xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/05/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 maio 2011

O Tempo é mesmo o Senhor da razão – por Armando Lopes Rafael

O falecido general Olympio Mourão Filho não era apenas um homem inteligente e visionário. Era um profeta! Pensando nele, me vêm agora à lembrança dois provérbios: “O tempo é mesmo o Senhor da razão” (como diz a Bíblia) e “Nada como um dia atrás do outro”, como diziam nossos avós...

Quantas vezes, nos últimos oito anos, uma minoria ínfima de brasileiros – que não engrossou o bloco do ôba-ôba reinante no Brasil no governo Lula – foi criticada pelos deslumbrados petistas. Estes achavam que o ex-presidente era mesmo O Cara e a partir dele a história do Brasil começara a ser reescrita. Aquela minoria apenas enxergava e alertava quanto ao rumo errado que nosso país começava a mergulhar fundo. Debalde! Falou mais alto a bajulação. Prevaleceu o achincalhamento aos que pensavam diferente. Amizades foram desfeitas porque fazer restrição a algumas decisões do “Cara” era crime de lesa-pátria!

Esta semana li – não com prazer, mas preocupado – artigo publicado no Estadão, de onde pincei as frases a seguir transcritas:
“Agora, às voltas com renitente inflação gerada pela farra fiscal que fez Lula popular e elegeu Dilma, vivem (os governistas) momento difícil e não têm bode expiatório para execrar”...) “Lula melou as mãos de petróleo, alardeando autossuficiência que jamais houve. Mágico de circo, "trouxe" o pré-sal para o presente, dando a impressão de que os benefícios seriam para o hoje, quando mil dúvidas, a começar pelo marco regulatório, rondam o êxito das operações” (...) “Hoje a dívida pública é mais que o dobro da que herdaram (os petistas em 2003): R$ 1,7 trilhão” (...) “Temo turbulências. Que a democracia saia vencedora de qualquer desafio que se anteponha à sua consolidação plena”.

Tudo isso me fez lembrar o livro “A verdade de um Revolucionário”, publicado em 1978, de autoria do general Olympio Mourão Filho, que escreveu: "Ponha-se na Presidência da República qualquer medíocre, louco ou semianalfabeto, e vinte e quatro horas depois a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo. Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista. E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso".
Algo mais precisa ser acrescentado?
Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

Feliz dia do ENFERMEIRO!


HOJE É O DIA DO ENFERMEIRO...
Dia de quem cuida da nossa saúde,um grande exemplo de carinho,entrega e dedicação!Ser Enfermeiro é além de tudo ser ético, humano e dinâmico na busca de um processo interpessoal enfermeiro-cliente, produzindo cidadania e bem estar…
Parabéns a todos os Enfermeiros! Pela história, pela luta, pela dignidade, pelo respeito e a vitória dentro da profissão!

Mônica Araripe

O Dia "D" da Educação: A Realidade de Uma Grande Farsa! - Por: Wilson Bernardo



Vida Longa a CID GOMES!...É engraçado, mas é a pura verdade. O dia "D" é uma grande mentira, e tentam enganar alunos, pais e a si mesmos. Muitos dos professores que aderiram ao movimento e são quase que a totalidade, apoiaram, vestiram a camisa, foram às ruas pedir votos e babam na presença de Cid Gomes, ontem estavam eufóricos e denegrindo a imagem sacralizada do nosso governador.

O PISO salarial, todos sabiam que ele nunca pagaria, mas mesmo assim votaram "num curoner" estilizado, e o que é de mais contraditório, a sua base aliada, que sempre reivindicou salários e melhorias educacionais e que lhe dá suporte político é toda ela de esquerda falida e bem paga como PT, PSB, PC do B e outros nanicos que comem da mesma fatia. Pobre esquerda do Crato, se não ridícula, desarticulada, e com discursos retrógados do tempo do comunismo do leste europeu. Manhã na Siqueira Campos marcada por intrigas e confusões de militantes querendo um lugar aos holofotes do poder, onde o Ceará tem dois sindicatos que se dizem representantes dos professores, caso inédito no Brasil, o que nos leva a acreditar numa briga de interesses pessoais. é uma pena e ridículo ver professores atacarem e difamarem o prato em que comeram na campanha pró CID e hoje atacam a barganha da hipocrisia. É ou não é uma grande mentira o dia "D"? A farsa de uma esquerda falida. ( Wilson Bernardo )



Prof.Jair discursa a coerência das praticas desarticuladas da classe


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri

http://3.bp.blogspot.com/-Bk0qUR6E2zg/TcteRjTbgwI/AAAAAAAAXI0/7c1p_fmNtDU/s1600/Coluna%2BArmando%2BRafael.gif

