xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/06/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 junho 2011

Imitando a Igreja Católica, Pastor RR Soares cria o dízimo com débito automático


NE - "Pague a sua Salvação agora com VISA e MASTERCARD ou com Débito em Conta - Garanta o seu lugar no Céu. Ter dinheiro é pecado. Me dê o seu e seja abençoado!" - O COMÉRCIO DA FÉ




A coisa toda não é novidade. Em 2009 já trazíamos a notícia de que na cidade de São José dos campos - SP, a igreja católica havia criado o sistema de "débito automático do dízimo" que "falicitava ao fiel e à igreja. Como prova, aí em cima está o vídeo da TV Vaguarda com a reportagem.

Já no texto de 2009:

"A TV Vanguarda apresentou uma matéria sobre a tecnologia empregada nas Igrejas Católicas em São José dos Campos para ajudar os fiéis. Dentre as tecnologias apresentadas foi mostrado o "Data Show" que ajuda a interação dos fiéis nas missas, uma outra inovação é o "Debito automático do Dizimo" que facilita ao fiel e a igreja e a outra é a "Transmissão de Missas via internet" com o objetivo de levar a Evangelização dentro das casas por meio deste meio de comunicação. Este trabalho de Evangelização iniciou-se em Julho deste ano e tem alcançado centenas de pessoas dentro do país e fora. Apenas reforçando aos internautas que a "Transmissão das Missas" NÃO SUBSTÍTUE a missa presente, pois é nela que podemos receber Jesus Cristo no sacramento da Eucarística (Jesus Cristo Vivo, Corpo e Sangue). Mas mesmo assim o internauta pode estar em comunhão com Jesus Cristo dentro do seu coração, no seu pensamento e também se alimentar Espiritualmente da Palavra de Deus por meio do Evangelho e da Homilia."

Agora, o caso é que o Pastor RR SOARES, da líder da Igreja Internacional da Graça, 2 ou 3 anos depois, lança o seu próprio sistema de débito automático e inova, com vários brindes. Confira nessa reportagem da Folha de São Paulo:

Não é por falta de criatividade que as igrejas deixarão de arrecadar dinheiro dos seus fiéis. Maior exemplo de inovação é o missionário R.R.Soares, líder da Igreja Internacional da Graça, que acaba de lançar uma nova modalidade de coleta de dízimo, por meio de débito automático em conta-corrente.

Segundo Soares divulgou em seu programa na Band, o membro da igreja poderá fazer suas doações mensalmente de forma mais prática. Para isso o fiel deve preencher um cadastro nos sites da igreja e passar seus dados bancários.
É o doador, afirma Soares, quem decide quanto quer doar. Quem se cadastrar, diz ele, ganha "um brinde de Jesus", sem dizer o que é.

O missionário garante ainda que, se por acaso o doador não tiver saldo num determinado mês para dar o dízimo automático, ele não será debitado e "o fiel não será incluído no SPC ou no Serasa". A doação mensal voltará a ser debitada no mês seguinte, sem acumular a que não foi paga. Para criar o "dízimo em conta corrente", a Igreja Internacional da Graça firmou parceria com Itaú, Banco do Brasil e Bradesco.

"Heaven Card"

Além do dízimo automático, o pastor R.R.Soares também lançou o cartão de crédito da Igreja Internacional da Graça de Deus. Entre outras vantagens, o cartão permite pagar as compras "em até 40 dias, financiar no crédito rotativo e fazer saques de emergência no Brasil e exterior". Segundo a igreja, o cartão "é mais uma forma de você contribuir com as ações e obras sociais da igreja". Além da Internacional da Graça, a Universal e a Mundial também aceitam o pagamento de dízimos e doações por meio de cartão de crédito e débito. As operações são legais.

Romildo Ribeiro Soares, 64, é cunhado de Edir Macedo (casado com a irmã de Macedo, Maria Magdalena) e co-fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Deixou o parente por suposta divergência no final dos anos 70 e criou sua própria igreja em 1980. Sua igreja tem negócios com várias emissoras, de quem compra horários, e também é proprietária de uma operadora de TV paga, cujos pacotes não oferecem nenhum canal que exiba cenas de violência, erotismo ou tenha linguajar chulo.

