xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/07/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 julho 2011

Loja on-line erra preço e vende iPad por US$ 69

'Sears.com' culpou empresa terceirizada por erro em anúncio. Valor baixo provocou agito entre internautas no Twitter e em redes sociais. Um anúncio que vendia o iPad 2 na configuração de 16 GB por US$ 69 na loja on-line da Sears provocou grande repercussão entre os internautas e se espalhou como um viral pelo Twitter e pelas redes sociais. Alertada pelos amigos, muitas pessoas aproveitaram do negócio inacreditável. Porém, na sexta-feira (15) à noite, a Sears emitiu um comunicado informando aos clientes que o erro foi cometido por um fornecedor e que as compras realizadas seriam canceladas e o valor pago seria devolvido.

Todos os compradores receberam, também, um e-mail alertando do cancelamento da compra algumas horas após a confirmação do pedido.

Do G1, em São Paulo

A Política de Discriminação da URCA e dos organizadores do seu Palco Sonoro na Expocrato


Carta aberta à Universidade Regional do Cariri - URCA

Quando um artista da música, de renome, atuando há quase 30 anos no Brasil, e que possui trabalhos elogiados pela crítica nacional e internacional é sistematicamente excluído da lista dos participantes de um evento cultural realizado em sua própria terra, é sinal de que alguma coisa está muito errada. Isto é o que vem acontecendo com relação à minha pessoa e com a minha arte por ocasião do chamado "Palco Sonoro" promovido todos os anos pela URCA - Universidade Regional do Cariri.

Esperei longos anos para redigir o texto que ora publico, apenas para me municipar de estatísticas e desmascarar a farsa e a política de PANELINHA excludente e discriminatória em relação à minha pessoa, promovida por aqueles que organizam a programação do "Palco Sonoro" da URCA, que diferentemente do palco principal da expocrato, possui uma proposta de divulgação artística e cultural dos valores da nossa terra. Em todos os anos de existência deste evento, é lamentável que eu jamais haja sido convidado a apresentar algum show dos meus trabalhos nas inúmeras áreas da música em que atuo, seja na Música Instrumental, na Música Popular, e na Música Clássica. Para um artista, é muito incômodo ter que trazer a público o seu Curriculum Vitae, como fazem os prestadores de serviços, especialmente quando o seu trabalho já é por todos conhecido por cerca de 30 anos de atuação no cenário artítico do país.

Entretanto, aos que não me conhecem bem, devo ressaltar alguns pontos principais:

- O Único artista do Cariri que possui um CD de seus próprios trabalhos gravado com PATROCÍNIO EXCLUSIVO do Banco do Nordeste do Brasil - BNB

- O Único artista do Cariri a ser convidado a tocar 7 vezes no Festival Internacional de Jazz & Blues de Guaramiranga

- O Único artista do Cariri a tocar mais de 15 vezes no Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza, no Cariri e na Paraíba.


- O Único artista do Cariri a receber o famoso prêmio NELSON´S de aclamação à arte produzida no Ceará.

- O único pianista do Ceará convidado a fazer um recital completo de Piano em Fortaleza- CE, em Janeiro de 2006, por ocasião dos 250 anos de Mozart, executando obras complexas deste renomado compositor, e improvisando também livremente sobre os temas destas composições.


- O único artista do Cariri com mais de 200 composições autorais instrumentais e vocais com e sem letra que transita entre quase todos os gêneros da música de vanguarda, seja Clássica, Popular Brasileira ou Internacional, sendo formada por dúzias de Choros, Frevos, Sambas, Bossanova, Baiões, Xotes, Salsa, Reggae, quarteto de cordas, duos de flautas, sonatas para piano, flauta, e até músicas no estilo barroco e do período romântico do século XIX.

Como se isso não bastasse, trago ainda alguns pontos interessantes do meu currículo musical de atuação no cenário musical Brasileiro e reconheciamente, um artista que honra o Cariri:

"Em uma carreira musical de mais de 25 anos devotada à música, Dihelson Mendonça já demonstrou o seu talento, através de centenas de apresentações musicais em teatros, casas noturnas, auditórios, etc, tocando lado a lado com grandes nomes da música Instrumental brasileira, tais como: Hermeto Pascoal, Gilson Peranzzetta, Mauro Senise, Arismar do Espírito Santo, Luciano Franco, Toninho Horta, Vinícius Dorin (Saxofonista), André Marques ( banda Curupira ), Itiberê Swarg (Baixista, toca com Hermeto pascoal) , Márcio Bahia (Baterista), Beto Batera ( Irmão do Carlos Bala - baterista ), Carlinhos Patriolino, Márcio Resende, Nenê (Baterista), Fhátima Santos (cantora), Lia Chaves (cantora), João Senna ( Sax ), Ricardo Júnior (Pianista e Arranjador da cantora Dóris Monteiro), Cleivan Paiva (Guitarrista com quem mantém um dueto de Jazz) , dentre tantos outros.

