xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/06/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 junho 2011

Enquanto isso na cidade de Sobral – Inauguração do novo Parque de Exposições da Região Norte Por: João Paulo Fernandes


O município de Sobral, localizado no Norte do Estado, terá a partir deste domingo (26) um novo espaço para a realização de grandes eventos do setor, em especial os voltados ao agronegócio. O novo Parque de Exposições da Região Norte será inaugurado pelo governador Cid Gomes, às 20 horas. As novas instalações marcarão a abertura da 49.º Exposição Agroindustrial da Zona Norte (Exponorte).

Com uma área de construída de 17.594,98 m², o Parque contará com um centro de eventos, área de apoio técnico, apoio administrativo, cinco guaritas, oito pavilhões para bovinos, oito pavilhões para caprinos, um para equinos, uma pista de vaquejada, três blocos de banheiros públicos, seis blocos de apoio, sala de primeiros socorros, um curral e uma cabine de julgamentos. O investimentos para a obra foram de R$ 23.137.478,12 oriundos do Tesouro do Estado.


Confira o vídeo do projeto do Parque de Exposições da Região Norte (fotos em breve)



Fonte: Assessoria de Imprensa da Seinfra

Cana-de-açúcar ainda temos. Mas, cadê os engenhos de rapadura? - Por Heládio Teles Duarte

Foto: Heládio Teles Duarte

Na busca da palavra certa - Por: Emerson Monteiro


Por melhor que seja o sonho, quando a gente acorda se sujeita correr logo a pegar a bagagem de ontem que largara em um canto no início do sono. Por mais limpo que esteja o sentimento adquirido com o repouso, a leveza no pensamento, se recorre aos velhos trastes deixados de ontem. Não sei explicar bem o motivo disso. Talvez acomodação. Insegurança de si. Ausência das alternativas práticas. Ou apego aos territórios do conhecido. Razões diversas, que todo mundo tem as suas.

Mas pode ser diferente. Se rever os conceitos e aprender outras razões que sirvam de base para construir de estradas reveladoras do que se sonhou com sofreguidão. Pode ser diferente, com certeza. E diante dessa oportunidade, conceitos internos carece de mostrar a nós próprios este direito de refazer a vida através das nossas buscas e nossos encontros.

O estudo das palavras significa esta visão de renovar o mundo em nós, pois a cara do mundo nada mais representa do que cara que a gente oferece todo dia. Dominar as camadas internas da criatura que nós somos, é nossa principal meta diária. O papel que a gente desenvolve tem tudo a ver com a forma de acreditar neste processo continuado.

Os artistas sempre falar disso. Os músicos, do som universal. Os pintores, da tela ideal. Os filósofos, dos mundos perfeitos. Os místicos, do reino da realização do ser, o Paraíso. Pais, de uma família unida e forte. O discurso de Luther King, dizendo que teve um sonho em que lobos pastavam ao lado de ovelha.

Para mudar os tempos já existe um ator, a raça, a dos seres humanos.

Nisso, todo momento vem qual ocasião pronta na edificação da paz, objetivo da multidão inteira. Por mais que haja o instinto do poder, a fome do ouro e a ânsia do prazer, de plena consciência o que todos desejam é viver longe das aflições da intranquilidade e da insegurança.

Saber o que facilita em tudo a tal busca guarda estreita ligação consigo mesmo e com o próximo. Saber pisar esse chão com o espírito desarmado, porque deixou de existir pretextos de defesa constante das armadilhas, porquanto os humanos resolvem tirar do sonho e trazer à realidade o valor da amizade.

Usar a inteligência em nome desta condição de harmonia social tornou-se a via principal das existências. Aquela mania feia de subir na cacunda dos outros para chegar no alto deixará de justificar tanta guerra, miséria humana, tantos abismos cavados diante da história.

Esta palavra mágica, a Paz, deverá sair de dentro dos discursos e ganhar as ruas e os campos, realizar maravilhas. Conhecer e usar este conhecimento produzirá os milagres que a vida oferece no barco do tempo e encherá as medidas da alegria, traduzindo em bênçãos as colinas infinitas da Esperança.

O Paraíso da Bandidagem – por J. Hildeberto Jamacaru de Aquino




Ronald Biggs, inglês, ladrão. Gino Amleto Meneghetti, italiano, ladrão. Josef Rduolf Mengele, alemão, médico, nazista, tido como o "Anjo da Morte". Cesare Batistti (foto ao lado), italiano, terrorista, assassino.

E a lista prossegue.

Isso fora os que vivem clandestinamente e sem serem incomodados em nosso acolhedor Brasil. Logo nós, que, mal vistos e algumas vezes pessimamente tratados no exterior, somos forçados a acolher essa súcia de malfeitores, inclusive sob o manto protetor da Justiça, que os redime e lhes assegura direitos como a qualquer cidadão brasileiro.

Isso mesmo contrariando convenções internacionais. E tudo em nome da nossa "soberania" e outros falhos argumentos. Privilegiamos bandidos. Já não nos basta a bandidagem que segue impune e assola nosso país, e nos diversos escalões sociais, inclusive dos nossos Poderes? Pior é que ainda somos induzidos a acreditar que se age na preservação de "perseguidos políticos" ou outras inverdades.

É estrangeiro e bandido, tem privilégios. Então, que venham todos, abrimos-lhes os braços em nome da nossa inconsequente hospitalidade e do culto à impunidade.
J. Hildeberto Jamacaru de Aquino, e-mail: hildebertoaquino@yahoo.com.br / Postado por Armando Lopes Rafael


Comentário do postador:

A nota acima foi publicada no jornal “Estado de S.Paulo”, edição deste sábado. Coincidentemente ,logo abaixo estava este comentário:

“Dois cubanos esportistas honestos, com o saco cheio da miséria do comunismo de Fidel, aqui pediram exílio, mas foram rapidamente caçados e mandados de volta por ordem do nosso brilhante ex-presidente Lula. Onde estavam os juízes do nosso STF? Não deram trabalho para eles. Agora, um criminoso, assassino condenado pela Justiça italiana, que certamente não é composta de idiotas, pelo simples fato de ser comunista, é recebido de braços abertos pela cambada bolchevista liderada por Tarso Genro. Foi negada a sua extradição, liberado para ficar e trabalhar no Brasil, provavelmente em Brasília, com todo o apoio do nosso STF, que deu nosso famoso "jeitinho" para deixar nossos "vermelhinhos" felizes e contentes. Afinal, lugar de bandido onde é?
Maria Elvira Brandileone - e-mail: mara.brandi@hotmail.com”

Nova Universidade Federal no CARIRI - ( Ah! Lá.... no Cariri )


Nota: Não é querendo ser bairrista, apesar de que Crato está se encaminhando para ser apenas um bairro [ Do Cariri ], mas nossos leitores sabem que quando dizem: DO CARIRI, já se sabe que vai ser em Juazeiro, certo ? O Cariri hoje se resume a Juazeiro do Norte na cabeça dos "figurões". Agora, quando dizem: "Vai se instalar em Barbalha, ou Crato", aí realmente, a gente tem alguma chance. Anotem este comentário e se ele não acontecer, vai ser a excessão da regra. Salve Pedro Esmeraldo e jurandi Temóteo...

