xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/03/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 março 2011

CABIMENTO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS EM CASOS DE ROMPIMENTO INJUSTIFICADO DE ESPONSAIS


Por: Leopoldo Martins Filho


A grande maioria dos civilistas, dentre eles barrassi, Biachi, De ruggiero, Cicu, Jemolo, Lopes Herrera, entende que no moderno direito civil a promessa esponsalícia não cria nenhum vínculo de parentesco e nem de família entre os noivos, nem entre cada um deles e os consangüíneos do outro, nem mesmo faz surgir impedimentos matrimoniais, tendo, unicamente, o efeito de acarretar responsabilidade extracontratual, dando lugar a uma ação de indenização por ruptura injustificada.

Pois, como pondera jemolo, a atitude imprudente, tola ou malvada, de estabelecer esponsais, despertando a confiança de um próximo matrimônio a tal ponto que uma pessoa realize despesas com vistas a esse fim, e de retirar-se depois sem motivo plausível, caracteriza uma atitude culposa e causadora de prejuízos; daí a obrigação da reparação. Como se pode observar, toda promessa de contratar frustrada gera, em princípio, efeitos na hipótese de inexecução culposa.

Afora isso, os préstimos para o casamento, despesas com preparativos , compra de imóvel e pertenças para o futuro lar; abandono de emprego, mudança de domicílio, etc. são questões que podem ser computadas no valor dos danos.

Outrossim, é inócuo eventual alegação do noivo que deu causa ao rompimento injustificado de que não autorizou tais gastos, porque ao marcar data para a celebração de seu casamento autorizou, de forma tácita, a noiva a iniciar os preparativos para a solenidade e para a futura vida em comum.

No entanto, O que pode ensejar a indenização é o rompimento escandaloso e que venha a humilhar a pessoa. Assim, por exemplo, haverá obrigação indenizatória em sede de ruptura de noivado em situações onde a dignidade seja abalada, ou até mesmo onde o nubente inocente seja humilhado, quando: “com a celebração, aquele que anuncia no dia do enlance matrimonial não mais deseja casar, estando todos os convidados à espera e preparativos consumados.

Não há quem possa negar que em situações fáticas acima escandidas que as dores advindas do rompimento injustificado do noivado trazem sulcos profundos, abatendo a noiva inocente, que se torna inerte, apática, indiferente a tudo e a todos, com forte desejo de sair do meio em que vive, causando-lhe sérios danos morais e o desprazer de viver.

Resguardando melhor entendimento, na esteira do magistério do professor Pires de Lima, entendo que todas as ofensas contra a vida e integridade pessoal, contra o bom nome e reputação, contra a liberdade no exercício das faculdades físicas e intelectuais, podem causar um forte dano moral à pessoa ofendida e aos parentes, por isto mesmo estes têm o direito de exigir uma indenização, pecuniária, que terá função paliativa.

Francisco Leopoldo Martins Filho

Pós Graduado em Responsabilidade Civil

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri


http://2.bp.blogspot.com/-efeKEwNcRJM/TY0Tm7GLVLI/AAAAAAAAWN0/r2xPjt-Cep8/s1600/Coluna%2BArmando%2BRafael.gif


Made in Crato

Está localizada em Crato (ao lado uma vista parcial do centro da cidade) a segunda maior indústria de fabricação de panela de pressão do Brasil, a Alumínio Roque. Nos últimos anos, esta indústria passou por diversas ampliações. Hoje o Grupo Roque possui três indústrias que fabricam produtos de alta qualidade, duas delas localizadas no Rio de Janeiro. E por falar no Grupo Roque, este fechou parceria com o Crato Esporte Clube para a temporada 2011. Nessa parceria a logomarca do Grupo Roque irá estampar os uniformes do Crato Esporte Clube, mais conhecido como Azulão da Princesa.

Boa Notícia


Frei Hans Stapel, o criador da Fazenda Esperança, instituição destinada à recuperação de dependentes de drogas, esteve no Cariri, no último fim-de-semana, onde presidiu – no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, em Crato – um encontro com coordenadores das Fazendas da Esperança de todo o Brasil. E anunciou que a Fazenda Esperança ora em construção pela diocese de Crato, no município de Mauriti, será inaugurada no próximo dia 8 de dezembro. Frei Hans Stapel elogiou esta iniciativa de dom Fernando Panico e disse que hoje as Fazendas Esperança estão presentes – além do Brasil – no México, Guatemala, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Alemanha, Moçambique, Rússia e Filipinas.

Violeta Arraes

Na foto acima, a Escola de Ensino Fundamental Violeta Arraes localizada na cidade de Araripe. Este estabelecimento de ensino tem cerca de quinhentos alunos e dispõe, além das salas de aula, de uma biblioteca, centro de informática, cantina, pátio coberto e demais instalações à altura de uma escola moderna e eficiente. Enquanto isso prossegue em Crato – na Avenida Teodorico Teles – a Construção da Escola Estadual Profissionalizante Violeta Arraes, que será a maior do Cariri. A caririense Violeta Arraes (foto à direita) teve ainda seu nome dado à Escola de Artes da Universidade Regional do Cariri, criada para Barbalha, mas funcionando – no momento – em Juazeiro do Norte. Já em Nova Olinda foi construído o original Teatro Violeta Arraes, anexo à Fundação Casa Grande, esta dirigida por Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde. Sobre Violeta Arraes, a cordelista Salete Silva publicou um cordel onde consta a estrofe abaixo:


De Violeta se diz:
É flor, é cor, é odor
Sendo “rosa de Paris”
No Crato ramificou
Faz parte do Cariri
Qual uma flor de pequi
Que neste solo brotou

Algo já foi feito

Na próxima terça-feira, 29 de março, o Governo do Ceará entregará oficialmente a recuperação da exótica casa-de-taipa, dotada de andar superior, existente no Parque Estadual Ecológico do Sítio Fundão, localizado próximo à área urbana de Crato. Para fazer essa entrega virá a Crato o atual presidente do Conselho de Politicas e Gestão do Meio Ambiente do Ceará–Conpam, Paulo Henrique Lustosa. Antiga propriedade do ambientalista Jeferson da Franca Alencar, o Sítio Fundão possui 93,5 hectares, onde predomina uma floresta nativa – com resquícios da Mata Atlântica, além de espécies de cerrado e flora diversificada – cortada pela nascente do Rio Batateiras. Ali serão feitas trilhas para as pessoas percorrerem um dos locais mais bonitos da Região Metropolitana do Cariri. A desapropriação do Sítio Fundão – ocorrida em 2008 – deveu-se a iniciativa do então presidente do Conpam, André Barreto Esmeraldo, o único cratense que integrou, até agora, o staff administrativo do governador Cid Gomes.