FESTIVAIS:

01 - Foi organizador, diretor Musical, Maestro e Curador por 2 edições do grande Festival CHAMA ( Chapada Musical do Araripe de Música Popular Brasileira ), edição de 1993 e 1995 em Crato-CE.
02 - Participou da Curadoria do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga – CE.
03 - Participou como tecladista e arranjador para o músico caririense Pachelly Jamacaru no Festival nacional dos Economiários em 1991 em Porto Alegre – RS, do qual ganhou o prêmio de Melhor arranjo.
04 - Participou como tecladista em apresentação do músico pachelly jamacaru no Festival Nacional dos economiários em 1988 em Manaus – AM.
05 - Participou como tecladista em apresentação do músico Pachelly Jamacaru no Festival Nacional dos economiários em Campos do Jordão – SP - 1994.
06 - Participou em 7 edições do Festival de Jazz & Blues de guaramiranga- CE sendo convidado a tocar ao lado de grandes nomes da Música instrumental Brasileira, dentre os quais Toninho Horta e Arismar do Espírito Santo, bem como com sua própria banda.

ALGUNS EVENTOS MUSICAIS DE DESTAQUE:

00 - Foi convidado para o cargo de monitor na Berklee Colege of Music, uma das mais renomadas escolas de música do mundo, nos Estados Unidos, em 1988 juntamente com o guitarrista paraibano Jocel Fechine.
01 – Fez parte do primeiro quinteto de Jazz da Paraíba, em 1985 do DART – Departamento de Artes da Universidade Federal da Paraíba, do qual contava com Fernando Rangel no Contrabaixo e o grande guitarrista Jocel Fechine, dentre outros.
02 – Em 1986, formou o primeiro grupo de Jazz da região do Cariri, o “Cariri Samba-Jazz Quartet” , que combinava o estilo instrumental com suas próprias composições, e também tinha um papel didático, no esclarecimento ao público das diversas formas de estilo musical.
03 – Em 1988 realizou concerto: Dihelson Mendonça in Concert – no SESI em Crato, interpretando Clássicos e Jazz ao Piano solo e Trio.
04 - Tocou na Sala Tom Jobim em 1991 em Porto Alegre- RS.
05 – Trabalhou por 3 anos na casa noturna “Choppana” em Crato ( 1992-1995 ), interpretando Música Popular Brasileira, ao lado da cantora baiana Lia Chaves.
06 – Fez participação como tecladista no show de Hermeto Pascoal em 1998 na cidade de Crato.
07 - Participou inúmeras vezes do projeto BEC Seia e Meia, realizado no Teatro José de Alencar em Fortaleza. ( 1997 ) com incontáveis artistas cearenses.
08 - Realizou show com o multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo no espaço “Pontal” da Praia de iracema em Fortaleza – (2000)
09 – Realizou Show com seu grupo no CCBN – Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza ( 2000 )
10 – Participou em 7 edições do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga . Foi convidado por inúmeras vezes para integrar a banda dos maiores músicos cearenses, a exemplo de: Luciano Franco, Zé Antonio guitarrista, Fhátima Santos, Nélio Costa, Márcio Resende, etc…
11 – Foi convidado por Toninho Horta para participar do seu Show em Guaramiranga.

12 - Tocou na Manny´s Music em Nova York piano duo com um pianista da Julliard School ( 1997 )

13 – Trabalhou por 3 anos na melhor casa noturna de Fortaleza, o “Caros Amigos”, ( 1999-2002 ) com diversos músicos de renome da capital cearense, dentre eles: Fátima Santos, Késia, Ricardo pontes, Ricardo Leite, Nélio Costa, Luizinho Duarte, Jerônimo Neto, guitarrista Zé Antonio, Aroldo Araújo, Haroldo Ribeiro, Denílson Lopes, Aparecida Silvino, dentre outros.

14 – Trabalhou por cerca de um ano no hotel “Villa Gallé” em Fortaleza, com a cantora Fhátima Santos e o baterista “Beto batera”, mostrando o melhor da Música Brasileira aos turistas estrangeiros. ( 2002 )
15 – Foi convidado a fazer show de Homenagem à Hermeto Pascoal no CCBN – Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza ( 2002 )
16 - Realizou Concerto de Piano Clássico: Dihelson Mendonça interpreta Frederic Chopin, no Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza – 2003.
17 - Realizou Show: Dihelson Mendonça Elektric Band onde prestou homenagem ao músico Chick Corea, no Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga. ( 2004 )
18 - Realizou Show/Tributo à Bill Evans no Centro Cultural Banco do Nordeste ( CCBN ) em 2004.
19 - Participou do projeto Sonata ao Luar, realizado pela Sociedade de Cultura Artística de Crato, interpretando peças de Chopin, em agosto / 2004.
20 - Foi o único artista do cariri escolhido para realizar um show no Sesc Crato, no lançamento pelo então Governador Lúcio Alcântara, do projeto para incentivo à cultura e às Artes no Crato (2004).
21 - Foi convidado por diversas vezes para tocar Jazz e música Brasileira em jantares oficiais de inúmeras autoridades cearenses, desde o ex-governador Tasso Jereissatti , jantares para Ministros de Estado, e governos municipais.
22 – O único pianista do Ceará convidado a fazer um recital de Piano em Fortaleza- CE, em Janeiro de 2006, por ocasião dos 250 anos de Mozart, executando obras complexas deste renomado compositor, e improvisando também livremente sobre os temas destas composições.
23 - Realizou de 1998 a 2011 incontáveis Concertos Clássicos interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Liszt, Debussy e diversos outros compositores eruditos no Centro Cultural Banco do Nordeste e SESC.
24 - Em seu estúdio em Crato, gravou diversos trabalhos de outros artistas caririenses.

