xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/02/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 fevereiro 2011

Presidente da Câmara solicita construção de Calçamento no distrito de Ponta da Serra


O presidente da Câmara Municipal do Crato, vereador Florisval Sobreira Coriolano (PTC), através do requerimento de número 261, solicitou a Secretaria de Infra-Estrutura do Município - Seinfra, a construção de calçamento, nas ruas Central, da Igreja e Principal, todas localizadas, no Sitio Palmeirinha dos Vilar - Distrito de Ponta da Serra. O objetivo é atender apelos antigos dos moradores dessas vias.

Mais quatro requerimentos de autoria do vereador Florisval Coriolano, já aprovados, solicitam construção de calçamento, em localidades do Distrito da Ponta da Serra. O de número 282 reivindica o benefício para Rua Principal, da Vila Santo Expedito, Rua Principal, do Sítio Lagoinha e Rua Principal, do Sítio Valentim. O requerimento de número 269, solicita a Seinfra, a construção de calçamento, nas ruas um, dois, três e quatro, da Vila Vitório. O de número 262 pede o benefício para as ruas um, dois, três e quatro para Vila Júlio Gomes. Finalmente, o requerimento de número 268 contempla as ruas Joaquim Caboclo, Liberalino Ferreira Leite, Joaquim Alves Correia e Inácio Ferreira Leite com a construção de calçamento.

Fonte: Câmara de Vereadores do Crato

SOCIEDADE CRATENSE - Galeria dos Homenageados - BLOG DO CRATO - Edição de 24 de Fevereiro de 2011


E trazemos novamente a galeria dos homenageados. Hoje, várias pessoas conhecidas pela maioria dos Cratenses!

Um grande abraço para o Prof. Augusto!

Prof. Augusto

Ulisses Germano, Poeta, Compositor, Instrumentista...

Ulisses Germano 08

Um forte abraço também para o Zé Nilton, que apresenta todas as quintas-feiras pela Rádio Educadora do Cariri, o seu excelente programa de MPB:

ze nilton 650

E aqui, Luiz Carlos Salatiel, grande batalhador dos espaços culturais caririenses:

L C Salatiel

Uma pessoa que eu faço questão de homenagear também neste quadro, nosso grande amigo Valdemir Correia de Sousa, que é um dos maiores incentivadores e patrocinadores do Blog do Crato:

Valdemir Correia 01

Esse casal maravilhoso, Rubens Almino e Dra. Auxiliadora, grandes amigos, e também ao lado de Valdemir Correia Filho, que é também patrocinador do Blog do Crato, através das suas lojas em Fortaleza e no Cariri.

Auxiliadora e Rubens Almino Crato

Um abração também para esta artista e restauradora italiana que reside no Crato. Grande apreciadora do Jazz e uma fã incondicional dos meus shows. Só tenho a agradecer a Gabriella Federico.

Gabriella Federico


Fotos: Dihelson Mendonça

Proibida a Reprodução sem Autorização do Autor
Para Autorização, envie E-mail para: blogdocrato@hotmail.com

CURSOS DA SOCIEDADE DE CULTURA ARTÍSTICA DO CRATO


Acompanhe o trabalho dos Vereadores de Crato


REQUERIMENTOS APROVADOS NAS SESSÕES DO DIA 21 DE FEVEREIRO


REQUERIMENTO Número 033 - Autor: Vereador Jales Veloso - PP
Secretaria: Infra-Estrutura
Solicitação: Construção de calçamento na Travessa José Honor de Brito, Bairro Pantanal; Complementação do calçamento da Rua Fortaleza e Rua B e Avenida Anízia Pinheiro Rolim (estrada que liga o Bairro Mutirão ao Bairro Ossian Araripe e recuperação do calçamento

REQUERIMENTO Número 033 - Autor: Vereador Jales Veloso - PP
Secretaria: Infra-Estrutura
Solicitação: Construção de calçamento na Travessa José Honor de Brito, Bairro Pantanal; Complementação do calçamento da Rua Fortaleza e Rua B e Avenida Anízia Pinheiro Rolim (estrada que liga o Bairro Mutirão ao Bairro Ossian Araripe e recuperação do calçamento de todas as ruas do Birro Pantanal.

REQUERIMENTO Número 034 Vereador; Ailton Esmeraldo - PP
Secretaria: Seinfra
Solicitação: Continuação dos serviços de construção do calçamento na Rua Frei Damião, no Barro Branco.

