xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/06/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 junho 2011

Vencer a si próprio - Emerson Monteiro


Eita luta feroz essa que se trava dentro de nós, da gente com a gente mesmo. Pugna de maiores proporções jamais haverá. Um conflito de dois cachorros grandes, semelhante à comparação das lendas indígenas dos povos norte-americanos. A luta do Mal contra o Bem. Vencerá aquele animal que for mais bem alimentado, e quem os alimenta somos nós.

Assim acontece, pois, em face de passar por dentro das individualidades a lei que tudo atravessa neste mundo, a dualidade nas existências da matéria. No fim de resultar em equilíbrio, os dois pratos da balança mostram seu peso e flutuam, durante o tempo das relações humanas espalhadas nos palcos deste chão.

Certa hora vem pelos pés; outra, pela cabeça, no correr dos dias infinitos. Algo similar aos dias e às noites, noites e dias, andar das histórias que sucedem.
Essa peleja constante de administrar as individualidades significa amaciar os caminhos do dia seguinte. Vêm as provocações, a mensagem invade o ego e o comando responderá. Caso exista controle, algum conhecimento das consequências, o resultado produzido demonstrará o grau das pessoas. Os sentenciados de reações violentas ou as vítimas de depressão, comuns nestes ares nebulosos, sabem disso. Elas conhecem de perto o quanto as fronteiras da consciência precisavam de vigilância. Diante das limitações, impulsos descontrolados ocasionaram estragos de não ter tamanho.

Isso porque a quadra estreita do presente de velocidade acelerada na sobrevivência, rotinas estressantes, fere constante a paz social, regida pelo signo do desgaste na válvula da paciência.

O autodomínio, com tamanhos desafios, ganha mais que antes dimensões transamazônicas. Apagar o fogo dos instintos animais que ainda transportamos exigir o ensino de Jesus a todo segundo de Orai e vigia para não cair em tentação.

Os direitos individuais falam a linguagem desses tempos. Respeitar o direito dos demais para merecer o respeito que lhe cabe. As avenidas já estreitas viraram campo de prova. Sinais estabelecem pausas, na corrida do ouro. Lugares desapareceram debaixo dos pés dessa gente conduzida nas mãos dos especialistas da contenção e do inesperado. Pressa. Aflição. Fumaça. Poluição e desassossego. Tantas viagens distantes, na psicologia das almas, em um único lugar das cidades que diminuíram de tamanho no ritmo dos passos perdidos.

Vencer a si próprio requer, qual jamais, coragem extrema. Enquanto, nas mesas de negociação final, achar-se-ão reunidos aqueles a quem fizemos sofrer pela incompreensão e ausência do perdão, eles, os semelhantes que vieram junto a nós ensinar o quanto necessitávamos, na aquisição da humildade verdadeira.

Eis só algumas observações sobre a realidade presente nas condições desta jornada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Professora Otonite Cortez tomará posse como nova Reitora no dia 30


A Professora Otonite Cortez tomará posse como nova Reitora da Universidade Regional do Cariri – URCA, para cumprir mandato nos próximos quatro anos, no dia 30 de junho, juntamente com Patrício Melo, como Vice-Reitor, período em que será encerrado o do atual Reitor, Plácido Cidade Nuvens. A posse acontece em Fortaleza. A transmissão do cargo será no próximo dia 4 de julho. Atualmente Vice-Reitora da Instituição, Professora Otonite atuará no sentido de continuar fortalecendo a Universidade.

Fonte: URCA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato terá unidade municipal do CEO


O
Crato terá uma unidade do Centro de Especialidades Odontológica municipal. Esse projeto está sendo desenvolvido por meio da Secretaria de Saúde do Crato. O secretário Cícero França afirma que a nova unidade vem suprir uma carência no setor, mesmo com todos os melhoramentos que já foram feitos por meio do governo municipal e os atendimentos, por meio da unidade do CEO estadual, que fica localizado por trás do cemitério público do Crato. Atualmente esse atendimento também vem sendo prestado nos plantões do PAM, nos finais de semana, para suprir uma demanda considerável. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, já estruturou na cidade gabinetes odontológicos, possibilitando melhores condições de atendimento.

