xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/06/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 junho 2011

Coluna Armando Rafael - As Notícias do Cariri



Trânsito complicado

Para saber o quanto o problema do trânsito está afetando a vida do cratense, basta acompanhar as reclamações feitas – diariamente – pela população, através de participação nos noticiários das emissoras de rádio, nos blogs e nos comentários informais. Cerca de 23 mil carros compõe a frota de veículos emplacados e circulando em Crato. E todo mês este número é aumentado em mais 150 novos carros. Nos últimos anos nenhuma nova via foi construída para desafogar o escoamento de veículos. Resultado: o trânsito em Crato chegou ao estágio de estrangulamento. A partir das oito horas da manhã não existe mais espaço para estacionamento no centro citadino. Agora, o Demutran-Crato anuncia a criação da Zona Azul, a exemplo do fez Juazeiro do Norte. A iniciativa é boa, mas já chega tarde, pois até a Zona Marrom (estacionamento para os transportes de carga) é motivo de reclamação por parte de proprietários de veículos.


Cratensidade

A maioria das cidades brasileiras possui hino, bandeira e brasão. Crato também os possui, desde a década 50 do século passado. O hino – belíssimo – tem letra e música conhecidas pela população e costuma ser cantado em solenidades públicas. Já o desenho do brasão de Crato é mostrado – vez por outra – erroneamente, pois oficialmente a parte superior tem a cor azul, enquanto a inferior tem a cor verde. Alguns desenhos divulgam o brasão todo na cor verde, o que falseia a concepção original. A Prefeitura já adotou o brasão como logotipo oficial. A mesma providência deveria ser feita pela Câmara de Vereadores. (Acima a bandeira de crato)


E a bandeira?


Neste item algo fica a desejar! A bandeira de Crato se resume a um retângulo branco (com o brasão no centro). É pálida demais! Para torná-la mais bonita (e com um significado) bastaria uma ligeira modificação. Como fez o governador Cid Gomes – quando assumiu o governo do Estado em 2003 – modificando ligeiramente o desenho da bandeira do Ceará, através de projeto-de-lei prontamente aprovado pela Assembleia Legislativa. Por que não se faz o mesmo com a bandeira de Crato? Bastaria acrescentar ao retângulo branco uma pequena orla azul celeste nas quatro bordas. E por que na cor azul celeste? Porque o branco e azul celeste são as cores de Nossa Senhora da Penha – Rainha e Padroeira da cidade – presente na história e no imaginário popular cratense desde o seu início. Mais precisamente, desde o nascimento da antiga Missão do Miranda, fundada por frei Carlos Maria de Ferrara que a dedicou à Virgem da Penha em 1740. (veja ao lado, acima, a sugestão para modificação da bandeira de Crato).


Além do mais...

Bastaria o Sr. Prefeito – baseado numa justificativa feita por uma especialista em heráldica – enviar um projeto da pequena mudança para aprovação pela Câmara Municipal. (Em Crato temos um bom conhecedor de heráldica, o diácono Weslley Barros, que fez o brasão de várias dioceses cearenses, incluindo a de Crato). Só complementando: os símbolos de Crato foram oficializados na administração do prefeito Ossian de Alencar Araripe, pai do atual prefeito Samuel Araripe. O atual prefeito passaria à história como o administrador que regulamentou – para melhor – o desenho da nossa bandeira. O branco e o azul celeste passariam, assim, a ser as cores oficiais da cidade de Crato. O que, aliás, já vem ocorrendo na prática, pois essas são as cores usadas pelo time que representa Crato no Campeonato Cearense de Futebol. Cores essas já reconhecidas e assimiladas pelo povo, que as transformou em camisas e bandeiras usadas nos dias de jogos, no Estádio Mirandão.

O exemplo que vem de Iguatu

A administração de Agenor Gomes de Araújo Neto, à frente da Prefeitura de Iguatu serve de paradigma para os demais municípios do Ceará. Agenor, 45 anos, governa há seis anos e meio aquela cidade. Quando assumiu, encontrou uma cidade suja, praças mal cuidadas, ruas esburacadas e bairros sem pavimentação. Sua primeira providência foi recuperar todas as praças, dotando-as de bonitos e bem conservados jardins. Depois, aproveitou cada espaço urbano disponível (alguns servindo para depósitos de sacos do lixo) transformando-o em lugares com plantas e flores. Foi o caso do espaço ao lado da via férrea e terrenos públicos desocupados...


