xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/07/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 julho 2011

Cantor Alcimar Monteiro quer o trono do “Padim”


O cantor forrozeiro Alcimar Monteiro, pré-candidato do PDT à Prefeitura de Juazeiro do Norte (Região do Cariri), parece não temer a Justiça Eleitoral. Mandou espalhar pela cidade outdoors em homenagem ao centenário do município. Com sua foto, claro. O fato gerou protesto entre alguns pré-candidatos ao trono do Padre Cícero. Nesse cordão de postulantes aparecem vários nomes. Entre eles, o deputado federal Raimundão (PMDB).

Manuel Santana (PT), atual prefeito, diz que não postulará reeleição, conversa que não convence a oposição. Já o deputado federal Manuel Salviano está naquela de avaliar. Ele vem costurando com o deputado federal José Arnon (PTB) uma dobradinha para saber que poderia disptuar em 2012.

Via Eliomar de Lima

Ministro dos Transportes admite novas mudanças


O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou nesta sexta-feira (15) que o setor passa por um momento delicado e que o seu objetivo é “caminhar gradualmente para a normalidade”, e isso pode significar afastamento de mais funcionários.

“Se dentro desses próximos dias houver a necessidade de fazer novos ajustes, afastar alguém, por razões objetivas de natureza moral e ética, vamos ter que tomar a decisão cabível”, disse. Passos se reúne na tarde desta sexta-feira com a presidente Dilma Rousseff. Na conversa, é possível que saia um novo nome para o comando do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), depois do afastamento temporário, hoje, do diretor-executivo do órgão, José Henrique Sadok de Sá.

Ele havia acumulado o cargo de diretor-geral interino do Dnit depois que Luiz Antonio Pagot saiu de férias. Segundo informou o ministério, será aberto processo administrativo disciplinar contra Sadok, “onde ele terá a oportunidade de se defender e os fatos podem e deverão ser, com toda isenção, apurados”, disse Passos. Sobre o afastamento de Frederico Augusto de Oliveira Dias, o “boy” de Pagot, após reportagem publicada hoje na Folha, o ministro afirmou que ele era funcionário do Dnit, e que não sabia “exatamente” o que ele fazia, “além do fato de que parece que cuidava da parte de convênios”. Segundo o Dnit, Dias era funcionário terceirizado do órgão, que hoje conta com 1.600 empregados nessa situação.

REPERCUSSÃO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que as denúncias de irregularidadesno comando do Ministério dos Transportes devem ser investigadas. Ele também minimizou as análises de que sua sucessora, Dilma Rousseff, estaria usando o episódio para reorganizar a pasta de acordo com os próprios critérios, afastando a cúpula que herdou do governo anterior. Líderes da oposição no Congresso afirmaram hoje que o afastamento de mais dois funcionários do Ministério dos Transportes não encerra a crise e que uma “investigação profunda” precisa ser feita na pasta.

Para o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), as duas novas denúncias complicam a situação também do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. O partido vai protocolar requerimento convidando Dias, conhecido como Fred, a prestar esclarecimentos, na Comissão Representativa do Congresso Nacional. O tucano também disse que pretende protocolar representação no Ministério Público Federal do Distrito Federal para que seja investigado suposto crime de usurpação de função pública por parte de Fred, além de fazer um novo aditamento à representação protocolada na Procuradoria Geral da República.”

Folha.com

Senador Pimentel diz : "Apesar de Dilma, Lula ainda é o líder"

O senador José Pimentel (PT-CE), ministro da Previdência Social no governo Lula, saiu hoje em defesa do ex-chefe. Perguntado se o portal do Instituto Cidadania na internet, lançado hoje, corria o risco de ser uma fonte de problemas para a presidenta Dilma Rousseff, Pimentel saiu-se com esta:

- Muito pelo contrário. Nós temos um projeto para o Brasil com crescimento econômico e inclusão social. A maior liderança desse projeto se chama Luiz Inácio Lula da Silva.

E mais:

- A Dilma dá continuidade a esse projeto tendo clareza do legado que Lula deixou para o Brasil e que ela precisa avançar nesse processo.

