xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/02/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 fevereiro 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Horário de verão termina de sábado para domingo


O
s brasileiros que adiantaram os relógios no fim de 2010 deverão atrasá-los em uma hora, à meia-noite de sábado, zero hora de domingo. Este sábado será o último dia do horário de verão. À meia-noite, zero hora de domingo, os brasileiros que adiantaram os relógios no fim do ano passado deverão atrasá-los em uma hora. Segundo o Operador Nacional do Sistema, o país economizou R$ 30 milhões nesse período.

Fonte: G1

Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri expõe pinturas de Barrica em tela e cerâmica


O Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri, com sede em Juazeiro do Norte abrirá a exposição “Pinturas de Barrica em tela e cerâmica”, no próximo dia 26, às 19 horas.

Gratuita ao público, a exposição ficará em cartaz até o próximo dia 20 de abril. O horário de visitação: terça-feira a sábado, de 13 horas às 21 horas; no período de 15h às 21h, as visitas são orientadas por um monitor.

A MOSTRA - Integrante da série de eventos que marcam o centenário da cidade de Juazeiro do Norte, a mostra expõe acervos do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC-UFC) e do Centro Cultural Banco do Nordeste.

Para a mestre em Artes Visuais, professora e curadora da exposição, Adriana Botelho, a mostra oferecerá ao público um excelente oportunidade para conhecer um pouco mais de um dos principais artistas do movimento modernista, discutindo as afinidades de sua arte, bem como a sua influência na arte cearense. Claudionor Capibaribe, o Barrica, nasceu em Juazeiro do Norte, em 1913, e faleceu em Fortaleza, em 1993.

Segundo a doutora em Sociologia da Arte, Kadma Marques, a história das artes plásticas no Ceará “passa de maneira inevitável pela presença de Barrica na fundação do Centro Cultural de Belas Artes (CCBA – 1941/1944) e da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP – 1944/1958), associações que congregaram os artistas do pincel em torno de ideais como aquele que manteve a realização do salão cearense mais tradicional – o Salão de Abril – sob a responsabilidade da SCAP, no período de 1946 a 1958”.

Discorrendo sobre a Arte de Barrica, o diretor do MAUC-UFC, Pedro Eymar, afirma que “a década de 1950 apresenta um Barrica personalizado e comercialmente aceito; desenha com cores e as paisagens florescem de sua alma profunda para uma interface plástica tensa, onde matéria e gesto disputam com a figuração o primeiro plano da fruição estética”.

Pedro Eymar relembra que em 1961, Barrica esteve presente na exposição de instalação do Museu de Arte da UFC: “ao lado de Chico da Silva, Sérvulo Esmeraldo e Raimundo Cela, Barrica expôs sua vibrante interpretação dos subúrbios e abstratas composições em irreverentes jarros cerâmicos; neste mesmo período, Barrica instalou junto ao MAUC uma oficina de cerâmica, provida de forno, do qual procedem muitas das cerâmicas que integram a presente mostra”.


SERVIÇO: Exposição "Pinturas de Barrica em tela e cerâmica”

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri
Cidade: Juazeiro do Norte (Rua São Pedro, 337 – Centro
Data: 26 fevereiro
Horário: 19hs
Informações: (088) 3512 - 2855

Assessoria de Imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste
Via Yuri Guedes

Vejam esta: Cícero, Virgulino e Bento




O Papa Bento XVI apareceu em público usando um modelo de chapéu “saturno” para se proteger do sol. O chapéu é tradicional na vestimenta papal e chegou a ser usado pela última vez pelo Papa João Paulo II. A cor vermelha era a distinção dos papas na hierarquia da igreja até o século XVI, quando Pio V instituiu o branco..Sei não, mas com este chapéu, o Papa ficou um misto de Padre Cícero com Lampião.

Pesquei no ahtrine.com.br
Postado em 09-06-2010- O chapéu do Papa
Arquivado em (Ah Tri Né, Design, Imagens OMG!, Internet, Notinhas)
por Emerson Oliveira
Postado no Blog Cariri Cangaço

A Informação como ela é, o Retrato Fiel da Realidade - Jornal do Vicelmo - Pelo Blog do Crato, todos os dias - De 07:10 às 08:15


Há 50 anos no ar - O mais Confiável e Sério Noticiário do Rádio Caririense

Há 3 anos, todos os dias, à partir das 07:10, o Blog do Crato ( O Crato na Internet ) tem o prazer de apresentar o Jornal do Cariri, com Antonio Vicelmo. O noticiário é retransmitido numa parceria entre o Blog do Crato e a Rádio Educadora do Cariri em tempo real. Você pode ouvir o programa através da nossa imensa rede de Blogs e sites ( mais de 40 no total ), e pelo Blog do Crato. Os programas mais antigos estão disponíveis para audição no site Jornal do Vicelmo.

O Jornal do Vicelmo vai ao ar pela Rádio Educadora do Cariri há 50 anos, e representa no rádio caririense, a integração da região através da notícia, que fica mais perto de você. Se você procura um jornalismo isento, de grande qualidade, e que se firma há 50 anos conquistando a credibilidade dos Cratenses, você escuta Antonio Vicelmo. Definitivamente, "a notícia sem sofisma nem fantasia. A Informação como ela é. O Retrato fiel da realidade".

Mais um serviço prestado pelo Blog do Crato à comunidade Cratense.

BLOG DO CRATO
www.blogdocrato.com

A CESAR O QUE É DE CESAR ! - Por: Dihelson Mendonça


A Única coisa concreta até agora para o canal do Rio Grangeiro


Depois que se consegue um feito, há sempre gente querendo aparecer para ser o pai da criança também. É preciso chamar a verdade dos fatos: A única coisa de concreta para o Crato mesmo depois dessa lenga-lenga dos Deputados em visita à cidade até agora, é essa verba de 4 milhões de reais do Ministério da Integração Nacional, dinheiro já em conta do município!