Nota 10!
Agenor triplicou o número de praças de Iguatu. Arborizou toda a cidade. Refez a pavimentação das ruas. Dinamizou o serviço de lixo e de limpeza. Afora isso, teve iniciativas pioneiras como a construção de uma escola de música popular e de centros de lazer e complexos esportivos nos bairros pobres. Colocou placas informativas nos pontos históricos da cidade; distribuiu mudas de árvores frutíferas e ornamentais para toda a população; melhorou a iluminação pública e atraiu investimentos para aquela cidade melhorando o emprego e renda da população. Para concluir: Iguatu parece hoje uma cidade do sul do país...

Veja abaixo,alguns pontos de Iguatu antes e depois de Agenor:









O decênio de dom Fernando
O Cura da Catedral, padre Edmilson Neves, coordena a programação pela festa dos dez anos de dom Fernando Panico como bispo diocesano de Crato, a ocorrer no próximo dia 29. Desde que chegou ao Cariri, Dom Fernando Panico vem confirmando o seu projeto pastoral de caracterizar a diocese de Crato como Romeira e Missionária. Dentro desse projeto dom Fernando criou cinco paróquias; ordenou cinquenta sacerdotes e dezessete diáconos permanentes. Trouxe para a Diocese de Crato as seguintes instituições religiosas: Monjas Contemplativas da Ordem de São Bento–Beneditinas que construíram o Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória e as Irmãs Salesianas, que atuam na Colina do Horto (ambas em Juazeiro do Norte); Toca de Assis (ramos masculino e feminino), Ordem Camiliana, Companhia dos Padres de São Sulpício – Sulpicianos –, Freiras Contemplativas da Ordem Fraternidade Missionária (todas atuando na cidade de Crato); Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração (para Antonina do Norte); Irmãs Filhas da Imaculada Conceição de Buenos Aires (para Lavras da Mangabeira).

A Cesare o que é de Cesare

O Supremo Tribunal Federal–STF saiu diminuído ao negar a extradição do terrorista Cesare Battisti. A Justiça brasileira – a mesma que aprovou a progressão de pena para crimes hediondos facilitando a vida de estupradores, latrocidas e traficantes – piorou ainda mais sua imagem, pois Cesare Battisti é assassino de quatro civis indefesos e, por isso, foi julgado e condenado à prisão perpétua na Itália, um país sério e democrático. Este episódio consolidou – mundo afora – a imagem do Brasil como o paraíso da impunidade, lugar privilegiado para os corruptos e bandidos.

O crime compensa (no Brasil)

Dois pesos, duas medidas! O mesmo presidente Lula da Silva que extraditou os atletas cubanos que vieram ao Brasil participar dos Jogos Pan-americanos – os quais não possuíam antecedentes criminais e só queriam viver em liberdade – (e foram presos após retornarem à força à ilha-prisão), no último dia do seu governo concedeu asilo político a um terrorista, alegando que se ele voltasse à Itália seria preso. Rui Barbosa escreveu: um dia os brasileiros sentiriam vergonha de ser honesto. Hoje, os honestos têm vergonha de ser brasileiro...

Curtas

1 – Pense numa justiça “salomônica”: o Sindicato da Indústria Metalmecânica do Ceará–Simec bateu o martelo e anunciou: a delegacia regional da instituição – na conurbação Crajubar – ficará mesmo em Juazeiro do Norte. Mas o delegado regional do Simec – já nomeado – é o cratense Adelaido Alcântara, da Adeinox. E o coordenador é o barbalhense Ailton de Souza, da fábrica Bom Sinal, produtora de vagões e veículos leves sobre trilhos, cuja fábrica em Barbalha.

2 – Novo empreendimento imobiliário comercial está a todo vapor na Avenida Leão Sampaio, bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte. Trata-se de um edifício de 9 andares, denominado “Doctor’s Soluções Médicas”, sob a responsabilidade da A2 Engenharia.


3 – A Prefeitura de Juazeiro concluiu hoje a plantação de 500 mudas semi-adultas de palmeiras Havaí, Jussara e Fênix. Foram beneficias a Avenida Padre Cícero – trecho entre o Shopping Cariri e arco dos Salesianos– com mudas de palmeiras Havaí (veja ao lado); a Avenida Castelo Branco (com a palmeira Jussara), e Praça Padre Cícero (com palmeira Fênix). A iniciativa mudou (para melhor) o visual daquelas artérias urbanas.



4 – Depois de mais de dez anos fechada, a antiga Escola Agrícola de Lavras da Mangabeira voltará a funcionar. Para tanto o Governo do Ceará transformou-a numa escola de ensino profissional. O prédio do educandário foi totalmente reformado a um custo de R$ 7,6 milhões. O Governo do Ceará teve ainda o mérito de preservar o projeto original do prédio, que foi construído nos anos 50. A nova unidade recebeu o nome de Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima.


