xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/07/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 julho 2011



http://1.bp.blogspot.com/-a6FPJIwN0Rw/TgvZQOqT7zI/AAAAAAAAFpg/qaB54iOM3zk/s1600/Coluna_Armando_Rafael.gif


Com alma lavada

Na missa comemorativa pelos 10 anos de dom Fernando Panico à frente da diocese de Crato, a população de Juazeiro do Norte se esmerou. Foi a maior delegação presente à solenidade na Catedral de Crato, superando, disparado, todas as 32 cidades que compõe a diocese. Portando faixas com palavras de carinho e apoio a dom Fernando, o povo de Juazeiro do Norte encheu o templo com representações das 8 paróquias daquela cidade, grupos de jovens, grupos de orações, associações religiosas e todas as congregações católicas sediadas na Terra do Padre Cícero. E a solidariedade ao bispo diocesano só não foi mais expressiva, porque o projeto – dos católicos juazeirenses – de imprimir 50 mil boletins hipotecando apoio a dom Fernando não foi concretizado a pedido do próprio bispo. Dom Fernando nunca imaginou que fosse tão querido pelo povo de Juazeiro...

Verde que te quero verde

Crato ganhará novo condomínio residencial – o Recanto Verde – que ficará localizado na Avenida Pedro Felício, ao lado do Hotel Encosta da Serra, no Granjeiro. Iniciativa do tabelião Samuel Macedo Lobo, o futuro condomínio de luxo será formado por 27 casas duplex, com área privada de 230,15m² e duas vagas na garagem. Complementa o condomínio: quadra de esportes, piscina, deck, playground, entrada recuada e guarita elevada, além de espaçosa área de lazer.

Visual Novo

Causou ótima repercussão o anúncio feito pelo governo do Estado de que aproveitará a reforma de quatro praças centrais de Crato para dotar a Rua João Pessoa de rede de drenagem, além da troca da pavimentação de asfalto para blocos intertravados de concreto. Nessa iniciativa haverá, ainda, aumento das calçadas e elevação dos cruzamentos naquela rua de Crato.

Nada se cria, tudo se copia

Era época do regime autoritário dos militares, quando não havia eleições para prefeito nas capitais dos estados. No início dos anos 70, Geraldo Magalhães Melo foi nomeado prefeito de Recife. Uma coisa logo caracterizou as construções feitas na sua administração: nas placas constava o valor da obra, o dia de início e dia de término dos serviços. Os prazos eram cumpridos rigorosamente. Lembrei-me de Geraldo Magalhães quando vi idênticas placas, nas praças de Crato que serão reformadas pelo Governo Cid Gomes, com financiamento do BIRD. (à esquerda a Praça da Sé) Lá constam: Valor das Obras (R$ 6.149.870,70); início dos serviços: 13 de junho de 2011 (atrasado em duas semanas); término: 09 de janeiro de 2012. Devido ao atraso no início, o prazo previsto para o término dessas reformas também não será cumprido.

Ninguém sabe, ninguém viu

Um convênio feito entre a Universidade Federal do Ceará/Secretaria de Cultura do Ceará/URCA permitiu a reedição de dez livros, cujas edições originais estavam completamente esgotadas. Todos considerados importantes para o resgate da memória do Cariri. Os livros foram escritos por dois grandes historiadores cratenses: Irineu Pinheiro e J. de Figueiredo Filho. De Irineu Pinheiro foram reeditados: “O Cariri” e “Efemérides do Cariri”. De J. de Figueiredo Filho: “História do Cariri” (4 pequenos volumes), “Folguedos Infantis Caririenses” e “Engenhos de Rapadura do Cariri”. Em coautoria dos dois autores citados, também foi reeditado “A Cidade do Crato”. Agora, a má notícia: para adquirir os livros citados o interessado só pode comprar em quatro livrarias de Fortaleza: as duas da UFC; na Livro Técnico ou numa livraria do Centro Dragão do Mar. No Cariri – cuja população é a mais interessada nas obras – não se tem notícia onde os livros foram disponibilizados para venda...

