xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/04/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 abril 2011

URNAS 2012 - Governador Cid Gomes mandou recadinho curto & grosso ao PT: é do seu interesse a eleição de Sineval Roque no Crato


URNAS 2012 - Cid Gomes apoiaria Sineval Roque e não os Petistas...


Em sua coluna social a jornalista Sônia Pinheiro destaca um fato que não poderia passar despercebido à aqueles que olham atentamente para os destinos do Crato. Ela assim escreveu:

"...E O GOVERNADOR Cid Gomes mandou recadinho curto & grosso ao PT: é do seu interesse a eleição de Sineval Roque no Crato. ENTÃO, nada da tribo petette ficar animadinha e abençoar no Crato a postulação do médico Marcos Cunha. Senão... EL CID sentir-se-á todo à vontade para lançar prefeitáveis próprios em Juazeiro do Norte e em Barbalha..."

Fonte: Jornal "O Povo"

Hoje é aniversário de Rosa Passos, uma das maiores cantoras Brasileiras da atualidade !


Hoje, dia 13 de Abril, é o aniversário de uma das maiores cantoras Brasileira da atualidade, a baianíssima Rosa Passos, que tem 15 CDs autorais de mais de 20 participações em inúmeros trabalhos que variam desde Chico Buarque de Hollanda, a Edu Lobo.

Dona de um swing extraordinário, Rosa Maria Faria Passos (Salvador, 13 de abril de 1952), mais conhecida como Rosa Passos, é uma cantora, violonista e compositora brasileira. A fama de Rosa Passos cresceu a partir do CD Curare (1991), quando se aproxima definitivamente do repertório de Bossa Nova, gravando temas de Tom Jobim como "Dindi", "A felicidade" e "Só danço samba".

Desde então vem realizando turnês pelos Estados Unidos, Europa e Japão com um extenso repertório de temas próprios e interpretações de clássicos como Gilberto Gil, Djavan, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Edu Lobo, etc. Em suas gravações e shows conta com a participação de músicos como Ivan Lins, Chico Buarque, Yo-Yo Ma e Ron Carter. Seu último CD, Amorosa (Sony Classical/2004, é uma homenagem a João Gilberto, com participações de Henri Salvador e Paquito D'Rivera.

Estreou com o disco "Recriação".

Mais tarde lançou Curare, onde gravou clássicos da música popular brasileira, em 1993 o CD "Festa", interpretando parcerias com Fernando de Oliveira e Aldir Blanc, entre outros, e três anos depois, gravou o CD "Pano pra manga", predominantemente autoral. Em 2002, lançou somente para o mercado americano o CD "Me and my heart" com Paulo Paulelli(baixo acústico e percussão de boca) e participou de diversos festivais de Jazz, acompanhada por vários músicos de renome internacional, como Toots Thielemans e Paquito D'Rivera.

Com informações do site: letras.com.br

TRE - CE - Vereadora Cratense Joana Pedroza tem mandato Cassado por capacitação ilícita de sufragio, abuso de poder econômico, corrupção ou fraude


Foi divulgado pelo diário da justiça eletrônica de hoje, o resultado da sessão que aconteceu no ultimo dia 8 de abril, e julgou o recurso eleitoral numero 2235779-28.2009.6060027, recurso esse da vereadora Maria Joana Pedroza Machado, do PSB, contestando a decisão anterior proferida pelo juiz da vigésima sétima zona eleitoral, que já tinha cassado seu mandato por capacitação ilícita de sufragio, abuso de poder econômico, corrupção ou fraude, conduta vedada a agente publico, ou seja, compra de votos. O processo foi impetrado na justiça pelo na época suplente, agora o atual vereador Pedro Eugênio Maia Moreira (Pedro Alagoano) do PSB, o recurso foi negado com a seguinte decisão: a corte por unanimidade em consonancia com parecer ministerial conhece do recurso interposto, mas para negar provimento mantendo intacta a sentença de primeiro grau nos termos do voto do relator, manifestou-se na oportunidade o advogado Petros Henrique Cavalcante pelo recorrido. Conheço a vereadora Joana Pedrosa que em 2008 foi eleita com mil trezentos e oitenta e dois votos e estava no mandato por força de liminar, teve seu mandato cassado por cinco votos a zero. Assume de imediato a vaga de vereador o então suplente da vereadora, Antônio Apolinário Neto do PMDB que teve em 2008, 1147 votos. A decisão cabe recurso em terceira instância. Desta vez o recurso será feito ao tribunal superior eleitoral TSE.

Com informações do TRE-CE e Rádio Princesa de Crato

Blog do Crato é site mais Acessado do Cariri - 123.000 visitas e 186.977 páginas em Março-2011

http://2.bp.blogspot.com/-0B_QalTrbvU/TaXQ46aXZ8I/AAAAAAAAWm8/CtOzLBGAuo0/s1600/Estatisticas%2BBlog%2Bdo%2BCrato%2Bpor%2Bmes%2B2011.jpg


http://4.bp.blogspot.com/-yz6q6tA8CM4/TaXQ4-W9lkI/AAAAAAAAWm0/eHchfk6W0RU/s1600/Acessos%2BBlog%2Bdo%2BCrato%2Bpor%2Bmes%2B-%2BEstatisticas%2B2011.jpg


Os nossos leitores podem ter uma idéia das estatísticas gerais do Blog do Crato a partir dos gráficos acima, do acesso mês a mês do nosso Blog em relação ao ano de 2010. Entre altos e baixos, com forte tendência de alta, atingimos no mês de março de 2011, a quantia de 123.585 acessos e 186.977 páginas acessadas dentro do Blog. É verdade que temos mais de 16.000 páginas internas em 6 anos de existência, e esses acessos são distribuidos em matérias atuais e o conteúdo já postado no Blog. Segundo o Histats, site que faz a medição dos principais sites da internet, o Blog do Crato já ultrapassou a marca de 3,197,199 páginas visitadas, coisa inédita em qualquer site caririense. E vamos em frente !

Fonte: Hitstats

Comédia da Maldição NO CCBNB - Por: Cacá Araújo


A COMÉDIA DA MALDIÇÃO

Texto e Direção de Cacá Araújo
Com a Cia. Cearense de Teatro Brincante
Dia 15 de abril/2011, sexta, às 19h
CCBNB Cariri (Juazeiro do Norte-CE)

Foto de Gessy Maia
Uma das mais antigas lendas brasileiras recontada com a graça do humor sertanejo, há seis anos em cartaz, encantando mais de 20.000 espectadores.

