xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/06/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 junho 2011

OS COMENTÁRIOS - Se correr, o bicho pega. Se ficar...


Como separar o Joio do Trigo ?

Olá, Pessoal,

A minha grande luta aqui no Blog do Crato tem sido conseguir separar os comentários das pessoas sérias dos moleques. Tento ao máximo evitar os comentários anônimos, e várias medidas tem sido tomadas ao longo dos 6 anos de existência deste espaço. Agora mesmo, tive de tomar uma medida drástica, que foi restringir novamente os comentários para que sejam enviados por e-mail ou identificados. Por conta da fraca tecnologia do Google que gerencia os Blogs, não há nenhuma opção intermediária. Ou a gente abre para os anônimos, ou fecha, e quase que somente os membros do Blog é que podem postar comentários.

Isso tem um lado muito ruim, porque é muito restritivo. Muitas pessoas da cidade gostariam de comentar e ficam impossibilitados, por conta da burocracia que isso gera, de ter que enviar um e-mail com o comentário, então os bons acabam pagando pelos maus. Mas não se preocupem. Eu ainda estou analisando a situação, e procurando ver uma maneira de tornar mais fácil as coisas para as pessoas que de maneira geral, escrevem com responsabilidade, e dificultar as coisas para os irresponsáveis.

Enquanto isso, no modelo atual, na janela de postagem, somente pessoas que tem conta no Google podem escrever comentários ( Abra uma conta no Gmail ), ou enviar o comentário via e-mail para nós. Mais tarde estarei publicando aqui um formulário que pode facilitar a vida das pessoas nesse sentido. Não podemos perder essa comunicação com o público, mas também, não podemos abrir as porteiras para qualqiuer irresponsável escrever o que quiser, não é verdade ?

Envie seu comentário para: blogdocrato@hotmail.com
Abraços,

Dihelson Mendonça

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - II Mostra Gastronômica do Cariri acontece hoje no Bairro Mirandão, em Crato


O CVTEC Crato realiza hoje, 20/06, às 20h00 a II Mostra Gastronômica do Cariri – Gastronomia Regional no Buffet Garden Palace, que fica no Bairro Mirandão. O evento objetiva divulgar o Curso Técnico em Cozinha do CVTEC Crato para empresários do ramo de bares, restaurantes, hotéis e afins. O público é estimado em aproximadamente 120 pessoas que degustarão as delicias da culinária regional preparadas pelos alunos do CVTEC Crato . Entre as instituições que apoiam o evento estão: Geopark Araripe, SEBRAE, Magistral, Super Mercadinhos São Luiz, Abrasel e Devassa.


Fonte: Assessoria de Comunicação Geopark Araripe
Sarah Menezes - Jornalista

EMERSON MONTEIRO, um dos maiores escritores do Cariri lança Blog contendo suas Crônicas



Olá, amigos,

Temos a grata satisfação de comunicar que o grande escritor caririense, autor de infindáveis crônicas lidas e publicadas em alguns dos maiores veículos de comunicação deste país, agora está com seu próprio site na internet. A criação do novo Blog é muito justificada, pois o Emerson abastece a maioria dos Blogs da região do Cariri e do Ceará com seus textos diferenciados ( cada Blogs muitas vezes com um texto específico ), e mesmo assim, não chega a publicar em sua totalidade. Além do mais, como todo escritor, existem aqueles textos especiais que quem escreve, gostaria de vê-los publicados em seu próprio cantinho, seu espaço.

Assim é que nasceu o Blog do Emerson Monteiro, que eu convido todos os nossos leitores a darem uma passadinha lá de vez em quando e ler os textos. O novo espaço já começa levando a marca da REDE BLOGS DO CEARÁ, uma das grandes redes de Blogs do Nordeste, que congrega um sem-fim de outros sites e indica, compartilha artigos entre os diversos sites e blogs existentes, promovendo a integração da região, e a troca de idéias.

Portanto, aqui deixamos os nossos parabéns, e votos ao Emerson de muito sucesso no novo espaço, que já pode ser visitado clicando-se na foto acima, ou no endereço seguinte:

www.monteiroemerson.blogspot.com

Por: Dihelson Mendonça

A liberação da marcha da maconha - Por: Archimedes Marques


O Supremo Tribunal Federal (STF), nossa Corte do judiciário de última instancia, ao garantir na quarta-feira (15/06/2011), o direito de cidadãos realizarem manifestações pela legalização de drogas em todo o Brasil, decisão esta proferida por unanimidade dos oito ministros que participaram do julgamento, pondo fim de vez a celeuma sobre o assunto e consentindo, a partir de agora, a livre manifestação de protestos e eventos públicos, como a marcha da maconha e tantas outras do gênero que queiram fazer, abre sério e grave problema para a nossa sociedade.

A Corte que julgou ação proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que defende o direito a manifestações pela descriminalização das drogas, sem que isso seja considerado apologia ao crime, deixa a dubiedade da interpretação da sentença, vez que, o uso de drogas ilegais é crime previsto em lei no nosso país.

A decisão do Supremo teve como base o direito, garantido na Constituição, de expressar ideias e se reunir para debater sobre elas, ou seja, o direito de livre expressão do cidadão.

Para não muito me alongar no texto, cito somente algumas frases justificativas de votos de dois ministros do STF: O relator do processo, ministro Celso de Mello, defendeu a liberdade de se manifestar desde que seja pacífica e não haja estímulo à violência. Para ele, as chamadas marchas da maconha não fazem apologia às drogas, apenas promovem um debate necessário, ao argumentar: “No caso da marcha da maconha, do que se pode perceber, não há qualquer espécie de enaltecimento defesa ou justificativa do porte para consumo ou tráfico de drogas ilícitas, que são tipificados na vigente lei de drogas. Ao contrário, resta iminente a tentativa de pautar importante e necessário debate das políticas públicas e dos efeitos do proibicionismo”.

A Ministra Ellen Gracie asseverou: "Sinto-me inclusive aliviada de que minha liberdade de pensamento e de expressão de pensamento esteja garantida".