Pense nuns “aspones

Crato. Sexta-feira, 24 de junho. O govenador Cid Gomes instala o seu Governo itinerante na Mui Nobre e Heráldica Cidade de Frei Carlos. A preocupação dos presentes em agradar o governador era tanta que ocorreram cenas assim. Pergunta Cid:
– Como está a construção do ginásio poliesportivo da Urca?
– Começa na próxima semana, governador! responderam uníssonos, os que o cercavam.
– E a escola profissionalizante? as obras já foram reiniciadas? perguntou Cid.
– Já governador! e seguem em bom ritmo.
Nas duas respostas acima algo foi omitido ao governador. As obras do ginásio poliesportivo eram para ter começado há mais de um mês, e isso depois de um ano que uma construtora desistiu da empreitada. E até esta 5ª feira, 30 de junho, ainda não foi iniciada. Já a escola profissionalizante (cujo prazo de conclusão era o final do ano passado) tem um número mínimo de operários tocando a obra em ritmo de PAC. Ou seja, avançando em passos de tartaruga...

Tragédia anunciada

Nem o mais fiel escudeiro da “base do governo” consegue esconder: já ultrapassa a mais de 365 dias o atraso nas obras da ferrovia Transnordestina, trecho Missão Velha (CE)–Salgueiro (PE). Segundo o deputado estadual Wellington Landim (PSB) – relator da comissão especial da Assembleia Legislativa para acompanhar os projetos cearenses no PAC, o atraso decorre de “cancelamentos de contratos e problemas de empenho de recursos”. Ah, bom!

Promessas só as de Cristo

Quando esteve em Missão Velha, no finalzinho do seu governo, fazendo o que mais gosta de fazer – ou seja, demagogia – o então presidente Lula anunciou que os operários da construtora Aliança, a partir daquela data – 13 de dezembro de 2010 – “instalariam, todo santo dia, 500 metros de novos trilhos. Agora, a coisa iria andar mais ligeiro do que peba em areia frouxa”. Teve quem acreditasse! Foi só Lula dar as costas, os operários iniciaram uma greve por falta de pagamento dos seus salários. E como desgraça nunca vem só, nos últimos seis meses – no trecho citado – a Transnordestina avançou em passos de cágado jabuti. Resumindo: o término das obras, que estava previsto para o final de 2012, já foi adiado para o final de 2013...

Aqui se faz aqui se paga

A culpa pelo atraso nas obras do PAC é consequência da “herança maldita” deixada por Lula, que gastou mais do que podia com o objetivo de eleger sua candidata no pleito presidencial do ano passado. Dilma agora administra a desorganização financeira deixada pelo seu criador. Mas, reconheçamos, a atual presidente da República até surpreendeu – no início de sua administração – com novo estilo de governar. Diferente do antecessor, ela tem postura gerencial, lê muito e é discreta. Também diferente de seu partido (o velho PT de guerra), ela é conciliadora, competente e tem ética. A carta que enviou ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, parabenizando por sua trajetória de vida deste, é uma prova da independência que a nova presidente ensaia em relação aos trogloditas do PT.


Segredo é para quatro paredes...

Justo agora, quando a FIFA e a CBF são acusadas – na Suíça e na Inglaterra – de corrupção, o sigilo entrou nos gastos com as obras da Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016. Medida aprovada pelo Congresso tendo como relator o deputado José Nobre Guimarães. Outro sigilo também será adotado, e na forma de “Segredo Eterno de Estado”, este proibindo a divulgação de documentos oficiais, mesmo depois de 50 anos. Graças às “ponderações” feitas junto Dilma Rousseff pelos ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor. Sarney vem se notabilizando, também, como o presidente do Senado que mais empurrou com a barriga – naquela instituição – problemas de moralização e transparência. Já Collor sofreu impeachment por corrupção. Mas, ambos, são agora figuras de proa na “Base de Sustentação do Governo”... Tutti buona gente!

Curtas

1 –
O grupo Wal-Mart, já iniciou a terraplanagem do terreno onde construirá sua mais nova loja de atacado (a Maxxi): o terreno fica localizado na Avenida Padre Cícero, que liga Juazeiro do Norte a Crato.

2 – Daqui a doze dias começa a ExpoCrato–2011. Dentre as novidades na área de stands, haverá – no Parque de Exposição – um da revendedora de veículos Nissan. Que, aliás, está inaugurando hoje sua oficina especializada na Av. Padre Cícero, a poucos metros do futuro Hipermercado Bom Preço. Já este, entrará em funcionamento no próximo dia 15.

