xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/05/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 maio 2011

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa - Por Emerson Monteiro


Dia 03 de maio de qualquer ano. Como organizações, sufrágios, boicotes, consciência, a mídia atual já foi imprensa, o quarto poder das democracias em formação. Seleção prévia. Divulgação. Contraposição de justos valores. Luta permanente. Eis algumas das atitudes da imprensa heróica, no afã de conquistar o mercado de leitores ou de consumidores, qual dizem agora de boca cheia nas misturas deste momento caótico em que donos da verdade invadiram territórios da fama e ditaram as cartas do poder.

Tópicos assim configuram o que, noutras nações, se constituiu o poder político autônomo, onde os regimes políticos eram analisados à luz de uma comunicação soberana e eficaz. Mesmo identificadas às tais circunstâncias difíceis, impossível coexistir independência e subdesenvolvimento. Há sonhos, semideuses, períodos abertos, primaveras que se desfizeram na fumaça dos furacões e guerras. Depois da queda, quase sempre pela truculência, se entronizaram outros titulares do determinismo. Nunca faltaram os escroques que se prestaram aos trabalhos menos dignos, prenhes das justificativas capengas só admissíveis nos conceitos de Maquiavel, tangendo adiante projetos de perpetuação, e as sociedades experimentaram anos de resultados ácidos que viraram esse tapete de contradições das chamadas cenas internacionais.

Regimes de exceção (as ditaduras) admitiram esses instantes postiços de ética duvidosa, obstáculos ao bem-comum da regularidade civil. Na hierarquia dos princípios, ocuparam os baixos escalões, patamares inferiores, parasitas que são na verdade, os bichos das trevas. Um imposto a mais sobre o povo, versus coletividade desorganizada, matéria-prima dos bailes da corte. Daí tudo o mais segue até chegar aos bares e nos lares confundirem as famílias.

Estas observações bem que evidenciam os detalhes cortantes, talvez temperados ou nobres, do que seja o jornalismo. As concessões mercadológicas negam esse direito. O lobo vem ganhando da presa, com ou sem avisos, quando entram no jogo dos rádios, jornais impressos e televisões, na mídia eletrônica, unhas e presas mais afiadas na tecnologia. Vejam que desculpas mostram os poderosos: Razões de Estado, preservação das instituições, propriedades, interesse público (?), estados de necessidade, tradição, mundo livre, nova ordem, e se esvaem na paz que destroem a todo custo, as reservas ecológicas e os bastiões da moralidade, que rasgam com as patas sujas das frases feitas de consumo rápido, nas embalagens leves da pronta entrega dos manufaturados. Desta maneira, numa crítica fora de época aos meios de comunicação que se passaram para o lado das usinas da fornicação, quase na maioria, informações do jeito de embalar mercadoria viraram apelo fácil do monstro totalitário aos escravos contemporâneos.

Afinal, a imprensa existe há mais de cinco mil anos, desde quando os chineses criaram os tipos móveis. Apreensões desta fase também passarão quais percalços de buscar a Luz nas transformações da vida social, arautos de um mundo elaborado desde as cinzas novas dos velhos tanques enferrujados.

Viva a liberdade do pensamento, sempre e sempre!

VEJA PROGRAMAÇÃO DE ARTES CÊNICAS NO CRATO-CE


TEATRO RACHEL DE QUEIROZ
Crato-Cariri-Ceará-Brasil

Promoção:
Sociedade Cariri das Artes
Sociedade de Cultura Artística do Crato

Realização:
Grupos e Companhias de Teatro, Dança e Circo da Região do Cariri

Coordenação Geral:
Cacá Araújo (dramaturgo, ator e diretor de teatro)
Contatos: (88) 8801.0897 / (88) 9960.4466
cacaraujo66@yahoo.com.br

Local:
Teatro Rachel de Queiroz
Rua Dom Quintino, 913 – Crato-CE
Telefone: (88) 3523.2168

Apoio:
Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria de Cultura do Município do Crato
Coletivo Camaradas
SATED-CE

Apresentação:
Surgido a partir da demanda de espetáculos provocada pela Guerrilha do Ato Dramático Caririense, maior evento-virtrine das artes cênicas da região realizado todos os anos no mês de novembro em Crato-CE, o Programa Guerrilha em Movimento é a expressão da vitalidade de grupos e companhias locais.

