xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/06/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 junho 2011

PARABÉNS, CRATO !


http://2.bp.blogspot.com/-iIb9gRwbaO8/TgCVELifgHI/AAAAAAAAGNw/r8ltvfXPA1Y/s1600/000%2BbLOG.jpg


HINO DO CRATO

Flor da terra do sol
Ó berço esplêndido
Dos guerreiros da "Tribo Cariri"
Sou teu filho e ao teu calor
Cresci, amei, sonhei, vivi
Ao sopé da serra, entre canaviais
Quem já te viu, ó não te esquece mais !
Para te exaltar, ó flor do Brasil
Hei de te cantar, meu Crato gentil
Ó coração do Ceará
Comigo a nação te cantará !
No teu céu linda brilha estrela fúgida
Que há cem anos norteia o teu porvir
Crato amado, idolatrado
Teu destino hás de seguir
Grande e forte como nosso verde mar
Bendita sejas, ó terra de Alencar !

Hino do Crato. Com letra de Martins D'Avarez e música Joaquim Cruz Neves.
( Foto-montagem de Pachelly jamacaru )

Semana do Município: Crato, 247 Anos de Emancipação Politica e Bibliotecas Públicas - Wilson Bernardo


Na Semana do Município, em que se comemora o aniversário politico de nossa cidade, o Pref.Samuel Araripe e a Secretaria Daniele Esmeraldo inauguram duas bibliotecas na cidade do Crato, uma no centro cultural do Araripe e outra no bairro Alto da Penha, contando também com uma radio de poste, que se estenderá por toda comunidade, levando informação e programas musicais. O projeto Rabo da Gata, amparado por pontos de cultura tem total apoio do município, levando assim cultura falada e escrita para o povo, comungando com principio de cultura para todos.


Danielle Esmeraldo inaugura juntamente com Samuel Araripe a Biblioteca do centro cultural


Crianças encenam as contações de histórias e reisados para visitantes


Esse pequeno ai representou o Mateus do reisado na inauguração da Biblioteca


Danielle Esmeraldo e Mônica Araripe festejam os avanços sociais em comunidades carentes


Biblioteca Luiz Cruz e o projeto rabo da gata no Bairro Alto da Penha na Cidade do Crato


Rádio e Biblioteca do Projeto rabo da gata em Crato


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Comemorações do Dia do Município terminam em Missa de Ação de Graças na Sé Catedral


A
s comemorações do Dia do Município ocorridas ontem ( 21 ) em Crato foram concluídas com uma missa de ação de graças às 17:00 na Igreja da Sé, ministrada pelo Padre Edmilson Neves, cura da Sé catedral, com a presença de autoridades civis, militares, e de um grande número de fiéis. No seu sermão, Pe. Edmilson Neves falou sobre a data comemorativa e destacou dentre outras coisas, o desempenho e a boa vontade do governo municipal do Crato em tentar solucionar os problemas do povo, e ao longo de tantos anos ter bons índices de aprovação. Pe. Edmilson também revelou a sua preocupação sobre a conjuntura nacional, com o aparecimento de desvirtuamentos, para os padrões da santa igreja, onde criticou o estado laico, que segundo ele, significa "Sem Deus". Desejou boa sorte aos governantes, e que Deus os ilumine sempre no caminho do bem, e ao final, os convidou para as festividades que acontecerão na quinta-feira, por ocasião do feriado de Corpus Christi, onde divulgou a programação.

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA

Missa de Ação de Graças encerra as comemorações do Dia do Município

Img_9381

No sermão, o Pe. Edmilson Neves ressaltou a importância da data

Img_9383

Com a presença do prefeito do Crato, Samuel Araripe, Primeira-Dama Mônica, e secretários

Img_9593

Na foto abaixo, o Prof. Érico Felício e sua Esposa, trazem símbolos para o altar

Img_9453

A imagem de N.S. da Penha é transportada com carinho

Img_9436

A presença de inúmeros fiéis

Img_9316

Autoridades Civis e Militares

Img_9552

Pater, Pai... Padre

Img_9615


Img_9493

Pe. Edmilson cumprimenta representantes do governo municipal

Img_9629a

E abençoa todo o povo:

Img_9621


Img_9594

Reportagem: Dihelson Mendonça

Sou do Crato, sou otimista, oxente! - Por Heládio Teles Duarte

http://2.bp.blogspot.com/-nWyjnWmMR3U/TgFZ4EnakGI/AAAAAAAAX0k/0UiEnDtHJSo/s1600/cratense_otimista.jpg

Desenho: Heládio Teles Duarte

Texto de Dihelson Mendonça:

Finalmente, após muito tempo, estou começando a sentir um sentimento de COMUNIDADE CRATENSE, da imensa família que produz para o Crato, que torce por nossa cidade. Desde o professor ao Político, desde o cronista ao artista plástico, nós fazemos parte de uma grande família.

