xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/08/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 agosto 2011

Preço da cruel imbecilidade - Por: Emerson Monteiro


Quando, tal qual agora, cresce no ar nova e preocupante crise da economia mundial vêm à tona algumas avaliações no principio da inteligência dos seres humanos. Desde considerar a ausência de sentido de os países ricos insistirem tanto na mania atrasada dos investimentos nas armas, que domina os motivos principais da sede sanguinária do poder das nações, ao alimentar com sangue os mercados qual razão de justificar os gastos astronômicos da máquina da guerra espalhada no Planeta, em guerras de conquistas e espoliações alucinadas.

Em 2006, há cinco anos atrás, os custos militares chegavam a 1,2 trilhão de dólares, longe de qualquer esperança de redução devido ao ímpeto de matar os semelhantes, o que vigora nos senhores dos regimes, sobretudo ocidentais. Em 2010, esses custos subiram à casa de 1,5 trilhão de dólares, margem que passa além disto, face aos números secretos não divulgados e às destruições em massa acarretadas pelo fogo das batalhas, em detrimento das vidas preciosas eliminadas em consequência, de valor inestimável.

Quanto a uma noção do que seja essa quantia no valor das cotações do dólar comercial de hoje (08 de agosto de 2011), equivale a 2,4 trilhões de reais, ou seja, 16 vezes o total de toda a moeda circulante no Brasil, que é de 144 bilhões de reais.

Desponta nisso a crise propalada capitalismo liberal, que invade a Europa, berço dourado da civilização do Ocidente, e chega aos Estados Unidos, a sofrer com a redução nos índices de credibilidade nas bolsas internacionais.

Em avaliações feitas ainda no século XIX, o cientista político alemão Karl Marx profetizava transformações radicais na história devido à luta das classes sociais, impasse que se estabelece por causa da divisão injusta das riquezas, de difícil solução.
Os traumas do egoísmo que alimenta esta desunião, qual instrumento de terror e opressão pela força das armas, milênios afora, serve de pretexto e sacrifica as bases do equilíbrio da pirâmide, que arraste inconsciente o peso do materialismo cego adotado todo tempo.

Por isso, as crises da sociedade mostram a cara dos líderes da ocasião e suas atitudes imbecis, nas tragédias deste chão de dolorosas contradições.

Enquanto as armas significarem, pois, a maior indústria da Humanidade não haverá diálogo entre as pessoas para a solução dos males morais, em detrimento dos direitos e da humana felicidade.

E concluo citando Ruy Barbosa com esta frase: Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência.

Sete mudanças de hábito que contribuem para baixar o colesterol



PREVINA-SE CONTRA O INFARTO !


Nota do Editor
- O Blog do Crato reforça a campanha para preservar o nosso bem mais precioso, aquele que com sua falta, todos os outros de nada adianta: A NOSSA SAÚDE. Estaremos postando dicas selecionadas e importantes de como viver mais e melhor.

Colesterol: Entenda Como Ele Age e Quando é um Perigo à Nossa Saúde

Um dos vilões para a saúde é o colesterol. Popularizado em várias matérias jornalísticas, este elemento da nossa alimentação também tem seu valor e precisa ser entendido como age em nosso organismo. Ele é nada mais que uma gordura e pode ser recebido pelo nosso corpo de duas maneiras, pelos alimentos de origem animal e como um produto fabricado pelo próprio fígado.

Sua função é fundamental para a vida. Ele age na composição da membrana que envolve todas as nossas células, necessário para a formação dos nossos hormônios sexuais, ácidos biliares e vitamina D. Ele circula por todo o corpo e não é solúvel no sangue. Utiliza uma proteína, a lipoproteína, para se movimentar. Depois de fazer viagem do fígado para os tecidos o excesso deve ser eliminado.

Aí Está o Problema

O excesso ocorre se a pessoa ingere alimentos que contenham colesterol em demasia, como carnes gordas e ovos, quando o fígado o produz demais ou o somatório dos dois. Este excesso pode se depositar nas artérias endurecendo a parede e formando placas que gradualmente as entopem. Esse processo é conhecido pois pode gerar doenças como a arteriosclerose, isquemia cerebral e obstrução das veias das pernas.

As pessoas sedentárias, obesas e que ingerem alimentos ricos em colesterol são mais propensas a ter níveis elevados. Os homens correm mais riscos do que as mulheres, já que o organismo feminino fica menos exposto devido à ação do hormônio estrógeno. Ele equilibra a proporção dos dois tipos de lipoproteínas que fazem o transporte do colesterol. As altas taxas de colesterol no organismo não mandam avisos prévios. Os sintomas só aparecem depois que as placas já se formaram. Para evitar que isto ocorra o ideal é fazer exames periódicos para que se possa controlar o nível de colesterol no organismo.

Tratamentos

Em alguns casos apenas uma dieta específica e equilibrada, à base de alimentos que ajudam a diminuir a dosagem de colesterol, basta para manter os níveis aceitáveis de colesterol. Exercícios físicos leves como, caminhadas e natação também auxiliam. Mas nem sempre é tão fácil corrigir o problema. Quando o aumento se deve a uma produção excessiva do fígado, há necessidade de uso de medicamentos indicados pelo endocrinologista. Cuidados preliminares podem combater este risco do excesso. Exames periódicos a partir dos 20 anos de idade, correção de hábitos alimentares e uma melhor distribuição das refeições são fundamentais. Caso exista a necessidade de refeições fora de casa, o uso de pratos com pouca ou nenhuma gordura é o ideal.

Apenas um exame de sangue indica a taxa de colesterol no organismo. O nível considerado bom é de 200 mg/dl. A faixa limite é entre 200 mg e 240 mg/dl. Acima disto, o risco de ter obstruções nas artérias e problemas cardíacos aumenta. A relação entre o risco de aterosclerose cardíaca e os níveis séricos de lipoproteínas encontra-se bem estabelecida. Níveis elevados de colesterol total e de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C), assim como níveis baixos de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL-C), estão associados a um risco elevado.

Em algumas situações, tais como hiperlipoproteinemia combinada familiar (HLCF), disbetalipoproteinemia, e diabetes melito, níveis elevados de triglicerídeos são também um indicador do aumento do risco de doença cardiovascular. Os níveis de colesterol devem ser obtidos de todos os adultos acima dos 20 anos. A presença de fatores de risco cardíaco não-lipídicos também deve ser determinada. O HDL-C também deve ser mensurado ao avaliar-se o colesterol. Um nível abaixo de 35 mg/dl é considerado baixo. HDL-C alto — acima de 60 mg/dl — pode ser protetor, sendo tratado como fator de risco negativo.

O LDL-C desejável é de até 130 mg/dl. Os pacientes nesse grupo devem receber informação geral sobre dieta e fatores de risco, e os níveis de colesterol total e de HDL-C devem ser reavaliados em 5 anos. O limite de alto risco do LDL-C é de 130 a 150 mg/dl. A presença de fatores de risco determina o tratamento posterior.

Atenção

# Alimentos sem restrições: Cereais, legumes e verduras, frutas, iogurte desnatado, aveia, gelatina, farinhas em geral, pão, queijo branco e outros.

# Alimentos com moderação: Sementes oleaginosas (nozes e amendoim), óleos (soja, milho e girassol) e margarina.

# alimentos com alto risco: Carnes gordas, pele de frango, camarão, lagosta, carne de porco. miúdos embutidos, ovos, chocolate, leite integral, creme de leite, bacon, empanados, frituras, presunto, mortadela, salame, queijos amarelos e outros.

