xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/05/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 maio 2011

Deputado ELY AGUIAR se oferece para tentar concluir o Teatro do Crato


Matéria Editada hoje, 05 de Maio, para incluir a Dep. Mirian Sobreira na lista dos doadores de verbas parlamentares para o Canal do Rio Grangeiro.


Um Magnífico Presente aos Cratenses !

Ontem ( 04 de Abril ), nós postamos aqui no Blog do Crato, uma reclamação ao Deputado Gomes de Matos, que em solenidade realizada há muito tempo, chegou a prometer a iluminação para o teatro Municipal. Como se sabe, aquele espaço nunca foi concluído e inúmeras peças de teatro, Concertos, e certos tipos de eventos não podem acontecer ali porque não existe iluminação adequada nem sistemas de cortinas. Hoje, ( dia 05 ), recebi uma mensagem do Dep. Ely Aguiar, que é um alívio para os Cratenses. Ely me encarregou pessoalmente de procurar aqui no Crato as pessoas responsáveis, ou o órgão responsável pelo teatro, para que ele possa entrar em contato a fim de ver a questão de orçamento para a sua conclusão.

Por isso que eu sempre digo: O que importa é conversar com as pessoas certas, com gente que tem amor à nossa terra. taí o Governo CID GOMES, sucateando o Crato, levando as últimos órgãos que ainda funcionavam aqui, para a cidade de Juazeiro. Enquanto isso, não é querendo fazer aqui propaganda do Dep. Ely Aguiar, mas temos que dar a "Cesar o que é de Cesar". Ely Aguiar, obrigado por chegar junto mais uma vez. Aqui no Crato, assim como no INFERNO, tá cheio de gente bem-intencionada que nada faz para resolver os problemas. Só que você, é bem-intencionado e um detalhe: Realiza. Essa é a grande diferença, a começar por ser um dos dois Deputados que chegaram com a sua verba parlamentar para ajudar a resolver o problema do canal do Rio Grangeiro. Apenas ele ( Com 100.000 reais ), e a Deputada Mirian Sobreira, com 50.000 reais. Nenhum outro até agora deu um tostão sequer !

MENSAGEM DO DEPUTADO ELY AGUIAR

"Camarada Dihelson, tudo bem ?

Vendo a sua preocupação com a cultura de nossa terra, sobretudo pela falta de uma estrutura maior na principal casa de espetáculo da região, o Teatro S. Arraes Saraiva, gostaria de me colocar à disposição para ajudar na medida do possível. Assim sendo, veja com o órgão competente, aí do Crato, o projeto de iluminação e seu custo, que, não sendo muito alto poderei incluir na verba do meu gabinete. Antes porém, veremos isso com a Secretaria de Cultura do Estado, o que será difícil, mais não custa tentar.

É indispensável que eu tenha o Projeto em mãos. Não sou de prometer para falhar. Alías, tenho sido a única voz aqui na Assembléia que reclama com veemencia o tratamento que o Crato vem recebendo do governo do Estado. Quem assiste a TV Assembléia sabe e vê. Semana passada, e pela segunda vez, reclamei das obras paradas e disse em alto e bom tom " Governador olhe para o Crato da mesma forma que o Crato olhou para o senhor quando lhe deu mais de 40 mil votos ". Vários aliados do governo me chamaram de injusto, o pior é que ninguem do Crato deu destaque aos meu pronunciamentos em defesa da nossa terra. Agora mesmo, tive um requerimento aprovado na Assembléia que solicita parte das cadeiras cativas do Castelão para o Estário do Mirandão. Veja que Horizonte e Juazeiro ja foram contemplados.

É meu projeto que transforma a " Estrada de Santa Fé em Estrada Estadual ", também já aprovado pela Assembléia Legislativa. Eu obtive apenas 4 mil e 700 votos no Crato, entretanto, sou grato demais por isso, foram votos concientes; o Governador Cid obteve mais de 40 mil, portanto, a grande obrigação é dele e a ele devemos cobrar. Aqui fico a espera do Projeto de Iluminação do Teatro Municipal, para que eu possa, não sendo muito caro, alocar recursos do meu gabinete e assim colaborar para que o Crato continue sendo a Capital da Cultura no Cariri...."

Ely Aguiar
BLOG DO CRATO - O CRATO NA INTERNET
www.blogdocrato.com

Hoje tem show imperdível de Dudé Casado!

REPORTAGEM - Aeroporto do Cariri amarga precariedades – Por: Antonio Vicelmo


Aeroporto_caririTerminal de passageiros é um dos gargalos do aeroporto. A infraestrutura não atende à demanda
FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS - Sem prazo para melhorias, o Aeroporto Orlando Bezerra, em Juazeiro, não atende demanda na região

Crato. Passagens caras, falta de infraestrutura e reclamações dos passageiros e das lideranças políticas e empresariais da região. Esta é a situação do Aeroporto Regional do Cariri, denunciada pelo deputado Wellington Landim, que cobrou da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) uma solução para os problemas enfrentados pelos usuários do terminal em Juazeiro do Norte. Segundo ele, os passageiros vêm sendo prejudicados pelos preços das passagens e péssimas condições do aeroporto. O parlamentar fez referência à ação que tramita no Ministério Público Federal de Juazeiro do Norte, para que a Infraero reassuma a gestão do Aeroporto, conforme já noticiado por este jornal. A assessoria do procurador federal Rafael Ribeiro Rayol informou ontem que ele está acompanhando pessoalmente o caso.

