xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/05/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 maio 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Projeto do camelódromo tem apoio do prefeito Samuel Araripe


É muito importante solucionar esse problema do Camelódromo, que é um verdadeiro Barril de Pólvora em pleno Centro da Cidade, parede colada com as Lojas Americanas.

http://2.bp.blogspot.com/-sG2PdSX8Jz0/Td25rqFMdmI/AAAAAAAAXWI/utYe7CEfRd4/s1600/camelodromo_crato.jpg

Quero parabenizar o Prefeito Samuel Araripe pela garra em tentar solucionar a questão do camelódromo. Na verdade, o povo do Crato já escutou muita conversa, reuniões, inclusive com a participação do Banco do Nordeste, mas a coisa é mais complexa do que parece. A verdade é que a nossa cidade tem nesse Camelódromo um verdadeiro Barril de Pólvora, e o Crato é uma cidade de muita sorte, porque nesses anos todos, não tivemos um incêndio fatal naquele local, que pela localização, a forma construída e os parcos sistemas de segurança, torna-se num forte candidato a incêndios.

O projeto do Shopping Popular do Crato que será construído no local é muito arrojado, com mais segurança, organização e sobretudo, com higiene ( um fator importantíssimo ). Afinal de contas está localizado no trecho mais valorizado da cidade, parede com parede com as Lojas Americanas. E quem é que não se preocupa em fazer um investimento milionário tendo por vizinho um paiol que pode explodir a qualquer momento ? Portanto, parabéns às autoridades, que estão encarando o problema de frente. A seguir, a reportagem, elaborada pela assessoria de imprensa do município acerca das medidas tomadas, e logo em seguida o resumo de uma sessão na câmara de vereadores sobre o assunto:
...
A questão do camelódromo do Crato continua tendo a atenção da administração do prefeito Samuel Araripe. O Governo Municipal vem acompanhando o processo, para que o projeto tenha andamento. O gestor informa que não privatiza o camelódromo e o terreno só será doado em sua administração para os permissionários. Segundo Samuel Araripe, o projeto está pronto e a prefeitura doará o terreno assim que a situação for legalizada.

São mais de 300 camelôs que estão esperando a construção do prédio do shopping popular. O presidente da Associação dos Comerciantes Informais do Crato - ACIC, Paulo Ferreira Santos, está pedindo a interferência do Ministério Público, no sentido de ajudar no despertar das autoridades a encontrar solução para o problema, e seja iniciada a execução da obra.

O Banco do Nordeste disse que tem o dinheiro para financiar o empreendimento, mas até agora os cadastros feitos são de pessoas físicas e a linha de crédito disponível aos camelôs é destinada à pessoa jurídica. Isso daria incompatibilidade em relação a taxas de juros. Albery Viana de Oliveira, gerente da agência Crato do Banco do Nordeste, sugere que o projeto seja construído por uma pessoa jurídica, com financiamento do banco ou os permissionários adquirirem CNPJ individual.

CAMELÔS PEDEM APOIO À CÂMARA


O Camelódromo do Crato tem de tudo. Vestuário, calçado, tempero, bolsa, óculos, relógio, equipamentos eletrônicos, alimentação e muito mais. São 156 comerciantes trabalhando dentro da economia informal, gerando emprego, renda e provendo suas famílias. O problema é que o local não dispõe de um mínimo de estrutura para funcionar e isto tem gerado insatisfação, não só há quem comercializa, bem como à população em geral. A Câmara Municipal do Crato, um autêntico fórum de debate em defesa das causas da população, abriu espaço, na sessão desta terça-feira, dia 24 de maio, para ouvir a representação dos camelôs e iniciar um processo de entendimento para construção de um centro comercial, dotado de estrutura (energia, água, higiene, telefone, prevenção contra incêndio, segurança e um pouco de conforto).

O Presidente da Associação dos Comerciantes Informais do Crato – ACIC, Paulo Ferreira dos Santos, afirmou que já está cansado de receber visitas e ouvir promessas dos políticos, por sinal até um projeto, apresentado há dois anos atras, não saiu do papel. Disse, ainda, que o lugar é uma “bomba chiando”, diante da falta de segurança e de tanta instalação elétrica, feita sem os devidos cuidados técnicos. As possibilidades de assaltos são constantes, além da condição de higiene precária e a dificuldade de locomoção, que incomoda a comerciantes e clientes. Dona Edênia (vice-presidente da ACIC), também compareceu a sessão desta terça-feira.

