xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/02/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 fevereiro 2011

Uma mensagem para você refletir ...- Por Maria Otilia


V
ivemos nestes últimos dias, muito caos, muitas tristezas, prejuízos,etc. Mas sempre é hora para recomeçar. Sempre é hora de buscarmos soluções. Ficar desanimados, procurando culpados pelas coisas ruins que acontecem, ficando fora do cenário não resolve nada, não alivia a dor. Vamos lembrar de um grande poema que diz " juntos somos fortes, somos arcos , somos flecha. Juntos no mesmo barco não há nada a temer. Posto aqui um texto que traz uma grande mensagem para você refletir .Faça boa leitura. Medite!


A MISSÃO DE CADA UM

Invadiu-me certa vez uma inexorável perplexidade acerca do sentido da vida. Decidi, então, peregrinar por este mundo em fora, para decifrar tão profundo enigma. A todos os seres que encontrava propunha a questão. À frondosa árvore, enraizada no centro de grande praça, supliquei que me revelasse sua verdadeira missão. Explanou-me ela:

"Em primeiro lugar, devo manter-me viva, forte, saudável, para melhor poder cumprir meu papel. Em segundo, descobrir exatamente qual seja este papel. E, por fim, desempenhá-lo diligentemente. A mim cabe proteger os peregrinos que por aqui passam, nos tórridos dias de verão, ofertando-lhes minha generosa sombra."

Segui adiante e deparei-me com um belo gato siamês. Segredou-me ele que sua missão consistia em fazer companhia a uma velha senhora, ofertando a ela todo seu encanto e ternura. Por muitos e muitos dias, por escabrosas veredas, feri meus pés à procura de respostas à pungente dúvida.
O esforço foi sobejamente recompensado. Mas eu sentia que era preciso ainda ouvir uma sábia opinião de um representante do gênero humano. Finalmente, após fatigante busca, no alto de um outeiro, encontrei um sábio anacoreta, longas barbas brancas, olhar perdido no horizonte, a meditar...Acolheu-me amavelmente. Após ouvir, todo paciência e atenção, meu relato e minhas súplicas, sentenciou gravemente:

"Meu prezado buscador. Os sábios seres da natureza propiciaram a ti as respostas. Já és possuidor do inefável segredo. Não obstante, mais posso aduzir: Caso descobrires que és uma árvore, sejas realmente uma árvore; se fores um gatinho, não te constranjas em ofertar toda tua meiguice; e se um leão, coloca sempre toda tua energia em tudo que fizeres. Enfim, é preciso descobrir teus verdadeiros talentos, aprimorá-los, produzir os melhores frutos, e então, ofertá-los generosamente."

Ninguém habita este planeta sem objetivo, sem finalidade maior. Aquele que cultiva a terra realiza uma missão. Como aquele que governa ou que instrui. tudo se encadeia na natureza. Ao mesmo tempo que o Espírito se depura pela encarnação, concorre, dessa forma, para a realização dos desígnios da Providência. Cada um tem sua missão na Terra. Cada um pode ser útil para alguma coisa. Desta forma, buscadores que somos, o que devemos encontrar é a nós mesmos, descobrindo depois no que podemos ser úteis. Que habilidade temos? Quais são nossos talentos? O que podemos fazer pela comunidade ao nosso redor? É tempo de descoberta e de ação. Cada dia na Terra é oportunidade única que não pode mais ser desperdiçada com as distrações e ilusões que criamos ao longo das eras.

Autor: Redação do Momento Espírita com base em texto do livro A magia das palavras, de Ramiro Sápiras, ed. Recanto das letras e no item 573 de O livro dos Espíritos, de Allan Kardec, ed. Feb.

Postado por Maria Otilia

Crato,Ce - Plantas cobrem poste de luz


Nome: José Sergio Hooffman Morais
Bairro: Sossego
Cidade/UF: Crato/CE

Mensagem: Veja que descaso da Coelce em plena quadra invernosa. Esse poste está localizado na Rua Mariêta Teixeira Mendes, no Bairro Sossego - Crato/Ce.

Extraido/Site Verdes Mares ( via Blog de Potengi - Rede Blogs do Cariri )

Banda NightLife - Nesta Sexta-feira, dia 11 no Bar da Boa - Juazeiro do Norte


http://2.bp.blogspot.com/-CJRQ91CsF4g/TVQyL-hsFiI/AAAAAAAAVXc/87A4AfuzIWY/s1600/panfleto%2Bnightlife%2BBB%2B500.jpg

Homenagem à Câmara de Vereadores e um Chamamento à União pelo Crato ! - Por: Dihelson Mendonça


O Tempo é de Conciliação e União pelo Crato !

A história tem demonstrado que muitas vezes os homens, a fim de superarem as tragédias coletivas, deixam de pensar no lado pessoal e passam a ter uma visão mais abrangente da realidade. Com o nosso município tendo sido decretado estado de emergência, eu creio que seja um desses momentos históricos. Talvez seja tempo de deixarmos esses pequenos atritos que temos nutrido por algum tempo, e passar a pensar mais no futuro do nosso povo e como veremos o momento atual daqui a 2, 3 ou 4 décadas.

Quando em 2008 votamos nos homens que governam os destinos da nossa cidade, não os colocamos lá para brigarem entre si, mas para brigarem pelas grandes razões coletivas, pelos ideais do povo do Crato. Quero neste pequeno texto, relembrar de algumas formas que mesmo tendo nossas diferenças, é preciso se comportar como aves diferentes, que frente a um inimigo maior, deixam de lado as suas diferenças, a fim de derrotá-lo.

