xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/02/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 fevereiro 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Pilotos líbios desertam e levam caças para Malta, dizem fontes


Dois pilotos da Força Aérea da Líbia desertaram na segunda-feira e levaram seus caças para Malta, onde disseram às autoridades que haviam recebido ordens para bombardear manifestantes, segundo fontes do governo maltês. Essas fontes disseram que os aviadores - ambos com a patente de coronel - decolaram de uma base perto de Trípoli. Eles estão sendo interrogados pela polícia local, e um dos dois pediu asilo político.

Os dois disseram que decidiram voar para Malta após receberem ordens para atacar manifestantes em Benghazi, segunda maior cidade da Líbia, epicentro dos protestos contra o regime de Muammar Gaddafi. A polícia maltesa também está interrogando sete passageiros que chegaram da Líbia a bordo de dois helicópteros com matrícula francesa. Fontes do governo disseram que os helicópteros deixaram a Líbia sem autorização das autoridades locais, e que só um dos sete passageiros - que afirmam ser cidadãos franceses - tinha passaporte. A chancelaria francesa disse que estava analisando o caso.

(Reportagem de Christopher Scicluna - REUTERS )

Dilma erra nome de cidade nordestina e dá "uma bronca" na assessoria


NE - Todo mundo erra uma vez na vida...

Barra dos Coqueiros (SE) – Em discurso no 12º Fórum de Governadores do Nordeste, a presidenta Dilma Rousseff errou o nome de uma cidade do Agreste pernambucano, o que rendeu "uma bronca" na equipe de assessores. Ao citar exemplos de experiências que o governo federal pretende incentivar com a criação do Ministério de Pequenas e Médias Empresas, a presidenta confundiu a cidade de Toritama, polo de confecção de jeans, com a cidade de Ibotirama, que fica na Bahia.

“Há de se dar suporte e fazer com que se reproduzam experiências de sucesso, como é o caso de Ibotirama, não é Eduardo?”, disse Dilma, voltando-se para o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que prontamente a corrigiu. Dilma, a partir da correção, não perdoou os assessores: “Não é Ibotirama? Eu falei para vocês que não é Ibotirama, vocês vejam o que é uma ótima assessoria. Eles acharam essa Ibotirama na internet”.

Curiosamente, durante a campanha eleitoral, Dilma disse que pretendia visitar Toritama. Em uma visita a Recife, em julho do ano passado, a então candidata disse que gostaria de conhecer o município apontado como exemplo de desenvolvimento regional. Toritama é uma das cidades do polo têxtil do Agreste pernambucano, junto com Caruaru e Santa Cruz do Capiberibe. Ibotirama é um município baiano de aproximadamente 25 mil habitantes às margens do Rio São Francisco.

Edição: Vinicius Doria

Luciana Lima
Enviada Especial da Agência Brasil ( Agência do Governo )

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Epidemia de Dengue já matou o dobro do ano passado no Amazonas


Amazonas e Ceará lideram casos de Dengue !

O Amazonas vive epidemia da doença que causou oito mortes só neste ano. Desde o início deste ano foram confirmadas oito mortes por dengue no Estado do Amazonas, que vive uma epidemia da doença. Em todo o ano de 2010, o número de vítimas chegou a quatro. A Susam (Secretaria de Estado da Saúde) anunciou epidemia em Tefé e Manaus, na última terça-feira (15). O número de casos confirmados apenas neste ano é próximo ao total registrado ano passado, o que preocupa as autoridades. Até a última sexta-feira (18), foram 4.183 vítimas, de acordo com a secretaria - em 2010 o número chegou a 4.727. Um repasse de R$ 3,7 milhões para o Estado foi autorizado pelo Ministério da Saúde, em portaria publicada na sexta-feira (11). Os recursos, que sairão do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Estadual de Saúde do Amazonas, servirão para ações de vigilância sanitária. A Susam também anunciou a criação do Comitê Estadual de Investigação de Óbitos por Dengue para investigar se as mortes realmente se devem à doença. Segundo nota da secretaria, o comitê já iniciou os trabalhos e todos os casos registrados até agora serão investigados.

Um novo sistema para notificação dos casos de dengue será implantado na próxima semana. Para o secretário estadual de saúde do Amazonas, Wilson Alecrim, o uso de telefonia móvel em substituição às fichas de papel deve agilizar e dar mais precisão às notificações, que chegam a 10.387 desde o dia 1º de janeiro.