Fonte: Folha de São Paulo

Homenagem a ICÓ - Em maio de 1864, faleceu Dr. Pedro Théberge

Sic ut in radii of aurora, lucet in animi et in veribus egregius heroes

Assim como brilha os raios da alvorada,
brilha a coragem e a força dos egrégios heróis


Luan Sarmento, 31 de Maio de 2011



Dr. Pedro Franklim Théberge
Pedro Franklin Théberge nasceu em Marcé, na França, no ano de 1811. Thebérge, ingressou na cidade do Icó em 1845, acompanhado de sua esposa Elisa Soulé Theberge e seu filho Henrique Theberge, que logo mais se tornou um dos fundadores da Academia Cearense de Letras. A população icoense neste período histórico girava em torno de 15.000 habitantes.

Rico em um potencial cultural e artístico admirável, Théberge foi o idealizador da construção do Teatro da Ribeira dos Icós em 1860, cujo o nome é uma homenagem aos nativos e donos primitivos das terras do Icó. Théberge também financiou toda a construção do teatro, considerado por todos um monumento de grandeza histórica, simbólica, artística e cultural, na qualidade de casa da arte.

O teatro expressa em sua arquitetura as marcas do estilo neoclássico, movimento artístico e cultural surgido no século XVIII, que significou uma nova (neo) manifestação que buscou resgatar as características da arquitetura das artes clássicas da Europa Ocidental, em forma de crítica ao caráter dramático do estilo barroco, predominantemente presente em monumentos importantes da burguesia, não aceito por aqueles cuja a cultura era baseada nos princípios do iluminismo e racionalismo que se apresentavam em oposição ao dogmatismo e dramaticidade do barroco.

A cólera morbus, infecção contraída através de uma bactéria alojada em águas e alimentos contaminados que, após a ingestão, afeta fatalmente o organismo intestinal humano causando diarréia, dores, hipotensão, taquicardia, anúria e hipotermia, foi uma doença terrível, que deixou uma marca de mais de 100 falecidos por dia na cidade do Icó, fazendo do nobre médico francês improvisar o seu teatro em uma enfermaria para então assim, juntamente com outro médico conhecido como Rufino Alencar, diagnosticarem e tratarem daqueles que foram contaminados pela letal moléstia.

O pesquisador Monte enfatiza a questão do cemitério do Icó, ter sido uma iniciativa do próprio Théberge, personalidade ilustre e marcante na história dessa linda cidade conhecida por ''cidade dos sobrados''. Faleceu no dia 08 de maio 1864, vítima da cólera. Seus restos mortais repousam no Santuário do Senhor do Bonfim em Icó. (ver abaixo)

* Adendo Icó é Notícia - O estudioso em História de Icó, Miguel Porfírio (in memoriam), esclarece sobre a situação no volume II de "Icó em Fatos e Memórias" - "As urnas funerárias foram retiradas da parede, e por muito tempo ficaram abandonadas em algum canto daquele templo, sendo levadas como dizíamos antes, por uma alma caridosa, D. Adélia Nogueira, esposa de Horário Nogueira, e sepultadas no cemitério local".


Foto do site Icó é Notícia




Teatro da Ribeira dos Icós - Edificado na cidade de Icó (CE), pelo Francês Pedro Théberge, em 1860. É o teatro mais antigo do estado do Ceará. Foto de Arthur Luiz Andrade

A CÓLERA


Santuário de Nossa Senhora da Conceição (XVIII) e
o cemitério público de Icó (XIX). Construções ainda existentes.
Foto provavelmente produzida na década de 1920 ou 1930,
fornecida pelo historiador Monte.


Segundo estudos elaborados por Sarmento, em um levatamento de dados realizado dentro do antigo cemitério icoense, em busca de datas e escritos da arte tumular, provavelmente esse antigo cemitério começou a existir em meados do século XIX, devido às datas quase apagadas pela ação do tempo nas lápides dos túmulos em estilo gótico abandonados. Essas mesmas datas nos jazigos mais antigos, coincidem com tempo da cólera e a presença de Théberge na cidade.

De acordo com fontes de pesquisas disponíveis a palavra ''cemitério'' vem do latim ‘’coemeteirum‘’ derivada do grego ''κοιμητήριον'', ''kimitírion'' atribuído o significado de ''pôr a jazer'' também denominado ‘’campo-santo’’.

Em tempos antigos, a prática dos sepultamentos fora dos templos cristão era atribuída para os ''não-cristãos'' praticantes de outras religiões, havendo até mesmo uma visão preconceituosa de tal procedimento funerário, caso algum cristão fosse sepultado fora do templo.

