xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/06/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 junho 2011

Seminário sobre morte realizará palestras abertas ao público na URCA

Na programação do Seminário “Olhares sobre a morte”, que está sendo realizado na Universidade Regional do Cariri – URCA, ocorrerá nesta quarta-feira, 22 de junho, às 19h30m , palestra da historiadora Claudia Rodrigues, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO, sobre o tema "Temáticas, fontes e metodologias para um olhar sobre a morte na sociedade brasileira de outrora". A palestra, que acontecerá no Salão de Atos da URCA, Campus do Pimenta, em Crato, visa especificamente orientar sobre uma construção de pesquisa e interpretação de fontes em relação ao tema da morte, com bastante utilidade para estudantes, pesquisadores e curiosos em geral.

Na sexta-feira, dia 24/06, às 8h30m acontecerá palestra da professora Maria Elízia Borges, da Universidade Federal de Goiás – UFG, sobre suas experiências de pesquisa em cemitérios.

O Seminário “Olhares sobre a morte” é coordenado pelo professor Titus Riedl, do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri - URCA.

No aniversário de emancipação Política, Crato é tema central em programa de TV


Programa ´Meu bairro na TV´ discute problemas urbanos do Crato

Rua João Pessoa, na década de 20 do século passado, e hoje. Crescimento desordenado traz transtornos para moradores. FOTOS: REPRODUÇÃO/ANTÔNIO VICELMO

Paulo Ernesto Arrais entrevista prefeito Samuel Araripe e empresário Geraldo Pinheiro no estúdio da TV Verdes Mares Cariri, em Juazeiro do Norte - FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS - Na data de comemoração de sua emancipação política, o Crato é tema central na TV Verdes Mares Cariri.

Crato. Com a assinatura de ordens de serviços autorizando o início de obras de infraestrutura, em investimento de mais de R$ 10 milhões, em todos os bairros e distritos da cidade, o prefeito do Crato, Samuel Araripe, abriu a Semana do Município. O Crato comemora, hoje, 247 anos de emancipação política. Ontem, ao meio-dia, o prefeito participou do quadro "Meu Bairro na TV", na TV Verdes Mares Cariri, quando foram abordados assuntos sobre o Centro da cidade. O líder empresarial Geraldo Pinheiro Lima, vice-presidente da Federação Estadual do Comércio, representou os comerciantes na entrevista.

O programa destacou os problemas enfrentados pelos moradores do Centro da cidade. Como desafio, o local apresenta o crescimento do comércio e a obstrução de algumas ruas de acesso aos bairros Pimenta, Lameiro e Granjeiro. O prefeito destacou o recapeamento das ruas com asfalto, tendo em vista a realização da Expocrato, evento agropecuário e social, que acontecerá de 10 a 17 de julho. Também foi abordado o problema do trânsito próximo ao canal do Rio Granjeiro, que passa por obras de reconstrução. O prefeito disse que falou com o Governo do Estado, para liberar, ao menos, uma das vias que estão interrompidas, para desafogar o trânsito no trecho. O empresário Geraldo Pinheiro também reclamou da desorganização do fluxo de veículos nas ruas centrais do Município. Ele pediu soluções.

Samuel Araripe garantiu a implantação da Zona Azul no Centro da cidade, após a realização da Expocrato.

http://2.bp.blogspot.com/-7bbwNQoaOl8/TgAt5ZoSolI/AAAAAAAAXz8/_Aa7pz9Iuw8/s1600/Verdes_Mares_Cariri2.jpg

A programação de aniversário do Crato será encerrada hoje, com uma concentração cívico-militar na Praça da Sé, onde nasceu a cidade do Crato, seguida de hasteamento das bandeiras, prova ciclística 21 de Junho, missa de ação de graças e encerramento da Copa 21de Junho, com jogos de futebol de salão, na quadra Bicentenário. Com120 mil habitantes, Crato é a segunda cidade mais importante do Cariri, depois de Juazeiro do Norte. Está em um entroncamento rodoviário que lhe interliga ao Piauí, Paraíba e Pernambuco, além da Capital do Ceará. Suas origens remontam a tempos remotos, quando se estabeleceram na região os Índios Kiriris e depois os Cariris.

Colonização

Os primeiros colonizadores brancos teriam sido os agentes da Casa da Torre (Bahia), seguidos de pernambucanos e sergipanos, ocupando terras localizadas no Riacho dos Porcos (Brejo dos Santos), no extremo sul da Capitania do Ceará. Na primeira década do Século XVIII, ou precisamente, nos anos de 1702 a 1704, tem-se como primeiro cessionário de terras no Cariri o sesmeiro potiguar, Manuel Rodrigues Ayrosa. Sua posse situava-se na gleba São José, no vale denominado de Lagoa do Ayrosa, entre as cidades que, posteriormente, se denominariam de Crato e Juazeiro (Sítio São José).

A partir de 1714, quando os investidores pernambucanos e baianos iniciam suas investidas, formando contingentes mais numerosos, o imenso Vale do Cariri passa por sucessivas divisões, em povoamento rápido e altamente produtivo. Por volta de 1750, chegou à região, o primeiro engenho, vindo de Pernambuco, e a atividade pastoril, que era a principal preocupação dos moradores do lugar, foi substituída pela cultura e o beneficiamento da cana de açúcar.

O fato determinou o surgimento da aristocracia rural do Cariri, tendo como núcleo o "Brejo Grande", onde hoje está a cidade de Crato, e que se estendia pelos territórios dos atuais Municípios de Barbalha, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Juazeiro do Norte, Farias Brito, Santana do Cariri e Milagres.

Fatos históricos

Ao longo dessa sua existência de mais de dois séculos, Crato testemunhou alguns dos episódios mais importantes para a história do Ceará. Em 1817, um dos seus filhos mais ilustres, o então jovem subdiácono da Paróquia, padre José Martiniano de Alencar, na hora do sermão, fez a leitura do manifesto de José Luís de Mendonça, aderindo ao movimento revolucionário iniciado em Pernambuco.