Fonte: R7

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Encontro de prefeitos em Fortaleza vai discutir segurança alimentar


P
refeitos e Gestores Municipais se reúnem, amanhã, durante Encontro Estadual das Políticas Públicas do Trabalho, Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional, realizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). O evento acontece nono Hotel Ponta Mar, em Fortaleza, a partir das 9 horas, e vai reunir os 184 prefeitos cearenses e secretários municipais dessas pastas. Conforme antecipa o titular da STDS, Evandro Leitão, o encontro tem como objetivo fortalecer a interlocução entre Estado e Municípios, contribuindo para a efetivação dessas políticas públicas no Ceará.

Participação

Pelo menos, 400 participantes estão sendo esperados no encontro, que transcorrerá ao longo de todo o dia, até o fim da tarde. No período da manhã será apresentado e discutido com os participantes os programas, projetos, serviços e benefícios no âmbito das políticas públicas das áreas do trabalho, assistência social e segurança alimentar e nutricional, sob a gestão da Secretaria Estadual.

Além de projetos específicos a cada um dos três eixos de atuação da SDTS, dois temas serão debatidos em oficinas no período da tarde: o Fortalecimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no Ceará (Peti), onde será discutida a gestão estadual e redimensionamento dos serviços em âmbito municipal; e as Políticas Públicas para o Segmento LGBTT. O encerramento dos trabalhos está previsto para as 16 horas.

Fonte: Lindomar Rodrigues

Tribunal de Justiça do Ceará empossa seis desembargadores


O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossou, na última sexta-feira (18/02), os desembargadores Francisco José Martins Câmara, Váldsen da Silva Alves Pereira, Francisco Darival Beserra Primo, Francisco Bezerra Cavalcante, Inácio de Alencar Cortez Neto e Washington Luís Bezerra de Araújo. A solenidade, presidida pelo desembargador José Arísio Lopes da Costa, contou com a presença de amigos, familiares e autoridades.

Os novos integrantes do TJCE foram eleitos durante sessão extraordinária do Pleno, realizada no último dia 21. Eles deverão fazer parte da 7ª e 8ª Câmaras Cíveis, criadas pelo Assento Regimental nº 34, de 13 de janeiro deste ano.

O ministro Raul Araújo Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), esteve presente ao evento e destacou a importância das posses. “Trata-se de incremento no número de desembargadores que, sem dúvida, proporcionará mais qualidade e agilidade aos julgamentos, tudo em prol da população cearense”.

Para o desembargador convocado do STJ, Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque, “o Tribunal só tem a ganhar com o ingresso desses membros, que tornarão a Justiça mais prestativa e dinâmica”. Na opinião do jurista Paulo Bonavides, “a presença dos novos desembargadores representa significativo reforço para a magistratura cearense”.

Também participaram da solenidade o senador José Pimentel (PT/CE); o vice-governador do Estado, Domingos Filho; o procurador geral do Município, Martônio MontAlverne; o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Krentel Ferreira Filho; a ouvidora geral do Ministério Público do Ceará, Marylene Barbosa Nobre, entre outras autoridades.

PERFIS

WASHINGTON LUÍS BEZERRA DE ARAÚJO – Natural de Campo Maior (PI), ingressou na magistratura cearense em março de 1992. Desempenhou atividades nas Comarcas de Aracati, Iguatu e Sobral. Em 1995, assumiu a 3ª unidade do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) da Comarca de Fortaleza. Atuou ainda na 1ª Vara da Fazenda Pública e na 15ª Vara Cível. Foi juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça e coordenador da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Ingressou no TJCE pelo critério de merecimento.

FRANCISCO JOSÉ MARTINS CÂMARA – Nascido em Fortaleza, ingressou na magistratura em junho de 1984. Atuou nas Comarcas de Caririaçu, Assaré, Aurora, Campos Sales, Saboeiro, Itapipoca, entre outras. Em setembro de 1993, assumiu a titularidade da 17ª Vara de Família de Fortaleza. Desempenhou as funções de coordenador dos JECCs da Capital e diretor do Fórum Clóvis Beviláqua (biênio 2009/2010). Foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de merecimento.

INÁCIO DE ALENCAR CORTEZ NETO – Natural de Crato, ingressou na magistratura cearense em agosto de 1986, atingindo a vitaliciedade em maio de 1989. Atuou em Milagres, Campos Sales, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, entre outras. Na Comarca de Fortaleza, desempenhou a função de titular do 4º JECC e da 17ª Vara Cível. Foi convocado para substituir o desembargador Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque, que está no STJ. Foi eleito para o TJCE por merecimento.