A família que escreve a história desta cidade; A família que estava lá no dia da abertura da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo; A Família que estava lá na homenagem que o Cariri Encantado fez aos artistas; A família que estava no Teatro Salviano Saraiva no dia da abertura da Semana do Município; A família de professores da URCA; Do Colégio Diocesano; A família dos Advogados, dos médicos que duramente construíram seu nome na região do Cariri.

A família que batalha pela Arte e Pela cultura e não deixa a peteca cair. Esta imensa família, grandiosa que de alguns anos para cá tem carregado nos ombros a responsabilidade de tirar o Crato do atoleiro para a modernidade, trazendo o que antes tínhamos e foi perdido por 2 décadas de atraso, descaso e incompetência, de elevar o Crato no Cenário da Região do Cariri e do Ceará.

É essa família de gente conhecida que é o símbolo do Crato que nós queremos unir numa imensa corrente do bem, que vai lutar por tudo de bom para nossa cidade, desde a música de qualidade no Rádio, a conseguir verbas para os espaços culturais, a asfalto, calçamento, saneamento, e tudo que a nossa cidade precisa, independente de corrente política, mas sobretudo, por amor a esta terra de Frei carlos Maria de Ferrara. Essa mensagem eu trago de forma especial, neste dia 21 de junho, em que se comemora o dia do município. E esse desenho maravilhoso de cores fortes, de otimismo, será a bandeira da nossa luta, de que é possível reunir as pessoas de bem da nossa cidade, rumo a um futuro brilhante. É dessa união que estamos precisando. É desse otimismo misturado ao trabalho diário de que eu falo.

Parabéns, Dr. Heládio, por tão brilhante idéia e homenagem ao Crato. Este será o símbolo da nossa luta pela união da família cratense.

Salve nobres lutadores do Crato: Armando Rafael, Heládio Teles, Divani Cabral, Antonio Vicelmo, Jurandir Temóteo, Nezim Patrício, Zé Nilton Figueiredo, Carlos Rafael, Huberto Cabral, Dihelson Mendonça, Claude Bloc, Edilma Rocha, George Macário, Danielle Esmeraldo, Edson Vilar, Josane Garcia, Sergio R. Bastos, Amilton Silva, Amarílio Carvalho, Almério Carvalho, L.C Salatiel, Bola Bantim, Rosemberg Cariry, Gabriella Federico, Alexandre Lucas, Chrystian Marques, Janinha, Iderval Silva, Heron Aquino, Carlos E. Esmeraldo, Magali Esmeraldo, José Milton Arraes, Camila Arraes, Antonio Morais, Miguel Costa Barros, Vicente Almeida, Cesar bandeira de Melo, Prof. Augusto ( urca ), José Flávio Vieira, José do Vale, Dr. Raimundo O. Borges ( In Memorian ), Raimundo Bezerra Filho, Samuel Araripe, Mônica Araripe, Pe. Edmilson, Pe. Rocildo, D. Fernando Panico, Pedro Esmeraldo, e centenas de outros cratenses maravilhosos que não foram mencionados, mas que merecem todo o nosso respeito e saudação.

Dihelson Mendonça

CRATO - Agricultor é preso transportando Carvão vegetal - E porque não prendem os caminhões transportando madeira ilegal ???


Vamos de novo...Isso tem que acabar !

E o Desmatamento da Floresta do Araripe não conta ?

