xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/07/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 julho 2011

Programa Cariri Encantado Sonoridades – 06/07/2011


J. Flávio Vieira: Mistério e Encantamento na Literatura Infantil Regional

O conhecido escritor, que também é renomado médico, J. Flávio Vieira, ou simplesmente Zé Flávio, é um velho guerreiro da contemporânea Tribo Kariri. E como membro antigo desta neo-tribo, José Flávio é uma espécie de xamã, pois faz o papel de repositório do saber, da tradição e da memória locais. Desta forma, Zé Flávio vem, de longo tempo, escrevinhando uma profícua e interessante obra relacionada com estas temáticas culturais.

Ele iniciou-se na carreira de escriba no jornal “Vanguarda”, já nos anos de 1960; passando pelos jornais “A Ação” e Folha de Piqui e pelas revistas “A Província” e “Itaytera”, todos do Crato, até se firmar como um assíduo colaborador da Rádio Educadora do Cariri, para onde escreve, aos sábados, desde 1997.

Sua biografia relacionada à produção cultural e artística é extensa, com destaque para sua participação nos festivais regionais da canção do Cariri, na década de 1970, como autor de poemas musicados, e pela sua incursão na dramaturgia, como autor da peça “A terrível peleja de Zé Matos com o bicho babau nas ruas do Crato”. Além do mais, Zé Flávio lançou o elogiado livro de crônicas “Matosinho vai à guerra”.

Agora, Zé Flávio “aprontou” mais uma (numa boa). Contemplado com o Prêmio Rachel de Queiroz de Literatura Infantil, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Zé Flávio produziu e publicou um arrojado projeto lítero-musical que vai ser lançado amanhã, quinta-feira, às 19 horas, no Teatro Municipal Salviano Saraiva Arraes. Trata-se do livro infantil “O mistério das treze portas no castelo encantado da ponte fantástica” que vem acompanhado de dois Cds: um disco contendo a versão musical do livro, trazendo poemas de Zé Flávio musicados por compositores da região; e outro, um áudio livro, com a narração interpretada da estória.

O programa Cariri Encantado Sonoridades desta quarta, 6 de julho de 2011, antecipará para os ouvintes uma seleção das músicas que integram o projeto musical do livro, com destaque para a participação de compositores, músicos e intérpretes da região do Cariri, a exemplo de Abidoral Jamacaru, Luiz Carlos Salatiel, Lifanco, Leninha Linard, Pachelly Jamacaru, João do Crato, Ibbertson Nobre, Ermano Moraes, Maestro Bonifácio Salvador, João Neto, Fatinha Gomes, Luis Fidélis, Zé Nilton Figueiredo, André Saraiva, Amélia Coelho, João Nicodemos, Elisa Moura, Ulisses Germano e mais alguns.

Onde ouvir
Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com

Comentários com E-mails que retornam não são Publicados.


Formulários com dados falsos não são publicados.

Alô, Pessoal,

Os anônimos já estão esperneando com o nosso novo cadastro ( E eu tenho é dó deles... ) . Agora eles aaté preenchem os dados do cadastro tentando publicar algo, usando nomes falsos e endereços falsos. Nao adianta! Antes de publicar, a primeira coisa que faço é consultar se o e-mail da pessoa é verdadeiro. Se o E-mail voltar, eu nem olho mais o que era... Como esse aqui que tentou hoje publicar comentários na matéria do Armando Rafael:

dede1968@r7.com.br

O E-mail bateu lá e voltou direto. Consequência: E-mail falso.
Ahahahahahah - Sem Chance!!!

Abraços,

Dihelson Mendonça

Empresário Valdemir Correia de Sousa destaca a posição do Crato na Saúde do Ceará


Crato possui um dos melhores índices de médicos por habitantes do Nordeste



O Nosso querido amigo e patrocinador do Blog do Crato, Valdemir Correia de Sousa nos enviou um texto muito interessante, que passamos a publicar aqui para todos os nossos leitores:


http://4.bp.blogspot.com/-E4l8ui8VJWY/ThHA7XCfdHI/AAAAAAAAX_c/dptY0DAJj2I/s1600/valdemir_texto01.jpg


http://3.bp.blogspot.com/-a6nmBOrE-ug/ThHA6s0BI3I/AAAAAAAAX_U/VUMUUjpjw-0/s1600/valdemir_texto02.jpg

Por: Valdemir Correia de Sousa

Pedimos aos leitores que comentem esse artigo, a pedido do Sr. Valdemir Correia de Sousa

O conflito das duas naturezas - Por: Emerson Monteiro


Vezes outras e imaginava o que aconteceria no íntimo dos que escolhem trilhar a vida religiosa. Deixar de lado o glamour desse filão do corpo e da carne, e entrar nos universos do imponderável absoluto. Largar as paixões, as imprevisões saborosas dos sentidos, os devaneios da satisfação imediata, e mergulhar, sem retorno, sob o manto desconhecido das aspirações profundas, inescrutáveis, do mistério divino.