Os Penitentes do Genezaré

Um bonito livro-álbum, de autoria de Cícero da Silva Oliveira (Cícero Garcia) acaba de ser publicado: Os Penitentes do Genezaré. Trata-se de uma obra que resgata o grupo de penitentes de Genezaré, localidade do município de Assaré. A apresentação do livro é do historiador e professor da Urca, Océlio Teixeira, (foto ao lado) que escreveu: “A prática da penitência em Assaré para mim foi uma surpresa. Até então eu tinha conhecimento apenas dos grupos de Juazeiro do Norte e Barbalha”. O livro de Cícero Garcia, que traz farto material fotográfico, tem o mérito de catalogar mais uma manifestação, das mais expressivas, diga-se de passagem, do rico patrimônio imaterial do sul-cearense.

Será que sai?
Um tanto ressabiado, por conta de tantas obras paralisadas, o povo da Região Metropolitana do Cariri aguarda o início de uma ação prometida pelo Governo do Estado dentro do Projeto Cidades do Ceará. Trata-se de um investimento de 66 milhões de dólares (46 milhões de dólares financiados pelo Banco Mundial e 16 milhões de reais como contrapartida do Governo do Estado). Se as obras começarem ainda este ano (e é aqui que a porca torce o rabo) o anunciado projeto beneficiará cinco eixos estruturantes do Cariri: o religioso (romarias); turismo ecológico, esportes e aventura (Flona e APA do Araripe); cultural (tradições populares, festas e feiras regionais e artesanato); científico (Geoparque Araripe e Museu de Paleontologia) e de eventos e negócios. Se virar realidade, mencionado projeto irá executar obras consideradas imprescindíveis ao desenvolvimento da conurbação Crajubar e cidades adjacentes.

Elefante branco
E por falar na Secretaria das Cidades, como anda o anunciado estudo de viabilidade do Distrito Industrial do Cariri? A implantação desse distrito foi iniciada em 1992, numa área de 1,6 milhão de metros quadrados, distribuídos em terrenos-limítrofes pertencentes aos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. O local foi destinado a abrigar indústrias de médio e grande porte a serem instaladas na Região Metropolitana do Cariri. Até agora, conta-se nos dedos as unidades ali em funcionamento. Problemas existentes: o acesso ao distrito continua precário. Faltam itens básicos de infraestrutura como energia elétrica suficiente para atender à demanda, telecomunicações, rede de informática, água, esgotamento sanitário, sem falar que nunca foi implantado um sistema de coleta de lixo.

Como se cria um “factoide” – 1

De repente, não mais que de repente (como diria o poeta), começou a correr de boca-em-boca, em Juazeiro do Norte, este chavão: Dom Fernando Panico agride memória de monsenhor Murilo! Parte da mídia juazeirense (não toda, diga-se por justiça) “adotou” este boato, que se espalhou como um rastilho de pólvora. A mídia de Juazeiro ainda não deu espaço a nenhum representante da Diocese/Paróquia Nossa Senhora das Dores para apresentar sua versão. Por conta disso, a imagem do bispo diocesano saiu arranhada neste episódio. O que motivou esta maledicência? A venda de um terreno pertencente à Paróquia de Nossa Senhora das Dores ao Sr. Francisco Pereira da Silva, fato ocorrido em 1995, quando dom Fernando era bispo de Oeiras-Floriano, no Piauí (ele só assumiu a Diocese de Crato em 2001). 15 anos depois, em agosto de 2010, padre Paulo Lemos – então pároco de Nossa Senhora das Dores– foi arrolado como testemunha em uma ação trabalhista movida por um corretor de imóveis, o qual cobrava do Sr. Francisco as comissões não pagas pela venda de lotes do terreno que pertencera ao patrimônio da paróquia.

Como se cria um “factoide” – 2
Ao examinar a documentação do proprietário do terreno, o Juiz de Trabalho que julgava a ação trabalhista, estranhou o fato de um imóvel, vendido em 1995 por apenas 42 mil reais – em 4 prestações de R$ 10.500,00 – e hoje valendo cerca de 20 milhões de reais, só ter sua Escritura Pública de Compra e Venda lavrada em 08 de janeiro de 2010 (15 anos depois da compra) com escritura feita por meio de uma procuração assinada em 2002 (no verso e não no corpo documento) por monsenhor Murilo de Sá Barreto, este falecido em 2005, há mais de quatro anos... No Termo de Audiência daquela ação trabalhista, o Juiz do Trabalho, enviou cópia à Diocese de Crato e determinou que fossem oficiados os seguintes órgãos: Polícia Federal, Receita Federal, IBAMA, SEMACE, Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual para apurar se houve problemas relacionados ao meio ambiente (já caracterizado), sonegação fiscal ou contra a ordem tributária (já caracterizado), dentre outros.