O deputado atribuiu as condições do aeroporto à falta de interesse por parte da Infraero. Salientou que, atualmente, a pista tem 2.100 metros, mas a Anac só homologou 1.800 metros, fazendo com que aeronaves mais pesadas, que precisam de mais espaço para pousos e decolagens, fiquem impedidas de operar. O resultado é o encarecimento dos bilhetes fazendo com que o trecho Juazeiro/ Fortaleza custe o mesmo preço de Fortaleza/São Paulo.

“A situação do aeroporto é preocupante com a falta de condições para o atendimento à demanda de passageiros que vem crescendo consideravelmente nestes últimos anos, com um fluxo anual de 500 mil passageiros”, avalia ele, advertindo que a conclusão da Ferrovia Transnordestina, a expansão do ensino superior da região e o crescimento das atividades econômicas deverão pressionar a demanda, exigindo um aeroporto maior e mais eficiente.

Solução

Landim defende que a Anac deve intervir rapidamente para a solução do problema, principalmente no terminal de passageiros, investindo na criação de um terminal de cargas e na ampliação da extensão da pista para 2.300 metros. Lembrou que o aeroporto atende as regiões Centro-sul e Cariri do Ceará, noroeste de Pernambuco, sertão da Paraíba e sudoeste do Piauí, representando um dos principais instrumentos para o desenvolvimento econômico regional.

Entre os passageiros, destacam-se professores, pesquisadores, executivos interessados no turismo religioso e científico, belezas naturais, tesouros paleontológicos da Serra do Araripe, negócios e intercâmbio cultural. Ao fazer esta observação, o parlamentar informa que, de acordo com a Infraero, os destinos mais procurados a partir do Aeroporto do Cariri foram: Fortaleza, com 55 mil passageiros; Recife, com 31 mil; Brasília, com 14 mil; e São Paulo, com 13 mil passageiros.

Em 2002, a Infraero assinou um convênio com o Governo do Estado, que ficou com a responsabilidade de administrar o local. A União repassou verbas para o Ceará investir no aeroporto, o que terminou por não acontecer. “E nem houve prestação de contas, deixando o Ceará inadimplente”, apontou ele. Durante o atual governo, Cid Gomes tentou realizar a reforma e a ampliação do aeroporto, mas não consegue porque o Estado não prestou contas.

A Assessoria de Imprensa da Infraero, com sede em Recife, informou que existe um convênio entre o órgão e o Governo do Estado para gestão do Aeroporto com validade até o próximo ano. Cabe à Infraero, a gestão e desenvolvimento do aeroporto, focado nos itens de segurança aeroportuária, e administração e treinamento de pessoal. “A Superintendência Regional do Nordeste, a qual o aeroporto está vinculado, tem cumprido todas as obrigações estabelecidas no convênio”, afirma a Assessoria, por e-mail.

Atualmente, o aeroporto recebe aviões 737 – 700 e MK-28. Já está confirmado para o próximo dia 15 o início da operação da empresa Azul, com equipamento Embraer 190. A Infraero disse estar informada sobre o pleito do Governo do Estado, que foi enviado ao Ministério da Defesa (ao qual a empresa estava subordinado, antes da criação da Secretaria de Aviação Civil), passando o aeroporto à administração total da Infraero. A Superintendência Regional do Nordeste ainda não conhece o resultado dessa análise.

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diario do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

OVNI’s em Aurora – Objetos Luminosos apareceram no céu da cidade de Aurora-CE

Dois estranhos objetos luminosos apareceram no céu de Aurora por volta das 20:30 h deste último sábado dia 30 de abril. De formato não muito arredondado segundo relato dos que os viram a olho nu. Porém para quem os observou por meio de Luneta, não restaram dúvidas: os dois objetos tinham a forma triangular.

Ainda asseguram que os mesmos permaneceram no céu por mais de 20 minutos realizando uma série de pequenas evoluções em paralelo na direção Oeste. Fortemente iluminados os dois objetos mudavam o tempo todo seu tonalidade, oscilando entre as cores: verde, azul, vermelho e amarelo. Vez por outra se apagavam por completo desaparecendo no céu como se ficassem invisíveis. Mas logo em seguida, em fração de segundos reapareciam com intensa luminosidade, chamando com isso as atenções de alguns moradores do conjunto Padre França na vila Paulo Gonçalves. Os primeiros relatos...

Leia a matéria completa...

José Cícero – Professor de Biologia e Química. Pesquisador e Estudioso da Ufologia. Secretário de Cultura.Aurora/CE.

