o poderoso chefão. E´o dep. mais calado do ceará.

edivania sobreira em 30/08/2011
Realmente a desattivação dos retornos no Crato está gerando transtornos aquem ali reside, tem que ir lá no Juazeiro prá chegar em casa. Com a palavra o gerente do Der, que é indicação do Dep. Roque.

Galeria de Arte

Chrystian em 03/09/2011
Em breve estaremos inaugurando uma galeria de arte (fotos, pinturas) para comercialização dos meus trabalhos. Rua Dr. Miguel Limaverde, Mandacaru Center, Loja 04. Crato/Ceará. www.artesvendaschrystianma

Politicagem do Cariri

Carlos em 29/08/2011
Senhores políticos da região do Cariri venham Ao ( ABC )Paulista, quem sabe por aqui vocês aprendem a fazer política e crescam juntos, e acabem com esta palhaçada que existe aí no ceará, que só cresce o juazeiro .

antonio em 25/08/2011
porque no juazeiro não tem Gnv ai nos postos de gasolina não ter gnv fui para ai podendo economizAR na minha viajem só que acabei gastando mas por falta de não ter gas natural nos postos de gasolina.... que vergonha

Entrada do Crato

claudioaldo em 26/08/2011
Seria bom os gestores do crato elaborar um projeto para a entrada da cidade.Deixa muito a desejar.Vamos seguir bons exemplos.A exemplo da praca do giradouro em juazeiro.

Escândalo dos Banheiros

Everardo nepomuceno em 25/08/2011
A questão dos banheiros devia feder para o Joaquim Cartaxo do PT e não do Camilo, onde já se viu tirar oque o pobre mais precisa de higiene para enriquecer ilicitamente, o PT tá fedendo.

Falta de Apoio Político ao Crato

Tiago S. Dantas em 25/08/2011
O que falta no Crato é apoio politico, é parceria entre governo municipal, estadual e federal. Governo sem o apoio desses fica dificil. O resultado da falta de apoio esta ai para todo mundo ver. Juazeiro do Norte

Rádio Chapada do Araripe

almir lacerda em 24/08/2011
Estou em sintonia com a radio Chapada do Araripe aqui em São Paulo via Internet ouvindo o programa Musica Inesquecivel excelente, imperdível.

Seminários do Programa Bolsa Família acontecem em vários bairros do Crato

"Que pena que Dom Quintino ficou de fora novamente. Mas eu acredito que o ideal seria a realização deste seminário em todos os bairros cratenses, sei que são muitos os bairros e distritos mas é nescessario que todos tenham acesso."

Vivian Cardoso
Dom Quintino - Crato - CE

ARTISTA DO CRATO - EXCLUSÃO

"Caro amigo Dihelson Mendonça, eu sou um blogueiro, leitor e admirador das mais variadas formas e manifestações de sentimentos, sejam eles quais forem e principalmente, deste importantíssimo blog do Crato, que mostra as coisas da nossa cidade e que você tão bem comanda todas elas. Eu fico triste por ler coisas ainda tão primitivas e de certa forma, ao meu ver, coisas que acredito serem o atraso que avassala nossa tão sofrida cidade, considerada por muitos anos a princesa do Cariri, a capital da cultura, e que acredito ser verdadeira até nos dias de hoje. Vejo dezenas de conflitos e situações aqui, que nunca mencionei e nem é do meu ser mencionar. Penso que cada um de nós, é que devemos saber julgar a sim mesmo, sobre nossos atos. Vejo o que passa e fala o grande artista paraibano Chico Cesar, sobre a "exclusão". Nunca falei nada a respeito do que sinto em minha própria cidade. Quero aqui manifestar um sentimento particular e silencioso, ao ver que perante os que fazem a cultura da nassa cidade não darem nenhuma importância a um trabalho simples e que com muito sacrifício e apoio de terra alheia a minha, consegui realizar, se ainda não tive a chamada "qualidade", talvez pela falta de um reconhecimento mínimo dos que fazem a cultura da nossa cidade. Músicas como "Chapada do Araripe", "Bacia do Araripe", "Floresta verde"... e outras detre as 67 lançadas, ainda não tive o prazer, o privilégio, de nenhuma alusão, seja ela qual for, nas páginas ou nos veículos culturais do Crato. A minha tristeza, é que vejo que as notícias policiais e tolices desqualificadas dentro de uma "intelectualidade vergonhosa", sendo muito mais valorizada, do que se dá, uma oportunidade a um filho da cidade, que luta a distância e sonha, em querer levar com humilde letras e canto, o sentimento, o amor ao seu torrão natal, que nada reflete ao seu desejo. Que é despertar o reconhecimento, a esperança, a fantasia, alegria e emoção pela nossa terra. Como todo artista, carrega consigo a ilusão. Um grande abraço.