5 – A empresa Gaid Construções Ltda foi a vencedora da licitação para construção da nona estação do Metrô do Cariri, que liga Crato a Juazeiro do Norte. Trata-se da Estação Escola, localizada em frente à nova escola profissionalizante que está sendo construída pelo Governo do Estado em Juazeiro.



6 – A população do Mirandão realiza o melhor São João dentre todos os que são feitos nos bairros de Crato. Todas as noites quadrilhas diferentes ali se apresentam, em meio a comes e bebes e música regional. Por coincidência o padroeiro daquele bairro é São João Batista, para quem foi erguida ampla capela.



7 – O presidente da Bolívia, o cocaleiro e corifeu das esquerdas, Evo Morales (o mesmo que se apropriou das refinarias da Petrobrás e nunca indenizou o Brasil), lançou um programa oficial: "Mi coche, mi vida". Que pode ser resumido assim: todos os carros estrangeiros que circulam ilegalmente na Bolívia poderão agora ser “legalizados”, independente de terem documentação ou não. A maioria desses veículos vem do Brasil e grande parte deles são carros roubados. Mas, questionado a respeito, o Evo Morales disse que tomou a iniciativa porque a única forma de o povo ter carro é comprá-lo sem documentos, pois é mais barato. Se a moda pega...


8 – A nova ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, é casada com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Resumindo: saiu Palocci, o homem dos 20 milhões e entrou o Casal 20, agora o casal mais poderoso desta república...

O que é a Missa? - Por: Armando Rafael


A grande maioria dos católicos participa da Santa Missa sem saber o que ela significa. E por isso assiste as missas de um modo quase mecânico, sem prestar a atenção nas palavras ali pronunciadas ou até com o pensamento longe da solenidade da qual está participando.

Segundo o padre Lourenço Ferronato, EP: “A primeira missa celebrada no mundo foi na Quinta Feira Santa, na Ceia de Jesus com os apóstolos. Na ocasião foi instituída a Sagrada Eucaristia e Jesus demonstrou mais uma vez o seu infinito amor pelos homens, ao partilhar conosco Seu Corpo e Sangue”.

A missa é, pois, a renovação do sacrifício sofrido no Calvário sobre a Cruz, por Jesus Cristo, para a salvação da humanidade, com uma única diferença: o sacrifício da Cruz foi sangrento, enquanto o sacrifício do altar é incruento, isto é ocorre sem o derramamento de sangue. A missa tem um valor infinito, uma vez que é próprio Jesus Cristo que se oferece em sacrifício e se imola na hóstia sagrada.

Assim, procuremos participar da Santa Missa com toda a atenção possível, a fim de sermos beneficiados com as graças e favores concedidos durante a renovação do sacrifício de Cristo Jesus.
Sobre a missa assim se pronunciaram alguns santos:

"Na hora da morte, as Missas, às quais tiveres assistido, serão a tua maior consolação. Um dos fins da Santa Missa é alcançar para ti o perdão dos teus pecados. Em cada Missa, pois, podes diminuir a pena temporal devida aos teus pecados, pena essa que será diminuída na proporção do teu fervor. Perdoa-te os pecados veniais não confessados, dos quais, porém, te arrependes; preserva-te de muitos perigos e desgraças que te abateriam. Diminui o império de satanás sobre ti mesmo. Sufraga as almas do Purgatório da melhor maneira possível. Uma só Missa a que houveres assistido em vida, será mais salutar que muitas a que os outros assistirão por ti depois da morte, pois pela Missa participas da Paixão, morte e Ressurreição de Cristo." (Santo Agostinho)

“Cada Missa à que assistires, alcançar-te-á no céu maior grau de glória. Será abençoado em teus negócios pessoais e obterás as graças que te são necessárias. Nosso Senhor Jesus Cristo nos concede tudo o que Lhe pedimos na Santa Missa. (São Jerônimo)

"Fica sabendo, ó cristão, que mais se merece em ouvir devotamente uma só Missa do que distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a terra.
Toda Santa Missa diminui teu purgatório." (São Bernardo)

(Pesquisa feita por Armando Lopes Rafael)

Semana do Município: Crato, 247 Anos de Emancipação Politica - Wilson Bernardo


O prefeito Samuel Araripe abre a semana do município, palestrando sobre as novas e futuras mudanças de um Crato novo para os cratenses. "Crato e suas potencialidades" que fará cada vez mais, uma cidade predestinada ao desenvolvimento, na saúde, esporte e lazer, cultura e principalmente, na qualidade de vida dos cratenses, coisa muito rara de se ver em outras cidades do porte do Crato. Parabéns ao Município, ao prefeito e toda a sua equipe de secretários, fiéis como bons escudeiros.


