xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/02/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 fevereiro 2011

Secretaria de Assistência Social do Crato promove encontro pedagógico com instrutores do Projovem


A Prefeitura do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realiza hoje uma série de Encontros Pedagógicos com os orientadores sociais e instrutores de esporte e cultura que fazem parte do Programa Projovem Adolescente. As reuniões acontecerão nos Centros de Referência em Assistência Social CRAS dos bairros. O objetivo desses encontros é elaborar, discutir e organizar melhorias educacionais e promover um trabalho de crescente qualidade.

Fonte: PMC

A uma mestra com carinho – Por Magali de Figueiredo Esmeraldo


Tenho muito carinho e gratidão por uma grande professora que o Crato já teve. É a saudosa professora dona Lurdinha Esmeraldo. Ela dedicou toda a sua vida ao magistério. Lembro-me muito bem do amor que ela tinha pelos alunos, sempre com o objetivo de formá-los para a vida. Por ser solteira tinha todo um carinho filial com seus alunos. Fui sua aluna de Francês e Religião. Ela era muito competente em tudo que ensinava. A bondade e o amor transpareciam nos seus gestos. A sua fé em Deus e o seguimento de Jesus eram demonstrados na sua animação ao falar de Jesus para os alunos e através do seu testemunho de vida. O comportamento dela fazia com que entendêssemos que o seu objetivo era nos levar para o caminho do bem. O bom professor, além de dar a instrução aos alunos, proporciona a educação como um todo. Dona Lurdinha era assim, cuidava da instrução e da alma, educando também para a vida, através do seu testemunho, da sua bondade e da vocação parar ajudar aos jovens. Pessoa de grande espiritualidade, vivência cristã e testemunho de fé. Freqüentadora diária da igreja e participante da Eucaristia. Lembro sempre dessa querida professora quando leio um trecho do Evangelho de Mateus: “Vocês são o sal da terra. Ora, se o sal perde o gosto, com que poderemos salgá-lo? Não serve só para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também: que a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu.” (Mt 5, 13-16)

Fomos feitos para brilhar. Devemos acreditar na luz de Deus em nós, pois agindo com justiça e retidão, estaremos manifestando a beleza de Deus. Ser sal da terra é dar sabor as coisas e livrar o mundo da podridão dos costumes e da corrupção. Os discípulos de Jesus precisam dar testemunho de suas obras. A querida dona Lurdinha como seguidora de Jesus, irradiava a luz para os outros e principalmente para os seus alunos. Sabia que não devemos esconder a luz de Deus que brilha em nós, pois para sermos discípulos de Jesus, devemos nos comprometer com a construção do Reino de Deus. Essa professora a quem rendo a minha homenagem era comprometida com esse Reino e, transbordava através do seu grande coração o amor de Deus para seus alunos e para todos que a conheciam. Através dela, aproveito para homenagear todos os meus professores e professoras.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

ANTONIO ESMERALDO - Por: Pancrácio Esmeraldo


Apesar da minha tenra idade, que não ultrapassava os cinco anos, ainda guardo na memória a figura do meu avô Antonio Esmeraldo. Bendita memória tardia que se mantem ao longo da nossa vida sã. Cabeça branca, elegante, austero, confesso que o temia. Por vezes surgia rapidamente na fazenda Tanques, onde eu morava com meus pais. O vi poucas vezes. Marcou definitivamente a minha vida. No dia seguinte ao meu nascimento, foi me visitar levando à mão um envelope com um documento: meu registro de nascimento. Não se rebaixaria ao ponto de perguntar aos meus pais se eles gostariam ou não do meu nome. Afinal, ele era o coronel Antonio Esmeraldo, o todo poderoso patriarca da família.

Mas eu gostei desse nome esquisito, de belo significado (todas as forças) e de extrema singularidade. Nasceu Antonio Esmeraldo Filho no dia 15 de setembro de 1879, na cidade do Crato. Era filho do major Antonio Esmeraldo da Silva, um dos cinco troncos que originaram toda a família Esmeraldo. Poucos sabem que ele tinha Filho no seu nome, por que simplesmente ele o sacou da sua assinatura. Quem não se orgulharia de ter um Filho no seu nome, em homenagem ao seu querido pai? Certamente esse pai não era tão querido assim. Consta que não foi muito justo com alguns filhos na distribuição das terras. Consta que contrariando os filhos do primeiro casamento, se casou em segundas núpcias com sua cunhada, que era praticamente sua filha adotiva. Soube que monsenhor Esmeraldo, a quem a cidade homenageou com nome de rua, foi o que mais se contrariou com o casamento.

No inicio do ano de 1949, aos 69 anos, reuniu quase toda a sua prole no seu sítio São José. Era a despedida, parece que estava prevendo seu fim. Morreu pouco tempo depois no dia 13 de abril de 1949. Deixando 11 dos 15 filhos nascidos vivos e uma enorme descendência de netos e bisnetos. Onze dias após a sua morte, o grande amigo e profundo conhecedor da família, o grande historiador padre Gomes, publicou no jornal cratense, Ecos da Semana, o seguinte artigo em homenagem póstuma:

A morte colheu, no dia 13 do mês em curso, a vida presente do cidadão, cujo nome encima estas linhas, quando alcançava os 70 de idade, a se completarem aos 15 de setembro deste ano de 1949. Tombou nesse pedaço abençoado do Cariri, onde nasceu. Elemento marcadamente expressivo do escol social cratense, ora casado com dona Ana Pinheiro Esmeraldo, filha legítima do capitão José Pinheiro Bezerra de Menezes e de sua mulher dona Ana Teles Pinheiro, e legitimamente, neta, bisneta e trisneta, respectivamente, do capitão mor do Crato, Joaquim Antonio Beserra de Menezes, do brigadeiro Leandro Bezerra de Menezes e do capitão Antonio Pinheiro Lobo de Mendonça, sergipano-cratense, oitavo neto do casal luso-amerindio, Diogo Álvares Correa, o Caramuru e Catarina Paraguassu, aquele, primeiro patriarca civilizado a se instalar no norte do Brasil, réplica a seu congênere, João Ramalho dos Campos de Piratininga.