Fonte: Manual de Terapêutica Clínica - 28a. Ed. - 1996.

Copyright © 2000 eHealth Latin America ( Via UOL - Site Boa Saúde )

Optar pelo azeite de oliva


Embora seja calórico, com recomendação diária máxima estipulada em duas colheres de sopa, o azeite de oliva não só ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL) como ainda aumenta o bom colesterol (HDL), explica o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração (Hcor), de São Paulo. Isso ocorre graças aos antioxidantes, como as gorduras monoinsaturadas e a vitamina E presentes no alimento.

Mas, apesar de fornecer esses e outros benefícios, como a capacidade de controlar o diabetesdiabetes tipo 2, o azeite não deve ser a primeira opção na hora de preparar alimentos fritos. Neste caso, o mais recomendado é usar o óleo de soja, uma vez que ele mostra mais resistência à formação de compostos tóxicos quando aquecido.

Trocar a carne por peixe


Para alguns, a associação entre peixes e ácidos graxos ômega 3 é imediata. Mas será que você sabe por que eles são tão bem-vindos na dieta? Um dos motivos é o fato de eles serem uma gordura boa, do tipo insaturada, que reduz, portanto, os níveis de colesterol e triglicérides do sangue. Além disso, como completa o cardiologista, eles ainda evitam a formação de coágulos que podem obstruir vasos, podendo causar um infarto. Ácidos graxos ômega 3 estão presentes em peixes, como salmão, truta e atum, e em outros alimentos, como linhaça, nozes, rúcula e milho.

Praticar exercícios


"Praticar exercícios físicos regularmente é uma maneira eficaz de aumentar a queima de gordura corporal, reduzindo o mau colesterol (HDL)", aponta Daniel Magnoni. Treinos frequentes também atuam na perda de peso e no controle do diabetes e da pressão alta, problemas que muitas vezes acompanham quem está com colesterol alto. Resumindo: você melhora a sua saúde e, de quebra, ainda entra em forma.

Consumir mais fibras

Fibras não podem ficar de fora do cardápio de quem tem colesterol. Primeiro porque elas diminuem a absorção de gorduras pelo organismo, reduzindo o nível de LDL. "O outro motivo é o fato de elas aumentarem a excreção de colesterol na forma de bile", esclarece o especialista. Assim, prefira alimentos integrais e consuma frutas com a casca, sempre que possível. Outro conselho é preferir a fruta em seu estado natural, pois, quando aquecida, ela perde parte de suas fibras.

Largar o cigarro


Fumantes naturalmente têm mais chances de ter problemas cardiovasculares do que os não adeptos ao tabagismo. No caso de quem tem colesterol alto, entretanto, o cigarro ainda age acelerando o aparecimento da arterioesclerose, acúmulo de substâncias gordurosas no interior das artérias. Ou seja, os riscos de entupimento de um vaso ficam ainda maiores, aumentando a probabilidade de má circulação e até de um infarto.

Adicionar aveia às refeições

Embora a ingestão de fibras, em geral, seja benéfica para combater e controlar o colesterol, a aveia desempenha um papel de destaque na luta contra essa doença. Isso porque ela promove a sensação de saciedade por mais tempo, melhora a circulação, controla a quantidade de açúcar do sangue e ainda diminui a absorção de gordura pelo corpo, explica o cardiologista. Tudo isso ocorre graças a uma fibra chamada beta glucana, presente nesse alimento. Melhor ainda é saber que a aveia pode ser adicionada a diversas refeições que incluem frutas, massas e até saladas, realçando seu sabor.

Escolher alimentos à base de soja


Os alimentos à base de soja podem não ter o mesmo sabor da carne original ou do leite, mas a verdade é que, se bem preparados, eles podem ser tão gostosos quanto quaisquer outros. E mais: eles não só combatem o colesterol ruim como ainda aumentam o colesterol bom, conta Daniel Magnoni. A soja também ajuda a controlar problemas hormonais em mulheres na menopausa e ainda criam uma barreira no organismo contra infecções. Use a criatividade e prepare refeições ricas nesse alimento.

Fonte: Cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração (Hcor), de São Paulo. - Yahoo Notícias - Site UOL Boa Saúde

IR: Receita abre consulta a megalote com 1,8 milhão de declarações


SÃO PAULO – A Receita Federal libera, a partir das 9h desta segunda-feira (8), a consulta ao terceiro lote multiexercício do Imposto de Renda Pessoa Física, com declarações do exercício de 2011 e a malha fina de 2008 a 2010.

Entre no site da Receita Federal

Estão incluídos neste lote 1.827.948 contribuintes, que devem receber R$ 1,8 bilhão em restituições, a serem creditadas no próximo dia 15 na rede bancária, com correções que vão de 3,92% a 34,60%, referentes à variação da taxa Selic. Para saber se a declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone no número 146.

Declarações De acordo com a Receita, no lote das declarações de 2011 (ano-base 2010), estão incluídos 1.772.511 contribuintes, que receberão R$ 1.699.657.167,58, atualizados pela taxa de 3,92%, referente ao período de maio a agosto de 2011. Desse total, 29.372 contribuintes se enquadram no Estatuto do Idoso e receberão R$ 66.897.093,53. No lote das declarações de 2010 (ano-base 2009) estão incluídos 30.521 contribuintes. As restituições desse lote somam R$ 57.818.573,04, acrescidos de 14,07%, referentes à Selic de maio de 2010 a agosto de 2011.

Já no lote de 2009 (ano-base 2008) estão incluídos 19.122 contribuintes, que receberão um total de R$ 32.631.618,80. A taxa de correção é de 22,53%, referentes ao período de maio de 2009 a agosto de 2011.

Por fim, no lote das declarações de 2008 (ano-base 2007) estão incluídos 5.794 contribuintes, que receberão R$ 9.892.640,58, atualizados pela taxa de 34,60%, referente ao período de maio de 2008 a agosto de 2011.

Regras: A restituição ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na internet. Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita.

Fonte: Yahoo Notícias

Liduina Cratense:Merecidamente LIDUINA é Agraciada Como Cidadã Cratense-Wilson Bernardo.

Em virtude de uma viagem em que eu fiz logo o termino da sessão solene de outorga de titulo de cidadã a Liduina,fiquei três dias sem Internet,somente agora ao chegar tive condições de postar e homenagear a mais nova cidadã cratense,é com certeza de alma,coração e espiritual que Liduina é e por serviços prestados a nossa sociedade,que ela é agraciada por direito uma cidadã cratense.Liduina se destaca hoje como Secretaria de ação social,e com medidas sociais fundamentais para a nossa cidade,no que se diz respeito ao acolhimento do idoso e necessitados,e só lembrando que a mesma foi minha professora a um tempo a traz na Escola Estado da Bahia em Crato...Bons tempos Tia Lidu!
Sessão solene com presença de autoridades do Executivo cratense
Vereador Hélder França(Guer) autor da resolução de titulo de cidadã cratense a Liduina
Vereador Georgio Macário,totalmente otimista fala dos serviços prestados por Liduina
Vice Pref.Raimundo Filho relata a vida publica de Liduina,quando a mesma iniciou sua vida publica na gestão de Dr. Raimundo Bezerra quando ele foi prefeito do Crato
Pref.Samuel Araripe solidifica em Liduina,a amizade,a confiança e lealdade em seus serviços prestados a comunidade cratense e ao executivo.
Liduina recebe das mãos do Pref.Samuel Araripe e da primeira dama Mônica Araripe o titulo de cidadã cratense
Liduina e familiares festejam seu mais novo nascimento...Cidadã Cratense de fato e direito.
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Começa hoje em Crato, curso de Vigilância Epidemiológica Hospitalar


Instrumentalizar os profissionais de saúde que atuam, direta ou indiretamente, na Vigilância Epidemiológica Hospitalar em relação ao monitoramento e avaliação permanente da situação de saúde nas unidades hospitalares. Essa é a proposta do Curso de Atualização em Vigilância Epidemiológica no Âmbito Hospitalar, promovido pela Coordenadoria de Pós-Graduação de Vigilância em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará.