DIRETOR MUSICAL:

01 - Direção Musical do Show: “Soy Loco por Ti América latina” de Luiz Carlos Salatiel.
02 - Direção musical de inúmeros shows do artista cearense Pachelly Jamacaru.
03 – Direção musical do Show “Edipianus’ da cantora cratense Auci ventura - 1988
04 - Direção musical do CD – Balaios da Vida, de Pachelly jamacaru – 1994
05 - Direção musical do CD – Pachelly Jamacaru – 2000
06 - Direção musical do CD - Cria Minha - pachelly Jamacaru - 2009

PROGRAMAS DE TV:

Participou de inúmeras apresentações na TV DIÁRIO em Fortaleza, entre 2003 e 2005

TRABALHOS GRAVADOS (CDs )

Como Integrante e Diretor Musical:

CD – Festival Nacional dos Economiários – Edição 1991
CD – Balaios da Vida – Pachelly Jamacaru – ( 1994/1995)
CD – Pachelly Jamacaru - 2000
CD – Vôo dos Sons – Darwinson - ( à convite do músico Toninho horta ) – 2000
CD – À Solta - Cinthia Moraes ( 2001 )
CD – Luciano Franco – 2004
etc...

Como Autor e produtor:

CD – A Busca da Perfeição – Dihelson Mendonça - ( primeiro álbum solo ) ( 2009 ).
CD – Dihelson Mendonça interpreta Frederic Chopin ( em fase de gravação – 2011 )
CD - A Música de Dihelson Mendonça ( Em fase de gravação - 2011 )
CD - A Música Moderna do Ceará - ( já em processo de lançamento )
CD - 10 anos centro cultural Banco do Nordeste ( lançado em 2010 )

PALESTRAS , CONFERÊNCIAS & CURSOS:

01 - Foi professor por 2 anos ( 1986-1987 ) das disciplinas de: Piano Clássico, Piano Jazz e do curso de Teoria musical e Harmonia de Jazz na Sociedade de Cultura Artística de Crato ( SCAC ).
02 - Ministrou Workshop na Universidade Estadual do Ceará UECE – Campus Itaperi em 1998 sobre Jazz-Piano.
03 – Ministrou Curso de Musicalização e Formação Musical promovido pela SECULT no período de 21/11/2005 a 07/12/2005 na cidade de Missão Velha – CE.
04 – Ministrou Curso de Teclados para profissionais da área e iniciantes, promovido pela SECULT-CE, no período de 12/01/2006 a 20/01/2006 na cidade de Iguatu - CE

ALGUMAS PREMIAÇÕES:

01 – Foi agraciado com diversas bolsas de estudo, desde o tempo de Conservatório, sempre tirando o primeiro lugar pelo esforço e dedicação à música.
02 - Juntamente com Pachelly Jamacaru, foi agraciado com o Troféu de melhor arranjo do Festival Nacional dos Economiários do Rio grande do Sul – edição de 1991.
03 - Foi agraciado por 2 vezes com o troféu de melhor músico no “Prêmio Destaque do Ano” – edição 1991 e “Prêmio Destaque Ceará” – edição 1994, aclamado por Júri popular.
04 - Foi agraciado com o Prêmio Nelson’s - Troféu de melhor tecladista do Ano 2003 em Fortaleza – CE escolhido por Júri popular.

Etc...

Pelos inúmeros pontos acima apresentados, que não há paralelo em qualquer artista nascido ou atuando no Cariri, vejo-me portanto num cenário muito privilegiado como um dos principais representantes na Música produzida aqui no Cariri e tenho empunhado essa bandeira de defêsa dos outros tantos valores do Cariri, e promovendo a música de meus compatriotas, pelo Brasil afora aonde eu me apresento. Mantenho programas de Rádio que visam divulgar a música instrumental do Brasil e uma estação de rádio na internet que divulga os artistas do Cariri para o mundo. Portanto, aonde atuo, faço questão de ressaltar o nome dos meus companheiros e da arte produzida aqui no Cariri. Possuo uma grande quantidade de composições populares, com letras, algumas já gravadas por artistas de fora.

