xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/04/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 abril 2011

Meu Bairro:Centro do Crato...O Começo do Mundo é Aqui,o Final é na China-Wilson Bernardo.


O centro da cidade do Crato tem suas particularidades e seus termômetros políticos, assim como seus fuxicos, conhecido nacionalmente como a Praça Siqueira Campos. A sua concentração de diversas rodas de conversas, que envolvem politica, futebol, religião, vida alheia e seus tradicionais aposentados. Mas o centro não é somente isso, tem seus bares, e seu centro financeiro, concentrado em atacados e varejo. Não quis aqui destacar minuciosamente os seus pontos tradicionais, por isso optei por fotos abertas de locais conhecidos de todos em panorâmicas da cidade, seguindo assim um critério pessoal, esperando não gerar polemicas.


Panorâmica da Av.Duque de Caxias, que dá acesso ao centro e faz parte do centro


Prefeitura Municipal do Crato e o coração comercial do Crato



Centro cultural do Araripe


Banco do Brasil e sua estrutura moderna


Siqueira Campos de outro ângulo


Catedral da Santa Sé, como marco zero da cidade do Crato


Detalhe de suas torres e badalos


Wilson Bernardo (Fotografia & Texto)

Abriu Pra Juventude:Começa com Debates Entre o Corpo e a Consciência-Wilson Bernardo.


Noite de reflexões e embates do que seja desnecessário, e do que seja culturalmente inserido como origem cultural no que a periferia estimula atitudes de rua, inserindo sua arte marginalizada para os conceitualizadores, do que seja esteticamente correto e artístico. HIP HOP...Demarcar a cultura através de fronteiras, seria o mesmo do que suprimir a vontade natural dos rios com suas margens oprimidas pela velocidade do progresso urbano. A importância de um e de outro não cabe a ninguém delimitar, mas sim as vontades naturais do corpo e da consciência se manifestar, portanto digerirmos ou não, depende de conceitos estéticos, então cada tribo tenha suas atitudes e se manifestem politicamente corretos, entre o corpo e a consciência, e vamos produzir para que de fato, o mundo mude sua atitudes totalitárias de poder.


Cultura é respeitar o desejo de quem nunca é ouvido em suas percepções...As crianças!


Presenças do Vice Prefeito Raimundo Filho, o pref. Samuel Araripe e a Primeira Dama Mônica Araripe

Cultura de ruas dentro das escolas e crianças engajadas: Proj. da Esc.Dom Qintino


Na abertura do Abiu Pra Juventude palavra da Sec.de Cultura do Crato Daniele Esmeraldo


Palavras de estímulos do Prefeito Samuel Araripe


Roda de debates de influencias politicas culturais, influenciando o corpo e a consciência


O contundente ativista cultural Alexandre Lucas responsabiliza a sociedade civil artística pela empática desarticulação dos mesmos, engajar-se é ter atitudes, o estado é apenas um complemento de recursos.


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Traduções Cariris! No CCBNB-Cariri.


Hoje, a gente está comemorando com o show TRADUÇÕES CARIRIS  os anos que são 05 de atividades do CCBNB-Cariri. Abidoral Jamacaru, João do Crato, Zabumbeiros Cariris ( Amélia , Harllen, Diego, Darlan, Evânio e Luciano Brainer) e eu (Luiz Carlos Salatiel), com o acompanhamento perfeito da banda: Ibbertson Nobre (teclados), João Neto (Contra-Baixo) e Saul (bateria), faremos um espetáculo bem representativo das nossas variações interpretativas da musicalidade caririense. A partir das 19 horas, no teatro do CCBNB-Cariri - em Juazeiro do Norte, estaremos lá esperando o seu aplauso!

