xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/05/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 maio 2011

Casamento gay é legalizado no Brasil - Supremo Tribunal vota a favor por unanimidade


O STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu nesta quinta-feira, em decisão unânime, a equiparação da união homossexual à heterossexual. Dez ministros votaram a favor.

O Supremo disponibilizou a íntegra dos votos dos ministros Carlos, Ayres Britto, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Marco Aurélio. Até as 22h50, o STF não havia disponibilizado o voto dos outros ministros. Apenas o ministro Dias Toffoli não participou da sessão, pois se declarou impedido de se posicionar, já que atuou no processo quando era da AGU (Advocacia-Geral da União). A decisão do STF não é equivalente a uma lei sobre o assunto. O artigo 1.723 do Código Civil estabelece a união estável heterossexual como entidade familiar. O que o Supremo fez foi estender este reconhecimento a casais gays. Agora, se um clube vetar o nome de um companheiro homossexual como dependente, por exemplo, o casal pode entrar na Justiça e provavelmente ganhará a causa, pois os juízes tomarão sua decisão com base no que disse o STF sobre o assunto, reconhecendo a união estável.

10 Ministros votaram a favor

O ministro Carlos Ayres Britto –que é o relator do caso– reconheceu a relação entre pessoas do mesmo sexo como “entidade familiar” e foi o primeiro voto favorável, dado na quarta-feira (4). A sessão foi retomada nesta quinta com o voto do ministro Luiz Fux, que acompanhou o relator.

“Por que o homossexual não pode constituir uma família? Por força de duas questões que são abominadas pela Constituição: a intolerância e o preconceito’, afirmou. ‘Quase a Constituição como um todo conspira para a equalização da união homoafetiva à união estável”, disse. O ministro ainda citou dados recentes do Censo, de que existem mais de 60 mil casais de pessoas do mesmo sexo vivendo juntos no homossexuais, para dizer que “a união homoafetiva é um dado da vida, é uma realidade social”. A ministra Cármen Lúcia foi a terceira a votar. Para ela, a Constituição abomina qualquer tipo de preconceito. “A discriminação é repudiada no sistema constitucional vigente”, afirmou a ministra, ao dizer que o casal gay também forma uma ‘entidade familiar”, com direitos e deveres reconhecidos pela legislação brasileira. Em seguida, o ministro Ricardo Lewandowski fez ressalvas em seu voto favorável. Ele votou pelo reconhecimento da união homoafetiva como uma “entidade familiar”, mas criou limitações, ao dizer que alguns direitos se aplicam apenas a relações heterossexuais. No entanto, ele não detalhou em seu voto quais seriam esses direitos exclusivos de casais de pessoas do sexo oposto. Joaquim Barbosa, o quinto ministro a votar, foi totalmente a favor. “Dignidade humana é a noção de que todos, sem exceção, têm direito a uma igual consideração”, afirmou em seu voto.De acordo com ele, a Constituição “estabelece, de forma cristalina, o objetivo de promover a justiça social e a igualdade de tratamento entre os cidadãos”.

O ministro Gilmar Mendes, sétimo a votar, também fez ressalvas. Mendes afirmou que existe “uma série de questões e divergências” e que seu voto não entraria no mérito dos “desdobramentos” deste reconhecimento.O ministro afirmou que seu voto se limita a reconhecer a existência legal da união homoafetiva por aplicação analógica do texto constitucional. “Pretender regular isso é exacerbar demais nossa vocação de legisladores positivos, com sério risco de descarrilarmos, produzindo lacunas.” Em discurso breve, a ministra Ellen Gracie também votou integralmente a favor da equiparação. Ela afirmou que a evolução do direito que cabe aos homossexuais teve início há muito tempo, “já no código napoleônico, que descriminalizou a prática homossexual, até então considerada um delito”. “Uma sociedade decente é uma sociedade que não humilha seus integrantes”, afirmou

O oitavo voto a favor foi do ministro Marco Aurélio. “As garantias de liberdade religiosa e do Estado laico impedem que concepções morais religiosas guiem o tratamento estatal dispensado a direitos fundamentais, tais como o direito à dignidade da pessoa humana, o direito à autodeterminação, à privacidade e o direito à liberdade de orientação sexual”, afirmou. “Se o reconhecimento da entidade familiar depende apenas da opção livre e responsável de constituição de vida comum para promover a dignidade dos partícipes, regida pelo afeto existente entre eles, então não parece haver dúvida de que a Constituição Federal de 1988 permite seja a união homoafetiva admitida como tal”, disse o ministro durante o voto. O ministro Celso de Mello deu o nono voto favorável. “Toda pessoa tem o direito de constituir família, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero. Não pode um estado democrático de direito conviver com o estabelecimento entre pessoas e cidadãos com base em sua sexualidade. É inconstitucional excluir essas pessoas”, afirmou. Mello também lembrou que não se pode confundir questões jurídicas com questões de caráter moral ou religioso porque Brasil é um país laico.