Estranha-me portanto, esta exclusão sistemática ( Todo ano ) da minha arte para um show neste Palco Sonoro aonde se apresentam os chamados "Artistas do Cariri", que dada a importância do meu trabalho e das premiações que recebo lá fora, só vem confirmar a antipatia dos organizadores à minha pessoa, e eu diria até por causa das minhas convicções políticas que não se alinham a alguns que dirigem aquela instituição e os seus representantes que apoiam a esquerda Brasileira, e os partidos comunistas. Afora isso, é nítida a grande inveja que reina entre os organizadores do evento em relação à minha presença. Mas já diz a letra da música que "O que brilha com luz própria, nada lhe pode apagar". E assim, por mais que os ligados a essa PANELINHA de exclusão queiram me esconder do grande público, boicotando os meus shows em todos os anos, não só nos eventos da URCA, como em todos os eventos realizados por eles no Cariri, não lograrão êxito, e desses que ora se apresentam, não vejo nenhum que esteja em plano superior ao meu. Muito pelo contrário, ajudei e ajudo a muitos deles, pois todos os mecanismos de mídia que desenvolvi foram no sentido da promoção dos artistas sem exclusões! Agora, diferentemente de vários estreantes que sequer são conhecidos, não têm qualquer trabalho e que para lá são convidados, Dihelson Mendonça já é uma Instituição completa: É o Artista, o Palco, a Luz, o Som, o Vídeo, a Fotografia, a Gravação, e a própria Arte.

De modo que aceito plenamente o BOICOTE e a Política Discriminatória da PANELINHA que organiza o evento, e a própria PANELINHA política da URCA. Quero apenas ressaltar que nunca dependi desse palco sonoro para minha sobrevivência, nem para que minha arte pudesse ser ouvida no resto do Brasil, mas fica registrado definitivamente que não somos idiotas e percebemos a clara discriminação dos seus arrogantes organizadores ( que se consideram artistas ). Dado o acima exposto, já que não me desejam em seu "Palco Sonoro", que façam muito bom proveito dele! Devo ser grande demais para caber lá, e sacudo o pó das sandálias. Mas é bom que se denuncie de vez a hipocrisia de alguns que se dizem "artistas" e "promotores artísticos" no Cariri, que organizam eventos para seus "compadres", e onde apenas permanece um jogo de cartas marcadas daqueles que por uma bajulação aos superiores, pegaram um bico numa universidade e criaram panelinhas para os Palcos do Cariri e da URCA. What a shame! ( Que vergonha! )

Dihelson Mendonça

Artista do Cariri

Palco Sonoro URCA-BNB: Hoje é o Gran Finale

Guitarrista das Godiva's (Foto: Samuk)

Tudo que é sólido se desmancha no ar. Mas tudo que é etéreo (e estéreo) dura para sempre. Este é o meu sentimento com respeito ao Palco Sonoro. Depois de quatro noites de muitos sons. Muitas e agradáveis surpresas. Comentei com Salatiel como tava por fora da cena musical dessas bandas (no duplo sentido) do Cariri. Daí essa surpresa toda.

Já falei da primeira noite. Pra mim, uma noite de Fênix. Pois renasci digerindo meu fígado (com uma pequena ajuda de umas doses a mais). Revivi também minha verve roqueira, ouvindo, pela primeira vez, as bandas que pousaram e planaram no Palco.

Na segunda noite, a de quarta-feira, até cometi o delito de subir ao Palco e profanar a perfeita apresentação de Calazans Callou & Trimurti.

Na quinta-feira, cheguei bem cedo e vi os Zabumbeiros Cariris (minha banda de coração ou a outra banda do meu coração) & Luciano Brayner & Ulisses Germano fazerem uma roda de som no terreiro do Palco (que Luciano Brayner chama de samba de Feira). Vi o início da apresentação do Syncrasis (e adorei) com seu som jazz-fusion-progressivo a la Spyro Gyra. E cometi outro delito (em nome da boa música, claro): escapulir para Barbalha para me esbaldar ao som de Jorge Benjor (pra sempre e eterno Jorge Ben) e da Banda do Zé Pretinho (show duca).

Ontem, pela primeira vez vi toda a programação do Palco. Noite massa de sexta de lua cheia e Expô lotada. Amei as Godiva’s com a deusa Ana Paula nos vocais tal uma Afrodite (afinal, lembrem da tríade do roquienrrol) e a guitarrista que me lembrou demais Patti Smith. Saltitei feito Mick Jagger ao som dos blues e dos souls dançantes do De Repente Blues, com Sasha, um negão alemão, mandando ver nos vocais e no inglês. Pura raiz.

E no final da noite o Palco se transformou numa grande e alegre tertúlia (é o novo!) dos anos sessenta, a cargo do nosso Keith Richards (satisfaction!) - Batista Fhaser, e com direito a uma canja de Salatiel, revivendo seu tempo de crooner de conjunto de baile (é o novo de novo!): The Hunters!

E hoje é o gran finale. Que Pena! Mas tudo que é sólido, um dia, se desmancha no ar.

Por isso, todo mundo lá.
_____

Programação

17:00 – Os Monastérios
18:00 - Black Boy Dance/ Filhos De Maria
19:00 - Rinaldo
19:40 - MPB Trio
20:00 - Soul Musical
20:40 - Álvaro Holanda
21:00 - Herdeiros do Rei

Escândalo das escutas ilegais do 'News of the World' ameaça o império midiático de magnata


Murdoch, o magnata da mídia britânica se desculpa na imprensa por escutas ilegais.