Fonte: PMC


O bom humor de Oscar Niemeyer aos 103 anos de idade

- São Paulo mostrou ao Brasil como se urbanizar
com inteligência:basta fazer o exato contrário do que
aconteceu lá.

- Queria muito encontrar um emprego vitalício.
Só pra garantir o futuro, sabe...

- Andei Comprando apostilas para Concurso do Banco
do Brasil. Não quero viver de arquitetura o resto da vida.

- Foi-se o John Herbert, 81 anos. Essa molecada da
área artística se acaba rápido demais.

- Na minha idade, a melhor coisa de acordar de
madrugada para ir ao banheiro é ter acordado.


- O frevo foi criado há 102 anos. Ou seja: só
tive um ano de sossego desse pessoal pulando de
guarda-chuvinha.

- Projetar Brasília para os políticos que
vocês colocaram lá foi como criar um lindo vaso de
flores pra vocês usarem como PENICO.

Existem apenas dois segredos para manter a lucidez
na minha idade: o primeiro é manter a memória em dia. O
segundo eu não me lembro.

- Esse humor do Zorra Total já era antigo quando
eu era criança.

( via e-mail )

Parque de Exposições - Somente 30 por cento da área é utilizada.


"Você sabia que atualmente só é utilizada 30% da Área do Parque de Exposições ? E porquê alguns querem mudá-la de local ? Qual o interesse por trás disso ?"


Dizem as más línguas que "É sabotando o local atual da expocrato que se consegue levar para outro lugar !" - dizem... mas nós jamais afirmaríamos tal coisa. Nunca! - Isso é apenas fruto da imaginação de alguns desavisados que vivem pelas praças, mas digamos que por hipótese, uma mera hipótese, nós quiséssemos levar o parque de exposições para outro local, por algum interesse, seja lá por compra ou venda de terrenos, etc. Qual seria a primeira coisa a fazer ? Seria provar a inviabilidade do espaço atual, certo ?. E como nós faríamos isso ? criando certos atropelos para a população, deixando por exemplo, faltar água no parque, comprimir as barracas de forma a parecer que o espaço é muito menor que o que parece, obstruir as áreas de acesso, colocando um som muito alto a fim de revoltar a própria população, que se tornaria a grande interessada na mudança... E assim, tudo ficaria muito mais fácil. Mas obviamente, isso é apenas fruto da imaginação. Estamos falando de forma puramente hipotética, certo ?

Nos últimos anos temos presenciado um crescimento extraordinário da expocrato. O espaço é pequeno ? Você sabia que atualmente só são usados 30% da área destinada ao parque? Faltam outros 70% a serem construídos e utilizados. E porquê não constróem ? Você sabia que o governo municipal já entregou um projeto de ampliação da expocrato 5 vezes ao governo do Estado sem nunca obter qualquer resposta ? Mesmo após o nosso governador haver prometido 25 milhões para o parque de exposições do Crato ?

A questão que muitos tentam colocar que o parque atual é inviável por falta de espaço só cola nas cabeças dos que não estão a par de certos dados concretos acerca daquela área. Agora, se os interesses são outros além da ampliação do local, quem poderá responder ?

Só sei que hoje, domingo, dia 26 de junho, mais uma vez os Cratenses foram apenados ( o que alguns escreveriam erradamente como "penalizados" ) com a poluição sonora durante a madrugada, que vinha lá do parque de exposições. Não é hipótese, é fato. De uns tempos para cá isso tem se tornado rotina na cidade, coisa que até há alguns anos não existia. Se eu fosse adepto de teorias da conspiração, meus amigos, eu diria até que alguém está tentando SABOTAR o nosso parque para parecer pior do que é. Mas obviamente, esse som alto deve ser apenas uma das muitas "coincidências" que haveremos de acompanhar daqui pra frente no que se refere ao parque de exposições. Fiquem portanto, atentos, porque se sabe que as "hipóteses" e as "coincidências" parecem andar de mãos dadas quando grandes projetos estão em jogo. Sempre foi assim. Assim será.

