xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/04/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 abril 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Notas fiscais eletrônicas já estão sendo emitidas com sistema moderno de arrecadação



Por meio de projeto de lei do Executivo Municipal sancionado desde o último dia 18, a Prefeitura do Crato implantou o processo de gerenciamento eletrônico do Imposto Sobre Serviços (ISS). Uma forma de adequação à realidade tecnológica para modernização setor administrativo-financeiro municipal, sem que a população tenha que procurar esses serviços na Prefeitura. O novo projeto vem facilitar o acesso às notas fiscais eletrônicas e os boletos referentes às notas. Segundo o supervisor de Arrecadação da Prefeitura Municipal, Jaime Barros, a partir de agora o contribuinte terá que acessar a internet para emitir o boleto. O prazo para se adequar à nova forma de emissão de notas é até o dia 30 de abril. A partir do dia 10 de maio serão recolhidos todos os blocos de notas fiscais de serviços, que ficarão, consequentemente, sem validade. Antes disso, o contribuinte terá que se cadastrar junto à Prefeitura, para seguir os procedimentos de emissão das notas on line. Segundo o setor de arrecadação já estão utilizando as notas mais de 40 empresas do município e 90 delas já estão cadastradas, incluindo pessoa física e pessoa jurídica.

Fonte: PMC

O mensalão é real, o ficha suja também. - Por: Ed Alencar


O mundo precisa saber quando o diploma vem. O mensalão é real e de muitos reais, estima-se que 350 milhões saíram dos cofres públicos enquanto os fichas sujas riem a toa.

"Ô... Senhor..., o mensalão já foi confirmado, o ficha suja também perdoado, o mundo inteiro está sabendo, que o brasileiro tá mesmo é... ( )"

Estamos diante de um retrocesso para a não moralização política desta nação. Se o poder emana do povo! O povo enviou para ao Congresso Nacional mais de 1,6 milhões de assinaturas para o projeto ficha limpa, o qual foi aprovado com restrições. Os poderosos senhores de Togas que nos custam tão caros, perderam uma oportunidade impar de selarem na história a 1ª vitória para moralização da ficha limpa. Para o povo, não foi convincente às interpretações ou conflitos dos ministros do STF que chegaram ao empate 5 x 5 com um voto de desempate a favor do ficha suja, nadaram contra a maré, contra os anseios popular. Na balança do desempate pesava mais o clamor do povo, era o momento lógico do “consentâneo”, ou seja, “(apropriado-adequado-coerente)” para a nação. O ficha suja esta rindo a toa sim!! Eles se achavam injustiçados, pois muitos iguais a eles pelas brechas da lei, já estão no poder. Os maus políticos sempre elaboram leis com brechas futuristas que legislem em causas próprias, onde estão sempre incumunados com o favoritismo da classe. Como ex: o aumento de 61,8% nos seus salários sem nenhum decreto lei da presidência contra eles. Já para o aumento do salário mínimo do trabalhador que paga também os salários de tantos corruptos, foi de 13% a 14% por decreto e ponto final, inconstitucional ou não.

O povo está fadado dessa universidade de corrupção que hora se fortalece com estas recentes decisões a favor do ficha suja. E para completar, a policia federal fecha seu relatório no apagar das luzes sobre os mensaleiros com surpresas que envolve até segurança do ex-presidente Lula que nunca sabia de nada, que nunca viu nada. Mas o povo ouviu falar dos milhões desviados dos cofres públicos. Viu pela televisão um raio X dos hospitais brasileiros, gente morrendo e gritando por Deus amontoados nos corredores de enfermarias por este Brasil a fora, para a indiferença dos corruptos de bolsos cheios até nas cuecas.

Mas sabemos quem é o verdadeiro culpado! Somos nós, na companhia do título de eleitor, que nos conduz obrigatoriamente até as urnas, após passarmos por uma triagem de cidadãos éticos no mercado negro paralelo as eleições no jogo de quem dá mais, e esse mais é um saco de cimento ou um remédio que vale 4 ou 8 anos de mandato e muitas falcatruas.

Imaginem quando chegar a hora de trocarem de lugar talvez educadamente alguns digam assim: Nobre ex-Deputado permita-me ocupar meu assento por direito constituído, mas se forem desafetos que concorreram na mesma região e foram hostilizados, com certeza dirão apenas “desinfeta”.

Hoje eu me lembrei do Frances Charles de Gaulle, parece que o Brasil vive a maldição da sua frase. Lembrei também de Cazuza e de Renato Russo do Legião Urbana que sempre protestavam através da música contra disparates iguais a estes. Mas se eles já se encontraram em outro campo espiritual, sob a batuta do maestro Charles de Gaulle juntos estão cantando (Quel est ce pays?), traduzindo que país é esse?

