xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/08/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 agosto 2011

Escavação no Geopark Araripe é documentada pela National Geographic


Arquivo Geopark recebe milhares de turistas anualmente.

A maior escavação paleontológica controlada do Nordeste, que iniciou-se na última semana e segue dia 15 de agosto, no Geopark Araripe está sendo documentada pela National Geographic e pela cineasta Lara Velho. Participam do projeto vinte pesquisadores, entre estudantes de graduação, pós-graduação e professores da Universidade Regional do Cariri (Urca), do Museu Nacional (UFRJ) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A pesquisa é patrocinada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Nacional (CNPq) e conta com o apoio do Geopark Araripe.

Fonte: Portal Verdes Mares

Jair Bolsonaro pode virar garoto-propaganda de lingerie


O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), conhecido por lutar contra o movimento gay, negocia sua participação em um comercial de lingerie, em que ele seria fotografado ao lado de uma modelo.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), como não se trata de uma propaganda de teor político ou eleitoral, não há nada que impeça a atuação do deputado. Bolsonaro disse que topou fazer o anúncio para dar força à sua ideia de proibir que o chamado “kit gay” seja distribuído nas escolas. A campanha será voltada para a mídia impressa.

Fonte: R7

Audiência pública em Juazeiro apresenta projeto de macrodrenagem urbana

Será nesta terça-feira (2) a audiência pública do processo de licenciamento ambiental no município de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. O evento, presidido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), tem início às 14 horas, na Igreja das Timbaúbas, localizada na esquina da rua São Mamede com a rua Antônio da Sobreira. Na ocasião, será apresentado o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da macrodrenagem urbana do riacho das Timbaúbas nos bairros José Geraldo da Cruz, Pirajá, Romeirão, Limoeiro e Pio. A Prefeitura Municipal é a representante legal e responsável pelo projeto que tem como meta a implantação/ampliação de Sistemas de Drenagem Urbana, o qual visa propiciar saneamento satisfatório no município.

No projeto são proposta obras enquadradas como de aceleração do escoamento, mediante canalização; e de retardamento e/ou amortecimento do fluxo, através do uso de reservatórios (bacias de detenção/retenção). Nestas últimas poderá se verificar a diminuição dos picos das cheias escoadas em quase 70% da bacia urbana do riacho das Timbaúbas. Quanto à melhoria no escoamento, será possível em virtude da construção de novas galerias pluviais e recuperação das existentes.

Segundo dados do EIA, “a localização do empreendimento em Juazeiro do Norte partiu do interesse público, pela disponibilidade de mão-de-obra e da facilidade de aquisição de materiais para o projeto”. Quanto à área de influência direta do empreendimento, o estudo ainda revela que as obras inserem-se em área residencial e comercial, onde o terreno se encontra no alinhamento da ocupação urbana já existente, encontrando-se nas adjacências edificações pré-existentes como casas residenciais e comerciais.

Assessoria de Imprensas da Semace

Saúde capacita 203 agentes pelo Programa Municipal de Hanseníase


Iniciado no último dia 27, em Crato, capacitação para 203 agentes comunitários de saúde. O trabalho está sendo efetivado por meio do Programa Municipal de Hanseníase. A capacitação vai até o dia 7 de outubro. Serão capacitados 203 agentes, divididos em grupos com 20 participantes. O conteúdo das oficinas constará de noções básicas sobre prevenção e combate à hanseníase. As oficinas acontecerão na sede da Secretaria de Saúde, das 8 horas às 11 horas.

Fonte: PMC

Ana Paula Monteiro comenta - REEDIÇÕES DE LIVROS SOBRE A HISTÓRIA DO CARIRI


F
oram reeditados alguns livros de escritores crateses que abordam a história do Cariri cearense, tais como obras de J. de Figueiredo Filho e Irineu Pinheiro, os quais contribuiram enormemente para o conhecimento de nossa história. Os livros se encontram a venda na livraria Estrela Cadente Livros, localizada na Avenida Duque de Caxias, esquina com Tristão Gonçalves. Lá além de livros podemos "trocar uns dedinhos de prosa" com a historiadora e professora da URCA Fatiana Carla de Araújo. Não deixe de ir!

