xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/08/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 agosto 2011

COCO PARA MESTRE ALDENIR - por Ulisses Germano


Mestre Aldenir completou 77 anos de idade no dia 20 de agosto. Com mais de meio século brincando de reisado, é considerado por estudiosos como Rosemberg Cariri e Antônio da Nóbrega como uma das personalidade mais autênticas do folclore nacional.

*****

Mestre Aldenir
Ninguém pode confundir
É o Mestre da Cultura
Que nasceu no Cariri

Desde menino
No tempo da lamparina
Trabalhava no engenho
Calejando as suas mãos

Quis o destino
Que o reisado o encontrasse
Pra daí nascer o enlace
Do folclore e o coração

Mestre Aldenir
Ninguém pode confundir
É o Mestre da Cultura
Que nasceu no Cariri

Quem o conhece
Sabe bem da sua glória
No Crato fez sua história
Espalhou muita emoção

Agora vive
Consagrado e bem amado
Respeitado e admirado
Sendo a própria tradição


Mestre Aldenir
Ninguém pode confundir
É o Mestre da Cultura
Que nasceu no Cariri


Sua amizade
Para mim é um tesouro
Vale mais que todo ouro
Ninguém pode nem medir

Quando ele brinca
De espada sai faísca
É assim que ele arrisca
Sua vida sem sentir

Mestre Aldenir
Ninguém pode confundir
É o Mestre da Cultura
Que nasceu no Cariri

A companheira
Que tanto o admira
É a musa que o inspira
Se chama Mestra Isabé

Ela é a prova
Do amor que vence tudo
Seu espelho é o escudo
Firme e forte de mulher

Mestre Aldenir
Ninguém pode confundir
É o Mestre da Cultura
Que nasceu no Cariri

Eu me dispeço
Desejando que ele viva
Juntinho da sua diva
Muitos anos bem feliz

É que prossiga
Ensinando humildemente
A alegria pra essa gente
Como ele sempre quiz

Saúde de Fidel Castro se deteriora e ex-ditador vai para UTI, diz blogueiro


(Transcrito da “Folha online” -- Atualizado às 19h27. )



O jornalista venezuelano Nelson Bocaranda Sardi, colunista do jornal "El Universal" e autor do blog Runrunes (www.runrun.es), afirmou nesta segunda-feira (29) que o estado de saúde do ex-ditador Fidel Castro se deteriorou e que o líder está internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Havana. O texto de Sardi, no blog, afirma que o agravamento do estado de Castro pode ter sido crucial para que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, tenha decidido passar pela quarta dose de quimioterapia em Caracas, e não em Havana.
Sardi, um dos primeiros a divulgar o câncer de Chávez, diz ter tido acesso a informações no Twitter, no último domingo (21), de que o ex-ditador chegou a ficar inconsciente nos últimos dias.
"Nesse mesmo domingo Fidel teve uma reação positiva e se recuperou do estado de coma em que passou várias horas", afirma.

Foto: France Presse/cubadebate


Em foto recente, divulgada em julho, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com Fidel Castro em Havana

REAÇÃO

Já o "Blog de Yohandry", pró-regime, desmentiu o rumor. "Fontes bem informadas em Havana informaram ao Blog de Yohandry que 'o Bárbaro' continua em pé", diz.
Yohandry se apresenta como um médico cubano que escreve com ajuda de colaboradores. Como não há foto nem detalhes sobre o blogueiro, opositores dizem que a página é mantida por agentes do Estado cubano.
BOATO

As afirmações de Sardi chegam em meio a boatos circulados nesta terça-feira, na internet, dando conta de que Castro já estaria morto.
Sites e jornais de diversos países divulgaram a informação atribuindo a fonte ao jornal chileno "24 Horas".
No entanto, o e-mail de hoje, no qual o "24 Horas" afirma que Castro está morto, tem data de 7 de agosto.
O Naked Security, um site americano especializado em tecnologia, diz que a mensagem é falsa.
"Não se engane ao clicar nos links divulgados neste email, pois eles levarão seu computador a um cavalo de Troia (que o Sophos detecta como Troj/ DwnLdr-JGW), que faz downloads de outros códigos maliciosos (Troj/Agent-SYF) para o seu computador", diz.
"Como lembrete, esta não é a primeira vez que o nome de Castro está associado a um crime cybernético. Dois anos atrás, foi revelado que Antonio Castro Soto del Valle, filho de Fidel Castro, foi levado a revelar informações pessoais a uma mulher num site de encontros virtuais", acrescenta o texto.