O mérito é de quem elaborou o Projeto e enviou ao Ministro. Ministérios trabalham com projetos, não com falácias.

Os deputados vieram aqui, olharam tudo, mas até agora, - a bem da verdade - , não liberaram nenhum tostão para o município nem da sua própria verba parlamentar que todos tem direito, que é de até 800.000 reais, a não ser o Dep. Ely Aguiar que disse que vai liberar 100.000 reais, mas mesmo esse dinheiro também não caiu ainda na conta do município. Portanto, meus amigos, vamos dar "A CESAR O QUE É DE CÉSAR !" - O Mérito é do Prefeiro Samuel Araripe, e o prefeito só conseguiu esse recurso para o Crato por duas coisas:

01 - Porque ele mesmo foi à Brasília no primeiro momento da tragédia, batalhar juntamente com o Deputado Arnon Bezerra e solicitar este recurso. Arnon Bezerra foi quem marcou essa audiência com o ministro, ofereceu seu gabinete para as reuniões, e foi quem entregou pessoalmente o projeto elaborado pela prefeitura para o ministro.

02 - A equipe do prefeito Samuel Araripe foi quem elaborou o projeto e o enviou ao ministério e naquele momento, estava lá também o vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho, que ainda é amigo do ministro através do seu pai, o falecido Raimundo Bezerra.

Até agora, esse é o único dado concreto de benefício para o Crato. Os outros estão por aí posando para as fotos e TV, e dizendo que "IRÃO", veja só, NO FUTURO - Irão fazer alguma coisa pelo Crato. Portanto, parabéns ao prefeito, que sem esperar pela boa vontade de ninguém, foi ele mesmo à Brasília, fez o Projeto e o entregou. Sem esse projeto elaborado pela prefeitura, nós ainda estaríamos aí boiando ao deus dará a esperar por meses talvez até outras enchentes.

Os deputados e as pessoas que dizem que trabalham pelo Crato, ainda vão ter que provar isso, e são muito bem-vindos. Mas terão que dar ainda o primeiro passo REAL, ( não fictício ), de demonstrar essa boa vontade, a começar, abrindo os bolsos, e liberando o dinheiro a que eles tem direito das suas verbas parlamentares. Até agora, dos votados no Crato, quem foi que já fez isso ? NINGUÉM...( a não ser, é claro, o Ely Aguiar ).

Portanto, A César, o que é de César!

Dihelson Mendonça

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Reunião na FIEC em mais uma tentativa de recuperar o SESI do Crato


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, esteve no último dia 27, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo do Crato, Duda Alencar, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, para participar de uma reunião com o presidente da Federação, Roberto Magalhães e a diretoria do SESI. Essa foi mais uma tentativa do prefeito do Crato de buscar um canal de diálogo para impedir que a sede do SESI do Crato fosse desativada.

A decisão do fechamento foi informada no primeiro semestre do ano passado. Em agosto, uma reunião foi realizada no gabinete do prefeito, Samuel Araripe, e o prefeito do Crato tentou negociar, na busca de uma solução ao não fechamento, mas a equipe juntamente com o presidente Roberto Magalhães vieram apenas para informar da desativação, dizendo ser uma decisão nacional. Com isso, já há encaminhamentos, inclusive com levantamentos patrimoniais preliminares, para que o prédio seja leiloado. Segundo o prefeito, os integrantes da Fiec foram objetivos em relação à decisão de fechamento. O gestor ainda propôs que o prédio fosse ocupado por entidades educacionais.

Fonte: PMC

Escritores e Classificadores. Por: Antonio Sávio


Uma pergunta básica que um dos meus alunos me fez há pouco tempo mostra de fato um problema central do funcionamento de toda a nossa educação, e todo o nosso sistema universitário. Perguntava ele de modo bastante objetivo o motivo que uma aluna do curso de letras, logo uma universitária que supostamente teria contato com toda a cultura clássica ocidental literária, poderia não distinguir tais obras, ou pior, ser inerte a todas elas de modo que seria ela a mesma pessoa após quatro anos de estudos sem ser possível notar nenhum progresso em suas condutas, em sua personalidade, em sua sensibilidade. No máximo aí, teríamos alguma habilidade técnica toscamente desenvolvida. O problema aí abordado pode ser visto pela virtualidade de ações em jogo. Quando um escritor de primeira linha como um Machado de Assis, um Dostoiévski, um Goethe escrevem eles sempre se referem ou tentam se referir às ações humanas de modo mais fiel possível. O que se deve atentar não é a fidelidade narrativa dos fatos, pois, caso fosse isso um escrivão seria entendido como um talentoso escritor, o que de fato nada tem a ver. A habilidade em captar os signos mais ocultos e significativos da alma humana, e somado a isso saber expressá-los de modo original e invulgar é a marca que caracterizaria o grande escritor. Seria também sua proximidade com as condutas humanas, sendo ele então por natureza, um grande psicólogo, afinal, não é isso mesmo que dizem sempre do próprio Dostoiévski?

O contato com a realidade e a expressão virtual da mesma por meio dos mais variados signos torna-se então a meta do artista da palavra. A falta de habilidade em captar, interpretar e conduzir tais experiências impossibilitaria de imediato a escrita de qualquer obra significativa nos moldes dos clássicos da literatura ocidental.