Num pequeno povoado do interior nordestino, a linda jovem Ana Expedita, louca de paixão pelo Vigário Felizberto, vale-se de uma infalível simpatia para conquistar o coração do amado: serve-lhe café coado no fundo da calcinha. Com ele amancebada, é condenada à terrível maldição de virar Mula-sem-cabeça.
Sabendo da desgraça da filha, a rica Viúva Fantina encarrega os homens da cidade da tarefa de descobrir como desfazer o encantamento e ganhar muita riqueza. É aí que o cachaceiro Tandô, antigo namorado da viúva, se transforma em herói. Mas a menina não podia ver batina e...

ELENCO:
Cacá Araújo: Tandô
Charline Moura: Irmã Francilina
Edival Dias: Padre Sebastião
Joênio Alves: Mãe Luzia
Jonyzia Fernandes: Ana Expedita
Josernany Oliveira: Brincante da Mula
Kelvya Maia: Leide Zefa
Márcio Silvestre: Vigário Felizberto
Monalissa Novais: Cibita
Orleyna Moura: Viúva Fantina
Paula Amorim: Ladra
Paulo Fernandes: Dono da Bodega
Paulo Henrique Macêdo: Fotógrafo Jorjão
Raquel Silva: Beata Carmélia
Rosa Waleska Nobre: Zulmira
Samara Neres: Cantadora

MÚSICOS:
Lifanco (viola) e elenco (percussão)

TÉCNICA:
Texto e Direção Geral: Cacá Araújo
Assistência de Direção: Orleyna Moura
Cenografia: França Soares e Cacá Araújo
Sonoplastia e Iluminação: Cacá Araújo
Maquiagem e Figurino: Joênio Alves
Música: Cacá Araújo e Lifanco
Operação de Luz: Diogo Stálin Araújo
Operação de Som: Emerson Rodrigues
Cinegrafia: Antonio Wideny (Toyota)
Fotografia: Gessy Maia
Produção Geral: Sociedade Cariri das Artes


BREVE HISTÓRICO DA COMPANHIA:

Em 2005, quando das primeiras investidas em pesquisa e encenação de dramaturgia alinhada à cultura tradicional popular, resultando na criação e encenação da peça teatral centralizada no mito da Mula-sem-cabeça, “A Comédia da Maldição”, de Cacá Araújo, a Cia. Cearense de Teatro Brincante, órgão da Sociedade Cariri das Artes, dá a partida em seu funcionamento.

A Cia. Cearense de Teatro Brincante / Sociedade Cariri das Artes, conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, e é hoje Ponto de Cultura Brasil (Minc/Secult-CE), selecionada com o projeto CENA BRINCANTE em 2008/2009, atuando no desenvolvimento de dramaturgia voltada às tradições populares e também na formação de atores e técnicos a partir da gestualidade, do ritmo, da música, do imaginário e da performance dos folguedos, lendas e mitos nordestino-universais.

Como é o resultado concreto da necessidade de pesquisar, desenvolver e difundir a cultura tradicional popular cearense, nordestina e brasileira, tem uma relação muito estreita com e na comunidade de mestres e brincantes de todo o município e região, artistas de variadas linguagens e modalidades, estudantes de escolas públicas e privadas, universitários, intelectuais, movimentos populares e povo em geral.

Principais Atividades:

TEATRO: Pesquisa, dramaturgia e encenação de espetáculos com estética popular-sertaneja;
CIRCO: Performance circense; Oficinas de malabares, perna-de-pau, balé aéreo e maquiagem artística;
FOLCLORE: Pesquisa; Festas Populares; Folguedos;
COLABORACIONISMO: Apoio a grupos e instituições congêneres;
EVENTOS: Guerrilha do Ato Dramático Caririense (sempre em novembro, parceria cooperativada entre grupos e companhias de artes cênicas da região); Festa Popular da Malhação do Judas (cortejo de atores-brincantes e caretas, banda cabaçal, recriação dramática do tradicional roubo do sítio Judas, testamento em versos populares, Sábado de Aleluia).

Projetos em andamento:

CENA BRINCANTE: pesquisa, dramaturgia, formação de atores e técnicos, montagem de espetáculos;
O PECADO DE CLARA MENINA: espetáculo teatral em cartaz;
A COMÉDIA DA MALDIÇÃO: espetáculo teatral em cartaz, nas modalidades palco à italiana e rua;
A DONZELA E O CANGACEIRO: espetáculo teatral selecionado no VI Edital de Incentivo às Artes do Governo do Estado do Ceará (em processo montagem);
O MAPA DA BOTIJA: espetáculo teatral infantil (em processo de montagem);
CIRCO DO SOPÉ: projeto selecionado no Edital Microprojetos + Cultura, realizado pelo Circo-Escola Alegria (em cartaz);
COMÉDIA NA RUA DAS TRADIÇÕES: circuito de espetáculos da Cia. Cearense de Teatro Brincante, na modalidade “teatro de rua”, cujos temas são inspirados no universo da cultura tradicional popular; e integração/vivência com mestres e brincantes.

Crato-CE, abril do ano 2011.

Cacá Araújo
Diretor
(88) 8801.0897
(88) 9960.4466

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Iniciado conjunto habitacional no Muriti


A Secretaria de Infraestrutura do Crato começou a construção de 80 casas no Muriti para os moradores da área de risco da encosta do Seminário. As residências serão construídas ao lado do Conjunto dos Artistas. Mais 20 casas serão erguidas no Conjunto Novo Crato. Segundo o secretário José Muniz, este projeto está inserido na contrapartida da administração municipal para a obra de revitalização da Encosta do Seminário. O secretário afirma que várias obras serão iniciadas em Crato, dentro do projeto de melhoria das ruas incluindo pavimentação em pedra tosca e asfáltica em alguns pontos.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Geopark Araripe terá investimentos de R$ 8 milhões


O Secretário das Cidades, Camilo Santana, está discutindo com a direção do Geopark, os investimentos de R$ 8 milhões previstos para serem aplicados na região do Cariri, na área do projeto. São recursos do empréstimo com o Banco Mundial que o estado do Ceará fez junto do Banco Mundial. O dinheiro será aplicado nos geossítios. Segundo o secretário, os investimentos serão voltados à infraestrutura desse importante parque que pode ser o grande vetor de crescimento do Cariri, aglutinando diversos setores, no processo de desenvolvimento sustentável da região.