Assim, dos motivos alegados pelos citados ministros da Suprema Corte, baseados que foram no principio da liberdade de expressão, convicto de que a minha liberdade de pensamento também há de ser garantida, é que venho de público, após manifestar o meu respeito pela decisão proferida, discordar da mesma em sua totalidade.

Comungando na cartilha dos cidadãos brasileiros discordantes desta suprema decisão, o Juiz de direito, Onaldo Rocha de Queiroga, da Justiça do estado da Paraíba, em seu artigo intitulado A MARCHA, assim se expressa: “Essa decisão esvazia a aplicação do delito de Apologia ao Crime. E mais, dizer que essa marcha não incita o crime é querer negar o óbvio. É muita filosofia e pouca realidade. Diante dessa elasticidade de liberdade, o STF abriu uma porta muito perigosa, pois amanhã outros cidadãos poderão reivindicar, dentro desse espírito democrático, o direito de organizar outras marchas, agora com a finalidade de defender o Neo Nazismo, a descriminalização do estupro, da tortura, do latrocínio, do homicídio. Aliás, sem medo de errar, tenho consciência de que mais de 50% dos homicídios praticados hoje no Brasil decorrem do tráfico de drogas. O aumento de furtos e roubos, como outros delitos, estão também ligados ao tráfico de entorpecente”.

Partindo desse principio, desta decisão histórica, certamente teremos em breve também as marchas pelo haxixe, ecstasy, morfina, heroína, ópio, LSD, cocaína, merla, paco, codeína, crack, oxi...

Por falar em crack e oxi, as duas piores das drogas, tão perigosas quanto avassaladoras, devastadoras e mortais em todos os sentidos, principalmente por conter nas suas composições químicas o lixo da cocaína que é diluído com o ácido sulfúrico, misturados e manipulados com a cal virgem e o bicarbonato de sódio, querosene ou gasolina, transformando os seus usuários em verdadeiros mortos-vivos, seria cômico se não fosse trágico, ver um verdadeiro exército de zumbis a se levantar do imundo chão, das nojentas calçadas, das pegajosas marquises, dos espaços disputados com os ratos e baratas, das fétidas sarjetas provenientes dos lixões da crackolandia paulista e tantas outras, para reivindicar os seus direitos em marcha do crack e oxi. Um batalhão de maltrapilhos que ferem o princípio da dignidade humana, barbudos, imundos, semimortos ou mortos-vivos, precisando tão somente e exclusivamente da mão do governo para salvá-los em última instancia via tratament
o de saúde, psiquiátrico e psicológico, a gritar pelas ruas por seus direitos de usarem essas drogas, ou então da possibilidade de que sejam as mesmas de vez liberadas para consumo legal...

Em contrassenso, a decisão suprema também deixa uma missão espinhosa para a polícia, que terá que garantir a segurança dos manifestantes em tais marchas e ao mesmo tempo coibir o uso dessas drogas. Incompreensível, para não dizer, inexplicável.

Ao mesmo tempo em que a nossa Carta Magna garante a liberdade de expressão, também conduz em seu texto a observância de princípios fundamentais, como o da dignidade humana, da proteção à família e o da moralidade, todos no mesmo patamar de aplicação, entretanto, aparece aos meus ingênuos olhos e pensamentos confusos que a liberdade de expressão no caso em pauta, sobrepõe os outros princípios citados.

Devemos primar, pela moral e pela família. A liberdade de expressão não está acima da moralidade nem tampouco acima da dignidade humana, vez que é de fato indigno para qualquer ser humano ver o seu semelhante se arrastando como imundo verme nas crackolandias que se espalham a olhos vistos nos quatro cantos do país, matando ou morrendo por um cigarro de maconha, por uma cheirada de cocaína, por uma pedra de crack ou oxi, enquanto seus entes queridos, desprotegidos, choram em lágrimas de sangue suas perdas em vidas como se mortos estivessem. Se existem leis frágeis, com a máxima vênia, também há decisões igualmente frágeis.

Archimedes Marques
Delegado de Policia Civil no estado de Sergipe. (Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFS).

Somos Reflexos Ou O Próprio Espelho? - Por: Luiz Cláudio Brito de Lima


Sem ter o escopo de emitir opinião sobre o tema a seguir, ao contrário, com o único objetivo de estimular a todos a refletir sobre o assunto, pois, é a partir do debate que chegamos a um consenso comum, ou, no mínimo, próximo a ele. Já dizia o grande estadista Francês, François Mitterrand: “...cada povo tem o governo que merece....” . Pois bem, após ponderar sobre a afirmação em destaque, em um primeiro momento a repeli, ao entendimento de ser falsa e, provavelmente,no caso em tela, preconceituosa. Todavia, com maior isenção e desprendimento passei interpretá-la sob o aspecto literal de seu significado.

Quando se afirma que cada povo tem o governo que merece, queremos estabelecer, a priori, que somos todos iguais, pois, se os merecemos, é porque com eles nos identificamos. E se essa assertiva de fato é verdadeira, conclui-se, por via obliqua, que fazemos exatamente aquilo que os nossos representantes fazem. Para tentar entender melhor, recorro a algumas “pegadinhas” e pesquisas realizadas em meios de telecomunicações com maior destaque e alcance em todo o pais, quase sempre com o intuito de aferir a honestidade dos envolvidos. Em um primeiro teste, coloca-se um cidadão desenvolvendo a função no comércio, e , um outro, sem ter conhecimento que é exposto ao exame, ao efetuar o pagamento, recebe troco a mais, restando a expectativa de qual será a conduta do candidato. Outra prova verificou-se com um veiculo danificado, na verdade desligou-se um componente simples no veiculo, com o espeque de obter o verdadeiro diagnostico ocorrido com o veiculo automotor.Outra, em estacionamentos privativos, destinados à pessoas idosas ou deficientes, observava-se se as pessoas que lá parassem realmente cumpria as exigências para esta finalidade.