Ah! e antes que eu me esqueça: Comprem tapa-ouvidos para esta expocrato que vem aí. Uma bola de cristal me diz que vocês irão ouvir um som tão alto como nunca se ouviu daqueles lados, mas obviamente isso vai ser mais uma infeliz coincidência...

Dihelson Mendonça


Dilma nomeia Lula para chefiar missão do governo brasileiro na África


E
x-presidente participará da Assembleia Geral da União Africana. Nome do presidente foi publicado nesta segunda (27) no DOU.

A presidente da República, Dilma Rousseff, nomeou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como chefe da missão especial do governo brasileiro na Assembleia Geral da União Africana, que ocorre em Guiné Equatorial entre esta terça-feira (28) e o dia 1º de Julho. Segundo o Palácio do Palácio do Planalto, a nomeação de Lula foi feita no último dia 24 de junho, mas devido ao feriado só foi publicada nesta segunda-feira (27) no "Diário Oficial da União (DOU)".

O encontro deste ano tem como tema "Empoderamento da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável". Lula deve falar sobre o tema do encontro para os chefes de estado e de governo no dia 30 de junho. Desde que deixou a Presidência, Lula tem se dedicado a iniciativas para a promoção da integração e cooperação do Brasil com os países africanos.

Além do ex-presidente, que vai chefiar a missão, a delegação brasileira terá a presença do embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, Subsecretário-Geral Político do Ministério das Relações Exteriores, Eliana da Costa e Silva Puglia, embaixadora designada do Brasil para a República da Guiné Equatorial e de Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert, embaixadora do Brasil em Adis Abeba.

Iara Lemos Do G1, em Brasília

Prazo para sacar abono salarial termina na próxima quinta-feira


Alerta foi dado pelo Ministério do Trabalho, que convocou trabalhadores. 'É um instrumento eficiente no amparo ao trabalhador', diz ministro Lupi.

Os trabalhadores com direito a receber o abono salarial referente ao exercício 2010/2011 têm até a próxima quinta-feira (30) para fazer o saque, no valor de um salário mínimo, lembrou o Ministério do Trabalho. Dos 18,5 milhões identificados com direito a receber o benefício, 1.146.674 ainda não haviam sacado o benefício até 31 de maio, segundo dados do governo. Até maio, foram pagos R$ 8,717 bilhões provenientes do FAT, alcançando uma cobertura de 93,80%. A previsão é pagar, no total, R$ 9,64 bilhões.

Prazo não será prorrogado

O exercício vigente teve início em julho de 2010, e os trabalhadores que não retirarem o benefício até a próxima quinta-feira não tem direito a sacar posteriormente, acrescentou o Ministério do Trabalho. O valor não sacado pelos beneficiários retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O governo lembra que têm direito a receber o benefício pessoas que trabalharam com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias em 2009, recebendo, em média, até dois salários mínimos, que naquele ano teve os valores de R$ 415 (em janeiro) e R$ 465 (demais meses).

Também é preciso estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (PASEP) há cinco anos, ou seja, pelo menos desde 2005, e ter sido informado corretamente pelo empregador junto à Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2009).

14º salário

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, disse que os trabalhadores não devem perder esse salário extra. “Este benefício é um instrumento eficiente no amparo ao trabalhador, sendo uma espécie de 14º salário para uma faixa específica de trabalhadores. Esse salário a mais tem grande impacto para os trabalhadores de baixa renda. Isso ajuda em muito o trabalhador, sendo dinheiro diretamente no bolso, que entra imediatamente na roda da economia brasileira, trazendo benefícios para todos”, disse ele.

Onde receber

Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono salarial nas agências da Caixa e os que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada também podem fazer o saque em Lotéricas, Caixa de Auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos no PASEP recebem no Banco do Brasil. Para sacar, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou PASEP.