Nota: Já diz o velho ditado que "A corda sempre se quebra do lado mais fraco". Um agricultor foi preso no dia 17 de junho, transportanto carvão vegetal. Um erro não justifica o outro, mas nós queríamos ver essa mesma "determinação", esse mesmo "senso do dever" das autoridades do Crato, do Ceará e do Brasil, quando se trata da extração de madeira ilegal da Chapada do Araripe. Conforme amplamente se sabe, todos os dias descem TONELADAS de madeira da Chapada do Araripe em caminhões para os fornos da região. Belisca aqui o meu braço pra ver se eu acredito? TODA ESSA MADEIRA É LEGAL ?? Interessante que isso é uma coisa facilmente visível. Outro dia eu ia ao Clube Serrano com o vice-prefeito Raimundo Filho, e vimos passar 4 caminhões somente durante a nossa subida à ladeira do Belmonte, só que ninguém faz nada. Não se toma uma só providência ! - Afinal, Deve ser tudo legal. E se não for legal, deve ser extremamente lucrativo, porque não é carvão para um simples agricultor, mas madeira, o sangue vivo da nossa floresta do araripe para alimentar os fornos industriais das cerâmicas do cariri. Isto não é Incrível mesmo ?




A composição da RPA-5002, pertencente á Companhia de Policia Militar Ambiental, por volta das 11h:30min do dia 17/06/11, em fiscalização a cidade de Crato/CE, precisamente no Sitio Cruzeiro, a equipe se deparou com um Chevete de cor bege, de placa HUC 3690, em seu interior continha 14 (quatorze) sacos de carvão, o condutor e dono do carvão era o Sr. Francisco Correia Gonçalves, agricultor, nascido em 22/01/1986, natural de Crato/CE, o mesmo declarou que estava transportando o carvão, mas não sabia que ato era ilícito. O carro e o carvão foram apresentados ao Delegado DR. Flavio Santos da Silva na Delegacia de Polícia Civil do Crato – CE, onde foi lavrado o TCO Nº 446 -108/2011 .

Fonte: Blog do Sanharol - Rede Blogs do Ceará

FOTOS DE CAMINHÕES DESCENDO A LADEIRA:

http://1.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/Rf-ULZDajFI/AAAAAAAAAAM/0rUQxqWzNDE/s400/IBAMA.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/Rf-UcJDajGI/AAAAAAAAAAU/jR09F99r1A4/s400/IBAMA%2B2.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_7QIjbNxM3o0/SikFOPdYGlI/AAAAAAAADP0/2IfR8NMb_Is/s400/001.jpg

Fotos dos caminhões feita pelo fotógrafo Pachelly Jamacaru em 2008. Quem quiser ver hoje, basta colocar uma cadeira e ficar esperando eles descerem a ladeira.

O eminente Prof. Zé Nilton de Figueiredo questiona se o Crato teria sido mesmo emancipado no dia 21 de Junho


Emancipada de quem ?


Segundo o Prof. Zé Nilton:

"Continua se reproduzindo a "história" de que Crato fora emancipada. A bem da verdade, emancipada de quem ? Não há, nos registros históricos da criação primeira, da Vila de Baturité, em abril de 1764 e a de Crato, a partir de 14 de junho e, oficialmente no dia 21, nenhuma anotação com o termo "emancipação". Aliás, num documento levantado pelo médico-historiador Theberge, do Icó, a data de 14 de junho é citada pelo fato de por aqui haver chegado a caravana composta pelo "Dr. Vitorino Soares Barbosa, ouvidor geral e corregedor da comarca, também juiz executor e comissário dos novos estabelecimentos de indios.

Ele veio " por ordem do Exmo. Sr. Luís Diogo Lobo da Silva, governador e capitão general de Pernambuco para erigir e demarcar o termo que há de CRIAR UMA DAS DUAS NOVAS (grifos nossos), que faltam levantar nesta capitania do Siará Grande, em observância à ordem de S. Magestade, principalmente a carta régia de 14 de setembro de 1758" ( Peixoto, da Silva, Isabelle Paz. Vilas de Indios do Ceará Grande, dinâmicas locais sob o Diretório Pombalino, Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2005). E tem mais: o primeiro mandatário da Vila Real fora dois: primeiro, o índio José Amorim (conforme leis régia) e o servidor público Francisco Gomes de Melo, assentado produtor chegado nos começos do século XVIII.

Sinto o mesmo farnesim que sente o Dihelson com as repetições falsas. Vamos pesquisar, gente, e levar a sério a nossa história, ou ficaremos a citar Gomes de Araújo, Irineu, Antonio Bezerra e outros em vão ?