BlogCIÊNCIA - Cientistas dos EUA transformam ‘gordura ruim’ em ‘gordura boa’


ColesterolCientistas norte-americanos dizem ter encontrado uma maneira de transformar gordura corporal em um tipo de gordura que queima calorias e diminui o peso. A informação foi publicada nesta terça-feira no site da “BBC News”. A equipe de Johns Hopkins realizou o experimento em ratos, mas acredita que o mesmo poderia ser feito em seres humanos, o que acende a esperança de uma nova ferramenta para combater a obesidade. A modificação da expressão de uma proteína ligada ao apetite não só reduziu o consumo de calorias e o peso dos animais, como também transformou a composição de gordura corporal dos ratos. A gordura “má” branca transformou-se em gordura “boa” marrom, segundo relatório publicado na revista “Cell Metabolism”. A gordura marrom é abundante em bebês, que a usam como fonte de energia para gerar calor corporal, gastando calorias ao mesmo tempo. Mas à medida que as pessoas envelhecem, grande parte da gordura marrom desaparece e é substituída pela gordura branca, “ruim”, que se manifesta como um pneu sobressalente em torno da cintura.

Especialistas acreditam que estimular o organismo a produzir mais gordura marrom em vez de gordura branca pode ser uma maneira útil para controlar o peso e prevenir a obesidade, além de outros problemas relacionados à saúde, como diabetes tipo 2.

EXPERIMENTO

Sheng Bi e seus colegas da Universidade Johns Hopkins School of Medicine realizaram um experimento para averiguar a supressão de uma proteína estimuladora do apetite, chamada NPY, diminuiria o peso de ratos. Quando silenciaram a proteína no cérebro dos roedores, descobriram a diminuição do seu apetite e ingestão alimentar. Mesmo quando os ratos foram alimentados com uma dieta muito rica em gordura, ainda conseguiram perder mais peso que os roedores que tinham pleno funcionamento da NPY. Os cientistas compararam então a composição da gordura dos animais e encontraram uma mudança interessante. Nos ratos com a NPY silenciada, um pouco da gordura ruim branca tinha sido substituída pela gordura boa marrom. Os pesquisadores estão esperançosos com a possibilidade do experimento ser realizado em pessoas, injetando células-tronco de gordura marrom sob a pele para queimar a gordura branca e estimular a perda de peso. De acordo com Bi, “se o corpo humano conseguisse transformar gordura ruim em boa, que queima calorias em vez de armazená-las, poderíamos acrescentar uma ferramenta séria para enfrentar a epidemia de obesidade. “Somente mais pesquisas nos dirão se isso é possível.”

Fonte: Folha.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Deficiência visual foi tema de Audiência Pública na Câmara do Crato


Camara_deficienciaA Câmara Municipal do Crato, através de sua Mesa Diretora, composta pelos vereadores Florisval Coriolano (PTC) – Presdiente, Ailton Esmeraldo (PP) – Vice – Presidente e Joana Pedroza – Secretária, está se confirmando como um espaço de debate, reivindicação, reconhecimento, apresentação e comemoração dos fatos que envolvem a população do Município. Nesta terça-feira, 03 de maio de 2011, o Plenário Vereador Paulo Bezerra foi palco de mais uma audiência pública, com destaque para o tema “Deficiência Visual”. Na oportunidade foi apresentado, oficialmente, à sociedade cratense, o Centro Educativo do Cariri de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual. A Presidenta e vice-presidente da entidade, Jaquelina Rolim e Elionardo Nascimento, respectivamente, comporam a mesa, responsável pelos trabalhos na audiência.

Muitos convidados interessados no assunto compareceram ao evento, inclusive de outros estados, como é o caso de André Tafarel, servidor da Justiça do Trabalho, no Estado do Rio Grande do Sul. Ele falou que, embora, o preconceito no Brasil persista, não pode deixar de reconhecer que as coisas estão avançando e uma oportunidade como esta, encoraja a luta pela garantia dos nossos direitos. O educador especial Carlos Oliveira parabenizou a Câmara Municipal pela sensibilidade e disposição em abrir espaço para apresentar uma temática de grande valor social.
A gerente do Sine / IDT – Crato, Ariadne Albuquerque informou que o Governo do Estado tem programas que oferece espaços no mercado de trabalho para portadores de deficiência visual. Ela se colocou a disposição para auxiliar a entidade no processo de conquista destas vagas. Todos os vereadores que fizeram uso da palavra elogiaram os objetivos do Centro Educativo do Cariri de Apoio as Pessoas com Deficiência Visual em promover a integração e buscar a conquista de novos horizontes.

A presidente Jaquelina Rolim e o vice-presidente da entidade, Elionardo do Nascimento ficaram bastante emocionados com a realização do evento e solicitaram apoio da sociedade para que o propósito do Centro seja alcançado. O Centro Educativo do Cariri de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual fica localizado na Rua Coronel Antônio Luíz, 1048 – Bairro Pimenta, em Crato.