Crato. O Ministério da Educação e Cultura vai instalar uma Universidade Federal no Cariri. O anúncio foi feito ontem, nesta cidade, pelo governador Cid Gomes, durante a instalação do "Governo do Ceará na Minha Cidade". Na oportunidade, ele destacou um elenco de obras estruturantes que estão sendo executadas no Cariri, entre as quais a restauração do canal do Rio Granjeiro, que foi danificado pela enchente do dia 28 de janeiro. Depois da abertura do encontro, o governador, acompanhado de secretários, fez questão de visitar o canteiro de obras do canal.

O evento foi na quadra Bicentenário, localizada na Praça Alexandre Arraes, que será restaurada com mais três praças do Crato, com recursos do Banco Mundial e Governo do Estado. Cid reconheceu que o programa Minha Casa Minha Vida não correspondeu à expectativa no Ceará. Nos Municípios com mais de 50 mil habitantes, não andou, admitiu ele, colocando a culpara na burocracia. Explica que o Ceará, em 2010, podia construir 21 mil casas, na faixa de zero a três salários mínimos. Mas só foram feitas 13 mil. Sobram oito mil, pois não apareceram construtoras interessadas. No Crato, não foi construída nenhuma. Entre as ações anunciadas, está a entrega das chaves de 31 casas, do Programa Minha Casa Minha Vida, para substituição as de taipa.

Na foto: Governador Cid Gomes e secretários visitaram as obras do canal do Rio Granjeiro, ontem - FOTO: ANTÔNIO VICELMO.

Fonte: Diário do Nordeste

Crato, Cidade Sem Lei - às 03:30 da manhã, som alto no Parque de Exposições - DE NOVO !!!


Morra sufocado, ou saia da cidade. Quem tiver alergia ou problemas respiratórios, está ferrado!




Meus amigos,

É
ruim ter que reclamar sempre por coisas que são do povo por direito. O direito à PAZ, o direito à tranquilidade. Eu não gosto de ser o portador de más notícias no Crato, sabe ? E é ruim ser reclamado também, mas quando as nossas autoridades não fazem o dever de casa, é preciso botar a boca no trombone e reclamar!

Cadê o controle urbano do Crato ? Cadê o secretário Nivaldo ? Cadê as autoridades ? 03:30 da manhã na Vilalta. Som alto vindo do lado do parque de exposições sem qualquer providência. Como se isso não bastasse, Crato é só fumaça tóxica de fogueiras de São João feitas de lixo, madeira verde e plásticos. Não é madeira boa, é fumaça tóxica, cancerígena feita da combustão de qualquer porcaria que jogam ao fogo.

Os olhos já vermelhos de tanta fumaça que adentrou pela casa e não quer mais sair, olho para a luz do poste a 30 metros e a fumaça nas ruas é tanta, que faz uma cortina e um halo em volta da lâmpada. Mas que inferno nessa cidade, hein ? A vida em paz às vezes é quase impossível, e sem conserto. Quando é que as autoriades vão encarar os problemas com a seriedade necessária e passar a fazer cumprir as leis na cidade do Crato ? Porquê os nossos ilustres vereadores não já criaram uma lei abolindo fogueiras dentro do perímetro da cidade ? Alô, George Macário, novo vereador. Você que tá entrando agora, meu filho, vamos cuidar dessa cidade, fazer aí essa lei contra fogueiras, e para multar pesadamente quem descumprir a lei, e quem poluir nossa Chapada do Araripe ?

Dihelson Mendonça

No Rio de Janeiro, turista cai de bondinho na lapa e é assaltado enquanto morre


O turista francês Charles Damien Pierson, de 24 anos, morreu nesta tarde no Rio de Janeiro ao cair do bondinho que liga o centro ao bairro de Santa Teresa. O bonde trafegava sobre os Arcos da Lapa, cuja altura é de 17,6 metros, quando o jovem, que viajava no estribo, do lado de fora do veículo, inclinou o corpo para tirar uma fotografia. Ele, então, perdeu o equilíbrio e caiu. O trilho é cercado por tela, mas, segundo as testemunhas, a proteção só fica presa pelas laterais, em barras de ferro. Pierson teria caído junto ao meio-fio e escorregado por baixo da tela.

Um morador de rua, que presenciou a queda, contou que dois adolescentes roubaram a câmera fotográfica do turista e pertences que estavam em seu bolso. Ele disse que o rapaz agonizou alguns instantes, mas já estava morto quando os bombeiros chegaram. Pierson estava acompanhado de uma alemã, que havia conhecido há poucos dias na cidade. A moça entrou em desespero e foi amparada por uma família de Belo Horizonte (MG) que também fazia o passeio. O grupo seguiu para a 5.ª Delegacia de Polícia (DP), de Mem de Sá, onde o caso foi registrado.

Cerca de 1.500 pessoas trafegam diariamente nos bondinhos de Santa Teresa, importante ponto turístico do Rio de Janeiro. O transporte de passageiros no estribo é usual e não há norma que proíba a viagem do lado de fora do bonde. Os veículos, centenários, foram modernizados recentemente pela Secretaria de Estado de Transportes e ganharam motores novos.

Fonte: Estadão

Prefeito de Senador Pompeu poderá ser expulso do PT


A prefeita de Fortaleza e presidente regional do PT no Ceará, Luizianne Lins, decide na próxima segunda-feira (27) se expulsa do partido o prefeito de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira. Ele está foragido da Justiça depois que teve sua prisão preventiva decretada. O prefeito fugiu da cidade a 275 quilômetros de Fortaleza em um ônibus juntamente com todo seu secretariado que também teve a prisão preventiva decretada pela Justiça.

O grupo é acusado pelo procurador de Justiça, Luís Alcântara, por lavagem de dinheiro, desvio verba público e crime de peculato. "Temos provas seguras que eles alteraram o banco de dados da prefeitura e podem em caso de liberdade prejudicar a apuração da verdade", disse hoje o promotor à TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo em Fortaleza).

Dos 12 mandados de prisão expedidos até agora pela Justiça somente um acusado foi encontrado e preso. Trata-se o funcionário de um empreiteira, que foi denunciado por envolvimento no esquema de corrupção. O prefeito de Senador Pompeu deve se entregar amanhã, promete o advogado dele, Paulo Quezado, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará.