Josilson Lobo
Avenida Pe. Cícero
Cidade: Crato- Ce.

PRÉDIOS DO SESI E SENAI

"ESTA MENSAGEM É PARA NOSSA COLEGA INTERNAUTA VIVIAN CARDOSO, RESIDENTE EM DOM QUINTINO, NESTA CIDADE. ELA PERGUNTA; POR QUE O GOVERNADOR NÃO ADQUIRE OS PRÉDIOS DO SESI E SENAI PARA TRANSFORMÁ-LOS NUM POLICLINICA QUE PROMETEU PARA O CRATO ? CARA VIVIAN, EU PARTICULARMENTE ACREDITO EM; MULA-SEM-CABEÇA, SACI-PERE-PERE, PAPAI NOEL, DUENDE E OUTRAS TOLICES. MENOS NO GOVERNADOR CID GOMES."

José Carvalho Leite ( Zuza )
Endereço Completo: Rua João Goulart
Cidade: Crato-CE

Páginas do blog do Crato

"Quero parabenizar o gestor do blog do crato pela sua equipe de colaboradores e ténicos operacionais do website"

Roberto de Brito
Rua Hermenegildo Firmeza
Cidade: Crato-ce

Assunto: ( Governador ) SE ACHA...

"Este Gov.Estadual se acha um BLINDADO....tudo pode, tudo acha e tudo IMPÕE! Esta medida tomada publicando EDITAL para concurso publico, não passa de uma forma para inibir as paralizações aplicadas pelos EDUCADORES e outros SERVIDORES PUBLICOS ESTADUAIS. Com esta medida enche de esperança tantas outras pessoas que buscam uma vaga em EMPREGO CONCURSADO.Esta é mais uma medida ROLO COMPRESSOR do governo para com os SERVIDORES PUBLICOS.Que falta faz hoje o PARTIDO DOS TRABALHADORES!!!!kiKiKikiKi"

jose hermano teles barreto hermano
rua antonina do norte
Cidade: crato

Pavimentação das Ruas do Crato

"Dihelson, caso saiba informe por onde anda os trabalhos de PAVIMENTAÇÃO de ruas e avenidas na cidade do CRATO. Já não basta os trabalhos a passos de tartaruga imposta pelo governo do estado?"

jose hermano teles barreto hermano
Rua antonina do norte
Cidade: crato

Um deputado cuecão e seus três senadores traidores do Crato

O Armando Rafael escrevendo como sempre a pura verdade. Os três senadores do Ceará bem votados no Crato hoje fecham os olhos para nossa cidade, no comando destra traição está o conhecido deputado Zé Guimarães ( ****** ) que tenta de toda maneira erguer o já afundado Prefeito do Juazeiro de um mar de corrupção. Em detrimento fica o Crato a mercê da luta destes senhores contra o desenvolvimento do Crato. É mister que se diga que, a luta solitária do Prefeito Samuel Araripe é que nos conforta, que vai à Brasília, a vários ministérios na luta incansável (como foi na verba para reconstrução do canal) para o bem estar de nossa cidade. Doravante esperamos com a fé que temos em Nossa Senhora da Penha, meu Padim Cícero e todos os Santos, o Crato consiga soerguer cada vez mais e cheguemos ao àpice do desenvolvimento.