“A República é laica e, portanto, embora respeite todas as religiões, não se pode confundir questões jurídicas com questões de caráter moral ou religioso”, disse. O último voto foi do presidente do STF. Para Peluso, o julgamento é um “marco histórico, um ponto de partida para novas conquistas”. Eram necessários seis votos favoráveis para o reconhecimento da união estável para casais homossexuais.

Com informações de Folha.com

BIN LADEN - Uma vida dedicada a fazer o Bem à Humanidade !


Companheiros e Camaradas,

Mais uma vez o imperialismo norte-americano empunhou a sua clássica bandeira odiosa, desferindo um golpe brutal, e assassinando a sangue-frio uma pessoa totalmente indefêsa. Um homem verdadeiramente do bem, cujo único pecado foi se opor aos ditames da nação mais poderosa do planeta. Um homem que teve a sua sentença de morte decretada e anunciada com anos de antecedência nas dependências do pentágono.

Finalmente cumpriram o veredito, e mataram Osama Bin Laden, um santo defensor das causas dos pobres do terceiro mundo. Poderíamos até fazer um paralelo a São Francisco de Assis, ou a um "Robin Hood" dos tempos modernos, que tirava dos ricos e dava aos pobres. Entristece-me a alma ver um ente cujo único defeito foi ser fiel à sua religião e ao seu povo ter seu corpo lançado aos tubarões na maior das frialdades. Afinal, só porque em 11 de setembro de 2001, sob seu comando, realizou-se um ataquezinho "besta", lançando aviões sequestrados contra as torres gêmeas em Nova York e contra o Pentágono, na capital estadunidense, provocando a morte imediata de pelo menos 2754 pessoas, oriundas de 90 países distintos. Só porque em Em 7 de agosto de 1998 o seu pequeno séquito só de gente bem-intencionada, a Al-Qaeda, utilizou carros-bomba para explodir duas embaixadas dos Estados Unidos, uma no Quênia e outra na Tanzânia, matando no total 256 pessoas e ferindo 510 pessoas. Só porque em 12 de outubro de 2000 a Al-Qaeda fez outro ataque contra o navio da marinha estadunidense USS Cole, que se encontrava atracado para reabastecimento no porto de Aden, no Iêmen, o queprovocou a morte de 17 militares estadunidense.

Ora, isso é trivial! Acima de tudo, Bin Laden é um príncipe da fé, um abnegado das grandes causas, doravante, um mártir, barbaramente hostilizado por aqueles que só defendem esse regime odioso chamado capitalismo, que representa não mais que a exploração do homem pelo homem. Camaradas vermelhos, a luta continua contra o imperialismo americano. Nosso irmão Bin laden se foi, mas temos muitos outros que darão o seu sangue pelas justas causas.

Bin Laden foi um cidadão do bem. Só trouxe a PAZ à humanidade. Um ser iluminado, concebido sem pecado, para libertar o planeta de toda a tirania. Agora, com essa morte fatídica, será certamente recebido no Céu dos islamitas, por 72 das mais lindas vírgens, e nós aqui saudamos esse "São Jorge" guerreiro e sua espada flamejante, que lutou bravamente contra os dragões da maldade.

Avante, companheiros!
Viva a juventude socialista!
Viva Lenin, Viva Che Guevara, Fidel e todos que lutaram contra o mesmo regime !
Bin Laden é hoje um símbolo do nosso idealismo, mais um mártir nessa luta contra o odioso imperialismo norte-americano, pois afinal de contas, em toda a sua vida o seu legado para a humanidade foi um so: Fazer o BEM e promover a PAZ.

( Inversão de valores )
Por: Dihelson Mendonça

Um monstro devastador - Por Emerson Monteiro


Outra vez falar das drogas, da fera que tomou para refém a sociedade, inoculando seu veneno sobre a doce flor da melhor juventude dos nossos tempos. Recentes notícias falam de um filme documentário na fase de conclusão denominado “Quebrando o tabu”, do cineasta brasileiro Fernando Grostein Andrade, que trata do assunto de modo a repensar aquilo o que Estado pode oferecer como alternativas para o fracasso na guerra às drogas.