Ação permanente; afirmação; organização; formação; difusão; valorização; inclusão; e desenvolvimento. Estas as metas ativadoras do movimento.

Objetivos:
- Fortalecer a congregação de grupos e companhias de teatro, dança e circo atuantes na Região do Cariri cearense, com programação permanente de espetáculos;
- Estimular a produção de espetáculos através da valorização, inclusão, difusão e incentivo ao desenvolvimento das artes cênicas no Cariri;
- Promover formação teórica e técnica, além do compartilhamento de experiências no campo da criação artística;
- Conquistar e amplos segmentos da população, no sentido de se consolidar uma platéia diversificada, crítica e que valorize a arte e os artistas locais;
- Justificar o desenvolvimento de políticas públicas de fomento eficazes e de acesso democrático;
- Contribuir no fortalecimento do Cariri como destino turístico-cultural.

Programação de Espetáculos: 1º Semestre de 2011

FEVEREIRO:
19, 20, 26 e 27 – 19h30min – O Hóspede (14 anos, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE

MARÇO:
18, 19 e 20 – 19h30min – O Mistério do Boi Mansinho (Infantil, 40min), Comunidade Oitão, Juazeiro do Norte-CE
27 – 18h00min – Sopé (Livre, 60min), Circo-Escola Alegria, Crato-CE, Especial Dia do Teatro e do Circo na Praça da Sé, Crato-CE

ABRIL:
01, 02 e 03 – 19h30min – O Reino Maluco de Branca de Neve (Infantil, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
08, 09 e 10 – 19h30min – Esperando Comadre Daiana (12 anos, 60min), Cia. de Teatro Livre Mente, Juazeiro do Norte-CE
16 e 17 – 19h30min – Amarras (Livre, 50min), Dakini Cia. de Dança e Teatro, Juazeiro do Norte-CE
28, 29, 30 – 19h30min – O Macaco Sabido (Infantil, 40min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE

MAIO:
01 – 19h30min – O Macaco Sabido (Infantil, 40min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE
07, 08 – 17h30min – Lampiãozinho (Infantil, 60min) / 19h30min - Retrato (12 anos, 60min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE
13, 14 e 15 – 19h30min – Avental todo sujo de ovo (12 anos, 60min) – Grupo Ninho de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
20, 21 e 22 – 19h30min – Dona Patinha vai ser miss (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE
28 e 29 – 19h30min – Por causa de você (Livre, 55min), A2 Cia. de Dança, Crato-CE

JUNHO:
03, 04, 05 e 06 – 19h30min – A Comédia da Maldição (Livre, 70min), Cia. Cearense de Teatro Brincante, Crato-CE
11, 12, 18 e 19 – 19h30min – Caboré (12 anos, 50min), Cia. Desabafo de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

O CRATO HOJE - Hoje é Dia de Combate à Hipertensão no Centro de Nutrição de Crato


Será realizado hoje, 04 de maio, o Dia de Combate à Hipertensão e Diabetes, no Centro de Nutrição, com oferta dos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações de práticas de vida saudável, com informações sobre a importância da atividade física e alimentação saudável. O trabalho será uma realização da equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio à Equipe de Saúde da Família (NASF).

