xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/08/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 agosto 2011

Prédios do SESI e SENAI irão a leilão - Porquê Cid Gomes não transforma na Policlínica que ele prometeu ao Crato ? - Vivian Cardoso


Prédios do SESI e SENAI irá a leilão


"Soube que os prédios do SESI e SENAI irá a leilão, ainda lamentando esta perda de novo para Juazeiro, estive pensando: Bem que o governador Cid Gomes poderia adquirir os prédios e transfomá-los na POLICLÍNICA QUE ELE PROMETEU AO CRATO E EM COLEGIO PARA SUPRIR AOS ESTUDANTES QUE ESTUDAVAM NAQUELE LOCAL. Isso seria o mínimo que o governador poderia fazer para a população de Crato, onde foi muito bem votado. "

Vivian Cardoso
Rua Do Comércio
Cidade: D. Quintino

SAAEC promove encontro com presidentes de associações e de comunidades do município


O diretor presidente da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato – SAAEC, José Procópio da Silveira, convida todos os presidentes de associações e de comunidades do Município do Crato (inclusive Distritos), que tenham ata de posse e sejam registradas como pessoa jurídica, bem como a imprensa em geral, a comparecerem na sede da SAAEC, Rua Teodorico Teles, N.30, às 9 horas do próximo dia 26, sexta-feira. O objetivo é, através de um diálogo informativo e participativo, tratar das questões relacionadas aos problemas de abastecimento de água que ainda possam existir nas comunidades, para que sejam externados e a SAAEC possa analisá-los, tornando possível empreender soluções definitivas para acabar com pontuais problemas de abastecimento de água no Município do Crato. Após os trabalhos será servida deliciosa feijoada. Participem!

Fonte: PMC


Tarcisio Melo comenta a decadência do Crato e a Tarefa do Blog do Crato


"F
iquei muito entusiasmado que o menino da Vilalta filho de Damião da LEIMO ( Dihelson Mendonça ), evoluiu como artista. Acompanhei de longe o teu inicio quando tocando na choppana e numa pizzaria proximo da rodoviaria não me recordo o nome ( Tutti Pasta ). Fiquei empolgado com o teu blog talvez para nós distantes da terra não existe nenhuma oferta maior do Crato que o teu blog. Li e figuei revoltado com o teu desabafo acerca do festival que fizeram, e me pergunto se é a nossa querida Crato a capital da cultura ou a capital da burrice pois sempre nós filhos da terra sofremos com estes disparates das panelinhas.

Um lugar que foi no passado capital da cultura, princesa do cariri, municipio mais importante do interior cearense, hoje não figura mais nem seguer entre os vinte mais do estado talvez.tudo culpa nossa,que não nos apercebemos que quando deixamos de votar nos filhos da terra para nos rtepresentar na capital do estado e na federal, perdemos a voz,nós que ja tivemos senador hoje so temos graças a Deus acho que o deputado Ely Aguiar como estadual,camarada que conheci tambem ai na vilalta quando adolescente,hoje nosso unico porta voz e tem mais se na proxima não tivermos mais nem ele,perderemos a voz e se muda não fala não é ouvido?E eu pergunto ate quando povo do crato, nos anularemos,votem no mais vagabundo no mais insignificante,mais que seja filho da terra que seja filho do crato,pois filho que é filho não despreza pai nem mãe,tambem não desprezará o seu torrão."

Um abraço do amigo.

Tarcisio Melo.

A imagem do Brasil na Líbia -- por Fernando Gabeira

(Transcrito do "Estado de S.Paulo")

Há uma continuidade na política externa de Lula.Rebelde na porta do Palácio de Kadafi




Talvez baseando-se nos dois mitos mais comuns a respeito de Kadafi( progressista interna e externamente), o Brasil relutou muito antes de reconhecer o fim de jogo. Ainda assim, o Ministro Antônio Patriota acaba de declarar que nosso país reconhece estados e não governos e deve esperar a ONU definir qual é governo legítimo na Líbia
.A julgar pela entrevista dos líbios que ocuparam a Embaixada da Líbia em Brasília, a percepção que eles têm é a de que o Brasil ficou contra os rebeldes.Um deles chegou a dizer: logo nós, que torcemos tanto pela seleção brasileira. Esperávamos a simpatia do Brasil.
Há uma continuidade na política externa de Lula. Aliás os líbios se referiram algumas vezes à amizade Lula-Kadafi.O Brasil não teve, por exemplo, a mesma resposta da Venezuela. Em Caracas, Chavez afirmou que reconhece apenas o governo de Kadafi. Teremos de trabalhar com as nuances para recuperar a simpatia para o Brasil na Líbia. Pelo menos, esta seria uma posição a discutir. O Itamaraty acha que foi bem. Não considera um problema ter voltado às costas à rebelião.
O conjunto das entrevistas de Patriota revela que não ficou satisfeito com o desfecho da crise na Libia. Mas o faz de uma forma bem mais diplomática que a Venezuela. Nem tudo está perdido. Mas Kadafi perdeu. Os que sonhavam com sua continuidade, delirando sobre seu papel progressista, se equivocaram. O grande amigo de Kadafi, Silvio Berlusconi, vai receber os rebeldes amanhã. A Itália se move.

(Postado por Armando Lopes Rafael)

Veja entrevista em que a Presidente Dilma confirma a sede da UFRC em Juazeiro


NE - Que decepção para o CRATO, uma cidade que tem todo um passado ligado à Educação e à Cultura, subjugada por meia dúzia de pilantras que levaram mais uma vez o que deveria ser nosso por direito. Cratenses, continuem votando em gente de fora...Eu acho é pouco!




A terceira fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação vai criar 4 novas universidades e 47 campi federais em todo o país. Até 2014, 208 Institutos Profissionais e Tecnológicos também serão implantados em municípios de todos os estados brasileiros.