3 – Por conta da publicação do meu opúsculo “Leandro Bezerra Monteiro – Centenário de Falecimento (1911-211)”, o deputado estadual Heitor Ferrer apresentou na Assembleia Legislativa do Ceará um voto de congratulação, aprovado em discussão única na Sessão de 16 de junho último, registrado na Ata dos trabalhos daquela Casa, cuja comunicação chegou às minhas mãos com impressionante rapidez.

4 – Não só os aeroportos serão privatizados! O governo federal anunciou que prepara a concessão de 45 portos brasileiros para a iniciativa privada. Imagine se este anúncio tivesse sido feito no governo FHC! O mundo viria abaixo... Como a iniciativa é da presidente Dilma Rousseff, não se ouviu um pio de protesto.

5 – A missa celebrada – na última 2ª feira pela manhã, na Catedral de Crato – pelo padre e Arauto do Evangelho, Francisco Katsumassa, foi inserida dentro das homenagens prestadas pelos cratenses a dom Fernando Panico, nas comemorações dos seus dez anos à frente da diocese de Crato. A missa teve presença de 23 Arautos do Evangelho, os quais, com sua bela indumentária, cantaram as músicas em latim.

6 – O cordão cada vez aumenta mais... A Princesa Isabel nunca teve sua bela e exemplar vida transformada, sequer, num curta-metragem. Já Dilma Rousseff – completando hoje apenas 6 meses de governo – será tema de um longo filme, ainda em fase de pré-produção, baseado no livro “A Primeira Presidenta” (sic), do jornalista e analista político Helder Caldeira. Já tem “intelectual” escrevendo que o “filme da Dilma” fará enorme sucesso, superando até mesmo o “Titanic”. Diferente do filme “O Filho do Brasil”, baseado na vida do “Cara”, que foi um fiasco de público. É aguardar para ver...

O leitor Normando Sousa pergunta aonde pode saber informações sobre os leilões da EXPOCRATO ?


INFORMAÇÕES SOBRE OS LEILÕES DA EXPOCRATO


Estou apelando para este respeitado blog no sentido de cobrar dos responsaveis pela EXPOCRATO onde encontrar informações a cerca da programação oficial, digo leilões de animais e demais, pois, o que se vê na internet são apenas anuncios das festas, deixando os criadores sem informação alguma.

Endereço: Rua Edmilson Rocha
Cidade: Potengi

Normando Sousa

O Edilmulismo do PAC: Rio São Francisco e a Transposição do CAOS-Wilson Bernardo.


Penaforte
sente-se prejudicada pelas obras paradas da transposição das águas do Rio São Francisco, 10km do lote 4, que estabelece limites com Salgueiro e se estende até os túneis em Mauriti estão em completo estado de abandono. O desemprego e a ilusão de ver o sertão virar mar, está cada vez mais distante, e sem mão de obra, toda ela dispensada, teremos mais um século de espera, e quem viver verá? A sede de poderes entre empreiteiras e o Governo Federal, nas chamadas renegociações de empenhos e licitações, nos faz crer de fato, que dinheiro e poder fez da velha esquerda um balde de lavagens na engorda dos porcos.


Dez quilômetros de abandono e sem perspectiva para o agricultor Félix Moreira, sendo ai entrevistado por seu Vicelma, que por sinal tem grande audiência em Penaforte, o sem sofisma e fantasia.

Esse trecho esta previsto um túnel, que ligará Salgueiro a Penaforte.


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Mercadinho Matos - A Certeza da Boa Compra !


O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. E o Mercadinho Matos ainda conta com um Banco Popular. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Banco popular para pagar as suas contas

Img_4698

Variado Sortimento

Img_4713


Img_4645

Produtos sempre novos

Img_4616


Img_7870

Excelente atendimento: Aluísio e Adiê

Img_4734



mercadinho matos


Mercadinho Matos - A certeza da Boa Compra !

Comentários dos Leitores - 03 e 04 de Julho de 2011


PARABÉNS PELO BLOG DO CRATO

"Ola tudo bem com voces ai eu sou do crato do bairro vila lobo e moro em maceio ha 15 anos e tenho muita saudade da minha terra mais essa saudade deminui quando descobri blog do crato parabens ha todos do blog um abraços"

Cicero alberto da silva santiago Rua do carmo - coj luiz pedro 1 petropolis ( Maceió - AL )

NETA PROCURA AVÔ

"Alguem conheceu meu avô? Filho legitimo de crato, seu nome era: Odeto Suassuna Carvalho, era frequentador da praça Siqueira Campos, amigo de Audizio Brizeno, tbm foi taxista uma epoca, um Homem humilde, intelectual, pobre, e exemplar por sua honestidade, com uma educação e classe de um nobre. Foi muito querido. Alguem de sua epoca, lembra dele?"

