xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/02/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 fevereiro 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Secretaria de Saúde de Crato auxilia transferência urgente de paciente para Fortaleza


Uma paciente foi transferida em caráter de urgência para tratamento em Fortaleza, no início da manhã de ontem. A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Prefeitura Municipal, providenciou o transporte aéreo para a criança de 8 anos, que sofreu graves queimaduras em quase todo o corpo e teve reação alérgica a Dipirona, conforme informações divulgadas pela família. Ela esteve internada no Hospital São Francisco e depois foi transferida para o Hospital São Vicente, em Barbalha, tendo em vista a gravidade da situação. A criança reside em Crato, no bairro São Miguel. Nesse momento, encontra-se sendo acompanhada na capital, em tratamento no Centro de Queimados do Instituto José Frota.

Fonte: ASCOM - PMC

O gosto de escrever - Por Emerson Monteiro


À medida que os hábitos passam a integrar a personalidade, eles se revertem numa segunda natureza, agindo por conta própria, arrastando consigo os impulsos e as disposições pessoais. Isto quanto aos maus ou bons hábitos. Daí quanto difícil largar um vício de qualquer naipe. O aprendizado adota, por isso, tal mecanismo de automação da vontade, nas profissões, nos processos de administração das circunstâncias, ou nas inúmeras e complexas atividades que formam os dias das criaturas humanas. Escrever também pode bem representar desses mecanismos, na prática das rotinas, que as transformam numa segunda natureza.

Por mais frequente a ocupação, e na medida em que cresçam as facilidades nela desenvolvidas, o subconsciente age no segundo plano da atenção, propiciando resultados surpreendentes de aprimorar o método escolhido. Dirigir automóvel, pilotar aeronave, praticar esporte, pedalar, cantar, trabalhar, ler, estudar, escrever, além dos milhares de outros exercícios físicos e mentais, alimentam e planificam os costumes da alma humana, identificando-a no que lhe cabe desenvolver. O que antes parecia sacrifício e exigia dedicação, reverte num prazer sem conta ou tamanho.

A força, por isso, aplicada para desenvolver o hábito traz satisfação até então desconhecida por quem desconhece as reações do organismo, em termos de realização particular. A título de comparação, faz anos que eu avisto, na estrada do Grangeiro, em Crato, o professor Alberto Teles praticar corrida, dias constantes. Às vezes, sob sol intenso; às vezes, debaixo de chuva. Sozinho, suado, nu da cintura para cima, pés descalços, concentra-se na atividade qual fosse pela primeira vez. Um atleta modelo, toca adiante hábitos esportivos reunidos no tempo em que serviu às forças armadas, na Marinha do Brasil. Depois, ensinou educação física nos colégios cratenses. Para mantê-se em forma, corre alguns quilômetros, todo santo dia, exemplo dos que atendem à evolução do corpo físico, no disciplinamento dos hábitos salutares que adquiriu.

Para mim, escrever condiciona as práticas de frases e períodos na busca do sentido, e preserva a memória da leitura e da existência, coisas que gosto de realizar. Algo que arrasta ao exercício físico ou mental, alimento das alegrias interiores, desejos de levar aos outros a disposição das idéias construtivas e as lembranças mais queridas da minha história pessoal. Conquanto positivos hábitos, que os vivamos nós. Porém, na adversidade dos chamados vícios, que os substitua, pelo esforço reverso, no contrário da força do hábito, e descubra ocupações benfazejas, a fim de preencher o ranço dos inquilinos antigos com sabores novos e agradáveis.

Por: Emerson Monteiro

Câmara de Vereadores do Crato aprova projeto que convenia entidades com Executivo


Na reunião de terça-feira, dia 15, a Camara Municipal do Crato aprovou, em primeira e única votação, por unanimidade (11 votos), o projeto de de Lei do Executivo conveniando diversas entidades que receberão repasses financeiros do Município, para realização de suas atividades. Após a discussão em plenário, na última segunda-feira, a Comissão de Constituição e Justiça(CCJ), formada pelos vereadores Mara Guedes, Fernando Brasil e Pedro Alagoano, analizou a situação de cada entidade e deu o parecer favorável a aprovação do projeto.

ENTIDADES CONVENIADAS:

Abrigo da Velhice Abandonada Jesus Maria José, APAE Crato, Associação Atlética Banco do Brasil, Associação Comunitária do Sítio Barreiras, Associação Comunitária Padre Frederico(Aradagem), Associação Comunitária Padre Frederico (Roço), Associação Comunitária Rural do Sítio Palmeirinha dis Vilar, Associação de Amparo às Famílias Carentes do Município do Crato, Associação de Mototaxistas do Crato, Associação dos Agentes Recilcadores do Município do Crato, Associação dos deficientes Motores - Seção do Cariri - ADM/Cariri, Associação dos Moradores do Bairro Zacarias Gonçalves, Associação dos Moradores e Produtores do Distrito de Ponta da Serra, Associação dos Padrinhos e Amigos do Projeto Menino Jesus, Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará - Aprece, Associação Prol Desenvolvimento Rural do Distrito de Santa Fé, Centro de Integração Empresa Escola, - CIEE, Centro Vocacional Tecnológico - CENTEC - CVT, Conselho Municipla dos Direitos da Mulher Cratense, Corpo de Bombeiros, Crato Esporte Clube, Desavio Jovem Cariri, Empresa Brasileira de Correios e Telegramas, Federação das Entidades Comunitárias do Crato - FEC, Fundação do Desenvolvimento Tecnológico do Cariri - Fundetec, Fundação do Folclore Mestre Eloi, Fundação Padre Ibiapina, Grupo de Apoio a Defesa - Gradec, Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, Instituto Cultural do Cariri - ICC, Junta Militar - 4a Delegacia de Serviço Militar,Liceu, Liceu Diocesano de Artes e Ofícios, Liga de ESPORTE Amador do Crato - Leac, Polícia Militar do Estado do Ceará, Procuradoria Geral de Justiça de Estado do Ceará - Decon, Projeto Criança Crescendo - Congregação das Filhas de Santa Tereza de Jesus, Projeto Nova Vida, Projeto Verde Vida, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Crato, Serviço Social da Indústria - Sesi, Siciedade Cariri das Artes, Sociedade de Cultura Artística do Crato - Scac, Sociedade Independente do Conjunto Novo Crato, Sociedade Lírica do Belmonte, Sociedade Protetora dos Animais, Tio Bibi e Cia, Tiro de Guerra 10-004, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Tribunal Regional Eleitoral, União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos do Crato - Unesbc, Universidade Regional do Cariri - Urca, Associação Cristã Esperança e Vida, Associação dos Pacientes e Amigos Renais do Crato, Comunidade Terapêutica Bom Samaritano, Associação dos Produtores Rurais do Sítio São José, Frente Municipalista do Sul do Ceará - Frente Sul, Confederação Nacional dos Municípios - CNM e Sociedade de Apoio à Família Carente - Soafanc.

Os repasses dos recursos serão efetivados mediante convênios, conforme determina o artigo 116 e parágrafos da Lei Federal 8.666, de 21 de junho de 1993 e o artigo 1o da presente lei. A lei 2.673/2011 aprovada pela Câmara Municipal do Crato entrará em vigor na data de sua publicação, tendo os seus efeitos financeiros a partir do dia 03 de janeiro de 2011.

Fonte: Câmara de vereadores do Crato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ministro garante recursos ao Crato


Matéria editada e ampliada

Prefeito Samuel Araripe revela em entrevista, as últimas notícias sobre a vinda de verbas federais para o Crato em que esteve trabalhando nos últimos dias.


