xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/08/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 agosto 2011

DESCASO - Crime Ambiental - Pessoas estão vendendo Chácaras na Chapada do Araripe por causa da Poluição Sonora


Matéria sugerida por George Macário

http://4.bp.blogspot.com/-c42xIlRnZ2w/TjgZettLuXI/AAAAAAAAYdA/skL90n0vJ2Y/s1600/poluicao_na_chapada.jpg

DESCASO:
Poluição sonora em plena chapada do araripe. Percebam que a placa de venda foi colocada por cima da placa do disque-natureza, comprovando a sua ineficiência.


Que os órgãos de controle da Poluição Sonora são ineficientes, todo mundo já sabe, seja por falta de pulso para punir os culpados aplicando as leis vigentes, seja elaborando novos métodos de controle. O que ninguém sabia é de um desastre ambiental que está acontecendo bem ali, na nossa querida Floresta Nacional do Araripe, onde pessoas inescrupulosas levam seus veículos barulhentos para atormentar pessoas e animais.

Há muito tempo temos denunciado a grande poluição sonora que reina sob o véu da impunidade no Crato e no Cariri, de uma maneira geral. A bem da verdade, algumas poucas pessoas de boa índole até tem tentado combater o problema ( dentre as quais o Secretário Nivaldo tem feito boa tentativa ), porém de forma ineficaz. O fato é que sejam pelas novas medidas ou por uma tendência natural, muitos delinquentes estão abandonando a cidade e levando consigo os seus possantes veículos de som turbinado em direção à floresta do Araripe. Por conta disso, muitos animais silvestres já deixaram o local e se dirigem a locais que não são seus habitats, desequilibrando o ecossistema.

É mais um retrato da estupidez humana, em achar que tudo pode, que tudo é permitido, inclusive cometer aleatoriamente qualquer tipo de crime. O ser humano, deixado ao acaso, tende à perversão. Já foi demonstrado por inúmeros meios que o homem é mau por natureza, e o que o impede de cometer atos grotescos é o constante policiamento e o pêso da lei que como uma válvula, mantêm os padrões de civilidade. Como as leis aqui no Crato e no Cariri são feitas para serem desrespeitadas, não há uma política ostensiva de combate a esse tipo de crime, e estes continuam a ocorrer. E não venha A ou B tentar dizer o contrário, porque contra provas, não há argumentos.

PROVAS

Nos anos 70, 80 e 90, pessoas que buscavam a PAZ resolveram sair do perímetro urbano, e construíram suas chácaras na Chapada do Araripe. Agora já estão entrando em desespero, porque o barulho da cidade foi até eles O vereador George Macário nos envia foto em que um morador desesperado, já põe o seu imóvel à venda. Reparem que a placa de "vende-se" se encontra posicionada por sobre a da própria SEMACE. Isso tudo é fruto de uma ineficiência dos órgãos que deveriam realizar o combate a esse tipo de crime, mas que infelizmente, são incompetentes.

Não há nenhum motivo que justifique um CRIME. O único e principal motivo dos crimes é a clássica IMPUNIDADE, que reina de forma absoluta no Cariri quando se trata do problema da poluição sonora, nisso entende-se por autoridades, todas aquelas relacionadas à punição dos culpados, seja SEMACE ( Estadual ), SEMAC ( Municipal ), POLÍCIA AMBIENTAL ou seja lá quem tem a lei nas mãos, foi delegado poderes para resolver os problemas, mas por ineficiência, não os resolve. Até quando teremos que tolerar o reinado da impunidade no Cariri ?

Por: Dihelson Mendonça

Fique Ligado ! - Novas Regras da Carteira de habilitação - Via Dr. Robson Bitu Moreno


NE - "para você que não está sabendo das novas regras da carteira de habilitação"

NOVAS REGRAS:

A carteira só pode ser renovada durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma. Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente, e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira. Esta lei não foi divulgada, e muitas pessoas já perderam suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames. Fiquem atentos quanto ao vencimento de sua CNH. Fora a multa, para tirar novamente a CNH fica por volta de R$ 1.200,00 e leva + ou - de 2 a 3 meses. As mudanças começaram a valer no dia 1º de ABRIL de 2011. Serão incluídos novos conteúdos, além de uma nova carga horária.