Do G1, em Brasília

Juazeiro do Norte é polo de desenvolvimento regional


O comércio de Juazeiro atrai diariamente, compradores da macrorregião do Cariri. É o setor mais dinâmico da economia local, e bastante diversificado, com grandes redes como o Atacadão
FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS.

De forte comércio e com presença de muitas indústrias, Juazeiro experimenta agora a expansão de novas áreas

Juazeiro do Norte. O crescimento desta cidade tem sido o principal foco dos novos investidores. A "meca" dos nordestinos jamais experimentou em sua história, nos quase 100 anos de existência, tanta especulação imobiliária. O comércio emprega como nunca. Os setores de serviços dão uma nova cara a cidade. A construção civil avança, sendo colocada como reflexo e propulsora desse novo horizonte. A cidade se tornou referência em desenvolvimento e com características peculiares. A religiosidade e o trabalho são marcas contínuas, apregoadas pelo Padre Cícero, o grande mentor desse processo.

A localização geográfica é um dos motivos do Município ter se tornado polo de atração de novos investimentos. Juazeiro do Norte é uma metrópole de médio porte, com quase 250 mil habitantes. As romarias se instalam nas ruas. Todos os dias. E não são apenas de romeiros, mas de consumidores da macrorregião, que movimentam a cidade.

Para o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas), Francisco Alberto Bezerra, essa nova realidade vem acompanhada de um importante requisito para consolidar esse processo, que é o polo educacional, com universidades públicas e particulares. São mais de cinquenta cursos, inclusive voltados para o aperfeiçoamento de profissionais do comércio.

Hoje, as grandes redes atacadistas e do varejo no Brasil se instalam na cidade compondo o processo desenvolvimentista. Juazeiro, para o professor Micaelson Lacerda, do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (Urca), vivencia um momento de intenso crescimento econômico. Segundo ele, isso ocorre acima da média do Estado. Entre 2004 e 2008 tornou-se a terceira economia mais importante do Ceará, ultrapassando os Municípios de Caucaia e Sobral que estão mais próximas da Capital.

Entre os setores mais significativos, os serviços constituem-se em importante setor que impulsiona a atividade econômica. "É o Município do Ceará que possui maior participação do setor de serviços em sua economia, em torno de 80%", ressalta Micaelson. Ele cita também a consolidação de polo universitário, os serviços de saúde, com a criação do Hospital Regional do Cariri, e o comércio em geral, atacado e varejo. É também o setor que mais gera empregos diretos.

Grandes redes

Já não se fala mais de um comércio pequeno, mas de grandes redes que se instalam. Esse exemplo vem sendo seguido por grandes nomes. Depois do Atacadão, da rede francesa Carrefour, agora é a vez do Hiperbompreço, do Grupo Walmart, que também trará outro empreendimento do varejo, o Maxx. As Lojas Americanas vieram na dianteira desse processo. Depois da inauguração da primeira unidade da rede no Cariri Shopping, passou a ser "case" nacional, pelo potencial de vendas. Em seguida, instalou mais duas lojas, uma em Crato e outra no Centro de Juazeiro.

Já o Atacadão atrai um público consumidor de várias cidades do Brasil. Segundo o diretor do Sindilojas do Crato, Duda Alencar, é uma das primeiras em destaque de vendas da rede, com mais de 50 lojas. O Hiperbompreço chega acompanhado de uma rede de pequenas lojas. O espaço em que se instala, Cariri Open Mall, ofertará serviços aos clientes da região. A inauguração acontece antes do centenário da cidade. Sem falar em novos investimentos em redes bem mais amplas, que envolvem desde a duplicação do Cariri Shopping, até a construção de novos centros de compras.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, a âncora desse processo veio de uma idealização do Padre Cícero. Hoje, segundo ele, esse espaço vem sendo disputado por investidores de grandes redes, com preços de áreas que se equiparam a espaços privilegiados da Capital. Para ele, esse é um crescimento irreversível.