Fonte: PMC

A música e outros sinais - Por Emerson Monteiro


Quem passa, as pessoas; são elas quem passa no silêncio dessas paragens entranhas da consciência e no terno movimento, a refletir as horas e o seguir do correr inevitável das coisas. Espécie de saudade descomunal acompanha o deslizar da sombra que desce pela infinita ladeira dos instantes em sucessão.
As luzes que circulam em volta dessas poças d´água espalhadas pelo vento encantam canções que insistem tocar as células do esquecimento preguiçoso dentro da alma da gente. Aves, no céu alto, deslizam indiferentes em meio das mesmas marcas de nuvens rápidas que encobrem o céu acinzentado das cerrações nas manhãs, que vestem de fantasmas os dias que se foram através da fatalidade. Tetos de névoa tênue, véus de paisagens desaparecidas, ausentam-se, quando rondaram aqui tão perto, livres, porém, do controle dos nossos sonhos e braços de dominá-los. Contar quanto andou nesses caminhos interiores ao som das pulsações demoraria igualmente a quantidade do que desfilou nas telas do presente, pois reviver é viver. Algo de constante aos olhos da repetição. Por isso, a diferença significa o tanto proporcional das saudades depositadas nos lixões e museus. Impressões permanecem do intervalo das paredes e das histórias, período exato de servir aos demais seres humanos, pratos da realização dos desejos. Paz, satisfação de viver. Em processo equivalente, uns desprezam as oportunidades para favorecer o esforço de outros que precisam. Reunir as forças suficientes de facilitar a jornada dos que arrastam fardos pesados, próximos, hoje, ontem, amanhã, disposição e trabalho em nome de quem necessita.

Ter medo de abandonar o percorrer dessas horas impacientes que jamais esperam pode pedir a vontade do serviço ao semelhante, única atitude que vence o morrer que o tempo tritura todo momento.

Romanos narravam lenda que falava de Cronos, o deus do tempo. Ele paria e devorava seus próprios filhos. Continua dominando os passos nas histórias das outras civilizações, ente misterioso que lhe toca adiantar os frutos que servem de alimento. Todos sem exceção calcam o cenário aos próprios pés. A música das esferas domina os sentidos, na audição. As cenas em ação, na visão. A mesa, no paladar. O perfume do estrume e das flores, no olfato. E no tocar dos objetos, o tato. E nós, atores principais do processo vida.

Alternativas de juntar num bloco este momento cabem no papel de instrumento de salvação criaturas, quebrar o cristal da inutilidade de olhar indiferente o rio correr sem responder ao que pergunta a música invisível do tempo no seio dos corações.

Por: Emerson Monteiro

O CRATO HOJE - Visitas domiciliares de combate à dengue serão realizadas no Pinto Madeira

De hoje até a próxima sexta-feira, dia 6 de maio, serão realizadas visitas domiciliares de combate à dengue no bairro Pinto Madeira, a partir das 8 horas. O trabalho será realizado por meio do Núcleo de Mobilização Social e Escola Dom Quintino.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Plano de Dilma para erradicar pobreza tem 16 milhões de brasileiros como alvo


MiseriaAntes de anunciar ações do ‘Brasil sem Miséria’, principal promessa de campanha, governo define que vai beneficiar os 8,5% da população que têm renda mensal de até R$ 70 por pessoa da família.

BRASÍLIA – Entre as diferentes formas de contabilizar a extrema pobreza no País, o governo federal optou por definir como alvo do plano “Brasil sem Miséria”, a ser detalhado nas próximas semanas, os que têm renda mensal de até R$ 70 por pessoa da família. Nessa condição, contam-se atualmente 16,3 milhões de brasileiros, ou 8,5% da população, segundo cálculos preliminares feitos com base no recém-lançado censo de 2010.

Uma das principais promessas de campanha da presidente Dilma Rousseff foi erradicar a pobreza extrema ao longo dos quatro anos de mandato. Parte dos brasileiros beneficiados com o plano de erradicação da miséria já está incluída no Bolsa Família. O governo federal, no entanto, não divulgou qual o volume populacional que receberá os dois benefícios. Esse dado só deverá ser divulgado em outubro.

Sobre a meta, a secretária extraordinária de Erradicação da Pobreza, Ana Fonseca, disse: “Sim, nós faremos sim, nós vamos tirar as pessoas da extrema pobreza”. Ao seu lado, o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Nunes, chamou a atenção para um detalhe técnico: “É uma impossibilidade estatística chegarmos a um valor zero de miseráveis no País”.