O Vereador Darcio Luís de Sousa (PSDB) informou que em conversa com o gerente do Banco do Nordeste – Agência Crato, o mesmo afirmou que o BNB desistiu de finaciar o projeto, devido a inadimplência de alguns associados com instituições financeiras.

O Vereador Pedro de Algoano (PSB) ressaltou a importância da participação dos representantes do Camelódromo na Câmara, para reivindicar uma melhor condição de trabalho e de desenvolvimento. Alagoano disse que não adianta mais fazer promessas e o importante é realizar a obra.

O Presidente do Poder Legislativo – Vereador Florisval Coriolano (PTC) sugeriu a possibilidade da iniciativa privada edificar o projeto do centro comercial, após entendimento com o Poder Executivo e, em seguida, ser colocado para apreciação da Câmara.

A Vereadora Mara Guedes (PT) discordou da proposta, onde o gerenciamento do futuro centro, onde hoje funciona o Camelodrómo, seria transferido para iniciativa privada. Ela enfatizou que a responsabilidade de construção e administração do espaço tem que ser do Poder Público.

O Vereador Fernando Brasil (PSB) defendeu a proposta que o Deputado Sineval Roque (PSB) entre com um projeto, junto ao Governo do Estado, para construir o Camelódromo. Ele afirmou que todas as obras, realizadas no Crato, hoje, é de responsabilidade do Governador Cid Gomes (PSB).

O Vereador Guer (PSDB) discordou do Vereador Pedro de Alagoano (PSB), quando na sua fala, disse que não adiantava mais promessas. Guer colocou que não existia apenas promessa, mas sim, um projeto, onde ele mesmo assinou quando presidiu o Poder Legislativo e foi entregue ao Banco do Nordeste. O tucano ressaltou que a Prefeitura não pode fazer uma obra deste porte com recursos próprios, mas pode entrar com a contra-partida.

Dihelson Mendonça
Com informações da Prefeitura Municipal do Crato e Câmara de Vereadores do Crato.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Câmara Municipal participa do lançamento da Pedra Fundmanetal da Faculdade Católica do Cariri


A
Câmara Municipal do Crato, participa nesta quinta-feira, dia 26 de maio, do lançamento da pedra fundamental da Faculdade Católica do Cariri. Será às 9h, ao lado do Centro de Convenções do Cariri. O Presidente do Poder Legislativo cratense, Vereador Florisval Coriolano (PTC) confirmou sua presença.

Fonte: CVC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato realiza V Semana do Meio Ambiente – SEMEIA

O Governo Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAC e as Instituições Parceiras, realizam de 31 de maio a 5 de junho, a V Semana do Meio Ambiente – SEMEIA. O Evento que será aberto, oficialmente, na próxima terça-feira, dia 31, no Salão de Atos da URCA, 9 horas, trará oficinas, exposições, mini-cursos, seminários temáticos e vivencias.

Durante a semana serão debatidos temas como: Saúde e Meio Ambiente, Educação Ambiental, a importância da Logística Reversa, Política Nacional de resíduos sólidos, entre outros. O prefeito Samuel Araripe e o Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, Nivaldo Soares de Almeida ( Foto ), convidam a população a participar dessa conferência, onde se abordará temas de extrema importância para a preservação do meio ambiente, bem como para a busca de melhorias para a qualidade de vida do planeta. A programação completa da semana e a lista das entidades parceiras encontram-se disponíveis no site da Prefeitura do Crato www.crato.ce.gov.br.