Bem, se formos descrever outros testes, ficaríamos dias e mais dias transcrevendo-os, contudo, resta-nos a seguinte pergunta: se as respostas aos testes acima, foram negativas, ou seja, violaram expectativas mínimas de convivência social, podemos entender que o comportamento dos participantes demonstrou ser o incorreto ( logicamente que a pesquisa desenvolveu-se com parte da população, há exceções) contudo, os estudiosos do assunto afirmam, que os envolvidos são “amostragem” , e que, em regra, revela um comportamento comum. Sendo assim, penso, será que realmente, o que acontece lá “em cima” , com os nossos representantes políticos , são reflexos do nosso comportamento?O que eles fazem na qualidade de homens públicos, era o mesmo quando eram simples brasileiros? Nós, “meros mortais” ao elegermos nossos representantes, procuramos fiscalizar, acompanhar seu trabalho? Seriamos capazes de denunciar, ao tomar conhecimento de uma falcatrua, aquele em quem votamos?

Ora, o desenvolvimento social, econômico, educacional, e outras coisas mais, de uma nação, são responsabilidades não somente dos homens públicos, mais, principalmente, da população, somos, e devemos ter essa consciência, parte legitima para realizar essas mudanças, enquanto entendermos que a solução para uma vida melhor, com saúde, educação, infra-estrutura, moradia, etc., depende dos outros, e não de nós, não sairemos da situação precária em que boa parte vive. O que ocorre lá “em cima”, nada mais é, do que reflexo do que acontece por aqui, pois afinal, boa parte deles estavam entre nós.

Enquanto alguns, equivocadamente entenderem que é normal “furar fila”; que ter amigo “político” é sinal de obtenção de cargo público; que apoderar-se de quantia, a mais, que lhe fora devolvida como troco, é sinal de ser “esperto” e não é crime; que utilizar vaga destinada a pessoa portadora de necessidade especial, é ser sagaz, e não desumano; enquanto fingirmos não ver o que o outro, pode ate ser o vizinho, fez ou faz de errado e nos calarmos a isso, não o denunciando;enquanto usufruir de “amigo” poderoso para alcançar objetivos individuais. Enquanto acharmos que tudo isso é “normal”, estaremos atestando e concordando que os nossos representantes comportem-se de forma temerária e nos cause imensos prejuízos. Em caso de persistência nesse comportamento imoral e antiético, não sairemos nunca dessa situação delicada, política e social, não teremos voz para exigir mudanças, viveremos carentes de tudo, de saúde, educação, moradia, transporte, etc., e acima de tudo de representantes que realmente se preocupam com o desenvolvimento de uma nação.Por fim, parafraseando Friedrich Nietzsche: "Só podemos alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos."

Luiz Cláudio Brito de Lima

Obs. Imagem obtida do site “google imagens”

O CRATO HOJE - Postos de Saúde e Bibliotecas serão inaugurados em Crato


O Prefeito do Crato, Samuel Araripe, dando continuidade a Semana do Município, aberta no último sábado, durante solenidade no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, cumpre hoje uma programação de inaugurações de obras para o Crato. A partir das 9 horas da manhã de hoje, Samuel Araripe estará no Centro Cultural do Araripe, onde inaugura a Biblioteca Municipal e entrega a Secretaria de Educação 3 ônibus para o transporte escolar. Amanhã, o Crato estará completando 247 anos de emancipação política.

A partir das 16 horas, o Crato obtém mais dois grandes ganhos na atenção básica à saúde, com a inauguração do Posto de Saúde do São Miguel e Posto de Saúde do Bairro Santa Rosa. Ainda nesta segunda-feira, será inaugurada também a Biblioteca Luiz Cruz – do Projeto Alô Rabo da Gata e, em seguida, no Centro Cultural do Araripe, será aberta a exposição de fotos históricas do Crato.

Nesta terça-feira, dia do município, as comemorações começam cedo, às 8 horas, com concentração cívico-militar, hasteamento de bandeiras, execução dos hinos, homenagens e pronunciamentos, além do desfile cívico-militar. A categoria esportiva será prestigiada com a 63ª prova de ciclística 21 de junho, com a entrega do troféu Dr. Ossian Araripe aos primeiros classificados. A Universidade Regional do Cariri (URCA) será homenageada durante a solenidade, pela passagem dos seus 25 anos, no último dia 9 de junho.

Samuel Araripe abriu a semana do município com a assinatura de novas ordens de serviço e projetos da cidade, nas áreas da cultura, saúde, ação social e infraestrutura. Com isso, o prefeito atende antigas reivindicações da população e soma esforços para recuperar obras que foram danificadas, principalmente, por conta das chuvas no dia 28 de janeiro deste ano. O compromisso de refazer esses espaços, segundo o prefeito, está sendo cumprido. A parte de responsabilidade do Governo do Estado foi de reconstruir área de canal do Rio Grangeiro mais prejudicada, com verba destinada pelo Ministério da Integração Nacional (MIN). Além das obras de reconstrução e melhorias das ruas, os projetos incluem a construção de novas e casas, postos de saúde, quadras esportivas, dentre outros.

Com todo o seu secretariado, o prefeito fez uma prestação de contas de sua administração, abordando projetos das diversas secretarias, em um telão, e destacando o que foi feito até a atualidade. Ele ministrou palestra sobre “Os Desafios e Potencialidades do Município do Crato”.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal do Crato

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

O CRATO HOJE - Nesta Segunda-feira, a Câmara Municipal tem sessão extraordinária


Câmara vota projetos do Executivo


Nem se passaram oito dias do encerramento do primeiro semestre legislativo, a Câmara Municipal do Crato se reunirá, em caráter extraordinário, nesta segunda-feira - dia 20, para discutir e votar dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo. A sessão acontecerá, ás 8h, no Palácio José Valdevino de Brito.

O primeiro Projeto de Lei ( no. 0206001/2011 ) altera o caput do artigo 1º da lei 2. 562, de 08 de setembro de 2009, que ampliou definitivamente a jornada de trabalho dos docentes que atuam em regime de trabalho de vinte horas semanais de atividades, em sala de aula. No texto do projeto consta a justificativa que, a alteração requerida tem a finalidade de ordenar o disciplinamento da categoria do magistério, objetivando a melhoria do serviço público, em conjunto com o princípio da economicidade, pois alguns docentes vêm desempenhando a função de maneira ampliada , por motivo de carência de pessoal qualificado.

