xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/05/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 maio 2011

A Reforma do Canal não pode ser usada como MOEDA ELEITORAL DO GOVERNO !


Não pensem que nos esquecemos desse artigo aqui...


A TÁTICA DE SUCATEAR O CRATO E VENDER NO QUILO...

Os 4 Milhões que o prefeito Samuel Araripe conseguiu a duras penas em Brasília poderão ajudar a eleger o seu opositor, o candidato imposto pelo Governador Cid Gomes ???

Quem acompanha o desenrolar das coisas aqui no Crato, já deve ter observado para onde a coisa está indo: No dia 28 de janeiro, uma tromba Dágua caiu sobre o Crato, destruindo grande parte do canal do Rio Grangeiro. O prefeito e sua equipe trabalharam dia e noite num projeto emergencial e foram à Brasília na mesma semana procurar o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, em audiência marcada pelo Dep. Federal Arnon Bezerra. O ministro liberou prontamente 4 milhões de reais para as obras emergenciais do Crato, com base no projeto apresentado, que caíram numa conta do Banco do Brasil. E o que são obras emergenciais ? É por exemplo, salvar o que ainda resta das pontes, que estão para cair, é reforçar as paredes, é cuidar das famílias desabrigadas. Esses 4 milhões eram para isto. Depois seria batalhar pela obra definitiva, algo que aos valores de hoje, gira em torno de 60 milhões de reais.

Briguinhas de cá e de lá, falatórios na imprensa, eis que o Governo do Estado acabou "passando a mão no dinheiro", e é quem irá trabalhar mesmo na parte emergencial das obras do Canal do Rio Grangeiro. Em tese, a verba que veio para a cidade, foi "desviada" ( em certo sentido ), para o controle do estado, que agora faz o que bem quer com o dinheiro, e na hora que bem entender.

A questão toda é: Estamos num ano pré-eleitoral. Sabemos que o governador Cid Gomes já se pronunciou abertamente até em Jornal, na coluna da jornalista de "O povo" sobre apoiar o opositor ao prefeito Samuel Araripe, o candidato Sineval Roque à Prefeitura do Crato, que mal pode esperar para sentar-se na cadeira do salão nobre ( deve sonhar com isso dia e noite ). E se não for o Sineval o candidato do governador, certamente que será outro, até porque apoiar o candidato do prefeito Samuel Araripe, é impensável ( PSDB ).

O que certamente irá acontecer pelo andar da carruagem, é que essas obras irão se arrastar e já estão atrasadas (vejam por exemplo, o Centro de Convenções que se arrasta, teve até as obras paralisadas ). As obras do canal irão se arrastar de forma a serem inauguradas provavelmente num tempo MUITO HÁBIL para que o governador venha ao Crato inaugurar e dizer: "Eu Fiz, votem no meu candidato", e o povo do Crato, tolo como sempre, irá acreditar que tudo isso aconteceu por obra e graça do espírito Santo.

É preciso que os Cratenses que tem um QI acima de 50, não caiam nas artimanhas daqueles que cobiçam a prefeitura do Crato hoje, e já preparam há muito tempo o terreno, promovendo o sucateamento da nossa cidade, levando o que há de bom daqui para outras cidades ( Não estamos esquecidos do SESI, nem de outros órgãos que foram sucateados, que tiveram o aval e a mão daninha de alguns aí para levarem para outras cidades ).

A Tática para conquistar o Crato hoje, é a mesma tática usada pelos invasores da antiga Atenas, na Grécia, é sugar, quebrar e vender aos pedaços, pra ficar mais barato. Só que aqui alertamos o povo do Crato para essas manobras maquiavélicas e eleitoreiras, para que não caiamos no conto daqueles que por anos, negaram recursos, atrasaram obras, e sucatearam nossa cidade, para depois virem aqui empurrar qualquer um como candidato e fazer descer sem cuspe e sem descência, pela garganta muda dos Cratenses !

Em tempo: Cadê os 28 milhões que o Governador prometeu para a reforma da Expocrato ?
Ah já sei! só sairá quando o seu "pupilo" for o prefeito do Crato...