Ao visitar a futura sede administrativa do Geopark Araripe, o secretário ressaltou o uso da pedra Cariri na obra e a iluminação natural. “Com certeza, é um empreendimento que vai chamar a atenção dos visitantes”, disse.

Fonte: URCA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Secretaria Municipal de Assistência Social promove oficinas para quadro funcional dos CRAS do Crato


O Governo do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social-SEMAS promove a partir de hoje, dia 13 até o próximo dia 15, sexta –feira, oficinas trimestrais do Centros de Referência em Assistência Social-CRAS. As capacitações acontecerão das 13 as 17 horas no auditório da Creche São Miguel, situada na avenida Padre Cicero, 612 no bairro São Miguel e tem como público alvo Coordenadores de projetos assistenciais, Assistente Sociais, Psicólogos, Agentes Administrativos e Agentes Sociais dos Centro de Referência em Assistência Social-CRAS dos bairros Muriti, Batateira, Vila Alta, Seminário e Alto da Penha.

As oficinas que tem como propósito - promover a discussão e disseminar informações sobre o protocolo de gestão integrada, a tipificação nacional de serviço sócio-assistencial no sentido de fortalecer o Sistema Único de Assistência Social.SUAS no município, bem como propiciar a integração das equipes, a troca de experiências e a ampliação dos conhecimentos a cerca dos serviços, programas, projetos e benefícios do SUAS.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - 23 açudes sangram no Ceará



Dos 134 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em parceria com o Departamento Nacional de Obras Conta Secas (Dnocs), 29 já sangraram em 2011, o último foi o Açude Frios, no município de Umirim, pertencente a Bacia do Curu, que ultrapassou a sua capacidade máxima, nesta segunda-feira (11). Nesta terça-feira (12), 23 açudes continuam sangrando. Dezessete reservatórios estão acima de 90% e sete acima de 80%. A situação das 11 Bacias que compõem o Estado do Ceará, encontra-se no momento com os seguintes percentuais de acúmulo:

Bacia do Alto Jaguaribe - 18 Açudes - 83,73%
Bacia do Salgado - 14 Açudes - 7 5,56%
Bacia do Banabuiú - 18 Açudes - 62,08%
Bacia do Médio Jaguaribe - 13 Açudes - 70,18%
Bacia do Baixo Jaguaribe - 01 Açude - 100,00%
Bacia do Acaraú - 13 Açudes - 65,86%
Bacia do Coreaú - 09 Açudes - 93,59%
Bacia do Curu - 13 Açudes - 62,22%
Bacia do Parnaíba - 10 Açudes - 68,35%
Bacias Metropolitanas - 18 Açudes - 65,29%
Bacia do Litoral - 07 Açudes - 90,83%

O acúmulo total encontra-se com 12.721.927.834 metros cúbicos, dos 18.073.965.477 metros cúbicos da capacidade total do Estado, o que representa 70,39%.

Assessoria de Imprensa da Cogerh

Programa Cariri Encantado Sonoridades: Alceu Valença, o porta-voz da incoerência


O programa Cariri Encantado Sonoridades desta próxima quarta-feira, 13, apresenta mais um “conexões musicais”, desta feita com um velho conhecido da região do Cariri cearense: o compositor e cantor performático pernambucano, Alceu Valença!
Alceu reúne em sua obra uma musicalidade universal ímpar, numa mistura que vai de Luiz Gonzaga a Ray Charles, Jackson do Pandeiro a Chuck Berry, Genival Lacerda a Jethro Tull.
O programa abordará apenas um momento inicial da carreira de Alceu, referente aos seus três primeiros discos solos: Molhado de Suor (1974), Vivo! (1976) e o clássico Espelho Cristalino (1977), todos lançados pela gravadora Som Livre.

Programação Musical
1. Punhal de Prata
2. Dia Branco
3. Molhado de Suor
4. Casamento da Raposa com o Rouxinol
5. Pot-Pourri: Edipiana nº 1 / Emboladas
6. Pot-Pourri: Papagaio do Futuro / Emboladas
7. Sol e Chuva
8. Agalopado
9. Maria dos Santos
10. Anjo de Fogo
11. Veneno
12. Espelho Cristalino

Obs.:
Todas as composições são de Alceu Valença, exceto as incidentais emboladas que são de autoria de Beija-Flor e Treme-Terra, e Maria dos Anjos, de Alceu e Don Tronxo.

Serviço
O programa Cariri Encantado Sonoridades é produzido pelas Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados – OCA, e transmitido todas as quartas-feiras, das 14 às 15 horas pela Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com.
Pesquisa, redação e apresentação de Carlos Rafael Dias.
Operação de áudio de Iderval Silva.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Orquestra Eleazar de Carvalho presenteia público infantil no aniversário de Fortaleza


Fortaleza completa 285 nesta quarta-feira (13) e em meio as comemorações a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec) realiza a edição de abril da série Ensaio Aberto, voltada à formação de plateia para a música de concerto entre crianças e adolescentes. A apresentação começa às 9h, no Palco Principal do Theatro José de Alencar e é aberta ao público. Um misto de aula e concerto, o Ensaio Aberto combina a execução de temas infantis com formação na área da música. Diante da presença de alunos das redes pública e privada de ensino do estado, são passadas informações sobre som, notas musicais, instrumentos, dentre outros temas. Eles têm, inclusive, a oportunidade de tocar e exercer a regência.

A Orcec realiza o concerto sob a batuta do maestro Paulo Leniuson. Está confirmada ainda a participação do palhaço Betovim, personagem criado pelo ator, músico e arte-educador Orlângelo Leal para aumentar a interação entre a orquestra e a plateia, sempre com o toque do consagrado humor cearense. A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC), com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Nesta série, conta com a parceria do Theatro José de Alencar.

Mais informações
AACC: 85 3252.3378
Roberto César Lima: 85 8828.6405

Assessoria de Imprensa da Secult

Do Posto Regente ao Posto Crato - Por: Antonio Morais


Dedicado a Francisco de Assis Landim.