A PRINCESA E O PRÍNCIPE ENCANTADO - Por Edilma Rocha

Nas mais simples famílias por todo o mundo, quando nasce uma menina, é aclamada uma "Princesinha". Todas nós fomos  aos nossos modos as princesas dos nossos pais.
A imaginação de criança criada através das histórias de "Branca de Neve" e da " Bela Adormecida", moldaram aos poucos nos nossos corações a imagem do "Príncipe" que chegaria um dia em seu cavalo branco. O sonho de amor na figura daquele "Príncipe Encantado" que casariam e seriam felizes para sempre. No coração das adolescentes a busca nos rapazes mais comuns da figura tão esperada. Algumas encontraram esse amor sonhado, mas outras, mesmo na meia-idade ainda suspiram por este maravilhoso encontro.
Os tempos mudaram e as Princesas se tornaram mulheres executivas e independentes. Os Príncipes não viraram sapos, mas alguns se tornaram vilões, cafajestes ou até Gays.  Raros os casais que viveram os sonhos de Príncipe e Princesas  e foram felizes para sempre.
Por todas as últimas semanas as notícias de um dos últimos dos Contos de Fadas tomou conta dos noticiários mundiais através dos jornais, revistas, tvs e Internet, o casamento do herdeiro do trono Britânico que se repete a cada 30 anos. A Princesa Elizabeth casou-se com o Príncipe Philip em 1947, em 1981 o Príncipe Charles casou-se com  Lady Diana. Agora, passados 30 anos, é  William filho de Charles e neto da rainha Elizabeht que  recebe a mão da plebeia Kate Middleton. E o mundo assiste a nostalgia ou a reminiscência do Conto de Fadas.
_ Será que estes casamentos reais mexem com os sentimentos das pessoas ?
_ Quem um dia não quis ser uma "Cinderela" ?
_Qual menino não quis ser "Artur" ?
_ Será a volta do Conto de Fadas ?
Só sei que esta Celebração Majestosa o mundo inteiro acompanha no dia de hoje.
A filha de um programador de voo e de uma comissária de bordo é hoje a Princesa de Windsor. Se conheceram na Faculdade e estudaram juntos e têm muitos amigos em comum. Ela é formada em História da Arte e pode ao longo de sete anos e meio de namoro aprender os protocolos da realeza Britânica. Kate, a plebeia com seus lindos cabelos castanhos, 29 anos de idade, 1,78 cm de altura, longas pernas e um corpo modelado pela ginástica e pelo ténis, fisgou o seu Príncipe durante um desfile de moda beneficente realizado na Universidade de St. Andrews, na Escócia.
William, piloto de busca e resgate da Fôrça Aérea é conhecido como uma figura sensata e de um exemplo positivo, qualidades importantes para um futuro rei. Sob o olhar do mundo, em sua redoma de vidro, lutou para adaptar-se as mudanças que aconteceram fora dos muros do Palácio de Buchingham.
Hoje, na Abadia de Westminster foi modificado o destino da família real Windsor. O Conto de Fadas em dois atos, do Palácio de Buckingham para a Abadia de Westminster, Kate Middleton realiza o sonho de todas nós e vira "Princesa" para ser feliz para sempre...

Edilma Rocha 

Forró de Plástico – A Polêmica continua, sobre as declarações de Chico Cesar entre as Bandas de Forró do Ceará

Chicocesar700

FORRO DE PLASTICO – A POLÊMICA CONTINUA NO NORDESTE

Junho ainda nem bem se anuncia e a polêmica já corre solta no roteiro do São João nordestino. Na Paraíba, o cantor e compositor Chico César, titular da Secretaria da Cultura, soltou o verbo e disse que não gasta dinheiro público com o que chama de ”forró de plástico”. A polêmica respingou no Ceará. Terra de consagradas festas juninas, como a de Campina Grande, a Paraíba, na gestão do cantor e compositor Chico César na Secretaria da Cultura, entra em conflito com o mercado do forró (FOTO DIVULGAÇÃO) Terra de consagradas festas juninas, como a de Campina Grande, a Paraíba, na gestão do cantor e compositor Chico César na Secretaria da Cultura, entra em conflito com o mercado do forró (FOTO DIVULGAÇÃO)

Na semana passada, o cantor, compositor e secretário da Cultura da Paraíba, Chico César, entrou para a lista dos assuntos mais comentados das redes sociais. Com a aproximação das festas juninas, uma das mais disputadas do seu Estado, ele declarou em nota que não iria contratar “bandas de forró de plástico e grupos sertanejos” para as comemorações.

“O Estado encontra-se falto de recursos e já terá inegáveis dificuldades para pactuar inclusive com aqueles municípios que buscarem o resgate desta tradição”, explicou. Alegando também questões como poluição sonora, alto custo das apresentações e irregularidades nas prestações de contas por parte das administradoras, Chico complementou que “nunca nos passou pela cabeça proibir ou sugerir a proibição de quaisquer tendências. Quem quiser tê-los que os pague”, disse.