Img_1478

Técnicos discutem soluções para o Canal do Rio grangeiro e Encosta do Seminário

Img_1471

Dr. Nivaldo Soares e o Sec. de Desenvolvimento Econômico Duda Alencar

Img_1469

Pref. Samuel Araripe em ligação para Brasília. Engenheiro analisa problemas

Img_1465


E finalmente aconteceu. A melhor notícia que os Cratenses poderiam receber no momento: O Prefeito do Crato, Samuel Araripe consegue em Brasília, com a ajuda do deputado Arnon Bezerra, os primeiros 4 milhões de reais para a recuperação emergencial do Canal do Rio grangeiro. O dinheiro já foi credidado na conta da prefeitura na noite do último dia 17 de fevereiro, sendo uma primeira remessa, e será usado para a construção de 30 casas destinadas às pessoas que ficaram prejudicadas por conta da enxurrada que se abateu sobre a cidade no último dia 28 de janeiro. A quantia também será utilizada para a recuperação das pontes principais da cidade, que ficaram comprometidas, além das áreas com erosão, no Canal do Rio Grangeiro.

O Plano Emergencial havia sido enviado esta semana por meio do deputado federal Arnon Bezerra, depois de elaborado pelos técnicos da prefeitura municipal. Conforme se sabe, existem 2 etapas distintas: A recuperação emergencial e a reconstrução total do canal do rio grangeiro, que seguem por projetos diferentes. Numa primeira fase, é preciso resolver os problemas mais urgentes, como o auxílio aos desabrigados, e a recuperação das pontes e áreas afetadas, a fim de que a cidade volte a ter uma vida normal. Numa segunda etapa, a reconstrução completa do canal, que exigirá uma verba federal ainda maior, seguindo um projeto que está sendo elaborado, diante de uma nova realidade para o Crato, gerada à partir dos eventos do último dia 28 de janeiro, que exigirá que se reconstrua de modo maior e melhor, o antigo canal.

Sobre as soluções para a segunda fase, a reconstrução completa, fala-se em aumento do volume do canal, tanto em largura quanto em profundidade, como há outras idéias, reveladas pelo secretário de meio-ambiente e controle urbano, Nivaldo Soares, como por exemplo, um desvio das águas para o rio batateiras, por fora da cidade, a começar na famosa "ponte de bia", além de outro duto, por baixo do leito do canal atual. Mas tudo isso ainda está sendo estudado por técnicos, e o projeto de reconstrução total, ainda irá ser apresentado.

O Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho acabou não vindo ao Crato nesta sexta-feira conforme previsto, mas o que verdadeiramente importa agora aos cratenses, é esta primeira vitória, das muitas que ainda se espera obter, de que o próprio ministro já liberou os primeiros 4 milhões de reais ao Crato. Isso em si, já é uma grande vitória para os Cratenses.

Dihelson Mendonça
( Com informações da Assessoria de Imprensa da PMC )

Nota de Esclarecimento da COELCE ao Blog do Crato


Nota oficial da COELCE

"Sobre reclamação do Blog do Crato sobre a necessidade de poda de árvore no bairro Sossego, a Coelce informa que o serviço foi executado no dia 11 de fevereiro. É importante ressaltar que, mesmo não havendo nenhuma obrigatoriedade legal, a Coelce oferece, desde que começou a atuar como distribuidora de energia, o serviço de poda preventiva de árvores no Ceará. O objetivo desse trabalho é manter a continuidade do fornecimento de energia elétrica no Estado."


Gerência de Comunicação Coelce

gercom@coelce.com.br
(85) 3453.4883/3453.4045


Nota do Editor: A reclamação nos foi feita pelo consumidor: José Sergio Hooffman Morais, residente no bairro: Sossego - Cidade/UF: Crato/CE registrada no Blog do Crato no dia 10 de fevereiro .Agradecemos à Coelce por vir a público prestar esclarecimentos e informar sobre a solução do problema.


Postagem original:
http://blogdocrato.blogspot.com/2011/02/cratoce-plantas-cobrem-poste-de-luz.html

FAMILIA ESMERALDO: NA INTEGRA A FONTE DA SUA ORIGEM - Por: Pancrácio Esmeraldo


Há alguns anos publiquei no blog da família a sua origem. Embora de fonte muito fidedigna saibam que muitos ainda duvidam da mesma. Quer seja pela confusão com a família Esmeraldo da Ilha da Madeira ou pela vontade de ter uma origem francesa. Hoje, pago a minha dívida publicando na íntegra, a matéria do grande historiador,
Pe. Gomes..

No dia 24 de abril de 1949 ele publicou no semanário cratense ECOS DA SEMANA, um artigo sobre a vida do meu avô Antonio Esmeraldo, falecido no dia 13 daquele mesmo mês e ano. Era filho de Antonio Esmeraldo da Silva, que originou um dos cinco troncos da família. Na verdade, meu avô era Antonio Esmeraldo Filho, donde podemos perceber que seu pai retirou o Silva do seu nome. Mas em matéria de excluir nome, seu filho não ficou para trás e retirou o Filho do seu nome. Após as pesquisas cheguei à conclusão que fez isso por se sentir injustiçado pelo pai na questão de heranças.

O artigo resumia a vida do meu avô e desfilava suas virtudes. Proximamente irei publicá-lo.
No número seguinte do semanário, editado no dia 1º de abril de 1949, Pe. Gomes publicou a origem da nossa família, que passarei a reproduzir fielmente. Seria injusto se antes não agradecesse a querida tia Anette que me enviou xerox do jornal. Anette Pinheiro Esmeraldo é a caçula e a ultima dos filhos de Antonio Esmeraldo. Reside na cidade berço da família, a aprazível Crato. No dia 27 de julho desse ano de 2011 completará 90 anos e receberá merecida homenagem. Com o auxilio de uma potente lupa consegui decifrar as apagadas letras do velho jornal em quase sua totalidade. Não poderíamos deixar de reverenciar aquele que nos possibilitou conhecer a origem da nossa historia: PADRE GOMES

Padre Antonio Gomes de Araujo foi aluno do Seminário do Crato, da turma de 1922. Em 1925 concluiu o curso de teologia. Por muitos anos foi brilhante professor de História do Ginásio do Crato. Um dos maiores historiadores caririense, publicou várias obras, entre elas, A Cidade de Frei Carlos, O Apostolado do Embuste, Origem das Famílias Caririense, entre outras.
Tão excelente quanto fiel Pe. Gomes merece a nossa credibilidade

O ARTIGO – Ipson literis

1-5-49 ECOS DA SEMANA 3ª.Pág.

ANTONIO ESMERALDO Pe. GOMES

Na última edição deste semanário, fixei aspectos da vida pública do finado Antonio Esmeraldo e emiti considerações que me pareceram em harmonia com a realidade objetiva dos fatos. Ocupar-me-ei, hoje, de assuntos genealógicos em torno do mesmo personagem. Pelo lado paterno, descendia, Antonio Esmeraldo, dum tronco que a crônica registra na galeria daqueles que, na ordem do tempo e da importância, figuram entre os primeiros elementos humanos formadores da gene caririense e primeiros artistas da civilização neste lado da Serra do Araripe.

Esse tronco se expressa pelo casal baiano-cratense, Coronel Silvestre Ribeiro da Silva e dona Ana Lopes de Andrade, já em 1762, nessa condição civil, fixado no “Brejo da Ponte do Miranda”, ou no “Engenho do Miranda”, ou ainda, “Missão do Miranda”, então denominações genéricas dessa gleba que, a partir de 1764, denominar-se-ia Crato, por determinação oficial do Ouvidor, que inauguraria a Vila, naquela data de 21 /6/1764.

