xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/04/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 abril 2011

[ Confirmado ] Marcelo Branco no I Encontro de Blogueiros do Ceará


Blogosfera progressista do Ceará: MARCELO BRANCO, ex-coordenador das mídias digitais da campanha de Dilma Rousseff em 2010 será um dos palestrantes do I ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS DIGITAIS EM FORTALEZA, nos dias 28(sábado) e 29(domingo) de maio. O companheiro Marcelo vai fechar o Encontro no Domingo, por volta das 14 horas, com o tema: AS AMEAÇAS DAS LIBERDADES DIGITAIS (A INTERNET SOB ATAQUE). Alem do amigo Marcelo Branco, estarão presentes: Paulo Henrique Amorim, a jornalista da Rede Record, Georgia Pinheiro, o Secretário de Mídias Digitais do PCdoB Nacional, Altamiro Borges, o jornalista do Sistema O Povo de Comunicação, Plínio Bortolotti, o professor de Sistema e Mídias Digitais da UFC, Claudinei, a deputada petista Rachel Marques e o jurista Matônio.

Faça sua inscrição (gratuita) pelo e-mail: blogdadilma13@gmail.com – vagas limitadas.

Padre Cícero do Crato: O Milagre Que as Cartas Santificam os Bilhetes - Wilson Bernardo

A concepção materialista de um milagre se faz pela sabedoria da crença e na força da fé no que se acredita. São muitos os caminhos que se trilha pelo misticismo dos pedidos e crenças desejadas pelas agruras do sertão nordestino. Na colina do horto, são muitas materializações de um povo esperançoso pela graça e a satisfação dos seus pedidos ofertados pelo divino espírito santo, nos bilhetes e cartas enviados ao santo padre do nordeste, o Cícero Romão. As castas sociais se diversificam, e os preconceitos inexistentes, quando se quer alcançar a graça do milagre, e ai os pedidos vão desde os pessoais e de estéticas como cirurgias plásticas, como também ao que mais se deseja, que são as chuvas de um inverno de farturas. O milagre das águas, de bom inverno de mandiocas, que se faz a farinha e a hóstia, consumada em sangue, que se fez a Meca de peregrinações um sertão estiado em que as farturas estarão sempre no misticismo das imagens santificadas pela crença popular do santo romeiro Padre Cícero Romão Batista.

Imagem viva do Santo Padre Cícero na colina do Horto
A urna em que os romeiros devotos,guardam os pedidos em bilhetes,para a consagração do milagre

Orações ao Pé da estátua do meu Padim Cíço


Detalhes de uma estátua sobrecarregada com o tempo dos cajados messiânicos

O milagre da hóstia são todas as comungações na feitura do místico,sagrado e profano


Wilson Bernardo (Fotografia & Texto)

Mundo sustentável - Por José de Arimatéa dos Santos

Foto: José de Arimatéa dos Santos
A matéria existente ao nosso redor não tem como ser criada, apenas temos condições de transformá-la. Nisso, temos os recursos renováveis, como as plantas e os recursos não-renováveis, como o petróleo que um dia se esgotarão suas reservas. Já a energia que usamos vem das hidrelétricas, energia do sol, do vento, atômica, etc. E como tal, com o desenvolvimento tecnológico e a melhoria nas condições de vida da população se faz necessário explorar mais recursos naturais.

A matéria e a energia se intercruzam e o sistema capitalista se preocupa apenas em produzir, produzir e produzir, degradando cada vez mais o meio ambiente. Tanto quando produz, como quando se descartam as pilhas, baterias e objetos obsoletos, frutos do consumismo desenfreado. O que fazer com o lixo eletrônico e tecnológico? E podemos somar com o fato que a população não tem o hábito de economizar matéria e energia e é tão somente estimulada para o consumo.
Longe de mim ser contra o progresso. O que acredito ser importante é explorar de forma sustentável esse planeta que é a nossa casa. Pois se não houver o devido cuidado, a vida estará bastante ameaçada ou em condições muito limitadas. A humanidade é inteligente e chegará a conclusão que só haverá progresso e desenvolvimento com exploração sustentável e a inclusão de todos habitantes da terra nas benesses do desenvolvimento, mas com o devido cuidado com o meio ambiente. Acredito ser esse o caminho.