E todos têm o seu valor! É preciso adquirirmos a maturidade política de que as pessoas que ocupam cargos públicos não se encontram lá porque nós pedimos; Elas estão lá porque se ofereceram como servidores, para solucionar, ou pelo menos trabalhar pela solução dos problemas da nossa comunidade. É nessas pessoas que ora ocupam um poder que é transitório, que depositamos a nossa confiança quando fomos às urnas.

IMG_7535

A realidade muda com o tempo...( O antigo presidente da Câmara, o "Guer" )

IMG_7376

Mas o ideal de lutar pelo Crato, deve seguir adiante nas mãos dos que estão chegando...( O novo presidente da Câmara Florisval Coriolano )

IMG_7369

Todos têm direito de defender os seus ideais - ( O atuante vereador Fernando Brasil )

IMG_7434

E nessa defêsa de ideais, implica também numa união, que nem sempre é fácil, porém é importante na construção do todo! ( o atuante vereador Dácio Luiz )

IMG_7385

Muitas vezes uma palavra amiga forma novas amizades, que fazem do mundo um lugar melhor. Conquista-se mais demonstrando educação do que com guerras. A atuante vereadora Joana Pedrosa ( que por sinal, é parenta do nosso grande amigo Bruno Pedrosa ).

IMG_7363

Se todos pensarmos assim, certamente que estaremos no rumo certo de construirmos um Crato de progresso, de transparência e de justiça para todos. Na foto abaixo, o sempre e educado atuante vereador Pedro Alagoano.

Image1

Às vezes, nem sempre a nossa índole é de paz. O amor às grandes causas nos força certos comportamentos que podem ser interpretados como hostis, quando só queremos a garantia de que as pessoas mais pobres e necessitadas terão o nosso amparo. A "Guerreira" Mara Guedes

IMG_7400

Esperamos ver o juramento de todos os homens públicos, não apenas num gesto simbólico, mas na lealdade para com todo o nosso povo...

IMG_7387

E é isso que o povo espera de cada um...( Dedé da Granja )

IMG_7402

Que os nossos governantes olhem mais para os problemas do Crato, e que na adversidade porque ora passamos, já não pensemos apenas em facções políticas, em partidos...pois o nosso maior partido é o Crato !

IMG_7395

Os poderes devem ser independentes e harmônicos entre si. Que tal se todos pudermos dar as mãos e trabalhar para reconstruir as vidas de centenas de pessoas que ficaram sem os seus lares ? COM MUITA SERIEDADE - É para isto que os elegemos. Para isto que os delegamos poderes. Para isto é que a nossa função é ser POVO, atuante. Já não somos apenas súditos de um Rei. Somos seres que reivindicam, que atuam na mesa da cidadania, e que juntos construiremos um Crato Melhor.

IMG_7554


Já é tempo de pensarmos em uma "União Pelo Crato".


Texto e Fotos: Dihelson Mendonça

Exposição Jardins de vaidade - SESC Juazeiro, de 10/fev a 18/março 2011


Ao visitar a exposição Jardins de Vaidade, com fotografias de Rafael Vilarouca e poemas de Hermínia Rachel Saraiva, é provável que se experimente com mais intensidade os estímulos vibrantes da ousada fotografia de moda ou a sugestão encantatória dos textos. Mais provável ainda é que se experimente uma mescla destes dois aspectos. Preparados para a captação destas dimensões do trabalho artístico, o visitante poderá desfrutar a beleza, às vezes convulsiva, dos textos da palavra e dos textos da imagem, guiados pelo jogo astuto das cores que presidem cada ensaio e cada poema.

E o que pensar dessa associação entre imagem e palavra? Simonides de Ceos, poeta grego que já era antigo no tempo de Platão, afirmou que “A pintura é uma Poesia silenciosa e a Poesia é uma pintura que fala”. Remendemos o poeta, sugerindo que a fotografia de Rafael Vilarouca é poesia que fala e silencia, no discurso do cromatismo e no mistério e sedução da performance de suas modelos. A poesia de Hermínia Rachel soube captar isto, em um jogo que conjuga o divertimento e a solenidade que a presença da Beleza nos impõe.

O resultado desse dueto artístico (que se apoiou em um número expressivo de colaboradores, em um belo exemplo da capacidade de reunir, que é marca e estigma dos artistas) foi este banquete cromático e melódico de uma sensualidade que mais espreita que se mostra. Sob as folhas, e sob as pétalas, e entre o zumbido de insetos que sugam a beleza, palpita a Arte nos Jardins de Vaidades.

Edson Soares Martins

A Exposição, que será composta de 40 fotos será instalada com áudio poesia e chão de pétalas de crepom. Anime-se, venha interagir nessa miscelânea de poesia e imagem.

Galeria de Artes SESC Juazeiro
Rua da Matriz, 227 - Centro
10/fev a 18/março 2011
Visitação das 13h às 21h - segunda a sexta
Informações SESC-88 3587-1065 / 3512-3355
Rafael Vilarrouca- 88 99346575
Hermínia Rachel Saraiva- 88 99681613

Show-Baile Solidariedade SOS Batista



Com Batista e Banda (Participação de artistas convidados)



DIA 12 DE FEVEREIRO (SÁBADO), A partir das 20 horas



Local: Crato Tênis Clube

Promoção: Professores e funcionários da URCA, artistas amigos de Batista


Venda antecipada de ingresso na Farmácia Gentil (Rua Senador Pompeu)


Preço: R$ 10,00

Hoje é o aniversário do casal Luís Wellington Brandão e Iana


Hoje, dez de fevereiro, nossos parabéns para Luís Wellington Brandão e sua esposa, Iana que aniversariam nesta data.