joao leite neto
Endereço Completo: R. Carolino Sucupira
Cidade: Crato

Comentários publicados no Mural da Rede Blogs do Ceará, no lado direito do Blog do Crato e no formulário de comentários do Blog, na página principal. Toda a responsabilidade dos comentários pertence aos próprios comentaristas, sendo que o Blog do Crato não assume qualquer responsabilidade sobre os comentários veiculados.


MENSAGEM PARA UMA REFLEXÃO -Por Maria Otilia


VOCÊ PODE !


Você pode curtir ser quem você é, do jeito que você for, ou viver infeliz por não ser quem você gostaria.
Você pode assumir sua individualidade, ou reprimir seus talentos e fantasias, tentando ser o que os outros gostariam que você fosse.
Você pode produzir-se e ir se divertir, brincar, cantar e dançar, ou dizer em tom amargo que já passou da idade ou que essas coisas são fúteis sérias e bem situadas como você.
Você pode olhar com ternura e respeito para si próprio e para as outras pessoas, ou com aquele olhar de censura, que poda, pune, fere e mata, sem nenhuma consideração para com os desejos, limites e dificuldades de cada um inclusive os seus.
Você pode amar e deixar-se amar de maneira incondicional, ou ficar se lamentando pela a falta de gente à sua volta.
Você pode ouvir o seu coração e viver aproximadamente ou agir de acordo com o figurino da cabeça, tentando analisar e explicar a vida antes de vivê-la.
Você pode deixá-la como está para ver como é que fica ou com paciência e trabalho conseguir realizar as mudanças necessárias na sua vida e no mundo à sua volta.
Você pode deixar que o medo de perder paralise seus planos ou partir para a ação com o pouco que tem e muita vontade de ganhar.
Você pode amaldiçoar sua sorte, ou encarar a situação como uma grande oportunidade de crescimento que a Vida lhe oferece.
Você pode mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas insatisfações, ou encarar a verdade de que, no fim das contas, sempre você é quem decide o tipo de vida que quer levar.
Você pode escolher o seu destino e, através de ações concretas caminhar firme em direção a ele, com marchas e contramarchas, avanços e retrocessos, ou continuar acreditando que ele já estava escrito nas estrelas e nada mais lhe resta a fazer senão sofrer.
Você pode viver o presente que a Vida lhe dá, ou ficar preso a um passado que já acabou - e portanto não há mais nada a fazer -, ou a um futuro que ainda não veio - e que portanto não lhe permite fazer nada.
Você pode ficar numa boa, desfrutando o máximo de coisas que você é e possui, ou se acabar de tanta ansiedade e desgosto por não ser ou não possuir tudo o que você gostaria.
Você pode engajar-se no mundo, melhorando a si próprio e, por consequência, melhorando tudo que está à sua vota, ou esperar que o mundo melhore para que então você possa melhorar.
Você pode celebrar a Vida e a Energia Universal que o criou, ou celebrar a morte, aterrorizado com a ideia de pecado e punição.
Você pode continuar escravo da preguiça, ou comprometer-se com você mesmo e tomar atitudes necessárias para concretizar o seu Plano de Vida.
Você pode aprender o que ainda não sabe, ou fingir que já sabe tudo e não precisa de aprender nada mais.
Você pode ser feliz com a vida como ela é, ou passar todo o seu tempo se lamentando pelo que ela não é.
A escolha é sua.

Pois o importante, é que você sempre tem escolha.

Pondere bastante ao se decidir, pois é você que vai carregar - sozinho e sempre - o peso das escolhas que fizer.

Texto de Luis Borges

Crônica de Domingo - O Segredo da Felicidade Revelado - Por: Dihelson Mendonça


A grande busca do ser humano é a busca da Felicidade.