TV Verdes Mares Cariri apresenta matéria sobre o bairro Alto da Penha no quadro "Meu bairro na TV"


NE - Aí, Wilson Bernardo, copiaram sua idéia ?

Comunidade localizada no município de Crato tem problemas de saneamento básico.

O “Meu Bairro na Tv” foi até o município de Crato, no bairro Alto da Penha, localizado na periferia. De acordo com o IGBE, cinco mil habitantes residem no bairro, que começou a ser povoado há 50 anos. primeiros moradores começaram a chegar no alto da penha há 50 anos. Assim como em outras periferias, no Alto da Penha não é diferente: a falta de infraestrutura é o problema que mais afeta a população. A Rua Padre Ibiapina é um exemplo de área de risco, o esgoto corre a céu aberto. Os moradores tentam escoar a sujeira do local, mas não existe coleta de lixo, outro problema relatado pelos moradores. O problema da Rua Saturino Candeia, mostrado anteriormente pelo CETV, é o esgoto a céu aberto, que teve a tampa estourada e deixa o local com mau cheiro. O local ainda não recebeu nenhuma melhoria, embora a Secretária de Infraestrutura do Município do Crato tenha prometido.

Secretário de Infraestrutura responde as reclamações dos moradores
José Muniz Alencar, Secretário de Infraestrutura do município, responde as reclamações feitas pelos moradores do Alto da Penha. O secretário afirma que em relação aos problemas de saneamento básico há projetos para melhoria “nós temos projetos para contemplar o Crato como um todo, com os demais 32 bairros do município”. A líder comunitária Francisca Cearly Américo também foi ao CETV falar sobre os problemas do bairro.

Projeto “Filhos de Maria” ensina música para crianças e adolescentes

Alto da Penha é o nome da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Penha. Apesar de muitos problemas, o local tem o artesanato e projetos sociais que são destaques. Luiza Pereira, de 72 anos, é um exemplo para as novas gerações. A dona de casa completa o orçamento da casa criando artesanatos para vender na comunidade. Outro destaque é o Projeto Filhos de Maria, da Pastoral Diocesana do Menor, que visa livrar as crianças e adolescentes das situações de risco. Dirigida por voluntários, a música é a atividade mais frequentada entre os participantes. Eles recebem os ensinamentos do maestro Gledson e do saxofonista Luiz de Souza.

Fonte: TV Verdes Mares

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Programação Oficial da Festa de Santo Antonio de Barbalha 2011

Festadebarbalhaleodantas

DIA DO PAU DA BANDEIRA

LARGO DO ROSARIO
DORGIVAL DANTAS

MARCO ZERO
CHICO PESSOA

PARQUE DA CIDADE
ALCYMAR MONTEIRO

FESTAS NO PARQUE DA CIDADE

04/06 NOITE DO BREGA
FERNANDO MENDES
ODAIR JOSÉ
LAZARO PEREIRA

05/06 DIA DA CRIANÇA
PATATI E PATATA

09/06 NOITE DO FORRÓ
FORRÓ REAL
CANINA DO FORRÓ
FORRO CABOCLO

10/06 NOITE DO AXÉ
NAGIB
ITALO E RENO
THEKERE

11/06 NOITE DA CULTURA POPULAR
QUINTETO VIOLADO
IRMÃOS ANICETOS

12/06 NOITE DOS NAMORADOS
JOSÉ AUGUSTO
MARCOS LESSA
OS ÁGUIAS DE BARBALHA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Jovem de Antonina do Norte é convidado para jogar no Vasco da Gama


FutebolaovivoO Projeto Segundo Tempo do Governo Federal além de incentivar a prática da atividade física, possibilita uma grande oportunidade para crianças e adolescentes conseguirem uma chance no esporte. É o caso de Maxwell Valério Cândido, de 13 anos de idade, ex-aluno do Projeto Segundo Tempo do núcleo de Antonina do Norte-CE, que graças ao seu talento no futsal, foi convidado para atuar no time Vasco da Gama do Rio de Janeiro.O jovem talento despertava a atenção entre os amantes do futsal da região dos Inhamuns, e neste último mês com a vinda de um representante do clube carioca até seu município, teve a chance que ele esperava. Ao observar a atuação do garoto, representantes do time cruzmaltino decidiram convidá-lo para fazer parte do time em sua devida categoria. Hoje, já esta atuando pelo Vasco ganhando todas as partidas disputadas até agora. “É dando oportunidade para prática esportiva aos nossos jovens que revelaremos talentos em todas as modalidades”, afirmou o secretário-adjunto da Sesporte, Márcio Lopes.