Marta Salomon, de O Estado de S. Paulo

João Paulo II teria aprendido português em cartilha de professor cratense - Por: Huberto Cabral - Radialista e Memorialista


Joao_paulo-2

Em cerimônia litúrgica presidida pelo Papa Bento XVI, na Praça de São Pedro no Vaticano, a Igreja Católica Apostólica Romana beatificou o saudoso Papa João Paulo II, falecido a 02 de maio de 2005, aos 85 anos de idade. A solenidade contou com a presença de cardeais, arcebispos, bispos, sacerdotes, religiosos e milhares de fiéis e peregrinos. A Diocese do Crato estava representada ali por nosso bispo diocesano Dom Fernando Panico e pelos padres que estão na Europa fazendo cursos de especialização. O Crato e sua Diocese mantiveram um bom relacionamento com o saudoso Papa João Paulo II, conforme podemos observar:

1- João Paulo II recebeu nossos bispos, em audiência no Vaticano, Dom Vicente Matos, Dom Newton Holanda Gurgel e, mais recente, Dom Fernando Panico;
2- Ordenou bispo Dom Newton Holanda Gurgel em 1979, juntamente com outros 30 bispos das Américas e Europa, na Basílica de São Pedro, no Vaticano;
3- Nomeou 06 novos monsenhores para a Diocese do Crato, em dezembro de 2002, por indicação de Dom Panico;
4-Recebeu e abençoou no Vaticano o Padre José Almeida, então vigário de Caririaçu, representante da Irmandade do Carmo e do Congresso Internacional em homenagem a N.Sra. do Carmo, em Roma;
5- João Paulo II enviou, por intermédio do núncio apostólico da Santa Sé, no Brasil, uma mensagem com uma benção especial para a Diocese do Crato, por ocasião de seus 75 anos de criação (Jubileu de Diamante), em 20 de outubro de 1989;
6- A Diocese do Crato participou da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, em 1980, quando esteve em Fortaleza, sendo representada na ocasião por Dom Vicente Matos (Bispo Diocesano), Dom Newton Gurgel (Bispo Auxiliar), além de sacerdotes , religiosos e centenas de diocesanos;
7- No estádio Castelão, palco do Congresso Eucarístico Nacional, João Paulo II foi homenageado pela Orquestra Padre David Moreira da Sociedade Lírica do Belmonte – Solibel e pelo cantor Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, que cantou a música “Obrigado, João Paulo II”, de autoria do Padre Gotardo Peixoto e colocou seu chapéu de couro sobre a cabeça do papa, numa simbólica homenagem dos nordestino;
8- Na mesma ocasião, Dr. Jéfferson de Albuquerque deu de presente ao papa um fóssil da Chapada do Araripe, em nome do Rotary do Crato;
9- Quando se preparava para visitar o Brasil, pela primeira vez em 1980, o papa João Paulo II estudou português – por indicação da Nunciatura Apostólica do Brasil -através do livro “Português para Estrangeiro”, de autoria do professor cratense, catedrático em lingüística da Universidade Federal de Pernambuco, Prof. Francisco Gomes de Matos.
10- O professor polonês, maestro Arnaldo Salpéter, um dos fundadores da Sociedade de Cultura Artística do Crato –SCAC, e seu primeiro Diretor artístico, era conterrâneo do Papa João Paulo II.

Crato, 02 de maio de 2001
Huberto Cabral – Colaborador

Lembrete ao "esquecido" Deputado Gomes de Matos !


Deputado, o Sr. não se lembra do Crato, mas o Crato se lembra do Sr. Há algum tempo, o Deputado Gomes de Matos, em solenidade, na presença do prefeito do Crato Samuel Araripe disse que iria batalhar para conseguir o material restante para a conclusão do Teatro Municipal Salviano Saraiva, especialmente, a iluminação, o que acolhemos com muito entusiasmo. Passados já mais de um ano, gostaríamos de saber do nobre deputado se dessa promessa, vai sair pelo menos uma "Lanterna" para o teatro do Crato.