FRANCISCO BEZERRA CAVALCANTE – Nascido em Tauá, foi nomeado juiz Substituto de Coreaú em junho de 1984. Passou pelas Comarcas de Aurora e Nova Russas, chegando a Fortaleza em 1991. Na Capital, atuou na 2ª Vara do Júri, na 3ª Vara Cível e na 2ª Vara de Família. O ingresso no TJCE se deu por antiguidade.

VÁLDSEN DA SILVA ALVES PEREIRA - Natural de Fortaleza, começou na magistratura em 1974, como juiz Substituto de Marco. Desempenhou funções nas Comarcas de Reriutaba, Acaraú, Canindé, Santa Quitéria, Aracati, entre outras. Em 1993, foi promovido para a 18ª Vara Cível de Fortaleza. Atuou também na 28ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua e como coordenador das Varas Cíveis da Capital. Foi promovido a desembargador pelo critério de antiguidade.

FRANCISCO DARIVAL BESERRA PRIMO – Nascido em Farias Brito, começou na judicatura em janeiro de 1981, na Comarca de Caririaçu. Passou por Mauriti e Juazeiro do Norte. Foi promovido para a 1ª Vara do Júri de Fortaleza e atuou na 5ª Vara da Infância e da Juventude da Capital. O ingresso no TJCE foi por antiguidade.

Emanuel Pinheiro - Via Blog de Farias Brito - Rede Blogs do Cariri

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Forças do Irã vão às ruas conter manifestações da oposição


NE - Agora é o Irã ( depois da Tunísia, Egito e Líbia )


Onda de Revoltas Milhares de homens das forças de segurança iraniana foram enviados às ruas de Teerã e de outras cidades do país no domingo para conter potenciais manifestações da oposição, afirmaram sites da oposição na internet. Os sites dos líderes da oposição Mirhossein Mousavi e Mehdi Karoubi haviam lançado convocações de comícios pelo país para homenagear duas pessoas que foram mortas em protestos na semana passada e mostrar "apoio decisivo ao movimento pró-reforma e a seus líderes". O site de Mousavi, Kaleme, relatou terem havido aglomerações de apoiadores da oposição em várias partes de Teerã. A informação dada pela oposição de que uma pessoa teria morrido em confrontos no centro de Teerã foi negada por uma autoridade do governo, informou a agência de notícia semi-oficial Fars. A agência oficial IRNA disse que o chefe da polícia confirmou que forças de segurança tinham sido enviadas às ruas em grande número, mas negou terem ocorrido incidentes significativos.

A filha do ex-presidente Akbar Hashemi Rafsanjani foi detida brevemente por "entoar slogans provocativos" enquanto participava de uma manifestação, informou a IRNA. A Fars informou mais tarde que ela foi liberada após dizer que estava na rua "fazendo compras". O ex-presidente apoiou Mousavi nas contestadas eleições presidenciais de 2009, vencidas por Ahmadinejad. As autoridades, querendo evitar uma repetição dos grandes comícios antigoverno que ocorreram após a eleição de 2009, avisaram no sábado que qualquer aglomeração ilegal da oposição seria confrontada.

DA REUTERS, EM TEERÃ

UECE desenvolve primeira vacina vegetal no mundo para combate ao vírus da dengue


Foi produzida por pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) a primeira vacina de origem vegetal no mundo. Segundo a professora Isabel Florindo Guedes, bioquímica responsável pela pesquisa, o processo é totalmente pioneiro: “até o momento nenhuma vacina no mundo tinha sido produzida à base de planta”, ressalta. Aliado a esse pioneirismo, a vacina busca atender uma necessidade cada vez maior da sociedade, que é o combate à dengue. Atualmente, a dengue é a arbovirose mais comum que atinge o homem, sendo responsável, segundo Organização Mundial de Saúde por cerca de 100 milhões de casos/ano em população de risco de 2,5 a 3 bilhões de seres humanos. Neste caso, a nova tecnologia, a primeira de origem vegetal, deverá combater os quatro tipos de manifestação do vírus, incluindo o hemorrágico.

O feijão de corda (Vigna unguiculata) foi o vegetal utilizado no procedimento para produção de antígenos para combater o vírus da dengue. No processo, os cientistas injetaram genes do vírus na planta, a qual desenvolveu as proteínas anticorpos capazes de gerar as defesas do organismo. A partir daí, os antígenos foram isolados, podendo então ser aplicados em forma de vacina. De acordo com os pesquisadores, uma única planta pode gerar até 50 doses de vacina. As vantagens da vacina desenvolvida pelos pesquisadores da Uece são inúmeras, dentre elas, o seu método inovador de produção, baixo custo e redução de reações alérgicas, comuns nas vacinas desenvolvidas em métodos tradicionais, que utilizam organismos vivos e vírus atenuados.