Segundo Tempo – Em uma iniciativa conjunta do Ministério do Esporte e da Secretaria do Esporte do Estado, o Programa Segundo Tempo tem democratizado o acesso à prática esportiva nos estabelecimentos de ensino formal e não formal, efetivando o preceito constitucional que define o esporte como direito de cada um.

O Programa oferece atividades esportivas no contra-turno escolar com finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção à saúde e do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes residentes em comunidades carentes do Estado. Ao todo, são 233 núcleos em todo o Ceará, atendendo mais de 46 mil crianças e adolescentes.
Fonte: www.esporte.ce.gov.b

Mais informações:
Manuella Viana
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado
(85) 3101-4415

Ivanildo Souza – Colaborador ( Com site Potengi na Internet )

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Estatísticas apontam redução de mortes violentas na Semana Santa


Blitz2O feriado da Semana Santa foi menos violento neste ano, comparado com igual período de 2010. É o que mostram os dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As estatísticas revelam que houve redução no número de mortes violentas de 79 em 2010 para 72 em 2011. O número de apreensão de armas aumentou 121%. Desde o começo da Operação Semana Santa, às 18 horas do último dia 20, até seu término, às 6 horas desta segunda-feira (25), a polícia apreendeu 31 armas na Capital, contra 14 em 2010.

De acordo com os dados da SSPDS, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou durante o feriado cerca de 47 acidentes na rodovias estaduais. Deste total, três foram vítimas fatais e 19 sofreram alguma lesão. Na Semana Santa, o número de homicídios caiu de 39 para 30, sendo 19 a bala, nove a faca e outras duas por outros meios. Outro dado positivo foi a quantidade de procedimentos feitos pela Polícia Civil, onde foram registradas 49 prisões em flagrante por porte ilegal de armas, além de 264 entre Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e outros flagrantes.

Semana Santa em números

- 2011

Homicídios – 30
Acidentes Rodovias Estaduais – 47
Óbitos nas Rodovias Estaduais – 03
Lesões em acidentes das CEs – 19
Mortes Violentas – 72

- 2010

Homicídios – 39
Acidentes Rodovias Estaduais – 43
Óbitos nas Rodovias Estaduais – 04
Lesões em acidentes nas CEs – 37

25.04.2011

Fonte: Assessoria de Comunicação da SSPDS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Chile chora morte do poeta Gonzalo Rojas


GonzalorojasSantiago (Chile), 25 abr (EFE).- O Chile chora a morte do poeta Gonzalo Rojas, morto nesta segunda-feira aos 93 anos após permanecer por mais de dois meses em um delicado estado de saúde devido a um acidente vascular cerebral (AVC). O poeta morreu às 6h15 do horário local (mesmo de Brasília) em uma clínica de Santiago ao lado de sua família, do médico e das enfermeiras que haviam cuidado de seu caso desde 12 de março, quando foi transferido de Chillán, a cerca de 400 quilômetros ao sul da capital, para ficar mais perto de seus parentes. Alguns dias antes, em 22 de fevereiro, a saúde do escritor, agraciado com o Prêmio Cervantes de Literatura 2003, o Prêmio Nacional de Literatura 1992 e o Prêmio Reina Sofía de Poesia Ibero-Americana 1992, havia sido afetada por um derrame.