REQUERIMENTO Número 035 Vereador: Ailton Esmeraldo - PP
Secretaria: Seinfra
Solicitação: Recuperação da estrada que liga o Bairro Gizélia Pinheiro¬¬ - Batateira ao Distrito de Campo Alegre, sendo necessário o entupimento de buracos, em uma parte da estrada carroçal e conserto do calçamento, em outra parte da referida estrada.

REQUERIMENTO Número 038 - Autor: Dedé Granja – PSDB Secretaria: Seinfra
Solicitação: Construção de uma praça, em terreno localizado nas proximidades da Igreja do Sítio Páscoa.

REQUERIMENTO Número: 036 Vereador: Pedro Alagoano – PSB - Secretaria: Demutran Solicitação: Instalação de redutor de velocidade na Rua Manoel Macedo, na altura do no. 148, Bairro Seminário.

REQUERIMENTO: Número: 037 Vereador: Dedé da Granja – PSDB Secretaria: Educação
Solicitação: Construção de uma sala de aula para reforço¸uma cantina e uma secretaria, em forma de anexo, na unidade escolar, localiza no Sítio Páscoa.

REQUERIMENTO: Número: 040 Vereador: Dedé da Granja – PSDB Secretaria: Seinfra
Solicitação: Instalação de iluminação pública nas principais estradas de acesso à Escola do Sítio Páscoa, sendo necessária a instalação de 35 luminárias.

REQUERIMENTO Número: 043 Vereador: Fernando Brasil – PSB Secretaria: Seinfra
Solicitação: Construção da pon te do rio que liga a sede do Distrito de Ponta Serra com a comunidade da Palmeirinha dos Vilar.

REQUERIMENTO Número 045 Vereadora: Joana Pedroza – PSB Secretaria: Gabinete do Prefeito e Seinfra
Solicitação: Promover uma verdadeira manutenção nas praças do Município, pois as mesmas estão completamente abandonadas pela Administração.

REQUERIMENTO Número: 044 Vereadora: Joana Pedroza – PSB Secretaria: Gabinete do Prefeito e a Seinfra
Solicitação: Informações sobre a taxa de iluminação pública. Onde são investidos os recursos da taxa de iluminação publica. Quais os critérios usados pelo secretário para atender a população carente e o porque de tantas ruas, no Município, sem iluminação pública.

REQUERIMENTO NÚMERO: 046 Vereador: Jales Velloso – PP Secretaria: Sáude
Solicitação: Construção de um posto de saúde, no Bairro Pantanal.

REQUERIMENTO Número: 042 Vereador: Fernando Brasil – PSB Secretaria: Saúde
Solicitação: O carro fumacê para reralização de borrifação de inseticida no Distrito de Dom Quintino.

REQUERIMENTO Numero: 039 Vereador: Dedé da Granja – PSDB Secretaria: Saúde
Solicitação: Construção de um posto de saúde do Sítio Páscoa.

REQUERIMENTO Número: 041 Vereador: Dedé da Granja – PSDB
O envio de ofício ao Deputado Federal José Arnon solicitando do mesmo a locação de verba no Orçamento Geral da União – OGU, com a finalidade de que seja construída uma quadra esportiva na área do Sítio Páscoa.
odas as ruas do Birro Pantanal.

REQUERIMENTO Número 034 Vereador; Ailton Esmeraldo - PP Secretaria: Seinfra
Solicitação: Continuação dos serviços de construção do calçamento na Rua Frei Damião, no Barro Branco.

REQUERIMENTO Número 035 Vereador: Ailton Esmeraldo - PP Secretaria: Seinfra
Solicitação: Recuperação da estrada que liga o Bairro Gizélia Pinheiro Batateira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Oficinas de prevenção contra as DST em Crato


F
oram realizadas oficinas de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis, juntamente com turmas do CVTEC, no último dia 22, em Crato. Na ocasião, houve a distribuição de preservativos e material informativo. No próximo dia 03, haverá caminhada educativa de combate à dengue, na localidade de Dom Quintino, com afixação de cartazes em pontos estratégicos e distribuição de material educativo. O trabalho terá o apoio do PSF local e Núcleo de Mobilização Social.