Acompanhado de seu irmão, Tristão Gonçalves, encontrou em Jardim, a 5 de maio de 1817, o apoio de seu tio Leonel Pereira de Alencar, e partiram, cheios de entusiasmo, para fazer a Revolução em terras do Ceará. Durou pouco o seu sonho. Sob o comando do capitão-mor José Pereira Filgueiras, as forças fiéis ao governo da época sufocaram a rebelião. Algemados, os irmãos José Martiniano de Alencar e Tristão Gonçalves, juntamente com a mãe, Bárbara de Alencar, foram enviados a Fortaleza, onde foram encarcerados e torturados.

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal do Crato, Largo Júlio Saraiva - Centro
Região do Cariri - Ceará
Telefone: (88) 3521.7069

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet

UTI do Hospital Regional do Cariri começa a receber os primeiros pacientes


Nota: Que maravilha! Parabéns!


O Hospital Regional do Cariri (HRC) avança no cronograma e cumpre prazos de funcionamento. Como o governador Cid Gomes havia definido no último dia 11, na visita ao Hospital, em Juazeiro do Norte, a partir desta segunda-feira, 20, a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) recebe os primeiros pacientes. Também, conforme programado e anunciado pelo Governador, a unidade de internação clínica passa a funcionar nesta segunda-feira (20). A data de funcionamento da emergência do HRC é 20 de agosto.

Os pacientes chegam ao Hospital Regional do Cariri através da Central de Regulação do Estado. São encaminhados de 44 municípios da macrorregião que não têm estrutura e capacidade, na rede pública, para atender casos graves. Construído pelo Governo do Estado, o HRC iniciou o atendimento no último dia 23, com serviços pré-cirúrgico, ultrassonografias e exames laboratoriais. Cumprindo o cronograma de funcionamento, logo em seguida passou a realizar tomografias e ressonâncias magnéticas. A ressonância magnética, na rede pública, deixou de ser uma exclusividade do Hospital Geral de Fortaleza, unidade da Secretaria da Saúde do Estado que fica na capital e realiza, por mês, 800 ressonâncias, em média.

Perto de casa

Com 294 leitos, o HRC recebeu um investimento de R$105 milhões em obras e equipamentos, é o primeiro hospital construído pelo governo do Estado no Interior do Ceará. As obras foram iniciadas em fevereiro de 2009 e concluídas em fevereiro deste ano. Em Sobral, até o final deste ano fica pronto o Hospital Regional Norte. Em Quixeramobim, será construído o Hospital Regional do Sertão Central.

Primeiro paciente

A UTI do Hospital Regional do Cariri recebeu na manhã desta segunda-feira (20) seu primeiro paciente. Sofrendo de ascite - barriga d’água provocada por graves distúrbios hepáticos e ainda diabético – o comerciante precisava ser transferido para a capital, distante 560 quilômetros do Cariri. Mas, com o funcionamento do Hospital Regional do Cariri, ele está recebendo assistência especializada na própria região, precisamente no leito 106, no primeiro dos seis andares de internação clínica do HRC. Ele mora em Abaiara, município do Cariri, que fica a apenas 46 quilômetros de Juazeiro do Norte, onde está localizado o HRC. Abaiara é um dos 44 municípios da macrorregião do Cariri atendida no novo hospital.

O comerciante se emocionou ao entrar no leito e receber os cuidados da médica Patrícia Fiqueiredo, da enfermeira Edileuza e dos técnicos de enfermagem Grayce Kely e Edileudo, todos profissionais da região aprovados em seleção pública. Com a lágrima descendo no rosto, ele mandou pelo secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, um recado para o governador: “diga a Cid Gomes que o hospital é divino”. Comentou que “construir um hospital regional foi uma grande ideia porque estar doente já não é nada bom e pior ainda é ficar longe de casa ou num hospital sem condições de atendimento”. Antes de ser internado, o comerciante já havia realizado tomografia no HRC, na última sexta-feira (17). Os pacientes chegam ao Hospital Regional do Cariri através da Central de Regulação do Estado.

Com a torre de internação já funcionando, composta de 174 leitos, o Hospital Regional do Cariri avança no cronograma de funcionamento. Está definido para o dia 20 de agosto a abertura da emergência. Construído pelo governo do Estado, o HRC iniciou o atendimento no último dia 23, com serviços pré-cirúrgico, ultrassonografias e exames laboratoriais. Cumprindo o cronograma de funcionamento, logo em seguida passou a realizar tomografias e ressonâncias magnéticas, exames modernos que na rede pública eram realizados somente na capital.

Assessoria de Imprensa da Sesa

Pois é...UTI do Hospital Regional é inaugurada. Falta inaugurar o Necrotério...


Faz-se tanta propaganda do Hospital Regional do Cariri, que a gente é levado a pensar que é até bom ficar doente só para desfrutar dessa "maravilha" do Governo do Estado. É estatística disso, é estatística daquilo. Agora comemoram a inauguração da UTI. Fica aqui apenas a minha curiosidade também, de quem vai ser o primeiro a morrer nesse hospital. Qual será a primeira vítima, o primeiro óbito, quem vai inaugurar o necrotério. Alguns aí hão de pensar: Ah! mas ele vai pensar logo nisso ? - Mas claro! não seria justo pensar também nos erros médicos, nas superlotações, nos descasos, enfim, na parte ruim que todo hospital do mundo apresenta? Ou querem por acaso transformar um Hospital a custo de tanta publicidade, numa espécie de Disneylandia ?

Dihelson Mendonça

Chico Boa Sorte, o mais novo cidadão cratense – Por Carlos Rafael Dias



Especial para o Blog do Crato
Pelo nome de batismo, Francisco de Sousa Martins é quase um desconhecido. Mas se o seu apelido for pronunciado, praticamente será uma unanimidade. Chico Boa Sorte não é somente uma das figuras mais populares da cidade, mas também uma pessoa muito benquista por todos os seus amigos e conhecidos.
No bojo das comemorações do título de cidadão cratense a ele concedido, aprovado através do Projeto de Resolução de autoria do vereador Luís Cory, lhe fizemos uma visita. A manhã estava bela e ensolarada. Uma manhã domingueira típica. Os visitantes eram eu, meus irmãos Osvaldo (Tobinha) e Emanoel, e o amigo de longas datas, Ivo Leite. Lá encontramos diversos outros amigos, todos incondicionais fregueses e amigos de Chico Boa Sorte.
A casa comercial de Chico, contígua à sua morada, estar localizada em um dos bairros mais aprazíveis da cidade, a Vila Alta. Como o topônimo antecipa, a Vila Alta situa-se em um morro na parte oeste do Crato. Precisamente da varanda do Bar de Chico Boa Sorte, vislumbra-se uma privilegiada e estonteante paisagem da cidade, com a colossal e imponente Chapada do Araripe ao fundo. Um cartão postal e tanto.