PMC

Barbalha prepara-se para sua maior festa : o pau da bandeira - Por Heládio Teles Duarte

Foto: Heládio Teles Duarte

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Governo do Crato realiza Ação Municipal de Cidadania próximo dia 30


O
Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoverá uma Ação Municipal de Cidadania, no próximo dia 30, de 8 às 17 horas, na Praça Siqueira Campos. O evento abordará a Erradicação do Subregistro Civil de Nascimento, garantindo cumprimento da lei nº9.534, de 10 de dezembro de 1997, que estabelece a gratuidade do registro civil de nascimento. Na ocasião estará presente o Grupo do Subregistro da Secretaria do Desenvolvimento Social do Estado STDS, - que estará disponibilizando emissão das certidões de nascimento 1º e 2º via-técnicos do Programa Bolsa Família, Secretaria de Saúde, Ouvidoria do Município, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Cultura Esporte e Juventude. O prefeito Samuel Araripe e a Secretária de Ação Social, Liduína Andrade, destacam a união dos departamentos municipais para que a comunidade seja atendida com inúmeros benefícios e ressaltam a importância de acontecimentos como esse, que fortalece as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes cratenses.

PMC

Estação cultural, Estação rock


No sábado (21/05), a partir das 19h, o Estação Cultural voltou a apresentar o Estação Rock, desta vez com quatro bandas de Juazeiro do Norte: DEAD ROSES, REKUIEM ISANO, THE WORLD ISACOMA e ESNOF, que ficaram na Estação da Rffsa, à Praça dos Ourives, Bairro Franciscanos até às 22h. Um realização da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, Associação dos Músicos e Bandas de Rock e Culturas Urbanas. Para o se secretário Fábio Carneirinho, o projeto tem tudo para dar certo, “e a juventude precisa de um espaço”.

O primeiro Estação Rock, com a presença dos roqueiros de Juazeiro, Crato e Barbalha, e curiosos, funcionou como um teste, recebendo apoio total dos blogs do Cariri e todos que gostam de arte e cultura. O Assessor Técnico da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, Franco Barbosa, afirmou que só em Juazeiro do Norte existem mais de 80 bandas de rock, “elas precisam de apoio do poder público, de espaço para seus ensaios, de palco para seus shows, para que comecem a se destacar, especialmente as que produzem um bom trabalho. Talento é o que não falta, e os roqueiros hoje formam uma tribo, uma etnia, precisamos acompanhar seu ritmo, sua arte. Através do rock os adolescentes formam o senso crítico, formatam uma consciência reflexiva, e, por outro ângulo, quando o poder público apóia, quebra o paradigma de que o roqueiro é maconheiro! Nada disso; hoje a juventude possui outra consciência sobre as drogas, até mesmo do álcool ela está afastando-se, especialmente a nação roqueira. Foi o que eu observei quando conversei com muitos amantes do rock, no último Estação Rock realizado dia 17 de abril”, enfatizou Franco Barbosa.

Pelo menos uma vez por mês será do rock, mas outros sábados, o espaço da Rffsa servirá de palco para o Hip Hop, o movimento Gospel e a Tradição Oral, afirma um dos coordenadores do projeto Estação Rock, Humberto Lima, do programa Pânico, da Rádio Tempo FM.

Por: Emerson Monteiro

PROJETO FIM DE TARDE DE VOLTA AO CARIRI


A Sertão Pop Produções está trazendo de volta o projeto "FIM DE TARDE". A idéia é retomar os benefícios que o horário diferenciado desse projeto nos proporciona. Além de termos mais tempo para curtir a noite de sábado, esse projeto visa também se adaptar aos novos rumos que os eventos estão tomando por conta dos horários que a SEMACE está liberando.
Para esta edição, contamos novamente com o auxílio luxuoso das bandas NIGHTLIFE E LOS THE OS, que prometem fazer um fim de tarde bem gostoso para todos, assim como também gostoso é o local do evento, o TERRAÇUS - Bar e Petiscaria.
Naturalmente será um FIM DE TARDE e início de noite maravilhoso!

SERVIÇO

FESTA FIM DE TARDE
Música ao vivo com as banda Nightlife e Los The Os
DATA: 28/05/2011 - A partir das 17:30h
LOCAL: Terraçus Bar e Petiscaria - (AV. PEDRO FELÍCIO CAVALCANTI - TRIÂNGULO DO GRANGEIRO)
INFORMAÇÕES: (88) 9666.9666 ou 8824.2131

Penaforte: Festival Junino e Penaforte te Recebe de Braços Abertos - Wilson Bernardo.


