xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/05/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 maio 2011

Cliente é roubado dentro da agência do Banco do Brasil em Crato


Um crime inusitado aconteceu nessa semana na cidade de Crato-CE, quando em plena luz do dia, um cliente que fazia depósito na agência central do Banco do Brasil teve seus pertences roubados.

Um conhecido professor de português da cidade, de iniciais M.C.B preenchia um depósito, quando, por uma pequena distração, olhou de lado, e ao retornar, perguntou aos presentes: "Cadê o meu depósito que estava aqui ?" Imediatamente, foi ouvida a reclamação de outra senhora que teria dito: "O meu também desapareceu". O professor foi então, convidado por um dos guardas, a entrar para uma das dependências do banco ( após a porta rotatória ). Os clientes ficaram perplexos com a rapidez e a ousadia do(s) ladrão(ões), e procuraram saber se o crime havia sido registrado pelo circuito interno de câmeras da agência.

Até o presente, não temos informação se o valor roubado foi recuperado pela vítima, mas é certo que a cidade do Crato vive um clima de insegurança constante nos últimos meses, quando cada vez mais pessoas são assaltadas a qualquer hora do dia ou da noite. "O Crato não é mais um lugar seguro. Já foi", afirma a professora Lânia Brito, que reside na Vilalta, e presenciou o ocorrido na agência do Banco do Brasil.

É interessante observar que o roubo ocorreu na mesma semana em que se realizou um fórum exatamente sobre Segurança Pública na cidade do Crato, que reuniu policiais, representantes de entidades de classe, autoridades, e era esperado até o Secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará, que por motivo de força maior acabou não podendo comparecer ao evento. O forum discutiu medidas para o combate à criminalidade, e em termos gerais, o que fazer para reforçar a segurança pública na cidade do Crato e no Cariri.

Por: Dihelson Mendonça
BLOG DO CRATO

www.blogdocrato.com

O Cariri na contra-mão do mundo - Por Marco Lacerda


A nova ordem mundial chama-se descentralização. A busca de alternativas para evitar o caos urbano e ao mesmo tempo promover um desenvolvimento social e econômico das cidades e das regiões, tem levado a diversas nações distribuir ações tanto públicas como privadas dentro do seu território.

Os problemas ocasionado pelo crescimento urbano desordenado são incontáveis e aparentemente sem solução. O trânsito caótico, no qual os trabalhadores perdem horas semanais e o país bilhões de reais anualmente, tem sido apontado como a principal causa da perda da qualidade de vida nos grandes centros. Soluções para este problema ainda não foram encontradas, e as ações paliativas demandam de muito recurso, como é o exemplo dos metrôs.

Alguns países lançaram planos de desenvolvimento no passado, que estão se mostrando eficientes no presente. A descentralização da saúde promoveu o desenvolvimento de importantes centros de referências em áreas específicas da medicina pelo território francês. Isso levou ao desenvolvimento econômico e social para essas regiões e evitando maiores transtornos urbanos na capital Paris. A descentralização da educação também ajudou na criação de ilhas de excelência em áreas específicas de ensino no território norte americano.

O Cariri é uma região em pleno desenvolvimento e que tem as três maiores cidades vizinhas e equidistantes, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Porém, a falta de planejamento e de políticas públicas tendem a levar a região a graves transtornos sócio-ambientais em pouco tempo. A concentração de atividades em apenas um município, transformando os vizinhos em “cidades dormitórios”, ocasionando a perda de recursos para essas cidades em um curto período de tempo. A médio e longo prazo, o caos urbano tenderá a reduzir a qualidade de vida dos habitantes, que é observado hoje nos grandes centros urbanos do país.

Portanto, não há mais tempo a desperdiçar. Está na hora de cobrar das autoridades um plano de desenvolvimento para o Cariri. Complicações futuras e previsíveis poderão ser evitadas com um planejamento eficiente e equilibrado.
Por Marco Lacerda

Imagem: Google Images

Jornal "Diário do Nordeste" mostra estrago causado pelas chuvas no Sítio Caldeirão


NE - Na sua edição de hoje, 07 de Maio de 2011, o Jornal Diário do Nordeste contém um artigo sobre o estrago causado pelas chuvas recentes no Sítio Caldeirão, em Crato. A reportagem é de Antonio Vicelmo.

Calcada_caldeirao480Calçadas da capela do Sitio Caldeirão foram danificadas pela chuva. O local foi construído pelo beato Jose Lourenço. A estrada de acesso tambem esta precaria. – FOTO: ANTONIO VICELMO – Locais do acervo do Sítio Caldeirão, como a capela construída pelo beato José Lourenço, estão deteriorados.