Por: Ed. Alencar

Rock na Estação Cultural em Juazeiro do Norte

LOCAL: ANTIGA RFFSA AO LADO DA ESTAÇÃO DO METRÔ NA
PRAÇA DOS OURIVES.

HORÁRIO: DAS 18 às 22h.

Neste domingo, dia 10 de abril, a partir das 18h, a Estação Cultural apresenta Rock na Estação, grande show com bandas de Rock de Juazeiro do Norte. Os roqueiros do Cariri estão convidados para este grande evento, que contará com três bandas: Anjos Urbanos, Offhand e Acampamento 80. Promoção: Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte em parceria com Associação de Músicos e Bandas de Rock do Cariri (AMBROCK), Secretaria de Governo, subprefeito da Zona Rural, Thiago Wescley e Associação dos Artistas e Amigos da Arte, AMAR. A banda Anjos Urbanos surgiu há um ano no Bairro Tiradentes. Com um repertório vasto e empolgante, ela conquistou o primeiro lugar no Festival Estudantil, Estudante é Show no Colégio Tiradentes, em Juazeiro. A banda tem influência de grandes nomes do rock nacional dos anos 80, como Legião Urbana, Kid Abelha e Paralamas do Sucesso. A banda é composta pelos seguintes músicos: Denise Cordeiro: vocal. Ezequiel Cordeiro: vocal. Davi Leomar: guitarra. João Paulo: violão. Carlos Henryque: Percussão.

Já a Offhand surgiu em 2006. Com uma “pegada” inovadora e marcante do Punk/Hard Core; a banda se destaca no cenário underground regional. Apesar da pouca idade, os integrantes tratam a banda com seriedade e dedicação, o que foi vital para atrair vários seguidores. A Offhand tem influências de bandas como Anti-Flag, Green Day, Blink 182, Sum 41 e The Distillers. E é composta pelos seguintes músicos: Neo Dalle: Vocal. Yago: Bateria. Dedé: guitarra. Junior: Baixo. Nascida no ano de 2008, a banda Acampamento 80 (AC80) já fez vários shows na cidade do Juazeiro do Norte, tendo em seu repertório muitas músicas próprias e alguns couvers, e vem se preparando cada vez mais para mostrar o que ela tem de melhor, um novo estilo de fazer música, mostrando que a música é uma arte, uma “viagem”. Tendo como inspiração bandas como, Los Hermanos, Titãs, Capital Inicial, Os Paralamas do Sucesso, e bandas de Blues. A banda é composta pelos seguintes músicos: Josu Ribeiro: Vocal e Guitarra. Alex Casmurro: Guitarra. Bruno Santos: Bateria. Weygue Arrais: Baixo.

Para o Assessor Técnico da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, Franco Barbosa, o evento tem como objetivo mostrar novos talentos artísticos de Juazeiro do Norte e do Cariri, pois só em Juazeiro do Norte já existem mais de 80 bandas de rock, e como o rock é tribal e não conta com espaço para seus shows, a Secretaria de Cultura, através do seu Secretário Fábio Carneirinho, está incentivando a criação de espaço para estas expressões culturais. O ESTAÇÃO CULTURAL é um novo espaço artístico criado pela Secretaria de Cultura de Juazeiro, no ano do seu centenário, para oferecer aos novos talentos oportunidades para suas apresentações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - PRESIDENTE DA CÂMARA FALA SOBRE A REALIZAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO


O Presidente da Câmara Vereador Florisval Coriolano - PTC recebeu em seu gabinete na última sexta-feira (01.04) o Secretário de Administração do Município Cristiano Siebra Felício Callou. O Presidente do Legislativo disse que a conversa com o secretário foi bastante proveitosa e informa que segundo o secretário o processo de licitação para escolha da empresa que irá aplicar as provas do concurso público já está em pleno andamento e somente aguardando a sua finalização para a abertura do edital do concurso, o que provavelmente poderá acontecer até o final do mês de abril. O Secretário de Administração disse ainda que o Poder Executivo poderá enviar a Câmara de Vereadores proposta para que seja ofertado um número ainda maior de vagas, o que poderá acontecer no momento em que o mesmo estiver com o número real das carências que forem sendo abertas pelas secretarias do Poder Executivo. O secretário adiantou ao Presidente Florisval que logo após o término do processo licitatório estará enviando para conhecimento da Câmara e da população, a cópia do processo das empresas que participaram da licitação, bem como do Edital de Publicação do Concurso visando atender solicitação formulada pela presidência com o intuito de informar as pessoas interessadas sobre a realização do certame.