Deste modo, é como se achássemos que uma criança recém-alfabetizada e que tivesse em mãos um livro de geografia e outro de física nuclear pudesse declarar guerra a qualquer país. Isso de fato não poderia acontecer, pois, mesmo que ele ao lesse tais livros e entendesse tudo, uma série de elementos virtuais, como experiências que não se configuram apenas no campo físico imediato, seriam necessárias para por o seu plano em prática. Ele ignorando todos os demais sistemas políticos, relações internacionais, estratégias de guerra e outros cem mil fatos necessários, seu plano só poderia fracassar.

Do mesmo modo que é pura inocência uma faculdade de letras achar quer pode melhorar ou habilitar algum aluno que se furte de analisar as experiência contidas nas obras, que é a principal ideia, e não observá-las de fora, classificando-as em estilos, como alguém que sedento em uma fábrica estivesse durante todo o dia a separar garrafas de Fantas e Coca-colas sem ter autorização de provar nenhuma delas. Empacotar estilos sejam musicais, literários ou pictóricos sem que de algum modo possa tentar vivê-los em parte ou refletir sobre as narrativas de modo sincero é o mesmo que tentar matar a sede olhando para a garrafa.

A mecanização de classificar estilos e aborrotar alunos com exercícios fúteis sem remetê-los a experiências reais riquíssimas, que certamente se relacionariam com a filosofia, a filosofia em seu aspecto ontológico, é tirar toda a possibilidade de crescimento do estudante de letras. Eis aí o motivo que uma pessoa possa estar na faculdade de letras, junto com os maiores entendedores da alma humana e ao mesmo tempo sair de lá inerte, ansioso (a) para ver o BBB. Neste caso, não temos uma estudante de letras que se aproprie de palavras como meio efetivo de expressão referindo-se a realidade das experiências, mas sim uma pessoa que classifica e rotula estilos literários, como alguém que colava antigamente rótulos em garrafas. Não podemos requerer que estas pessoas tenham a mesma habilidade de um grande escritor, pois um número ínfimo teria, mas que pelo menos, elas sejam capazes de entender e se referir a tais experiências. Ignorá-las por completo e captar apenas aparte mais visível do texto (o que pode ser classificado como objeto exterior) é um exercício estéril.

O primeiro processo a ser feito, portanto seria a leitura e o estudo das ações humanas contidas nas obras literárias. Após anos de leitura de grades obras, o estudante teria uma gama de experiências virtuais, mas que se referem à realidade humana como nenhuma outra fora escrita. É aqui poder comprar um produto de primeira e não uma bijuteria. Além disso, o mesmo estaria habilitado a ver quais livros eram realmente produtos de um estilo singular que se referisse a tradição da cultura ocidental ou, a tentativa de um escritor iniciante, imitando um ídolo. Ora já pensou se confundíssemos um Rembrand com um Jacob Jordaens sob o pretexto que ambos eram do mesmo estilo? Como diria o Fernando Henrique: - Assim não pode. Assim não dá!

Por: Antonio Sávio Nunes de Queiroz

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO GARANTE R$ 4 MILHÕES PARA OBRAS DE RECUPERAÇÃO DO CRATO - Postado por J.Tavares


O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou, nesta sexta-feira, durante coletiva na Residência Oficial, que vai liberar R$ 4 milhões para obras de recuperação do município do Crato (Região do Cariri).

Ao lado do governador Cid Gomes, ele prometeu apoio ao projeto de recuperaçaõ do canal do rio Granjeiro, que corta esse município, e que será executado dentro de 90 dias pelo Governo do Estado.

Fernando Bezerra aproveitou para informar que nenhuma obra do PAC, sob sua pasta, terá verbas reduzidas. Deu a certeza, ao ser indagado se seu Ministério sofreria cortes dentro da determinação da presidente Dilma Rousseff de reduzir despesas.



Fonte: JORNAL O POVO - blog do Eleomar - 18.02.11.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ceará terá mais 4 aeroportos até o final do 1º semestre de 2011


O Governador Cid Gomes disse que o Ceará vai ter quatro novos aeroportos até o final deste semestre: em Aracati, Tauá, Camocim e São Benedito. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16), durante conversa com internautas por vídeo na rede social Twitter. Cid Gomes informou que o aeroporto de Aracati já está com a pista de mil e 800 metros pronta e a construção da nova estação de passageiros já está em andamento. Em Sobral, a base da pista está sendo recuperada, além do balizamento. Já em Camocim, a estrutura do aeroporto já está pronta, aguardando que a anac homologue o local.

Em Tauá, a pista está pronta e a estação de passageiros quase terminada, faltando a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo Cid Gomes, São Benedito deve receber o aeroporto ainda neste semestre, e Cruz está com projeto em andamento, e deve ser concluído ao longo do mandato. A obra ainda está em licitação.

Fonte: TV Diario

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Câmara discute segurança pública no Crato


A convite da Mesa Diretora, o comandante da 5a. Cia de Polícia Militar, sediada em Crato, Major Paulo Herman ( foto ao lado ) e o comandante do Ronda do Quarteirão, no Município, Tenente Rubens ( na foto abaixo ), acompanhado do Cabo Wilton, participaram da sessão ordinária, de terça-feira, dia 15 de fevereiro, da Câmara Municipal do Crato. A segurança pública, suas ações e seus problemas, nortearam a pauta da discussão, onde os vereadores e os populares presentes fizeram suas reivindicações aos militares.

O número reduzido de viaturas e policiais, a ausência do Ronda do Quarteirão, na zona rural foram assuntos questionados, bem como, o encerramento das atividades da 19a. Delegacia Regional de Polícia Civil, em Crato, às 18h, a necessidade de acelerar a construção do presídio oúblico, em andamento, no Barro Branco e a construção da sede própria da Delegacia.