Crato. A calçada da capela construída pelo beato José Lourenço, no Sítio Caldeirão, foi parcialmente destruída pelas chuvas. O pátio em frente à capela e a biblioteca foram cobertos pelo mato. O estado de conservação da estrada que dá acesso ao sítio é precário. Foi difícil chegar ao local com um ônibus transportando estudantes da Escola de Ensino Fundamental Liceu do Crato, que desenvolvem projeto voltado para a valorização da educação ambiental e para o respeito aos aspectos regionais. O programa, coordenado pelos professores Marcelo Alencar, Eldinho Pereira e Erlânio Costa, tem o intuito de realizar uma série de aulas de campo em lugares de interesse sociocultural. A aula ocorreu entre escombros e edificações que compõem o Sítio Caldeirão, local onde, segundo o professor Eldinho Pereira, o astuto beato José Lourenço e seus seguidores viveram uma experiência coletiva, religiosa e igualitária. A secretária de Cultura do Crato, Daniella Esmeraldo, tem conhecimento dos estragos causados pelas chuvas. Ela disse que esteve lá com o secretário da Infraestrutura, José Muniz, que prometeu recuperar os danos. A primeira providência, de acordo com Daniela, foi contratar uma pessoa para cuidar do patrimônio. Além da restauração da capela e da casa do morador, deixados pelo beato, foram construídos, em parceria com o Governo do Estado, um museu com auditório e biblioteca, dois banheiros e aberto espaço para acolher os turistas e os romeiros que visitam a localidade.

Atrativos culturais

O objetivo do projeto, segundo a secretária, é fornecer uma estrutura com atrativos culturais, turísticos e históricos, com aproveitamento racional do potencial do espaço, trazendo como elemento a memória histórica da experiência vivenciada. É o resgate não só material, mas imaterial também.

Dentro das metas estruturais do projeto, nos moldes arquitetônicos das construções da região, consta a reconstrução da casa do beato José Lourenço, resgatando o modelo original, restauração completa da capela de Santo Inácio, com altares, santos e mobiliários, restauração completa do cruzeiro, das fundações e identificação dos cemitérios e dos túmulos dos jesuítas. Além dos acessos aos caldeirões, construção de Memorial da Religiosidade dos povos do Nordeste, incluindo o próprio Caldeirão, Canudos, Pedra Bonita, Pau de Colher, entre outros locais. Instalando-se no Sítio Caldeirão, propriedade de Padre Cícero, os camponeses formaram uma pequena sociedade coletiva e igualitária, prosperando tanto que chegaram a vender os excedentes nas cidades vizinhas pela região.

Difamação

O Sítio Caldeirão causou preocupação para as elites da época, desagradando fortemente à Igreja e os latifundiários que perdiam a mão-de-obra barata da região. As difamações culminaram com a acusação de que o beato Zé Lourenço era “agente bolchevique”. Quando Padre Cícero morreu, em 1934, as terras foram herdadas pelos padres salesianos e os camponeses do Caldeirão ficaram desamparados. No mês de maio de 1936, a comunidade era dispersa e o sítio foi incendiado. Zé Lourenço e seus seguidores rumaram para nova comunidade. Alguns dos moradores resolveram se vingar e realizaram emboscada, matando alguns policiais, o que foi respondido com verdadeiro massacre de camponeses pelos policiais (estima-se entre 300 e mil mortos).

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diario do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Cultura do Crato, Centro Cultural do Araripe
Centro – Região do Cariri
Telefone: (88) 3523.2365

Deu no "O Povo"de hoje - Começam as obras no canal do Crato


Obras_no_canal_do_cratoTrês meses após chuva que destruiu o canal do Granjeiro, rio do Crato, Prefeitura e Estado fazem recuperação

A forte chuva que atingiu o Crato no dia 29 de janeiro provocou destruição na região do canal do Granjeiro (RAFAEL CAVALCANTE) A forte chuva que atingiu o Crato no dia 29 de janeiro provocou destruição na região do canal do Granjeiro (RAFAEL CAVALCANTE). Foi assinada autorização para a obra de reconstrução do canal do Rio Granjeiro, no Crato. A limpeza do local para o início da obra começou três meses depois que uma forte chuva destruiu o canal, que corta o centro da cidade. O investimento de 2,5 milhões, verba do Ministério da Integração Nacional, deve custear a primeira etapa da obra, a cargo do Governo do Estado e com duração de três meses. Mesmo sem a autorização, ações para o início da obra já haviam começado para evitar atraso devido às chuvas, diz o superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Quintino Vieira.