Por: Zé Nilton
( republicado por Dihelson Mendonça )

CRATO É O 5º MUNICIPIO MAIS VELHO E O 6º COLOCADO NO CENARIO ECONOMICO DO CEARA


O Crato é o quinto município mais velho do Ceará e atualmente ocupa a sexta colocação no cenário econômico do Estado. Completou neste dia 21 de junho 247 anos de emancipação política e em 1764, quando desmembrou-se de Icó, tinha como base econômica atividades agropecuárias e agrícolas, destacando-se também na produção de frutas e legumes por ser, geograficamente, situado no Sopé da Serra do Araripe de forte potencial hídrico. Mas foi na educação que o Crato encontrou o desenvolvimento. E 19 anos depois de sua elevação a categoria de cidade, em 1875 foi instalado o Seminário São José e o município passou a liderar todo o movimento educacional, cultural e universitário. Em 1955 foi criado o Instituto de Ensino Superior do Cariri como mantenedor da Faculdade de Filosofia que passou a integrar-se a Fundação Padre Ibiapina, seguindo os cursos de Ciências Econômicas e de Direito que vieram servir de suporte para a Universidade Regional do Cariri. Hoje o Crato tem extensa rede educacional, alem da URCA possui uma unidade da Universidade Vale do Acarau, campus da Universidade Federal do Ceará ( ainda a ser instalada ), igualmente a Faculdade Católica do Cariri e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, sem falar nas dezenas de escolas das redes publicas de ensino municipal e estadual.

A economia do município do Crato é baseada na agricultura de milho, feijão, mandioca e arroz. Monocultura de algodão, cana-de-açúcar, castanha de caju, hortaliças, frutas diversas e legumes. Na pecuária o município possui numerosos rebanhos de bovinos, ovinos, caprinos, suínos e aves, alem da expansão da piscicultura em córregos e açudes locais. A maior festa da cidade é a Exposição Agropecuária ( EXPOCRATO ), que este ano realiza sua 60ª edição, atraindo turistas de varias regiões do País.

As terras do Crato estão integradas ao maior patrimônio fosselífero do mundo, atraindo para cá a sede de uma das 63 unidades mundiais de Geopaks, a única da America Latina. Registram-se também a ocorrência de gipsita, cimento, chumbo e calcário, o que veio fazer do município o maior pólo cerâmico do interior, responsável por quase 70 % do PIB local, sem falar nas indústrias de pequeno, grande e médio portes e um vasto comercio de bens, serviços e turismo ecológico.

O Crato é sede regional de uma das nove dioceses do Ceará, criada em 20 de outubro de 1914. Administrada atualmente pelo seu quarto bispo, Dom Fernando Panico. A maioria da população é de religião católica e a padroeira é Nossa Senhora da Penha que tem a festa realizada em 1º de setembro. Possui uma escola diaconal, cursos de teologia e filosofia.

Por: Wilson Rodrigues - Repórter - Colaborador

CONVITES PARA NOVOS MEMBROS DO BLOG DO CRATO


Pessoas que têm fé pública

Amigos, sendo que nas duas últimas semanas estávamos recebendo muitos comentários de pessoas mal intencionadas, que se aproveitam da vitrine que é o Blog do Crato, com seus mais de 6.000 acessos diários para criarem confusões, determinei que somente os membros do Blog é que poderão primeiramente escrever comentários diretos, mas qualquer pessoa devidamente identificada pelo nosso cadastro de comentarista pode enviar seu comentário para o nosso e-mail blogdocrato@hotmail.com que procuraremos publicar, se este não contiver qualquer tipo de agressão.

Quero aqui aproveitar para convidar as pessoas de confiança que eu já conheço, pois têm fé pública, para se tornarem membros do Blog a fim de que seus comentários possam ser postados independente de mim. Essas pessoas precisam criar uma conta no GMAIL ( o que é grátis e fácil, bastando acessar www.gmail.com.br ) depois de ter uma conta no gmail, entre em contato comigo pelo nosso e-mail, e eu enviarei o convite. Só serve se for Gmail, ainda que tenha outros, porque o Blog é gerenciado pelo Google e isso é uma exigência do Google. Portanto, abra a sua conta do Gmail, que é o primeiro passo para se tornar um membro definitivo do Blog do Crato. Aos nossos amigos, peço que entrem em contato comigo para torná-los membros.