O maior número de vagas ofertadas atualmente pelo Sine/IDT é de vendedor varejista e atacadista. O que mostra que com todo o processo de desenvolvimento das indústrias, este setor tem uma prevalência fundamental dentro da dinâmica da economia local.

Para o professor Micaelson, que estuda o processo econômico regional, Juazeiro do Norte funciona como polo de desenvolvimento para os Municípios do Sul do Estado do Ceará e regiões circunvizinhas, acompanhado por Crato e Barbalha. Ele explica que "é um polo atrator e irradiador de investimentos no sul do Ceará. Por essa característica foi um dos Municípios que mais absorveu investimentos dentro da política de atração de empresas do governo estadual fora da Região Metropolitana de Fortaleza, contribuindo para desconcentração econômica em relação à Capital do Estado", avalia.

Os reflexos do crescimento econômico de Juazeiro sobre os demais Municípios da Região Metropolitana do Cariri (RMC), conforme Micaelson, dependerão de planejamento, que envolve a condição do governo estadual em efetivar o Conselho de Desenvolvimento e Integração e o Fundo de Desenvolvimento e Integração da RMC. "Somente nessa perspectiva é que o governo estadual pode esperar pelo resultado desejado, de tornar esse espaço uma alternativa regional, capaz de compartilhar com Fortaleza a atração de população, equipamentos, serviços e investimentos públicos e privados", diz. Mas vem o alerta: caso contrário, podemos esperar por um crescimento bastante concentrado de Juazeiro em relação aos outros Municípios da região. Mas todo esse processo vem exigindo do mercado o que não é muito diferente das capitais: qualificação.

Segundo a gerente do Sine/IDT de Juazeiro do Norte, Conceição Araújo, para algumas vagas destinadas não há sequer cursos ainda na região, como o de Engenheiro do Trabalho. Para outros, falta mesmo profissional preparado e com disponibilidade para as vagas existentes. Em todo esse processo, Micaelson diz que o Padre Cícero é, sem dúvida, o responsável pela forma e conteúdo que caracterizam e singularizam Juazeiro. "Mais do que a qualquer poder público, municipal ou estadual, devemos a esse sacerdote o desenvolvimento e a visibilidade que a cidade conseguiu adquirir ao longo do tempo", destaca.

Os serviços constituem-se em importante setor que impulsiona a atividade econômica do Município. De forma específica, os setores de calçados, borracha e plástico, de máquinas de costura, de folheados, constituem-se também em setores que impulsionam a economia local. Sem esquecer a importância do turismo (religioso, ecológico e científico), com o Geopark Araripe.

Fique por Dentro
Edições especiais

Em homenagem ao centenário de Juazeiro do Norte, o Caderno Regional publica as edições especiais "Juazeiro do Norte - 100 anos", contemplando aspectos históricos, políticos e do cotidiano que tornaram a cidade um dos maiores centros de romaria do País. No caderno de estreia, em 27 de fevereiro, as reportagens abordaram o "milagre", envolvendo o Padre Cícero e a beata Maria de Araújo, e seus desdobramentos. O segundo, Romeiros do Padre Cícero, de 20 de março, conta a relação dos romeiros com o "Padim" em cidades do Pernambuco e da Paraíba. Em 24 de abril, foi publicado o terceiro caderno relatando as várias pesquisas sobre a cidade e seu fundador, Padre Cícero Romão Batista. A edição fez um apanhado sobre o que já foi dito, escrito e filmado sobre o santo do Nordeste e sua cidade. Já, em 29 de maio, iniciamos a apresentar a cidade de Juazeiro do Norte como polo desenvolvimentista da região do Cariri. O estabelecimento do comércio e da indústria; a era do Ouro; e, mais recente, a chegada de grandes redes.