O problema persiste desde janeiro, quando chuva destruiu o canal e prédios em seu entorno. À época, foi decretado estado de calamidade pública no Crato. Uma ação da Prefeitura para restaurar as áreas afetadas pelas chuvas começou esta semana. Durante 60 dias, pavimentação de ruas e estradas, iluminação e outros serviços devem ser feitos, inclusive na área onde casas e prédios foram atingidos pelo transbordamento do canal, segundo o prefeito Samuel Araripe.

Revitalização definitiva

Com a reconstrução do canal, o risco de novo transbordamento e destruição persiste, diz o geógrafo e membro do Fórum Araripense de Prevenção e Combate à Desertificação, Mardineuson Sena. Ele defende a recuperação do rio nos trechos fora da cidade. Do contrário, afirma, o trajeto de 2,5 quilômetros que passa dentro da cidade será destruído com novas chuvas. Um projeto do tipo já está sendo estudado, ainda sem previsão, que levaria entre seis e oito meses para ser feito, diz o superintendente do DER. Tal obra custará em torno de R$ 50 milhões, especula o prefeito Araripe.

Agravamento

Segundo Mardineuson Sena, houve uma “sucessão de erros” que agravam o problema, como o desmatamento da área e nas margens do rio, além do lixo depositado pela população no canal. “O rio é uma coisa e o canal é outra, que foram transformados, ao longo de 20 anos, em uma coisa só, já que o esgoto da cidade é direcionado para ele”, pontua. No dia 29 de março, o Fórum encaminhou documento ao Governo fazendo sugestões para projeto definitivo para o rio. Entre elas estão o reflorestamento das margens e a adoção de, no mínimo, 30 metros de área de proteção permanente (APP) na área do rio fora da cidade. (Lívia Pontes, especial para O POVO)

Quando
ENTENDA A NOTÍCIA

Dia 29 de janeiro, uma forte chuva no Crato destruiu o canal do rio Granjeiro, que corta a cidade, com prejuízos em casas e ruas. Recurso do Governo Federal foi liberado para a obra, com a autorização assinada na semana passada.

SAIBA MAIS

Desenvolvimento
O Granjeiro é o principal rio do Crato, atravessando quase toda a cidade, que se desenvolveu mais rapidamente pela presença do rio, atraindo colonizadores.

Extensão
Aproximadamente 2,5 quilômetros do rio se estendem pela cidade.

Degradação
A mata ciliar no entorno tem sido devastada há anos. Moradores reclamam da degradação do rio Granjeiro, que se intensificou com sua canalização a partir da década de 1970.

Fonte: Jornal "O Povo" - 07 de Maio de 2011

Governo Itinerante: Samuel Araripe e o Sec.de Esportes Gony Arruda Visitam o Mirandão - Por: Wilson Bernardo


NE - Seguindo a cidade de Sobral, Barbalha e Juazeiro do Norte, o Crato também é beneficiado com equipamentos remanejados do estádio castelão, tais como cadeiras, catracas, luminárias, banheiros e até um placar eletrônico.

O prefeito Samuel Araripe esteve presente ao Governo itinerante na cidade de Barbalha, onde demonstrando bom senso e usando de inteligência política, entregou ao governo do estado, futuros projetos para cidade do Crato. A imparcialidade política de um grande homem, é fazer da política, uma arte de administrar sem rancores, mas pensando no bem da coletividade, de seu município. Na ocasião, Samuel Araripe convidou o secretário de esportes para uma visita ao Mirandão, confirmando o que já fora oficializado através de ofícios; benefícios na forma de equipamentos remanejados do estádio Castelão para o Mirandão, tais como cadeiras, catracas, luminárias, banheiros e um placar eletrônico. Demonstrando interesse e encantado com a estrutura do Mirandão, Gony Arruda conversou com Samuel Araripe sobre futuros projetos de modernidade para o Mirandão, como a construção das arquibancadas frontais às cabines. O Crato e seus desportistas agradecem o bom senso e a disponibilidade do secretário Gony Arruda.


01b

Raimundo Bezerra Filho, Samuel Vilar Araripe e Gony Arruda

02ba

Gony Arruda e Samuel Araripe falam a imprensa de futuros projetos para o Mirandão.

03

Gony Arruda visita vestiários e promete melhores condições,como banheiros mais modernos

04b

Gony Arruda,Daniele Esmeraldo,Raimundo Filho,Samuel Araripe...O Crato só tem a ganhar!