Os resultados obtidos através de testes em camundongos foram positivos; os animais passaram a produzir anticorpos protetores contra a dengue. O próximo passo é iniciar testes clínicos em seres humanos. Para Isabel Guedes, “é necessário desenvolver drogas eficientes no combate à dengue. Essa é uma preocupação mundial. Além disso, o custo de prevenção pode ser menor do que os tratamentos convencionais de pacientes infectados”, destaca.

A Uece protegeu a pesquisa por meio do seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), através de depósito de pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Neste momento, o NIT e a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit-CE) estão trabalhando na transferência desta tecnologia para o mercado, a fim de que a vacina possa ser produzida em escala industrial e beneficiar, assim, a população.

Contatos: Profa. Isabel Guedes 3101.9822

Assessoria de Imprensa da UECE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Venezuela desmente boatos sobre fuga de Khadafi ao país


C
hávez e o líder líbio estreitaram relações nos últimos anos. Boatos circularam no Facebook e no Twitter. O líder líbio Muammar Khadafi não deixou seu país, cenário de violentos protestos contra seu governo, e fugiu para a Venezuela, segundo fontes oficiais asseguraram à AFP neste domingo (20), desmentindo assim boatos que circularam nas redes sociais como Twitter e Facebook. "É falso", disseram as fontes, que preferiram manter a identidade em sigilo. Centenas de mensagens circularam este domingo em redes sociais como o Twitter, afirmando que Khadafi deixou Trípoli, capital da Líbia, com destino à Venezuela. Pelo menos 173 pessoas morreram na Líbia desde a terça-feira (15) na repressão às manifestações contra o regime, segundo um balanço da organização não-governamental Human Rights Watch (HRW).

Na noite deste domingo, Saif al Islam Kadhafi, um dos filhos do dirigente líbio disse que seu pai "comanda a batalha" e assegurou que o país está "à beira de uma guerra civil", devido a um complô estrangeiro. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, e Khadafi estreitaram suas relações nos últimos tempos e declararam travar uma batalha contra o imperialismo. O chefe de Estado venezuelano esteve em Trípoli em outubro 2010 e Khadafi visitou a Venezuela em setembro de 2009.

Da France Presse

Chapada do Araripe: Três Horas de Muita Aventura e Bikes Rasgando a Floresta - Wilson Bernardo


A floresta do Araripe, a nossa chapada de braços abertos para o esporte radical, bicicletas que durante três horas competiram pelo prazer de qualidade de vida,sentindo na alma o desejo de penetrar dentro da floresta a sabedoria da vida saudável.Viva! A nossa chapada de coração aberto.
Mãos dadas com a confraternização da alma da chapada
Canseira e muito suor a refrescar a lida da floresta
Detalhes e por menores da competição
Velocidade rasgando a chapada com sabedoria
Chuva muita chuva abençoada pelos deuses tribais do Kariri
Beleza simples mas contagiante
Flores no caminho dos pedaladores de emoções
Farpados e fados de um Kariri encantado
O sorriso de alma feminina
Ma não é dela essa orelha que escuta o som da floresta
Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Atenção - Golpe do aluguel pela internet põe por água abaixo viagem no carnaval


P
essoas de vários estados do país caíram em um golpe ao alugar pela web. Veja dicas para não ser enganado por esse tipo de golpista. A duas semanas do carnaval, os planos de viajar no feriado foram por água abaixo para muita gente. Pessoas de vários estados do Brasil alugaram apartamentos pela internet e caíram em um golpe do mundo virtual. O plano parecia perfeito: passar o carnaval de 2011 com uma amiga no Rio. “Bom, uma amiga e eu já tínhamos comprado uma passagem e procurávamos um imóvel para alugar. Apareceu essa sugestão de apartamento. Superbonito. Bem equipado. Era o que a gente queria”, diz a jornalista Ana Raquel.

Sem tempo para sair de São Paulo, as amigas fizeram toda a negociação pela internet.”Trocamos alguns e-mails (...). Ela disse ‘não, você deposita 50%. Está aqui o meu CPF. Está aqui a minha conta, o meu nome inteiro, a agência. A gente falou, ‘bom, tá tudo certo, né? E aí a gente fez o depósito”, diz Ana. Depois que o dinheiro caiu na conta “ela sumiu”, afirma.

A pessoa para quem Ana disse ter feito o depósito atende pelo nome de Maria de Fátima Santana de Andrade e age sempre da mesma maneira: anúncios falsos em páginas de internet especializadas em aluguel para temporada.