A Presidente da República Dilma Rousseff abordou esse assunto na edição semanal de seu programa veiculado em milhares de emissoras de rádio. No último programa Dilma Rousseff dirimiu qualquer dúvida que por ventura ainda existisse quando a cidade que sede da UFRC – Universidade Federal da Região do Cariri -.

Leia a transcrição do programa que tem como apresentador o jornalista Luciano Seixas.
Apresentador: Oi, gente, eu sou o Luciano Seixas e estou aqui para mais um Café com a Presidenta, o nosso encontro semanal com a presidenta Dilma Rousseff. Bom dia, presidenta!

Presidenta: Bom dia, Luciano! Bom dia a todos os nossos ouvintes que nos acompanham nesta manhã.

Apresentador: Hoje temos um Café especial, não é, presidenta?

Presidenta: É sim, Luciano, nós temos hoje um Café especial.

Apresentador: O governo deu mais um passo na educação ao anunciar a criação de novas universidades e escolas técnicas em todo o Brasil.

Presidenta: É verdade, Luciano, foi um passo muito importante, porque entramos na terceira fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação, que é formada tanto por universidades, Luciano, quanto por Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia – os chamados Ifets. Até 2014, vamos inaugurar quatro novas universidades federais, no Norte e no Nordeste. E vamos estender as universidades que já existem, criando 47 novos campi pelo país afora. E tem mais, vamos criar mais 208 escolas técnicas, em 200 municípios. Estamos criando condições para formar engenheiros, médicos, agrônomos, professores, dentistas e técnicos das mais diversas especializações, em municípios dos mais diferentes tamanhos, em todas as regiões.

Apresentador: Como foram escolhidos os municípios que vão receber essas escolas de nível superior?

Presidenta: Utilizamos vários critérios para fazer esta seleção, Luciano. Primeiro, demos prioridade a municípios com mais de 50 mil habitantes, em microrregiões onde não existiam escolas da rede federal e no interior do Brasil. Segundo, tivemos a preocupação, Luciano, de atender municípios com elevado percentual de extrema pobreza. Terceiro, Luciano, focamos em um grupo de municípios que têm mais de 80 mil habitantes, mas, nos quais, a prefeitura, muitas vezes, arrecada pouco e tem muita dificuldade de investir em educação. Sabe, Luciano, a expansão da rede federal de educação vai promover uma grande mudança social em nosso país, a mudança pelo conhecimento.

Apresentador: E essa transformação passa pela interiorização da rede federal de educação, não é, presidenta?

Presidenta: É isso mesmo, Luciano. Antes, para realizar o sonho de ter uma profissão, o jovem tinha que sair de casa, viajar para estudar na capital ou nos grandes centros urbanos. Agora, o ensino universitário, o ensino tecnológico está indo onde o cidadão mora ou nas suas vizinhanças. O nosso esforço é para que cada canto do país tenha, por perto, uma faculdade e uma escola técnica ou tecnológica. Jovens do interior, assim como os dos capitais, vão ter a oportunidade de se transformar em profissionais qualificados, e vão ajudar a desenvolver o país.

Apresentador: Como a senhora falou, presidenta, essa é a terceira fase do plano. A expansão da rede federal já vinha ocorrendo, não é mesmo?

Presidenta: Já sim, Luciano. Esse processo começou no governo Lula. Entre 2003 e 2010, foram criadas 14 universidades federais e 126 novos campi universitários. O número de escolas técnicas também cresceu muito nos últimos anos. Entre 1909, Luciano, quando foi criada a primeira escola técnica, e o ano de 2002, foram abertas apenas 140 escolas técnicas. Entre 2003 e 2010, foram 214 novas escolas técnicas. Fazendo as contas você vai ver que o governo Lula fez mais do que nos cem anos anteriores e que agora nós também faremos mais do que nos cem anos anteriores.

Apresentador: Traduzindo tudo isso em número de vagas, presidenta, quantos alunos devem se matricular no ensino superior nos próximos anos?

Presidenta: Até 2014, Luciano, a nossa meta é chegar a 1,2 milhão de matrículas nas universidades federais. Queremos chegar a 600 mil matrículas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Nós estamos agindo rápido para recuperar o tempo perdido. Se queremos que o nosso país ocupe um lugar de destaque no mundo, se queremos um país justo, um país rico, sem pobreza, se queremos que nossos filhos e netos se desenvolvam, temos de dar um grande salto de qualidade no nosso ensino e na formação de nossos jovens. E é isso que estamos fazendo.

Apresentador: Como a população do Ceará vai se beneficiar dessa expansão?

Presidente: O impacto da expansão no Estado do Ceará vai ser muito significativo Luciano. Nós estamos criando a UFRC – Universidade Regional da Região do Cariri - que terá sede em Juazeiro do Norte e campos nas cidades de Barbalha, no Crato, Icó e Brejo Santo. Vamos levar aos jovens destas cidades a oportunidade de realizarem o sonho do ensino superior sem precisar sair de suas cidades. Isso, sem contar o desenvolvimento que um campus universitário leva ao município onde se localiza. Também Luciano, vamos abrir dois campi da Universidade Federal do Ceará em Crateús e Russas. Para você ter uma idéia desta expansão Luciano, vamos sair de 19 mil matriculas e 4 campi em 2002 para 40 mil matrículas em 14 campi universitários espalhados em todo o Estado. Também Luciano nós vamos continuar expandindo as escolas de educação profissional e tecnológica. Serão mais 7 escolas até 2014. Uma escola no município de Umirim está já em construção. As outras 6 serão construídas em Maranguape, Boa Viagem Itapipoca, Horizonte, Paracurú e Acopiara. Em 2002 o Ceará contava com 5 escolas técnicas federais. Somadas as escolas construídas no Governo do Presidente Lula com as que eu construirei ao longo do meu governo até 2014 serão 29 mil escolas e 32 mil alunos matriculados nestas escolas federais no Ceará.

Apresentador: Esse salto que o Brasil está dando na educação, criando mais oportunidades para os brasileiros, também nos ajudará a enfrentar as crises da economia mundial, não é, presidenta?