Samuel em palestra e o público atento e confiante no progresso de nossa cidade


No mesmo evento foi assinado ordens de serviços para diversa obras, como postos de saúde, quadras esportivas e calçamentos de pedra tosca.


O time perfeito não se mexe , apenas qualifica-se, e essa turma ai é show de bola...Né não Samuel ?


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Chico Boa Sorte:Agraciado Como o Mais Novo Cidadão Cratense-Wilson Bernardo.


Chico Boa Sorte, comerciante estabelecido na Vilalta em Crato, foi agraciado com o título de cidadão cratense. Muito emocionado, ele agradece aos cratenses pela sua acolhida nesse município. Além do vereador Luiz Cory autor da outorga, o prefeito Samuel Araripe e Mônica Araripe estiveram presentes na sessão solene de agraciamento. Samuel referenciou Chico Boa Sorte como o mais novo cratense da gema como assim são tratados todos aqueles que querem bem ao Crato e fazem muito pela nossa cidade cratinho de açúcar.


Chico Boa Sorte e familiares...E Luiz Cory o vereador autor do agraciamento


Chico e sua esposa,e a primeira dama Mônica entrega o titulo a seu Chico


Homem de poucas palavras mas emocionado por ser reconhecido como filho de uma terra abençoada Crato.


Samuel Araripe fala da importância de ser cratense e lutar pelas benfeitorias pra se ter um Crato em desenvolvimento


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Crato encerrou ontem ( Sábado ) a I Mostra de Cinema e Vídeo

No teatro Salviano Arraes, o público pode conferir exposição de fotos sobre a história do cinema
FOTO: ANTÔNIO VICELMO

O primeiro cinema do interior do Estado foi o "Paraíso", no Município do Crato. Evento destaca centenário da data

Com a exibição dos longas-metragens "Sargento Getúlio", de Hermano Penna, e "Padre Cícero", de Helder Martins, foi encerrada ontem ( Sábado ), no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, a primeira Mostra Crato de Cinema e Vídeo, que comemorou os 100 anos da inauguração do primeiro cinema do interior do Ceará, o "Cinema Paraíso", ocorrido em 3 de maio de 1911, pelo italiano Vittorio di Maio, no Município do Crato. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca), reuniu mais de 30 trabalhos, dentre curtas e longas-metragens produzidos exclusivamente por cineastas da região, ou que possuem ligações com a cidade do Crato.

A produção cinematográfica regional resgatou a memória de personagens e entidades que marcaram a história do Cariri como Padre Cícero, Patativa do Assaré, Beato José Lourenço, Dona Cícera do Barro Cruz, a Ordem dos Penitentes, que foram documentados pelos cineastas regionais. Para comemorar os 100 anos desta data histórica, o radialista e memorialista cratense Huberto Cabral elaborou um conjunto de eventos, que envolveram todos os seguimentos ligados a cultura regional.

Na entrada do Teatro Salviano Arraes, onde foi realizada a Mostra, foi instalada uma exposição de fotos com a história do cinema universal.

O pesquisador de cinema Amarílio Carvalho cedeu o seu arquivo com fotos de artistas famosos de Hollywood, que foram expostas na entrada do teatro. A velha e a nova gerações tiveram oportunidade de rever e conhecer artistas como Robert Taylor, Gregory Peck, Giuliano Gemma, John Wayne, Henry Fonda, Frank Sinatra, Elizabeth Taylor, Cary Grant, Gene Kelly, James Stewart, Frank Sinatra, Grace Kelly, Ann Miller, Doris Day, entre outros.

"Foi o primeiro passo para que, num esforço contínuo, se possa revitalizar o cinema cratense, com a importante colaboração de muitos nomes que fizeram e fazem a história do cinema regional", disse a secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, destacando o pioneirismo do Município.

Entusiasmados com o sucesso da Mostra, os coordenadores vão incluir o evento na agenda cultural do Município. Para o memorialista Huberto Cabral, principal articulador dos cineastas regionais, a Mostra cumpriu o seu objetivo que foi lembrar o pioneirismo do Crato como "capital da cultura" do Cariri.

Reportagem de Antonio Vicelmo (Diário do Nordeste)

O SHOW JÁ TERMINOU - Mas a Realidade Continua...


TAGARELICES DE DOMINGO PARA MATAR O TEMPO...


Bom Domingo, meus queridos Cratenses!

Meus amigos, a cada dia o nosso Blog do Crato é mais visto pelo povo que tem este espaço como uma referência nas notícias, novidades, e até dos FUXICOS que rondam pelas ruas da cidade. Esta semana foi um exemplo típico. Por onde andamos, não se falava em outra coisa, senão nas matérias aqui publicadas. Dois acontecimentos que são destaque nas rodas de amigos: O Comentário do Prof. Armando Rafael sobre as declarações da vereadora Mara Guedes, e a I mostra Crato de Cinema e Vídeo.