Em seguida, o Plenário apreciará o projeto no. (no. 1306001/2011) que propõe a alteração do artigo 1º da Lei 2. 667, de 10 de fevereiro de 2011, que autorizou o Poder Executivo Municipal a realizar concurso público, criou cargos e deu outras providências. “Basicamente, propomos um aumento no número de vagas, a alteração na nomenclatura dos cargos, que serão ofertados no concurso público a ser realizado por este Município, estabelecer requisitos de provimento desses cargos, bem como adquar o valor dos vencimentos à evolução salarial proporcionada aos servidores municipais em exercício, ocorrida neste ano. O presente tem a finalidade de alcançar o perfeito e pleno atendimento à demanda pelos serviços prestados pela Administração Pública do Município”, ressalta o Executivo.

Fonte: CVC

Urgente: Boatos dão conta de que Cariri pode ficar sem cinema por 5 meses. - Por: Rogério Azevedo


Boato ou Realidade ?

http://4.bp.blogspot.com/-V8ubVzKOYm8/Tf7es-H8w5I/AAAAAAAAXyE/F8ffKfZTRWk/s1600/Cariri_Shopping_Reformado2a.jpg

"O novo projeto arquitetônico cria novos espaços gastronômicos, áreas de lazer e cultura. Com a expansão o Cariri Shopping se tornará o primeiro do interior do Nordeste em tamanho, contando com 188 lojas, 04 âncoras. 01 hipermercado e 04 salas de cinema tipo stadium (uma delas com cinema 3D) com capacidade para 1000 lugares, numa área bruta locável que passará dos atuais 13mil m² para quase 25.000m². Com a expansão a Praça de Alimentação dobrará o número de lojas. Segundo os empreendedores a resposta para tal expansão está na grande demanda de clientes que o Cariri Shopping recebe frenquentemente."

A noticia acima já é antiga, a reforma que duplicará o Cariri Shopping já se encontra a todo vapor, mas por esta ninguém estava esperando: por conta da reforma e da mudança geográfica das salas do Cine Cariri (não se sabe ao certo ainda, mas as salas ocuparão alguma parte do segundo piso do shopping) o Cariri Shopping poderá fechar as duas salas do cinema regional por aproximadamente 5 meses, contados a partir de agosto.

Os boatos chegaram ao público dias atrás, e muito já se comenta sobre esta possibilidade. Inclusive fãs da saga "Crepúsculo" já especulam sobre como farão para assistir uma das maiores estréias do ano, a primeira de duas partes do último filme da saga Amanhecer que tem estréia prevista no mundo inteiro no mês de novembro.

Em julho precisamete dia 15, chega as telas do mundo inteiro a segunda parte de Harry Potter e as Relíquias da Morte, filme que encerra a trajetória do bruxo mais famoso do planeta. Após 10 anos de estrondoso sucesso mundial, ao que se sabe pelo histórico das outras 7 estréias anteriores (Harry Potter e a Pedra Filosofal teve estréia mundial em novembro de 2001 inclusive no Cine Cariri) pode-se esperar sim que o 8° filme da franquia chegue aqui nas nossas salas.

Abaixo listamos outros grandes estréias previstas para 2011/12 (contando 5 meses a partir de agosto chegamos em janeiro de 2012) que poderão ficar de fora em nossa região caso seja cofirmado o encerramento das atividades do Cine Cariri até o inicio de suas novas salas (seriam 4, ou mais salas ?) entre elas uma para projeções em 3D.

05/08 - Planeta dos Macacos – A Origem
12/08 - Os Smurfs
19/08 - Lanterna Verde
16/09 - Conan, o Bárbaro
21/10 - Gigantes de Aço
11/11 - Immortals
18/11 - Amanhecer - Parte I
09/12 - O Gato de Botas

Nota: vários veículos virtuais de relacionamentos estão a par dos boatos sobre o fechamento do Cine Cariri em agosto próximo. -> A matéria aqui postada é exclusivamente com o objetivo de manter os nossos visitantes informados, não sendo possível alistar um canal que seja como sendo a cerne dos boatos.

Por: Rogério Azevedo - Cinemania Cariri - Rede Blogs do Ceará

A COMENTAR - Medida Provisória autoriza contratação de 17.000 professores universitários sem Concurso


"Voltou a época da janela. Não precisa mais concurso público. Aqueles que lutaram par acabar com apadrinhamento estão perdendo espaço para o apadrinhamento dos petistas e o direito de concorrer a um concurso público" - Senador Mário Couto

O Senado aprovou na semana passada, ( terça-feira 14 ) a Medida Provisória 525/11, que autoriza a contratação temporária de professores para trabalhar nas instituições federais de ensino e em projetos de educação técnica e tecnológica. A matéria foi aprovada por 49 votos favoráveis e 12 contrários, depois de quase quatro horas de debate, em que a oposição tentou obstruir a votação. O texto segue para promulgação.

A MP acrescenta um artigo à Lei 8.745/93, que dispõe sobre a contratação de pessoal por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. A intenção do governo é, principalmente, suprir a demanda por professores decorrente da implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), até que seja realizado concurso público para estas áreas.

A proposta prevê também a possibilidade de contratação de professor substituto e de professor visitante por vacância, afastamento ou licença do cargo, ou ainda por nomeação do titular para os cargos de reitor, vice-reitor, pró-reitor e diretor de campus. As contratações poderão ser feitas pelo prazo máximo de um ano e prorrogadas pelo mesmo período.

Outra mudança feita pela MP é a ampliação do número total de professores temporários contratados, que passa de 10% para 20% do quadro total de docentes efetivos em exercício na instituição. Já a remuneração desses novos contratados não pode ultrapassar o valor da remuneração fixada para os servidores em fim de carreira das mesmas categorias.

A relatora da matéria no Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), recomendou a aprovação integral do texto enviado pelo Executivo ao Congresso, sem emendas. Na Câmara, onde foram rejeitadas nove emendas ao texto, o relator foi o deputado Jorge Boeira (PT-SC).