Seu filho Gonzalo Rojas-May destacou que o pai teve uma vida muito intensa e lembrou que mesmo depois da pneumonia que sofreu no ano passado, manteve-se muito ativo e tinha vários projetos. “Foi realmente um privilégio ter tido a possibilidade de aprender a ver e a ler o mundo com ele”, afirmou Rojas-May à “Rádio Cooperativa”. Nascido em 20 de dezembro de 1917 na cidade de Lebu, de uma família de mineradores, Gonzalo Rojas é considerado no mundo literário como grande contribuidor do chamado “boom” latino-americano, graças aos seminários e encontros que organizava nos anos 1950 e 1960. “Filho literário” de Pablo Neruda, Vicente Huidobro e Gabriela Mistral, Rojas era apontado como “um poeta do assombro” e não tinha medo da morte porque achava que ia viver muito, segundo disse em entrevista concedida à Efe há alguns anos. Autor de poemas como “La Reniñez” e “La Miseria del Hombre”, sua consagração internacional ocorreu em 1977 com “Oscuro”, publicado na Venezuela durante seu período de exílio por conta da ditadura de Augusto Pinochet.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, lamentou nesta segunda-feira a morte do homem que qualificou como “um grande poeta, um grande pai, um grande amigo e um grande chileno”. “Junto com grandes poetas como Pablo Neruda, Gabriela Mistral, Vicente Huidobro e Nicanor Parra, ele fez com que o Chile fosse conhecido como o país dos poetas”, disse Piñera aos jornalistas após um ato oficial em Villa Alemana, perto de Valparaíso. Já o ministro da Cultura, Luciano Cruz-Coke, destacou o legado literário de Gonzalo Rojas. “Foi um homem talentoso, uma grande pessoa. Seu carinho incondicional pela literatura se traduziu em um grande trabalho como acadêmico e seu compromisso com as novas gerações”, afirmou o ministro durante a inauguração da Feira do Livro de Santiago. As mensagens de condolências chegaram também do universo acadêmico, um mundo que conhecia bem e onde circulava com desenvoltura graças a sua experiência como professor em várias universidades.

O reitor da Universidade de Talca, Álvaro Rojas, se referiu ao poeta como uma pessoa “extremamente prolixa”, que “inspirava a todos com suas reflexões poéticas”. “Morreu um poeta maior, talvez o principal poeta da língua espanhola”, disse o reitor, amigo pessoal de Gonzalo Rojas, em comunicado. Já o presidente da Câmara Chilena do Livro, Eduardo Castillo, lamentou em declarações concedidas à Efe a perda de “um homem lúcido de uma generosidade extraordinária”. Mas as demonstrações de carinho ao autor de obras como “Qué se Ama Cuando se Ama” e “Contra La Muerte” cruzaram as fronteiras do Chile. “Acho que é um grandíssimo poeta, alguém muito original que tinha o melhor ouvido da poesia espanhola”, afirmou à Efe o poeta mexicano José Emilio Pacheco. O governo chileno decretou luto oficial na terça e quarta-feira. O corpo do poeta será velado a partir desta segunda-feira no Museu Nacional de Belas Artes, a poucas quadras do Palacio de La Moneda. Na quarta-feira será realizada uma cerimônia no museu e posteriormente seu corpo será levado a Chillán, sua “cidade adotiva”, onde será sepultado. EFE gs/mm

EFE

Pronta, transposição do São Francisco em Alagoas não funciona


Por Sílvia Freira, da "Folha de S.Paulo"

Um canal com 45 km de extensão e capacidade para transportar água do rio São Francisco através da região mais seca do sertão de Alagoas está pronto desde o final de 2010. A entrada em funcionamento, porém, depende da implantação de um sistema de irrigação que leva água aos lotes e da construção de uma subestação de energia. A previsão é que a operação do Canal do Sertão, que já teve investimento de R$ 400 milhões, se inicie até o final deste ano. Quando os primeiros 45 km do canal estiverem em funcionamento, irão beneficiar diretamente 470 pequenos produtores de cabras e ovelhas do sertão. A área irrigada será de 3.200 hectares. Segundo o governo do Estado, que gerencia a execução da obra, a implantação do sistema de irrigação (cujo custo é de R$ 45 milhões) estava incluída em um segundo contrato que só começou a ser executado agora.