Central de Notícias

Preso no Ceará, um dos bandidos mais procurados pela polícia carioca


A Polícia do Ceará prendeu, na manhã desta sexta-feira (24), um dos bandidos mais procurados no Rio de Janeiro. José Gentil Gomes da Silva, de 55 anos, conhecido como “Pinguim”, foi preso na CE-253, no trecho entre os municípios de Mucambo e Graça, na região da Ibiapaba.

De acordo com informações do comandante Artunane Aguiar, da 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar de Tianguá, o bandido foi preso durante a Operação Bloqueio, que vem sendo realizada nas divisas do Ceará com outros Estados. Gentil estava em um caminhonete, quando foi parado pelos policiais.

“Ele até tentou disfarçar o sotaque carioca, mas acabou gerando mais suspeitas”, disse o comandante. Por conta disso, os policiais resolveram investigar a ficha criminal dele e perceberam que ele já respondia por vários crimes e que era procurado pela Polícia. Após a prisão, o bandido foi levado para a Delegacia de Tianguá e deve ser transferido, em breve, para a Delegacia de Capturas, em Fortaleza.

José Gentil é acusado de vários crimes no Rio de Janeiro. Segundo a Polícia, ele possui oito mandados de prisão por assaltos e responde a mais seis inquéritos policiais, além de ter três condenações. No Ceará, o bandido havia realizado um assalto a um comerciante da cidade de Graça. Desde esse crime, vinha sendo investigado também pela Polícia cearense.

Fonte: Jangadeiro Online

Hackers miram Ceará

"No Twitter, os hackers se vangloriavam de ter derrubado sites de “ladrões”"

O
grupo de hackers denominado LulzSecBrazil, responsável pelos recentes ataques a sites governamentais, divulgou ontem que está trabalhando para obter dados do Governo do Ceará, da “máfia das licitações” e de “processo seletivo”, conforme postou o grupo, sem dar detalhes, na rede de microblogs Twitter. A informação é do Portal Terra.

“Quem estiver a bordo de nossa tripulação de um RT que vem fogo.. aquivos do governo do CE e a mafia das licitacoes e processo seletivo!”(sic), publicou o grupo, em uma possível referência à onda de escândalos envolvendo certames de prefeituras cearenses.

Ontem, no mesmo dia em que a LulzSecBrazil divulgou dados do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e da presidente Dilma Rousseff (PT), outro grupo reivindicou a autoria de um suposto ataque a centenas de sites de prefeituras do Interior do País.

A organização brasileira o Fatal Error Crew teve como alvo mais de 500 sites, a maioria de prefeituras, mas também de entidades como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM. Por mensagens no Twitter, os hackers se vangloriavam de ter derrubado sites de “ladrões”. (das agências).

Fonte: O POVO

ACREDITE SE QUISER - CRIATURA ENCONTRADA NO CEARÁ PODE SER FILHO DE INSETO COM HUMANO ?


Nota: Meus amigos, eu nem ia publicar essa notícia aqui, mas no meu leitor de notícias, está listada em mais de 40 sites importantes, o que não a torna verdade, mesmo se repetida por 1000 vezes. Mas, já que estão falando muito, trago para vocês apreciarem isso que eu pessoalmente, considero uma tolice, ou um embuste escrito por algum blogueiro que quer apenas atrair público ao seu site, porque conforme vocês irão ler, faltam muitas informações. No Crato, nós temos um ditado: "Só no Crato mesmo". Esse "achado" aí não foi no Crato, mas foi bem ali, na cidade de Brejo Santo. Leiam a matéria e depois a gente comenta...

Cruzamento entre espécies, ou Conversa pra boi dormir ?

Foi divulgado em alguns blogs do interior do Ceará, um fato possivelmente ocorrido no mês de abril deste ano na cidade de Brejo Santo, com a seguinte manchete:

´Criatura encontrada no Ceará pode ser filho de inseto com humano´

Foi encontrada na cidade de Brejo Santo, Ceará, uma criatura que deixou todos os moradores espantados. O ser, que parece uma mistura de humano com algum inseto, foi encontrado no sítio dos pequenos agricultores, Raimundo e Maria Augusta. Ao avistarem a criatura, ligaram para a Polícia Ambiental.O policial que atendeu a ocorrência, Jair Pontes, ficou abismado com o que viu: ´Parecia uma mistura de uma abelha como um humano, sabe?

Não sabia nem o que fazer com aquilo. Resolvi levá-la para a delegacia, e deixar nas mãos do delegado. Não queria ter nada com aquilo.´ O delegado de plantão, Paulo da Silva, alertou o departamento de Paleontologia da Universidade Federal do Ceará.

Em nota oficial, divulgada à imprensa, o reitor da universidade informou o seguinte: ´Não sabemos direito o que este ser é ou representa. Aparentemente é resultado de uma relação sexual entre um humano, e um inseto. Pode parecer constrangedor, mas isto ocorreu no nosso estado.

Vale salientar que a criatura estava com uma temperatura muito elevada, o que nos faz cogitar que estava viva quando foi encontrada.´ Raimundo e Maria Augusta foram procurados para depor sobre o acontecido, mas estão foragidos e seu sítio foi completamente destruído por um incêndio.´ Em contato com autoridades locais, ninguém quis ou não souberam falar sobre o assunto. Más será mesmo que esse fato aconteceu? Ou poderia ser uma grande mentira?

Fonte: Senador Sá OnLine, e vários sites da internet

Nota2: meus amigos, como eu disse: Acredite... se quiser. Resta saber o tamanho desse "inseto" referido no artigo, ou o tamanho do "japonês" bom de cama, responsável por esse feito extraordinário.

Câmara Municipal cumprimenta Crato pelos 247 anos

O Presidente da Câmara Municipal – Vereador Florisval Coriolano (PTC), demais vereadores e funcionários aproveitando a data dos 247 de emancipação política do Crato, enviam à toda comunidade, os votos de paz e saúde, acreditando que só através do trabalho, união e determinação poderemos construir um Município progressista. CRATO 247 ANOS.

Fonte: CVC

Câmara aprovou projeto do executivo que aumenta número de vagas para o concurso público.


Nota: A notícia é de alguns dias, mas vale a pena conferir, pois muita gente pode não estar sabendo.


A Câmara Municipal do Crato se reuniu, nesta segunda-feira - dia 20, para discutir e votar dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo.

O primeiro Projeto de Lei (no. 0206001/2011 ) altera o caput do artigo 1º da lei 2. 562, de 08 de setembro de 2009, que ampliou definitivamente a jornada de trabalho dos docentes que atuam em regime de trabalho de vinte horas semanais, em sala de aula. No texto do projeto consta a alteração requerida que tem a finalidade de ordenar o disciplinamento da categoria do magistério, objetivando a melhoria do serviço público, em conjunto com o princípio da economicidade.

O Pressidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Crato – Francisco de Matos Jr, disse que a nova lei beneficia em torno de 19 professores, que ingressaram no magistério antes da promulgação da Constituição Federal, em 1988. Com a reralização do próximo concurso público, todos perderiam suas vagas.

O segundo Projeto de Lei (no. 1306001/2011) que propõe a alteração do artigo 1º da Lei 2. 667, de 10 de fevereiro de 2011, que autorizou o Poder Executivo Municipal a realizar concurso público, criar cargos e dar outras providências. A mensagem propõe um aumento no número de vagas, a alteração na nomenclatura dos cargos, que serão ofertados no concurso público a ser realizado por este Município, estabelecer requisitos de provimento desses cargos, bem como adequar o valor dos vencimentos à evolução salarial proporcionada aos servidores municipais em exercício, ocorrida neste ano.

O Vereador Guer (PSDB) ressaltou a importância dos projetos enviados pelo Executivo para Câmara, uma vez que os servidores públicos e a comunidade foram os mais beneficiados. Guer destacou também o trabalho do Legislativo, que mesmo já em recesso, não colocou obstáculo para se reunir e votar as matérias, sem ônus para os cofres públicos.

O Presidente da Câmara Municipal – Vereador Florisval Coriolano (PTC) afirmou que os projetos de lei do executivo é também uma vitória do Poder Legislativo, já que a primeira proposta sobre o concurso público, enviada a “Casa do Povo”, só determinava um número de 160 vagas. Após uma reunião, entre os vereadores e o Prefeito Samuel Araripe, em seu gabinete, no mês de fevereiro, ficou acordado um número de 350 vagas. Agora, um novo Projeto de Lei aumentando mais dez vagas e alguns cargos. Falorisval aproveitou para enfatizar à população que durante o recesso da Câmara, se algum projeto ou fato justificar a necessidade de uma sessão extraordinária, os vereadores estarão prontos para servir a sociedade.

Fonte: CVC ( Câmara de vereadores do Crato )

São João, maior festa do Nordeste - Por Heládio Teles Duarte

Foto: Heládio Teles Duarte

Ainda existem juízes em Berlim -- por Armando Lopes Rafael


Ao ler o magnifico texto escrito e postado por Emerson Monteiro, sob o título em tela, senti vontade de pesquisar o fato por ele mencionado ei-lo abaixo:

Em 1745, o rei Frederico II da Prússia, ao olhar pelas janelas de seu recém-construído palácio de verão, não podia contemplar integralmente a bela paisagem que o cercava. Um moinho velho, de propriedade de seu vizinho, atrapalhava sua visão. Orientado por seus ministros, o rei ordenou: destruam o moinho!

O simples moleiro (dono de moinho) de Sans-soussi não aceitou a ordem do soberano. O rei, com toda a sua autoridade, dirigiu-se ao moleiro: Você sabe quem eu sou? Eu sou o rei e ordenei a destruição do moinho! O moleiro respondeu não pretender demolir o seu moinho, com o que o rei soberano redarguiu: Você não está entendendo: eu sou o rei e poderia, com minha autoridade, confiscar sua fazenda, sem indenização!

Com muita tranquilidade, o moleiro respondeu: Vossa Alteza é que não entendeu: ainda há juízes em Berlim! Moral da história: é importante estimular a consciência cívica e rememorar a biografia desses grandes homens que fizeram a história da humanidade, para que não se percam os poderes de indignação e de ação.

O moleiro não sabia se os juízes de Berlim iriam decidir a seu favor e isso não era o mais importante. O relato serve para não permitir o esquecimento sobre a importância da independência do magistrado - valor dele inseparável. A condição de livre, honesto, independente e obediente sim, mas apenas à lei e à sua própria consciência. Como dizia Cícero em sua antítese: “Devemos ser escravos da lei para poder ser livres”. “O direito é uma proporção real e pessoal, de homem para homem, que, conservada, conserva a sociedade, corrompida, corrompe-a” (Dante Alighieri). Essa história é verdadeira e, em momentos importantes, merece sempre ser lembrada.

O moinho (símbolo de liberdade) ainda impera soberano ao lado do Castelo (Palácio de Sans-soussi, em Potdsdam, cidade a 30 minutos de Berlim)....

PS Imaginem se o fato se tivesse passado numa República! Não vou descer a tanto de pensar numa república como a Venezuela, Bolívia ou Cuba... Olho internamente, para a nossa República Federativa do Brasil dos últimos anos...
Diferente é a convivência dos poderes numa monarquia constitucional. Foi o que levou o genial Monteiro Lobato a escrever o abaixo, comparando o Brasil Império, sob Dom Pedro II, com a República “proclamada” pelo marechal Deodoro da Fonseca. A conferir.

“O juiz era honesto, se não por injunções da própria consciência, pela presença da Honestidade no trono. O político visava o bem público, se não por determinismo de virtudes pessoais, pela influencia catalítica da virtude imperial. As minorias respiravam, a oposição possibilitava-se: o chefe permanente das oposições estava no trono. A justiça era um fato: havia no trono um juiz supremo e incorruptível. O peculatário, defraudador, o político negocista, o juiz venal, o soldado covarde, o funcionário relapso, o mau cidadão enfim, e mau por força de pendores congeniais, passava, muitas vezes, a vida inteira sem incidir num só deslize. A natureza o propelia ao crime, ao abuso, à extorsão, à violência, à iniquidade – mas sofreava as rédeas aos maus instintos a simples presença da Equidade e da Justiça no trono.
Ignorávamos isso na monarquia.
Foi preciso que viesse a republica, e que alijasse do trono a Força Catalítica para patentear-se bem claro o curioso fenômeno.
A mesma gente, o mesmo juiz, o mesmo político, o mesmo soldado, o mesmo funcionário até 15 de novembro honesto, bem intencionado, bravo e cumpridor dos deveres, percebendo, na ausência do imperial freio, ordem de soltura, desaçamaram a alcateia dos maus instintos mantidos em quarentena. Daí, o contraste dia a dia mais frisante entre a vida nacional sob Pedro II e a vida nacional sob qualquer das boas intenções quadrienais que se revezam na curul republicana.

Pedro II era a luz do baile!"

Academias de ginástica estão ilegais no Cariri - Reportagem: Antonio Vicelmo


Pedro Campelo, promotor de Justiça do Crato, diz que as academias estão interessadas na regularização - FOTO: ANTÔNIO VICELMO - Ministério Publico assina Termo de Ajustamento de Conduta para cumprir legislação referente a academias.