Presidenta: É claro, Luciano! Nós temos que ter consciência de que estamos vivendo uma situação mundial de muitas turbulências lá fora. Estamos preparados para atravessar esse momento de instabilidade econômica mundial, mas não podemos descuidar, temos que enfrentar os desafios de hoje sem tirar os olhos do amanhã. Por isso, o nosso esforço para dar o salto na educação, o salto tecnológico, o salto para o Brasil competitivo, capaz de produzir, de inovar e de gerar oportunidades e riquezas para todos os brasileiros.

Apresentador: Obrigado, presidenta, por mais essa conversa. E até semana que vem!

Presidenta: Olha, Luciano, muito obrigada a você e uma boa semana a todos que nos acompanharam nessa conversa.

Apresentador: Você pode acessar este programa na internet, o endereço é http://www.cafe.ebc.com.br/. Voltamos segunda-feira, até lá!


Prefeito Samuel Araripe recebe alunos de Agronomia da UFC


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, recebeu em seu gabinete, na manhã de ontem, cerca de 30 alunos de diversos semestres do curso de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Cariri. Eles foram pedir urgência na construção da infraestrutura nas proximidades do campus avançado, localizado nas imediações do Centro de Convenções, no Bairro do Muriti. O aluno Fernando Fernandes disse que é necessária a pavimentação das duas principais vias de acesso, iluminação publica segurança, sinalização adequada e uma passarela. Ele disse que a receptividade do prefeito foi boa. O prefeito Samuel Araripe garantiu que as obras serão realizadas o mais rápido possível.

O professor Francisco Fábio Alves de Sales saiu otimista da reunião. Ele disse que a promessa é em 30 dias resolver o problema. Mas, segundo Fábio, o que os alunos estão precisando é de ações imediatas, haja vista a grande massa estudantil, que está tendo prejuízos em função da falta de infraestrutura no local. “Os alunos correm riscos de assaltos, devido a distância das margens da Avenida Padre Cícero, em função da falta de iluminação e segurança”, disse a aluna Fernanda Helena Lemos, que espera a solução urgente para o problema.

O prefeito Samuel Araripe disse que o encontro com os alunos foi altamente positivo e de alto nível. Contou que as ações que dependem da prefeitura já foram deliberadas e disse que o projeto já foi feito e entregue ao governador Cid Gomes, que repassou ao secretário das Cidades, Camilo Santana. A prefeitura está preparando um expediente a ser entregue a Companhia Energética do Ceará COELCE, no sentido de providenciar melhoramentos no sistema de iluminação. Samuel Araripe explicou aos alunos que está tão somente aguardando a definição da data por parte do Governo do Estado de quando as obras irão começar, “já que se trata de um equipamento de suma importância, não só para o Crato, mas pra toda Região Metropolitana do Cariri”, completa o prefeito.

Fonte: PMC

O CRATO HOJE - As Últimas Notícias - 24 de Agosto de 2011



Associação de Jornalismo do interior do Ceará homenageia prefeito do Crato


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, foi homenageado pela Associação Cearense de Jornalista do Interior do Ceará ACEJI, por ocasião da realização do VI encontro da categoria, realizado no município de Cedro. Ao receber a comenda ‘JORNALISTA DUTRA DE OLIVEIRA”, Samuel destacou a importância do trabalho desempenhado pelos profissionais da imprensa do interior cearense, na promoção do desenvolvimento do Estado. Explicou que seu compromisso como gestor público é sempre manter bom relacionamento de respeito e cordialidade com a imprensa, instituição que ele considera de suma importância no dever de informar ao bem da verdade.

Para o presidente da Associação Cearense de Jornalista do Interior do Ceara, João Ferreira do Nascimento, a comenda entregue ao prefeito do Crato é um reconhecimento da entidade e seus filiados aos relevantes serviços prestados por Samuel Araripe a comunicação e seus comunicadores.

Sindicato dos Servidores do Crato realiza assembléias

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Crato vai realizar na próxima segunda-feira, dia 29, no teatro da RFFSA, a partir das 9 horas da manhã, duas assembléias extraordinárias. Pela manhã, o primeiro ato será exclusivamente com professores, merendeiras, serventes, vigias e demais profissionais da educação do município. Presenças confirmadas do secretário municipal de Educação, José Valentim Dantas, e o secretário de Administração e Planejamento do município, Cristiano Siebra. Na ocasião serão discutidas a progressão, efetivação, concurso público e os preparativos para o primeiro congresso da categoria a ser realizado em setembro.

Na parte da tarde, a segunda assembléia para os servidores de todos os setores da administração. A pauta está recheada de reivindicações como, por exemplo, a revisão do Plano de Cargos e Carreiras - PCC, onde vai ser criada uma comissão para acompanhar, até dezembro, o andamento de todo o processo de reformulação. O presidente da entidade, Júnior Matos disse que é indispensável o comparecimento de todos os servidores que vão ter a oportunidade de conversar com os secretários e demais membros da administração municipal, sobre importantes questões atinentes à categoria.

Júnior Matos explicou que o I Congresso Municipal dos Servidores Públicos, que vai acontecer em 21 de setembro próximo, vai ser um evento marcante para a história da categoria. Frisou que na ocasião o prefeito Samuel Araripe estará assinando o edital do concurso público para 360 vagas e criando a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania.

Conselho Municipal de Saúde do Crato toma posse amanhã

A Secretaria de Saúde do Crato realizará amanhã, quinta-feira, dia 25, a posse do Conselho Municipal de Saúde. O evento será realizado no anfiteatro do Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA, às 8 horas. O prefeito Samuel Araripe e o Secretário de Saúde, Cícero França, estarão presentes. Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes e deliberativos com representantes do Governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros

Secretária de Assistência Social do Crato realiza inscrições para curso de informática até amanhã

O Governo do Crato, por meio da Secretária Municipal de Assistência Social, juntamente com o Telecentro Comunitário, informam aos interessados acima de 16 anos que, até amanhã, quinta-feira, dia 25, nos horários de 8 às 12 horas e de 13 às 16 horas, estarão abertas as inscrições para o Curso de Informática Básica, com carga horária de 60 h/a. O local de funcionamento será no Telecentro Comunitário, situado à Rua Ratisbona, s/n (ao lado da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude), no Centro Cultural do Araripe no largo da RFFSA.Haverá inscrições também para uma turma especial com os idosos.