Governo de Alagoas/Divulgação

Canais da "minitransposição" em Alagoas; obras estão prontas, mas inauguração depende de novos projetos



O secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, disse que dois problemas emperraram a execução do contrato: a falta de dinheiro do governo estadual para contrapartidas (em torno de 10% do investimento federal) e pendências no Tribunal de Contas da União, que segurou a liberação dos repasses por suspeita de sobrepreço. "Não tinha sentido inaugurar 45 km de canal, botar água dentro e não dar finalidade a ela", disse Fireman. O projeto prevê 250 km de canal, entre os municípios de Delmiro Gouvêia, no sertão, e Arapiraca, no agreste, com uma vazão máxima de 32 metros³/seg de água. A obra foi iniciada em 2002, mas ganhou impulso a partir de 2007, com a inclusão do canal no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Segundo o secretário, à medida que a obra do canal avança pelo sertão, ela deverá atrair agroindústrias de produção irrigada de frutas, como laranja.

Nesta primeira etapa, o foco será o pequeno produtor, além de fornecer água para consumo.
O governo do Estado disse que já cadastrou as 470 famílias que irão receber os lotes, com um contrato de concessão. Os 3.200 hectares irrigados pelo canal serão desapropriados pelo governo para assentar as famílias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Cresce o número de turistas em Icó


Teatro da Ribeira dos Icós é um dos prédios que compõe o sítio histórico de Icó. O local, tombado pelo Iphan, em 1997, é composto pela Casa de Câmara e Cadeia e Sobrado do Canela Preta FOTO: ALEX COSTA - Duplicou a quantidade de visitantes no Centro Histórico de Icó, no primeiro trimestre do ano, comparado a 2010.

Icó. No primeiro trimestre deste ano, aumentou o número de visitas agendadas e de fluxo de turistas ao Centro Histórico desta cidade, localizada na região Centro-Sul. Em comparação com igual período do ano passado, foi quase o dobro de pessoas. Desde o segundo semestre de 2010 que a secretaria de Cultura do Município implantou ações voltadas para a divulgação do patrimônio material e de incentivo à realização de excursões estudantis culturais.

O programa Roteiro da Nossa História oferece acompanhamento dos visitantes por guias da Secretaria de Cultura. No roteiro, caminhada pelo sítio histórico, que inclui visita às igrejas, casarões, prédios públicos, antiga Casa de Câmara e Cadeia, o Teatro da Ribeira dos Icós e o Sobrado do Canela Preta. Há opção de o turista conhecer o espaço gastronômico no distrito de Lima Campos, onde há as tradicionais peixadas de tucunaré, consideradas patrimônio imaterial.

Patrimônio

A cidade de Icó localizada às margens do Rio Salgado é patrimônio nacional e o núcleo urbano foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1997. A área tombada inclui vários quarteirões. No entorno do Largo do Thebérge, uma imensa praça, de um quilômetro de cumprimento por 100 metros de largura, estão localizados os principais imóveis históricos.

O Programa Monumenta do Ministério da Cultura, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e em parceria com o Governo do Estado, restaurou a partir de 2000 as principais obras arquitetônicas: o Teatro da Ribeira dos Icós, a Casa de Câmara e Cadeia e o Sobrado do Canela Preta e ainda liberou recursos para obras de restauro em imóveis particulares.

"Temos um conjunto arquitetônico importante que precisa ser mais conhecido e divulgado", disse a secretária de Cultura, Jequélia Alcântara. "Muitos jovens, moradores da região, ignoram a nossa história". O esforço da Secretaria de Cultura é atrair moradores de Municípios do interior do Ceará e de outros Estados.

Há também as visitas não agendadas de turistas que visitam a cidade e procuram acompanhamento na Secretaria de Cultura. Entretanto, a prioridade da instituição é para as visitas agendadas. "Os alunos universitários e de ensino médio são os que mais procuram conhecer o Centro Histórico", observou Jequélia Alcântara.

Desde 2009, que alunos da rede pública do Município passaram a ter acesso a duas cartilhas com informações sobre o patrimônio histórico da cidade e a sua necessidade de preservação. As publicações "Icó, História, Cultura e Tradição" e "Educação Patrimonial em Icó: conceitos e diretrizes" servem de instrumento pedagógico auxiliando professores e estudantes.

