xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/08/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 agosto 2011

Convite Missa de Sétimo dia

A família Figueiredo convida parentes e amigos para celebração da Missa da Esperança em sufrágio da alma de Emília Figueiredo Pimentel, ao sétimo dia do seu falecimento a se realizar na Catedral de Nossa Senhora da Penha, ás 17 horas desta quarta-feira, dia 10 de agosto de 2011. Antecipadamente agradece a solidariedade de todos.

Lúcio Alcântara comenta sobre a Corrupção no governo DILMA


A propósito das denúncias da revista Veja sobre corrupção no ministério da agricultura a secretaria de imprensa emitiu a seguinte nota :

"A presidente Dilma Roussef reitera sua confiança no ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que está tomando todas as providências necessárias. "

A nota é lacônica e mal feita. Necessárias a que ? Ao esclarecimento das denúncias. Na medida em que, diante de novas denúncias, a CGU já apreendeu computadores no ministério as providências a serem tomadas já o foram em outra esfera. Pode ser um indício de que a confiança presidencial no seu auxiliar poderá durar pouco, assim como aconteceu com o ministro dos transportes. Faxina é como CPI, se sabe como começa mas não como termina.

* Lúcio Alcântara é membro cadastrado do Blog do Crato.

Exposição Transfiguração - Antonio Queiroz



OLHANDO ROGÊ

(...) Lendo e relendo o cotidiano local, mergulhando por entre as sombras do gênero humano e retornando com uma releitura, Rogê (re)cria um mundo novo com a desconstrução das imagens ditas comuns, apresentando como que um expressionismo e uma pop art com ares tupiniquins.
O real se transforma em ideal. É uma viagem em busca do sonhado e concretizado em uma transmutação, onde a tônica é o gênero humano com suas (de)forma(ta)ções, suas vontades e suas realidades parareais. Olhar Rogê é transfigurar a alma dos seres irreais que ele cria.

Jovem morre em parto em Crato-CE; Família acusa hospital de negligência


Segundo familiares, médicos deviam ter recorrido a parto cesário. Diretor do hospital nega negligência e diz que morte foi fatalidade.

Uma jovem de 21 anos morreu num hospital de Crato, na Região Sul do Ceará, durante o trabalho de parto, na madrugada do último sábado (6). Os familiares da vítima acusam o hospital de negligência. “O parto se complicou e eles aplicaram injeção de força. Acredito que eles poderiam ter feito um parto cesário, mas deixaram ela sofrendo”, diz o tio da vítima. O bebê nasceu e apresenta bom quadro de saúde.

O diretor administrativo do hospital, Marcelo Vasconcelos, nega que houve negligência. Segundo o diretor, a paciente deu entrada e foi internada para trabalho de parto normal. A paciente apresentou sangramento interno, que não foi reduzido com medicamentos, o que levou à retirada do útero da paciente, segundo Vasconcelos. Após a retirada do útero, a paciente foi encaminhada à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e morreu às 2h da madrugada do sábado.

Foi o terceiro parto da jovem. A família apresenta documentos que registram que a vítima realizou exames de pré-natal e teve complicações durante o parto.

O secretário de Saúde do município, Cícero França, afirma que a pasta está acompanhando o caso junto com a ouvidoria do Crato. Ele pede à população da cidade que recorra à ouvidoria do município para apontar possíveis falhas no sistema de saúde da cidade e evitar que futuros casos do tipo voltem a ocorrer.

O caso repercutiu na cidade, principalmente no bairro onde mora a vítima. Os vizinhos da jovem que morreu no parto acusam hospital de negligência hospitalar e afirmam que este não foi o primeiro erro do tipo.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares Cariri

Ladrões roubam equipe de reportagem da TV Record



Uma equipe de reportagem da TV Record foi roubada na madrugada desta quarta-feira a aproximadamente 200 metros de uma base da polícia militar na avenida Senador Teotônio Vilela, na região de Cidade Dutra, zona sul de São Paulo. Por volta da 0h30, dois homens com capacetes em uma moto pararam ao lado do carro da emissora. O garupa, armado, bateu no vidro do carro e exigiu que o jornalista entregasse um notebook que estava no colo. Os criminosos fugiram. Ninguém ficou ferido. A equipe da Record foi até a base da Polícia Militar, onde foi informada pelos policiais que meia hora antes a moto de um manobrista havia sido roubada por criminosos com as mesmas características. O caso foi registrado no 23º Distrito Policial de Perdizes.