POLÊMICA

Também no Twitter, a blogueira cubana Yaoni Sanchez disse que os boatos não têm confirmação oficial em Cuba e que de qualquer forma os cubanos seriam os últimos a saber.
"Não só os ventos frescos de setembro tocam Havana. Certo rumor de NOTICIA foi largamente divulgado. Será verdade? Não sei, e se for isso mesmo nós cubanos seremos os últimos a saber", disse.

Um pedido ao Vice-Prefeito Raimundo Bezerra em nome dos Cratenses !


Prezado Raimundo,

Vendo as fotos produzidas aí pelo Wilson Bernardo, vi que você tem acesso aos projetos das novas praças e do novo centro do Crato. Gostaríamos de publicar aqui no Blog do Crato esses projetos das praças centrais do Crato, para que o povo possa ter pelo menos conhecimento de como ficará a nossa cidade depois de concluídos os trabalhos, já que o povo, mais uma vez nem foi consultado para definir como seriam essas praças. Será que o pessoal que organiza esses projetos pensa que "em cavalo dado não se olham os dentes ?" e por isso não houve apresentação das MAQUETES ou estas estejam em exposição permanente para a população acompanhar ? Ou estarei eu equivocado ?

Quem tem a Maquete das Praças Centrais do Crato ?
Aonde estão expostas ?
Ouvi dizer que calçadas seriam alargadas e ruas seriam estreitadas, o asfalto retirado e colocado pedra, mas aonde podemos ter acesso a todas essas informações? No momento, estou em Fortaleza, mas os projetos podem ser enviados para nosso e-mail blogdocrato@hotmail.com

Agradeço desde já.

Abraços,

Dihelson Mendonça


Crato: A Revitalização des Seus Logradouros Públicos-Wilson Bernardo.


Em virtude de um compromisso politico O pref.Samuel Araripe foi representado pelo então Vice Prefeito Raimundo Bezerra Filho em uma visita técnica da Secr.das Cidades, aqui representada pelo Arquiteto e urbanista cratense Alexandre Landim, as principais obras de urbanismo do Cariri, que são as praças do eixo central da Cidade do Crato.

Alexandre Landim e Raimundo Bezerra Filho,na Siqueira Campos,em fase de desmanche do antigo logradouro.
Praça São Vicente...O obelisco que é um símbolo histórico para o Crato será preservado como cartão postal.
São Vicente será moderna e funcional,já esta com mais de 50% da obra concluída
A praça terá um piso rústico preservando assim um saudosismo de um Crato antigo,mas porem moderno.
Raimundo Bezerra Filho atento as explicações técnicas do arquiteto Alexandre Landim

Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

São Josemaría Escrivá e o Brasil – por monsenhor Pedro Barreto Celestino (*)



"O Brasil é um continente!". Foram precisamente essas as primeiras palavras de carinho para com o nosso país que ouvi de São Josemaría Escrivá, quando o conheci, em meados de outubro de 1965. Depois, nos dois anos e meio em que vivi perto dele, em Roma, em muitas ocasiões escutei de novo essa afirmação ou outras semelhantes, que manifestavam o interesse e a medida das suas esperanças com relação ao Brasil.