05

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - No Governo Itinerante, governador Cid Gomes recebe título de cidadão Barbalhense


NE - O título foi concedido pela câmara municipal de Barbalha

Itinerante_barbalha

O governador do Estado do ceara, Cid Ferreira Gomes, comitiva e secretariado, se instalou no dia de ontem na cidade de Barbalha, para mais um “governo na minha cidade”. Logo na chegada, o governador fez revistas às trapas da policia militar e em seguida se dirigiu a ao Cine teatro Neroly Filgueiras, onde foi dada a abertura ao governo intinerante. Cid foi homenageado com titulo de cidadão Barbalhense, pela Camara Municipal de Barbalha. O dia foi marcado por uma serie de eventos do governo do Estado. Prefeitos de varias cidades da região do Cariri também marcaram presença e trouxeram projetos, sendo que o prefeito do Crato, Samuel Araripe entregou vários projetos de asfaltamento e calçamento nas mãos do governador Cid Gomes.

Na cidade de Barbalha, segundo informa o governo do estado, os investimentos anunciados ultrapassam R$ 40 milhões. Durante a solenidade o governador Cid Gomes revelou que a ação é uma manifestação, por parte do Governo Estadual, de compromisso com o Interior do Estado, que é onde mora maior parte da população do Ceará e onde, segundo Cid, encontram-se os maiores desafios para o serviço público. “Reconheço o potencial do Cariri e a dívida histórica que outros governos tinham com a região”, destacou. Cid Gomes disse ainda que até o fim de 2012 tem a meta de universalizar energia elétrica e até 2014 universalizar a água em todas as casas do Ceará. “Levamos o projeto de universalização da água ao Ministério da Integração que aportará R$ 873 milhões para a execução”, explica.

Cid anunciou ainda que os municípios da região receberão investimentos de R$ 132 milhões, através do programa financiado pelo Banco Mundial, Cidades do Ceará I, executado pela secretaria das Cidades. Em Barbalha, por exemplo, serão investidos R$ 3 milhões em seu centro histórico. Na saúde, Cid disse que o maior investimento foi o Hospital Regional do Cariri já inaugurado e que começa a funcionar no próximo dia 15 de maio. No município do Crato, foi inaugurado um Centro de Especialidades Odontológicas, em Barbalha, está sendo construída uma policlínica e em Campo Sales também um Centro de Especialidades Odontológicas.

Para o prefeito de Barbalha, José Leite, que recebe o programa pela terceira vez no município, o momento é de expressar o reconhecimento pelo que o governador Cid Gomes está realizando não só em Barbalha, mas em todo o Cariri. O chefe municipal cita que as estradas que estão sendo feitas dão ao município mais condição de receber turistas além de contribuir com o desenvolvimento regional. “ O governador autorizou o asfalto das principais vias do nosso município, além da construção e recuperação de rodovias como a que liga Barbalha a Jardim, Caldas a Arajara, Barbalha a Arajara a Crato, o distrito de estrela a avenida Leão Sampaio, entre outras”, exemplifica Leite.

De acordo com o prefeito, em Barbalha também estão sendo executadas obras na área da saúde, como a construção de uma Policlínica que oferecerá 10 especialidades médicas à população, na área da educação, construção de novas escolas de ensino médio na zona rural do município. Além disso, já está em fase de conclusão a construção da Central de Abastecimento do Cariri – Ceasa Cariri – prevista para inaugurar ainda neste mês de maio. A Ceasa Cariri terá em sua estrutura inicial área construída com de área para comércio, 68 boxes, 230 vagas para caminhões, 216 vagas para veículos de varejistas, de área de terreno a serem utilizados para administração, banco e estacionamento e de vias de circulação. A idéia é centralizar o abastecimento de frutas e verduras do Cariri com sete galpões permanentes para hortifrutigranjeiros, lojas e estruturas de apoio com cartórios, lanchonetes e posto de gasolina.

Ações

Durante a solenidade o governo estadual e a prefeitura municipal de Barbalha assinaram convênio para instalação dos programas de desenvolvimento social, Primeiro Passo e Criando Oportunidades. Na área do desenvolvimento agrário, foram entregues cartas de crédito do Projeto São José, além de medidores dupla tarifa do programa Horosazonal.