Não irei aqui escrever uma daquelas crônicas intermináveis, que os leitores estão acostumados a ler quando procuram se aprofundar neste tema, mas apenas colocar as coisas de forma prática para que os interessados possam à partir do exposto, encontrar os caminhos para a sua própria felicidade.

Aprendi nos meus 45 anos de existência, que a Felicidade é um estado de espírito, que independe de posses materiais e quando se consolida, independe inclusive de qualquer influência externa. Por incrível que pareça, o ser humano feliz não vive a se questionar se é feliz. Aquele que pára continuamente para checar se é feliz ou não, já é um ser infeliz. Como já dizia o escritor Norman Vincent Peale, "As pessoas felizes são ocupadas demais para questionarem a sua felicidade".

Anatomia de um Infeliz

O grande erro das pessoas infelizes é colocarem o seu ego no centro absoluto de suas vidas, alimentando-o como a um grande monstro, como se o mundo inteiro girasse em torno delas. As pessoas infelizes amam a si próprias intensamente e de forma tal, que não conseguem transferir este amor às outras pessoas e ao mundo. Assim como os interestelares "buracos negros", onde nem a luz consegue escapar do seu interior, as pessoas infelizes estão todo o tempo preocupadas demais em saciar a sua infinita fome de serem observadas, amadas e bajuladas. Estão mais interessadas em receber do que em dar. Constróem a base da sua alegria cotidiana sobre ídolos falsos como o dinheiro, posses materiais, poder, fama, etc. Nunca estarão satisfeitas, pois tudo isso é apenas vaidade! Muitas passam o tempo a viver do passado, ou a comparar a sua beleza, poder, posses e outras características com as outras pessoas. É preciso que aprendamos a nos aceitar, tentando corrigir os erros, mas acima de tudo, entender que a vida é sempre daqui pra frente. A vida começa HOJE. Lembre-se: você não pode alterar o que passou. Mas você pode construir uma nova vida.

Por outro lado, como já diziam os gregos, o "homem feliz ainda poderá ser um homem sem camisa!"

Se há dois ditados que conservo sempre comigo e que pude comprovar a sua veracidade ao longo da minha existência e que serve de lição para todos que desejam ser felizes, são:

"Cabeça desocupada é oficina do Diabo"

e

"O Trabalho geralmente, é a cura para todos os males"

Uma pessoa que passa o tempo todo recolhido em um quarto, com poucos contatos com o mundo real de outros seres humanos, e que não consegue transferir amor e dedicação a outros seres, e transformar a sua vida em algo útil à sociedade, é um ser profundamente infeliz e digno de lástima, porque só podemos ser felizes quando largamos essa preocupação doentia em torno da nossa própria pessoa e formos capazes de amar algo de verdade, seja o trabalho, seja outra pessoa, seja um grande ideal, ou até mesmo o simples fato de cuidar de um jardim. O que ninguém consegue é ser feliz sentindo-se inútil. O que nos torna felizes é dar sentido às nossas vidas !!!

O que de bom você fez hoje para o bem da humanidade ? Ou você só pensou em si próprio ?

Dê sentido à sua existência! Arrume algo que você saiba executar bem, um TRABALHO, e com isso, torne outras pessoas felizes também. Você se torna feliz quando faz alguém feliz. Crie algo de bom. Faça o bem às pessoas. Ajude quem necessitar, e nunca dê as costas a quem precisar de ti, independente de receber algo em troca ou não. Felicidade não é barganha. Acima de tudo, sinta-se útil. O trabalho, mesmo sem remuneração pode ser gratificante, porque o estamos usando como uma terapia para nossos males. O trabalho evita a loucura. O trabalho faz verdadeiros milagres.