Da direita para a esquerda: Carlos Rafael, Ivo Leite, João de Maria, Chico Boa Sorte, Osvaldo Rafael (Tobinha) e Emanoel Rafael

Tobinha, Emanoel e Ivo Leite são velhos amigos de Chico Boa Sorte, desde quando ele tinha uma mercearia na Rua da Cruz, quase defronte à casa onde morávamos, na década de 1970. Por ser o mais novo dos irmãos, não travei amizade com Chico já naquela época. Mas lembro muito bem dele e de seu comércio, que eram uma atração à parte naquela bucólica artéria urbana.

Chico Boa Sorte viu pela primeira vez a luz deste mundo no primeiro dia do ano de 1936, no município de Saboeiro, centenária cidade da região dos Inhamuns cearense. Viveu por lá até os 13 anos de idade, quando se mudou “de mala e cuia” para Assaré, onde sobreviveu trabalhando no duro mourejar da roça. Ao completar a maioridade etária, teve que se registrar para cumprir o dever cívico do voto. Assim, consta no seu registro de nascimento que ele é natural de Assaré. Neste seu segundo berço natal, Chico viveu até o ano de 1962, quando arrumou as malas, juntou os “cacarecos” e foi tentar a sorte no município de Jucás.

Nesta sua nova paragem, trabalhou pela primeira vez no comércio, atrás de um balcão de mercearia, que no interior é mais conhecida como bodega. No entanto, a “roda da fortuna” ainda não tinha lhe dado o ar da graça. Sem conseguir se estabelecer em Jucás, em pouco mais de um ano empreendeu nova mudança, desta feita para um destino que jamais abandonou: o Cratinho de Açúcar, coração do Cariri, seu terceiro e definitivo berço natal. O responsável por este agora reconhecido feito histórico foi o então funcionário da CECASA – Cerâmica Cariri S/A, Osvaldo Ferreira dos Santos, que convidou e acolheu carinhosamente Chico Boa Sorte em seu lar.

No Crato, Chico Boa Sorte inicialmente montou uma mercearia na Rua da Cruz, nome popular da Rua Teodorico Teles, no bairro conhecido como Bairro (também) da Cruz. Batizou sua casa comercial como Mercearia Boa Sorte, antevendo um de seus principais atributos: a sorte nos jogos de azar. Chico Boa Sorte ganhou incontáveis vezes em loterias, rifas e no Jogo do Bicho. E continua ganhando, desde valores altos à pequenas quantias. No momento da nossa visita, um cambista do Jogo do Bicho veio lhe entregar o prêmio pelo acerto em uma das dezenas do jogo do dia anterior. Incontinenti, Chico fez nova aposta, ele mesmo anotando os números na cartela do jogo.
Chico permaneceu com sua mercearia na Rua da Cruz por nove anos, quando se mudou para a Rua Nelson Alencar, já próximo ao centro da cidade. No dia 20 de setembro de 1978, enquanto o Santos “suava” para vencer o time do Noroeste pelo magro placar de 2 a 0, pela oitava rodada do 1º turno do Campeonato Paulista, - Chico Boa Sorte inaugurava o novo ponto de sua mercearia, hoje conhecida como Bar do Chico Boa Sorte, no mesmo local onde ainda hoje reúne uma gama de pessoas que tem no local uma referência de bom atendimento, desconstração e boa conversa. Chico é sempre o mais animado da roda, contando causos com inquestionável senso de bom humor e estilo próprio.

A Vila Alta, além de Chico Boa Sorte e do seu bar, tem várias referências de pessoas e recantos que aumentam a mística do local. Desde a família de Seu Mário Correia, primeiros moradores do bairro, até o músico e multimidiático Dihelson Mendonça, outro ilustre “vilaltense”, passando pelo Restaurante de Seu Branco, onde se degusta um delicioso peito de frango fritado na banha de porco, na Rua Vicente Leite; por sinal, quase vizinho ao Bar do Chico Boa Sorte, .
Por tantos atrativos, além da sua privilegiada localização, a Vila Alta é um dos principais ícones da cidade e tem, ao mesmo tempo, o metro quadrado dos mais valorizados do mercado imobiliário local.


Título de cidadania concedido a Chico Boa Sorte pelo Poder Legislativo Cratense

Com certeza, personagens como Chico Boa Sorte estimulam essa valorização, tanto simbólica como real.
A concessão da cidadania cratense, feita pelo Poder Legislativo local, fez-lhe, desta forma, a devida justiça, apesar de tardia.
Mas, como diz a sabedoria popular, da qual Chico Boa Sorte é um dos grandes representantes: antes tarde do que nunca.

Reportagem de Carlos Rafael Dias
Fotos (pela ordem da postagem): Wilson Bernardo, Laênio Leite e Osvaldo Rafael (Tobinha)

BlogSAÚDE - Zumbido no Ouvido tem Cura ?


Um barulho quase que ( ou ) pemanente no ouvido, que atrapalha as atividades diárias e até o sono. Há alguns meses eu estou com esse problema terrível. Um som agudo que parece de uma TV antiga ligada.. finnnnnnnnn...permanente no ouvido esquerdo. Há dias em que melhora e outros em que piora horrivelmente. Está muito associado ao stress, no meu caso, mas ainda preciso fazer umas consultas. Estou abrindo este tópico na esperança de encontrar outras pessoas que assim como eu, sofrem deste problema, que muitas vezes é acompanhado de tonturas, dores de cabeça, de ouvido e um desconforto imenso.