Poucos dias atrás, numa folhinha de calendário li citação do jornalista e político Artur da Távola de que opção não é escolha, é renúncia. Dada tal veracidade, repito a frase, pois noto quanta renúncia existirá nas opções que se fazem no decorrer das jornadas deste chão. Ninguém trocará de lugar que não tenha de largar o sonho dos lugares antigos, pois optar implica abandonar as outras possibilidades deixadas para trás.

Ao resolver seguir o percurso da renúncia, há méritos. A prática do casamento, por exemplo, define bem tais avaliações. Ali nubentes fecham as portas das histórias individuais do que poderiam ser e abrem as portas do que acontecerá, viagem só de ida, conquanto zerem o passado a fim de começar outro presente.

Nisso, as duas naturezas, de voltar os olhos para as virtudes, que significará desistir das ilusões e dos vícios, e decidir andar certo; adeus às torturas. Eis o motivo da afirmação bíblica que ninguém servirá a dois senhores.

A alegria da carne cumpre apetites físicos fugazes, charmes da juventude, nas altas voltagens dos fliperamas das festas. Ao passo que a alegria do religioso traz o pouso das luzes suaves nas afastadas capelas, longe do burburinho de multidões infebrecidas.

Parte-se do princípio de que a virtude cruzará portas estreitas, ao tempo em que largas são as portas da perdição... Perdição face ao panorama espiritual fervoroso do outro aspecto. Duas alegrias distintas, o preço da vida física e suas emoções fantasiosas e velozes, e o custo sacrificante da imaterialidade, nos propósitos ideais da perfeição, desistência de tudo o que alimentava as saudades vencidas, escolha em si dos termos físicos rejeitados. Assunto semelhante a depositar tesouro onde a traça e a ferrugem não possam destruir, das orientações de Jesus.

A fronteira destas duas alegrias estabelece de modo particular as leis dos dois países vizinhos no campo das batalhas individuais. Padrões diferentes de práticas exigem, pois, autenticidade nos momento da grave decisão de seguir. E após o passo definitivo, a sorte resta lançada. Ainda lembro, para concluir, destas palavras: O castigo do vício é o próprio vício; o mérito da virtude é a própria virtude. Adeus às ilusões, em nome da Luz superior.

Por: Emerson Monteiro

Comentários dos Leitores - 05 de Julho de 2011


FILHA PROCURA PAI

"Meu pai mora no crato estou procurando ele há 14 anos. Meu nome é Amanda Furtado dos Santos. O nome dele é Antonio Damião dos Santos qualquer informação me ligue ( 091) 32954117 ou no orkut: amanda.santos79@rocketmail.com - Muito Obridado.

Amanda Furtado

Endereço: lot; nova aliança rua bom jardim n28 a
Cidade: Belem do Pará (091) 32954117

MÔNICA ARARIPE PARABENIZA VALDEMIR CORREIA DE SOUSA


"Sr: Valdemir Correia,

Que bom que temos pessoas como o senhor para mostrar as coisas boas da nossa querida cidade, realmente temos uma preocupação para a cada dia melhorar e trazer para o Crato tudo que for possível para a o atendimento às pessoas que procuram os Postos de Saúde e a Secretarias. Aproveito para informar que já temos platão noturno em Pediatria e no Centro de especialização, temos profissionais humanizados e atendentes capacitadas para atender a todos com muito carinho e educação. Como foi falado pelo senhor, Os hospitais a cada dia melhorando para atender melhor a população. Parabéns pela iniciativa de informar a nossa população uma das muitas coisas boas que temos na nossa cidade."

Abraços,
Mônica Araripe ( Crato - CE )

15 homens armados com fuzil assaltam Banco do Brasil em Viçosa


NE - Bandidos imitam as fugas do Cinema !

http://2.bp.blogspot.com/-uzHiEzRMPZ4/ThKyo1z-A3I/AAAAAAAAX_0/wEbIb2C1Q2A/s1600/carros_vicosa.jpg

"Os assaltantes atearam fogo nos carros usados no assalto ao Banco de Brasil de Viçosa do Ceará, para interditar a CE-232".

Q
uinze homens armados de fuzil assaltaram uma agência do Banco do Brasil, na manhã desta segunda-feira (4), em Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, distante 348 km de Fortaleza. Um policial do Ronda do Quarteirão foi baleado na perna e levado para hospital na Capital. Os assaltantes chegaram ao local em três veículos Hilux, de acordo com informações da Polícia.

Durante a ação, duas viaturas policiais, uma do Ronda e outra do Policiamento Ostensivo Geral, chegaram ao local e foram atingidas por disparos dos assaltantes. Os bandidos fizeram reféns e sequestraram uma das vítimas, que ainda não foi liberada, informou a Polícia. Os assaltantes incendiaram dois veículos com o objetivo de dificultar a passagem da polícia pela CE-232. Na fuga, eles trocaram de veículo diversas vezes e abandonaram os carros no caminho.

Fonte: Portal Verdes Mares
Foto: César Henrique

BlogCIÊNCIA - Cientista prevê a 'cura' do envelhecimento


LONDRES (Reuters) - Se as previsões de Aubrey de Grey estiverem certas, a primeira pessoa a comemorar seu aniversário de 150 anos já nasceu. E a primeira pessoa a viver até os mil anos pode demorar menos de 20 anos para nascer.