Muito resta a fazer

A consolidação do Parque Estadual Ecológico do Sítio Fundão é imprescindível para elaboração de um projeto de exploração turística – ecológica e cultural – do município de Crato. Para essa exploração turística já existe uma pequena infraestrutura montada com construção de dois bons hotéis no sopé da Chapada do Araripe além de alguns restaurantes, balneários e equipamentos culturais, aí incluídos os grupos da tradição popular. Destaque para a Floresta Nacional do Araripe (foto à direita) – a primeira reserva florestal criada no Brasil – com suas trilhas ecológicas; os geosítios do Geopark Araripe; as fontes de água nas faldas da Chapada; os museus e sítios históricos, a exemplo do Caldeirão do Beato José Lourenço.

Pegando o gancho...


Já que falamos em meio ambiente, confiram esta declaração do Papa Bento XVI, (constante no texto da encíclica “Caritas in veritate”, 51): “Por isso, a primeira ecologia a ser defendida é a “ecologia humana”. Ou seja, sem uma clara defesa da vida humana, desde sua concepção até a morte natural; sem uma defesa da família baseada no matrimônio entre um homem e uma mulher; sem uma verdadeira defesa daqueles que são excluídos e marginalizados pela sociedade, sem esquecer, neste contexto, daqueles que perderam tudo, vítimas de desastres naturais, nunca se poderá falar de uma autêntica defesa do meio-ambiente”.

Toinho da Ponta da Serra

Antônio Correia Lima (foto à esquerda), ou Toinho da Ponta da Serra como também é conhecido... Toinho mantém na sede daquele distrito, a duras penas, uma amplificadora que leva informação e lazer aos quatro cantos da vila. Ele também publica – todos os meses – o Jornal da Ponta da Serra. E ainda tem o Blog da Ponta da Serra, criado e mantido por Toinho, onde ele publica notícias e suas pesquisas genealógicas e históricas, colocando em prática o que aprendeu no curso de graduação de História. Todos esses veículos de comunicação têm por objetivo divulgar a Ponta da Serra: suas tradições, a atual convivência social, reivindicar melhoramentos, enfim, contribuir para o exercício da cidadania naquela comunidade. Tudo feito com idealismo e sem visar retorno financeiro. Grande Antônio Correia Lima! No seu modesto trabalho ele vai modificando – para melhor – o mundo...

Agenda cheia

Dom Fernando Panico participa hoje na cidade de Francisco Beltrão (Paraná), na função de bispo consagrante da ordenação episcopal do novo bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Agenor Girardi. Este, pertence à Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus–MSC, a mesma de dom Fernando. No próximo dia 7 de abril, o bispo de Crato preside a solenidade de duas ordenações na Catedral de Crato. Após a Semana Santa dom Fernando viajará para Roma, de onde retornará diretamente para Aparecida do Norte (SP), a fim de participar da 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontecerá de 4 a 13 de maio próximo.

Curtas

1 – A frustrada tentativa de um blog – gestado a partir de Brasília – de ressuscitar o bairrismo entre Juazeiro do Norte e Crato mereceu a seguinte análise do escritor padre Neri Feitosa, autor de vários livros sobre o Padre Cícero: “Depois de tanto tempo e já formando quase uma cidade só, Juazeiro e Crato retornam aos tempos bárbaros do bairrismo provinciano! Que coisa imatura! Tanta riqueza, tanto crescimento, tanto cultura lado a lado, envoltos em papel de embrulho de baixaria”.
2 - Foi lançado na última segunda-feira, 21, em Fortaleza, o livro Patativa do Assaré – O sertão dentro de mim, escrito pelo professor Gilmar de Carvalho e ilustrado com fotos do cratense Tiago Santana.
3 – O novo pároco de Ponta da Serra, padre Raimundo Ribeiro, pensa construir nova igreja-matriz para a Paróquia de São José, padroeiro daquele distrito. A atual igrejinha ficou pequena e não existe espaço para ampliá-la. Enquanto o povo da pequena Ponta da Serra pensa grande, na cidade de Crato a paróquia da Sagrada Família – localizada no populoso bairro Vilalta – tem como igreja-matriz uma minúscula e acanhada capela... Os cratenses deveriam seguir o exemplo da população de Ponta da Serra...
4 – Nos últimos vinte anos a média anual de chuvas no município de Crato foi de 1.090 mm. Quando este índice é alcançado a temporada de chuvas é considerada ótima. Pois bem, no último dia 22 a precipitação pluviométrica em Crato já registrava 1.096,08 mm na atual temporada de chuvas. E ainda tem o restante de março, todo o mês de abril e início de maio para chover.

Homens peixes - Por: Emerson Monteiro

Isto porque há peixes que morrem pela boca... E nos dias acelerados dos tempos atuais, quantos milhões, bilhões, talvez, encontram prazer no desfrute da boca, feitos peixes que se entregam aos anzóis, num total descaso pela integridade física e pelas consequências às quais desprezam a própria vida.