Falando a verdade: O artigo do Armando atingiu a maior audiência já registrada no Blog segundo estatísticas oficiais. Foi assunto de mexericos na cidade durante toda a semana. Do calçadão ao Crato Tênis Clube; do Mirandão ao Grangeiro. Até na câmara de vereadores nós ouvimos comentários de apoio ao artigo e diversos posicionamentos. Tem gente aí dizendo que o Armando vive direto com LUVAS DE PELICA. Eita diabo...

Ja a I Mostra Crato de Cinema e Vídeo também foi destaque. Aliás, foi por conta dessa mostra que não sei se vocês, queridos leitores, notaram que eu estive mais ausente e o Blog teve bem menos notícias do que de costume. Notaram ? Estive empenhado durante a semana inteira em fazer a sua cobertura: mais de 400 fotos do evento, e inúmeras horas de vídeo todos os dias. Procurei registrar para a posteridade este fabuloso evento que completou 100 anos da inauguraçao do primeiro cinema do interior do Estado. Daqui a outros 100 anos, alguém irá festejar esta data. Mas não vamos esperar até lá, porque em 2012, ele vai se repetir. Já tem até data marcada: De 07 a 12 de Maio ( Maio foi escolhido por Huberto cabral, em homenagem a Vittorio di Maio ). Daqui a 100 anos, não temos a mínima idéia de como serão essas comemorações, até porque até lá já estaremos morando ali na Rua Nelson Alencar S/N, mais conhecido como Cemitério N.S da Piedade, e os palestrantes do futuro nem nasceram ainda. Fica aqui direto do túnel do tempo o nosso recado à posteridade, e façam por merecer.

Mas a semana foi cansativa e não teremos descanso: Começou a semana do município, vão haver inúmeros eventos, inaugurações, e o Blog do Crato vai cobrir a maioria deles. Depois virá o São João e o São Pedro e logo mais a Expocrato. É mole ??? Consultei um amigo meu, muito sábio nas suas colocações, e disse-lhe que eu não tenho mais tempo para descansar. A sua resposta?

"Você terá a eternidade para descansar. O negócio agora é produzir". Pois bem, eis o papel da imprensa: noticiar fatos. Só que nesse "rojão" meu compadre, tá é ruim de aguentar, viu ?. Mas hoje é finalmentre, Domingo, pé de Cachimbo. Dia de fazer coisas diferentes, de reencontrar os amigos, de tomar aquele cafezinho, de tocar piano, de ouvir beethoven, de tocar Chopin, de receber amigos e alunos músicos, de ver filmes, de não se preocupar com absolutamente nada, dia de tomar um banho nos pés de serra do Crato, e de se divertir. Vamos viver, minha gente, afinal, a vida é muito curta.

Eu só digo uma coisa: Carpe Diem! ( ganhe o seu dia ).
Bom Domingo. Bom Descanso!

Seu SERVO: Dihelson Mendonça

Pasmem, influência germânica em Ponta da Serra! – Por Heládio Teles Duarte

Foto: Heládio Teles Duarte

Uma reivindicação ao DEMUTRAN - Por: Alan Carlos Charapa Alves

NOTA - Será que isso é verdade mesmo ? Há vários dias eu peço ao autor que forneça o nome do seu pai, endereços e telefones a fim de que as providências sejam tomadas. Até agora não recebemos nada. A minha desconfiança aumenta a cada dia. Queremos resolver o problema. Agora, sem dados concretos, isso fica impossível. ( Dihelson Mendonça ).

O
lá amigos, gostaria de fazer uma observação em relação à postura de alguns agentes de trânsito. Há alguns meses o meu pai estacionou seu carro na Av. José Alves de Figueiredo bem em frente ao posto de gasolina esquina com a Almirante Alexandrino onde uma pessoa faz daquela área pública um estacionamento, até pagar pelo estacionamento ele pagou, mas o demutran veio e multou o carro do meu pai que fez recurso para anulação da mesma sendo indeferido, quando o órgão deveria punir a pessoa que usa a área para fazer estacionamento e depois disso conheço várias pessoas que estacionam no mesmo local e nunca foram multados, ou seja isso pra mim é marcação não sei porque ou por quem, mas é sacanagem o que fizeram com meu pai, mas com muito esforço nós trabalhamos e pagamos a multa, apesar de pobres mas somos honestos e temos caráter para vencermos estes obstáculos.