Biomédico gerontologista e cientista-chefe de uma fundação dedicada a pesquisas da longevidade, De Grey calcula que, ainda durante a sua vida, os médicos poderão ter à mão todas as ferramentas necessárias para "curar" o envelhecimento -- extirpando as doenças decorrentes da idade e prolongando a vida indefinidamente.

"Eu diria que temos uma chance de 50 por cento de colocar o envelhecimento sob aquilo que eu chamaria de nível decisivo de controle médico dentro de mais ou menos 25 anos", disse De Grey numa entrevista antes de proferir uma palestra no Britain's Royal Institution, uma academia britânica de ciências.

"E por 'decisivo' quero dizer o mesmo tipo de controle médico que temos sobre a maioria das doenças infecciosas hoje", acrescentou.

De Grey antevê uma época em que as pessoas irão ao médico para uma "manutenção" regular, o que incluiria terapias genéticas, terapias com células-tronco, estimulação imunológica e várias outras técnicas avançadas.

Ele descreve o envelhecimento como o acúmulo de vários danos moleculares e celulares no organismo. "A ideia é adotar o que se poderia chamar de geriatria preventiva, em que você vai regularmente reparar o danos molecular e celular antes que ele chegue ao nível de abundância que é patogênico", explicou o cientista, cofundador da Fundação Sens (sigla de "Estratégias para a Senilitude Programada Desprezível"), com sede na Califórnia.

Não se sabe exatamente como a expectativa de vida vai se comportar no futuro, mas a tendência é clara. Atualmente, ela cresce aproximadamente três meses por ano, e especialistas preveem que haverá um milhão de pessoas centenárias no mundo até 2030.

Só no Japão já há mais de 44 mil centenários, e a pessoa mais longeva já registrada no mundo foi até os 122 anos.

Mas alguns pesquisadores argumentam que a epidemia de obesidade, espalhando-se agora dos países desenvolvidos para o mundo em desenvolvimento, poderá afetar a tendência de longevidade.

As ideias de De Grey podem parecer ambiciosas demais, mas em 2005 o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) ofereceu um prêmio de 20 mil dólares para qualquer biólogo molecular que provasse que as teorias da Fundação Sens são "tão erradas que nem são dignas de um debate bem informado". Ninguém levou a bolada.

O prêmio foi instituído depois que um grupo de nove cientistas influentes atacou as teorias de Grey, qualificando-as de "pseudociência". Os jurados concluíram que o rótulo não era justo, e argumentaram que o Sens "existe em um meio termo de ideias ainda não testadas que algumas pessoas podem considerar intrigantes, mas das quais outras estão livres para duvidar."

Reuters - Por Kate Kelland

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Parceria com BNDS garante 3ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense


A
Sociedade Cariri das Artes e Cia. Cearense de Teatro Brincante acabam de receber o Contrato de Patrocínio do Programa BNB de Cultura - Edição 2011 - Parceria BNDES, para a 3ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense.

Fonte: Cacá Araújo

O CARIRI HOJE - Jardim e Umirim poderá ter novas eleições


A
Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará aprovou na sessão desta segunda-feira (4/7) as Resoluções que disciplinam as eleições suplementares nos municípios de Jardim e Umirim, onde os prefeitos e vice-prefeitos, eleitos em 2008, foram cassados pelo TRE-CE. Nos dois municípios, as eleições foram marcadas para o próximo dia 4 de setembro.

Confira, o inteiro teor das Resoluções nº 447/2011 e 448/2011, com seus anexos, que definem o Calendário das Eleições e Prestação de Contas nos municípios de Jardim e Umirim, respectivamente.

Fonte: TRE

Homenagem a Sobral - 246 Anos de Emancipação Política


Terra dos Ferreira Gomes, Sobral se transformou numa das cidades mais atrativas do País

Inserida entre as cidades que mais se desenvolveram no País nos últimos 10 anos, Sobral é um dos 30 Municípios brasileiros com melhores condições para morar, trabalhar e estudar - FOTO: WELLINGTON MACEDO.

Dom José Tupinambá foi um dos grandes empreendedores da Princesa do Norte, criando diversos equipamentos sociais - A "Princesa do Norte" comemora hoje não só sua emancipação política, mas processo de crescimento econômico

Sobral Referência para a Zona Norte do Estado, este Município chega hoje aos seus 238 anos experimentando um processo de expansão nos setores da indústria, comércio e serviços, bem como nas áreas de gestão pública como educação, saúde e assistência social. É um centro de convergência na região para novos investimentos. O Município é acessado por duas rodovias federais e quatro estaduais, dispondo ainda de um aeroporto, que obedece às especificações do Departamento de Avaliação Civil (DAC). Possui ainda terminal rodoviário, em breve, ferroviário e um boa infraestrutura hoteleira.