O evento, que contará com a parceria da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Ceará, será realizado no período de 8 a 12 de agosto, no município do Crato. A capacitação será voltada para profissionais de saúde da macrorregião do Cariri, contemplando as Coordenadorias Regionais de Saúde de Aurora, Brejo Santo, Jati, Milagres, Penaforte, Porteiras, Barro, Altaneira, Assaré, Crato, Nova Olinda, Salitre e Santana do Cariri, Barbalha, Caririaçu, Juazeiro e Missão Velha.

Estratégias

No Brasil, o processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) caracteriza-se pela implementação de um conjunto de estratégias de mudanças no financiamento, gestão, e organização da produção de serviços e, também, no papel da Epidemiologia nos serviços de saúde.

A Vigilância Epidemiológica é o processo sistemático e contínuo de coleta, análise, interpretação e disseminação de informações que tem como propósito recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de problemas de saúde. As ações de Vigilância Epidemiológica se organizam em torno de uma série de atividades interligadas e complementares que devem ser desenvolvidas continuamente e de forma integrada nos diversos serviços de saúde Os hospitais constituem fonte importante de informações das Doenças de Notificação Compulsória (DNC) e agravos inusitados para o sistema de vigilância (detecção e investigação) municipal, estadual e nacional. A notificação destas DNC permite aos municípios a adoção, oportunamente, de medidas de controle, possibilitando a interrupção da cadeia de transmissão de doenças entre a população.

No ambiente hospitalar, o profissional de saúde tem papel fundamental no fornecimento de informações para a tomada de decisões pelos administradores de saúde, na organização dos serviços, na melhoria da qualidade da assistência, no monitoramento dos problemas de saúde, nas medidas de controle das doenças, na implementação de estudos epidemiológicos e na avaliação de práticas e ações de saúde.

A Secretaria da Saúde do Ceará vem encontrando dificuldades no que se refere à coleta e análise de dados relativos ao ambiente hospitalar, bem como ausência de confirmação etiológica das doenças de importância para a saúde pública e consequentemente, a ocorrência de subnotificação das DNC. Diante desse contexto, a ESP-CE e a SESA iniciam essa capacitação de profissionais de saúde que trabalham nas unidades hospitalares.

Assessoria de Imprensa da ESP-CE

Maiores economias do mundo tentam evitar "segunda-feira negra"


Maiores economias do mundo tentam evitar "segunda-feira negra" Líderes de todo o mundo debateram medidas conjuntas para evitar onda de pessimismo global após rebaixamento da nota dos EUA. Responsáveis de finanças das principais economias do mundo mantiveram neste fim de semana intensos contatos telefônicos para tentar evitar uma profunda crise nos mercados na segunda-feira, após o rebaixamento histórico da qualificação da dívida dos Estados Unidos e dos temores de uma recessão.

Os governos temem que a degradação da nota da dívida dos EUA anunciada na sexta-feira passada, após o fechamento dos mercados, pela agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) atue como estopim para um "segunda-feira negra" nos mercados, cuja queda estaria motivada, segundo os especialistas, pela incerteza sobre a recuperação da economia mundial. A S&P rebaixou a qualificação da economia dos EUA de AAA para AA+ e se trata da primeira e única vez que foi degradada a nota da dívida da primeira economia mundial, enquanto os contatos telefônicos entre os líderes europeus e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, começaram já na sexta-feira à noite, após uma semana péssima nos mercados financeiros.

Por sua vez, o conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE) realizou neste domingo uma teleconferência de caráter extraordinário para discutir a compra de dívida soberana da Espanha e Itália, que sofreram ataques especulativos nas últimas semanas, disseram à Efe fontes financeiras em Frankfurt. Enquanto isso, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, divulgaram um comunicado conjunto reforçando a importância de uma aplicação "rápida e completa" das medidas anunciadas pela Espanha e Itália para endireitar suas finanças e melhorar sua competitividade.

Sarkozy e Merkel defenderam também uma aplicação "rápida" dos acordos da cúpula europeia de 21 de julho sobre o segundo resgate grego e a ampliação do fundo europeu de resgate. Na sexta-feira passada o prêmio de risco da Espanha e Itália voltou a disparar acima dos 400 pontos básicos antes de fechar abaixo dos 375. O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, anunciou na mesma sexta-feira uma aceleração das medidas de austeridade e reformas econômicas no país, e disse que em sua conversa com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi acordado a realização de uma cúpula urgente do Grupo dos Sete (G7, grupo dos sete países mais industrializados do mundo) de Finanças, que a princípio estava prevista para 9 e 10 de setembro em Marselha.

O Ministério das Finanças da Coreia do Sul informou que no Grupo dos Vinte (G20, que reúne os ministros e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia) se buscava um consenso, enquanto um funcionário do mesmo explicou à agência local "Yonhap" que "se a declaração se emite de modo que aumente a confiança dos investidores em direção rumo aos bônus americanos, isso poderia contribuir para a estabilização do mercado".

Os telefonemas ocorrem após uma péssima semana nas principais bolsas europeias com quedas de 13,12% na de Milão; 12,89% na de Frankfurt, 10,73% na de Paris e 10% na de Madri, além de 7,75% do Dow Jones no mercado de Nova York, perante a crescente incerteza sobre a recuperação da economia global. O representante na Europa da S&P, Jean-Michel Six, declarou à emissora "France Info" que a agência não prevê uma "reação ruidosa" a sua decisão, ao justificá-la alegando que "a fraqueza da recuperação econômica" e "fatores políticos" que põem em dúvida a eficácia da tomada de decisões nos EUA.

O chefe global de S&P, David Beers, em declarações à rede de televisão "Fox", tentou minimizar a importância do impacto nos mercados da degradação da nota dos EUA, e assegurou que o que mais preocupa os mercados é "a percepção global que a economia mundial poderia estar desacelerando". Por sua parte, o diretor-geral de S&P, John Chambers, lembrou em declarações à emissora "ABC" que a agência de qualificação poderia anunciar uma segunda degradação da dívida dos EUA nos próximos seis a 24 meses se piorar a situação fiscal do país.

Enquanto isso, a primeira reação ocorreu na sessão deste domingo, na Bolsa de Tel Aviv, que perdeu cerca de 7% e teve que suspender o pregão para amortecer a queda, antecipando a tensão que pode atingir os principais mercados do mundo na segunda-feira.

Fonte: Yahoo Notícias

A semente dos dias - Por: Emerson Monteiro

Bom gosto é a cultura e o conhecimento que define as gerações deste imenso Universo. Nem todo mundo sabe o que melhor lhe atenderá, pois precisa aprender um tanto mais até chegar a agir, com naturalidade, e cumprir, com sabedoria, os praticados desta vida de aprendizado constante.