Tempos depois meu pai se envolveu num acidente de trânsito em que ele estava "errado"(coloquei a palavra entre aspas porque ele ia saindo do Conjunto Santa Luzia para acesso à Av. Perimetral onde ficavam muitos carros na Justiça do Trabalho tirando a visão de quem saía do Conjunto e veio uma moto em alta velocidade e bateu na lateral do carro do meu pai, porém a moto estava na preferencial mas se estivesse na velocidade permitida pela via teria evitado o acidente) pouco tempo depois o demutran acertadamente colocou um quebra-molas antes da Justiça do Trabalho o que deveria isentar meu pai de erro, mas mais uma vez trabalhamos e pagamos tudo o que foi necessário para o motoqueiro inclusive assitência médica mesmo ele tendo o DPVAT. Mas neste mesmo dia um dos agentes resolveu atirar piadas contra meu pai, do tipo "eu queria que fosse um caminhão pra ver se ele estava contando história aí" dentre outras, isso é contra a postura de uma pessoa que exerce tal função pois ele está ali pra ouvir ambas as partes e através de conhecimento no CTB analisar e encaminhar para julgar quem estar certo ou errado e só, ninguém pode ficar dando palpite baseado em afinidades ou coisas pessoais, tem que ser profissional. Fico pensando: será que foi este mesmo agente que multou meu pai no primeiro caso citado? o que ele tem contra meu pai? se ele não gosta de meu pai isso lhe dá direitos de ultilizar-se da sua função para prejudicá-lo? acho que o Demutran deveria preparar mais seus agentes pois vejo muitas pessoas fazendo todo tipo de pirueta e não são punidos mas os trabalhadores tem que engolir até as piadinhas.

Por: Alan Carlos Charapa Alves

Nota do Blog do Crato:

Prezado Alan, peço que você me envie seu endereço, telefones, o nome do seu pai e data do ocorrido, se é mesmo que ocorreu, para que possamos tomar as providências.

Dihelson Mendonça - Administrador do Blog do Crato

Esse instrumento a mais - Por: Emerson Monteiro


Notícia divulgada pelo jornal Diário do Nordeste, edição de 13 de junho de 2011, dá conta de uma pesquisa realizada pelo instituto Detafolha, em parceria com a agência de publicidade Box, onde são avaliados estudos a propósito da utilização, pelos jovens brasileiros, da rede internacional de computadores, a Internet, qual dispositivo de mobilização social. Dos números apurados entre 1.200 entrevistados na idade de 18 a 24 anos, 71% afirmaram que é possível fazer política usando a rede sem intermediários, como os partidos, segundo a notícia.

Isto, segundo especialistas ouvidos, revela um esgotamento do modelo tradicional de mobilização e impõe um desafio aos que pretendem assumir a representação dos jovens.

Cremos, no entanto, que a validação institucional da participação do cidadão na organização política exige sua presença também junto às agremiações partidárias, sob pena de permanecer à margem dos resultados desse processo. A contradição que isto significa são os recentes acontecimentos mundiais do Oriente. No Egito, por exemplo, diante dos esforços da agitação de multidões, o governo do presidente Hosni Mubarak conheceu sua derrota e abandonou o país.

Contudo, os dividendos dessas atitudes sociais bem sucedidas escorrerão, sem sombra de dúvidas, para a classe política já estabelecida nos partidos de antigamente, os únicos donatários habilitados nas regras do jogo e nas tradições constitucionais do Estado, o que representa a sociedade politicamente organizada.

Com isso, todo empenho das lideranças românticas, expresso através dos movimentos das massas, de novo apenas bateram as esteiras, como diz o jargão das vaquejadas, para outros puxarem o rabo do boi e ganhar os prêmios, ou as aragens do poder instituído.

Mergulhar fundo na ordem estabelecida, participar dos métodos de corpo inteiro, ou facilitar o acesso de lideranças comprometidas com os velhos valores em decomposição. No Brasil de recentes décadas, vivemos situações idênticas, nas Diretas Já e no movimento dos Caras Pintadas. Recolhidas as fixas e as bandeiras, outro time entraria no campo a fim de arrecadar o saldo para suas próprias cotas de poder.

Nesse vai e vem, há avanços, porém apenas relativos, em vista do despreparo dos verdadeiros agentes do processo da mudança. Necessitaria de continuidade e condução objetiva das ações empreendidas, invés de largar a conquista nas mãos dos oportunistas de plantão.

Sim que a Internet dispõe de amplo potencial de mobilização social, desde que consolidado junto aos demais instrumentos desenvolvidos no decorrer da história. Em consequência, longe de entregar o ouro ao bandido, a racionalização desses novos meios irá proporcionar resultados vivos em termos de utilização da tecnologia nas transformações coletivas.