Aos interessados a documentação necessária para a inscrição do referido curso é a seguinte:

Xerox:

-CPF ( cadastro de pessoa física)
-RG ( registro geral - identidade)
-Comprovante de residência atual
-Declaração escolar, certificado do ensino fundamental ou médio

Critérios:

1. O aluno deve ter cursado ou estar cursando o Ensino Fundamental
2. O aluno matriculado só receberá o certificado se freqüentar no mínimo 75% da carga horária.

Importante: As inscrições e seleção serão de responsabilidade do Conselho Gestor do Telecentro Comunitário, seguindo as normas e diretrizes das políticas sociais do Ministério das Comunicações.

Para maiores informações:

3523-2470 ( Telecentro Comunitário)
3521-6425/6321 (Secretaria Municipal de Assistência Social).

Secretaria de Saúde do Crato é representada na Reunião Macro Nordeste de DST/HIV/AIDS

Desde o último dia 22 até hoje, está sendo realizada a Reunião Macro Nordeste de DST/HIV/AIDS, em João Pessoa, na Paraíba. Estão participando do evento como representantes da Secretaria de Saúde do Crato, a coordenadora municipal de DST/HIV/AIDS, Anna Philomena de Alencar, e a coordenadora municipal de Epidemiologia, Lídia Feitosa Guedes. Participam dessa reunião, coordenadores de programas estaduais e municipais de DST/AIDS e hepatites virais e profissionais de saúde do Nordeste, que atuam na área. Na ocasião estará sendo discutido o olhar dos municípios nordestinos no cuidado integral aos usuários do SUS.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Campanha para fazer CID GOMES doar seu salário e trabalhar por Amor já tem mais de 5200 seguidores no facebook


Corrigindo, agora já tem mais de 6.000 - aumentou mais de 800 em uma só tarde...

http://3.bp.blogspot.com/-WBsETi8tD2U/TlPgAxDytGI/AAAAAAAAY2I/e3Rw-JU_O9Q/s1600/cid_gomes_facebook.jpg


Repercutiu mal aquela frase do Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, quando disse que professor deve trabalhar por amor, e quem quer ganhar mais, deve procurar o ensino particular. Descontentes com as palavras, professores criaram uma página no facebook solicitando que o governador Cid Gomes faça o mesmo: Governe por amor e Doe o seu Salário. A página já possui mais de 5200 seguidores, e vê-se de tudo: De "pilantra" a "egoísta". O descontentamento é geral.

A página se encontra no endereço:



MINHA CASA, MINHA VIDA: EM CRATO SERÃO CONSTRUÍDAS 200 HABITAÇÕES


Com o plenário superlotado, durante quatro horas a Câmara Municipal discutiu a realização do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Crato, na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 23. A Mesa Diretora, através do Presidente – Vereador Florisval Coriolano (PTC), vice presidente – Ailton Esmeraldo (PP) e do secretário – Vereador Antônio Apolinário (PMDB) convidou o gerente da Caixa Econômica – Agência Crato, Mairton Neves, a Secretaria de Infraestrutura do Município, que enviou a assistente social – Luciana Vieira, o engenheiro Roberto Wágner, representando a Construtora Ômegapar, responsável pela execução do projeto e o líder comunitário Gleilson Rogrigues. Ainda participou da reunião, o Presidente da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) – José Procópio. Muitos questionamentos foram feitos e Várias dúvidas foram dirimidas.

Roberto Wágner classificou a reunião como bastante importante para comunidade tomar conhecimento do que estar se passando, em relação ao programa. Ele afirmou que a parte da construtora, 90% dos projetos foram concluídos, faltando um de terraplanagem e outro de drenagem. O engenheiro assegurou que a equipe técnica entregará estes projetos nas próximas horas e no prazo de dez a quinze dias, serão compatibilizados à Caixa Econômica para que o órgão possa analizar e prosseguir o processo burocrático.

A assistente social da Seinfra – Luciana Vieira informou que, no momento, está sendo a selação dos cadastrados, realizados no ano de 2009, bem como analizando os cadastros que estão sendo enviados pelo líder comunitário à secretaria e no prazo determinado repassados à Caixa Econômica Federal.
Luciana informou que um dos critérios exigidos é que a pessoa ganhe de 0 a três salários mínimos. Outro critério é que a família resida em área de risco. Mais três critérios serão adotados pelo Conselho Municipal de Habitação.

O gerente da Caixa Econômica Federal / Crato – Maiton Neves ressaltou que ficou bastante feliz com o nível do debate promovido pela Câmara Municipal e pela presença de todos os setores envolvidos dentro do programa. Ele afirmou que a partir do momento em que a Caixa receber os projetos da construtora, serão feitas as análises devidas e iniciado o processo de assinatura dos contratos, tudo indica que no prazo de 60 a 90 dias. Famílias que tenha a mulher como a responsável pela unidade familiar ou que resida ou tenha sido desabrigada de área de risco têm pririodade dentro dos critérios nacionais. Cabe ao Conselho Municipal da Habitação determinar os demais critérios.

Já o líder comunitário Gleilson Rodrigues afirmou que em parte ficou satisfeito com a discussão, pois esclareceu alguns pontos que ainda estavam indefinidos. No entanto, Gleilson disse que não concorda com algumas colocações da assistente social – Luciana Vieira, que não assegurou a prioridade para as 120 famílias que invadiram o terreno ao lado do Liceu, onde serão construídas as casas, o que já havia sido prometido pelo secretário de Infraestrutura – José Muniz. “Como foi dito aquí na Câmara Municipal que serão enviados para Caixa Econômica 300 cadastrados, onde a instituição vai selecionar as 200 famílias, que serão contempladas, eu espero que nesta relação estejam as 120, que estão nesta batalha há tanto tempo, conforme foi prometido.