Questionado pelo vereador Fernando Brasil - PSB, sobre a ausência do Programa Ronda do Quarteirão, nas comunidades rurais, o Tenente Rubens afirmou que a ordem para as viaturas permanecerem, apenas na área urbana, parte do comando geral da corporação, mas não descartou a possibilidade do Poder Legislativo conseguir junto a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a ampliação dos serviços, como já aconteceu em outros municípios. A vereadora e secretária da mesa Joana Pedroza - PSB, disse que a comunidade do Sítio Coqueiro - zona rural, , onde mora, já é contemplada com o trabalho do Ronda. Aproveitou para expressar sua preocupação com a segurança pública, sobretudo, nas divisas com os estados do Pernanbuco, Paraíba e Piauí, porta de entrada de grande parte da droga consumida no Cariri. A vereadora, acredita, que a droga é o vetor principal que desencadeia a maior parte dos crimes.

O vereador Pedro Alagoano - PSB, falou sobre a Delegacia de Polícia Civil do Crato, que, hoje, funciona só até às 18h, prejuducando a população, que após este horário, tem que se deslocar ao Juazeiro do Norte para fazer um Boletim de Ocorrência. Em relação a este assunto, o Major Herman afirmou que até a Polícia está sendo prejudicada, visto que uma viatura quando se desloca para registrar uma ocorrência, em Juazeiro, há uma perda de tempo considerável. \"Os casos da cidade vizinha são atendidos com prioridade e muitas vezes, a viatura fica parada, em frente da delegacia, uma, duas horas, quando poderia está circulando na cidade do Crato\", enfatizou o Major. O comandante pediu, também, o empenho dos vereadores junto ao Governo do Estado, para acelerar a construção do presídio público, pois não há mais condições de colocar presos na cadeia, localizada próxima ao Canal do Rio Granjeiro.

O presidente da Câmara, Florisval Coriolano, disse que este é o propósito da sua gestão a frente da Mesa Diretora. \ "Discutir com as autoridades e a população os assuntos de interesse da sociedade, encaminhar sugestões e soluções para resolver os problemas, fiscalizar as ações para assegurar o patrimônio público, será a marca registrada do Poder Legislativo\", concluiu Florisval.

Fonte: Câmara de Vereadores do Crato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Chuva provoca alagamentos e queda de árvores em SP


A chuva de hoje que caiu na capital paulista deixou dois pontos de alagamento intransitáveis. A pista local da Marginal do Pinheiros no sentido Castello Branco apresentou problemas na altura da Avenida Jornalista Roberto Marinho e a Avenida Vinte e Três de Maio, no sentido aeroporto, na altura do Viaduto General Euclides de Figueiredo.

Além dos pontos intransitáveis, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou outros sete pontos de alagamento. Dois deles na Avenida Faria Lima, no sentido Pinheiros, na altura das ruas Amauri e Prudente Correia. A Avenida Professor Francisco Morato também registrou dois pontos com problema no sentido centro, na altura da Jorge João Saad e da Praça Paula Moreira. A Avenida Eusébio Matoso, na altura da Praça Jorge de Lima, ficou alagada no sentido bairro.

Uma árvore de grande porte caiu na Avenida Brasil, sentido Ibirapuera, perto da Rua Canadá, e ocupava parte da via por volta de 17 horas. Outra árvore, um pouco menor, também caiu próximo dali, na Avenida Henrique Schaumann, perto da Rua Artur de Azevedo, sentido Sumaré. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a árvore ocupava a calçada.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma queda de árvore atingiu um veículo na Rua Marselhesa, na Vila Mariana, assim como na Rua Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, perto do Hospital das Clínicas. Ninguém ficou ferido.

Agência Estado

Chuva gera transtornos em Iguatu


D
esde o início desta sexta-feira (18), chove forte no município de Iguatu, centro sul cearense. Sem infraestrutura para suportar a quantidade de água, em poucas horas, a cidade ficou alagada. Ruas e avenidas foram tomadas pelas águas. A rua Deocleciano Bezerra foi uma das mais castigadas pelo volume das chuvas. Para os moradores, a causa principal dos algamentos é falta de esgotos, que ajudam no escoamento das águas.

Fonte Portal Verdes Mares

Senador Itamar Franco quer acabar com voto obrigatório e reeleição


Fonte: Site Terra -- Claudia Andrade

O
ex-presidente da República e agora senador Itamar Franco (PPS-MG) deve apresentar a comissão da reforma política pelo menos duas propostas que prometem gerar polêmica. Ele defende o fim do voto obrigatório e o fim da possibilidade de reeleição. Em relação ao voto obrigatório, o senador acredita que ele "deixa de ser consciente" a partir do momento em que uma viagem passa a ser mais importante do que o direito de exercer a escolha dos governantes. "A eleição vai para o segundo turno, mas aí o sujeito já marcou as férias, o feriado com a família. Aí o voto obrigatório deixa de ser consciente", alega. Nas eleições de 2010, mais de 29 milhões de brasileiros (21,5% do eleitorado) não votaram no segundo turno, dia 31 de outubro, no meio do feriado de Finados. Itamar não teme um provável baixo índice de presença caso a medida seja aprovada. "Isso vai depender dos candidatos. Nos Estados Unidos, a votação era pequena, até que surgiu um candidato que mobilizou os eleitores. O fim do voto obrigatório vai obrigar os candidatos a terem um contato muito mais forte com o eleitor", afirmou.

Reeleição

O senador, que presidiu o Brasil de 1992 a 1994, acha ainda que a oportunidade de ser presidente da República deve ser desfrutada uma única vez pelo eleito. "Quem já foi presidente duas vezes não poderia concorrer mais. Vamos dar oportunidade a outras pessoas. O cidadão fica oito anos no poder e quer voltar?", questiona. Mais do que contrário à possibilidade de um ex-presidente se candidatar novamente ao cargo, Itamar acha que a reeleição deveria ser extinta. A emenda constitucional que permite a reeleição foi aprovada durante o governo do sucessor de Itamar, Fernando Henrique Cardoso.