Em algumas cidades antigas, foi à contaminação da cólera e outras pragas o motivo para a criação de cemitérios em regiões distantes. Em outras, foi à questão sanitária dos corpos estarem no mesmo ambiente dos vivos dentro das igrejas. Já em outras, foi o crescimento da zona urbana que favoreceu a criação do ‘’campo-santo’’ em áreas próximas aos templos religiosos.

Prática oriunda da Europa em Icó, os mortos eram sepultados dentro de suas próprias igrejas e podemos citar o caso da família Montes do século XVIII na Matriz de Nossa Sra. do Ó, da família Nogueira do século XIX no mesmo templo, da família libertadora de escravos Pinto Albuquerque na Igreja do Monte e demais membros da sociedade icoense que jazem no Santuário do Senhor do Bomfim e do Rosário. Prática também ocorrida em capelas particulares, situação da família Antero na Capela do Sagrado Coração (XIX) outra família libertadora de escravos.

Na época da cólera, devido ao número de mortes em grande massa, muitos foram os sepultamentos em covas coletivas nas proximidades da Igreja do Monte, localidade isolada e distante do centro da cidade, já que era costume da época sepultar aqueles morreriam de doenças graves em localidades distante da civilização, comprovando então, relatos de pessoas que ao construírem suas casas nesta região em meados da década de XX, encontrarem restos mortais, e de outras que lavavam roupas na lagoa da torre que se encontravam no caminho com as sepulturas. Vejamos o relato abaixo:

(Trabalho realizado por Luan Sarmento em busca de datas do século XIX no antigo cemitério do Icó)


Em uma entrevista ao blog D. Josefa Maria de Sousa, expressou: ''Moro aqui desde o ano de 1958 e morava em uma casinha de taipa ao lado da Igreja do Monte. Eu via da janela da minha casa as catatumbinhas e alí (apontou para os comércios da avenida principal e para a região do lado esquerdo do cemitério) também tinha mais.

Quando agente ia lavar roupa na lagoa da torre, agente via mais catatumbinhas e montinhos de barro pela região do monte, nas laterais e atrás da igreja, tudo fora do cemitério. Aqui não tinha nada, era tudo mato, isolado. Tinha também a casa da pólvora, preta, caindo os pedaços e era de muitos anos atrás. '
' Relato de D. Josefa, 72 anos.

LAGOA - A lagoa da torre era um lago que existia ao lado da Igreja do Monte, onde hoje se encontra o Centro Gerencial e recentemente foi secada. Surgiu esta denominação quando aqui se estabeleceram bandeirantes da Casa da Torre da Bahia, para criar gado, riqueza econômica do século XVIII em Icó, civilização dos criadores de gado.

A Casa da Torre era uma poderosa instituição pioneira na pecuária no Nordeste do Brasil colonial, que adentrava nos sertões para explorar as terras e cultivar riquezas, estimando-se que a Igreja do Monte foi iniciativa de um ou dois membros do grupo em 1750. Nossa Senhora da Conceição é padroeira de Portugal.

* Textos de Luan Sarmento - Bacharelando em Serviço Social - publicado no blog Icó Arte Barroca

Colaboradores:
Historiador Altino Afonso Medeiros Monte
Genildo Angelim
D. Josefa Maria do Sousa
Texeira Alenca


Referências:

COUTO. Padre Francisco de Assis. a história do Icó, sua genuína crônica, primeira parte 1682 a 1726. Iguatu: 1962. 98 p.
LIMA. Miguel Porfírio de.Icó em fatos e memórias. Icó: vol. 1, 1995. 215 p.
LIMA. Miguel Porfírio de. Icó em fatos e memórias. Icó: vol. 2, 1998 159 p.
http://www.icoenoticia.com/2009/08/ha-145-anos-falecia-o-idealizador-do-1.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Site - A enciclopédia livre.

Fonte do Artigo: Site Icó é Notícia - YURI GUEDES - Colaborador

Leia mais no site HISTÓRIA DO CARIRI - www.historiadocariri.com

A Filha do Rio Verde – por Armando Lopes Rafael


Lembro-me bem do meu primeiro livro de leitura. Era um volume fino e comprido, em papel couché, capa grossa e com o titulo “A Filha do Rio Verde”, escrito por Lúcia Miguel Pereira (foto ao lado). Contava a história de uma menina que um dia subira em um peixe e descendo o Rio Verde fora conhecer novas paisagens e descobrir o mundo. Devia ter por volta de 6 a 7 anos quando recebi este livro, dado por meu pai, Antônio Rafael Dias, um entusiasta dos livros, o qual, com o presente, incentivava-me ao hábito da leitura. Coisa que se tornou presente no meu modo de vida até os presentes dias.