DE SÃO PAULO

CÂMARA APROVA PROJETOS DE LEI


Três Projetos de Lei foram aprovados na sessão desta terça-feira, dia 09 de agosto, na sessão da Câmara Municipal do Crato. Os vereadores Florisval Coriolano (PTC) – Presidente, Pedro Alagoano (PSB) e Luís Cory (PSC) foram os autores dos projetos.

Projeto 032 - autor : Florisval Coriolano
Altera o artigo 1º da lei no. 1.664 de 1996 e dá outras providências.
“Fica reconhecido de Utilidade Pública , o Instituto Brasileiro do Direito à Vida dos Animais e Meio Ambiente – (Sociedade Protetora dos Animais), sediada no município do Crato.

Projeto 034 - autor : Luís Cory

Denomina de Rua Antônio Luiz Ferreira (Antonio de Lauro) a rua localizada no Bairro Vila Alta, entre as ruas Vicente Leite e Hermenegildo Firmeza.

Projeto 033 - autor : Pedro de Alagoano

Torna de Utilidade Pública a Associação dos Moradores Nativos do Sítio Santo Antônio, sediada no Município do Crato.
Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, destinada a melhorar a qualidade de vida de seus associados em geral, os organizando, os defendendo, desenvolvendo trabalho social, junto com os idosos, jovens e crianças.

Fonte: CVC ( Câmara de vereadores do Crato )

CÂMARA DEBATE MANUTENÇÃO DE PRAÇAS PÚBLICAS EM CRATO


Tudo começou quando o Vereador Luís Cory (PSC) iniciou o Pequeno Expediente, da Sessão Ordinária, desta terça-feira, dia 09 de agosto, cobrando do Governo do Estado e da empresa responsável pela obra, a conclusão da pistta de skate, que está sendo construída ao lado do Estádio O Mirandão. Há muito tempo que os serviços estão paralizados e segundo Cory, os adeptos do esporte radical reivindicam o espaço para praticar as manobras e realizarem competições.

Em seguida, o Vereador Florisval Coriolano (PTC) – Presidente do Poder Legislativo pediu ao compamheiro Cory que citasse, também, outras praças da cidade que não estão recebendo a manutenção devida por parte do Poder Público Municipal. Florisval reforçou, afirmando que é preciso ter uma visão ampla do contexto.

A Vereadora Mara Guedes (PT) concordou com as palavras do Presidente da Mesa e ressaltou que várias praças da cidade estão praticamente acabadas e não exite um programa de conservação desses logradouros públicos.

Os vereadores Guer e George Macário, ambos do PSDB, defenderam a Administração Municipal. O Líder do Prefeito Samuel Araripe na Câmara informou que vai dialogar e tentar, junto com o Poder executivo, solucionar os problemas apresentados pelos colegas, durante as sessões. Com relação as praças, George garantiu que há total interesse e disposição do Prefeito em recuperar estes espaços de convivência pública.

O Vereador Pedro Alagoano (PSB) solicitou ao Executivo Municipal a realização de recuperação e urbanização das estradas que dão acesso ao Campus da UFC – Curso de Ciências Agrárias, onde existem outros empreendimentos como indútrias, cemitérios, entre outros. Pedro Alagoano afirmou que foi procurado por um grupo de estudantes que cobraram uma ação emergencial do Município.

Fonte: CVC

Secretário de Cultura do Estado lançará reedição de livros clássicos na URCA


O
Secretário de Cultura do Estado, Francisco Pinheiro, juntamente com a Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, lançam em solenidade no Salão de Atos da URCA, no próximo dia 16, às 19 horas, a Reedição de Clássicos da História do Cariri de Irineu Pinheiro, J. de Figueiredo Filho e Floro Bartolomeu da Costa.

Com isso, o Cariri ganha uma seleção de obras. Sete livros do escritor cearense José Alves de Figueiredo Filho foram reeditados pela Secretaria da Cultura do Ceará, Universidade Regional do Cariri (URCA) e Edições UFC, na série Memória, da Coleção Nossa Cultura. Todas as obras, que estavam esgotadas, foram relançadas em edições de mil exemplares cada, sem fins financeiros, que serão distribuídas pela URCA.