Filho legítimo de Agustinho Ribeiro da Silva, português, e de sua mulher dona Maria de Miranda Bezerra, baiana, nasceu Silvestre Ribeiro da Silva, em São José das Itapororocas, hoje pertencente ao município baiano de Alagoinha.* Seus pais estavam domiciliados na sexta decúria do século 18, em terras da freguesia cearense de Icó.

Pelo lado materno, Antonio Lopes de Andrade, português, da freguesia lusitana de S. Geraldo, diocese de Braga, e sua mulher dona Izabel Ferreira da Fonseca, paraibana, da então freguesia de Mamanguape – foram os pais de dona Izabel Lopes de Andrade o Coronel Antonio Lopes de Andrade, que foi senhor de terras no “Salamanca”, hoje Barbalha e juiz ordinário da nascente-“Povoação de Sam José dos Cariris Novos, hoje Missão Velha – já em 1743, residia no citado”Engenho da Ponte do Miranda”.tanto ele como o citado coronel Silvestre Ribeiro da Silva pertenceram aquela corrente de colonos que do Rio Jaguaribe afluíram ao Cariri, pelo rio Salgado; durante o século 18, pois os pais do segundo eram fixados no Icó, e o primeiro tinha filhos casados naquela freguesia e em Jaguaribe Mirim: Francisco, Tomé e Venceslau Lopes de Andrade; bem como Maria Vas de Aguiar, todos nascidos no brejo do Miranda, já mencionado.
O casal Silvestre Ribeiro da Silva – Izabel Lopes de Andrade, ela, natural desta terra, teve filhos, dentre eles: Antonio Lopes da Silva, casado com Ana Maria de Mendonça Beserra, filha do alferes Manoel de Sousa Beserra, pernambucano, e da cratense Caetana Perpetua Beserra; José Joaquim de Santão, casado com dona Antonia Maria, portuguesa, filha do português comandante José Nunes de Almeida e Barbosa e de sua mulher Dona Carmosina Maria, de S. Mateus-Ceará; Lourença Pires Ramos, casada com o português, bragantino, Lourenço José Ferreira, residente nesta gleba; Úrsula Maria do Nascimento, casada com Francisco Xavier Ferreira; Gonçalo Lopes da Silva, casado com Dona Josefa Teresa de Jesus; coronel Agostinho Ribeiro da Silva, casado com dona Eugenia Maria Ferreira.

Ribeiro da Silva, Ribeiro de Aguiar, Ribeiro Lobo, são ramos que traem comunidade de tronco na história dos municípios de Crato e Joaseiro do Norte. Do coronel Agostinho Ribeiro da Silva, o referido, nascido a 14 de dezembro de 1762, no “Brejo da Ponte do Miranda”, e de sua esposa, dona Eugenia Maria Ferreira, nasceu o coronel Antonio Ribeiro da Silva, que se casou com dona Ana Teodósia Ferreira de Aguiar.

Um dos filhos destes – José – passou a assinar-se José Esmeraldo da Silva.
Nasceu, José Esmeraldo da Silva, aos cinco dias do mês de dezembro do ano de 1827, no território deste município e foi batizado na igreja matriz da freguesia de Nossa Senhora da Penha, da então vila do Crato, por seu vigário, colado: Manoel Carlos da Silva Saldanha, que saíra, há poucos anos, das prisões da capital baiana em companhia de Francisco Correa Arnaud, Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, diácono José Martiniano de Alencar, Bárbara de Alencar, padre Carlos José dos Santos Alencar e outros – todos implicados na revolução democrático-nacionalista, rebentada nesta cidade, em 3 de maio de 1817.

Em 6 de junho de 1849, casava-se José Esmeraldo da Silva, supramencionado, com sua prima Ana Teodósia Ferreira de Aguiar Melo, celebrando-se a cerimônia religiosa, no sitio S. José, compreendido na jurisdição da comarca cratense, tendo sido oficiante o vigário Manoel Joaquim Alencar do Nascimento. No mesmo sítio, S. José, onde residia, aquele casal viu nascer seu primogênito, no dia 12 de maio de 1850, o qual se chamou Antonio Esmeraldo da Silva, que veio a casar-se em primeiras e segundas núpcias respectivamente, com dona Maria de Santana Gonçalves e dona Nazarena Gonçalves, filhas legitimas do coronel Pedro José Gonçalves da Silva, avô paterno do deputado e3stadual dr. Wilson Gonçalves, ora representando o Crato na Assembléia Legislativa do Ceará.

Desses dois matrimônios houve Antonio Esmeraldo da Silva os seguintes filhos: a)José Esmeraldo da Silva, jornalista, falecido; b)monsenhor Pedro Esmeraldo da Silva, cujo nome figura numa das ruas desta cidade, orador sacro, também desaparecido do número dos vivos; c) Álvaro Esmeraldo, falecido; d )dr. Julio Esmeraldo da Silva, residente no estado de Minas; e)Irineu Esmeraldo da Silva, colhido pela morte quando cursava humanidades;
f )Zacarias Esmeraldo da Silva, falecido na quadra da adolescência; g)dr. Raimundo Esmeraldo, cirurgião dentista em Copacabana, Distrito Federal; h) Maria de Santana Esmeraldo Pinheiro, desaparecida da vida presente e que foi casada com José Pinheiro, atualmente integrado na corporação legislativa deste Município; i) dr Zaqueu Esmeraldo, há pouco falecido, quando exercia o cargo de Livre Docente da cadeira de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil; j)major Adauto Esmeraldo, da ativa do Exército Nacional e, no momento, exercendo o cargo de Diretor da Divisão da Policia Política e Social, do Distrito Federal; k)professora Maria de Lourdes Esmeraldo, inupta, membro do Corpo Docente do Ginásio Santa Teresa de Jesus, desta cidade; l) dona Pia Esmeraldo Álvares Cabral, viúva do Coronel José Leite Álvares Cabral; m) Antonio Esmeraldo, (1) aquele que é objeto central deste trabalho e cuja ascendência genealógica, pelo lado paterno, consegui recuar até aquele tronco baiano-cratense, descendente por sua vez, como se viu, de dois troncos luso-brasileiros.

De Antonio Esmeraldo e sua esposa dona Ana Pinheiro Esmeraldo, nasceram:
a)Maria de Santana Esmeraldo; b) Alice Esmeraldo; c) José Esmeraldo,tendo morrido, estes três na primeira idade;d) Alice Esmeraldo, falecida aos 12 anos de idade; e) Antonio Esmeraldo Filho, casado com dona Dalvinisa Norões Esmeraldo, e já inscrito no número dos mortos; f) Alcides Esmeraldo ou Madre Esmeraldo, a sombra do véu das Irmãs Doroteas, e que precedeu de pouco, ao pai, rumo a sepultura; g) José Pinheiro Esmeraldo, agricultor, casado com dona Maria Amélia Esmeraldo; h) Fábio Esmeraldo, solteiro, recém formado pela faculdade de Medicina da Universidade do Brasil; i) Silvio Esmeraldo, agricultor no município de Milagres, casado com dona Maria Dasdores Oliveira Esmeraldo;

j) Cristovam Esmeraldo, agricultor no município de Missão Velha, casado com dona Ana Almeida Esmeraldo; k) Homero Pinheiro Esmeraldo, casado com dona Walquiria de Mendonça Esmeraldo e cirurgião dentista na Capital Federal; l) dona Maria Pia Esmeraldo Barreto, casada com Juvêncio Barreto, funcionário da Fazenda Estadual; m) dona Maria Lasalette Esmeraldo Gonçalves, casada com Unias Gonçalves Norões, bancário, é professora e diretora do segundo Grupo Escolar Estadual desta cidade; n) Cira Esmeraldo, inupta, elemento ativo do Corpo Docente do Ginásio Santa Teresa de Jesus, retrocitado;
0) Ana Esmeraldo (Anette), professora, solteira,secretária da Prefeitura Cratense.
Deixa Antonio Esmeraldo 43 netos vivos e um bisneto.