Cartaz do Festival Junino

A Secretaria Municipal de Cultura, Desportos e Turismo de Penaforte, com apoio de todas as demais Secretarias do Governo Municipal e do Ministério do Turismo do Governo Federal, realizará pelo terceiro consecutivo o Festival Junino fora de época de Penaforte. O Festival Junino foi realizado pela primeira vez no ano de 2009, dando seqüência aos festejos realizados na cidade, popularmente conhecido como Festa de Maio.

Para este ano, o Prefeito Luis Celestina está preparando uma mega estrutura de palco, som e luz que será montada mais uma vez na Av. Padre Cícero. A principal atração deste ano é a Banda SAIA RODADA. O festival contará ainda com as seguintes atrações:

- Dólar na Cueca;
- Patrício Cabrobó;
- Zé Carlos & Theony;
- Forró Bota Pra Moer e João bandeira Jr;
- Forró da Curtiça;

O Festival, mais uma vez será realizado nos dias 30 e 31 de maio e serão mantidos, ainda, para o público os serviços de banheiros químicos de ótima qualidade. O Prefeito Luis Celestina também está articulando com o Comando da Polícia Militar um reforço do efetivo da cidade para os dois dias de festival, a intenção é que a festa transcorra como nos últimos anos, sem registro de incidentes graves.

“Estamos preparando toda a infraestrutura necessária para a festa, mas se faz necessário que os proprietários de estabelecimentos comerciais que trabalham com bebidas, lanches e refeições, se preparem para atender o público, pois todas as nossas festas também tem o objetivo de gerar emprego e renda para nosso povo” disse o Prefeito Luis Celestina.

SERÁ POSSÍVEL ? - Reforma das Praças do Crato coincidirá com a EXPOCRATO ?



Crato - Ceará - Praça Siqueira Campos

Acima: uma das praças que será reformada, e que foi reformada recentemente

H
oje publicamos uma notícia aqui no Blog do Crato, vinda da assessoria de imprensa, que diz que a reforma de 4 praças centrais começará em Junho. Mas, logo em Junho ??? O projeto tem duração de 7 meses. O secretário Camilo Santana ainda assinará a órdem no próximo mês ( Junho ), segundo a reportagem.

O nosso temor é que os turistas que virão à nossa cidade na época da EXPOCRATO não irão desfrutar das praças, que estarão interditadas para reforma, todas envoltas naquelas tábuas. Já imagino a decepção das pessoas, sem praças para ver ou visitar e a poeira absurda no centro da cidade.

Pessoal, será que não existiria época melhor pra começar a fazer isso ? por exemplo, após passar o período da ExpoCrato ? E esses projetos de praças, quem foi que fêz ? Novamente não houve consulta pública, aos cratenses, sobre a arquitetura das novas praças nem sobre a necessidade de reformas, quais praças teriam prioridade ( como a Francisco Sá ) e se vai reformar uma praça que acabou de ser reformada como a Siqueira Campos ? Segundo o secretário, serão as praças Alexandre Arraes, Da Sé, Siqueira Campos e Juarez Távora.

A idéia da reforma é boa, mas precisa ser criteriosa. Existem praças belas e que ao meu ver, nem precisariam de reforma, por exemplo, a Praça Alexandre Arraes. Agora, a praça Juarez Távora e a Praça Francisco Sá precisam urgentemente de reforma. Só acho que deveria ser num período fora do período da EXPOCRATO. Vocês não acham ?

Dihelson Mendonça

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Educação: Ministro destaca o Ceará como referência nacional


O
quarto ciclo de avaliação da alfabetização do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), referente ao ano de 2010, teve os resultados apresentados nesta quarta-feira (25) no Centro Administrativo Cambeba, com a participação do governador Cid Gomes; da secretária da Educação, Izolda Cela, e do ministro da Educação, Fernando Haddad. Durante a solenidade, o ministro citou o Ceará como referência nacional no desenvolvimento educacional. “Acompanho o Paic há algum tempo e o Ceará serve de exemplo para o País por implantar e superar os desafios com a utilização de recursos e com muito mais uso de vontade. O Ceará é exemplo na educação básica, profissional e superior”, disse.