Fonte: PMC

As emissoras internacionais - Por Emerson Monteiro


Houve um tempo quando apreciei com intensidade as transmissões da radiofonia mundial em ondas curtas, reservando horas e horas noturnas para ouvir as programações em português e espanhol, elaboradas nos mais diversos países. Esse gosto veio despertado por amigos e colegas de colégio que nutriam interesses ocasionais em colecionar selos, quadros de fitas de cinema, estudar inglês e acompanhar lançamentos cinematográficos, assuntos que preencheram a minha adolescência. Além de seguir de perto as grades de programação, também escrevia às emissoras, dando notícias das recepções e apresentando ideias e motivos talvez a serem aproveitados pelas estações de rádio.

Era uma época de extrema efervescência e movimentação das forças políticas, na primeira metade da década de 60, auge da Guerra Fria, quando, inclusive, o rádio se prestou à divulgação e propaganda ideológica dos blocos nela envolvidos. De um lado, o capitalismo internacional do Ocidente, liderado pelos Estados Unidos. Do outro, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, ponta de lança do que propunha o comunismo, já instalado também na China, desde 1949, com Mao-tsé-tung no poder; em Cuba, após a revolução de Fidel Castro, em 1959; no bloco dos países da Europa Oriental, na Coréia do Norte, como alternativa ao modelo da democracia americana para as outras nações, após a Segunda Guerra.

Recordo que, nessa fase, ouvia com assiduidade transmissões da Rádio Difusão e Televisão Francesa, Rádio Canadá, BBC de Londres, Rádio Havana, Voz da América, Rádio Holanda, Rádio Suíça Internacional, Rádio Suécia, Rádio Praga, Rádio Sofia, Rádio Cairo, Rádio Espanha Internacional, Rádio Pequim, Rádio Central de Moscou, Rádio Tirana, Rádio Vaticano, Voz da Alemanha, dentre outras, que mantinham horários para o Brasil e os demais países de língua portuguesa.

Informações fervilhavam a cruzar os céus logo que chegava a noite, das 19 às 23h, horário de melhor propagação das ondas. O meu receptor, rádio a válvulas, permanecia ligado todo tempo, enquanto promovia anotações e apurava os ouvidos, nas faixas de 16 a 49m, vezes sob chiados e ruídos intensos que dificultavam as audições. No país, eram as notícias peneiradas pelos órgãos de segurança e que, entretanto, vazavam pelos correspondentes estrangeiros, chegando ao nosso conhecimento pelos departamentos internacionais, época de clandestinidade e repressão, anos de chumbo, quais se dizem.

Remetia cartas aos endereços dessas emissoras, que as respondiam com regularidade e juntavam às respostas publicações dos países; livros, revistas, jornais, postais, selos, broches, flâmulas e outros brindes. Cada recebimento dessas respostas era um dia de festa. Abria o envelope e examinava com cuidado seu conteúdo, estimando o valor em face da distância que percorrera. Nisso, espécie de fetichismo logo invadia a alma de mistério. Depois, novos apegos surgiriam com a descoberta do prazer da literatura e seus variados autores brasileiros e estrangeiros. Mais adiante, os filmes de Hitchock, do Cinema Novo, os clássicos da Cristandade, os faroestes inolvidáveis, o cinema de arte europeu, além dos festivais da canção, e a MPB, reunidos às emoções dos primeiros namoros, para, assim, excluir em definitivo o pouco espaço que restara entre os estudos e aqueles solitários serões radiofônicos.


BlogHUMOR - Vazaram as Questões da prova que o Tiririca fez para Deputado federal


1 ) Um grande presidente brasileiro foi Castelo _________


( ) Roxo ( ) Preto ( ) Branco ( ) Rosa choque ( ) Amarelo

2) Um líder chinês muito conhecido chamava-se Mao-Tsé______
( ) Tang ( ) Teng ( ) Ting ( ) Tong ( ) Tung

3) A principal avenida de Belo Horizonte chama-se Afonso_______
( ) Pelo ( ) Pentelho ( ) Penugem ( ) Pena ( ) Cabelo

4) O maior rio do Brasil chama-se Ama_________
( ) boates ( ) zonas ( ) cabarés ( ) relinho ( ) ciante

5) Quem descobriu a rota marítima para as Índias foi __________
( ) Volta Redonda ( ) Fluminense ( ) Flamengo ( ) Botafogo ( ) Vasco da Gama

6) A América foi descoberta por Cristóvão Co_______
( ) maminha ( ) picanha ( ) alcatra ( ) lombo ( ) carne do sol

7) Grande Bandeirante foi Borba _______
( ) Lebre ( ) Zebra ( ) Gato ( ) Veado ( ) Vaca