Ana Paula M. Martins
Graduada em história
Pesquisa O Coronelismo na Primeira República nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte

BlogCINEMA - Troco pra 22 - Demétrius Silva

O Blog do Crato tem o prazer de apresentar com exclusividade na Internet o filme do cratense Demétrius Silva, administrador do site Cinemania Cariri. Demétrius hoje reside em Tocantins, mas o seu coração permanece aqui entre seu povo, sua gente. Ele nos enviou hoje o seu curta-metragem "Troco pra 22", dividido em duas partes, que temos prazer em exibir para todos os que acessam o nosso website.

Parabéns, Demétrius, por mais esta realização sua:







Crônicas cangaceiras - Emerson Monteiro


Em dias recentes, com satisfação recebi o livro Cariri: cangaço, coiteiros e adjacências, de Napoleão Tavares Neves, publicado pela Thesaurus Editora, de Brasília DF, em 2010. Sob o ordenamento das memórias recolhidas de suas observações e escutas, Dr. Napoleão descreve as presenças do cangaço na região do Cariri cearense e entorno através de crônicas bem narradas, fotografias primorosas de um passado que ainda perdura no seio desta humanidade, inclusive nos interiores sertanejos.

Capítulo a capítulo, vemos desfilar episódios marcantes que nutriram as histórias repassadas dos ancestrais da primeira metade do século XX, nas salas, varadas e bagaceiras de sítios e engenhos, dotes imorredores daquilo que praticaram coronéis, polícias e cangaceiros, desfilar de casos que apavoraram o imaginário social antes de chegar o tão propalado desenvolvimento da indústria moderna.

Enquanto escorrem das letras filmes desse acervo de rifles e punhais dos tempos em sobressalto, nas maldades dos Marcelinos, de Sabino, Antônio Silvino, Lampião, cenas horripilantes de crimes impunes dos dois lados do feudalismo em decadência, transcorria também a história do mesmo homem e das dimensões trágicas que carrega consigo na busca da perfeição.

Quando criança, ouvia, na escola, apenas o lado romântico das vitórias, nos acontecimentos históricos. Esse aspecto escabroso de cores amargas pouco aparecia na movimentação das tropas e dos confrontos. Achava até que o pior restava só na memória. No entanto ainda se anda longe dos dias de paz plena.

As versões escutadas pelo autor barbalhense, ora transmitidas através dessa obra literária que leio, atende às necessidades do conhecimento de assuntos ocorridos aqui por perto, lugares conhecido no desfilar dos calendários. As marcas cruéis da violência campeavam nas quebradas das serras, no meio dos marmeleiros das campinas esturricadas, nos brejos. Tiros, incêndios, cavalgadas, talhes de facões, medo, destruição, em época de ninguém obedecer aos ditames da Lei nas ações, fosse qual banda fosse que a executasse, casos típico dos fuzilados do Leitão, nos arredores de Barbalha, e do fogo das Guaribas, em Brejo Santo, para executar Chico Chicote.

Esse tropel de cenas guardadas pelo escritor transmite com maestria o panorama daquela fase rude que parece não ter fim diante das injustiças que pouco mudaram nos dias de hoje. A diferença mais forte, porém, é que as histórias tristes deixaram de ocupar as conversas noturnas das varandas brejeiras de sítios e fazendas, e repontam frescas na guerra aberta de extermínio a plena luz do dia nos programas televisivos dos horários de almoço da atualidade cangaceira.

PUBLICIDADE - Mercadinho Matos - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO


O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços


Variedade de Produtos


Atendimento



E você ainda conta com Banco Popular para pagar suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

CDs e DVDs é com Amilton Som - Aproveite as promoções das férias !



A Urca será federalizada? - Por Carlos Eduardo Esmeraldo


Há poucos dias, o competente escritor e historiador Armando Rafael escreveu em sua coluna semanal: "Dilma Rousseff cria a Universidade Federal do Cariri. Juazeiro do Norte, justificadamente, fica com a sede por dois motivos: é a cidade onde está localizado o maior campus da UFC (na 3ª fase de expansão, enquanto o de Ciências Agrárias, em Crato, sequer foi concluído) e o campus que detém o maior número de cursos em funcionamento. Meses depois, a Urca é encampada pela Universidade Federal do Cariri. Crato fica com o Campus do Pimenta como prêmio de consolação..."