Por: Emerson Monteiro

Decênio de dom Fernando à frente da Diocese de Crato


Abaixo, um cartão que será distribuído nas 49 paróquias da Diocese de Crato, com a programação das comemorações pelos 10 anos do episcopado de Dom Fernando Panico, no sul do Ceará. No verso do cartão consta a oração abaixo transcrita.


Oração

Deus eterno e todo poderoso, que não cessais de guiar o vosso povo por meio de pastores que escolheis segundo o vosso coração: bendito sois pelo ministério do vosso servo Dom Fernando Panico, que há dez anos colocastes à frente da Igreja diocesana de Crato, para fortalecer, entre nós, a unidade do Espírito pelo vinculo da paz, do amor e da missão. Nós vos agradecemos pelos tantos sinais da vossa graça que recebemos por meio do serviço pastoral do nosso Bispo, e vos pedimos: sustentai sua fidelidade e fortalecei o seu amor; santificai o seu pastoreio e tornai frutuosa sua dedicação a serviço do povo que lhe foi confiado.

Concedei-nos elevar cada vez mais os nossos corações ao alto, e, atentos à sua voz, nos unamos a ele na caridade e na missão; para chegarmos aos prados do Pastor Eterno, Jesus Cristo, Vosso Filho, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém

(Oração alusiva aos 40 de sacerdócio de Dom Fernando, e 10 anos de ministério na Diocese de Crato).

Recordações da Mostra de Cinema e Vídeo do Crato - Por: Dihelson Mendonça



Ontem ( 18 ) aconteceu no Teatro Municipal Salviano Saraiva o encerramento da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo, evento idealizado pelo Jornalista Huberto Cabral, e realizado pelo Governo do Crato com o apoio da URCA e Cineastas do Cariri. O evento, que aconteceu de 13 a 18 deste mês, contou na sua abertura, com a presença de cineastas cratenses renomados, como Jefferson Albuquerque, Jackson Bantim, dentre muitos outros, que vieram ao Crato especialmente para o evento, além de apresentar filmes de cineastas da estirpe de um Rosemberg Cariry, Francioly e vários outros.

No dia 13, A secretária de Cultura, Esporte e Juventude do município, Danielle Esmeraldo abriu a noite com um discurso ressaltando a importância do evento para a revitalização do cinema na cidade. Em seguida, o prefeito Samuel Araripe, lembrou das salas de cinema que já existiram no Crato, e ao final disse que é seu desejo que esse evento sirva para selar a volta do cinema, com a parceria do poder público. Em seguida foi feita uma leitura dramática sobre “Os Primórdios do Cinema no Crato”, pelo ator Luiz Carlos Salatiel e Kelvya Maia , e a entrega do Selo Cultural do Araripe – Troféu Vittorio di Maio ao cineasta Jackson Bantim, que é bisneto de Gonzaguinha, um dos precursores do cinema no Cariri; Logo após, houve a apresentaçao do filme D. Ciça do Barro Cru e a Avant-Premiére do tele-conto O Cinematografo Herege, de Jefferson de Albuquerque Jr, adaptado pelo médico e escritor José Flávio Vieira, que será apresentado pela TVC. O evento contou ainda com uma galeria de fotos de cartazes da época áurea do cinema, fotos de making off, e um coquetel aos presentes.

Ontem ( 18 ), entremeando filmes a serem exibidos, o ator e cineasta Luiz Carlos Salatiel reuniu vários presentes no palco do cine-teatro, tais como Catulo, filho do radialista Elói Teles de Morais, Francioly, Alexandre Lucas e representando a Secretaria de Cultura, Paulo Fuiska, onde cada um falou sobre a importância dessa "renascença" do movimento cultural de cinema na cidade do Crato. A noite terminou com a apresentação do filme: Sargento Getúlio.

COBERTURA FOTOGRÁFICA

O Blog do Crato rememora alguns dos principais momentos da Mostra Crato de Cinema e Vídeo, trazendo fotos realizadas desde o primeiro dia. Importante frisar que registramos ao todo, mais de 400 fotos do evento, e aqui, iremos apenas reprisar algumas que já foram apresentadas durante a semana. ( Dia 13 ) - O Dia começou cedo, com a limpeza e preparação das máquinas, que seriam usadas para a decoração do ambiente. Na foto, o cineasta Jackson Bantim ( O Bola ).

Img_8096

Em seguida, a preparação das fotos para uma galeria. Na foto, Jackson e Carlos Rafael.

Img_8137

Que à noite ficou maravilhosa...