O Diário Oficial da União (DOU) publicou (22/11/2009) uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que altera as regras para quem vai tirar a carteira de motorista. Entre as mudanças está a carga horária do curso teórico que vai passar de 30 para 45 horas aula
e a do prático, de 15 para 20 horas aula. Serão incluídos novos conteúdos. ALÉM DISSO: Providenciar com urgência a retirada do plástico do extintor. Mais uma regulamentação sem a devida divulgação! O extintor de fogo obrigatório do carro tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem.

Se um policial rodoviário parar seu carro e verificar que o extintor está protegido pelo saco plástico, ele vai te autuar – 5 pontos na carteira e mais R$ 127,50.

Dr. Robson Bitu Moreno.
Blog do Sanharol - Rede Blogs do Ceará

Inflação em 12 meses é a maior desde junho de 2005


A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulada em 12 meses, que subiu para 6,87% em julho, atingiu o maior patamar desde junho de 2005, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado se afasta ainda mais do teto da meta fixada pelo governo, de 6,5%, em 2011.

"Isso acontece porque nós abandonamos o resultado de julho de 2010, de 0,01%, e acrescentamos o resultado de 0,16% de julho deste ano", explicou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE. "O perfil da inflação nestes últimos 12 meses é bastante diferente. Quase todos os grupos tiveram recuo nos preços, com exceção dos combustíveis. O combustível aumentou, sobretudo o etanol, e foi o que fez com que a inflação ficasse quase no mesmo patamar do mês anterior."

Fonte: Agência Estado

Verduras sem Agrotóxicos no Juazeiro - Feira de orgânicos em Juazeiro do Norte


Em Juazeiro do Norte a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, apóia 10 famílias que semanalmente, todas as sextas-feiras, realizam feira de orgânicos na Praça José Geraldo da Cruz, a conhecida Praça das Cacimbas, no Bairro Franciscanos. Os pequenos produtores são acompanhados pela EMATERCE e pelo Departamento de Agricultura do município. A estagiária do curso de Serviço Social da Faculdade Leão Sampaio, Elizabeth Teixeira Santana faz o acompanhamento das famílias em relação ao desempenho social no projeto.

Semanalmente as pessoas podem encontrar já a partir de 05h00 produtos como banana, mamão, coentro, salsinha, pimentão, cebolinha, rúcula, fécula de mandioca, feijão verde, clorofila, hortelã, peixes, acerola, espinafre, couve, mel de abelha, tomate, cenoura, alface e outros.

“O alimento orgânico é mais que um produto sem agrotóxicos. É na verdade o resultado de um sistema de produção agrícola que faz o manejo equilibrado do solo em relação aos outros elementos naturais como água, plantas e animais”, explica Elizabeth Teixeira. Com acompanhamento da EMATERCE e Departamento de Agricultura o alimento orgânico preserva o meio ambiente e tem, pelo menos, a administração de quatro ciências como agronomia, ecologia, sociologia e economia.

Opiniões:

Eu sou nova nesse grupo, mas estou muito satisfeita com os resultados. Estou aprendendo como usar melhor o solo para ter produtos melhores. N´s estamos precisando é de mais divulgação para ampliar nossas vendas ‘né´? O povo pode ter certeza que aqui só em alimento saudável e bem plantado, cuidado e colhido.

Antonia Pereira da Silva
Produtora da Vila Palmeirinha

Eu sou freguesa de todas as sextas-feiras. Tudo de legumes para a semana eu compro aqui na feira de orgânicos. Já conheço o pessoal e sei que há toda uma fiscalização da produção até aqui a venda. Eu compro porque sei principalmente que é mais saudável para toda minha família.

Elaine Gomes
Rua João Zacarias – Bairro Limoeiro

Cliente

--
Beto Fernandes
www.betofernandes.com
"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos"
(João 15,13)

CONCURSO PÚBLICO DO CRATO - Secretaria de Administração agiliza concurso no Município do Crato


ATENÇÃO !!!


O edital do quarto concurso público a ser realizado na administração Samuel Araripe está previsto para ser assinado pelo chefe do executivo no dia 10 de setembro, por ocasião da primeira conferência dos servidores públicos municipais, a ser realizada pelo sindicato da categoria. O secretário da administração e planejamento, Cristiano Siebra Felício Callou, informou que todas as providências estão sendo tomadas no tocante à transparência do processo e com isto evitar eventuais falhas que, por ventura, possam acontecer.