Fonte: CVC

REVOLTANTE - Em Crato - Você só é contra Pena de Morte até ler ISTO ( os mais fracos e crianças, não leiam... )


Dedicado ao "Dedêba", morto cruel e covardemente neste fim-de-semana


Digamos que seu Pai, sua mãe, ou seu irmão, resida na zona rural, exatamente para fugir do caos da cidade grande, pois recentemente se curou de um câncer de garganta, onde lhe foi retirada a laringe e agora não fala mais, e se alimenta através de uma sonda. Mas ainda feliz por estar vivo, acorda-se às 04 da manhã para tirar o leite das vacas, olha para o céu azulado da madrugada, contempla as estrelas, e vai começar o seu dia silencioso. Eis que de repente, numa dessas madrugadas, ao abrir a porta para o quintal, dá de cara com 3 homens armados e perigosos que o enchem de facadas, sem que ele possa gritar ou emitir ruído algum. Depois de ficar semi-morto, os bandidos ainda arrastam o corpo do seu pai, da sua mãe, ou do seu irmão ladeira acima até desfigurar o seu rosto no chão espinhoso, e em seguida colocam a sua cabeça em cima de uma pedra e com outras pedras grandes, começam a bater na cabeça dele ou dela, até os miolos saírem pelos ouvidos, até esmagarem e esfacelarem o seu crânio, e o deixam lá aprodrecendo...Por 10 reais !

Amigos, o que acabei de relatar, não é ficção. Foi o que aconteceu neste fim-de-semana num sítio da cidade do Crato-CE, próximo à "Pirrita". A vítima, chamada DEDÊBA, era um pacato cidadão que havia se curado mesmo de um câncer de garganta, e através de uma grande força de vontade, continuava a viver. Todo o motivo da sua morte, foi o simples fato de não ter atendido ao pedido de dinheiro de um covil de bandidos que faz parte de uma boca de fumo próximo ao local em que reside.

Hoje, dia 05 de Abril, Dedeba vai ser enterrado no cemitério N. Senhora da Piedade, em Crato. A polícia agiu rápido e prendeu os bandidos, sendo um, menor de idade. Mas segundo o que se vê nos jornais, o desenrolar das coisas, vocês acham que esses bandidos ficarão muito tempo atrás das grades, com a INJUSTIÇA Brasileira ?

Eu sou a favor da Pena de Morte para crimes Hediondos como esse, em que pegaram um pai de família, o torturaram e o mataram barbaramente. O que você me diz ? Você é contra a pena de morte somente até o dia em que acontecer algo do gênero ao seu Pai, seu irmão, ou sua Mãe, mas lembre-se de uma coisa: Cada pessoa morta barbaramente por criminosos dessa forma, é um Pai, é uma Mãe, e é o Irmão de alguém. Pena que não é o seu pai, senão o que você faria ?

O que vocês acham que a sociedade deve fazer com esses aí ? fazer como os judeus fizeram há 2000 anos, soltando Barrabás ?


PENA DE MORTE PARA CRIMES HEDIONDOS E CRIMINOSOS PERIGOSOS JÁ !

Dedêba, meu querido, descanse em Paz, agora que já não podem mais ferir você !

Por: Dihelson Mendonça

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - CÂMARA CRIA COMISSÃO DE EXAME DE DENÚNCIA



Na foto: Vereador Dárcio Luís apresenta a sua defêsa


Com o objetivo de apurar a denúncia da Vereadora Mara Guedes (PT) contra o Vereador Dárcio Luís de Sousa (PSDB), onde ela o acusa de falta de decoro parlamentar, quando em uma reunião, no mês de janeiro, o vereador Tucano lhe destratou, ao lhe chamar de velha e coruja, A Câmara Municipal do Crato aprovou a criação da Comissão de Exame de Denúncia. Dependendo do parecer desta comissão, composta pelos vereadores Pedro Alagoano (PSB), Luís Cory (PSC) e Dedé da Granja (PSDB), poderá ser aberto ou não um processo de cassação de mandato. Não podem participar desta comissão, vereadores que fazem parte da Mesa Diretora ou envolvidos no caso.

Fonte: Câmara de Vereadores do Crato

Nota do Editor - Toda história tem 2 lados. Todo mundo já ouviu a versão da vereadora Mara Guedes, que se sente prejudicada. Não estamos aqui julgando o mérito da questão, até porque não é da nossa alçada. Mas alguém, por acaso já ouviu ou leu a versão do vereador Dárcio Luís sobre os acontecimentos ? Não! - E quantas vezes o vereador já conseguiu chegar até os microfones da estação de Rádio que promoveu todo esse "espetáculo" público ? - Nenhuma vez. Isso é que é assustador, no estado que se diz democrático, onde algumas estações de Rádio não concedem direito de defêsa aos acusados, e privilegia determinadas pessoas, concedendo-lhes todo o espaço mais do que necessário. Não me admira que mais cedo do que tarde, os proprietários dessas estações irão perdê-las afogados em processos judiciais. O povo e as autoridades já estão de olho ! - A injustiça já salta aos olhos a passos cada vez mais largos. A cobra venenosa já morde o próprio rabo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Telecentro realiza aula inaugural de nova turma