Em defesa da MP, que perderia a vigência nesta terça-feira caso não fosse aprovada, o líder do PT, senador Humberto Costa (PE), afirmou que a medida atende a uma necessidade "concreta e urgente" do ensino superior brasileiro. Seu colega de bancada, senador Walter Pinheiro (PT-BA), fez outro alerta: como vários dos professores temporários já estavam em atividade com base na medida, sua rejeição poderia prejudicar as atividades do ensino superior brasileiro.

Críticas da oposição

A oposição, entretanto, criticou a MP 525/11 por permitir a contratação de pessoal - cerca de 17 mil novos professores, segundo o do governo - sem concurso público e ainda ampliar de um para dois anos a duração dos contratos temporários.

- Voltou a época da janela. Não precisa mais concurso público. Aqueles que lutaram par acabar com apadrinhamento estão perdendo espaço para o apadrinhamento dos petistas e o direito de concorrer a um concurso público - reclamou o senador Mário Couto (PSDB-PA).

O líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), disse que a contratação de professores da maneira como a medida prevê só ocorreu no regime militar. Segundo ele, a proposta ainda desqualificaria aqueles que ingressaram na careira na universidade por mérito.

O líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), mostrou preocupação com os efeitos adversos da MP para as universidades federais. Ele calcula que os estudantes terão 50% das aulas ministradas por professores sob contrato de tempo limitado, o que comprometeria a qualidade do ensino superior.

- A média [dos cursos universitários] é de quatro anos, e nós poderemos ter professores temporários, contratados sem concurso, durante três anos - ressaltou, acrescentando que os professores efetivos é que impulsionam a pesquisa e a extensão na universidade.

Em meio à discussão da matéria, o senador José Agripino (DEM-RN) chegou a pedir destaque na votação de uma das emendas da proposta, que previa o cancelamento dos contratos temporários caso não fosse realizado um concurso público em seis meses. Se a emenda fosse incluída, a oposição aprovaria a MP por unanimidade.

A resposta foi dada pelo líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), que descartou a possibilidade de aprovação da emenda, devido ao fato de o prazo da MP expirar nesta terça-feira. Caso fosse aprovada qualquer alteração no texto, explicou Jucá, a MP teria que voltar à Câmara dos Deputados, o que seria impraticável.

Inconstitucionalidade

Já o líder do PSOL, Randolfe Rodrigues (AP) questionou a constitucionalidade da MP 525/11, uma vez que, conforme afirmou, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade das repetidas renovações desse tipo de contrato temporário.

- Contratação temporária, de acordo com a Constituição federal, deveria ser apenas para suprir carências excepcionais. Não é a primeira vez que a universidade brasileira sofre esse tipo de ataque, aconteceu nos anos 1970 e nos anos 1990 - afirmou Randolfe, assinalando que o governo deveria contratar esses professores por meio de concurso público.

Da Redação / Agência Senado

Feridas abertas - Por: Emerson Monteiro


Algo que revira entranhas feito brasa acesa nesses tempos convulsos caracteriza o despreparo da Humanidade para solucionar graves desafios em séculos seguidos. Apenas uma banda de mundo aparenta tranquilidade do ponto de vista social. A outra, amargura marcas profundas em termos de desencanto e desesperança. Espécie de sistema injusto transfere, de geração a geração, fortes heranças deixadas pelas guerras, em desatenção ao mínimo padrão da boa convivência, quando tudo serviu de pretexto à ganância dos menos escrupulosos. O cinismo diplomático ainda representa a regra básica dos povos e países, na conquista dos mercados e escravos.

Trilhões financeiros da riqueza da Terra alimentam a máquina infernal de quantias imensas que movimentam a indústria das armas, o comércio das drogas, os jogos, a prostituição. Praticar respeito entre as criaturas humanas deixou de significar progresso e demonstra fraqueza. Há que se andar tantos caminhos até contar história diferente, de alegria e positividade.

O canteiro de obras desses sonhos bons, no entanto, espera trabalhadores melhor qualificados, pois agora os exemplos torpes de autoridades infiéis aos compromissos coletivos querem fixar modelos perdidos. E o que se vê são caravanas de complicações no resultado parcial da farra política.

A cena dos palcos mostra limitações de não ter tamanho. Atores fantasiados encenam quais marionetes abobalhadas em meio aos gritos desesperados da miséria moral que predomina.

Nisso existem aqueles vendilhões da miséria alheia que usam a bilheteria em favor particular, os ditos ratos de monturo. Sugam as energias das populações de armas em punho, descaradamente qual sendo só seu o que a todos pertence.

Querer narrar a condição humana noutros cadernos mais organizados, ou pintar o barco nas cores amenas, eis o desejo de qualquer sobrevivente do mundo atual. Porém as telas que a realidade oferece quase que em nada mudaram, nos panoramas tristes elaborados desde a antiguidade dos pintores medievais.

Fanatismos, corrupção, distorções legais, administrativas, pornografia, epidemias, poluição, palavras do poema histérico escrito nos ares cinzentos e transcrito nas páginas rudes da civilização.

Esperar por mudanças favoráveis, mesmo que isto represente conscientização e trabalho, nunca é tarde, e recomeçar sempre a jornada. Cada personagem da crise desse chão detém o poder de transformar sonhos em acontecimentos, desde que reconheça disso a enorme necessidade presente.

VÍDEO - Cineasta e Cinegrafista Catulo Teles fala sobre a sua relação com o Cinema e a I Mostra Crato de Cinema e Vídeo


Um artista Global


Filho do grande e inesquecível radialista, e estudioso do folclore, Elói Teles de Morais, Catulo Teles é um dos maiores profissionais ligados à TV e ao cinema do cariri. Trabalhou na TV GLOBO de Brasília por 5 anos e na TV Verdes Mares por 12 anos, produziu mais de 20 documentários, Catulo está entre os melhores cinegrafistas e editores de vídeo do Nordeste, aclamado inclusive pelos "papas" dessa área extremamente importante da arte de fazer cinema e TV ( hoje chamada de audiovisual ). Na I Mostra Crato de Cinema e Vídeo, 6 dos 30 filmes apresentados tem a marca desse profissional, e nessa mostra ele teve a oportunidade de apresentar-se também como cineasta, com um dos seus próprios filmes. Com vocês, um pouco da história de vida de Catulo Teles:

O.B.S - Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, no canto superior direito, no topo do Blog.