PREFÁCIO

Cerca de 278 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por esse mal que ataca cada vez mais os jovens. O tínitus, como é conhecido no meio científico é a sensação desagradável de ouvir um som que não existe no mundo real. Pode-se ouvir sons como sinos, zumbido, apito, campainha, cachoeira, cigarra etc. Pode ser temporário, mas pode durar dias ou tornar-se permanente. As causas são várias, assim como os tratamentos, entretanto a cura definitiva está longe de ser alcançada em todos os casos. Compreenda mais do Tínitus nesse excelente artigo:

O TINNITUS

Dá-se o nome de zumbido, ou ainda acúfeno, tinnitus ou tinido, a uma sensação auditiva cuja fonte não advém de estímulo externo ao organismo, é um sintoma associado a várias formas de perda auditiva. Ele pode ser causado por exposição prolongada a sons acima do volume limite para a saúde humana, 85 decibéis, acima do qual é possivel causar dano permanente na audição, e ainda outros problemas, como de circulação.

Conceito

A pessoa afetada reporta escutar uma zoeira na cabeça, ouve sons como sinos, zumbido, apito, campainha, cachoeira, cigarra etc.Pode ser temporária, mas pode durar dias ou tornar-se permanente. Estimativas americanas ressaltam que 12 milhões de pessoas apresentam Tinitus, e destes, pelo menos um milhão apresentam quadros tão significantes que interferem em suas atividades, pois apresentam dificuldade de ouvir, trabalhar e dormir. Um biótipo de portador de tinnitus, enquadra-o como introvertido, extremamente sensível, estressado, com tendência a pressão baixa, assim como um retesamento da coluna cervical.

O zumbido pode ser classificado de acordo com seu agente etiológico, em zumbidos de origem para-auditivas (geralmente de origem vascular ou muscular) e zumbidos originados no sistema auditivo neurossensorial.

Não existe cura específica ou definitiva para alguns tipos de zumbido (particularmente os de origem neurossensorial); alguns tratamentos são propostos, como o uso de aparelhos auditivos, medicamentos, terapias comportamentais e relaxamento, bem como o tratamento dos distúrbios das articulações temporomandibulares. É recomendado também, evitar álcool e fumo que podem piorar o quadro, o uso de protetor auricular se exposto a sons altos e o uso de placa de relaxamento intra-bucal diante de alterações nas articulações temporomandibulares, principalmente nos casos de perda de dimensão vertical de oclusão.

Dentre os zumbidos de origem para-auditiva, a literatura tem apresentado diversos trabalhos que relacionam as estruturas do ouvido médio e as estruturas mastigatórias, sendo que os distúrbios das articulações temporomandibulares, causados por exemplo por maloclusões, são apontados como causadores de determinados tipos de zumbido.

Causas

Várias são as causas que podem dar ensejo ao sintoma, tais como muita exposição a sons altos, outros problemas de saúde, tais como, alergias, tumores, problemas cardiovasculares, alterações na região do pescoço, inflamação do ouvido médio nas crianças, perda auditiva por doença das meninges ( meningite ), tumor cerebral, diabetes, e muito importante, problemas na área da coluna cervical. O uso de alguns medicamentos também podem causar Tinitus, tais como os pertencentes aos grupos dos diuréticos, antibióticos, cardíacos, e de combate ao câncer. É importante salientar que esta enfermidade deve ser tratada por uma equipe multidisciplinar (otorrinolaringologistas, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e musicoterapeutas) devido sua origem multifatorial. Diversos trabalhos relacionam os sintomas auditivos subjetivos à íntima relação anatômica e ontogenética entre o ouvido médio e estruturas mastigatórias (nos casos de perda da dimensão vertical de oclusão, má oclusão, deglutição atípica, apertamento de dentes, ranger de dentes, entre outras).

Num estudo mais recente, investigadores da Universidade da Austrália Ocidental (University of Western Australia) descobriram que o tinitus estava associado a um aumento de atividade nos neurónios onde os sons são processados. Este facto está ligado a alterações nos genes envolvidos na regulação da atividade desses neurónios. Isto significa que alguns canais de transmissão de sinais a certos neurónios estarão bloqueados, enquanto outros estarão mais excitados (abertos) que habitualmente, ao invés de abrirem e fecharem com normalidade.

O zumbido causa sofrimento?

Cerca de 17% da população mundial apresenta zumbido. A maioria relata o zumbido apenas como um incomodo, outros dizem que certas funções como o sono e a concentração estão prejudicadas. Em sua forma severa, que corresponde a cerca de 20% dos casos o zumbido causa sofrimento. É a queixa principal e frequentemente dramática na consulta médica. Em geral são pessoas acometidas também por outros transtornos, principalmente os de natureza psiquiátrica. O grau de desconforto, intolerância ou incapacidade quase sempre não estão relacionados com o grau de intensidade do zumbido. Os transtornos de humor (depressão, distimia) e ansiedade, frequentemente presentes, exercem fortes influências no agravamento do sintoma zumbido.

Zumbido tem causa?

Muitas causas de zumbido são conhecidas sendo que algumas são fáceis de identificar e tratar:

a) Otológicas: cera no conduto auditivo , otites, exposição a ruído, presbiacusia, labirintopatias.

b) Metabólicas : diabete, alterações nas taxas de trígliceridios e hormônios tireoideanos.

c) Cardiovasculares: anemia, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca.

d) Neurológicas: doenças neurológicas (esclerose múltipla), traumatismo de crânio, sequelas de infecções neurológicas (meningite).

e) Farmacológicas: o American Physician’s Desk Reference lista mais de 70 medicamentos que podem ocasionar zumbido, entre eles: ácido acetilsalisílico (aspirina), anti-inflamatórios, certos antibióticos e alguns antidepressivos.

f) Odontológicas : disfunção da articulação temporomandibular (ATM) e do aparelho mastigador.

g) Vícios e maus hábitos alimentares: excesso de cafeína, álcool e fumo, sal, açúcar branco e gorduras.

h) Psicológicas: ansiedade, distimia e depressão podem estar envolvidas com zumbido. Muitas vezes é difícil diferenciar o que é causa ou consequência.

i) Zumbidos gerados por estruturas próximas ao sistema auditivo:são causadas por alterações nos vasos arteriais ou venosos, nos músculos ou na tuba auditiva. São divididos em vasculares (pulsáteis) e musculares (clipes). As principais causas são os tumores vasculares, as malformações vasculares, as contrações rápidas (involuntárias, rítmicas) de um ou vários grupos musculares.

O Estresse pode conduzir ao tinnitus ?