Fonte: Câmara Municipal do Crato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - 3 de maio de 1817 é Comemorado na Câmara do Crato


Abidoral_camaraA data de 03 de maio de 1817, considerada por muitos historiadores como “O Primeiro Grito de Independência do Brasil e Proclamação da República”, dado por José Martiniano de Alencar, na Matriz de Nossa Senhora da penha foi comemorada, na manhâ desta terça-feira, dia 03 de maio de 2011, na Câmara Municipal do Crato, com uma grande participação popular. O jornalista Huberto Cabral falou sobre a importância de Bárbara de Alencar, considerada heroína desse movimento. Em Crato, ela é patrona de uma rua e de uma cadeira no Instituto Cultural do Cariri. Já em Fortaleza, Bárbara é patrona do Centro Administrativo do Governo, rua e praça e do Centro Cívico e é patrona de uma escola, em Exú – Pernambuco, sua terra natal.

O professor e apresentador do Programa Rapadura Culturarte – Jorge Carvalho também participou da comemoração dos 194 anos da chamada Revolução de 03 de maio de 1817, considerada por muitos como “O Primeiro Grito da Independência do Brasil e Proclamação da República”, dado por José Martiniano de Alencar. Ele apresentou um texto, na narrativa do radialista Eduardo Jr, escrito por J de Figueiredo Filho, sobre o fato, transcorrido em um domingo, na Matriz de Nossa Senhora da Penha. Em seguida, o intérprete e compositor cratense, Abidoral Jamacarú cantou a música “Bárbara“, de sua autoria em parceria com o seu irmão Pacheli Jamacarú. Após ouvir a música “Passeio Público”, de autoria do cearense Ednardo. Coube a Vereadora Joana Pedroza (PSB) entregar ao músico Abidoral, o certificado de amigo do Programa Rapadura Culturarte. O professor Jorge Carvalho agradeceu ao Presidente do Poder Legislativo cratense, Vereador Florisval Coriolano (PTC) a abertura que possibilitou a comemoração da data, bem como, ao jornalista Huberto Cabral, um incansável defensor pela presevação da memória do nosso povo e de nossa terra.

Fonte: CVC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ministro dos Transportes promete recuperação das BRs do Ceará para julho

MinistroBR

Durante audiência com a bancada, o ministro ainda informou que a precariedade das estradas não está ligada à falta de recursos, já que para a reestruturação das BRs a pasta conta com mais de R$ 200 milhões. O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, recebeu a bancada federal cearense nesta quarta-feira, 4, em seu gabinete. Ele ouviu dos parlamentares queixas e protestos contra a “situação de calamidade” em que se encontram as rodovias federais que cortam o Ceará.

“Fico muito triste em dizer isso, mas o problema das estradas no Ceará é de gestão”, afirmou o ministro.

Durante audiência com a bancada, o ministro ainda informou que a precariedade das estradas não está ligada à falta de recursos, já que para a reestruturação das BRs a pasta conta com mais de R$ 200 milhões. Em razão do “descaso” da gestão estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o ministro direcionou todas as demandas do Ceará para a representação nacional do órgão, através do diretor-geral, Luiz Antônio Pagot. Na ocasião, Hideraldo Luiz Caron, diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, e José Abner de Oliveira, superintendente estadual do DNIT, apresentaram relatório informando sobre a situação das estradas e as providências tomadas pelo órgão para garantir a trafegabilidade e segurança das vias federais do Ceará, o que foi diversas vezes contestado pelos parlamentares presentes. O senador Eunício Oliveira expôs na ocasiao que a realidades das rodovia é bem diferente do que foi descrita pelo superintendente do DNIT.

“Não se vê manutenção e muito menos trechos apropriados e seguros para o tráfego. Estamos pagando com vidas esse descaso”, disse o senador. Após tomar conhecimento da real situação das estradas federais do Ceará, o ministro definiu que a direção geral do DNIT terá prazo máximo até o mês de julho para a realização do trâmite legal de entrega de projetos, processo licitatório e concorrência para que logo em seguida sejam iniciadas as obras de reestruturação e manutenção de toda malha viária federal do Ceará. Ele ainda acrescentou que para toda medição ocorrida nas estradas do Ceará, exigirá elaboração de relatório para fazer as devidas cobranças dos responsáveis, seja consórcio ou DNIT.

Fonte: O POVO Online/Politica

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato terá três de suas principais praças revitalizadas


NE - OK, Estamos esperando...

Praca_alexandre_arraes480

A Secretaria de Infraestrutura de Crato será parceria na reforma e melhoria de três praças do município do Crato junto ao Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, e o Ministério do Turismo. Os procedimentos para a reforma estão sendo realizados, no que diz respeito à escolha da empresa que irá se responsabilizar pelas obras. A Prefeitura do Crato entrou com contrapartida no projeto para a melhoria de toda a parte de saneamento no entorno desses espaços, que receberão um novo tratamento, possibilitando originalidade e mais bem-estar para os munícipes. Serão investidos no projeto R$ 5 milhões. As Praças beneficiadas serão a da Sé, Siqueira Campos e Alexandre Arraes.