Img_8378

Na foto abaixo, o prefeito Samuel Araripe em seu discurso de abertura

Img_8263

Na foto abaixo, o idealizador do evento, o memorialista Huberto Cabral

Img_8345
Na foto abaixo, o cineasta Jefferson Albuquerque

IMG_8072

O público presente no cine-teatro:

Img_8348

Aí está o jornalista Antonio Vicelmo, e a Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo

Img_8206

Leitura dramática do texto: “Os Primórdios do Cinema no Crato” - L.C Salatiel e Kelvya Maia

Img_8293

A turma que fez, faz e pode fazer muito mais...

Img_8369

Texto e Fotos: Dihelson Mendonça
O.B.S - Hoje, terça, tem mais! Compareçam ao teatro à partir de 19:00

Cid Gomes confere posse do novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil


O governador Cid Gomes conferiu, na última sexta-feira (17), a posse do novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jurandir Santiago, realizada na sede do Banco, em Fortaleza. Na ocasião, Cid Gomes reconheceu o trabalho do presidente Roberto Smith, que conseguiu fomentar o crédito com uma carteira de operações que chega a R$ 21 bilhões, e destacou os desafios que devem ser enfrentados pelo novo gestor da instituição. Em seu discurso de posse, Jurandir Santiago, que foi secretário-adjunto das Cidades e superintendente da Cagece no governo de Cid Gomes, agradeceu ao Governador a oportunidade de trabalhar nas duas funções.

De acordo com Cid Gomes, fazer com que o crédito esteja disponível em qualidade e em quantidade, com o olhar para o pequeno empresário é um dos grandes desafios. Cid cita que o BNDES é o banco brasileiro que mais disponibiliza linha de crédito, mas que tem sua carteira de crédito não é direcionada para o Nordeste. “A gente ver que é muito pouco, fica longe da proporcionalidade do que o Nordeste representa enquanto população no Brasil”, explica. Ele acrescenta que interagir com o BNDES, com instituições multilaterais de crédito, é um caminho para ampliar ainda mais. “O microcrédito do Banco do Nordeste é uma referência para o Brasil”, lembra.

China– Durante o evento, o Governador adiantou que está agendando nos próximos dias uma viagem à China para tratar de parcerias com empreendimentos e empresas chinesas. Cid Gomes afirmou que entre os assuntos a serem tratados naquele País têm relação com produção de etanol, indústria automobilística, aeroportos e portos.

Reforma Tributária – Cid Gomes também declarou que um dos pontos de destaque que estão sendo abordados nas discussões referentes a Reforma Tributária é o de não incentivos importação de produtos. Cid afirmou que os demais governadores do Norte e Nordeste do País já “hipotecaram” sua solidariedade para mudar esse ponto. Eles defendem que o incentivo seja para a produção nacional, não prejudicando portanto a indústria brasileira.

Cid destacou ainda ainda que os Governadores das duas regiões colocaram uma agenda fiscal com 10 itens como premissas para avançar na legislação do ICMS. Esses pontos, informou Cid, já foram levados à presidenta Dilma Rousseff, ao Congresso Nacional e aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), e foram, segundo Cid, receptivos em relação Pa demandas dos Governadores.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Prof Zé Nilton comenta o Cinema no Crato


De repente o Crato retoma uma de suas facetas. Ostentar seu privilegiado lugar de cultura acumulada de tantos anos, desde o Século XVIII.

O lugar da cultura tem muito a mostrar e a dizer para o Siará do que dorme em suas entranhas. Basta que alguém acenda a luz, tal qual fez Huberto Cabral, para que a gloriosa cidade de Crato responda com brilhantismo, e mostre sua face de locus por excelência de receptáculo de tradições que marcaram o mundo desde a chegada da modernidade. Crato é o ponto de entrecruzamento da modernidade européia levada para os trópicos com a renovação do estado português, ante as forças de resistências esmagralhadas por seu estado de invalidez selvagem. Aqui se concretizou o princípio da vida política baseada na administração pública e na transição dos costumes da vida civilizada. Mas o povo expropriado na sua condição de subalterno soube armar estratégias de sobrevivências, e não deixou de estar presente nos invictos combates pela manutenção moral de nossa urbe.

Em 1764 abriram-se os contornos do núcleo urbano e criaram-se os equipamentos sociais para a integração humana com a metrópole vis-avis a ânsia do Império Lusitano em criar condições para seu domínio. Essa tradição de 308 anos, desde os primeiros assentamentos produtivos em nosso meio, pesa, nesta hora de homenagear um acontecimento ocorrido desde o limiar do Século XX, e salve o símbolo da Metro - "Ars Gratia Artis"- , que resultou, em dado período, na disseminação de cinco salas de cinema na cidade.

A Primeira Mostra Crato de Cinema e Vídeo não tem pra ninguém. Só no Crato.

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30