Obras Paralisadas no Crato

A população do Crato precisa saber o que está acontecendo com as obras de responsabilidade do Governo do Estado no nosso Município:

1.) CENTRO DE CONVENÇÕES: Paralisada em setembro de 2010
2.) GINÁSIO COBERTO DA URCA: Paralisada em novembro de 2010.
3:) ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: Deveria ser Inaugurada em novembro de 2010, Encontra-se sem data para a inauguração
4) PRAÇAS CENTRAIS DO CRATO, Projeto em analise dede 2005
5) ENCOSTA DO SEMINÁRIO. Projeto em analise desde de 2005
6) ESTRADA DA SANTA FÉ. Projeto em analise dede fevereiro de 2009
7) OBRAS EMERGENCIAIS DO CANAL DO RIO GRANJEIRO. em 18 de fevereiro o ministério da integração nacional autorizou o credito de R$ 4.000.000,00 na conta da Prefeitura. Em 21 b de fevereiro o mesmo Ministério anulou o crédito da conta da Prefeitura e mandou creditar o mesmo valor na conta do Governo do Estado, conforme publicações no diário oficial da união. Até a presente data nada foi construído.
8) POLICLÍNICA A que seria construída no Crato foi transferida para o Município de Campos Sales
9) EXPÔ-. Em 14 de julho de 2009 conforme audiência pública presidida pelo representante do Ministério Públicoi entregue ao representante do Governo do Estado, pela Prefeitura estudos para construção do novo parque no valor de R$ 25.000,000,00- até hoje o Governo do Estado não se manifestou.
10) ATERRO SANITÁRIO. Os Prefeitos dos Municípios de Farias Brito e Caririaçu, aceitam a construção dessa obra naqueles municípios. O Governo do Estado insiste em construir o referido aterro no Município do Crato, mesmo os tecnicos da prefeitura provando que o solo do nosso município é improprio para a construção de aterro sanitário.

Pergunta-se: porque o Governo do Estado está agindo dessa forma. A quem interessa essa situação? cabe ao povo do Crato refletir e tirar a sua conclusão.

"Apesar de você, amanhã há de ser outro dia" ( Chico Buarque de Hollanda )

Por: Dihelson Mendonça

IFCE Campus Crato informa evento acadêmico


Notícia pra quem acredita em Conto-de-Fadas: O Corpo de Bin Laden foi jogado ao Mar, diz os Estados Unidos

Marinha_americana

NE – Essa noticia é para as pessoas que acreditam em fadas e duendes. Esse vai se tornar um daqueles misterios que nunca iremos desvendar, como a morte de Hitler. Na verdade, muitos afirmam que Bin laden não foi morto nessa operação, e que isso tudo é uma cortina de fumaça.

Santiago do Chile, 2 mai (EFE).- O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, afirmou nesta segunda-feira que o fato de terem lançado o corpo do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, ao mar “lhe parece razoável”. “Me parece razoável atirar o corpo de Osama ao mar. O problema de manter o corpo complica porque se enterrá-lo, muita gente vai buscar o túmulo”, explicou Insulza em declarações ao jornal “La Segunda”. “Mas eu não julgo, simplesmente faço uma conjetura que provavelmente seja essa a razão e me parece razoável”, esclareceu o secretário-geral da OEA, que se encontra em Santiago do Chile após participar da cúpula mundial de Davos, no Brasil. Insulza argumentou que seguramente o comando capturou o corpo para verificar sua identidade, mas que uma vez feito isso, e provavelmente com documentos e com testemunhas, tomaram a decisão de atirá-lo ao mar. O secretário-geral da OEA ressaltou que o que Osama bin Laden fez “não foi um homicídio comum, foi um massacre de milhares de pessoas, no coração de um país”, em alusão à destruição das Torres Gêmeas, em Nova York no dia 11 de setembro de 2001. EFE mc/mw

EFE – Com informações de R7

Lançado o site "A História do Cariri"


Originalmente publicada no dia 24 de maio

http://1.bp.blogspot.com/-91kzIuRyk5A/Tdr8sBwkSrI/AAAAAAAAXT4/c5Snn7Ltu1U/s1600/historia_do_cariri.jpg


Há 6 anos atrás nascia o Blog do Crato, o primeiro website dedicado a uma cidade cearense ( e talvez do Nordeste ). 3 milhões e 400.000 acessos depois, cerca de 18.000 artigos já escritos, em maio de 2011, temos a satisfação de lançar o site "A História do Cariri", um repositório de dados, artigos, fotografia e tudo que se relaciona à história do Cariri cearense. Esperamos que o novo espaço sirva para pesquisas, e para todos aqueles que se interessam em conhecer a região do Cariri.