Chico César citou ainda, como exemplo da falta de respeito à tradição da música nordestina, uma apresentação onde o músico Sivuca foi hostilizado pelo público. “Ele, já velhinho, tocava sanfona em vez de teclado e não tinha moças seminuas dançando em seu palco. Vaias também recebeu Geraldo Azevedo porque ele cantava Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em festa junina financiada pelo Governo aqui na Paraíba, enquanto o público, esperando a dupla sertaneja, gritava ‘Zezé, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver’”, desabafou. Apesar de algumas acusações de preconceito a um estilo musical, Chico acabou recebendo muitas palavras de apoio, inclusive do próprio governador paraibano Ricardo Coutinho (PSB) e da primeira dama Pámela Bório.

No Ceará

No Ceará, onde as festas juninas também geram expectativa no público, o assunto despertou polêmica. “Eu queria saber se ele sabe o que é plástico?”, rebateu o cantor e compositor Dorgival Dantas. Incomodado com as palavras de Chico César, ele preferiu sair em defesa dos artistas. “Inventaram esses apelidos de forró pé-de-serra, forró autêntico. Se não quer convidar uma pessoa para tocar, chama ela de lado e diga que não vai chamar. Pode ter certeza que os músicos que mais sofrem são os que aprenderam a tocar simples. Você conhece alguém que tenha tocado mais simples que Luiz Gonzaga?”, questiona ele, que taxou a atitude do paraibano de “safadeza, falta de atitude, covardia e besteira”.

O que é o Forró de Plástico

Já o presidente da Associação Cearense do Forró e proprietário da casa de shows Kukukaya, Walter Medeiros, discorda. “Não é papel do Estado financiar a desconstrução da cultura popular. E o maior financiador destas bandas de plástico é o Governo do Estado do Ceará”. Para ele, o Estado “desconstrói o que tenta construir” quando contrata “bandas que incentivam o machismo, a bebedeira e a prostituição infantil. “Eles inauguram espaços públicos com uma banda que chama as meninas de rapariga. Não entendo porque, até hoje, o movimento de mulheres não se manifestou”.

Waldonys segue nesta linha. “Eu acho que ele (Chico César) está cobertíssimo de razão. As pessoas que fazem música mais voltada para a cultura são sempre colocadas mais de lado”. Embora afirme que já adquiriu um respeito do público, o músico lamenta o pouco cuidado que existe por parte do poder público à cultura local. “O Férias no Ceará é um projeto maravilhoso que traz muita gente boa, mas deveria também dar mais notoriedade ao pessoal daqui, fazer um negócio mais eclético. Até porque as pessoas de fora querem ver a produção local. Tem muita gente boa aqui e as pessoas não conseguem enxergar. Mas, dizem que santo de casa não obra milagre”. Para ele, inclusive, a falta de espaço acaba por inibir novos talentos. “É uma coisa de mercado fechado. Tem uma coisa muito suja e eu fico assistindo de camarote porque já tenho um respeito. Mas, para as pessoas que estão começando, é muito mais difícil e não partir para o comercialzão”, diz.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Em declaração sobre os festejos juninos, o cantor e secretário de Cultura da Paraíba, Chico César, afirmou, causando polêmica, que não iria contratar bandas destoassem da herança musical nordestina, o que chamou de “forró de plástico”.

Marcos Sampaio O POVO

Crato e Quixadá: anotações - Por Emerson Monteiro


Término do Campeonato Cearense de Futebol de 2011. Ocupavam derradeiras colocações o Limoeiro, já rebaixado e sem apelação, pela contagem dos pontos, o Quixadá e o Crato, estes dois a medir forças, questão de poucos pontos. Na penúltima rodada, o Crato fora a Horizonte e, em noite memorável, com um gol de Marquinhos Portugal, vencera o Fortaleza, afastando-o de vez do quadrangular final que decidiria a competição. O Quixadá encontrara, em seu penúltimo jogo, na quarta-feira anterior, o Icasa, no Romeirão, em Juazeiro do Norte, abiscoitando, na oportunidade, três pontos inestimáveis, pelo placar mínimo, feito importante que lhe manteve as esperanças de preservação na série A. O Crato, com isso, ficara entregue aos recursos próprios de vencer a disputa de seu derradeiro jogo contra o mesmo Quixadá, domingo, no Estádio Mirandão, na Princesa do Cariri.

O espetáculo, assim posto, configurava tarde coletiva de tudo ou nada, no futebol interiorano. Reunião de suados esforços para sobreviver à degola e descer de nível nos times do Estado, de acesso difícil ano após ano; dois que descem, dois que sobem; série abaixo, série acima. Bom, no domingo, depois do meio dia, o tempo escureceu nas bandas do nascente e caíram chuvas fortes por mais de uma hora. Adiante, perto do jogo, o sol abriria sua claridade e o público chegou ao estádio a fim de torcer pelas hostes cratenses.