Crato. "A maioria das academias de ginástica do Cariri funciona ilegalmente". A denúncia está sendo feita pelo presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref), Antônio de Pádua Soares, com base numa fiscalização realizada em 37 academias da região - 21 em Juazeiro, 11 no Crato e cinco em Barbalha. Pádua explica que, para funcionar, as academias precisam de CNPJ, alvará da vigilância sanitária, certificação do Conselho Regional e o acompanhamento de profissionais de Educação Física, credenciado pelo Cref. A lei considera infração à legislação sanitária "instalar ou manter em funcionamento institutos de esteticismo, ginástica e fisioterapia sem licença do órgão sanitário competente ou contrariando o disposto nas demais normas legais e regulamentares pertinentes".

O assunto foi levado ao conhecimento do Ministério Público, que assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com academias de ginástica do Crato, visando o cumprimento das disposições legais. A primeira providência foi notificar todas as academias listadas na representação para apresentação de defesa no prazo de 15 dias úteis.

O Ministério Público designou uma audiência com o objetivo de discutir o assunto. De acordo com o promotor Pedro Campelo, os eventuais erros estão sendo corrigidos com o apoio das academias que estão interessadas em resolver os problemas.

O TAC teve início a partir de uma representação apresentada ao Programa Estadual de Proteção do Consumidor (Decon-Crato) pelo presidente do Conselho Regional. Na representação, ele explica que o Cref procedeu à fiscalização nas academias da cidade do Crato, tendo constatada uma série de irregularidades. Dentre as quais, foi citada a oferta de serviços de atividade física por profissionais "leigos", sem formação ou registro na entidade profissional, algumas sem alvará sanitário, além da perniciosa prática do uso indevido de anabolizantes, medicamentos esteroides que alteram o metabolismo, funcionando como hormônios masculinos naturais, ajudando a aumentar a massa e a força musculares do atleta.

"A utilização de anabolizantes prejudica o sistema cardiovascular, causa lesões no fígado e nos rins, degrada a atividade cerebral e aumenta o risco de câncer", adverte a nota do Conselho Regional, advertindo que a regularização destas academias é uma questão de saúde pública. "A academia de ginástica é um local voltado para a saúde, para adquirir ou melhorar sua qualidade de vida. Portanto, um local onde você deve se sentir bem", justifica o Cref.

Entrosamento

Não há um levantamento oficial no País sobre a desistência de clientes nas academias de ginástica, onde a maioria convive com uma rotatividade muito grande de matriculados. Em alguns casos, apenas 30% dos alunos passam de três meses e 20% completam um ano ou mais. Em quase todas, a lista de ex-alunos é muito superior a de frequentadores assíduos.

Um dos prováveis motivos para isto é a falta de entrosamento entre o aluno e o seu instrutor. Daí a importância da presença de um profissional de Educação Física na condução dos trabalhos. O professor é uma das peças mais importantes num programa de qualidade em academia de ginástica.

A empatia entre praticante e professor depende mais deste do que daquele nas aulas diárias. O instrutor deve reunir experiência, capacidade de liderança e sensibilidade para lidar com as diferentes situações com seus clientes e, com isso, mantê-los motivados na academia.

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe onLine

Jornalista do O Povo afirma que foi erro noticiar Iguatu incluida entre cidades investigadas por corrupção


O jornal O Povo, trouxe em sua manchete de capa deste dia 24 de junho, que oitenta prefeituras do Estado do Ceará, poderão estar envolvidas no escândalo do empresário Raimundo Morais Filho, o Moraisinho, que se encontra preso por requisição do Ministério Público cearense, por supostas licitações viciadas e desvio de dinheiro público. O município de Iguatu que é referência para o Estado do Ceará em se tratando de administração pública, foi citado na matéria como contratante de empresas do esquema fraudulento.

Certo de sua responsabilidade, honestidade, o prefeito Agenor Neto ligou para a redação do Jornal O POVO, para informar que jamais o município de Iguatu, contratou com essas empresas, postulando, pois, por maiores esclarecimentos.

Como era de esperar, o JORNAL O POVO, após suas consultas formais, manifestou-se que realmente cometeu um grande equívoco, confirmando sem dúvida, “que o Poder Executivo de Iguatu nada tem com a denúncia publicada”. O jornal O POVO comprometeu-se em corrigir a matéria.

Este blog ( Iguatu Diário ) em ligação telefônica para a jornalista Lucinthya Gomes do O Povo afirmou que realmente foi um equívoco por parte do jornal e disse que houve uma confusão no momento da pesquisa feita ao portal do TCM e, por conta desse erro iria neste dia 25 de junho vir com uma nova matéria com a devida correção.

Fonte: Blog Iguatu Diario

Quadrilha icoense é a campeã das regiões do Centro-Sul e Vale do Salgado


Nota: Como diria o Mestre Elói: "É quadrilha de São João, sô...
"

O Icó, através da quadrilha do DNER, foi o grande campeã da etapa regional do XIII Festejo Ceará Junino, onde as quadrilhas das Regiões Centro-Sul e Vale do Salgado disputaram uma vaga para a grande final que irá acontecer em Fortaleza, no Centro Cultural Dragão do Mar. O evento regional foi realizado na vizinha cidade de Iguatu.

A 2º noite de apresentações foi realizada nesta quinta-feira (23), no Largo da Telha, e participaram as quadrilhas juninas Arraiá do Certão (Iguatu), Arraiá Valente Nordeste (Icó), Arraiá do DNER (Icó) e Arraiá do Sol Nascente (Iguatu).

MAIS PREMIAÇÃO - Além do troféu mais disputado, o Arraiá do DNER trouxe para o Icó os prêmio de melhor noiva, melhor noivo e, pela segunda vez, melhor rainha. Os vencedores da região se apresentarão no dia 29 de junho, dentro da programação do Icó Junino.

Fonte: Site Icó é notícia de Yuri Guedes

Manchetes de hoje, Domingo, 26 de Junho, no JORNAL CHAPADA DO ARARIPE - Internet


As Notícias do Cariri, do Brasil e do Mundo.


http://4.bp.blogspot.com/-L6ivsg4SCgs/TdEKdEu8IGI/AAAAAAAAXLo/GGbzwChJfzs/s1600/jornal_chapada_do_araripe_logo_650.jpg

Clique nos links abaixo para ler as principais Notícias de hoje:


- Jornalista do O Povo afirma que foi erro noticiar Iguatu incluida entre cidades investigadas por corrupção
-Palestra sobre drogas é ministrada em Ponta da Serra – Por Dionísio Alves
-Rotary Club de Crato completa 74 anos de serviços à comunidade – Por: Audir de Araújo Paiva
-Prefeito de Senador Pompeu poderá ser expulso do PT
-Preso no Ceará, um dos bandidos mais procurados pela polícia carioca
-Hackers miram Ceará
-Asteroide do tamanho de uma casa passará perto da Terra
-Estranha criatura é encontrada no Ceará
-Governo Itinerante aconteceu em Crato