Na farra da satisfação dos sentidos, pensar quase não conta, no agir das multidões. Máquinas produzem mercadorias e os corpos engolem feitos feras; uns, na busca do lucro; outros, no desejo incontido da busca desarvorada de guloseimas preparadas na indústria. Para surpresa de tantos, as criações artificiais dessa culinária mecânica criam sabores jamais vistos, semelhantes aos mais incríveis cardápios, combinando moléculas em laboratórios, formando apetitosos pratos de gostos assemelhados com as ofertas anteriores dos sabores de carnes e de vegetais, fontes ideia do que querem os seres humanos. Achar hoje um chocolate originário do cacau nativo exige tempo e dinheiro, porquanto a engenharia alimentar desenvolveu sabores de chocolate procedentes dos componentes sintetizados, resultando no cheiro e no paladar aperfeiçoados, por vezes até mais do que se viessem fabricados com o fruto do cacaueiro.

E nesta pisada andam os negócios entre as pessoas e a tecnologia, criatura das próprias pessoas; assim, a máquina começa dominar seu criador. Nisso os homens correm feitos peixes às iscas que elaboram, virando autores e vítimas das doenças, as célebres viroses, que invadem os territórios minados da paz orgânica, deflagrando cruzada inimaginável de combate aos males que os afligem desde a primeira infância. Quase comum, na passagem da adolescência à idade adulta, os jovens terão seus corpos, antes esbeltos e bem desenhados, livres de deformações e frustrações, torturados na escravidão alimentar grosseira da modernidade, causa das deficiências que escravizam as famílias da atualidade.

Na cultura, sobretudo ocidental, impera o desconhecimento por inteiro do valor nutritivo dos cereais integrais, das frutas e verduras, os riscos cancerígenos do açúcar, com raras, raríssimas, exceções de poucas famílias e grupos sociais. Existe a cruel mentalidade de comer o que aparece à frente, pela ânsia famélica de satisfazer o desejo sem pesar nem medir as consequências orgânicas das refeições. Comer virou atividade arriscada. Comer por comer, jogar dentro do corpo o que vem de fora, independente das cogitações necessárias, esquecidos de que alimento é medicamento e vida saudável todo instante.

A crise da saúde pública desta era, com isso, representa mais a crise da cultura de massa que tanto prevalece nos países atrasados, quando nos desenvolvidos, haja vista haver, nos Estados Unidos, algo em torno de 60% de sua população formada de obesos, o subproduto da ignorância nutricional daquele povo.

O Brasil já acompanha de perto essa margem preocupante na aberração dos hábitos pessoais quando usam os alimentos. Portanto, morrer pela boca deixou de ser costume autodestrutivo tão só dos peixes, e larga faixa de apreciadores, no gênero humano, também renunciaram aos fundamentos originais das leis alimentares da natureza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Municípios do Cariri se mobilizam para ampliar controle da dengue


A Secretaria da Saúde do Estado reúne nesta terça-feira, 29, a partir das 9h30min, em Araripe, prefeitos, secretários municipais e profissionais de saúde de municípios da região do Cariri para reforçar as ações de controle da dengue. O secretário da Saúde, Arruda Bastos, e um grupo de técnicos da Sesa e da 20ª Coordenadoria Regional de Saúde estarão às 9h30min no Ateliê Janet, Rua Alexandre Arrais, centro de Araripe.

“No fim do ano passado, estivemos em Juazeiro do Norte com a Caravana da Dengue alertando gestores da região com o objetivo de mobilizar para as ações de combate ao mosquito e de mobilização social. Agora, com o aumento do número de casos da doença, focamos na assistência aos pacientes, chamando a atenção para o diagnóstico rápido e com qualidade, evitando óbitos”, afirma Arruda Bastos. Nesta segunda-feira, 28, em apoio aos municípios, a Sesa iniciou uma força-tarefa. A prioridade é a assistência aos pacientes nos municípios com elevado número de casos e óbitos confirmados da doença. A força tarefa começou pelos municípios de Caucaia, na região metropolitana, e Juazeiro do Norte, no Cariri.

Um grupo de 15 técnicos integra a primeira etapa da força tarefa. Focados na assistência, cooperam com os municípios na atualização e preparação dos profissionais para o diagnóstico da doença. Distribuem cartazes em unidades de saúde, escolas, empresas com os sinais de alarme do agravamento da dengue. Assim, além dos profissionais, a população fica sabendo que a fase crítica da doença vai do terceiro dia, quando a febre desaparece, até o quinto dia, e surgindo dor abdominal intensa e contínua, queda brusca da pressão arterial, vômitos persistentes (ver outros sinais no site) é preciso voltar ao médico, imediatamente.

Sesa itinerante

O tema dengue levou a Secretaria da Saúde do Estado para dezenas de municípios do fim do ano para cá. Os últimos mobilizados para o reforço das ações contra a dengue foram Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Icó, Itapipoca, Granja. Há casos confirmados de dengue em 149 municípios. A prioridade da Sesa itinerante são os que apresentam maiores números de casos e de óbitos.

Assessoria de Imprensa da Sesa
CABIMENTO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS EM CASOS DE ROMPIMENTO INJUSTIFICADO DE ESPONSAIS Por: Leopoldo Martins Filho