Agora que você sabe o segredo das pessoas felizes, terá de escolher entre mudar a sua vida radicalmente, indo para a luz e tornando-se um cidadão útil ao mundo e ser recompensado por isto, ou recolher-se dentro de si próprio e passar o resto da vida se consumindo em Auto-Piedade, que é a mais desprezível característica das pessoas infelizes. Acima de tudo, lembre-se: Você não pode mudar como a sua história começou, mas você tem pleno poder para escolher o seu final. Ah! você tem problemas grandes demais ? Lembre-se que outras 7 bilhões de pessoas do planeta também tem os seus problemas. A questão não é ter ou não problemas ou o tamanho deles, é a atitude que você terá diante dos problemas. Você pode ignorá-los, aceitá-los ou enfrentá-los com dignidade e auto-controle. Você escolhe.

A questão é apenas de atitude. Você um dia terá de escolher se vai continuar a agir com infantilidade ou decidir crescer e se tornar um verdadeiro adulto. A característica principal que define a maturidade é o auto-controle. A maioria das pessoas ainda não despertou para a necessidade de agir mais com a razão e sem crises emocionais totalmente desnecessárias. É preciso cultivar o auto-controle. Quando decidirem se tornar os senhores das suas próprias vidas, encarando o mundo de frente sem a necessidade de muletas, transformando-se em cidadãos responsáveis, úteis e dando sentido às suas existências, jamais se questionarão novamente se são pessoas felizes ou não, porque quem é feliz, vive a sua ( e da sua ) felicidade, sem precisar ter que buscá-la em parte alguma, dentro ou fora de si.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


Acredite se Quiser - Esposa teve relação com o Delivery Pizza Boy pensando que fosse o Marido



Isto aconteceu na Austrália recentemente e o caso foi parar nas cortes judiciais australianas. Uma mulher que estava praticamente dormindo em sua cama teve sexo com o entregador de pizza pensando que o mesmo fosse o seu marido! O delivery pizza boy, um rapaz de 22 anos originário de Nepal, foi a casa da mulher fazer o seu delivery pizza quando ao passar no corredor em frente ao quarto dela, notou que ela estava adormecida. Ele não teve duvidas, entrou no quarto, removeu as suas calcinhas e teve uma relação sexual. O marido que também tinha pegado no sono devido a demora da delivery pizza, só que no sofá na sala da casa naquela fatídica noite, negou ter feito sexo com a esposa quando na manha seguinte ela o perguntou.

Portanto ela logo conclui que tinha sido um belo e vivido sonho que tivera...e o assunto ficou encerrado para ela. Só que no final da tarde daquele mesmo dia , o rapaz do delivery pizza ligou para a casa dela e insinuou que a partir de agora poderia tornar-se o seu amante. Isto foi o suficiente para ela se conscientizar que não tinha tido sonho nenhum, mas sim vitima de um estupro. Durante o julgamento, o delivery pizza boy alegou ao juri que o sexo foi consensual, dizendo que a mulher iniciou o coito ao abraca-lo. No entanto isto não foi suficiente para convencer o juri e em 29 de junho ultimo o delivery pizza boy foi sentenciado como culpado de ter tido uma relação sexual sem consenso. Numa desesperada tentativa de amenizar a pena, o advogado do delivery pizza boy afirmou que o rapaz cresceu numa sociedade altamente repressora e que a disponibilidade de encontros sexuais e casuais praticados numa sociedade ocidental deixou-o perturbado desde que chegou a Austrália em 2009. O advogado acrescentou que foi um crime de oportunidade e impulso.

Alegou que foi de mutuo consenso, embora equivocado. Ou seja, o delivery pizza boy encontrou a porta principal da casa aberta e entrou, após mais de duas horas do casal ter colocado o pedido de delivery pizza. Mas o próprio advogado concluiu que o delivery pizza boy foi um pouco longe demais ao entrar no quarto da mulher para fazer o delivery pizza... No entanto o promotor publico disse que o delivery pizza boy tentou acordar o marido da mulher, mas como não conseguiu resolveu tirar vantagem da situação já que estava dentro da casa. O delivery pizza boy foi preso dois dias depois do crime no aeroporto local com uma passagem somente de ida para Kathmandu, Nepal provando que tinha plena consciência da gravidade do delito que havia cometido. Ate a próxima!