Nathalia Hamburg
Av. pricesa Ssabel Cidade: Rio de janeiro

NÃO ERRE MAIS !

"Muito oportuno o esclarecimento sobre as palavras "apenar e penalizar" até mesmo os que pensam que sabem, também agradecem"

Francisco José de Brito

Rua josé carlos gurgel nogueira - Fortaleza - CE


Assunto: CRATO: AMIGOS

"Não sei se serei lida caso ocorra quero protestar sobre a questão do cadastro e parabenizar a minha maravilhosa prof. do Curso de História bem como o Fábio Queiroz: honra te-los conhecido e compartilhado da suas companhias Amo Crato.Há Dihelson estava eu no Crato bem no começo da sua carreira. Felicidades"

Veronica Ribeiro
Endereço Completo: Rua Sergipe - Setor 2
Cidade: Jaru - RO

Assunto: Procura de um Grande amigo

"Estou procura o Sr Ermeson Gomes da Penha um grande amigo"

Edvania Lobo Lobo
Cidade: Brasilia

A terapia do sentido - Por: Emerson Montiro


Viver precisa de sentido, caso contrário a jornada terrena exigirá bem maior disposição e esforços, transformada quase numa desistência permanente. A esta conclusão chegou, como matéria científica, o psiquiatra austríaco Viktor E. Frankl, judeu que fora prisioneiro em três dos tantos campos de concentração nazistas durante a Segunda Grande Guerra.

Esse sentido para viver alimenta o ânimo qual nutriente de extrema necessidade. Isso que deverá vir das aspirações inúmeras. Do gosto de aguardar alguém que se ama. Adorar a Deus com os vigores da alma. Empregar a esperança na realização dos sonhos vários. A viabilização de projetos pessoais. Uma obra social. Concretização das ideias vitalizadoras do desejo de seguir em frente, ainda que perante vultosos desafios. Reencontrar entes queridos. Rever amores inesquecíveis. Criar condições de sentir a presença dessa potencialidade, mesmo enquanto permanecer sob pressões, insalubridades e limitações.

Dr. Frankl experimentou de perto tais restrições de sobrevivência, ele e os outros companheiros de campos, nas atrocidades nazistas. Em seu papel de observador perspicaz, analisava sistematicamente o comportamento manifesto dos milhares de prisioneiros, configurando a tese do sentido qual motivo justo de continuar a vida. Eram temperaturas abaixo de zero, péssimos agasalhos, fome, maus tratos, estados psicológicos deprimentes, expostos às surpresas da patologia gratuita da guerra; e resistiam desde que houvesse uma razão para isto em cada qualquer deles.

Quando alguém sabia das notícias da morte dos familiares que aguardava de novo encontrar, logo perdia as forças. O cientista notava que aquele se entregava ao desânimo. Desistia de sair para trabalhar. Permanecia estirado no alojamento em que dormia. E dentro de pouco tempo sucumbia às misérias das circunstâncias que até ali suportara.

Perante os quadros que estudou, Viktor Frankl reuniu elementos suficientes de avaliação do contexto radical extremo para a existência humana sadia, os quais lhe forneceram meios de criar a Terapia do Sentido, ou Logoterapia, conforme denominou. Logos, termo grego que significa razão, sentido.

O fruto dessas vivências de um psiquiatra em um campo de concentração durante a Segunda Guerra hoje possui ampla divulgação em muitos países do mundo, e forma escola de importante valor no tratamento das dificuldades mentais de grandes contingentes que a ele recorrem.

Há um livro de sua autoria, editado no Brasil com o título de Em busca de sentido, publicação da Editora Vozes, ora na 20ª. Edição, que permite conhecer mais de perto informações a respeito desse importante instrumento de ampla utilidade a quem pretende aprofundar o assunto.

Ainda existem políticos honestos no Brasil – por Armando Lopes Rafael


Dias atrás o escritor e cronista Emerson Monteiro publicou um artigo com o título: “Ainda existem juízes em Berlim”. Pois hoje, fazendo uma analogia ao escrito de Emerson, eu escrevo: Ainda existem políticos honestos no Brasil. O ex-presidente da República, senador Itamar Franco, era um deles...