Mas está claro que a federalização da URCA é a vontade do Sr. Governador. Há a desculpa esfarrapada de que um Estado pobre como o Ceará não possui condições de manter três universidades.

Seria bom que se verifique a veracidade de alguns comentários que circularam pela cidade quando da criação da URCA, há quase vinte e cinco anos. Como todos sabem, a URCA somente foi viável pela cessão feita pela Diocese do Crato do acervo, cursos, prédios, bibliotecas, e outros bens que pertenciam à nossa diocese. A condição estabelecida naquela oportunidade pelo então Bispo Dom Vicente Matos era de que a doação do acervo estaria condicionada à sede da URCA (Reitoria) e muitos dos seus cursos ficarem no Crato.

Gostaria que o amigo Armando verificasse esse detalhe, consultando nos registros da Diocese, se o contrato de encampação realmente possui essa cláusula. Acredito que o padre Gonçalo poderá esclarecer sua existência. Se assim for, eis aí um ponto de apoio para os cratenses lutarem para que nossa terra não venha mais uma vez ser derrotada em suas pretensões. É importante que todos os cratense vistam a camisa do Crato e entrem logo em campo para que tal objetivo seja alcançado.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Ex-presidente não gosta quando revistas e jornais denunciam corrupção (postado por Armando Rafael)

(transcrito da "Coluna Cláudio Humberto", 6ª feira, dia 29-07-2011)


Lula critica “denuncismo” da imprensa


O ex-presidente Lula disse nesta quinta (28), na inauguração de uma clínica de família no Rio de Janeiro, que “rico não precisa de governo”. Também criticou a imprensa por diversas vezes e defendeu a publicidade governamental nos órgãos de comunicação. Disse Lula: “Tem muita gente que fala: Ah, você vai gastar dinheiro com publicidade?' Enquanto você não gasta para fazer publicidade das coisas boas, gasta para fazer nota reexplicando aquilo que foi equivocadamente denunciado", disse.

Lula é “O Cara” dos banqueiros em NY
A
nda incerto o futuro do Bolsa Família com esses tempos de corte no governo, mas a certeza é que o bolso do ex-presidente Lula se enche de dólares a cada “palestra”. O BTG Pactual o contratou para conferência dias 5 e 6 de outubro no Hotel Waldorf Astoria, em Manhattan, Nova York, a meca do capitalismo mundial. Lula vai falar para banqueiros e especuladores dos cinco continentes. Barack Obama estará de olho.

Além de Lula, o ex-presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, dividirá as atenções com a lábia do “Cara”. Na plateia, muitos banqueiros do Brasil. O BTG vai fechar parte do Waldorf Astoria, o mais luxuoso de NY, para receber seus convidados. Uma diária não sai por menos de US$1,1 mil O dono do BTG Pactual é o jovem banqueiro brasileiro André Esteves, que levará Lula em seu jatinho Gulfstream G450 para Nova York.

Filha recebe garrafa com mensagem lançada há décadas pelo pai


Paula diz que 'sentiu arrepios' ao ler bilhete jogado ao mar pelo pai, já falecido

Uma americana recebeu uma mensagem em uma garrafa atirada ao mar há ao menos 30 anos por seu pai, já falecido. Paula Pierce é dona de um hotel na cidade costeira de Hampton Beach, no estado americano de New Hampshire, que herdou de seus pais. Mensagem foi colocada dentro de uma garrafa e atirada ao mar. (Foto: BBC)Mensagem foi colocada dentro de uma garrafa e atirada ao mar. (Foto: BBC)

A mensagem endereçada ao hotel de Paula foi encontrada pelo professor de inglês do estado de Kentucky, Clint Buffington. O hobby de Buffington é procurar e colecionar mensagens em garrafas, e tentar encontrar remetentes ou destinatários. Mensagem estava numa garrafa de refrigerante. (Foto: BBC)Mensagem estava numa garrafa de refrigerante.
(Foto: BBC)

Buffington encontrou uma antiga garrafa de Coca-Cola a cerca de 3.200 km ao sul de Nem Hampshire, nas ilhas de Turks e Caicos. Nela, uma mensagem em papel amarelado pedia: "Devolver ao (endereço) Ocean Boulevard, 419 e receber uma recompensa de US$ 150 de Tina, dona do Beachcomer".