As duas cartilhas foram frutos de um convênio celebrado entre o Programa Monumenta do Ministério da Cultura, Senac, Sistema Fecomércio e a Prefeitura de Icó. A elaboração nasceu como resultado do Projeto Conhecer para Preservar, patrocinado pelo Monumenta. Inicialmente, 20 professores da rede pública participaram do projeto, tendo participação ativa na elaboração dos instrumentos pedagógicos. Em Icó, o visitante encontra o pesquisador e guia histórico, Altino Afonso, que com dedicação acompanha os grupos, dá as informações e tira as dúvidas sobre o passado do Município que, durante o ciclo do gado nos séculos XVIII e XIX, viveu período de riqueza e crescimento. Recentemente, a partir da chegada de padres da Ordem dos Carmelitas às paróquias de Nossa Senhora da Expectação e de Nossa Senhora do Rosário, as igrejas passaram a ficar abertas, oferecendo oportunidade de visitas.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Cultura de Icó

Centro Cultural BNB Cariri comemora 5 anos em grande estilo

Ccbnb2

Atraves de uma programação especial, que reúne artes cênicas, música, exposições, cinema, literatura, oficinas, dentre outras, o Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri comemora seus 5 anos de existência, de 01 a 07 de maio. O Jornal Chapada do Araripe estará fazendo a cobertura completa do evento, uma vez que consideramos a iniciativa de instalação do Centro Cultural BNB Cariri, uma das mais felizes e acertadas para movimentar a cultura regional, além de promover inúmeros artistas que não tinham local apropriado para apresentar seus trabalhos. A programação segue conforme o boletim acima.

Fonte: Centro Cultural Banco do Nordeste

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeitura do Crato realiza Malhação de Judas


NE - A 121° Festa da Malhação do Judas, na comunidade da Rua da Sagrada Família.

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, realizou neste dia 24, a 121° Festa da Malhação do Judas, na comunidade da Rua da Sagrada Família. A Festa teve início às 0h do domingo, onde os moradores da comunidade se reuniram para montagem do sítio do Judas, teste da bomba e toda preparação para o momento máximo, da malhação do traidor. Tudo acontece regado a bebida e comida que são providenciados pelos moradores.

A programação do domingo teve início ao meio-dia, com o cortejo do Judas saindo da Sagrada Família e percorrendo algumas ruas da cidade, montado em um burro, que teve ainda a honra de ser acompanhado pela Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, os Caretas e o Mestre Cirilo, com a tradicional distribuição da cachaça temperada. A multidão acompanhou todo o percurso com muita animação. Ao término do cortejo, foi feita uma concentração na frente da Prefeitura, com a leitura do Testamento do Judas, elaborado pelo teatrólogo Cacá Araújo. O encerramento da festa se deu com o Forró da Traição animado por Silvio e Marcos.

Os festejos tiveram a parceria da secretaria de Infraestrutura, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Demutran, e da Sociedade Cariri das Artes. A Prefeitura de Crato apoia também as diversas malhações que acontecem nos quatro cantos da cidade. Alto da Penha, Vila Lobo, São Miguel, a malhação da mãe do Judas, por Zulene Galdino, a 11° Malhação do Judas SUS Serviço Único de Saúde. Em 2012, os judas já estão de encontro marcado, para um grande cortejo da traição.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Fórum do Pacto pela Convivência com o semiárido cearense realizado na URCA


Realizado na manhã de ontem, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), o Fórum do Pacto pela Convivência com o semiárido cearense. Instituições da região do Cariri estão participando das discussões em torno de uma política voltada para o semiárido no Estado. O trabalho está sendo desenvolvido por meio de fóruns institucionais, onde acontecem as discussões e proposições para a elaboração das políticas públicas a serem desenvolvidas. Já estiveram reunidos no Cariri diversas entidades, como ongs e secretarias de meio ambiente.

Professores da URCA participaram das discussões iniciais, para elaboração de propostas a serem encaminhadas para o Governo do Estado, Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e Assembléia Legislativa, que estão elaborando a formulação de uma proposta de política de convivência sustentável com o semiárido do Ceará. Na próxima sexta-feira, docentes voltam a se reunir para a normatização das propostas elaboradas pelos vários departamentos da Universidade.