Os que compareceram, em número mediano e entusiasmado, de certeza, depositariam no armário das lembranças momentos inesquecíveis, a principiar pelas emoções ardorosas de um primeiro tempo do Quixadá resolvido, a todo custo, conservar o empate, resultado que, sobremodo, lhe favoreceria. Ao Crato Esporte unicamente interessava vencer, indo, por isso, à frente em sequência de tentativas concatenadas, infrutíferas, igualmente, no decorrer dos quarenta e cinco minutos iniciais. As equipes retornariam ao segundo tempo, Crato mostrando a boa aplicação de ataque e Quixadá bem posto em seu campo, a estratégia desenvolvida na primeira etapa, visando conservar o zero a zero com as unhas e os dentes.

Torcedores cratenses aguardavam as delícias de romper o furor dos nervos tensos. Gritos. Impaciência. Movimentações incontroladas. Energias efusivas que se derramariam aos borbotões no primeiro gol. O autor, aquele que também pusera de joelhos o lendário Fortaleza há poucos dias. Marquinhos Portugal entrara minuto antes e dos pés dele, aos três minutos, explodiram os pulos e a algazarra delirante, no estádio, em contagiante alegria. Destravavam-se os desejos acumulados o campeonato inteiro A sensação outra vez viria à tona, acrescentada, aos 18 minutos, quando Carlos Alberto recebeu acertado passe e concretizou o segundo gol, a reforçar nos presentes certezas positivas da vitória final.

O esquadrão do Quixadá sentiria o impacto dos dois tentos, desesperando-se em assaltos impetuosos à meta contrária, o que havia esquecido durante toda a partida, vítima das acomodações do empate favorável. Nisto, abalava a retaguarda cratense e concretizaria um gol preocupante aos 41 minutos, do atleta Lopes.

Esses instantes pareceram eternos. Abismados nas fixações de outras vantagens de placar que sumiram pelo ralo, em partidas nefastas, os cratenses receberam com apreensão o tento quixadaense, nuvens tais só desfeitas aos acordes estonteantes das comemorações do terceiro gol, em tacada à distância do atacante Djalma, guerreiro reconhecido nas várias ocasiões em que marcara com propriedade a favor do Crato. Nesse passo, os esplendores cresceram no riso cúmplice dos que comungaram a manutenção do Azulão da Princesa entre as esquadras da primeira divisão do Campeonato Cearense rumo à nova temporada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Exposição dedicada a Karimai hoje, Sexta-Feira no CCBNB Cariri

Karimai

Nesta sexta-feira, dia 29/04 às 19:00h, acontecerá no Centro Cultural BNB, uma exposição das telas de Luiz Karimai. Na oportunidade também acontece um show que é dedicado a esse grande homem , professor e amigo KARIMAI.

Via Daniel Walker e Renato Casimiro – Juaonline - Colaboradores

Professor de Fortaleza desabafa: Greve em Fortaleza – Porquê estou aderindo ?


GREVE DOS PROFESSORES EM FORTALEZA

Greve-dos-professores

NE – O Professor Djacyr Souza explica as razões que o levaram a aderir ao movimento grevista dos professores em Fortaleza:

No início tive várias razões para não aderir ao movimento grevista dos professores de Fortaleza. Em primeiro lugar por saber que a greve não é realmente para defender os direitos dos professores e sim para barganhar politicamente a posição dos grupos que comando hoje o Sindicato que está puxando a greve. Vale ressaltar que esta greve é inoportuna e não representa um verdadeiro sentido de luta dos trabalhadores em educação e dos trabalhadores em geral. No entanto, algumas posições e algumas formas de tratamento que são dados aos professores me fizeram refletir sobre qual o papel de nós educadores na conjuntura política hoje posta em prática por governos autoritários que antes bradavam por democracia e liberdade. No primeiro dia de aula tive uma surpresa e uma comprovação de que realmente não se respeita o professor nem o consideram com elemento motivador de uma nova ordem para nosso povo.