Atrevo-me a dizer que o que à primeira vista fascinou a monsenhor Escrivá no Brasil foi ver a convivência fraterna de pessoas de procedências tão diversas. "O Brasil! A primeira coisa que vi foi uma mãe grande, formosa, fecunda, terna, que abre os braços a todos, sem distinção de línguas, de raças, de nações, e a todos chama filhos", disse. "Grande coisa é o Brasil! Depois vi que vos tratais de uma maneira fraterna, e emocionei-me."

São Josemaría Escrivá esteve 17 dias no Brasil. Chegou ao Rio de Janeiro no início da noite de 22 de maio de 1974 e daqui foi para São Paulo, que era, na altura, a única cidade onde o Opus Dei desenvolvia atividades estáveis. Naqueles dias, reuniu-se com muitos milhares de pessoas, em grupos numerosos ou reduzidos. Com os ouvidos bem atentos, escutou suas perguntas e conheceu episódios que lhe queriam contar.

Surpreendeu-nos a acuidade com que captou os traços mestres do caráter do país. "Tendes que fazer sobrenaturalmente o que fazeis naturalmente; e, depois, levar esses afãs de caridade, de fraternidade e de compreensão, de amor, de espírito cristão, a todos os povos da terra. Entendo que o brasileiro é e será um povo missionário, um grande povo de Deus, e que as grandezas do Senhor, as sabereis vós cantar em toda a terra."

Acho que, em 1974, os próprios brasileiros tínhamos só uma ideia bem limitada dessas possibilidades. Sabíamos, naturalmente, que o Brasil limita-se com 10 países e que não tem disputas de fronteiras; já era conhecida a habilidade de alguns diplomatas brasileiros nos organismos internacionais. Mas a penetração internacional do Brasil ainda era muito pequena. Os jornais não falavam de homens de negócios daqui que ocupassem cargos de relevo em firmas internacionais, e os jogadores de futebol no exterior ainda se contavam com os dedos das mãos. A ajuda que os brésilieurs tinham prestado na cristianização da África francesa parecia um fato histórico isolado, e não nos passava pela cabeça que, na estratégia de Deus, o Brasil estivesse chamado a ocupar um papel importante na difusão das verdades do Evangelho fora das suas fronteiras.

Naqueles dias luminosos do outono de 1974, o fundador do Opus Dei viu com clareza tantos valores positivos que fazem parte do modo de ser e da cultura dos brasileiros. "Há muito trabalho que fazer. Há muitas almas boas no Brasil. E vós tendes no coração o fogo de Deus, aquele que Jesus veio trazer a terra. É preciso pegá-lo aos outros corações. Tendes simpatia e bondade, capacidade humana e sobrenatural para fazê-lo."

Contudo, nada mais equivocado do que pensar que a visão de São Josemaría Escrivá a respeito do Brasil foi de deslumbramento ingênuo. Junto com as coisas boas, percebeu também com agudeza as deficiências e as necessidades. Só que não as viu com o espírito crítico de um observador alheio: viu-as com olhos fraternos, paternos, de sacerdote. Num daqueles dias comentou: "No Brasil, nós os católicos temos muito que fazer, porque se vê gente necessitada das coisas mais elementares: de instrução religiosa e também de elementos de cultura comuns. Temos de promovê-los de tal maneira que não fique ninguém sem trabalho; que não exista um ancião que se preocupe por estar mal assistido; que nenhum doente se veja abandonado; que não haja ninguém com fome e sede de justiça, e não possa saciá-la." Dá segurança pensar que um santo do céu sofreu ao perceber essas deficiências e sonhou com a solução delas.

O bem-aventurado João Paulo II, na sua segunda viagem ao Brasil, disse numa homilia em Cuiabá: "O Brasil precisa de santos, de muitos santos". Embora não tenha nascido aqui, podemos dizer que São Josemaría Escrivá é muito nosso, tem muito a ver com o Brasil.

(*) Monsenhor Pedro Barreto Celestino, nasceu em Juazeiro do Norte. É Doutor em Ciências da Educação (1967) e em Direito Canônico (1970) pela Universidade de Navarra (Espanha). Ordenado sacerdote em 1971, trabalhou até 1990 em São Paulo, como capelão universitário. Atualmente é vigário da Delegação da Prelazia do Opus Dei no Rio de Janeiro.