Sempre se tem reportado sobre esta conexão, Estresse e Tinnitus. De fato sobrecargas e exigências em excesso, podem pela via indireta, conduzir a um tinnitus. Hoje, nós já podemos falar sobre um tipo de portador de tinnitus. Ele é introvertido, extremamente sensível, estressado, tem tendência a pressão baixa, assim como um retesamento da coluna cervical.
Como o médico faz o exame?

A historia do paciente é o primeiro e o mais importante passo no diagnóstico. O tipo de zumbido, a maneira como é relatado, o desconforto que produz podem ser informações úteis na avaliação, sugerindo as prováveis causas. Após o exame físico, o médico solicita exames complementares: audiológicos, laboratoriais, eletrofisiológicos e de imagem, de acordo com cada caso. As informações obtidas da história e dos exames poderão determinar o diagnóstico etiológico (causa). Sabendo a causa aumenta a possibilidade de obter melhores resultados, pois vai ser possível tratar de modo específico a doença da qual o zumbido é apenas um sintoma. É claro que isso nem sempre é possível, mas com certeza as chances serão bem melhores do que ficar pensando “zumbido é tudo igual... é muito difícil..., não tem cura... não há nada que se possa fazer...”.

Como se trata?

Alguns casos de zumbido têm cura, enquanto outros casos são controláveis. Há o estigma de que o “zumbido não tem cura”. A maioria dos pacientes e profissionais acabam desanimando, sem que a possibilidade de cura seja avaliada. Tentar tratar, mesmo na incerteza, nunca é errado. Se a causa do zumbido for determinada e tratável, a solução é mais simples. Porém se não é possível atuar na origem do problema, existem outros caminhos para amenizar o ruído.

Tranquilizar o paciente: Dizer que o zumbido não é uma ameaça para a saúde. Assegurar que dificilmente vai piorar, pelo contrario, a tendência é melhorar. Incentivar a prática de medidas que promovem qualidade de vida: alimentação regrada, atividade física regular e equilíbrio psíquico. Palavras esclarecedoras e confortantes visam o desaparecimento da reação ao zumbido e a perda de sentimentos negativos associados.

Correções de vícios e hábitos alimentares: não fumar, ingerir cafeína e álcool moderadamente, evitar sal em excesso, doces e gorduras.

Medicamentos: vasodilatadores diretos, reguladores de fluxo sanguíneo, anticonvulsivantes, ansioliticos, antidepressivos.

Terapia de habituação: é uma terapia comportamental um retreinamento das vias auditivas (Tinnitus Retraining Therapy – TRT). Visa o desaparecimento da reação ao zumbido e a perda de sentimentos negativos associados. Consiste de dois princípios básicos:

1. Esclarecimentos e orientações: através de conversas, palestras, reuniões, trocas de experiência.

2. Terapia sonora (ou acústica): o principio básico é “EVITE O SILÊNCIO”. A finalidade é proporcionar um enriquecimento sonoro que pode ser feito através de quatro meios diferentes:

a) Uso de sons ambientais: é a maneira mais acessível e deve, de preferência, usar sons neutros, baixos e contínuos. Ex: Cds com som da natureza, músicas suaves, etc.

b) Geradores de som: esteticamente semelhantes aos aparelhos auditivos. A intensidade do som que eles emitem diretamente no canal do ouvido, deve ser regulado em intensidade menor do que a do zumbido, evitando-se mascará-lo, para seguir os preceitos determinados pela TRT. É um tratamento longo (12 a 18 meses) e requer o uso de um gerador em cada ouvido.

c) Aparelhos de amplificação sonora individual: frequentemente pacientes com zumbido apresentam também perda auditiva. Nestes casos, um aparelho auditivo pode ser utilizado para melhorar a audição e fazer o enriquecimento sonoro pela entrada de novos sons que antes não eram tão percebidos.

d) Gerador de som acoplado ao aparelho auditivo: são sistemas combinados que podem ser usados nos casos de perdas auditivas significativas e zumbido. São casos em que o acompanhamento de aparelhos facilita o processo de habituação.

A TRT é um tratamento longo (12 a 18 meses) que objetiva a diminuição da percepção do zumbido através do desaparecimento de reação ao incômodo e a perda de sentimentos negativos associados. Estimulação magnética transcrâniana:consiste na aplicação diária de estímulos magnéticos repetitivos de baixas freqüências na região temporal do cérebro durante uns 10 dias.

Acupuntura, hipnose: podem ser opções interessantes para alguns pacientes.
Estimulação elétrica da via auditiva: os estímulos são usados diretamente sobre as estruturas neurosensoriais da cóclea.

Fonte: Wikipedia e ABC da Saúde

Divulgados nomes dos novos titulares da Cegás, Cagece e URCA


O
Gabinete do Governador divulgou no fim da tarde desta segunda-feira (20), os nomes dos novos dirigentes da Cegás e Cagece, que fazem parte da Administração Indireta do Estado, e da Universidade Regional do Cariri (Urca). O ex-prefeito de Fortaleza, Antonio Cambraia, assume a Companhia de Gás do Ceará (Cegás). Já Gotardo Gurgel, deixa a secretaria-executiva da secretaria Especial da Copa 2014 e assume a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A professora Antonia Otonite de Oliveira Cortez foi escolhida reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca). Ela foi a mais votada na consulta pública e se torna a primeira mulher a assumir a Reitoria de uma universidade pública cearense. Como vice-reitor, assume o professor José Patrício Pereira Melo, que também foi o mais votado para o cargo na consulta no meio universitário.

Confira abaixo os nomes e os perfis dos novos titulares:

Cegás

Antonio Elbano Cambraia, 69.
Nasceu em Senador Pompeu. Formado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Assumiu a Secretaria de Finanças durante o mandato do prefeito Juraci Magalhães. Foi prefeito de Fortaleza. Exerceu ainda dois mandatos de deputado federal.

Cagece

Gotardo Gomes Gurgel Júnior, 46.
Nascido em Fortaleza. Formado em Administração de Empresas e Direito; Especialização em Direito Empresarial e extensão universitária em Marketing, Informática, Controle Social das Contas Públicas, em Projetos Sociais e em Educação Fiscal e Cidadania. Foi superintendente da da Caixa Econômica Federal para o Interior do Ceará de 2004 a 2007 e Superintendente Regional da Caixa em Fortaleza de 2007 a 2011.