Posto Regente fundado por Mário Oliveira e depois transformado em Posto Crato, em sociedade com o Audisio Brizeno, resiste até nossos dias, instalado na gloriosa Praça Siqueira Campos – Crato. O Audisio era compositor e tinha uma bronca com o Rei do Baião Luiz Gonzaga porque o entregou uma musica pronta para ser gravada, e, a letra foi modificada para agradar um fazendeiro rico de São Paulo alem do Luiz aparecer como co-autor. Estes fatos tornaram o Audisio mais raivoso do que a falta do recebimento de qualquer direito autoral. A musica dizia assim:

"Meia noite o pinto pinica o galo O galo pinica o pinto O pinto quiriquiqui. Meia noite, é o berrado do bode É o roncado do porco Que ninguém pode dormir."

Deixando de fora a bronca do Audisio, que foi um grande amigo meu, peço permissão para contar uma historinha dos tempos do Crato antigo. A vida social da cidade era bem mais movimentada. Toda sexta-feira havia baile na AABB e aos sábados no Crato Ténis Clube, alem da grande vesperal de Domingo.

Na época eram poucos os automóveis, poucas famílias dispunham desse privilegio e era costume utilizar-se dos serviços do taxista. O Audisio tinha um timbre de voz bastante assemelhado a voz feminina e era costume receber trotes de pessoas imitando sua voz nos dias em que estava de plantão no posto, o que lhe deixava puto da vida.

Um belo dia, terminada a festa da AABB, já por volta das três horas da manha, uma senhora apanhou o telefone do Bar com o Aristides e ligou para o Posto Crato e o Audisio atendeu. Veja o dialogo que ocorreu entre os dois:

Audisio: "alô! Fininho danado"

A mulher respondeu: "quem está falando?" Com voz idêntica ao Audisio.

O Audisio fulo da vida respondeu furioso: porque você não vai imitar a puta que pariu? Desligando o telefone na cara da mulher que ficou tonta com tamanha agressividade.

Por: Antonio Morais

PAC - Os Elefantes de LULA e o Brasilzinho de Dilma - Wilson Bernardo


TRANSnordestina...As obras de uma das maiores ferrovias do Brasil estão paradas, o que não chega ainda a dez por cento da sua conclusão. Partindo de Missão Velha, e rasgando parte do Nordeste até os principais portos de escoamentos de produtos brasileiros, estão as obras paradas a dez quilômetros do café da linha, próximo ao município de Abaiara. O PAC? O que seria na verdade um Elefante Branco, como tantos erguidos pelo regime militar, enaltecendo os delírios de seus generais? O certo é que depois do festival do Lulismo, Dona Dilma fecha para balanço e faz cortes inexplicáveis, demonstrando assim o falso crescimento do Brasil, o que seria para o mundo vislumbrado com a onda de um país emergente de um metalúrgico barbudo, como sendo na verdade um velho Brasil cavalo de Tróia.


Na boca do túnel tem um leão desdentado a espera dos desavisados...Brasil.


O que no final da linha tem sempre uma curva a espera de incertos recursos


O buraco é mais em cima e nunca em baixo...O Ludismo!


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Blog do Crato no Facebook - Receba as notícias do Cariri na maior rede social do mundo


Conforme anunciamos, trazemos mais uma novidade para os fãs do Blog do Crato: Agora estamos também na maior rede social do planeta, o facebook. Todo o conteúdo escrito no Blog, passa a ser postado em uma página do Blog do Crato no facebook. Conforme aumentem a quantidade de pessoas que marquem "CURTIR" nessa página, nós teremos um link personalizado e para fácil acesso. Portanto eu peço que visitem a página do Blog do Crato no Facebook, e marquem "CURTIR". É só um segundinho e não custa nada. Isso nos ajudará bastante.

Clique no link abaixo para visitar, e que em "curtir" para se tornar fã do Blog do Crato:

CLIQUE EM CURTIR E SUA FOTO APARECERÁ TAMBÉM

Vamos lá, gente! Vamos fazer isso aqui atingir 5000 pessoas do Crato ?



ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Lançamento literário no Museu do Ceará homenageia os 285 anos de Fortaleza


A Associação dos Amigos do Museu do Ceará lança nesta quarta-feira (13), no Museu do Ceará, às 17h30min, o livro Moisés Matias de Moura - O cordel de Fortaleza, que pretende seguir a linha de uma história de vida e da interação dele com a Fortaleza dos anos 1940/ 1950, quando sua atuação foi mais intensa. Reúne também dezessete dos mais de cem folhetos que publicou.

A pesquisa foi feita nos acervos da Casa de Rui Barbosa e na Biblioteca Amadeu Amaral (RJ), no Mauc (CE) e nas coleções dos bibliófilos cearenses Rubem Amaral Jr. e Jorge Brito, radicados em Brasília. Moisés Matias de Moura faleceu em Fortaleza, em 1976. O lançamento homenageia o aniversário de Fortaleza, cidade com que ele estabeleceu uma relação de amor e da qual foi um cronista.

Serviço:

Local do lançamento: Museu do Ceará (Rua São Paulo n° 51- Centro)
Data: 13 de Abril de 2011
Horário: 17:30
Mais informações: (85) 3101-2609; 3101-2610

Assessoria de Imprensa da Secult

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Resumo da sessão de terça-feira na Câmara Municipal do Crato


Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal do Crato, desta terça-feira, 12 de abril, durante o Pequeno Expediente, o Presidente – Vereador Florisval Coriolano (PTC), informou que vai convidar o Diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Luís Joatan de Sousa, para ir à Câmara. O objetivo principal será discutir um projeto na área de trânsito para a Expocrato, que será realizada no mês de julho, tendo em vista que no período da festa, a Avenida José Alves de Figueiredo, uma das principais vias de acesso ao Parque Pedro Felício Cavalcante, estará em obras, por conta da recuperação do Canal do Rio Grangeiro.

Também no Pequeno Expediente, a Vereadora Joana Pedroza (PSB) cobrou a presença do Diretor do Departamento de Edificações e Rodagens (DER), Luís Salviano, para explicar à população os motivos da paralização de algumas obras de responsabilidade do Governo do Estado, no Município do Crato. O Centro de Convenções e Negócios do Cariri, a Escola Profissionalizante e o Ginásio Poliesportivo da Urca que são obras importantes para comunidade, mas estão paralizadas há algum tempo. Joana afirmou que só o setor responsável pela fiscalização das obras é que pode justificar à Câmara e à sociedade cratense o atraso no término dos empreendimentos.