Numa sequência de entrevistas com personalidades importantes; políticos, intelectuais e cientistas; Bill Clinton, Jimmy Carter, Dráuzio Varella, Gael Garcia Bernal, Paulo Coelho, etc.; esse trabalho quer indicar maneiras novas de abordar o grave problema, considerado muito mais uma questão de saúde pública do que, apenas, fator e origem da criminalidade. A dependência das drogas ocasiona males inimagináveis à família e à sociedade, deixando cicatrizes profundas na história, desde as remotas eras.

O maior perigo das substâncias estupefacientes é que prendem pelo prazer físico imediato, motivando a ânsia da repetição e estabelecendo a sujeição química dos seus usuários. No filme, no meio de outros depoimentos, o ex-presidente norte-americano Bill Clinton declara haver conhecido as drogas através da dependência de um seu irmão que se tornara dependente de cocaína, levando-o saber, na própria pele, os males da trágica matéria.

Flagelo avassalador, as drogas chegam inclusive às penitenciárias de segurança máxima, conforme analisa um dos entrevistados. Indiscriminadamente, vitimam todas as classes sociais, todas as idades, todos os países, raças e credos. Ninguém se dirá livre da infelicidade das drogas, que aparecem na gênese dos piores delitos e maldades humanas.

No filme, também o escritor Paulo Coelho observa os riscos a que incorrem pessoas quando assumem o ônus de conhecer as drogas, a partir de quando nada mais poderão decidir com liberdade. Uma viagem sinistra, as drogas impõem condições irreversíveis, da doença à morte, no confronto de situações extremas e destruidoras. A fatalidade das perversas substâncias rasga os olhos desta civilização, limitando as providências dos governos, que ainda ignoram as proporções reais do terrível inimigo em termos de consequências atuais e futuras. Deste modo, sombras de medo percorrem ruas e palácios, numa escalada jamais vista admitida em tempo algum.

A ciência e os órgãos de segurança, só por si, enfrentam a crise na esperança dos meios ideais de, pelo menos, reduzir o prejuízo comum, enquanto a responsabilidade do problema pesa nas costas de gregos e troianos, pais, irmãos, filhos, amigos e desconhecidos, numa luta surda para conter os números da triste servidão.

Por: Emerson Monteiro

A Bíblia é Homofóbica ? - O que diz a palavra de Deus sobre o Homossexualismo ?

O Pensamento do Dia

A Bíblia é muito clara em relação ao homossexualismo. Ela diz que a lei natural, é que o homem foi feito para a mulher, e a mulher para o homem. E aí, seria a própria palavra de Deus, um texto homofóbico ? Como agir, quando alguns convertem as relações naturais em antinaturais ?

"Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro" (Romanos 1:26-27).

"Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas . . . herdarão o reino de Deus" (1 Coríntios 6:9-10).

Quem está correto, o texto bíblico ou o texto dos homens ?

( Inversão de valores )
Por: DIhelson Mendonça

Governo Itinerante acontece hoje ( sexta-feira ), em Barbalha

NE - Taí uma boa chance dos Cratenses cobrarem uma postura decente do Governador em relação ao Crato !

O município de Barbalha recebe hoje, sexta-feira, dia 06 de maio, a visita do Governador Cid Gomes em mais um governo itinerante, projeto que prevê a integração e interiorização das ações do governo do Estado “Governo do Ceará na Minha Cidade”. O governador Cid, vem acompanhado dos secretários e presidentes de órgãos vinculados. A solenidade tem início às 09:00, quando o Governador passa em revista a tropa, e acontece no Cine Teatro Municipal Neroly Filqueira(R. Dom Pedro II, S/N – Centro). Durante a manhã serão anunciadas ações nas diversas áreas de atuação do Estado, que devem beneficiar a população de todo o Cariri.

Este é o segundo governo itinerante do Governador Cid Gomes, realizado em Barbalha; a primeira aconteceu em seu primeiro mandato.

O “Governo Itinerante” prossegue por todo o dia com fóruns onde participam todos os secretários, a fim de conhecer as necessidades dos municípios do Cariri, em especial de Barbalha, e ações sociais que garantem o acesso à cidadania da população, como tirar documentos de carteira de identidade e profissional, e cadastramento no banco de dados de desempregados do SINE/IDT.