Para o governador Cid Gomes, o avanço da educação pelo Estado é o resultado de uma soma de esforços e fatores. “O Paic é um sucesso absoluto, por atingir a sua meta prioritária, que é a de alfabetizar as crianças. Ao assumir o governo, senti a necessidade de realizar esse projeto e vi a importância de envolver diversos agentes. Sei da boa vontade das secretarias, prefeituras e professores em fazer cumprir as metas a que o programa se propõe. Graças a cada um o Ceará está na linha para ser um dos estados com melhor desempenho do País", comentou.

O ciclo de avaliação 2010 mostra o avanço do índice de alfabetização dos alunos matriculados na rede pública estadual até os sete anos de idade, onde 95,5% dos municípios estão com média satisfatória. Um comparativo entre os resultados obtidos mostra uma média de 162,6 pontos em 2010 contra 142,5 em 2009. O sucesso do programa foi tamanho que motivou o Governo do Estado a ampliar o seu alcance.

A secretária Izolda, acompanhada da presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, da presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), Célia Costa Lima, do presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (UNDIME), Elício Cavalcante, da presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação do Estado, Diva Medeiros do Carmo, e da coordenadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Márcia Diógenes, lançou o Paic Mais, visando estender as ações hoje destinadas aos 1º e 2º anos do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses.

Como forma de reconhecimento e incentivo às escolas com melhores índices de alfabetização, foram premiadas 150 unidades públicas, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa). A premiação foi entregue pelas mãos da secretária Izolda Cela e do ministro Fernando Haddad. Participaram da solenidade os deputados Roberto Cláudio, presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Nenem Coelho, Wellington Landim, Professor Teodoro, Júlio César Filho, o presidente do Conselho Estadual de Educação e demais autoridades.

Confira abaixo o mapa da alfabetização do Estado do Ceará de 2010. ( Clique para ampliar )


Fonte: Governo do Estado do Ceará

Cid Gomes viajou ontem para os Estados Unidos onde busca recursos para projetos no Ceará


( Matéria da Assessoria de Cid Gomes )

O Governador Cid Gomes viaja na noite desta quarta-feira (24), para os Estados Unidos. Lá, está prevista a assinatura de contrato com a maior empresa de aquários do mundo para a construção do Acquario Ceará. No entanto, o documento só terá vigência a partir da aprovação da mensagem na Assembléia Legislativa e de órgãos de acompanhamento de empréstimos internacionais, bem como da assinatura junto ao Exim Bank, no valor de US$ 105 milhões.

Ainda na agenda do Governador estão a visita a um porto seco em Nova York e reuniões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o financiamento de novas rodovias para o Ceará, entre elas a ampliação da CE 060.

Cid Gomes retorna ao Ceará na próxima terça-feira, dia 31. Durante esse período, assume o Governo do Estado, o vice-governador Domingos Filho.

Aquário do Ceará

Serão 21,5 mil metros quadrados de área construída e tanques com capacidade para 15 milhões de litros. A previsão é que o equipamento receba, anualmente, 1,2 milhão de visitantes, gerando uma receita de R$ 21,5 milhões. Para a economia local, o impacto no mercado de trabalho será de 150 empregos diretos, 1.600 indiretos e 18 mil empregos na cadeia produtiva.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Notícias da URCA - Quinta-feira, 26 de Maio de 2011


CONSULTA UNIVERSITÁRIA - Alunos, professores e servidores da URCA vão às urnas

Alunos, professores e servidores da Universidade Regional do Cariri – URCA apontam hoje, nas urnas, em todos os campi da Instituição, por meio de Consulta Universitária, o Reitor e o Vice-Reitor escolhidos pela comunidade universitária para gerir a Universidade nos próximos quatro anos. A apuração dos votos acontece somente nesta sexta-feira, a partir das 10 horas.

Depois de um período de mais de um mês de campanha intensa dos candidatos, debates e visitas às salas de aulas e meios de comunicação para apresentar propostas, o dia da consulta é considerado o momento democrático para opinar sobre o futuro da Universidade. Mas, a decisão final, fica a cargo do Governo do Estado, Cid Gomes, por meio de lista sêxtupla que será encaminhada após a Consulta, para escolha definitiva.