Inserida no índice das cidades que mais se desenvolveram no Brasil nos últimos 10 anos, além de ser uma das 30 melhores para se morar, Sobral, com uma população estimada em quase 190 mil habitantes, de acordo o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), completa 238 anos de emancipação política com outra grande conquista: está entre as seis cidades com as melhores perspectivas para investimento estrangeiro, desenvolvimento econômico e expansão de negócios, conforme pesquisa feita por uma das mais respeitadas publicações do mercado econômico mundial, a revista britânica FDI Magazine Times. A cidade possui, hoje, uma população flutuante de mais de 10 mil pessoas/dia, em demandas empresariais, de saúde e educacionais. "Precisamos oferecer o melhor conforto possível para essas pessoas que vêm à cidade em busca dos novos serviços", disse o prefeito Veveu Arruda.

Agora, a "Princesa do Norte" dá o primeiro passo para entrar no rol dos grandes centros dotados de shopping center. A Prefeitura acredita nesse setor e doou um terreno de 38.000m², para instalação do primeiro shopping do Município, um empreendimento do consórcio Technic Engenharia Ltda. e Camerom Construtora Ltda., que está sendo construído nas proximidades do Rio Acaraú, na Avenida Monsenhor Aloísio Pinto, logo após à ponte Dr. José Euclides.

A localização geográfica, entrada principal para a maioria das cidades da Zona Norte, é um dos motivos do Município ter se tornado polo de atração de novos investimentos pela sua característica de desenvolvimento sócio-econômico cultural. A modernização do sítio histórico, com seus casarões tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), com projeto de internalização de toda sua fiação externa; a construção de um grande hospital que atenderá a população de toda Zona Norte; a construção de um moderno centro esportivo - a Vila Olímpica Ministro Ciro Gomes; o novo Parque de Eventos, considerado por quem visita como o mais moderno do País; a construção do metrô de superfície, interligando diversos bairros ao Centro da cidade; e anúncio da possibilidade de construir um porto seco, são alguns dos indicadores do processo de expansão da cidade.

Porto seco

O porto seco deve incentivar o crescimento comercial, aumentando a oferta de emprego e diminuindo os custos de escoamento e chegada de produtos às localidades mais distantes do litoral. "Para cá devem vir toda a produção da região. Destaque para os Municípios que produzem frutas, hortifrutigranjeiros e rosas, principais produtos de exportação. Sobral tem o maior polo calçadista do Ceará e é também responsável pela maior produção de cimento do Nordeste", destaca Veveu Arruda, acrescentando que o porto trará para este Município o mercado atacadista, se tornando um instrumento que viabilizará o deslocamento desses produtos para outras regiões. Outros grandes atrativos que fazem a cidade se encher de visitantes são as grandes festas, como o Carnabral, o carnaval fora de época; a Exposição Agropecuária e Industrial da Zona Norte (Exponorte); e a Feira de Negócios Artesanais e Industriais do Vale do Acaraú (Fenaiva), que acontece entre os dias 21 e 23 deste mês.

O shopping de Sobral é um empreendimento que tem previsão de gerar 500 empregos diretos, englobará mais de 130 espaços comerciais, compreendendo quatro lojas âncoras, 96 lojas satélites, três cinemas, praça de alimentação com restaurante e 15 lojas, um hotel com 100 unidades habitacionais, uma torre empresarial e estacionamento com aproximadamente 800 vagas. O prazo previsto para conclusão das obras é de 24 meses. O shopping ficará na área nobre da cidade, às margens do Rio Acaraú. O empreendimento vai atrair investimentos e proporcionar maior movimentação do comércio de toda a região.

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura de Sobral
Rua Viriato de Medeiros, 1250, Centro
Telefone: (88) 3677.1100
http://www.sobral.ce.gov.br

PROGRAMAÇÃO
Eventos marcam aniversário

Uma programação diversificada foi preparada para comemorar o aniversário do Município de Sobral

Sobral Esta cidade da Zona Norte do Estado, considerada como uma das melhores cidades do Brasil no que diz respeito à qualidade de vida, chega aos 238 anos de emancipação política. Conhecida como a "Princesa do Norte", seu patrimônio histórico constitui os principais pontos turísticos locais. Entre os quais destacam-se construções como o Arco de Nossa Senhora de Fátima, construído em 1953; o Teatro São João, construído sob a inspiração do estilo neoclássico, é um dos raros exemplos brasileiros do período; Museu Diocesano Dom José - com acervo de quase cinco mil peças; o Museu do Eclipse, a Casa de Cultura, principal espaço dos artistas de Sobral e da região; o Becco do Cotovelo e o Paço Municipal. A cidade possui boa estrutura de hospedagem e com preços bem acessíveis. Quanto aos restaurantes, o forte são os pratos típicos do sertão.

Para marcar a data, um mês inteiro de comemoração. Depois da realização do Grande Prêmio Turfe Cidade de Sobral, no sábado a tarde, no Derby Clube Sobralense, ontem a noite se desenvolveu uma solenidade cultural no Teatro São João, com a entrega de Diploma Cultural Mestre Anísia Rocha, e show com o cantor Gilberto Gil na Boulevard do Arco, que atraiu grande multidão. Para hoje, Ação Global da Cidadania, na Praça de Cuba, encerrando com Missa de Ação de Graças, na Igreja da Sé Catedral. Amanhã, haverá colação de grau dos concludentes da Universidade Federal do Ceará (UFC) de 2011. Outro momento cultural marcante acontecerá na sexta-feira, com o lançamento do CD Nascente, de Vicente Lopes. A programação de aniversário dos 238 anos de Sobral se encerra, dia 28, com a inauguração do Conjunto Habitacional Padre José Linhares.