Fonte: G1

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial do Fim de Semana - Por: J. Lopes


CRATO - - CEARÁ:

Servente de pedreiro agredido a facadas por companheiro de farra.

Um crime de lesão corporal a faca foi registrado na noite deste sábado (19), na Vila São Benedito, no Bairro Lameiro em Crato. O Servente de pedreiro Felipe de Sousa Carlos, 19 anos, residente na Afrodósio Nobre da Cruz, 09, no Lameiro, foi agredido a golpes de faca durante uma discussão banal em um bar localizado nas imediações de casa onde mora quando ingeria bebidas alcoólicas em companhia do agressor. O delito ocorreu por volta das 22h30min tendo como acusado Ivanildo Alexandre Alves, que após cometer o delito empreendeu fuga seguindo destino ignorado. Felipe foi socorrido pelo corpo de bombeiros para o hospital São Francisco. A polícia militar foi acionada através da viatura do Ronda do quarteirão área que diligenciou em torno do ocorrido, mas sem êxito na prisão do acusado.

Aposentado de 75 anos preso acusado de estelionato.

A polícia do Crato retirou de circulação na manhã desta segunda-feira (21), um estelionatário de 75 anos de idade. O aposentado José Roberto da Silva, de 75 anos, residente na Rua Santa Cecília, 707, no Bairro Salesianos, em Juazeiro do Norte, foi preso por volta das 9 horas no interior da agência do Banco do Brasil de posse de 12 cartões de agências bancárias e benefício de titulares diferentes, dois celulares, documentos, extratos envelopes para depósitos de agências diversas e mais R$ 120,00.

De acordo com major Paulo Hermann comandante da 5ª Cia do 2º BPM sediada em Crato, a polícia já sabia que toda segunda-feira o acusado frequentava as agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco e até já dispunha de imagens do mesmo conversando com clientes ou beneficiários da Previdência Social. Hoje, recebeu a informação do gerente da agência do Banco do Brasil sobre a presença do aposentado e foi acompanhar sua ação. Informações chegadas a polícia através de vigilantes de agencias bancárias cratenses dão conta que José Roberto já havia sido visto em companhia de um homem jovem e bem vestido que esta sendo procurado pela polícia praticando o mesmo tipo de crime.

MISSÃO VELHA - CEARÁ:

Acidente de moto mata jovem de 22 anos.

O fato aconteceu, ontem (20), por volta das 17h, no Jamacaru, Distrito em Missão Velha-CE. Cícero Geovane Fechine da Silva, 22 anos, que residia na Rua Nossa Senhora das Dores, naquela localidade, transitava na Estrada que interliga a sede de Missão Velha ao Distrito de Jamacaru, em uma motocicleta Honda CG Titan, de cor preta e placa não repassada, quando perdeu o controle da moto, vindo a cair ao solo. A ambulância do distrito de Jamacaru ainda socorreu Cícero para o Hospital Geral de Missão Velha, aonde o mesmo veio a óbito. A polícia militar através da CP 2581, composta pelos cabos Galiza e Ari compareceu ao Hospital onde adotando os procedimentos de sua competência.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Apreensão de menor por desacato.

A composição da CPA-5002, pertencente á Companhia de Policia Militar Ambiental, apreendeu, neste domingo (20), por volta das 14h:30min no cruzamento da Av. Paraná com a Avenida Antonio Pereira da Silva, o menor J. A. S., 17 anos, casado, montador de móveis, residente no bairro José Geraldo da Cruz, Juazeiro do Norte, por desacato. A CPMA informa em seu relatório enviado a imprensa que o acusado foi flagrado colocando CEROL em linha para pipa, ao ser abordado e informado que é proibido e que o material estava apreendido, passou a desacatar os policiais com palavras de baixo escalão. Os militares conduziram o menor a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte onde foi lavrado o Peca de Nº 059/2011, que também gerou o Boletim de Ocorrência Nº 488-2557/2011.

CAMPOS SALES – CEARÁ:

Acusado de crime morto a bala na noite de ontem.

Sexta-feira (18), por volta das 21h45min, na Vila Mariana, 135, Bairro Guarani, na cidade de Campos Sales-CE, foi vítima de homicídio à bala Nelson Antonio Pereira de Andrade, 40 anos de idade, natural de Campos Sales-CE, residente no local da ocorrência. Populares informaram a polícia que um homem desconhecido ocupante de uma moto Yamaha YBR 125, cor preta, sem placa, teria chegado e efetuado aproximadamente 05 (cinco) disparos de arma de fogo contra a vítima, defronte à residência da mesma, ocasião em que empreendeu fuga tomando rumo ignorado .