Luiz Wellington é sócio e ex-presidente do Rotary Club do Crato e sua esposa Iana é sócia e ex-presidente da Casa da Amizade do Crato. (Foto ao lado).

Postado por Audir Paiva no blogue do Rotary Club do Crato

ÚLTIMAS NOTÍCAS - Crato e Icasa empatam no clássico do Cariri


Placar custou caro para ambos, que caíram uma posição. Em uma partida na qual às equipes acabaram desperdiçando muitas chances de gols, Crato e Icasa não saíram do 0 a 0, no estádio Mirandão, ontem, pela nona rodada do Cearense.

Com o resultado, o Azulão do Cariri chegou ao nono lugar e, praticamente, não possui mais chances de classificação para às semi-finais do primeiro turno do Estadual. Já o Alviverde, como tem um jogo a menos (devido o adiamento do confronto com o Ferroviário, que seria disputado na sexta rodada), se encontra em oitavo e ainda sonha com uma reabilitação. No primeiro tempo, o Verdão do Cariri meteu duas bolas na trave com Marciano e Panda. Já o Crato teve um segundo tempo de destaque mantendo-se no ataque. O Icasa acabou perdendo o goleiro Carlos Luna, que fraturou a tíbia e deverá ficar afastado por 30 dias.

Fonte: Diário do Nordeste

O Pensamento do Dia - Do Engenheiro Francisco Osny, especialista em Canais, que veio especialmente para analisar a enxurrada


"Não adianta reconstruir o canal nas condições originais atuais, pois seria apenas gastar dinheiro público sem nenhuma garantia de sustentabilidade e, muito pior, com a certeza de que o problema das enxurradas e consequentes rupturas estruturais voltarão a ocorrer mais cedo ou mais tarde"

"A calcular pelo desnível encontrado das cabeceiras do rio ao centro da cidade, e levadas em consideração as imagens da catástrofe, podemos teoricamente presumir que o volume de água percorrendo o canal durante o curto espaço de tempo, foi de cerca de 300 metros cúbicos por segundo, 10 vezes maior do que o atual canal do Rio Grangeiro suporta, que é de 30 metros cúbicos.

Francisco Osny Enéas da Silva

Engenheiro Civil
Doutorando em Recursos Hídricos

Professor da Universidade de Fortaleza

Pesquisador Membro do GGRC da UFC/Universidade de Columbia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - O que ficou decidido após a visita dos parlamentares ao Crato


Canal do Rio grangeiro - O Próximo Passo

O
prefeito do Crato, Samuel Araripe, esteve acompanhando, durante a manhã de ontem ( 9 ), a Comissão das Enchentes, formada por sete deputados estaduais. Os parlamentares vieram ao município avaliar os prejuízos causados pelas enchentes, registrados com maior intensidade no último dia 28 de janeiro, numa chuva de 162 milímetros, que inundou parte do centro da cidade e atingiu a área comercial. O prefeito, na segunda-feira, esteve em Brasília, participando de audiência, com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, no intuito de solicitar recursos para reconstrução do Canal do Rio Grangeiro. Foi solicitado, inicialmente, até como forma preventiva, um plano emergencial, que até a próxima semana, segundo Samuel Araripe, estará pronto.

=> O prefeito destacou a disponibilidade do governo federal em auxiliar nesse momento, até que um plano definitivo seja desenvolvido, para que a cidade não venha vivenciar problemas relacionados às cheias do canal e enchentes no futuro. A comissão visitou, além de Crato, outros municípios da região, como Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira e Icó.

Prefeito destaca a importância da união dos líderes locais

Samuel Araripe destacou a importância de todos os parlamentares e líderes locais se unirem em defesa do Crato. O deputado Ely Aguiar disse que a principal motivação para que a comissão fosse formada partiu da situação de catástrofe enfrentada pelo Crato. Já o deputado Nelson Martins, integrante da Comissão, disse que de todas as cidades visitadas o Crato é o município que se encontra numa situação mais difícil, pelos estragos causados. O deputado Francisco Pinheiro afirma que o relatório será apresentado na Assembléia e ao Governador do estado, Cid Gomes. O objetivo, conforme o presidente da Comissão, Ely Aguiar, é sugerir que sejam liberados recursos de forma urgente para as cidades atingidas.

“Não adianta apanhar o leite derramado”, diz o prefeito em relação aos equívocos da obra do canal

O prefeito do Crato ressaltou o trabalho conjunto que deve ser feito em favor do Crato, com a parceria da Câmara de Vereadores, Assembléia Legislativa e Congresso Nacional e o poder executivo, nas três instâncias, que nesse momento, conforme Samuel, precisam de muita calma, tranqüilidade e também profissionalismo. “O problema é grave e quem está em risco é a população do Crato e precisamos urgentemente dar as mãos e fazer a coisa como manda o figurino”, alerta. Ele diz que a responsabilidade com a obra do canal vem há mais de cinqüenta anos, desde que foi iniciada de forma equivocada na cidade, sem os cálculos devidos que a engenharia requer. “Não adianta apanhar o leite derramado. É dar as mãos, os poderes constituídos, e ir atrás dos recursos para a prática e é isso que queremos”, completa. O prefeito entregou ao presidente da Comissão, Ely Aguiar e todos os deputados, um relatório sobre os danos causados e projeto do canal. O município se encontra em situação de emergência.