Descobrir disso o jeito certo de caminhar significa as longas experiências, às vezes tristes, outras agradáveis. Sendo que, dos dois jeitos de adquirir conhecimento, pela dor ou pelo amor, a grande maioria escolhe, em primeiro lugar, sofrer antes para, só então, aprender e valorizar a tranquilidade da consciência em paz com os outros e consigo mesmo.

Sempre, no entanto, as oportunidades se repetem, e as pessoas desfrutam da de refazer os passos, ou pelo arrependimento das ações equivocadas que praticou, ou pelo interesse de obter novas marcas de sucessos, e crescer.

Isto a gente só adquirir à medida que cumpre os dias nas folhas deste chão. Portas abertas nas madrugadas às novas oportunidades se refazem simplesmente ao sol surgir, independente que quaisquer das limitações individuais. Estas sementes são, no entanto, as ofertas da natureza aos que souberem usufruir da perfeição infinita dos seus fenômenos. E bom gosto dependerá dos que os utilizam no crescimento próprio, pela dor ou pelo prazer de cumprir o dever com alegria.

Plantar o que é bom a fim de colher frutos bons, eis a Lei.

Ao descobrir tal segredo, caberá aos pensantes selecionar as sementes a germinar no solo dos corações. O plantio alimenta o futuro, porquanto essa Lei de Ação e Reação não escolhe pessoas, mas delas é escolhida.

Que quer ser feliz deve, sem discriminação, plantar sementes boas, originárias das chances de todo dia. Ninguém melhora apenas para os outros. Quem desfruta das práticas são os autores do bem que possa praticar, nisto há justiça eterna, em tudo, por tudo.

Centro de Convenções Bárbara de Alencar - Por Ely Aguiar


NE - Deputado Ely Aguiar comenta ainda sobre o projeto de nomeação do Centro de Convenções Bárbara de Alencar.

"Camarada Dihelson um grande abraço estendido aos conterrâneos do Crato.

A título de esclarecimento, a respeito da heroína Bárbara de Alencar, para que as pessoas pouco limitadas não fiquem dizendo “abobrinhas“, verifica-se que muitos historiadores pernambucanos e paraibanos, apontam Bárbara de Alencar como heroína da Confederação do Equador, inclusive estar no “ Wikipédia ‘ . Tal reconhecimento se justifica porque tendo ela participado da revolução de 1817, presa , torturada e depois anistiada sob vigilância imperial, colocou novamente em risco a sua vida, sua liberdade e a vidas dos filhos ao incentivá-los, inclusive com apoio financeiro, para que eles participassem do novo movimento revolucionário denominado de Confederação do Equador, que aconteceu no Nordeste em 1824. A história registra que seus dois filhos Carlos José e Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, morreram em seus braços, depois de longos combates com as tropas do Rei.

Com relação a não aprovação do Projeto de Lei que denomina de Centro de Convenções do Cariri, de Bárbara de Alencar, a justificativa e o texto, analisadas pelas comissões da casa, foram considerados perfeitos. A recusa foi por “ Questão Política “, pode colocar isso que estou dizendo. Sou jornalista profissional, cursei ainda Administração de Empresa e sou atualmente Acadêmico de Direito, membro titular da CCJ. Portanto, tenho muito critério com meus projetos, como que faço e com o que digo. Estou no segundo mandato parlamentar e afirmo com convicção tudo que estou relatando aqui. Nada mais justo que denominar de Bárbara de Alencar o Centro de Convenções do Cariri.

Aliás acho que povo e a classe política do Crato deveriam resgatar grandes nomes como Frei Carlos Maria de Ferrara, D. Vicente de Araujo Matos, Madre Esmeraldo, Correinha, J. de Figueiredo Filho e muitos outros. Veja você que Luis Lua Gonzaga foi o maior divulgador de todos os tempos da cidade do Crato, através de suas músicas por esse Brasil a fora. Eu Pergunto: Qual a homenagem que o Rei do Baião tem em nossa cidade, alguma ? Tem um grupesco no Crato, que por viver na ociosidade e não produzir nada de positivo não sabe fazer outra coisa a não criticar. Quero aqui parabenizar o Blog do Crato, pelo compromisso que assume em defesa do Crato, ao vereador George Macário por levantar essa questão e dizer que eu estou aqui a serviço da cidade onde nasci. CRATO.

Lembro ainda que na época do então Governador Lúcio Alcântara foi inaugurado o novo Palácio do Governo do Estado do Ceará, denominado de Centro Administrativo Bárbara de Alencar, que funcionou durante toda a administração do Dr. Lucio Alcântara. O Atual governo resolveu tirar a sede do Governo do Palácio Bárbara de Alencar, transferindo-o para o Palácio da Abolição, que foi reformado ao custo superior a 37 milhões de reais. O Centro Administrativo Bárbara de Alencar abriga hoje o gabinete do vice-governador Domingos Filho. O governo atual informou que não tinha interesse em permanecer no Centro Bárbara de Alencar... A rejeição do Projeto ocorreu porque a Assembléia só aprova o que o Governo manda. FUI CLARO ? . De lascar é ter que ver gente escrevendo idiotices.....Anexo a foto o Centro Administrativo Bárbara de Alencar, instalado na gestão Lúcio Alcântara."

Ely Aguiar Dep. Estadual
Crato - CE

Fogo destrói fábrica de álcool no Paraná

Um incêndio destruiu parte de uma fábrica de álcool em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba (PR). O fogo começou por volta das 18h deste domingo e só foi controlado cerca de duas horas depois. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas. O prejuízo ainda não foi calculado, mas havia caminhões-tanque carregados de combustível no pátio da fábrica.

Os bombeiros estão fazendo o resfriamento do local com jatos d'água, para posteriormente entrar no estabelecimento. A causa do incêndio ainda não foi confirmada, mas testemunhas disseram aos bombeiros que as chamas começaram após a queda de um balão no local.

EDUARDO SODRÉ
DE SÃO PAULO ( Via Folha.com )

Professora Liduína Andrade é Cidadã Cratense


Em grande estilo e com uma recepção bastante concorrida, a prefessora Liduína Andrade, secretária de Ação Social do Município, recebeu na noite do dia 05 de Agostro no Teatro Salviano Arraes Saraiva, no Calçadão – Centro, o Título de Cidadã Craternse. Familiares, colegas professores, secretários, assessores e funcionários da Administração Municipal compareceram à solenidade. O Prefeito Samuel Araripe a Primeira-Dama do Munciípio, Mônica Araripe, o vice Prefeito e esposa, além dos vereadores Guer - PSDB (autor do Projeto de Resolução que outorgou o título), George Macário - PSDB, Mara Guedes – PT e Antônio Apolinário Neto – PMDB, que presidiu a sessão, na ausência do Presidente da Câmara – Vereador Florisval Coriolano – PTC, que teve que atender a compromissos, ateriormente assumidos, também prestigiaram a Sessão Solene.

Após a participação da Banda de Música Municipal como sempre ilustrando os grandes momentos do Municipio, houve a composição da mesa de honra. A chefe do cerimonial da Prefeitura do Crato– Liane Arraes fez a leitura do curriculo da Professora Liduína Andrade, onde citou fatos registrados durante a sua infância, no município de Potengi, onde nasceu e tembém em Crato, onde estudou e passou a residir, ainda jovem. A homenageada Trabalhou em diversas escolas, foi sub - secretária de Educação, em 2001, quando o atual prefeito era o secretário da pasta. Em 2005, com a eleição de Samuel Araripe, Liduína foi convidada para assumir o cargo de secretária de Ação Social, onde permanece até hoje.