>Reitora da Urca

Antonia Otonite de Oliveira Cortez
Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, (2000) graduação em história pela Faculdade de Filosofia do Crato. Atualmente é professor adjunto da Universidade Regional do Cariri-URCA, exerceu o cargo de vice-reitora entre os anos de 2007-2011.

Vice-Reitor da Urca

José Patrício Pereira Melo
Graduado em Direito pela Universidade Regional do Cariri (1998) e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (2007). Doutorando do Curso de Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires. Professor efetivo da Universidade Regional do Cariri - URCA. Atua principalmente nos seguintes temas: Direitos Fundamentais e efetividade, Direito das Famílias e Meio Ambiente.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Gergelim - Por: Conceição Trucom - Postada por Gabriella Federico


Pelos conceitos da Medicina Ayurvédica e da Medicina Tradicional Chinesa, a semente de gergelim é empregada para aumento da energia vital, tratamento de fadiga, aumento da tonicidade e firmeza muscular, regular as funções intestinais e tratar o sistema cardiovascular.O consumo diário e adequado da semente de gergelim é um excelente complemento nutriticional para quem está submetido a uma grande atividade mental ou intelectual e deseja manter um bom rendimento. Por sua qualidade protéica, melhora a transmissão dos impulsos nervosos, que estão diretamente relacionados à memória. Indicado para tratar aspectos da saúde que são afetados pelo desequilíbrio emocional como: esgotamento nervoso ou mental, estresse, perda de memória, melancolia, depressão nervosa, irritabilidade ou insônia.

É considerado um excelente remédio para problemas do cérebro, como memória, pois age aumentando e fortalecendo os glóbulos vermelhos do sangue o que melhora a oxigenação do cérebro. Em paralelo, é um alimento ideal para alcalinizar o sangue, aumentando a atividade e o reflexo cerebral.Pelo seu elevado teor de vitamina E, com seu poder antioxidante, o gergelim é considerado uma semente com ação rejuvenecedora e moduladora do metabolismo de envelhecimento e morte das células. Seu consumo é indicado como coadjuvante em problemas de libido e de engravidar.A presença de cálcio é efetiva para acalmar os nervos, a ansiedade e sintomas psico-emocionais do estresse.

Os grãos pretos são mais ricos em cálcio e vitamina A. Excelente para as pessoas que passam por sobrecarga na demanda física: prática desportiva, gravidez, lactação, convalescença após intervenções cirúrgicas ou doenças.Excesso de colesterol no sangue; arteriosclerose; prevenção do infarto do miocárdio e da trombose arterial.

Por: Conceição Trucom

Química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Obras são inauguradas em Crato durante a Semana do Município


F
azendo parte da programação festiva aos 247 anos de emancipação política do município, o prefeito do Crato, Samuel Araripe encerrou ontem dia 20 o calendário de inaugurações. Começou as 9 horas da manhã com a inauguração da biblioteca municipal e a entrega de três novos ônibus a secretaria municipal de educação. Os veículos foram recebidos pelo secretário, Valentim Dantas. As 4 horas da tarde, o prefeito e secretários municipais, acompanhados pelo deputado federal, Arnon Bezerra, inauguraram o posto de saúde do Bairro Santa Rosa, distante 11 quilômetros da sede do município.

A unidade básica de saúde do Bairro Santa Rosa vai atender mais de mil e 500 famílias da comunidade que há 40 anos sonhava com seu próprio atendimento e que dependia dos serviços dos postos de saúde das localidades de Baixio do Muquém e Baixio das Palmeiras, a 4 quilômetros de distancia. Os moradores do Santa Rosa, Monteiros e adjacência, vão ser atendidos diariamente pelo medico Gledson, especialista em PSF. A equipe de profissionais é composta por um psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista e um odontólogo, alem de enfermeiros e agentes de saúde. O posto possui um gabinete odontológico, salas para exames ginecológicos, clica geral, ambulatório e vacinação. A construção do prédio e aquisição dos equipamentos custaram 300 mil reais. O prefeito Samuel Araripe anunciou na ocasião o calçamento em pedra tosca da rua acessiva ao posto e a instalação do sistema de abastecimento de água, cujos serviços começarão em breve.

As seis da noite outro posto de saúde foi inaugurado no Bairro São Miguel. Serão atendidas mil 385 famílias, uma media de 4 mil 986 pessoas. O atendimento terá como prioridades a 72 crianças, da puericultura a imunização, 26 gestantes, 386 hipertensos e 109 diabéticos, alem da saúde da mulher, que vai do pré natal ao planejamento familiar, tuberculose e hanseníase. Os dois postos de saúde inaugurados vão ter o Núcleo de Assistência a Família que consiste na visitação as residências dos moradores por profissionais de diversas áreas da saúde.

Do Bairro São Miguel o prefeito e sua equipe foram para o Bairro Alto da Penha onde inauguraram a Biblioteca Luiz Cruz, que faz parte do programa “Alô Rabo da Gata” que contempla também uma radio difusora que funciona com caixas acústicas nos postes a partir do inicio da rua principal do Bairro até o Centro Cultural do Araripe, antiga REFESSA. A biblioteca contem nove mil livros que vão do infantil ao didático, paradidático, romances, contos, revistas, CDs e DVDs com historias de artistas locais e regionais. O equipamento vai ficar aberto a todas as pessoas para pesquisa e empréstimos do material.

Em seguida o prefeito Samuel Araripe presidiu a inauguração da Exposição de fotografias antigas do acervo pessoal de João Teófilo Pierre. São mais de 200 fotos que contam parte da historia do Crato e sua gente. Hoje, 21 de junho, data do aniversário da emancipação haverá as 8 horas da manhã na Praça da Sé concentração cívico militar, hasteamento das bandeiras, execução dos hinos pela banda de musica municipal, homenagens a varias personalidades e instituições, pronunciamentos, desfiles, prova ciclística 21 de junho ( 63ª edição ) e as 17 horas missa em ação de graças na Sé Catedral. A programação ficará encerrada as sete e meia da noite com o torneio 21 de junho de futsal disputando o troféu Ossian Araripe na quadra bicentenário.

Por: Wilson Rodrigues - Repórter - Colaborador

Bandidos bloqueiam estrada e cometem assaltos no Cariri


Onda de assaltos nas estradas caririenses !