A Prefeitura Municipal do Crato realizou, na tarde de ontem, aula inaugural do Curso de Informática Básica do Telecentro Comunitário, no auditório da RFFSA. O trabalho de inclusão digital, com cursos voltados para jovens, adultos e idosos, passou a ser realizado em Crato, desde 2009, numa parceria da Prefeitura Municipal com o Governo Federal. São quatro turmas de quatro alunos cada, sendo uma formada por idosos. Os cursos de inclusão digital são gratuitos e funcionam de segunda à sexta-feira, nos horários comerciais da manhã e tarde. O Telecentro tem a participação de um conselho gestor, de 10 pessoas, representantes de instituições governamentais e não governamentais, além de associação comunitária. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Ação Social com a coordenação e Luiza Maria Vieira. O projeto conta com funcionários da Prefeitura e funciona no prédio da Biblioteca Municipal, no Centro Cultural do Araripe.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ações preventivas são realizadas ativamente em Crato



A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do setor de mobilização social vem realizando ações de combate a dengue e ao calazar. Unindo atividades educativas com o objetivo de informar a população cratense sobre prevenção a doenças e melhorias na saúde. Tendo inicio hoje, e indo até o dia 8, sexta-feira estará acontecendo a semana de combate a dengue com visitas domiciliares nas residências reincidentes, isto é as que apresentaram foco do mosquito aedes aegypti no bairro Batateiras. No encerramento da semana será ofertada a população aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Em relação a prevenção e proteção contra o calazar o técnico Erivaldo da Mobilização Social do Crato estará disponibilizando informações acerca da doença, formas de contágio e cuidados serão realizadas rodas de conversas, sempre as 19 horas nas seguintes localidades:

Hoje, Dia 5- Sítio Poço Dantas
Dia 6- Sítio Vila Nova
Dia 7- Assentamento 10 de abril.

Fonte: PMC

Preconceito e discriminação - Por Magali de Figueiredo Esmeraldo


Sabemos que o preconceito, a discriminação e o racismo existem há milhares de anos e estão interligados entre si. O dicionário de Aurélio define o preconceito como: “conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou maior conhecimento dos fatos; idéia preconcebida.” No meio em que vivemos, podemos reconhecer vários tipos de preconceito e discriminação: o social, religioso, sexual, racial e muitos outros. Quase todos os dias nos noticiários, tomamos conhecimento de denúncias de preconceito, até com agressões físicas de ordem sexual ou racial. É indigno o ser humano agir assim com o outro, levando-o a exclusão. Ninguém quer reconhecer que é preconceituoso. A arrogância do ser humano em se achar superior ao outro é imensa. Observamos que dentro de famílias que se dizem tradicionais, em uma cidade grande ou pequena, o preconceito e a discriminação são gritantes. A superioridade de certas pessoas que encaram os que têm menos dinheiro ou menos estudo com discriminação é muito triste, já que somos todos iguais diante de Deus. Isso ocorre dentro das famílias, de parentes para parentes. Pessoas que tratam os outros componentes da família, como se fossem inferiores, só porque têm menos dinheiro, ou porque não possuem um diploma de curso superior. Essas pessoas não entendem o quanto se tornam pequenas agindo assim. O que faz um ser humano importante, é o caráter, a humildade, a bondade, a simplicidade e a honestidade, entre outros valores. O nome de família não tem nenhuma importância. Já ouvi alguém afirmar que foi morar fora do Crato, quando ainda pequena, e quando voltou, a primeira pergunta que ouvia era: de que família você é?

Um humilde trabalhador honesto, mesmo que seu sobrenome não seja tão conhecido, ou não tenha um diploma universitário, tem tanto valor quanto um doutor. Grande parte das famílias que compõem a elite dominante de nossa sociedade são preconceituosas, racistas e discriminatórias. Deveriam se envergonhar de um comportamento tão impróprio para uma pessoa que se diz de família tradicional. Em Crato e em Fortaleza tenho amigos valorosos que não pertencem a famílias importantes, não têm diploma universitário, não são ricos e que dão grande exemplo de vida, com a sua dignidade, retidão, honestidade, bondade e solidariedade. Estão sempre a ajudar ao próximo, principalmente os mais necessitados. Essas pessoas fazem a diferença em um mundo tão cruel, violento e cheio de preconceito, racismo e discriminação.