Patriarca fecundo, seu exemplo contrasta com a atitude negativa de uma burguesia bem acomodada e sibarita, que pratica o próprio suicídio biológico – um dos índices de SUS marcha fúnebre – em face da constante ascensão quantitativa dos elementos humanos das classes por ela desprezadas e exploradas, mas destinadas a superá-la e suceder-lhe pelas próprias vias da natalidade.
-------
(1) Filho do primeiro matrimonio de Antonio Esmeraldo da Silva

* Segundo nossas pesquisas, não consta que o povoado São José das Itapororocas tenha pertencido ao município baiano de Alagoinhas. Vejamos o que encontramos no artigo:
A COMUNIDADE NEGRA RURAL DO POVOADO DE MATINHA DOS PRETOS:
“O Povoado de Matinha, sede do Distrito de mesmo nome, localiza-se na zona rural do município de Feira de Santana, nas proximidades do Distrito de Maria Quitéria, anteriormente denominado São José das Itapororocas.”
Portanto, Silvestre Ribeiro da Silva, o baiano que migrou para o Icó e posteriormente para o Cariri, nasceu em terras que hoje pertence a grande cidade baiana de Feira de Santana.

CONCLUSÃO:
Pelo exposto, fica bem clara a nossa origem:
AUGUSTINHO RIBEIRO DA SILVA ->SILVESTRE RIBEIRO DA SILVA -> AGOSTINHO RIBEIRO DA SILVA -> ANTONIO RIBEIRO DA SILVA ->JOSÉ RIBEIRO DA SILVA (QUE PASSOU A ASSINAR-SE JOSÉ ESMERALDO DA SILVA) ->GEROU OS CINCO TRONCOS QUE DERAM ORIGEM A FAMILIA ESMERALDO:

1. Antonio Esmeraldo da Silva (meu bisavô) 2. Ana Esmeraldo da Silva (Mãe Naninha) 3. José Esmeraldo da Silva Filho (Tio Senhor). 4. Agostinho Esmeraldo da Silva 5. Pedro Esmeraldo da Silva

ESMERALDO entrou no lugar de RIBEIRO e posteriormente, o SILVA, em quase sua totalidade foi excluído, dando lugar ao ESMERALDO. Até hoje algumas famílias mantem ESMERALDO DA SILVA.

Por: Pancrácio Esmeraldo

A Universidade Stanford ( Postado por Armando Rafael )




Malcolm Forbes conta que uma senhora, usando um vestido de algodão já desbotado, e seu marido trajando um velho terno feito à mão, desceram do trem em Boston, EUA, e se dirigiram timidamente ao escritório do presidente da Universidade Harvard. Eles vinham de Palo Alto, Califórnia e não haviam marcado entrevista. A secretária, num relance, achou que aqueles dois com aparência de caipiras do interior, nada tinham a fazer em Harvard.
– Queremos falar com o presidente – disse o homem em voz baixa.
– Ele vai estar ocupado o dia todo – respondeu rispidamente a secretária.
– Nós vamos esperar.
A secretária os ignorou por horas a fio, esperando que o casal finalmente desistisse e fosse embora. Mas eles ficaram ali, e a secretária, um tanto frustrada, decidiu incomodar o presidente, embora detestasse fazer isso.
– Se o senhor falar com eles apenas por alguns minutos, talvez resolvam ir embora – disse ela.
O presidente suspirou com irritação, mas concordou. Alguém da sua importância não tinha tempo para atender gente desse tipo, mas ele detestava vestidos desbotados e ternos puídos em seu escritório. Com o rosto fechado, ele foi até o casal.
– Tivemos um filho que estudou em Harvard durante um ano – disse a mulher. Ele amava Harvard e foi muito feliz aqui, mas, um ano atrás ele morreu num acidente e gostaríamos de erigir um monumento em honra a ele em algum lugar do campus.
– Minha senhora – disse rudemente o presidente – não podemos erigir uma estátua para cada pessoa que estudou em Harvard e morreu, se o fizéssemos, este lugar pareceria um cemitério.
– Oh, não – respondeu rapidamente a senhora. Não queremos erigir uma estátua. Gostaríamos de doar um edifício à Harvard.
O presidente olhou para o vestido desbotado da mulher e para o velho terno do marido, e exclamou:
– Um edifício! Os senhores têm sequer uma pálida ideia de quanto custa um edifício? Temos mais de sete milhões e meio de dólares em prédios aqui em Harvard.A senhora ficou em silêncio por um momento, e então disse ao marido:
– Se é só isso que custa para fundar uma universidade, por que não termos a nossa própria? O marido concordou.
O casal Leland Stanford levantou-se e saiu, deixando o presidente confuso. Viajando de volta para Palo Alto, na Califórnia, eles estabeleceram ali a Universidade Stanford, em homenagem a seu filho, ex-aluno da Harvard.
A única instituição que se confunde com o Homem, é seu caráter!
Por isso não generalize, nem emita pareceres e conceitos precipitados sem conhecer toda a verdade.

Moral da História: Nunca julgue as pessoas pela aparência.
Fonte: e-mail que circula na Internet

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Situação de emergência no Crato impossibilita realização de carnaval


NE - No Crato, encontra-se decretado estado de Emergência devido à enxurrada do dia 28 de Janeiro, que deixou 164 famílias desabrigadas. Já o tradicional desfile das vírgens que atrai cerca de 10.000 pessoas, acontece normalmente.

A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato cancelou a realização do desfile das escolas de samba do Crato, em virtude da situação de emergência decretada na cidade, e dos prejuízos causados pela enchente do último dia 28 de janeiro. A Secretária Danielle Esmeraldo disse que o edital para a premiação das escolas de samba foi cancelado pela prefeitura, e todos os presidentes das agremiações foram contatados e os fatores que contribuíram para a decisão foram explicitados. “Todos entenderam que diante dessa situação fica difícil realizar o carnaval na cidade”, explica. Danielle ainda informa que o Bloco das Virgens, uma manifestação espontânea do carnaval do Crato, desfilará normalmente, com a realização da Prefeitura local, que dará todo apoio. O bloco é o maior do interior do estado, e reúne mais de 10 mil pessoas nas ruas principais da cidade. Danielle Esmeraldo afirma que no próximo ano, o carnaval será fortalecido, pois há o comprometimento de acompanhar mais de perto o trabalho das escolas. Esse ano, pela primeira vez, se discutiu a inserção dos editais públicos, como forma de possibilitar apoio às agremiações.

Fonte: ASCOM - PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Hospital Regional do Cariri: Sai lista de aprovados na seleção


Veja Lista de Aprovados logo abaixo !


HospitalO Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) divulgou nesta terça-feira (15) o resultado final dos aprovados na seleção pública para a formação do quadro de funcionários de níveis superior, médio e fundamental do Hospital Regional do Cariri (HRC). Participaram das provas de seleção 12 mil e 291 candidatos para o preenchimento de 994 vagas oferecidas. Os aprovados devem aguardar a convocação para realização de exames médicos e para o processo de contratação em lista que será publicada nos sites da Secretaria da Saúde do Estado ( www.saude.ce.gov.br) e ainda do ISGH (www.isgh.org.br). Com 294 leitos, o Hospital Regional do Cariri (HRC) é o maior da rede pública no Interior do Estado. Tem perfil terciário. Ou seja, dará assistência à população de toda a região do Cariri em casos de alta complexidade. O HRC é um hospital de urgência e emergência. Já está equipado com equipamentos que hoje só existem na rede pública da Capital. É o caso da ressonância magnética, exame realizado apenas no Hospital Geral de Fortaleza. A tomografia computadorizada também já está instalada no hospital.