Cristiano garantiu que se não houver atropelos na organização do certame, tudo leva a crer que o edital será assinado e publicado no próximo dia 10 do mês de setembro. O concurso terá 360 vagas para os diversos cargos da administração e ainda com possibilidade de convocação de classificáveis que ficarão na lista reserva.

O presidente do sindicato dos servidores públicos municipais do Crato, professor Júnior Matos, explicou que a entidade vem acompanhando atentamente todas as etapas que a lei prevê em relação ao concurso público e declarou que todas elas estão sendo cumpridas, rigorosamente. Disse Junior Matos que o processo licitatório do concurso está em fase conclusiva e não há mais como negar a realização do certame. Conforme o presidente do sindicato, o concurso faz parte do programa de decência do serviço público, que é a razão fundamental da primeira conferência da categoria a ser realizada no município no mês de setembro onde, também, segundo Junior Matos, Samuel Araripe estará assinando a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania. O projeto está sendo encaminhado ao legislativo para ser avaliado e votado pelos vereadores ainda neste mês de agosto.

O próximo concurso público é o quarto a ser realizado na gestão de Samuel Araripe e é o de número sete desde a promulgação da constituição federal de 1988, que determina que todo o cidadão para ingressar no serviço público deverá ser concursado. Mas entre 1989 e 1992, na administração do prefeito José Aldegundes Muniz Gomes de Matos ( Zé Adega ) e 1993, na gestão do ex prefeito Antonio Brito de Brito, o município não realizou concurso público num verdadeiro descumprimento a carta magna do País. O ex-prefeito Antonio Primo de Brito só veio realizar o primeiro concurso no município em 1994, seis anos após a promulgação da constituição. O segundo concurso no município aconteceu três anos depois, em 1997, pelo então prefeito Raimundo Bezerra de saudosa memória. Cinco anos depois, em 2002, o ex-prefeito Walter Peixoto. Isto significa dizer que, em seis anos de administração, entre 2005 e 2011, Samuel Araripe vai realizar sozinho, o maior número de concursos no município do que os quatro ex- prefeitos anteriores que administraram o Crato por 16 anos.

Fonte: PMC

Nelson Jobim é "página virada", diz Dilma


A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira que a saída de Nelson Jobim do cargo de ministro da Defesa aconteceu pelo fato de ambos terem "esgotado uma etapa" e considerou o episódio uma "página virada".

"Eu reconheço o grande trabalho ao país, a contribuição que ele (Jobim) deu na condução das questões da Defesa. Infelizmente, nós esgotamos uma etapa e por isso passamos, viramos a página", disse Dilma durante entrevista a emissoras de rádio em Petrolina (PE). Jobim deixou o cargo na quinta-feira após mais uma declaração polêmica sobre o governo Dilma. O ex-chanceler Celso Amorim assumirá a pasta.

Em entrevista à revista Piauí, Jobim teria dito que a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, "é fraquinha" e que Gleisi Hoffmann, titular da Casa Civil, "nem sequer conhece Brasília". Ele negou ter feito as declarações. Dilma também elogiou Amorim, que foi ministro das Relações Exteriores durante os dois mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Disse que o ex-chanceler "é responsável por uma política externa independente, que tem compromisso com o Brasil".

"O ministro Celso Amorim tem todas as condições de ser ministro da Defesa, por isso que eu o indiquei", disse a presidente. "Eu tenho certeza que ele vai prosseguir com o trabalho importante realizado pelo ex-ministro Nelson Jobim."

Fonte: Yahoo Notícias

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 08 de Agosto de 2011


Professores da URCA proferem palestras durante o 62º Congresso Nacional de Botânica


O 62º Congresso Nacional de Botânica, realizado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA) entre outras instituições, estará ocorrendo em Fortaleza-Ce no período de 07 a 12 de agosto. O evento contará com a participação dos professores Sirleis Rodrigues Lacerda (Mesa Redonda: Algas: uma Ferramenta na Identificação de Impactos Ambientais); Maria Arlene Pessoa da Silva (Mesa Redonda: Vegetais Fósseis Brasileiros: Perspectivas de Pesquisa Sustentável e o Mini-Curso: Alelopatia em Espécies de Cerrado) e José Galberto Martins da Costa (Simpósio: Aspectos Químicos e Atividades Biológicas de Produtos Naturais). Do evento participarão ainda bolsistas de iniciação científica do curso de Ciências biológicas da URCA e alunos do Programa de Mestrado em Bioprospecção Molecular, com a apresentação de 13 trabalhos, parte integrante de pesquisas desenvolvidas no âmbito da URCA. O evento terá a Vice-Presidência da Professora Doutora Arlene Pessoa, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da URCA, uma das palestrantes do congresso.