Para quem não sabe, o Teatro Municipal do Crato tem perdido grandes espetáculos porque não existe sistema de iluminação apropriado nem para a apresentação de peças teatrais, nem para concertos. Por enquanto, não é mais que um salão amplo, mas falta muita coisa a ser concluída.

Esse lembrete vai para o Dep. Gomes de Matos, que "aparentemente" se esqueceu que "PROMESSA É DÍVIDA", Deputado. Os Cratenses aguardam a sua manifestação, aliás, nem que seja pra dizer que não começou a batalhar ainda por essa iluminação. Parece mesmo, que as únicas pessoas que ainda fazem alguma coisa por esta terra na esfera estadual e federal, ainda são os deputados: Ely Aguiar, Arnon Bezerra e o Dep. Sineval Roque.

Por: Dihelson Mendonça

SHOW DA BANDA CACO DE VIDRO (cover do Pink Floyd)


A Sertão Pop Produções traz para o Cariri, em parceria com o SESC de Juazeiro do Norte, a banda Caco de Vidro, a sensacional cover do Pink Floyd de Fortaleza. É um momento único de ver esse maravilhoso grupo de forma inédita na nossa região.
O Evento acontecerá no TERRAÇUS - Bar e Petiscaria, que fica localizado no triângulo do Grangeiro, no dia 7 de maio, sábado, a partis das 21h. Não perca essa oporunidade de ver a banda Caco de Vidro, a melhor banda cover do Pink Floyd do nordeste. Esperamos você por lá.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Festa de São José Operário de Ponta da Serra 2011


A Paróquia de São José Operário de Ponta da Serra, ao mesmo tempo em que celebra mais uma festa do seu Padroeiro, São José, comemora seus 43 anos de existência.

Este é, sem dúvida, o maior evento da comunidade, e teve início nesse dia 28 de abril com término para 8 de maio , onde se harmoniza o Sagrado e o Profano.

A parte religiosa tem início, diariamente, às 5 da manhã com a ida da imagem do padroeiro a uma comunidade , com seu regresso às 18 horas e a celebração da novena , às 19horas, sempre com um pregador diferente. Logo após, vem a parte social, sempre com atrações artísticas e culturais, quermesses e sorteios das ofertas à São José.

Vale salientar que há previsão de grande sucesso financeiro, na festa deste ano ,graças ao empenho do pároco atual, Padre Ribeiro, que inclusive, vai introduzir o leilão que fora abolido pelo seu antecessor, Mons. Bosco. Já aconteceu o sorteio de um boi e outras prendas de valor, e, no domingo , no encerramento da festa , haverá o sorteio de uma moto zero quilômetro.

A história de São José na comunidade se confunde com a história do próprio lugar, pois, em 25 de dezembro de 1895, era celebrada a primeira missa na Casinha de Oração construída pelo vaqueiro José Bernardo Vieira, dando por iniciado o Núcleo Primitivo da Povoação Ponta da Serra. Por isso seu hino diz na sua primeira estrofe: “Surgida de um povo de fé/ Neste nosso torrão brasileiro/ Patrimônio de Dois José/ Um santo, outro vaqueiro

Por: Antonio Correia Lima

O CRATO HOJE - Governo do Crato oferece cursos profissionalizantes gratuitos para a comunidade


O Governo do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, juntamente aos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, informam a todos que estão oferecendo cursos gratuitos através do Índice de Gestão Descentralizado – IGD. Os cursos serão disponibilizados nos bairros: Alto da Penha, Batateira, Murití, Seminário e Vila Alta.