Ao sair de sala na hora do recreio fiquei surpreso ao ver que foi servido aos professores café sem açúcar, pasmem, sem açúcar e a justificativa da direção foi simplesmente de que não fora feito cota para comprar café,açúcar e água. Em que repartição pública e privada os funcionários tem fazer cota para tomar um simples cafezinho? Como podemos aceitar um tipo de tratamento deste? Por outro lado fui pressionado pela direção por ter liberado os alunos 5 minutos antes de acordo com o relógio da Escola que vive atrasado e parece não ser pertinente ao horário real de nosso país. Será que o fato de uma turma ser liberada 5 minutos antes provocaria caos na escola? Não posso aceitar esse tipo de tratamento a educadores que produzem, realizam seu trabalho e tem respeito com os alunos buscando seu crescimento e desenvolvimento. Não posso concordar com tipos de gestão destas que estimulam o autoritarismo , a delação e coloca profissionais contra profissionais levando profissionais da escola a assinar documentos contra colegas. Meu Deus onde estamos? Vale ressaltar que minha decisão de forma alguma será maneira de desrespeitar meus alunos que sempre respeitei e agi no sentido de garantir a todos ensino de qualidade e diferenciado do modelo autoritário posto em prática nesta Escola que tem por parte da direção boicotado todo tipo de ação para um ensino diferenciado do marasmo que aí está. Quantos projetos e campanhas não foram estragadas pela mão autoritária da direção e sua miopia pedagógica?

A greve não é apenas por salários como muitos pensam esta é pela dignidade que vem sendo perdida nos modelos de gestão impostas aos educadores onde a preocupação maior não é com a satisfação dos alunos e professores e sim com os privilégios que uma direção biônica pode causar. SOU PROFESSOR COM MUITO ORGULHO E COMPROMISSO, MAS JAMAIS PODERIA ACEITAR POSTURAS AUTORITÁRIAS DE DESRESPEITO A EDUCADORES, ALUNOS, PAIS E COMUNIDADE EM GERAL. ACHO QUE A GREVE DEVERIA SE ESTENDER A TODA COMUNIDADE ESCOLAR QUE É CLARAMENTE HUMILHADA E DESRESPEITADA POR ESTE MODELO ADMINISTRATIVO Estou firme na luta e se quiserem me punir como sempre tem sido uma característica do modelo Petista de Administrar e de seus capachos estou pronto… BLOG: caosnaeducacao.blogspot.com – Para Pensar: O TALENTO CUSTA CARO, AI DE QUEM O TEM ( OTTO LARA REZENDE) Peço humildemente a todos que lerem este artigo que repassem para que as pessoas conheçam como os educadores de Fortaleza tem sido tratados pela Administração Petista que traiu os sonhos dos educadores e está destruindo a educação em nossa cidade. Repasse e divulguem, por favor.

Professor Djacyr Souza

GREVE DOS PROFESSORES EM FORTALEZA

Mistura de etanol à gasolina poderá ser reduzida a 18%


Gasolina-3RIO E BRASÍLIA – O governo lançou hoje a primeira medida para evitar que no próximo ano a alta do preço do etanol se repita nas mesmas proporções deste ano. A presidente Dilma Rousseff editou Medida Provisória que aumenta em dois pontos porcentuais a margem da mistura de etanol anidro na gasolina. Até então, a margem variava entre 20% e 25% e agora passa a variar entre 18% e 25%.

Na prática, esta medida prevê que, no caso de os preços aumentarem acima do esperado, o governo lance mão da estratégia de reduzir a mistura e aumentar a oferta de etanol no mercado. Este ano, a alta no preço do açúcar fez com que os produtores destinassem mais cana para a produção desta commodity, reduzindo a produção de etanol. A escassez do produto provocou a maior alta que o etanol já registrou em sua história, fazendo com que consumidores migrassem deste combustível para o consumo da gasolina. Em consequência, a Petrobras teve de importar gasolina para atender a esta demanda extraordinária.

Com a capacidade de refino próxima do seu limite, a Petrobras pode sofrer perversamente as consequências indiretas da MP editada pelo governo federal. Isso porque a Petrobras conta com a mistura de 25% do etanol anidro à gasolina para atender o mercado doméstico com gasolina nacional. Se esta mistura for reduzida, pode ter que aumentar o volume de importação de gasolina.

A Medida Provisória editada pela presidente também autoriza que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) passe a regular o setor de etanol, agindo diretamente na fiscalização das usinas. O objetivo é evitar o risco de faltar o combustível e conter a alta constante do produto durante a entressafra da cana-de-açúcar. Os mecanismos para isso ainda estão sendo estudados pela ANP. A reguladora terá os próximos 120 dias para regulamentar o marco regulatório do etanol.

O governo também aproveitou a mesma medida provisória que tratou da adição de álcool anidro na gasolina para ampliar a atuação dos Correios. O texto permite que a empresa passe a atuar também na área de logística, serviços financeiros e digitais. O Palácio do Planalto não divulgou maiores detalhes sobre essas MPs. Os textos deverão estar presentes na edição de amanhã do Diário Oficial da União.