A falta de investimento por parte da Prefeitura Municipal do Crato, nas áreas que ficam próximas aos loteamentos, foi o mote da fala do Vereador Pedro de Alagoano (PSB), durante a sessão, desta terça-feira. Ele disse que a não desobstrução das ruas que dão acesso às áreas de loteamento, emperra o desenvolvimento do setor imobiliário da cidade. Pedro de Alagoano citou como exemplo, um loteamento localizado próximo a Avenida Pedro Gonçalves de Norões.

Fonte: CVC ( Câmara de Vereadores do Crato )

A teoria do valor e o mito da mais-valia. Por: João Luiz Mauad


Escrito por João Luiz Mauad

"Adam Smith e David Ricardo lançaram, nas suas investigações econômicas, os fundamentos da teoria do valor-trabalho. Marx continuou sua obra. Fundamentou com toda precisão e desenvolveu de forma conseqüente aquela teoria. Mostrou que o valor de qualquer mercadoria é determinado pela quantidade de tempo de trabalho socialmente necessário investido na sua produção." Vladímir Ilitch Ulianov, dito Lênin.


É quase impossível acreditar que dois dos maiores gênios que a ciência econômica já conheceu estiveram na raiz de toda essa baboseira teórica chamada "mais-valia". Por mais inverossímil que pareça, no entanto, quanto a isso não há em que desmentir o maestro do bolchevismo, autor da epígrafe. Marx realmente apoiou a sua tese fundamental sobre as teorias dos dois economistas clássicos, torcendo e contorcendo argumentos à exaustão, evidentemente, como era do seu feitio. Naquela época, a maioria dos economistas acreditava que os bens valiam o quanto custava para produzi-los, ou seja, tinham um valor intrínseco. Muito embora Adam Smith tenha partido de um "insight" perfeito, quando inferiu que o trabalho é o meio que tem todo indivíduo para alcançar o verdadeiro fim, ou seja, o consumo das coisas que lhe garantirão o bem-estar, sua dedução sobre o "valor real" dos bens como função exclusiva do "valor-trabalho" neles embutido estava obviamente equivocada, dentre outras coisas, por desconsiderar fatores como as diferenças de produtividade do trabalho ou as preferências individuais. (Aliás, se o estimado leitor me permite uma rápida digressão, o erro de Smith e Ricardo só vem comprovar aquilo que muitos já sabem, mas que outros tantos ainda insistem em recusar: nenhum homem, por mais sábio que seja, estará certo 100% do tempo. Nem mesmo os maiores filósofos e os melhores cientistas estão imunes ao erro. Alguns acertaram mais do que erraram e outros estiveram equivocados quase o tempo todo. A ciência é uma obra em permanente construção, em que a dúvida e a investigação têm papel decisivo, cabendo aos estudiosos que se debruçam sobre ela separar o joio do trigo e fazê-la evoluir. Nesse contexto, não se pode, por exemplo, considerar a obra de Marx uma completa "nulidade", malgrado ela carregue em seu bojo uma imensidão de equívocos. “O Capital”, principalmente, traz algumas contribuições ao pensamento econômico, notadamente em relação à história do capitalismo ainda em seus primórdios. O que não dá é para transformar uma obra que já se provou ultrapassada em Bíblia de economia, como é feito amiúde nas nossas universidades.) Mas, voltando à mais-valia, mais incrível ainda do que o erro dos economistas clássicos é constatar que há, em pleno século XXI, certos "intelequituais" que nunca ouviram falar da teoria marginalista ou em valoração subjetiva, e continuam apostando todas as fichas numa extemporânea luta de classes, apoiada no suposto antagonismo entre capital e trabalho, burguesia e proletariado, cuja gênese está justamente na tese espúria da "mais-valia" e sua idiota interpretação de que o lucro não é outra coisa senão a exploração do trabalho, quando na verdade ele é fruto da satisfação do consumidor e da eficiência empresarial. Foram os liberais austríacos que derrubaram a teoria do valor-trabalho de Smith e Ricardo, demonstrando, por tabela, que a base sobre a qual Marx ergueu a tese da mais-valia e tudo que dela deriva, inclusive – e principalmente – a existência de um conflito de classes inexorável (que povoa ainda hoje os sonhos revolucionários de um monte de gente), é uma tremenda furada. A "revolução" austríaca está, basicamente, no “insight” de que a pedra angular da teoria econômica é a avaliação (individual) subjetiva. Fiquemos com uma síntese de Murray Rothbard: "A ciência econômica não trata das coisas ou dos objetos materiais. Ela analisa os atributos lógicos e as conseqüências da valoração individual. Evidentemente, as "coisas" fazem parte do problema, já que não pode haver valoração sem que existam objetos a serem valorados. Entretanto, a essência e a força propulsora da ação humana – e, portanto, do mercado – são as avaliações dos indivíduos. A ação humana é resultado de escolhas entre alternativas, que refletem valores, ou seja, preferências individuais." Resumidamente, o que os austríacos fizeram foi demonstrar que o valor de troca dos bens é função de parâmetros outros, que não apenas os custos diretos dos mesmos e, muito menos, a quantidade de trabalho neles embutida, como inferiu equivocadamente Adam Smith. Dentre outras coisas, mostraram que, se o valor dos bens dependesse exclusivamente do seu custo, circunstâncias como escassez, abundância, utilidade ou preferências subjetivas não teriam qualquer relevância na formação do valor de troca e, conseqüentemente, nos preços dos bens. Um diamante bruto, achado ao acaso, por exemplo, jamais poderia valer mais do que, digamos, um par de sapatos ou uma bisnaga de pão. O valor subjetivo que atribuímos às coisas varia em função de diversas circunstâncias, como clima (invernos amenos costumam fazer encalhar coleções inteiras), estado psicológico do consumidor (euforia ou depressão), etc. Quem nunca notou, por exemplo, que é muito mais difícil resistir àqueles lindos salgados da vitrine de qualquer boa padaria antes do almoço do que depois dele? Por conta desse detalhe simples, famílias precavidas e econômicas estabelecem como norma que as compras do supermercado sejam feitas somente de barriga cheia, a fim de evitar que as guloseimas expostas nas prateleiras se transformem em tentações irresistíveis. Ademais, se a satisfação do comprador ou a escassez de determinado produto não tivessem qualquer interferência na formação do valor de troca, como desejava Marx, nenhuma empresa jamais teria problemas para vender seus produtos, bastando ofertá-los no mercado a preço de custo, mais uma módica margem de lucro e os clientes fariam fila na sua porta. Até mesmo a venda de geladeiras para esquimós seria possível e lucrativa, já que as necessidades e preferências do consumidor não teriam qualquer peso. Partindo da premissa de que havia um componente subjetivo na formação de valor de todos os bens, os economistas austríacos desenvolveram também o que se convencionou chamar de "teoria marginalista", ou "lei da utilidade marginal decrescente", a qual, resumidamente, estabelece que "cada unidade extra de um determinado bem proporciona menor benefício subjetivo que a unidade anterior". Imagine um homem perdido no meio do deserto, sedento e cansado. Ele provavelmente seria capaz de pagar uma fortuna ao primeiro "capitalista" que aparecesse em seu caminho para vender-lhe uma simples garrafa de água gelada, mas não pagaria o mesmo valor por uma segunda e assim sucessivamente. Em resumo, o preço de venda de qualquer bem depende da avaliação subjetiva que tanto compradores quanto vendedores fazem dele, e não apenas do custo de produção nele embutido e, muito menos, do tal "valor-trabalho". Se entro numa loja e compro um par de sapatos é porque valorizo mais o produto do que o dinheiro pago por ele, enquanto o comerciante valoriza mais o dinheiro do que a mercadoria. Quem quer que já tenha precisado vender com urgência um bem de menor liquidez (imóvel, veículo, etc.) sabe que o valor que atribuímos a ele se reduz à medida que o tempo se esgota. De tão óbvias e elementares que são as evidências acima, a impressão que se tem é que os acadêmicos marxistas e sua profusão de acólitos são viajantes do tempo. É como se eles não fossem do presente, mas seres do passado. Em matéria de economia, estão ainda na pré-história. Comparando com a astronomia, por exemplo, eles seriam de uma era anterior a Galileu.