Prefeito solicita apoio federal e participa de reunião com Ministro do governo Dilma

Na reunião como o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, também participaram, além do prefeito do Crato, o presidente da SAAEC, Procópio da Silveira, os deputados federais, Arnon Bezerra e Raimundo Macedo, além do vice-governador, Domingos Filho, deputado Sineval Roque, e o secretário das Cidades, Camilo Santana. O prefeito afirmou que o ministro se propôs a ajudar a cidade, inicialmente, com o plano de emergência, e também numa obra definitiva do canal. Para isso, segundo Samuel, estão sendo realizados levantamentos para a concretização de um plano emergencial até a próxima semana.

Relatório será apresentado a Cid Gomes com sugestão de investimentos imediatos

O relator da comissão, deputado Francisco Pinheiro, disse que logo que o governador Cid Gomes, retorne de sua viagem ao exterior, a comissão fará uma apresentação do que pôde verificar nos locais das tragédias, para que ações emergenciais sejam iniciadas o mais rápido possível e sejam liberados recursos para esses serviços. Ele afirma que, antes disso, será feita apresentação do relatório na Assembléia Legislativa, do que foi visto nos municípios visitados. O deputado estadual Nelson Martins, destacou a importância do trabalho da comissão e disse que a situação, principalmente do município do Crato, é muito pior, com muitos estragos e situação iminente de desabamento. O relator afirma que a finalidade, além de avaliar ‘in loco’, é fazer um relato circunstanciado da situação dos quatro municípios e tentar junto aos governos estadual e federal, apressar a vinda de técnicos e verbas para recuperar a situação de emergência das cidades. “Na verdade, o governo já está agindo nessas áreas e vamos somar mais ainda”, diz ele, ao acrescentar os serviços que vêm sendo desenvolvido por meio do DER, nas áreas atingidas.

O Crato é a cidade mais afetada da região, e segundo o presidente da Comissão, deputado estadual Ely Aguiar, motivou a criação da comissão. A cidade prepara um plano emergencial para minimizar os principais problemas e sirva de medida preventiva de outras catástrofes, até que seja realizado o projeto definitivo do Canal do Rio Grangeiro.

Equipe termina visita com apresentação de relatório sobre danos na Prefeitura Municipal

A equipe também esteve acompanhada de secretários de governo e técnicos do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Defesa Civil do Estado e Municípios e integrantes do Corpo de Bombeiros. Em Crato, a principal área visitada foi a parte mais atingida do Canal do Rio Grangeiro, concluindo os trabalhos com uma reunião na Pprefeitura Municipal do Crato. No local, foi apresentado pelo Secretário de Meio Ambiente da cidade, Nivaldo Soares ( na foto acima ), várias lâminas com fotografias sobre as principais áreas atingidas pelas cheias do canal. O presidente da Comissão, Ely Aguiar afirma que, após a elaboração do relatório com a colaboração de órgãos técnicos e as administrações municipais, será sugerido no próprio documento a liberação urgente de recursos, pelo menos para a situação emergencial.

Com Informações da PMC

Aos 31 anos, PT encara distância de Dilma


"Ao contrário de Lula, que tinha uma relação de amizade e de informalidade com os petistas próximos, com Dilma o tratamento é quase protocolar."

O PT, Partido dos trabalhadores aniversaria nesta quinta e busca de se adaptar à relação longínqua com a presidente, em contraste com proximidade que tinha de Lula.

BRASÍLIA - Depois de 31 anos de predomínio total do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em qualquer assunto que se referisse ao PT, os militantes do partido começam agora a perceber que vivem uma realidade diferente com a presidente Dilma Rousseff. Ao contrário de Lula, que tinha uma relação de amizade e de informalidade com os petistas próximos, com Dilma o tratamento é quase protocolar. Ambos são aguardados hoje na festa pelo aniversário dos 31 anos do partido, em Brasília.

De acordo com informação de auxiliares da presidente, ela procura não fazer distinção entre um ministro petista e um de outro partido e procura se ater mais aos objetivos traçados para as pastas do que se inteirar das últimas "fofocas" partidárias. Na seara política, o primeiro embate de Dilma ocorreu com seu próprio partido, o PT, antes mesmo da posse dela no Planalto e muito antes das suas rusgas com o deputado peemedebista Eduardo Cunha (RJ). Na ocasião, havia pressão de todas as partes para que Dilma escolhesse um petista para comandar o Ministério do Meio Ambiente. Entre os nomes citados pelas diversas correntes estavam o do paulista José Machado, de Marilene Ramos, do Rio, e de Hamilton Pereira, ex-presidente da Fundação Perseu Abramo. Dilma rejeitou todos os apelos feitos pelos correligionários e confirmou Izabella Teixeira, titular do posto desde março de 2010. Izabella não é filiada ao PT.

Ao contrário de Lula, que fazia festa toda a vez que se encontrava com velhos militantes petistas, Dilma não age assim. Até porque não teve origem no PT, mas no PDT de Leonel Brizola. Lula gostava de falar de pescarias, futebol e do tempo de sindicato. Dilma prefere falar de artes, literatura e música. Gosta um pouco de futebol, mas não a ponto de gastar o tempo nas intermináveis e acaloradas discussões que o assunto costuma gerar. Para o contato com o mundo além do Palácio do Planalto - pelo menos por enquanto -, Dilma Rousseff nomeou o ministro Antonio Palocci (Casa Civil). Ele é sua referência no PT sobre todos os assuntos, as negociações sobre cargos, as relações com o Congresso. Quando se encontra com políticos, como o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), a formalidade impera.