Via Poder Online – iG

Artista Plástica Edilma Rocha comenta a abertura da Galeria George Macário


NE - Um comentário especial, que merece destaque de nova matéria. A grande artista plástica Cratense Edilma Rocha comenta a inauguração da Galeria de Artes George Macário, acontecida ontem na cidade do Crato:

"Quero aqui parabenizar a voce pela belíssima reportagem e fotografias e ao talento indiscutível do artista plástico George Macário. Desde o primeiro contato com a arte de George que fiquei impressionada com as cores, tendo um desenho oculto e presente até na abstração que faz vibrar uma atmosfera de expressão artistica. Retrata tudo que lhe chama a atenção, transferindo para as telas com emoção e rapidez seus pensamentos politicos, criticas e observações através dos acontecimentos sociais e catástrofes da natureza, colocando uma polêmica de pensamentos.
George é um turbilhão de emoção e cores ao mesmo tempo, explodindo em arte como se vê nestas imagens aqui oferecidas. Um dos nossos maiores talentos espontãneos do momento. Posso dizer que o vejo com maturidade e segurança no que a arte lhe transmite sentir e criar na contemporaneidade.

Não sei porque não fui comunicada desde importante acontecimento artistico na minha terra.
Como vê meu caro amigo, não se pode mais falar que não acontece cultura em nossa terra. Nós estamos fazendo acontecer. As recentes noticias falam de arte,sempre. No cinema, na música, na literatura, no teatro, na pintura. E o Blog do Crato é o maior porta-voz dessa verdade.
"CRATO, CIDADE DA CULTURA, PRINCESA DO CARIRI"

Um grande abraço!

Edilma Rocha

A volta do Mensalão? – postado por Armando Lopes Rafael



A matéria abaixo foi divulgada na Coluna de Claudio Humberto, publicada nos principais jornais de várias cidades brasileiras, nesta sexta-feira, dia 15:


“Retomada do mensalão fez Dilma encarar o PR

A presidenta Dilma decidiu encarar a cúpula do Partido da República, afastando-a do comando do Ministério dos Transportes, não por meras “suspeitas”, mas após ser informada, por órgãos de inteligência, de que o PR teria implantado um novo mensalão, com distribuição de dinheiro vivo para parlamentares. A informação foi confirmada por fonte ligada ao Palácio do Planalto. O caso deve ser remetido à Polícia Federal. Ao tomar conhecimento do esquema, Dilma mandou afastar Mauro Barbosa e Luiz Tito, ex-assessores do ministro, e Luiz Pagot, do DNIT. A denúncia a ser investigada é que mais de trinta deputados do PR e outros dez de partidos menores estariam na folha do novo “mensalão”. Valdemar Costa Neto (SP), “dono” do PR, é réu do STF no mensalão do era Lula, e está sujeito a mais de um século de prisão”.

Chávez vai tratar câncer no Brasil


NE- Que é que vocês acham ?


O presidente Hugo Chávez, da Venezuela, aceitou a oferta da presidente Dilma Rousseff para se tratar do câncer "da região pélvica" em um hospital de São Paulo. O comunicado da aceitação foi feito no final da manhã desta quinta (14), em um encontro no Planalto que reuniu a presidente Dilma, o chanceler venezuelano, Nicolas Maduro, o embaixador do país em Brasília, Maximilien Sánchez Arveláiz, e o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, ministro Marco Aurélio Garcia.

A tendência é que o tratamento seja no hospital Sírio Libanês. Maduro veio ao Brasil em viagem sigilosa, sem agenda oficial e sem anúncio do encontro no Planalto com a presidente Dilma. A presidente havia feito a oferta logo que soube que Hugo Chávez, 56 anos, se submeteu em Havana (Cuba), no mês passado, a uma cirurgia de retirada de um tumor cancerígeno.

O Estado apurou que o convencimento definitivo aconteceu no dia 5 de julho, terça-feira da semana passada, quando, em Caracas, foi comemorado o bicentenário da independência da Venezuela. Na ocasião, estavam presentes os presidentes da Bolívia, Paraguai e Uruguai - respectivamente, Evo Morales, Fernando Lugo e José Mujica - e de, praticamente, todos os chanceleres latino-americanos.

Após o fim do desfile, os três presidentes foram levados ao Palácio de Miraflores para um rápido encontro com Chávez. Ele agradeceu a presença dos três e fez uma saudação especial a Lugo que se recuperou de câncer linfático após semanas de tratamento no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lugo, relatou hoje um diplomata venezuelano, disse a Chávez que ele deveria aceitar a oferta da presidente Dilma porque ele foi salvo pelos médicos do hospital brasileiro.

Fonte: Agência Estado

SEMACE aperta o cerco aos fazedores de Poluição Sonora no Crato - COMUNICADO


NE - Da Seção "Acredite, se quiser! "


SEMACE contra a Estupidez !

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano de Crato - SEMAC e a Companhia de Polícia Militar Ambiental, vêm por meio deste, solicitar aos usuários de equipamentos sonoros fixos e móveis, quais sejam: proprietários de bares e lanchonetes, casas de shows, além de promotores de eventos e demais usuários, que sejam obedecidos os níveis de emissão sonora estabelecidos nas Leis Federal, Estadual e Municipal, evitando abusos e penalidades, visando assim o bem estar comum de toda a população.