MaCson Queiroz JP
Registered Migration Agent # 105673

Diretor da M.Quality e agente de imigração e possui mais de 18 anos de Austrália e já trabalhou em vários setores governamentais, inclusive dentro do próprio Departamento Estadual de Informática da Policia da Austrália (New South Wales Police Service). E atualmente ainda exerce um cargo de confiança ministerial junto ao governo estadual australiano.

Histórias e Estórias do Crato de Antigamente - Por: Ivens Mourão

Foto: Loja "A Pernambucana" - Crato

A CARRADA

Um dia, O Luís estava estacionando o seu carro na “sombra do BEC”, local da antiga Casa dos Leões, quando ouviu o chamado do Chico Soares, que estava na Praça.
- “Luisinho, Luisinho, vem cá! Velho não vale nada!! Acabou de passar por aqui um caminhão com uma carrada de estrume. Chega ia derramando pelas laterais! Luisinho, estrume não é bosta?
- “É. Pode ser de vaca, de bode, de galinha. Mas é sempre bosta”.
- “Por aí você vê como nós, velhos, não valemos nada”.
- “Mas, por que, Chico?”
E o Chico, indignado:
- “Alguém quis comprar essa carrada de estrume e o dono se negou a vender. Disse que aquela já estava vendida e tinha outras tantas para entregar. E que não estava mais encontrando estrume. As próximas vendas já seriam por um preço muito mais alto. Agora eu te pergunto, Luisinho. Se alguém passasse aqui com uma carrada de velho, oferecendo de graça, alguém ia querer ficar com pelo menos algum de nós?...”

NUM PNEU

No Crato era comum as pessoas chegarem a uma idade bem avançada, quase centenárias. Alguns desses foram encurvando, provavelmente por algum problema de coluna. Um que estava com este problema muito acentuado mereceu o seguinte comentário do Chico Soares, na Praça Siqueira Campos:
- “Sabe o Sr. Salim? Ele tá encurvando tanto, tá tão encurvado que, quando morrer vai ser enterrado dentro de um pneu...”

NOS BRAÇOS

Muitos membros de uma família no Crato eram portadores de uma estranha doença. Apresentavam problemas nas pernas, ficavam sem forças. Um deles, o Joaquim, quando ia passar a marcha do seu carro tinha que ajudar a perna com a mão. Da mesma forma para sair do veículo.
Um dia na praça, o Luís, Chico Soares e outros, começaram a tratar dos parceiros do jogo de baralho, no seu apartamento. O Joaquim perguntou:
- “Tem um lugarzinho para mim, hoje?”
- “Tem Joaquim. Pode ir!”
O Chico Soares, que ia para o jogo, achando que o Joaquim não dava conta de subir as escadas, disse logo:
- “Olha, Luís, mas eu não vou subir tuas escadas com o Joaquim nos braços, não!!”

CORNO INDO E VOLTANDO

Chico Soares tinha um filho de nome Chico Pão. Destacava-se bem no futebol do Crato. Certo dia vinha dirigindo seu jeep quando percebeu o pai atravessando a rua, calmamente. Resolveu, então, brincar com ele. Ao passar perto, gritou:
- Sai do meio da rua, “seu” corno velho!
Chico, sem nem olhar para o motorista, respondeu, a todo pulmão:
- Corno é teu pai, “seu fela” da puta!