Fonte: Movimento Endireitar.

Nota: Parece que para a maioria dos geógrafos, historiadores ou cientistas sociais descobriram isso. Para eles Karl Marx ainda permanece em seu pedestal sublime. Com o mesmo raciocínio milhares de estudantes são formados e deformados em nossas universidades na persistencia utópica de uma teoria errônea.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Aviso importante da Secretaria Municipal de Assistencia Social


A Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS informa que na próxima sexta-feira, dia 15 estará suspensa a reunião do Programa Projovem Adolescente que seria realizada na secretaria de assistência social no horário de 11 horas. O motivo é a ausência da coordenadora do Projeto que estará participando de uma capacitação nos dias 13 14 e 15.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Bolsonaro lista José Dirceu como testemunha de defesa na Câmara


Deputado é acusado na Corregedoria da Casa por racismo após ter dado declarações em programa de TV. O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) decidiu arrolar o ex-ministro e ex-deputado José Dirceu como sua testemunha de defesa no processo em que é investigado por racismo e homofobia se o caso for enviado ao Conselho de Ética da Câmara. Bolsonaro adiantou que, se for preciso, recorrerá também ao ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (PC do B-SP).

Bolsonaro disse que escolheu Dirceu para sua defesa no caso de racismo porque, em 1993, o ex-deputado assinou uma proposta de emenda constitucional que restabelecia o trabalho escravo no Brasil. E pôs Rebelo na reserva pelo mesmo motivo. Há 17 anos, segundo Bolsonaro, a Folha de S. Paulo levou ao Congresso um "projeto de emenda constitucional" que propunha a volta da escravidão. O jornal fez isso para provar que os parlamentares assinavam projetos sem os ler. Outros que assinaram o projeto foram Geraldo Alckmin (PSDB), hoje governador de São Paulo, e o deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE).

O próprio Bolsonaro preparou a defesa junto à Corregedoria da Câmara. Nela, ele afirma que não é racista. E que a polêmica surgida depois da exibição do programa CQC, da TV Bandeirantes, que levanta a suspeita de racismo, ocorreu porque confundiu com homossexualismo uma pergunta da cantora Preta Gil sobre a possibilidade de seu filho relacionar-se com uma mulher negra.

Depois da polêmica, o próprio programa CQC mostrou que Bolsonaro é casado com uma mulata e tem um cunhado negro. "Foi o programa que tratou meu cunhado como negro", disse Bolsonaro. "Eu não tenho orgulho nem vergonha de meu cunhado ser negro. Acho que isso é normal", afirmou o deputado.

Agência Estado

A cultura dos atentados - Por Emerson Monteiro


Qualquer órgão da mídia que pretenda sobreviver à velocidade dos trens velozes desta fase contemporânea há que divulgar, com ênfase, os desmandos e práticas perversas dos grupos terroristas espalhados pelo mundo, noutras praças, noutras regiões. Sensacionalismo corre solto e alimenta faixa extensa de telespectadores e leitores. Alguém que observe notará, todo dia, nos cantos perdidos de jornais presos nas bancas, as notícias iguais, agora pequenas, de onze, quinze, vinte, vinte e dois civis assassinados sem julgamento, com explosão de bombas em países de que nem ouvira falar até então. Além de toda previsão, talvez nas mesmas proporções em que a raça cresce, tristes grupos exercitam a tara de eliminar vidas, qual disseminando o terror para reduzir a fome, na visão doentia dos autores, falsos moralistas e dementes vingativos de todo gênero.

Disso conclusão pode tirar, na mania de racionalizar a que pessoas se acostumaram em frente das telas acesas. Quer participar dos destemperos e das indigestões cotidianas. Participar de qualquer modo. Participar, nem que pronunciando palavras de efeito retardado, tipo: - Horrível isto; ah, meu Deus, quanta barbárie; monstro à solta; vamos rezar; fazer um minuto de silêncio às vítimas; etc.