"Claro que há diferença de perfil e do histórico de cada um. Lula personifica o PT, a Dilma não", diz o presidente do partido, José Eduardo Dutra. Para ele, a relação dos petistas com a presidente não deve mudar muito. "Na Presidência, o peso deles é igual", diz. "A diferença está no estilo, na personalidade".

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que era do PT e foi ministro da Educação no primeiro governo de Lula, acha que Dilma não se deixará levar por amizades e sim por resultados. "Lula prestigiava os que estavam próximos, que o elogiavam a todo instante. Acredito que isso será diferente com Dilma". Ele avalia que Dilma saberá fazer a diferença entre os "bajuladores" e os "alertadores". O senador diz ter sido um "alertador" de Lula e foi isso que levou à sua demissão. "Na primeira semana eu disse que não era preciso fazer o Fome Zero; bastava aumentar a Bolsa Escola. Meu erro foi ter dito isso na televisão, porque o Fome Zero era a grande aposta de Lula e o Bolsa Escola era um programa que lembrava a gestão de Fernando Henrique Cardoso. Fiquei marcado". Para piorar a situação, segundo Cristovam, um dia Lula perguntou a ele se a política de cotas nas escolas resolveria o problema da educação.

"O ideal é termos uma boa escola, respondi". Segundo Cristovam, Lula então lhe indagou: "E quanto tempo é necessário para se fazer essa boa escola?". Cristovam respondeu: "Uns vinte anos, presidente, se cumprirmos o dever de casa". Lula não gostou do que ouviu.

"Acho que se fosse a Dilma, ela me diria: ‘Você é o ministro. Dê um jeito de fazer o dever de casa ou então não tem motivo para estar aqui’".

João Domingos, de O Estado de S.Paulo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeituras recebem FPM nesta quinta (10), com crescimento de 54,6% no 1º decêndio de fevereiro - Por: Yuri Guedes


Será creditado, nas contas das prefeituras brasileiras, nesta quinta-feira (10), o valor correspondente ao 1º decêndio de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor em todo o país chega a R$ 4.620.661.050,36 (quatro bilhões) em valores brutos, incluindo a retenção do Fundeb. Caso seja considerado o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o montante será de R$ 3.696.528.840,29.

Os dados, divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), mostram a indicação de continuidade da recuperação do Fundo de novembro de 2010 para 2011, com um crescimento de 54,6% em relação ao mesmo período do ano passado, se comparado em janeiro e início de fevereiro. O acumulado chega a R$ 10,3 bilhões. Ainda na área comparativa, em relação ao repasse do 1º decêndio de janeiro, o de fevereiro é 60,4% maior. Além disso, em comparação com o mesmo período de fevereiro do ano passado, o crescimento é de 40,2%.

Colaboração de Yuri Guedes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Mostra SESC Cariri de Cultura 2011 abre inscrições


Grupos, artistas e escritores interessados já podem se inscrever para participar da 13ª edição da Mostra SESC Cariri de Cultura, que acontece em novembro na região do Cariri. As inscrições seguem até maio. As propostas serão selecionadas por uma Comissão de Avaliação, composta por profissionais de comprovada experiência e ligados à área artístico-cultural, sendo estes escolhidos pelo SESC.

Para confirmar a inscrição, o candidato deverá apresentar o seguinte material: ficha de inscrição, release da proposta, autorização de encenação, currículo, ficha técnica atualizada, críticas e notícias, registro videográfico, quatro fotos, mapas de palco (som e luz), relação nominal dos integrantes (nome completo, nome artístico, RG e CPF), detalhamento do espaço de exibição/apresentação e CD com todo o material solicitado anteriormente.
PARA ONDE ENCAMINHAR? -

Programa Cultura/ Mostra SESC Cariri de Cultura
Av. Duque de Caxias, 1701 - Centro, CEP: 60035–111, Fortaleza/CE.
Fone: (85) 3452 9066/ Fax: 3452 9065.
Aos cuidados de Dane de Jade – Gerente de Cultura SESC Ceará
E-mail: mostracariri@gmail.com


A MOSTRA - O evento, tradicional na região Cariri e Sul do Ceará, acontece nas áreas de Artes
Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura e Música, abrangendo os municípios de Crato, Juazeiro, Nova Olinda e mais 12 cidades que receberão o Circuito Patativa do Assaré.

( ComInformações de Yuri Guedes - Icó é Notícia - Rede Blogs do Cariri )

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Oposição teme que corte de R$ 50 bi do orçamento prejudique municípios


Os deputados mostraram preocupação com o contingenciamento das emendas parlamentares no Orçamento Geral da União. Eles temem que os municípios fiquem sem recursos para executar projetos. A previsão é que dos R$ 21 bilhões em emendas parlamentares, sejam contingenciados R$ 18 bilhões.

O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), disse que cortar as emendas não é uma maneira adequada do Executivo se relacionar com o parlamento. “As emendas que são feitas pelos parlamentares atendem as pequenas cidades do nosso país com creches, hospitais, com desenvolvimento, transporte, segurança, investimentos na qualidade de vida. Isso é penalizar medidas que foram talvez muito mais debatidas do que aquelas colocadas pelo Executivo no Orçamento”.