Foram reeditados os livros: "Engenhos de Rapadura do Cariri", "Folguedos Infantis do Cariri", os quatro volumes da "História do Cariri" e "Cidade do Crato" (com Irineu Pinheiro). Os sete livros de J. de Figueiredo Filho foram publicados como parte de 10 títulos que enfocam a história e os costumes do Cariri. Os engenhos de rapadura tornaram-se um símbolo da região que nasceu e cresceu na sombra da agroindústria da rapadura. De Irineu Pinheiro, a série inclui dois livros: "Efemérides do Cariri" e "O Cariri: seu descobrimento, povoamento, costumes". De Floro Bartolomeu da Costa, foi publicado o livro "Juazeiro do Padre Cícero", que reproduz o célebre discurso do deputado pronunciado na Câmara Federal, em 1923, em defesa da Meca do Cariri e do seu líder político e religioso, Padre Cícero Romão Batista

Fonte: URCA

A Feira do Crato ll:O Kariri e Nossas Tradições na Alma do Povo-Wilson Bernardo.


Nenhuma feira é igual em sua totalidade humana, ao qual ela se modifica e se destaca justamente pelas condições Geo-humanas de um povo concebido e enraizado em suas tradições.O Crato a mais ou menos dezenas de décadas vem construindo e desconstruindo suas tradições seculares,ao ponto de que a feira do Crato na tradicional rua do comercio,se transferiu para a beira do canal.Mudou sim,mas no mesmo instante se reconstituiu em novas concepções humanas,já que quem faz a feira é na verdade o seu povo,e suas tradições,em que lugares como a feira impera o verdadeiro sentido da democracia e a qualidade de vida.O Crato resiste e o Kariri sob resiste a velocidade da tecnologia e nossa feira explode em cores e no sorriso fossilizado pelo tempo de um povo remanescente de seus ancestrais das tribos kariris.

Na banca de doces,a guloseima sem a preocupação do gluten
e de gole em gole a sede se anima par o escaldante calor da feira
sombra e água fresca,o que nem sempre gato de hotel gosta de sofás
cores de um povo sempre a espera de dias melhores em busca de grãos
cachimbos a perder de vista e pitar o fumo de sabor de miguiriba
peças intimas se testa na hora em vivas cores a preço de bananas e enlatados
Viva a feira ! carnavais fora de época,de uma capitania pernanbucana de frevos e serpentinas Kariri's
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Comentários do Dia 10 de Agosto de 2011


Peço desculpas aos comentaristas

"Amigos, conforme vocês têm observado, não é todo dia que eu publico os comentários, mas estou reunindo para postá-los de uma só vez. A razão disto é que estou sob órdens médicas de me manter o mais longe possível da tela de um computador e outras coisas que venham a forçar a minha visão, além de evitar discussões, brigas e coisas que causem stress de qualquer espécie. Estou com um problema de visão e outros, que são causados por essas coisas, e somente com muito repouso e terapia anti-stress é talvez possível que eu melhore. E eu não quero ficar cego, convenhamos! - Portanto, estou fazendo o possível para manter o Blog do Crato sempre atualizado, mas está sendo difícil para um só..."

Dihelson Mendonça
Vilalta
Crato - CE

Atendimento Noturno

"Parabéns Gestão Municipal, Samuel Araripe, Prefeito Municipal e Cícero França, Secretário de Saúde, sem dúvidas o maior esforço dessa gestão está em atender e acolher bem a todos os cratenses.O atendimento noturno tem o foco nas pessoas que trabalham durante o dia e muitas vezes não têm como se consultar, essa é a garantia do acesso aos serviços de saúde, com qualidade e humanização."

Regina Petrola
Rua Orlando Silva
Cidade: Crato CE

Questionamento

"Tanta pressa em iniciar as obras das praças,em pleno periodo da EXPOCRATO. será que esqueceram das outras? e com estes passos de tartaruga que vai a reforma da São Vicente as outras que esperem futuros anos pela frente.... mesmo assim vou sugerir que faça canteiros,entre as arvores que divide as avenidas da Praça da Sé, Ali constam placas proibindo estacionar, seria melhor tirar todo aquele asfalto e jardinar já que é proibido.Um Abraço!"

Jose hermano teles barreto
Rua antonina do norte

Cidade: Crato

Comentar quando possivel

"É que adoro esse blog e ás vezes quero comentar algo e não consigo. Parabéns pelo seu blog ele é realmente muito bom para todos"

Maryane Milfont

Rua Nelson Alencar

Cidade: Crato

Centro de Convenções

"Outro dia ouvi pela rádio princesa que há uma enquete para os cratenses votarem pela permanência do parque aqui, e só nunca mais ouvi nada referente ao assunto de suma importância. Será o mal de tudo que acontece, logo após a notícia tem a reação pavorosa e depois cai no esquecimento? Vamos alertar aos cratenses que não podemos deixar isso acontecer. Devemos lutar por tudo o que conseguimos e pelo pouco que resta."