Através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), os jovens da região serão beneficiados com a assinatura do termo de adesão do município ao “Projeto Primeiro Passo”. Pelo Projeto, jovens estagiários são inseridos no mercado de trabalho. Já os trabalhadores terão a oportunidade de realizar um curso de qualificação; de Manutenção de Computadores ou outro curso a ser definido pelo município; com assinatura do Certificado de Participação do município no Projeto “Criando Oportunidade”.

Por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), os agricultores familiares serão beneficiados com a entrega de cartas de crédito do Programa Nacional de Crédito Fundiário para a regularização fundiária e aquisição de terras, no valor de R$ 341 mil. Na ocasião também serão entregues certificados do Projeto São José, com ações de abastecimento d'água para comunidades do município de Farias Brito, totalizando o investimento de R$ 230 mil.

No período da tarde os secretários terão a oportunidade de saber diretamente da população suas principais demandas, com a realização dos fóruns de participação. A programação do Governo Itinerante se encerra com a visita técnica dos gestores estaduais aos equipamentos estaduais nos dois municípios.

O prefeito de Barbalha, José Leite, reuniu todo seu secretariado na noite da última segunda-feira 2, para tratar com cada um deles, a organização do evento e o que devem reivindicar nas reuniões dos fóruns que serão descentralizados, ou seja, em vários locais da cidade de Barbalha. Os fóruns irão debater ações concernentes como a Saúde, Segurança, Ação Social, Educação, Trabalho, Esporte, Turismo, Desenvolvimento Agrário e Infraestrutura, além de vários outros assuntos.

Com informações da PMC e Governo do Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito Samuel Araripe entrega projeto de infraestrutura de Faculdade de Agronomia da UFC ao governador Cid Gomes


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, participa hoje do Governo Itinerante, em Barbalha, com a presença do governador Cid Gomes, secretários e assessores. Na ocasião, o prefeito o Crato repassará ao governo o projeto de infraestrutura para a área da Faculdade de Agronomia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que está em processo de construção no bairro Muriti. Serão dois projetos, um de R$ 600 mil, para inclusão de asfaltamento para a área, com iluminação e as melhorias necessárias para que o curso se instale, e outro com calçamento em pedra tosca, no valor de R$ 400 mil.

Fonte: Prefeitura Municipal do Crato

ESPAÇO DO LEITOR DO BLOG DO CRATO - Envie o seu Comentário !


O Pres. da Câmara Florisval Sobreira Coriolano nos enviou uma mensagem para divulgarmos a sua participação amanhã no Governo Itinerante, em Barbalha. Assim disse:

Florisval Sobreira Coriolano disse...

"Gostaria de informar ao Dihelson e a população do Crato que estarei com uma comissão de vereadores nesta sexta-feira na visita do Governador Cid Gomes na solenidade de instalação do Governo do Estado na Cidade de Barbalha, onde na ocasião, estaremos entregando pauta de reivindicações relacionadas a segurança pública da Cidade do Crato e outros assuntos de interesse do nosso municipio."

Prefeito Samuel Araripe disse hoje:

"Sou o maior leitor do Blog do Crato que pode existir. Leio tudo que é publicado todo dia, inclusive hoje de manhã, eu li a feliz notícia do Dep. Ely Aguiar sobre o teatro municipal. Gostaria de comunicar a todos os cratenses, que amanhã, sexta-feira, estarei participando do governo itinerante em Barbalha, e estarei levando dois projetos grandes para o Crato, de asfaltamento completo da cidade, pois a cidade está muito esburacada, e a prefeitura não tem recursos para refazer sozinha, e outro de calçamento. Cobrarei também ao Governador Cid Gomes, se for possível, o que é que está acontecendo, o porque de tantos projetos paralisados aqui na cidade do Crato, pois os cratenses não merecem essas paralisações de obras tão importantes. Tenho vários projetos prontos para o Crato, faltando só o aval do governador. Como se sabe, a palavra de órdem se chama: Parceria."

Maria Otília disse à respeito do novo Centro criado em Juazeiro por Cid Gomes que "sugará" o restante dos órgãos do Crato:

"Dihelson... Estas notas servem de alerta, pois tememos que a CREDE 18 também possa fazer parte deste grande centro. Vamos cobrar de nossos representantes "ou seja aqueles deputados paraquedistas" que vieram até o Crato, inclusive com o apoio de alguns vereadores, buscar votos.Crato é uma cidade que tem competencia para gerir tais órgãos. Já basta a delegacia da polícia federal, receita federal,detran ,hospital regional fazerem parte de uma métropole que só beneficia uma cidade. Não somos bairristas, mas podemos e devemos lutar contra tais absurdos."