A grande maioria dos civilistas, dentre eles barrassi, Biachi, De ruggiero, Cicu, Jemolo, Lopes Herrera, entende que no moderno direito civil a promessa esponsalícia não cria nenhum vínculo de parentesco e nem de família entre os noivos, nem entre cada um deles e os consangüíneos do outro, nem mesmo faz surgir impedimentos matrimoniais, tendo, unicamente, o efeito de acarretar responsabilidade extracontratual, dando lugar a uma ação de indenização por ruptura injustificada. Pois, como pondera jemolo, a atitude imprudente, tola ou malvada, de estabelecer esponsais, despertando a confiança de um próximo matrimônio a tal ponto que uma pessoa realize despesas com vistas a esse fim, e de retirar-se depois sem motivo plausível, caracteriza uma atitude culposa e causadora de prejuízos; daí a obrigação da reparação. Como se pode observar, toda promessa de contratar frustrada gera, em princípio, efeitos na hipótese de inexecução culposa. Afora isso, os préstimos para o casamento, despesas com preparativos , compra de imóvel e pertenças para o futuro lar; abandono de emprego, mudança de domicílio, etc. são questões que podem ser computadas no valor dos danos. Outrossim, é inócuo eventual alegação do noivo que deu causa ao rompimento injustificado de que não autorizou tais gastos, porque ao marcar data para a celebração de seu casamento autorizou, de forma tácita, a noiva a iniciar os preparativos para a solenidade e para a futura vida em comum. No entanto, O que pode ensejar a indenização é o rompimento escandaloso e que venha a humilhar a pessoa. Assim, por exemplo, haverá obrigação indenizatória em sede de ruptura de noivado em situações onde a dignidade seja abalada, ou até mesmo onde o nubente inocente seja humilhado, quando: “com a celebração, aquele que anuncia no dia do enlance matrimonial não mais deseja casar, estando todos os convidados à espera e preparativos consumados. Não há quem possa negar que em situações fáticas acima escandidas que as dores advindas do rompimento injustificado do noivado trazem sulcos profundos, abatendo a noiva inocente, que se torna inerte, apática, indiferente a tudo e a todos, com forte desejo de sair do meio em que vive, causando-lhe sérios danos morais e o desprazer de viver. Resguardando melhor entendimento, na esteira do magistério do professor Pires de Lima, entendo que todas as ofensas contra a vida e integridade pessoal, contra o bom nome e reputação, contra a liberdade no exercício das faculdades físicas e intelectuais, podem causar um forte dano moral à pessoa ofendida e aos parentes, por isto mesmo estes têm o direito de exigir uma indenização, pecuniária, que terá função paliativa. Francisco Leopoldo Martins Filho Pós Graduado em Responsabilidade Civil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Pague suas contas pelo Celular - Google faz parceria com Citi e Mastercard para pagamento móvel


Celular fará o papel de carteira eletrônica, diz Wall Street Journal. Tecnologia está em estágio inicial de desenvolvimento. O Google fechou parceria com o Citigroup e a Mastercard para criar um sistema de pagamento móvel que vai tornar os celulares com o sistema operacional Android em uma espécie de carteira eletrônica, publicou o "Wall Street Journal", citando fontes próximas do assunto.

A nova tecnologia, que está em estágio inicial de desenvolvimento, permitirá que os consumidores passem seus celulares Android diante de um pequeno leitor de um caixa para fazer pagamentos, segundo o jornal. O sistema de pagamentos planejado permitirá ao Google oferecer a varejistas mais dados sobre seus consumidores, ajudará a fazer propaganda dirigida e a fazer ofertas de descontos a usuários de dispositivos Android que estejam perto de suas lojas.

O Google não deve cobrar tarifas por transação, segundo o diário. Inicialmente, detentores de cartões de crédito e débito emitidos pelo Citigroup poderão pagar suas compras ao ativar um aplicativo de pagamento no celular. Representantes do Google, Citigroup e Mastercard não comentaram o assunto.

Fonte: G1 Tecnologia

REPORTAGEM: Volta a chover forte no Cariri - Por: Antonio Vicelmo


População foi surpreendida, ontem, com a forte chuva, em Missão Velha, que inundou partes baixas da cidade - FOTO: ANTÔNIO VICELMO - O Município de Missão Velha foi o mais atingido com as chuvas deste fim de semana. Alagamento e estragos no Centro.

Crato. Depois de 15 dias de estiagem e chuvas esparsas, voltou a chover forte no Cariri. A chuva de 141 milímetros que caiu no pé da serra Missão Velha inundou as partes baixas da cidade, interrompeu a estrada de Jamacaru. Cobriu plantios e interrompeu parcialmente o principal acesso para Crato, Juazeiro e Barbalha, a CE-293, entre Barbalha e Missão Velha. Ali, a enchente, que desce do pé da serra de Barbalha, passou por cima da rodovia, no sitio Brejinho, ao lado da Usina de Açúcar. A força das águas arrancou a lateral do asfalto. A tendência é interromper totalmente.

Ao lado da CE, um plantio de banana foi coberto pelas águas. A água se espalhou por todo o baixio. O mesmo aconteceu com outras lavouras localizadas nos baixios entre Barbalha e Missão Velha. Os proprietários dizem que o legume está perdido. "Além de queda, coice". O agricultor Fernando Arrais justifica o adágio popular, esclarecendo que a safra foi prejudicada pelo excesso de chuva nos meses de janeiro e fevereiro, sofreu com o verão no mês de março e agora volta a chover acima do normal.

O rio Coité, que passava ao lado de Missão Velha, transbordou e invadiu as partes baixas da cidade e alagou algumas casas. A enchente ficou a menos de 5 metros da calçada da prefeitura. A chuva começou à uma hora da madrugada, mas a água do rio só chegou à cidade no amanhecer do dia. Os moradores das casas localizadas depois da ponte tiveram tempo de retirar os móveis. Este problema é antigo. Quando chove forte na bacia do rio, a água invade as residências. O distrito de Jamacaru está praticamente ilhado. A chuva abriu uma grande cratera de 8 metros de largura por 5 de profundidade, na estrada entre Missão Velha e o povoado. A enxurrada destruiu um bueiro e arrastou o asfalto e o aterro. Com a interrupção da rodovia, os moradores estão subindo e serra e descendo em Brejo Santo para chegar à Missão Velha. O desvio aumenta o percurso em cerca de 60 km.

Em Crato, onde o canal do rio Granjeiro, que passa por dentro da cidade, foi parcialmente destruído, no final de janeiro, a chuva de 75 mm voltou a causar danos. A ponte que dava acesso à Central de Abastecimentos foi danificada. Não Permite o acesso nem de pedestres. A erosão do canal está encostando na calçada dos prédios da Avenida José Alves de Figueiredo.