Serão oferecidos os seguintes cursos:

* MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICRO COMPUTADOR
* ELETRICISTA INSTALADOR
* BOMBEIRO HIDRÁULICO
* MECÂNICA DE AUTOMÓVEIS(MODERNO)
* RECEPCIONISTA
* CABELEREIRO
* MANICURE E PEDICURE
* HIGIENE E BELEZA
* MÓVEIS COM GARRAFA PET
* CORTE E COSTURA EM MALHA
* CARPINTEIRO E MARCINEIRO
* MESTRE DE OBRAS
* ELETRICISTA PREDIAL
* PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA
* RELAÇÕES HUMANAS

Mais informações na Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, pelo telefone 3521 6321 falar com Salma Vilar.

Fonte: PMC

O CRATO HOJE - Começa campanha de vacinação para crianças de 6 meses a 2 anos contra a gripe


A Secretaria de Saúde do Crato está realizando a vacinação contra a gripe nas unidades de saúde, para crianças de 6 meses a 2 anos de idade. A Secretaria avisa aos pais para levarem os seus filhos para receberem a dose da vacina o quanto antes e também aos agentes de saúde para encaminhar os idosos e as gestantes.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - 2º Fórum de Segurança Pública e Lideranças Comunitárias do Cariri acontece quinta-feira, dia 5 de Maio



Será realizado no dia 5 de maio, no Teatro Salviano Arraes Saraiva, o 2º Fórum de Segurança Pública e Lideranças Comunitárias do Cariri. O evento, segundo os organizadores, tem como base os princípios da Constituição, que diz que a ‘segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos’. O evento será realizado por meio do Conselho Comunitário de Defesa Social. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, estará participando da abertura, às 9 horas, e a primeira palestra será do prefeito do Crato, Samuel Araripe. Em seguida, acontece a palestra com o Tema: “Pacto de Enfrentamento à Violência”, com a Defensora Pública, Dra. Karina Matos. O debatedor será Dr. Tulio, Defensor Público do Juizado da Mulher. A segunda palestra será sobre “Segurança Pública no Cariri”, com o Cel-PM Francisco José Bezerra, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará – SSPDS. O debatedor será José Hermano, Presidente da Comissão Direitos Humanos da OAB, Crato. O evento contará, após as palestras, com um debate entre os participantes e na parte da tarde serão formados grupos de trabalho, apresentação dos Temas pelos Grupos de Trabalho e elaboração de documento final.

Fonte: PMC

Professor à moda antiga – Por Carlos Eduardo Esmeraldo


Vida de professor, hoje em dia, não é nada fácil! Já vai longe o tempo em que o professor era respeitado pelos seus alunos, com o mesmo nível de consideração e devoção reservado aos próprios pais. Época em que alunos eram verdadeiros discípulos e o professor, antes de tudo um mestre a dividir o saber com seus pupilos. Hoje não; o pobre do professor além dos baixos salários, carga horária estafante, ainda enfrenta um bando de jovens desinteressados, alunos de cara feia, mal-educados desde o berço, alguns deles drogados, quando não armados até os dentes.

Às vezes, eu imagino o que seria dos pequenos estudantes do Século XXI, se porventura voltassem as normas disciplinares que existiam na época em que a minha mãe estudava nas escolas primárias do Crato. Aí pelos idos de 1910, há um século, portanto, todo dia de sábado havia a sabatina. Nada mais era do que uma argüição oral que o professor, de palmatória em punho, fazia aos alunos sobre todo o conteúdo ministrado durante a semana. Aquele que não soubesse responder, outro aluno era solicitado a passar um quinau, isto é fazer a correção daquilo que o colega não soubera. Se por ventura acertasse a resposta, era autorizado pelo mestre a aplicar certo número de “bolos” na palma da mão do coleguinha relapso. Se errasse, os dois recebiam do próprio professor a merecida sova.

Mas tal sistema disciplinar não era nem de longe, comparado ao que existia na Alemanha de 1785. Famosa pela rigidez de comportamento de seu povo, àquela época, o professor alemão ministrava suas aulas com um comprido e espesso cipó encostado a um canto da parede. Se algum aluno não soubesse a lição ou se comportasse de maneira inadequada era solicitado a retirar a camisa, ajoelhar-se e receber algumas lapadas nas costas.