Quero convidar para ser membro permanente do Blog do Crato:

- Florisval Coriolano, pres. da Câmara de Vereadores
- Vereador Pedro Alagoano

- Otonite Cortez, Reitora da Urca
- Plácido Cidade Núvens, - Ex Reitor da Urca

- Samuel Araripe - Prefeito do Crato

- Raimundo Bezerra Filho, vice-prefeito do Crato
- Danielle Esmeraldo - Secretária de Cultura ( Manoel Severo já é membro )

- Davi Araripe

- Prof. Augusto ( da Urca )
- Prof. Miguel Costa Barros
- Jornalista Huberto Cabral
- Radialista Antonio Vicelmo

- Jornalista Paulo Ernesto

- Jornalista Wilson Rodrigues

- Padre Edmilson ( Cura da Sé Catedral )

- Padre Rocildo
- Bispo D. Fernando Panico
- Designer Gráfica - Josane Garcia

- Radialista Iderval Silva

- Divani Cabral - Maestrina
- Rivaildo Sobreira - Marketing
- dentre outros...

Esses são convidados de honra. Peço que se puderem, abram uma conta no Gmail para que eu possa enviar um convite de membro do Blog do Crato. Esse convite é muito especial para nós, e como se vê, somente as pessoas que hoje estão no quadro de membros, e as que têm fé pública é que podem entrar. Faltou muita gente boa que eu conheço e que não está nessa lista, e essas pessoas podem entrar em contato comigo pelo E-mail blogdocrato@hotmail.com para que eu possa decidir de devo ou não torná-los membros.

Qualquer dúvida, envie um e-mail para nós: blogdocrato@hotmail.com
Abraços,

Dihelson Mendonça

SÁBIAS FRASES DE DALAI LAMA - Por: Maria Otilia


1.Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

2.Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixao decididamente conduz a melhor saude mental e a felecidade .

3.Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e pensar no passado, poderá obter prazer uma segunda vez.

4.Por um lado, ter um inimigo é muito ruim. Perturba nossa paz mental e destrói algumas de nossas coisas boas. Mas, se vemos de outro ângulo, somente um inimigo nos dá a oportunidade de exercer a paciência. Ninguém mais do que ele nos concede a oportunidade para a tolerância. Já que não conhecemos a maioria dos cinco bilhões de seres humanos nesta terra, a maioria das pessoas também não nos dá oportunidade de mostrar tolerância ou paciência. Somente essas pessoas que nós conhecemos e que nos criam problemas é que realmente nos dão uma boa chance de praticar a tolerância e a paciência.

5. Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.

6..Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto.

7..Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há mais amor dentro de você, se você continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens, mas insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda prática espiritual é o amor. Que você o pratique bem é meu único pedido .


8.Seja a mudança que você quer ver no mundo.

Dalai Lama

Azul Linhas Aéreas inicia operações no Aeroporto de Juazeiro do Norte


A Azul Linhas Aéreas começou a operar no aeroporto de Juazeiro do Norte neste mês de junho/2011. A companhia oferece um voo diário direto em Juazeiro do Norte-CE e Campinas - SP.

Confira os horários:

Juazeiro do Norte-CE/Campinas-SP-Viracopos
Saída: 3:25 (de Juazeiro)
Chegada: 6:28 (em Campinas)

Campinas-SP-Viracopos/Juazeiro do Norte-CE
Saída: 23:04 (de Campinas)
Chegada: 2:05 (em Juazeiro)

O voo é diário.