Tina era a mãe de Paula, que morreu na década de 80, e Beachcomer é o hotel Beachcomber, escrito com grafia errada.

Paula ficou sabendo da mensagem quando um repórter do jornal local, o Seacoast Online, entrou em contato. "Foi como entrar em contato com o passado", disse Paula à rede de televisão americana CBS. "(A mensagem) pulou da página na minha cara e parecia a letra do meu pai"

Piada

A mensagem teria sido escrita entre 1960 e 1980, pelo pai de Paula, Paul. Segundo ela, Paul teria escrito o bilhete como forma de fazer uma piada com sua mãe.

Paula diz que sente muita falta dos pais, mortos anos atrás, e acrescentou que deve haver uma razão para que a garrafa tenha reaparecido apenas agora. "Me deu arrepios, eu comecei a chorar (quando soube da mensagem)", disse. "Sinto como se eles estivessem me mandando uma mensagem mesmo".

Paula ainda não pôde segurar a mensagem nas mãos, apenas viu imagens do papel. Ela e Buffington devem se encontrar em breve. "Uma mensagem do passado como esta tem uma importância especial e estou feliz de fazer parte disso", disse Buffinton em uma entrevista a uma rede de televisão local.

Da BBC

Agressão racista tira ciclista italiano do Tour do Rio



RIO - O ciclista italiano Marco Coledan, da equipe Trevidiani, foi excluído do Tour do Rio, por uma decisão unânime dos responsáveis pela competição, após fazer agressões racistas contra o brasileiro Renato Santos, conhecido como Centenário, do clube DataRo de Ciclismo. O desentendimento aconteceu no sábado, durante a etapa de Teresópolis a Três Rios. Os dois vinham no mesmo pelotão, quando começaram a discutir. O italiano, então, xingou o brasileiro. O atleta Murilo Ferraz, que é da equipe de Centenário e já morou na Itália, entendeu a expressão e traduziu para o colega. Coledan teria chamado Centenário de algo como "negro sujo". O brasileiro imediatamente comunicou ao comissário Felipe Augusto Cunha Almeida.

O diretor geral da prova e representante da União Ciclística Internacional (UCI), o canadense Adrian Levesque, foi informado do ocorrido pelo colégio de comissários. Ele entendeu que existe uma regra que permitia excluir o italiano da prova. Como não houve agressão física, não caberia outra punição. Os comissários acharam também que seria prudente tirar Coledan do Tour já que poderia haver uma tentativa de represália na etapa deste domingo contra o italiano.

O técnico da equipe italiana, Mirko Rossato, tentou minimizar o episódio:

- Ele (Coledan) brigou com o atleta brasileiro como ocorre em qualquer corrida. Mas, essa decisão de exclusão foi da organização e nós aceitamos. Quem ofendeu primeiro foi o brasileiro, e ele respondeu. Só que com uma palavra que não se usa no Brasil, mas que não tem qualquer importância em italiano.

Já Centenário disse que considerou justa a decisão da exclusão do italiano da prova e afirmou que não pretende processá-lo judicialmente:

- Ele me ofendeu com palavras racistas, uma coisa que não pode acontecer. Eu contei para os comissários e queria que acontecesse isso (a punição). O que aconteceu é inadmissível. Briga pode ser, mas não racismo. Ainda mais no Brasil, um país onde lutamos muito contra isso.

Neste domingo, os atletas largaram da etapa de Rio das Ostras às 7h. Eles seguem para o Rio, onde devem chegar às 11h na Quinta da Boa Vista. O colombiano Juan Soares, da EPM, é o líder geral da competição, que começou na quarta-feira.