Para o líder do DEM, deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), o corte das emendas pode gerar uma crise no Parlamento. “Acho que o Congresso vai aguardar para ver o desdobramento desse contingenciamento das emendas. Agora, os deputados e senadores vão reagir em relação ao corte quase total das emendas parlamentares. De um total de R$ 21 bilhões em emendas, R$ 18 bilhões estão sendo contingenciados”.


Já o líder do PT, deputado Paulo Teixera (SP) disse que os cortes e o contingenciamento são justificados porque o Congresso Nacional superestimou as receitas do governo. “Houve uma previsão de arrecadação que nem o melhor dos especialistas consegue chegar até ela. O Orçamento superestimou a arrecadação e não é possível manter um orçamento dessa maneira”.

“O governo tem que ter responsabilidade com a base, ou seja, ser governo tem o bônus de ser governo. Mas há ônus também, há responsabilidade, há cabeça no lugar e é isso que os partidos da base estão tentando fazer, manter a cabeça no lugar”, declarou o líder do PR, deputado Lincon Portela (MG).

O governo anunciou hoje que serão cortados R$ 50 bilhões no Orçamento Geral da União (OGU), mas não serão afetados os R$ 170,8 bilhões aprovados para investimentos, dos quais R$ 40,15 bilhões para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os recursos para o PAC podem, ainda, ser acrescidos de R$ 3,35 bilhões por emendas adicionais, conforme acordo com os parlamentares.

Fonte: Agência Brasil

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 10 de Fevereiro de 2011


Audiência define gestão compartilhada do geossítio Riacho do Meio

Durante audiência com o prefeito de Barbalha, José Leite, Secretaria de Meio Ambiente e Geopark Araripe, dia 07/02, foram definidos os projetos prioritários para a gestão do geossítio Riacho do Meio. O prefeito recebeu a equipe do Gepark Araripe com muito entusiasmo e mostrou interesse em trabalhar a Educação Ambiental e em dinamizar o geossítio. José Leite ressaltou o empenho em desenvolver o projeto da coleta seletiva no município esse semestre. O Coordenador Executivo do Geopark Araripe, Patrício Melo e a Coordenação de Educação Ambiental do GA, garantiram apoio técnico para consolidação desse trabalho.

Também foram definidas na reunião as mudanças que devem ser feitas na infraestrutura do Riacho do Meio. De acordo com Patrício Melo, é necessário iniciar os trabalhos de recuperação das trilhas, de mobiliário, pontos para colocar bicicletas, escadas, lixeiras. Ele afirma que o geossítio é um dos mais adequados do Geopark para receber turistas, mas que é preciso melhorar as instalações do lugar. Esse projeto terá o apoio da Secretaria das Cidades do Estado e da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Prefeitura Municipal de Barbalha. (fonte: assessoria do Geopark Araripe).

Ponto de Cultura Lira Nordestina consegue aprovação em importantes projetos

O Ponto de Cultura Lira Nordestina, coordenado pela Profa. Dra. Anna Christina Farias de Carvalho, inicia o ano com aprovação e implementação de trabalhos e projetos. Foram aprovados três projetos no Edital Mais Cultura Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa do Assaré, propostos pelos integrantes do Ponto de Cultura José Stênio Diniz, Cícero Lourenço Gonzaga e Anna Christina Farias de Carvalho. Também foi iniciada a execução do Projeto Interações Estéticas em Pontos de Cultura, FUNART Edição 2010, proposto pela pernambucana Amanda Senna, Artista Plástica formada pela Universidade Federal de Pernambuco e sua parceira Juliana Falcão, atriz de teatro e dança. O projeto Movimento e Voz em Cordel: Uma proposta de interação entre a Literatura de cordel, o Teatro de Mamulengo e o Teatro de Sombras, tem como objetivo principal dialogar com a produção literária e estética produzida pelo Ponto de Cultura, com a finalidade de elaborar cenas teatrais, a partir de oficinas com a comunidade. O Ministério da Cultura comunicou através de sua assessora Júlia Furia, que o Ponto de Cultura Lira Nordestina foi contemplado com uma antena GSat (internet), através do Ministério das Comunicações, o que beneficiará todo o campus do Pirajá.A coordenação ainda informa que a partir do cadastramento da Quitanda Cultural do Ponto de Cultura Lira Nordestina, no Sistema Nacional de Economia Solidária, o órgão irá contar com acompanhamento do empreendimento solidário através da assessoria de Heliane Aragão, a partir de março de 2011.

Aulas em Iguatu e Campos Sales serão iniciadas dia 14 de março

O Reitor da Universidade Regional do Cariri – URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, no uso das atribuições legais e com fundamento no que dispõe o Art. 15 do Estatuto da Universidade Regional do Cariri, aprovado pelo Decreto nº 18.136, de 16 de setembro de 1986, definiu para o dia 14 de março o início das aulas das Unidades Descentralizadas de Iguatu e Campos Sales, prevista no Calendário Acadêmico.