Só adulto, senti na plenitude aquele gesto do meu pai. Homem pobre, com muitos filhos para criar, o livro que me presenteara – adquirido numa livraria de Crato, em meados dos anos cinquenta – deve ter custado a ele um bom dinheiro, dado o seu modesto salário. Em troca, restou em mim uma doce recordação que guardei ao longo da minha existência.

Outro dia, recebi um exemplar do Jornal da ANE-Associação Nacional dos Escritores, entidade presidida por José Peixoto Júnior, caririense de Caririmirim (ou Caririzinho) vilarejo localizado no lado pernambucano da Chapada do Araripe. Lá estava publicado um artigo sobre Lúcia Miguel Pereira, a autora de “A Filha do Rio Verde”. Consta no jornal a seguinte informação: “Miguel Pereira, o grande médico brasileiro das duas primeiras décadas do século passado, teve uma vasta prole. Lúcia Vera, ou apenas Lúcia, como ela mesmo se encarregou de simplificar, foi a segunda dos seus seis filhos, precedida apenas pela irmã Helena. Nascida em 12 de dezembro de 1901, era mineira por acaso. Sua mãe, para fugir do calor do verão do Rio de Janeiro, passava uma temporada em Barbacena, quando deu à luz, sem tempo de voltar ao Rio para fazê-lo, como era seu desejo”.

Lúcia Miguel Pereira tornou-se escritora ainda adolescente. Em 1936, escreveu e publicou o livro “Machado de Assis–estudo crítico e biográfico”. Escreveu também uma biografia do poeta Gonçalves Dias, intitulado “Prosa de Ficção”. É autora de quatro livros infantis. O artigo do Jornal da ANE, sobre Lúcia Miguel Pinheiro, foi encerrado assim: “Filha exemplar, companheira perfeita, mãe e avó incomparável, amiga atenta e presente, intelectual e escritora como poucas o Brasil conheceu, a vida de Lúcia Miguel Pereira, encerrada tragicamente, ao lado do seu amado, em 22 de dezembro de 1959, encontrou sua melhor definição na síntese irretocável que sobre ela produziu seu primo e discípulo Antônio Cândido de Mello e Souza: “Lúcia foi um ser de exceção”.

Para mim, na minha meninice, Lúcia Miguel Pereira fez-me descobrir os livros, povoando meus sonhos infantis com a menina Esmeralda montada num enorme peixe, descendo o Rio Verde...
Texto e postagem: Armando Lopes Rafael

Operação Tapa-Buraco ou REASFALTAMENTO ?



"Quem tapa-buraco é O.B. - Vamos fazer uma operação de reasfaltamento de verdade ?" ( Dihelson Mendonça )

Várias prefeituras do cariri agora estão começando aí a chamada operação "tapa-buraco". Conforme o nome diz, é um tapa-buraco mesmo, um paliativo que logo traz o problema de volta. Até o nome é pejorativo, parece assim com "quebra-galho", poderia se chamar operação "quebra-galho", já pensou, que lindo ? Porque não fazer logo um reasfaltamento de verdade, com tudo que tem direito ? Se não tem asfalto, criemos fábricas de asfalto. Trabalhadores não faltarão, investimentos são necessários, para isto existem bancos. Nos países de primeiro mundo se aprendeu logo cedo que asfalto é essencial ao mundo moderno. Imagina os Estados Unidos sem asfalto ? Como seria a indústria automobilística e todo o progresso ? Asfalto pode até não ser o progresso em si, mas que o progresso sempre traz o asfalto, isso traz.

E por favor, vamos parar com esse negócio de operação "tapa-buraco". Assim como o absorvente íntimo, o O.B. do asfalto é como o gênio da lâmpada, aparece na hora mais inesperada e inconveniente possível...

Por: Dihelson Mendonça

Recrudesce a perseguição aos presos políticos em Cuba (postado por Armando Rafael)


Guillermo Fariñas inicia nova greve de fome
DA FRANCE PRESSE, EM HAVANA

O opositor cubano Guillermo Fariñas iniciou nesta sexta-feira uma nova greve de fome, a 24ª em 15 anos, para pedir ao governo de Raúl Castro que julgue os "responsáveis" pela morte há 26 dias do dissidente Juan Wilfredo Soto.