Verinha disse à respeito da notícia do Ely Aguiar de quer ajudar a terminar o teatro Municipal.

"Que excelente notícia! Os Cratenses, em especial o trade da cultura e do turismo, bem como os apaixonados por esses segmentos, ficam imensamente agradecidos pela vossa iniciativa, deputado Ely Aguiar. Parabéns pela matéria, Dihelson Mendonça! A expectativa nesse momento é prestigiarmos essa ação na prática."

Assessor da Deputada Mirian Sobreira cobra do Blog do Crato

Hoje recebi um telefonema de um dos assessores da Deputada Mirian Sobreira, relatando que há um equívoco naquela matéria que escrevemos sobre o deputado Ely Aguiar. Na matéria, dizíamos que somente o Dep. Ely, é que tinha contribuído da sua emenda parlamentar, com R$ 100.000 reais para ajudar na recuperação do canal do Rio Grangeiro. Naverdade, erro nosso. A Dep. Mirian Sobreira também contribuiu com 50.000 reais para ajudar na recuperação do canal, , e aqui retificamos o expresso naquele artigo.

Nota do Editor:

Escrevam nos comentários, abaixo de cada postagem, ou envie seu comentário para nosso e-mail: blogdocrato@hotmail.com ( Devidamente identificado com nome, endereço e telefones de contato . Comentários anônimos não serão publicados ).

Por: Dihelson Mendonça

O Pensamento do dia - REGIÃO METROPOLITANA - Dihelson Mendonça


Região Metropolitana onde só a metrópole se desenvolve e as outras levam Fumo !


http://2.bp.blogspot.com/-i5PFhII7mNg/TcMDAKbAZBI/AAAAAAAAXBs/39MgJ9WU7FA/s1600/sumidouro.jpg


"Em uma Região metropolitana, todas as cidades se desenvolvem. A burrice ( ou a esperteza ) dos nossos governantes é tanta, que nesta Região Metropolitana do Cariri, somente a metrópole é que se desenvolve, definhando e sucateando as cidades-satélite. Ao fim de um tempo, Crato e Barbalha serão apenas BAIRROS da grande Juazeiro, porque não só o investimento da iniciativa privada é feito lá, como também há uma política perversa de sucateamento das cidades em redor."

Dihelson Mendonça

CRATO AMARGA COM OBRAS PARALISADAS PELO GOVERNO CID GOMES

http://3.bp.blogspot.com/-MgbGjJObTXw/TcMAXRY4ryI/AAAAAAAAXBc/wcMJ42XCAPQ/s1600/crato_canal_destruido600.jpg


Aqui está uma cartilha para os vereadores, o prefeito, e o povo do Crato cobrarem do governador do estado amanhã, no governo itinerante, porque o governo Cid Gomes paralisou tantas obras no Crato, de responsabilidade do Governo do Estado:

Lista de Obras Paralisadas no Crato:

1.) CENTRO DE CONVENÇÕES: Paralisada em setembro de 2010

2.) GINÁSIO COBERTO DA URCA: Paralisada em novembro de 2010.

3:) ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: Deveria ser Inaugurada em novembro de 2010, Encontra-se sem data para a inauguração

4) PRAÇAS CENTRAIS DO CRATO, Projeto em analise dede 2005

5) ENCOSTA DO SEMINÁRIO. Projeto em analise desde de 2005

6) ESTRADA DA SANTA FÉ. Projeto em analise dede fevereiro de 2009

7) OBRAS EMERGENCIAIS DO CANAL DO RIO GRANJEIRO. em 18 de fevereiro o ministério da integração nacional autorizou o credito de R$ 4.000.000,00 na conta da Prefeitura. Em 21 b de fevereiro o mesmo Ministério anulou o crédito da conta da Prefeitura e mandou creditar o mesmo valor na conta do Governo do Estado, conforme publicações no diário oficial da união. Até a presente data nada foi construído.

8) POLICLÍNICA - A que seria construída no Crato foi transferida para o Município de Campos Sales

9) EXPOCRATO ( Reforma )-. Em 14 de julho de 2009 conforme audiência pública presidida pelo representante do Ministério Públicoi entregue ao representante do Governo do Estado, pela Prefeitura estudos para construção do novo parque no valor de R$ 25.000,000,00- até hoje o Governo do Estado não se manifestou.