O governador Cid Gomes informou que, no próximo dia 9, será anunciado o nome da empresa que vai restaurar o canal. A solenidade será realizada, às 15 horas, na Universidade Regional do Cariri. Na oportunidade, será feito um pregão presencial para a contratação da empresa construtora. A população, principalmente, os moradores da Avenida José Alves de Figueiredo, por onde passa o canal, reclama da demora na aplicação da verba de R$ 4 milhões que foi liberada, há quase dois meses, pelo Ministério da Integração Nacional. Na maioria dos Municípios do Cariri, choveu bem. De acordo com o boletim da Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Cogerh), as 10 maiores chuvas foram registradas em Missão Velha 141 mm: Juazeiro do Norte 75 mm; Porteiras 75; Crato 75 mm; Jati 42 mm; Abaiara 30 mm; Farias Brito 16 mm. Milagres 16 mm; Caririaçu 12 mm e Aurora 3 mm.

Tábua de Chuvas

Missão Velha 141.0
Brejo Santo 120.5
Juazeiro do Norte 75.0
Assaré 75.0
Crato 75.0
Porteiras 75.0
Pentecoste 56.8
Potengi 46.0
Jati 42.0
Maranguape 41.0

Antonio Vicelmo
Repórter do Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Brasil ultrapassa 207 milhões de celulares em fevereiro


O Brasil fechou fevereiro com mais de 207,5 milhões de assinantes na telefonia celular, de acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Nos dois primeiros meses deste ano, 4,6 milhões de novas habilitações foram registradas. O número é o maior dos últimos onze anos. Do total de acessos em operação no país, 82,2% são de celulares pré-pagos.

Já o número de acessos a cada 100 habitantes atingiu 106,91, com alta de 2,13% no ano. No mês passado, 17 Estados já possuíam mais de um celular por habitante: Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Tocantins, Rio Grande do Norte, Amapá, Minas Gerais e Sergipe.

Folha.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Número de mortos por tragédia no Japão já ultrapassa 11 mil


http://2.bp.blogspot.com/-SQBuUkTG1wI/TZCgOG5vauI/AAAAAAAAWQs/o6JBjCGHgGQ/s1600/tragedia-japao-04-20110313-size-598.jpg

Segundo informações da polícia japonesa, 17.339 pessoas continuam desaparecidas

TÓQUIO - O número de mortos pelo terremoto e tsunami do último dia 11 no Japão aumentou nesta segunda-feira, 28, para 11.004, enquanto outras 17.339 pessoas seguem desaparecidas, segundo o mais recente balanço divulgado pela Polícia japonesa. Além disso, mais de 200 mil pessoas continuam refugiadas em 1.900 abrigos por conta do desastre, que criou a pior crise do Japão após a Segunda Guerra Mundial. Há pelo menos 18 mil casas destruídas e mais de 130 mil edifícios danificados, sobretudo nas regiões litorâneas do nordeste japonês, onde a neve e as baixas temperaturas complicam a situação do desabrigados.

Segundo as últimas estatísticas, em Miyagi houve 6.692 mortes, em Iwate 3.264 e em Fukushima 990, enquanto os desaparecidos são contados aos milhares nessas três províncias, as mais devastadas pelo terremoto e posterior tsunami.

Há temores de que o número de vítimas possa aumentar, pois a tragédia parece ter acabado com a vida de famílias inteiras e é possível que muitas mortes e desaparecimentos não tenham sido informados à Polícia, segundo a rede de televisão "NHK".

Fonte: Agência Estado
Foto: Divulgada pela Editora Abril

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Presidente da Câmara Municipal do Crato promulga lei que defende taxistas do Crato


O presidente da Câmara Municipal do Crato, Vereador Florisval Coriolano (PTC), promulgou nos termos do parágrafo 7º do artigo 43 da Lei Orgânica do Município, a lei resultante do Projeto de Lei aprovado e silenciado pelo Prefeito Samuel Araripe.

Artigo 1º. A Lei – número 1. 982/2000, de 23 de junho de 2000, passa a vigorar com as seguintes alterações:

Artigo 4º Fica determinado que na realização de eventos de qualquer natureza, dentro da jurisdição territorial do Crato, as vagas para exploração do serviço de taxista serão exclusivas para taxistas inscritos na Secretaria de Finanças do Município do Crato.

Parágrafo 1º - Fica terminantentemente proíbido a concessão de alvará de prestação de serviços por parte do Poder Executivo Municipal do Crato à pessoas e veículos que não se adequar aos artigos desta lei.

Parágrafo 2º - O alvará e emplacamento do veículo devem estar em dia e com registro e licenciamento do veículo, obrigatoriamente da cidade do Crato.

Artigo 5º - Parágrafo 1º - O taxista que resolver vender a sua vaga fica definitivamente afastado da profissão, até que venha a adiquirir uma outra, através da compra ou troca.

Parágrafo 2º - A liberação do alvará pela Secretaria de Finanças do Município para o taxista deverá seguir todas as disposições contidas na presente lei, sem interferência de qualquer outro órgão.

Parágrafo 3º - Fica a cargo do Demutran a foscalização para cumprimento da presente lei
Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data da sua publicação (24 de março de 2011), revogadas as disposições em contrário.

Após receber a diretoria do Sindicato dos Taxistas e Mecânicas da Região do Cariri, em seu gabinete, o prefeito Samuel Araripe atendeu o pedido do Sindicato e não sancionou a ementa que acresce e altera dispositivos da Lei número 1. 982 / 2000. Diante da atitude do chefe do Executivo cratense, o Presidente da Câmara, Vereador Florisval Coriolano, com o objetivo de defender o direito e espaço dos taxistas do Crato, resolveu promulgar a lei número 2. 674/ 2011 inclusive, já comunicou ao Gabinete do Prefeito, para afixação no flanelógrafo da Prefeitura.