Coube a Vereadora Mara Guedes, que naquele momento estava secretariando os trabalhos da mesa, fazer a leitura do Projeto de Resolução que outorgou a honraria à secretária. Posteriormente aconteceu a entrega da placa com o Título de Cidadã Cratense, a palavra da homenageada e, em seguida, a fala foi facultada.
Todos que usaram a palavra, Vereador George Macário, Vereadora Mara Guedes, vice Prefeito Raimundo Bezerra Filho e o Prefeito Samuel Araripe, enalteceram a competência, o compromisso e a fidelidade da professora Liduína Andrade, sobretudo o trabalho que hoje realiza, a frente da Secretaria de Ação Social do Município.

Florisval Sobreira Coriolano enviou um ofício parabenizando a professora Liduína Andrade por ser, a partir de sexta-feira, dia 05 de agosto, a mais nova cidadã cratense.

Fonte: CVC
Foto Ilustrativa: Liduina Andrade ao lado de D. Maria do Céu - Por: Dihelson Mendonça

Vereador Dárcio Luis agradece ao Executivo pela recuperação de estradas em Dom Quintino


DÁRCIO AGRADECE AO EXECUTIVO PELA
RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS EM DOM QUINTINO

O Vereador Dácio Luís de Sousa (PSDB) agradeceu ao chefe do Executivo municipal, na sessão da última terça-feira, dia 02 de agosto, o trabalho de recuperação das estradas vicinais do Distrito de Dom Quintino. O legislador afirmou que a população está bastante satisfeita com a ação realizada. Dácio afirmou, ainda, que em breve Dom Quintino vai ganhar mais um reservatório d’água, melhorando o abastecimento na localidade.

Fonte: CVC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato poderá ser o primeiro Município do Brasil a capacitar mototaxistas


O Município do Crato foi o segundo do Brasil a implantar o serviço de mototaxista e poderá ser o primeiro do País a realizar o curso de capacitação da categoria. Estiveram em Fortaleza o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Luiz Joatan de Sousa, o procurador geral do município, Ernani Brigido Neto e o presidente da Associação dos Mototaxistas, Carlos Alberto (Molão) para uma audiência na Superintendência Estadual do Departamento de Trânsito do Ceará. Eles foram recebidos pelo gerente do núcleo de processos de transporte do Ceará, Daniel Sousa Paiva, que deu explicações sobre a demora na realização do curso, que terá duração de 30 horas/aula.

Segundo Daniel, o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte SEST/SENAT, que são entidades prestadoras de serviços para o governo federal, querem exclusividade no monitoramento do curso, diferente do que diz a resolução 350 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que manda que o curso seja realizado pelos DETRANs em parceria com instituições ou órgãos de trânsito dos municípios.

Por esta razão, disse ele, está sendo feita uma consulta ao CONTRAN e aos demais órgãos nacionais de trânsito do País para que sejam dirimidas todas as duvidas e assim o curso seja promovido com absoluta lisura e transparência. Daniel marcou outra reunião com os representantes cratenses para o próximo dia 23, na sede da superintendência do DETRAN, em Fortaleza, quando terá uma posição definitiva sobre o assunto.

O procurador do município do Crato, Ernani Brigido Neto disse que a resolução 350 do Conselho Nacional de Trânsito convalida tudo que foi feito pelo sistema SEST/SENAT e acaba com essa reserva de mercado, dando ao DETRAN nos Estados a credencial para promover o tal curso junto com instituições públicas ou privadas. Disse ainda Ernani Neto que o Crato parte na frente em termos de regulamentação legal da profissão de mototaxista.

O diretor do DEMUTRAN do Crato, Luiz Joatan de Sousa, explicou que o Crato poderá ser o pioneiro no Brasil na realização do curso, porque o prefeito Samuel Araripe foi o primeiro a entrar com o pedido de realização da capacitação para os mototaxistas, gratuitamente. A solicitação do chefe do executivo cratense, disse Joatan, foi entregue e apreciada na superintendência do DETRAN, posteriormente enviada para a procuradoria e depois ao setor de habilitação. O diretor do DEMUTRAN informou que o Crato está totalmente organizado e preparado para oferecer o curso aos seus mototaxistas, a partir da aprovação da lei municipal pelos vereadores em 30 de junho de 2010, já publicada no Diário Oficial do Município, em consonância com a lei federal que regulamenta a categoria em todo o território nacional.

Fonte: PMC

Presidente da Câmra defende projeto que imploanta a Zona Azul em Crato


Vereador Florisval Coriolano (PTC)

O Presidente da Câmara Municipal do Crato – Vereador Florisval Sobreira Coriolano (PTC) defendeu, mais uma vez, durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 02 de agosto, a implantação do Projeto de Zona Azul, nas ruas centrais. Florisval avaliou como positiva a experiência recente do município de Juazeiro do Norte, onde o trânsito se desenvolve com mais fluência. “Na verdade já existe uma lei criando o projeto, em Crato. Agora, só depende do Executivo colocá-lo em prática”, afirmou Coriolano.

O líder do Prefeito Samuel Araripe na Câmara Municipal – Vereador George Macário informou que o Departamento Municipal de Trânsito – Demutran já está analizando o projeto e avaliando a sua implantação.

Fonte: CVC

LEI DO CAMINHÃO DE LIXO... - Texto publicado por Mônica Araripe


Um dia peguei um taxi para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quando, um carro preto saiu de repente do estacionamento direto na nossa frente. O taxista pisou no freio bruscamente, deslizou e escapou de bater no outro carro, foi mesmo por um triz!

O motorista desse outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós nervosamente.

Mas o taxista apenas sorriu e acenou para o cara, fazendo um sinal de positivo.. E ele o fez de maneira bastante amigável. Indignado lhe perguntei: 'Porque é que você fez isto? Este indivíduo quase arruína o seu carro, a nós e quase nos manda para o hospital ?!?!'
Foi quando o motorista do taxi me ensinou o que eu agora chamo de "A Lei do Caminhão de Lixo."

Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, de raiva, traumas e desapontamento. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a gente. Nunca tome isso como pessoal.

Isto não é problema seu! É dele! Apenas sorria, acene, deseje-lhes sempre o bem, e vá em frente.
Não pegue o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas. Fique tranquilo... respire E DEIXE O LIXEIRO PASSAR.

O princípio disso é que pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo estragarem o seu dia.

A vida é muito curta, não leve lixo com você! Limpe os sentimentos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, ódio e frustrações. Ame as pessoas que te tratam bem. E trate bem as que não o fazem. A vida é dez por cento do que você faz dela e noventa por cento da maneira como você a recebe!

Lembre-se.. Livre-se dos lixos!!!
Mandado por email. Mirtes Watanabe.
Uma maravilhosa semana!!
Beijos,

Mônica Araripe

A crise cresce diante de Dilma. Ou melhor, as crises -- Por Lauro Jardim (postado por Armando Rafael)

Foi uma semana longa para Dilma Rousseff, daquelas que não acabam mais. Começou já no sábado de manhã, quando VEJA chegou às bancas com a entrevista de Oscar Jucá (“Ali na Conab só tem bandido”). Três dias depois, o Senado aprovou uma CPI para investigar as encrencas rodoviárias do governo. E manteve-se em ponto de combustão com as incontinências verbais de Nelson Jobim. Na sexta-feira, a S&P deu um empurrão no pânico econômico global ao cravar que os EUA não são mais um país AAA. Parecia o gran finale. Mas novas revelações de VEJA, publicadas ontem, levaram o número dois do ministério da Agricultura a pedir demissão. Agora, o imbróglio é no topo de um ministério comandado pelo PMDB – mais do que isso comandado por um dos melhores amigos de Michel Temer, Wagner Rossi.