Uma onda de assaltos foi registrada na madrugada desta segunda-feira (20), na região do Cariri. Bandidos montaram um bloqueio na Estrada do Algodão (CE-060) e roubaram um caminhoneiro, um taxista e um passageiro. O crime acontece no limite entre as cidades de Jardim e Barbalha, por volta de 0h40min, conforme a Polícia Militar. O primeiro assalto foi cometido contra um caminhoneiro. A vítima deparou-se com troncos jogados na rodovia e foi abordada por dois homens armados com revólveres. Ambos roubaram objetos pessoais do motorista, como uma camisa do Flamengo, um celular, um relógio e uma carteira. Os bandidos também roubaram o caminhão e usaram o veículo para também bloquear a rodovia.

Táxi roubado

A vítima seguinte foi um táxi. De acordo com a Polícia Militar, os bandidos abordaram o táxi e roubaram os pertences do passageiro, como bolsas de viagem, um celular V3 e dinheiro. O passageiro vinha de Goiás, havia desembarcado em Juazeiro e seguia para Jardim. Logo após roubarem o passageiro os bandidos obrigaram o taxista e deixá-los na cidade de Penaforte, também no Cariri, na divisa do Ceará com Pernambuco. O motorista também foi vítima de assalto e perdeu um relógio e dinheiro.

Foragidos

Policiais militares compareceram ao local do crime a orientaram as vítimas a registrar a ocorrência. Foram mantidos contatos com policiais da região, mas os acusados estão foragidos.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

CRATO AMADO, IDOLATRADO.... Por Maria Otilia


Dia 21 de junho, dia do município do Crato. E não tem homenagem maior do que todos nós cratenses cantarmos este belo hino do Crato. Com letra de Martins D'Avarez e música Joaquim Cruz Neves:

HINO DO CRATO

Flor da terra do sol
Ó berço esplêndido
Dos guerreiros da "Tribo Cariri"
Sou teu filho e ao teu calor
Cresci, amei, sonhei, vivi
Ao sopé da serra, entre canaviais
Quem já te viu, ó não te esquece mais !
Para te exaltar, ó flor do Brasil
Hei de te cantar, meu Crato gentil
Ó coração do Ceará
Comigo a nação te cantará !
No teu céu linda brilha estrela fúgida
Que há cem anos norteia o teu porvir
Crato amado, idolatrado
Teu destino hás de seguir
Grande e forte como nosso verde mar
Bendita sejas, ó terra de Alencar !

Postado por Maria Otilia

Por um Brasil Melhor - Divulgue...

BOPE R$ 2.260,00 Para arriscar a vida;
Bombeiro R$ 960,00 Para salvar vidas;
Professor R$ 728,00 para preparar para a vida;
Médico R$ 1.260,00 para manter a vida;
E o deputado federal? Ganha R$ 26.700,00 para que mesmo?

(copie e cole - se quiser - e faça parte da campanha por um Brasil melhor!)
Recebido por E-mail.

Ceará sofre com operadoras de telefone. Por: João Paulo Fernandes


Após reunião entre diretores da OI e membros do Procon da Assembleia Legislativa, na manhã de ontem, foi decidido que a operadora de telefonia terá até o próximo dia 28 deste mês para apresentar projetos que assegurem atendimento de qualidade aos quase três milhões de usuários que possui no Ceará. Caso não atenda o prazo, a OI poderá ser impedida de vender novas linhas. A medida é motivada pelos problemas que os clientes têm enfrentado durante a utilização do serviço oferecido.

De acordo com a assessoria de comunicação da OI, um representante da companhia esteve ontem na Assembleia para informar que "a rede da empresa está funcionando normalmente e não apresenta problemas de congestionamento em sua infraestrutura de telecomunicações". A operadora afirma que vem investindo para ampliação e reforço de sua cobertura móvel no Ceará.

De acordo com o deputado estadual Fernando Hugo, presidente do Procon da casa legislativa, se não for obedecido o prazo, o Procon entrará com uma ação civil pública contra a empresa, assim como foi feito, no último dia 9, contra a operadora TIM. Na ação ajuizada contra a TIM e na possível medida contra a OI, está previsto, além da proibição da venda de linhas, o ressarcimento, na forma de crédito ou de abatimento na conta dos usuários. O valor da indenização, informou Hugo, gira em torno de R$ 10.

Investimentos

Conforme o deputado, na última quarta-feira (15), diretores nacionais da TIM procuraram o Procon da AL para apresentar projeto que prevê obras orçadas em R$ 60 milhões. O investimento seria destinado à adequação da operadora, para evitar as falhas observadas no sistema de telefonia. A intenção dos diretores, destacou Hugo, era solicitar que fosse sustada a ação civil pública ajuizada no último dia 9. Contudo, disse o parlamentar, como o projeto não continha prazos de começo e término das obras, a ação continua tramitando normalmente.

"Eles saíram cientes de que, se não apresentarem dados objetivos, nós iremos até as últimas instâncias", comentou. De acordo com o parlamentar, caso a operadora apresente, de fato, dados mais específicos sobre a solução para as falhas apresentadas, a nova documentação "será estudada" pelo Procon e a ação pode vir a ser interrompida.

Anatel

Segundo o deputado, a ação ajuizada contra a Tim faz referência, também, à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Conforme Fernando Hugo, há cerca de um mês, o Procon da Assembleia Legislativa solicitou que a agência repassasse ao Legislativo, em até 15 dias, dados sobre a quantidade de linhas, no Estado, e a capacidade de atendimento das operadores Claro, Vivo, TIM e Oi.

Todavia, ressaltou o parlamentar, a Agência, até agora, não transmitiu as informações requisitadas. "A Anatel não mandou nenhuma folha de papel, nenhum documento. Por isso, nós a inserimos também no processo, por omissão".

Desse modo, complementou o deputado, a ação prevê que a Anatel forneça, mensalmente, o número de linhas e a quantidade total de Estações de Rádio Base (ERBs) de que dispõem as quatro operadoras.

Segundo Hugo, o juiz que acompanha a ação, Leopoldo Fontenele Teixeira, na 7ª Vara da Justiça Federal, já acatou os pontos defendidos pela ação contra a Anatel. "Esse foi um acatamento que nos deixou alegres porque agora nós vamos trabalhar com dados". Ainda que a ação contra TIM seja sustada, ressaltou, a medida aplicada à Anatel permanecerá.