Geopark faz trabalho lúdico com estudantes da Unidade de Educação Especial e realiza inclusão

Um grupo de 15 crianças e adolescentes da Unidade de Educação Especial, da Secretaria de Educação do Crato, teve a oportunidade de vivenciar um trabalho inédito, por meio da parceria com o projeto Geopark Araripe. As atividades foram vivenciadas no Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Geopark, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante.

Segundo os organizadores, as experiências vivenciadas na manhã de ontem são consideradas um sucesso. Participaram das atividades 15 instituições de ensino. O grupo de 15 crianças e adolescentes foi recepcionado pela equipe do Geopark Araripe que preparou o Centro de Interpretação só com atividades lúdicas, utilizando a metodologia do som, do toque, a percepção do mundo pelas mãos. A maioria deles tem baixa visão e apenas duas crianças do grupo são totalmente cegas.

Os estudantes participaram da oficina de réplicas de fósseis e puderam conhecer a fauna e flora da Região do Cariri e os famosos fósseis. Eles também aprenderam como o Geopark Araripe trabalha com a preservação desses elementos. As crianças se divertiram muito ao conhecer cada animal, ao ouvir sons dos pássaros e em poder participar da oficina.

Um grupo de 15 pessoas acompanhou as atividades de perto e agradeceram a iniciativa do Geopark Araripe. O trabalho também conta com a parceria da Floresta Nacional do Araripe (FLONA/ICMBio), onde será feita uma trilha adaptada com corda guia. Hoje, a partir das 8 horas, esse mesmo grupo de estudantes e pais e coordenadores conhecerão os diversos elementos da natureza como clima, vegetação, odores e cheiros do ambiente da Floresta.

Segundo a secretária do Geopark Araripe, Flávia Lima, a idéia é que essa iniciativa seja replicada para os outros municípios do território do Geopark, além de crianças e adolescentes portadores de outros tipos de necessidades especiais. A coordenadora da Unidade de Educação Especial, Maria Margarete, diz que esse foi um momento de importante aprendizado e um exemplo institucional de inclusão para as crianças, que tiveram a oportunidade de aprender sobre a biodiversidade regional. (Com informações da Assessoria do Geopark Araripe).

Universade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 6 de agosto de 2011

Prof. Virgílio Arraes, da UNB, faz palestra na URCA

O Salão de Atos Prof. José Newton Alves de Souza, no Campus do Pimenta da URCA, em Crato, estava completamente lotado, ainda com algumas dezenas de pessoas em pé nas alas de passeio laterais. O motivo de tanta gente reunida era a palestra do renomado especialista em relações internacionais contemporâneas e política externa do Brasil e catedrático de História da Universidade de Brasília, professor Virgílio Caixeta Arraes. O público era formado basicamente por alunos e professores do Curso de História da URCA, mas também por alunos de outros cursos da IES, como os de Ciências Econômicas, além de interessados em geral.

Pontualmente as 19 horas do dia 1 de agosto, o prof. Virgílio Arraes começou a sua palestra sobre a política externa dos EUA, no período compreendido entre 1991 até o presente momento. Portanto, uma época de intensa atuação dos norte-americanos no campo bélico, vide a Guerra do Golfo, a intervenção dos Estados Unidos na guerra civil que dilacerou a antiga Iugoslávia e os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, que motivaram o Império Ianque a invadir o Afeganistão e o Iraque, na pretensa luta do bom americanismo contra o “Eixo do Mal”, como assim justificou o então presidente George W. Bush aquelas expedições militares que reuniu uma coalizão de até 45 países.

Com a preocupação de se fazer entendido pela eclética platéia, o prof. Virgílio Arraes usou de muito didatismo para explicar as complexas relações internacionais do mundo contemporâneo, com equilíbrio nas opiniões que complementavam os precisos dados apresentados. Também, vez por outra, engraçadas tiradas de humor.

Ao final, instaurou-se um profícuo debate, onde o palestrante respondeu a todos os questionamentos advindos do público. A sensação culminante foi de plena satisfação entre todos os presentes.

O evento foi promovido pelo Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA, a partir de proposta do cratense, hoje residente em Recife, Joaquim Pinheiro.

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30