Pelo sangue, ligava-se Antonio Esmeraldo, as famílias Esmeraldo e Gonçalves, das mais tradicionais e prestigiosas, entre quantas, ontem como hoje, da gênese cratense e araripense. Herdou, de seus maiores, a religião e a moral do cristianismo ao lado das tradições e brasilidade, patrimônio que cultivou com esmero e imprimiu a educação em que formou sua prole numerosa.
Agricultor laborioso transformou modesta herança em respeitável fortuna imobiliária, em uma época e num tempo em que a presença oficial, junto aos plantadores, se manifesta quase exclusivamente pelas exigências do fisco. Foi desta maneira, um peso vivo na vida econômica da sua comuna.

Informado do espírito humanitário da raça, estimulado ao calor da caridade cristã, muito diferente de certa filantropia, árida pedante e, por vezes, maquiavélica, viveu debruçado sobre a miséria e a dor moral humana através das conferencias Vicentinas locais, chegando sua atividade dirigente e benéfica ação animadora a envolverem as numerosas entidades beneficentes congêneres ora difundidas no vasto mapa da Diocese Cratense, desde quando reteve a presidência do Conselho Diocesano das Conferencias de S. Vicente de Paulo, cargo que exerceu longamente e em que a morte o surpreendeu. Milhares de pobres e miseráveis experimentaram direta e indiretamente o efeito confortador dessa modalidade de seu apostolado social cristão, eficiente e discreto. Dobrar-se beneficientemente sobre a pobreza e a miséria material do próximo e, por conseqüência, sobre seu constrangimento moral, constitui atitude que atrai as vistas de Deus e inclina a parte nobre da natureza humana, máximo num ciclo da História em que o egoísmo dos homens criou um sistema econômico injusto que ampliou a tragédia das classes mais fracas e indefesas.

Quando se convencia o ilustre morto, de que as solicitações e as conveniências da política ou do seu partido, ou mesmo de seus próprios interesses políticos chocavam-se com suas convicções religiosas, descia bravamente a favor destas últimas afastando-se, nesse particular, da conduta comum e equívoca do político brasileiro que faz da sua religião e da sua política compartimentos estanques, como se o credo e a ética do seu patrimônio religioso não devessem informar sua atividade política. Membro da corporação legislativa municipal desta comuna opôs-se vivamente a passagem da lei que concedia subvenção pecuniária a União dos Trabalhadores do Cariri, sediada nesta cidade, concentrando o núcleo principal de sua oposição na conclusão, a que teria chegado, de que os lugares chaves da mesma entidade social (as posições chaves começam das secretarias, a contar de cima para baixo) estariam infiltrados por representantes do comunismo materialista e antinacional, o que, segundo ele afirmou no próprio discurso que então pronunciou, chocava-se em sua “consciência de católico e cidadão”e de membro da Ação Católica. O referido discurso, que vi publicado em “A Ação”, 27/ 03/49, é franco, claro, incisivo e, sobretudo, heróico, pois o orador sabia que contrariava as orientações dos seus chefes, seus próprios interesses eleitorais, a divergência de seus ecos, o ódio de pretensões contrariadas e o sorriso mordente da incompreensão. Escreveu uma página de coerência com suas convicções, a qual arrastou a admiração daqueles, que embora adversários, acostumaram-se pela nobreza dos sentimentos a estrutura mental arejada, a render homenagem de respeito ao binômio convicção-coerência, que se confunde com o carater e se traduz pela intransigência face a quaisquer circunstancias, até que, uma convicção diferente venha por ventura impor mudança de atitude.

Político por temperamento, tirocínio e destino, Antonio Esmeraldo pos, a serviço da política, boa parte da atividade da sua longa existência. Dispondo de qualidades pessoais e de elementos humanos para o posto de autodireção, preferiu o de seguidor e colaborador, colaboração fecunda e não poucas vezes decisiva quando foi chamada no campo da orientação, onde se requer tacto fino, faro e sagacidade. Do inicio ao fim de sua atividade política, acompanhou os Teles, ou seja, ao longo de mais de 40 anos, e de quem só as exigências inelutáveis da morte o separou, prova de fogo do lealismo tenaz, quando se sabe que assimilou muitas decepções. Não fez da política uma profissão rendosa, embora não lhe tivessem faltado oportunidades. Nunca lhe deram os amigos, margem decisiva à conquista de posições alem da vereança, o que não teria constituído favor, porem mínima cota compensatória. Lealismo e serviço aos amigos foram seu destino em política, da mocidade a velhice e à sepultura, atitude rara em tempos de decomposição moral. Praticou o culto da responsabilidade como membro das entidades religiosas a que pertenceu, segundo o testemunho de seus consócios. Enfim, valorizou a vida.

Por: Pancrácio Esmeraldo

Cuidado! - Desgraça nunca vem Só - O Fenômeno da SÉRIE - Por: Dihelson Mendonça


AZAR e SORTE


Eu estou para começar a escrever um livro contendo algumas lições que aprendi nestes 45 anos de existência. Coisas que evitariam que outros caíssem nas mesmas armadilhas preparadas pela vida em que já caí. O ser humano nasce sem nenhum manual de instruções, e fica meio perdido aprendendo a duras penas, coisas, que outros tantos já passaram pela mesma situação.

Há alguns anos eu conversava com um grande amigo de Fortaleza, chamado Haroldo Ribeiro, com mais de 60 anos de idade, a maioria dos quais trabalhou como médico de hospitais, e excelente médico, diga-se de passagem, realizando mais de 15.000 cirurgias, me falou do chamado fenômeno da série. E o que é isto ? Dizia o Dr. Haroldo: "Atendendo em hospitais, passávamos até 3 anos sem ter um só caso de costureiras que tinham acidentes graves com agulhas, até que em certos períodos, na mesma semana apareciam no hospital, 4 ou 5".