Fontes Adicionais:
Com informações do Blog “O Lagoense” – Barbalha – Rede Blogs do Cariri Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ana Mae Barbosa Abrirá a Semana de Extensão da URCA

Ana_mae2A Arte-educadora Ana Mae Barbosa, uma das principais teóricas do Ensino de Artes no Brasil fará a palestra de abertura da I SEMANA DE EXTENSÃO NA URCA

Período – 11 a 14 de maio de 2011
Local – Campus do Pimenta – URCA

1. Apresentação

A I Semana de Extensão da Universidade Regional do Cariri surge como um movimento de divulgação da Extensão Universitária, por meio de uma programação gratuíta e aberta ao público em geral, e especialmente, aos universitários e estudantes do ensino básico da rede pública e privada.
A Semana de Extensão (SEMEX) nasce como fruto de uma demanda existente de programas, projetos comunitários, cursos, eventos e prestações de serviços à comunidade, sendo imperativa a consolidação de um movimento que expresse e dê maior visibilidade a essa dimensão. A Semana constitui-se, importante ferramenta de divulgação da produção da Universidade, com foco na Extensão Universitária.
A SEMEX/URCA resulta da construção coletiva e reafirma perante a sociedade, o compromisso da Universidade em protagonizar ações para a promoção e a garantia dos valores democráticos, da igualdade e do desenvolvimento social.
A abrangência da SEMEX revela-se no significativo e crescente engajamento de atores em sua realização envolvendo a comunidade acadêmica da URCA (professores, estudantes e técnicos) dos seus oito campi, instituições parceiras governamentais e privadas na perspectiva da propagação da produção extensionista por toda região do cariri.

2. Objetivos

A I Semana de Extensão da URCA – SEMEX/URCA, é uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão com o objetivo de:
- Socializar experiências em extensão integrando os diversos campos do conhecimento com a comunidade acadêmica e a sociedade civil da região do cariri;
- Estabelecer intercâmbio com Instituições de Ensino Superior da região e do Ceará.
- Reunir acadêmicos, técnicos administrativos, professores e demais interessados em Extensão Universitária para, avaliar as atividades desenvolvidas no período de 2007 a 2011

3. Data, Local e Programação

A I Semana de Extensão da URCA – SEMEX/URCA ocorrerá de 11 a 14 de maio de 2011, no Campus do Pimenta – URCA. A programação incluirá apresentação e discussão de trabalhos, mesas-redonda, palestras, oficinas, mini-cursos, exposições e apresentação de trabalhos sobre temas ligados à Extensão Universitária. Os trabalhos inscritos serão apresentados em forma de Banner e Produção Artística.

SAIBA MAIS

Ana Mae Tavares Bastos Barbosa (Rio de Janeiro, em data desconhecida) é uma educadora brasileira, pioneira em arte-educação.

Carioca de nascimento, criada em Pernambuco desde menina, é graduada em Direito, carreira que abandonou logo após a formatura. É a principal referência no Brasil para o ensino da Arte nas escolas, tendo sido a primeira brasileira com doutorado em Arte-educação, defendido em 1977, na Universidade de Boston. Foi diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e presidente do International Society of Education through Art (InSea). É professora visitante da The Ohio State University, nos EUA. Em 1972 solicitou uma bolsa à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para fazer meu mestrado em Connecticut, e lhe responderam que não reconheciam a Arte-educação como área de pesquisa. Deu aulas de cultura brasileira na Universidade Yale, para custear seus estudos. Após concluir seu doutorado, foi a única pessoa no Brasil doutorada em Arte-educação, situação em que empenhou a mudar lutando ativamente pelo reconhecimento da Arte-educação e dos arte-educadores.

Foi a primeira pesquisadora a se preocupar com a sistematização do ensino de Arte em museus, durante sua gestão como diretora do MAC. Em 1987 desenvolveu, com apoio em sua “proposta triangular”, o primeiro programa educativo do gênero, ainda hoje a base da maioria dos programas em Arte-educação no Brasil. Consiste no apoio do programa de ensino de Arte em três abordagens para efetivamente construir conhecimentos em Arte. Atualmente está aposentada da pós-graduação em Arte-educação da Escola de Comunicação e Arte (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Mesmo aposentada continua sendo disputada como orientadora de mestrados e doutorados.

Autora de diversos livros e artigos fundamentais para o estudo nesta área, é impossível falar em arte-educação no Brasil sem lembrar de Ana Mae.

Fonte: Alexandre Lucas – URCA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Câmara do Crato solicita tombamento Cultural do Museu Vicente Leite

Camara_museu

Dará entrada na sessão ordinária desta segunda-feira, 09 de maio, o Requerimento no. 171 / 2011, de autoria do Presidente do Poder Legislativo – Vereador Florisval Coriolano (PTC), solicitando à secretária de Cultura, Esporte e Juventude – Danielle Esmeraldo, a realização de tombamento do patrimônio artístico e cultural, do Museu de Artes Vicente Leite, relacionando todas as peças e telas que fazem parte do acervo histórico do Município do Crato.