Produção: Dihelson Mendonça
TV CHAPADA DO ARARIPE - WEBTV
www.tvchapadadoararipe.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Dilma teme por governabilidade e mira petistas


Mais firme na política, Planalto decide enquadrar presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.

Sob intensa pressão do PT paulista e do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), logo após demissão de Antonio Palocci da Casa Civil, a ponto de temer pela governabilidade, a presidente Dilma Rousseff surpreendeu e passou a trabalhar intensamente nos bastidores da política para debelar crises.

Nos últimos dez dias Dilma fez mais política do que nos cinco primeiros meses de governo, conta um auxiliar. Primeiro, escolheu a senadora Gleisi Hoffmann para substituir Palocci de forma solitária, sem nem consultar seu padrinho Luiz Inácio Lula da Silva. Depois, ignorou articulação feita pelo presidente da Câmara com petistas de São Paulo para levar o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), para a coordenação política. Optou pela ex-senadora Ideli Salvatti.

Em seguida, exigiu de Vaccarezza, do líder do PT, Paulo Teixeira (SP), do ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do ex-presidente nacional do partido Ricardo Berzoini (SP) que assinassem uma trégua. Afirmou que a crise alimentada pela briga deles desde a eleição de Marco Maia, em fevereiro, ameaçava contaminar o governo, a base aliada e o próprio partido.

Por fim, Dilma resolveu acertar as contas com Marco Maia, que ameaçava votar dois projetos - a regulamentação da Emenda Constitucional 29 e a Proposta de Emenda Constitucional 300 - que podem causar um rombo de R$ 40 bilhões no Tesouro. De acordo com funcionários do Planalto, foram quatro conversas, as três primeiras muito tensas, ríspidas, chamando o presidente da Câmara à responsabilidade. A última conversa, na quinta-feira, já foi mais tranquila.

O lado de Marco Maia confirma os quatro contatos. A diferença, na versão do presidente da Câmara, é quanto à forma. Segundo seus assessores, todas as conversas foram tranquilas. O certo é que, aos gritos ou não, Dilma não se deixou emparedar pelo presidente da Câmara. E arrancou dele o compromisso de que não facilitará a votação das propostas.

A regulamentação da Emenda 29 pode causar um rombo de R$ 8 bilhões no Tesouro. Ela vai definir os gastos mínimos da União para a área da saúde e o que é esse conceito. O rombo da PEC 300 é calculado em R$ 32 bilhões. Essa emenda constitucional unifica o piso salarial das polícias e faz com que a União compense os gastos dos Estados. Na opinião de Dilma Rousseff a aprovação das duas propostas inviabilizaria seu governo.

O senador Jorge Viana (PT-AC) atribui à cobiça eleitoral de seu partido e às desavenças internas a causa da maior crise do governo de Dilma Rousseff, que começou com o escândalo envolvendo Palocci em suspeita de enriquecimento ilícito e continuou com a briga dos petistas de São Paulo. Ele quer que o PT pare de brigar com o PMDB. "Temos de ter a consciência de que casamos com o PMDB. Eles têm os mesmos direitos. Não podemos ficar querendo tudo para nós."

João Domingos - O Estado de S.Paulo

SERTÃO POP REALIZA SÃO JOÃO COM FORRÓ AUTÊNTICO




A Sertão Pop está trazendo de volta as comemorações do tradicional São João. Para este evento, convidou a banda BELOXOTE da cidade de Crato, que tem se destacado em manter as raízes nordestinas do verdadeiro forró. A banda BELOXOTE volta-se para um repertório rico em músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Marinês, Nando Cordel e muitos outros artistas que marcaram o cancioneiro do verdadeiro forró. O evento acontecerá na "Noite de São João”, na residência do produtor Kaíka Luiz, que fica há mais ou menos 100 metros do Hotel Encosta da Serra no Crato, local amplo e com muita estrutura para eventos.

Além do clima do verdadeiro São João que teremos através da música, a festa terá comidas típicas, quadrilha improvisada, fogueira, concurso de traje típico e muito forró autêntico.

A BENÇÃO, EVALDO GOUVEIA! - Por: Fernando Dantas


No dia 11 de junho do ano em curso, sábado próximo passado, aportei na pujante cidade de Iguatu com a benfazeja expectativa de assistir, ao vivo, o “show” do virtuose Evaldo Gouveia, então programado para a noite do mesmo dia, no bucólico CRI de tantas manifestações sociais e cívicas da família iguatuense, cujos ilustres filhos tratam tão calorosamente seus privilegiados visitantes, que - como eu - buscam o calor humano e as belezas naturais que brotam daquela terra abençoada.

Engenheiro por profissão e pesquisador musical por devoção, a magnífica obra do seresteiro Evaldo Gouveia despertou-me a curiosidade desde os tempos de adolescente no Cratinho de açúcar, minha terra natal, ao deliciar-me com as inspiradas melodias do mestre para as letras primorosas de seu inseparável parceiro, Jair Amorim, falecido em 1993, cuja profícua comunhão com Evaldo produziria as maravilhas que encantaram o país nas vozes de ícones do nosso cancioneiro, como Altemar Dutra e Moacyr Franco, o Trio Nagô (formado por vocalistas do quilate de Epaminondas, Mário Alves e Evaldo), Ângela Maria e o Professor Cauby Peixoto, entre outros consagrados intérpretes, que os guindaram ao panteão eterno dos grandes vultos da MPB.

Com a vênia dos leitores, abro parênteses para ilustrar esta crônica com a menção a uma relíquia que conservo prazerosamente em meu acervo de mais de 5.000 LP’s, que é nada menos que o antológico álbum “Cauby Peixoto Interpreta Evaldo Gouveia e Jair Amorim”, da frutífera safra de 1965, em que o Professor Cauby canta divinamente 12 pérolas de Evaldo e Jair, entre as quais, “Que Queres Tu de Mim?”, “Há Meia Hora Apenas”, “Existe Alguém”, “Dai-me um Luar” e “Sentimental Demais”.