Aeronave da Azul no Aeroporto de Campinas/Viracopos

Aeroporto de Juazeiro do Norte

Aeroporto de Juazeiro do Norte

Fonte: Taciano Pinheiro - Blog de Farias Brito - Rede Blogs do Ceará

População do Crato festeja os 247 anos de sua Emancipação Política


Neste ano de 2011 o Crato completa 271 de fundação e 155 anos que foi elevado a categoria de cidade. Hoje 21 de junho, 247 anos de emancipação política. Foi fundado em 1740 pelo capuchinho italiano, Frei Carlos Maria de Ferrara que chegou com sua congregação para catequizar os índios kariris, organizando o maior aldeamento Silvícolas na região, onde hoje é o Bairro Mirandão, transferindo posteriormente para onde hoje é a Praça da Sé. Na ordem cronológica do Ceará, o Crato é o quinto município mais velho do Estado. Foi criado em 15 de agosto de 1763 pelo regime do império e instalado em 21 de junho de 1764 como Vila Real, desmembrando-se do município de Icó. Seu primeiro prefeito foi Francisco Gomes de Melo. Como na época criavam-se os municípios e só depois que se desenvolvessem passavam a categoria de cidade, o Crato foi elevado em 17 de outubro de 1856, ou seja, 84 anos depois de ter sido proclamada sua independência.

A programação para comemorar a data começou no ultimo dia 18 e será encerrada logo mais com um torneio de futsal na quadra bicentenário as sete e meia da noite, troféu Ossian Araripe. Agora a pouco foi realizado o desfile cívico militar. A banda de musica municipal foi quem abriu o desfile, seguido pela policia militar, criada no Ceará em 1865 por Martiniano de Alencar. Um pelotão da V companhia instalada em Crato em 17 de outubro de 1985, desfilou em nome da instituição. Um grupo de aproximadamente 60 crianças do PROERD, criado pela V Companhia de combate as drogas, fez também seu desfile. Depois veio o Corpo de Bombeiros e suas viaturas acompanhadas por sua banda de musica. A instituição desenvolve em Crato vários projetos sociais, entre eles, “saúde bombeiros e sociedade “ com a participação de aproximadamente 400 pessoas. Foi instalado em 21 de junho de 1996 em Crato há 15 anos na preservação e salvação da vida. Em seguida foi o desfile do Externato 5 julho, criado em 1938, pelo então prefeito Pedro Felício Cavalcanti. Vindo a guarda Municipal, criada em 1955 pelo então prefeito Ossian de Alencar Araripe. Foi feita a apresentação das motos compradas pela atual administração e que vão dar mais comodidade aos agentes. Ainda estão pra chegar três novas viaturas, também adquirida pela gestão atual. Após a guarda municipal desfilou o grupo de escoteiros, tradicional instituição fundada em 1948 pelo radialista Gilberto Pinheiro, padre Antonio Vieira e tantos outros que também fundaram o grupo de bandeirantes do Crato. Com dois anos de atuação no município o Ronda do Quarteirão também fez seu desfile junto com suas 4 viaturas desfilou. Em seguida foi dada a largada da 63ª edição da tradicional corrida ciclística 21 de junho, criada na cidade pelo radialista de saudosa memoraria, Wilson Machado. Foi prestada uma homenagem ao seu primeiro vencedor, hoje com 83 anos de idade, Gledson Pereira.

O resultado da 63ª edição da corrida ciclística realizada nesta terça feira 21 de junho disputada com três categorias, é o seguinte: na categoria juvenil o vencedor foi Michael de Araujo, 2º lugar, João Ícaro, 3º lugar Wescley da Silva e 4º colocação Gabriel Duarte. Na categoria feminina. Campeã, Renata Rodrigues, 2º lugar, Juciclei da Silva, 3º lugar Viviane Brito e 4º posição, Cimária Pinheiro. Na categoria máster C. O vencedor foi Leonardo Silva, 2º lugar José de Oliveira, 3º colocação Marcos Antonio Batista e 4º lugar Raimundo de Andrade.

Por: Wilson Rodrigues - Repórter - Colaborador

As luzes do Amor - Emerson Monteiro


A
força maior do Universo veio mudar este mundo. O Amor nasce no coração das pessoas. Diante de toda incoerência das ações, predomina o sentimento superior de quem descobre a força de amar. Jesus aqui demonstrou o potencial que existe de possibilidades no íntimo coração. Quanto tudo parecia inadequado para a descoberta de um plano espiritual, a história se dividia ao meio em face da sua presença inesquecível.

Por mais que a Ciência dos homens mergulhasse nos segredos da Natureza, o senso do materialismo ainda predominava, limitando o poder das descobertas. Ainda que a Filosofia quisesse desvendar os tantos aspectos das investigações do pensamento, daria de cara com as fronteiras do desconhecido que não cabe no método científico. No entanto as emoções sinceras, vindas no seguimento do Amor, revelam os aspectos da alma que tais restrições da matéria deixaram de lado.