Fonte: Câmara de vereadores do Crato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Encontro sobre segurança Pública é realizado em Crato

O Conselho Comunitário de Defesa Social do Crato (CCDS), em parceria com diversas entidades públicas e não governamentais, realizou durante esta quinta-feira, dia 05 de maio de 2011, no Teatro Salviano Arraes Saraiva, o 2º Fórum de Segurança Pública e Lideranças Comunitárias do Cariri, um encontro de caráter regional, para debater a segurança pública, suas causas e consequências.

O evento, teve como base os princípios da Constituição, que diz que a ‘segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos’. O evento foi realizado por meio do Conselho Comunitário de Defesa Social. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, foi representado pelo vice, Raimundo Bezerra. A primeira palestrante, foi a Defensora Pública, Dra. Karina Matos, com o tema “Pacto de Enfrentamento à Violência”. Estiveram presentes no evento, representantes de entidades, a Câmara Municipal do Crato, representada pelos vereadores Pedro de Alagoano (PSB) e Mara Guedes (PT), José Hermano, Presidente da Comissão Direitos Humanos da OAB, Crato, dentre diversas autoridades policiais e do corpo de bombeiros. Após as palestras, aconteceu um debate entre os participantes, e na parte da tarde foram formados grupos de trabalho, com apresentação dos Temas pelos Grupos de Trabalho e a elaboração de um documento final.

Os participantes lamentaram a ausência do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS) – Coronel Francisco Bezerra.

O aumento da violência, o tráfico e consumo de drogas, a necessidade de um maior investimento na segurança (melhor salário para os policiais, mais polícia nas ruas, tecnologia, boas viaturas, assitência médica e psicológica aos policiais), foram os principais assuntos discutidos em linhas gerais. Sobre o Crato, o que tem gerado mais reclamação, além da insegurança, é o horário de funcionamnto da 19º Delegacia Regional de Polícia Civil, que às 18h fecha suas portas e a partir daí todas as ocorrências são registradas, em Juazeiro do Norte. No final de semana, também, não tem plantão.

Os vereadores Mara Guedes e Pedro de Alagoano lamentaram a ausência do secretário, no entanto, consideraram positivo o encontro que serviu para mapear os limites da violência no Cariri. O Presidente da Câmara Municipal do Crato- Vereador Florisval Coriolano (PTC) disse ser inadmissível, um municípío com mais de 120 mil habitantes, não dispor de uma delegacia 24 horas, principalmente no momento em que a violência tem aumentado. Cobrou mais políticas públicas voltadas para este setor, não só no sentido repressivo, como também preventivo. Para Florisval, é preciso que se invista mais em educação, para evitar a formação do bandido, o que é mais barato do que combaté-lo.

COBERTURA FOTOGRÁFICA:

Na foto abaixo, um dos melhores palestrantes, o Cap. Aguiar

Image13

Com a presença de autoridades policiais e do corpo de Bombeiros

Img_6921

Diversos palestrantes se revesaram ao longo do dia, debatendo sobre o constante problema da insegurança pública.

Img_6968

Na foto abaixo, o Vice-Prefeito Raimundo Bezerra

Img_7024

Na foto abaixo, a defensora pública, Dra. Karine Matos

Img_7035

Representando a câmara de vereadores, estavam Pedro Alagoano ( foto ) e Mara Guedes

Img_6932

Na foto abaixo, logo no início dos trabalhos, quando do toque do Hino Nacional e do Hino do Crato

Img_6878



Fontes:
Com informações da Câmara Municipal do Crato
e Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Cobertura Fotográfica: Dihelson Mendonça

Debate sobre Saneamento Básico acontece na próxima quarta-feira, dia 11 de Maio em Crato


Foi transferido do dia 6 para o dia 11 de maio ( quarta-feira ), às 9 horas, o Fórum de Apresentação do Saneamento Básico do Crato, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva. O evento servirá para abrir discussões com a comunidade a respeito do Plano Municipal de Saneamento Básico, apresentado pelo Prefeito do Crato, Samuel Araripe, no último dia 14. Participaram da apresentação integrantes poder legislativo municipal, representantes do poder judiciário local, presidentes de entidades e os secretários da administração. A relevância do projeto se insere dentro do processo de criação de medidas que busquem melhorar a qualidade de vida e proteção do meio ambiente. Segundo o prefeito Samuel Araripe, o documento determina que, até 2014, todos os municípios deverão ter esse plano. O município que não preparar o projeto até lá, ficará impedido de realizar convênios com o governo federal para realização de obras em suas cidades.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Projeto de abastecimento beneficiará 20 famílias na Vila São Benedito