Nelson foi atingido nos dois tiros braços e abdômen. De acordo com a polícia o principal suspeito de cometer o crime é a pessoa de Erinaldo da Silva, vulgo “Bal”, residente em Campos Sales-CE que esta foragido. A polícia informa em seu relatório enviado a imprensa que a vítima já tinha passagem policial pela prática de homicídio contra uma mulher que seria tia do suspeito (Val). O corpo da vítima foi levado ao Hospital Municipal de Campos Sales-CE, de onde foi trasladado para o Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte, para realização do exame cadavérico. Diligências estão sendo realizadas a fim de localizar e prender o autor do crime, porém, até o momento sem êxito.

FARIAS BRITO – CEARÁ:

Homem de 28 anos agredido com seis facadas no inicio da noite deste domingo.

A polícia do município de Farias Brito – CE, registrou por volta das 18h20min, desde domingo (20), uma tentativa de homicídio a faca. O crime aconteceu na residência da vítima Cicero Alves de Freitas, 28 anos, solteiro, sem profissão definida, na Rua Moria, 356, Bairro Alecrim. Ele foi lesionado com 06 (seis) facadas, atingido no tórax e braços, sendo que uma perfurou um dos pulmões. Mesmo foi socorrido pela polícia militar para hospital local, em seguida encaminhado ao hospital da cidade de Nova Olinda-CE, onde ficou sob escolta de uma equipe de policiais militares composta pelo cabo F. Silva e os soldados Landim e Campos (Os dois do destacamento Policial Militar de Nova Olinda-CE), sendo posteriormente transferido para o hospital São Francisco na cidade de Crato-CE, onde se encontra internado sob escolta policial militar.

Segundo relata a polícia em seu boletim enviado a imprensa, o acusado trata-se da Carlos Eduardo Tavares Araújo, 32 anos, solteiro, sem profissão definida, residente o mesmo bairro que a vítima que esta foragido. A polícia acrescenta que o acusado responde na justiça a 05 (cinco) inquéritos por infrações aos Artigos 129 e 12 do CPB, como também a vítima responde na justiça pelo o artigo 163.

A composição PM CP-2305, cabo Eromilson e soldado André encontra-se em diligencias no intuito de prender o acusado. Segundo informações da própria vítima, repassadas a polícia, a mesma disse suspeitar das pessoas conhecidas por “Lequim” e “Leonel”, residente na cidade de Nova Olinda-CE, de terem praticado o crime contra sua pessoa.

EXU - PERNAMBUCO:

Homem inconformado com separação sequestra esposa e filhos.

Homem inconformado com a separação na companhia de compassas que se passava por policiais, invade a casa da sogra e sequestra filhos e ex-mulher. Segundo relato da testemunha Ricardo André Cordeiro, estudante, 20 anos, por volta das 02h30min de ontem (20/02) algumas pessoas chegaram a sua residência localizada na Serra da Boa Fé, zona rural de Exu – PE e bateram na porta dizendo serem policiais. Após muita insistência, os meliantes arrombaram a porta e entraram na casa, sendo três indivíduos encapuzados.

Segundo a testemunha, a mesma reconheceu um dos infratores como sendo seu ex-cunhado Aldaci Vieira de Araújo, que raptou sua irmã Maria Santa Fé dos Santos, juntamente com as crianças, os colocando em carro e fugindo seguindo destino ignorado. Ricardo informou que ainda tentou seguir o veículo, mas só deu para perceber que se tratava de um carro de cor vermelha e modelo antigo, com a placa coberta. O fato foi registrado e estar sendo investigado pela DPC da 202ª Circunscrição. (BO nº 0054/11)

AGRICULTOR DE 51 ANOS É MORTO COM UM TIRO DURANTE UMA CAÇADA.

O crime aconteceu por volta das 15h00min de ontem (20/02) na Serra do Zé Gomes, zona rural de Exu – PE. Paulo Dutra Duarte, agricultor, casado, 51 anos, saiu para uma caçada juntamente com mais 05 (cinco) pessoas e durante a caçada localizaram um veado, sendo que os demais pediram que a vítima espantasse o animal para que pudessem atirar. Durante a ação ocorreu um disparo que atingiu a vítima. Os demais caçadores ainda tentaram Paulo Dutra, mas o mesmo não resistiu e faleceu no local. O corpo foi abandonado a beira de uma estrada. Horas depois a esposa da vítima tomou conhecimento do ocorrido através de uma vizinha e acionou a polícia que constatou a veracidade do fato. O corpo da vítima foi removido para o Hospital Municipal José Pinto Saraiva em Exu – PE. A polícia informa que identificou os envolvidos no episódio apenas pelos nomes de Ismael, Dolora, Sabiá, João Amaro e Delino, sendo que nenhum dos suspeitos foram localizados. Ficando o fato registrado na DPC local. (BO nº 0055/11)

OURICURI - PERNAMBUCO:

comerciante dá uma carona e foi assaltado e espancado.