O SABOR DO PICOLÉ

Desde que comuniquei, através do Blog do Crato, coordenado pelo Dihelson Mendonça, o endereço deste Livro na Internet, tenho recebido comentários.
O Antônio Morais, muito amigo do meu tio Luís, contou mais alguns “causos” do Chico Soares, que me apresso a incluí-los no “Só no Crato...”
Quando o meu tio foi morar no Rio de Janeiro, repassou a Sorveteria Glória para o Sr. Miguel Siebra de Brito. Em certa ocasião estava ele na sorveteria, fazendo companhia ao Chico Soares, que tomava uma cerveja. Então, tocou o telefone e ele foi ao escritório atender, e pediu para o Chico prestar atenção ao local.
Nesse momento, entram duas estudantes do Colégio Santa Teresa e perguntam se tem picolé. O Chico, de imediato, disse que sim. Elas, lógico, indagam de que é que tinha. Ele vai até o freezer, levanta a tampa e observa uma variedade de picolés, em diversas cores. Sem ter a menor idéia dos sabores, vira-se para as mocinhas e diz:
- De grude!

A MÃE DO QUIXABA

O Quixaba era muito conhecido no Crato. Nos dias de hoje seria dito ser um autêntico afro-descendente. A sua cor negra era pura, imprescindível saber para entender o presente fato.
O Sr. Antônio Morais namorava a filha do Sr. Miguel Siebra, na época em que o Chico Soares espantou as freguesas com o tal picolé de grude.
Somente dez anos após o casamento, teve coragem de contar essa história para a Dona Nair. Ela, que já não simpatizava com o Chico Soares, criou mais abuso dele.
Depois de alguns anos, resolveu levar o Chico Soares para almoçar em sua casa, numa tentativa de acabar com essa mal querença.
A esposa do Sr. Antônio é uma católica fervorosa e, como tal, devota de Nossa Senhora Aparecida. Na sala principal e em local de grande destaque tem uma imagem de uns 30 cm de altura, da padroeira do Brasil. O Chico, usando a máxima de que perde o amigo, mas não perde a piada, disse:
- Dona Nair, onde foi que a senhora encontrou essa imagem da mãe do Quixaba?
Até hoje, quando o Sr. Antônio fala do Chico Soares para a Dona Nair, ela diz, com enorme desprezo:
- Não sei como você pode ter sido amigo dum cabra daqueles!

JOSINO

A conversa estava animada entre os freqüentadores da Praça Siqueira Campos, mas sentiram a falta do Josino e da sua famosa frase: “Vai correr uma mão de...”
- “Cadê Josino? Nunca mais ele apareceu por aqui!”
Até que alguém soube que ele tinha sido hospitalizado e estava em casa, ainda muito doente. O Brigadeiro Macedo sugeriu:
- “Pessoal, vamos fazer uma visita ao Josino. Afinal de contas, é nosso companheiro daqui. Pode ser que ele esteja precisando de alguma coisa”.
Mas ninguém sabia onde morava o Josino. Por fim, descobriram que ele morava para as bandas do Seminário. E lá foi a comitiva, em busca da casa do Josino. Perguntaram a uma pessoa que deu a informação correta:
- “É aquela casa onde tem uma gaiola com um cabeça vermelha”.
Ao chegarem, encontraram o Josino deitado numa cama Patente, bastante cadavérico e arquejando. Uma irmã, já velha, cuidava dele. Quando o grupo ficou em torno da cama, Josino falou para a irmã:
- “Trás aí uma mão de cadeira”.
- “Não se preocupe não, Josino. Nós estamos bem. Você logo, logo vai ficar bom e voltar lá para a praça.!”
Demoraram mais um pouco e o Josino voltou a falar para a irmã:
- “Ô menina, trás aí uma vela que vai correr uma mão de mooooorte...”
E morreu mesmo!!!