"Iniciei a greve de fome às 12h locais (13h de Brasília)' exigindo do governo que julgue os autores do assassinato de Juan Wilfredo e deixe de bater em opositores", explicou Fariñas, 49 anos, por telefone, em Santa Clara, 280 km a leste de Havana, onde disse ter iniciado seu protesto.

O jornalista, que ainda padece das sequelas da greve de fome de 135 dias que protagonizou em 2010 para exigir a libertação de presos políticos, assegurou que o protesto "ocorrerá até as últimas consequências" e que "apenas aceitará negociar com o governo em igualdade de condições". Soto, de 46 anos, morreu no dia 8 de maio em um hospital de Santa Clara, três dias depois de ter sido brevemente detido e, segundo a oposição, como consequência de um "espancamento" da polícia em um parque central da cidade. As autoridades dizem que ele foi detido por "alteração da ordem" e afirmaram aos familiares de Soto, entre eles sua irmã Rosa Soto, que ele morreu por uma pancreatite crônica e que nunca foi agredido pela polícia.

ESPANCAMENTO
A dissidência disse, no entanto, que o espancamento pode ter sido o detonador da pancreatite e pediu que médicos forenses --que não fossem empregados do governo-- comprovassem o diagnóstico divulgado. Membros da dissidência dizem que Soto, único opositor da sua família, lhes contou pouco depois de sua breve detenção no dia 5 de maio que havia sido espancado pela polícia.

Fariñas destacou que em Santa Clara "há cerca de 30 pessoas que são testemunhas do que ele contou sobre o que lhe fizeram e não foi aberta uma investigação e nem vieram nos perguntar nada". "Além disso, os familiares de Soto têm sido pressionados para que não contem a verdade", disse Fariñas, que diz ter visto o cadáver e que este tinha hematomas na região lombar.

O governo considera Fariñas e o resto dos opositores "mercenários" à serviço dos Estados Unidos e diz que o caso de Soto é parte de uma campanha contra a ilha.

"É responsabilidade do governo o que pode me acontecer", disse Fariñas ao enfatizar que é possível que ele continue seu protesto na casa de outro opositor em Santa Clara, pois sua família e em particular sua mãe não apoiam seu protesto e "estão desesperados". Fariñas iniciou em fevereiro de 2010 uma greve de fome para exigir a liberação de prisioneiros e em protesto pela morte do preso opositor Orlando Zapata após um jejum por melhorias carcerárias.

DESMENTINDO BOATOS - Digitar senha ao contrário não aciona polícia, diz Febraban


Mais uma lenda urbana desmascarada!



Cuidados contra roubos em caixas eletrônicos continuam os mesmos. Entidade afirma que informação que circula na internet é 'lenda urbana'.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nota nesta segunda-feira (12) afirmando que é falsa a ''lenda urbana'' divulgada pela internet que afirma que a digitação invertida da senha em caixas eletrônicos envia mensagem à polícia. Segundo a entidade, não existe possibilidade técnica de se realizar tal procedimento.

A Febraban alerta que as recomendações de segurança para quem usa terminais de auto-atendimento continuam as mesmas: manter o corpo próximo do terminal na hora de digitar a senha, usar caixas eletrônicos em locais de grande movimento, preferencialmente em ambientes internos (como shopping centers), e tentar fazer as operações em horário comercial.

Ajuda de estranhos

A entidade afirma que o usuário também deve evitar aceitar a ajuda de estranhos e usar a tecla ''anula'' ou ''cancela'' toda a vez que não concluir uma operação. Em caso de retenção do cartão no caixa automático, o cliente deve tentar recuperá-lo imediatamente, usando telefones de emergência geralmente instalados ao lado das máquinas. Outra medida de segurança é evitar o saque de grandes valores em dinheiro. Em transações de altos valores, a Febraban recomenda o uso de meios eletrônicos de transferência, como os DOCs.

Do G1, em São Paulo

Resultado das enquetes sobre a Morte de Bin Laden no Blog do Crato:


Em enquete realizada durante o mês de Maio no Blog do Crato sobre a Morte de Bin Laden durante o ataque no Paquistão, recebemos essas respostas dos nossos leitores:

PERGUNTA:
Você acredita que Bin Laden morreu nesse ataque ?
42% acredita que é propaganda Americana
44% respondeu que Acredita. Ele morreu no ataque realizado pelos EUA.
10% acha que Bin Laden morreu há muito tempo
4% acha que Bin Laden não existe


PERGUNTA:
Quem teria derrubado as torres gêmeas ?