Benfeitor

Dom José Tupinambá da Frota é o maior benfeitor desta cidade. Ele implantou um modelo de Igreja Católica Romana dentro dos padrões e diretrizes da Santa Sé, litúrgica e moralmente. Sua influência na sociedade foi além de seu poder episcopal. Influenciou a política local e regional, utilizando-se de forma extensiva a Rádio Tupinambá de Sobral - fundada por ele - e de grande audiência. Dentre seus feitos: Museu Diocesano, Santa Casa de Misericórdia e o Seminário Teológico-filosófico, embrião da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Wilson Gomes
Colaborador do Jornal Diário do Nordeste

Museu de Paleontologia terá curso de Geologia e Geopark Araripe


Nos próximos dias 04,05 e 06/07 o Geopark Araripe realizará o curso de Geologia e Geopark Araripe para os guias do Museu de Paleontologia da URCA, técnicos , novos estagiários do Geopark Araripe e demais pessoas da comunidade que tiverem interesse em participar.

O curso será no horário da manhã, a partir das 8h30 no auditório do Museu de Paleontologia, em Santana do Cariri, e será ministrado pela geóloga do Geopark Araripe, Flavia Lima.Haverá ainda aula de campo aos geossítios que ficam em Santana do Cariri, Pontal da Santa Cruz e Parque dos Pterossauros. (Ass. Geopark Araripe).

Fonte: URCA

Caravana do Esporte no Cariri - Reportagem: Elizângela Santos


Serão cerca de 3 mil crianças e adolescentes motivados com as atividades e professores participando dos projetos da Caravana do Esporte e Caravana da Música -FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS - Na noite de ontem, aconteceu a recepção com a música e a poesia inspiradas no poeta Patativa do Assaré.

Juazeiro do Norte. A terra do poeta Patativa estará mobilizada nos próximos três dias com muito esporte e arte para crianças e adolescentes. Serão cerca de 3 mil crianças e adolescentes motivados com as atividades e professores participando dos projetos da Caravana do Esporte e Caravana da Música, com capacitações. Na noite de ontem, aconteceu a recepção com a música e a poesia inspiradas no poeta maior da terra. O Instituto O Canto do Patativa realizou apresentações para a caravana, na solenidade de abertura, na entrada da cidade.

Hoje, as atividades com as crianças iniciam na Praça de Esportes Vicente Gonçalves Liberalino, do Bairro Parque de Vaquejadas. Também será iniciada a formação de 100 professores na área de música, com monitores do Instituto Sol da Liberdade, entidade da cantora Daniela Mercury. Outros 150 serão capacitados pelo Instituto Esporte e Educação, da ex-jogadora da seleção brasileira de voley, Ana Moser.

A mobilização para receber a caravana no Município, segundo o diretor de Esportes da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo de Assaré, Vagner Pereira Góes, começou há dois meses. São estudantes de escolas públicas de 7 a 14 anos. A primeira vez que a caravana veio ao Cariri foi em 2006, mobilizando alunos da cidade de Nova Olinda. Segundo o diretor, o retorno ao Assaré foi graças a Lei de Incentivo ao Esporte, Associação das Primeiras-Damas do Ceará e o Instituo Stela Naspolini, que possibilita a vinda das diversas instituições para patrocinar o esporte e a cultura, com a oferta de qualidade de vida para crianças e adolescentes. Vagner destaca a continuidade do projeto na cidade, com a capacitação dos professores. Ele ressalta o privilégio da cidade em ter sido selecionada. "É um momento muito especial para as nossas crianças", diz. Os profissionais que vão monitorar os cursos deixarão material para os novos núcleos formados na cidade. Segundo o diretor, esse momento representa um avanço significativo nas ações ligadas à música e à cultura.

O projeto tem como meta levar o esporte educacional para Municípios de todo o Brasil. No fim de março deste ano, a Caravana passou por Cruz. E em outubro, ela retorna ao Ceará, levando o esporte educacional, a arte e a cultura ao Município de Viçosa do Ceará.

Com uma equipe de mestres em Educação e uma rede de mais de 50 grandes ídolos do esporte brasileiro, a Caravana realiza, mensalmente, atividades esportivas e artísticas com foco educacional para Municípios de baixos índices sociais do País, tendo como prioridade as regiões: Semiárido, Amazônia, comunidades tradicionais quilombolas e indígenas, e periferias de grandes centros urbanos. Os 250 professores da rede pública de Assaré e de outras cidades recebem as ações do Programa O Ceará Cresce Brincando (Viçosa do Ceará, Hidrolândia, Itaiçaba, Tejuçuoca, Beberibe e Itarema).

Os jovens se dividirão em espaços como: estações de judô, basquete, atletismo, handebol, tênis, vôlei e futebol, tendas da música, da dança e das artes circenses, especialmente montadas para a Caravana da Música.

Já os professores passarão por uma formação com carga horária de 24 horas/aula e trabalharão assuntos relacionados à música e ao esporte. O objetivo é que todos esses profissionais aprendam a metodologia da Caravana e se tornem multiplicadores do esporte, da música e da arte em seus Municípios.