Parabéns, Valdemir Correia de Sousa ! - Feliz Aniversário


Temos grande prazer em anunciar o aniversário de um dos maiores patrocinadores, entusiastas do Blog do Crato que ao longo de muitas décadas tem contribuido para o desenvolvimento do Crato, o nosso amigo Valdemir Correia de Sousa, que fez aniversário no último dia 28 de Agosto. Valdemir, parabéns pela sua garra, ousadia e pelo grande amor à nossa terra. Estou ainda em Fortaleza, por isso não pude ir até a sua residência na data, mas chegando aí nesta semana ainda, quero passar por lá, ou no Shopping Residence.

Um forte abraço,
Receba os Parabéns de todos os nossos amigos do Blog do Crato e dos Cratenses de maneira geral.

Dihelson Mendonça

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 30 de Agosto de 2011


I Semana Freiriana do Cariri fará homenagem aos 90 anos de nascimento de Paulo Freire

No período de 12 a 18 de setembro de 2011, a cidade do Crato, no Cariri cearense, sediará a I Semana Freiriana do Cariri. O evento é uma iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa – EPUCA, com patrocínio do Banco do Nordeste, do Governo do Estado do Ceará e da Revista Nordeste VinteUm. Todas as atividades da Semana serão gratuitas, à exceção das Oficinas Pedagógicas.

Assim, serão realizadas três Rodas de Conversa sobre temas relacionados à Educação, tendo por base as contribuições teóricas e práticas de Paulo Freire e o pensamento de especialistas convidados. As Rodas de Conversa acontecerão no Salão de Atos da URCA (Campus Pimenta), e terão como palestrantes a educadora Fátima Freire Dowbor, filha de Paulo Freire, o educador mineiro Tião Rocha, do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD, e o educador e pesquisador freiriano João Figueiredo, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Além disso, serão realizadas 14 Oficinas Pedagógicas dirigidas a professores/educadores das redes pública e privada de ensino do Cariri e demais interessados, com ênfase nas áreas de metodologia e didática do ensino e nas novas temáticas e abordagens da Educação.

Todas as Oficinas serão realizadas no horário de 8 horas às 12 hora e de 13h30 às 17h30, na Universidade Regional do Cariri (Campus Pimenta), e terão duração de 16 horas (2 dias) cada. Isto significa que cada pessoa poderá participar de até três Oficinas. Os valores das inscrições, por pessoa, serão: R$ 40,00 para uma Oficina, R$ R$ 70,00 para duas Oficinas e R$ 90,00 para três Oficinas.

A agenda noturna da Semana terá também uma Mostra de Vídeo com a exibição de 4 vídeos sobre Paulo Freire (biografia, educação, inspirações e legado). Cada sessão de vídeo será seguida de diálogo com os presentes, mediado por estudiosos do pensamento e da obra de Paulo Freire. A Mostra de Vídeo terá lugar no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva.

Durante toda a Semana, tanto a URCA quanto o Teatro Municipal servirão de palco para o Festival de Saberes, Sabores, Sons e Cores da Gente. Serão realizadas atividades artístico-culturais que evidenciem o jeito de ser e de viver de comunidades urbanas e rurais dos municípios do Cariri, através de suas tradições, sua culinária, sua música, seu artesanato e outras formas de expressão.

“Essa é uma dimensão da compreensão freiriana de Educação que precisa ser reconhecida, valorizada e fortalecida”, destaca Joelmir Pinho, diretor geral da EPUCA e membro da comissão organizadora do evento. A programação completa do Festival será divulgada em material específico, no início de setembro de 2011.

Serviço

I Semana Freiriana do Cariri, de 12 a 18 de setembro de 2011 | Crato - Cariri - Ceará.
Informações e inscrições
Rua Santos Dumont, 87C | Centro - Crato-CE.