No livro do Gênesis, podemos observar que o ponto alto de toda obra criadora de Deus é o sexto dia, quando Ele cria a humanidade. “E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher.” (Gn 1,27). Nesse trecho podemos entender que todos os seres humanos foram criados à imagem e semelhança de Deus. A Bíblia nos ensina que Deus nos ama a todos sem distinção. E sabemos que Ele mandou seu filho Jesus para nos salvar. E Jesus veio nos ensinar a amar e nos manda amar o nosso próximo. Mas o homem na sua prepotência e orgulho se acha melhor do que os outros. No capítulo 25 do Evangelho de Mateus, Jesus diz que tudo o que fizermos com o menor dos nossos irmãos será feito a Ele. Portanto se maltratarmos uma pessoa é a Deus que estamos maltratando.

É maravilhoso sonhar com um mundo melhor e mais humano. A vida seria mais harmoniosa se todos reconhecessem a igualdade entre as pessoas e que não existisse essa doença impregnada na sociedade que é: o preconceito, a discriminação e o racismo. Dias melhores virão, essa deve ser a nossa esperança.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

O Pensamento do Dia - Charles Chaplin

http://3.bp.blogspot.com/-1jw6L8dLDFo/TZqQUnjcglI/AAAAAAAAWaw/1vUwnHC8anE/s1600/charles-chaplin2.jpg


"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

Charles Chaplin

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Fornecedor da Danone quer se instalar no Ceará


A empresa de embalagens plásticas Globalpack pretende se instalar no Ceará. Fornecedora e participante da cadeia produtiva da Danone. a empresa já dispõe de um galpão de 600 metros quadrados no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O diretor Cristiano Leal Passos procurou o Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede), onde foi recebido pelo secretário executivo do órgão, Abreu Dantas. Na ocasião, Dantas lhe expôs os benefícios ofertados pelo Governo do Estado, que visam atrair ainda mais empresas para o Ceará.

Cristiano revelou que, devido ao custo elevado do transporte das embalagens para a Danone, atualmente fabricadas em São Paulo, a Globalpack avaliou que seria mais rentável para a empresa que ela também se localizasse na mesma cidade de um dos seus principais clientes. “Agora, nosso próximo passo será a elaboração de um projeto para encaminhar ao Cede e, em seguida, aguardar o parecer do Conselho para essa parceria. A expectativa é de sucesso no nosso empreendimento”, declarou o diretor.

GLOBALPACK

A empresa, que atua no mercado há 38 anos, conta com uma estrutura que abrange quatro unidades industriais e mais de 1400 colaboradores, além de um maquinário moderno, que possibilita alta capacidade de produção e diversidade de produtos. A Globalpack atende setores como cosmético, farmacêutico, higiene pessoal, limpeza, defensivos agrícolas e automotivos, além de produzir embalagens para diversos produtos do mercado alimentício.

Assessoria de Comunicação do Cede

Passeata contra a Dengue no Bairro Grangeiro - Cobertura Fotográfica - João Rosa C. Filho







Nota do Editor: O leitor João Rosa C. Filho nos enviou fotos da passeata contra a dengue que aconteceu no Bairro Grangeiro - Parque Grangeiro, organizada pelo Grupo de Jovens JMC - (Jovens Missionários de Cristo), Prefeitura Municipal do Crato, e a Associação pro-melhoramento do Parque Grangeiro!

"A passeata graças a DEUS aconteceu conforme o combinado!
Resultados: Conseguimos identificar a rua dentro do bairro com maior número de recipientes espalhados a Ceu aberto, proporcionando assim o ciclo de vida do Mosquito!
Fizemos nestas ruas um trabalho de recolhimento de lixos ( recipientes, latas... ), entrega de panfletos, e orientamos toda a comunidade para começarem a fazer cada um o seu papel!"

Desde já agradeço o espaço!
Abraços!

Atenciosamente:

João Rosa C. Filho - Coordenador do grupo de Jovens - Jovens Missionários de Cristo (JMC).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - ALUNAS DO CURSO DE JORNALISMO DESENVOLVEM TRABALHO SOBRE A POLÍTICA DO CRATO


A
s alunas do 3º semestre do curso de jornalismo da Universidade Federal do Ceará – UFC / Campus Cariri, Isabele Caetano, Maria Jaiana e Amanda Salustiano, estão desenvolvendo um trabalho sobre a Câmara Municipal do Crato. Elas participaram da Sessão Ordinária, desta segunda-feira, dia 04 abril, quando falaram sobre o objetivo do projeto e após a reunião, conversaram com os vereadores sobre vários aspectos do contexto político. Conhecer o desenvolvimento legal do trabalho dos legisladores, a atuação, as dificuldades, as formas de fazer política e a conscientização da comunidade são os objetivos principais deste trabalho, que será apresentado na sala de aula. As estudantes não descartam a possibilidade de se aprofundarem no tema e transformar a pesquisa, em monografia, no final do curso.