Desde 2005, a Caravana já atendeu diretamente 130 mil crianças e adolescentes e mais de 13 mil professores da rede pública de ensino de 51 cidades de 15 estados brasileiros.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo de Assaré
Rua Gentil Braga - 02, Bairro Centro
Telefone: (88) 9990. 4443 (Vagner)

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe onLine

Licitação para recuperação da BR 230, entre Farias Brito e Várzea Alegre, ocorreu em junho

http://4.bp.blogspot.com/-CjgeXVzfESo/ThK44dzu7vI/AAAAAAAAX_8/DHl3g8pLLuY/s1600/ponte-vacaria-mat.jpg



É grande a expectativa da população, especialmente dos motoristas de veículos automotores, para ver recuperado o trecho da BR-230, entre Várzea Alegre e Farias Brito. A rodovia está sem condições de tráfego por conta dos inúmeros buracos, e a ponte sobre o riacho da Vacaria, na altura do sítio Recanto, está danificada. Há uma fenda na ponte que já avançou sobre metade da pista.

A boa notícia em relação à estrada chegou ao gabinete do prefeito Zé Helder (PMDB) por meio de ofício do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes - DNIT, informando que no último dia 09 de junho foi realizado o processo de licitação para recuperação daquele trecho da rodovia, e que os trabalhos serão iniciados logo que seja formalizado o contrato entre o DNIT e a empresa vencedora da licitação.

A BR - 230 é a principal ligação da região centro sul do Ceará com a região metropolitana do Cariri, maior centro comercial da região. O péssimo estado da estrada é reclamado pelos usuários da via desde 2009.

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, e o prefeito da cidade de Farias Brito, Vandevelder Freitas, à frente da Frente Sul de Prefeitos, realizaram recentemente, dois protestos pela recuperação da estrada.

do Blog Farias Brito - Rede Blogs do Ceará

O ex-chefe militar servo-bósnio Ratko Mladic causa tumulto e é retirado de tribunal

O ex-chefe militar servo-bósnio Ratko Mladic se recusou a pronunciar-se como culpado ou inocente, diante de um tribunal para crimes de guerra das Nações Unidas. Posteriormente, o juiz ordenou a retirada do réu da corte, por suas constantes interrupções dos trabalhos.

"O tribunal adverte você que será retirado da sala da corte. Segurança, por favor escolte o sr. Mladic", afirmou o juiz Alphons Orie, antes de suspender a audiência. Mladic, de 69 anos, disse que os juízes não estavam "me deixando respirar". O magistrado acabou perdendo a paciência diante das constantes interrupções do réu, com seus comentários voltados para o público na galeria.

Mladic é representado por um advogado apontado pelo tribunal, Alexandar Aleksic. "Sr. Orie, você pode fazer o que quiser, sem (meus advogados), não é necessário que eu receba nada nem diga nada, você pode fazer o que quiser", disse um furioso Mladic. A audiência foi retomada alguns minutos depois da expulsão, sem Mladic. A defesa anunciou que o réu se declarava "inocente", falando em seu nome.

Agência Estado

Fidel Castro diz que Chávez travou batalha decisiva contra o câncer


Ex-líder cubano diz que luta de Chávez contra o câncer é 'impressionante'. Fidel pede apoio para o presidente da Venezuela. O ex-presidente cubano Fidel Castro considera que o governante venezuelano, Hugo Chávez, que está em Havana em tratamento contra um câncer, travou com resultados "impressionantes" uma "batalha decisiva" que o conduzirão e a Venezuela "a uma grande vitória".

Fidel fez estas afirmações em artigo intitulado "Uma declaração brilhante e valente" divulgada na site oficial "Cubadebate" onde se refere à doença e recuperação de seu aliado venezuelano, para quem pede "o mais firme apoio e confiança".

Da EFE

Qual o melhor caminho? - Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

As histórias de contos de fada que ouvimos de nossos pais e professores na nossa infância foram de grande importância para a nossa formação. Os contos de fadas além de despertarem a criatividade e a imaginação, transmitem os valores morais, além de incentivar o hábito da leitura. A convivência da criança com fadas e bruxas, com a bondade e a maldade e recebendo mensagens que lhes dão toda a esperança de que o bem sempre triunfa sobre o mal. Quando éramos crianças não percebíamos o verdadeiro sentido dessas histórias. Entendíamos como diversão, passa tempo ou brincadeira. Depois de adultos, é que descobrimos qual o verdadeiro objetivo dessas interessantes histórias. Através delas compreendemos que no mundo existe a bondade e a maldade.

Quando ouvíamos aquelas histórias, absorvíamos a verdadeira mensagem que os contos de fadas nos passavam. Esses contos ajudam a formar pessoas com valores morais e a transmitir para cada criança que ler ou escuta, a existência do bem e do mal. O melhor é escolher o caminho da bondade e, combater a maldade.

É triste saber que o mundo está cheio de pessoas que preferem trilhar pelo caminho da maldade e se afastam de Deus para fazer o mal aos outros e ao mundo. O egoísmo humano e a ambição distanciam o ser humano de Deus e o leva a praticar todo tipo de maldade contra o seu próximo: calúnias, fofocas, discriminação, preconceito e as maiores injustiças com quem não merece.