Idade Média no Crato: Em Briga de Familia Não Se Mete o Pé-Wilson Bernardo


O que querem as Bruxas? O fígado dos Inquisidores...



Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Homem de 27 anos preso acusado de violência doméstica.

A polícia militar de Juazeiro prendeu pome de 27 anos preso ascusadoor volta das 23h30min, desta quinta-feira (17), no bairro Frei Damião, Demontier Batista da Silva, 27 anos, morador da área. Segundo a polícia, ele acusado de ter lesionado com objeto não identificado a mulher de iniciais N. DA S. S, 21 anos, residente no bairro Frei Damião. A polícia acrescenta em seu relatório enviado a imprensa que a vítima já havia prestado queixa na 20ª DRPC contra o acusado, queixando-se de ameaças constantes. Demontier foi conduzido a Delegacia local, onde foi autuado pelo Art. 129, § 9, do código penal (dec. Lei 2848) e pelo Art. 7, § 1, inciso I, da lei de Violência Doméstica e Familiar Conta a Mulher.

Apreensão de máquinas Caça-Níqueis

Ontem (17), por volta das 14h30min, em um Bar localizado no bairro João Cabral, em Juazeiro foram apreendidas pela polícia militar 05 (cinco) máquinas caça-níqueis, sendo 01 (uma) com o controle remoto aberto e 04 (quatro) lacradas que funcionam com moedas. Na ocasião o proprietário Bar, Cícero Jose Dos Santos, 37 anos, e uma cliente do referido jogo, Maria Pereira De Freitas, 46 anos, residente no bairro João Cabral, foram conduzidos para a 20ª DRPC, onde foi feito o B.O 488-104-2011.

ROUBO DE VEÍCULO

Por volta das 19h10min, de ontem (17), na Rua Madre Maria Vilac, próximo a Igreja do Limoeiro, bairro Limoeiro, um homem desconhecido usando camisa listrada, calça e boné de cor preta, armado a revólver, subtraiu mediante ameaças a Motocicleta Honda Bros de cor preta, ano 2010, placa NVD 4349, do F. S. L, 20 anos, residente no bairro Timbaúbas. Após o delito o marginal fugiu com destino ignorado. Diligencias foram efetuadas em torno do fato pela PM juazeirense mas sem êxito.

ICÓ – CEARÁ:

Detendo acusado de envolvimento com drogas foge da cadeia Pública após ser liberador por diretor para realizar serviço interno no local.

Ontem (17), por volta das 16h30min, policiais militares, pertencentes ao PPM do munícipio de Icó/CE, tomaram conhecimento acerca de uma fuga de preso, ocorrida na Cadeia Pública local, que fica situada no Conjunto Gama, na entrada da cidade. De acordo com que consta no boletim da PM enviado imprensa, foi constatado pela Guarnição PM da referida unidade prisional, composta pelos militares, cabo Wagner e soldado J Lima, que o detento Francisco Reginaldo da Silva, alcunha. “REGIS”, 35 anos, amasiado, agricultor, que responde pelos artigos 33 de 35 da Lei de Entorpecentes empreendeu fuga.

O fato se deu após o acusado ter sido retirado de sua cela pelo diretor da cadeia, conhecido por Luis Dondim, para consertar uma lâmpada, pois, costumeiramente, era de praxe aquele diretor liberar o referido detento para realizar pequenos serviços internos. Ainda de conformidade com a polícia, a Guarnição do local não havia tomado conhecimento da retirada do preso de sua cela por parte do diretor, e, logo que soube da fuga, acionou a viatura PM de serviço a VTR CP 2462, comandada pelo Subtenente Flávio, que está realizando diligências, no sentido de recapturar o apenado ora foragido.

LAVRAS DA MANGABEIRA – CEARÁ:

Acidente de transito envolvendo motocicleta e carroça deixa duas pessoas feridas.

O fato aconteceu por volta das 18h00min, no Distrito de Amaniutuba, distante 25 km da sede do município de Lavras da Mangabeira - CE. A motocicleta Honda Fan 125, preta, ano 2007, de placa DJX 3360, guiada pelo proprietário Irismar Possidonio, 21 anos, veio a colidir na traseira de uma carroça, dirigida pelo o carroceiro de nome Cícero Cezário Viana, 28 anos, casado.

Em decorrência do ocorrido Irismar teve fratura exposta na perna direita e algumas escoriações pelo corpo, enquanto Cícero sofreu algumas escoriações corporais e uma lesão no tendão da perna esquerda. Os dois foram socorridos por populares para o hospital municipal de Lavras da Mangabeira em seguida transferidos para um dos hospitais da cidade de Barbalha/CE. A polícia militar através da CP 2492 comandada pelo sargento Brandão compareceu ao local do sinistro adotando os procedimentos de sua competência.