Assim tem sido há muito tempo. Grandes luminares, porém, quando admitem o caminho da essência, o campo invisível das percepções, abre espaço nas sábias teses para tais conotações da Verdade.

Nisto somado, reunido o conceito das visões do Espírito, resta exercitar o infinito potencial do Amor nas vidas individuais. Desarmar o instinto da destruição pela destruição, do apego pelo apego, e ampliar as chances de praticar os bons relacionamentos no seio da calma interna.

A consciência disto revela o quanto há de crescimento à disposição, no trato com os valores da liberdade sonhada. Bem próximos de todos, prêmios de realizações permanecem ao dispor esta virtude, cabendo tão só estender as mãos e traze-la a si mesmo. São os bons frutos das atitudes para consigo e com os outros. Esperança. Alegria. Paz e convicção, matriz da paz coletiva. Otimismo. Trabalho. Honestidade. Justiça. Em cada passo uma nova luz.

O sofrimento demonstra o quanto distante alguns ainda habitam longe da aceitação da Felicidade. Ninguém ficará à margem deste recurso, alimento da sobrevivência na Terra. Inconscientemente, no entanto, a Humanidade utiliza agressões do desequilíbrio, por vezes eliminando o direito pleno de outros usufruírem das benesses originais do Tempo. Não poucos, a qualquer custo, largam nas estradas rastros dolorosos de pouca, ou nenhuma, habilidade na existência. Esquecem os que virão e agem quais bichos atoleimados.

Níveis absurdos de prejuízos representam o que precisa mudar na percepção das criaturas humanas, os ingênuos aprendizes deste chão de nossa herança coletiva.
Por isso, ajustes pessoais do sentimento de amar significam a suprema realização de um destino melhor aos acontecimentos, nas responsabilidades do futuro.

Programa Cariri Encantado Sonoridades – 22 de junho de 2011


São João: O Nordeste em Festa

No mês de junho, por conta, principalmente, da data dedicada a São João, se celebram vários festejos que, reunidos, representam a maior festa popular do Nordeste Brasileiro.

De origem europeia, mas com forte influência das tradições indígenas e negreiras, as festa juninas reúnem diversificadas manifestações culturais da região, como a música, genericamente rotulada de forró, a culinária, a religiosidade e os folguedos.

Nas vésperas do Dia de São João, ponto culminante de toda essa festança, o programa Cariri Encantado Sonoridades entra na folia e presta uma homenagem ao santo protetor da alegria nordestina, com destaque para as inconfundíveis voz e sanfona de Gonzagão, que, mais do que ninguém, soube traduzir em música a riqueza desta tradição nordestina.

Onde ouvir
Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com.

Lista de Comentaristas Convidados para o Blog do Crato - Parte I


Bom Dia, Amigos!


Continuando com a difícil tarefa de separar o Joio do trigo, ou seja, as pessoas de bem dos bagunceiros, fiz uma listinha aqui de pessoas que estive analisando os comentários e vi se tratarem de pessoas que merecem a nossa credibilidade. Solicito aos seguintes comentaristas que enviem seus dados cadastrais para podermos liberar os comentários. E encorajamos estas pessoas a continuarem escrevendo comentários, que deverão enviar para nosso e-mail para aprovação. Algumas dessas pessoas são tão corretas e eu já conheço de muito tempo, que logo após o cadastro, elas se tornarão membros permanentes do Blog, como João Leite Neto, Aristides Tavares de Figueiredo, Lucieldo, Erlon Teles, e Djanira felipe. Entrem em contato através do nosso e-mail: blogdocrato@hotmail.com

LISTA DE CONVIDADOS

Vivian cardoso ( Acho que enviou dados cadastrais, mas eu não consegui encontrar )
Edivania Sobreira
Wendell Borges
Paulo Guedes - PhFighter
Cory Matos
João Leite Neto
Danilo Ricardo do Nascimento
Carlos Ailton
Erlon Teles
Everardo Nepomuceno
Yuri Lacerda
Ernani
Aristides Tavares
Lucieldo ( corretor de Imóveis )
George justo
Rosa da Silva
João Souza
Fernanda Rocha
José Carlos
Aristides Tavares de Figueiredo
Cláudio Iaronka Junior
Leandro Feitosa
Edson Vilar ( Sei eu é Tutu, mas preciso de todos os dados )
Djanira Felipe ( minha grande amiga Djanira, preciso de uma conta sua do Gmail )

Peço a essas pessoas da lista que entrem em contato conosco pelo e-mail blogdocrato@hotmail.com - Enviem seus dados. Queremos liberar seus comentários, mas sem os dados isso não é possível.