A Comissão Especial, presidida pelo Professor Luiz Marivando Barros, é destinada ao processo de lisura e organização da consulta, juntamente com uma Comissão de Ética. A escolha dos candidatos acontece das 8 horas da manhã às 22 horas, nos campi de Campos Sales, Iguatu, Missão Velha, Crajubar, Pirajá, Pimenta e São Miguel.

Estão candidatos para Chapa 1, Otonite Cortez, Reitora, e Patrício Melo, Vice-Reitor; Chapa 2, Edson Martins, Reitor, e Galberto Martins, Vice-Reitor; e Francisco Cunha, Reitor, e Reno Feitosa, Vice-Reitor, pela Chapa 3. Após o período de consulta interna.

Representantes do Banco Internacional e Secretário das Cidades visitam a URCA

O Secretário das Cidades do Governo do Estado, Camilo Santana, esteve no final da tarde de ontem, na Universidade Regional do Cariri (URCA), juntamente com equipe técnica da Secretaria e representantes Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). O secretário foi recepcionado no Gabinete da administração, pelo Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens. Em seguida, visitou a exposição do Geopark Araripe, que está em exibição no Salão da Terra, acompanhado do Reitor e sua equipe.

Investimentos em projeto de infraestrutura tornarão Herbário da URCA centro de referência para a região

Foi assinado Convênio de mais um Projeto voltado para melhoria de infraestrutura laboratorial, sob a coordenação da Dra. Arlene Pessoa. Pró-Reitora de Extensão da URCA. O projeto será financiado através do FINEP, orçado no valor de R$ 1.000.000,00. Através dos recursos liberados será realizada a ampliação do Herbário Caririense Dárdano de Andrade-Lima, que passará a contar com laboratório de Sistemática Vegetal e com estantes com capacidade para comportar 100.000 exsicatas, o que tornará o Herbário da URCA um centro de referência para a região. O projeto prevê ainda a construção de um biotério com e instalações e equipamentos dos mais modernos, atendendo as necessidades dos pesquisadores do Programa de Mestrado em Bioprospecção Molecular da URCA.

I Curso Intensivo do Patrimônio Geológico e Geoparques

O Geoparque Sobrarbe, que fica na Espanha, realiza nos dias 22 a 26 de agosto o II Curso Intensivo sobre Patrimônio geológico e Geopaques. A pré-inscrição pode ser feita até 20/06 e o prazo para a matrícula definitiva no curso é de 20/06 a 06/07. Apenas 30 vagas estão sendo disponibilizadas.

As aulas serão ministradas no Geoparque de Sobrarbe (Huesca), local onde também servirá de alojamento para os cursistas. Estudantes do último ano de geologia ou profissionais com outra formação/ profissão, dando prioridade à população local que trabalha em aspectos relacionados ao Geoparque ou dos espaços naturais protegidos dentro do Geoparque, podem se inscrever.

O objetivo do curso é formar profissionais e estudantes de carreira em aspectos relacionados ao patrimônio geológico em sentido lato, mostrar o conceito, idéias e métodos de trabalho da Rede Européia e Global de Geoparques da UNESCO, além de divulgar a geologia do Geoparque de Sobrarbe.

O Geoparque de Sobrarbe (Huesca) possui uma diversidade geológica com afloramentos de grande qualidade, que agrega as paisagens e infra-estruturas presentes. O estudo do patrimônio geológico figura entre as mais recentes áreas de pesquisa incorporadas no âmbito da geologia. É o resultado de uma nova forma de compreensão dos recursos geológicos, bem como com interesse científico e cultural que deve ser protegido e que pode oferecer interessantes possibilidades para o desenvolvimento local.

Por ser um aspecto relativamente novo, as universidades de geologia espanholas não costumam oferecer formação sobre patrimônio geológico, geodiversidade, geoconservação, geoparques e geoturismo. No entanto, são temáticas de grande interesse para o grupo de geólogos, pelo incrível desenvolvimento que adquiriram nos últimos anos e pelas possibilidades de emprego que oferecem. Por isso se considera interessante realizar um curso em que se introduzam aspectos relacionados com o patrimônio geológico. (Assessoria de Comunicação Geopark Araripe).

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 26 de maio de 2011

Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31