CABROBÓ - PERNAMBUCO:

Funcionários de empresa prestadora de serviço na transposição do rio são Francisco são sequestrados e assaltados

A Central de Operações da 2ª CIPM recebeu a denúncia por volta das 10h50min de (16/02) que dois elementos armados com revólver e pistola haviam assaltado e amarrado funcionários de uma empresa prestadora de serviço na BR-428, altura do Km 32 em Cabrobó - PE. Segundo informação de uma das vítimas Vinícius Cunha dos Santos, os elementos haviam assaltado ele e mais três funcionários que estavam em dois veículos da Empresa Schahin, montadora das torres de transmissão de energia que serão utilizadas no canal da transposição das águas do Rio São Francisco. A GE do GATI foi acionada e se deslocou ao local do ocorrido, onde encontraram as vítimas José Edmilson Rolim, motorista, 56 anos, Gilliarde de Almeida Silva, motorista, 25 anos e Milton César Quintino de Souza, 39 anos. As quais informaram que os meliantes subtraíram 04 (quatro) aparelhos celulares, 01 (um) relógio marca Champion, R$ 100,00 (cem reais) em espécie, 01 (um) termômetro digital, 01 (um) Rádio de comunicação. Que também jogaram no matagal as chaves dos veículos que as vítimas conduziam. O fato aconteceu Guarnições do GATI e Polígono realizou diligências no intuito de localizar e prender os assaltantes, mas não obtiveram êxito, as vítimas foram conduzidas para a DPC local. (BO nº 0180/11)

TRINDADE - PERNAMBUCO:

Segurança é baleado com tiro acidental no interior do Banco do Brasil

Por volta das 08h00min de ontem (17/02) a PM tomou conhecimento de um disparo de arma de fogo no interior da Agência do Banco do Brasil no centro de Trindade – PE e chegando ao local os policiais constataram que se tratava de um disparo acidental. Segundo relato da própria vítima Manoel Cezar Eugênio Souza, Segurança da Agência, a arma teria disparado acidentalmente acertando sua mão esquerda. A vítima foi socorrida para o Hospital e em seguida transferida para o HRFB em Ouricuri – PE, já arma foi apreendida e encaminhada a DPC local. (BO nº 0053/11)

Rapaz de 20 anos é ferido a golpe de faca

Uma discussão banal quase terminou em tragédia. O fato ocorreu por volta das 10h20min de ontem (17/02) próximo ao Posto Seriema na BR-316 em Trindade – PE. Onde após uma discussão por motivo fútil o acusado Welion Pereira dos Santos, 28 anos, sacou de uma faca peixeira e deferiu um golpe contra a vítima Luan dos Santos Silva, 20 anos, que atingido nas costas. Sendo a mesma socorrida para o HRFB em Ouricuri – PE, já o acusado fugiu após o ocorrido. (BO nº 0054/11)

EXU - PERNAMBUCO:

Agricultor é preso por agressão física e posse ilegal de arma de fogo

Uma mulher resolveu denunciar o próprio marido após sofrer várias agressões no interior de sua residência. O fato aconteceu por volta das 20h00min de ontem (17/02) no Sítio Guarani, zona rural de Exu – PE, quando a vítima Francisca Souza de Brito, 23 anos, depois de passar por várias agressões por parte do esposo Cícero Alvino da Silva, agricultor, 32 anos, resolveu denunciá-lo a polícia. Uma guarnição da ROCAM foi até o local, onde constataram que o acusado além de ter agredido a esposa também teria quebrado vários objetos da casa. O acusado foi preso em flagrante e uma espingarda de sua propriedade apreendida. (BO nº 0050/11)

PARNAMIRIM - PERNAMBUCO:

Assaltantes interceptam caminhão a balas na PE-555

A ação criminosa aconteceu por volta de 01h00min de ontem (16/02) na Rodovia PE-555, altura do município de Parnamirim – PE. Quando a GT 01 do 8º BPM tomou conhecimento do fato e fez deslocamento até o local do ocorrido e após realizar rondas, localizou as vítimas Paulo Nogueira da Silva, 48 anos, motorista, natural de Juazeiro – BA e Rafael Rezende Barbosa, 26 anos, ajudante, natural de Santo Sé - BA por volta das 05h00min da manhã. As quais relataram que próximo a localidade conhecida como poço do fumo, foram ultrapassadas por um veículo de cor vermelha, de onde os ocupantes passaram a efetuar vários disparos de arma de fogo e ordenaram que parasse o caminhão. Os disparos deixaram marcas na lateral do caminhão, VW 23210, placa JQZ-1812, ao parar o carro, o motorista e o ajudante adentraram na caatinga. E após incursões, o caminhão foi encontrado em uma estrada carroçável, a primeira vítima ao olhar o caminhão, deu por falta das suas roupas e de uma bolsa de ferramentas, as vítimas e o veículo foram encaminhados para a DPC local para adoção das medidas legais. (BO nº 0290/11)

PETROLINA - PERNAMBUCO:

Menor de 17 anos em defesa da mãe esfaqueia o pai

O adolescente das iniciais R.R.G., de 17 anos, teria presenciado sua mãe sendo espancada pelo próprio pai Eliel Gomes dos Santos, 40 anos, e se armou com uma faca do tipo peixeira e deferiu um golpe contra o mesmo que foi atingido no abdômen e em seguida fugiu tomando destino ignorado. A vítima foi socorrida por uma viatura do SAMU para o Hospital de Traumas em Petrolina – PE. O fato aconteceu ontem (17/02) por volta das 11h30min no Bairro São Gonçalo em Petrolina – PE. (BO nº 0657/11)

SANTA MARIA DA BOA VISTA - PERNAMBUCO:

Estudante é atropelado por ônibus de transporte de escolares

A Central de Operações da 7ª CIPM tomou conhecimento através de ligação telefônica que na estrada da Uva, próximo ao Assentamento Boqueirão no município de Santa Maria da Boa Vista - PE havia acontecido um atropelamento. Chegando ao local a GT Sede constatou a veracidade do fato. A vítima Alcimar Candido de Souza, estudante de 11 anos, havia sido atropelada por um ônibus de transporte de escolares. Sendo a mesma socorrida por populares para o Hospital local, onde recebeu os primeiros socorros e foi transferida para o Hospital de Traumas na cidade de Petrolina - PE, onde submetida à por cirurgia e encontra-se em observação médica.