Fonte: CVC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - 'Máfia da merenda’ pagou propina em 57 prefeituras e 2 governos estaduais


Segundo pivô do esquema, empresário Genivaldo Marques dos Santos, pagamentos irregulares para obter contratos teriam ocorrido em cidades administradas por diferentes partidos; citados negam denúncias, feitas mediante acordo de delação premiada

O empresário Genivaldo Marques dos Santos, pivô da chamada "máfia da merenda", relatou ao Ministério Público Estadual (MPE) supostos pagamentos de propinas e doações ilegais para campanhas eleitorais em pelo menos 57 cidades e dois governos estaduais. Entre elas estão quatro capitais, além de municípios administrados por diversos partidos. O empresário fornece informações a promotores desde 2006 em troca da redução da pena (delação premiada).

O Estado publicou no sábado reportagem revelando depoimentos do empresário ao Ministério Público com detalhes do funcionamento do suposto esquema na capital, envolvendo três gestões - de Marta Suplicy, José Serra e Gilberto Kassab.

A "máfia da merenda" atuaria também em Recife e Diadema, São Luís (MA) e Carapicuíba, Taubaté, Marília, entre outras. Há ainda pelo menos um deputado federal entre os citados: Abelardo Camarinha (PSB-SP). Todos os citados alegam inocência e negam as acusações feitas pelo empresário por meio de acordo de delação premiada.

O Estado teve acesso a sete dos depoimentos prestados pelo empresário desde 26 de março de 2006. Logo no primeiro deles, Santos contou detalhes sobre o suposto esquema de propinas em troca da terceirização da merenda em sete cidades. Além de São Paulo, o empresário afirmou que a propina era paga diretamente para Fuad Gabriel Chucre (PSDB), então prefeito de Carapicuíba, e para Mário Bulgareli (PDT) e seu antecessor na prefeitura de Marília, o deputado federal Camarinha.

Marcelo Godoy e Fausto Macedo, de O Estado de S. Paulo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - VEREADORES COBRAM REGIONAL DO DETRAN PARA O CRATO

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, desta segunda-feira, dia 04 de abril, vários vereadores falaram sobre a necessidade da instalação, em Crato, da sede regional do Departamento Estadual de Trânsito – Detran. Durante seu primeiro mandato, o Governador Cid Ferreira Gomes, prometeu implantar uma sede do órgão, no Município, para melhorar o atendimento à população, já que a sede regional de Juazeiro Norte, que absorve todo volume do atendimento, não está dando conta. Para isso, disse Cid Gomes, será necessária a doação de um terreno por parte da Prefeitura Municipal do Crato.

O Vererador Luís Cory (PSC) reclamou não só da grande quantidade de pessoas que diariamente se deslocam ao Detran, em Juazeiro, como também da qualidade do atendimento. Cory afirmou que o cidadão se sente humilhado, diante da forma que os funcionários do órgão se postam perante os usuários dos serviços.

A Vereadora Joana Pedroza (PSB) confirmou a má qualidade do atendimento do Detran, em Juazeiro, e reforçou a reivindicação aos governos Municipal e Estadual para que se construa no Crato, uma sede regional, que prestaria o serviço também aos municípios de Nova Olinda, Santana do Cariri, Potengi, Araripe, Assaré, Altaneira e Campos Sales. O presidente da Câmara Municipal do Crato, Vereador Florisval Coriolano (PTC) informou que o Executivo já está vendo alguns terrenos, que serão apresentados ao Estado, cabendo a este, a análise e aprovação da área.

Fonte: CVC ( Câmara de vereadores de Crato )

BlogCIÊNCIA - Cientistas encontram gene ligado ao consumo de álcool


Cientistas identificaram um gene que parece ter papel na regulação de quanto álcool uma pessoa bebe. Eles dizem que a descoberta poderia ajudar na busca por tratamentos mais eficazes contra o alcoolismo e as bebedeiras. Em um estudo com mais de 47 mil voluntários, uma equipe internacional de cientistas descobriu que pessoas que possuem uma rara variante de gene chamado de AUTS2 bebem em média 5 por cento menos álcool do que as com a variante mais comum. O gene AUTS2, também conhecido como "candidato 2 de suscetibilidade ao autismo", havia sido previamente relacionado ao autismo e à desordem de hiperatividade do déficit de atenção (ADHD), mas sua função real não está clara, disseram os pesquisadores.

"Claro que há uma porção de fatores que afetam o quanto de álcool uma pessoa bebe, mas nós sabemos que os genes desempenham um papel importante", disse Paul Elliott, do Imperial College de Londres, que integrou a equipe do estudo.