LONDRES - O magnata australiano Rupert Murdoch se desculpou neste sábado, 16, pela polêmica das escutas ilegais em seus veículos com uma mensagem pessoal nos sete principais periódicos britânicos. Como fora antecipado, na mensagem, assinada pelo proprietário do grupo News Corporation e publicada pelo braço britânico de seu império, Murdoch pede perdão pelos "danos causados às pessoas afetadas" e lamenta "não ter agido antes" para resolver o assunto.

O escândalo dos escutas ilegais do "News of the World", que era o periódico mais vendido no Reino Unido até ser fechado, há uma semana, ameaça o império midiático do magnata. Na sexta-feira, renunciaram seus dois colaboradores mais próximos em ambos os lados do Atlântico: a executiva Rebekah Brooks no Reino Unido e seu número dois, Les Hilton, nos Estados Unidos.

Na próxima terça-feira, Murdoch terá que se apresentar a um comitê dos Comuns para esclarecer o caso. Além disso, o FBI abriu uma investigação nos EUA pela suspeita de que alguns veículos de Murdoch tenham grampeado os telefones de vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001, assim como fizeram no Reino Unido. Em sua mensagem, Rupert Murdoch assinala que "lamentamos não ter agido antes para resolver as coisas", e, já em primeira pessoa, reconhece que "me dou conta de que pedir perdão não é suficiente".

Na sexta, 15, Murdoch se reuniu com a família da menina assassinada Milly Dowler, cujo telefone celular foi grampeado por jornalistas do "News of the World", em um caso que causou indignação entre a opinião pública britânica e detonou a atual crise. O anúncio do News Corporation foi publicado neste sábado nos diários "The Guardian", "Daily Mail", "Daily Telegraph", "Financial Times", "The Independent", "The Sun" e "The Times", estes dois últimos propriedade de Murdoch.

Fonte: Efe

Lula beija sindicalista. Marido não tem ciúmes...


NE - Não tem ciúmes ou não tem mais jeito ? rs rs




A sindicalista Alzira Hardtkopp Martins, de 50 anos, só queria tirar uma foto, mas acabou ganhando um beijo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (15), no 2º Congresso da União Geral dos Trabalhadores (UGT), realizado em São Paulo. “Eu disse na hora ‘meu Deus, um beijo do Lula’. Minhas pernas amoleceram”, contou. Alzira é técnica em hemoterapia e filiada ao Sindicato da Saúde de Joinville (SC). Casada, ela garante que o beijo foi no rosto. “Foi no rosto, mas não tem problema. Aonde foi não importa, o importante é que eu fui beijada pelo Lula”, brincou.

“Eu disse: ‘Abaixo do Papa é você’. Ele só deu risada e sorriu.”

A sindicalista, que torce por um novo mandato de Lula em 2014, havia assistido ao discurso do ex-presidente durante o congresso e resolveu tentar uma foto com ele. Perguntou para os seguranças do evento e descobriu por qual corredor Lula sairia. Fora do prédio, viu um carro preto com placa de São Bernardo do Campo e mais seguranças, e deduziu que seria o do ex-presidente.

“Quando ele veio, havia muito tumulto e fiquei ali na porta. Veio um segurança e disse para eu sair, mas eu falei ‘vou ficar aqui’. O Lula veio e eu disse “Lula” e ele me beijou.”

Questionada, Alzira disse que o marido ainda não havia visto a foto, mas afirmou que ele não ficará com ciúmes. “[ele] Vai dizer ‘por que não beijou mais?’ Meu marido é fã do Lula. Todos nós somos fãs”, brincou. Depois, procurou tranquilizar a reportagem do G1. “Meu marido me apoia em todos os sentidos. Não se preocupe. Eu tenho filhos casados, tenho netos. Eles vão amar.

Fonte: G1

Justiça determina afastamento do prefeito de Ibaretama e de outros quatro acusados de corrupção


O juiz convocado Luiz Evaldo Gonçalves Leite, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), determinou o afastamento do prefeito de Ibaretama, Francisco Edson Morais, e de outras quatro pessoas da administração pública daquela cidade. Além disso, determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos servidores e de outros envolvidos.

"No caso em exame, presente está o interesse público, pois, não é dado olvidar existirem fatores de alta relevância para o erário, para o Executivo e para a sociedade, a determinar a apuração de todos os fatos que envolveram os apontados desvios e o destino dado ao dinheiro público" destacou o magistrado.

Ao todo, 21 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público (MP) estadual por formação de quadrilha, falsificação de documento público, peculato desvio, inserção de dados falsos em sistema de informações, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. Segundo o MP, a suposta rede de influência naquela municipalidade foi constatada após investigação realizada conjuntamente com a Polícia Federal e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

O órgão afirma que diversas licitações eram direcionadas para empresas diretamente ligadas ao prefeito e ao seu irmão, Raimundo Rodrigues Filho, secretário de obras municipal. Os processos fraudados, ainda de acordo com a instituição, destinavam-se, principalmente, ao setor de locação de veículos e coleta de lixo e execução de serviços e obras de engenharia. "Eram utilizadas empresas constituídas por familiares e/ou empregados com vínculo de subordinação, ou apenas simples ajuste/conluio entre os denunciados".