O motorista Raimundo Nonato Lima, condutor do ônibus escolar, marca MB, modelo pólo sênior cor branca, placa KLG-5788/BA, temendo ser agredido pelos moradores daquele assentamento, abandonou o ônibus tomando destino ignorado. Uma equipe da Polícia Civil compareceu ao local e tomou as providencia necessárias, inclusive a remoção do veículo para a DPC. A população revoltada com o acidente, e por já terem realizado há anos, diversos ofícios às diversas autoridades para implantação de lombadas ou redutores de velocidade na frente do assentamento, resolveram interditar a rodovia. Os moradores fizeram um buraco na pista e queimaram pneus, onde na ocasião disseram que só liberavam a pista após o DER se comprometer em construir redutores de velocidade onde houvesse assentamentos às margens de toda a Estrada da Uva. (BO nº 0108/11).

Por: J. Lopes - Repórter policial doi Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Cortando o cordão – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

O acaso sempre esteve presente na minha vida. Sem que eu planejasse muita coisa, como muitos o fazem, deixei que a vida me levasse e, ela me conduziu por caminhos retilíneos e belos. Em janeiro de 1964, eu pensava que iria continuar estudando no Crato, na minha zona de conforto, sob a proteção dos meus pais, entre meus familiares e colegas de estudos, uma turma unida e muito amiga. Dizem que o destino sabe traçar a estrada daqueles que sem querer, a ele se entregam. Talvez tenha sido esse o meu caso.

Um primo que estudava engenharia no Recife, estava de férias e visitava nossa casa, no São José. Ao vê-lo, fui conversar com ele, saber como era o curso de engenharia, suas dificuldades e sobre o vestibular. Sabedor de que eu desejava cursar engenharia, ele me aconselhou a ir estudar no Recife durante o curso científico. Disse-me que se eu ficasse no Crato, correria o risco de não ser aprovado no vestibular. Respondi que não dependia de mim. E então ele foi falar com o meu pai. E o fez de uma forma tão convincente, que eu senti naquele contato a concordância do meu pai. Mas este não disse nem sim e nem não. Para mim dizia ser impossível, pois não estava podendo arcar com as despesas.

Dias depois, um parente do meu pai, diretor da Escola de Engenharia de Minas de Ouro Preto, visitava meus pais, sempre que vinha ao Crato em suas férias. Ao saber do meu desejo de cursar engenharia, aconselhou-me que eu fosse estudar em Ouro Preto, colocando sua casa à minha disposição. Fiquei receoso de meu pai aceitar aquele convite protocolar, pois além de não ter nenhuma intimidade com aquele parente distante, Ouro Preto, para mim, era um fim de mundo.

No inicio do mês de fevereiro daquele ano, nada estava definido. Pensava tranquilamente que iria continuar no velho Colégio Diocesano e isso me dava certo alento, pois por ser o filho caçula, eu era muito apegado aos meus pais e irmãos. Entretanto, dias depois, o meu pai recebeu uma carta de uma irmã dele, a tia Anete, que residia em Salvador, dizendo que já reservara a minha matrícula e que eu poderia ir estudar na Bahia. Olhei no sobrescrito o meu futuro endereço: Avenida Beira Mar 404. Na minha imaginação surgiu, como que de repente, a avenida de mesmo nome que eu vira em Fortaleza na única visita que fizera até então a uma cidade maior que o Crato, além do Juazeiro, é claro! E imaginava que iria viver num paraíso. Fiquei ainda mais contente, quando soube que o meu primo e companheiro de brincadeiras, José Esmeraldo Gonçalves também iria.

Tudo então ficou decidido e às pressas, mamãe preparou um enxoval que fez minhas lembranças recuarem cinco anos, quando fui estudar no Seminário. Um medo disfarçado se apoderou de mim. Era a primeira vez que iria sair do Crato e debaixo das asas e da proteção dos meus entes queridos.

Um novo mundo se descortinava à minha frente, o desconhecido, a sensação de uma nova vida. Viajar de avião, coisa impensada, conhecer a cidade de Salvador e suas inúmeras igrejas e tantas outras belezas das quais ouvia falar com insistência.

Viajei com meus primos que lá já estudavam e residiam com minha tia Anete. Por causa de um defeito no DC3 que nos levaria, esperamos um dia inteiro no velho Aeroporto de Fátima, sem nada para enganar o estômago e sem comunicação. Somente no dia seguinte é que conseguimos voar num DC6 que veio em substituição ao avião danificado. O DC6 era um avião grande, com assentos com três cadeiras de cada lado e capacidade para mais de cem passageiros. Ao chegarmos a Salvador, uma Kombi da Varig levou os passageiros de porta em porta até a residência de cada um. O aeroporto distava mais de trinta quilômetros da cidade. Fomos os últimos a chegar ao destino, pois onde tia Anete morava era na Ribeira, final de uma península na cidade baixa.

Senti um misto de arrependimento e tristeza. A Avenida Beira Mar não era nada daquilo que eu imaginara. Era uma rua larga, às margens da Baia de Todos os Santos, sem calçamento, cheia de poças d’água, muita lama e enormes amendoeiras no meio, cujas folhas caídas se misturavam e recobriam as poças de lama. O bairro era triste, composto por um monte de casas velhas. Onde íamos morar era numa escola, o Educandário Pio XII, alojado num velho casarão de três andares, com piso de tábua corrida, que ecoava sob nossos passos. No terceiro andar havia um pequeno apartamento composto de três quartos, um banheiro, um vestíbulo com guarda-roupa coletivo e uma ante-sala ao lado da escada, onde estudávamos. Ao todo éramos seis pessoas que morávamos neste pequeno apartamento, eu, e os primos João Barreto, José Esmeraldo, Luciano Gonçalves, além do cratense Dailton, professor do Pio XII e dois jovens de Alagoinhas: Wedner e Ananias. Daílton era o mais velho do grupo. Ele tinha na época 26 anos, e por causa disso recebeu o apelido de “O Velho”.