Fonte: PMC

NOSSO CRATO E NOSSA GENTE - Siqueira Campos - Por Edilma Rocha


Espírito de liderança, coração generoso, lutador incansável e sempre a procura da modernidade.
Sorridente e de ar feliz, era assim Siqueira Campos no seu terno de linho branco, gravata clara, sapatos bem polidos com o seu automóvel estacionado em frente ao seu estabelecimento comercial.

Manoel de Siqueira Campos, filho de Francisco Siqueira Campos e Clara Câmara Siqueira Campos. Nasceu em 18 de Maio de 1874 na Vila de Porteiras, Estado do Ceará. Logo depois foi levado junto com a família para o Estado do Pernambuco. No sopé da fértil Serra da Baixa Verde, na localidade de Triunfo, inicia suas atividades comerciais. Com sua enorme capacidade de luta e perseverança, estimula os agricultores daquela região financiando sementes para a plantação através de crédito próprio, sempre enfrentando as adversidades do tempo. Improvisava serviços no período das secas para ajudar aos sofridos e chegava a distribuir alimentos do seu armazém para matar a fome da gente que vinha dos sertões para a Baixa Verde, tentando escapar da morte. Era um homem sensível a dor humana e usava da sua inteligencia criando fontes de trabalho aos mais carentes. Homem respeitado e elogiado com honrarias, mas nunca aceitou cargos públicos. E é assim e até hoje, lembrado com saudades e respeito pelos cidadões de Triunfo.

Resolveu expandir seus negócios e investir na região do Cariri. Abriu filiais em Crato, Juazeiro, Barbalha e Missão Velha, mas radicou-se em Crato e Triunfo onde permanecia por temporadas.
Chegou ao Crato em 1910 e aqui encantou-se pela linda filha do Coronel Granja, com quem casou-se e constituiu família. O seu armazém, o maior da cidade ficava na rua do comércio, hoje conhecida como rua Dr. João Pessoa. Podemos dizer que Siqueira Campos foi um dos homens mais progressistas que chegaram em nossa terra, contribuindo para o desenvolvimento local. Na antiga rua da Vala, hoje Tristão Gonçalves, no ano de 1912, instalou a nossa primeira fábrica de bebidas juntamente com um sócio, Manoel Gomes. Fabricavam vinhos de nome "Santos Loups", cujo químico responsável era Deodoro Gomes de Matos. Depois veio a fábrica de doces que servia a toda a região do Cariri.

Na seca de 1915, foi um grande líder a amparar os sertanejos que chegavam, abrindo frente de serviços. Dirigiu as obras do calçamento na rua principal do Crato, onde pagou grande parte do seu próprio bolso, com a intenção de ajudar aquela gente e ao progresso.
Através das estradas dos sertões, trouxe em 1919, o primeiro automóvel para o Crato comprado em Recife e que fez história com a sua chegada triunfante na Princesa do Cariri atraindo muitos curiosos, na companhia do Coronel Passos de Queiroz.
Siqueira Campos teve uma família numerosa e bem sucedida que soube administrar os bens materiais. Ezequiel Siqueira Campos, seu filho, proprietário da Usina Porto Rico, reside em Alagoas; outros filhos estão em Recife, ricos comerciantes; duas filhas vivem em Portugal e trabalham na gastronomia Europeia; Netos e bisnetos seguem a prole do seu patriarca através do comércio e da indústria.

Leva o seu nome a nossa primeira praçinha localizada no coração da cidade do Crato numa justa homenagem. A sua imagem está imortalizada através de um busto que presencia encontros históricos e memórias populares ao longo de tantos anos, mostrando assim a gratidão do povo do Crato a este filho adotivo que em vida deixou aqui a sua bondade e o seu espírito empreendedor.
Faleceu Siqueira Campos em Recife, Pernambuco, em 30 de Junho do ano de 1928, vitimado por paratifo.

Ficamos gratificados em saber que o nome do nosso primeiro benfeitor não foi esquecido pelos cratenses, pois deixar um marco na história através do tempos é qualidade de poucos. E ele deixou o seu entusiasmo, alegria e modernidade até hoje, presente nos visitantes que reinvidicam sempre por melhorias aquela pequena praça.

Edilma Rocha
Fonte - Google, J. Lindemberg de Aquino

EEF Dom Quintino e Secretaria de Saúde juntos na Prevenção e Combate à Dengue -Por: Maria Otilia



A EEF Dom Quintino abraçou o projeto de Combate a Dengue. Os alunos do grêmio estudantil, líderes e vice -líderes de salas farão visitas sistemáticas nas casas do bairro onde está situada a escola epara desenvolver uma campanha educativa, bem como coletar dados através de uma pesquisa sobre a existencia de possiveis criadouros do mosquito. Todo este trabalho está sendo acompanhado pela equipe da mobilização da Secretaria de Saúde do Crato, com o apoio dos professores e núcleo gestor da escola.