Problemas da TIM

Operadora com o maior crescimento nos últimos dois anos, a TIM enfrenta problemas após a acelerada expansão. Na última sexta-feira, foi proibida de vender chips no Ceará, por decisão judicial, até que instale "equipamentos necessários e suficientes para atender às demandas dos consumidores". A empresa tem até sábado para suspender as vendas no Estado. Problemas como bloqueio de sinal e queda de chamadas também levaram a Justiça a suspender a comercialização de novas linhas no Rio Grande do Norte por 48 dias no início do ano. A mesma medida foi usada pelo Procon de Florianópolis por dois dias em abril. Em Alagoas, deputados criaram uma CPI para apurar as falhas da empresa.

Fonte: Diário do Nordeste

CRATO - PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MUNICÍPIO 2011


A Prefeitura Municipal do Crato divulga a programação oficial das comemorações dos 247 anos de Emancipação Política do Município, ao mesmo tempo em que convida a família cratense a participar das comemorações.

DATA: 18 /06/2011 –SÁBADO

SOLENIDADE DE ABERTURA
HORA : 09:00 H
LOCAL : TEATRO MUNICIPAL SALVIANO ARRAES SARAIVA
PROGRAMAÇÃO:

1. HASTEAMENTO SIMBÓLICO DAS BANDEIRAS
2. HOMENAGENS
3 .PALESTRA DO PREFEITO SAMUEL ARARIPE SOBRE : “OS DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO MUNICÍPIO DO CRATO “
4.ASSINATURAS DAS SEGUINTES ORDENS DE SERVIÇOS:

· CONSTRUÇÃO QUADRA POLIESPORTIVA COBERTA DO SITIO MALHADA.
· REFORMA DAS PRAÇAS CENTRAIS : PRAÇA JUAREZ TÁVORA,PRAÇA
· FRANCISCO SÁ, PRAÇA CRUZ DO SÉCULO, PRAÇA ANTÔNIO ESMERALDO,
· PRAÇA FRANCISCO ZÁBULON, PRAÇA DR. JOAQUIM FERNANDES TELES E
· PRAÇA TEODORICO TELES.
· CONSTRUÇÃO DE UMA PRAÇA NO BAIRRO BELMONTE
· CONSTRUÇÃO DO CREAS – CENTRO DE REFERÊNCIA ASSISTÊNCIA SOCIAL
· CONSTRUÇÃO DE 104 UNIDADES HABITACIONAIS
· RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS VICINAIS
· COLOCAÇÃO DA SINALIZAÇÃO TURÍSTICA INDICATÓRIA
· CALÇAMENTO EM PEDRA TOSCA PARA OS BAIRROS :

BAIRRO SEMINÁRIO
BAIRRO MURITI
BAIRRO BARRO BRANCO
BAIRRO NOVO HORIZONTE
BAIRRO NOVO LAMEIRO
BAIRRO PARQUE GRANGEIRO
BAIRRO SOSSEGO
BAIRRO SÃO BENTO
BAIRRO ZACARIAS GONÇALVES
BAIRRO SÃO MIGUEL
BAIRRO PALMEIRAL
BAIRRO GIZÉLIA PINHEIRO
BAIRRO RECREIO
BAIRRO SANTA ROSA

DISTRITO DO BAIXIO DAS PALMEIRAS
DISTRITO DE PONTA DA SERRA
DISTRITO DE SANTA FÉ
DISTRITO DE MONTE ALVERNE

5. SOLICITAÇÃO DE LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DO POSTO DE SAÚDE DO

BAIRRO PANTANAL

6. SOLICITAÇÃO DE LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DO POSTO DE SAÚDE DO

BAIRRO INDEPENDÊNCIA

7. SOLICITAÇÃO DE LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DA COBERTURA DA QUADRA

DO BAIRRO PANTANAL

8. SOLICITAÇÃO DE LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DA COBERTURA DA QUADRA

DO BAIRRO MUTIRÃO

9. SOLICITAÇÃO DE LICITAÇÃO PARA CONTRUÇÃO DA COBERTURA DA QUADRA

DO CONJUNTO VITÓRIA NOSSA DO BAIRRO SEMINÁRIO .

DATA: 19/06/2011

15ª CORRIDA DE PEDESTRIANISMO” CIDADE DO CRATO”
HORA : 08:00 H
LOCAL: PRAÇA DA SÉ
SOLENIDADES DE INAUGURAÇÕES

DATA: 20 /06/2011 – SEGUNDA FEIRA

HORA : 09:00 H
LOCAL: CENTRO CULTURAL DO ARARIPE
OBRA : INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL E ENTREGA Á SEC. DE EDUCAÇÃO DE 3 ÔNIBUS PARA O TRANSPORTE ESCOLAR

HORA : 16:00 H

OBRA : INAUGURAÇÃO DO POSTO DE SÁUDE DO BAIRRO SÃO MIGUEL

HORA : 18:00 H

OBRA : INAUGURAÇÃO DO POSTO DE SÁUDE DO BAIRRO SANTA ROSA

HORA : 19:00 H

OBRA : INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA LUIZ CRUZ – PROJETO ALÔ RABO DA GATAEXPOSIÇÃO CULTURAL

HORA : 20:00 H
LOCAL: CENTRO CULTURAL DO ARARIPE
EVENTO: ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DE FOTOS HISTÓRICAS DO CRATO

SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO
DATA: 21/06/2011 – TERÇA FEIRA

HORA: 08:00 H
LOCAL: PRAÇA DA SÉ
PROGRAMAÇÃO :

CONCENTRAÇÃO CÍVICO- MILITAR
HASTEAMENTO DE BANDEIRAS
EXECUÇÃO DOS HINOS
HOMENAGENS
PRONUNCIAMENTOS
DESFILE CÍVICO - MILITAR
63ª PROVA CICLÍSTICA 21 DE JUNHO –TROFÉU WILSON MACHADO
MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS ÁS 17:00 H NA SÉ CATEDRAL NOSSA SENHORA DA PENHA .
ENCERRAMENTO DA COPA 21 DE JUNHO DE FUTSAL -TROFÉU DR. OSSIAN ARARIPE ÁS 19:30 H NA QUADRA BICENTENÁRIO.

Fonte: PMC

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30