8) Quem escreveu ao Rei de Portugal sobre o descobrimento do Brasil foi Pero Vaz de ________
( ) Anda ( ) Para ( ) Corre ( ) Dispara ( ) Caminha

9) Um famoso ministro de Portugal foi o Marquês de _________
( ) Galinheiro ( ) Puteiro ( ) Curral ( ) Pombal ( ) Chiqueiro

10) D. Pedro popularizou-se quando __________
( ) eliminou a concorrência
( ) decretou sua falência
( ) saturou a paciência
( ) proclamou a independência
( ) liberou a flatulência

11) Pedro Alvares Cabral _____________
( ) inventou o fuzil ( ) engoliu o cantil ( ) descobriu o Brasil ( ) foi pra ponte que caiu ( ) tropeçou mas não caiu

12) Foi no dia 13 de maio que a Princesa Isabel____________
( ) aumentou a tanajura ( ) botou água na fervura ( ) engoliu a dentadura ( ) segurou a coisa dura ( ) aboliu a escravatura

13) Um grande ator brasileiro é Francisco Cu______
( ) sujo ( ) de ferro ( ) oco ( ) largo ( ) apertado

14) O autor de Menino do Engenho foi José Lins do ______
( ) Fiofó ( ) ** ( ) Rego ( ) Furico ( ) Forevis

15) O mártir da independência foi Tira___________
( ) gosto ( ) que está doendo ( ) e põe de novo ( )dentes ( ) cabaça


16) D. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, gritou_______________
( ) Hortência volte!
( ) Eu dou por esporte!
( ) Como dói, prefiro a morte!
( ) Independência ou morte!
( ) Maria, endureceu! Que sorte!

( texto recebido por E-mail )

Homem com problema incurável recupera visão ao olhar foto da mulher


Um aposentado britânico, diagnosticado com degeneração macular do tipo seca, uma doença incurável que leva à perda da visão, voltou a enxergar depois de segurar um retrato de sua mulher, já falecida. George Hudspeth tinha sido registrado como pessoa cega há dez anos, quando foi feito o diagnóstico da doença. Há um ano ele perdeu totalmente a visão. No entanto, os médicos do aposentado foram surpreendidos quando, repentinamente, ele voltou a enxergar. E tudo aconteceu depois de Hudspeth ter "conversado" com um retrato de sua esposa. Hudspeth contou à BBC que ainda não sabe exatamente como aconteceu. "Sempre me perguntam isso. Não sei como aconteceu, apenas aconteceu", disse. "Eu estava sentado em frente à televisão, ouvindo a televisão. Então começaram as propagandas e eu comecei a conversar com a foto de minha mulher."

"Então, quando me virei, a televisão estava ligada. Isto me assustou e eu desliguei. Não sabia o que estava acontecendo", contou o aposentado. Hudspeth saiu da sala e preparou uma xícara de chá. Quando voltou, ligou a televisão novamente. "E estava lá (a imagem), de novo, nas notícias das cinco horas. Eu não parei de assistir, assisti (a televisão) a noite inteira. E tem sido ótimo desde então", afirmou. O aposentado contou à BBC que agora consegue enxergar as netas. "Eu tinha visto a mais velha antes, ela tem três anos de idade. Mas eu não tinha visto a mais nova, ela tem apenas cinco meses. E foi lindo vê-la. Ela tem um sorriso lindo."

MISTÉRIO

Helen Jackman, diretora-executiva da Sociedade de Degeneração Macular da Grã-Bretanha, acha maravilhoso que Hudspeth tenha voltado a enxergar mas não consegue imaginar qual seria a causa. "Ele foi diagnosticado como degeneração macular do tipo seca. É uma doença que afeta a mácula e é a causa mais comum de perda de visão na Grã-Bretanha." "O que acontece: a mácula é uma parte minúscula atrás da retina, do tamanho de um grão de arroz. E pode ficar danificada com o passar do tempo", explicou Jackman.

Ela afirma que o tipo de degeneração macular que afeta Hudspeth é incurável, o que "torna a história dele ainda mais incrível". "Não sei como ele conseguiu (enxergar de novo). Os médicos dele estão lutando para explicar." A Sociedade de Degeneração Macular geralmente dá aconselhamento para as pessoas que sofrem da doença.