Agradecemos a compreensão de todos

SEMACE - SEMAC

O grupo Tábua de Pirulito se apresenta na EXPOCRATO nesta Sexta-Feira


O
Blog do Crato convida todos a comparecerem a este espetáculo maravilhoso promovido pelo grupo tábua de pirulito. Quem for, com certeza não se arrependerá!


Mais uma vez o palco URCA/BNB na EXPOCRATO, faz uma programação voltada para o público infantil na sexta-feira dia 15 às 17:00h com a Tábua de Pirulito.

O centenário de Juazeiro do Norte - Emerson Monteiro


Neste ano de 2011, o dia 22 de julho assinala 100 anos desde que Juazeiro mereceu sua autonomia municipal através da Lei n.º 1.028, quando recebeu a toponímia de Joaseiro, em homenagem à árvore típica da vegetação do semi-árido, sempre verde inclusive nas épocas mais tórridas.

Suas origens remontam ao vilarejo de Tabuleiro Grande, formado nas terras que pertenceram à sesmaria concedida no ano de 1703 ao capitão-mor Manuel Rodrigues Ariosa, de origem norterriograndense, depois havidas por famílias iniciais advindas de Sergipe, até chegar no brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro e no neto, o sacerdote católico Pedro Ribeiro da Silva Monteiro. As terras se estendiam do município do Crato às cercanias da Serra de São Pedro. Nessa área da grande propriedade, no decorrer da década de 1820, o Padre Pedro Ribeiro edificaria casa grande, de taipa e telha, engenho, aviamento, senzala e capela.

Para a construção da capela dedicada à Nossa Senhora das Dores, o sacerdote e seu futuro capelão reuniria também esforços dos familiares, nela sendo celebrada missa no dia 15 de setembro de 1827 alusiva ao lançamento da pedra fundamental do templo.

Em 09 de setembro de 1833, quando Padre Pedro Ribeiro deixaria este mundo, a futura povoação juazeirense começava a despontar no crescimento. Somava duas ruas, a Rua Grande, hoje Padre Cícero, e a Rua dos Brejos, em traçado perpendicular; a capela, uma escola e 32 prédios com tetos apenas de palha.

Ordenado em 1870, no dia 11 de abril de 1872, o Padre Cícero Romão Batista fixaria residência no pequeno arruado. Afeito aos anseios das populações simples, desempenharia funções apostólicas voltadas ao conforto das almas sertanejas, cumprindo nisso a missão religiosa católica. Tempos depois, em 06 de março de 1889, dar-se-ia o fenômeno da hóstia transformada em sangue, na ocasião de ministrar a comunhão à Beata Maria de Araújo. A propagação do acontecimento pelos interiores nordestinos intensificaria o deslocamento de milhares de pessoas ao lugarejo, que ganharia impulso surpreendente e definitivo no desenvolvimento.

Já em dias do século XX, a 16 de agosto de 1907, circulara um boletim conclamando os cidadãos juazeirenses para reunião a ocorrer no dia 18 do mesmo mês, na residência do major Joaquim Bezerra de Menezes, descendente dos primeiros proprietários do lugar, visando organizar a emancipação política do território, livrando-o da administração do município do Crato, a quem obedecia. Isso, no entanto, deixaria de gerar efeitos práticos imediatos. Só adiante, devido ações encetadas por novas lideranças, de Padre Alencar Peixoto, Floro Bartolomeu da Costa, José Marrocos e outros, nas páginas do jornal O Rebate, essas ideias ganhariam corpo, galgando efetiva concretização em 22 de julho de 1911, quando da lei estadual que estabeleceu: “Art. 1.º - A povoação de Juazeiro, da comarca do Crato, é elevada à categoria de vila e sede de município, com a mesma denominação”.

Operação apreende caminhão com carga de maconha em Penaforte-CE


Apreensão foi na noite desta quinta-feira (14), na BR-116. Veículo deve ser encaminhado para a delegacia de Brejo Santo, no Cariri.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará informou na noite desta quinta-feira (15) por meio do microblog Twitter que apreendeu nesta noite um caminhão carregado de maconha no município de Penaforte, na Região do Cariri.