Ao analisar o caso, o juiz convocado Luiz Evaldo Gonçalves Leite determinou o afastamento do prefeito e de outros quatro acusados dos respectivos cargos públicos durante o prazo da instrução criminal. Também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do gestor de Ibaretama e outras dez pessoas denunciadas.

Eles terão prazo de 15 dias, improrrogável, para apresentar defesa preliminar. Depois disso, será analisado o pedido de prisão preventiva formulado pelo Ministério Público. A decisão foi proferida nessa terça-feira (12/07).

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

Quadrilha que assaltou carro-forte é caçada no Sertão Central do Ceará


As polícias Civil e Militar continuam a caçada aos integrantes da quadrilha que roubou cerca de R$ 2 milhões de um carro-forte da empresa Brink´s, na tarde da última quarta-feira, na rodovia estadual CE-359 (Rodovia Presidente Costa e Silva), no distrito de Triunfo, Município de Ibaretama, distante 120Km de Fortaleza. Divididos em dois grupos, os bandidos realizaram um ataque preciso ao blindado, depois de incendiar um caminhão baú. Usando fuzis e explosivos, eles levaram o dinheiro, e depois, incendiaram outro veículo, dificultando ainda mais a perseguição pela Polícia.

O delegado regional de Quixadá, Marcos Sandro de Lira, recolheu no local onde o carro-forte foi abandonado R$ 7.170,00 em cédulas inteiras e outras notas rasgadas devido a explosão. No interior do blindado foram encontrados duas bananas de dinamite e as armas dos vigilantes (uma escopeta calibre 12 e dois revólveres calibre 38. Na rodovia foram encontrados cápsulas deflagradas de calibre Ponto 50 (0.50) e de 7.62. Os três vigilantes que estavam no blindado e foram obrigados a abandonar o veículo fugindo pelo matagal, foram ouvidos na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), em Fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste

Meu currículo é minha defesa!


O Autor do artigo que existia neste local, Luiz Carlos Salatiel, preferiu a saída dos covardes. Ao invés de me encarar de frente e debater o assunto, me excluiu do seu Site Cariricult num ato absurdo. Um site que se propõe a enaltecer a Arte e a Cultura, com isso, mais uma vez provando que tudo aquilo que eu havia falado sobre a minha exclusão e a tentativa de ofuscamento era verdade. Não só me excluiu sistematicamente do Palco Sonoro da URCA, como agora me exclui também do site cultural, tentando calar a minha voz que reclama justamente, mas não consegue. Eu jamais excluiria alguém deste espaço apenas por divergir de opinião em relação às idéias. Tanto, que embora nós tenhamos posições diferentes, eu o respeito enquanto ser humano e colega de arte, sem questionar os trabalhos artísticos que ele tem feito ao longo de décadas. Nunca questionei isso. Ele veio aqui apresentar o seu currículo, como se isso servisse para justificar O ATO, a discriminação sistemática à minha pessoa no Palco Sonoro da URCA do qual ele dirige. Quem contrata não precisa apresentar currículo. Currículo é para os contratados, e apresentação de currículo não serve de defêsa para atos lastimáveis. A grande inteligência, quando conduzida por uma maldade interior é a pior das crueldades.

Não questiono talentos, questiono ações levadas ao longo de vários anos, sempre boicotado dos meios, sempre envolto num clima permanente de máscara dos eventos em que essa "patota" dirige. Aqui o seu currículo de nada adianta, pois não está sendo questionada a sua competência em gerir o espaço em si, ou em produzir música, mas eu questiono a LISURA, os ATOS, AS ATITUDES, a CONSIDERAÇÃO DE ARTISTA PARA ARTISTA, a Consideração entre Amigos, ou de quem se diz amigo mas na prática é outra coisa.

Portanto, o meu grito de guerra é no campo das idéias, e um grito único. Não mais falarei neste assunto, pois já que existe essa discriminação à meu respeito, devo procurar meus próprios espaços para as apresentações artísticas, e as pessoas que me são caras.

Agora, já que ele fechou-me as portas primeiro e unilateralmente no site Cariricult e apagou o meu artigo de protesto, só me resta fazer o mesmo aqui, excluindo-o também do nosso convívio, pois justiça precisa ser feita. Olho por olho e dente por dente. Chega de tentar sem bom para quem nos despreza! Não estou vendo nenhum superhomem à minha frente.

Dihelson Mendonça
Julho de 2011

Venezuela quer auditar custo da refinaria de Pernambuco – Postado por Armando Rafael



( Excertos do editorial do jornal “O Estado de S.Paulo” )

Causa espécie a informação de que a estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) propôs à Petrobrás a contratação de uma consultoria independente para auditar o custo da Refinaria Abreu e Lima, em construção no Porto de Suape (PE). Estaria a PDVSA desconfiando do custo real da obra ou teria indícios de irregularidades?