Localizado em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense, estrategicamente no trevo que liga os municípios de Barbalha e Crato, o HRC atenderá 1,3 milhão de habitantes dos 41 municípios da macrorregião do Cariri e das microrregiões de Iguatu e Tauá. Só para se ter uma ideia do porte do Hospital Regional do Cariri a área construída é de 27.126,47 metros quadrados.


O acesso ao novo hospital regional é facilitado para as pessoas com deficiências. As calçadas que cercam o HRC são adequadas para a circulação e o acesso de deficientes visuais. Há rampas em diversos ambientes, facilitando o acesso das pessoas com deficiência física. Nos estacionamentos há vagas exclusivas para idosos e deficientes.

Lista de aprovados:

Nível Superior Nível Superior Gerente Nível Superior Deficiente Nível Superior
Nível Médio Nível Médio Deficiente Nível Médio

Nível Fundamental

Nível Fundamental


Assessoria de Imprensa da Sesa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Comissão de Legislação da Câmara Municipal de Fortaleza aprova “Lei do Paredão”


NE - Vamos acabar com os paredões. A população exige respeito !




A Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania, da Câmara Municipal de Fortaleza, aprovou, na manhã desta quarta-feira (16), o projeto que proíbe a utilização de paredões de som em locais públicos, como postos de gasolina e estacionamentos.

Agora a matéria seguirá para a votação no plenário. Se aprovada, os equipamentos sonoros só serão permitidos em campeonatos de som, devidamente licenciados. A presidente da comissão, vereadora Magaly Marques (PMDB) informou que os novos membros da comissão estão dando celeridade aos trabalhos, e fazendo uma avaliação produtiva das matérias a serem votadas. Na ocasião, também estavam presentes o vice-presidente, vereador Ronivaldo Maia (PT), e os vereadores Carlos Dutra (PSDB), Eliana Gomes (PCdoB) e João Batista (PRTB).

Via Blog de Potengi

Brejo Santo inaugura cinema - Reportagem: Antonio Vicelmo


Gisleno Leite Quental, ao lado do prédio do "Cine Art Alvorada". O cinema vai servir como entretenimento - FOTO: ANTÔNIO VICELMO - O cinema foi inaugurado com a exibição da produção nacional "Cinco X Favela, Agora por Nós Mesmos"

Brejo Santo. Um grupo de moradores locais, integrantes da Associação dos "Amigos da Cultura", inaugurou o "Cine Art Alvorada", em homenagem ao último cinema da cidade, que tinha o nome de Cine Alvorada, inaugurado na década de 60, com a apresentação do filme americano "O Filho Pródigo". O cinema terminou arrastado pela avalanche de progresso que acabou todas as casas cinematográficas do Cariri. É o primeiro cinema da região a ser resgatado dos escombros que transformaram o interior num cemitério de cinemas. "É sempre triste quando fecha uma sala de cinema. Para mim é a mesma coisa que fechar uma escola", diz a professora Lenira Macedo, lembrando que o cinema é um lugar de educação, cultura, meditação, prazer, refúgio, onde se vive grandes emoções, boas ou más.

"Ao fechar as portas, é parte de nossa vida que vai com ela", complementa a professora. "O Cine Alvorada nasceu na época do ufanismo que embalou os sonhos de Juscelino Kubitschek e foi enterrado nos escombros do pragmatismo consumista", analisa a professora Lenira.

O cinema vai funcionar dentro de um novo contexto político, religioso e social. Não existe mais clima para a ternura de mãos se encontrando, ou para o beijo escondido no escurinho do cinema. O Cine Arte Avenida, segundo Lenira, será um ponto de cultura, onde os amantes de sétima arte terão oportunidade de promover debates, tendo em vista preservar memórias e histórias, além de estimular ações voltadas para a cultura de raiz e para o fortalecimento das manifestações. O cinema foi inaugurado com a exibição da produção nacional "Cinco X Favela, Agora por Nós Mesmos", um filme sobre moradores das favelas que são assaltados por jovens ricos da zona sul do Rio. Um filme em que a alegria e o lirismo sobrepõem-se, mas não escondem a violência. Os moradores são vítimas, mas também responsáveis pela violência. O projeto apresenta cinco filmes de ficção, de cerca de 20 minutos cada um, sobre diferentes aspectos da vida em suas comunidades.

"Cinco X Favela, Agora por Nós Mesmos" reuniu jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, treinados e capacitados a partir de oficinas profissionalizantes de audiovisual, ministradas por grandes nomes do cinema brasileiro. O objetivo do grupo, que está à frente do movimento cultural, é estimular a produção de vídeos entre os jovens de Brejo Santo.

"O cinema é considerado uma importante forma de arte, uma fonte de entretenimento popular e um método poderoso para educar, ou doutrinar os cidadãos. Os elementos visuais dão aos filmes um poder de comunicação universal". Ao fazer este comentário, a professora Leda Vasconcelos explica que a reativação do cinema não é uma volta ao passado. É um compromisso com o presente de uma cidade que precisa valorizar mais a sua cultura. "O Cine Art Alvorada proporcionará entretenimento aos habitantes/espectadores e trará informações, nova visão de mundo, novos horizontes, mais cultura artística, mais reflexão, maior contribuição para a sua formação crítico-cidadã", diz ela.

Antonio Vicelmo
Repórter do Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Missão do BIRD virá ao Crato para visitas na área do Seminário e Lixão


Será realizada de 21 a 25 de fevereiro, em Crato, visita de uma missão do Banco Mundial – BIRD, voltada para o Projeto de Recuperação Ambiental e Urbanização no Bairro do Seminário. A missão contará com uma reunião inicial e visita ao bairro do Seminário, especificamente nos dias 21 e 22. O prefeito do Crato, Samuel Araripe ( foto ), secretário de Infraestrutura, José Muniz, equipe de assistentes sociais e colaboradores envolvidos no projeto estarão reunidos, que inclui, além da missão, o secretário das Cidades, Camilo Santana, equipe da secretaria, agente do BIRD, Eri Watanabe e Soraya Melgaço, entre outros participantes. No primeiro momento, no dia 21, acontece a apresentação do projeto e todos os passos até o processo de licitação e os próximos encaminhamentos. Na manhã do dia 22, a partir das 8h30, será realizada uma visita de campo ao bairro Seminário. Nesse momento, serão repassados esclarecimentos de todas as questões relacionadas aos procedimentos já realizados na área e discussões específicas no que diz respeito aos entraves, soluções e novos passos. No dia seguinte, 23/02, acontece visita aos lixões de Crato e Juazeiro do Norte, a partir das 8h30 e, à tarde, nos municípios de Caririaçu e Barbalha. Nesses locais serão feitas coletas de dados, registro fotográfico e entrevistas.

Fonte: ASCOM - PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - 50 hectares de Área de Proteção Ambiental serão reflorestados no Ceará


Com o objetivo de promover o reflorestamento de matas ciliares degradadas na região sul do Ceará, foi firmada uma parceria entre a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH). De acordo com o Plano de Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad) elaborado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a meta inicial é reflorestar 50 hectares (ha) de área de preservação permanente (APP).