Geopark Araripe discute turismo e desenvolvimento regional

O Geopark Araripe participará do 4º Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas com a mesa redonda “O papel do Geopark Araripe no desenvolvimento turístico regional”. O evento, realizado pelo Ministério do Turismo e prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Romaria e Turismo, ocorre nos dias 01 a 03/09, no Memorial Padre Cícero.

A mesa redonda está marcada para o dia 01/09 das 15h00 às 16h30, com a proposta de trazer casos práticos à discussão. Em paralelo ao evento também acontecerá a 4ª Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso. Para o dia 03 está prevista uma visita técnica para os participantes do evento.

O objetivo desses encontros é debater temas de interesse comum, elaborar propostas e socializar experiências para o desenvolvimento do turismo nas cidades históricas, para enfrentar as dificuldades do setor de forma estratégica. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas na hora do evento. Participam da mesa de debates sobre o Geopark, a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, e a Secretária Executiva do Geopark Araripe, a geóloga Flávia Lima. (Assessoria do Geopark Araripe)

Geopark Quadrilátero Ferrífero lança projeto

O Instituto Quadrilátero e o Comitê Gestor do Geopark Quadrilátero Ferrífero lançam nesta quinta-feira, 01/09, o Programa Geopark Quadrilátero Ferrífero. O evento será na Escola Guignard, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Na ocasião, estarão presentes os auditores da Global Geoparks Network-GGN (Rede Global de Geoparks-RGG).

Há cinco anos, diversas entidades lutam pela fundação e inclusão na Rede Global de Geoparks, sob os auspícios da Unesco, do projeto Geopark Quadrilátero Ferrífero. Com a possibilidade de receber a chancela, durante a 10 European Geoparks Conference, na Noruega, na segunda semana de setembro. E esse poderá ser o segundo Geopark do Brasil e da América Latina. Seu território de ação compreende 23 municípios, 6.000km² de extensão e com população de 3,5 milhões de habitantes.

As instituições fundadoras do Geopark Quadrilátero Ferrífero são: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, CPRM-Serviço Geológico do Brasil, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, por meio do Polo de Excelência Mineral e Metalúrgico e a FAPEMIG.

Durante o evento será lançado oficialmente o site institucional www.geoparkquadrilatero.org . (Assessoria do Geopark Araripe).

Centro de Interpretação e Educação Ambiental recebe escolas

A Coordenação de Educação Ambiental do Geopark Araripe informa que o agendamento de visitas ao Centro de Interpretação e Educação Ambiental (CIEA) continua. As escolas que tiverem interesse podem entrar em contato através do número (88) 3102. 3053. O CIEA está aberto das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 16h30, de segunda à sexta-feira. Funciona no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, no bairro Pimenta, em Crato. (Assessoria do Geopark Araripe).

Universade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 30 de agosto de 2011

Notícias do dia 30 de Agosto de 2011


Prefeito Samuel Araripe solicita ao DER abertura de retornos na Avenida Padre Cícero

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, enviou oficio ao gerente do 10º Distrito, do Departamento de Estradas de Rodovias (DER), Luiz Salviano de Matos, solicitando providências necessárias para abrir retornos na Avenida Padre Cícero, na CE 292, que liga Crato a Juazeiro do Norte e que possibilitem o acesso aos bairros localizados no itinerário da citada rodovia. Essa mudança é para não ter que forçar os transeuntes a direcionar-se, primeiramente, a Juazeiro, para só depois voltar as suas casas localizadas nos bairros cratenses, pois os canteiros que seguem a referida CE foram fechados. O prefeito cita na solicitação que no trecho da mesma avenida que compreende a cidade juazeirense, alguns retornos foram preservados, facilitando o acesso dos moradores residentes nos dois lados da CE. Samuel Araripe pede que a mesma atenção seja dada a comunidade cratense.