50% respondeu que foi Bin Laden
46% respondeu que Foram os próprios Estados Unidos
4% respondeu que Não foi Bin laden nem EUA

BLOG DO CRATO - O Crato na Internet há 6 Anos - www.blogdocrato.com

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 04 de Junho de 2011


Centro de Documentação da URCA será inaugurado no dia 6 de junho

No próximo dia 06 de junho será realizada a inauguração oficial do (CEDOC – Cariri). A solenidade de inauguração contará com participação de autoridade e entidades doadoras de acervos, além de outras instituições da região do Cariri que trabalham com a preservação de organização de acervos.

O CEDOC - Cariri é um Centro de Documentação ligado ao Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA). Foi criado em 2007, a partir de um projeto de extensão e pesquisa de professores do Departamento de História da URCA e teve financiamento inicial da Fundação de Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). A principal função do CEDOC - Cariri é reunir, preservar e disponibilizar para consulta pública acervos de caráter histórico, presentes na Região do Cariri. Embora seu acervo global ainda esteja em fase de constituição, o CEDOC atualmente representa um dos espaços de pesquisa mais importante do Cariri, pois disponibiliza para consulta documentação cartorária e judiciária do sec. XVIII e XIX, jornais, leis provinciais digitalizadas etc. Recentemente foi criado no Centro o Núcleo de Documentação Oral. Atualmente é coordenado pela professora Sônia Meneses, juntamente com uma equipe de seis professores e 12 alunos estagiários.

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular torna pública a abertura das inscrições para o exame de seleção

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular do Departamento de Química Biológica, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Regional do Cariri - URCA, torna pública a abertura das inscrições para o exame de seleção ao Mestrado em Bioprospecção Molecular, para o preenchimento de 23 vagas, que terá inicio no segundo semestre de 2011. Maiores informações por meio do site:www.urca.br

I Mostra de Vídeos Brincantes realizada no Cariri receberá trabalhos de diversos estados brasileiros sobre cultura popular

Será realizada no período de 17 a 20 de agosto na cidade do Crato-CE a I Mostra de Vídeo Brincantes. A intenção é reunir produções brasileiras, amadoras e profissionais em audiovisual sobre cultura popular. Um dos objetivos da Mostra é criar um acervo audiovisual sobre cultura popular para ser disponibilizado para pesquisa científica e como recurso didático para as escolas de ensino básico. O evento consistirá de apresentação pública dos vídeos em telão que será montado no espaço aberto do Centro Cultural do Araripe, oficina de vídeo com Léo Dantas e Siqueira Jr. e central de reprodução de vídeos para o público, ou seja, os interessados poderão adquirir no local os vídeos que estarão sendo exibidos. Os grupos da cultura popular estarão sendo convidados tanto para assistir, como para receber cópias de vídeos e participar da “brincadeira”.

A iniciativa da Mostra é do Coletivo Camaradas e conta com a parceria da Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, Secretária Municipal da Cultura do Crato e Sociedade Cariri das Artes.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 01 de agosto na sala da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA campus do Pimenta ou pelos Correios. (Ver o regulamento no link: http://coletivocamaradas.blogspot.com/2011/05/regulamento-da-i-mostra-de-video.html).

Os vídeos produzidos pelo Projeto de Extensão da URCA “No Terreiro dos Brincantes” serão apresentados durante o evento. O Projeto consiste em visitas aos terreiros da cultura popular da região do Cariri e produção de pequenos vídeos. Já foram produzidos quatro e estão sendo finalizados mais quatro.

Serviço:

I MOSTRA DE VÍDEOS BRINCANTES
Coletivo Camaradas
www.coletivocamaradas.blogspot.com
Informações adicionais falar com Alexandre Lucas
Email: alexandrelucas65@hotmail.com (88)9977.2082

Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 03 de junho de 2011

BLOGHUMOR - Da Série Grandes Amigos... Dihelson Mendonça


Lembranças da minha última viagem aos Estados Unidos. Eu bem que te disse que você seria presidente um dia, não falei, Obama ?