Nessa hipótese, a opinião pública brasileira tem o direito de tomar conhecimento dos fatos que alimentam as suspeitas, cabendo à Petrobrás prestar esclarecimentos. Mas há uma outra hipótese. A PDVSA, que deveria ser responsável por 40% do valor dos investimentos totais na refinaria e que até agora não colocou um centavo na obra, poderia estar recorrendo a uma artimanha para se desvencilhar do compromisso, o que não seria uma atitude inusitada dados os embustes característicos do governo atrabiliário do coronel Hugo Chávez.

É verdade que o custo da Refinaria Abreu e Lima, estimado em 2008 em US$ 10 bilhões, não para de subir. De lá para cá, o orçamento da obra foi elevado sucessivamente para US$ 11,9 bilhões, US$ 12,6 bilhões e US$ 13,36 bilhões. E, recentemente, como informa reportagem do Estado de 12/7, a Petrobrás comunicou à estatal venezuelana que, pela última revisão, a obra poderá custar US$ 14,4 bilhões. Deve-se notar que a PDVSA não participa do planejamento orçamentário da obra, podendo advir desse fato a solicitação de uma consultoria independente.

O caso, porém, é mais complexo. Da parcela que caberia à estatal venezuelana, 40% deveriam ser financiados pelo BNDES, que por duas vezes recusou as garantias apresentadas pela empresa e agora examina uma terceira. Enquanto isso, a Petrobrás já desembolsou R$ 7 bilhões na construção da refinaria, estando 35% das obras concluídas. Se, até agosto, a PDVSA não cumprir seu compromisso, os técnicos da Petrobrás consideram inviável dar sequência ao projeto inicial, que previa o processamento de tipos diferentes de óleo originários dos campos de exploração do Brasil e da Venezuela. A refinaria processaria petróleo com alto teor de enxofre, sendo o valor dos equipamentos necessários para isso estimado em US$ 400 milhões, enquanto a PDVSA calcula que não custariam mais que US$ 200 milhões.

Se a parceria da PDVSA na refinaria pernambucana não der certo, a Petrobrás tocará a obra sozinha. O Brasil precisa de novas refinarias para ser autossuficiente não só em petróleo bruto, mas também em derivados. Contudo, qualquer que seja a evolução dos acontecimentos, é obrigação da Petrobrás deixar tudo em pratos limpos.

Remover a Expocrato para o Palmeiral, na Vilalta é uma idéia infeliz



Preserve o Palmeiral - Foto de Heládio teles Duarte

Alguns aí trouxeram a idéia absurda que seria mudar o local atual da expocrato para o palmeiral, na Vilalta. Se nós aqui da Vilalta já penamos com o barulho infernal provocado pela exposição lá do outro lado da cidade, imagine se ela fosse transferida para a Vilalta.

Motivos para a Expocrato não ser no Palmeiral

01 - Infraestrutura: Dispomos apenas da avenida perimetral, que já é congestionada. Só quem não mora na Vilalta é que desconhece o quanto essa avenida perimetral norte já é em si, muito pequena para o tráfego ATUAL nos finais de tarde, com acidentes constantes. Não há a mínima condição de se transferir a expocrato para este local, que é de difícil acesso para quem vem de outras cidades, mesmo quadruplicando a Avenida Padre Cícero.

02 - O terreno cogitado é terreno de Brejo, LEITO DE RIO. Sempre molhado. Vão construir a Expocrato dentro do leito do Rio ? mas que idéia maravilhosa! Quem foi o GÊNIO que teve essa idéia ? Ora, se mesmo neste ano, assim como em todos os anos, quando acontece uma cheia, o palmeiral fica cheio de lixo levado pelas águas do rio, formigas, um local praticamente intransitável e sempre molhado. O terreno já é de barro. Se transferido para lá, sabemos que definitivamente a Expocrato iria literalmente PRO BREJO. Que idéia boa!

03 - O terreno do Palmeiral tem cláusula de Inalienabilidade - Isso significa que o seu proprietário quando faleceu, deixou registrado em cartório o propósito de vedar a alienação do terreno, ou seja, a família não pode se desfazer do espaço para construir algo do gênero.

04 - O barulho infernal continuaria. O Crato hoje amarga durante a exposição do Crato a incrível poluição sonora e aliás, poluição de todo tipo produzida naquele local. Transferindo para as proximidades da Vilalta só vai mudar esse barulho de local sem resolver o problema, piorando as coisas para inúmeros bairros da cidade, alem de que, estariam a poluir diretamente o leito do rio grangeiro.

05 - O meio-ambiente. Criar um espaço para a expocrato em pleno palmeiral seria contrário a todas as leis de preservação do meio-ambiente.