Segundo relato da própria vítima Cícero José da Silva, comerciante, 54 anos, residente na Rua Padre Cícero no centro de Trindade – PE, por volta das 04h00min de ontem, domingo (20/02) ao sair do Clube Kazarão resolveu dar uma carona a um rapaz. Porém, próximo a Quadra Poliesportiva da COHAB de Ouricuri – PE o mesmo recebeu um golpe na cabeça e sob ameaça de morte teve que entregar sua motocicleta, relógio, celular e a quantia de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) em dinheiro. Em seguida o elemento fugiu tomando destino incerto.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Quatro açudes já sangraram no Ceará em 2011


Estamos no primeiro mês da quadra chuvosa e o volume das 11 bacias já atingiu 61.9% da capacidade. O açude Gavião, em Pacatuba, está com 91,6% da capacidade de armazenamento (Foto: IANA SOARES ) O açude Gavião, em Pacatuba, está com 91,6% da capacidade de armazenamento (Foto: IANA SOARES ). No primeiro mês da quadra chuvosa deste ano, quatro açudes já sangraram no Ceará. Os mais recentes são o açude Prazeres, em Barro, município da Região do Cariri, e o açude Rosário, em Lavras da Mangabeira, na região Centro-Sul do Estado. Os primeiros a atingir suas capacidades foram o Tijuquinha, em Baturité, e o açude Pau Preto, no município de Potengi, na região do Cariri.

O açude Prazeres tem capacidade de 32.500.000m³ de água e o açude Rosário de 3.218.527m³. Os dois reservatórios pertencem à Bacia do Salgado que tem mais 11 açudes e já atingiu 66.5% de sua capacidade total que é 446.350.000 metros cúbicos de água. Dos quatro açudes que atingiram o volume total, o Tijuquinha, que ultrapassou o seu volume de águas no dia 25 de janeiro, parou de sangrar no dia 7 passado, mas voltou à sangria no último dia 13.

De acordo com o boletim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), divulgado ontem, dos 134 açudes monitorados em parceria com o Dnocs, os mais próximos de sangrar são o Acaraú Mirim, no município de Massapê, Região Norte do Estado, e o açude Quixeramobim, na cidade de mesmo nome, no Sertão Central. O acaraú Mirim está com 94.9% da capacidade total que é de 52 milhões de metros cúbicos de água e o Quixeramobim atingiu 94.1% de seu volume total que é de 54 milhões de metros cúbicos.

Além desses quatro açudes, mais dois estão com seus aportes acima de 90%: o Gavião, em Pacatuba, que faz parte do sistema que abastece Fortaleza, e o São Pedro Timbaúba, no município de Miraíma, na Região Norte do Ceará. O açude Gavião está com 91.6% de seu volume que é de 32,9 milhão de metros cúbicos de água e o São Pedro Timbaúba já atingiu 93.6% da capacidade. No ano passado, quando a quadra chuvosa foi abaixo da média histórica, apenas cinco dos 134 açudes monitorados pela Cogerh, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, atingiram seus volumes totais. O açude Tijuquinha, em Baturité, o Colina, em Quiterianópolis, o Quixeramobim, no município de mesmo nome, o Riacho do Sangue, em Solonópole e o Jatobá, em Milhã. Em 2009, 117 açudes sangraram e o Ceará bateu recorde no armazenamento de água. Chegou a 96,13% da capacidade total que é de 18.117.358.457 de metros cúbicos de água.

ENTENDA A NOTÍCIA

As fortes chuvas que caem desde janeiro contribuíram para o aumento do volume de água dos açudes monitorados pela Cogerh. Atualmente a Companhia monitora 134 reservatórios. O último incluído no programa de gerenciamento foi o Taquara, em Cariré.