"O que nós aconselhamos as pessoas a fazer é uma avaliação da visão, conseguir um bom aconselhamento sobre iluminação. Porque esta doença não deixa as pessoas completamente cegas, elas podem usar a visão periférica, então este caso é muito extraordinário."

DA BBC BRASIL

Nordestino afirma que foi espancado perto da avenida Paulista


NE - O ódio aos nordestinos continua...

Hoje na Folha. Um empresário de 59 anos afirma que foi espancado na madrugada do último domingo na região da avenida Paulista por ao menos seis jovens que ele diz não conhecer. A informação é da reportagem de Afonso Benites publicada na edição desta quarta-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL). Segundo a vítima, as agressões aconteceram porque ele é nordestino. A vítima, o maranhense João Batista Reis Freitas, diz que foi agredido quando passava a pé pelo cruzamento da rua da Consolação com a alameda Santos.

"Não tentaram me roubar nem me disseram nada antes das agressões. Simplesmente começaram a me bater sem nenhum motivo."

Desde novembro do ano passado, a região da avenida Paulista tem sido palco de várias agressões contra pedestres. Quatro jovens foram detidos em uma unidade da Fundação Casa (ex-Febem) por agredirem três pessoas.

Fonte: Folha de São Paulo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Carnaval: mais de 2,2 milhões de preservativos serão distribuídos no Ceará


A Secretaria da Saúde do Estado já iniciou a distribuição de preservativos para os 184 municípios cearenses. No total, são 2 milhões e 200 mil camisinhas para deixar os foliões mais protegidos contra a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Os municípios com histórico de carnavais mais movimentados, como Aracati, Beberibe, Camocim, Paracuru, São Benedito recebem um reforço na quantidade de camisinhas.

Nos dias que antecedem o período de carnaval, que este ano vai de 5 a 8 de março, a Sesa, além dos municípios, distribui preservativos para empresas, universidades, sindicatos e organizações não governamentais preocupados em garantir folia com saúde. Para solicitar, é simples: basta encaminhar o pedido, com a quantidade discriminada, para o Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. Informações podem ser obtidas pelos telefones 31015284 e 31015199.

A cada ano o número de preservativos distribuídos para uso dos foliões aumenta. Em 2009 foram repassados aos municípios 637 mil unidades. No ano passado a quantidade chegou a 2 milhões e 82 mil preservativos. A finalidade é facilitar o acesso às camisinhas ao maior número de pessoas durante o carnaval, mesmo aquelas que não brincam mas aproveitam o feriadão para reunir amigos em cidades de serras e no sertão, distante da folia. Por isso os municípios que não promovem carnaval também recebem dezenas de caixas de preservativos, que saem dos depósitos da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (COASF) da Sesa.

Fonte: SESA

Bom Dia, CRATO ! - Previsão do tempo para Hoje, 23 de Fevereiro de 2011


Os serviços de meteorologia do país indicam para hoje em Crato, dia de Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Temperatura máxima de 32 graus e mínima de 21. Umidade Relativa do Ar, 57%. Ventos do leste para Nordeste a 10Km/h. O sol nasce às 05:43, e se põe às 17:59.

Bom Dia!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Visita aos lixões das maiores cidades da região acontece nesta quarta


A equipe do Banco Mundial, juntamente com o prefeito do Crato, Samuel Araripe, e o secretário das Cidades, Camilo Santana, inicia hoje a visita aos lixões das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Caririaçu. Ainda sem definição de onde será o local de execução da obra do Aterro Sanitário Consorciado, o grupo atua com a finalidade de definir todo o processo de encaminhamento para a definição da obra. Várias discussões já foram realizadas para cumprir com as etapas de alaboração do plano voltado para a construção do aterro, com consórcio formado por 10 municípios. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, preside o consórcio e destaca a importância do que representa o avanço desse projeto na região, inclusive no que diz respeito ao cumprimento da legislação ambiental. A visita será iniciada a partir das 8 horas, começando pelo lixão do Crato, em seguida Juazeiro e à tarde em Barbalha e Caririaçu.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Fumacê segue calendário nos bairros do Crato no combate à dengue