O presidente da Sociedade Anônima de Água e Esgotos do Crato (SAAEC), Procópio da Silveira, participou ontem do telejornal da TV Verdes Mares Cariri, momento em que foi entrevistado pelo jornalista e apresentador do telejornal, Paulo Ernesto, a respeito de projeto de saneamento na cidade. Ele destacou o projeto de abastecimento que será implementado na Vila São Benedito, no Lameiro, que irá beneficiar 20 famílias daquela localidade. O projeto será iniciado assim que terminar a fase invernosa, o que proporcionará a viabilidade das obras no local.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Governo do Crato comemora Dia das mães com grupo de idosos no Clube Serrano


Comemoração do Dia das Mães no Serrano


O Governo do Crato realizou no último dia 05 de Maio no Clube Serrano, a comemoração do Dia das Mães dos grupos dos idosos dos Centros de Referencia em Assistência Social- CRAS dos bairros Alto da Penha, Batateira, Vila Alta, Seminário e Murití. No evento foram realizadas apresentações artísticas, brincadeiras, atividades físicas, distribuição de lanches e brindes.

A Secretária de Ação Social Liduina Andrade frisa que junto com o Prefeito Samuel Araripe pretende promover sempre eventos que tenham o propósito de elevar a auto estima dos idosos, bem como promover inclusão social e mais qualidade de vida.

COBERTURA FOTOGRÁFICA:

A receptividade e o carinho dos presentes...

Img_7053

Uma festa feita com muita alegria, música e solidariedade

Img_7067

E aqui está também, o vice-prefeito Raimundo Bezerra trazendo a sua alegria

Img_7180

O prefeito Samuel Araripe recebe os cumprimentos dos idosos

Img_7044

E a animação continua...

Img_7188

A hora de cortar o bolo e Liduína Andrade anima a festa...

Img_7174

Entregar algumas lembrancinhas...aí está o Duda Alencar

Img_7185

E o agradecimento dos homenageados: O sinal de POSITIVO !

Img_7138

Fotos: Dihelson Mendonça

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Al-Qaeda confirma a morte de Bin Laden e jura vingança contra EUA

Bin_laden_vinganca480

Enquanto organização promete continuar jihad contra americanos e seus aliados, Casa Branca diz ter adotado medidas de ‘extrema vigilância’; ameaça de ataque contra sistema ferroviário do país tinha sido encontrada em computadores achados em esconderijo

Cinco dias após o anúncio oficial feito pelo presidente dos EUA, Barack Obama, a Al-Qaeda confirmou ontem a morte de seu líder Osama bin Laden e prometeu vingança contra os americanos e seus aliados, incluindo o Paquistão. Em resposta, a Casa Branca, por meio do porta-voz Jay Carney, informou ter adotado medidas de “vigilância extrema”. “O xeque combatente Osama bin Mohamed bin Laden foi morto pelos tiros da traição e da apostasia”, escreveu a Al-Qaeda. “Em breve, com a ajuda de Deus, suas alegrias se transformarão em tristezas e seu sangue se misturará com suas lágrimas. Nem os EUA nem seus habitantes terão segurança até que dela se beneficiem nossos parentes na Palestina. Os soldados do Islã continuarão unidos e planejando ataques sem descanso.”

O comunicado, divulgado em um site islâmico, é atribuído à chefia geral da organização. Ele anuncia também que a rede terrorista possui uma gravação de áudio com uma mensagem de Bin Laden que será divulgada em breve. A gravação teria sido feita uma semana antes de ele ter sido morto pelos EUA. A CIA está investigando a autenticidade da mensagem. Diante da ameaça, o porta-voz da Casa Branca garantiu que o governo americano está em alerta.

“Estamos conscientes da possibilidade de uma ação (terrorista) e permanecemos extremamente vigilantes por essa razão”, disse Carney. Com base em documentos, computadores e discos rígidos apreendidos na operação que matou Bin Laden, o Departamento de Segurança Interna dos EUA anunciou que a Al-Qaeda estaria preparando atentados contra o sistema ferroviário americano para marcar o 10.º aniversário do 11 de Setembro.

A informação mostra que o terrorista parecia estar envolvido ativamente nas operações da rede, pelo menos até fevereiro de 2010. Ontem, a sexta-feira de orações no mundo muçulmano foi marcada por várias manifestações em homenagem ao líder da Al-Qaeda. No Cairo, em Istambul e em Quetta, no Paquistão, centenas de pessoas protestaram contra os americanos e convocaram uma jihad contra Washington. Aproveitando o bom momento, Obama viajou ontem para Fort Campbell, no Estado de Kentucky, para reunir-se com os soldados que participaram da operação que matou Bin Laden (mais informações na página 14).