Ex-alunas do Curso de Enfermagem conseguem aprovação em Residência no PE

Aprovadas em Residência na Universidade de Pernambuco - UPE, em Recife, as ex-alunas do Curso de Graduação em Enfermagem, turma 2010.1, Carolina Linard de Oliveira (Enfermagem em Cancerologia - 4o. Lugar), Nyagra Ribeiro Araújo (Enfermagem em Cardiologia - 5o. Lugar) e Lays Santana Freitas (Enfermagem em Nefrologia - 5o. Lugar). A aluna Danielle Lopes de Alencar também obteve aprovação no Curso de Mestrado em Enfermagem 2011.1, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA

(88) 3102-1212 ramal 2617

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - XIII Semana de Iniciação Científica acontece de 18 a 25 de fevereiro


A
Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza, no período de 18 a 25 de fevereiro, com a participação de estudantes dos Campi: Pimenta, CRAJUBAR, Barbalha, Campos Sales e Iguatu, a XIII Semana de Iniciação Cientifica da URCA. O tema deste ano será: Ciência e Cultura: Percursos e Desafios. Estão previstas na programação do evento palestras e apresentações de trabalhos. O objetivo da Semana de Iniciação Científica é proporcionar aos participantes a oportunidade de discussão de temas atuais de Ensino e Pesquisa, por meio da exposição e debate dos trabalhos publicados no evento. Mais informações sobre a relação de trabalhos aprovados, normas para apresentações e do prazo para entrada de recursos, podem ser obtidos por meio do site da URCA, no endereço www.urca.br

Fonte: ASCOM - URCA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ponto de Cultura Lira Nordestina consegue aprovação em importantes projetos

O Ponto de Cultura Lira Nordestina, coordenado pela Profa. Dra. Anna Christina Farias de Carvalho, inicia o ano com aprovação e implementação de trabalhos e projetos. Foram aprovados três projetos no Edital Mais Cultura Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa do Assaré, propostos pelos integrantes do Ponto de Cultura José Stênio Diniz, Cícero Lourenço Gonzaga e Anna Christina Farias de Carvalho. Também foi iniciada a execução do Projeto Interações Estéticas em Pontos de Cultura, FUNART Edição 2010, proposto pela pernambucana Amanda Senna, Artista Plástica formada pela Universidade Federal de Pernambuco e sua parceira Juliana Falcão, atriz de teatro e dança. O projeto Movimento e Voz em Cordel: Uma proposta de interação entre a Literatura de cordel, o Teatro de Mamulengo e o Teatro de Sombras, tem como objetivo principal dialogar com a produção literária e estética produzida pelo Ponto de Cultura, com a finalidade de elaborar cenas teatrais, a partir de oficinas com a comunidade. O Ministério da Cultura comunicou através de sua assessora Júlia Furia, que o Ponto de Cultura Lira Nordestina foi contemplado com uma antena GSat (internet), através do Ministério das Comunicações, o que beneficiará todo o campus do Pirajá.A coordenação ainda informa que a partir do cadastramento da Quitanda Cultural do Ponto de Cultura Lira Nordestina, no Sistema Nacional de Economia Solidária, o órgão irá contar com acompanhamento do empreendimento solidário através da assessoria de Heliane Aragão, a partir de março de 2011.

Assessoria de Cominicação da URCA

Comitiva de Deputados, Vereadores, Prefeito e Secretários visitou o Canal do Rio Grangeiro na manhã de ontem ( 9 )


DSC_0167 copia


Ontem pela manhã ( 9 ), uma comitiva formada por 7 deputados estaduais, vereadores e o poder executivo municipal fez uma visita percorrendo grande parte da área afetada do canal do Rio Grangeiro. Logo após, foi realizada uma reunião, com a participação da imprensa local na Prefeitura do Crato, onde o prefeito e os deputados manifestaram solidariedade e um desejo de UNIÃO PELO CRATO, com perspectivas reais de alocação de verbas para reconstruir o Canal. Após uma explanação do secretário de meio-ambiente e controle urbano, Nivaldo Soares, mostrando através de fotos e gráficos de como se deu a enxurrada do dia 28 de Janeiro, os parlamentares se comprometeram, cada um, a seu modo e em conjunto, a buscar recursos para a reconstrução do canal do Rio grangeiro.

O Blog do Crato realizou inúmeras entrevistas com os Deputados, com o Prefeito Samuel Araripe, e com o Secretário de Meio-Ambiente, Nivaldo Soares, que serão publicadas posteriormente. Por enquanto é necessário trazer a público que todos os esforços estão sendo feitos no sentido de sanar os problemas mais urgentes. As famílias foram retiradas das áreas de risco, foi instituído um Aluguel Social de 140 reais para que as famílias afetadas possam alugar casas enquanto se resolve a questão do canal, e segundo o Secretário Nivaldo Soares, é dever do estado arcar com a reconstrução de grande parte do que foi perdido, além de explanar detalhadamente os projetos e a vinda de uma comissão de engenheiros e especialistas para elaborar o novo projeto para o Canal.

Um dos problemas cruciais a ser debatido, é como trabalhar no leito do canal ainda no período da quadra invernosa, pois a qualquer momento, se está sujeito a novas enxurradas, e como disse Dr. Nivaldo Soares, "não sabemos que consequências isso trará para as ruínas do Canal do Rio grangeiro".

Outras informações, logo mais no Blog do Crato.

Dihelson Mendonça

COBERTURA FOTOGRÁFICA:

Deputados, vereadores, e governo municipal visitam as áreas afetadas:

Img_4501

Logo após, aconteceu reunião na prefeitura para discutir a questão:

Img_4517


Img_4532

Prefeito Samuel Araripe distribui uma compilação de estudos, projetos e soluções para o Canal do Rio Grangeiro, que vai ser levada pelos parlamentares a buscarem verbas para o Crato. O prefeito pede a união de todos os deputados e a sociedade em prol do Crato, deixando as desavenças políticas de lado:

Img_4542


Img_4550

Fotos: Dihelson Mendonça e Wilson Bernardo

Receba as Notícias do Crato em Seu E-mail. Entre para nossa lista do Blog do Crato !