Sabe-se que a vida funciona baseada em ciclos. A própria ciência já comprovou isso. Tudo no universo é regido por frequências. Os acontecimentos são fenômenos periódicos, cíclicos, e se repetem em mais ou menos intensidade. Baseado nessa observação do Dr. Haroldo, pude constatar que na minha vida pessoal, já aconteceu por diversas vezes de haver épocas em que nada de ruim acontece. Mesmo que se passe por dentro de uma parede de fogo, algo irá acontecer em nosso benefício, e sairemos ilesos. Já em outras vezes, quando se entra no chamado "fenômeno da série", se uma coisa ruim te acontece, é bem possível que uma série de outras coisas igualmente ruins aconteçam no período. Por exemplo, a fase dos prejuízos, a fase das doenças, etc...

Ontem aconteceu uma coisa que me deixou literalmente "de orelha em pé". Meu carro já está bem velho, e eu não tenho grandes problemas em deixá-lo sem proteção pelos 4 cantos da cidade. Praticamente nunca acontece nada ( de 1986 pra cá é muito tempo ). Meu carro às vezes fica ao relento, passa dias na chuva e no sol, estaciono em locais perigosos, cheios de outros carros, em altas horas da noite; Nada acontece. Já roubaram até outros vizinhos, e ele nada...

Ontem à tardinha, deu-me uma vontade enorme de sair para comprar pães, mas "algo" me dizia para não ir. Contrariando essa intuição ( coisa que nunca se deve fazer ) , resolvi ir em frente, e estacionei o carro na rua Dr. João Pessoa, por volta das 18:40, ao lado da Farmácia Vasconcelos. Não havia um só veículo estacionado no trecho. A Rua estava deserta. Espaço à vontade. Depois de comprar os pães, resolvi passar no Banco do Brasil e pegar um extrato. Ao retornar ao carro, fui chamado pelo pessoal da farmácia, que me disse que uma pickup prata havia acabado de bater em meu carro e disparado em alta velocidade. Eles tentaram ainda descobrir a placa, e se viram, não quiseram me repassar, mas o condutor da pickup, depois de quebrar a lanterna dianteira, dando uma ré ( incrível ), sem a menor necessidade, pois como falei, a rua estava limpa de qualquer veículo, evadiu-se do local. Então, sobrou-me somente o prejuízo, já que o sujeito não ficou nem para prestar solidariedade.

Quando eu vejo esse tipo de coisa acontecer, fico preocupado, por causa do fenômeno da série. Quando alguma coisa ruim "acontece do nada", temos que ter cuidado. Hoje pela manhã, seguindo com as "coincidências" da série, um HD do meu computador começou a dar um estalo como batida de cabeça. Quando acontece isso, é o aviso de que vai pro saco...Não é a primeira vez que esse tipo de série acontece. SORTE e AZAR são coisas reais, quer alguns acreditem ou não. É por época; A vida funciona como ondas, como já dizia o Lulu Santos. Uma maré de coisas boas te acontece, e uma maré de coisas ruins também. Existirão fórmulas para quebrar este "encanto" ? Ainda não sei.

Para terminar, eu lhes deixo com a solução do meu amigo Haroldo Ribeiro, quando percebe que o fenomeno da série está chegando:

"Se eu acordar pela manhã, e logo no início acontecerem 2 ou 3 coisas ruins totalmente aleatórias, como por exemplo, levar uma "topada" num local inesperado, um pneu furar em outro aparentemente limpo, ou baterem no carro, numa sequência, eu não tenho dúvidas! - Se continuar insistindo, coisas piores acontecerão pelo resto do dia. O melhor a fazer nestes casos, é voltar pra casa, e se esconder debaixo das cobertas até a maré braba passar."

Quando se entra no fenômeno da série, qualquer coisa que você faça, só irá trazer mais infortúnios e cada vez mais prejuízos, e você entra num estado de fragilidade em que poderá até escorregar no banheiro ou se engasgar bebendo água. Portanto, com o fenômeno da série não se brinca. Todo cuidado é pouco e quase sempre ineficaz.

Por: Dihelson Mendonça

COMPLEMENTO DO RELATO:

Só para os leitores saberem do desfecho: chamei um eletricista para consertar o carro, e falei pra ele do fenômeno da série ( que ele não acreditava ). Ao sair para comprar as peças, ele quase foi morto em 3 acidentes: No primeiro, uma carreta por pouco não o atropelou na avenida perimetral ( apareceu do nada ? ). No segundo, a corrente da sua moto quebrou, e ainda bem que foi em baixa velocidade ( senão, poderia ser fatal ), que o fez perder metade do dia. E no terceiro, ao entrar novamente na rodovia, horas depois, o cabo do acelerador travou e a moto disparou sem controle, em alta velocidade, jogando-o contra um poste. A "sorte" é que como mecânico, conseguiu desligar a moto de outras formas. Chegou aqui já à noite, apavorado, e noutro carro que pegou emprestado ( resolveu deixar a moto de lado ), e disse que vinha com mêdo de alguém bater neste carro... Então, digamos que ele escapou umas 3 vezes da morte apenas hoje, e afirmou que "nunca mais" havia lhe acontecido tantas coisas juntas.

Aparentemente, o fenômeno da série também se "transfere", ou estaria associado a um objeto, como apontou aí nos comentários o Carlos Eduardo Esmeraldo ? O certo é que temos que ter cuidado, e só não vou rir disso tudo, porque quem debocha dessas coisas é sempre atingido por elas. Cuidado para que o fenômeno da série não pegue você também !