A tia Anete ao nos receber, entregou a mim a Zé Esmeraldo uma chave da porta de entrada e nos disse: “vocês saem e entram na hora que quiserem e não precisam me avisar nada.” Senti um enorme peso, pois lá em casa, eu vivia sob certo controle e acompanhamento. Mas aos poucos aprendi a usar minha independência e isto me foi de grande importância para meu amadurecimento pessoal.

Ainda hoje, eu sou grato a essa minha querida tia por ter tornado possível a realização de um sonho. Se não fosse sua solicitude não teria oportunidade de estudar num grande centro. Por isso eu tenho por ela um enorme carinho e gratidão. Ela é a única das minhas tias ainda viva. Reside no Crato, com bastante lucidez e invejável memória, aos oitenta e nove anos. Em julho próximo, esperamos festejar seus 90 anos.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito Samuel Araripe e Comitiva conseguem 4 milhões de reais para as obras emergenciais do Canal do Rio Grangeiro


ATENÇÃO - A notícia que todos os Cratenses aguardavam!



O prefeito Samuel Araripe informa que acaba de conseguir com o ministro da integração nacional, Fernando Bezerra Coelho, recursos para a recuperação emergencial do canal do Rio Grangeiro. O valor já foi creditado na conta da Prefeitura do Crato no início da noite de ontem , quinta-feira ( 17 ). O prefeito Samuel Araripe frisa que o Crato trabalha pela liberação de duas verbas federais distintas: a emergencial, que é da órdem de 4 milhões de reais, que servirá para atender às situações mais urgentes do município, e outra verba maior, para a reconstrução do canal do Rio Grangeiro através de um novo projeto.

O prefeito do Crato ressalta a intermediação do deputado Federal Arnon Bezerra, que esteve também na reunião realizada na semana passada com o ministro da integração nacional em Brasília, a fim de solicitar a liberação desses recursos federais hoje conseguidos.

Por: Dihelson Mendonça
BLOG DO CRATO

www.blogdocrato.com

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 18 de Fevereiro de 2011


URCA inicia hoje XIII Semana de Iniciação Científica

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza, no período de 18 a 25 de fevereiro, com a participação de estudantes dos Campi: Pimenta, CRAJUBAR, Barbalha, Campos Sales e Iguatu, a XIII Semana de Iniciação Cientifica da URCA. O tema deste ano será: Ciência e Cultura: Percursos e Desafios. Estão previstas na programação do evento palestras e apresentações de trabalhos. O objetivo da Semana de Iniciação Científica é proporcionar aos participantes a oportunidade de discussão de temas atuais de Ensino e Pesquisa, por meio da exposição e debate dos trabalhos publicados no evento. Mais informações sobre a relação de trabalhos aprovados, normas para apresentações e do prazo para entrada de recursos, podem ser obtidos por meio do site da URCA, no endereço www.urca.br.

Curso de Especialização em Paleontologia monta estande durante Semana e Iniciação Científica

O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PALEONTOLOGIA E GEOLOGIA HISTÓRICA estará com um pequeno stand no hall da biblioteca da URCA (campus Pimenta) dentro da programação da XIII Semana de Iniciação Científica da URCA. A coordenação do curso convida os interessados para conhecer os quebra-cabeças geopaleontológicos, o calendário da Geologia da Bacia do Araripe, o pôster da Estratigrafia da Bacia do Araripe, as camisetas Paleocariri e os bótons de pterossauros.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato, 18 de fevereiro de 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Toque de Recolher - Juiz proíbe permanência de adolescentes após as 23 horas nas ruas de Araripe e Potengi


Um juiz cearense baixou portaria proibindo a permanência de adolescentes e crianças, desacompanhados de pais ou responsáveis, após as 23 horas, em praças e vias públicas dos municípios de Araripe e de Potengi. A portaria determina ainda que crianças e adolescentes só entrem em bailes e shows devidamente acompanhados.

O juiz Welithon Alves de Mesquita considerou ser grande o número de denúncias envolvendo adolescentes em situação de risco, “expostos ao oferecimento de drogas lícitas e ilícitas, prostituição e vandalismo”. A portaria tem como base o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece a adoção de medidas visando à garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes. O documento considera também que cabe à família, à sociedade e ao poder público a efetivação dessas ações.

O juiz determinou que as autoridades das comarcas realizem operações para recolhimento dos adolescentes com a presença de, pelo menos, um conselheiro tutelar. Após a ação, devem ser remetidos, para a Vara da Infância e Juventude, relatórios informando as situações observadas e as providências adotadas.

Fonte: O POVO Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Assaltantes voltam a atacar motoristas na estrada da região Norte do Estado


A
ssaltantes voltaram a agir nas estradas da região Norte do estado. A vítima foi o motorista de um caminhão de uma empresa cearense. O assalto aconteceu por volta das 11h, desta quita-feira. Segundo a vítima eram quatro elementos fortemente armados em duas motos. Depois de ser abordado pelos assaltantes o motorista foi colocando dentro do baú do caminhão. No mesmo instante, tomaram a motocicleta de uma pessoa que passava pelo local. Os dois casos foram registrados na Delegacia de Santa Quitéria, que não sabe para onde os homens fugiram. O assalto foi praticado a quatro quilômetros distantes do Posto da Polícia Rodoviária Estadual naquela região.

Fonte: Wilson Gomes

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30