Espécie de passividade crônica invade a consciência e prende as atenções, num bloco frágil de dores e traumas, distância e impotência. Detrás disso, lá estão os velhos códigos da continuidade. Tanger adiante o rebanho, produzir para viver, ouvir e esquecer. Os efeitos do comportamento nos quadrantes da grande humanidade geraram, pois, espécie de monstro coletivo nunca previsto nos manuais políticos. O poderoso mercado econômico, contudo, sobreviverá e retrabalha, grosso modo, seus materiais recolhidos nas fezes da besta sagrada que domina os esquadrões da morte e funcionam às escondidas, nas horas caladas dos aparelhos administrativos. O menor existiria em função do maior, o que virou a lei de prosseguimento da história, sem mais questionamentos. O indivíduo anônimo e o grande Estado que busquem conciliar seus interesses nos poucos lugares ao sol de prolongar a vida na face do Planeta através das conferências ecológicas.

Nessas trágicas e dolorosas explosões do inesperado, nos endereços lotéricos das ocasiões, seguem os elementos da discórdia e da concórdia, agarrados entre si, no romance do sadomasoquismo, vistas motivações das forças maiores. Por isso, nada de a quem reclamar pela sorte desses tempos cinzentos. Baixar a cabeça e supor que o vexame das notícias amargas diz respeito aos outros somente, noutros filmes afastados, montados em painéis estranhos, à margem das rodovias marcianas, longe das tintas fortes dos monitores a invadir as casas de porta com o sangue limpo do cordeiro pascal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - México encontra 116 corpos de vítimas do narcotráfico


O número de mortos encontrados em uma série de valas comuns no norte do México subiu para 116, disse a procuradora-geral do país nesta terça-feira (12), atribuindo as atrocidades ao brutal cartel do narcotráfico Zetas. Soldados começaram a encontrar os cadáveres na semana passada em San Fernando, no Estado de Tamaulipas. Inicialmente foram contabilizados 59 corpos, mas o número foi crescendo constantemente e já se tornou um dos fatos mais mórbidos da "guerra das drogas" que toma conta do México nos últimos anos.

"Podemos confirmar a descoberta de um total de 116 mortos neste ato criminoso ... dos Zetas", disse a procuradora-geral Marisela Morales, numa entrevista coletiva concedida na Cidade do México ao lado do ministro do Interior. O número de corpos ainda pode aumentar, e a mídia local disse que 128 cadáveres já foram encontrados. As autoridades de Tamaulipas não quiseram comentar a cifra.

Mais de 37 mil pessoas já morreram desde que o presidente Felipe Calderón tomou posse, em dezembro de 2006, e mobilizou as Forças Armadas para enfrentar os traficantes, que também cometem atos de violência entre si, disputando as rotas de exportação de drogas para os EUA.

Mortos teriam se recusado a cooperar com cartel

A situação tem afastado turistas e investidores, num momento em que o México se recupera da sua pior recessão nas últimas décadas. Tamaulipas, na fronteira com o Texas, é uma das regiões que mais sofrem com o conflito. A imprensa diz que os mortos encontrados nas valas comuns possivelmente eram pessoas que se recusaram a cooperar com o cartel dos Zetas. Morales disse que 17 suspeitos foram presos durante as investigações do caso, mas não quis dar mais detalhes sobre possíveis motivações do massacre ou as identidades das vítimas.

As valas ficam perto de uma fazenda onde 72 imigrantes de outros países latino-americanos foram encontrados mortos no ano passado, num crime também atribuído aos Zetas. Nesse caso, acredita-se que a quadrilha estava se aproveitando de imigrantes que tentavam chegar ilegalmente aos Estados Unidos. A violência das drogas no México abala as chances de vitória do Partido Ação Nacional (conservador, de Calderón) nas eleições presidenciais do ano que vem, e também causa tensões do governo com os EUA, principal parceiro comercial do México.

Fonte: Reuters

BR 116: O Perigo que Rasga o Brasil Sem Fronteiras - Wilson Bernardo


Pois é o BLOG do Crato cruza fronteira, e vai aonde a noticia está, estava eu fazendo cobertura fotográfica em algumas cidades da Paraíba, sertão brabo, mas verde, devido às ultimas chuvas, o que aos poucos irei aqui postar o material produzido no sertão paraibano. Vindo ao final da tarde da Paraíba, na Br116, cinco quilômetros depois da cidade do Barro, nos deparamos com um violento acidente, envolvendo uma carreta que transportava sal e um Paáio, caiu em uma ribanceira vindo a mesma pegar fogo. O acidente não teve vitimas devido a habilidade do carreteiro que preferiu jogar a carreta no penhasco, evitando assim uma desgraça com mortes.


A carreta na ribanceira depois da colisão e do fogo controlado


O palio e a carreta em detalhes


A carga de sal intacta, mas se fosse doce já imaginou...


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Eleitores faltosos têm prazo até amanhã, quinta-feira para regularizar o título


Os eleitores que não votaram nos últimos três pleitos eleitorais têm só até quinta-feira, dia 14/4, para comparecer ao cartório eleitoral de sua cidade e regularizar o título. Depois deste prazo, o título será automaticamente cancelado. No Ceará, de acordo com levantamento feito pelo TSE, após as eleições de 2010, existiam 53.386 eleitores com os títulos passíveis de serem cancelados. Deste total, apenas 1.356 (2,53%) compareceram aos cartórios para regularizar o título até a última segunda-feira (11/04). Em todo o estado, estão aptos a votar 5.881.584 eleitores. A Justiça Eleitoral considera como falta cada turno de votação. Neste caso, quem não votou nos três últimos turnos eleitorais e não justificou poderá ter o seu título cancelado. Para regularizar a situação, o eleitor deve levar ao cartório documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência, originais e cópias.

Consequências para quem não justificar

Além do pagamento da multa e da possibilidade de ter a inscrição eleitoral cancelada, a não apresentação da justificativa dentro do prazo acarretará uma série de impedimentos ao eleitor, inclusive para obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, obter certos tipos de empréstimos e inscrição, investidura e nomeação em concurso público. A falta de justificativa também pode gerar dificuldades para renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Fonte: TRE - CE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Em 10 anos, morte em acidente de moto cresce 754%


O número de mortes provocadas em acidentes de moto aumentou 754% entre 1998 e 2008, aponta Caderno Complementar Mapa da Violência feito pelo Instituto Sangari. O trabalho, divulgado nesta terça-feira (12), mostra que a explosão nas estatísticas está relacionada não apenas com aumento expressivo da frota, mas com maior risco do uso do veículo.