MAIS INFORMAÇÕES
Departamento de Economia da Urca - Rua Cel. Antônio Luis, 1161 Bairro: Pimenta - Crato (CE)
Telefone: (88) 3101.1212; Ramal 2787

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Projeto sobre cultura popular será fortalecido na URCA


Estão abertas inscrições para 20 monitores do Projeto "No Terreiro dos Brincantes"

O Projeto “No Terreiro dos Brincantes” desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-reitoria de Extensão, Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC e o Coletivo Camaradas será fortalecido. O projeto é desenvolvido desde o ano passado e consiste na pesquisa, registro e divulgação das manifestações da cultura popular da região do Cariri, a partir da produção de pequenos documentários que são disponibilizados publicamente na rede mundial de computadores, a internet. O material é um importante instrumento pedagógico que pode ser utilizado nas escolas do Ensino Básico.

Já foram produzidos pelo Projeto os seguintes documentários: As Mulheres do Coco da Batateira; Mestre Cirilo; Mestra Zulene Galdino e Reisado Dedé de Luna. Estão sendo finalizados mais quatro documentários: Reisado do Sassaré de Potengi; Festa Popular da Malhação do Judas; A diversidade na Festa do Pau de Santo Antônio e o Carregamento do Pau de Santo Antônio de Barbalha.

Além dos vídeos, o projeto visa propiciar vivencias e momentos de estudos em parceria com estudiosos, mestres e brincantes da cultura popular.

No Período de 17 a 20 de agosto será realizada a primeira Mostra de Vídeos Brincantes que receberá trabalhos de diversos estados brasileiros e o acervo recebido seguirá a mesma lógica do projeto, ou seja, estará disponível para ser reproduzido para as escolas e pesquisadores.

A Pró-reitoria de Extensão da URCA visando fortalecer o projeto abriu “convocatória” para preenchimento de 20 vagas na monitoria voluntária para alunos dos cursos de graduação da Instituição. Os alunos selecionados passaram por oficinas sobre noções de fotografia e filmagens, palestras com pesquisadores e mestres da cultura popular.

Para a Pró-Reitora de Extensão, Arlene Pessoa, o projeto faz um resgate importante da cultura popular e contribui para despertar o olhar das novas gerações. Ela destaca que essa é uma experiência exitosa dos trabalhos de extensão desenvolvidos pela URCA, com investimentos de baixo custo.

Serviço:
Projeto “No Terreiro dos Brincantes”
Pro - Reitoria de Extensão – PROEX/URCA Campus Pimenta
(88) 3102-1200


Parada gay de São Paulo usa imagens de santos e causa polêmica


A 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo reuniu pelo menos 4 milhões de pessoas, segundo os organizadores, na Avenida Paulista. E causou polêmica usando santos em uma campanha pelo uso de preservativos.

Em 170 cartazes distribuídos em postes por todo o trajeto, 12 modelos masculinos, representando ícones como São Sebastião e São João Batista, apareciam seminus ao lado das mensagens: "Nem Santo Te Protege" e "Use Camisinha". "Nossa intenção é mostrar à sociedade que todas as pessoas, seja qual for a religião delas, precisam entrar na luta pela prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Aids não tem religião", diz o presidente da Parada, Ideraldo Beltrame.

Ao eleger como tema "Amai-vos Uns Aos Outros", a organização uniu a vontade de conclamar seguidores com a de responder a grupos religiosos - que vêm atacando sistematicamente o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo. Na Marcha para Jesus, na quinta-feira, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em favor da união estável homoafetiva foi ferozmente atacada.

Mas nesse ponto nem as opiniões de evangélicos dissidentes, que fundaram igrejas inclusivas e acompanham a Parada, convergem. "Não tinha necessidade de usar pessoas peladas para representar santos. Faz a campanha, mas não envolve as coisas de Deus", acha a pastora lésbica Andréa Gomes, de 36 anos, da Igreja Apostólica Nova Geração. "A campanha foi mais de encontro aos ditames da Igreja Católica. Nós não temos santos", diz o pastor José Alves, da Comunidade Cristã Nova Esperança.
O cardeal d. Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, classificou como "infeliz, debochada e desrespeitosa" a colocação de cartazes com imagens de santos católicos em postes da Avenida Paulista. Para o cardeal-arcebispo, o "uso instrumentalizado" das imagens por parte da organização do evento "ofende o sentimento da Igreja Católica".