A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Controle de Endemias, vem intensificando o trabalho de combate à dengue e aplicação do fumacê - UBV - Ultra Baixo Volume nos bairros da cidade. Desde a semana passada que as aplicações vêm sendo efetivadas. O calendário, elaborado pela coordenação do setor de Endemias, dá continuidade esta semana com o trabalho. Desde ontem que bairros da cidade voltaram a receber a presença do carro fumacê. Nesta quarta-feira, será a vez do centro da cidade, pela manhã, e à tarde a aplicação acontece no bairro Pinto Madeira. Amanhã, quinta-feira, o trabalho com os agentes continua pela manhã, no Pimenta e Sossego, e na parte da tarde na Misericórdia. Na sexta-feira, as aplicações pela manhã vão acontecer no Conjunto Habitacional Novo Crato e à tarde, no Parque Grangeiro. O coordenador de Endemias, Marcos Aurélio Monteiro da Silva, solicita a colaboração da comunidade em geral, para deixar as portas e janelas abertas de seus domicílios e áreas comerciais para otimização da atividade de UBV.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Geopark Araripe assina convênio de parceria com o Icasa às 9 horas de hoje


Será assinado, às 9 horas de hoje (dia 23), no campo de treino do Icasa, no Praxedão, em Juazeiro do Norte, convênio de parceria entre o clube e o Projeto Geopark Araripe, com a presença dos alunos integrantes da escolinha de futebol do Icasa e a coordenação executiva do Geopark, além da Universidade Regional do Cariri - URCA, representada pela Vice-Reitora, Professora Otonite Cortez e a diretoria do clube. Na ocasião, será entregue a placa de entidade parceira do Geopark ao Icasa, representado pelo seu diretor de honra, Zacarias Silva.

O convênio estabelece uma parceria ampla, que vai desde o trabalho de educação ambiental, proporcionado por o único Geopark das américas, dentro de um processo de integração, à integralização de projetos da Universidade, por meio de cursos como o de Educação Física, propiciando aos alunos da escolinha de futebol uma cobertura mais ampla de atendimento.

O apoio servirá para o fortalecimento desse trabalho social desenvolvido com dezenas de crianças da região, por meio do clube de futebol. É também, segundo o coordenador do Geopark Araripe, Patrício Melo, uma forma de reconhecimento do trabalho social que vem sendo realizado pelo Icasa. Ele destaca que esse é apenas o início de uma série de atividades que deverão ser desenvolvidas de forma parceria e de também incentivar os outros clubes de futebol da região a desenvolverem atividades que propiciem oportunidades a crianças e jovens das comunidades pobres da região.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br - Crato, 23 de fevereiro de 2011

Harmonia da Tarde - Fotos: Dihelson Mendonça


"Num passeio por um belo jardim, vi coisas maravilhosas"


Voici venir les temps où vibrant sur sa tige,
Chaque fleur s'évapore ainsi qu'un encensoir;
Les sons et les parfums tournent dans l'air du soir,
Valse mélancolique et langoureux vertige.


borboleta 08



borboleta 07



borboleta 06

Chaque fleur s'évapore ainsi qu'un encensoir,
Le violon frémit comme un coeur qu'on afflige,
Valse mélancolique et langoureux vertige,
Le ciel est triste et beau comme un grand reposoir;


borboleta 05



borboleta 04



borboleta 03

Le violon frémit comme un coeur qu'on afflige,
Un coeur tendre, qui hait le néant vaste et noir!
Le ciel est triste et beau comme un grand reposoir;
Le soleil s'est noyé dans son sang qui se fige...

borboleta 02

Un coeur tendre, qui hait le néant vaste et noir,
Du passé lumineux recueille tout vestige.
Le soleil s'est noyé dans son sang qui se fige, -
Ton souvenir en moi luit comme un ostensoir.


borboleta 01


( tradução )

Chegado é o tempo em que, vibrando o caule virgem,
Cada flor se evapora igual a um incensório;
Sons e perfumes pulsam no ar quase incorpóreo;
Melancólica valsa e lânguida vertigem!

Cada flor se evapora igual a um incensório;
Fremem violinos como fibras que se afligem;
Melancólica valsa lânguida vertigem!
É triste e belo o céu como um grande oratório.

Freme violinos como fibras que se afligem,
Almas ternas que odeiam o nada vasto e inglório!
É triste e belo o céu como um grande oratório;
O sol se afoga em ondas que de sangue o tingem.

Almas ternas que odeiam o nada vasto e inglório
Recolhem do passado as ilusões que o fingem!
O sol se afoga em ondas que de sangue o tingem...
Fulge a tua lembrança em mim qual ostensório!

Fotos: Dihelson Mendonça
Poema: Charles Baudelaire - Harmonie du Soir
Proibida a Reprodução sem autorização do fotógrafo.

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31