Apenas para evidenciar a importância histórica do LP do Professor como um marco na fonografia brasileira, saibam os amigos que, de tão raro, o disco é disputado (quase) no tapa pelos garimpeiros de preciosidades nos sebos do Rio e de São Paulo!

Iniciei minha coleção no final dos anos 60, quando, em Fortaleza, dividia com colegas do Crato um apartamento ou “república”, na Rua Major Facundo (República de Estudantes do Cariri - RECA), e graças aos parcos salários que advieram dos primeiros estágios remunerados em Engenharia, comprei, na charmosa VOX da Rua do Ouvidor (Guilherme Rocha), meus primeiros discos, que, juntamente com os colegas da RECA, ouvia com sofreguidão na vitrola de meu dileto amigo Roberto Borges (salvo engano de minha parte, creio que Roberto já foi Juiz de Direito da Comarca de Iguatu).

Os vinis precursores ocupam lugar de destaque na galeria e, não por mera coincidência, contêm, em seus repertórios, marcantes canções de Evaldo e Jair, quais sejam, pela ordem: “Belíssima”, no LP “... E Moacyr Franco”, “Minha Serenata”, inserida no LP “Uma Noite de Seresta”, com Carlos José, e “Valsa para Qualquer Esquina”, “Dedicatória” e “Raiva de Ti”, gravadas pelo saudoso Altemar no álbum “Dedicatória”. As reminiscências invadem meu imaginário em “flashback” e desembocam no “show” de Evaldo no CRI, onde vibrei intensamente com o romantismo de seu canto, que fulgura no brilho da estrela de “Belíssima”, e em especial com sua esplêndida forma para um senhor de 80 anos, que, embora “viúvo” de seu artesão das letras desde 1993, segue perpetuando o generoso legado que, juntos, oferecem aos amantes da poesia do velho capixaba e da musicalidade de meu cativante personagem, cuja paixão por seu ofício o leva adiante na prodigiosa vocação de cantador, agora no convívio de novos versejadores, como o eclético Paulo César Pinheiro e nosso poeta maior Fausto Nilo.

Ainda porque na noite de Dom Evaldo Gouveia, no salão apinhado de amigos e fans desse mago que honra e cultua o nome Iguatu em todos os quadrantes onde sua voz ecoa em incontida emoção, este cronista resgatou os melhores momentos de sua veneração pelas jóias musicais lapidadas por ele e por Jair Amorim em “O Conde”, verdadeira declaração de amor à Portela, e ponto de partida para “Pizindin”, ungido como samba-enredo da escola em 1974, “Tango prá Tereza”, um emblemático tributo a Gardel, “Garota Moderna”, clássico que nada fica a dever aos mais inspirados temas da Bossa Nova, “Brigas”, memorável samba-canção que celebrizou Altemar, e “Ave Maria dos Namorados”, régio “mimo” de Evaldo aos casais que foram prestigiá-lo no CRI.

Evaldo Gouveia é um predestinado para a Música! É um autodidata que faz de seu canto a própria razão de viver! É um pedaço de seu idolatrado Iguatu!

A benção, Evaldo Gouveia!
( artigo enviado por Álvaro Barreto Dantas )

Termina hoje Vestibular 2011.2 da URCA, com participação recorde de alunos


T
ermina hoje o Vestibular 2011.2 da Universidade Regional do Cariri (URCA). Ontem, o processo foi iniciado com uma participação recorde de inscritos no vestibular. Segundo a Comissão Executiva do Vestibular – CEV, foram inscritos este ano 8.040 alunos, para concorrer a vagas nos 16 cursos de graduação da Instituição, demonstrando, com isso, a credibilidade institucional da URCA, perante a comunidade regional e interestadual.

Em 2011.1 foram inscritos 7.495 alunos, e o que chama a atenção é que 56,22% dessa quantidade são estudantes oriundos de escolas públicas. Esses dados concretos mostram a relevância social da URCA, como Instituição de grande mobilidade social, por meio da formação superior da Região. Em 2007, momento em que a atual administração assumiu a instituição, foram registradas inscrições de 4.454 alunos para o Vestibular. Isso revela o grande crescimento que a URCA obteve nos últimos anos, com o reconhecimento da sociedade. O resultado do processo seletivo será publicado no dia 15 de julho. Mais informações no site da Comissão Executiva do Vestibular - cev.urca.br, ou pelos telefone : 3102.1230/ 3102.1276. Informações CEV - Rua Teófilo Siqueira, 684. Centro – Crato-CE.

Fonte: URCA

URCA recebe homenagem no aniversário do Crato pela passagem dos seus 25 anos

A Universidade Regional do Cariri (URCA), receberá homenagem especial pelos seus 25 anos, nesta sexta-feira, durante solenidade, a partir das 8 horas, na praça da Sé, nas comemorações do aniversário dos 247 anos do Crato. Na ocasião, estarão representantes da Instituição para receber as homenagens da Prefeitura do Crato. O aniversário da URCA ocorreu no último dia 09 de junho.

Fonte: URCA

Professor do Departamento de História da URCA é destaque internacional em mostras fotográficas

Depois de recentes mostras em Nova York (Yossi Milo Gallery, 2010), Los Angeles (Rose Gallery, 2011), São Paulo (Galeria Estação, 2011) e Rio de Janeiro (Foto Rio, Centro Hélio Oiticica, 2011), uma série de fotopinturas, resultado de pesquisas do professor do Departamento de História da URCA, Titus Riedl, está sendo exposta a partir desta semana na entrada do Hall Brasileiro na Quadrienal de Cenografia em Praga (Prague Quadrennial of Performance Desing and Space, 2011).

O Brasil participa na categoria competitiva do maior evento de cenografia no mundo, que se realizará entre os dias 16 a 26 de junho, com a exposição coordenada pela ABRIC/OISTAT e apoiada pela Funarte com o trabalho de mais de 130 profissionais envolvidos.