O Vereador Antônio Apolinário Neto (PMDB) avaliou a Sessão como de extrema importância, pois esclareceu várias dúvidas dos vereadores e dos mais interessados, que são os moradores do Bairro Seminário que lotaram a Câmara.

O Vereador Guer (PSDB) afirmou que a reunião serviu para tirar a responsabilidade de cima do Governo Municipal, como muito gente coloca. "O próprio gerente da Caixa – Mairton Neves informou que o PAC I ainda não foi concluído e o PAC II pode aumentar o número de casas construídas. Esperamos que não fique apenas nas 200, mas que sejam construídas as 975 habitações determinadas para o Crato", falou o vereador.

O Presidente do Poder Legislativo cratense – Vereador Florisval Coriolano (PTC) que de forma democrática conduziu o debate, se mostrou bastante satisfeito com o nível da discussão e a importância das informações repassadas ao público. Florisval disse que a Câmara vai continuar trabalhando para que as famílias carentes sejam contempladas e também cumprindo o seu papel de defender os direitos do cidadão.

O município do Crato conta com sete mil famílias cadastradas no Programa Minha Casa, Minha Vida. A Prefeitura doou o terreno onde serão edificadas as duzentas habitações.

Fonte: Câmara de Vereadores do Crato


Sugestão - Daniel Bloc Boris


Uma pequena sugestão à Secretaria de Cultura do Crato

Ilma Sra. Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo

Por que não fazemos um censo de todos os artistas do Crato,
com seus endereços, telefones e áreas que atuam? Após isso
ser feito, por que não fazer uns livretos ou cartilhas para
serem distribuídas nos aeroportos, hotéis, eventos, turistas
e população em geral. Nós os «ARTISTAS» ficaríamos gratos
com o apoio.

Jacques Bloc Boris
Artista Plástico

Frei Betto e seu Neo-Catolicismo - Por: Antonio Sávio



NE
- O Autor deste artigo nos pediu permissão para publicação e ao mesmo tempo, desculpas pelo tamanho do texto, que em si, é maravilhoso, e merece toda a nossa atenção.

Dias atrás , em cima da hora, fiquei sabendo por católicos, que em Barbalha haveria uma palestra do frei Betto abordando o tema da crise da modernidade e espiritualidade. Confesso que só conhecia o frei de ouvir falar coisinhas daqui outras de acolá, mas como os assuntos a serem abordados me atraíram e como alguns bons amigos meus lhe davam boa atenção, resolvi conferir.

Ao adentrar no cine-teatro, local do evento, percebi a presença de diversas autoridades públicas da cidade, inclusive a presença também, de várias autoridades religiosas católicas, o que me fez acreditar que aquilo era realmente um encontro católico. A sessão atrasou um pouquinho a começar e por lá fui ficando, percebi então que o público era bem diversificado, de adolescentes à senhoras, de engomadinhos a alternativos, todos ansiosos com a chegada do frei.

Mas vamos ao que interessa, a palestra teve seu início em tom muito sedutor, aparentemente cordial e amigável , mas logo comecei a me intrigar com algumas contradições proferidas pelo frei em meio à fácil crítica ao neoliberalismo e a tanta “cordialidade”. Como não posso narrar toda a palestra, devido ao exíguo espaço aqui reservado, sou obrigado a abordar apenas umas poucas frases anotadas por mim, em verso de panfleto propagandístico distribuído no evento.

A primeira coisa dita pelo frei que me chamou atenção foi quando disse que “falar de espiritualidade é ir bem além do que fazem as nossas religiões”. Ora, nada absurdo em alguém proferir uma frase destas, mas para um frei, ladeado de padre e em evento católico ou, se não católico, armado para que os assistentes assim percebessem, é um absurdo sim, pois se um frei, padre ou algo parecido diz coisas destas, nada mais natural do que pensar que o catolicismo não tem muito a dizer sobre espiritualidade e se não o tem, por que tal frei ainda se apresenta como frei e continua a andar em encontros católicos?

Depois, o frei se arriscou a falar do filósofo ateniense Sócrates, mas nessa empreitada acabou por interpretá-lo do modo mais simplório possível, para não dizer inverídico. Esqueceu ele que Sócrates é um metafísico, sendo assim, não lhe seria possível dar-lhe interpretação tão materialista como acabou por fazer. A não ser que tenha ele descoberto novas fontes de estudo, não as tendo ainda infelizmente, reveladas ao mundo.

Mas os maiores absurdos ainda estavam por vir, eu e os demais não perdíamos por esperar. Digo absurdo, sem perder de vista o fato de ali, diante de nós, está um “cristão” em evento, de aparência, tipicamente católico. Pois bem, disse o “católico”, que na modernidade, o paradigma medieval da fé foi perdido e hoje, na pós-modernidade, não mais seria possível recristianizar a sociedade. Então, pensando eu o quanto deve ser angustiante a um católico não acreditar na recristianização da sociedade, pois isto implicaria na impossibilidade da evangelização, quase cheguei a ter dó do pobre frei, porém, como o arauto de tal impossibilidade não disse os seus porquês, não encontrei uma explicação plausível que justificasse uma afirmação de tal natureza, então, antes ainda do dó chegar, fiquei pensando, cá com meus botões, que não é que não seja possível recristianizar a sociedade, mas é que ele, o frei, simplesmente, negando às Sagradas Escrituras , não deseja.

Não pense o leitor que os absurdos não mais evoluíram e, com tanta evolução assim, alguém poderia imputar-me por chacota, uma análise darwiniana da palestra. Mas, é que os absurdos foram progressivamente crescendo, inclusive em certos momentos, nem tão progressivamente, chegando mesmo em dadas questões, a dar saltos enormes, tão grandes que não consegui a não ser ideologicamente , encontrar os elos perdidos do discurso.