- Nova Universidade Federal no CARIRI
-Câmara Municipal cumprimenta Crato pelos 247 anos
- Academias de ginástica estão ilegais no Cariri – Reportagem: Antonio Vicelmo
-Câmara aprovou projeto do executivo que aumenta número de vagas para o concurso público
-Ainda existem juízes em Berlim — por Armando Lopes Rafael
-Quadrilha icoense é a campeã das regiões do Centro-Sul e Vale do Salgado
-Secretário de Cultura garante apoio a grupo para intercâmbio Crato Portugal
-Segundo Jornal “O Povo”, 80 prefeituras teriam contratado serviços de empresas questionáveis
-Município de IGUATU é citado por jornal “O Povo” no esquema de licitações fraudulentas do Ceará – Prefeito Agenor Neto nega
-Ceará celebra 1º união homossexual no presídio feminino
-São João do Nordeste em Juazeiro do Norte – Por Beto Fernandes
-O Olhar da Morte – Por: Milton Simon Pires
-Governo do Ceará na Minha Cidade acontece em Russas neste sábado (25)
-Coluna Armando Rafael – As Notícias do Cariri ( 25 de Junho )
-Sindicato dos Bancários do Cariri convoca categoria para a Assembleia Geral Extraordinária, no dia 30/06/2011
-NOVOS MUNICÍPIOS – Distritos aguardam lei para plebiscito de emancipação
-O maior Benfeitor de Crato – Dom Vicente de Paulo Araújo Matos – Por: Armando Rafael
-Ainda há juízes em Berlim – Por: Emerson Monteiro
-ExpoSãoJoão: Começou o Festival de Quadrilhas e o São João Popular do Crato – Wilson Bernardo.
-Festa do Município do Crato foi a mais alegre e colorida dos últimos anos
-Venda de produtos pirotécnicos não será mais nas proximidades do canal
-Saúde em Crato terá unidade móvel de coleta para exames laboratoriais
-Crato se prepara para a VIII Conferência Municipal de Saúde
-Governo do Crato entrega ônibus e motos para Educação e Guarda Municipal
-Municípios do Cariri serão beneficiados com ações da Secretaria das Cidades
-LIVRE-SE DE CERTAS MULTAS DE TRANSITO : Leia essa dica !
-George Macário é o mais novo vereador do Crato
-Semana do Município: Crato, 247 Anos de Emancipação Politica e Bibliotecas Públicas – Wilson Bernardo
-Extração Ilegal de Madeira na Chapada do Araripe
-Prof. Zé Nilton de Figueiredo questiona se o Crato teria sido mesmo emancipado no dia 21 de Junho
-Crato é o quinto município mais velho e o sexto na economia do Ceará
-Azul Linhas Aéreas inicia operações no Aeroporto de Juazeiro do Norte
-UTI do Hospital Regional do Cariri começa a receber os primeiros pacientes
-SAÚDE – Tinitus ou Zumbido no Ouvido. Tem Cura ?
-Divulgados nomes dos novos titulares da Cegás, Cagece e URCA
-Bandidos bloqueiam estrada e cometem assaltos no Cariri
-Ceará sofre com operadoras de telefone. Por: João Paulo Fernandes
-A liberação da marcha da maconha – Por: Archimedes Marques
-Somos Reflexos Ou O Próprio Espelho? – Por: Luiz Cláudio Brito de Lima



Descubra o mundo do Cariri, a sua história, a sua cultura e as notícias da região. O Jornal Chapada do Araripe Online é o maior portal de notícias do Cariri na Internet. Contendo todas as matérias do Blog do Crato e as notícias das outras cidades do Cariri e Sul do Ceará enviadas por nossos colaboradores, aliando-se a uma qualidade visual de primeiro mundo, é a melhor forma de ver o Cariri na Internet, com qualidade, responsabilidade, e organização das matérias por conteúdo.

São mais de 20 editorias. Quer ler somente crônicas ? Basta clicar em "Crônicas". Há mais de 300 crônicas. Quer ver as últimas notícias do Cariri, do Ceará e do Mundo ? Estão todas lá. E que tal assistir vídeos, ouvir música, e procurar numa base de dados de mais de 15.000 artigos e mais de 120.000 fotos ? Descubra todo o Universo contido no Jornal Chapada do Araripe. O maior Portal do Cariri, acessível agora em todos os seguintes endereços:

www.chapadadoararipe.com
www.chapadadoararipe.net
www.chapadadoararipe.org
www.crato.org/chapadadoararipe
www.noticiasdocariri.com


Jornal Chapada do Araripe Online - Um mundo para você descobrir !


Esta mensagem foi enviada através da lista de Notícias do Cariri, do Jornal Chapada do Araripe. Se você não desejar receber mais notícias, ou modificar a sua forma de recebimento, clique na opção "Manage Your Subscription" logo abaixo, ou envie um E-mail para blogdocrato@hotmail.com que atenderemos prontamente.

PROF. PINHEIRO GARANTE APOIO A GRUPO PARA INTERCÂMBIO CRATO PORTUGAL

Prof. Pinheiro e Cacá Araújo


Durante encontro realizado na tarde de 24 de junho de 2011, no Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcanti, por ocasião do Governo Estadual itinerante, o dramaturgo Cacá Araújo entregou ao secretário estadual da cultura Prof. Francisco Pinheiro solicitação de apoio à turnê que a Cia. Cearense de Teatro Brincante realizará nos meses de novembro e dezembro deste ano em Lisboa-Portugal a convite do Intervalo Grupo de Teatro, tradicional companhia portuguesa.

A tomar conhecimento do ineditismo do projeto e da importância que ele representa na difusão da cultura cearense e brasileira, o secretário Pinheiro se prontificou a intermediar o financiamento necessário à viagem dos artistas caririenses à Europa, que já vem recebendo o apoio da Prefeitura Municipal do Crato na produção de seus trabalhos.

Cacá Araújo expondo o projeto

Orleyna Moura, Prof. Pinheiro e Cacá Araújo

Dois espetáculos serão apresentados na terra de Camões: "A Comédia da Maldição" e "A Donzela e o Cangaceiro", ambos escritos e dirigidos por Cacá Araújo, que trazem no elenco o profissionalismo e o talento de Orleyna Moura, Jonyzia Fernandes, Jardas Araújo, Charline Moura, Joênio Alves, Márcio Silvestre, Kelvya Maia, Paulo Fernandes, Edival Dias, Paulo Macêdo, Samara Neres, Josernany Oliveira, Rosa Waleska Nobre, Raquel Silva, Emerson Rodrigues, Monalissa Novais, Lifanco, França Soares e Wildeny Toyota.  