O motorista Vicente Aloísio do Nascimento, que mora no bairro Muriti, disse não entendeu a decisão da desativação dos retornos, pois, segundo ele, se foi em nome da segurança, o DER precisa melhorar a sua engenharia de trânsito. A dona de casa, Marinalva Lima de Menezes, que mora no Bairro São Miguel e precisa ir ao Bairro Barro Branco todos os dias, conta que está se sentindo prejudicada com a decisão do DER e prometeu fazer uma manifestação pública, para que os retornos sejam abertos. Flavio Agostinho Pereira Mendes mora no Sítio São José e disse que a desativação dos retornos foi uma medida antipática contra o Crato, e que as autoridades do município não devem fechar os olhos a tanta grosseria.

O líder do prefeito Samuel Araripe, na Câmara Municipal, vereador George Macário, prometeu fazer pronunciamento na tribuna da casa em protesto contra o que ele chamou de desrespeito para com a população, notadamente aos moradores dos Bairros e comunidades próximos a Avenida Padre Cícero. Disse o vereador que o DER deveria ter ouvido primeiro, antes da decisão, os usuários e os gestores públicos do município cratense.

Administração participa de assembléia de servidores municipais e esclarece dúvidas

Professores, representantes do Sindicato dos Servidores Municipais e Secretários de Administração participaram, na manhã de ontem, no auditório do Centro Cultural do Araripe, de assembléia para discutir questões relacionadas às diversas categorias de servidores, começando pelos docentes, em que foi debatida a Progressão por Atividade e questões relacionadas ao Plano de Cargos e Carreiras. O Secretário de Educação, Valentim Dantas, e o Secretário de Administração, Christiano Siebra estiveram presentes esclarecendo dúvidas dos servidores. O presidente do Sindicato, Júnior Matos, coordenou os trabalhos. Os professores presentes fizeram diversos questionamentos basicamente direcionados aos secretários, que esclareceram as formas de encaminhamentos que vem tendo todos os procedimentos relacionados à progressão. Inclusive iniciando no próximo dia 31, às 19 horas, com este trabalho, para 120 profissionais, com portaria assinada pelo prefeito Samuel Araripe.

Para Júnior Matos é interessante que esse regime incorpore inicialmente os professores graduados e pós-graduados, com especialização. Ele destaca a importância de iniciar esse processo, para que seja atingido o nível base, de 40 horas aulas. O presidente do sindicato ainda destacou a importância da reforma do Plano de Cargos e Carreiras, estabelecendo parâmetros para a eleição de diretores de escolas e coordenadores.

O secretário de Administração ressaltou vários pontos relacionados aos procedimentos jurídicos, administrativos e aos pontos relacionados à progressão que estão sendo encaminhados, enquanto o professor Valentim Dantas ressaltou as aplicações que vem sendo feitas nos últimos anos na Educação. Principalmente investimentos que estão inseridos em projetos de melhoria da infraestrutura das escolas e a garantia de uma merenda escolar com maior qualidade para os estudantes.

Além do regime de progressão para os profissionais, de diversas categorias da educação e outras áreas profissionais, foi debatida a efetivação, concurso público e os preparativos para o primeiro congresso da categoria a ser realizado em 21 de setembro. Na parte da tarde foi realizada assembléia para os servidores de todos os setores da administração. A pauta teve reivindicações como a revisão do Plano de Cargos e Carreiras - PCC, onde vai ser criada uma comissão para acompanhar, até dezembro, o andamento de todo o processo de reformulação.

Governo do Crato promove encontro para apresentação do Projeto Saúde e Prevenção na Escola

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza hoje o Encontro Municipal dos Grupos Gestores Jovens - GGJ do Projeto Saúde e Prevenção na Escola – SPE. O evento, que tem como coordenadoras Ana Hirlene Correia e Suzamélia Brito, acontecerá no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, situado, das 8 às 12 horas. Na ocasião, será realizada a apresentação do Programa Saúde na Escola – PSE, que engloba as ações do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

Regina Petrola, Coordenadora da Atenção Básica em Saúde do Crato, ressalta a importância do evento em que tem como propósito reduzir as vulnerabilidades e contribuir para a promoção da saúde das crianças e jovens, uma importante parcela da nossa população. O Secretário de Saúde Cícero França, que dará início ao encontro, deixa claro que o objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE) é oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público, por isso o Governo do Crato trabalha unido para que possa disponibilizar melhorias constantes para as crianças e jovens cratenses.