Com certeza a escola tem interesse em desenvolver este trabalho que vai além dos seus muros, até porque uma das funções sociais é trabalhar a mudança de postura dos seus alunos e familiares, principalmente na melhoria da qualidade de vida. E a informação também passa por uma aprendizagem significativa. Não adiante a escola desenvolver apenas a função de trabalhar com os seus alunos os conhecimentos academicos, sem que tenham importância na vida do dia-a-dia de sua comunidade escolar.

Vamos apoiar as ações protagonistas dos nossos jovens principalmente porque daí nascerá a cultura da paz e não violência, de uma juventude crítica, participativa e geradora de informação a serviço do bem comum.

Postado por Maria Otilia

Policial morre em acidente no Crato


O policial Antônio Edson Percínio Filho morreu na manhã de ontem, quarta-feira (4) após se envolver em acidente no KM 5 da CE – 292, no distrito de Aratama, no Crato. Antônio Edson pilotava uma moto quando um carro de passeio colidiu de frente com ele. O policial pertencia à 5ª Companhia do 2º Batalhão. Ele voltava para casa quando aconteceu o acidente. Ele morava no Crato mas trabalhava em Assaré.

Via Portal Veres Mares

Crato teve um dia inteiro de chuva ontem - Dihelson Mendonça

O Bairro Grangeiro em dia de Chuva

Bairro Parque Grangeiro, visto da Vilalta

Cumprindo o que já se previa nos grandes noticiários do país, a chuva voltou a cair insistentemente em solo cratense ( oh coisa bonita, rs rs ), justamente quando nos despedíamos da quadra invernosa, achando que nada mais poderia cair do céu, a não ser os meteoros e restos de satélite. Desde a manhã de ontem ( 04 de Maio ), os cratenses tem a satisfação de ver que o ano meteorológico afinal, não foi de todo ruim. Tivemos aquele desprazer em ver os estragos causados por uma enxurrada no dia 28 de janeiro, que destruiu boa parte do Canal do Rio Grangeiro, e não fosse por esse dia singular, estaríamos muito bem. E aproveitando a lembrança do evento, devemos informar que o Governo do Estado até a presente data, nada fez para recuperar o canal ( já que ficou responsável pela obra ). A chuva caiu pela manhã, à tarde, e à noite. Como complemento, trago essa pequena matéria do DN, que mostra que no dia de hoje, choveu em todo o estado:

Chove em todo o Ceará nesta quarta-feira (Diego Lage)

Em todas as regiões do Ceará foram registradas chuvas nesta quarta-feira (4). As precipitações aconteceram em 124 dos 184 municípios do Ceará, conforme da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Até nas regiões mais áreas do Estado, como os Inhamuns e o Sertão de Crateús, houve chuvas nesta quarta-feira. As precipitações não foram de maior intensidade, mas se espalharam por todo o Ceará. O maior índice foi registrado em Penaforte, no extremo sul do Cariri, com 57 milímetros.

Texto e Foto: Dihelson Mendonça
Com informações do DN

Governo CID GOMES sucateia o Crato, e leva os últimos órgãos para Juazeiro


NO CRATO NÃO SE FALA EM OUTRA COISA !

Em uma Região metropolitana, todas as cidades se desenvolvem. A burrice ( ou a esperteza ) dos nossos governantes é tanta, que nesta Região Metropolitana do Cariri, somente a metrópole é que se desenvolve, sucateando as cidades-satélite.

Cid Gomes desgostou os Cratenses - EMATERCE, DER, Junta Comercial, SEFAZ, SEMACE, COGERH,UFC são alguns dos órgãos que irão para o novo Centro criado por Cid Gomes em juazeiro do Norte.

Cid_gomes2Há tempos, temos denunciado o sucateamento do Crato pelo Governo do Estado do Ceará. Agora, o golpe de misericórdia foi dado pelo Governo Cid Gomes, com a construção de um centro mulfifuncional que sugará o restante de órgãos e serviços que ainda funcionavam em outras cidades do Cariri. Segundo um documento expedido pela própria Secretaria das Cidades do Estado, para o novo Centro Multifuncional deverão ser transferidos, além da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) e o Museu de Arte Sacra Popular, as instituições e órgãos abaixo: 1. Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), 2. Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), 3. Departamento de Edificações e Rodovias (DER), 4. Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), 5. Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE), 6. Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), 7. Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC), 8. Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECITECE), 9. Secretaria de Educação Ceará (SEDUC), 10. Secretaria da Fazenda (SEFAZ), 11. Secretaria da Saúde (SESA), 12. Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), 13. Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), 14. Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH), 15. Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte (PMJ), 16. Universidade Regional do Cariri (URCA), 17. Universidade Federal do Ceará (UFC).

Afinal, estamos falando de uma Região metropolitana do Cariri, ou de uma Região Metropolitana do Juazeiro ? Pelo acima exposto, vê-se um claro objetivo do Governo do Estado de pôr o Crato de joelhos, levando o que restava de órgãos que ainda funcionavam em cidades satélite. leia a seguir, uma crônica do prof.