Em 2008, foram registradas 87,6 mortes a cada 100 mil motos no País. Uma proporção 170% maior do que a taxa da frota de automóveis: 32,5 mortes a cada 100 mil veículos. Em 1998, a taxa de mortes por motos era de 67,8 a cada 100 mil - uma proporção 75% maior do que a taxa da frota de carros.

"Os números são assustadores. A direção de moto tornou-se aparentemente mais arriscada", afirma o autor do trabalho, o pesquisador Júlio Jacobo Waiselfiz. Em sete Estados, as mortes provocadas por esse tipo de acidente já pode ser considerado como epidemia. Em Rondônia, Roraima, Tocantins, Paraíba, Piauí, Santa Catarina, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, a taxa ultrapassa 10 de mortes por 100 mil habitantes. As maiores vítimas dos acidentes são jovens. O trabalho mostra que é na faixa entre 15 e 24 anos, o número de mortes é expressivamente maior do que nas demais idades.

"Com nenhuma outra categoria de veículo constatamos tal fenômeno. Há uma vitimização de jovens", completa o pesquisador. Entre 2004 e 2008, os óbitos juvenis aumentaram 15 vezes mais do que no restante da população.

Agência Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Banda Municipal de Icó é renovada


Fundada em 1997 pelo Maestro Genival Antônio, a Banda Municipal de Icó Maestro Gonçalo Farias dos Santos, que passou praticamente desativada desde 2009 e pelo período de dois anos, volta a ativa. A reativação e ampliação da Banda tradicional teve início no dia 31 de dezembro de 2010, quando antigos e novos membros se encontraram na calçada do Teatro da Ribeira dos Icós, tendo à frente o contra-mestre Edibergon Varela (graduando em Música pela UFRN).

A data de mudança de ano e o local símbolo da cultura icoense foram o prenúncio para que, em março de 2011, após algumas negociações, a Banda marcasse seu retorno com um novo Regente, o Maestro Bonfim Estevão ( foto ), veterano da banda desde o seu início.

Existe uma parceria com o Núcleo de Música Sobrado Canela Preta, que vai preparar os novos membros, além da Associação Cultural e Artística Icoense (ACAI), que irá organizar o Estatuto da Banda, além da Lei Municipal e a Associação dos Integrantes da Banda Municipal de Icó, que buscarão mais seriedade no trabalho e uma maior profissionalização e reconhecimento aos integrantes.

Além destes apoios, haverá a parceria da Prefeitura Municipal de Icó, através daa Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Via "Icó é notícia" de Yuri Guedes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - O susto do Vôlei Futuro


F
oi um susto. O ônibus que levava o Vôlei Futuro tombou quando já estava pertinho do ginásio José Liberatti, cerca de uns quinhentos metros. O time iria enfrentar o Osasco na primeira partida semifinal, da série de três, da Superliga de Vôlei. Algumas jogadoras se machucaram. A boa notícia, divulgada em nota oficial pela Confederação Brasileira, é que ninguém se feriu gravemente. O caso que mais preocupou foi o da líbero americana Stacy Sykora. Ela sofreu um corte no rosto e ficou muito nervosa.

O jogo naturalmente foi cancelado. Nos próximos dias, a Confederação Brasileira de Vôlei vai anunciar a nova data para o confronto. Antes, vai esperar o diagnóstico final de todas as jogadoras, que passaram por uma série de exames no hospital regional de Osasco para verificar se estavam com fraturas. Uma pena esta história toda. Do jeito que as meninas ficaram assustadas com o acidente, o time vai precisar de uns bons dias para se recuperar e ter cabeça para disputar uma semifinal. Isso, sem contar, as possíveis pequenas lesões que algumas atletas possam ter sofrido.

Folha.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Vice-Reitora da URCA dá as boas vindas aos novos alunos


A Vice-Reitora Otonite Cortez, representando o Reitor Plácido Cidade Nuvens e, demais membros da atual administração saúdam os recém-chegados alunos do Campus CRAJUBAR, em Juazeiro do Norte. Ao longo da semana a vice-reitora dará boas vindas aos alunos novatos dos demais campi.

Antes da fala de Otonite Cortez houve uma apresentação de teatro das alunas do curso de Artes Violeta Arraes e um vídeo institucional da Universidade. Na solenidade, foram citadas melhorias que vem sendo feitas pela atual gestão, neste campus, como a construção de uma cantina, a reforma da biblioteca, aquisição de novos livros, cadeiras e mesas para melhor atender a demanda dos alunos.

Além disto, foram citadas obras que beneficiarão alunos da URCA nos diversos campi da universidade, como o já inaugurado Restaurante Universitário, a Residência Universitária, o Ginásio Poliesportivo, bibliotecas, salão da terra, Geopark Araripe, reforma do museu de paleontologia, dentre outras iniciativas.

Para que os alunos tenham uma noção do que é a Universidade, foram citados alguns números que ilustram esta Instituição, bem como a presença de mais de 8 mil alunos distribuídos por 18 cursos de graduação, mais de 1 mil alunos de pós-graduação em 17 cursos de especialização, 1 mestrado em Bioprospecção Molecular e, 1 doutorado Interinstitucional em Bioquímica Toxicológica, que está iniciando.

Com esta solenidade de abertura do início das aulas foi apresentado o quadro Institucional da URCA, criando uma maior proximidade entre o aluno e a atual administração.

Fonte: URCA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Inscrições para o Vestibular da URCA vão até dia 25

Aberto período de inscrições para o Vestibular da URCA 2011.2, que continuam até o dia 25 de abril. As inscrições acontecem somente pela Internet. Serão destinados 50% de abatimento para os alunos que concluíram todo o ensino médio em escola pública na região da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe (APA – Araripe) e de 100% para doadores de sangue, com comprovação. As provas do vestibular 2011.2 acontecem nos dias 19 e 20 de junho e o resultado será publicado no dia 15 de julho. Mais informações no site da Comissão Executiva do Vestibular - cev.urca.br, ou pelos telefone : 3102.1230/ 3102.1276. Informações CEV - Rua Teófilo Siqueira, 684. Centro – Crato-CE.

Fonte: URCA

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30