E tal era a irradiação da sua honestidade pessoal, que sua família recusou a oferta do Palácio do Planalto de disponibilizar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para trasladar o corpo do ex-presidente da capital paulista, onde morreu, até a cidade de Juiz de Fora, onde está sendo velado. Neste domingo, o corpo de Itamar Franco foi transportado em voo comercial, com as despesas desse transporte pagas por sua família, que também recusou o velório no Palácio do Planalto, em Brasília.

Itamar Franco foi Presidente da República por apenas dois anos, em face do impeachment de Collor de Melo. Mesmo assim deixou duas marcas profundas quando de sua curta passagem como titular do Palácio do Planalto. Primeiro, foi sua coragem de implantar – em 1994 – o Plano Real, o qual acabou com inflação brasileira, que vinha se arrastando desde a Proclamação da República, esta feita através do golpe militar de 15 de novembro de 1889. Segundo, foi o fato de não só no exercício da Presidência da República, mas em todos os cargos que exerceu ao longo de sua vida pública, nunca se envolveu em roubalheiras nem foi acusado de corrupção.

Foi isto que levou a Associação Mineira de Imprensa a inserir na sua nota de pesar pelo falecimento do ex-presidente, a seguinte frase: “Itamar Franco foi um homem público possuidor de uma trajetória honrada, pautada na ética e honestidade, com relevantes serviços prestados ao Brasil, onde destacamos a sua idealização do Plano Real, importante legado para o país. O Brasil e Minas Gerais sentirão a sua falta, mas sempre vamos tê-lo na lembrança como exemplo de homem público ideal”.

Como presidente, Itamar Franco criou o Programa de Combate à Fome, que foi entregue ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e ao bispo dom Mauro Morelli. E fez isso sem demagogia e sem utilizar a medida como troco de moeda eleitoral, como fizeram outros que o sucederam na Presidência da República. O falecido ex-presidente era, enfim, um homem sério, simples e honesto. Um paradigma nesses tempos tristes e caóticos, assinalados por denúncias diárias de roubalheiras, falta de espírito público e deslavada corrupção.

Descanse em paz, honrado e digno senador Itamar Franco!


Texto e postagem: Armando Lopes Rafael

MST cobra nomeações no Incra e critica Dilma


Dirigentes acusam o atual governo de ter paralisado a distribuição de terras no País.

A demora na nomeação de superintendentes regionais do Incra começa a desgastar a relação de dirigentes do Movimento dos Sem Terra (MST) com o governo da presidente Dilma Rousseff. Além das declarações públicas de desagrado, que se tornam cada vez mais azedas, líderes do movimento preparam manifestações contra o governo que ajudaram a eleger.

O movimento acusa o governo de ter paralisado a reforma agrária. O principal indicador descaso com a reforma, segundo o MST, é o fato de que num total de 30 superintendências do Incra só seis contam com novos diretores. As indicações para as outras 24 cadeiras estão paralisadas em virtude de disputas políticas que envolvem tanto correntes internas do PT quanto partidos da base aliada. O próprio MST tem interesse nessas nomeações e tenta influenciar a escolha dos nomes a partir da aliança com partidos, como o PT.

O fato de a Presidência ter decidido devolver para o Ministério do Desenvolvimento Agrário um conjunto de processos de desapropriação e aquisição de terras para a reforma também provoca irritação do MST. Concluídos durante a gestão de Rolf Hackbart, que comandou o Incra no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, e à espera do sinal verde da presidente Dilma, os processos retornaram com a explicação de que precisam de justificativas mais robustas.

"Foram devolvidos 90 kits de desapropriação já concluídos", reclama João Paulo Rodrigues, porta-voz da coordenação nacional do MST. "Essas atitudes como essa paralisam o Incra e a reforma agrária." Na semana passada, Rodrigues postou em seu Twitter a seguinte mensagem endereçada à presidente: "Dilma, estamos em junho e até agora os diretores do Incra não foram nomeados, ou seja: a reforma está parada. Poderia nos informar o que se passa?"

No final de semana, outro dirigente nacional, Jaime Amorim, também atacou, em entrevista no site da organização: "Mesmo no projeto de combate à miséria que a presidente Dilma instituiu a reforma não está colocada". Para Rodrigues, a indefinição nas superintendências regionais só prova o descaso do governo com a reforma: "Tem algum cargo importante no Banco Central que continua vago após seis meses da posse do novo governo? Algum cargo chave na Petrobrás? Na Itaipu?".