Inicialmente, adicionei como escritores, diversos professores e cronistas do Cariri, que têm intimidade com a nossa história, a saber: Armando Lopes Rafael, Carlos Rafael, Wilton Dedê, Cacá Araújo, Claude Bloc, Emerson Monteiro, Antonio Correia Lima, Edilma Rocha, José Cícero, Roberto jamacaru, Pachelly Jamacaru, e Manoel Severo ( dentre outros que me falha a memória no momento ). Outros escritores virão depois, mas nesse site, prezamos muito a seriedade e o conteúdo. Não é um site de bate-papos nem de variedades, e os escritores precisam ter uma história de vida relacionada ao ensino e ao estudo da História do Cariri, além de já haverem escrito vários artigos sobre o assunto.

O site já está no ar e com domínio próprio definitivo:


Espero poder contribuir para enriquecer o seu conteúdo, trazendo aos poucos, as centenas de artigos que nossos outros escritores já postaram acerca da História do Cariri nos outros Blogs e sites. O trabalho, certamente servirá para enaltecer e manter sempre acesa a chama da nossa história, das tradições e da cultura caririense.

Artigos sobre a História do Cariri por outros escritores renomados serão sempre bem-vindos, e quem tiver algum artigo que julgue útil para enriquecer o conteúdo, estamos à disposição no e-mail: blogdocrato@hotmail.com

Dihelson Mendonça

Uma crônica para o Abriu - Por: Manoel Severo



Nossos antigos e novos preconceitos , literalmente de pernas pro'ar...


Quando uma a pausa na apresentação "Game Off Skate" nos trouxe a inusitada e maravilhosa apresentação do cordel e da poesia popular, fiquei incrivelmente espantado e verdadeiramente encantado! Todas as tribos ali mesmo no anfiteatro do Centro Cultural do Araripe, festejando a verdadeira festa da juventude, meninas e meninos de todas as idades , cores e pensamentos, celebravam a vida, seus sonhos, a esperança. A união perfeita entre todas as manifestações da alma juvenil, a poesia da origem convivendo harmoniosamente com a poesia das ruas, foi uma experiência dificil de esquecer.

Por esse motivo não poderia deixar de trazer aos amigos o meu verdadeiro sentimento com relação a este evento que me toca profundamente que é o "Abriu para Juventude". Uma iniciativa de uma felicidade ímpar; em sua terceira edição, possibilita e provoca um conjunto de percepções e interações poucas vezes vistas, entre o que sente e pensa, o jovem de nossa cidade.

Logo na primeira noite, no Teatro Salviano Arraes Maia, tivemos um debate extremamente qualificado envolvendo a temática principal do evento: "Corpo e Consciência". Por mais de duas horas tivemos representantes de várias juventudes, como também do poder público e da sociedade civil; e aqui destaco, José Flávio, Alexandre Lucas, Diego Cidrim, Cláudio Reis, André Saraiva e Júlio Cesar Filho; pensando e dialogando, sobre este grande desafio que é ser jovem, ter voz, ter vez, corpo e consciencia. Uma das coisas que me chamou a atenção, pois não é comum para homens públicos; foi a presença do prefeito do Crato, Samuel Araripe, durante todo o evento; ouvindo de forma humilde e contribuindo com o debate de forma segura e lúcida, enriquecendo sobre maneira o momento; acabou saindo com o "apagar das luzes".

A presença do Presidente Nacional da CUFA, Preto Zezé e o lançamento do espetacular documentário "Fortaleza Noiada" trouxe um ingrediente forte na direção dos rumos da luta contra as drogas; o Crack preponderantemente já é a maior mazela da sociedade moderna e atua fortemente a partir do universo jovem, apesar de não escolher idade, sexo e condição social. Preto Zezé, do alto de sua experiência de anos lidando com movimentos comuntários e de periferia; trazendo para a vida aqueles já sem esperança; provocou que só haveria luz no fim do túnel se houvesse uma grande união e cruzada de todos para resgatar e proteger nossos jovens desse flagelo.