Abraços,

Dihelson Mendonça

Eu vi a ExpoCrato nascer -- Por: Napoleão Tavares Neves (*)



Era 1944, já distante! Fazia eu o 2º ginasial no conceituado e histórico Ginásio do Crato. Certo dia, estando no patamar da Matriz de Nossa Senhora da Penha, vi passar um carro Ford preto na direção ao Pimenta.

Naquele tempo, carro era fruta rara no Crato e a simples presença de um já era sinal de fato inusitado. Assim, de relance, notei que o passageiro da frente do carro era o interventor do Ceará, Francisco de Menezes Pimentel, e os ocupantes do banco traseiro eram o prefeito municipal, Dr. Wilson Gonçalves e o professor Pedro Felício Cavalcanti.


Nisto passou o Zezinho de Abdon dizendo: “Vão inaugurar a Exposição de gado do Crato” (hoje conhecida por ExpoCrato). Com alguns colegas do Ginásio subi a pés para o Pimenta e ali vi a 1ª Exposição de Gado do Crato. Fiquei maravilhado com o que vi: muito gado zebu bonito, sobretudo os dos grandes criadores: Coronel Filemon Teles, Dr. Fernandes Teles, Professor Pedro Felício e Dr. Wilson Gonçalves.

O local da 1º Feira de Gado do Crato era mais ou menos onde hoje fica a Rádio Educadora do Cariri. Naquela amostra não se via mulheres bonitas como nas exposições de hoje, mas somente gado e vaqueiros arranchados em barracas de palha. Também não havia serviço de som. O Crato era uma cidadezinha de dez mil habitantes. A atual Praça da Sé era apenas o Largo da Sé, atapetado de capim de burro somente.
Portanto, ali era a hoje pujante ExpoCrato que dormitava no seu berço no deserto sítio Pimenta, uma lonjura do centro do Crato! Pois bem, o menino daquele tempo já é quase o oitentão de hoje!
Tudo cresceu, tudo mudou, mas me ficou na lembrança tudo o que vi naquele já saudoso dia. Portanto, repito, eu vi a ExpoCrato nascer, inicialmente apenas como Exposição de Gado Crato e há 49 anos realmente como a pujante ExpoCrato de hoje...

(*) Napoleão Tavares Neves é médico, escritor, historiador, memorialista e cronista. Reside em Barbalha (CE)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Brasil deve receber 1ª vacina antidengue


O Brasil poderá ser o primeiro país a receber a vacina contra a dengue. Desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, está em fase final, e executivos da empresa devem desembarcar no país no mês que vem para propor um acordo ao governo federal para que o Brasil tenha prioridade na distribuição do produto. Em janeiro deste ano o Ministério da Saúde orientou as secretarias de Saúde de 16 Estados que apresentam alto risco de dengue para que atualizem seus planos de emergência.

Apesar de dados preliminares apontarem redução de 56% do número de casos da doença neste ano, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, não descartou a possibilidade de uma epidemia de dengue. Somente no final do verão um balanço completo deve ser divulgado. Neste ano a Sanofi Pasteur deve realizar testes com 30 mil pessoas, entre elas brasileiros. Caso a eficácia seja comprovada, o pedido de registro e autorização será feito em 2013. A intenção da empresa é disponibilizar o produto ao mercado mundial em 2015. Esse prazo poderá ser antecipado no Brasil caso haja compromisso político e um processo mais acelerado de aprovação, segundo disse Jean Lang, vice-presidente de pesquisa e chefe do programa de Dengue da Sanofi Pasteur a O Estado de S. Paulo.

Versões nacionais

No Brasil, pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, do Instituto Butantan, em São Paulo, e da Universidade Estadual do Ceará tentam desenvolver a versão nacional do produto.

Fonte: destakejornal.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Amistoso Bola na Rede na Quadra Bicentenário do Crato


Get the flash player here: http://www.adobe.com/flashplayer



Ontem, 22 de Fevereiro, os alunos participaram de um intercâmbio cultural com uma equipe de futsal Juvenil, ainda sem nome, que está sendo montada por Juliano Severiano Correia Lima (filho do saudoso Correinha) e Raimundo Rodrigues. Na ocasião os alunos trocaram experiências esportivas e realiazaram um pequeno amistoso entre os dois grupos. O Bola na Rede Agora está sob nova coordenação, e manifestamos nossas sinceras BOAS VINDAS ao 'Junior' que embreve estará escalando meninas para um time do Bola na Rede Feminino, as garotas que desejarem mais informações, favor entrar em contato pelo número: 88-3521-4849.

Confira um pouco do bate-bola:



Do Blog: Mônica Araripe

DESCASO: A Coelce Prejudica o Sonho da Casa Própria - Wilson Bernardo


Há exatos sete meses, o Grupo Gsete empreendimentos e créditos, solicitou a coelce,por meio de protocolo, a aquisição e instalação de dois postes de iluminação. Os referidos postes, são elos de energia para os consumidores, que estão impedidos, pelo descaso da Coelce, de se mudarem para suas casas, já aprovadas e financiadas pela Caixa Econômica. O grupo Gsete já fez diversas reclamações, por meio de ofícios e ainda não foi atendido. A ouvidoria da coelce disponibiliza o 0-800, que também não funciona. Enquanto isso, moradores com a casa aprovada pela caixa como o senhor Gilberto Alexandre, continua no prejuízo, já que o mesmo está pagando aluguel, ao invés de dormir tranquilo com o sonho da casa própria,que virou um pesadelo por conta da irresponsabilidade da Coelce.


Rua onde deveria ter dois postes para captar energia


Compradores como Gilberto estão impedidos de morar no que é seu,pelo descaso irresponsável da Coelce


Enquanto isso o progresso do ramo imobiliário despenca,por culpa da Coelce

O jeito mesmo é esperar e contar com a luz natural, se o tempo ajudar né bendita irresponsável Coelce.