"A diferença que este gene particular produz é somente pequena, mas ao encontrá-la abrimos uma nova era de pesquisa." De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso prejudicial do álcool resulta em 2,5 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Esse é o terceiro maior fator de risco no mundo para doenças como desordens neuropsiquiátricas, como é o caso do alcoolismo e epilepsia, bem como doença cardiovascular, cirrose do fígado e várias formas de câncer. Gunter Schumann, do Instituto de Psiquiatria do King's College, de Londres, disse que a combinação de estudos genéticos e dados comportamentais deve ajudar os cientistas a compreender melhor as bases biológicas dos motivos pelos quais as pessoas bebem, algumas delas em excesso.

"Este é um primeiro passo importante em direção ao desenvolvimento da prevenção e tratamentos de abuso e dependência de álcool", disse ele. No estudo, publicado na revista da National Academy of Sciences (PNAS), a equipe analisou amostras de DNA de 26 mil voluntários em busca de genes que parecem afetar o consumo de álcool e depois checou suas descobertas em outras 21 mil pessoas. Em uma parte da pesquisa, depois de identificar o AUTS2, os cientistas analisaram o quanto o gene era ativo em amostras de tecidos do cérebro. Eles descobriram, então, que as pessoas com a variante do gene relacionada ao menor consumo de álcool tinham uma atividade maior no gene.

KATE KELLAND - REUTERS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Japão busca ajuda russa para pôr fim a crise nuclear


País enfrenta o pior acidente radioativo desde Chernobyl, em 1986

O Japão pediu à Rússia que envie ao país um navio especializado em desativar submarinos nucleares, informou a mídia japonesa nesta segunda-feira (4). O governo japonês luta para combater a pior crise atômica mundial desde o acidente de Chernobyl, na Ucrânia, na década de 1980. Engenheiros japoneses na usina de Fukushima, afetada pelo terremoto e tsunami de 11 de março, foram forçados a despejar água radioativa no mar nesta segunda-feira. Ao mesmo tempo, estão recorrendo a medidas desesperadas para conter os danos na central nuclear, como o uso de sais de banho para tentar localizar a fonte dos vazamentos no complexo danificado, situado a 240 km ao norte de Tóquio.

Três semanas depois que um terremoto de 9 graus de magnitude e um enorme tsunami atingiram o nordeste do Japão, provocando o derretimento parcial dos reatores de Fukushima, os engenheiros ainda não estão perto de retomar o controle da usina de eletricidade e de interromper o vazamento de radioatividade. O sismo e o tsunami deixaram cerca de 28 mil pessoas mortas ou desaparecidas e devastaram a costa nordeste do país. O desastre natural mais custoso no mundo provocou blecautes, cortes na cadeia de fornecimento e redução de horas de trabalho. Está ameaçando o crescimento econômico e o iene. Ao mesmo tempo, uma recente pesquisa de opinião indicou que os eleitores querem que o criticado primeiro-ministro Naoto Kan forme um governo de coalizão para tirar o Japão de sua pior crise desde a 2a Guerra Mundial.

Japão começa a despejar 11,5 mil toneladas de água radioativa no mar
A empresa Tepco (Tokyo Electric Power), operadora da usina nuclear de Fukushima, começou nesta segunda-feira (4) a lançar ao Oceano Pacífico cerca de 11,5 mil toneladas de água radioativa procedente da central. O objetivo é facilitar as tarefas dos funcionários que tentam evitar uma catástrofe ainda maior. A operação, que começou às 19h locais (7h de Brasília), visa esvaziar a água que está em reservatórios especiais e no porão dos reatores 5 e 6, as únicas das seis unidades do complexo que estão por enquanto sob controle. Essa água excede em cem vezes o limite legal de iodo-131, um nível relativamente baixo em comparação com o da água que inunda algumas áreas da usina nuclear, com uma radiação até 100 mil vezes superior.

A Agência para a Segurança Nuclear do Japão insistiu que a operação não representa riscos para a saúde, enquanto o porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, disse por sua vez que a medida é de emergência, e que a Tepco deve observar seu possível impacto no meio ambiente. O objetivo da empresa é deixar espaço nos depósitos para armazenar a água altamente radioativa que inunda os edifícios dos reatores 1, 2 e 3, e que dificulta seriamente os trabalhos dos operários para resfriar essas unidades. Desde o terremoto de 11 de março, operários da Tepco lutam dia e noite para restabelecer a refrigeração dos reatores de Fukushima, mas em suas tarefas enfrentam constantes problemas.

Copyright Thomson Reuters 2011 e EFE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Famoso crítico do governo da China é preso e desaparece


NE - Na China é assim: Fazer oposição pode fazê-lo desaparecer...

Ai Weiwei foi um dos idealizadores do Ninho do Pássaro, o Estádio Olímpico de Pequim. Ele foi preso quando embarcava para Hong Kong. França, Alemanha e várias ONGs pediram a libertação imediata dele.