A quantidade de droga apreendida ainda não foi pesada, mas a secretaria a classifica como "segunda grande apreensão de maconha do ano na cidade". Em 16 de junho a Polícia Civil apreendeu no mesmo município 600 quilos de maconha. Segundo a Polícia Civil de Brejo Santo, o veículo encontrado na BR-116 deve ser encaminhado para a Delegacia Regional da Polícia Civil no Cariri e um homem que estaria conduzindo o veículo foi preso. Ainda segundo mensagens na rede social da Secretaria de Segurança Pública, a apreensão desta noite foi realizada em uma operação conjunta da Coordenadoria de Inteligência e Delegacia de Narcóticos.

Elias Bruno Do G1 CE

Investigador diz que caixas pretas estão queimadas


O presidente da comissão que investiga a queda do L410 da Noar Linhas Aéreas, coronel Fernando Silva Alves de Camargo, disse em entrevista à Rádio Força Aérea FM que as caixas pretas da aeronave estão queimadas e serão encaminhadas ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aernáuticos (Cenipa). Segundo ele, será feito um primeiro exame para verificar as condições de leitura dos equipamentos.

De acordo com o coronel, a coleta de materiais na área do acidente está encerrada. Foram recolhidos dois motores, o conjunto de hélices, o painel de alarmes, as caixas pretas e alguns componentes pequenos, a exemplo e interruptores e alavancas que deverão ser analisados depois de passar por uma triagem.

Na sua avaliação, por serem fabricados na República Tcheca, a análise dos motores terá uma dificuldade adicional: "sua abertura exige ferramentas específicas", observou ele, que não aposta em nenhuma hipótese sobre as causas do acidente."Por enquanto, estamos mais coletando dados do que fazendo conjecturas".

Agência Estado

Dois aviões da Delta colidem em pista do aeroporto de Boston


http://3.bp.blogspot.com/-A9NzfxLXWVA/Th_DaS68l2I/AAAAAAAAYM8/GBcx4DDNBD4/s1600/logan.jpg

Aeroporto de Logan, Boston

Dois aviões de passageiros da Delta Air Lines colidiram nesta quinta-feira na pista do Aeroporto Internacional Logan, em Boston, provocando poucos danos, afirmou um porta-voz do terminal aéreo. O avião que operava o voo 266 para Amsterdã, um Boeing 767, estava sendo conduzido à pista quando sua asa cortou a cauda do jato regional da Delta Connection, programado para o voo 4904 com destino a Raleigh/Durham, na Carolina do Norte.

O porta-voz do Logan, Phil Orlandella, disse que um passageiro reclamou de um possível ferimento no pescoço e foi levado a um hospital local por precaução. Canais locais de televisão mostraram diversos veículos de emergência ao redor do avião menor depois que os passageiros foram levados de volta ao terminal. O Boeing 767 regressou ao portão.

Cerca de 204 passageiros e 11 tripulantes estavam a bordo do voo 266. O voo para Raleigh levava 74 passageiros e três tripulantes. Orlandella afirmou que uma investigação do incidente estava em andamento.

(Reportagem de Ros Krasny) - Reuters - Folha.com

Comissão aprova projeto que propõe criação de fundo para municípios


A Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa aprovou três projetos de indicação durante reunião ordinária realizada na tarde desta quinta-feira (14/07). Participaram da reunião os deputados Leonardo Pinheiro (PR), Júlio César Filho (PTN) e Dedé Teixeira (PT), presidente da Comissão.

O projeto 61/11, de autoria do deputado Professor Pinheiro (PT), estabelece medidas para a criação e implantação do Fundo de Desenvolvimento dos Municípios (FDM). De acordo com o texto do projeto, o intuito é apoiar financeiramente o desenvolvimento de setores estratégicos da economia do Estado.

Já o projeto 78/11 dispõe sobre a delimitação do uso das margens de açudes e barragens públicas. A proposta do deputado Idemar Citó (DEM) determina um perímetro de 30m a margem do limite máximo da capacidade dos açudes e barragens públicos do Estado do Ceará, denominado Perímetro de Conservação e Proteção de Açudes e Barragens Públicas.

Aprovado, por fim, o projeto de indicação 79/11, de iniciativa do deputado Sineval Roque (PSB), cria o Programa de Auxílio Técnico-operacional aos municípios de até 50 mil habitantes, no cumprimento das disposições da lei complementar 131/2009, no âmbito do Estado do Ceará.