06 - Se transferido para o Palmeiral, o problema do tráfego no centro da cidade continuaria se agravando, porque há um estrangulamento nas vias de acesso do Crato. Com o dinheiro da compra de um novo terreno, 10 milhões, se faz 5 avenidas em torno da Expocrato. O correto é modernizar o local atual, em que é usado apenas 30 por cento da área, construindo nos outros 70 por cento. E terreno pra URCA? Sim, há muito terreno para a Urca também, mas desde que mundo é mundo sabe-se que uma universidade sempre pode crescer para cima, adicionando andares. Já uma expocrato, não!

PROVAS:

A via de acesso ao palmeiral, mesmo hoje, totalmente congestionada:

palmeiral_crato01

Palmeiral, terreno de brejo e leito do Rio Grangeiro. É para este lugar que alguns querem trazer a Expocrato ! Imagem a idiotice !
IMG_3460

Uma área em que é cultivada a cana-de-açúcar há centenas de anos, terreno todo tempo molhado...A Expocrato vai literalmente pro BREJO ?

IMG_3353

Esse é o Rio Grangeiro, aquele mesmo que na enchente do Crato arrastou carros e outros objetos. Durante as cheias do Rio Grangeiro, essa área se torna completamente alagada. A única vantagem de construir a Expocrato nesse lugar é quando der uma enchente, já leva o parque de exposições junto lá pras bandas do Juazeiro !

IMG_3351

O Local tem cláusula de inalienabilidade, o que quer dizer que seu proprietário quando faleceu, deixou registado em cartório que a área não pode ser alienado.

IMG_3345


A Exposição do Crato vai literalmente "Pro Brejo" ?


O
local cogitado por alguns aí da cidade aponta para um terreno de brejo, área todo tempo úmida, de canavial, difícil acesso, e que por razões ambientais, é totalmente inviável. Será ?


Preserve o Palmeiral !

Foto de Heládio teles Duarte

Dilma promete Plano Nacional de Desenvolvimento Produtivo para agosto


PORTO ALEGRE - Animada com a estatística de que o Brasil alcançou a metade do superávit primário previsto para 2011 já no primeiro quadrimestre do ano, a presidente Dilma Rousseff anunciou para agosto o lançamento do Plano Nacional de Desenvolvimento Produtivo. O texto, que vai definir as bases da política industrial do governo, chegará com um pequeno atraso ao mercado, já que estava originalmente previsto para o dia 21 deste mês.

A revisão da data foi anunciada nesta quinta-feira, durante a posse do novo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller, em Porto Alegre. O plano tem como eixos a exigência de conteúdo local na produção, a inovação tecnológica e o fortalecimento de comércio exterior.

- A exigência de conteúdo local é fator decisivo para a expansão da indústria de um grande país - defendeu a presidente, que anunciou ainda o lançamento de uma nova versão do Supersimples.

Dilma garantiu que haverá expansão no crédito e aperfeiçoamento do serviço tributário para que os empresários possam investir principalmente em inovação da indústria nacional. Entretanto, não definiu exatamente quais seriam essas medidas, frustrando as lideranças empresariais que lhe cobraram as reformas estruturais, a redução de juros e tributos, o controle da guerra fiscal entre os estados, a desoneração de investimentos e o acerto do câmbio, que prejudica principalmente exportadores.

Outra medida a ser tomada para fortalecer a indústria nacional será a criação de 75 mil bolsas de estudos de graduação e pós-graduação para estudantes brasileiros no Exterior através do programa Brasil sem Fronteiras, que será anunciado ainda este mês, na próxima reunião do Conselho de

Desenvolvimento Econômico e Social.

- Trata-se de um programa estratégico para o país quando se pensa nas condições para que a pesquisa científica e tecnológica e de inovação sejam de fato uma realidade para o nosso país - avaliou Dilma. As bolsas, financiadas por CAPES e CNPq, serão destinadas às áreas de engenharia, ciências exatas, tecnologia da informação e ciências médicas e permitirão aos estudantes assistir aulas nas "30 melhores universidades do exterior".

Fonte: Yahoo Notícias

Ceará ganha cem novos Pontos de Cultura


O resultado do II Edital da Seleção dos Pontos de Cultura do Estado do Ceará foi anunciado nesta quinta-feira (14) pelo secretário da pasta, Francisco Pinheiro. Nesta edição foram acrescidos cem novos Pontos de Cultura, ampliando para 131 municípios do Ceará contemplados pelo Programa. Com isso, o Ceará passa a ter 242 Pontos de Cultura, sendo 42 só na Região Metropolitana.

O Edital tem como objetivo apoiar instituições que desenvolvam ações de impactos sócio-cultural em suas comunidades, atuando em redes sociais, estéticas e politicas, por meio de repasse de recursos financeiros do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura – Pontos de Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

O repasse total do valor de investimento é de R$ 18 milhões em três anos, sendo R$ 12 milhões do MINC e de R$ 6 milhões de contrapartida do Governo do Estado do Ceará. De acordo com o Secretário Francisco Pinheiro a meta é que até 2014 todos os municípios cearenses estejam contemplados pelo Programa.

Pontos de Cultura

São entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministro da Cultura e pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades, atuando em redes sociais, estéticas e políticas. O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade. Confira lista dos contemplados no site www.secult.ce.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secult

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30