Fonte: Câmara de Vereadores do Crato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - CORREIOS SOLICITAM PARCERIA À CÂMARA PARA INSTALAR TRÊS POSTOS EM CRATO


O
Presidente da Câmara Municipal do Crato, Vereador Florisval Coriolano (PTC), acompanhado da secretária da Mesa Diretora, vereadora Joana Pedroza (PSB) e do Vereador Pedro Alagoano (PSB), recebeu, em seu gabinete, a diretora da Empresa dos Correios e Telégrafos, em Crato, Marta Galiza. Ela solicitou o apoio do Poder Legislativo para instalar três postos dos Correios, na Zona Rural do Município. As comunidades contempladas serão Sítio Coqueiro, Distrito do Belmonte e Sítio São José. Marta Galiza infomou que já havia solicitado o apoio do Poder Executivo, através do Prefeito Samuel Araripe, mas este negou-se a colaborar para implantação de tão importante benefício. A diretora afirmou, ainda, que a empresa repassará recursos financeiros para o funcionamento dos postos, cabendo ao Poder Público, também arcar com algumas despesas que a logística requer.

Após a reunião, Florisval Coriolano e os demais integrantes do Poder Legislativo cratense, presentes ao encontro, ficaram bastante interessados com a proposta dos Correios e Telégrafos, em levar seus serviços aos mais distantes lugares do Município e garantiram apoiar a ação.

Fonte: Câmara de Vereadores do Crato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Parque do Sítio Fundão no Crato será entregue nesta terça-feira


O Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Paulo Henrique Lustosa, juntamente com o Superintendente interino da Semace, Ricardo Araújo, estarão nesta terça-feira (29), na cidade do Crato, no Cariri, para entregar à população do Cariri, às 10 horas, a casa sede do Parque Estadual do Sítio Fundão. Trata-se de uma área, com resquícios de Mata Atlântica, desapropriada pelo governador Cid Gomes, em seu primeiro mandato como governador, com extensão de 93,54 hectares. Cid, a época, acatou justificativa do então Presidente do Conpam, André Barreto, para transformar o local numa Unidade de Conservação (UC) estadual.

O Parque está totalmente cercado e conta com trilhas ecológicas para visitantes. O restauro da casa sede recebeu investimento de R$ 200 mil, provenientes de compensação ambiental. Foram realizados os procedimentos necessários com vistas ao tombamento da edificação como patrimônio histórico cultural concluído pelo técnico Otávio Menezes da Secult/Copahc que está em andamento. A restauração obedeceu fielmente a planta original, construída pelo antigo proprietário, ambientalista Jéferson da Franca Alencar (falecido) em taipa, técnica construtiva vernacular à base de argila (barro) e cascalho com o objetivo de erguer uma parede, única no Estado com dois andares. O antigo proprietário teve o cuidado de conservar não apenas toda a vegetação (flora e fauna) mas o acervo material, inclusive, um engenho de madeira. O acervo material, disse à imprensa, Francisco Otávio Menezes, responsável pelo processo de tombamento é constituído de uma casa de taipa (a casa-sede), um engenho de madeira, bem conservado e uma barragem de pedra edificada pelos escravos. Já devidamente restaurados todo ele está em processo de homologação de tombamento.

Vitória

Para o Presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, a conclusão do projeto do Sítio Fundão "é uma vitória da população do Cariri que agora disporá de uma área de grande valia à sociedade, seja quanto a preservação ambiental, com fauna e flora da região conservados, mas sobretudo constitui-se em verdadeiro oásis dentro da cidade do Crato, por ser uma Unidade de Conservação (UC) urbana". A flora local é bem diversificada e podem ser encontrados ali espécies do cerrado, composição florestal e os remanescentes da mata atlântica, com grande diversidade biológica.

Localizado a apenas 3 quilômetros do centro da cidade, o parque disporá de segurança para proteger os visitantes, alunos secundaristas e universitários que terão no local, ambiente propício às pesquisas relacionadas ao meio ambiente. A entrega da área contará com presenças de autoridades locais dos três municípios da Região do Cariri, diretamente beneficiados - Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha – e doravante, a área passa a ser gerenciada pela Semace, do Crato. Toda e qualquer visitação, em grupo, obrigatoriamente deverá ser guiada, ou seja, acionada junto a gerência do parque. Pesquisadores e pessoas interessadas em conhecer mais uma Unidade de Conservação Ambiental do Estado podem dirigir-se à Semace do Crato para obter melhores informações quanto a sua utilização.

Assessoria de Imprensa do Conpam

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Refinaria do Ceará - Cercamento em setembro e obras só em 2012


Sonho de consumo de vários governos estaduais do Ceará, a Refinaria Premium II, depois de muitos anos, já tem movimentação para início das obras, que devem se arrastar até 2017. Mas a primeira etapa, que consiste na preparação do terreno, a chamada terraplanagem, só deve começar em 2012. No entanto, um primeiro passo já deve ser dado em setembro. De acordo com Mário Tavares, gerente geral da Refinaria, a partir de setembro começarão o cercamento e a construção de guaritas do empreendimento. A demora para início da terraplanagem deve ocorrer porque a Petrobras ainda deve iniciar processo de licitação para a execução dessa primeira parcela da obra.

A Refinaria do Ceará deverá receber investimento de US$ 11 bilhões e produzirá 300 mil barris por dia e entrará em operação em 2017. Será uma das maiores refinarias de petróleo do mundo, com produção maior do que as refinarias que estão sendo implantadas nos estados de Pernambuco (230 mil barris/dia) e Rio do Janeiro (150 mil barris/dia). Serão gerados, até o ano de operação, cerca de 90 mil empregos entre diretos, indiretos e por efeito renda. Com o início das operações, serão 2 mil trabalhadores na refinaria. Como adiantou o Diário do Nordeste, a partir do momento que a Premium II entrar em operação, o Brasil deixará de ser importador de óleo diesel.

Reunião com a Fiec

A diretoria plena da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebe nessa segunda-feira (28/3), a partir das 18 horas, por ocasião de sua reunião ordinária semanal, representantes da Refinaria Premium II, que vão falar sobre o andamento do processo de implantação do empreendimento no estado.