A indefinição causa paralisia, segundo Rodrigues: "Com diretores interinos ou prestes a deixar o cargo e com tanta disputa política no meio, o orçamento não é executado. Em São Paulo, onde o superintendente pediu demissão e não encontraram um nome para substituir, o Incra está quase parado".

Roldão Arruda - O Estado de S.Paulo

Miss Brasil é assaltada ao chegar em casa na Zona Oeste de SP


NE - Ora, ela teve sorte, que só teve de "dar" o celular e a carteira. Ainda bem que o ladrão não era muito exigente...

Débora Lyra foi abordada por homem bem vestido e armado de uma pistola. Ela teve o carro e a bolsa com celulares e cartões magnéticos roubados.

A miss Brasil Débora Lyra foi assaltada por volta das 15h deste domingo (3) quando chegava no condomínio onde mora, na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo, de acordo com a assessoria de imprensa da empresa que organiza o concurso oficial de Miss Brasil. Ao parar o carro na portaria, ela foi abordada por um homem bem vestido e armado de uma pistola. Em seguida, ele anunciou o assalto.

Débora Lyra disse à assessoria que chegou a pegar a bolsa com seus pertences antes de sair do veículo, um Honda Fit, que ganhou ao ser eleita miss Brasil em 2010, mas foi impedida pelo ladrão. O assaltante disse a ela que iria levar o carro e também a bolsa. Desta forma, Débora Lyra teve os documentos, celulares e os cartões de crédito e débito roubados.

Depois do roubo, a miss se dirigiu a uma delegacia de polícia da região para registrar um boletim de ocorrência, mas a assessoria de imprensa não soube informar qual delas. Posteriormente, ela entrou em contato com a assessoria do concurso para avisar do ocorrido e informar que o carro tem seguro contra roubo.

Depois do susto, Débora Lyra teria ido para a casa de uma amiga para descansar. No próximo dia 23, ela passará a coroa de miss Brasil para a eleita no concurso de 2011. Pelo site de microblog Twitter, a atual miss Brasil desabafou: "Até quando esses bandidos vão continuar agindo?Acabo de ser roubada na porta da minha casa.Levaram TUDO!!!!! CARRO, DOCUMENTO, CELULARES, ETC".

Do G1 SP

O CRATO HOJE - Departamento de História promoverá evento sobre a Comuna de Paris


O
Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA, através do Grupo de Estudo Marxista, promoverá, no próximo dia 4 de julho, evento em alusão aos 140 anos da Comuna de Paris, intitulado “Vive La Communne”. O evento, coordenado pelo professor do Departamento de História da URCA Fábio Queiróz, terá como convidados os professores Dr. Frederico Costa, da Universidade Estadual do Ceará - UECE, e Dr. Emmanoel Lima, da Universidade Vale do Acaraú - UVA.

Programação do evento:

Segunda-feira, 04 de julho
Manhã – 8 horas
Debate: “A Comuna de Paris na História”.
Local: Salão de Atos Prof. José Newton Alves de Sousa, Campus do Pimenta, Crato.

Tarde – 16 horas
Exibição do filme “La Commune de Paris, 1871”, de Peter Watkins.
Local: Sala de Vídeo do Curso de Pedagogia, campus do Pimenta, Crato.

Noite – 19 horas
Debate “Da Comuna de Paris às lutas operárias do século XXI”.
Local: Sala de Vídeo do Curso de Pedagogia, campus do Pimenta, Crato.

Especialista em pterossauros fará palestra no SESC-Juazeiro


O
s pterossauros que povoaram os céus da região do Cariri serão foco de uma palestra. Um dos maiores especialistas em pterossauros do Brasil, o paleontólogo e pesquisador do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alexander Kellner, fará uma palestra sobre os pterossauros do Araripe no SESC- Juazeiro. O encontro será na segunda-feira, 04/07, às 13h30.

O público será composto principalmente por crianças. A iniciativa é da professorada Universidade Regional do Cariri (URCA), Eloisa Pássaro do Nascimento com o apoio do SESC. (Assessoria de Imprensa – Geopark Araripe).

O SESC de Juazeiro está situado à Rua Padre Cícero 86, no bairro Centro.

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30