A dança, a música, a festa, o encontro, a celebração, o corpo e a consciencia; foram presenças marcantes durante as duas noites restantes do Abriu para Juventude. O Centro Cultural do Araripe era o caldeirão central de todo o sentimento, muitas vezes reprimido por boa parte daqueles jovens, e ali, era como coração de mãe: Sempre cabia mais um... e havia espaço para todos, a harmonia era a tônica, a pluralidade a ordem.

Por entre os insides e rimas do Rap e do Break, sob a sinfonia do xaxado e do coco, me parei pensado: "Caramba esse meninos e meninas estão muito a frente de todos nós!" E realmente esse era meu sentimento, como imaginar a convivência inteligente e criativa, com qualidade, entre a cultura Hip Hop e a cultura Popular, nossa, nordestina? Entre o talento e beleza do skate e a magia do cordel? Entre o esporte radical e a arte da contemplação... E foi isso exatamente o que vimos durante os tres dias de Abriu para a Juventude. Luiz Gonzaga, Marinêz, Anicetos e Reizados, cantados e dançados nas ruas, pelas ruas, trazendo uma verdadeira apoteose de sentimentos que nascia do mais sincero sentimento do que podemos chamar de cultura nossa de cada dia.

Uma cena ficou em minha memória: O olhar de um desses anônimos meninos de nosso Crato. Em determinado momento, um garotinho, talvez não tivesse mais que 12 anos, segurando um outro menor pela mão, esse talvez tivesse uns 9 a 10 anos; estavam bem ali, no centro do "caldeirão" das Rffsa, e seus olhos com um brilho sem fim, como querendo sair de órbita, não sabiam por onde começar, diante de tanta festa, luz, cor e harmonia, de um lado um palco com as bandas originalmente feita por jovens, do outro lado todas as emoções do Motocross, do outro a magia do Skate, do outro as batidas fortes e envolventes da música eletrônica e do alto do paredão da escalada, parecia que o Deus da praça, o nosso Cristo Redendor, parecendo uma imagem santa de Grafite, abençoava a todos. Parabens Crato, mas sobretude, parabens juventudes, vocês foram responsáveis por tudo isso.

Obrigado WB por pegar "emprestado" seu olhar a partir de suas fotos.

Por:Manoel Severo

.

João Paulo II, devoto de Jesus Misericordioso – por padre Sílvio Rodrigues Roberto (*)


J
oão Paulo II foi, sem dúvida, o Papa da Divina Misericórdia. Não é por coincidência, mas sim pela Providência Divina, que ele faleceu no sábado, 2 de abril de 2005, vésperas do Domingo da Divina Providência, comemoração que ele mesmo havia instituído. Pela mesma Providência, ele está sendo beatificado neste 1º de maio de 2011, domingo em que se comemora esta festa. Em seu Diário, Santa Faustina anotou as seguintes palavras de Jesus: “Amo a Polônia de maneira especial e, se ela for obediente à minha vontade, eu a elevarei em poder e santidade. Dela sairá a centelha que preparará o mundo para minha vinda derradeira”. Os devotos da Divina Misericórdia veem em João Paulo II a concretização dessa profecia. A partir deste 1º de maio de 2011 poderemos dizer para sempre: Bem-Aventurado João Paulo II, Papa da Misericórdia, rogai por nós!

(*) Padre Sílvio Rodrigues Roberto é diretor do Apostolado da Divina Misericórdia


Em Crato

O Cura da Catedral de Nossa Senhora da Penha, padre Francisco Edmilson Neves Ferreira, mandou confeccionar um grande banner com a foto do Beato João Paulo II e a colocou no frontispício da Sé de Crato, como homenagem e participação dos católicos cratenses nesta festa pela beatificação do Papa da Misericórdia. Parabéns pela iniciativa, padre Edmilson!

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 03 de Maio de 2011


Grupo de pesquisadores participa de workshop Sociobiodiversidade do semiárido Brasileiro na URCA

Aconteceu na manhã de ontem, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), o workshop Sociobiodiversidade do semiárido Brasileiro: oportunidades de pesquisa orientadas para a conservação e uso sustentável. O evento foi realizado através de parceria entre pesquisadores do Mestrado de Bioprospecção Molecular da URCA e da Universidade Rural de Pernambuco e teve a sua abertura com a palestra Rede de Investigação sobre biodiversidade e saberes locais, com dr. Ulysses Albuquerque (UFRPE), dra. Elcida Araújo (UFRPE) e dra. Natalia Honazaki (UFSC). Vários grupos de pesquisa realizaram debates e apresentaram projetos em execução, por meio do Núcleo de Pesquisa em Ecologia, conservação e potencial de uso de recursos biológicos do semiárido do Nordeste do Brasil. À tarde também foram apresentados projetos em execução na região da Flona do Araripe, com a equipe de pesquisadores do Laboratório de Etnobotânica Aplicada (LEA), da UFRPE. Todas as discussões estão inseridas no projeto Sociobiodiversidade do semiárido Brasileiro: oportunidades de pesquisa orientadas para a conservação e uso sustentável.