Segundo Jornal "O Povo", 80 prefeituras teriam contratado serviços de empresas questionáveis


http://1.bp.blogspot.com/-EnRGHk0BCzk/TgVYC24COKI/AAAAAAAAX3c/QdImH9tl6-E/s1600/mapa_do_esquema500.jpg


O esquema que levou à decretação da prisão de dois prefeitos tem raio de ação muito maior. Em 80 municípios, as prefeituras fizeram contratos com a rede de corrupção. Todas serão alvo de investigação, conforme promotor.

As investigações que resultaram nos mandados de prisão do prefeito de Senador Pompeu e outras 30 pessoas, na última terça-feira, podem surtir efeito dominó em dezenas de municípios. Levantamento feito pelo O POVO com informações do Portal da Transparência, disponibilizadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), identificou que pelo menos 80 das 184 prefeituras do Ceará já contrataram os serviços das empresas envolvidas no esquema do empresário Raimundo Morais Filho, o Moraisinho, que fraudava licitações.

Pelas informações do Portal da Transparência, as prefeituras contrataram os serviços destas empresas de 2006 até 2010. “Não vou dizer que estão no mesmo grau de comprometimento de Senador Pompeu, mas todas elas certamente serão alvo de investigação”, garantiu o promotor Luiz Alcântara, da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap).

Ele prefere não estimar o valor do rombo deixado pelo grupo, afirmando que qualquer estimativa “é temerária”. Em Nova Russas, o prefeito Marcos Alberto Martins Torres (PSC) já foi preso. O prefeito de Senador Pompeu teve prisão preventiva decretada. Segundo Alcântara, as investigações constataram que é o mesmo grupo atuando em vários municípios, com o mesmo “modus operandi” para desviar dinheiro.

Esse é, portanto, só o “pequeno começo”. “Em todos os municípios em que o grupo do Raimundo Morais atuou existe o comprometimento de servidores e agentes políticos com o crime organizado”, disse. Agora, ele garante que o Ministério Público atuará “de forma incansável” para identificar os autores, beneficiários e representará pela prisão preventiva de todos.

Além disso, a Procuradoria buscará ressarcimento de tudo aquilo que foi desviado de todos os municípios. Ele afirma que, uma vez decretados os mandados de prisão, é fundamental que os acusados sejam presos o mais rápido possível, para que não destruam as provas, para não ameaçarem nem constrangerem testemunhas e não continuem a desviar recursos públicos.

O POVO tentou ontem falar com a prefeita de General Sampaio, Eliene Brasileiro, presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) pelo celular. Três ligações foram atendidas, mas a pessoa não dizia nada e depois a ligação caía. Em seguida, o celular foi desligado. O POVO tentou também falar com a prefeita por meio da chefe de gabinete da Prefeitura. Segundo ela, a prefeita estaria na zona rural de General Sampaio e, por isso, incomunicável. Ela orientou que a reportagem enviasse um e-mail à prefeita, mas até o fechamento da matéria, ela não havia respondido. General Sampaio é um dos municípios da lista.

ENTENDA A NOTÍCIA

Muitos prefeitos devem estar preocupados com as investigações do Ministério Público. Pelo menos 80 já contrataram os serviços das empresas envolvidas no esquema do empresário Raimundo Morais Filho.

Lucinthya Gomes - JORNAL O POVO
lucinthya@opovo.com.br

Município de IGUATU é citado por jornal "O Povo" no esquema de licitações fraudulentas do Ceará - Prefeito Agenor Neto nega


O jornal O Povo, trouxe em sua manchete de capa de hoje (24\06), que oitenta prefeituras do Estado do Ceará, poderão estar envolvidas no escândalo do empresário Raimundo Morais Filho, o Moraisinho, que se encontra preso por requisição do Ministério Público cearense, por supostas licitações viciadas e desvio de dinheiro público. O município de Iguatu que é referência para o Estado do Ceará em se tratando de administração pública, foi citado na matéria como contratante de empresas do esquema fraudulento.

Certo de sua responsabilidade, honestidade, o prefeito Agenor Neto ligou para a redação do Jornal O POVO, para informar que jamais o município de Iguatu, contratou com essas empresas, postulando, pois, por maiores esclarecimentos.

Como era de esperar, o JORNAL O POVO, após suas consultas formais, manifestou-se que realmente cometeu um grande equívoco, confirmando sem dúvida, “que o Poder Executivo de Iguatu nada tem com a denúncia publicada”. O jornal O POVO comprometeu-se em corrigir a matéria.

Blog do Fabrício Moreira, via Lindomar Rodrigues

Ceará celebra 1º união homossexual no presídio feminino


A
primeira união estável homoafetiva no Instituto Penal Desembargadora Feminino Auri Moura Costa (IPF), em Aquiraz, foi celebrada nesta sexta-feira (24). O casal, Marluce Bezerra de Sousa e Andrelina da Silva, pode sacramentar a união que iniciou dentro do presídio em 2005 na presença de uma escrivã e de amigos. Marluce já responde sua pena no regime semiaberto, mas sua companheira Andrelina da Silva continua em regime fechado.

Para a secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, o compromisso selado pela primeira vez dentro de unidade penal cearense é um marco na igualdade de direitos.

A união estável entre pessoas do mesmo sexo foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal em votação unanime no último dia 05 de maio de 2011. A partir da decisão todos os casais sem distinção de sexo, podem fazer o registro em cartório de união estável e passam a ter direitos conjugais, tais como herança, Previdência Social, pensão alimentícia e divisão de bens, entre outros.

Fonte: Portal Verdes Mares

São João do Nordeste em Juazeiro do Norte - Por Beto Fernandes



A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através das secretaria de Comunicação e de Cultura, está apoiando a realização do São João do Nordeste, importante iniciativa da TV Globo que este ano contempla pela primeira vez a nossa cidade.

A iniciativa da TV Globo Nordeste acontece neste sábado, 25, a partir das 22h00 no Parque das Timbaúbas com grande show de Luiz Fidelis e a Banda Coquetel do Forró. Estão confirmadas também apresentações de quadrilhas juninas.

Através de um link as imagens de Juazeiro serão levadas para todo o Nordeste através da TV Verdes Mares Cariri com transmissão logo após o Programa Zorra Total. O São João do Nordeste será ancorado a partir de Caruaru com o apresentador Hugo Esteves e contará com a participação de equipes da TV Globo e de suas filiadas do Pernambuco, Bahia, Paraíba, Sergipe e o Ceará.

Entre as atrações, além de Luiz Fidelis, estarão se apresentando Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins, Cezinha e outros. O São João do Nordeste será transmitido também pelo portal de notícias da Globo Nordeste: http://pe360graus.globo.com/

Um esquema de segurança será montando com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ronda do Quarteirão e DEMUTRAN.