KELLY LIMA E LEONÊNCIO NOSSA – Agencia Estado

´Rama branca´ servirá de mastro do pau da bandeira – Antonio Vicelmo


Bandeira2Barbalha. Escolhida a árvore que servirá de mastro do Pau da Bandeira da festa de Santo Antônio, padroeiro de Barbalha. É uma espécie denominada popularmente de “rama branca”, que segundo o “capitão do pau”, Rildo Teles, mede 25 metros de altura e pesa cerca de três toneladas. “Esta é maior e mais pesada do que o mastro dos anos anteriores”, comemora Rildo Teles, esclarecendo que, quando a árvore é pequena, os carregadores reclamam.

Agora é aguardada a liberação do corte da árvore por parte do ICM-Bio que, no mês passado, ameaçou embargar o corte porque a Prefeitura, segundo o engenheiro ambientalista Pedro Carlos Augusto, não cumpriu o termo de ajuste de conduta que exige o reflorestamento da área. O corte está marcado para o dia 13 de maio. Durante a escolha do pau, foi feito, ainda, um geo-referenciamento das árvores que servirão de mastro para os próximos 10 anos. O secretário adjunto de Meio Ambiente de Barbalha, Marcos Maciel Torres, disse que “esse processo de geo-referenciamento será colocado no papel para ser entregue aos órgãos ambientais, mostrando que estamos fazendo previsões das árvores que serão cortadas num período de dez anos. Já temos um horto florestal e faremos um estudo técnico, juntamente com o Instituto Chico Mendes, e plantaremos árvores nativas que sejam propícias para a área”.

O professor Josier Ferreira, representando a Universidade Regional do Cariri (Urca), disse que a preocupação com o meio ambiente está sintonizada com o tema da Campanha da Fraternidade que, este ano, tem como objetivo defender a vida no planeta. A festa de Santo Antônio também faz referência à campanha, com o tema “Com Santo Antônio vocacionados a defender a vida no planeta”.

“Esta festa está garantida por dez anos, pois é centenária, precisa ser realizada com a preocupação com a natureza acima de tudo”, disse o professor. A festa será aberta, domingo, 29 de maio, com o desfile de cerca de 50 grupos folclóricos, entre penitentes, bandas cabaçais, reisados, carpideiras, maneiro pau, entre outros, a partir de 9 horas, logo depois da missa celebrada na Matriz de Santo Antônio. No mesmo dia, à tarde, é feito o transporte do pau da bandeira do Sítio Flores para a Igreja Matriz, onde a árvore é fincada como mastro da bandeira de Santo Antônio.

Programação

São duas semanas de rezas, leilões, trezenas e festas populares. O Parque da Cidade, um espaço destinado à apresentação de bandas, se transforma num verdadeiro arraial com a instalação de barracas para a venda de comidas e bebidas, shows e quermesse. O encerramento é no dia 13 de junho, com uma grande procissão de todos os santos padroeiros das capelas do Município, tendo à frente a imagem de Santo Antônio, transportada num jipe-andor decorado por senhoras da sociedade de Barbalha. A programação de shows será aberta domingo.

MAIS INFORMAÇÕES

Rildo Teles
Capitão do Pau da Bandeira
Município de Barbalha
Telefone: (88) 9966.4215

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diario do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Programação do Abriu pra Juventude 2011


AbriuprajuventudeO Governo do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude realiza até próximo sábado, dia 30 a terceira edição do a “Abriu pra Juventude”. Esse ano o festival levanta a bandeira “Corpo e Consciência” e traz o movimento do HIP HOP e todas suas vertentes, como o objeto principal. A programação contará com Seminários, debates, Mostra de Dança de Rua, Grafitagem, Shows, DJS, Desafios, Esportes Radicais, Mostra de Documentários, Filmes. A programação completa de todos os dias está no site da prefeitura do Crato:

www.crato.ce.gov.br

Toda a comunidade cratense está convidada a participar desse evento que visa oportunizar o intercâmbio cultural e desportivo e promover assim um grande encontro de Jovens da nossa tribo Cariri e de suas artes. Participem! Maiores informações na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, que fica no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Fone- 3523 2365.

Programação do Abriu pra Juventude 2011

Dia 28 (quinta-feira)

SEMINÁRIO

O Seminário abordará o Tema Corpo e Consciência, Identidade Cultural das Ruas. Será formada uma mesa redonda com profissionais dos segmentos do Hip Hop, Reppers, Djs, Grafiteiros, dançarinos. Na busca de uma conscientização maior da cultura das ruas, para se atingir o conceito da nossa verdadeira identidade.