Fonte: O Globo

Novo vereador George Macário tomou posse na Câmara Municipal


Aconteceu na última segunda-feira, dia 01 de Agosto a posse do vereador George Macário na Câmara de Vereadores do Crato. O Blog do Crato fez ampla cobertura do evento em suas páginas.

Dihelson Mendonça

Jovem morre depois de passar 12hs jogando



NE - Rapazinho fraco esse aí, imagina se ele passasse de 8 a 10 horas por dia na frente de um computador, desde 2006 como estamos aqui no Blog do Crato, hein ?

São Paulo - Segundo o jornal britânico The Sun, Chris Staniforth, um jovem de 20 anos, morreu em Sheffield, Inglaterra, depois de passar 12 horas jogando Xbox 360.

Chris morreu pela formação de coágulo de sangue, resultado de muitas horas sentado na mesma posição. Segundo o jornal, o rapaz estava com uma trombose venosa profunda. "Como pai, você acha que jogos de videogame não podem fazer-lhes mal algum, porque você sabe o que eles estão fazendo. As crianças de todo o país estão jogando esses jogos por longos períodos e eles não percebem que isto pode matá-los", disse David Staniforth, pai de Chris, ao The Sun.

Um amigo de Chris testemunhou a morte e contou ao jornal que o garoto se queixou de uma dor estranha no peito. O rapaz desmaiou duas vezes e, no segundo desmaio, começou a sofrer espasmos. O socorro foi chamado, mas os paramédicos não chegaram a tempo.

Fonte: Info.Abril

TEMPO MADURO - Mário de Andrade ( Via Antonio Morais )


Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui pra frente do que já vivi até agora. Tenho muito mais passado do que futuro. Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero está em reuniões onde desfilam egos inflamados. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discuti assuntos inúteis sobre vida alheia que nem fazem parte da minha. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturas. Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretario do coral. As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos.

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa. Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera aleita antes da hora, não foge de sua mortalidade. Só há que caminhar perto de pessoas humanas de verdade. O essencial faz a vida valer a pena. E para mim, basta o essencial.

Mário de Andrade.
Via ANtonio Morais -Blog do Sanharol

Comunicado aos Comentaristas - Enviem novamente !

Comunicamos aos comentaristas que escreveram comentários no dia de ontem ( 31 de julho ), que infelizmente perdemos os comentários devido à limpeza normal da nossa caixa de e-mails, que somente no dia de ontem, havia mais de 550 spams. Como foi muito complicado ter que separar 3 ou 4 comentários no meio de 550 ( convenhamos que é muita coisa ), eu achei por bem apagar logo tudo. Portanto, peço a quem escreveu comentários ontem, que enviem novamente a fim de que possamos publicar aqui no Blog do Crato.

Atenciosamente,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

Prefeito autoriza construção de quadra poliesportiva no Sítio Malhada

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, assinou ordem de serviço para construção da quadra poliesportiva na comunidade da Malhada. Assinaram também o documento, o vice-prefeito, Raimundo Filho, o secretário de infraestrutura, José Muniz, e o deputado federal, Arnon Bezerra, presentes a solenidade que foi realizada na localidade, no último sábado, dia 30, em meio à grande festa da população.

A obra, orçada em R$ 134 mil 619 reais e 61 centavos, será construída pela empresa MRG Construções LTDA., que terá 90 dias para entregá-la. A construção do equipamento foi uma reivindicação do líder da Malhada, Raimundo Soares da Silva

(Gury ). Ele disse que a quadra poliesportiva vem consolidar um sonho dos moradores, principalmente da juventude local, que vão poder desenvolver atividades esportivas e outros eventos de interesse da comunidade.

Fonte: PMC

Incentivo ao esporte


A
administração Samuel Araripe tem dado um destaque especial aos projetos desenvolvidos para crianças e jovens, principalmente voltados para o esporte. Vários bairros já receberam projetos com essa finalidade, inclusive com a cobertura desses espaços, que servem também para que outros eventos sejam desenvolvidos nas comunidades.

Fonte: PMC



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31