O primeiro recurso hídrico a ser contemplado com o plantio foi a barragem de Ubaldinho, no município de Cedro, na última sexta-feira (11). Na ocasião, a atividade foi realizada em 20 hectares situados às margens da barragem. Além dos órgãos estaduais envolvidos na parceria, a Prefeitura Municipal, estudantes e sociedade em geral auxiliaram no reflorestamento da mata ciliar.

A próxima ação acontecerá no riacho Rosário, localizado em Lavras da Mangabeira. Neste local, a previsão é que sejam recuperados 15 hectares. As APPs dos outros dois recursos hídricos a serem recuperadas são as dos açudes Olho D'água, em Várzea Alegre, e Cachoeira, em Aurora. O plantio será de cinco e dez hectares, respectivamente. Para cada hectare recuperado serão utilizadas 1.300 mudas aproximadamente. As espécies usadas são de características florestais e nativas. As três ações restantes acontecerão em breve para aproveitar o período de chuva no Ceará, em especial no Cariri.

Assessoria de Imprensa da Semace

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Câmara aprova mínimo de R$ 545, mas emendas podem mudar valor


Deputados ainda vão votar propostas de R$ 560 e de R$ 600. Projeto precisa passar pelo Senado antes ir à sanção presidencial. A Câmara dos Deputados aprovou em votação simbólica (pelos líderes das bancadas) na noite desta quarta-feira (16) o projeto de lei do Executivo que estabelece diretrizes para a valorização do salário mínimo entre 2012 e 2015 e fixa em R$ 545 o valor do novo mínimo. Duas emendas que serão votadas na noite desta quarta na forma de destaques para votação em separado ainda podem alterar o valor previsto no projeto do governo (R$ 545). Uma das propostas, do DEM , prevê a elevação do valor para R$ 560. A outra, do PSDB, estabelece um salário mínimo de R$ 600. As duas emendas serão votadas individualmente, em votação nominal.

A votação dos destaques será precedida de um debate sobre as duas emendas. Em cada caso, um deputado se manifesta por três minutos contra e outro, também por três minutos, a favor de cada destaque. A previsão é de que cada votação de destaque leve cerca de uma hora.

Senado

Após a votação das emendas, o projeto será enviado para o Senado, onde deve ser apreciado em regime de urgência. Se não houver modificação, seguirá para sanção presidencial. Em caso de alteração, volta para a Câmara, para uma nova votação. O projeto de lei do salário mínimo teve o regime de urgência aprovado na Câmara na noite desta terça-feira, para que pudesse ser votado nesta quarta. Enquanto a matéria não fosse apreciada, nenhum outro projeto poderia ser votado pela Câmara. A votação do salário mínimo foi o primeiro grande teste do governo da presidente Dilma Rousseff na Câmara. Nesta terça, o governo enviou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para defender a proposta do governo na sessão especial que a Câmara realizou para debater o tema com centrais sindicais, empresários e parlamentares.

Iara Lemos e Débora Santos Do G1, em Brasília

Quando o Rio Grangeiro ainda era o Rio das Piabas – por Napoleão Tavares Neves (*)


Mesmo local, duas épocas, dois cenários





Ao lado, o Rio Grangeiro ( ou das Piabas) na década 30. Acima o Rio Grangeiro em 29 de janeiro de 2011

Por que este bonito nome: Rio das Piabas? Porque os poços do rio que ficavam – depois das valentes enxurradas – eram cheios de piabas que eram vistas em cardumes pela transparência das límpidas águas. Era 1943 e eu ginasiano, residindo no Pensionato de dona Dourinha Couto Gouveia, situado à Rua José Carvalho, fui algumas vezes ver a cara do Rio das Piabas nas suas cheias invernais. Mas eram cheias bem comportadas, contidas pelas enormes pedras que protegiam da erosão as ribanceiras do rio. O homem tanto maltratou o rio que ele ficou furioso, rebelou-se e pagou na mesma moeda o maltrato recebido! Os canaviais do pé da Serra que retinham parte das águas das chuvas no solo dos sítios, sumiram! As estradas de terra que embebiam as águas das chuvas deram lugar às estradas calçamentadas, quando não asfaltadas. Surgiram os condomínios de luxo, clubes sociais, vilas e casarões e com isto as águas pluviais “perderam o cabresto”, na linguagem bem rural!

Tudo isto foi maltrato para o outrora manso Rio das Piabas. Não satisfeito, o progresso urbanizou o rio, fazendo o canal de concreto e, obviamente, o rio não gostou e as piabas muito menos. De tudo isto nasceu a catástrofe de 28 de janeiro próximo passado. Maltratado e enfurecido, como um bravio touro amordaçado pelo progresso, o pacato Rio das Piabas, atual canal do Rio Grangeiro, assim respondeu nos maviosos versos de José Peixoto Júnior, outrora, como eu, ginasiano do saudoso Ginásio do Crato:

“O céu abriu-se em buraco,
Por trás da nuvenzinha
Que vazou tudo o que tinha
Enchendo casa e barraco,
De pau grosso fez cavaco,
E o rio pelo maltrato,
Deixou um triste retrato
Nunca visto por aqui:
O miolo do Cariri
Desceu nas águas do Crato!”

(*) Napoleão Tavares Neves, médico, escritor, historiador, memorialista e cronista.
Foto do canal atual: Wilson Bernardo

Hoje é o Aniversário de "Roberto Jacu" - Nossos Parabéns !






Um dos personagens mais divertidos e companheiros da cidade do Crato está aniversariando hoje. Até o nome é engraçado: "Roberto Jacu". Fui informado através do nosso amigo Wilson Bernardo desse evento. Queremos levar o nosso forte abraço ao Roberto Jacu, um homem que não tem meias palavras, diz na lata, na cara, não importam as consequências. Isso implica em muita sinceridade e caráter. Roberto é uma dessas raras pessoas amigas de verdade, que se pode contar a qualquer hora do dia ou da noite, porque muita gente que se faz de amiga, só é amiga na hora da diversão. Com Roberto isso não existe. É amigo em todas as horas, e porquê que hoje lhe rendemos homenagens ? Porque ele é um dos maiores DEFENSORES e entusiastas do Blog do Crato. Aonde Roberto estiver, nós temos certeza de que ali ninguém falará mal de nós sem ter o que merece! Por isso, Roberto, receba um grande abraço aqui do seu amigo Dihelson Mendonça e dos companheiros do Blog do Crato, para você que é acima de tudo, um advogado, um companheiro e um homem de bem. Muitas felicidades, sucesso, e muitos anos de vida plena e de PAZ.

Dihelson Mendonça

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Vídeos mostram suposto óvni em Israel e geram polêmica na internet


Jerusalém
, 16 fev (EFE).- Dois vídeos de um suposto objeto voador não identificado (óvni) suspenso sobre a Esplanada das Mesquitas de Jerusalém causaram indignação na internet, com milhões de acessos e um polêmico debate sobre a chegada de extraterrestres à Terra Santa. As imagens mostram quando uma bola de luz branca desce lentamente sobre a Esplanada das Mesquitas (terceiro lugar mais sagrado para o Islã), sobrevoa por cerca de dez segundos a dourada Cúpula da Rocha e volta a subir ao espaço em grande velocidade.

"Entregamos os dois vídeos a um laboratório e não queremos nos pronunciar sobre a veracidade do material até que tenhamos os resultados", disse à Agência Efe o porta-voz de uma associação israelense de pesquisa de óvnis. Ele ressaltou que "as imagens foram feitas de diferentes pontos da cidade por duas pessoas desconhecidas e que não têm qualquer relação". A suposta aparição do óvni ocorreu na madrugada de 28 de janeiro. Veja os vídeos:

Ana Cárdenes.







Fonte: EFE

Bom Dia, Crato ! - Choveu durante boa parte da madrugada


Bom Dia, Crato !