Tudo isso somado já daria dor de cabeça suficiente para Dilma Rousseff. São encrencas dentro do governo, nas suas relações com o Congresso e na economia. Nos próximos dias, Dilma tentará equilibrar-se nesta corda bamba. Não é tarefa para qualquer um. Cada um desses pepinos tem vida própria e tende a continuar a perturbar o governo.

No Senado, por exemplo, mal conseguiu sepultar a CPI que investigaria as estripulias nos Transportes – a um custo sempre grande, pois é obrigatório render-se aos pedidos não republicanos de alguns senadores – Dilma está diante de um fantasma com o mesmo poder de assustar. Trata-se de uma CPI destinada a investigar o BNDES.

Ou mais precisamente os empréstimos que o BNDES deu nos últimos anos para criar os chamados ‘campeões nacionais’ e as obras das grandes empreiteiras em cerca de 40 países latino-americanos e da África. Esta CPI já conta com 22 das 27 assinaturas necessárias para sua instalação. Quem conhece a alma do Senado avalia que as assinaturas que faltam devem aparecer nos próximos dias.

A partir daí, se a CPI nasce de fato dependerá da capacidade do governo de ceder. Os heterodoxos senadores só retirarão seus nomes dali se receberem algo em troca. Em resumo, num Senado onde tem, em tese, maioria folgada, o governo está tendo que ceder mais do que devia.

E olha que já cedeu na semana passada, quando autorizou o pagamento de 150 milhões de reais em emendas parlamentares de deputados e senadores. Cedeu também, desta vez sem alarde, nos Transportes: uma comissão de altíssimo nível, composta dos senadores Magno Malta, Clésio Andrade e Blairo Maggi está acertando nomeações para, veja só, ministério dos Transportes. O mesmo que acabou de passar por meia faxina. Dilma corre o risco de em breve precisar mandar comprar mais desinfetante.

Tudo isso acontece em meio a um cenário global de crise. Ninguém pode precisar ao certo como o mundo amanhecerá na segunda-feira, o primeiro dia útil pós-rebaixamento dos EUA e com a possibilidade do contágio da gripe europeia chegar à França e a Inglaterra. O que se sabe com certeza é que Dilma será obrigada a dividir seu tempo entre diminuir a chama da crise no governo, no Congresso e a da economia.

Na quarta-feira, será divulgada a pesquisa CNI/Ibope. Como foi a campo há duas semanas, num ambiente muito mais calmo e logo depois de o IBGE anunciar uma taxa recorde de empregos e que a renda do trabalhador continuava subindo, o resultado será um bálsamo para Dilma. Sua popularidade subirá em relação ao que foi registrado no final de março pela mesma CNI/Ibope. O governo poderá até marquetear esses números. Mas sabe que são percentuais que retratam outra realidade.

O quanto tudo isso já paralisa a máquina governamental não se sabe. Certamente, é cedo para medir a extensão de tanta confusão. Não é pouca coisa mudar o ministro da Casa Civil, o de Articulação Institucional, de Transportes e o da Defesa em apenas sete meses de governo. (Por generosidade, não entra nesta conta a troca no inútil ministério da Pesca) Mas não é difícil se prever mais uma semana longa, daquelas que parecem não acabar mais para Dilma.


A felicidade - Por José de Arimatéa dos Santos


Foto: José de Arimatéa dos Santos
Acredito que a felicidade é encontrada nos momentos mais imprevisíveis. É claro que não existe uma receita para ser feliz. O que pode ser felicidade para mim pode não ser para meu semelhante. Cada ser humano tem a sua felicidade bem peculiar e o importante é que haja uma felicidade no conjunto da humanidade através da convivência pacífica entre todos.
O lado da alegria e do bem querer ao nosso semelhante ajuda e muito. Mesmo sendo tão complicado cuidar da minha vida, cheia de paradoxos, é importante ajudar meu amigo ou amiga sempre com palavras de incentivo e com pensamentos positivos. É assim que propago a minha felicidade.
Vamos falar dos outros. Mas falar bem, exaltar as qualidades. Elogiar. É muito bom. É possível ser feliz e fazer também muita gente feliz. Compartilhar essa felicidade é a senha ou caminho para uma verdadeira humanidade.
Olhar para frente é importante. E ter sempre uma agenda positiva. E nessa agenda se faz necessário acreditar nas pessoas e observar mais os entes da natureza. O início do dia e o sol a brilhar no horizonte ou aquela manhã de chuva fina em que friozinho e o barulho dessa chuva em dia de domingo nos convida a ficar na cama. Verdadeira contemplação da vida.
Sou uma pessoa que procuro conviver da melhor maneira possível com meus colegas de trabalho, meus vizinhos e pessoas da minha comunidade. Sei que é difícil, pois quantas pessoas são difíceis no convívio e só pensam em si. O egoísmo e às vezes o "estrelismo" tomam de conta de pessoas assim. Mas esses companheiros ou companheiras são as pedras que atravessam no nosso caminho. É normal na convivência humana pessoas dessa estirpe.
Ao nosso jeito podemos ser felizes. O sonho de um mundo mais humano é possível. Procuro catalisar os momentos felizes e desejo o mesmo para todos. Pensar positivo e mais amizade verdadeira faz do nosso mundo um lugar mais bonito e prazeroso. Tudo de bom. Felicidade.

O CRATO HOJE - Últimas Notícias - 07 de Agosto de 2011


Plano de combate à dengue no Crato é destaque

O Plano de Combate à dengue realizado em Crato em apenas 60 dias deu bons resultados e destaca a cidade pela eficiência do trabalho da equipe da saúde e a colaboração de toda a sociedade. Hoje, o índice de infestação da cidade está abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, em 0,75%. A cidade passa de uma condição preocupante, de alto risco, para índices aceitáveis. Esse trabalho, segundo o secretário de Saúde, Cícero França, diz respeito há muitas ações executadas. O número de agentes aumentou e parcerias para atuação nas áreas com maiores índices. Órgãos como o Tiro de Guerra e o Corpo de Bombeiros colaboraram nesse trabalho. Ontem, a TV Verdes Mares Cariri destacou a ação desenvolvida e um dos meios usados como incentivo aos proprietários de domicílios reincidentes foi a doação de aparelhos de DVD, pela Secretaria de Saúde. O trabalho continua avançando, com a realização de seis ciclos previstos de visitações em mais de 45 mil domicílios, no Crato, somente este ano.

Atividade com estudantes com necessidades especiais é sucesso

As atividades realizadas hoje pela manhã para estudantes com necessidades educativas especiais foi um sucesso. O grupo de 15 crianças e adolescentes de escolas da rede municipal do Crato foi recepcionado pela equipe do Geopark Araripe que preparou o Centro de Interpretação e Educação Ambiental só com atividades lúdicas utilizando a metodologia do som, do toque, a percepção do mundo pelas mãos. A maioria deles tem baixa visão e apenas duas crianças do grupo são totalmente cegas.