Dihelson Mendonça

Crato - Por Alves de Oliveira.

Tanto me afiz bela urbe, a tua natureza
Pelos meus respirada, exuberante e pura,
Que, ausente dos teus céus, nas horas de ternuras
Afloras-me ao cismar, bem fadada princesa.

Venho as auras haurir-te. E ao ver-te, que leveza
Blandiciosa me invade, e se aviva, e perdura,
Sentindo-me ingressar na região da fartura.
Sentindo-me extasiar na zona da beleza.

E o Cristo Redentor, e as torres, e a serena
Verdura a emoldurar te... Em fim, para que a pena
Deslize no papel, feliz, ágil, fagueira.

Basta-me a aparição, na tarde que se encerra
De uma casa a alvejar num côncavo de serra
Ou o simples flabelar de um leque de palmeira.

Comentários agora somente via E-mail, e com Cadastro de Comentaristas


COMENTÁRIOS COM RESPONSABILIDADE E IDENTIFICAÇÃO


Dando mais um passo em direção à seriedade e responsabilidade do Blog do Crato para com as informações aqui veiculadas, anunciamos que à partir desta data ( 20 de junho ), comentários somente serão publicados se enviados devidamente identificados para nosso e-mail blogdocrato@hotmail.com ou na janela de comentários se partir de pessoas que já preencheram o cadastro de comentaristas e com os dados verificados ( nome, endereço, telefones, etc ).

Estou organizando uma lista de todos que já enviaram o formulário de cadastro preenchido. Enquanto isso, continuo solicitando aos leitores que desejam fazer comentários que para ser comentarista do Blog de forma permanente, precisam preencher o nosso cadastro e enviar para nosso e-mail contendo:

- Nome Completo
- Endereços ( Casa e Trabalho )
- Números de Telefone
- Empresa aonde trabalha e cargo que ocupa

Envie o cadastro preenchido para blogdocrato@hotmail.com

Os dados serão mantidos em completo sigilo. O cadastro de comentarista não significa que todos os comentários serão publicados. Continuará a existir a moderação. Não publicaremos agressões, ataques meramente pessoais, palavrões, etc. O que terminará de uma vez por todas é o anonimato tão vergonhoso que ainda assola o nosso Blog, por pessoas irresponsáveis que se utilizam de um nome falso, para tentar postar comentários. Com essa medida, somente serão publicados comentaristas que têm cadastro, e cujos dados, nome, telefone, etc já foram verificados. Assim como nos expomos, publicamos nosso nome, mostramos a cara, ao publicar as opiniões, exigimos o mesmo respeito de todos. Não haverá mais ninguém escondido, nem que não possamos localizar. Agora é assim: AJOELHOU, TEM DE REZAR !

COMO ENVIAR ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO

Já com relação a artigos, qualquer pessoa pode enviar qualquer texto para publicação no Blog do Crato, seja notícia, crônica, ou comentários, para o nosso E-mail: blogdocrato@hotmail.com
Após análise, eles poderão ser publicados ou rejeitados. Temos imenso prazer em publicar notícias ( verídicas ) do Crato, eventos culturais, shows, artigos que de maneira geral, contribuem para melhorar a imagem da nossa cidade. Todas devidamente assinadas pelos autores, é claro.

Pedimos aos membros do Blog ( Escritores ) que ao escrever comentários, usem a sua senha na janela de postagem de comentários, pois a partir dessa data, não haverá mais aquelas opções de comentários anônimos.

DESEJA ESCREVER UM COMENTÁRIO ?

Se você não entendeu a mensagem acima, vou traduzir para uma frase simples:
Envie seu comentário identificado para nosso e-mail: blogdocrato@hotmail.com

Abraços,
PARABÉNS PARA NÓS.

Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30