Por Beto Fernandes
Foto de Luiz Fidelis por Daniel Fidelis

O Olhar da Morte - Por: Milton Simon Pires


A Primeira Guerra Mundial foi um conflito fundamentalmente europeu que ocorreu entre 1914 e 1918. Guerra da eletricidade, do rádio e da morfina, ela matou milhões e mudou para sempre aquilo que seria a história do século XX. O objetivo deste artigo é discorrer sobre uma produção cinematográfica de 2002 chamada Deathwatch. Em Portugal recebeu a tradução correta, mas no Brasil foi pateticamente distribuída como Guerreiros do Inferno.

O que poderia um médico brasileiro escrever em 2011 sobre uma guerra cujo início data de quase 100 anos? Mais: por que razão o faria?

Muito mais do que a falta de formação acadêmica é a necessidade de escapar de conceitos do marxismo e da psicanálise que me preocupa e é portanto na simples condição de médico e de espírita que escrevo estas linhas. A análise daquilo que foi a Grande Guerra não escapa, logo no início, da seguinte curiosidade: uma série de escritores, filósofos e intelectuais antes de 1914, sob certo aspecto, previram o que se aproximava (Nietzche talvez seja o maior deles) mas depois de 1945 o conflito foi praticamente esquecido. Não há aqui espaço para analisar meu interesse no assunto. A título de curiosidade fica a informação de que no Corpo Expedicionário Português, nove soldados com o sobrenome da minha família (Pires) perderam a vida na Primeira Guerra Mundial.

O Olhar da Morte transcorre durante o ano de 1917 no chamado front ocidental. O filme conta a história de um pelotão inglês - o Pelotão Y - que avança em território inimigo e termina perdido dentro de uma trincheira alemã. Livre de vários clichẽs , até porque trata-se de uma produção anglo-germânica, a peculiaridade é que todos os soldados ingleses já estão mortos e não se deram conta disso. O personagem principal, sugestivamente um jovem recruta chamado Shakespeare, é o único a guardar algum resquício de humanidade em relação ao que que vai acontecer lá. A trincheira está cheia de corpos de soldados alemães, água, e ratos. Fenômenos sobrenaturais passam a acontecer levando os soldados ingleses a perder a sanidade, questionando cada vez mais a disciplina, a hierarquia e a razão de se encontrarem ali. Passam a exercer sua crueldade com o único alemão sobrevivente que encontraram ao chegar. Este personagem, fundamental na história, fala apenas francês e o único capaz de entendê-lo é justamente o recruta Shakespeare. É impossível deixar de comparar no final (numa visão católica) este soldado alemão com o próprio demônio, mas é o desespero de todos e as atitudes cruéis que tornam dificil a analogia. Entre vários acontecimentos um chama a atenção - é localizado na trincheira um aparelho de rádio. Um dos soldados ingleses consegue ligá-lo e escuta comunicações do própio comando britânico dando conta que todos no Pelotão Y estão mortos. Num clima de violência cada vez maior, os soldados passam a se agredir e a “se matar” entre si e ironicamente é o inimigo que insiste em avisá-los que algo mais está acontecendo ali. Em determinada parte do filme, o sobrevivente alemão está sendo torturado por um soldado inglês. Ele é salvo por Shakespeare num ato de piedade que foge de todo contexto. Entrando em uma caverna dentro da própria trincheira este último soldado inglẽs encontra todos os outros companheiros na escuridão e vê a si mesmo entre eles. Fica evidente que todos estão mortos mas o recruta insiste em negar o fato fugindo da caverna e encontrando na saída o alemão armado e disposto a matá-lo. Ele lembra o inimigo que antes havia salvo sua vida e portanto merecia uma chance igual. O alemão então aponta uma escada de saída daquela trincheira e Shakespeare sobe por ela desaparecendo na neblina.

O Olhar da Morte oferece do ponto de vista espírita uma oportunidade ímpar nos filmes de guerra: entender todo o sofrimento como um teste para capacidade humana de crer na bondade do outro. A Primeira Guerra Mundial representa, como todas as guerras, a impossibilidade da razão. Não parece existir doutrina histórica ou moral capaz de explicar a redução da condição humana ao que se assiste neste drama, mas o filme sugere que as vezes podemos estar vivendo no próprio inferno sem se dar conta disso. Mais do que uma homenagem aos soldados que morreram , o Olhar da Morte é um tributo a toda uma geração incapacitada para o amor, para o trabalho e para fé em Deus. Perdido nas prateleiras entre o gênero guerra e terror a mensagem final desta obra rara é que o ser humano é capaz de obter a salvação e a liberdade através da esperança e do perdão.

Milton Simon Pires
Médico Intensivista em Porto Alegre - RS

Governo do Ceará na Minha Cidade acontece em Russas neste sábado (25)


Neste sábado (25), o governador Cid Gomes e todo o secretariado voltam a se reunir com a população por ocasião do Governo do Ceará na Minha Cidade, que acontece no município de Russas, no Vale do Jaguaribe. A solenidade de instalação acontece às 9h30min na quadra coberta do Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio (R. Cel. Perdigão Sobrinho, S/N – Centro). No período da manhã, o Governador anunciará diversas ações que beneficiam a população do município e toda Região, através das secretarias e órgãos de Estado.

Cid Gomes junto com o secretário das Cidades, Camilo Santana, fará a entrega de 15 casas construídas em parceria com o Governo Federal, através do Programa Minha Casa Minha Vida. As residências, que substituirão as casas de taipa, foram construídas no município de Tabuleiro do Norte e receberam investimento de R$ 270 mil. Na ocasião serão assinados as ordens de serviço para a construção de mais casas nos municípios da Região, e a autorização para construção de fogões ecoeficientes.

Através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Cid Gomes e o secretário Evandro Leitão, assinam o Termo de Adesão ao Projeto Primeiro Passo, que vai garantir a capacitação de jovens do municípios de Russas e a inserção no mercado de trabalho. Já o secretário da Cultura, Professor Pinheiro, assina a o convênio do XIII Edital Ceará Junino, no valor de R$ 10.000,00, entre Secult e a Quadrilha Lampião e Maria Bonita, do município de Jaguaribara.

No período da tarde, a população terá a oportunidade de apresentar suas demandas diretamente aos secretários estaduais, através do Fóruns de Participação, que acontecem no próprio Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio. A partir das 14h30min, se iniciam os Fóruns da Educação; Esporte e Cultura; Saúde; Desenvolvimento Econômico, Social a Assistência Social; Segurança, Justiça e Cidadania; Políticas Públicas de Juventude; e Relações Institucionais.

Serviço:
Solenidade de Instalação do Governo do Estado do Ceará - Russas
Presença: Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes e todos os Secretários de Estado
Horário: 9h30min
Local: Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio (R. Cel. Perdigão Sobrinho, S/N – Centro).

Fóruns de Participação
Presença: Secretários de Estado
Horário: Horário: 14h30min às 16h30min
Local: Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio (R. Cel. Perdigão Sobrinho, S/N – Centro).

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30