* Intervenção:
- Apresentação da Fundação MDC Hip Hop
- Desafio de Rap
- Grafite

Palestra: Corpo e Consciência / Identidade Cultural das Ruas
Palestrante: Presidente da CUFA (Preto Zezé)
Convidados:

- Dep. Júlio César Filho (Pres. da Comissão Permanente da Juventude)
- Manoel Severo (Coord. da Comissão Permanente da Juventude)
- Cláudio Reis
- André Saraiva
- Alexandre Lucas
- Diego Sidrim

Local: Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva
Hora: 19h

Dia 29 (sexta-feira)

PELAS LENTES DA JUVENTUDE

Pelas Lentes da Juventude, acontece com exibições de documentários, Filmes e clips, ampliando o universo do conhecimento sobre o tema e suas vertentes.

* Documentário da CUFA – Selva de Pedra, Fortaleza Noiada
* Documentário Homofobia (Projeto Nova Vida)
Local: Auditório do Centro Cultural do Araripe
Hora: 17h

GERAÇÃO JOVEM

Na GerAção Jovem, nossos radicais, corajosos e habilidosos conquistadores das rodas vivas, Skatistas, se transformam em feras que voam aos céus, para a conquista de sua própria superação.

* Escalada e Rapel
Local: Centro Cultural do Araripe
Hora: 18h

CENA LIVRE e LITERALMENTE JOVEM

O Cena Livre acontecerá com uma Mostra de Dança de Rua, reunindo os vários grupos da região, que estão tomando conta do movimento Hip Hop nas nossas ruas. O Abriu pra Juventude é LiteralmenteJovem, literalmente pensante. Através de intervenções com desafios de versos, que carecem de muita espontaneidade, criatividade e inspiração momentânea, os benfeitores músicos, MC e poetas, iluminados pela essência da vida, nos induz a reflexões e ajuizamentos do modo existencial desse tão intrigante mundo.

* Oficina de Break
Local: Galeria do Centro Cultural do Araripe
Hora: De 9h às 10h e 14h às 15h
* Mostra de Dança de Rua
*DJ Edicarlos
* Intervenção:
- MC Albenísio (Rap)
- Pica Pau (Dança)
- MC Tiago (Rap)
- André e Fabrício (Rap Repente)
- Black Boys e Filhos de Maria
- Grafitagem
* Show: Banda Relatores
Local: Centro Cultural do Araripe
Hora: 19h

Dia 30 (sábado)

GERAÇÃO JOVEM

* Dia do Jogo: Jogos de Tabuleiro, Estratégia, Card Games e RPG
Local: Biblioteca Pública Municipal
Hora: de 13 às 17h
* Grupo 90° – Acrobacia em Motos
Local: Centro Cultural do Araripe
Hora: 18h
* Escalada e Rapel
Local: Centro Cultural do Araripe
Hora: 18h
* Desafio Game Of Skate Cultural
Local: Centro Cultural do Araripe (Anfiteatro)
Hora: 19h

VOZES DA JUVENTUDE

E através das Vozes da juventude, ecoarão pelos quatro cantos do Crato, os gritos de liberdade, dos desejos e das aspirações do cotidiano irreverente, daqueles que lutam com vigor por um lugar nas mentes e nos corações dos atentos. Uma explosão de adrenalina.

* Shows Musicais:
- Banda Área Restrita
- Banda Night Tales
- Banda Godiva’s
- Banda LigaLise IT
* Tenda Eletrônica com DJ Samuca
Local: Centro Cultural do Araripe
Hora: 19h

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeitura do Crato garante nova sede para o CVTec


Curso técnico de gastronomia continua com formação de pessoal para restaurantes e hotéis

O Centro Vocacional Técnico (CVTec) do Crato vai permanecer no cidade com o curso de Gastronomia, o único no Ceará que forma profissionais de nível técnico na especialidade. O prédio atual do CVTec será leiloado pela Federação das Indústrias (Fiec), disse o prefeito do município, Samuel Araripe, ao receber quarta-feira a presidente do Instituto Centec, Geórgia Aguiar, e autorizar a procura de novas instalações para a unidade.

“Pode procurar o prédio que mando para a Câmara o pedido de autorização para alugar, e fazemos convênio com o Instituto Centec”, disse Samuel Araripe. O prefeito considerou um bom indicativo para a continuidade do curso de Gastronomia a alto índice de procura no vestibular de 2010, de nove candidatos para cada vaga.