DM

Estados passam a regularizar situação dos mototaxistas


A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou, nessa segunda-feria (1), por unanimidade, o Projeto de Lei complementar PL nº394/2008, de autoria do deputado federal José Airton, que autoriza os Estados a legislar sobre o transporte remunerado de passageiros em motocicletas e motonetas moto-táxi. A matéria segue agora para a comissão de viação e transporte em regime de Prioridade.

Em sua justificativa, o autor argumenta que os serviços de moto-táxi assumiram relevante importância em grande parte do Brasil, sendo necessária sua regulamentação, respeitadas as distintas características de cada região do País. Dessa forma, entende que cada Estado da Federação deverá ter explicitada sua competência para legislar sobre o tema, podendo fazê-lo da forma considerada como mais apropriada à sua realidade.

Para o Deputado essa questão deve ser encarada de frente, de forma que a adequada regulamentação desses serviços possa contribuir para a melhoria de suas condições de segurança, tanto para os passageiros quanto para os condutores.

Com o presente projeto de lei complementar se pretende encerrar de uma maneira adequada muitos anos de discussões e disputas políticas e judiciais sobre a competência para regulamentar ou mesmo autorizar os serviços de moto-táxi, de modo que cada Estado da Federação terá explicitada sua competência para legislar sobre o tema, podendo fazê-lo da forma considerada como mais apropriada face a sua realidade.

Dessa forma, serão superados impasses como o pronunciamento contrário do Supremo Tribunal Federal à constitucionalidade de lei estadual que instituía o serviço de moto-táxi, o que apenas impediu que fossem estabelecidos padrões mínimos de segurança, conforto e comodidade para a prestação do serviço.

O PL ainda destaca que não interfere na competência dos Municípios para autorizar, regular e fiscalizar a atividade de moto-táxi, notadamente por se tratar de serviço de interesse local, atribuído a esses entes federativos nos termos do art. 30 da Constituição Federal.

Fonte: Blog do Pompeu Macário

Manchetes de hoje, Sábado, 04 de Junho, no JORNAL CHAPADA DO ARARIPE - Internet


As Notícias do Cariri, do Brasil e do Mundo.


http://4.bp.blogspot.com/-L6ivsg4SCgs/TdEKdEu8IGI/AAAAAAAAXLo/GGbzwChJfzs/s1600/jornal_chapada_do_araripe_logo_650.jpg

Clique nos links abaixo para ler as principais Notícias de hoje:


- Briga de vizinhos acabou com a morte na noite desta sexta-feira (3), em Juazeiro do Norte.
- Palocci vai se explicar usando uma entrevista ao Jornal Nacional
- Al-Qaeda ensina a fazer bolinhos
- Gêmeos de 92 anos que passaram a vida juntos morrem no mesmo dia
- Com bombas de gás, PM invade quartel tomado por bombeiros no Rio
- Papa Bento 16 chega à Croácia para viagem oficial de dois dias
- Cerca de sete mil pessoas são infectadas pelo HIV por dia no mundo, diz ONU
- Feirão no Cariri acontece hoje em Juazeiro
- Plano de expansão de energia prevê mais 30 usinas hidrelétricas até 2020
- CINEMA – Veja o Trailler do novo filme “Assalto ao banco Central”
- Anatel aprova plano por R$ 13,80
- Homem morre após ser atropelado por carro funerário, em Fortaleza
- QUESTÕES DE PALOCCI – Por: Rachel Sheherazade
- Comissão de Ética do PSDB propõe expulsão de Gony Arruda
- Alcântaras elege novo prefeito no próximo domingo
- Ranking da Dengue no Ceará – Icó rompe os mil casos e mantém 2º no Ceará
- I Mostra de Vídeos Brincantes receberá trabalhos de diversos estados brasileiros
- URCA receberá acervo de periódicos da Câmara dos Deputados
- Vice-Prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho, coordena o translado das cadeiras do -Castelão para o Estádio Mirandão
- COELCE emite nota de esclarecimento sobre as faltas de energia elétrica no bairro Parque Grangeiro em Crato
- Cidade do Crato recupera Malha Asfáltica
- DESMENTINDO BOATOS – Digitar senha ao contrário não aciona polícia, diz Febraban
- Moedas antigas de 1775 são encontradas nas areias do Rio Salgado na zona rural de Aurora
- I Semana do Meio Ambiente da UFC Cariri começará segunda-feira, 6 de Junho
- Operação Tapa-Buraco ou REASFALTAMENTO ?
- A Filha do Rio Verde – por Armando Lopes Rafael
- Há 100 anos, funcionou em Crato o primeiro cinema do interior do Ceará
- Juazeiro do Norte recebe 21º Cine Ceará de 9 a 16 de junho
- Estados passam a regularizar situação dos mototaxistas
- Quadrilha invade banco no interior e explode caixa eletrônico
- Assembleia aprova matéria que autoriza empréstimo para Acquário Ceará
- Juazeiro – Caminhada do Centenário reúne mil estudantes
- Bonecas do Crato em Cuba – Reportagem: Antonio Vicelmo
- Secretário de Cultura de Aurora participa do 1º Encontro de Gestores em Fortaleza
- Prefeita de Lavras-CE concede aumento significativo às Secretárias Escolares
- Mais de 2000 pessoas comparecem ao XXIII Festival de Quadrilhas em Barbalha
- Escritora barbalhense lança livro de poesias
- Governador define piso de produtividade para fazendários
- Secult divulga resultado do Edital Ceará Junino 2011
- Mais 21.500 pessoas serão beneficiadas pelo Programa Leite Fome Zero
- Paratleta cearense conquista quatro medalhas em competição internacional de natação
- Dengue no Ceará causa mais 5 mortes
- Juazeiro realiza caminhada do Centenário
- Prefeitura de juazeiro realiza operação Tapa-Buracos
- Câmara do Crato libera espaço para sindicato dos servidores Municipais nste sábado, dia 04
- Secretaria de Saúde premia alunos participantes do II Festival de Paródias contra a dengue
- Atualizar a Paz – Por Emerson Monteiro
- Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto fará duas apresentações gratuitas em Fortaleza em junho
- Centro de Documentação da URCA será inaugurado no dia 6 de junho
- Coluna Armando rafael – Notícias do Cariri
- Recuperação de ruas do Crato já está sendo executada pela administração
- Mais de cem unidades habitacionais serão construídas no Crato para os carentes
- Produtores de Coco Verde do Cariri reclamam do Baixo Preço
- Mais de 1000 novos postos de trabalho serão criados no Crato em 2011
- Crato figura entre as cidades mais violentas da Região Metropolitana do Cariri
- TSE cassa o mandato do prefeito de Jardim-CE
- Potengi,Ce – Veículo da Secretaria de Saúde de Salitre tomba na CE-292‏
- Novas regras de cartões entram em vigor hoje
- NEM O CHICO MENDES SOBREVIVEU – Por: Ed Alencar – Ambientalista
- Saúde do Crato criará CEO municipal para fortalecer atendimento odontológico
- V Semana do Meio Ambiente – De 31 de maio a 05 de Junho de 2011
- OMS anuncia que celular pode aumentar risco de câncer
- Festa de Santo Antonio em Barbalha é reconhecida pelo IPHAN
- Fórum trabalhista do Cariri terá sede própria e quatro varas
- SAAEC adquire uma caminhonete e duas motos para reforçar a frota existente



Descubra o mundo do Cariri, a sua história, a sua cultura e as notícias da região. O Jornal Chapada do Araripe Online é o maior portal de notícias do Cariri na Internet. Contendo todas as matérias do Blog do Crato e as notícias das outras cidades do Cariri e Sul do Ceará enviadas por nossos colaboradores, aliando-se a uma qualidade visual de primeiro mundo, é a melhor forma de ver o Cariri na Internet, com qualidade, responsabilidade, e organização das matérias por conteúdo.

São mais de 20 editorias. Quer ler somente crônicas ? Basta clicar em "Crônicas". Há mais de 300 crônicas. Quer ver as últimas notícias do Cariri, do Ceará e do Mundo ? Estão todas lá. E que tal assistir vídeos, ouvir música, e procurar numa base de dados de mais de 15.000 artigos e mais de 120.000 fotos ? Descubra todo o Universo contido no Jornal Chapada do Araripe. O maior Portal do Cariri, acessível agora em todos os seguintes endereços:

www.chapadadoararipe.com
www.chapadadoararipe.net
www.chapadadoararipe.org
www.crato.org/chapadadoararipe
www.noticiasdocariri.com


Jornal Chapada do Araripe Online - Um mundo para você descobrir !


Esta mensagem foi enviada através da lista de Notícias do Cariri, do Jornal Chapada do Araripe. Se você não desejar receber mais notícias, ou modificar a sua forma de recebimento, clique na opção "Manage Your Subscription" logo abaixo, ou envie um E-mail para blogdocrato@hotmail.com que atenderemos prontamente.


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30