O professor Titus, que recentemente foi contemplado pelos prêmios Chico Albuquerque e Marc Ferrez de Fotografia, foi convidado para participar com exposições no FotoSeptiembre na capital do México, um dos mais tradicionais e maiores eventos de fotografia da América Latina, que, neste ano, homenageará o Brasil como país em destaque.

Fonte: URCA

Seminário do Departamento de História da URCA aborda o tema da morte


O Departamento de História da Universidade Regional do Cariri realizará entre os dias 22 e 25 de junho o Seminário “Olhares sobre a morte”. O seminário será dirigido aos professores e alunos de graduação e pós-graduação que pretendem abordar, em suas pesquisas e estudos, questões relacionadas à morte e à análise de testamentos como documentos históricos. O Seminário terá um caráter de troca de experiências, onde professores e alunos terão oportunidade de falar sobre suas pesquisas e projetos. Além disso, haverá momentos bastante práticos, pois o seminário prevê a visitação ‘in loco’ de locais do Cariri relacionados ao culto e à memória da morte.

Serão visitados cemitérios de Crato e Juazeiro do Norte e outras localidades em que a morte está presente, a exemplo do santuário de São Francisco em Juazeiro do Norte, da Casa das Rezadeiras da Madrinha Dodô e da Casa do Padre Cícero com o seu leito de morte. O seminário enfatizará a observação empírica e pretende apontar para possíveis abordagens e futuros trabalhos acadêmicos. Uma das ministrantes do Seminário, professora Cláudia Rodrigues, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO. Atualmente é uma das maiores especialistas em trabalho histórico com testamentos do Brasil, desde a época da colonização até a secularização. Outra ministrante, a professora Maria Elizia Borges, da Universidade Federal de Goiás - UFG é especialista no estudo de cemitérios no Brasil. Ambas ministrantes têm uma ampla lista de publicações.

A participação é gratuita, mas o número de vagas é limitado. Haverá certificado de participação. Os Interessados podem se dirigir diretamente aos professores Juciêldo Alexandre, Cícero Joaquim e Titus Riedl, através do telefone: 88040131.


Fonte: URCA

Artista Daniel Boris ( Jacques ) comenta sobre a Difícil arte de viver de Artes


"Um Artista não nasce pronto, mas nasce com o dom artístico. E é esse dom que lhe faz acreditar que é possível!

Mas a realidade não é tão fácil assim, sou artista plástico desde 1981, só agora venho colher um pouco do que gastei em que acreditei, não falo aqui de dinheiro, que é essencial para sobreviver, mas sim de reconhecimento e valor ao meu trabalho. São anos de dedicação e aprimoramentos, anos difíceis que poucos caminham nessa estrada, me dou crédito e o luxo de nunca ter chegado com um pires nas mãos na porta do Governo Estadual ou local, também nunca fui procurado por ambos, que lamento muito, mas não por mim, mas sim por muitos e muitos talentos que temos aqui em nossa terra e não é dado o devido valor, e sendo assim muitos desistem no meio do caminho perdendo-se um sonho e “ um artista”.

A Arte é um patrimônio da humanidade, ela por si só conta sua História, pena daqueles que não dão valor a sua própria cultura e como sempre vem a política suja, que os braços são estendidos para os seus e os mais favorecidos,mais uma vez é “Lamentável”. Fica aqui o meu protesto e meus agradecimentos aos meus clientes, amigos e toda sociedade caririense que tem dado reconhecimento pelo o meu trabalho, mesmo sem apoio represento o meu amado Crato com minhas obras até mesmo no exterior."

Ateliê Artessetra

Artes indo e vindo para você
Av. Pedro Felício Cavalcante 2274
Parque Grangeiro- Crato-Ce
Se você não pode ir ao Ateliê Artessetra, ele vai até você

Ligue

(88) - 8821 3731
(88) - 9991 5770

Crato abre Semana do Município com assinatura de órdens de 10 milhões de reais em obras para a cidade


Órdens de serviço no valor de 10 milhões de reais para o Crato

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, abriu oficialmente, na manhã do último sábado, no Teatro municipal Salviano Arraes Saraiva, a Semana do Município. O evento começou com uma palestra proferida pelo prefeito por título: “Os Desafios e Potencialidades do Município do Crato” e contou com a projeção de slides em Datashow, mostrando as realizações da administração Samuel Araripe. O teatro estava lotado, inclusive na galeria superior. Em seguida, o prefeito assinou várias ordens de serviço. Os investimentos em novas obras e melhoria de infraestrutura da cidade do Crato são de mais de R$ 10 milhões.

LISTA DE OBRAS:

Sexta-feira 18, foi autorizada a construção da quadra poliesportiva coberta do Sítio Malhada; Reforma das praças centrais: Praça Juarez Távora, Praça Francisco Sá, Praça Cruz do Século, Praça Antônio Esmeraldo, Praça Francisco Zábulon, Praça Dr. Joaquim Fernandes Teles e Praça Teodorico Teles.

Além da construção de uma praça no bairro Belmonte, construção do CREAS – Centro de Referência Assistência Social e construção de 104 unidades habitacionais; o Governo do Crato fará recuperação de estradas vicinais e colocação da sinalização turística indicatória. Será realizado calçamento em pedra tosca nos bairros: Seminário, Muriti, Barro Branco, Novo Horizonte, Novo Lameiro, Parque Grangeiro, Sossego, São Bento, Zacarias Gonçalves, Palmeiral, Gisélia Pinheiro, Recreio, Santa Rosa, São Miguel, Baixio das Palmeiras, Ponta da Serra, Santa Fé e Distrito de Monte Alverne. Também serão solicitadas licitações para a construção de postos de saúde do Pantanal, Independência, quadras do Pantanal, Mutirão, e Conjunto Vitória Nossa, no bairro Seminário.

No último domingo, foi realizada a 15ª corrida de pedestrianismo “Cidade do Crato” na Praça da Sé.

Por Dihelson Mendonça, com informações da Assessoria de Imprensa da PMC

Pachelly Jamacaru, Panorâmica do Crato-Ce

Clique para ampliar:


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30