A coordenadora do CVTec do Crato, Tânia Ribeiro Dantas, informou que os cursos técnicos de Gastronomia e Cozinha já receberam 340 alunos, a maioria absorvidos pelo mercado de trabalho em restaurantes, hotéis e hospitais. O secretário de Administração, Cristiano Felício, observou que a formação de técnicos nas áreas de gastronomia e cozinha contribui para a culinária regional e com o potencial turístico do município.

A regra para a instalação de CVTs nos municípios era a doação do prédio pela prefeitura, disse Geórgia Aguiar. O Crato foi exceção porque a prefeitura tinha convênio com a FIEC e usou o imóvel da avenida Padre Cícero, 1260, que agora irá a leilão, disse Samuel Araripe.

A presidente do Instituto Centec indagou ao prefeito se o curso de Gastronomia atende às demandas da região, e ele confirmou. Geórgia Aguiar ofereceu à prefeitura do Crato os serviços da unidade que conta com sete tecnólogas em alimentos, duas com mestrado e uma profissional de gastronomia com curso superior. A oferta inclui trabalho para tornar o cardápio da merenda escolar mais atraente e um programa de capacitação para professores da rede municipal.

Por ano, em custeio e salários, o governo investe R$ 457 mil no CVTec do Crato. Como resultado da visita, a coordenadora do CVTec vai fazer uma apresentação dos serviços da unidade para os secretários de Ação Social, Turismo e Educação do município do Crato. Samuel Araripe declarou ser excelente o relacionamento com a coordenadora do CVTec, com empatia e entrosamento.

O diretor da Faculdade Centec de Tecnologia (Fatec) Cariri, com sede em Juazeiro do Norte, Raimundo Grangeiro, ofereceu à prefeitura do Crato a capacitação de pessoal na área de construção civil - pedreiros, eletricistas prediais, gesseiros, carpinteiros, marceneiros e serventes – nos moldes que tem prestado à prefeitura de Barbalha. “A área de serviços é uma das carências do Cariri, que tem tido um desenvolvimento gigantesco”, afirmou Samuel Araripe.

O prefeito informou que o Crato tem conseguido recursos por meio dos projetos elaborados no Plano de Requalificação Urbana (PRU) do município elaborado em 1995 durante oito meses. Segundo ele, o PRU reúne mais de R$ 500 milhões em projetos nas áreas de requalificação urbana, preservação do meio ambiente e da paisagem, melhorias e ampliação do sistema viário, habitação social, integração regional e saneamento ambiental. A captação de recursos é facilitada também pelo fato do município está adimplente perante os órgãos dos governos estadual e federal. Participou da visita Albaniza Noronha, da diretoria de Ensino do Instituto Centec.

Flamínio Araripe

CONHEÇA O CRATO EM 300 FOTOS - Galeria da Cidade do Crato e das maiores Personalidades


Conheça "quem é quem" na cidade do Crato !
- 300 Fotos da cidade e das Personalidades Cratenses.

Veja a galeria clicando na imagem abaixo:


Ou visite este link:

http://blogdocratomultimidia.blogspot.com

Por: Dihelson Mendonça

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Governo do Crato promove mais uma capacitação sobre o Cadastro Único do Bolsa Família

PmcO Governo do Crato através da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com a coordenação do Cadastro Único do Bolsa Família realizam desde o ultimo dia 25 até hoje mais uma capacitação dos entrevistadores dos novos formulários do cadastro único.

A oficina, ministrada pelos instrutores Marcos Lopes e Genildo Leite capacitados diretamente Pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, está sendo feita para uma equipe de 30 pessoas e tem o propósito de instruir para a correta coleta de dados para que o Governo Federal conheça melhor as famílias brasileiras, e assim desenvolver as políticas públicas com melhor qualificação e com melhor qualidade. Às 15 horas de hoje, no momento do encerramento será realizado um teste final onde será analisado dentre a turma quem estará habilitado a ser mais um novo cadastrador destes formulários. O resultado final será divulgado nas rádios e no site da prefeitura na próxima terça-feira.

O Prefeito do Crato Samuel Araripe disponibilizou transporte e refeições para todos os participantes e afirma o seu compromisso em primar sempre pela qualificação dos funcionários da Ação Social do Crato. A Secretária de Ação Social Liduina Andrade, o Secretário de Saúde Cícero França e o Secretario de Educação Valentim Dantas deram total apoio ao seminário.

Fonte: PMC


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30