Depois da impossibilidade de recristianizar a sociedade, “saltou” o “frei de alguns”, com a “grande” lógica de que por terem os direitos humanos algumas bases cristãs, uma vez alguém os cumprindo, o céu lhe estaria garantido. Mas, antes é claro, por meio de uma impertinente retórica, deu um jeitinho de dizer que os valores divinos são apenas humanos. Desta feita, fez o frei o “favor” de “corrigir” o pensamento de dois mil anos de toda a tradição cristã. Fiquei pensando o porquê de Jesus ter se submetido à via sacra e calvário, como também, ter ressuscitado, somente para nos dizer que devemos viver os nossos próprios valores, o que implicaria em dizer, os nossos próprios desejos, não os Dele.

Como cereja do bolo, lembro que o frei convenientemente citando a parábola bíblica do jovem rico, falou que em nenhum momento Jesus nos ensina dez mandamentos, mas apenas cinco. Disse também que quem ama o próximo ama a Deus, mas nem sempre quem ama a Deus, ama o próximo. Tudo isso só para nos dizer o seguinte: que o Novo Testamento não nos pede amar a Deus . Portanto, uma vez estando certo o frei, o homem está livre do Criador, ou quem sabe, como já havia dito a serpente no “abolido” Antigo Testamento, “seremos como deuses”. Fico pensando, se padres e catequistas simpatizantes da dita teologia, seguem tais orientações à risca, isto é, se realmente subtraem do Catecismo e abolem por decreto verbal do frei Betto, cinco dos dez mandamentos do Todo Poderoso.

Lembro agora que antes mesmo da cereja do bolo, o “grande evangelizador” fiel à teologia da libertação e sempre visando à emancipação do homem, falou outra grande “pérola”. Segundo o mesmo, “não temos nós que termos fé em Jesus, mas a fé de Jesus”. Mas omitiu propositadamente, entendo eu, de dizer fé em quê, provavelmente “esqueceu-se” é claro, porque segundo ele mesmo, o mandamento de amar a Deus foi abolido. Ora, se ainda segundo a sua teoria, não precisamos amar a Deus , mas somente ao próximo, isto é, ao homem, a fé só pode ser em nós mesmos. Todavia, para não ser cognominado de intolerante por admitir uma única fé, sendo esta no homem, consorciou-se ao ecologismo crescente, quando então permitiu outras possibilidades de fé e amor, deixando espaços, vejam vocês, para celebrações eucarísticas com a natureza. Talvez seja por estas e outras, que o Papa Bento XVI disse que os maiores inimigos da Igreja estão na própria Igreja, bem como, deve ser pelo mesmo motivo, que também, dentro da própria Igreja, tem muita gente clamando pela mãe natureza .

Ao aproximar-me do final dos meus escritos, informo ainda que da forma que o sr. frei aborda os temas relacionados à crise da modernidade e espiritualidade, antes de identificar os problemas que nos afligem, dissemina-os, pois dessacralizando o espírito, mais afirma as causas da crise, que é a falta de fé propriamente dita, do que qualquer outra coisa. Contudo, os maiores problemas da palestra, não estiveram nas palavras de Betto, mas nas do frei, o primeiro não deveria, mas pode falar qualquer idiotice que seja, porém, para defender interesses escusos, chegar a infiltrar-se no seio da Igreja, para fazendo-se passar por um simples franciscano, desconstruir a fé dos homens de boa vontade, aí já é demais. Faz o seguinte Betto, se para você a Igreja não é digna ao ponto de segui-la, deixa o título de frei pra lá, ingressa ou funda outra religião, entra numa seita qualquer ou apenas milita num desses tantos partidos políticos que existem por aí, inclusive isto seria mais digno de sua parte. Mas aí já seria pedir muita dignidade do sr., não é mesmo?

Para encerrar, digo que não atribuo aos organizadores do evento, mais precisamente às autoridades públicas que lá estiveram, uma culpa dolosa e consciente sobre a propagação de tais questões, devendo as mencionadas autoridades, porém, abrirem bem os olhos para com algumas pessoas que as rodeiam e se lhes apresentam como intelectualizadas e cheias de “boa vontade”. Já os ouvintes, tenho certeza, que a grande maioria lá estavam ingenuamente, principalmente os senhores e senhoras católicas que, conhecendo a integridade de alguns e algumas como as conheço, afirmo, jamais comungariam com tamanhas heresias.


1 - Para que não esqueçam: dia 10 de agosto de 2011.
2 - Apesar da aparente cordialidade, em momento algum, o palestrante abriu espaço para indagações, sequer para retirada de dúvidas por parte do público presente.
3 - O panfleto distribuído divulgava palestra de outro que também dizem ser católico, um companheiro de causa do próprio frei Betto, o ex-frei, Leonardo Boff. E por falar em Boff, vale muito a pena assistir o recente vídeo em “comemoração” ao trigésimo aniversário de um dos seus livros. O vídeo é do Pe. Paulo Ricardo e denuncia o poder paralelo existente dentro da Igreja Católica e pode ser visto facilmente por qualquer pessoa no you tube, eis o endereço: http://www.youtube.com/watch?v=D3bgyw0nRFA
4 - Disse-lhes o Senhor Jesus: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. (Bíblia Sagrada, trad.: Pe. Antônio Pereira de Figueiredo, Mac: 16, 15).
5 - Os ideólogos não estão interessados em veracidades, apenas nas justificativas de suas causas pessoais ou nos seus interesses classistas.
6 - Realmente, as bases legais dos direitos individuais e sociais, têm suas origens em normas morais e/ou religiosas, mas isto, pensam e defendem os jusnaturalistas. Os positivistas e pós-positivistas não atribuem às normas estas mesmas origens, mas simplesmente à vontade do estado ou daquele que profere a lei ou decisão judicial. Vale salientar ainda o seguinte: O sr. frei Betto transfere nossas obrigações religiosas e morais às normas de direitos humanos, que claro, são leis decretadas pelo estado, portanto, me parece que o sr. frei pretende como Thomas Hobbes, mediante convênio, transferir nossos direitos à tutoria estatal absoluta, como disse o próprio Hobbes, à grande besta bíblica, o Leviatã, o que por sua vez, George Orwell chamou de big brother, o grande irmão. É neste caso de estado fascista onde se enquadra o tal frei que não acredita em leis divinas, mas apenas em humanas. Deveria ainda ter lembrado o esperto palestrante, que o aborto será a próxima prática imposta e admitida dentro da lista dos direitos humanos, bem como, que tal prática é de grande interesse dos neoliberais que o frei tanto “critica”, digo, das clínicas abortivas que tanto faturarão com os milhares de milhões de fetos mortos, claro, pagando impostos, portanto, com o aval do Estado.
7 - “Esquece” mais uma vez o frei de dizer que no prosseguimento da mesma Parábola do Jovem Rico, disse Jesus: “em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, por amor a mim e por amor do evangelho que não receba no presente o cêntuplo e no mundo por vir a vida eterna” (Cf.: Bíblia Sagrada, trad.: Pe. Antônio Pereira de Figueiredo, MC 10, 29-30). Claro que o dito frei também omitiria, como de fato omitiu, a tríplice profissão de amor de Pedro, onde Jesus o indagou por três vezes: “Simão, filho de João, tu me amas?” (Idem, ibidem: JO 21, 15-17). Como dizer então que Jesus não quer que o amemos?