Vivian Cardoso

Rua Do Comércio

Cidade: D. Quintino, Crato

Lei do caminhão de lixo

"Muito bom o texto, excelente. Infelizmente encontramos muitas pessoas assim."

Vivian Cardoso

Rua Do Comércio
Cidade: D. Quintino, Crato

Movimento pec 300

"Dia 11 agosto dilma estará pecem. Esposas da associaçao social das esposas e amigos dos militares do ceara se fará presente. Reinvidicando aprovação pec 300 dignidade para sociedade brasileira.Salario justo. obg."

salete uchoa

R. Romeu Martins
Cidade: Fortaleza


Ajuda!

"Oi Dihelson, boa tarde. Em primeiro lugar, parabéns pelo Blog... Por favor, será que vc pode me ajudar? Vou para o Crato em julho/12, porém preciso saber de quando a quando será o Expo Crato 2012! Se vc souber tb de algum site para que eu pesquise hotéis próximos, por favor, me indique. Muito obrigada. Abs, Soraya

Soraya Diniz Paone Rodrigues

Av Ramalho Ortigão
Cidade: São Paulo/SP

Agradecimento

"Hoje passei aqui para agradece ao seu Samuel Araripe, e Dona Monica Araripe, por mas uma semestre maravilhoso que são os Projetos da casa Harmônica e Cultura muito feliz por participa de lindos projetos e aqui deixou a minha mensagem de agradecimento que e trabalha com criança e um dom e alegria de grande satisfação para a cidade do crato. Que este 2 semestre DEUS nós traga grandes vitorias amém!"

Luciana Duarte
Francisco de Paula Bezerra
Cidade: Crato

Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação e Edital do FIT serão apresentados hoje, a partir das 9 horas


O
Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, e a Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Otonite Cortez, realizam às 9 horas de hoje, na URCA, a apresentação do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará 2011-2020 e do Edital do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará – FIT. Esses instrumentos são destinados a apoiar empresas provadas (pequenas, médias e grandes) e estatais no desenvolvimento de produtos, métodos e processos inovadores. O evento acontece no Salão de Atos da URCA. Mais informações pelo telefone (88) 3102.1292. Falar com Manuela – Gabinete do Vice-Reitor da URCA.

Fonte: URCA

Restaurante Universitário busca qualificar cardápio, com nova administração


O Restaurante Universitário da Universidade Regional do Cariri (URCA) passa a ter nova administração, a partir de hoje, dia 10. O equipamento começa a ser administrado pela empresa baiana, Brisa Mar. A meta é qualificar ainda mais o restaurante, que diariamente serve 1.200 refeições à comunidade acadêmica. No último dia 19 de julho, o RU fez um ano de funcionamento, e representa uma das grandes bandeiras de luta dos estudantes da URCA. Sob a nova administração, a nutricionista Ivânia Manuela Pessoa, afirma que a meta é proporcionar à comunidade acadêmica um cardápio mais rico, contando também com a colaboração do público universitário, com sugestões, que serão devidamente acolhidas.

A nova empresa a administrar o Restaurante já traz uma larga experiência na área educacional, servindo refeições na rede de ensino do estado de Sergipe e também em órgãos de educação na Bahia, a exemplo do Instituto Anísio Teixeira.

Fonte: URCA

Oficinas capacitam Guardiões Ambientais


A
segunda turma do Curso de Formação de Guardião Ambiental Infanto-Juvenil participa nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12/08, das oficinas de “Réplica de Fósseis” e “Brinquedo Construído, Sorriso Garantido” e ainda recebem o fardamento do curso. Esta segunda etapa está sendo desenvolvida na Escola Municipal CAIC, em Crato, e envolve 25 crianças e jovens. O projeto é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente do Município em parceria com o Geopark Araripe, Secretaria de Educação e do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA).

De acordo com a Coordenadora do projeto, Vanda Lucia Roseno, o objetivo é levar o conhecimento das potencialidades da região do cariri. “Trabalhamos para promover a educação ambiental e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”, relata.

As oficinas serão ministradas pela equipe do Geopark Araripe e têm a finalidade de sensibilizar as pessoas no tocante a preservação do patrimônio fossilífero, incentivar talentos artísticos e preservar os geossítios do Geopark Araripe. Na quinta-feira, às 13h00, será ministrada a oficina de “Réplica de Fósseis” e entrega do fardamento aos participantes. Já na sexta-feira, no mesmo horário, será realizada a oficina “Brinquedo Construído, Sorriso Garantido”, com reutilização de materiais recicláveis.