PÁSSARO DE DOIS BICOS

O Juvêncio Bezerra era proprietário de um caminhão. Costumava fazer fretes para o sul e de lá para o Ceará. Sua técnica para conseguir fretes de retorno eram umas histórias fantásticas que ele contava. Só um detalhe: era tudo mentira. E ele conversando com o Luís, na Praça Siqueira Campos:
- “Mas Luís, paulista é o bicho mais besta do mundo! Todas as mentiras que eu conto eles acreditam! Um dia eu me ofereci para levar uns passarinhos daqui do Crato, para agradá-los, e eles me pediram um Curió. Então eu expliquei que Curió é de Minas ou Goiás. Não é daqui. Eles insistiram, e eu disse que ia levar um Bico de Lacre, passarinho que só existe na Serra do Araripe, perto do Crato. Disse que ele tinha dois bicos. Ficaram admirados demais! Eu ainda exagerei. Disse que um bico era pra cantar e o outro pra comer. Pra quê fui falar! Logo apareceram vários interessados, já querendo me dar dinheiro adiantado. Cada um oferecia mais. Porém eu disse que era um passarinho muito difícil de pegar. Então perguntaram como era que ele cantava e comia ao mesmo tempo. E eu expliquei que usava um bico de cada vez”.
- “E ai Juvêncio, você ainda está enrolando esses paulistas?”
- “Não, eu não voltei mais lá. Tenho que arranjar frete com outros. Desta vez exagerei na mentira”.

INGLÊS FLUENTE

Uma Universidade americana resolveu desenvolver um projeto de auto-suficiência em uma região de um país sub-desenvolvido, no intuito de aproveitar a potencialidade local e investir no seu desenvolvimento. O Presidente da OEA de então, que era brasileiro e cearense, ao tomar conhecimento do interesse da Universidade, indicou a região do Cariri, no Ceará, para a implantação dessa idéia. Assim, foi firmado um convênio entre a Universidade americana e a Universidade Federal do Ceará, para implantação do Projeto Asimov.
Vieram vários técnicos americanos, todos jovens falando ainda um português bem atravessado. Só com muita boa vontade era possível entendê-los. Anos depois, no começo da década de oitenta, realizei um trabalho num projeto com o Banco Mundial. Um dos técnicos me chamou a atenção, pois falava bem o português, mas com um forte sotaque caririense. Conversando com ele, soube que fizera parte desse projeto, tendo morado no Crato. Perdera o sotaque americano, mas o do Crato...
Muitas indústrias foram implantadas, tendo à frente pessoas da região.
Posteriormente foi oferecida, a alguns dos participantes do projeto, a oportunidade de conhecer os Estados Unidos. Dentre eles foi o José Justino, habitual freqüentador da Praça Siqueira Campos.
Uma viagem dessas, na década de sessenta, era um acontecimento! Um mundo totalmente novo! O José Justino, que é moreno, resolveu assistir um filme. Ao entrar no cinema, pensando que estava no Cassino, foi barrado por não ser branco. Encarou, porém, esse fato com naturalidade, já que não estava em seu país. Procurou um cinema só para pretos. Quando ia entrando, foi novamente barrado: não era preto! O José Justino, perplexo, perguntou:
- “Que diabo eu sou, então? Não sou gente, não?”
Esta viagem rendeu muitos outros acontecimentos pitorescos. O José Justino contou ao Luís o seguinte fato: um dos viajantes resolveu comprar um relógio, para levar de lembrança. Não falava uma palavra de inglês, mas isso não era problema, pois tinha certeza de que falava inglês fluentemente. Com a maior naturalidade, dirigiu-se à vendedora e, apontando para um relógio, falou, enrolando a língua:
- “Quanta custar esta relógia?”
A moça totalmente atarantada, sem entender nada. E ele novamente falou:
- “Mim falar bem devagar. Mim querer esta relógia. Mim querer esta relógia. Quanto custar preço desta relógia?”.
O José Justino, vendo aquela presepada, chegou e disse:
- “O que o senhor está falando não é inglês não. A moça não está entendendo nada!”
E ele, indignado com aquele comentário:
- “Como não!!! Não é esse o inglês que os gringos falam pra gente lá no Crato e a gente entende tudo!...”

Por: Ivens Mourão - Todos os Direitos Reservados

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30