“O programa oferecerá suporte aos municípios, por meio de soluções de tecnologia da informação, inclusive com a criação e implantação de software, auxílio na aquisição de equipamentos, treinamento e outras ações que viabilizem a publicização em meio eletrônico e atualizado das informações acerca da execução financeira e orçamentária desses entes”, explica Sineval Roque, no texto do projeto.
RW/CG

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Governo apoia municípios na construção de Centros de Educação Infantil


Estão abertas, até o próximo dia 28 de julho, as inscrições para seleção de municípios cearenses interessados em concorrer a recursos financeiros destinados à implantação de Centros de Educação Infantil (CEI). A unidade de ensino terá capacidade para 208 alunos e dependências adequadas ao ensino e à aprendizagem. Trata-se de uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). O investimento é de R$ 1,1 milhão. O atendimento acontece em dias úteis, no horário de 8 horas às 12 horas, e de 13 horas às 17 horas.

Para formalizar sua inscrição, o interessado deverá entregar Ficha de Adesão e a documentação exigida no Edital que orienta o processo, em duas vias, no seguinte endereço: Seduc, Coordenação de Cooperação com os Municípios – COPEM, localizada no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, Avenida General Afonso Albuquerque Lima, s/n, 1º andar, bloco B - Cambeba – Fortaleza/CE. Para participar dessa seleção, os municípios deverão comprovar a posse de terreno em área urbana, com a dimensão mínima de 24,75m X 58,40m de área, em localização de acesso viável à população a ser beneficiada pelo CEI. Além disso, garantir o provimento de água tratada, esgotamento sanitário e energia elétrica, necessários ao funcionamento do Centro.

O município deverá ainda comprometer-se com a contrapartida de 50% do valor global do CEI, que inclui as despesas para a construção e aquisição de bens materiais como equipamentos, mobiliários e a implementação de um parque infantil.

Assessoria de Imprensa da Seduc

Treinamento deixa 200 médicos mais preparados para diagnóstico de meningite


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e a Secretaria da Saúde de Fortaleza realizamo nesta sexta-feira (15), e na próxima segunda-feira (18), treinamentos para atualizar e alertar médicos sobre o diagnóstico de meningite. No total, 200 médicos de hospitais da rede pública e do Programa Saúde da Família (PSF) serão treinados. A primeira turma do "Treinamento no diagnóstico oportuno de meningite" reunirá 50 médicos, das 8 às 12 horas da sexta-feira, no hotel Mareiro (Avenida Beira -Mar - 2380). A segunda e terceira turmas reúnem na segunda-feira grupos maiores, cada uma com 80 médicos. A primeira das 8 às 12 horas e segunda turma fará o treinamento das 13 às 17 horas.

Além de capacitar médicos, a Sesa, preocupada em proteger a saúde da população, lançou no último dia 5 uma nota de alerta para todos os profissionais de saúde. Este ano foram registrados no Estado 37 casos de meningite meningocócica no Estado, com 12 óbitos. Na nota, a Secretaria chama a atenção para medidas de prevenção e controle da doença. Destaca os sinais e sintomas da meningocococemia, forma grave da doença: febre, dores articulares e/ou dores no corpo, estado geral comprometido, evoluindo com o aparecimento de petéquias (manchas). A Sesa adverte que a transmissão dos agentes bacterianos, que provocam meningites, é de pessoa a pessoa. A transmissão corre através das vias respiratórias por gotículas e secreções a partir de contatos próximos ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente.

Assessoria de Imprensa da Sesa

No Dia da Saúde do Homem Sesa alerta para prevenção de doenças


15 de julho é o Dia da Saúde do Homem e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) aproveita a data para alertar e orientar sobre cuidados que os homens devem ter com sua saúde. Nesta sexta-feira (15), a Secretaria faz uma mobilização no primeiro piso do Shopping Benfica (Avenida Carapinima, s/n – Benfica), das 12 às 17 horas. Quem circular pelo Shopping receberá preservativos e se vacinará contra o tétano. Como a pressão alta é a principal causa de derrames cerebrais, de insuficiência renal e de doenças do coração, também será possível verificar a pressão arterial.

Com essa ação, além de distribuição de folderes informativos e prestação de serviços, a Sesa quer incentivar a prevenção de doenças e promover qualidade de vida entre os homens. Na distribuição das principais causas de morte em 2009, no Ceará, o sexo masculino superou o feminino nas doenças do aparelho circulatório, causas externas e câncer. Segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade, enquanto 6.862 homens morreram em 2009 por doenças do aparelho circulatório, o número de óbitos femininos ficou em 6.471.

O total de óbitos do sexo masculino pelos principais tipos de câncer, como estômago e pulmão, chegou a 3.382 contra 3.103 registrados do sexo feminino. Nas causas externas a diferença no número de óbitos é gritante. Em 2009, acidentes de trânsito, homicídio e outras causas externas provocaram a morte de 879 mulheres. No mesmo ano morreram 5.831 homens. Desse total, 1.516 em acidentes de trânsito.

Assessoria de Imprensa da Sesa

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30