Quem deixa o coração disponível à Graça de Deus, esse sim, escolherá o caminho da bondade. Abrindo a Bíblia no Livro do Eclesiástico (27,25-27) encontraremos a seguinte mensagem “Jogue uma pedra para o alto, e ela cairá em sua própria cabeça; dê um golpe por traição, e você receberá o golpe de volta. Quem cava um buraco, nele cairá; quem prepara uma armadilha ficará preso nela. O mal se volta contra quem o pratica, e sem que a pessoa saiba de onde ele vem.” Através desse precioso ensinamento poderemos concluir que Deus nos julga de acordo com os nossos atos na vida e na história. E que a justiça é a presença do próprio Deus entre nós. Nesse caso é muito melhor seguir o caminho da bondade e nos aproximarmos de Deus. Promover a paz, a harmonia e o bem entre as pessoas, nos dará a certeza que encontraremos a felicidade.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Prefeito participa de homenagem ao Crato na Assembléa Legislativa


O
prefeito do Crato, Samuel Araripe, participou ontem, na Assembléia Legislativa, em Fortaleza, da cerimônia de homenagem aos 247 anos do município do Crato, comemorado no último dia 21 de junho. Esta homenagem é voltada para os municípios do estado que comemoraram durante o mês de junho, aniversário de emancipação política.

Fonte: PMC

Ministro do STF defende a criminalização da homofobia


Pela primeira vez publicamente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, defendeu a criminalização da homofobia. Conhecido por citações poéticas e votos progressistas, o ministro disse em entrevista aos repórteres que o homofóbico “chafurda no lamaçal do ódio”. Há dois meses no Senado, o projeto de lei anti-homofobia está parado por causa de protestos de congressistas da bancada evangélica.

Para o ministro, não são necessárias novas leis para garantir aos casais gays os mesmos direitos dos heterossexuais já que a Constituição é “autoaplicável”. Questionado se qualquer decisão que diferencie a relação entre o homossexual e o heterossexual vai contra o STF, o ministro disse que sim. “A decisão foi claramente no sentido da igualdade de situações entre os parceiros do mesmo sexo e casais de sexos diferentes.”

Fonte: Folha.com

Acadêmicos podem sonegar informações?


“The right to search for truth implies also a duty; one must not conceal any part of what one has recognized to be true”.
Albert Einstein Memorial, Washington DC.

No dia 28 de maio de 2009, participei de uma mesa-redonda em que foi discutido o documento Ciência, religião e desenvolvimento: perspectivas para o Brasil, o qual fazia uma síntese preliminar do livro de mesmo título. Em minha palestra, apresentei uma série de críticas ao conteúdo do documento, cujas análises e propostas se inspiravam, quase sempre, num pensamento de esquerda pós-modernista que, muito embora se apresente como democrático e defensor da diversidade cultural, é, na verdade, autoritário, preconceituoso e intolerante.

Não é o caso de reproduzir aqui todas as críticas que teci contra o texto e os questionamentos que foram feitos à minha fala durante a sessão de debates, já que isso implicaria elaborar um artigo muito longo. Meu objetivo é questionar apenas um dos argumentos expostos pelo professor Iradj Roberto Eghrari, pesquisador do Instituto de Estudos sobre a Prosperidade Global e professor do Centro Universitário Euroamericano – Unieuro.
De fato, a primeira crítica que lancei contra o referido documento é a de que existem pesquisas internacionais que contestam frontalmente uma afirmação feita logo em sua seção introdutória, qual seja, a de que estamos vivendo o século do “aumento da pobreza mundial”. Essa afirmação foi feita sem qualquer referência às fontes que a justificariam, de modo que eu citei dados que demonstram justamente o contrário. De 1981 a 2005, o número de habitantes de países em desenvolvimento que vive com menos de 1,25 dólares por dia, a preços de 2005, caiu de 1,9 bilhões para 1,4 bilhões. Assim, com o grande aumento da população desse conjunto de países no período em foco, o percentual de pobres foi reduzido de aproximadamente 50% para 25%. Uma pesquisa um pouco mais antiga, que fixa a linha de pobreza em um dólar por pessoa por dia, indica que, de 1984 a 2004, o percentual de pessoas com renda inferior a essa nos países em desenvolvimento foi reduzido de 33% para 18%.

Ora, um dos argumentos apresentados pelo professor Iradj no debate que se seguiu foi que a divulgação desse tipo de pesquisa pode levar as pessoas a uma posição de comodismo, isto é, pode levá-las a não atuar politicamente em prol de avanços sociais pelo fato de acharem que tudo já está sendo resolvido. Não rebati esse argumento em particular durante os debates, posto que havia muitas outras ideias a serem refutadas e discutidas. Contudo, é o caso de indagar: será ético um pesquisador e professor ocultar informações do público (e, portanto, dos seus alunos) com o argumento de que eles devem ser induzidos a atuarem politicamente? Não será essa uma forma de manipulação inaceitável para profissionais que devem ter o compromisso de fazer ciência e divulgar conhecimento?