Dr. Nivaldo Soares, secretário de Meio Ambiente e Controle urbano do Crato denuncia a manobra, e fala sobre essa dura “machadada” contra a cidade do Crato, pelas mãos perversas do Governador Cid Gomes:

CENTRO MULTIFUNCIONAL DE SERVIÇOS DO CARIRI DE JUAZEIRO DO NORTE

Repetindo erros Por:
Nivaldo Soares de Almeida

Nivaldo_soares01Alegando reparar erros cometidos a mais de uma década atrás quando da concepção e construção do elefante branco denominado de Centro de Apoio aos Romeiros em Juazeiro do Norte, que se utilizou de uma montanha de recursos financeiros oriundo do Projeto de Desenvolvimento Urbano e Gestão de Recursos – PROURB, alem de outras fontes de recursos da União e do Estado, o governo Cid Gomes, através da Secretaria das Cidades que tem como titular o Caririense Camilo Santana resolveu transformar aquele enorme arcabouço estrutural que conta com uma área de 28.515,94 m², disposto por 05 (cinco) pavimentos, incluindo o térreo, em um Centro Multifuncional. Desta vez com recursos do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central. Melhor explicando, a decisão é tornar uma estrutura concebida para o atendimento às necessidades de hospedagem dos romeiros durante suas visitas a Juazeiro, em um espaço voltado à prestação diversificada de serviços a população regional, relativos à administração pública estadual e municipal, além do outras atividades. Sendo assim, o Centro Multifuncional poderá abrigar instituições públicas e/ou privadas da região do Cariri.
Como pré-requisito para a efetivação da obra e fator condicionante da efetividade dos investimentos, o Governo do Estado deverá garantir a sustentabilidade do empreendimento junto ao Banco Mundial. Para tanto, deverá apresentar ao Banco um elenco de órgãos, prioritariamente, prestadores de serviços relativos à administração pública estadual e municipal que passarão a funcionar no referido espaço. Ou seja, deslocar instituições e órgãos que atualmente funcionam, normalmente, na cidade de Juazeiro e nos municípios de Crato e Barbalha para ocupar a edificação referida.


Conforme documento expedido pela Secretaria das Cidades, para o Centro Multifuncional deverão ser transferidos, além da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) e o Museu de Arte Sacra Popular, as instituições e órgãos abaixo: 1. Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), 2. Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), 3. Departamento de Edificações e Rodovias (DER), 4. Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), 5. Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE), 6. Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), 7. Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC), 8. Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECITECE), 9. Secretaria de Educação Ceará (SEDUC), 10. Secretaria da Fazenda (SEFAZ), 11. Secretaria da Saúde (SESA), 12. Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), 13. Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), 14. Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH), 15. Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte (PMJ), 16. Universidade Regional do Cariri (URCA), 17. Universidade Federal do Ceará (UFC).

A principio, tudo parece interessante e justificável, mas por trás esconde, pelo menos, três graves equívocos, a saber: O primeiro é o arcaico modelo insustentável de concentrar, fortemente, serviços públicos e/ou privados em lugares distantes da população usuária, aumentando a dependência de veículos automotivos. E no caso especifico de Juazeiro do Norte, o quadro é mais grave ainda em função de sua disposição urbanística, com ruas estreitas e convergentes, aliada a um movimentado comercio e constantes eventos religiosos que, necessariamente, provocam fechamento de ruas e congestionamentos no transito. O segundo é penalizar ou reduzir a importância dos municípios vizinhos, Crato e Barbalha, subtraindo deles órgãos estaduais que a muito funcionam nestes municípios. É o caso do DER-Crato, SEMACE-Crato, COGERH-Crato, URCA-Crato, alem de DETRAN-Juazeiro, localizado na av. Pe. Cícero, e CAGECE-Juazeiro próximo a av. Pe. Cícero, portanto, órgãos de atuação regional que ficam mais próximos dos usuários dos três municípios (Juazeiro, Crato e Barbalha) e dos municípios circunvizinhos. O terceiro é a localização do Centro Multifuncional em área periférica úmida, com limitações ambientais e de acesso, próximo ao rio Salgadinho para onde converge toda a drenagem pluvial e boa parte dos esgotos domésticos e industrial das zonas urbanas de Crato e Juazeiro, alem das proximidades da estação de tratamentos de esgotos de onde, invariavelmente, exala odores desagradáveis para todo seu entorno. Se não bastasse.

È primário entender que em intervenções urbanas desta magnitude há limites a serem considerados e interpretados numa lógica de pesquisa local e regional, desde as condicionantes naturais, socioeconômicas e culturais, passando pelos de segurança viária, transporte público entre outros. Assim sendo, a decisão da Secretaria das Cidades pode ser considerada desastrosa, e deixa claro que a mesma despreza os fundamentos básicos do planejamento urbano e de desenvolvimento equilibrado da região Metropolitana.