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

INDIOS CARIRIS - Por Edilma Rocha


Se fala tanto em "Cariri" e pouco se escreve sobre estes nossos antepassados por falta, talvez, de mais dados da história dos "Índios Cariris", bem antes da ocupação Portuguesa no Brasil. Sabemos muito pouco sobre este território do "Vale do Cariri" que se estende da base da Chapada do Araripe. Mesmo a partir dos fósseis de peixes, animais petrificados, ossadas do "Mastodonte", são para nós como enigmas difíceis de decifrar.

Originários da Ásia, chegaram ao novo mundo pelos rios Amazonas e Tocantins. Dois tipos étnicos chegaram a América no período neolítico, os Sudésticos e os Brasílicos, a procura de um lugar que lhes dessem condição de sobrevivencia. Alguns prosseguiram migração e outros foram detidos pelas águas caldas do Rio São Francisco e se assentaram nesta vasta região do Cariri. Uma das tribos foi a Nação Cariri que chegou ao Sul do Ceará nos séculos IX e X da era cristã em busca de terras férteis, húmidas, quentes e de fácil plantio. Encontraram no Cariri, mais precisamente no Crato o ambiente ideal para melhores condições de vida, com suas fontes e riquezas naturais. A região oferecia uma vida fácil e primitiva retirando da natureza em abundância uma diversidade de alimentos, como, a macaúba, o babaçú, o piqui, o araçá, dentre outros. Plantaram a mandioca, o milho e a caça e a pesca farta nas matas, fazia do ambiente um verdadeiro paraíso tropical, onde seus familiares poderiam viver em paz durante muito tempo. Suas casas eram construídas com palha de palmeiras, usavam utensílios como a cabaça, cuia e coités. Construíram o pilão de socar, a urupemba, o abano, esteira e artigos feitos de barro, como, vasos, pratos, panelas, onde faziam a comida proveniente da farinha de mandioca e do milho. O beijú, a tapioca, a puba, a canjica, o cuscus e muitos outras iguarias que hoje saboreamos, vieram dos nossos antepassados indígenas.

Os Cariris foram Nações Indígenas como muitas outras que povoaram o nosso Brasil, mas tinham uma particularidade, eram dóceis e de fácil obediência e o seu aldeamento era feito sem nenhum custo logo que a voz evangélica se chegou até eles. Os "Cariús" habitavam ao Norte do Araripe, os "Calabaças" habitavam as margens do rio Salgado e os "Inhamuns" eram inimigos e viviam em guerras constantes e sempre se mantinham em ocupações ordinárias. O descobrimento da data exata de ocupação dos Índios Cariris ainda é uma indagação. Sabe-se que foram descobertos por aventureiros baianos que partiram do São Francisco por volta de 1660 à 1680, antes do Governo de Sebastião de Sá, no Ceará.

Um "Negro" escravo, da Fazenda Várzea, além do rio São Francisco, do Senhor da Torre, caiu em poder dos Índios Cariris, novo ainda, e ao longo do tempo se tornou um forte Capitão dessa tribo. O "Negro" aconselhou os índios a recorrer o auxílio dos brancos mediante a descoberta do País. Foi este escravo que ensinou aos Portugueses o caminho da aldeia dos Cariris por entre as selvas e ribeiras. Estas foram as notícias deixadas por pessoas que viveram na última metade do século passado como o Coronel Leandro Bezerra Monteiro. Os principais invasores vindo do rio São Francisco eram descendentes de Diogo Alves Correia, "O Caramurú", como os índios o chamavam, que socorreu os Cariris contra os Cariús. Sendo difícil dizer quem foi o chefe da primeira batalha, talvez João Correia Arnaud ou Medrado, vaqueiro e procurador da Fazenda Várzea.

Em 1590, com a ajuda de 200 homens, o "Negro" e 5 Índios Cariris, chegaram na cachoeira de Missão Velha e dominaram do rio Salgado até o Icó. Em 1610, veio o Coronel João Mendes Lobato e um filho padre, António Mendes Lobato com cerca de 100 homens identificados com os índios da tribo Calabaça conseguindo que recebessem o Batismo e estabelecendo relações com os Cariris. O padre Lobato enviou uma comissão ao Bispo de Pernambuco, Dr. Estevão Brioso, para pedir um missionário para a aldeia e este enviou do Convento da Penha, Frei Carlos de ferrara, que abriu as missões: Missão Velha, Missão Nova e Miranda, onde posteriormente passou a Crato. A vinda de Frei Carlos de Ferrara se deu em 1678 até 1683. No vale do Cariri não havia uma grande população, uns raros brancos além das aldeas de Missão Velha, Missão Nova e Miranda. Existiam fazendas de gado com alguns colonos estabelecidos. Alguns frades Capuchos vieram do Pernambuco logo depois do descobrimento seguidos de chefes e essas nascentes populares catequizaram os índios em Missão Velha depois em Miranda, sítio onde o riacho desse nome faz barra na corrente da Batateira e ali se fizeram aldeamento. Os Índios Cariris vieram se estabelecer um pouco abaixo e adiante atravessando o rio das Piabas, lugar em que hoje está a cidade do Crato. A primeira aldeia foi exatamente onde se encontra a igreja matriz da Penha, muito tempo conhecida como Miranda.

Ali homens e mulheres trabalhavam por tarefas sob as ordens de um feitor índio e um diretor branco. Havia ordem da Corte Portuguesa de 1764, que ninguém podia sair da aldea sem permissão. Eram subordinados pelo Senado da Câmara do Icó. Os trabalhos procediam da seguinte maneira: Um índio de 15 à 60 anos ganhava um salário de 4$800 rs e os de12 à 18 anos, 3$00 rs, obrigados por um amo que tinha a obrigação de lhes dar de comer, beber, vestir, cura-los das moléstias, ensinar-lhes a doutrina cristã e a se fazerem confessar 5 vezes por ano. No entanto, o índio que aprendesse uma profissão, trabalharia 6 anos para o mestre e depois passaria a ganhar 100 rs diários. As mulheres trabalhavam nos afazeres das casas e tinham que obedecer aos casamentos arranjados.