Vem aí o Cariri Cangaço 2011


Tudo pronto para a terceira edição do maior evento sobre temáticas nordestinas do Brasil. De 20 a 25 de setembro , o cariri cearense estará realizando o Cariri Cangaço 2011, com confirmações de 148 pesquisadores de todo o território brasileiro.

Com abertura no teatro municipal Salviano Arraes, em Crato, na noite do dia 20, será também acolhido pelos municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Porteiras, Barro e Aurora, numa autentica festa da história, memória, cultura e folclore da Região Metropolitana do Cariri.

Nesta quinta-feira, Lançamento Oficial da Programação Cariri Cangaço 2011, na Rede de Blogs do Cariri.

Manoel Severo

Show 27 do Rock



T. C. Produções apresenta:
Show 27 do Rock, com Dudé e banda e Banda Los The Os, dia 27/agosto a partir das 22h - Local: Terraçus Bar e Petiscaria - Crato
Muito Rock and Roll e uma homenagem a galera do Clube dos 27 que já partiram dessa para uma melhor.

Ingressos antecipados:
Mulher - R$ 6,00 e R$ 8,00 na hora
Homem- R$ 8,00 e R$ 10,00 na hora

VENDAS: PORÃO ROCK E FONTE MUSICAL

Informações e televendas:
(88) 9608-9473
(88) 8814-3080
(88) 9932-2986
(88) 8801-9579

Hora
sábado, 27 de agosto às 22:00 - 28 de agosto às 03:00
Localização
Terraçus Bar e Petiscaria

Escândalo dos Banheiros Milionários - Deputada defende indisponibilidade dos bens de todos os envolvidos no caso dos banheiros fantasmas


A deputada Eliane Novais (PSB) pediu nesta terça-feira (23) ao Ministério Público do Estado (MPE) que seja requerida a indisponibilidade dos bens dos envolvidos no “escândalo dos banheiros”. Eliane informou que indicou também o bloqueio dos bens para evitar lesão ao patrimônio do Estado. A parlamentar afirmou que os desvios identificados ultrapassam R$2 milhões e envolvem presidentes de associações que receberam repasses oriundos do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop) e o presidente afastado do Tribunal de Contas do Estado.

Segundo ela, a prorrogação dos contratos dos repasses permite que se faça o restante dos banheiros que estariam em situação irregular por estarem fora de prazo. “Em Pindoretama, apenas seis banheiros foram construídos o que significa uma fraude processual. Desta forma, o Ministério Público vai buscar o ressarcimento dos recursos”, frisou.

Socorro França

A procuradora Geral de Justiça, Socorro França, avalia que a indisponibilidade dos bens só pode ser solicitada após o final da investigação o que de acordo com a procuradora deve acontecer em 15 dias.

Visitas

A negativa de Socorro França ao pedido de Eliane Novais foi dada através da imprensa após visita da comissão de deputados ao Ministério Público, nesta terça-feira (23). Os parlamentares cumprem agenda de visita aos órgãos que estão investigando o chamado esquema dos banheiros fantasmas. A ideia é saber quais os procedimentos adotados pelo Ministério Público, Secretaria das Cidades, Controladoria do Estado e Tribunal de Contas do Estado no sentido de coibir os desvios dos recursos já liberados, e, até o momento, não aplicados corretamente.

Via Jangadeiro Online

Redes sociais Imitação, a nova arma do Facebook contra o Google+


Pressionada pela chegada do rival, rede de Mark Zuckerberg permitirá a usuário escolher grupo de contatos com quem compartilhará informações.


Facebook: novo sistema bate de frente com recursos do Google+ (Dan Kitwood/Getty Images)

O Facebook apresentou nesta terça-feira sua mais nova estratégia para frear o avanço do Google+. A maior rede social do mundo simplificou o modelo de configurações de uso do site, concedendo maior liberdade aos mais de 750 milhões de cadastrados. Trata-se do segundo recurso revelado por Mark Zuckerberg após o lançamento da rede social do Google – e um novo capítulo na batalha virtual pela fidelidade dos usuários.

Na prática, o Facebook criou ferramentas mais consistentes para que o usuário determine quem poderá visualizar seus conteúdos compartilhados. Os recursos foram simplificados, com controles diretos em cada setor de publicação. A partir da próxima quinta-feira, os usuários visualizarão um ícone na parte superior direita da tela (imagem abaixo), que permitirá escolher os contatos com quem compartilhará as informações – é possível controla desde a cidade natal até álbuns de fotos. Até agora, era necessário ir às configurações específicas para ajustar esses detalhes. O "novo" mecanismo é semelhante aos círculos presentes no rival Google+, que permitem determinar grupos de contatos (amigos, familiares, colegas de trabalho, conhecidos etc.) que receberação as atualizações.