Certo dia, um professor da cidade de Brunswick, não desejando surrar seus alunos de apenas oito anos, impôs a eles um terrível castigo, em troca de umas boas e merecidas cipoadas. Eles somente seriam liberados da sala de aula, após somarem os cem primeiros números naturais, isto é: um mais dois, mais três, mais quatro, até chegar a cem. Seria uma operação demorada para qualquer adulto, imagine para crianças já sentindo as agruras da fome a lhe roer o diminuto estômago. Menos de cinco minutos depois dessa ordem, um garotinho franzino, levantou-se e disse ao professor: “o resultado é 5050”. “Como você descobriu isso, meu filho?” Aquela criança lhe mostrou uma pequena fórmula que havia descoberto, antes de muitos matemáticos famosos daquela época: a soma dos termos de uma Progressão Aritmética.

Reza a lenda que o professor tirou a camisa, pegou o vergalhão, entregou àquele pequeno aluno, ajoelhou-se e disse para a classe: “Hoje eu estou diante de um gênio! Meu filho tome esta vara e bata nas minhas costas! Bata quantas vezes você quiser!” Não há registro histórico se aquele aluno surrou seu professor, para alegria dos seus coleguinhas. Mas ganhou do diretor da escola, uma bolsa de estudos que lhe possibilitou doutorar-se em Matemática, anos mais tarde.

Ah sim, antes que eu me esqueça! Qual era o nome daquele pequeno gênio? João Frederico Carl Gauss, um dos maiores matemáticos de todos os tempos. Responsável entre tantos feitos, pelo desenvolvimento da “Teoria dos Números”, da demonstração do “Teorema Fundamental da Álgebra”, e da famosa “Curva de Gauss”, para correções de dados estatísticos.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Mais uma afronta à cidadania: Genoino, réu no Supremo por corrupção e formação de quadrilha, é condecorado pelo ministro da Defesa e ganha Medalha


NO PAÍS DA CORRUPÇÃO, TEM MEDALHA !


O jornalista Ricardo Setti, em seu blog, chamou atenção para um importante assunto que passou meio despercebido pela chamada grande imprensa: o fato do ex-deputado José Genoino ter sido agraciado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, com a Medalha da Vitória. Esse tipo de honraria não é para qualquer um. Vejam o que diz o decreto presidencial que criou a condecoração:

“Art. 1º Fica criada a Medalha da Vitória, em reconhecimento à atuação do Brasil em defesa da liberdade e da paz mundial, em especial na II Guerra Mundial.

Art. 2º A Medalha da Vitória poderá ser conferida aos militares das Forças Armadas, aos civis nacionais, aos militares e civis estrangeiros, aos policiais e bombeiros militares e às organizações militares e instituições civis nacionais que tenham contribuído para a difusão dos feitos da Força Expedicionária Brasileira durante a II Guerra Mundial, participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País, integrado missões de paz, prestado serviços relevantes ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.”

Por gentileza, que alguém explique onde José Genoino está enquadrado aí acima, para merecer a medalha.

Como o jornalista Ricardo Setti destacou, o ex-deputado José Genoino, assessor do ministro Nelson Jobim, é réu do escândalo do mensalão, tendo sido denunciado pelo procurador-geral da República pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. A denúncia foi aceita pelo Supremo Tribunal Federal e está em processo de julgamento.

A nomeação de Genoino para assessor do Ministério da Defesa já foi um escárnio. Mas a condecoração é muito mais grave, é uma ofensa à cidadania, um desacato a quem realmente merece a Medalha da Vitória e nunca recebeu.

Fica parecendo que as autoridades brasileiras fazem questão de tripudiar sobre o cidadão, de mostrar quem manda neste país, de exibirem poder e demonstrarem menosprezo pela opinião pública. Decididamente, não têm pudor. Aliás, Francelino Pereira, já ia esquecendo: Que país é esse? Ora, meu amigo, é o país do dólar na cueca e do corrupto condecorado.

Carlos Newton
Foto ilustrativa - Site Kibeloco.com.br

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30