10) ATERRO SANITÁRIO. Os Prefeitos dos Municípios de Farias Brito e Caririaçu, aceitam a construção dessa obra naqueles municípios. O Governo do Estado insiste em construir o referido aterro no Município do Crato, mesmo os tecnicos da prefeitura provando que o solo do nosso município é improprio para a construção de aterro sanitário.

Pergunta-se: porque o Governo do Estado está agindo dessa forma. A quem interessa essa situação? cabe ao povo do Crato refletir e tirar a sua conclusão.

Cantor Alceu Valença escreve artigo em defesa de Chico César sobre o Forró de Plástico


Alceu-valenca1Alceu Valença, um dos maiores nomes da moderna Música Popular Brasileira, saiu em defesa do também cantor e compositor Chico Cesar, escrevendo um artigo publicado em seu site oficial, por título “O Forró Vivo”. O cantor Chico Cesar, que é Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, recentemente, se envolveu em uma polêmica, quando fez duras críticas ao chamado “forró de plástico” representado pelas decadentes bandas de forró eletrônico cearenses, que pregam o alcoolismo e a prostituição em suas letras.

Leia na íntegra, o artigo de Alceu valença:

“Vejo com muito bons olhos – olhos atentos de quem há décadas observa os movimentos da cultura em nosso país – a iniciativa do Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Chico César, de “investir conceitualmente nos festejos juninos”, segundo comunicado oficial divulgado esta semana. Além de brilhante cantor e compositor, Chico tem se mostrado um grande amigo da arte também como um dos maiores gestores da cultura desse país. A maneira mais fácil de dominar um povo – e a mais sórdida também – é despi-lo de sua cultura natural, daquilo que o identifica enquanto um grupamento social homogêneo, com linguagens e referências próprias. Festas como o São João e o carnaval, que no Brasil adquiriram status extraordinariamente significativo, tem sido vilipendiadas com a adesão de pretensos agentes culturais alienígenas mancomunados com políticas públicas mercantilistas sem o menor compromisso com a identidade de nosso povo, de nossas festas, e por que não, de nossas melhores tradições, no sentido mais progressista da palavra.

Sempre digo que precisamos valorizar os conceitos, para que a arte não se dilua em enganosas jogadas de marketing. No que se refere ao papel de uma secretaria ou qualquer órgão público, entendo que seu objetivo primordial seja o de fomentar, preservar e difundir a cultura de seu estado, muito mais do que simplesmente promover eventos de entretenimento fácil com recursos públicos. É preciso compreender esta diferença quando se fala de gestão de cultura em nosso país. Defendo democraticamente qualquer manifestação artística, mas entendo que o calendário anual seja largo o suficiente para comportar shows de todos os estilos, nacionais ou internacionais. Por isso apóio a iniciativa de Chico em evitar que interesses mercadológicos enfiem pelo gargalo atrações que nada tem a ver com os elementos que fizeram das festas juninas uma das celebrações brasileiras mais reconhecidas em todo o mundo.

Lembro-me que da última vez que encontrei o mestre Luiz Gonzaga, num leito de hospital, este me pedia aos prantos: “não deixe meu forrozinho morrer”. Graças a exemplos como o de Chico César, o velho Lua pode descansar mais tranquilo. O forró de sua linhagem há de permanecer vivo e fortalecido sempre que houver uma fogueira queimando em homenagem a São João.

Alceu Valença

BlogdoCrato - www.blogdocrato.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - 2º Fórum de Segurança Pública e Lideranças Comunitárias do Cariri é realizado em Crato

Major_hermann_dihelson_mendonca

Ontem, dia 5 de maio, aconteceu no Teatro Salviano Arraes Saraiva, o 2º Fórum de Segurança Pública e Lideranças Comunitárias do Cariri. O evento, teve como base os princípios da Constituição, que diz que a ‘segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos’. O evento foi realizado por meio do Conselho Comunitário de Defesa Social. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, foi representado pelo vice, Raimundo Bezerra. A primeira palestrante, foi a Defensora Pública, Dra. Karina Matos, com o tema “Pacto de Enfrentamento à Violência”. Estiveram presentes no evento, representantes de entidades, o vereador Pedro Alagoano, a vereadora Mara Guedes, José Hermano, Presidente da Comissão Direitos Humanos da OAB, Crato, dentre diversas autoridades policiais e do corpo de bombeiros. Após as palestras, aconteceu um debate entre os participantes, e na parte da tarde foram formados grupos de trabalho, com apresentação dos Temas pelos Grupos de Trabalho e a elaboração de um documento final.



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30