“Essas são mudanças nas quais estamos trabalhando há muito tempo. Gostaríamos de lançá-las antes do Google+, mas não houve tempo. Tudo o que estamos anunciando já estava em desenvolvimento”, explica Meredith Chin, gerente de comunicação do Facebook. Outra novidade em destaque é a mudança no sistema de marcação de fotos. A ferramenta permite que o usuário aprove ou recuse a marcação de sua imagem em fotos publicadas por quaisquer usuários antes que elas cheguem à rede. Em julho, a rede social de Mark Zuckerberg apresentou uma nova parceria com o Skype para oferecer um serviço de chamadas em vídeo semelhante ao presente no do Google+, conhecido momo Hang Out. A iniciativa mostrou que o site está atento aos passos do novo rival e disposto a entrar em uma guerra de recursos.

Por James Della Valle e Rafael Sbarai
Via Abril - Veja

Aumenta censura e número de jornalistas assassinados


NE - Isso nos lembra um período negro da história recente do Brasil -A ditadura militar, quando centenas de jornalistas simplesmente desapareceram...

O “Relatório de Liberdade de Imprensa”, divulgado nesta terça-feira pela ANJ (Associação Nacional de Jornais), aponta aumento nos casos de assassinatos de jornalistas nos últimos doze meses. O documento ainda lista número proporcionalmente maior de censuras impostas a veículos de comunicação no período e cita a polêmica a respeito da Lei de Acesso a Informações Públicas. As mortes e os casos de censura foram registrados pelo Comitê de Liberdade de Expressão da ANJ entre 1º de agosto de 2010 e o último dia 26 de julho. O documento anterior tratava de dois anos –de 1º de agosto de 2008 a 31 de julho de 2010.

Enquanto o relatório 2008-2010 registrou apenas um homicídio de jornalista (e, mesmo assim, por motivos não decorrentes do exercício profissional), o documento atual enumera cinco assassinatos de jornalistas em que há, pelo menos, indício de conexão com a atividade profissional. O comparativo entre os últimos dois relatórios aponta ainda aumento nos casos de censura, em sua maioria imposta pelo Poder Judiciário. São 12 casos no relatório 2010-2011 contra 19 nos dois anos do documento anterior.

“Como vem ocorrendo ao longo dos últimos anos, é motivo de especial preocupação que entre tais eventos [identificados pelo comitê] esteja a ocorrência reiterada de decisões judiciais proibindo jornais de publicar reportagens sobre determinados temas. (…) Confirmou-se a preocupação manifestada pelo Comitê de Liberdade de Expressão relativamente à ampliação do poder discricionário dos magistrados, especialmente os de 1º Grau, no julgamento de ações de antecipação de tutela, reparação de dano moral e de exercício do direito de resposta, a partir da revogação da Lei de Imprensa”, diz trecho do relatório.

CENSURA

O documento cita, entre outros, o caso que envolveu o Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins. Em setembro do ano passado, liminar de um desembargador do tribunal proibiu 84 meios de comunicação de divulgarem informações a respeito de uma investigação envolvendo o então governador do Estado e candidato à reeleição, Carlos Henrique Amorim (PMDB). Três dias depois o tribunal extinguiu a liminar. Também consta da lista a decisão judicial que levou a revista “Caras” a publicar uma edição com tarjas pretas nas páginas que tratavam do suicídio da modelo e atriz Cibele Dorsa.

O relatório divulgado nesta terça-feira registrou ainda uma prisão de jornalista, sete agressões, dois atentados, três casos de abusos contra jornais ou jornalistas, um caso de ameaça e uma manifestação negativa contra a imprensa –a do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em setembro de 2010 disse, em comício feito em Campinas, a seguinte frase: “Vamos derrotar alguns jornais e revistas que se comportam como partidos políticos”.

LEGISLAÇÃO

O projeto de lei que regulamenta o acesso a documentos públicos, que está parado na Comissão de Relações Exteriores do Senado, também foi abordado no relatório. O texto cobra do governo empenho na aprovação da nova lei. Para a presidente da ANJ e superintendente do Grupo Folha, Judith Brito, os atuais entraves ao acesso de informações públicas destoam no cenário de avanço democrático brasileiro.

“Estamos realmente em situação de atraso em relação a outros países”, afirmou ela.”

Folha.com


Professores pedem apoio dos vereadores à sua luta por melhores salários



PROFESSORES VÃO À CÂMARA FALAR SOBRE PARALISAÇÃO

Por orientaçao da assembleia, realizada no dia 05 de agosto, onde ficou determinada a paralisação da categoria, os professores Roberto Oliveira e Francisco Duarte participaram da Sessão Ordinária da Câmara Municipal do Crato desta terça-feira, dia 23 de agosto. Explicando os motivos da greve, Roberto afirmou que a mensagem que o Governador do Estado – Cid Gomes preparou, para mandar para Assembleia Legislativa, destrói a carreria de professor no estado do Ceará. “Estamos aqui solicitando o apoio dos vereadores ao nosso movimento, que já conta com a força dos pais e adesão dos estudantes. A mensagem do Governo propõe a extinsão da porcetagem que é colocada em cima do salário base que é de 20% e a partir de agora, a gente passe a receber R$ 90,19 (noventa reais e dezenove centavos)”, ressaltou Oliveira, dizendo que isto é um desestímulo para os professores.

Fonte: CVC

Já o professor Francisco Duarte argumentou que não é o propósito dos professores manterem a greve, mas defender seus direitos. “A imprensa hoje destaca que o estado do Ceará é o melhor índice de educação no Nordeste. É preciso enfatizar que esta conquista tem uma grande participação dos professores”, comentou O educador.

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30