Na quinta-feira, o presidente, cuja popularidade saltou de 46% para 52%, segundo o instituto Gallup, depositou uma coroa de flores no Marco Zero, em Nova York, local onde ficavam as torres gêmeas destruídas no 11 de Setembro.

Reuters – O Estado de S.Paulo

Antes tarde, do que nunca: Juazeiro também elabora Plano de Saneamento Básico

Plano_saneamento_juazeiro2

A prefeitura de Juazeiro do Norte está elaborando seu PMSB – Plano Municipal de Saneamento Básico, operacionalizado pelo Governo do Estado através da Secretaria das Cidades. Na tarde de ontem, no auditório da SEMASP – Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, aconteceu ação para apresentação das diretrizes nacionais inerentes ao tema e a nomeação dos grupos de trabalho: executivo e consultivo. A apresentação foi feita pelo consórcio DGH – CONSDUCTO/GERENTEC/HIDROCONSULT, prestadora dos serviços de assessoria e consultoria às prefeituras para a elaboração desses planos.

Saneamento básico é definido como o conjunto de serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. O Plano, portanto, tem por objetivo a elaboração de um plano de atuação, que pretende estabelecer um planejamento de ações de saneamento nas comunidades e facilitar a captação de recursos para a execução de programas, projetos e obras relacionadas.

Todo o processo é feito com a participação do poder público e a efetiva participação popular, o consórcio faz a assessoria. Sendo que todo o encaminhamento será regionalizado através da criação do conselho popular de saneamento, formado por representantes da sociedade civil. Ainda este mês, acontecerá fórum quando serão trabalhadas essas questões.

Ontem, na apresentação, estavam presentes, secretários e/ou representantes das secretarias de saúde, meio ambiente, infraestrutura, habitação e ação social, vereador Adauto Araújo, subprefeitos, FUNASA, Polícia Ambiental, CAGECE e alunos do CENTEC.

Com informações da Secretaria de Meio ambiente e Serviços Públicos

BlogCIÊNCIA - Macacos nascem com gene que os protegem de vírus parecido ao HIV


Por quê alguns macacos são imunes à AIDS ?

Cada_macaco480

Algumas espécies de macacos têm um gene que pode ajudar a ciência a criar uma vacina contra o VIS (vírus da imunodeficiência símia) e, por sua vez, contribuiria para o desenvolvimento de imunizantes contra a aids em humanos, sugere um estudo. Cientistas vacinaram um grande grupo de macacos-resos e, depois, os expuseram ao VIS durante duas semanas. A metade foi infectada, mas a outra metade, não. Os que resistiram à infecção tinham mais probabilidade de ter o gene identificado como TRIM5.

“Isto nos diz (…) que provavelmente haja, entre os humanos, genes a serem encontrados em algumas pessoas, mas não em outras, que podem ajudar na proteção do organismo”, diz Norman Letvin, professor da Escola de Medicina de Harvard e coordenador do estudo, publicado na revista “Science Translational Medicine” na última quinta-feira (5).

DA FRANCE PRESSE

Receba as Notícias do Cariri todos os dias em seu E-mail. Entre para nossa lista de Notícias !



As Notícias do Cariri, do Brasil e do Mundo - Agora no seu E-mail


Agora você já pode receber todos os dias as notícias do Cariri no seu e-mail, e se seu celular já acessa internet, você poderá ler a qualquer momento, ler todas as notícias do Cariri, do Brasil e do mundo GRÁTIS.

O Portal Chapada do Araripe começa hoje, dia 06 de maio de 2011, a enviar as notícias do Cariri via E-mail. Receba a partir de hoje, todos os dias, as notícias do Cariri, do Brasil e do Mundo no conforto do seu lar, ou no seu celular, gratuitamente. O Blog do Crato e o Jornal Chapada do Araripe lhe convidam a participar da nossa lista de notícias. Já temos 144 e-mails cadastrados e já começamos a enviar as notícias. Quem desejar participar, basta preencher o formulário abaixo com o E-mail, o nome e a cidade. Quem desejar sair da lista, basta enviar uma mensagem para nosso e-mail blogdocrato@hotmail.com solicitando o descadastramento, que realizaremos com a maior rapidez. Participe, divulgue ! - Este é mais um serviço do Blog do Crato e do Jornal Chapada do Araripe Internet.

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA RECEBER AS NOTÍCIAS EM SEU E-MAIL:


II Festa das Mães - Dia 06 de Maio ( Sábado ) - Crato Tênis Clube



Animada pela Banda Originais da Terra

Local: Crato Tênis Clube
Data: 6 de maio de 2011- 22 horas

Ingresso casal: R$ 30,00

Realização: Rotary Club de Crato e Casa da Amizade

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30