Um dos críticos mais famosos do governo chinês foi preso no domingo e desapareceu. Ai Weiwei foi um dos idealizadores do Estádio Olímpico de Pequim, conhecido como Ninho do Pássaro. Weiwei pede o respeito aos direitos humanos na China e foi preso quando ia embarcar para Hong Kong com uma assistente. Policiais invadiram o atelier do artista, confiscaram vários itens e fizeram interrogatórios.

A França, a Alemanha e várias organizações não governamentais pediram a libertação imediata de Ai Weiwei, que ano passado já tinha permanecido em prisão domiciliar. Nas últimas semanas, o governo chinês tem aumentado a repressão aos opositores.

Fonte: G1

No Blog do Crato, Ajoelhou, tem que Rezar !


O nosso site é sério. Quem não quiser seguir as regras, que não escreva!


Existe um ditado muito antigo e sábio, que diz que quem não pode com o pote, que não pegue na rodilha. Ou melhor, ajoelhou, tem de rezar! - Esta mensagem que ora escrevo, é apenas um chamamento à responsabilidade de cada um dos escritores e comentaristas do Blog do Crato. Na entrada do site, há um campo bastante visível, que diz que cada um assume a responsabilidade por aquilo que escreve e que o Blog de forma alguma se responsabiliza pelas matérias e comentários dos escritores que têm suas contas e senhas e o direito legítimo de postar.

Assim sendo, cada pessoa que tem sua própria senha de postagem, pesa sobre seus próprios ombros, a responsabilidade pelas consequências que suas postagens trarão posteriormente. No momento em que o Blog do Crato atinge cerca de 120.000 a 150.000 acessos por mês se consolidando como o site mais acessado do Cariri na Internet, a responsabilidade sobre a publicação aumenta bastante. Ao longo do tempo, eu enquanto administrador, fui eliminando uma boa parte das pessoas que eram capazes de por nosso projeto a perder, seja criando confusões, rixas e até perturbando a órdem pública. Com muito esforço, consegui manter aqui pessoas que tenho um apreço especial, por serem gente de responsabilidade, que assumem o que falam e o que fazem. Mas de vez em quando, mesmo tendo eliminado a maioria dos personagens anônimos, aparecem algumas postagens, até de gente muito conhecida, que de qualquer forma causam polêmica. Não quero com isso tolher a liberdade nem evitar a polêmica, pois cada um tem essa liberdade que eu mesmo concedi, de cada um postar, dentro de certos limites, mas acho que sempre se deve escrever algo, pensando nas consequências que aquilo vai ter a curto, médio e longo prazo.

Embora cada um arque com as consequências daquilo que diz e faz, vale sempre lembrar os princípios básicos de postagem em qualquer grupo da Internet, e que são regras de OURO aqui no Blog do Crato, que são basicamente:

01 - A primeira coisa antes de escrever, é pensar. É realmente importante o que tenho para dizer ? Isto trará benefícios a alguém ? Isto poderá causar malefícios a mim ou a outras pessoas ? O que de bom isto poderá resultar ? Na dúvida, calar é sempre a melhor saída.

02 - Nunca escrever sob o efeito de drogas, bebidas alcóolicas ou sob o calor do ódio. Se houver uma discussão, não compre briga. Não responda às injúrias sob o calor da raiva, pois isso apenas irá piorar o problema.

03 - Zele pela nossa língua. Erros grosseiros dizem muito sobre nossa capacidade intelectual, mais do que a publicidade que poderemos fazer sobre ela.

04 - Zele pelo Blog. Este espaço é público, e você, dentre várias pessoas, foi escolhido para usá-lo com responsabilidade. Milhares de pessoas estão a ler o que é escrito aqui, portanto, não escreva porcaria. Este site é muito sério e aqui prezamos muito o senso de responsabilidade e as consequências que cada postagem poderá ter.

05 - O Blog do Crato é um site democrático. Damos oportunidades a todas as correntes de pensamento, independente de amizades e inimizades. O Blog é antes de tudo, da cidade. Assim, que possamos respeitar, ( embora nem sempre concordar ), com o pensamento contrário dos muitos setores da sociedade. É da pluralidade de idéias que se define a democracia. Tratemos nossos adversários e opositores com respeito. E se isso não for possível, que os ignoremos. Se alguém se sentir lesado, ofendido, que envie mensagem para o administrador do Blog e peça para apagar determinada postagem ou comentário, ou tomar alguma providência. Garanto a vocês que eu jamais serei omisso a qualquer apelo de intermediação.

Acima de tudo, lembre-se que:

"Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida." ( Provérbio chinês )

Que possamos agir sempre com total responsabilidade!

Por: Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30