Temos aí um problema ético que ganha maior dimensão se o pesquisador se eximir de dizer o que as estatísticas mostram mesmo quando lê um estudo acadêmico no qual se afirma categoricamente estar havendo “aumento da pobreza mundial” mesmo sem a apresentação de qualquer comprovação empírica. Nesse caso, um pesquisador que se omitir não estará apenas sonegando informações para induzir as pessoas a agirem politicamente, mas colaborando com um engano ou até com uma mentira, ainda que supostamente bem intencionada.

Conforme eu defendi na referida mesa redonda, mentir é, até certo ponto, aceitável quando se trata da luta política, visto que os militantes de partidos, ONGs, sindicatos e “movimentos sociais” usam da retórica para advogar em nome de certas causas políticas, sociais e ambientais. A retórica é um tipo de discurso que visa alcançar objetivos práticos, de sorte que é da sua natureza a elaboração de argumentos e a seleção de evidências de modo a convencer as pessoas da justeza do objetivo em pauta. Mas um cientista social não pode trabalhar com a retórica! A missão do pesquisador não é ser advogado de causas, mas sim advogado da “verdade”. Se a arma dos militantes é a retórica, a função do pesquisador é produzir conhecimento pautado por um compromisso estrito com a coerência do discurso e com a apresentação de evidências que sustentem todas as suas afirmações. Por esse motivo, também não cabe ao professor selecionar informações com vistas a induzir os alunos a agirem como ele deseja, mas sim transmitir a eles conhecimentos científicos. E se é verdade que existem teorias antagônicas para a explicação dos fenômenos (sobretudo nas ciências sociais), isso significa que o professor deve apresentar essa diversidade teórica aos alunos para permitir-lhes refletir autonomamente sobre cada teoria, ao invés de sonegar evidências com o fim de induzi-los a aceitar uma delas.

É claro que, a essas considerações, alguém poderia objetar que o professor Iradj não estava propondo induzir as pessoas a aceitar esta ou aquela teoria ou ideologia, mas apenas omitir algumas informações sobre os avanços sociais ocorridos para levá-las a agir politicamente, sem se importar quais seriam as opções políticas de cada um. Esse argumento seria incorreto por dois motivos. Primeiro porque, se as pessoas acreditarem que a pobreza mundial está aumentando, é óbvio que serão induzidas a aceitar como corretas as teorias e ideologias que lançam os ataques mais radicais ao “capitalismo globalizado”, ao “neoliberalismo” ou ao “modelo ocidental de desenvolvimento”. O segundo motivo é que, se essa visão equivocada levar as pessoas a acreditarem que o comércio internacional e outros processos associados ao contexto da globalização prejudicam a maior parte da humanidade, tenderão a apoiar propostas políticas que visem restringir esses processos que têm permitido tirar centenas de milhões de pessoas da pobreza, bloqueando ou até revertendo tal benefício. Isso significa, literalmente, manipular a opinião pública para que dê apoio a certas políticas que podem ser um tiro no seu próprio pé!

Em suma, pesquisadores e professores só prestam uma contribuição original aos debates públicos quando se recusam a fazer retórica para defender causas e se concentram no esforço de produzir conhecimentos tão objetivos quanto for possível. O uso de métodos tidos como adequados não dá garantias absolutas de que os enunciados científicos são de fato objetivos e neutros em relação a valores e interesses, mas a objetividade e a neutralidade têm de continuar existindo como compromissos que o cientista assume quando elabora e aplica seus métodos de pesquisa. A principal função dos acadêmicos ao participarem dos debates públicos é corrigir as falhas de informação e as mentiras sempre que forem enunciadas, sem se importar com quem as enuncia e nem com quais são os seus objetivos.
Fontes:
CHEN, S.; RAVALLION, M. The developing world is poorer than we thought, but no less successful in the fight against poverty. The World Bank, Development Research Group, ago. 2008 (Policy Research Working Paper, 4703). Disponível em: Acesso em: 04 mar. 2009.
FERREIRA, F. H. G; LEITE, P. G.; RAVALLION, M. Poverty reduction without economic growth? Explaining Brazil’s poverty dynamics, 1985-2004. The World Bank, Development Research Group, dec. 2007 (Policy Research Working Paper, 4431). Disponível em: Acesso em: 04 mar. 2009.

Autor:
Luis Lopes Diniz Filho

Fonte: http://www.imil.org.br

CONVITE... Inauguração e Exposição...

O HOTEL ENCOSTA DA SERRA convida para a inauguração do SALÃO IRMÃOS ANICETO e EXPOSIÇÃO DE QUADROS DECORATIVOS, Artes & fotografias de: Pachelly Jamacaru. Esta brilhante iniciativa, faz parte de uma nova visão da atual administração do hotel, onde os valores culturais em seus diversos segmentos são reconhecidos e valorizados.

Data: 08 de Julho/2011
Local: HOTEL ENCOSTA DA SERRA
Av. Pedro Felício Cavalcante - Caminho do Clube Recreativo Grangeiro
Horário: 19hs


Presença dos Irmãos Aniceto

Exposição de Quadros Decorativos, Pachelly Jamacaru.

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30