Pesquisadora apresenta percursos sobre projeto de pesquisa

Será realizada no próximo dia 05, às 19 horas, na Sala de Vídeo da URCA, com a Dra. Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro (Letras/URCA), conversa sobre os percursos de suas pesquisas que resultaram no livro “O Discurso Religioso na Literatura de Cordel de Juazeiro do Norte”, e na tese “A Besta-Fera, o Padre Cícero e o Juazeiro do Norte: O Discurso Político no Folheto de Cordel”, laureada com o prêmio “Mais Cultura” do MinC (categoria Pesquisa em Literatura de Cordel), em 2010.

Abertas inscrições para Especialização em Língua Portuguesa e Arte/Educação

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa-PRPGP, juntamente a Coordenação do Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Arte/Educação informam aos interessados que estão abertas as inscrições para nova turma a funcionar em Juazeiro do Norte, Campus Pirajá, com duração de 16 meses de aulas presenciais, sendo um final de semana por mês. As aulas terão inicio no dia 27 de maio de 2011.

Público alvo: alunos graduados em letras ou áreas afins. Carga horária: 480 H/A
Inscrições: 40,00 (quarenta reais). Valor da mensalidade: R$ 120,00 (cento e vinte reais)
Local de realização das aulas: URCA-Campus Pirajá-Juazeiro do Norte. Informações: (88) 8804-0563/(88) 9977-8846 Auxiliadora (88) 9962-0706 Irinéia.

Turma de Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde está sendo formada

Encerrada, no último dia 30, a 5ª Turma do Curso de Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde. Na ocasião, houve pronunciamento da Coordenadora do Curso, Profa. Ms. Eglídia Vidal e Coffee Break oferecido pelo curso. A 6ª turma está em processo de formação.

Inscrições de Especialização em Desenvolvimento Regional até 20 de maio

Estão sendo realizadas de 02 a 20 de maio as inscrições para o Curso de Especialização em Desenvolvimento Regional, promovido pelo Departamento de Ciências Econômicas. Mais informações, tratar com Gilvânia pelos telefones: (88) 3102.1210 Ramal 2314 ou 9944/4357, no horário das 14 horas às 20 horas.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeitura de Iguatu reajusta salário dos professores em 15,85% retroativo a janeiro deste ano


Reuniao_com_professores_iguatuOs professores da rede municipal de ensino de Iguatu tiveram reajuste de 15,85% nos seus vencimentos, retroativo a janeiro deste ano. O anúncio foi realizado pelo prefeito Agenor Neto, durante uma reunião com mais de 500 profissionais, no pátio externo do Sebrae, neste sábado, 30.

Durante a reunião também ficou definido que todos os profissionais que realizam atividades pedagógicas aos sábados também serão contemplados com melhorias em seus vencimentos. Para cada sábado trabalhado, o professor que tem 100 horas vai receber um adicional de R$ 25 reais, e R$ 50 reais para quem tem 200 horas.

O reajuste salarial já começou a ser pago nesta segunda-feira, 02, e no próximo dia 16 deste mês, todos os professores da rede municipal estarão recebendo as diferenças salariais juntamente com os adicionais das atividades pedagógicas dos meses de janeiro, fevereiro e março, um valor estimado em cerca de R$ 465 mil. De acordo com o prefeito Agenor Neto, esse reajuste de 15,85% é o máximo que o município pode conceder, embora ache que os professores sempre mereçam muito mais, no entanto ele afirma que a sua administração vem investindo muito além do que é exigido pela lei.

“Somente no ano passado nós investimos um percentual equivalente a 30,28% de recursos próprios do Tesouro Municipal. Eu entendo que estou cumprindo a minha obrigação, e se eu pudesse ter investido mais com certeza o faria, porque repito, eu não vejo o desenvolvimento de um município, nem do estado e nem do país, se não for investindo fortemente na educação”, disse Agenor Neto.