É importante salientar que as ações do PSE dividem-se em quatro áreas:

- Avaliação das condições de saúde: atendimentos nutricionais, odontológicos, oftalmológicos, auditivos, clínicos e psicossociais com enfoque na prevenção de doenças virais e cardíacas, além do adequado tratamento quando necessário.

- Promoção da saúde e prevenção: informação de qualidade e incentivo da adoção de práticas de alimentação saudável e de atividades físicas, conscientização da responsabilidade e conseqüências do uso de álcool e outras drogas, uso da violência. Há, também, educação para a saúde sexual e reprodutiva, com enfoque à prevenção da aids, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis, por meio do programa Saúde e Prevenção nas Escolas.

Comunicado sobre o Cartão do SUS

A Secretaria de Saúde do Crato informa a comunidade que o sistema que realiza a produção do cartão do SUS apresentou um problema de formatação e por isso os cartões não estarão sendo feitos hoje. É importante ressaltar que a Secretaria de Saúde do Crato já está providenciando a resolução para que o mais rápido possível a população volte a ser atendida em relação ao cartão do SUS

Mais informações ligar para Secretaria de Saúde do Crato fone 3523 2400.

III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres debate 'Autonomia e Igualdade para as Mulheres”

Cerca de 200 mulheres, representantes de várias instituições participaram da III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Este ano o tema central debateu 'Autonomia e Igualdade para as Mulheres’. O evento foi realizado durante o dia de ontem, no Teatro Salviano Arraes Saraiva, com palestras e formação de grupos para discussão de temas específicos e criação de novas propostas para serem levadas à debate nas conferências regional e estadual. Em dezembro será realizada em Brasília a III Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, com a participação de 3 mil mulheres de todo o Brasil.

Segundo a integrante do Conselho de Defesa da Mulher de Crato, Mara Guedes, essa é uma oportunidade de levar as discussões, pela primeira vez no Brasil, com uma mulher presidente e isso já significa um grande avanço. As novas discussões, diz ela, servirão para avaliar as políticas que forem propostas, e o que foi implementado, além dos avanços e conquistas. O evento teve a realização da prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Assistência Social, Casa Lilás, Conselho Municipal de Defesa da Mulher Cratense, dentre outras instituições.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Câmara do Crato participa de mais um Governo Itinerante


SOLUÇÃO PARA O FECHAMENTO DE RETORNOS NA AV. PADRE CÍCERO FOI COBRADA PELOS VEREADORES PRESENTES AO EVENTO.

O Presidente da Câmara Municipal do Crato – Vereador Florisval Coriolano (PTC) e o Vereador Pedro Alagoano (PSB) participaram nesta sexta-feira, dia 26, de mais uma edição do Governo Itinerante. Desta vez o município de Missão Velha acolheu o programa, criado desde o primeiro mandato do Governador Cid Ferreira Gomes. É um momento em que secretários, assessores da Administração Estadual informam e discutem os projetos ligados ao município, junto a própria comunidade.

O Poder Legislativo cratense, através do seu presidente e demais vereadores, tem sempre participado deste evento quando aproveita para entregar ofícios, contendo reivindicações e cobrando soluções para problemas inerentes ao Município. O fechamento da maioria dos retornos da Avenida Padre Cícero – no território cratense é um assunto que tem sido abordado nas sessões da Câmara e o Presidente Florisval Coriolano está solicitando junto ao DER, mediante ofício, que sejam adotadas medidas alternativas para que os transeuntes da via que dá acesso ao município de Juazeiro não sejam prejudicados.

Fonte: CVC

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30