No total, 15 estudantes de várias escolas do município do Crato participaram da oficina de réplicas de fósseis, e puderam conhecer a fauna e flora da Região do Cariri e os famosos fósseis. Eles também aprenderam como o Geopark Araripe trabalha com a preservação desses elementos. As crianças se divertiram muito ao conhecer cada animal, ao ouvir sons dos pássaros e em poder participar da oficina.

A participação de professores, pais e da Unidade de Educação Especial da Secretaria de Educação do Crato foi outro momento de sucesso. Eles formaram um grupo de 15 pessoas, que acompanharam as atividades de perto e agradeceram a iniciativa do Geopark Araripe.

Esse trabalho também conta com a parceria da Floresta Nacional do Araripe (FLONA/ICMBio), onde será feita uma trilha adaptada com corda guia. Hoje, dia 06, a partir das 8 horas, esse mesmo grupo de estudantes e pais e coordenadores conhecerão os diversos elementos da natureza como clima, vegetação, odores e cheiros do ambiente da Floresta.

Secretaria de Saúde do Crato implanta Programa Nacional de Controle do Tabagismo

Milhares de estudos até o momento evidenciam o uso do tabaco como fator causal de quase 50 doenças diferentes, destacando-se as doenças cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas. Dentro desse contexto o Governo do Crato, por meio da Secretaria de Saúde do município está implantando o Programa Nacional de Controle do Tabagismo - PNCT, um programa do Ministério da Saúde associado ao Instituto Nacional do Câncer - Inca.

De acordo com a enfermeira Sâmia Brito, Coordenadora Municipal do PNCT, o programa sistematiza quatro grandes grupos de estratégias: o primeiro, voltado para a prevenção da iniciação do tabagismo, tendo como público alvo crianças e adolescentes; o segundo, envolvendo ações para estimular os fumantes a deixarem de fumar; e um terceiro grupo onde se inserem medidas que visam proteger a saúde dos não fumantes da exposição à fumaça do tabaco em ambientes fechados; e, por fim, medidas que regulam os produtos de tabaco e sua comercialização.

Na última quarta-feira, dia 3, estiveram reunidos na 20a CRES, a Coordenadora Geral da Microrregional de Saúde de Crato, Maria de Lourdes Coêlho (Duda), Maysa Bezerra Cândido (Coordenadora Regional do PNCT), a Farmacêutica da Microrregional Dra.Graça, Regina Petrola (coordenadora da Atenção Básica do Crato) e Sâmia Brito (Coordenadora Municipal do PNCT), na ocasião foram planejadas ações de implantação do programa na cidade. É importante salientar que muitos são os profissionais envolvidos no processo, dentre eles: farmacêuticos, psicólogos e médicos, como o Dr. Francisco Luís, responsável pelo atendimento de referência, tendo já experiência na abordagem do tabagista.

O Secretário de Saúde do Crato, Cícero França, enfatiza que em breve serão iniciados os atendimentos, pois o processo de implantação do programa já está definido com multiprofissionais qualificados e capacitados para a assistência ao tabagista. Qualidade de vida e mais saúde são compromissos da Secretaria de Saúde do Crato com a comunidade.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Indústria de confecções expande negócios no Ceará


A Malwee, maior empresa de confecções do Brasil, vive momento de expansão no Ceará. Instalada em Pacajus, desde agosto de 2010, a empresa catarinense está investindo R$ 15 milhões na construção de uma nova fábrica no Município, que deverá iniciar suas operações em 2013.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede), Ivan Bezerra, já existem seis empresas têxteis catarinenses instaladas no Ceará. “Concluído o novo empreendimento, o Estado se tornará o segundo maior pólo têxtil do Brasil”, comemora Bezerra.

Segundo ele, o atual galpão da Malwee emprega 600 funcionários e a nova unidade, que funcionará às margens da BR – 116, disponibilizará 3 mil novas oportunidades de emprego. “Serão mais cearenses inclusos no mercado de trabalho formal”, diz o presidente. A empresa conta hoje com 7.500 funcionários nas suas fábricas espalhadas por todo o Brasil. O parque fabril de Pacajus trabalha exclusivamente com o setor de costura e iniciou suas atividades com 80 funcionários diretos.

Assessoria de Comunicação do Cede

Televisão - Bruna Surfistinha já cobrou R$ 20,00 por programa


Confinada em "A Fazenda 4", Raquel Pacheco falou neste domingo (7) sobre seu período como garota de programa. A história dela foi retratada no filme "Bruna Surfistinha - O Doce Veneno do Escorpião", lançado neste ano. O cantor sertanejo Marlon quis saber se os fatos que aparecem no longa realmente ocorreram.

Raquel confirmou que boa parte deles eram verdadeiros e revelou que, quando estava passando por dificuldades, chegou a se prostituir por R$ 20. Segundo ela, era difícil estabelecer um preço justo pelo trabalho. Depois, a participante ainda revelou aos colegas detalhes de encontros com alguns clientes.

DE SÃO PAULO ( Folha.com )

“Escândalo dos Banheiros” – Deputada pedirá afastamento de Jurandir Santiago e Camilo Santana


A deputada estadual Eliane Novais (PSB) vai encaminhar, nesta segunda, ao Ministério da Fazenda, ao Ministério Público Federal e ao governador Cid Gomes um documento com as denúncias veiculadas na imprensa que envolvem o atual presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Jurandir Santiago, e o secretário das Cidades do Estado, Camilo Santana, em convênios e repasses irregulares de verbas para a construção de banheiros no Interior do Estado.

A parlamentar quer o afastamento de Jurandir e Camilo de suas funções administrativas do BNB e da Secretaria das Cidades, respectivamente. No documento, Eliane Novais diz que o presidente do BNB e o secretário das Cidades, em seus depoimentos prestados ao Ministério Público Estadual no “Escândalo dos banheiros”, alegaram desconhecimento da lei 13.553/04 ao assinarem os convênios e aditivos com associações comunitárias sem a comprovação da existência formal das entidades dois anos antes da celebração dos contratos, conforme rege a legislação estadual.

Segundo Eliane, houve liberação de recursos mesmo sem haver a prestação de contas e a comprovação da construção dos kits sanitários relativos às primeiras parcelas liberadas pela Secretaria das Cidades.

“São falhas graves, porque podem ter permitido o desvio de recursos públicos de uma área social delicada”, acentua a parlamentar.

Fonte: Eliomar de Lima

Vão-se os anéis...

É pena! Mas as duas casas da instituição católica Fraternidade de Aliança Toca de Assis, que funcionavam em Crato, estão encerrando suas atividades, nesta cidade, e os religiosos retornando a São Paulo. Uma das casas era do ramo masculino, destinada ao acolhimento de moradores de rua. A outra – do ramo feminino, de vida contemplativa, – funcionava no sítio Romualdo, na estrada Crato–Arajara.

Ficam os dedos...

A sede que abrigava o ramo masculino (localizada na estrada Crato-Santa Fé, Km 1,5 – Sítio Boa Vista) será aproveitada provisoriamente – a partir de outubro próximo – como casa recuperação para jovens que se envolveram com drogas. Trata-se de uma iniciativa da Comunidade Católica Boa Nova, em parceria com a Diocese de Crato (leia-se: dom Fernando Panico). A sede definitiva dessa casa de recuperação de dependentes químicos será construída no sítio Palmeirinha dos Vilar, no distrito de Ponta da Serra.