Olá, Pessoal, estamos enviando as principais notícias do Crato e da Região do Cariri via E-mail. Quem desejar receber, basta preencher logo abaixo com o e-mail e o nome. Obrigado a todos que participarem da nossa lista.





BLOG DO CRATO
www.blogdocrato.com
Há 6 Anos, o Crato na Internet

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito Samuel Araripe, Dep. Sineval Roque e Dep. Arnon Bezerra participam de reunião em Brasília


Nota do Editor - Matéria Atualizada

Blog do Crato - Prefeito Samuel Araripe em Brasília


Blog do Crato - Prefeito Samuel Araripe em Brasília


O Prefeito de Crato e sua comitiva, que incluem dentre outras pessoas, o Presidente da SAAEC, Dr. Procópio da Silveira, foram recebidos no último dia 8 ( segunda-Feira ) em Brasília, pelo Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, a fim de tratar da captação de verbas federais para a reconstrução do Canal do Rio Grangeiro. Na audiência, foram apresentados os projetos que o executivo municipal já elaborou através do plano de requalificação urbana como soluções para o canal, recém destruído por uma enchente ocorrida no último dia 28 de Janeiro. A audiência em Brasília foi marcada pelo Deputado Federal Cratense Arnon Bezerra já na última semana, quando ontem sinalizou a aprovação pelo gabinete do ministro Fernando Bezerra Coelho. O Blog do Crato apresenta em primeira-mão fotos da audiência, enviadas pela comitiva.

Deputado Roque participa de reunião em Brasília com Ministro da Integração

Governador do Estado do Ceará em exercício, Domingos Filho, deputados federais, estaduais e o Prefeito da cidade do Crato, Samuel Araripe, foram recebidos no último dia (8) pelo Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, a fim de tratar da captação de verbas federais para a reconstrução do Canal do Rio Grangeiro e de outros pontos da cidade destruídos pelas chuvas. O deputado estadual Sineval Roque (PSB) participou da audiência. Segundo o parlamentar, um projeto de requalificação urbana elaborado pela prefeitura foi apresentado ao ministro. “Além de avaliar o projeto, o ministro Fernando Bezerra, nos solicitou que seja elaborado um orçamento para saber quanto será necessário para reconstruir os pontos destruídos pelas chuvas”, explica Roque.


1817c57eb8 a


78bdfae6d8 a


NOTA:
Os Jornalistas que quiserem receber as fotos em Alta Resolução, entrem em contato conosco através do e-mail:

blogdocrato@hotmail.com


É permitida a reprodução e republicação das fotos, desde que citada a fonte: Blog do Crato - www.blogdocrato.com

Bom Dia, Crato! - Quinta-Feira, 10 de Fevereiro de 2011


Muito Bom Dia, CRATO !

Ontem foi uma data importante para todos aqueles que como nós, espera soluções para os problemas porque passa a nossa cidade nos últimos dias, com a enxurrada do canal do Rio Grangeiro, que deixou inúmeras famílias desabrigadas. Conforme os nossos leitores poderão conferir nas postagens do Blog ( tá cheio delas ), as coberturas da visita da comissão das enchentes, formada por 7 deputados estaduais que juntamente com os vereadores e o poder executivo municipal, verificaram IN LOCO, os focos da tragédia. Logo após, foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito Samuel Araripe, onde foi mostrado em datashow, pelo secretário de meio-ambiente e controle urbano, Nivaldo Soares, uma apresentação contendo análises da catástrofe realizadas por uma comissão de técnicos e especialistas, fotos, e uma explanação das possíveis soluções para o problema de forma definitiva. Ao final, todos saíram com uma cópia do material já encadernado, e foi prometido unir esforços no sentido de garantir a vinda de recursos federais e estaduais a fim de minorar os efeitos causados pelas últimas chuvas na cidade do Crato.

ALMANAQUE

10 de fevereiro:

* 1763 - É assinado o Tratado de Paris, entre o Reino Unido, França, Portugal e Espanha, que põe fim à Guerra dos Sete Anos.
* 1931 - Nova Deli torna-se a capital da Índia.
* 1980 - É fundado o Partido dos Trabalhadores (PT), em São Paulo, no Brasil.

Nasceram neste dia…

* 1890 - Boris Pasternak (na imagem), poeta e romancista russo (m. 1960).
* 1894 - Mãe Menininha do Gantois, iyalorixá brasileira (m. 1986).
* 1898 - Bertolt Brecht, dramaturgo, poeta e encenador alemão (m. 1956).

Morreram neste dia…

* 1755 - Charles de Montesquieu, filósofo francês (n. 1689).
* 1950 - Marcel Mauss, sociólogo e antropólogo francês (n. 1872).
* 2005 - Arthur Miller, dramaturgo estadunidense (n. 1915).

PREVISÃO DO TEMPO

Ontem, mais uma vez foi um dia de sol e calor aqui em Crato, com temperaturas da órdem de 32 graus, céu de poucas núvens. Para hoje, 10, os sites de meteorologia apontam para um dia de sol, com algumas núvens e não chove. Temperatura máxima de 34 graus, e mínima de 23. Apenas uma curiosidade: Alguns já falam aí nas ruas do Crato que apesar da grande enchente do dia 28 de janeiro, o "inverno" deste ano vai ser fraco, referindo-se a que dificilmente ocorreria outra enxurrada de mesma magnitude ( comentário que ouvi de vários idosos ontem no centro da cidade ). De qualquer modo, meus amigos, é ver para crer!

Tenham um Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30