E assim aconteceram os abusos, explorações, violências e aos poucos foram reduzidos a escravos dos locatários. Esta foi a vida a que se tem conhecimento dos verdadeiros e exclusivos senhores do Brasil, os Índios Cariris.

Edilma Rocha

Fonte : Ceará Homens e Fatos - Por João Brígido

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Governo do Crato realiza entrega de kit fardamento a 425 crianças e adolescentes


O Governo Municipal do Crato e a Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS está realizando a entrega do kit fardamento ( farda completa e mochila) desde ontem a 425 crianças e adolescentes que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil PETI. Ontem foram entregues os fardamentos na ESCOLA CAIC e os Núcleos participantes foram: os alunos do CAIC, Seminário, Muriti e Alto da Penha. Hoje, quinta-feira, dia: 24 as entregas serão no Polo Edvardo Ribeiro em Ponta da Serra. Horário: 9 horas Núcleos participantes: Alunos da Ponta da Serra e Dom Quintino. Proxima segunda-feira, dia: 28 será a vez da Escola Paulo Lima Verde em Santa Fé. Horário: 9 horas - Núcleos participantes: Alunos de Santa fé, Baixa do Maracujá e Monte Alverne.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Equipe do Banco Mundial visita lixões no Cariri


A
equipe do Banco Mundial e técnicos da prefeitura do Crato visitaram, na manhã de ontem, o lixão do Crato. Também foram feitas visitas aos lixões das cidades Juazeiro do Norte, Barbalha e Caririaçu. Ainda sem definição de onde será o local de execução da obra do Aterro Sanitário Consorciado, o grupo atua com a finalidade de definir todo o processo de encaminhamento do aterro consorciado. Várias discussões já foram realizadas para cumprir com as etapas de elaboração do plano voltado para a construção do aterro, com consórcio formado por 10 municípios. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, preside o consórcio e destaca a importância do que representa o avanço desse projeto na região, inclusive no que diz respeito ao cumprimento da legislação ambiental.

Fonte: PMC

Bom Dia, Crato ! - 24 de Fevereiro de 2011 - Previsão do Tempo


Os principais serviços de meteorologia do país indicam para hoje, 24 de Fevereiro de 2011, dia de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperatura máxima de 33 e mínima de 21. Ventos a nordeste de 12Km/h. O sol nasce às 05:43 e se põe ás 17:59.

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Do seriado "Coisas da República": Carlos Luz, Presidente por 4 dias (por Armando Rafael)


A tumultuada história republicana brasileira inclui fatos surrealistas. Em 24 de agosto de 1954 o presidente Getúlio Vargas suicidou-se. Assumiu a Presidência da República, cumprindo a lei maior, o vice-presidente Café Filho. Mas, no dia 7 de novembro de 1955, Café Filho teria sofrido um enfarte e afastou-se do cargo para tratamento de saúde.
Cumprindo a Constituição, no dia 8 de novembro assumiu a Presidência da República, o deputado Carlos Luz, (foto à esquerda) presidente da Câmara Federal. No entanto ele só foi Presidente da República durante quatro dias.
No dia 11 daquele mês, o Ministro da Guerra (nome mudado em 1967 para Ministro do Exército), Marechal Henrique Batista Dufles Teixeira Lott (ao lado direito num cartaz de quando foi candidato a Presidente da Repúlica em 1960) – liderando um movimento militar denominado Movimento de 11 de Novembro – depôs Carlos Luz.


Os militares conseguiram que o Congresso Nacional decretasse o impeachment de Carlos Luz e colocaram no seu lugar o Presidente do Senado, Nereu Ramos (foto à esquerda portando a faixa presidencial).
O motivo para o impeachment de Carlos Luz? Os militares alegavam que este não queria dar posse ao presidente recém-eleito, Juscelino Kubitschek.

Moral da Opereta: Quando alguém lhe disser que Collor de Mello foi o primeiro Presidente da República a sofrer impeachment, informe que Carlos Luz foi o pioneiro dessa prática, em 1955. Tem mais: de 7 de novembro de 1955 e 31 de janeiro de 1956 (período de 84 dias), a República dos Estados Unidos do Brasil (nome oficial do nosso país àquela época) teve quatro presidentes: Café Filho, Carlos Luz, Nereu Ramos e Juscelino Kubitschek.
Coisas da República... E a história registra tudo!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Governo publica edital para licitação da Estrada de Santa Fé


O
deputado estadual Sineval Roque (PSB) anunciou nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, que foi publicado edital do Governo do Estado de licitação para a obra da estrada que liga o distrito de Santa Fé ao município do Crato. De acordo com o parlamentar, a estrada possui cerca de 13 quilômetros e está sem condições de tráfego. Roque parabenizou a população do Crato, que há tempos vem cobrando os reparos na estrada, e o governador Cid Gomes, que prometeu em dezembro a concretização da obra e agora autorizou o edital. Segundo o deputado, apesar de a estrada ser municipal, Cid se comprometeu com a reforma.

Fonte: Comunicação social da Assembleia Legislativa

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CAMPOS SALES - CEARÁ:

PM presos. Réus confessos de estupro contra menina de 10 anos de idade.

As prisões aconteceram na manhã desta quinta-feira (24), na divisa de Campos Sales-CE com Fronteiras-PI, e na rodovia estadual CE 292 entre os municípios de Potengi e Nova Olinda-CE. Policiais militares da 4ªCia/2ºBPM, conjuntamente com os policiais da 5ªCia/ 2º BPM (Crato-CE) e de (Fronteiras-PI), prenderam Francineldo Bezerra De Sousa, vulgo “Nego Eudes”, 23 anos, e Claudenilson da Silva Góis, vulgo “Nissin”, 18 anos, os dois residentes na Rua do Catavento, Bairro Guarani, em Campos Sales-CE. De acordo com boletim da PM enviado a imprensa, o primeiro a ser preso foi “Nego Eudes”, o qual confessou a autoria do estupro contra a menina de apenas M. K. L. C., 10 anos de idade, acrescentando que o crime teve a participação de “Nissin”. O abuso sexual aconteceu no dia de ontem (23) em Campos Sales. O crime causou grande comoção popular. Os acusados foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil da área, onde foram autuados em flagrante.

JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ:

Polícia realiza Operação “Caçapa”.


Durante uma operação conjunta das Policias Civil e militar de juazeiro do Norte, denominada “Caçapa”, foram cumpridos no início da manhã nesta quinta-feira (24), quatro mandados de Mandados de Busca e Apreensão de um total de cerca de 20 (Vinte) expedidos pela justiça local. De acordo com delegado da polícia civil de Juazeiro do Norte Washington Pedro Mendes, no início da operação foram presos: Juarez Antonio, vulgo Chinês, Sebastião Pereira dos Santos, Cícero Ângelo Góis e Jean Monteiro de Araújo.

Durante a ação policial outros dois homens foram presos casualmente acusados de posse ilegal de armas fogo, Antonio Carlos Barbosa da Silva, 42 anos e Francisco Oliveira Bezerra vulgarmente chamado de Lambão, 22 anos. O delegado acrescentou que as prisões aconteceram nos bairros: Novo Juazeiro, Romeirão, e Santa Tereza. Os acusados foram conduzidos para adoção dos devidos procedimentos na 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro.

BARBALHA-CE:

Operação conjunta das Polícias Federal e Militar resulta nas prisões de cinco pessoas a mando justiça.

Dando cumprimento a determinação judicial a Polícia Federal de Juazeiro do Norte, com o apoio da Polícia Militar efetuou na manhã desta quinta-feira (24), as prisões de cinco homens acusados de formação de quadrilha, coação, extorsão, uso de armas e tráfico de drogas na cidade de Barbalha – CE. De acordo com informações repassadas pelo Delegado da Polícia Federal, Alan Robson Alexandrino Passos, os mandados foram expedidos pela justiça da comarca do município de Barbalha. Foram presos: Arnaldo Teles e seus dois filhos Aldo Teles e Francisco Ronaldo Araújo Sampaio e João Valério e o mototaxista Lindomar Moreira Leal, mais conhecido como Pinto. Os acusados foram conduzidos a Delegacia da Polícia Federal de Juazeiro do Norte onde foram ouvidos recambiados para a cadeia publica de Barbalha aonde esperam o pronunciamento da justiça.

MISSÃO VELHA – CEARÁ:

Aposentado de 76 anos morre após ser atropelado por caminhão no centro da cidade.


Um acidente de transito tipo atropelamento ocorrido por volta das 08h20min, desta quarta-feira (23), na Avenida Coronel José Dantas, centro de Missão Velha – CE provocou a morte do aposentado, Waldemiro Tavares Muniz, 76 anos, que morava na Rua Euziane Gomes Leitão, 151, no centro daquela cidade. O fato se deu no momento em que a vítima tentava atravessar a avenida e foi colhido violentamente por um caminhão de cor branca, de placa NVZ 4286. O aposentado ainda chegou a ser socorrido por populares, mas morreu quando era levado para o hospital Santo Antonio de Missão Velha. O motorista empreendeu fuga abandonado o veiculo no local. O corpo foi trasladado para exame cadavérico no Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte – CE.

BREJO SANTO – CEARÁ:

Comerciante de 34 anos morre vítima de acidente automobilístico.

Ontem (23), por volta das 23h00, na BR-116, na altura do KM-503, Brejo Santo/CE, faleceu após envolver-se em um acidente de trânsito, o comerciante José Nilton dos Santos, casado, 34 anos. Ele residia na Rua Radialista José Ribeiro Alves nº63, Bairro Capilé, Brejo Santo/CE e no momento do acidente conduzia um veículo GOL, de cor chumbo, ano 2008, de placas KIU-4453, inscrição de Brejo Santo/CE, quando colidiu com um caminhão de carroceria aberta, da marca Mercedes Benz, de cor vermelha, ano 2000, de placas KBX-8259, inscrição de Fortaleza/CE, de propriedade do Sr. Antonio Laércio Oliveira da Costa, casado, motorista, nascido aos 30/06/1958, natural de Fortaleza/CE, residente na Rua 104, Casa 30, Conjunto Timbó, Maracanaú/CE.

No Gol além de José Nilton também viajavam a genitora dele, Francisca Pereira de Sousa e uma irmã do mesmo que não tiveram seus nomes informados a imprensa. As duas foram socorridas para o Hospital Geral de Brejo Santo, e passam bem. A polícia acrescenta em seu relatório que as duas mulheres aparentavam sintomas de terem feito, de forma excessiva, uso de bebida alcoólica. Após tomarem conhecimento do fato, uma equipe do FTA, composta pelos soldados militares Costa, Azevedo, Ary e Marcelon, dirigiram-se até o local, onde foram tomadas todas as providências cabíveis.

IGUATU – CEARÁ:

Colisão entre moto e bicicleta deixa duas pessoas feridas.

Um acidente de transito ocorrido por volta das 16h00min, desta quarta-feira (23), na Av. Perimetral, próximo à lombada eletrônica, Iguatu/CE casou ferimentos em duas pessoas. O agricultor José Anselmo Ferreira, 63 anos, casado, residente na Rua José Jessé da Silva, 108, Jardim Oásis, trafegava em uma bicicleta, quando saiu da ciclovia e foi colhido por uma moto Fazer 250 Yamaha, cor vermelha, placa NRC 89069, guiada pelo auxiliar de escritório, Regiano de Sousa Lima, 29 anos, casado, residente na Rua São Gabriel, Vila Neuma, Iguatu/CE.