Se querem consertar equívocos, improvisar ou atender a conveniências de qualquer natureza sobre o malogrado Centro de Apoio aos Romeiros, que ocupem os espaços disponíveis com órgãos do Município de Juazeiro do Norte. Embora, da maneira que está posta, uma sala de órgãos e conseqüentemente de serviços diversos, é provável que a população usuária seja sacrificada. Diante do pernicioso fato, é preciso que a sociedade através de suas lideranças políticas e civil se manifeste no sentido de fazer os mentores do projeto raciocinarem sobre as conseqüência danosas a população regional.

DOCUMENTOS:

01 – Centro Multifuncional em PDF
02 – Diretrizes em PDF

Por: Nivaldo Soares
Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato

Com prefácio de Dihelson Mendonça

Foto: Wilson Bernardo e Dihelson Mendonça

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato realizará Festival de Cinema em Junho


Vittorio_di_maioEm primeiríssima mão, o Jornal Chapada do Araripe informa que durante o mês de Junho ( 2011 ), a cidade do Crato-CE, será palco para a apresentação de cerca de 21 filmes produzidos por artistas cratenses. Durante 7 dias, será apresentada a produção cinematográfica de cineastas caririenses renomados, tais como Rosemberg Cariry, Jefferson Albuquerque, Jackson Bantim, dentre outros. A programação tem o apoio da administração Samuel Araripe, e da Secretaria de Cultura do Município. O evento faz parte das comemorações pelo centenário da primeira projeção cinematografica realizada no interior cearense em 1911, em Crato, pelo italiano Vittorio Di Maio. A idéia foi concebida pelo radialista e memorialista Huberto Cabral, que disse à nossa reportagem, que o evento acontecerá no Cine-Teatro Salviano Arraes Saraiva, e contará ainda com uma exposição de fotos, objetos do cinema da época, além de palestras, cocktail, entrega de troféus a todos os cineastas homenageados, e a recriação de uma sessão de cinema típica da época, quando entre a troca de um rolo de filme, a banda municipal tocava para animar a platéia. Os detalhes ainda serão acertados em reunião que acontecerá na primeira semana do mês de maio, na secretaria de cultura, esporte e juventude do Crato, com a secretária Danielle Esmeraldo, mas o prefeito Samuel Araripe acatou em primeira mão a idéia, que se integrara às comemorações alusivas à semana do município de Crato.

Saiba Mais – Vittorio Di Maio em Crato

O italiano Vittorio de Maio foi o pioneiro na exibição de filmes no interior do Ceará. Trata-se de uma das figuras mais interessantes da história do cinema no Brasil. Basta dizer que seu empreendedorismo e amor à Sétima Arte, desde os primórdios do audiovisual em solo brasileiro o fez abrir inúmeras salas de exibição de Petrópolis, no Rio de Janeiro, passando por São Paulo, a outros estados como o Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará, terra que aportou para fixar residência e onde findou seus dias.

Di Maio é natural de Nápoles, Itália, nascido no ano de 1852, vindo a falecer em Fortaleza no ano de 1826. Não existem dados muito precisos sobre sua vinda ao Brasil, embora seja hoje reconhecido como o realizador das primeiras imagens produzidas no país, ou vistas, e principalmente como primeiro exibidor em solo nacional. É tido como fato inconteste, entre os críticos e historiadores, que o italiano tenha sido o pioneiro na exibição de filmes do Brasil com o seu omniógrapho (ou o cinematógrapho de Lumière – há controvérsias), instalado a 8 de julho de 1896, na rua do Ouvidor nº 57, no Rio de Janeiro.

O fato mais curioso a ser registrado sobre o incansável Di Maio é o de ter criado, precisamente no dia 3 de junho de 1911, na cidade de Crato, no Cariri, o primeiro cinema do interior do Ceará, intitulado Cine Paraíso. É preciso esclarecer que anterior à referida data, ocorrera também em Crato a presença de alguns exibidores ambulantes utilizando-se do Bioscópio e da Lanterna mágica, aparelhos que funcionavam a partir de discos e placas de vidro com gravações de imagens. Tais equipamentos são anteriores ao cinematógrapho que, diferentemente, foi a grande revolução na captura e projeção de imagens a partir da película (filme) perfurada. Di Maio, entretanto, conforme as últimas pesquisas, foi o introdutor do cinematógrapho no Brasil.

Em sua coletânea de crônicas intitulada “História do futebol no Crato versus cabra preta”, Florival Matos nos informa que Vittorio Di Maio abriu o Cine Paraíso no prédio adquirido onde tempos atrás funcionava a casa de negócios do coronel Juvenal de Alcântara Pedrosa (na praça da Sé – esquina defronte ao atual Museu Municipal), tendo servido por muitas anos como sala de projeção. Segundo o autor, “inaugurou o cinema Paraíso o filme Borboletas Douradas. Um dos assistentes contou-me que as borboletas apareciam voando, e, quando pousavam, invés de borboletas eram mulheres…”

Fonte: Jornal Chapada do Araripe - www.chapadadoararipe.com
Fonte Adicional: Glauco Vieira


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30