O curso tem 10 disciplinas, 04 oficinas, totalizando a carga horária de 110 horas/aula. Entre outros temas abordados nas disciplinas estão: Geoparks e Noções de Ecoturismo, Fundamentos da Educação Ambiental e Prevenção de Incêndios e Queimadas.

A próxima turma do curso de Guardião Ambiental Infanto-Juvenil será lançada na Escola 18 de Maio, em Crato, no próximo dia 22/08, com a entrega do fardamento aos novos guardiões.

(Assessoria do Geopark Araripe).

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza capacitação



O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realiza, nos próximos dias 12 e 13 deste mês, em Crato, uma “Capacitação de Qualificação e Atuação do Sistema de Garantia de Direitos em Crato”. A presidente do Conselho, Luiza Maria Vieira, destaca a importância desse trabalho para o município, principalmente com a abordagem da temática, como a presença do conferencista Armando Luiz Bandeira de Paula, responsável pala avaliação de gestão dos municípios para o Selo Unicef e pela capacitação de Conselheiros de Direitos Tutelares no Estado do Ceará.

A abertura dos trabalhos será na Creche São Miguel, a partir das 8 horas, seguindo, no primeiro momento, até às 13 horas, com apresentações, reflexões, noções básicas de orçamento público, discutindo o orçamento e o fundo da infância. Também serão abordadas questões sobre o papel do conselho, a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, consolidando os trabalhos com a construção de um plano de ação, encerrando com a avaliação das atividades.

Fonte: PMC

PROGRAMA CARIRI ENCANTADO SONORIDADES – 10/08/2011


Conexões musicais: Tim Maia, o síndico da MPB

Sebastião Rodrigues Maia, popularmente conhecido como Tim Maia, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 28 de setembro de 1942, e faleceu em Niterói, no dia 15 de março de 1998. Cantor e compositor, Tim Maia foi um dos pioneiros na introdução do estilo soul na MPB e um dos maiores ícones da música no Brasil. Suas músicas eram marcadas pelo seu vocal grave e afinadíssimo, composições bem elaboradas, letras inteligentes e arranjos inovadores, executados sempre com o auxílio luxuoso de um time de músicos competentíssimos.

O programa Cariri Encantado Sonoridades, desta quarta-feira, 10 de agosto de 2011, apresentará uma seleção de composições de autoria de Tim Maia ou por ele interpretadas, compilada a partir de três discos antológicos do cantor: o de estréia, lançado em 1970; o segundo, de 1971, e o ainda raríssimo e pouco compreendido disco Tim Maia Racional Vol. 01, de 1975.

Vale a pena ouvir sempre que se possa esse monstro sagrado da MPB a quem Jorge Ben Jor trata de carinhosamente de o “síndico” do Brasil.

Serviço
O programa Cariri Encantado Sonoridades é transmitido todas as quartas-feiras, das 14 as 15 horas, pela Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e pela Internet: http://www.radioeducadoradocariri.com/.

Inscrições do Projeto Primeiro Passo são iniciadas


O
Governo Municipal do Crato através da Secretaria de Assistência Social comunica aos jovens ns faixa etária de 18 a 22 anos, que as inscrições do projeto Primeiro Passo, na Modalidade Jovem Aprendiz, na categoria Auxiliar administrativo, estão sendo realizadas na respectiva secretaria, na Avenida Perimetral Dom Francisco, s/n, bairro São Miguel, no período de 8 a 11 de agosto de 2011, no horário das 8 horas às 13 horas. Os interessados devem estar com os seguintes documentos: Carteira de Identidade; CPF; comprovante de residência atual; título de eleitor; carteira de trabalho; certificado de conclusão do ensino médio e uma foto 3x4. Mais informações, procurar Liduina Alves Botelho, Secretária de Assistência Social. Telefone (88) 3521.6425.

Fonte: PMC

Calendário para o Treinamento do Garantia Safra



A Comissão do Garantia Safra convida os representantes legais dos trabalhadores rurais para o treinamento de preenchimento de cadastro referente ao Programa 2011-2012, à comparecerem no auditório da RFFSSA, no horário das 8 horas às 12 horas, nas seguintes datas:

Dia 15 de agosto – Distritos de Baixio das Palmeiras e Santa Rosa;
Dia 16 de agosto – Distritos de Santa Fé e Monte Alverne;
Dia 17 de agosto - Distritos de Ponta da Serra e Bela Vista;
Dia 18 de agosto – Distritos de Belmonte, Campo Alegre e Dom Quintino.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30