Madrugada de chuva e manhã nublada é o que temos hoje aqui na cidade do Crato. Chuvas de média intensidade. Está previsto para amanhã, sexta-feira, dia 18 de fevereiro, a visita do ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho e do governador Cid Gomes à cidade de Crato para visitar "IN LOCO" as áreas atingidas pela enchente do dia 28 de janeiro. No entanto, até o presente momento, não consta ainda na agenda oficial do ministro essa viagem até o Crato. As informações divulgadas na imprensa são contraditórias, mas vamos aguardar mais algumas horas para publicarmos alguma conclusão oficial.

ALMANAQUE

* 1600 - Giordano Bruno é queimado vivo no Campo de' Fiori em Roma, acusado de heresia.
* 1867 - O primeiro navio atravessa o Canal de Suez.
* 1986 - É assinado o Ato Único Europeu pelos países da União Europeia.

Nasceram neste dia…
* 1653 - Arcangelo Corelli, violinista e compositor italiano (m. 1713).
* 1941 - Fernando Gabeira (na imagem), jornalista, ex-guerrilheiro e político brasileiro.
* 1963 - Michael Jordan, ex-jogador de basquetebol estadunidense.

Morreram neste dia…

* 1673 - Molière, dramaturgo e ator francês (n. 1622).
* 1856 - Heinrich Heine, poeta romântico alemão (n. 1797).
* 1982 - Thelonious Monk, pianista e compositor de jazz estadunidense (n. 1917).

PREVISÃO DO TEMPO

As maiores fontes de boletins meteorológicos do país indicam para hoje, dia de Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Temperatura máxima de 31 e mínima de 21 graus. Umidade Relativa do Ar, 60%. Ventos leste a 6Km/h. O sol nasce às 05:42 e se põe às 18:01

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Coordenação do Primeiro Passo e SAS buscam parcerias com empresários para inserção de jovens no mercado



Prefeitura Municipal do Crato-CE e Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, em parceria com a Secretaria do Estado e Desenvolvimento Social – STDS, informam que nesta primeira semana de fevereiro de 2011 foram inseridos mais dois jovens no mercado de trabalho, objetivando a missão do Projeto Primeiro Passo. No momento, há dez jovens estagiando em várias empresas no município cratense, aguardando ainda a inserção de mais nove. Esse trabalho faz parte de um projeto direcionamento à capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho. Nesse momento, estão sendo capacitados no curso de Assistente Administrativo, que teve início em 05 de Julho de 2010 e vai até 04 de Julho deste ano. O empresário que se interessar em contratar os jovens do referido Projeto, devem procurar a Secretária Municipal de Assistência Social, Liduina Alves de Andrade ou Amanda Bizerra, Coordenadora do Projeto Primeiro Passo, no município. A secretaria e coordenação do projeto continuam visitando empresários da região no intuito de possibilitar mais espaços para os alunos do projeto. Para maiores esclarecimentos, pelos telefones: (88 ) 3521-6425/8853-9103.

Fonte: ASCOM - PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Mobilização contra a dengue conscientiza e previne


A
Secretaria de Saúde do Crato, através do Programa Agentes Comunitários de Saúde, equipes do PSF e Núcleo de Mobilização Social, continuam realizando ações de combate à dengue em vários bairros da cidade, além de ofertar outros serviços de saúde. No dia 25 fevereiro será a vez do Parque Recreio. No local, será montada uma tenda educativa com oferta dos seguintes serviços: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, oferta de vacinas contra a hepatite B, orientações sobre a importância do combate da dengue, com distribuição de material educativo, visitas domiciliares com orientações sobre medidas de combate da dengue e acondicionamento correto de lixo, com distribuição de sacos plásticos e panfleto informativo. Também serão afixados cartazes em pontos estratégicos da área.

Fonte: ASCOM - PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Vice-Prefeito do Crato Raimundo Bezerra Filho encontrou-se com Ministro da Integração Nacional e estará no Crato na Sexta-feira


http://4.bp.blogspot.com/-FKWaGRxVDSA/TVsMYFOim9I/AAAAAAAAVhU/XAr2Y08Jm8Q/s1600/raimundo%2Bfilho%2Be%2Bfernando%2Bbezerra%2Bcoelho%2Bcrato%2B600.jpg

O vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho encontra-se em Brasília, onde um dos principais objetivos da visita, foi fortalecer o convite feito pelo prefeito do Crato, Samuel Araripe quando esteve com o ministro na semana passada, para visitar a cidade, e constatar IN LOCO os focos da enxurrada do dia 28 de janeiro, que destruiu grande parte do Canal do Rio Grangeiro, e garantir a vinda de verbas federais para sua reconstrução.

No final da tarde do último dia 15, o vice-prefeito do Crato foi recebido pelo ministro Fernando Bezerra Coelho, com quem mantém fortes laços de amizade desde o tempo em que seu pai, o falecido Dr. Raimundo Bezerra foi Deputado Federal. Quando soube que o filho do ex-deputado encontrava-se na sala de espera, o ministro foi buscá-lo pessoalmente, e o apresentou ao então embaixador da Bélgica, com quem estava em reunião naquele momento.

O vice-prefeito confirmou ao Blog do Crato que manteve uma conversa muito mais informal, amiga e aberta sobre o Crato, a realidade do momento atual, e as nossas necessidades mais urgentes, respondendo a inúmeras perguntas do ministro, que em tempos idos, passou por diversas vezes pelo Cariri em direção à cidade de Petrolina ( sua terra natal, onde foi prefeito ) e conhece a realidade de administrar uma cidade com e sem as parcerias necessárias. O vice Raimundo Filho ressaltou a importância da visita do ministro ao Crato nesta sexta-feira ( 18 ), e sobre a real necessidade da vinda de verbas Federais para a reconstrução do Canal do Rio Grangeiro. Ao final, o ministro reafirmou seu compromisso de ajudar o Crato naquilo que estiver ao seu alcance, e os dois confirmaram presença no Crato, quando o ministro comparecerá também em companhia do governador do Estado, Cid Ferreira Gomes.

BLOG DO CRATO
www.blogdocrato.com

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


JUCÁS – CEARÁ:

Funcionário público morre em colisão envolvendo duas motocicletas.

O fato aconteceu no início da noite desta quarta-feira (16), na localidade do Sitio Canafístula na Vila São Pedro distante cerca de 10 km da sede do município de Jucás/CE. Por volta das 18h00min, o funcionário público João Rodrigues de Araújo, 58 anos, casado, natural de Pedra Branca, que residia na Rua Mauro Maia, nº 96 bairro Areias em Iguatu/CE, conduzia uma motocicleta Honda CG Titan, placa HVK 3725 quando se envolveu em uma colisão com outra motocicleta, sendo esta uma Yamaha YBR, de placa HWN 5863, cor prata, dirigida pelo marceneiro, Sergio Silderlan Bezerra da Silva, 19 anos, casado, natural de Jucás, residente no sitio Canafistula. O jovem sofreu apenas ferimentos leves enquanto João Rodrigues faleceu ao dar entrada no hospital municipal de Jucás. A perícia Florense foi acionada e após os exames preliminares fez o traslado do o corpo para necropsia no Núcleo de Pratica Florense Regional do Centro Sul em Iguatu. A polícia judiciária de Jucás deverá abrir inquérito no dia de hoje para apurar as responsabilidades pelo acidente.

SABOEIRO – CEARÁ:

Colisão envolvendo um caminhão e uma moto mata estudante de 17 anos.