Sabe o Metrô do Cariri?
Pois é! Dois anos depois de entrar de funcionamento, o chamado Metrô do Cariri opera com passageiros abaixo do planejado. Servindo à população de Juazeiro do Norte e Crato, as duas maiores cidades da Região Metropolitana do Cariri – somadas, ambas abrigam mais de 370 mil habitantes – o Metrô do Cariri transporta apenas mil e oitocentos pessoas por dia. A previsão era transportar – pelo menos – 5 mil passageiros por dia. Várias causas contribuem para essa ociosidade. Dotado de poucas estações, o Metrô do Cariri não pode levar seus usuários até aos bairros periféricos (os mais populosos) de ambas as cidades. Façanha que é feita – praticamente pelo mesmo preço cobrado no metrô – pelos ônibus e “topics” (sempre abarrotados de pessoas) que usam o percurso Crato– Juazeiro do Norte (e vice-versa), pois deixam os passageiros próximos aos seus destinos.

Já em Sobral...

Lá é outra coisa! Diferente do Metrô do Cariri, o de Sobral (ainda em construção) terá 11 estações e 2 ramais, nos seus 12,2 quilômetros de extensão. Melhor ainda: lá, o primeiro ramal (com 6,4 quilômetros) vai compartilhar a linha de cargas já existente, o que não acontece no Cariri. E o segundo ramal do metrô sobralense (com 5,7 km), vai ligar a indústria Grendene (mais de 17 mil operários) aos bairros Cohab III e Dr. Euclides, este o mais populoso da Princesa do Norte (pode ser comparado aos bairros do Seminário – em Crato ou ao Romeirão – em Juazeiro– ambos não contemplados com estações pelo Metrô do Cariri. A previsão é que o Metrô de Sobral transporte 8 mil passageiros/dia. Sobral tem 180 mil habitantes, ou seja, a metade da população de Crato e Juazeiro do Norte, somadas.

Metamorfose ambulante

E o prefeito DR. Manoel Santana, hein? Sabendo como o povo gosta de ver as praças de sua cidade bem conservadas – e dentro da estratégia de tentar recuperar a popularidade que um dia teve em Juazeiro do Norte – Santana (foto à direita) ordenou serviços de melhoramentos nas três praças do entorno da capela do Socorro, onde está sepultado o Padre Cícero. As obras incluem: corte da grama, pinturas de todos os bancos, conserto do piso, meio-fio, canaletas, postes e canteiros. A inciativa se estenderá, em breve, aos entornos dos canteiros próximos à Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores e das igrejas nos bairros Salesianos, Franciscanos e São Miguel.

Xô, complexo de inferioridade!
A conurbação Crajubar e as demais cidades que formam a Região Metropolitana do Cariri estão com os dias contados para se livrar de um complexo de inferioridade: o de não existir por aqui uma filial da cadeia mundial de McDonald’s... Segundo o jornal O Povo, o maior franqueador do McDonald’s no Ceará – Adolfo Bichucher – vai instalar duas bandeiras dessa marca multinacional em Juazeiro do Norte. Uma ficará no Cariri Shopping (assim que sejam concluídas as obras de ampliação desse centro de compras, previstas para abril de 2012). O outro McDonald’s caririense será instalado no novo Shopping Juazeiro Open Mall... Chique!

Tá feia a coisa

Graças à imprensa, os poucos brasileiros que leem jornais e revistas semanais ficam sabedores da roubalheira generalizada que tomou conta do país nos últimos anos. Com destaque para alguns políticos e espertalhões que vivem a surrupiar o dinheiro público, aquele proveniente dos impostos que pagamos. Mas, – dói dizê-lo – infelizmente, a sociedade brasileira perdeu a virtude da indignação ante esse estado de coisas. Anos atrás, a “brava gente brasileira” ainda saía às ruas para protestar contra presidentes corruptos (Collor); para pedir eleições diretas para a Presidência (“Diretas Já”) ou exigir “moralidade pública”... Ultimamente, nas poucas vezes que o povo saiu às ruas ou foi para participar de “Passeata Gay”, ou para pedir a liberação da maconha. O que mostra o estágio de putrefação moral dominante hoje na sociedade brasileira. Triste!

Curtas

-- Depois da inauguração do Hiper Bompreço está faltando agora entrar em funcionamento as demais lojas previstas para o Shopping Center Juazeiro Open Mall. Ainda não foi marcada a data oficial de inauguração dessas lojas.

Dom Fernando Panico viaja neste sábado, dia 6, para a Europa. Passa uma semana na pequena cidade de Tricase, sul da Itália – sua terra natal – em visita a um irmão enfermo. Depois, dom Fernando toma depois o rumo da Espanha, onde participará – em Madri – da Jornada Mundial da Juventude, entre 16 e 21 do corrente mês. Por falar em Tricase, numa igreja daquela cidade está sepultado Dom Giovanni Panico – tio de dom Fernando – que foi cardeal e Núncio Apostólico (embaixador) do Vaticano em diversos países.





A capela do Colégio Santa Teresa de Jesus, em Crato, (foto ao lado feita por Martim Affonso Laet Rafael)que não contava com restauro de seus elementos havia cerca de cinquenta anos, terá concluída – esta semana – a completa restauração porque passou. Durante meses, tudo ali foi meticulosamente e fielmente recuperado na sua originalidade: gradis internos de madeira, bancos, pintura do forro, conserto das portas, vigas de concreto para fortalecer as paredes, dentre outros. Hoje, a capela de Santa Teresa é o templo católico de Crato que melhor conserva seu projeto original. Aleluia!

Juazeiro do Norte será sede – nos dias 11 e 12 deste mês – do 1º Seminário Internacional de Direitos da Mulher. O evento será realizado no Memorial Padre Cícero e terá a presidência da ministra Hellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal–STF. A esposa do governador Cid Gomes, Maria Célia Habbib Moura Ferreira Gomes, participará do seminário, na condição de patronesse.



Duas homenagens oficiais pelo Centenário de Juazeiro do Norte estão agendadas. A primeira acontecerá no próximo dia 15, às 09:00h, na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza. E no dia seguinte, 16 de agosto, às 14:00h, será a vez do Senado da República, em Brasília, homenagear a Terra do Padre Cícero.



A Inglaterra – que sediará as Olimpíadas de 2012 em Londres – já está com mais de 90% das obras concluídas e sendo testadas, exatamente um ano antes do evento. Melhor ainda: o governo inglês anunciou que as obras custaram menos (eu escrevi: “menos”) R$ 4,5 bilhões do que foi orçado inicialmente. Enquanto isso, num “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, que vai sediar a Copa do Mundo de 2014... Cala-te boca!


E por falar em Copa do Mundo, alguém ainda lembra o nome da bola na Copa realizada na África do Sul, em 2010? Acertou quem disse: “Jabulani”. A coisa pegou. Um locutor esportivo carioca aproveitou a audiência do seu programa e pediu sugestões – aos ouvintes – para o nome da bola na próxima Copa de 2014, que será realizada no Brasil. Ganhou – disparado – a sugestão: “Roubolani”...


O Diário Oficial da União adotou o vocábulo “presidenta” nos atos e despachos de dona Dilma Rousseff, ali publicados. As feministas do governo gostam de “presidenta”, enquanto outros (a maioria) preferem presidente, já adotado por jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão Afinal os veículos de comunicação têm a obrigação e a ética de escrever e falar certo. Mas, como manda quem pode (e obedece quem tem juízo), e a ordem partiu diretamente de Dilma: ela quer ser chamada é de “Presidenta”. E ponto final.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31