O ciclista sofreu fratura no braço esquerdo, um corte acima do supercilio direito e outro na coxa esquerda e várias escoriações pelo corpo, sendo socorrido ao Hospital Regional de Iguatu em seguida transferido para Fortaleza. O motociclista sofreu escoriações leves e prestou socorro a vítima.

Acidente doméstico deixa aposentada de 88 anos em estado grave.

O fato aconteceu ontem (23), por volta das 19h50min, na Rua Coronel José Adolfo, nº 45, bairro Santo Antônio, Iguatu/CE. A aposentada Francisca Clares de Macêdo, 88 anos, residente no local da ocorrência foi vítima de uma queda acidental vindo a sofrer, uma forte pancada na cabeça e um corte profundo. Ela foi socorrida por uma ambulância do Corpo de Bombeiros e levada para Hospital Regional onde encontra-se em observação.

SALGUEIRO – PERNAMBUCO:

Ação conjunta das policias federal e militar Resulta em prisões traficantes e apreensões de material ilícito

Uma mega operação conjunta da Polícia Federal com Policiais Militares do 8º BPM de realizaram denominada de Operação “RETOMADA”, desarticulou uma organização criminosa que atua no tráfico interestadual de drogas, principalmente cocaína, tendo como base a cidade de Salgueiro – PE, enviando drogas aos estados vizinhos (Piauí, Ceará e Bahia), como também lavagem de dinheiro ilícito de drogas. Participaram da fase inicial da Operação Retomada, 18 Delegados e 70 Agentes da Policia Federal além de Policiais Militares das unidades ligadas ao CPS I e CPS II (8º BPM, 7º BPM, 5º BPM, 7ª CIPM, 2ª CIPM, CPS II, e Canil/14º BPM), sendo disponibilizados pela DGO/PM – 90 policiais militares, tendo como resultado a prisão de vários traficantes e apreensão de materiais diversos (drogas, computadores, armas, veículos, etc). Com a liberação das equipes hipotecadas ao 8º BPM em parceria com a PF (Polícia Federal) continuam as diligências, na tentativa de serem efetuadas mais prisões.

Resultado parcial

13 mandados de prisão cumpridos, inclusive 01 em São Paulo-SP;
20 mandados de busca e apreensão realizados;
200g de crack apreendido;
30 veículos encaminhados a DP/PF;
03 papelotes de cocaína apreendido;
04 computadores.

EXU – PERNAMBUCO:

Agricultor é preso por porte ilegal de arma de fogo

O fato ocorreu por volta das 23h00min de ontem (23/02) próximo a Vila Taboquinha na zona rural de Exu – PE. Quando policiais militares da ROCAM realizavam rondas na Rodovia PE-585 e ao efetuarem revista em um veículo, D-20 foi encontrado em puder do acusado José Arclédio Gonzaga de Lima, agricultor, casado, 28 anos, um revólver Marca Taurus, cal. 38 mm. A arma foi apreendida e o proprietário conduzido a DPC de Exu – PE, onde foi autuado em flagrante. (BO nº 0059/11)

IPUBI - PERNAMBUCO:

Estudante de 17 anos comete o suicídio

Por volta das 20h00min de ontem (22/02) a PM tomou conhecimento de que havia dado entrada já sem vida no Hospital Municipal de Ipubi – PE, o corpo de uma jovem vítima de suicídio por envenenamento. Chegando ao local os policiais constataram que se tratava da vítima Francisca Zenilda de Oliveira Feitosa, a popular Nilda, estudante, solteira, 17 anos, que residia no Distrito de Serra Branca no município de Ipubi – PE. Segundo familiares da vítima, a mesma teria ingerido veneno do tipo chumbinho e em seguida falecido. Não se sabe ainda qual motivo levou a jovem a cometer o suicídio. O fato foi registrado na DEPOL de Ipubi – PE. (BO nº 0046/11)

OURICURI - PERNAMBUCO:

Arrombamento seguido de furto a residência

Sargento da Polícia Militar tem residência arrombada e furtada na manhã de ontem. Segundo informação da polícia o fato ocorreu por volta das 10h40min de ontem (22/02) quando a vítima Inácio David Batista de Souza, Sargento da PM, informou a central de Operações do 7º BPM que ao chegar a sua propriedade verificou a casa havia sido arrombada. Uma equipe da ROCAM foi até o local no Sítio Piau, zona rural de Ouricuri – PE, onde constatou após arrombarem a porta da residência, subtraíram alguns objetos da casa. A ocorrência foi registrada e será investigada pela DPC da 201ª Circunscrição de Ouricuri – PE. (BO nº 0125/11)

Técnico eletrônico é preso por força de mandado judicial

Por volta das 16h30min de ontem (22/02) Policiais Militares do Serviço de Inteligência em a ação conjunta com a equipe da Operação Malhas da Lei se dirigiram até a Avenida Fernando Bezerra no centro de Ouricuri – PE, onde efetuou a prisão do acusado Cícero Eduardo Lima, popular Belô, 31 anos, Técnico Eletrônico. A prisão do mesmo se deu em razão da existência de um Mandado Judicial de Prisão contra sua pessoa. Após receber a voz de prisão, o acusado foi conduzido a DPC local e posteriormente encaminhado a Cadeia Pública, onde ficou a disposição da justiça. (BO nº 0000/11).

SANTA CRUZ – PERNAMBUCO:

Comerciante é preso por posse ilegal de arma de fogo

Policiais Militares da CIOSAC ao realizarem rondas e abordagens no município de Santa Cruz – PE tomaram conhecimento por volta das 12h30min de ontem (23/02) que o acusado Mauro Rocha Alves, comerciante, 58 anos, residente na Vila São Francisco, município de Santa Cruz – PE, comercializava armas. Ao ser indagado sobre o assunto, o mesmo informou possuir apenas uma arma de fogo, espingarda de fabricação caseira de grosso calibre que foi apreendida e o proprietário preso por posse ilegal de arma de fogo. (BO nº 0019/11).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31