VOLUME DAS 11 BACIAS DO CEARÁ

Bacia Baixo Jaguaribe - Um açude - 89.4%
Bacia Alto Jaguaribe - 18 açudes 69.5%
Bacia do Salgado -13 açudes - 66.5%
Bacia Médio Jaguaribe - 13 açudes - 65.8%
Bacia Acaraú - 11 açudes -60.4%
Bacia Parnaíba - 10 açudes - 60.2%
Bacia Banabuiú - 18 açudes - 57.3%
Bacia Litoral - 7 açudes - 57.2%
Bacia Coreaú - 9 açudes - capacidade - 54.1%
Bacia Metropolitana - 17 açudes - 48.3%
Bacia Curu - 13 açudes - 48.2%

Os açudes que estão com os níveis acima de 80% são o Ema, no município de Iracema, com 88% do volume; o Gomes, em Mauriti (Cariri), 88% do volume; o Junco, açude que fica em Granjeiro, que está com 84.2% da sua capacidade, e o Santo Antônio de Russas, que atingiu 89.4% do volume. Os reservatórios com os níveis mais baixos são: o Poço Verde, em Itapipoca (18.8%), o Quixabinha, em Mauriti (21.7%), o Amanary, em Maranguape (23.3%) e o açude do Cedro, em Quixadá (24.1%). O Açude Do Coronel, em Antonina do Norte está com 25.6% da capacidade.

FONTE: Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Rita Célia Faheina
Fonte: O POVO Online/OPOVO/Ceará

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Campeonato Cearense: Fortaleza x Guarani de Juazeiro e Ceará x Horizonte se enfrentam - Yuri Guedes


31 gols e quatro equipes confirmadas oficialmente nas semifinais do Campeonato Cearense da 1ª Divisão, após a última rodada do primeiro turno. Ceará, Fortaleza, Guarani de Juazeiro e Horizonte se enfrentarão, em partida única, no próximo fim de semana, em busca da final desejada.

O último time a se classificar foi o Horizonte, que goleou o Ferroviário, fora de casa, por 5 a 2. Enquanto isso, o Fortaleza bateu o Icasa (5x1), o Guarani de Juazeiro bateu o Itapipoca (2x1) e o Ceará empatou, em Sobral, contra o Guarany (2x2). Ainda foi registrado a vitória do Quixadá (3x2) sobre o Crato e uma goleada do Tiradentes (5x1) frente ao Limoeiro.

---> CLASSIFICAÇÃO FINAL__1° TURNO_-





___SEMIFINAL__JOGOS_-

16 jan_FORTALEZA X GUARANI DE JUAZEIRO___Estádio Castelão, 16hs

17 jan_CEARÁ X HORIZONTE___Estádio Castelão, 16hs

Por: Yuri Guedes

Bom Dia, CRATO ! - 21 de Fevereiro de 2011


Bom Dia!

Aqui no Crato, dias nublados, cinzentos, e chuvas esporádicas. Ontem à noite, chuva de forte intensidade, mas pouca duração. Por enquanto, a cidade vive em expectativa em relação à quadra invernosa. Muitas pessoas preocupadas com grandes chuvas, inundações, e há outros se desfazendo de imóveis localizados à beira do Canal do Rio Grangeiro. As máquinas que fazem a limpeza do canal voltaram a trabalhar na semana passada, após um breve intervalo. Segundo os grandes sites de meteorologia do país, teremos para hoje , chuvas em qualquer horário! - Ah! vale lembrar que hoje, Segunda-Feira tem sessão na câmara de vereadores do Crato. Exerça sua cidadania. Compareça à Câmara e acompanhe os projetos e ações que podem tornar a sua cidade muito melhor.

ALMANAQUE

* 1431 - Inicia-se o julgamento de Joana d'Arc.
* 1916 - Primeira Guerra Mundial: começa a batalha de Verdun.
* 1945 - É tomado o Monte Castello pela Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial.

Nasceram neste dia…

* 1397 - Isabel de Portugal, Duquesa da Borgonha (na imagem) (m. 1471).
* 1907 - W. H. Auden, poeta britânico (m. 1973).
* 1942 - Margarethe von Trotta, atriz, cineasta e escritora alemã.

Morreram neste dia…

* 1677 - Bento de Espinosa, filósofo neerlandês (n. 1632).
* 1938 - George Ellery Hale, astrónomo norte-americano (n. 1868).
* 1984 - Michail Sholokhov, escritor russo (n. 1905).

PREVISÃO DO TEMPO

Ontem ( Domingo ), tivemos manhã de sol e chuva no período da tarde e noite. A previsão do tempo para hoje, segunda-feira, 21 de fevereiro é de Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Temperatura máxima de 32 graus e mínima de 21. Umidade Relativa do Ar, 60%. Ventos do Leste, a 11Km/h. O Sol nasce às 05:42 e se põe às 18:00.

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31