A polícia de Saboeiro - CE registrou por volta das 15h00min, de anontem (15), um acidente de transito tipo colisão com vitima fatal, envolvendo um caminhão e uma motocicleta na localidade do Sitio Cruzeta, a 02 km da sede daquele município. O adolescente Antonio Lairton Oliveira Sousa, 16 anos, solteiro, crediarista, residente no Sitio Riacho, Saboeiro/CE guiava uma motocicleta que não teve os dados repassados a imprensa em direção a Jucás/CE transportando como garupeiro o seu vizinho o também adolescente Aldeirton Antunes dos Santos, 17 anos, estudante, quando perdeu o controle do veiculo vindo a colidir na traseira do caminhão Ford/F12.000 L, cor branca, tipo – PIPA, placas CBM – 7746, que estava sendo conduzido por Alreliano Martins de Lima, 30 anos, amasiado, motorista, residente na Rua – Manoel de Paula Fernandes, bairro São José, em Saboeiro.

Em decorrência da violência da colisão, Aldeirton Antunes teve morte no local enquanto Antonio Lairton foi socorrido pela polícia militar para o hospital municipal de Saboeiro. De acordo com a polícia, o motorista não prestou socorro as vítimas, foragindo-se do local e em seguida abandonando o caminhão no Sitio Barra - I à 06 km do local do acidente. A PRE foi acionada para o local juntamente com o rabecão do IML e os veículos foram conduzidos a DP e o corpo para o IML de Iguatu/CE para os devidos procedimentos. A PM encontra-se diligenciando sentido de localizar o motorista que se encontra foragido.

JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ:

Arsenais de armas de fogo localizados pela polícia militar. Duas pessoas foram presas.

O primeiro caso aconteceu por volta das 15h40min, desta quarta-feira (16), quando a composição da CP 2541, soldados militares Amorim, Sérgio, Deusdete e Hildo, em cumprimento ao OF. Nº 142/2011, expedido pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, em Juazeiro do Norte-CE, foi requisitava para acompanhar o Oficial de Justiça Antônio Éder Costa e Silva, no cumprimento de representação apresentada pela Defensoria Pública local, através da qual noticia a ocorrência de supostas e graves infrações criminais praticadas pelo aposentado Alceu Gomes De Figueiredo, 73 anos, residente no bairro Centro, contra a esposa do mesmo, a doméstica D. M. M. DE A. De acordo com a autoridade policial e a requerente, a despeito dos litigantes estarem separados judicialmente há sete meses, o demandado estaria a praticar, a exemplo do que fizera no passado, conduta descritas como delitivas, especialmente ameaças de morte. Por tais motivos foram tomadas medidas protetivas. O acusado foi preso no endereço supracitado e conduzido à 20 DRPC, onde foi autuado pelo o Art. 12 da Lei 10826/03, também foi encontrado na casa do aposentado um verdadeira arsenal. No local foram e apreendidos 01 unidade Pistola – cal, 765, marca Taurus, oxidada, nº J28884, acompanhada de um carregador c/ capacidade 13 cartuchos, 08 unidades munição-cartuchos intactos calibre 765, 03 unidades munição-garrafas plástico contendo chumbos tipo esfera, 35 unidades munição-cartuchos intactos calibre 12 tipo 3T, 1 unidade espingarda-artesanal do tipo socadeiras, 1 unidade espingarda-calibre 36, marca cbc nº 665616, 1 unidade espingarda-calibre 12, nº FBG035384, marca CBC, 10 unidades espoletas p/ cartuchos plásticos CBC calibre 12, 16, 20, 24 e 28, 03 unidades vasadores para confecção de buchas, 03 unidades calibradores, 01 unidade dosador de pólvora, 53 unidades espoletas para cartuchos de metal, 28 unidades cartuchos calibre 36, sendo 21 intactos e 7 deflagrados, 15 unidades cartuchos deflagrados calibre 20.

O seguindo caso ocorreu por volta das 17h30min, na Rua da Luz, nº 25, Bairro Juvêncio Santana. O também aposentado Josival Soares da Silva, 66 anos, foi preso em sua residência por ter em seu poder 41 unidade(s) munição - munições intactas, 70 unidade(s) munição – munições deflagradas, 07 unidade(s) munição – tubos de pólvora, 02 unidade(s) munição – tubos contendo chumbo, 01 unidade(s) munição – caixa de espoleta, 104 unidade(s) galos, 01 unidade(s) pistolete – pistolete calibre 6,35mm nº 16384, 01 unidade(s) arma (outras) – escopeta calibre, 03 unidade(s) arma (outras) – rifle calibre 44, 03 unidade(s) arma (outras) – carregadores, 18 unidade(s) arma (outras), canos para fabricação de armas, artefatos de madeira para fabricação de armas (vários), com ferragens (vários itens) e 104 unidade(s) animal – galos de briga. Josival preso e conduzido à 20ªDRPC, onde foi apresentado a autoridade policial, que embasado no Art. 17 ( Estatuto do Desarmamento) e Art. 32 ( Crime Ambiental), realizou um inquérito nº 488-193/2011.

BODOCÓ - PERNAMBUCO:

Criança de 11 anos denuncia o próprio pai por espancamento e maus tratos

Após a denúncia de uma criança de 11 anos de idade, relatando ter sido espancada pelo próprio pai. Por volta das 09h40min de ontem (16/02) Policiais Militares do 4º Pelotão juntamente com o Conselho Tutelar se deslocaram até o Sítio Geraldo na zona rural de Bodocó – PE, onde constataram a veracidade do fato. Segundo a polícia o menor das iniciais A.R.S.M., estudante de 11 anos teria sido espancado pelo seu genitor Josimar Pereira Macário, agricultor, casado, idade não informada. O mesmo foi preso e conduzido a DPC de Bodocó – PE, onde foi autuado em flagrante e em seguida encaminhado a Cadeia Pública de Moreilândia – PE. (BO nº 0040/11)

IPUBI - PERNAMBUCO:

Assalto a mão armada seguido de tentativa de homicídio

Agricultor é baleado e tem motocicleta tomada de assalto. A ação criminosa aconteceu por volta das 19h00min de ontem (16/02) na Rodovia PE-590, próximo ao Sítio Vanderlei no município de Ipubi – PE. Quando a vítima José Antônio de Andrade, agricultor, casado, 32 anos, trafegava conduzindo sua motocicleta Honda CG-150 de cor vermelha, ano 20007, placa KKS-5717/PE. Ocasião em que o mesmo foi surpreendido por dois elementos em outra moto que trafegavam no sentido contrário, sendo que os indivíduos antes mesmo de anunciarem o assalto foram logo atirando contra a vítima que foi atingida no braço. Em seguida os assaltantes subtraíram à motocicleta, celular e a carteira porta cédulas contendo todos os documentos pessoais da vítima que foi socorrida para o Hospital Municipal de Ipubi – PE e posteriormente transferida para o HRFB em Ouricuri – PE. A polícia não em nenhuma pista da autoria do crime. Porém, o fato será investigado pela DEPOL local. (BO nº 0042/11)

TRINDADE - PERNAMBUCO:

Homem é preso por força de mandado judicial

Por volta das 13h30min de ontem (16/02) Policiais Militares do Serviço Reservado do 7º BPM em ação conjunta com a Equipe da Operação Malhas da Lei se deslocaram a Rua Maria Eunice do Amaral no Bairro São Geraldo em Trindade - PE, onde efetuou a prisão do acusado Francisco de Assis Gomes da Silva, agricultor, casado, 29 anos. A prisão do mesmo se deu em razão da existência de um Mandado Judicial de Prisão contra sua pessoa. Após ser preso o imputado foi conduzido a DPC daquela cidade ficando a disposição da justiça. (BO nº 0052/11).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30