Fonte: Agência Estado ( Via Iguatu Diario )

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Professora da URCA tem trabalho premiado em I Simpósio de Bioética do Rio Grande do Norte


A Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Dra. Anna Christina Farias de Carvalho, teve o trabalho BIOÉTICA E NÃO-HUMANOS: POSSE RESPONSÁVEL E SAÚDE COLETIVA, apresentado no I Simpósio de Bioética do Rio Grande do Norte, premiado em primeiro lugar pela Coordenação do Simpósio. A docente é pesquisadora do Núcleo de Estudos em Ciência, Espiritualidade e Filosofia, da URCA e Presidente da Associação de Proteção à Vida – APROV. O referido trabalho é integrante de um projeto maior: Conscientização, adoção voluntária e esterilização de cães e gatos como controle de zoonoses e sensibilização ética para o tratamento com os não-humanos, em Crato, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão - PROEX. A Professora Christina foi parabenizada pela Coordenadora Geral do I Simpósio Norte-Riograndense de Bioética, Karla Patrícia Cardoso Amorim, Professora de Bioética do Curso de Medicina da UFRN.

Fonte: URCA

Plantões de atendimento nos postos facilitam vida do cratense


O
s plantões noturnos de médicos clínico geral e pediatras e com equipes formadas com vários profissionais de saúde estão acontecendo na cidade do Crato, no Centro de Especialidades e no Posto de Atendimento Médico (PAM). Além do atendimento médico nas diversas especialidades, está sendo prestado o atendimento odontológico. O implemento desse novo serviço possibilita assistência, principalmente àquelas pessoas que não podem, por conta de suas ocupações de trabalho, irem ao médico durante o dia. O Secretário de Saúde Cícero França diz que o novo projeto de atendimento tem sido de grande importância para a população cratense, que antes não dispunha dessa nova alternativa. Ele afirma que a demanda de serviços tem sido considerável, principalmente na área ambulatorial.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato realiza VIII Conferência de Saúde a partir do dia 30

O município do Crato abrirá espaço para o debate com os diversos setores da saúde e da comunidade, com a realização da VIII Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, nos dias 30, 1º e 2 de julho. Um dos convidados a participar é o Secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos. Entidades representativas como as associações, administradores hospitalares, setor público, profissionais de saúde de uma forma geral e o Conselho Municipal de Saúde estarão discutindo e articulando novas alternativas para a melhoria deste setor no município cratense. Durante a conferência serão votados os delegados que irão representar o município nas instâncias regional e estadual da Conferência de Saúde.

Fonte: PMC

Conselho do Crato realiza reunião sobre a VI Conferência de Assistência Social

O Governo do Crato em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizaram nesta segunda-feira, dia 27, na sede da Secretaria, reunião com os conselheiros e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, para sugestões e idéias sobre a VI Conferência Municipal de Assistência Social.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍICAS - Secretaria de Saúde do Crato promove oficinas e ação participativa nesta terça-feira


A Secretaria de Saúde do Crato realiza nesta terça-feira, dia 28, uma ação participativa e oficinas dos Programas Saúde e Prevenção na Escola - PSE e Programa Saúde, nas Escolas SPE da rede municipal e estadual. O evento que acontecerá a partir das 8 horas, no Teatro Salviano Arraes Saraiva e terá a coordenação da enfermeira Suzamélia Brito, bem como parceria do Projeto Adolescer com Saúde, que é uma parceria do Liceu Crato com acadêmicos da Universidade Regional do Cariri - Urca.

O Secretário de Saúde do Crato, Cícero França, vem desenvolvendo diversas ações no que diz respeito a educação para prevenção e combate a doenças, garantindo assim mais saúde para a população cratense.

Fonte: PMC

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30