Fonte: Portal Verdes Mares
Foto ilustrativa: Refinaria Capuava

O planeta terra e seus estopins atômicos - Por Ed. Alencar


Como você se vê hoje no planeta terra? Ainda não sabe? É bom pensar!! Os dinossauros já se foram ( há milhões de anos ). A natureza revoltada tem se manifestado através de tornados, enchentes, terremotos, tsunamis, soterramentos, em resposta às agressões sofridas pelo homem. Por outro lado, o mundo em constantes guerras, nações árabes quebrando tabus em busca de mudanças, destronando velhos ditadores insanos que na defesa do poder, atrocida seu próprio povo; Os homens caminham para a construção da 2ª torre de Babel, as leis de Deus e da natureza vem sendo desobedecidas, ignoradas, o homem há muito tempo vem sendo advertido para seus limites de criações revolucionarias que já chegou ao clone de seres vivos.

O ontem dos homens primitivos, construíam arco e flecha para caçar e pescar e no uso da defesa pessoal, era uma arma de curto alcance e alvo individual. O hoje dos homens evoluídos, constroem armas modernas e de alta tecnologia e longo alcance, teleguiadas com poder de destruição em massa. Criou e plantou na face da terra, o mais poderoso veneno “nuclear” sem antídoto com ramificações para o bem e para o mal.

É o homem permanentemente em disputa entre si, para ser sempre o “super” na história, e a história do mundo nuclear teve inicio em 1938 em Berlim, Alemanha, quando os três cientistas Hahn-Strabmann e meitner após uma observação de uma “Fissão nuclear da irradiação de urânio e nêutrons”. Entraram para a história do mundo. Outros famosos cientistas como Enrico Fermi-Ida Nordack, Albert Einstein, fizeram parte deste mundo incluindo Ernest Rutherford, o descobridor do núcleo atômico.

A 1ª reação em cadeia, aconteceu em 1942 na Universidade de Chicago em um reator de grafite dentro do Projeto Manhattan, para a fabricação da primeira bomba atômica. E na madrugada do dia 16 de julho de 1945, no Deserto do Alamogordo no Novo México, foi feito o 1° teste atômico da história, que se chamou de Trinity-test. O 2° teste já foi com fins militares durante a 2ª Guerra Mundial, a bomba foi lançada sobre a cidade de Hirochima no Japão. O 3° teste foi também no Japão em Nagasaki. Estas duas explosões mataram de imediato 155.000 pessoas, durante a mesma semana mais 110.000. Até hoje estima-se que já morreram pelo prolongamento dos efeitos da radioatividade, mais de 400.000. Com as novas tecnologias empregadas, as bombas termonucleares tem muito mais potência que as anteriores.

Acidentes nucleares: muitos registros no mundo vêm acontecendo com dispositivos nucleares e materiais radioativos como no Reino Unido, Islândia, Cochabamba, Polônia, Irã, Usina de Chernobil na Ucrânia e no Brasil em Goiânia. Isto são sinais de perda de controle. A verdade é que o nosso planeta está “minado”. As grandes potências se ameaçam e se preparam sigilosamente para suas defesas. É o mundo em alerta.

Em resumo, descobri que o Japão é o maior saco de pancadas nuclear do mundo, suportou duas bombas atômicas – Em 1999 registrou-se mais um acidente e hoje os desastres nos reatores da Usina Nuclear em 2011. Estes desastres nucleares pelo mundo são como tsunamis de ondas invisíveis e silenciosas que se espalham e vão matando, contaminando o solo, os alimentos, a água e o ar. Assim como sobrevivemos? Tudo indica que haverá um êxodo da população japonesa pelo mundo. Parece que o planeta esta na eminência de explodir, os estopins podem serem acesos e a natureza continua castigando pela retaguarda. Assim eu não posso dizer “Salve-se quem puder”, pois estamos no mesmo barco e nas catástrofes da pré-história não sobrou um só dinossauro e até nos documentários de hoje, buscam ossadas.

Por: Ed. Alencar

Clube Recreativo Grangeiro está com novo Blog na Internet


Recebemos o comunicado de que o tradicional Clube Recreativo Grangeiro está de visual novo também na internet. para os Cratenses que vivem em outras partes do país, podem acessar as divulgações do clube também no novo espaço virtual. Aproveitamos para publicar aqui no Blog do Crato, novas fotos do visual atual do Clube Recreativo Grangeiro.










Clube Recreativo Grangeiro: http://cluberecreativograngeiro.blogspot.com
Fotos de divulgação do clube

NA FALTA DE CULTURA USAMOS A QUE TEMOS. Por: Antonio Sávio


Andei afastado do blog por questões pessoais, mas sempre tento acompanhar o que está se passando por aqui e no mundo. Recentemente observei dois fatos que embora pareçam distantes geograficamente são irmãos siameses e demonstram fielmente o estado de anomia cultural que está o país.

Como se sabe, um dos assuntos mais do que comentados ultimamente (além dos acontecimentos trágicos no Japão) tem sido um projeto do MINC chamado, “O mundo precisa de poesia”, sob a responsabilidade da intérprete Maria Bethânia que, após a redução de R$ 440 mil ficaria com a “esmola” de R$ 1,35 milhão. Curioso é que a então ministra da cultura, Ana de Holanda, irmão do Chico Buarque, a mesma filho do Sérgio Buarque, que são de uma geração que lutaram contra a ditadura, que são a favor das tão clamadas justiças sociais, não lhe tenha passado nem de longe pela cabeça que a mera ideia de tal projeto corromperia até a alma de quem o propôs, e, mais ainda de quem o aceita, uma vez que o livre arbítrio nos permite negar um absurdo como este. O MINC chegou a publicar uma nota esclarecendo que o projeto obedece todos os quesitos necessários, sendo, portanto, perfeitamente legal.