O trabalho está sendo coordenado por meio da Pró-Reitoria de Extensão. A Pró-Reitora, Arlene Pessoa, fez a apresentação inicial do Pacto e os seus objetivos. Ele destaca a importância da participação da URCA nesse processo, como entidade promotora do conhecimento e ressalta a importância da educação dentro desse processo.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e Centro de Ciências e Tecnologia, além da Extensão, convidam os professores dos diversos cursos desta IES e reforça a participação de todos na elaboração das propostas para o documento. Cada departamento da Universidade teve indicados dois representantes.

Fonte: URCA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Aberta exposição do Geopark Araripe na URCA


Está sendo realizada no Salão da Terra, da URCA, no campus do Pimenta, por um período de dois meses, Exposição sobre o Geopark Araripe, com o Centro de Interpretação e Educação Ambiental (CIEA). De acordo com a Coordenadora de Educação Ambiental do Geopark Araripe, Neuma Galvão, as peças foram transferidas com o objetivo de divulgar mais o Geopark Araripe na Universidade, em especial, com os alunos novatos da URCA.

São réplicas de fósseis do período Cretáceo, de cerca de 100 milhões de anos, maquetes representativas dos nove geossítios e da Chapada do Araripe, peças esculpidas em madeira representando a flora e a fauna da região. A arte em argila das irmãs Cândido, de Juazeiro do Norte, que contam a história da evolução da vida e da terra. Todos esses elementos estavam antes expostos no estande da URCA, localizado no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti.

O Centro ficará aberto nos períodos da manhã, tarde e noite, durante o horário das aulas. Na noite de abertura o local foi bastante prestigiado pelos alunos, que aproveitaram para tirar fotos e conhecer mais sobre os geossítios da área do Geopark Araripe.

Fonte: ASCOM - URCA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Combustível - Já falta gasolina em postos do Brasil


Nota do Editor: Disseram que o problema da alta da gasolina era porque o álcool aumentou de preço. Mentira! Em Brasília, a gasolina COMUM ( sem álcool ) já é vendida a mais de 3 reais o litro. O dado concreto e objetivo, como já dizia um ex-presidente, é que o monstro da inflação, que haviam colocado dentro de um bloco de gêlo, está finalmente acordando, e o gêlo está se derretendo...

A Petrobras não está conseguindo atender a totalidade das encomendas das distribuidoras. Motoristas que tentaram abastecer seus carros em alguns postos de combustível do interior de São Paulo e de Brasília no feriado prolongado encontraram bombas de gasolina secas.

O presidente do sindicato dos postos de combustível do Rio de Janeiro, Manoel Fonseca da Costa, disse temer que o combustível também falte no estado. Petrobras não dá conta da demanda. Com o preço do etanol aumentando em mais de 30% desde o início do ano, a demanda pela gasolina disparou, e a Petrobras não está conseguindo atender a totalidade das encomendas das distribuidoras. Outro problema é a escassez de etanol anidro, que compõe 25% da gasolina que chega aos postos. Muitos usineiros estão deixando de produzir etanol para produzir açúcar, produto que está em alta no mercado externo.

Fonte: Site Opinião e Notícia

Cadê o MOBRAL ? - Tem que ter muito "saco" pra aguentar certos comentários...


Pois é, gente. Aqui na redação a gente recebe de tudo. Obviamente, nem tudo publicamos, mas hoje à noite eu recebi um comentário super curioso, que precisei até de um tempo para tentar "decifrar, entender o que diabos é isto aqui ?

"olha minha tia ela rasgo meu papeu do tiro de guerra do juazeiro do norte ceara brasil pois eu fiz pagui a muta e milha tira rascor pois eu ainda ñ fiz o tiro de guerra pois eu tenho 28 anos e nada eu fiz tivi vegonha I.S.A e C.R.S foi kem mando rasca meu papel do tiro de guerra eu ñ tivi mais dinheiro para paga amuta"

O.B.S - Esse aí tá bom de se tornar Presidente do Brasil, do jeito que a coisa vai, diga-se de passagem...




Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31