Sobrou para o bispo
Ao invés de esclarecer essas denúncias, os advogados do proprietário do terreno desviaram o foco da questão para a aleivosia insistentemente repetida: Bispo agride memória de monsenhor Murilo! Nada mais falso! Tanto dom Fernando, como monsenhor Murilo não são parte nesta questão. Sabemos todos que dom Fernando tinha respeito e amizade para com a pessoa de monsenhor Murilo. Além do mais, o bispo de Crato nutre sincero afeto pela figura do Padre Cícero e pelo povo de Juazeiro do Norte. Nunca antes, um bispo desta diocese foi tão próximo de Juazeiro do Norte como o atual. É graças a dom Fernando que o processo de reabilitação do Padre Cícero está em análise no Vaticano. O bispo de Crato ainda não se pronunciou oficialmente sobre esta nova acusação.

Por que tantas acusações?
Quem está por trás da campanha orquestrada por parte da mídia de Juazeiro do Norte (não toda, fique claro) contra dom Fernando Panico? A quem interessa a continuação desses ataques (iniciados com um artigo publicado no blog Juanorte, pelo jornalista Jota Alcides, que é visto na foto ao lado com o microfone na mão)? Naquela ocasião, Jota Alcides escreveu esta grave e falsa acusação: “Mudou (dom Fernando Panico) a administração da Basílica de Nossa Senhora das Dores para ficar com o controle absoluto do dinheiro doado pelos fiéis do Juazeiro e romeiros do Nordeste que agora será destinado aos interesses e necessidades da falida Diocese de Crato(sic). Nem o bispo mudou a administração da Basílica (apenas um dos párocos, padre Paulo Lemos, foi transferido – a pedido – para Santana do Cariri), nem a Cúria Diocesana vem trazendo para Crato o dinheiro doado às paróquias juazeirenses. Para quem não sabe: todas as 49 paróquias da diocese contribuem com uma parcela – determinada pelo Direito Canônico – destinada à manutenção da Cúria. Acusações desse tipo proporcionam que a mentira ganhe foro de verdade. No mínimo, possibilitam os desencontros e incentivam as desuniões. Parece coisa do “capeta”...

Lambança
Notícias que tiveram destaque na mídia esta semana: A inflação está de volta; Delúbio Soares, o tesoureiro do “mensalão”, também; membros do Ministério Público receberão “bolsa-aluguel” para complemento salarial; Governo Federal (que não tem dinheiro para construir estádios e aeroportos para a Copa do Mundo de 2014) anuncia a construção do bilionário projeto do Trem-bala; Para delírio dos gays, a novela “Amor e Revolução”, exibida no SBT (essebesteira, como o povo o denomina) exibiu na telinha o “primeiro beijo entre homossexuais”. Só faltou uma voz ao fundo autorizando: “Crescei e multiplicai-vos”... É como diz a velha música: Vida de gado! povo marcado e povo feliz!.

Curtas

1 – JUNHO: No próximo dia 29 de junho, dom Fernando Panico comemorará dez anos de sua posse como bispo da diocese de Crato. Naquela data será homenageado pelos católicos do Cariri.

2 – JULHO: Confiram o calendário de 2011 e vejam que o próximo mês de julho terá 5 sexta-feiras, 5 sábados e 5 domingos. Isto acontece uma vez a cada 823 anos.

3 – AGOSTO: Juazeiro do Norte volta a realizar – entre 24 e 27 de agosto próximo – a 12ª Feira de Tecnologia e Calçados do Ceará–Fetecc. O polo calçadista do Cariri é o terceiro maior do Brasil, pois só perde para os polos do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

4 – A Biblioteca do Campus UFC–Cariri, em Juazeiro do Norte promove uma campanha de arrecadação de livros de literatura, com o objetivo de incrementar o gosto pela leitura na comunidade acadêmica daquele campus.

5 – O prefeito Samuel Araripe entregou pleito escrito ao governador Cid Gomes pedindo a pavimentação da Avenida Fábio Esmeraldo, que passa ao lado do Centro de Convenções do Cariri e dá acesso a futura Cidade Universitária Governador Miguel Arraes. Esta avenida fica localizada no bairro Vila Padre Cícero, onde está sendo construído o Campus de Ciências Agrárias da UFC em Crato.

6 – E para quem achava um absurdo existir 3 (três) ruas em Crato com o nome de Orestes Costa, é bom saber que existem 4 (quatro) ruas com o nome de Rui Barbosa nesta cidade: uma no centro (CEP 63105-085); outra no Alto da Penha (CEP 63104-175); outra no Muriti (CEP 63132-700) e finalmente outra no São José (CEP 63133-.085). Os nomes das ruas de Crato viraram mesmo uma Casa de Mãe Joana...

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30