Outro fato curioso e sem nenhuma repercussão, mas que, porém, é tão importante quanto o primeiro, foi um “debate” (desculpe-me pela insistência nas aspas, mas são necessárias. O sentido real do que vi não chega a ser um debate, mas... para não ofender vamos usar uma palavra provisória) que presenciei no Orkut, mais especificamente na comunidade do Crato, onde um sujeito reclama aos brados que a situação de nossa cultura está insuportável por conta das letras de baixíssimo nível que circulam por aí. A revolta até então, inteiramente inteligível, fica absurdamente cômica quando o “hábil” analista cultural receita Zé Ramalho, Cordel do Fogo Encantado e coisas do tipo para “curar a doença”. O leitor pode não estabelecer algum nexo entre o primeiro e o segundo fato, mas, é mais do que claro que o segundo explica as ações do primeiro.


Pelo que ouço e leio, este país outrora bem mais culto do que o de hoje, tinha um mínimo de senso de mudança, sendo o mesmo estabelecido, assim como em todas as outras nações, por uma elite culta que guiava e influenciava as mudanças baseados em um senso moral, estético, político e econômico que obedecia a uma ordem onde a eternidade das ideias e a perenidade dos fatos justificavam suas ações. Para ser mais claro, não havia espaço dentro de um debate para ideias de terceira categoria, para opiniões sem fundamento, ou a influência maléfica de um delírio em massa. Alguém pode protestar dizendo que o “homem massa” do Gasset sempre existiu, mas, como deixei claro, não se trata da corrupção do corrupto, mas sim do declínio dos melhores. Quando alunos universitários tomam Zé Ramalho como possível agente inseticida para restaurar a cultura de um povo ele só esquece aí de que ele, mais do que povo precisa com urgência ser formado (e não restaurado. Só restauramos algo que necessariamente já tenha sido outra coisa).


A total perda do sentido real das palavras, a covardia, e a educação levada numa vala meramente econômica distorceu qualquer possibilidade de vida inteligente no país. O que antigamente eram meros cursos que eram feitos paralelamente ao ensino médio, os chamados ensinos técnicos, foram elevados à categoria de ensino superior. Agora, como se vê, um estudante de nível superior não consegue escrever um só texto sem cometer uma infinidade de erros gramaticas, articulando uma prosa empolada, metida a impessoal, como se isso desse os mais altos foros de ciência. A imbecilização em massa que as escolas e universidades estão fazendo no Brasil é algo tão grotesco quando os crimes hediondos. Quando pais, governos, secretários, coordenadores e tutti quanti torcem o nariz para fazer-se de desentendidos, é por que eles próprios são a prova de que a escola é um mero fetiche a ser cumprido. Uma obrigação sociológica chata que pode ser totalmente ignorada, bastando ser capaz de suportá-la por alguns anos. Quanto à possibilidade de alguém cobrar-lhe a coerência ou a harmonia entre o que aprendeu e atitudes práticas... Não se preocupe. Este país é uma terra de Ciclopes.


Nesta situação, aglutinada a mais completa falta de senso, surgem aí os “direitos” de todas as espécies. Na caça às bruxas, a engenharia do politicamente correto nos mastigará de algum modo. Ou você será punido por não acreditar no aquecimento global, ou será ridicularizo por não aceitar “a idade das trevas” como uma época de estagnação filosófica. Ou será flagrado como reacionário, ou como racista, ou como preconceituoso, ou como homofóbico. Não faltarão na nossa educação termos para obedecer. Se por acaso você obedecer todos, será um bom menino, levado por um cabresto de burro “politicamente correto”, sem perceber que trocaram toda a possibilidade de uma educação real e rigorosa, por uma mentira pseudodemocrática para fartar o povo. Numa estrutura movediça como esta surgem aí cordéis de fogos encantados e desencantados, dinheiro na mão, calcinha no chão, bombas nos cabarés, fugas mulheres-maravilha etc. Mas como isso não bastasse, temos que ocultar todos os grandes da cultura Ocidental para que muitos dos nossos falsos artistas possam participar, afinal, democracia aqui é isso. É o direito de não conhecer! Você tem o direito de jogar um Homero, um Tucídides, ou Sófocles pela janela e em troca leva Augusto Cury, Luiz Fernando (piadista) Veríssimo ou qualquer coisa do gênero.

Nós, como não poderíamos ser diferentes, sem o menor senso de comparação, promovemos o largo uso da palavra “artista, “pensador”, “(de) formador de opinião”, para justificar a ânsia tola, mista de prepotência e recalque, para promovermos a participação de falsos letrados sedentos por um primeiro elogio”. Aqui o mérito vem antes do sacrifício.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - SEBRAE SOLICITA APOIO À CÂMARA PARA IMPLANTAR LEI GERAL DAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS


A
analista Maria Helena Silva Oliveira e a articuladora regional do Sebrae, Tania Mary Porto de Carvalho, participaram de uma reunião, na manhã, desta quinta-feira, no gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Crato, Vereador Florisval Coriolano (PTC). Os vereadores Pedro Alagoano, Fernando Brasil e Joana Pedroza – secretária da Mesa Diretora, todos do PSB, também estiveram presentes. Elas Solitaram apoio à Câmara Municipal para sensibilizar o Poder Executivo a elaborar um Projeto e colocar em prática a Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas. “Hoje, o Crato, é um dos poucos municípios no Estado, que ainda não criaram esta lei”, informaram as representantes do Sebrae.

O Presidente do Poder Legislativo cratense afirmou que este mecanismo legal, reduz a burocracia, melhora a prática tributária para os pequenos negócios, prioriza as micros e pequenas empresas nas compras governamentais, investe no acesso á inovação e à tecnologia e facilita o acesso ao crédito e aos serviços financeiros. Florisval Coriolano informou, ainda, que existem cinco passos para implantar a lei. Elaboração do Projeto de lei, encaminhamento do Projeto de Lei à Câmara Municipal, aprovação do Projeto de Lei na Câmara Municipal, promulgar a lei e editar os decretos complementares necesários e divulgar e colocar em prática. Florisval convidou Maria Helena e Tânia Porto para participarem de uma sessão na Câmara para falar à população sobre a importância da criação desta lei.

Fonte: Câmara de Vereadores de Crato

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30