Iguatu Notícias – Via Lindomar Rodrigues – Jornalista – Colaborador

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - 43 açudes estão sangrando no Ceará


Oros5Dos 134 açudes monitorados pela Companhia De Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em parceria com O DNOCS, 47 já sangraram em 2011 e 43 permanecem sangrando. Os dois últimos reservatórios que atingiram a capacidade máxima foram: Açude Pacajus e Açude Acarape do Meio, ambos pertencentes as Bacias Metropolitanas. No momento 15 reservatórios estão acima de 90% e os cinco mais próximos de sangrar são: Trussu (Iguatu- Bacia Alto Jaguaribe), Prazeres (Barro – Bacia Salgado), Santo Antônio de Aracatiaçu (Sobral-Bacia Litoral), Gomes (Mauriti-Bacia Salgado) e Catucinzenta (Aquiraz-Bacias Metropolitanas). Os dois açudes Prazeres e Gomes na Bacia do Salgado, estão prestes a sangrar pela segunda vez.

O acúmulo dos 134 reservatórios estão com 76,46%, o que representa
13.818 bilhões de metros cúbicos, dos 18.073 bilhões de metros cúbicos
da capacidade total do Estado do Ceará.

Assessoria de Imprensa da Cogerh

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - 2º Fórum de Segurança Pública e Lideranças Comunitárias do Cariri acontece dia 5

Seguranca-publica

Será realizado no dia 5 de maio, no Teatro Salviano Arraes Saraiva, o 2º Fórum de Segurança Pública e Lideranças Comunitárias do Cariri. O evento, segundo os organizadores, tem como base os princípios da Constituição, que diz que a ‘segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos’. O evento será realizado por meio do Conselho Comunitário de Defesa Social. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, estará participando da abertura, às 9 horas, e a primeira palestra será do prefeito do Crato, Samuel Araripe. Em seguida, acontece a palestra com o Tema: “Pacto de Enfrentamento à Violência”, com a Defensora Pública, Dra. Karina Matos. O debatedor será Dr. Tulio, Defensor Público do Juizado da Mulher. A segunda palestra será sobre “Segurança Pública no Cariri”, com o Cel-PM Francisco José Bezerra, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará – SSPDS. O debatedor será José Hermano, Presidente da Comissão Direitos Humanos da OAB, Crato. O evento contará, após as palestras, com um debate entre os participantes e na parte da tarde serão formados grupos de trabalho, apresentação dos Temas pelos Grupos de Trabalho e elaboração de documento final.

Com informações da Assessoria de Imprensa – PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Justiça nega habeas corpus a acusado de integrar quadrilha que praticava assaltos no Interior


Mostra_foto_tribunalA 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) negou habeas corpus a Francisco Eudes Oliveira de Farias, acusado de integrar quadrilha que praticava assaltos a bancos, casas lotéricas e agências dos Correios no Interior do Estado. A decisão, proferida nesta segunda-feira (02/05), teve como relator o desembargador Paulo Camelo Timbó.

O réu foi preso em novembro do ano passado, no município de Boa Viagem, distante 220 km de Fortaleza. Conforme os autos, policiais encontraram na casa de Francisco Eudes diversos armamentos, além de coletes à prova de balas e munições.

Em depoimento, o acusado confessou receber até R$ 700,00 para esconder as armas e fornecê-las à quadrilha que seria composta por mais de 20 pessoas. Alegando excesso de prazo na formação da culpa e ausência de requisitos legais para a manutenção da prisão, a defesa de Francisco Eudes ingressou com habeas corpus (nº 0101958-41.2010.8.06.0000) no TJCE.

Ao analisar o pedido, a 2ª Câmara Criminal denegou a ordem, acompanhando o voto do relator do processo. “Vê-se que, apesar do alargamento do prazo, não se configura o constrangimento ilegal, pois tal lapso é fartamente justificado pelas peculiaridades da causa, que a tornam bastante complexa”, afirmou o desembargador Paulo Timbó.

O relator disse ainda que a instrução processual vem transcorrendo regularmente, “não podendo ser atribuída culpa ao aparato judicial, motivo pelo qual a ordem merece ser denegada”.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do ceará


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30